Page 1


2

Agosto 2012

Jô Nunes

Página 2 Dia do Pesquisador

Em decorrência do dia do Pesquisador, 8 de julho, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) parabeniza os seus pesquisadores pelo importante trabalho realizado, seja na produção, disseminação e divulgação das atividades de pesquisa da Unisc. O avanço do conhecimento científico proporciona o desenvolvimento da sociedade, melhora a qualidade de vida da população e promove evolução tecnológica. Através das atividades de pesquisa, a humanidade avança, cria, inventa, produz, descobre, nos diferentes segmentos para variadas aplicações, tais como: na saúde, transportes, comunicação, educação, na busca de energias renováveis e recursos energéticos, entre outros.

Palavra da Reitoria A cada ano mais jovens têm tido oportunidade de acesso e permanência no ensino superior, representando uma melhoria considerável para a autoestima e a profissionalização desses jovens, assim como para o aprimoramento do mercado de trabalho, para maior tranquilidade às famílias, e para o desenvolvimento socioeconômico de nossas comunidades e de nosso país. E é com grande satisfação que a Unisc tem contribuído sobremaneira para que esse crescimento ocorra, uma vez que é a Universidade brasileira com maior número de bolsas e de financiamentos concedidos, beneficiando 70% de seus alunos. Para que se tenha uma ideia desse crescimento, no primeiro semestre de 2010 eram 4.470 alunos beneficiados em inúmeros programas, número que, em 2012, chega a 7.733, com um aumento real de 73% em apenas dois anos, o que se configura como um marco histórico em nossa Universidade. A Unisc atualmente conta com mais de onze mil alunos distribuídos em 51 cursos de graduação e outros mil alunos distribuídos em oito programas de pós-graduação, sendo oito cursos de mestrado e dois de doutorado, além de mais de trinta cursos de especialização, oferecidos no campus-sede e também nos campi de Sobradinho, Capão da Canoa, Venâncio Aires e Montenegro. São diversos os programas de bolsas e financiamentos institucionais, dentre os quais podemos destacar o Programa Universidade para Todos ( ProUni), que oferece gratuidade ao estudante, beneficiando em torno de mil alunos na Unisc. A Universidade oferece ainda o crédito universitário Pravaler, que é o maior Programa de Crédito Universitário Privado do país e outras modalidades de bolsas que beneficiam mais de dois mil alunos com algum tipo de desconto. Dos financiamentos externos, destacamos o Financiamento Estudantil (Fies) que, na Unisc, beneficia mais de três mil alunos. Temos certeza de que a Unisc, com os programas próprios de concessão bolsas e de financiamentos, aliados aos programas do Governo Federal, de municípios e de empresas da região, tem permitido o acesso e a permanência ao ensino superior a um número cada vez maior de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento local e regional, uma das principais metas da Universidade, e que, com o apoio de todos, vem sendo plenamente atingida, por meio de ações pautadas na ética e no compromisso assumido com a comunidade de proporcionar melhores condições de vida a todos.

Sabemos que para o desenvolvimento científico ocorrer, vários desafios devem ser superados pelos pesquisadores na sua atividade diária, como busca de recursos, tempo e produção acadêmica. A inserção dos pesquisadores em grupos de pesquisa tem auxiliado na superação destes desafios e tem proporcionado uma produção cada vez mais qualificada e com mais retorno para a sociedade. Dentro deste contexto, a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc vem externar o reconhecimento pelo excelente trabalho realizado por seus pesquisadores, o que contribui decisivamente para que a Unisc seja reconhecida como uma Universidade produtora de conhecimento e, consequentemente, geradora de recursos humanos cada vez mais qualificados. A pesquisa na Unisc vem se qualificando a cada ano e se destacando em esfera nacional, seja pela divulgação das atividades de pesquisa realizadas na Universidade, seja pelo trabalho realizado pelos seus 41 Grupos de Pesquisa cadastrados junto ao CNPq e pelo reconhecimento do trabalho dos seus oito Programas de Pós-Graduação. Nesta data, destacamos a importância de manter nossos pesquisadores como parceiros institucionais, pois com o desenvolvimento de pesquisas e a aplicação de conhecimentos específicos, os pesquisadores são constantemente desafiados a promover a interação entre o ensino, a pesquisa e as atividades de extensão. Parabéns a todos os pesquisadores da Unisc!

Andréia R. M. Valim - Coordenadora de Pesquisa Rogério L. L. da Silveira - Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitor: Prof. Vilmar Thomé

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Eltor Breunig

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitora de Graduação:

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira das

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Comunitárias (Abruc)

Prof. Rogério Leandro Lima da Silveira Pró-Reitor de Administração:

Tiragem: 6 mil exemplares

Prof. Jaime Laufer

Versão On-line: www.unisc.br

Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Erion da Silva Lara e Jônatas Stacke

Institucional: Prof. João Pedro Schmidt Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309. Santa

Profª Ana Luisa Teixeira de Menezes

Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 37177466.

Jornalistas responsáveis

E-mails: josemarsantos@unisc.br e fnopes@unisc.br

Josemar Santos, reg. prof. 13.267 Felipe Nopes, reg. prof. 12.320

Onde encontrar: A Banca, Aquarius Hotel Flat Residence, Biblioteca Municipal, Casa das Artes, Colégio Luiz

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Dourado, Escola Ernesto Alves, Escola Willy Carlos

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Fröhlich, Escola Goiás, Escola Nossa Sra. do Rosário, Hospital Santa Cruz, Iluminura Livraria Café, Shopping

Revisão

Santa Cruz, Agência FGTAS/Sine, Zaffari, Campus de

Roque Neumann e Beatriz Menezes Sperb

Venâncio Aires, Campus de Sobradinho, Campus de Capão da Canoa, Campus de Montenegro e Campus de Santa Cruz

Vilmar Thomé, Reitor da Unisc e Presidente da Apesc

(Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Reitoria e blocos 5, 8, 12, 18 e 53) *Este material é produzido em papel reciclável.


Agosto 2012

CURSO DE ARQUITETURA VISITA A BIBLIOTECA DE SÃO PAULO Terence Yan

Viagem à capital paulista foi realizada pelos estudantes no mês de julho Um grupo com mas mais de 20 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc realizou uma viagem de estudos a São Paulo, no dia 18 de julho. A viajem técnica dos alunos teve como objetivo conhecer o edifício da Biblioteca de São Paulo (BSP). Essa foi uma construção que rendeu aos seus projetistas o Prêmio APCA 2011 de Arquitetura. O grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Uubanismo da Unisc esteve acompanhado pelo professor Alex Carvalho Brino.

Luciana Marques, da equipe BSP, conversa com os estudantes

Unisc-Escola realiza 5ª edição do Dia do Raciocínio O programa Unisc-Escola, por meio dos cursos de licenciatura em Biologia, Computação, Matemática e Química e seus respectivos PIBIDs, promoveu, no dia 9 de agosto, a 5ª edição do Dia do Raciocínio. Participaram alunos do 3º ano do ensino médio de escolas de Santa Cruz do Sul e região. Cada educandário pôde inscrever até duas equipes de três estudantes e cada grupo teve um professor-coordenador. O Dia do Raciocínio foi realizado no anfiteatro do bloco 18 da Unisc. Os alunos da equipe vencedora ganharam um pen drive e a inscrição no vestibular de verão 2013 da Unisc e o professorcoordenador foi premiado com a inscrição em um curso de extensão da Universidade. Os estudantes das equipes que conquistaram o segundo e o terceiro lugar também receberam um pen drive, assim como os professores-coordenadores a inscrição em um curso de extensão. Os objetivos do evento foram promover a vivência de ações pertinentes à troca de experiências e conhecimento entre alunos do 3º ano do ensino médio, nas áreas das Ciências Exatas e da Terra; desenvolver o espírito de solidariedade e de equipe; incentivar a criatividade e reforçar os conhecimentos nas disciplinas de matemática, biologia, computação e química; e proporcionar a vivência de atividades interdisciplinares. Desirê Allram

3

Ensino Aluno da Unisc ganha bolsa de mestrado

O aluno José Carlos Severo Correa, do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unisc, foi um dos 13 selecionados no concurso 2012 para concessão de bolsas de mestrado PROREDESIPEA destinadas à ANPUR. Das 33 propostas recebidas, oito não atenderam integralmente o que determina o edital. Restaram, portanto, 25 propostas para concorrerem a, no máximo, 13 bolsas, visto que todas foram alocadas. Cada proposta foi avaliada por dois pareceristas, doutores e professores, convidados pelo coordenador do projeto PROREDES, professor Geraldo Magela Costa, e aprovados pela presidente da ANPUR, professora Ester Limonad. Seguindo o que determina o edital, os pareceristas deram notas nos projetos de pesquisa para o mestrado (até 4,0) e no currículo (até 1,0), totalizando um máximo de 5,0 pontos. A média aritmética das notas dos dois pareceristas foi então considerada para a seleção final. O resultado da seleção foi divulgado no mês de julho pelo projeto PROREDES e pela ANPUR.

