1 minute read

Spalla

Apalavra é italiana mas também pode ser usada de outras formas, como concertino (em Portugal), concertmaster (inglês) ou o Konzertmeister (alemão). Modernamente, o spalla é a segunda figura mais importante da orquestra. A primeira é o regente, o maestro. O spalla é o líder dos primeiros violinos e também de toda a orquestra, sendo considerado o melhor de todos. Senta-se na cadeira à esquerda do maestro e bem pertinho do público, que é chamada de primeira cadeira (first chair). O spalla é responsável pelas decisões que dizem respeito às arcadas e outros detalhes técnicos dos violinos e, às vezes, até de todos os instrumentos de cordas. É o responsável pela afinação da orquestra antes dos ensaios e concertos e pela execução de solos inseridos nas obras - atividade diferente de ser solista de um concerto frente a uma orquestra, o que ele também pode fazer. Sua função primordial é ser o elo entre o maestro e a orquestra. Geralmente, entra no palco sozinho, depois de todos os instrumentistas estarem sentados e saúda o público representando a orquestra. É ainda

Advertisement

Foto: Marcos Santos/Imagens USP

quem saúda o maestro no começo e no final do concerto, num sinal de respeito mútuo e apreciação, bem como cumprimenta também os solistas. A evolução e modificação da figura do spalla, ao longo da história, é longa e interessante!

Mayra Moraes, violinista com formação na ECA-USP e nos Estados Unidos e atual vice-diretora da OSUSP.

Você também gostaria de entender melhor alguma expressão ou assunto do mundo da cultura? Escreva para procin@usp.br e nós vamos atrás dos especialistas para te responder.

This article is from: