Issuu on Google+


2

Outubro 2012

Página 2

Cepru Unisc promove palestra motivacional para os estudantes

Felipe Nopes

SIS - 15 anos

Divulgação

Os estudantes dos cursos técnicos do Cepru Unisc participaram de uma palestra proferida pelo professor Ricardo Mauricio, no dia 24 de setembro, nas dependências da Instituição. O palestrante é conhecido como autor de vários livros, além de poeta, ensaísta e declamador. O tema tratado foi Motivação. Em determinado momento do evento, o professor foi assessorado pelo músico santa-cruzense Miguel Beckenkamp, que, com voz e violão, colaborou para que o encontro se tornasse bastante agradável. Por meio dessa palestra, o Cepru Unisc procurou incentivar os seus alunos quanto ao aspecto da dedicação e da valorização de seus estudos, proporcionando uma reflexão sobre valores, significado de vida, busca da felicidade e realização plena.

O Serviço Integrado de Saúde (SIS), primeiro serviço de saúde da Unisc, foi inaugurado em 28 de agosto de 1997 e nasceu com o ideal de dar atenção integral à saúde. Isto significa atender ao sujeito/comunidade que o procura em toda a sua extensão, ou seja, colocar o sujeito no centro da atenção, entendendo-o na sua ampla dimensão biológica, social e histórica. Isto implica, também, a integralidade no serviço por meio do desenvolvimento da equipe, articulando trabalhos em conjunto e na busca de compor a rede de serviços, de saúde, de assistência social, de educação e jurídica. O SIS enquanto serviço-escola constitui lugar de planejamento e execução de práticas clínicas que reúne estagiários e supervisores dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Medicina, que trabalham com diagnósticos, tratamento, prevenção de doenças, reabilitação e promoção da saúde tanto em nível individual como grupal. Esse trabalho proporciona aos acadêmicos o exercício do atendimento às diversas faixas etárias, além de propiciar suporte às ações junto à comunidade. O SIS se beneficia de um grande número de trabalhadoresestagiários, que conseguem propor um espaço de trabalho sustentado no movimento e nos efeitos da tensão entre autonomia e controle. No setor, incentiva-se o exercício de práticas profissionais autônomas e corresponsáveis no âmbito de uma organização com atividades previstas, normas e regras instituídas. Nesse âmbito, busca construir instrumentos de avaliação e de socialização do conhecimento produzidos por meio do Boletim Entre SIS, dos seminários, da caixa de críticas e sugestões e da análise institucional, entre outros. As ações são voltadas para a promoção da saúde física, mental e nutricional. Entre as atividades realizadas, merecem destaque a Campanha Nacional de Vacinação; a atenção domiciliar; a psicoterapia individual para crianças, adolescentes e adultos; a psicoterapia de casal e famílias; os psicodiagnósticos; e as consultas nutricionais e médicas nas especialidades de endocrinologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria e geriatria. Ao longo dos ciclos de vida, o SIS trabalha no aconselhamento nutricional e em práticas grupais, como grupos abertos de acolhimento; grupos temáticos relacionados a determinadas patologias (hipertensão, diabetes, obesidade etc.); grupos temáticos - gestantes, pais, adoção, mulheres; grupos de saúde preventiva - hipertensos diabéticos; grupos de crianças; grupos de pré-adolescentes; grupos de adolescentes; grupo de reeducação alimentar; e grupos de gestantes (curso de extensão para acompanhantes). Esses grupos se efetivam de acordo com a demanda e buscam a socialização, a integração, o apoio psíquico, as trocas de experiências e de saberes, na construção de projetos coletivos.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitor: Prof. Vilmar Thomé

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Eltor Breunig

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitora de Graduação:

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira das

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Comunitárias (Abruc)

Prof. Rogério Leandro Lima da Silveira Pró-Reitor de Administração:

Tiragem: 6 mil exemplares

Prof. Jaime Laufer

Versão On-line: www.unisc.br

Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Jônatas Stacke e Willian Ceolin

Institucional: Prof. João Pedro Schmidt Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309. Santa

Profª Ana Luisa Teixeira de Menezes

Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 37177466.

Jornalistas responsáveis

E-mails: josemarsantos@unisc.br e fnopes@unisc.br

Josemar Santos, reg. prof. 13.267 Felipe Nopes, reg. prof. 12.320

Onde encontrar: A Banca, Aquarius Hotel Flat Residence, Biblioteca Municipal, Casa das Artes, Colégio Luiz

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Dourado, Escola Ernesto Alves, Escola Willy Carlos

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Fröhlich, Escola Goiás, Escola Nossa Sra. do Rosário, Hospital Santa Cruz, Iluminura Livraria Café, Shopping

Revisão

Santa Cruz, Agência FGTAS/Sine, Zaffari, Campus de

Roque Neumann e Beatriz Menezes Sperb

Venâncio Aires, Campus de Sobradinho, Campus de Capão da Canoa, Campus de Montenegro e Campus de Santa Cruz

Edna Linhares Garcia, Francisca Maria Assmann Wichmann, Renata Becker Jucá e Vera Elenei da Costa Somavilla, Coordenadoras do SIS

(Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Reitoria e blocos 5, 8, 12, 18 e 53) *Este material é produzido em papel reciclável.


