1 minute read

Gibiteca oportuniza acesso público e gratuito ao universo dos quadrinhos

Por Giordano Martini

A cada semestre a Gibiteca BPE, localizada no primeiro piso da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, realiza uma feira gráfica, chamada de Gibizeira. A última edição ocorreu nos dias 6 e 7 de maio e contou com oficinas práticas e painéis que trataram do mundo dos gibis. Um desses painéis, focado no tema jornalismo em quadrinhos, contou com a presença do quadrinista Pablito Aguiar.

Advertisement

Autor do gibi “Almoço: uma conversa com Eliane Brum”, lançado em 2022, Pablito destaca a importância de uma gibiteca como forma de democratizar o acesso ao mundo dos gibis. “Quem não tem dinheiro para comprar um quadrinho, que ultimamente anda bem caro, pode ir na gibiteca que vai achar o material que procura”, disse o quadrinista. Além do gibi que narra o encontro de Pablito com a jornalista Eliane Brum enquanto ela prepara um feijão, ele tem outro trabalho exposto para leitura na gibiteca, intitulado “Alvorada em Quadrinhos”.

Cristiano Vach, 50 anos, é frequentador da gibiteca e, desde a juventude, consome o universo de quadrinhos, especialmente “Conan, o Bárbaro”. No local, teve a oportunidade de acessar uma edição do seu herói favorito veiculada em 1985. O exemplar, segundo ele, é raro e dificilmente poderia ser encontrado em outro lugar. Segundo o curador do espaço, Guilherme Smee, a Gibiteca BPE oportuniza um ambiente de leitura gratuita, pública e de livre acesso. “Os quadrinhos auxiliam não só na alfabetização e interpretação do texto, mas também educam as pessoas na leitura e interpretação das imagens e das narrativas”, pontua.

A Gibiteca BPE foi inaugurada no dia 5 de novembro de 2021. A iniciativa foi proposta por Guilherme, que desejava doar parte da sua coleção de 2 mil quadrinhos. Além do acervo de Guilherme, a Fundação a doação de 800 mangás. A partir de então, outros colecionadores se interessaram pelo projeto e começaram a doar parte de suas coleções.

Os gibis que integram o acervo da Gibiteca BPE podem ser consultados no local. Contudo, a partir da catalogação do acervo, que deverá levar entre 4 e 5 meses, os materiais estarão disponíveis também para retiradas. Atualmente, apenas os quadrinhos duplicados estão disponíveis para este fim. Gibis com muitos exemplares são doados para outras instituições.

A Gibiteca BPE funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, e nos sábados, das 10h às 12h. As doações de quadrinhos podem ser realizadas no setor de empréstimo, localizado no subsolo da biblioteca.

This article is from: