Page 1


2

Junho

Geral/Opinião

2017

Jô Nunes

Cuca do Bem para ajudar o Hospital Santa Cruz Mirian Flesch

Palavra da Reitoria O cenário em que atuam as instituições de ensino superior no Brasil tem se alterado muito nos últimos anos. São abundantes os dados que confirmam essa afirmação. A expansão de grandes instituições, tanto na modalidade presencial quanto a distância, aliada às movimentações de outras menores, seguramente causa impactos em quem já está estabelecido. Tais impactos tendem a ser maiores para as IES comunitárias, no futuro imediato, tendo em vista que o financiamento público entrou em declínio. Isso porque o crescimento dessas, na última década, tem uma relação bastante forte com tal política. Seguramente, as questões políticas, econômicas e demográficas também são variáveis importantes a serem consideradas. O decréscimo no número de estudantes, desde 2015, tem sido motivo de preocupação na Unisc, tendo em vista que os aumentos na receita dos anos anteriores vieram acompanhados de maiores custos, necessários para a manutenção e melhoria na qualidade dos nossos serviços. No entanto, quando a receita cai, o custo não tem, necessariamente, o mesmo comportamento (valeria aqui um aprofundamento nos conceitos de custo fixo e custo variável, bem como o comportamento desses em uma Universidade como a nossa). Dessa forma, entende-se que, além de medidas tradicionais de contenção e/ou de diminuição de custos e de aumento de receitas, devemos ser mais propositivos (criativos, talvez) na revisão de nossas formas de atuação. É hora de repensar decisões que tomamos em momentos de “vacas gordas”. Alguns movimentos já foram feitos, como suspensão da eficácia, mesmo que temporária, de resoluções que impactam nos orçamentos dos cursos de lato sensu e de extensão, entre outros. Acredita-se que as variáveis citadas no primeiro parágrafo não serão menos severas nos próximos anos. No entanto, os momentos difíceis reforçam a disposição dos que veem neles a motivação à competência. Nesses momentos temos que crescer, nos estudar e renovar. Se estivermos dispostos a nos renovar, muitas portas se abrem, como: renovação de imagem institucional, através de novas aberturas ao social; renovação mercadológica, com novos produtos/serviços que atendam à comunidade e suas diversificadas necessidades; renovação tecnológica a partir das novas formas de ensino e do uso da tecnologia; renovação organizacional, com estruturas mais flexíveis, adaptáveis às situações de mudança; renovação de métodos e processos. Bem, podemos ignorar tudo isso se, por ventura, o poder público nos estender a mão e nos alcançar soluções, pelo menos até a próxima crise econômica. Não creio. As soluções de hoje não são as mesmas de ontem. “O que há algum tempo era jovem, novo, hoje é antigo. E precisamos todos rejuvenescer”.

No dia 22 de maio, foi realizada a comercialização de cucas, com o intuito de colaborar com o Hospital Santa Cruz (HSC). A ação, intitulada Cuca do bem, foi desenvolvida pela Festa das Cucas, no mesmo dia em que o HSC comemorou seus 109 anos de fundação. Metade do valor arrecadado foi revertido para a Instituição. Ao preço de R$ 10, as cucas foram comercializadas no Centro de Convivência da Unisc (foto), no Hospital Santa Cruz e nas padarias participantes: Cuca e Cia, Lisaruth, Cucas Helfer, Ki-Doce, Santa Delícias, Doce Mania, Halmenschlager Vera Cruz, Roque Schuch, Cucas Haubert, Primícias, Confeipão, Jamaica, Pão e Cia, Padaria Pritsch, Panisul e Cucas da Rosana.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Eltor Breunig

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas responsáveis: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: Aquarius Hotel Flat Residence,

Felipe Nopes, reg. prof. 12.320

Biblioteca Municipal, Escola Professor Luiz Dourado,

E-mail: imprensa@unisc.br

Escola Ernesto Alves de Oliveira, Escola Goiás, Escola Nossa Senhora do Rosário, Hospital Santa Cruz (HSC),

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Agência FGTAS/Sine, Unisc - Capão da Canoa,

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Montenegro, Venâncio Aires, Sobradinho e Santa Cruz do Sul (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Clínica

Revisão

de Odontologia, Reitoria, Piscina, Biblioteca, GAJ, SIS,

Roque Neumann

Escola Educar-se, Central de Atendimento, DCE e blocos 1, 5, 8, 12, 16, 18, 35, 42, 51 e 53).

*Dorivaldo Brites de Oliveira, Pró-Reitor de Administração.

*Este material é produzido em papel reciclável.


Junho

2017

CELINC ADERE À CAMPANHA DIA DE APRENDER BRINCANDO Felipe Nopes

Atividades ao ar livre envolveram os alunos

3

Ensino

Para celebrar e inspirar a aprendizagem e as brincadeiras fora da sala de aula, o Centro de Línguas e Culturas (Celinc) da Unisc aderiu à campanha mundial Dia de Aprender Brincando, iniciada no dia 18 de maio. A fim de contemplar todas as turmas dos cursos de idiomas, a ação no campus-sede se estendeu até 24 de maio. Nas imediações do bloco 3, professores e alunos do Celinc participaram de diversas atividades pedagógicas e lúdicas, entre jogos, dinâmicas, caça ao tesouro

e outras. A campanha baseia-se no Dia Fora da Sala de Aula, do Reino Unido, e envolveu escolas do mundo todo, apontando os benefícios da aprendizagem por meio de brincadeiras ao ar livre. “Essa ideia vai ao encontro do que acreditamos ser válido para o ensino da língua estrangeira. As atividades oportunizam, principalmente para as crianças, o contato com o ambiente fora da sala de aula, complementando o conteúdo que está sendo ensinado a elas”, destacou a coordenadora pedagógica do Celinc, professora Karen Santorum. Para a aluna do curso de língua alemã, Rafaela Lazzari, a iniciativa é válida para sair da rotina das aulas. “As brincadeiras nos estimulam a fazer coisas diferentes e o aprendizado é melhor”, avaliou. A estudante de língua inglesa, Cristiane Seibt, também aprovou a ação do Celinc. “As atividades ajudam bastante quem está aprendendo outro idioma, sem falar que é mais fácil aprender brincando”, afirmou.

Turmas de Contábeis em Buenos Aires Divulgação

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unisc, dos campi de Santa Cruz do Sul, de Montenegro e de Sobradinho, coordenados pelos professores Renê Luís Seibert e Márcia Rosane Frey, realizaram a terceira viagem de estudos a Buenos Aires, no período de 13 a 19 de maio. Em sua 10ª edição, a atividade iniciou em 2008. Ao longo dos anos, os destinos escolhidos foram diversos, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Buenos Aires. As viagens de estuCurso realizou a terceira viagem de estudos à Argentina dos, com visitas técnicas monitoradas, fazem parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), tendo por objetivo reforçar competências e habilidades desenvolvidas na graduação. A atividade extraclasse é aguardada pelos estudantes com muita expectativa, devido à seleção dos participantes, que é feita em duas modalidades: 50% por desempenho acadêmico e o restante por sorteio, oportunizando a todos a possibilidade de participação, independentemente das notas auferidas nas disciplinas cursadas. Além de proporcionar conhecimentos técnicos e cultura geral, as saídas de campo oportunizam aos alunos momentos únicos de integração, visto que são exercitados valores fundamentais, como: companheirismo, respeito, espírito de grupo e equipe, compreensão, cooperação, responsabilização e valorização do ser. Nesta edição, a programação incluiu, no dia 14 de maio, pela manhã, uma visita guiada à Casa Rosada (sede do governo argentino), com sua belíssima arquitetura e seu contexto histórico. No dia 15, ocorreu um city tour pela grande Buenos Aires para o conhecimento de sua beleza e grandeza, contemplando vários pontos turísticos. Já no dia 16, pela manhã, o grupo conheceu a Embaixada Brasileira e assistiu a uma palestra sobre a estrutura, a importância e o papel das embaixadas. No turno da tarde, a visita foi à Escola de Ciências Econômicas de Unnoba – Buenos Aires, instituição que possui convênio com a Unisc. A programação contemplou, no dia 17, a visita à Câmara do Comércio da Argentina, com palestra sobre Comércio Exterior e suas estruturas, relações técnicas e legais. Durante a viagem, também ocorreram atividades culturais, como: visitas ao Teatro Colón; passeio de trem pela costa até o Delta do Tigre; artesanato local; e jantar de confraternização da turma no Puerto Madero.