Outubro 2012

3

Ensino

Campus Montenegro oferece palestra sobre tecnologia

DIREITO CAPÃO DA CANOA PARTICIPA DE VIAGEM DE ESTUDOS Grupo fez visitas e participou de atividades na capital federal Divulgação

Ocorreu no dia 13 de setembro, em alusão ao Dia do Administrador, transcorrido em 9 de setembro, no campus da Unisc Montenegro, uma palestra com o coordenador do TecnoUnisc, Fernando Stanck, para os alunos do curso de Administração, homenageados nesta data, bem como para os acadêmicos dos cursos de Análise e de Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para a Internet e Ciências Contábeis. Na oportunidade, foram abordados temas como Inovação e Empreendedorismo e as perspectivas para a implantação de uma unidade da Incubadora Tecnológica (Itunisc) e do Parque Científico e Tecnológico Regional da Incubadora Tecnológica (TecnoUnisc) junto ao campus de Montenegro, assuntos que estão em pauta na atualidade. Após a palestra, os coordenadores dos cursos ofereceram um coquetel aos participantes.

Fisioterapia apresenta trabalhos em Brasília Viagem a Brasília ocorreu entre os dias 10 e 13 de setembro

Um grupo formado por 20 alunos do curso de Direito do campus da Unisc de Capão da Canoa, acompanhado pela professora Karina Meneghetti Brendler, participou de uma viagem de estudos a Brasília entre os dias 10 e 13 de setembro. Na capital federal, os estudantes foram recepcionados no Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado

Federal. Assistiram ao julgamento da 5ª Turma Criminal do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, sendo recepcionados pelo Ministro Marcos Aurélio de Mello. O grupo também participou de atividades e palestra junto ao Conselho Federal da OAB, sendo recepcionado pelas historiadoras

da OAB Federal. Além disso, os alunos visitaram importantes pontos turísticos de Brasília, como a Catedral Metropolitana, a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, a residência oficial da presidente da República (Palácio da Alvorada), o Memorial JK, a Antena de TV, o Espaço Lúcio Costa e a Ponte JK, além de atrações junto ao Lago Paranoá.

Curso de Comunicação Social cria acervo histórico na internet Quem deseja matar a saudade do tempo de estudante do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) agora tem a oportunidade de fazê-lo. Para isso, basta acessar o site hipermidia.unisc.br/acervoa4. Nele, os interessados encontrarão as publicações: Básica (1997/2 a 2005/2), DizAí (2009/01 a 2012/1), BICS (2000/1 a 2005/2), Exceção (2006/1 a 2012/1), Página 7 (1997/1 a 2008/2), Passageiro (1997/1 a 2005/2) e Unicom (1997/1 a 2012/1). O responsável pelo trabalho é o agora formado jornalista pela Unisc, Willian Ceolin, orientado pelo professor Hélio Etges, no período de um ano, incluindo o tempo em que estava matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado em Jornalismo, no segundo semestre de 2011. Devido a quantidade de material a ser copiado, o trabalho foi concluído apenas no início do segundo semestre de 2012. “A ideia foi digitalizar o material e disponibilizar on-line para que esta história não se perdesse e ficasse à disposição de qualquer pessoa”, explica Ceolin. Ele lembra que a execução do projeto foi trabalhosa por dois motivos: o acervo é enorme e ainda era preciso desenvolver um sistema para facilitar o cadastro e o acesso dessas informações. O coordenador do curso de Comunicação Social da Unisc, Demétrio Soster, disse que essa é uma excelente notícia. “Se nós temos mais memória, e mais memória disponível, as pessoas que frequentam o curso, sejam alunos, professores, funcionários e visitantes, a identidade fica mais fortalecida e passa pela percepção de quem somos, de entender quem nós somos. Tem relação com o que foi feito ontem, não só o que está se fazendo hoje, até para saber o que faremos amanhã”, salienta. Willian Ceolin, que concluiu o curso no primeiro semestre de 2012, disse ainda que espera que o trabalho tenha continuidade e que o acervo continue sendo alimentado pelo Agência A4. Com o acervo virtual, lembra que é possível conhecer o trabalho desenvolvido no passado. “O registro de memórias é uma maneira de preservar a história do curso e da própria passagem dos acadêmicos pela Unisc. Daqui a alguns anos você pode olhar e perceber o que mudou na comunicação, na maneira como os acadêmicos se expressam e apresentam a informação”, conclui.

Foram realizados em Brasília, entre os dias 12 e 15 de setembro, o 22º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e o 3º Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva. O curso de Fisioterapia da Unisc esteve representado no evento pelas professoras Ângela Ferreira da Silva, Tânia Fleig e Luciana Weis, e pelas acadêmicas Marciana de Carvalho e Bruna Piva. Além de apresentarem cerca de 10 trabalhos sobre diversos temas, como Projeto Reabilitação, PET-Saúde da Família, Laboratório de Órteses, formação docente e articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, elas também tiveram a oportunidade de visitar a rede hospitalar Sara Kubitschek, referência em tratamentos de lesados medulares. Sobre a expectativa do grupo, a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unisc, professora Ângela da Silva, destaca a interação ocorrida com outras universidades com o objetivo de troca de saberes e olhares, tanto para a renovação de currículos, quanto para a organização e desenvolvimento dos estudantes. “O Fórum é um momento único para o compartilhamento entre os cursos e para abertura de discussões sobre o Enade 2013, além dos instrumentos de renovação de reconhecimento dos cursos de Fisioterapia de todo Brasil”, afirma. Para as estudantes que cursam o 8º semestre de Fisioterapia, Marciana de Carvalho, 21 anos, e Bruna Piva, 22 anos, a expectativa foi grande, pois pela primeira vez representaram a Instituição em um evento de proporção nacional. “Tivemos uma preparação intensa para a apresentação, pois além de propiciar a troca de informações, ela estimula o conhecimento e o aprendizado, principalmente no que tange à saúde coletiva”, salientam.

