10 minute read

U.DREAM

U.DREAM Portugal

CONTACTOS / INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Advertisement

Rua Óscar da Silva, n.º 179 4200-434 Porto

E: udream.portugal@udream.pt Tm: 933 684006 W: www.udream.pt

udream.pt https://www.linkedin.com/company/3363946/admin/

O Que é a U.DREAM?

A U.DREAM começou com o principal objetivo de realizar sonhos a crianças com patologias graves e hoje o seu foco é a transformação dos estudantes em líderes sociais. Acreditamos que as experiências sociais e a componente de desenvolvimento pessoal e profissional que disponibilizamos ajudam estes estudantes a perceber que podem ser mais felizes e mais importante que isso: que podem ter um papel ativo na felicidade dos outros. Este crescimento não tem pressas, nem regras... tem experiências, tem amor, tem humildade e fá-los perceber de forma natural o papel que devem ter na sociedade!

A U.DREAM é hoje uma organização de educação não-formal, que atua no Porto, em Braga e em Aveiro com a missão de tornar os estudantes universitários em líderes sociais. Um líder social é alguém que sabe o seu papel na comunidade, é alguém que percebe que cuidar é uma missão de todos, é alguém que percebe que todas as pessoas têm um papel importante na sua vida e que não decide ignorar esse papel.

Através de um plano de desenvolvimento pessoal, sustentado por programas de formação contínua e com impactantes experiências sociais ao longo de todo o seu percurso na organização, a U.DREAM acredita ser capaz de trabalhar a consciencialização social dos estudantes universitários, permitindo que encontrem o seu lugar no mundo, criando impacto social na sociedade que os rodeia. Para tornar esta missão uma realidade, a U. DREAM assenta o programa educacional, então, em 2 principais pilares: O Impacto Social e o Desenvolvimento Pessoal.

As Experiências Sociais

Através de várias experiências sociais, a U.DREAM garante que todos os seus estudantes são alvo de experiências que prometem mudar a forma como cada um deles vive o seu dia-a-dia. Alguns exemplos dessas experiências são:

A concretização de Sonhos a crianças em estado de saúde ténue com patologias crónicas e respetivas famílias, com o objetivo de equilibrar emocional e estruturalmente a vida da criança e família, a longo prazo. Com um acompanhamento institucional e domiciliário, a organização acompanha por cerca de 3 meses a criança e família e procura concretizar um plano de identidade de Sonho que seja capaz de impactar o dia-a-dia da criança, criando os sorrisos e memórias que qualquer criança merece e conseguindo também cuidar dos cuidadores destas crianças, para que se lembrem diariamente que nem todos os super-heróis precisam de usar uma capa.

A criação de dinâmicas e eventos em Lares de Infância e Juventude, Instituições de Solidariedade Social e Lares de Idosos, com o objetivo de dedicar algum do nosso tempo a criar o máximo de memórias felizes e impactantes, na vida de quem pode, por momentos, sentir que o mundo se esqueceu de sorrir no seu dia-a-dia. A U.DREAM não aceita isso

e acredita que deve contrariar essa tendência, criando momentos que procurem conquistar o coração e o sorriso dos Sonhadores que veem nestas instituições o seu porto de abrigo.

A organização e concretização de campanhas de consciencialização urbana, com o objetivo de tornar o dia a dia de qualquer desconhecido, um pouco mais feliz. Com a certeza de que a felicidade, como qualquer outro dom, precisa de ser treinado diariamente para que faça parte da nossa vida e que só porque não conhecermos a pessoa que caminha do outro lado da rua, não significa que não possamos tornar o seu dia mais feliz, a U.DREAM decide então treinar essa felicidade pessoal, começando por aqueles que (ainda) não conhece. Com várias campanhas organizadas, em centros urbanos, a U.DREAM planeia e concretiza várias dinâmicas que prometem alegrar o dia-a-dia de qualquer pessoa.

As palestras e desenvolvimento de projetos sociais em escolas secundárias da cidade, com o objetivo de motivar os mais jovens a perceberem que os dados que encontram no seu BI não são uma limitação na missão de mudar o mundo. Através de impactantes palestras de motivação e consciencialização social nas escolas com jovens mais desacompanhados, a U.DREAM acredita que pode conseguir promover a partilha e aumentar a motivação destes estudantes em continuar com os seus estudos e lutar por uma vida mais justa. Além disso, a U.DREAM procura criar e concretizar projetos sociais em várias escolas, pelas mãos, cabeça e coração destes estudantes, lutando para que sejam capazes de começar a olhar para as problemáticas sociais, como uma oportunidade para começar a mudar o mundo.

Entre outras necessidades que possam surgir na tua comunidade, com qualquer outro público. Estando sempre atentos aquilo que nos rodeia e acontece nas comunidades onde estamos inseridos tentamos canalizar a nossa atenção para onde ela terá um maior impacto, por isso, se a determinada altura fizer sentido a U.DREAM atuar numa qualquer outra área de impacto ou num público completamente diferente a U.DREAM agirá também no sentido de procurar mudar da melhor forma possível a vida dessas pessoas.

O plano de Desenvolvimento Pessoal Com o objetivo de convidar os estudantes universitários a encontrarem em si aquilo que nunca vão encontrar em salas de aulas e livros, a U.DREAM proporciona aos seus alunos um plano de desenvolvimento pessoal, dividido em quatro fases que correspondem a quatro semestres e que promete torná-los emocionalmente mais fortes e, acima de tudo, preparados para lutar pela sua própria felicidade.

Geração 1.0 No primeiro semestre de formação, ainda enquanto trainees da organização, os principais objetivos do primeiro plano geracional são a formação técnica para as funções departamentais onde se encontram alocados e a identificação clara de quais são os principais desafios de desenvolvimento pessoal.

Nesta fase, os estudantes fazem parte de um grupo novo e espera-se que sejam capazes de se identificarem com esse grupo, aprendendo a trabalhar em prol de um objetivo comum.

Geração 2.0 No segundo semestre do plano, o principal objetivo é que o estudante se conheça, de forma mais profunda. Com momentos e missões que levam cada aluno a olhar para a sua educação até ao momento, refletir sobre as suas principais características pessoais mais positivas, assim como as mais desafiantes, e seja capaz de olhar de forma crítica e construtiva sobre os seus principais objetivos e Sonhos, a UD permite que, acima de tudo, o estudante possa construir qual o seu caminho para conseguir concretizar esses mesmos Sonhos.

Com um forte sentimento de partilha e identificação grupal, os alunos são convidados a perceber que os seus desafios de desenvolvimento e seu caminho pessoal para concretizar os seus objetivos não é nem mais fácil nem difícil do que as pessoas que o rodeiam. É somente o seu caminho e ele deve ser responsável por cuidar dele e responsabilizar-se pelo seu sucesso e insucesso.

Geração 3.0 No terceiro período geracional e depois de trabalharmos temas muito importantes como o autoconhecimento, a inteligência emocional e definição de planos pessoais e motivações internas, os alunos são nesta fase convidados a trabalhar a liderança. Longe do foco pesar na necessidade de “mandar” em alguém, a liderança é aqui tratada como a responsabilidade de cuidar dos outros, como gostaríamos que cuidassem de nós. Depois de um ano de intensas formações e aprendizagens, os alunos têm agora a responsabilidade de gerir projetos impactantes, de gerir pessoas com desafios de desenvolvimento pessoal similares, ou não, aos mesmos que eles próprios sentiam ter e, acima de tudo, de garantir que são as mesmas oportunidades de desenvolvimento e crescimento que lhes foram anteriormente proporcionadas.

Com muito mais incentivos à auto responsabilização, esta geração começa a ser responsável por gerir departamentos, por tomar decisões que vão impactar diretamente a missão da organização e de influenciar diretamente todos os estudantes que dela fazem parte.

Geração 4.0 Por fim, naquele que é o último período formativo do plano, caso o estudante tenha conseguido ultrapassar de forma bem sucedida os restantes objetivos e missões das gerações anteriores, o principal objetivo da geração 4.0 é a criação de um plano de impacto na sociedade para ser concretizado após a graduação final na organização.