Semana Integrada dos Cursos da Saúde recebe grande público

Divulgação

Tiveram início no dia 23 de maio, na Unisc, as atividades da 10ª Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde. Na abertura, foram oito rodas de conversas que contaram com a participação de um total de 484 pessoas, entre estudantes, professores e profissionais da saúde. As temáticas discutidas foram: Saúde da escola, Meditação ativa, Promoção da saúde na obesidade infanto-juvenil, Alimentação saudável, Saúde do trabalhador da saúde, Medicalização da saúde, Atuação interdisciplinar na sala de emergência e Experiências no cuidado às pessoas usuárias de drogas. Na mesma data, foi realizada a 14ª Aula Inaugural dos Cursos da Saúde, tendo como tema (RE)Conhecer novas práticas integrativas e complementares em Saúde, com o palestrante Marcio Slaviero, superintendente do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões. As atividades continuaram até o dia 25 de maio, com mais 34 rodas de conversas, abrangendo diversas temáticas comuns aos 11 cursos da área da saúde da Unisc.

Olimpíada de Raciocínio da Escola Educar-se Taís de Moraes

Atividades de caça-palavras, origâmi, charadas, desafios, enigmas, quiz e caça ao tesouro integraram o cronograma de atividades da 2ª edição da Olimpíada de Raciocínio da Escola Educar-se, realizada no dia 6 de maio. Além de promover a integração entre todos os alunos, em seus diferentes níveis de ensino, o evento também estimulou a concentração, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e despertou o interesse pela área do conhecimento. Organizada pela turma do 3º ano do Ensino Médio, com o auxílio da professora de Matemática Glaucia Moraes, a Olimpíada fez referência ao Dia Nacional da Matemática, celebrado no dia 6 de maio. A data é uma homenagem a Julio César de Mello e Souza (1895 – 1974), professor e escritor brasileiro, mais conhecido por Malba Tahan. As atividades foram desenvolvidas entre os espaços da Instituição e também em algumas áreas da Unisc.


4

360º

Coordenação do Campus realiza plantio de Palmeiras

Junho

2017

Curso de Geografia recebe docente da Colômbia Felipe Nopes

Divulgação

A Área Ambiental e o Setor Projetos e Obras, ambos vinculados à Coordenação do Campus, deram continuidade ao projeto paisagístico de revitalização de áreas verdes na Unisc. Dessa vez, a área contemplada foi o estacionamento sul da Unisc, que recebeu o plantio de 16 mudas de palmeira real (Archontophoenix cunninghamiana), doadas por um professor do Departamento de Comunicação Social. Essa ação faz parte de um grande projeto paisagístico, considerando, entre outros fatores, o porte da espécie arbórea escolhida, o uso da área no entorno do plantio, a existência de elementos como canalizações de água, esgoto, energia e rede lógica. Quem quiser se engajar nesse projeto pode contatar a Área Ambiental pelo ramal 7486 ou pelo e-mail areaambiental@unisc.br.

Escola Educar-se realiza mais uma edição do Dia da Família Taís de Moraes

No dia 20 de maio, a Escola Educar-se organizou mais uma edição do Dia da Família. A manhã foi marcada por atividades de integração, jogos e brincadeiras. As famílias desfrutaram dos espaços distribuídos entre quiosque da leitura, plantio de chás, hortaliças e temperos, caminhada, alongamento, pintura, jogos de raciocínio e área de convívio e lazer. O evento que acontece anualmente em duas edições procura fortalecer a união entre a família e a Escola, promover um encontro entre as famílias, no qual elas possam conversar, brincar, aprender, trocar experiências e se divertir.

A primeira palestra da Jornada Acadêmica do Curso de Geografia foi realizada na noite do dia 10 de maio, na sala 814, bloco 8 da Unisc. A atividade, direcionada aos estudantes do curso, foi conduzida pelo professor da Universidad de Antioquia, na Colômbia, José Camilo Botero Suaza, que abordou o tema Tecnologias Sociais e o Processo de Reurbanização de Medellín, na Colômbia.

Capacitação - Portal de Periódicos da Capes Trinta e oito mil títulos de artigos e capítulos resultantes de pesquisas científicas originárias das diversas áreas do conhecimento e de diferentes países estão disponíveis no Portal de Periódicos da Capes e acessíveis para pesquisa a alunos e a professores da Unisc. Somente as universidades que têm cursos de mestrado e/ou de doutorado com conceito 5 na Capes podem ter acesso a esse Portal. Para oportunizar o bom uso do acervo on-line em todas as suas possibilidades e recursos, provenientes de 134 bases de dados de referência, a Biblioteca Central da Unisc oferece treinamento à comunidade acadêmica. Do total de bases, 11 são exclusivamente dedicadas a patentes, livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. O agendamento para a capacitação pode ser feito por turmas fechadas de graduação e de pós-graduação. Além disso, a cada mês são oferecidas datas para participação dos estudantes. A próxima capacitação será marcada para o mês de junho. Os cursos serão oferecidos gratuitamente, na Sala de Conferências e na Sala 910, ambas na Biblioteca Central. A capacitação proporciona certificado aos participantes. Para agendar treinamentos ou esclarecer dúvidas, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (51) 3717-7409.

Curso de Design Thinking Unisc na Semana do Meio Ambiente No dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, a Unisc, por meio da Área Ambiental, desenvolveu uma série de atividades, de 5 a 8 de junho, nas dependências da Instituição. Foram palestras e oficinas desenvolvidas pela Área Ambiental, pela Área Elétrica, pelo Comitê Pardo e pela Nova Acrópole. O objetivo foi despertar a conscientização das pessoas para a preservação do meio ambiente.

Foi realizado no dia 7 de junho, no bloco 19 da Unisc, o curso sobre Design Thinking. O workshop abordou conceitos e definições do Design Thinking, o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras a partir dessa perspectiva e o uso de uma metodologia com foco no trabalho em grupo e nas soluções compartilhadas. O curso foi ministrado pelos professores Liane Mählmann Kipper e Marcus Vinicius Castro Witczak. A atividade fez parte do projeto Laboratório Interativo de Criatividade: desenvolvimento de ambientes para inovação, vinculado ao Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc) e ao Escritório de Projetos, e financiado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e pela Universidade de Santa Cruz do Sul.


Junho

2017

5

Geral Engenharia de Produção visita a empresa Venax

TECNOUNISC RECEBE NOVO EMPREENDIMENTO

Divulgação

Mirian Flesch

Grupo Conectt atua há mais de 20 anos no ramo de marketing digital e tecnologia da informação. O Parque Científico e Tecnológico Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc) recebeu, no mês de maio, a instalação de uma nova empresa. Tratase do grupo Conectt, que atua há mais de 20 anos no mercado, no ramo de marketing digital e tecnologia da informação, responsável pela criação de sites, intranets, extranets, ambientes internos e colaborativos, entre outros serviços. O grupo é composto por três Empresa Conectt está instalada no bloco 19 da Unisc unidades, localizadas em São Paulo, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. De acordo com a supervisora da unidade local, Natasha Bento Batalla, toda a operação de Santa Cruz do Sul foi transferida do centro da cidade para o campus da Unisc. O objetivo, ao se aproximar da Universidade, é buscar parceria com o meio acadêmico para desenvolver projetos de pesquisa que “gerem novas sistemáticas de trabalho, novas metodologias ou novos produtos”, explica Natasha. Além disso, o grupo também busca estar próximo ao corpo docente e aos alunos para selecionar novos talentos. Segundo o coordenador do TecnoUnisc, Fernando José Stanck, esse é o quarto empreendimento que se instala no parque, sendo a primeira empresa a funcionar no bloco 19 da Universidade, inaugurado em setembro do ano passado. “Com a vinda da Conectt, abrimos a oportunidade de criar novos postos de trabalho para os estudantes e egressos. Parte do quadro de funcionários da empresa, inclusive, é composta por ex-alunos formados na área da computação”, comenta Stanck. Novas empresas Nos próximos meses, outros dois empreendimentos também devem se instalar no TecnoUnisc. As empresas ingressam por meio de um edital de seleção, disponível no site da Universidade. Um dos principais requisitos para ser selecionado, conforme o coordenador, é apresentar projetos de pesquisa com o intuito de gerar inovação. Após celebrar o contrato, a empresa pode se hospedar no parque por cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco.

Acadêmicos da disciplina de Planejamento e Controle da Produção I, acompanhados pelo professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção, André Luiz Emmel Silva, visitaram as instalações da empresa Venax, na cidade de Venâncio Aires. A atividade ocorreu no dia 24 de abril. “As visitas técnicas oferecidas pelo curso de Engenharia de Produção são oportunidades para que nossos estudantes tenham contato com a realidade fabril, o chão de fábrica e os processos de fabricação que não conseguimos reproduzir em sala de aula”, relatou Silva.