Mestrado em Letras discute as relações entre metáforas O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras, da Unisc, trouxe para Santa Cruz do Sul, nos dias 27 e 28 de setembro, o linguista, professor e pesquisador Heronides de Moura, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que discutiu as relações entre as produções de sentido possíveis em um texto e o conhecimento gerado neste processo. Moura ministrou duas palestras na Unisc. A primeira, intitulada Pensando em metáforas, foi realizada no dia 27, no anfiteatro do bloco 18 da Instituição. A segunda palestra, Estrutura cognitiva da causalidade, ocorreu no dia 28, na sala 5347, bloco 53, no campus universitário. Esse foi o segundo de quatro ciclos de palestras do Mestrado em Letras que começaram em agosto e vão até dezembro. Os encontros integram os seminários avançados promovidos pelo programa neste semestre. As palestras são direcionadas a estudantes de graduação e de mestrado e também à comunidade em geral.


4

Outubro 2012

360º

De 8 a 10 de outubro, Santa Cruz do Sul recebeu o Assim Vivemos – 5º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. No Auditório Central do campus-sede da Unisc, have a edição regional com a exibição de sete blocos de filmes, totalizando 17 produções, e dois debates sobre os temas Educação Inclusiva e Síndrome de Down: trabalho e vida adulta. O evento também passou por Porto Alegre e por outras cidades gaúchas e capitas do Brasil. Os filmes tiveram audiodescrição e catálogos em braile para deficientes visuais, legendas closed caption, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos debates para deficientes auditivos, com acesso para cadeirantes. O festival fará um painel multicultural do tema com produções de países como Brasil, Rússia, Estados Unidos, Moçambique, Polônia e Irã, entre outros. A entrada é franca. O Assim Vivemos é uma iniciativa da Lavoro Produções realizada pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Petrobras e apoio local da Unisc. Mais informações podem ser obtidas no site www.assimvivemos.com.br ou no Núcleo de Arte e Cultura da Unisc pelo telefone (51) 3717-7346.

Engenharia Civil O curso de Engenharia Civil da Unisc, por meio do Diretório Acadêmico Falcão B, realizou a sua 4ª Semana Acadêmica. As diversas atividades iniciaram no dia 10 de setembro e se estenderam até o dia 14.

14ª Seatur

Divulgação

Filmes sobre deficiência

O curso de Turismo da Unisc realizou de 25 a 27 de setembro, a sua 14ª Semana Acadêmica (Seatur- 15 anos do Curso de Turismo). A abertura do evento contou com a presença da turismóloga Camila Luisa Mumbach da Silva, diretora de Promoções e Marketing da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, que vai apresentar o Plano Diretor do Turismo do estado. No dia 27, Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, o encerramento ocorreu na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc).

Comitê Pardo

Unisc e CRM lançam programa de formação em Minas do Leão A Unisc, por meio do EaD e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) lançaram nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, o Programa Educação em Rede. A solenidade ocorreu no Galpão República do Piratini, na Vila residencial da CRM, em Minas do Leão. O Projeto de Formação Continuada para docentes, via EaD, é desenvolvido pela Unisc, com patrocínio da CRM e com o apoio da Secretaria de Educação do município. As atividades vão ocorrer em seis escolas de Minas do Leão. O projeto tem por objetivo propiciar cursos de formação continuada através de Ensino a Distância (EaD) para professores das redes públicas de ensino de Minas do Leão e Candiota, cidades onde a CRM está inserida. Ao todo serão oferecidas 105 vagas gratuitas, para cada município, distribuídas em sete cursos de três semanas. Em Candiota o lançamento acontece em outubro. A CRM foi representada no evento pelo presidente, Elifas Simas, pelo diretor administrativo, Marcio Cairuga, e pelo superintendente de Minas do Leão, Rui Giacomoni Osório. Também participaram autoridades municipais, como o prefeito Miguel de Souza Almeida, e a representante da Secretaria municipal da educação, Mariluz Costa. Já pela Unisc estiveram presentes o coordenador da Assessoria de Educação a Distância (EaD), Rudimar Serpa de Abreu, e o coordenador da Proext, Ricardo André Machado, representando o reitor Vilmar Thomé. O presidente Elifas Simas afirmou estar satisfeito pelo lançamento do projeto, tendo em vista a importância da educação para o desenvolvimento do país. “Este é um projeto que a CRM tem o maior interesse em que prossiga pelo seu alto alcance social”, observou.

O Comitê Pardo, em parceria com a Corsan e com a rede Redenção do Pardo, realizou atividades relativas à Semana da Água, de 29 de setembro a 6 de outubro, em Santa Cruz do Sul. O objetivo foi promover um debate sobre a importância, os cuidados e a normatização do uso da água. Este ano a temática foi Para onde vai a água que usamos? A meta foi sensibilizar a sociedade e informar que a água que se utiliza retorna para o ambiente, gerando, muitas vezes, impactos negativos.

Semana Acadêmica da Farmácia O curso de Farmácia, por meio do Diretório Acadêmico, promoveu a sua 10ª Semana Acadêmica. As atividades ocorreram de 11 a 13 de setembro. O tema escolhido foi O mercado de trabalho farmacêutico sob o olhar do egresso da Unisc. O evento foi realizado na sala 5328, bloco 53.

Dicas para ler Livraria Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks. Editora: Novo conceito Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso. A outra com sua vizinha muito franca, Jo. Katie começa a baixar a guarda, tornando-se próxima de Alex. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Biblioteca Cinquenta tons de cinza, de E. L. James

Editora: Intrínseca

Localização na estante: 823 J27c 2012 Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja.

Edunisc Ecologias inventivas: conversas sobre educação, de Ana Maria Hoepers Preve, Leandro Belinaso Guimarâes, Valdo Barcelos e Julia Shcadeck Locatelli Preço: R$ 50 O livro reúne escritos de pessoas interessadas em educação ambiental, ecologia, ambiente e educação. Enfocam nosso cotidiano, nossos modos de viver, nosso tempo contemporâneo. Para além dos slogans que costumeiramente lemos e ouvimos no nosso dia a dia: preserve o meio ambiente, seja ecologicamente correto, compre produtos verdes; o livro reúne textos que ativam, inventam outras ecologias, talvez mais instáveis, deslizantes, movediças, turbulentas.