Com um semestre muito virado para aquilo que cada aluno idealiza finalmente querer fazer no resto da sua vida, a U.DREAM é capaz de criar momentos de reflexão e aconselhamento para aquilo que poderá ser a forma mais feliz de explorar a vida profissional, e não só, de cada aluno após o término da sua vida académica.

Como produto final, o aluno deve apresentar à organização um plano detalhado de qual o impacto que as suas características e aprendizagens pessoais podem ter na sociedade. Após aconselhamento e formulação, um estudante da Rede Alumni da U.DREAM acompanha cada finalista e garante que durante um ano após o término do seu percurso na organização, este plano é posto em causa. Desta forma, a U.DREAM todos os semestres convida todos os seus alunos graduados a levarem o impacto que sentiram na organização, ao resto da sociedade.

A Academia enquanto programa formativo Por fim, de forma a ser capaz de concretizar todo este ambicioso plano e, naturalmente, de garantir que todas as experiências sociais vividas não são apenas importantes momentos de reflexão pessoal, mas também de capacitação e impacto social nos públicos-alvo, a U.DREAM tem um intenso programa formativo.

Assente no traço cultural “aprender o melhor dos outros e ensinar o melhor de mim” a U.DREAM acredita que o conhecimento e a educação são duas das mais importantes armas para mudar o mundo.

Com programas formativos intensos, divididos em formações técnicas, relacionadas com as funções e departamentos, assim como em formações mais humanas e pessoais que possibilitam a concretização dos objetivos esperados no plano geracional de desenvolvimento pessoal, a U.DREAM assume-se assim oficialmente como uma organização de educação não-formal.

Através de várias formações grupais, sempre com componentes teóricas e práticas, trabalhos de casa, avaliações e momentos de feedback, a organização possibilita que os seus alunos possam aprender as ferramentas que não são usualmente lecionadas em nenhuma faculdade, mas que comumente se apresentam como principais desafios e motivações de qualquer pessoa.

Acreditamos que o verdadeiro impacto que críamos no mundo que nos rodeia é aquele que cresce dentro de nós próprios, dos estudantes, quando um estudante entra em casa de famílias com realidades muito complicadas e procura a todo o custo melhorar todos os seus dias, quando fica noites a trabalhar para poder ir bem cedo para a cidade procurar tornar o dia das pessoas melhor só porque sim, contactando com o mundo tal como ele é, exposto às suas virtudes e às suas fraquezas. Cresce quando visita escolas secundárias com o objetivo de influenciar as gerações futuras, percebendo que pode ter um papel mais ativo na sua educação, quando tem pessoas que se dedicam a perceber o que ele precisa de aprender e melhorar para poder crescer constantemente através de formação e feedbacks construtivos e constantes, cresce quando tem a possibilidade de se sentar frente a frente com dezenas de empresas e entidades públicas e de realizar eventos para centenas de pessoas!

Com isto, percebe que tem um papel ativo na mudança da comunidade (líderes sociais) e que o mundo muda... através da Educação. A forma como olhamos e cuidamos uns dos outros, independentemente desse outro fazer ou não parte da nossa vida, é a verdadeira forma de mudar o mundo. E a U.DREAM é isto, é o processo de consciencialização, é o processo que nos permite a nós, estudantes, perceber como devemos ser e estar para sermos simplesmente: mais felizes enquanto fazemos os outros felizes hoje e sobretudo, amanhã! No fundo a U.DREAM tem um impacto silencioso disfarçado de sonhos de criança e mesmo que o impacto educativo não seja uma boa capa de jornal a verdade é ele que não precisa de ser, não precisa de ser compreendida por todos para fazer sentido. Um dia o mundo vai ficar mais bonito por nossa causa e essa certeza já ninguém nos tira.

Perfil dos Membros

Estudantes de qualquer instituição universitária da cidade do Porto.

Parcerias

Portugal e Inovação Social Universidade do Porto IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude POISE CMP – Câmara Municipal do Porto

Iniciativas da U.DREAM

Disponíveis para consulta no nosso site (www.udream.pt) Facebook e Instagram (udream.pt)