Unisc dá início à campanha Guarda-roupa Solidário

Ouvidoria participa de encontro gaúcho de ouvidores Divulgação

Evento ocorreu na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS) A Ouvidoria da Unisc esteve presente no 3º Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas, realizado no dia 18 de maio, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Durante o evento, a coordenadora e a assistente da Ouvidoria da Unisc, Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller e Caroline dos Santos, respectivamente, participaram representando a Universidade. Segundo Ana Claudia, que também representa o Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), “momentos como esse são importantes, pois debater e trocar conhecimentos da área faz com que haja um fortalecimento das Ouvidorias e das IES como ambientes democráticos”, destacou. O evento reúne ouvidores universitários de diferentes instituições de ensino superior (IES) do Rio Grande do Sul e antecede o FNOU, que este ano ocorrerá de 16 a 18 de agosto, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo.

No dia 15 de maio teve início a quarta edição da campanha Guardaroupa Solidário. A iniciativa para angariar roupas e outros agasalhos de inverno busca envolver estudantes, docentes e técnicos que frequentam os campi da Unisc em Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Venâncio Aires, Montenegro e Sobradinho. Há caixas coletoras em vários pontos, que receberão os donativos até o dia 21 de julho (confira abaixo). Focada numa perspectiva emergencial e não assistencialista, a solicitação é que as pessoas repassem apenas peças em boas condições de uso – e não “rejeitos”, dentro do “espírito de compartilhar o melhor que temos”. A distribuição do material arrecadado será feita para entidades e projetos parceiros da Unisc, buscando garantir um destino correto e transparente para as peças compartilhadas, divulgando-se todas as informações no portal da Universidade. O Guarda-roupa Solidário é uma iniciativa que congrega em sua organização o Núcleo de Ação Comunitária (NAC/Proext), o Gabinete da Reitoria, as coordenações dos campi, a Assessoria de Comunicação e Marketing, a Escola Educar-se, o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e o Diretório Central de Estudantes (DCE), com o apoio de departamentos, cursos e demais setores, programas e projetos da Instituição. Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas ao NAC, na sala 510, bloco 5 do campus de Santa Cruz do Sul, pelo telefone (51) 37177344 (ramal interno 7344) ou pelo e-mail nac@unisc.br. Pontos de coleta: - Biblioteca Central; - Diretórios Acadêmicos dos cursos; - Blocos 1 e 53; - Clínica de Odontologia; - Farmácia-Escola; - SIS; - Cepru; - Educar-se; - DCE; - Bibliotecas dos campi de Capão da Canoa, de Montenegro, de Sobradinho e de Venâncio Aires.


6

Junho 2017

Geral

SRFIS DA UNISC ENTREGA CADEIRA DE RODAS PERSONALIZADA Felipe Nopes

O PMT/VRP e a pesquisa de demandas regionais na Unisc

Cadeira foi confeccionada para atender às necessidades de Gelson Vargas

Felipe Nopes O curso de Fisioterapia da Unisc, por meio do projeto Serviço de Reabilitação Física (SRFis), beneficiou mais um portador de necessidades especiais. No dia 17 de maio, Gelson da Silva Vargas, 40 anos, acompanhado pelo pai, Lauro da Silva Vargas, ganhou uma cadeira de rodas confeccionada especialmente para atender às suas necessidades, fato inédito até então no projeto. A entrega ocorreu na sala 3434, bloco 34 da Unisc, e foi realizada pela coordenadora do SRFis e do curso de Fisioterapia, Angela Cristina Ferreira da Silva, e pelo próreitor de Extensão e Relações Comunitárias, Ângelo Hoff. Há cerca de três meses, a Universidade tomou conhecimento da situação de Gelson, que reside em Cachoeira do Sul e se locomovia numa cadeira de rodas comum adaptada pelo pai. “A criação de uma nova cadeira motivou muito a nossa equipe e aceitamos o desafio”, contou Angela. Segundo a coordenadora, a Unisc entrou em contato com a empresa Freedom, de Pelotas, uma das parceiras do projeto, que aceitou produzir a cadeira motorizada, com quatro rodas e com controle. “Ela foi feita nos moldes que ele precisa”, ressaltou a docente. Para Gelson, que já havia ganhado uma cadeira de banho por meio do SRFis, receber a nova cadeira de rodas foi um grande presente. “Estou muito feliz, pois vai melhorar 100% a minha vida”, declarou. “Essa cadeira vai ajudar muito no nosso dia a dia, porque agora ele (Gelson) pode se locomover sozinho”, afirmou Lauro, emocionado. “Hoje é um dia mais do que especial para nós. Esse momento nos faz agradecer por fazermos parte de um projeto como esse”, salientou o pró-reitor. A cadeira de rodas foi entregue gratuitamente para Gelson devido à parceria do SRFis com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado.

GAJ atua no JEFP de Santa Cruz do Sul O Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) da Unisc segue atuando em processos no Juizado Especial da Fazenda Pública (JEFP), da Comarca de Santa Cruz do Sul. Já foram distribuídas diversas demandas em face dos municípios de Sinimbu, Passo do Sobrado, Herveiras e Santa Cruz do Sul e também contra o estado do Rio Grande do Sul. Serve de exemplo o caso de uma jovem de 35 anos, portadora de Hepatite B, sendo diagnosticada como uma doença crônica que debilita o fígado, submetida a tratamento médico com o uso do medicamento Tenofovir, dose diária de 300 mg, com custo mensal em torno de R$ 1.500,00. Ela recebia o medicamento mensalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, em abril de 2014, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul informou que tal medicamento não estava mais disponível e sem previsão de entrega. Por intermédio do GAJ, foi ajuizada ação no JEFP de Santa Cruz do Sul (processo n. 9000125771.2017.8.21.0026), onde o juízo deferiu a antecipação dos efeitos da tutela para determinar a obrigação de fazer o Estado do RS fornecer gratuitamente o medicamento requerido. Atuaram pelo GAJ os estudantes Alisson Ribeiro e Jordan Gonçalves, sob a supervisão de docentes e advogados ligados ao setor. Conforme o coordenador do GAJ, professor Vinícius Ferreira Laner, a competência do JEFP leva em conta o valor da causa até 60 salários mínimos. Podem ser partes no Juizado como autores as pessoas físicas e as microempresas e empresas de pequeno porte, e como réus, os estados, o Distrito Federal, os territórios e os municípios, bem como autarquias, fundações e empresas públicas a eles vinculadas. “É importante ressaltar que todo o processamento é eletrônico”, destacou Laner.

O Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP) caracteriza-se pela concentração de esforços em sua região de atuação, voltada à geração e à difusão de conhecimento aplicado, beneficiando a comunidade onde está inserido. Assim, o PMT/VRP tem por finalidade fomentar o desenvolvimento regional através da proposição e execução de programas e projetos de natureza científica, tecnológica, social e econômica. Destaca-se que o Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo integra o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), vinculando-se ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Programa de Polos Tecnológicos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS. O PMT/VRP está situado junto ao Escritório de Projetos na Unisc, no bloco 16, sala 1609. Uma das atribuições do Escritório de Projetos, que assumiu o Escritório do PMT/VRP, é atender à comunidade regional, efetuando a intermediação entre as demandas tecnológicas dessa comunidade e as atividades de pesquisa, de extensão e/ou de prestação de serviços da Universidade. Nesse sentido, desde janeiro de 2017 a Unisc está executando um projeto de pesquisa selecionado por meio da Chamada DCIT n.º 1/2016, do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, denominado Novas tecnologias para avaliação cardiopulmonar e metabólica, com vistas à qualidade de vida de adolescentes, sob a coordenação da professora Miria Suzana Burgos. O referido projeto tem por objetivo desenvolver uma metodologia para a determinação de parâmetros de avaliação cardiopulmonar e metabólica em adolescentes, que pretende estabelecer o perfil bioquímico e hematológico dos sujeitos; além de avaliar o estilo de vida dos adolescentes relacionados à incidência de doenças cardiovasculares; de avaliar o perfil do histórico familiar dos adolescentes, com relação ao objeto do projeto; assim como, de medir os parâmetros cardiopulmonares e metabólicos de adolescentes, desenvolvendo novas tecnologias para análises metabólicas de parâmetros e coeficiente respiratório. O projeto também tem como objetivo capacitar a comunidade sobre os resultados obtidos durante a sua execução, transmitindo os resultados da pesquisa à comunidade regional, o que acarretará maiores cuidados com a saúde adolescente. Significativo mencionar que o projeto em questão situa-se em uma das áreas de atuação do PMT/VRP que é a da Saúde. Ainda, são áreas de atuação do PMT/VRP as áreas de Alimentos, Meio Ambiente, Materiais, Tecnologia da Informação e Biotecnologia. Nas próximas semanas deve ser lançada a Chamada do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos do RS, edição de 2017, e a Unisc, por intermédio do Escritório de Projetos e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, poderá submeter projeto para concorrência. * Michele Braun, Coordenadora do Escritório de Projetos.