14

Outubro 2012

INSTITUCIONAL

UNISC RECEBE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DE VERÃO 2013 Josemar Santos A Unisc está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2013. As inscrições podem ser feitas até 22 de novembro de 2012 no site www.unisc.br ou diretamente nos protocolos da Universidade em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Sobradinho, Capão da Canoa e Montenegro. A prova única será realizada em todos os campi, no dia 1º de dezembro de 2012, um sábado, às 14h. Ao todo são 2.807 vagas, sendo 2.242 vagas oferecidas para o campus de Santa Cruz do Sul, 150 para Capão da Canoa, 210 para Montenegro, 105 para Sobradinho e 100 para Venâncio Aires, divididas entre 50 opções de cursos. As inscrições podem ser feitas também via fax, pelo telefone (51) 3717-7454, mediante recibo de depósito bancário. O valor é de R$ 30 para pagamentos efetuados até o dia 7 de novembro. Após essa data, o valor é de R$ 60. Durante o Viva Unisc, que será realizado no dia 1º de novembro no campus de Montenegro; no dia 8 de novembro em Santa Cruz do Sul; e no dia 14 de novembro em Capão da Canoa, o valor é de R$ 20 para quem realizar o pagamento no evento. Para os candidatos que optam pelo aproveitamento dos re-

Divulgação

Inscrições podem ser feitas até 22 de novembro de 2012 no site www.unisc.br ou diretamente nos protocolos da Universidade

sultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a média equivale a 30% dos resultados e os outros 70% são relativos à nota obtida na prova da Unisc. Podem aproveitar a nota do Enem os candidatos que prestaram o exame nos últimos três anos. A duração da prova é de até 5 horas, com uma redação e 60 questões objetivas divididas nas disciplinas de Língua Portuguesa,

Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês, Espanhol ou Alemão), Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. O listão dos aprovados será disponibilizado no dia 4 de dezembro de 2012, a partir das 14h, no site da Unisc e para os veículos de comunicação. Mais informações podem ser obtidas no site www.unisc.br, pelo e-mail vestib-

@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7439. Informações sobre financiamentos e bolsas, Manual do Candidato, conteúdos e pesos da prova também estão disponíveis no site. Orientações para a inscrição: Preencher o formulário de inscrição; efetuar o pagamento da taxa; e encaminhar cópia do documento que comprova a nota do Enem, por e-mail, fax ou por cor-

reio (somente para candidatos que optarem por aproveitamento dessa nota). Obs: Candidatos com necessidades especiais e/ou que necessitem de recursos educacionais especiais para realizar a prova devem contatar a Unisc com antecedência de, no mínimo, 10 dias da data do Processo Seletivo, pelos fones (51) 3717-7457, 37177453 ou 3717-7452.

Cursos de graduação oferecidos para o Processo Seletivo 2013 Campus Santa Cruz do Sul - Graduação Administração (Noite) Arquitetura e Urbanismo (Tarde/Noite) Ciência da Computação (Manhã/ Noite) Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura (Noite) Ciências Contábeis (Noite) Ciências Econômicas (Noite) Ciências Sociais - Licenciatura (Noite) Comunicação Social - Jornalismo (Manhã) Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Manhã) Comunicação Social – Radialismo - Produção em Mídia Audiovisual (Noite) Comunicação Social - Relações Públicas (Noite) Direito (Manhã) Direito (Noite) Educação Física – Bacharelado e Licenciatura (Noite) Enfermagem (Manhã/Tarde) Engenharia Agrícola (Noite) Engenharia Ambiental (Noite) Engenharia Civil (Noite) Engenharia da Computação (Manhã/Noite) Engenharia de Produção (Noite)

Engenharia Elétrica (Tarde/Noite) Engenharia Mecânica (Manhã) Estética e Cosmética (Tarde/Noite) Farmácia (Tarde/Noite) Filosofia - Licenciatura (Noite) Física - Licenciatura (Noite) Fisioterapia (Manhã/Tarde/Noite) Fotografia (Noite) Gastronomia (Tarde) Geografia - Bacharelado e Licenciatura (Noite) História - Licenciatura (Noite) Letras Espanhol - Licenciatura (Noite) Letras Inglês - Licenciatura (Noite) Licenciatura em Computação (Noite) Matemática - Licenciatura (Noite) Medicina (diurno integral) Nutrição (Noite) Odontologia (Manhã/Tarde/ Noite) Pedagogia - Licenciatura (Noite) Psicologia (Tarde/Noite) Química - Linha de Formação em Química Industrial (Noite) Química - Licenciatura (Noite)

Relações Internacionais (Noite) Secretariado Executivo (Noite) Serviço Social (Noite) Turismo (Noite) Campus Capão da Canoa Administração (Noite) Direito (Noite) Campus Montenegro Administração (Noite) Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Noite) Ciências Contábeis (Noite) Sistemas para Internet (Noite) Campus Sobradinho Administração (Noite) Direito (Noite) Campus Venâncio Aires Administração (Noite) Direito (Noite)


Outubro

2012

15

INSTITUCIONAL

UNISC OFERECE DESCONTO, BOLSAS E FINANCIAMENTOS

A Unisc oferece diferentes opções de desconto para estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, através dos seguintes programas: Desconto de 6% para o Pagamento à Vista da semestralidade. O de Experiência proporciona 10% de desconto na mensalidade do curso de graduação para alunos com 50 anos ou mais e 50% para alunos com mais de 60 anos. Pelo Programa Pontualidade Premiada os alunos do campus de Santa Cruz do Sul que pagam em dia suas mensalidades concorrem, mensalmente, ao valor de 1/6 dos créditos regularmente matriculados. Os alunos dos campi fora de sede concorrem a 50% do percentual previsto acima. O programa Família oferece abatimentos nas mensalidades dos cursos de graduação dos seus familiares, sendo 5% para o segundo integrante; 15% para o terceiro; e 30% a partir do quarto componente. O Segundo Curso Simultâneo proporciona desconto de 30% na mensalidade do segundo curso para alunos matriculados em dois cursos de graduação simultaneamente. Pelo Fidelização, os egressos