Unisc oferece nova modalidade de formatura Os estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), contam, a partir de agora, com uma nova modalidade de formatura. A proposta de Formatura Integrada foi aprovada pelo Conselho Universitário, no mês de maio de 2012, e tem como objetivo reunir alunos de um ou mais cursos, com cerimonial e protocolo da colação de grau, organizados pela Instituição. O novo formato está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação, através da Secretaria Geral e do Setor de Áudio e Vídeo, com o apoio da Assessoria de Comunicação e Marketing. As cerimônias serão todas realizadas com vestes talares (toga e beca), no Auditório Central, com data definida por sorteio e a um custo mais acessível. “A implantação dessa nova proposta de formatura apresenta mais uma alternativa aos nossos estudantes, para que possam avaliar a que melhor se encaixa na sua preferência”, destacou a pró-reitora de Graduação, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer. Para participar da Formatura Integrada, o estudante deve solicitá-la na sua penúltima renovação de matrícula. O número mínimo é de 30 estudantes e o máximo de 60. O período para a realização dessa modalidade é o mesmo das formaturas já oferecidas pela Instituição, porém, sem que haja coincidência de datas com as demais, as solenes ou as de gabinete. Essa nova modalidade também poderá ser realizada nos demais campi da Instituição. Mais informações sobre a Formatura Integrada podem ser obtidas pelo site http://www.unisc.br/ formaturaintegrada/


4

Agosto 2012

360º

A Unisc divulgou, no dia 18 de julho, a lista de reingressos, transferências e diplomados 2012/ 1. As matrículas ocorreram nos dias 23 e 24 de julho. Nos campi de Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires, as matrículas foram realizadas nas mesmas datas.

Mestrado em Letras realiza seminário sobre narrativas

Divulgação

Transferências e reingressos

Itunisc Vera Cruz A Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc) incubou, no dia 16 de julho, na unidade de Vera Cruz, a empresa W2M. É uma Agência de Marketing Digital e Publicidade com espírito inovador, que atua sobre dois aspectos: desenvolve e promove estratégias de vendas na internet, assim como presta consultoria e adequação de estratégias de Marketing para Web.

Grupo Redenção realiza atividades no Parque Witeck

Workshop sobre Nova Iorque No dia 11 de julho, o Centro de Línguas e Culturas da Unisc promoveu o 4º workshop do ano, The Big Apple, ministrado pela estudante norte-americana Nicole Baram. Ela falou sobre o que significa morar em Nova Iorque e as diferenças entre Brasil e Estados Unidos. Nicole também respondeu as perguntas feitas pelos participantes. O workshop ocorreu na sala de videoconferências da Biblioteca Central da Unisc.

A Rede de Educação Ambiental do Pardo (Redenção), vinculada ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, realizou no dia 30 de junho uma viagem de estudos ao Parque Witeck, em Novo Cabrais. Na ocasião, os participantes da Rede puderam entrar em contato com a natureza e conhecer a fauna e flora locais. A viagem de estudos é um dos instrumentos utilizados para mobilizar o público em prol da Educação Ambiental. O coordenador e a supervisora da rede, Nilmar Azevedo de Melo e Cristiane Pires Cardoso, respectivamente, acompanharam os professores e os estudantes na atividade. Para mais informações sobre a rede de educação ambiental e suas atividades, bem como o cronograma de reuniões, basta entrar em contato pelo e-mail redencaodopardo@yahoo.com.br ou pelo telefone (51) 3717-7460.

acadêmicas construíram materiais informativos contendo orientações referentes aos processos de esterilização e principais doenças infecciosas e suas formas de transmissão. Ao final do semestre entregaram e orientaram as manicures. O trabalho foi orientado pela professora Lia Possuelo.

Grupo da Unisc viaja para a Áustria Um grupo de sete mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc viajou para Viena, na Áustria, em 12 de julho, chegando. Eles participaram do 54º Congresso Internacional de Americanistas, evento realizado na Universidade de Viena de 15 a 20 de julho e que contou com aproximadamente 5 mil participantes oriundos dos continentes americano e europeu. Entre os trabalhos apresentados pelos alunos da Unisc estavam pesquisas realizadas nas disciplinas durante o ano de 2011, resultados preliminares das dissertações e teses e temas provenientes das discussões do Observatório do Desenvolvimento Regional. Além das atividades acadêmicas em Viena, o grupo realizou visitas em pontos históricos da cidade, entre eles o Palácio de

Divulgação

No primeiro semestre de 2012, as alunas do curso de Estética e Cosmética, na disciplina de Microbiologia aplicada à Estética, desenvolveram uma atividade com as manicures que realizam atividades profissionais nos vales do Rio Pardo e Taquari. As acadêmicas entrevistaram grupos de manicures, fazendo questionamentos sobre técnicas de esterilização de materiais e quanto ao conhecimento das manicures a respeito da transmissão de doenças infecciosas através do trabalho. Observou-se um alto percentual de profissionais que ainda não utilizam a autoclave para esterilização de materiais, além de pouco conhecimento referente aos tipos de doença e a forma de transmissão de doenças. Menos de 10% das manicures relataram ter realizado cursos de atualização. Posteriormente, as

Divulgação

Curso de estética realiza atividade com manicures

Uma série de palestras e conferências entre agosto e novembro de 2012 vão integrar a programação do Seminário Avançado sobre Narrativas, Leituras e Significados, promovido pelo Mestrado em Letras da Unisc. A primeira conferência ocorre no dia 16 de agosto, com o professor e pesquisador americano, Paul Dixon, da Universidade de Purdue, onde trabalha há 31 anos. Dixon, que é especialista em literatura latino-americana, vai falar sobre Machado de Assis, a Leitura e a Fenomenologia. Tratase de uma discussão sobre a fenomenologia como filosofia e sua importância no estudo da leitura e da literatura, a partir de autores como Roman Ingarden e Wolfgang Iser. Para tanto, o professor propõe o estudo de textos machadianos como os contos O Espelho, A chinela turca e Missa do galo, e os romances Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Em 2009, Dixon publicou no Brasil o livro O chocalho de Brás Cubas: uma leitura das Memórias Póstumas, lançado pela Edusp/ Nankin. A palestra ocorre nos turnos manhã e tarde, na sala 5328, e é aberta à comunidade. As próximas palestras acontecerão mensalmente até novembro.

Schönbrunn, utilizado no verão pela Família Imperial Austríaca, o Parlamento Austríaco e o Palácio Belvedere. Entre os dias 20 e 23 de julho, os alunos também estiveram em Innsbruck, município localizado na região do Tirol,a 30 quilômetros da Itália e a 100 quilômetros da Suíça. No local, o profes-

sor Martin Coy, decano da Universidade de Innsbruck e pesquisador do Departamento de Geografia, recebeu o grupo e o guiou em uma visita pela cidade e pela universidade, apresentando a história, os principais pontos turísticos e as atividades econômicas do município (turismo e agropecuária), entre outros.