Junho

2017

7

Fora de sede/Geral

CURSO DE DIREITO DA UNISC SOBRADINHO EM BRASÍLIA

Unisc Montenegro recebe o Top Ibiá – Preferência 2017

Divulgação Entre os dias 1º e 5 de maio, estudantes do curso de Direito da Unisc Sobradinho, acompanhados pelas professoras Rosane Teresinha Carvalho Porto e Rosana Helena Maas, estiveram em Brasília (DF) para uma viagem de estudos. O objetivo foi conhecer a estrutura e o funcionamento interno dos órgãos federais instalados em Brasília. O grupo também visitou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o SupreGrupo visitou diversos órgãos federais mo Tribunal de Justiça (STJ). Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de participar de sessões de alguns órgãos, o que foi de grande valia para o conhecimento jurídico e o crescimento na vida acadêmica.

Divulgação

Caroline Kothe e Elenor Schneider representaram a Unisc Mais uma vez, a Unisc de Montenegro recebeu o prêmio Top Ibiá – Preferência 2017, concedido pelo Jornal Ibiá após a realização de uma pesquisa para identificar as marcas mais lembradas pelos montenegrinos. A cerimônia de entrega dos troféus, denominada Noite dos Vencedores, ocorreu no dia 6 de maio, no Clube do Comércio, em Montenegro. A Unisc foi representada pelo pró-reitor de Graduação, Elenor Schneider, e pela coordenadora do campus de Montenegro, Caroline Kothe. Ao todo, 54 organizações de diversos segmentos comerciais e de serviço foram premiadas. O Jornal Ibiá realizou a pesquisa usando dois tipos de consulta: a tradicional, por meio do método quantitativo, em que os pesquisadores entrevistaram a população nas ruas; e on-line, através das redes sociais, a qual convidou as pessoas a indicarem as suas preferências preenchendo um formulário. A pesquisa, aplicada durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, foi respondida por 487 pessoas.

Acadêmicos de Administração recebem certificados de melhor média Divulgação

Os coordenadores do curso de Administração da Unisc de Montenegro, professores Ione Sardão da Silva e Jairo Breunig, juntamente com os docentes Nícolas Pavanatto Furlan, Leonardo Gustavo Schneider e Tiago Farias Dias, promoveram, no dia 22 de maio, a entrega dos certificados de Melhor Média por Disciplina, obtida pelos alunos no segundo semestre de 2016. O objetivo da iniciativa foi valorizar e estimular a busca do conhecimento e do desempenho dos estudantes do curso de Administração.

Educação Física promove roda de conversa Divulgação

Encontro aborda Geração e Disposição de Resíduos na Contemporaneidade Divulgação

Encontro abordou Trabalho Docente e Saúde Mental

Palestra foi direcionada aos estudantes de Administração da Unisc de Montenegro A turma da disciplina de Gestão Socioambiental, do curso de Administração da Unisc de Montenegro, recebeu no dia 25 de maio, a convite da professora Ana Flávia Marques, o bacharel em Administração e mestre em Desenvolvimento Regional, Ismael Fernando Christmann. Aos estudantes do curso, ele falou sobre o tema Geração e Disposição de Resíduos na Contemporaneidade. Segundo a professora Ana, a palestra proporcionou um momento especial para a construção de conhecimentos relevantes para os futuros gestores, bem como para a capacitação em prol do exercício da cidadania consciente.

A turma do 3º semestre do curso de Educação Física – Licenciatura, da Unisc de Montenegro, participou de uma roda de conversa sobre o tema Trabalho Docente e Saúde Mental, realizada na noite do dia 25 de maio. A atividade ocorreu durante a disciplina de Psicologia da Educação, sob responsabilidade do professor Moises Romanini, que destacou pontos importantes do artigo intitulado A dor e a delícia de ser (estar) professora: trabalho docente e saúde mental, das autoras Mary Y. R. Neves e Edith Seligmann Silva. Após a apresentação de aspectos vinculados à psicodinâmica do trabalho e de fatores associados aos processos de saúde e doença, a turma contou com a participação e o relato da professora Monaliza Furtado. Atuante na rede pública municipal de Montenegro e com experiência de aproximadamente 20 anos no magistério, a docente apontou em sua trajetória reflexões sobre a importância do professor de Educação Física nas escolas, buscando um olhar integral aos estudantes, bem como a luta por uma educação pública e de qualidade.


8

Institucional

Junho 2017

UNISC OFERECE 28 OPÇÕES DE CURSOS DE EXTENSÃO NAS FÉRIAS DE INVERNO As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas pelo site www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos#extensao Josemar Santos A Unisc está oferecendo 28 opções de cursos de extensão presenciais para Santa Cruz do Sul, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. De acordo com o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Ângelo Hoff, as atividades ocorrem no mês de julho, sendo que as matrículas podem ser realizadas pela internet, na Central de Atendimento em Santa Cruz do Sul ou nas secretarias dos campi. “Estamos oferecendo várias opções e concedendo desconto especial para viabilizar o acesso dos estudantes”, salientou. O desconto é de 30% para funcionários e professores da Unisc, do Cepru, da Escola Educar-se e do Hospital Santa Cruz, assim como para estudantes, egressos da Unisc e maiores de 60 anos. Para empresas que desejam inscrever colaboradores, o desconto é de 20%. Além disso, há desconto para grupos de familiares, de profissionais e de amigos e para maiores de 50 anos. As inscrições para os cursos presencias podem ser realizadas pelo site www.unisc.br/cursosdeextensao.