Jô Nunes

Por meio desses programas, a Instituição busca facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior

da Escola Educar-se e do Cepru recebem 10% de desconto na mensalidade de cursos técnicos e de graduação. Pelo Voltare, os ex-alunos da Fisc e Unisc ganham desconto de 30% na mensalidade do segundo curso de graduação. Ao fazer um

segundo curso, o aluno ainda aproveita muitas disciplinas. No estudo de currículo a segunda graduação pode sair até 50% mais barata. Ainda prevê 10% de desconto na mensalidade do primeiro curso de pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA),

aumentando esse percentual em 5% na mensalidade de cada curso novo, limitada a bolsa a 50% da mensalidade. Para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) o desconto é de 5% na mensalidade, limitado a uma vaga por processo sele-

tivo em cada curso. Também há 10% de desconto na mensalidade de curso técnicos da educação profissional do Cepru e 5% de desconto sobre o valor de curso frequentado no Centro de Línguas e Culturas nos cursos de extensão.

ocorrem pela internet, em períodos específicos a serem divulgados no site da Instituição. Também é possível os estudantes dos cursos de graduação serem contemplados com Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão, contando com a oportunidade de exercer atividades através de programas de bolsas que proporcionam, além da aplicação dos conhecimentos adquiridos, o auxílio financeiro através de abatimentos sobre o monDivulgação

A Unisc tem aproximadamente 70% de seus alunos estudando com algum tipo de bolsa ou financiamento. O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior oferece bolsas de estudo integrais a estudantes de baixa renda, que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública ou em instituição particular na condição de bolsista integral. Também são reservadas vagas para a implementação de políticas afirmativas de acesso ao ensino superior a portadores de deficiência e a afrodescendentes e indígenas. Por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não públicas, o financiamento poderá ser

Josemar Santos

Bolsas de estudo e financiamentos geram novas oportunidades aos alunos

solicitado em qualquer período do ano, com juros de 3,4% ao ano. Os percentuais de financiamento variam de 50 a 100%, conforme comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os valores da mensalidade do curso.

A Bolsa de Estudo Unisc é um programa mantido com recursos da Universidade e que oferece bolsas parciais de 50% a alunos com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos, que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação. As inscrições

tante de créditos matriculados. Ao firmar convênio no Programa Parceria Unisc, as instituições, empresas, municípios e outras entidades, que tenham interesse em conceder bolsas de estudos para seus colaboradores/ servidores, recebem um percentual de desconto nas mensalidades e nos serviços/produtos da Universidade. Esse desconto varia conforme o número de matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos.


Outubro 2012

16

CURSO DE DIREITO ATUALIZA ACERVO COM NOVAS OBRAS A partir de agora os acadêmicos do curso de Direito da Unisc têm acesso ao novo acervo de livros na Biblioteca do campus de Santa Cruz e nos campi de Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. São cerca de 3 mil novas obras que foram adquiridas pelo Departamento. Dessas, em torno de 2 mil exemplares já chegaram e estão passando pelo processo de catalogação, etiquetagem e sistema de antifurto. Após, vão ser disponibilizados nas estantes. Quando o processo estiver concluído, será realizada uma ação de lançamento para alunos e professores. Além disso, em torno de 2.500 obras desatualizadas foram descartadas. Atualmente, o curso de Direito conta com 34.819 exemplares que estão disponíveis em todos os campi da Universidade. Segundo o coordenador do setor de Bibliotecas, Lucas de Araújo Motta, a procura por obras do Direito sempre é muito grande. “Os acadêmicos de Direito são os que mais procuram e sugerem livros. Mas, assim como outros cursos, o Direito sempre está em constante atualização no acervo, adquirindo novos livros necessários para a formação dos alunos”, conta. De acordo com o coordenador do curso, professor Leonardo Rizzolo Fetter, a aquisição de no-

Vanessa Behling

São cerca de 3 mil novos livros que foram adquiridos pelo Departamento para beneficiar os estudantes

Aquisições estão à disposição nas estantes das bibliotecas dos cinco campi da Universidade

vos livros se faz necessária após constatação na falha do acervo. “Entre 2010 e 2011 realizamos uma pesquisa na qual fizemos um levantamento de todo o acervo. Então, constatamos que seria necessário fazer uma atualização com aquisição de novas obras. Assim, foi formada uma comissão composta por três professores que, a partir dos planos de ensino das disciplinas, das regras impostas

pelo MEC com as referências bases e ainda por sugestões dos alunos, chegaram aos títulos que foram adquiridos”, explica. O investimento gira em torno de R$ 200 mil. Atualmente, o Direito da Unisc é o segundo curso no Estado que conta com a assinatura de duas editoras digitais. Os alunos têm acesso a periódicos, livros e doutrinas das editoras RT e Juruá.