Agosto 2012

5

Geral

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CONTEMPLA 14 ACADÊMICOS DA UNISC Bolsistas beneficiados vão frequentar instituições de ensino superior de diversos países Durante um ano, 14 acadêmicos da Unisc vão permanecer estudando no exterior como bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras. A obtenção da bolsa decorre de mérito acadêmico e análise de diversos documentos apresentados pelos alunos. A seleção dos bolsistas foi feita pelo Programa Ciência sem Fronteiras com apoio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc. Alguns alunos já estão no exterior e outros viajarão ainda nesse semestre. É a primeira vez que o programa contempla acadêmicos da Universidade. O que é o programa O Programa Ciência sem Fronteiras objetiva propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados. Período A permanência do aluno será custeada pelo Programa Ciência sem Fronteiras pelo período de até

12 meses, sendo nove ou 10 meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade, a ser definido pelo programa em conjunto com as universidades de destino. Instituições de destino As instituições de destino são definidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras com base no critério de qualidade das mesmas e pertinência quanto às áreas prioritárias do programa. Validação das atividades O estudante de graduação da Unisc que participar do Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche terá o reconhecimento dos créditos obtidos no curso de graduação nas instituições americanas, com aproveitamento dos estudos, bem como do respectivo estágio, quando for o caso. Apoio aos selecionados A Capes arcará com os custos referentes às taxas escolares, seguro saúde, passagem aérea de ida e volta, auxílio instalação e

Áreas prioritárias do programa - Engenharias e demais áreas tecnológicas; - Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; - Ciências Biomédicas e da Saúde; - Computação e tecnologias da informação; - Tecnologia Aeroespacial; - Fármacos; - Produção Agrícola Sustentável; - Petróleo, Gás e Carvão Mineral; - Energias Renováveis; - Tecnologia Mineral; - Biotecnologia; - Nanotecnologia e Novos materiais; - Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; - Biodiversidade e Bioprospecção; - Ciências do Mar; - Indústria criativa; - Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; - Formação de Tecnólogos.

bolsa auxílio mensal, oferecidos de acordo com as chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras. A concessão da bolsa de estudo ao candidato selecionado estará condicionada à prévia assinatura de Termo de Compromisso, o qual estabelece a ele as seguintes obrigações: - dedicar-se integralmente às atividades durante o período dos

estudos; - retornar ao Brasil no prazo de 30 dias a contar da conclusão do período de validade da bolsa, para concluir o seu curso de graduação; - ressarcir ao programa todo o investimento feito em sua formação, na eventualidade de ocorrência de desistência do curso.

Aula Inaugural da Computação Será realizada, no dia 28 de agosto, a Aula Inaugural dos Cursos da Computação da Unisc. O evento terá início às 19h e ocorrerá na sala 101, bloco 1 do campus de Santa Cruz do Sul. Os temas abordados serão Organização do curso Técnico em Informática oferecido pelo Cepru, Organização da Informática Educativa nas escolas da Rede Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul e Informática nos cursos técnicoprofissionalizantes e no novo Ensino Médio. Ao final das apresentações, haverá painel para debate e discussão.

Visita a Pelotas e Rio Grande Nos dias 13 e 14 de julho, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc e alunos da Escola de Governo visitaram as cidades de Pelotas e Rio Grande. No primeiro dia da viagem, o grupo conheceu os molhes e o Porto de Rio Grande, realizou a travessia para São José do Norte e assistiu a palestra O papel do Porto no ordenamento do território no Sul do RS, ministrada pelo professor Marcelo Domingues, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Já no segundo dia, o grupo fez uma visita guiada à Charqueada São João e percorreu o Centro Histórico de Pelotas na companhia da professora Erica Collischonn, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). A visita seguinte foi a Piratini, sendo essa a última do roteiro.

Encontro de Qualificação No dia 12 de setembro, às 13h30, ocorre o 2º Encontro de Qualificação da Representação Comunitária da Unisc. O evento será realizado na sala 101, bloco 1 do campus-sede, e terá como palestrante Miguel Montaña, professor aposentado da Ufrgs, farmacêutico e bioquímico. Ele abordará o tema Os conselhos de direitos e o exercício da democracia participativa, com espaço para questionamentos, debates em grupos, relatos e encaminhamentos. O encerramento será às 17h. O Setor de Recursos Humanos fornecerá certificado, valendo como capacitação.


6

Agosto

Geral

2012

UNISC FORMA SEGUNDA TURMA DE MEDICINA A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou no dia 28 de julho a formatura da segunda turma do curso de Medicina. A solenidade ocorreu no Auditório Central e foi presidida pelo reitor Vilmar Thomé. A turma escolheu como Paraninfo Leandro Bizarro Muller; como Patrono Homero Neto de Cunha e Agra; como professores homenageados Leandro Luis Assmann, Paulo Cezar Schutz, Ricardo Iserhardt e Tatiana Kurtz; como amigo da turma Valeriano Antonio Corbellini; como residente homenageado Marcelo Beck Guimarães; e como funcionária homenageada Vanessa Jackisch. Também estiveram presentes a pró-reitora de Graduação, Carmen Lúcia de Lima Helfer; a coordenadora do curso, Susana Fabíola Mueller; o subcoordenador do curso, Claus Dieter Dummer; a coordenadora pedagógica do curso, Giana Diesel Sebastiany; o chefe do Departamento de Biologia e Farmácia, Adilson Ben da Costa; o diretor geral do Hospital Santa Cruz, Léo Kraether Neto; o diretor do Corpo Clínico do Hospital Santa Cruz, Daniel Vitielo Wink; a coordenadora da Tutoria do curso, Marília Dornelles Bastos; o coordenador do Internato do curso, Paulo Roberto Laste; o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Luiz Augusto Costa a Campis; a representante do Conselho Regi-

Di Foccus Produções

Solenidade de formatura ocorreu no AuditórioCentral da Instituição e foi presidida pelo reitor Vilmar Thomé

Segunda turma do curso de Medicina colou grau no dia 28 de agosto

onal de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Isabel Helena Forster Halmenschlager; o Diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Daniel Leonardo Boessio; o diretor de Finanças da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Alfredo Floro Cantalice Neto; o presidente da Associação Médi-

ca de Santa Cruz do Sul, Antonio Manoel de Borba Junior; o delegado da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Cruz do Sul, Paulo Augusto Gomes; o secretário municipal de saúde de Santa Cruz do Sul, Edison André Rabuske; e o diretor Médico do Hospital Ana Nery, Luiz Alberto Hauth.

Unisc realiza formaturas em Venâncio Aires A Unis realizou no dia 4 de agosto as formaturas dos cursos de Administração, Direito e Sistemas de Informação - Campus de Venâncio Aires. A cerimônia ocorreu na Sociedade de Leituras de Venâncio Aires e foi presidida pelo reitor, Vilmar Thomé. A turma de Administração teve como Paraninfo Rafael Frederico Henn e como professora homenageada Cristina Luisa Eick. Da turma de Direito o Paraninfo foi Norberto Luiz Nardi. Já a turma de Sistemas de Informação teve como Paraninfo Eduardo Kroth e como funcionária homenageada Andréia Haas. Também estiveram presentes o pró-reitor de Administração, Jaime Laufer; o subchefe do Departamento de Direito, Neimar Santos da Silva; a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Andréa Aparecida Konzen da Silva; a professora do Departamento de Ciências Administrativas, Luciana Antonia Tremea; e a secretária geral da Unisc, Nelci Gauciniski.

Formandos - Campus de Venâncio aires Administração Aline Luiza Bergmann Fernanda Andréia Sehn Ilmor Conceição Dorr Mônia Andreia Ströher Mônica Beatriz Konzen Reginara Luisa da Silva Rodrigo Luiz Bruck

Direito Carla Sibere Alves de Oliveira Gilberto Dessbesell Ricardo Frantz Holzschuh

Sistemas de Informação Augusto Felipe Eisermann Fernando Hillesheim

Formandos do curso de Medicina 2012/1 Alberto de Monte Baccar

Juliana Severo da Rosa

Alessandra Coppini

Kelly Tatsch Zambarda

Alice Zanella

Luciéli Cauduro Ropke

Ana Catarina Nemet Kurtz

Marcelo Marozzin

Andressa Vargas Martins

Milena Westphalen Brum

Bruno Lo Iacono Borba

Pedro de Moraes Morais

Carla Papandreus da Silveira

Ricardo Presotto

Carolina Schwengber

Sandra Regina Weber

Djoni Dal Piva

Stéffanie Ferrari Rodrigues

Evandro Raul Cantoni

Suelen Borin

Fernando Tarter

Thaís Barella

Franciele Scortegagna

Victor Burmann Lucio

Gabriela Crestani

Werner Petry Silva

Giana Zagonel

William Rutzen

Guilherme Chiari Cabral


8

Agosto

Geral

2012

UNIVERSIDADE APRESENTA NOVIDADES NO VOLTA ÀS AULAS

Os mais de 11 mil estudantes de graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) iniciaram as atividades relativas ao segundo semestre de 2012 no dia 1º de agosto. Às 8h30, às 14h e às 19h30, o reitor, professor Vilmar Thomé, e a pró-reitora de Graduação, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, deram as boas-vindas aos calouros do campus de Santa Cruz do Sul. Todas as recepções ocorreram na sala 101 da Instituição. As aulas também foram retomadas nos campi da Instituição em Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. Os estudantes encontraram diversas modificações na infraestrutura do campus-sede. Visando dar maior comodidade a alunos, professores, funcionários e à população em geral, a Instituição iniciou uma série de obras e reformas que vão facilitar a vida da comunidade acadêmica.