Cursos presenciais Bolos tendência: dripping cake (massas, recheios e decoração). Ocorre no dia 31 de julho (13h às 18h) e tem como público-alvo interessados em confeitaria, público geral e profissionais da gastronomia. As matrículas vão até o dia 26 de junho. Oficina de popcake kids. Destinado a crianças de 6 a 10 anos. Matrícula até 12 de julho. As atividades ocorrem no dia 17 de julho (13h30 às 17h30). Mini chef. Para Crianças interessadas em aprender a fazer gostosuras. Matrícula até 23 de julho. Período de realização: 26 de julho (13h30 às 17h30). Sopas e caldos. Para o público em geral e interessados em culinária. Matrícula até 12 de julho. Período de realização: 17 de julho (18h às 22h). Massa folhada e semifolhada. Matrícula até 16 de julho. Período de realização: 19 de julho (18h às 22h). Público-alvo: profissionais da área de padaria e confeitaria, estudantes de gastronomia e público em geral. Oficina de alfajor. Dirigido ao público em geral e interessados em culinária. Matrícula até 24 de julho. Período de realização: 27 de julho (13h30 às 17h30). Alimentação saudável: as delícias da cozinha ligth. Matrícula até 19 de julho. Período de realização: 22 de julho (9h30 às 13h30). Público-alvo: pessoas interessadas em ter uma alimentação mais saudável e de baixa caloria. Novas técnicas de limpeza de pele profissional. Dirigido a estudantes e profissionais da área da saúde, ocorre no dia 10 de julho (8h às 12h – 13h30 às 19h30). Matrícula até 5 de julho. Atualizações em peelings químicos. Matrícula até 12 de julho. Período de realização: 17 a 20 de julho (18h às 22h). Público-alvo: estudantes e profissionais da área da saúde. Diagramação e montagem de fotolivro. Público-alvo: acadêmicos dos cursos de Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas. Profissionais de fotografia, amadores e aficionados pelo tema. Matrícula até 5 de julho. Período de realização: 11, 12 e 13 de julho (18h às 22h). Fotografia básica: teoria e prática. Matrícula até 29 de junho. Período de realização: 5, 6, 8, 10 de julho (durante a semana 19h às 22h e sábado 8h às 12h-13h às 16h). Público-alvo: acadêmicos dos cursos de Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas. Profissionais de fotografia, amadores e aficionados pelo tema. Caminhada fotográfica – Unisc. Matrícula até 10 de julho. Período de realização: 15 de julho (8h às 13h) Público-alvo: acadêmicos dos cursos de Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas. Profissionais de fotografia, amadores e aficionados pelo tema. Fotografia para terceira idade – Unisc. Matrícula até 29 de junho. Período de realização: 5 a 12 de julho (14h às 17h). Público-alvo: interessados pela área, fotógrafos profissionais e amadores integrantes da Terceira Idade. Elaboração de PPCI. Matrícula até 29 de junho. Período de realização: 6 a 8 de julho (8h às 12h - 13h às 17h). Público-alvo: alunos de graduação de engenharia e arquitetura, técnicos e profissionais de engenharia e arquitetura que já elaboram PPCI ou desejam atuar no mercado. Processamento de imagens médicas. Matrícula até 19 de julho Período de realização: 25, 26, 27 e 28 de julho (13h às 17h). Público-alvo: profissionais da área da saúde e da informática que trabalham ou pretendem trabalhar com processamento de imagens digitais, principalmente imagens médica; profissionais da indústria que utilizam técnicas de análise por meio de imagens; profissionais com formação em física ou física médica que gostariam de conhecer melhor técnicas de análise por imagem. Conquiste sua sonhada vaga: inserção no mercado de trabalho (currículo, entrevista e etiqueta no trabalho). Matrícula até 11 de julho. Período de realização: 15 de julho (8h às 12h-13h às 17h). Público-alvo: estudantes de ensino médio, graduandos e público em geral em busca de aprimoramento para o mercado de trabalho. Modelo de negócio – Canvas. Matrícula até 5 de julho. Período de realização: 11, 12 de julho (18h às 22h). Público-alvo: qualquer pessoa interessada em inovação, empreendedorismo, criação de novos negócios ou projetos já existentes. Empreendedores que estão iniciando uma startup. Executivos, analistas de negócio e gerentes de projeto que estão iniciando novos projetos dentro de grandes empresas. Básico de qgis e google earth pró. Matrícula até 9 de julho. Período de realização: 13, 14, 15 de julho (8h às 12h-13h às 17). Público-alvo: estudantes, profissionais da área de abrangência e servidores públicos. Planejamento financeiro. Matrícula até 5 de julho. Período de realização: 11, 13 de julho (14h às 17h). Público-alvo: alunos dos cursos de graduação e comunidade em geral (acredito mais no público externo – comunidade em geral). Introdução à exportação (Santa Cruz do Sul). Matrícula até 4 de julho. Período de realização: 10 e 11 de julho (19h às 22h). público-alvo: estudantes, técnicos administrativos, profissionais da área e demais interessados. Introdução à exportação (Venâncio Aires). Matrícula até 6 de julho. Período de realização: 12 e 13 de julho (19h às 22h). Público-alvo: estudantes, técnicos administrativos, profissionais da área e demais interessados. Introdução à exportação (Montenegro). Matrícula até 18 de julho. Período de realização: 24 e 25 de julho (19h às 22h). Público-alvo: estudantes, técnicos administrativos, profissionais da área e demais interessados. Introdução à exportação (Sobradinho). Matrícula até 13 de julho. Período de realização: 19 e 20 de julho (19h às 22h). Público-alvo: estudantes, técnicos administrativos, profissionais da área e demais interessados.

Cursos do Centro de Extensão em Informática Revit Autodesk 2016. Período de realização: 17 a 21 de julho (segunda a sexta). Horário: 8h às 12h e 13h3 às 17h30. Público-alvo: estudantes e profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura ou áreas afins. Excel 2013 - Nível Avançado. Período de realização: 18, 20, 21 e 27 de julho. Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Público-alvo: alunos e profissionais que necessitem a utilização de recursos avançados de planilhas de dados. AutoCAD. Período de realização: 17 a 21 de julho (segunda a sexta). Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Público-alvo: arquitetos, engenheiros, estudantes de arquitetura e engenharias, profissionais liberais como desenhistas e projetistas. Robótica para crianças. Período de realização: 17 a 21 de julho (segundas, quartas e sextas-feiras). Horário: 13h30 às 17h30. Público-alvo: crianças de 8 a 12 anos interessadas em Robótica. Gerenciamento de Projetos com a ferramenta MS Project. Período de Realização: 10, 11, 17 e 18 de julho (18h20 às 22h30). Matrícula até dia 5 de julho. Público-alvo: estudantes e profissionais da área das engenharias.

Além dos cursos citados, confira também as opções na modalidade EaD: Sistemas de Informação aplicados à Gestão Hospitalar e Libras Básico para Instrutores de CFCs, no site www.ead.unisc.br, e cursos de Línguas e Cultura, no site www.unisc.br/cursosdeextensao.


10

Geral

Junho 2017

UNISC E DEMAIS MANTIDAS DA APESC FICAM LIVRES DE ATAQUE CIBERNÉTICO OCORRIDO NO MÊS DE MAIO Josemar Santos

Uma nova versão do vírus WannaCry foi a responsável pelo ciberataque ocorrido no dia 12 de maio, afetando cerca de 200 mil usuários em pelo menos 150 países. Apesar da intensa disseminação, o novo vírus não atingiu as entidades mantidas pela Apesc (Unisc, Cepru, Escola de Educação Básica Educar-se e Hospital Santa Cruz), que passaram ilesas ao evento de ataque em massa provocado por hackers. De acordo com o Setor de Informática da Unisc, essa proteção ocorreu graças a alguns fatores, tais como: o desenvolvimento e a manutenção de políticas de segurança da informação e de atualizações de software, especialmente dos Sistemas Operacionais de Estações de Trabalho e dos servidores; o investimento em solução de antivírus de alta confiabilidade e também política de atualização e manutenção centralizada do mesmo; o investimento em Firewall de próxima geração (Next Generation Firewall) de um dos fabricantes mais bem conceituados do mercado, bem como manutenção e atualização constante; a preocupação e as ações constantes da equipe de infraestrutura de redes e de suporte para manter as atualizações e o desenvolvimento das políticas conforme as melhores práticas de segurança da informação; e a conscientização de colaboradores sobre a segurança da informação, iniciada este ano através de capacitações realizadas em parceria com o Setor de Recursos Humanos da Unisc. No entanto, o Setor de Informática da Unisc alerta que, apesar desse resultado Ações do Setor de Informática evitaram que computadores fossem atingidos positivo, existem outras vulnerabilidades que podem ser exploradas e outras que podem surgir a cada dia. Dessa forma, lembra que todos devem estar sempre atentos e suspeitar de algum comportamento estranho em seu computador, contatando com o Setor de Informática o mais breve possível.

Dicas importantes de proteção e de segurança

SENHAS - Lembrar que a senha é a credencial de acesso aos recursos de informática na rede. Por isso ela é pessoal e intransferível; - Não utilizar senhas fracas que sejam facilmente descobertas, como uma data de nascimento ou outras informações óbvias; - Trocar as senhas regularmente. SOFTWARE E ARQUIVOS - Usar somente software licenciado e homologado pela instituição (software pirata ou não homologado pode conter riscos indesejados); - Não baixar, copiar ou utilizar arquivos que ferem direitos autorais, como cópias piratas de músicas, filmes e e-books; - Ler os termos de licença e instalação de software gratuito. Geralmente são gratuitos somente para uso particular e não comercial. Alguns softwares gratuitos, ou até mesmo pagos, podem conter termos que permitem certas “invasões” de privacidade, ou instalam anexos que incorporam uma série de propagandas indesejadas; - Manter cópias de segurança dos arquivos em local diferente dos originais; - Evitar ou ter um controle rígido sobre o compartilhamento de arquivos entre computadores que não sejam os servidores de arquivos institucionais. MENSAGENS (e-mail, WhatsApp, Facebook etc.) - Prestar a atenção em mensagens não solicitadas, ou não esperadas, que possam conter conteúdo malicioso ou links falsos. Mensagens que pedem para responder com suas credenciais de acesso em forma de texto, como o nome de usuário e senha, são falsas e têm o intuito de roubar essas informações para uso inadequado; - Ter certeza de que o link que irá acessar é de fonte conhecida e se realmente aponta para um local confiável, por exemplo, que não seja um site clonado; - Cuidar com mensagens que contenham anexos ou que apontem para algum link que oferece prêmios ou que agucem a curiosidade, como fotos, notícias, cobranças, boletos, pedidos, planilhas, atualizações de cadastros, entre outros. POLÍTICAS DE SEGURANÇA - Confiar e respeitar as políticas de segurança da informação da instituição. Todas as políticas foram pensadas para proteção pessoal e institucional; - Manter softwares e sistemas operacionais atualizados; - Ter instalado um bom antivírus e mantê-lo atualizado; - Não usar o computador com acesso de administrador para evitar instalações ou configurações indevidas e inadvertidas. DICAS GERAIS - Usar moderadamente e de forma responsável as redes sociais em nome da Unisc, quando consentido e necessário; - Cuidar com o uso de mídias removíveis, como pen drive e cartão de memória. Certificar-se que o local onde for utilizá-los seja confiável e não esteja comprometido. Se uma memória desse tipo conter arquivos infectados por vírus de computador, o antivírus institucional poderá removê-los sem aviso. - Evitar acesso a conteúdo pessoal (conta bancária, e-mail, arquivos na nuvem, entre outros) na rede corporativa; - Informar-se sempre sobre segurança da informação e navegação na internet. Uma boa fonte de leitura é a cartilha do CERT.BR acessível em https://cartilha.cert.br.