A Unisc recebeu, no dia 12 de setembro, a visita da vicecampeã brasileira de natação na categoria infantil, Paula da Costa Chenquer. A atleta de 14 anos conquistou o segundo lugar na competição nacional realizada em Aracaju (SE), em julho deste ano, nos 200 metros peito. Paula explica que teve o primeiro contato com a Unisc por meio do monitor de natação da Instituição, Luis Fernando Santos, durante uma clínica de natação em Santa Catarina. “Estava ansiosa para conhecer a Unisc e o município de Santa Cruz do Sul. Fiquei surpresa ao encontrar uma infraestrutura tão boa como essa que é oferecida aqui nesta Instituição”, destacou a atleta que veio acompanhada pelos pais. Após realizar treinamentos no Setor de Piscinas da Unisc, Paula retornou ainda nesta quarta-feira para a sua cidade natal, Jundiaí (SP), onde atua em um projeto de natação desenvolvido pela Prefeitura daquele município. Josemar Santos

O professor do Departamento de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Luiz Gonzaga Adolfo, representou a Instituição no 1º Encontro Internacional de Direitos Culturais, realizado de 12 a 14 de setembro, na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará. Convidado pela organização do evento, o professor Gonzaga Adolfo coordenou a apresentação dos 10 trabalhos do Grupo intitulado Direito, Arte e Literatura. Também apresentou um trabalho em coautoria com Jamilla de Paula dos Santos, atriz, advogada e presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/AL, denominado Uma ideia de justiça na literatura de Cordel do Nordeste Brasileiro. O encontro contou com a presença de pesquisadores da Fran-

Divulgação

Professor da Unisc em evento internacional

Unisc recebe vice-campeã brasileira de Natação

Professor Gonzaga (na mesa) coordenou as apresentações

ça, do Chile, do Ceará, do Maranhão, da Bahia, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina. “O principal benefício de participar

de congressos como esse é a possibilidade de trocar experiências sobre temáticas iguais ou afins e, principalmente, sobre produções científicas com outros estudiosos”, destaca Gonzaga.


Outubro

2012

REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VAI A EVENTO EM CAPÃO DA CANOA Divulgação

Grupo marcou presença em fórum na Casa de Cultura Érico Veríssimo A Rede de Educação Ambiental (Redenção do Pardo), vinculada ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, participou do 3º Fórum da Rede de Educação Ambiental do Litoral Norte, realizado no dia 15 de setembro, na Casa de Cultura Érico Veríssimo, em Capão da Canoa. O evento reuniu um público diversificado, composto por professores, estudantes e pessoas que desenvolvem projetos de Educação Ambiental em suas comunidades e instituições. No encontro, a Redenção fez parte da composição da mesa de de-

17

Extensão/Geral

Rede Redenção é vinculada ao Comitê Pardo bates e apresentou um painel quando pôde compartilhar experiências desenvolvidas na área

ambiental, abordando o histórico da rede e atividades desenvolvidas atualmente.

Centro de Línguas aplica exames internacionais de certificação de nível Conhecido por oferecer cursos de idiomas, o Centro de Línguas e Culturas (Celinc) da Unisc agora também é um centro aplicador do conjunto de testes Pearson Test of English (PTE) e Diplomas de Español como Lengua Extranjera (Dele), que são exames internacionais de certificação de nível. Uma das opções é o PTE General, prova com reconhecimento em diversas universidades no exterior que oferece ao aluno um certificado cuja validade não expira e que enriquece e valoriza o currículo. É destinado a avaliar o nível de proficiência em língua inglesa de falantes não nativos de uma forma padronizada internacionalmente e em consonância com o Common European Framework (CEF). Há também o PTE Young Learners, que tem por objetivo avaliar o progresso dos jovens de 8 a 13 anos em seu aprendizado em inglês como língua estrangeira e ajudá-los a construir um conjunto de certificações para o futuro. Cada nível proporciona uma avaliação detalhada do desempenho dos candidatos e oferece à escola, aos pais e aos professores um quadro preciso de como os jovens estão evoluindo. Já o Dele é um certificado oficial de competência e domínio da língua espanhola, elaborado pelo Instituto Cervantes em colaboração com a Universidade de Salamanca, reconhecido pelo Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha. O exame contempla todas as variantes do idioma e está estruturado conforme as diretrizes do Marco Comum Europeu de Referência de Linguagem (CEF) do Conselho da Europa. É destinado às pessoas não hispânicas que desejam estudar em países de língua espanhola ou enriquecer e diferenciar o seu currículo diante das exigências do mercado de trabalho. O Dele será oferecido na Unisc nos dias 9 e 10 de novembro. As inscrições estão encerradas. Para os interessados em realizar a prova do PTE General, as inscrições devem ser efetuadas até o dia 8 de novembro no Celinc, sala 301, bloco 3 do campus-sede. O teste será aplicado em 8 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7381 ou pelo e-mail linguas@unisc.br.

Trabalho do PET-Saúde Vigilância concorre a prêmio O grupo de trabalho do subprojeto PET-Saúde Vigilância: Estratégias de intervenção, uma parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com a Secretaria Municipal para o controle da Tuberculose, participa da 12ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). O evento ocorre em Brasília, de 16 a 19 de outubro, e tem como objetivo difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e premiar, por meio de sua Mostra Competitiva, os profissionais e os serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde relevantes para a Saúde Pública. Após o encaminhamento, o trabalho intitulado PET-Saúde e a Vigilância em Tuberculose em um município prioritário: um relato de experiência, foi selecionado para apresentação oral, que acontece durante a Mostra Competitiva do evento. Os trabalhos orais estarão concorrendo a um prêmio de R$ 50 mil, que será repassado à instituição vencedora pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), por meio do Fundo Nacional de Saúde. O trabalho será apresentado pela tutora do projeto, professora Lia Possuelo.

Pró-saúde Unisc e secretarias municipais recebem verba A Unisc, em parceria com as secretarias municipais de saúde de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Vera Cruz, foi contemplada com uma verba de R$ 1.500.000 para desenvolver ações referentes ao Programa de reorientação da formação profissional (Pró-Saúde). A Universidade envolveu todos os cursos de graduação da área da saúde na proposta enviada ao Ministério da Saúde. O objetivo foi promover a integração ensino-serviço-comunidade, através da reorientação da formação profissional em saúde, contribuindo com a mudança do modelo assistencial e com a qualificação profissional para o SUS na 13ª CRS. Dessa forma, oferecendo à sociedade profissionais de saúde conhecedores das redes de atenção e capacitados ao trabalho multiprofissional segundo os princípios e as necessidades do SUS, com vistas a garantir a qualidade dos serviços em saúde, entendida enquanto um direito social. Além dessa verba para insumos, o Ministério da Saúde também concedeu 24 bolsas para estudantes de graduação, 12 bolsas para preceptores (funcionários das prefeituras) e três bolsas para docentes tutores. Os bolsistas têm como metas desenvolver as ações previstas no Programa PET-Saúde: Redes de Atenção nas áreas específicas, Rede Cegonha e Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O projeto conjunto Pró-Saúde e PET-Saúde é coordenado pelos professores Lia Possuelo, Marcos Moura Baptista dos Santos, Maria Salette Sartori e Luciano Lepper.

Universidade e Hospital São Sebastião Mártir assinam convênio Felipe Nopes

Documento foi assinado na Unisc no dia 11 de setembro

A Unisc e o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, assinaram convênio que possibilita a atuação dos acadêmicos do curso de Medicina na casa de saúde. O documento foi assinado no dia 11 de setembro, na Universidade. As atividades, que iniciaram em 18 de setembro, envolvem os alunos do 4º semestre de Medicina e são desenvolvidas no módulo Saúde do Adulto, na área de Cirurgia Geral. Segundo a coordenadora pedagógica do curso, Giana Die-

sel Sebastiany, os estudantes, divididos em grupos de seis integrantes, fazem um trabalho de observação no setor de Urgência e Emergência do hospital, seguido de discussão em minisseminários. Os grupos são acompanhados pelo médico e professor Ivan Seibel, que também atua no HSSM. O reitor da Unisc, Vilmar Thomé, destacou que a assinatura do convênio é uma grande conquista, visto que o hospital será mais uma referência para os cursos da

Instituição. Segundo a presidente da comissão intervencionista do HSSM, Gisele Spies, as duas entidades são beneficiadas com a parceria. “Qualifica os nossos serviços e dá mais visibilidade tanto para o hospital quanto para a Unisc”, salientou. No encontro, também estiveram presentes pelo HSSM a diretora administrativa, Roberta Kuhleis; o diretor superintendente, Eloy Kuhleis; o diretor técnico, Fábio Carvalheiro; e o gerente administrativo, Jonas Kunrath.


18

Outubro 2012

Pesquisa

SEMINÁRIOS REALIZADOS NA UNIVERSIDADE DEBATERAM A PESQUISA EM EDUCAÇÃO Com apresentação da Orquestra Jovem Unisc, foi aberto na noite do dia 24 de setembro, no Auditório Central da Unisc, o 4º Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, que também englobou o 5º Seminário Nacional de Infância e Educação e o 5º Seminário Nacional de Literatura Infantil. Este ano, os eventos tiveram como tema Educação e Pedagogias: problematizações. Na abertura dos encontros, o próreitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, profssor Rogério Leandro Lima da Silveira, destacou que o tema é bastante atual e renova o compromisso da Universidade, que é comunitária, com a educação. Além dele, também estiveram presentes outros pró-reitores, docentes e alunos. O professor Mariano Narodovski, da Universidad Torcuato Di Tella, da Argentina, deu início às atividades com a conferência sobre os problemas da educação e das pedagogias. A programação dos seminários se estendeu até o dia 28 de setembro, nas dependências da Unisc, com o total de 40 horas. Houve painéis, apresentação de trabalhos, palestras, feira de livros infantis, mesa redonda e

Desirê Allram

Tema escolhido para os eventos desenvolvidos neste ano foi Educação e Pedagogias: problematizações

Professor Mariano Narodovski, da Argentina, ministrou palestra na abertura do evento

espetáculos. As atividades foram voltadas à comunidade acadêmica, profissionais da infância e da educação básica, educadores, psicólogos, assistentes soci-

ais, conselhos municipais, Ministério Público, redes de proteção da infância e comunidade em geral. O objetivo dos eventos foram ampliar a interlocução do Mes-

Mestrado em Administração abre inscrições Até o dia 7 de novembro, seguem abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Administração da Unisc - turma 2013. O curso é aberto aos graduados em Administração, Economia, Ciências Contábeis e áreas afins das Ciências Sociais, Humanas e Exatas. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.unisc.br/ppga. O processo seletivo consiste de prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, análise da proposta de tema para dissertação, currículo Lattes e demais documentos em entrevista presencial. São oferecidas 20 vagas. A lista dos selecionados será disponibilizada a partir do dia 29 de novembro no site do programa. O Mestrado em Administração é coordenado pelos professores Rejane Maria Alievi e Jorge Francisco Bertinetti Lengler. Mais informações em www.unisc.br/ppga ou pelo telefone (51) 3717-7687.

Grupo da Unisc é premiado no SET Universitário Divulgação/PUC-RS

Missão Chapecó recebeu prêmio na categoria No-Media

No final de maio em Chapecó, Santa Catarina, o curso de Comunicação Social da Unisc realizou a primeira ação de divulgação do Intercom Sul 2013, chamada de Missão Chapecó. E no dia 19 de setembro, a iniciativa foi premiada no SET Universitário da PUC-RS, em Porto Alegre, na categoria No-Media. O Intercom Sul ocorrerá de 30 de maio a 1º de junho de 2013, em Santa Cruz do Sul. A estimativa é que 2.500 pessoas participem do evento.

trado em Educação da Unisc com outros programas de pós-graduação em Educação, oportunizando o diálogo entre colegas professores/pesquisadores de diferentes instituições nacionais, bem como

consolidar o espaço de discussão em torno da temática da infância (0-12 anos) na Universidade, a partir da divulgação de projetos, ações educativas e produções acadêmicas e culturais.