Estacionamentos receberam uma série de melhorias

Josemar Santos

Josemar Santos

Desirê Allram

Os estudantes da Unisc encontraram diversas modificações na infraestrutura do campus-sede. As atividades acadêmicas relativas ao segundo semestre de 2012 iniciaram no dia 1º de agosto

Calouros foram recepcionados na sala 101 da Instituição

Investimentos terão continuidade Os campi fora de sede também estão sendo beneficiados com melhorias. Em Venâncio Aires, será construída uma área de convivência para a comunidade acadêmica. Já no campus de Capão da Canoa, haverá a ampliação do bloco 2 com seis salas de aula e também uma área de convivência. As construções e reformas mencionadas integram um plano de obras a ser desenvolvido nos próximos dois anos. “Esse programa de investimentos que iniciamos agora terá continuidade nos próximos três semestres, devendo estar concluído no primeiro semestre de 2014”, garante o reitor. “Todas essas ações estão sendo realizadas com o objetivo de qualificar ainda mais as condições de infraestrutura da Unisc, beneficiando, principalmente, a comunidade acadêmica e adequando as estruturas ao crescimento do número de estudantes que ingressam anualmente na Universidade, garantindo a todos o acolhimento necessário e merecido”, completa Thomé. Desirê Allram

Entre as ações desenvolvidas, houve reforma no asfalto dos acessos ao campus-sede e está sendo realizada a pavimentação nos estacionamentos do bloco 42, junto à área da Educação Física, e do bloco 25, que atende especialmente ao prédio da Reitoria e ao Auditório Central. Ainda durante o segundo semestre será ampliado o estacionamento do bloco 51, que atende à Arquitetura e às Engenharias. Outro investimento é em relação à construção de um prédio para abrigar os cursos de Gastronomia e de Estética e Cosmética. Além disso, estão previstas ampliações no prédio dos Laboratórios de Informática e na área destinada ao curso de Comunicação Social. Ainda em termos de melhorias, está em construção, ao lado da Biblioteca, um prédio com recursos oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para atender aos programas de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e em Direito.

Desirê Allram

Programa desenvolvido tem como objetivo propor investimentos em infraestrutura

Em decorrência dessa construção, serão reformulados os espaços dos blocos 5 e 53, que atualmente atendem esses programas. Outro projeto, já aprovado, prevê a construção de um prédio para abrigar os diversos setores e núcleos de atendimento e de ser-

viços afins às necessidades dos estudantes, facilitando o acesso da comunidade acadêmica e a resolutividade das demandas numa única central. Depois de concluída, essa central vai resultar na liberação de vários espaços para salas de aula do bloco 1 ao bloco 6.


Agosto 2012

9

Geral

UNISC OFERECE VÁRIAS OPÇÕES PARA FACILITAR O INGRESSO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR Com a proposta de facilitar o acesso de estudantes no ensino superior, a Unisc oferece diferentes opções de desconto para alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, por meio dos seguintes programas: - Experiência: desconto de 10% na mensalidade do curso de graduação para estudantes com idade entre 50 a 59 anos e 50% para estudantes com 60 anos ou mais. - Família: desconto para famílias com mais de um integrante nos cursos de graduação da Universidade, sendo de 5% nas mensalidades para o segundo membro da família, de 15% para o terceiro e de 30% para o quarto membro da mesma família que estude na Instituição. - Fidelização: desconto de 10% para os alunos egressos da Escola de Educação Básica Educar-se e do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru). Esse desconto é limitado a 33% do total nominal pago na Educarse e a 50% do total nominal pago

Desirê Allram

Universidade tem cerca de 70% de seus alunos estudando com algum tipo de bolsa ou financiamento

Benefícios são destinados a alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação

no Cepru. O programa ainda oferece desconto de 10% em cursos técnicos, limitado a 10% do total nominal pago na Escola Educar-se e no Cepru. - Pagamento à vista: concede 6% de desconto para os estudantes que pagarem sua semestralidade à vista.

Programa de bolsas e financiamentos da Unisc

Programa Voltare

Josemar Santos

A Universidade oferece ainda descontos aos ex-alunos da Fisc e da Unisc por meio do Programa Voltare. Com ele, os egressos que cursarem uma segunda graduação terão o desconto de 30% nas mensalidades. Além disso, esse programa proporciona descontos de 10% nas mensalidades para o primeiro curso de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA); 5% para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), com limitação no número de beneficiados por curso; 10% para cursos técnicos do Cepru; e 5% para cursos do Centro de Línguas e Culturas e de extensão. Mais informações podem ser obtidas no site www.unisc.br/ portaldodiplomado, pelo e-mail voltare@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7309.

Inscrições para bolsas são realizadas pela internet cola pública ou em instituição particular como bolsista integral; Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão: são da própria Instituição e permitem que estudantes dos cursos de graduação da Unisc exerçam atividades por meio de programas de bolsas que proporcionam, além da aplicação dos conhecimentos adquiridos, o auxílio financeiro através de abatimentos sobre o montante de créditos matriculados; Programa Parceria Unisc: instituições, empresas, municípios e outras entidades fazem jus a descontos nas mensalidades para seus funcionários e nos produtos e serviços prestados pela Universida-

de; Programa Pontualidade Premiada: promove sorteios de créditos mensais para estudantes que pagam em dia suas mensalidades; Crédito Universitário Pravaler: em parceria com a Ideal Invest, oferece também uma alternativa aos estudantes para pagamento de suas mensalidades. Todos os alunos que desejam estudar ou que já estejam matriculados em um curso de graduação na Unisc podem pleitear esse crédito. Mais informações podem ser obtidas no Setor Financeiro – Atendimento ao Aluno, bloco 6, ou pelos telefones (51) 37177434, 3717-7436 e 3717-7448.

Josemar Santos

A Unisc tem cerca de 70% de seus alunos estudando com algum tipo de bolsa ou financiamento. As opções são: Financiamento Estudantil (Fies): proveniente do Ministério da Educação, é destinado a financiar cursos de graduação e pode ser solicitado em qualquer período do ano. Os juros são de 3,4% ao ano, variando os percentuais de financiamento de 50% a 100%, conforme comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os valores da mensalidade do curso; Bolsa de Estudo Unisc: oferece bolsas parciais de 50% a alunos, com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos, que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação. As inscrições ocorrem pela internet, em períodos específicos divulgados no site da Instituição; Programa Universidade para Todos (ProUni): proveniente do Governo Federal, oferece bolsas de estudo integrais a estudantes com renda per capita de até um salário mínimo e meio, que tenham cursado o Ensino Médio em es-


10

Agosto 2012

Geral

Foi realizada no dia 3 de agosto, na sala 101, da Unisc, a Audiência Pública da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal. O objetivo do encontro foi avaliar e debater o relatório do Projeto de Lei das IES Comunitárias no Brasil (PL 7639/2010). A Audiência para examinar o novo marco regulatório das Universidades Comunitárias no Brasil contou com a presença do membro da comissão e relator do PL na Comissão de Constituição e Justiça, deputado federal Luiz Noé (PSB/RS). Após fazer uma explanação sobre o Projeto de Lei, o deputado ouviu as propostas e sugestões da Reitoria da Unisc e da comunidade regional sobre o Projeto de Lei, além de ter colhido subsídios sobre a atuação da Universidade em favor do desenvolvimento regional. “A Unisc tem uma importância fundamental neste projeto, pois foi a primeira instituição a pensar neste novo modelo de desenvolvimento de ensino no país”, afirmou o parlamentar. Neste contexto, o vice-reitor da Unisc, Eltor Breunig, ressaltou a importância da Universidade no desenvolvimento das regiões em

Josemar Santos

MARCO REGULATÓRIO DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS NO BRASIL É DEBATIDO NA UNISC

Audiência contou com a presença do relator do PL na Comissão de Constituição e Justiça, deputado federal Luiz Noé (PSB/RS)

que está inserida. “A Instituição está direta ou indiretamente presente em praticamente todos os processos de desenvolvimento da região. Essa atuação demostra o seu caráter comunitário e, por isso, é importante a aprovação dessa proposta para legalizar um trabalho que já é realizado”, salientou.