Junho

2017

11

Geral

GRANDES PAIXÕES COMPÕEM A MOSTRA EM CARTAZ Divulgação

A 7ª edição da mostra Em Cartaz, promovida pelo curso de Produção em Mídia Audiovisual, da Unisc, ocorreu no dia 16 de maio, no anfiteatro do bloco 18 do campus-sede. Foram exibidos 12 filmes produzidos no segundo semestre de 2016, nas disciplinas Projeto Experimental em Audiovisual, Documentário I e Roteiro, Produção e Direção de Curta-metragem. Na tela, grandes paixões. Um filme pra ganhar festival foi uma das ficções exibidas Entre os documentários, a paixão pelo futebol, pela velocidade, pela dança, pelo karatê e pela cerveja artesanal. Nas produções de ficção, a paixão também dá o tom: a paixão pelo sucesso no cinema, uma paixão doentia que aprisiona e uma paixão esquecida que será revivida. Esta edição da mostra integrou a programação da 22ª Semana Acadêmica da Comunicação (Seacom).

22ª Semana Acadêmica da Comunicação Felipe Nopes

De 15 a 19 de maio, o curso de Comunicação Social realizou a sua 22ª Semana Acadêmica (Seacom). A programação contou com diversas palestras e oficinas, que envolveram as quatro habilitações: Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção em Mídia Audiovisual. A palestra de abertura foi conduzida por dois integrantes do Canal Futura: Fabiana Cecy, que é cineasta e trabalha há 12 anos com Professor Gonzaga Adolfo falou sobre Direitos Autorais gestão de projetos sociais e culturais, e Acácio Jacinto, que atua há oito anos no Canal. O evento ocorreu no dia 15, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc. No dia 16, pela manhã, os acadêmicos participaram de oficinas e, à noite, foi realizada a 7ª edição da mostra Em Cartaz, com a exibição de 12 filmes. Já nos dias 17 e 18 esteve concentrada a maior parte da programação do evento. Em ambas as datas houve atividades nos três turnos, dentre elas oficina de resumos e artigos científicos; cinema e debate com professores e ex-aluno do curso; e a cobertura da crise política no Brasil no jornal Zero Hora. No turno da noite ocorreram rodas de conversa sobre radialismo e desafios e oportunidades dentro da comunicação. A fim de contemplar todas as habilitações, nos dois dias houve, ainda, oficinas específicas para cada área. Para finalizar a Seacom, os acadêmicos participaram de palestras com foco na geração de conteúdo.

Egresso de Engenharia Ambiental concorre ao Prêmio Jovem Profissional O egresso do curso de Engenharia Ambiental da Unisc, Armando Möhler Neto, teve seu trabalho de conclusão, orientado pelo professor Marcelo Luís Kronbauer, selecionado para o Congresso Abes/Fenasan 2017, o maior encontro de saneamento ambiental das Américas. O estudo, intitulado Análise, avaliação e proposição de plano de ação para adequação à nova versão da NBR ISO 14001 em empresa da indústria do tabaco, concorre ao Prêmio Jovem Profissional, cujo resultado será divulgado no mesmo evento. O congresso, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) em parceria com a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), será realizado de 2 a 6 de outubro, em São Paulo. O concurso Jovem Profissional visa identificar jovens talentosos profissionais, proporcionandolhes a oportunidade de divulgar os seus trabalhos e contribuir com as demandas do mercado. Apenas um trabalho será selecionado em cada um dos 10 temas do congresso. Os estudos aprovados nas fases escrita e oral receberão como premiação um troféu e uma bolsa de estudo no valor de até R$ 10.000,00, em instituição escolhida pelo vencedor (para o primeiro lugar); um tablet no valor de R$ 1.000,00 e inscrição para o Encontro Técnico da AESabesp 2018 (para o segundo lugar); e inscrição para o Encontro Técnico da AESabesp 2018 (para o terceiro lugar). A divulgação dos premiados será no dia 5 de outubro.

Filmes da mostra A Caixa – Ficção, 19’16’’ Uma família, três gerações e um casarão. O casarão abriga pessoas e objetos. As pessoas abrigam sonhos e sentimentos. Uma caixa pode ser o que a gente quiser e abrigar o que for necessário. Direção: Helena Poetini Apaixonadas – O lugar delas também é na arquibancada – Documentário, 15’15’’ A paixão das mulheres pelo futebol nas vozes de integrantes do Núcleo de Mulheres Gremistas e da Força Feminina Colorada. Direção: Helmut Dullenkopf Danielle – Ficção, 09’19’’ Uma jovem professora tem muitos sonhos e desejos, mas eles nem sempre estão ao seu alcance. Direção: Jessica Gomes Dick Gerações – Documentário, 17’16’’ As histórias da infância de cinco pessoas de diferentes gerações, da Baby Boomer à Alpha. Direção: Josinara Won Bostel e Luiz Felipe Siegert Luccas – Curta 7 minutos e 46 segundos Charlie precisa lidar com vocação de seu colega de apartamento, Luccas, em criar pequenos grandes desastres. Direção: Josinara Won Bostel e Luiz Felipe Siegert Mãos vazias - O caminho do Karatê-Do – Documentário, 17’02’’ A história e o caminho de uma das artes marciais mais praticadas no mundo, aperfeiçoada pelo Mestre Funakoshi. Direção: Cristiano Junkherr Pássaros na neblina – Ficção, 20’ João e Laura vivem em isolamento enquanto tentam lidar com a perda de seu único filho. Isabel, uma mulher misteriosa, aparece na casa e faz com que eles relembrem de feridas que ainda não cicatrizaram totalmente. Direção: Thiago Beckenkamp Puro malte – Documentário, 18’05" Uma visão sobre a cultura cervejeira, que vem ganhando cada vez mais espaço na cidade de Santa Cruz do Sul. Direção: Lucas Munhoz Rollout – Documentário, 14’48’’ A história de um esporte e os motivos que levam os amantes de velocidade às pistas de Santa Cruz do Sul. Direção: Tcharles Morsch Sobrenome Oktobertanz – 13’38’’ As histórias e a trajetória de um grupo de danças de Santa Cruz do Sul. Direção: Tainara Schmits Peres Um filme pra ganhar festival – Ficção, 9’38’’ Sabrina e Dudu, jovens estudantes de cinema, têm um novo projeto: fazer um filme que ganhe vários prêmios em diversos festivais. Direção: Vinícius Marques Xeque-mate – Ficção, 17’ Em tempos de crise, os super-heróis aposentados Bruce e Clark entram em conflito quando decidem seguir rumos opostos. Direção: Daniella Paschoal Bragança e Lourenço Oliveira


12

Extensão

Junho 2017

PROJETO EXTENSÃO PRODUTIVA E Reunião do Comitê Pardo INOVAÇÃO DO VALE DO RIO PARDO debate a cobrança pelo uso de recursos hídricos

Atividades contarão com a execução de 252 atendimentos

Divulgação Divulgação

Durante encontro realizado no dia 15 de maio, na sala de reuniões da Reitoria da Unisc, foi formalizada a realização de mais um ciclo do Projeto Extensão Produtiva e Inovação do Vale do Rio Pardo. Serão 22 meses de atividades, com a execução de 252 atendimentos nas áreas de Inovação, Planejamento Estratégico, Produção Mais Limpa e Redução de Perdas em empresas da região do Vale do Rio Pardo, visando apriProjeto terá duração de 22 meses morar seus negócios. A equipe conta com sete extensionistas, capacitados nas diferentes áreas, que farão os atendimentos presenciais nas empresas, sob a coordenação do professor do Departamento de Ciências Administrativas da Unisc, Cícero Nei Eisenberger. O projeto é financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, com recursos do Banco Mundial e contrapartida da Unisc.