Mestrado em Educação inscreve para turma 2013 Estão abertas, até o dia 5 de novembro, as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Educação da Unisc - turma 2013. O curso é aberto aos portadores de diplomas e concluintes de cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento. As inscrições podem ser feitas no site www.unisc.br/ppgedu ou na secretaria do programa (sala 5349, bloco 53, no campus de Santa Cruz do Sul), mediante apresentação do formulário de inscrição, currículo Lattes documentado, foto 3x4 recente, proposta de investigação e resumo em duas vias (ver modelo no site do programa), comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 e cópia autenticada do diploma de graduação, do histórico escolar, da carteira de identidade e do CPF. O processo seletivo consiste de prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, e análise da proposta de investigação, do currículo Lattes e dos demais documentos em entrevista presencial. São oferecidas 20 vagas. A lista dos selecionados será disponibilizada a partir do dia 10 de dezembro no site do programa. O Mestrado em Educação, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é coordenado pelos professores Felipe Gustsack e Cláudio José de Oliveira. Mais informações podem ser obtidas em www.unisc.br/ppgedu, pelo e-mail ppgedu@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7543.


Outubro

2012

19

E agora? Reflexões sobre carreira e profissão

Para mudar você precisa saber antes para onde quer ir Você é um profissional bem formado. Tem um bom emprego. No entanto, você não está feliz com o trabalho.

Adriano Silva Jornalista, palestrante, consultor. Atua com sua empresa, Doce Ofício, produzindo conteúdo para grandes marcas. Foi diretor do Núcleo Jovem da Editora Abril, chefe de redação do Fantástico na TV Globo. Trouxe o Gizmodo ao Brasil. Tem dois livros de negócios e carreira publicados - E agora, o que é que eu faço? - Tudo o que você precisa saber para construir a carreira dos seus sonhos e Tudo o que aprendi sobre o mundo dos negócios - Ideias para você ser mais feliz na vida corporativa. Tem um MBA pela Universidade de Kyoto, no Japão, e escreve todo dia no blog Manual do Executivo Ingênuo. adriano@doceoficio.art.br

Ir trabalhar é, cada vez mais, um suplício. Você não gosta do que faz. Você não curte o seu dia a dia. Nem as pessoas com quem trabalha, nem se sente em casa no ramo em que a empresa atua. Aí não tem jeito: o trabalho perde o propósito. Aí a carreira fica sem sentido, sem significado. Você não tem paixão nenhuma pela profissão. É um casamento sem sexo, sem beijo na boca, sem olho no olho, sem pele, sem química. É apenas lógico que esteja difícil para você sair da cama todo dia de manhã. Carreira é lugar para viver um grande amor – pelo trabalho, pelos projetos, pelas conquistas. (E até mesmo pelos tombos.) Não é lugar para viver de aparências nem para se trocar por meia dúzia de caraminguás. (O dinheiro, de um jeito ou de outro, sempre vem, acredite.) Se você vive uma situação assim, que é bem mais comum do que imaginamos, talvez o caminho seja mesmo achar outra coisa para fazer com a maior urgência. É claro, não estou falando de um dia ou outro de baixa energia e de mau humor. Estou falando de um sentimento consistente de infelicidade profissional. E aí eu lhe pergunto: se lhe fosse dado escolher livremente o que fazer, onde trabalhar, o que você escolheria? O que lhe encantaria fa- zer? E então eu pergunto: por que você não está fazendo isso? O que lhe prende? Quem lhe proibiu? De novo, é preciso compreender bem se a crise é passageira ou permanente, se ela é estrutural ou conjuntural. Às vezes o carro está andando bem mas a gente está tão ansioso que acha que ele não sai do lugar. Aí o problema não está no carro mas em nós, no modo como olhamos para ele. Às vezes é só o sujeito que acha que a grama sempre está mais verde do outro lado da cerca, e nutre essa mania de ficar depreciando o próprio quintal. Uma boa ideia é ter um mentor e se abrir com ele, trocar ideias, dizer o que você está sentindo. E então ouvi-lo. De verdade. O que é um mentor? É uma pessoa que você admira muito profissionalmente, que você gostaria de ser, e que pode lhe ajudar a enxergar as coisas, a compreendê-las e a colocá-las no devido lugar. E se a mudança for uma saída para você, talvez a única saída possível, mude. Não é fácil. Mas às vezes o mais difícil é ficar infeliz no mesmo lugar, parado, estagnado, sem fazer nada a respeito. Eu acho sempre que a mudança se impõe. Ela vem de dentro. E não de fora, a partir das condições econômicas mais ou menos confortáveis que estão dadas. A gente é que corre atrás para gerar condições para que a mudança aconteça e seja sustentável em nossas vidas. E eu acho que a mudança é algo sempre bom. E ela é uma decisão fácil, óbvia mesmo, quando você está sofrendo. A mudança, no entanto, não é apenas sair de determinado lugar ou de determinada situação. Tão ou mais importante para a mudança é você saber com clareza e com certeza para onde você quer ir.

www.osfiguras.com.br

Esse é outro exercício demandante de autoconhecimento que muita gente não faz e que é fundamental fazer: o que lhe faz feliz? O que você faria mesmo que não lhe pagassem nada por isso? Qual é a sua paixão? O que você acha que faz melhor na vida? O que as outras pessoas acham que você nasceu para fazer? É aí que mora a resposta para você. E essa resposta está muito mais perto do coração do que do cérebro. Abraço forte e boa sorte em tudo!



Jornal da Unisc 125