Um dos aspectos que foi realçado na Audiência é o esforço da Universidade para assegurar o acesso e a permanência dos estudantes, com participação ativa em programas federais como Fies e ProUni. Hoje, há cerca de 8 mil estudantes beneficiados com bolsas, financiamentos, descontos, além de bolsas de inserção comu-

Com uma lesão no tendão de Aquiles do tornozelo direito, a atleta da Unisc, Sabine Heitling, está fora das Olimpíadas de Londres. Há mais de um ano que a atleta luta contra as dores, sendo que mudou até a estratégia no Troféu Brasil de Atletismo para tentar o índice olímpico, mas não conseguiu. Primeiramente, Sabine tentou a vaga para Londres nos 3.000 metros, mas acabou ficando em 5º lugar. De fora da marca imposta pela Federação Brasileira, buscou o índice nos 1.500 rasos, ficando com a prata e sem ter alcançado a marca exigida de 4min07s17, devido à lesão. Agora, o foco da atleta

Divulgação

Lesão afasta sabine heitling das Olimpíadas

ções Comunitárias de Educação Superior (PL 7639/2010) tramita na Câmara Federal desde julho de 2010. A matéria já foi aprovada em três comissões: de Trabalho, Administração e Serviço Público, de Educação e Cultura, e de Finanças e Tributação. Se obtiver aprovação da Comissão de Constituição e Justiça, a matéria poderá ser dispensada de ir ao plenário e remetida ao Senado pela presidência da Câmara Federal. A tramitação pode ser acompanhada pelo site http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb

Copa Gazeta/Unisc de futsal Nos dias 7 de junho e 7 de julho, a Unisc e a Gazeta Grupo de Comunicações promoveram o torneio de integração Eu jogo junto: Copa Gazeta/Unisc de Futsal. Com a participação de 280 atletas de 9 a 18 anos de idade, divididos em cinco categorias, foram realizados 60 jogos no Ginásio Cipriano e no Ginásio do Trombudo, em Vale do Sol. Os participantes pertencem aos núcleos Formosa, Centro, Rio-pardense e Faxinal de Dentro. Vencedores por categoria: 94 e 95: Rio-pardense; 96 e 97: Faxinal de Dentro; 98 e 99: Centro; 00 e 01: Faxinal de Dentro; e02 e 03: Formosa.

Curso de extensão

Sabine faz tratamento intensivo para ser recuperar

Treinador Jorge Peçanha

nitária oferecidas pela Instituição. “Foi um momento importante para reforçar o caráter comunitário da nossa instituição e mostrar a importância da aprovação do Projeto de Lei das Comunitárias, o que vai facilitar a obtenção de recursos governamentais destinados aos estudantes”, salientou o próreitor de planejamento da Unisc, João Pedro Schmidt. A mesa de honra foi composta também pelo pelo vice-presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), Jacob Braun. O Projeto de Lei das Institui-

santa-cruzense é a recuperação o mais breve possível para retomar os treinamentos. Nesta semana, ela foi submetida a uma cirurgia no tornozelo, em Porto Alegre.

Com Sabine fora, o único representante da Unisc em Londres é o treinador Jorge Peçanha. Ele integra a delegação da Seleção Brasileira de Atletismo.

Estão abertas, até o dia 17 de agosto, as inscrições para o curso de extensão A creche como contexto de vida coletiva, promovido pela Unisc, por meio do Núcleo de Educação Básica, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Os encontros serão realizados nos dias 18 e 25 de agosto e 1º, 15 e 22 de setembro, aos sábados, na sala 101, bloco 1 do campus universitário. O curso terá um total de 40 horas. O investimento é de R$ 50,00 e as inscrições devem ser feitas na Secretaria de Pós-graduação e Extensão da Unisc, sala 110, bloco 1. Coordenam o curso as professoras Sandra Richter, da Unisc, e Maria Carmen Barbosa, da Ufrgs. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7373.


Agosto 2012

11

Institucional

PROJETO INCLUSÃO DIGITAL OFERECE OFICINAS PARA CRIANÇAS Aulas são gratuitas e ocorrem semanalmente no Laboratório de Informática da Universidade

linha de futebol Genoma Colorado, que residem em vários bairros de Santa Cruz do Sul. A oficina é ministrada semanalmente pela bolsista Laura Pranke, do projeto Confecção de um Manual de Química Experimental para o Ensino Médio, que possui interface com o Inclusão Digital. “A articulação entre projetos de extensão pos-

sibilita o atendimento ampliado a um número cada vez maior de beneficiários”, destaca a professora Márcia Kniphoff da Cruz. O projeto está ligado ao Núcleo de Socialização Ciência e Tecnologia e à Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext) da Unisc, sendo proposto pelo curso de Licenciatura em Computação. É coor-

cial. “Agradecemos aos parceiros por abrirem as portas à comunidade, aos bolsistas por atuarem de forma muito dedicada e ao apoio da Proext e do Núcleo de Socialização Ciência e Tecnologia da Unisc”, salienta a professora Márcia. Para o segundo semestre de 2012, o projeto está preparando diversas oficinas que serão divulgadas até setembro, entre elas Informática Básica, Introdução ao Excel e Informática voltada ao Mercado de Trabalho, além de ampliar a relação com a arte e a cultura por meio de uma oficina que reunirá música e informática, com introdução ao violão.

Cestinha Sesi/Unisc é vice no Sul-Americano Divulgação

Em seu sétimo ano de funcionamento, o projeto de extensão Inclusão Digital promove, gratuitamente, oficinas de informática para crianças, realizadas no Laboratório de Informática da Unisc. A turma em andamento, iniciada no último semestre e com encerramento das atividades previsto para novembro, é composta por alunos da esco-

Desirê Allram

Turma em andamento atende alunos da escolinha de futebol Genoma Colorado

denado pelos professores Márcia Kniphoff da Cruz, Emígdio Engelmann e Werner Haetinger, com colaboração dos docentes Leonel Pablo Tedesco, Wolmar Severo e Cesar Muller. Mais de 6 mil pessoas já foram atendidas pelo projeto em oficinas e palestras oferecidas a cada semestre, com diferentes enfoques na área da Informática. A iniciativa possui seis bolsistas Probex e três bolsistas voluntários Provex. Além disso, conta com parceiros como escolas, centros comunitários, Polícia Civil de Santa Cruz do Sul e o projeto de pesquisa Contribuição da Tecnologia Computacional para a Assistência So-

EaD Unisc inscreve para três cursos de pós A Unisc está com inscrições abertas, até o dia 9 de setembro, para três cursos de pós-graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD). O curso de Gestão por Processos de Negócios é dirigido aos profissionais graduados interessados em empreender projetos ligados à implantação da Gestão por Processos, debatendo e descobrindo como a gestão e a automação de processos podem agregar real valor aos negócios da empresa. O objetivo é preparar as pessoas para a gestão da mudança, substituindo o enfoque vertical e departamentalizado por uma visão horizontal. O curso de Gestão de Pessoas, em parceria com a ABRH-RS, tem como público-alvo graduados em Administração, Psicologia ou profissionais graduados que atuam ou desejam atuar em gestão de pessoas nas organizações. O objetivo é qualificar o desempenho da gestão de pessoas, segundo metodologia interdisciplinar, com a finalidade de assegurar satisfação pessoal e institucional, qualidade de vida e lucratividade organizacional. Já o curso de MBA em Marketing Estratégico é dirigido a graduados em Administração de Empresas e/ ou profissionais que atuam ou desejam atuar na área de gestão voltada ao Marketing. O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre as ferramentas existentes no marketing, possibilitar ao aluno que realize um diagnóstico de marketing em qualquer organização, além de incentivar os alunos na inovação, liberdade e criatividade nas organizações. Na modalidade EaD proposta pela Unisc, o aluno determina seus horários de estudo. Independente do horário de estudo escolhido, haverá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. Isso significa que o aluno não estará sozinho em sua caminhada. A partir da Sala de Aula Virtual, o estudante poderá interagir com seus colegas de curso, professores e com os profissionais do Serviço de Apoio ao Aluno. O início das aulas está previsto para o mês de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ead.unisc.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail suporte-ead@unisc.br.