Inicia a busca por empresas da região O Projeto Extensão Produtiva e Inovação busca empresas da região interessadas em receber assessoria gratuita para aumentar produção, emprego e renda. Podem participar pequenas e médias empresas do segmento industrial, com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 20 milhões. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico regional. Conforme explica Eisenberger, as empresas passarão por capacitações e serão incentivadas a buscar constantemente inovação, modernização e sustentabilidade. O professor comenta que, através do Pepi, as companhias podem, por exemplo, participar de uma avaliação de benchmarking com empresas gaúchas e internacionais e de workshops temáticos de capacitação e geração de negócios, além de receber auxílio na identificação de soluções e de fontes de recursos junto à Rede de Ofertas Local e ao Governo do Estado. Cada empresa pode ser assessorada em até duas áreas simultaneamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7663.

Naac participa do Seminário Lusobrasileiro de Educação Inclusiva Divulgação

Nos dias 3, 4 e 5 de maio, o Núcleo de Apoio Acadêmico da Unisc (Naac) participou do 1º Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão, realizado na PUC, em Porto Alegre. O objetivo foi promover a discussão e a reflexão sobre a temática da inclusão, abordando os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem em diferentes espaços educativos. Através das palestras com profissionais de diferentes áreas de atuação e que trabalham em prol da inclusão, o evento buscou potencializar o papel das instituições e fomentar a ação do professor diante da inclusão do sujeito no espaço educativo. A psicopedagoga do Naac, Fernanda Guedes Porto (foto), que representou o setor no evento, e a coordenadora do Núcleo, Raquel Ribas Fialho, expuseram o pôster produzido a partir do resumo intitulado Inclusão e acessibilidade: formação docente no ensino superior, em que as autoras relataram as experiências vivenciadas pelo setor na promoção de formações aos docentes da Universidade, trabalhando a temática da inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). “As discussões no evento foram de grande importância para que se possa pensar nos processos inclusivos de estudantes com NEE na Unisc, possibilitando que o Naac proponha novas ações e estratégias para avançarmos nessa temática e nas práticas inclusivas no ensino superior”, salientou Fernanda.

Foi realizada no dia 16 de maio, nas dependências da Unisc, a 1ª Reunião Ordinária do Comitê Pardo. Dentre os assuntos debatidos, esteve a Capacitação Panorama da Outorga e da Cobrança pelo Uso da Água como Instrumentos de Gestão e Planejamento no Estado de São Paulo: O Caso das Bacias PCJ, ministrada pelo diretor administrativo e financeiro da Fundação Agência das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), Ivens de Oliveira. A Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos é um instrumento de gestão definido pela Lei Estadual n° 10350, de 30 de dezembro de 1994, que instituiu o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, e pela Lei Federal n° 9433, de 8 de janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A cobrança visa reconhecer a água como bem econômico, dar ao usuário uma indicação de seu real valor, incentivar a racionalização do uso da água e obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos, conforme prevê o Artigo 19 da Lei Federal nº 9433. A próxima reunião ordinária do Comitê Pardo ocorre no dia 18 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo site www. comitepardo.com.br.

Celinc oferece nova certificação de proficiência em língua estrangeira O Centro de Línguas e Culturas da Unisc (Celinc) oferece mais uma certificação internacional de proficiência em língua estrangeira. Trata-se do Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (Siele), que compreende as diferentes variações da língua entre os países falantes de espanhol. É promovido pelo Instituto Cervantes, pela Universidad Nacional Autónoma de México, pela Universidad de Salamanca e pela Universidad de Buenos Aires, garantindo alta qualidade no desenvolvimento dos testes e dos seus conteúdos. O Siele atesta o grau de competência na língua espanhola por meio de quatro provas: Compreensão de leitura, Compreensão auditiva, Expressão e interação escrita e Expressão e interação oral, tendo como referência os níveis estabelecidos pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER), do conselho da Europa. Segundo o coordenador do Celinc, professor Carlos Renê Ayres, “o setor se consolida como um centro aplicador de certificações internacionais dinâmico, competente e importante para o interior do estado, agregando diferentes exames para a comunidade”, aponta. Para o coordenador de Exames Internacionais do Celinc, professor André Luiz Maurer, o Siele é mais uma opção para aqueles que desejam certificar seu nível de proficiência em língua espanhola. “É um exame dinâmico, on-line e com obtenção de certificado através de pontuação, que compreende desde o nível básico até o proficiente”, destaca. O Siele pode ser feito na modalidade global, com duração de aproximadamente três horas e meia. Há, ainda, outras quatro possibilidades de combinação de habilidades para a realização do exame: oral e escuta; leitura e escuta; somente oral; e escrita e leitura. As inscrições podem ser feitas pelo site https://siele.org. O Celinc fará o agendamento para a aplicação da prova e os interessados devem entrar em contato pelo e-mail linguas@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7381.


Junho

2017

UNISC INSCREVE PARA 31 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Unisc está com inscrições abertas para 31 cursos de pós-graduação lato sensu (MBA e especialização). Do total, 13 são oferecidos na modalidade presencial e 18, a distância (EaD). A previsão de início das aulas é para junho e agosto, variando a cada curso. Neste semestre, a Unisc também conta com algumas novidades, entre elas os cursos Educação do Campo e Desenvolvimento Regional; Gerontologia; Gestão de Serviços Notariais e Registros Públicos; e MBA em Secretariado Executivo. Egressos da Unisc, cadastrados no programa Voltare, recebem 10% de desconto nas mensalidades ou no pagamento do curso à vista. Para o pagamento à vista são concedidos mais 15% de desconto. No link www.unisc.br/pos é possível encontrar dados completos sobre os cursos e realizar a inscrição. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7343 ou pelo e-mail posgrad@unisc.br. Confira os cursos com inscrições abertas: Modalidade presencial - Advocacia Trabalhista e Previdenciária; - Advocacia Trabalhista e Previdenciária – Parceria IARGS – Porto Alegre; - Advocacia Trabalhista e Previdenciária – Campus de Capão da Canoa; - Advocacia Trabalhista e Previdenciária – Campus de Sobradinho; - Avaliação Psicológica; - Educação do Campo e Desenvolvimento Regional; - Gerontologia; - Gestão de Pessoas; - Gestão de Serviços Notariais e Registros Públicos – Parceria Enore – Porto Alegre; - MBA em Secretariado Executivo; - MBA em Tecnologia da Informação: aplicação orientada por processos de negócios; - Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica; - Terapias Integrativas e Complementares.

13

Pesquisa

Modalidade EaD - Advocacia Penal Empresarial; - Advocacia Criminal; - Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial; - Advocacia Trabalhista e Previdenciária; - Arbitragem; - Direito Coletivo do Trabalho; - Direito Contratual; - Direito Processual Constitucional; - Direito Empresarial; - Direito Municipal; - Direito e Processo do Trabalho; - Direito Previdenciário; - Direito Tributário; - Direito das Famílias; - Direito Eleitoral; - Direito Processual Civil; - Mediação; - Responsabilidade Civil.

PPG em Educação participa de congresso internacional no Peru

Divulgação

De 7 a 11 de maio, o pósdoutorando e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc (PPGTA), Carlos Alexandre Lutterbeck, participou de 27° encontro anual da Sociedade de Toxicologia Ambiental e Química (SETAC Europa), em Bruxelas (Bélgica). Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1979, Professor Carlos Lutterbeck para fornecer um fórum para indivíduos e instituições envolvidos na avaliação de riscos ecológicos e do ciclo de vida, na fabricação e distribuição de produtos químicos, na gestão e regulação de recursos naturais, bem como no estudo, na análise e na solução de problemas ambientais. O 27° congresso debateu sobre o tema A qualidade ambiental através da colaboração transdisciplinar. No evento, o pesquisador da Unisc teve a oportunidade de representar o PPGTA com a apresentação de quatro trabalhos. Além da participação no congresso, o professor também aproveitou a passagem pela Europa para realizar visitas técnicas, visando estreitar laços e buscar atividades de cooperação internacional com instituições de pesquisa. Lutterbeck visitou o Institute of Sustainable and Environmental Chemistry da Universidade de Lüneburg, na Alemanha, que é coordenado pelo professor Klaus Kümmerer, referência mundial no tema Fármacos no meio ambiente. O pesquisador realizou, ainda, uma visita ao Departamento de Ecologia Aplicada, da Faculdade de Ciências Ambientais da Universidade Checa de Ciências da Vida (Czech University of Life Sciences Prague -CULS), onde teve um encontro com o professor Jan Vymazal, referência mundial sobre o tema wetlands construídos.