Categoria sub-12 participou da Série Ouro da competição

A equipe da categoria sub-12 do Projeto Cestinha Sesi/Unisc conquistou o vice-campeonato da Série Ouro no 16º Encontro SulAmericano de Basquete, realizado de 16 a 27 de julho, em Novo Hamburgo. Também participaram da competição as categorias sub13, sub-14 e sub-15 do Cestinha, totalizando uma delegação de 50 pessoas do projeto que marcaram presença no evento. A equipe sub-12 foi comandada pelo técnico Fernando Luiz Lawisch Júnior e pelo auxiliar Rodolfo Gilberto Thomas. O Cestinha foi o único projeto a participar da competição, sendo que os demais eram clubes sociais e esportivos. Além dos resultados em quadra, o coordenador do Cestinha, professor Gilmar Fernando Weis, destaca que os atletas tiveram a oportunidade de conviver com os companheiros de equipe, fazer novas amizades, obedecer a regras e agregar valores. Três jogadores do projeto foram selecionados para a Seleção de Ouro do evento: Johan Bublitz, melhor pivô (sub-12), Eduardo Maciel, melhor defensor (sub-14) e Geovane da Silva Teixeira, melhor ala (sub-14 e sub-15).


12

Agosto 2012

Extensão/Geral

MESTRADO EM SPI APRESENTA TRABALHOS EM PORTUGAL O Mestrado em Sistemas e Processos Industriais da Unisc (SPI) foi representado pela professora Liane Kipper e pela mestranda Cilene Assmann, que apresentaram três trabalhos na XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM), realizada de 9 a 11 de julho, em Guimarães, Portugal. Os artigos apresentados e publicados nos anais do evento foram: Simulation for Analysis and Proposal to Improve the Application Process for Computer Services, de autoria da Mestranda Cilene Loisa Assmann, dos professores do Mestrado, João Carlos Furtado, Liane Kipper e Rejane Frozza, e da bolsista de iniciação científica, Bruna Bueno Mariani; Virtual Learning Environments with Emotional Pedagogical Agents for Training in Organizations, de autoria da egressa Mirceia Borin e dos professores do Mestrado, Rejane Frozza, Liane Kipper e Jacques Schreiber; e Use of Radar Innovation and Hierarchical Cluster Analysis for the diagnosis of Climate Innovation in different economic sectors in the region of Vale do Rio Pardo (RS – Brazil,) de autoria do mes-

Divulgação

Liane Kipper e Cilne Assmann representaram o Programa no evento Liane (E) e Cilene (D), em frene à Universidade do Minho

trando Jean Carlo Benetti, dos professores Liane Kipper (Mestrado), Roselaine Berenice da Silva (Departamento de Psicologia), Luciano Marder (Mestrado) e da técnico-administrativo da Unisc, Isabel Grunevald. Além dos três trabalhos publicados, o Mestrado em SPI da Unisc foi coorganizador do evento, que contou com representantes de nove países, teve 269 artigos submetidos e 177 aprovados. A ICIEOM é a principal conferência internacional em sua área de conhecimento, organizada pela

Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro) desde 1995 e, originalmente, realizada no Brasil. Neste ano, o evento foi realizado pela primeira vez no exterior e foi organizada pela Abepro e pelo Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho - Portugal), além de contar com a coorganização de alguns Programas de Pós-Graduação, dentre os quais, o Mestrado em Sistemas e Processos Industriais da Unisc.

Fórum traz debate da Rio+20 para Santa Cruz do Sul A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, se encerrou oficialmente no dia 22 de junho, no Rio de Janeiro, tendo a finalidade de definir a agenda global do desenvolvimento ecologicamente correto para as próximas décadas. Em Santa Cruz do Sul, o Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem do Lixo (Facs) promoveu um encontro para ouvir relatos de santa-cruzenses que estiveram na Rio+20, relacionando-os com as questões socioambientais locais. O evento, aberto à comunidade, ocorreu no dia 11 de julho, no Auditório da Escola Goiás, na rua Carlos Trein Filho, 961. Criado em 2009, o Facs reúne diversas representações de organizações e cidadãos interessados na produção, descarte e reciclagem do lixo em Santa Cruz do Sul. Um dos objetivos do Fórum é criar um espaço de debates e proposições sobre os resíduos sólidos municipais, apoiando a participação dos catadores num processo de coleta seletiva solidária do lixo. Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas pelo e-mail facsrs@gmail.com ou pelo fone 3717-7320.

Redenção promove capacitação A Rede de Educação Ambiental do Pardo (Redenção), vinculada ao Comitê Gerenciador da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, juntamente com o Núcleo de Gestão Pública da Unisc, promoveu uma capacitação na Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Usina de reciclagem). A atividade foi realizada no dia 13 de julho. O trabalho desenvolvido foi sobre a Confecção de PUFFs com material reciclável. O evento não foi aberto ao público externo, sendo apenas para os participantes do projeto. A ação está vinculada ao projeto Capacitação e Assessoria para a Organização do Trabalho na Cooperativa de Catadores de Santa Cruz do Sul, junto a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos.

Cursos de extensão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2012 *Libras: Presencial - 40 horas - 16/08 a 22/11. Valor: R$ 297 ou 3 parcelas de R$ 99. Inscrições até 14/08. *Atendimento Pré-hospitalar Avançado: Presencial - Venâncio Aires - 26 horas - 17, 18 e 19 de agosto. Valor: R$ 416 ou 2 parcelas de R$ 208. Inscrições até 14/08. *Prática Pedagógica em Educação Física e Avaliação de Competência: Curso EaD - 40 horas - 05/09 a 16/10. Valor: R$ 264 ou em 2 parcelas de R$ 132. Inscrições até 31/08. *Curso de Gestão Pública: Presencial - Montenegro - 160 horas - 17/08 a 22/12. Valor: R$ 1.594 ou em 5x de R$ 318,80. Inscrições até 11/08. *Educação Ambiental: Curso EaD - 20 horas - 15/08 a 18/12. Valor: R$ 40. Inscrições até 28/11. *Cirurgia e Terapia da Mão: Presencial - 16 horas - 15/09 a 16/09. Valor: Estudantes: R$ 60 e Profissionais R$ 80. Inscrições até 13/09. *Curso de AutoCAD: Presencial - 40 horas - 20/08 a 07/11. Valor: R$ 372 ou 3 parcelas de R$ 124. Inscrições até 16/08. *Curso de AutoCAD: Presencial - 40 horas - 20/08 a 01/11. Valor: R$ 372 ou 3 parcelas de R$ 124. Inscrições até 16/08. *Curso de Illustrator CS5: Presencial - 32 horas - 25/08 a 10/11. Valor: R$ 380 ou 2 parcelas de R$ 190. Inscrições até 23/08. *Curso de Excel 2010 - nível intermediário: Presencial - 60 horas - 14/08 a 20/11. Valor: R$ 183 ou 2 parcelas de R$ 91,50. Inscrições até 10/08 *Curso de AutoCAD: Presencial - 40 horas - 01/09 a 01/12. Valor: R$ 372 ou 3 parcelas de R$ 124. Inscrições até 30/08. *Curso de Saúde Mental – Ênfase em Dependência Química: Presencial - Montenegro - 84 horas - 24/08 à 23/11. Valor: R$ 966 ou em 4parcelas de R$ 241,50. Inscrições até 22/08. *Curso Aprenda a Investir o seu Dinheiro: Presencial - Santa Cruz do Sul - 7 horas - 18/08. Valor R$ 190 ou em 2 parcelas de R$ 95. Inscrições até 16/08. *Curso Aprenda a Investir o seu Dinheiro: Presencial - Venâncio Aires - 7 horas - 28/08. Valor R$ 190 ou em 2 parcelas de R$ 95. Inscrições até 24/08. *Curso Aprenda a Investir o seu Dinheiro: Presencial - Montenegro - 7 horas - 01/09. Valor R$ 190 ou em 2 parcelas de R$ 95. Inscrições até 30/08. *Curso Aprenda a Investir o seu Dinheiro: Presencial - Sobradinho - 7 horas - 20/09. Valor R$ 190 ou em 2 parcelas de R$ 95. Inscrições até 18/09. *Curso Aprenda a Investir na Bolsa: Presencial - Santa Cruz do Sul - 10 horas - 14/09. Valor R$ 200 ou 2 parcelas de R$ 100. Inscrições até 11/09.


Agosto 2012

13

Pesquisa

UNISC E OAB FEDERAL FIRMAM CONVÊNIO PARA OFERECER CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A Unisc e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio da Escola Nacional de Advocacia (ENA), firmaram nesta terça-feira, dia 3 de julho, em Brasília, um termo de convênio para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu em Direito, na modalidade de Educação a Distância (EaD). O documento foi assinado pelo reitor da Unisc e presidente da Apesc, Vilmar Thomé, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Júnior, e pelo presidente da ENA, Manoel Bonfim Furtado Correia. O acordo autoriza a Unisc a disponibilizar quatro cursos de pós-graduação lato sensu, em parceria com a ENA. As especializações são: em Direito do Comércio Internacional (1ª edição), em Direito do Trabalho, Previdenciário e Processual do Trabalho (1ª edição), em Direito Eleitoral (2ª edição) e em Direito Processual Civil (3ª edição). “Este convênio reflete o reconhecimento da OAB Federal da qualidade do ensino jurídico da Unisc, verificada nos quatro cursos de graduação em Direito, oferecidos em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Sobradinho e Capão da Canoa, e no Programa de Pós-Graduação em Direito, Mestrado e Doutorado. A partir de

Eugênio Novaes

O documento foi assinado pelo reitor da Unisc e presidente da Apesc, Vilmar Thomé, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Júnior, e pelo presidente da ENA, Manoel Bonfim Furtado Correia

Os cursos terão carga horária de 370h e iniciam no dia 17 de outubro

agora teremos novas etapas para que possamos, com a máxima eficácia, atender as expectativas dos Advogados Brasileiros”, destacou o chefe do Departamento de Direito da Unisc, professor Ricardo Hermany. O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Júnior, enfatizou que por meio do Programa Nacional de Educação Continuada a OAB oferece aos

advogados cursos telepresenciais com aulas reproduzidas via satélite sobre os temas mais inovadores do direito e de maior interesse da advocacia. “De início foram os cursos telepresenciais, agora a OAB complementa sua missão ao ofertar cursos de pós-graduação, pensando na especialização e na melhor atualização do advogado, em parceria com uma Instituição de Ensino Superior de reconhecida qualidade como a Unisc”, revelou.

Também participaram da reunião o subchefe do Departamento de Direito da Unisc, professor Neimar Santos da Silva, o vicepresidente nacional da OAB, Alberto de Paula Machado, e o secretário-geral da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. Os cursos terão carga horária de 370h e iniciam no dia 17 de outubro. As inscrições podem ser feitas no site www.ead.unisc.br, onde também podem ser encon-

tradas mais informações sobre os cursos. A EaD Unisc será a responsável pela metodologia dos cursos e também pela produção de materiais didáticos para os alunos inscritos nas especializações. O programa atenderá a advogados atuantes e bacharéis em Direito em busca de aprimoramento teórico e prático. As atividades reúnem metodologias de pesquisa e novas perspectivas de estudos práticos.

Unisc inscreve para Seminário nacional de pesquisa em educação Estão abertas, até o dia 15 de agosto, as inscrições de trabalhos para o 4º Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, 5º Seminário Nacional de Infância e Educação e 5º Seminário Nacional de literatura infantil. As atividades ocorrem de 24 a 28 de setembro, nas dependências da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento terá como tema Educação e Pedagogias: problematizações. O objetivo é ampliar a interlocução do Mestrado em Educação da Unisc com outros Programas de PósGraduação em Educação, oportunizando o diálogo entre colegas e pesquisadores de diferentes instituições nacionais, bem como consolidar o espaço da discussão em torno da temática da infância (de zero a 12 anos) na Unisc, a partir da divulgação de projetos, ações educativas, produções acadêmicas e culturais. A promoção é da Unisc, por meio do Mestrado em Educação, do Núcleo de Educação Básica, das pró-reitorias de Pesquisa e Pós Graduação e de Extensão e Relações Comunitárias, e dos departamentos de Educação, História e Geografia, Ciências Humanas, Psicologia e Letras. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do site http://www.unisc.br/site/seminario_nacional_pesquisa_educacao_2012/index.html Programação: Dia 24/09: Auditório Central da Unisc. 17h: USP). Dia 28/09 - 8h30 (Anfiteatro do direito): Mesa redonda - FundaCredenciamento. 18h30: Apresentação da orques- Dia 26/09- 8h30: Painéis. 10h30 (Centro de Convivên- mentos da reforma do ensino do Rio Grande do Sul, com Carmem tra Jovem Unisc. 19h: Cerimonial de abertura. 19h30: cia): Apresentação de pôster. 13h30: Apresentação de Maria Craidy (Ufrgs), Rejane de Oliveira (Presidente do CPERS/ Conferência de abertura - Educação e Pedagogia: trabalhos. 18h30: Interlocuções - A pesquisa no PPGEDU Sindicato/RS), Silvio Jandir Silva (Representante da Secretaria de Problematizações, com Mariano Narodowski, da Unisc e a Comunidade Regional. Educação do Estado. Universidad Torcuato Di Tella (UTDT/ARG). 15h (Auditório Central): Opereta Pé de Pilão. 19h: Espetáculo Dia 27/09 - 8h30: Painéis. 13h30: Apresentações de CUICA. 20h (Auditório Central): Infância e Pedagogia - Corpos Dia 25/09 - 14h às 19h (Centro de Convivência): trabalhos. precarizados que interrogam nossa ética profissional, com Miguel 18h30: Interlocuções A pesquisa no PPGEDU Unisc e a Feira do Livro Infantil. 19h (Auditório Central): PaArroyo (UFMG). Aberto à comunidade. lestra Literatura Infantil, com Regina Machado (ECA/ Comunidade Regional.


14

Agosto

Variedades

ORQUESTRA JOVEM UNISC FAZ HOMENAGEM AOS 50 ANOS DA APESC

Escola Educar-se promove gincana das Olimpíadas A Escola de Educação Básica Educar-se realizou nesta semana, de 16 a 18 de julho, antes do recesso escolar, Gincana e Jogos, tendo como tema as Olimpíadas. O objetivo foi desenvolver a cooperação, trabalho em equipe, solidariedade, organização, responsabilidade, criatividade, mobilização e integração de toda a comunidade escolar, através de tarefas diversas. Algumas ações já iniciaram na semana anterior, quando ocorreu o sorteio das quatro equipes, dos QGs e dos anos Olímpicos, além da divulgação de algumas tarefas. A abertura oficial aconteceu na manhã do dia 16 de julho, quando as equipes apresentaram shows correspondentes às últimas quatro Olimpíadas. Também foram feitas arrecadações de caráter solidário trazidas pelos participantes da Gincana e dos jogos, que serão repassadas para instituições carentes. Na noite desta quarta-feira, dia 18 de julho, foi realizado um jantar de confraternização na Comunidade Espírito Santo.

OJU tem a regência do maestro Leandro Schaefer François Joseph Gossec, Johannes Brahms, Ernani Aguiar, Gustav Holst, Piotr Ilitch Tchaikovsky e Johann Strauss II, com arranjos e adaptações de Giovani dos Santos, Sandra Mohr, Célio Elgert e Leandro Schaefer. A Orquestra Jovem Unisc é vinculada ao Núcleo de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext) da Universidade, que tem como objetivo promover a imagem institucional da Instituição, disseminando a importância da cul-

Divulgação

Divulgação

A apresentação ocorreu no dia 30 de junho, no Anfiteatro do Bloco 18 Sob a regência do maestro Leandro Schaefer, a Orquestra Jovem Unisc (OJU) prestou uma importante homenagem aos 50 anos da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), na noite do dia 30 de junho. A apresentação ocorreu no Anfiteatro do Bloco 18 e contou com a presença de centenas de pessoas, que tiveram a oportunidade de apreciar o espetáculo musical. Na homenagem à Apesc, entidade mantenedora da Unisc, da Escola Educar-se, do Cepru e do Hospital Santa Cruz, estiveram presentes alguns dos fundadores, membros do Conselho Superior e da Assembleia Comunitária da Apesc, além do atual presidente e reitor da Unisc, Vilmar Thomé. “Foi um momento de regozijo e de comemoração pelos 50 anos da Apesc, bem como de gratidão pelo apoio que a Unisc sempre recebeu da comunidade”, comentou. Durante o concerto de mais de uma hora, foram executadas as músicas que mais fizeram sucesso na trajetória da OJU que, em agosto, completa sete anos de história. O repertório teve clássicos de Jean Sibelius, Johann Sebastian Bach,

2012

tura como patrimônio humano e social, além de diversificar a formação cultural no meio em que atua, reafirmando seu compromisso de Universidade comunitária. A OJU é composta por um regente titular e diretor artístico, Leandro Schaefer, e mais 26 instrumentistas. A orquestra, criada em 2005, realiza ensaios semanalmente abertos à comunidade, sempre aos sábados, das 10h às 12 horas, no Anfiteatro do Bloco 18 do campus universitário.

Abertura oficial aconteceu na manhã do dia 16 de julho

A coordenadora de pesquisa da Unisc, professora Andréia Rosane de Moura Valim, foi a palestrante do Café com Associado da ACI Montenegro/Pareci Novo. O encontro ocorreu no dia 31 de julho, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo (ACI Montenegro/Pareci Novo). O tema foi A universidade e sua interlocução com a sociedade. Durante o evento, a professora apresentou a estrutura da Unisc, a Incubadora Tecnológica (Itunisc), o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), além do Parque Tecnológico da Universidade (TecnoUnisc), entre outros projetos. Também mencionou o trabalho realizado pela Unisc em parceria com empresas e reforçou a importância da atuação da Instituição fora do contexto acadêmico. “É preciso existir uma interação entre a universidade e as empresas para buscar responder as necessidades e os anseios da comunidade”, considerou.

Divulgação

Professora da Unisc palestra na ACI de Montengro/Pareci Novo

Professora Andréia Valim durante o Café com o Associado

Dicas para ler Livraria O livro da Filosofia, de vários autores

Biblioteca A carne e o Sangue, de Mary del Priore

Editora: Globo Preço: R$ 59,50 ‘O livro da filosofia’ apresenta a filosofia desde a Antiguidade e é composto por capítulos organizados em torno de máximas de expoentes da filosofia. A partir dessas máximas, o pensamento é estudado e posto em diálogo com as discussões do momento histórico em questão e com outras épocas e perspectivas. Assim, as visões e teorias conflitantes são postas lado a lado, mostrando que a prática da filosofia não se faz de pensamentos estáticos, mas de uma atividade cotidiana na qual se questiona o viver e suas contradições, expectativas e temores.

Editora: Rocco Localização: 923 D363c 2012 Dividido entre uma princesa pura, leal e sofredora e uma mulher independente, forte e fogosa, Dom Pedro I viveu paralelamente às convulsões que tornariam o Brasil independente de Portugal, uma vida pessoal igualmente complicada. A Carne e o Sangue retrata o triângulo amoroso que escandalizou a então insipiente sociedade brasileira com sua prosa em ritmo de romance, incluindo trechos inéditos de cartas da imperatriz e do imperador.

Edunisc Valores Pessoais e Marketing, de Jorge Francisco Bertinetti Lengler e Carlos Alberto Mello Moyano, 98 p. Preço: Download gratuito O livro é dirigido a alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Administração, Ciências da Comunicação, Psicologia e áreas afins, em especial das áreas de marketing e estratégia competitiva, além de profissionais que atuam na área de administração e gestão, pois o conhecimento dos valores pessoais permite revelar dimensões humanas relacionadas aos diversos perfis comportamentais dos indivíduos.


Agosto 2012

E agora? Reflexões sobre carreira e profissão

Se você não éssencial, você é descartável Olha, é preciso ser decisivo. Porque, cada vez mais, quem não é decisivo é irrelevante. E quem é irrelevante, mais cedo ou mais tarde, estará fora.

15

Adriano Silva Jornalista, palestrante, consultor. Atua com sua empresa, Doce Ofício, produzindo conteúdo para grandes marcas. Foi diretor do Núcleo Jovem da Editora Abril, chefe de redação do Fantástico na TV Globo. Trouxe o Gizmodo ao Brasil. Tem dois livros de negócios e carreira publicados - E agora, o que é que eu faço? - Tudo o que você precisa saber para construir a carreira dos seus sonhos e Tudo o que aprendi sobre o mundo dos negócios - Ideias para você ser mais feliz na vida corporativa. Tem um MBA pela Universidade de Kyoto, no Japão, e escreve todo dia no blog Manual do Executivo Ingênuo. adriano@doceoficio.art.br

Ou você sabe o que está fazendo, o que está dizendo, e participa ativamente dos processos de decisão em que está metido, ou você está se enganando e enganando os outros. Às vezes com a melhor das boas intenções – mas está perdendo seu tempo e o tempo dos outros do mesmo jeito. Não espere ser saído dos lugares em que não faz diferença. Saia primeiro, saia por conta. Tome a iniciativa de atuar apenas em territórios e funções em que sua presença seja sine qua non. Nunca se esconda na irrelevância. Porque esse é o conforto mais falso do mundo. E, para muita gente, se trata de uma tentação quase irresistível. O sujeito dá sempre um passo atrás, espera sempre os demais falarem antes de se posicionar, sempre que possível não se posiciona, vai para o fim da fila e de lá fica olhando o que acontece no front, vai para o fundo da sala e de que fica na butuca, assistindo o jogo como aquele não fosse o jogo que ele tinha a obrigação de jogar. Como um antilíder. Como alguém que tem medo de encarar a vida e os desafios. Como alguém que não confia no próprio taco – e por isso mesmo, ao tentar se resguardar, acaba se sabotando. Não assumir responsabilidades, de fato, dá uma sensação de leveza. Só que quem não tem responsabilidades também não tem peso algum na organização. E quem não tem peso não ocupa espaço. E por isso não tem lugar garantido. Dito de outro modo: quem não é cobrado também não faz falta. A pior coisa que pode lhe acontecer é não haver expectativas a respeito do seu trabalho ou do seu desempenho. No primeiro vento que soprar torto, você será varrido do convés do navio. Ou seja: para chegar a algum lugar no mundo do trabalho é preciso gostar muito, se dedicar para caramba, estar sempre inteiro, de corpo e alma, cair dentro para valer. Quem não é indispensável, será dispensado É preciso ser essencial ao negócio de que você participa. É o único jeito de se perpetuar. Quem é essencial tem lugar garantido. Todos os demais vão ficar cada vez mais na incômoda posição de ter que disputar posições na rebarba, na bacia das almas, pendurados para fora da janela do trem ou então perigosamente perto das portas de saída. Portanto, trate de colocar seus exércitos onde você é fundamental. Ou você será sempre acessório, será sempre o primeiro na linha de tiro, viverá sempre como refém das situações. Sua primeira e maior missão como ser econômico que deseja sobreviver e vicejar no mercado de trabalho é essa: ser essencial. www.osfiguras.com.br Isso vale tanto para quem é sócio de um empreendimento quanto para quem é executivo. Se você é dono da empresa, mas a competência central do negócio é um aporte trazido por outros sócios, você estará sempre numa posição frágil. Seja o motor, seja a mola propulsora. Claro que há outras formas de fincar posição numa composição acionária. Mas nenhuma é tão forte quanto emprestar a alma e o combustível para a empresa.

Se você é um executivo, a regra é a mesma – só que vale em dobro. É muito mais fácil trocar um funcionário do que um sócio. Então, combata essa fragilidade dobrada buscando com redobrada atenção trabalhar somente em empresas para as quais as suas competências sejam sine qua non. Se o planejamento de carreira é uma ferramenta de algum modo relevante, e se esse planejamento é algo a que você tem alguma condição de se dedicar minimamente, pense nisso: busque atuar em áreas e posições nas quais você seja fundamental. Talento, mesmo o mais agudo, fora de lugar, adianta pouco, não vale muito. Michael Jordan, o Pelé do basquete, não conseguiu ser Michael Jordan no beisebol… Ser essencial, por fim, é descobrir, antes que tudo, a sua própria essência. E compreendê-la. E aceitá-la. É impossível ser essencial se você não sabe o que tem dentro de si. Depois disso, é correr atrás de encontrar lugares no mercado de trabalho onde você possa fazer a diferença de verdade. E ser feliz.


Jornal da Unisc 123  

Jornal da UNISC - Nº 123 Agosto de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you