Docente recebe menção honrosa no Prêmio Compós Divulgação

Divulgação

Os professores do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado da Unisc, Cheron Zanini Moretti e Moacir Fernando Viegas, participaram do 35º Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos (Lasa) – Diálogos de Saberes, realizado entre 29 de abril e 1º de maio, na Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), em Lima (Peru). Durante o congresso, a professora Cheron integrou o painel Diálogos de saberes y el curriculum formal: políticas y prácticas, no qual apresentou o trabalho intitulado Mediações educativas e pensamento descolonial crítico: a construção de outra racionalidade, em coautoria com o professor da Unisinos, Telmo Adams. Já Viegas apresentou o trabalho Produção de saberes do cuidado: questões de classe e gênero num hospital do RS. Os professores-pesquisadores do PPGEdu estão associados à seção de estudos sobre Educação e Políticas Educativas na América Latina. A Lasa é uma associação formada por pesquisadores e instituições que se dedicam ao estudo da América Latina, em todo o mundo. Seu congresso, do qual participam em torno de 4.000 pesquisadores, ocorre anualmente.

Professor do PPGTA em evento científico na Europa

A tese do docente do Departamento de Comunicação Social da Unisc, Bruno Kegler (foto), intitulada Redes de comunicação pública, visibilidade e permanência do acontecimento público Tragédia Kiss (Santa Maria, Brasil, 2013), recebeu menção honrosa na edição deste ano do Prêmio de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela, da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). O trabalho foi orientado pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Maria Helena Weber, e defendido em 31 de maio de 2016. Os resultados foram divulgados no dia 25 de maio, ocorrendo a premiação durante o evento anual, de 6 a 9 de junho, em São Paulo. Todos os anos, os programas de pós-graduação indicam à diretoria da Compós uma tese e uma dissertação que julgam mais representativas da produção discente. O Prêmio Compós de Teses e Dissertações busca incentivar a qualidade da produção científica e proporcionar visibilidade aos trabalhos. Kegler, graduado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atua como professor na Unisc desde 2013, especialmente nos cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda, de Relações Públicas e de Produção em Mídia Audiovisual.


14

Junho

Variedades

SEMINÁRIO NACIONAL DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

2017

7º Ciclo de Conferências Felipe Nopes

Mirian Flesch

Denise Machado foi a palestrante do mês de maio Abertura do evento ocorreu no auditório do Memorial da Unisc Com o objetivo de ampliar o debate sobre direitos sociais e políticas públicas, foi realizado nos dias 24 e 25 de maio, na Unisc, a 13ª edição do Seminário Nacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, numa promoção do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisc (PPGD) e direcionado à comunidade acadêmica e a alunos da graduação e da pós-graduação. Ao abrir as atividades, no dia 25 de maio, no auditório do Memorial da Unisc, a coordenadora adjunta do PPGD, Mônia Clarissa Henning Leal, agradeceu às pessoas que se envolveram na organização do evento, em especial a coordenação, a secretaria, os alunos bolsistas e professores, que foram parceiros na proposição das mesas temáticas e dos grupos de trabalho. A professora enfatizou que se trata de um seminário, cujo público é mais selecionado e que, por isso, busca “a utilização das discussões, dos debates e da proposta de abordagem dos temas que são tratados”. Segundo a docente, o evento já se tornou tradicional e faz parte da agenda oficial de eventos do PPGD. A programação iniciou com um painel sobre os Limites da Judicialização da Política, no Auditório do Memorial da Unisc. Estiveram participando do painel, a doutora em Direito Internacional, Margareth Anne Leister, representando o Centro Universitário FIEO de São Paulo, o doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Glauco Salomão Leite, e a doutora em Direito pela Unisc, Caroline Müller Bitencourt. Na mesma data, aconteceu a 3ª Mostra Nacional de Trabalhos Científicos. A programação se estendeu até o dia 26 de maio.

Livraria

A 7ª edição do Ciclo de Conferências da Unisc recebeu, no dia 19 de maio, a professora titular da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Denise Cantarelli Machado. Pela manhã, na sala 102, ela realizou uma capacitação voltada aos membros do Comitê de Ética em Pesquisa da Unisc (CEP). Já no turno da tarde, na sala 101, a docente conduziu uma palestra sobre o tema A ética na pesquisa e a ação dos CEPs nas universidades. Denise possui doutorado em Imunologia Molecular pela University of Sheffield e pós-doutorado na mesma instituição e no National Institutes of Health (NIH-NIDDK). É membro permanente do corpo docente dos cursos de pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde (Capes nota 7) e em Gerontologia Biomédica (Capes nota 6), além de atuar na PUCRS como coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, membro do Comitê de Ética para Uso de Animais e coordenadora da Comissão de Acompanhamento de Práticas de Laboratório (CAPLAB). A programação do Ciclo de Conferências terá continuidade no dia 6 de julho, com a presença da professora Márcia Cristina Barbosa. A promoção é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc.

Biblioteca

Dois a dois, de Nicholas Sparks Editora: Arqueiro Preço: R$ 49,90

O que há de estranho em mim?, de Gayle Forman Editora: Arqueiro Localização na estante: 813 F724q 2016

Com uma carreira bem-sucedida, uma linda esposa e uma adorável filha de 6 anos, Russell Green, tem uma vida de dar inveja. Ele está tão certo de que essa paz reinará para sempre que não percebe quando a situação começa a sair dos trilhos. Em questão de meses, Russ perde o emprego e a confiança da esposa, que se afasta dele e se vê obrigada a voltar a trabalhar. Precisando lutar para se adaptar a uma nova realidade, ele se desdobra para cuidar da filhinha, London, e começa a reinventar a vida profissional e afetiva. Lançando-se nesse universo desconhecido, Russ embarca com London numa jornada ao mesmo tempo assustadora e gratificante, que testará suas habilidades.

“Na primeira ficção de sua carreira, que lembra o premiado Um estranho no ninho, Gayle Forman narra a corajosa saga de cinco garotas presas em um ‘centro de tratamento residencial’.” Publishers Weekly. Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens para ganhar a liberdade. Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo.

Edunisc Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos 10ª edição, de Inácio Helfer, Helga Haas e Clarice Agnes Ano: 2017 Preço: R$ 20 (Disponível na Campus Livraria) A nova edição, em formato impresso (10. ed.) e on-line (2. ed.), além de apresentar orientações para os tipos de trabalhos acadêmicos já propostos nas edições anteriores, acrescenta subsídios e informações sobre a estrutura e elaboração do relatório técnico e/ou científico, conforme proposto na ABNT NBR 10719, de 2015. Também se propõe uma nova forma de apresentação para as diferentes seções que compõem esta edição, mais didática na organização dos diferentes itens que normatizam uma publicação científica.


Junho

2017

Geral

SEMANA DE COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNISC

15 Geps Unisc em Santa Maria Divulgação

Divulgação

Durante a última semana de abril, em homenagem ao Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial (26/04), o grupo do Pró-Saúde Unisc, juntamente com os cursos de Farmácia e de Biomedicina, realizou atividade voltada principalmente aos funcionários da Universidade, com a aplicação de um pequeno questionário aos colaboradores que se propuseram a respondêlo, além de aferição da pressão arterial. Com base nos dados levantados através do questionário aplicado e dos valores de pressão arterial aferidas, verificou-se que 186 funcionários de diversos setores participaram da atividade, sendo a maioria do setor de Higienização (29,6%) e da Reitoria (15,6%). 75,8% dos participantes eram do sexo feminino, e a idade predominante foi de 35 anos (5,6%). A partir do questionário aplicado, 20,4% dos entrevistados relataram já ter diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica; 66,7% possuem histórico familiar da doença; e 54,8% não realizam acompanhamento médico de rotina. Em relação à realização de atividades físicas, 51,6% admitem fazer alguma atividade física e 83,3% conhecem o programa ASAS oferecido pela Unisc, sendo que 66,7% destes já utilizaram o mesmo. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no Mundo. Ela é um dos fatores de risco mais importante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. O critério atual para diagnóstico de HAS é PA 140/90mmHg, e sua principal relevância reside na redução de suas complicações. Pacientes hipertensos também apresentam outras comorbidades, como diabetes, dislipidemia e obesidade. Nesse sentido, o Pró-Saúde Unisc teve como objetivo fazer um levantamento de dados de HAS de funcionários da Universidade, com o propósito de poder informar sobre a hipertensão arterial sistêmica. Para tal propósito, foram distribuídos fôlderes informativos, além da elaboração de cartazes sobre alimentos benéficos e maléficos para a saúde. Também houve distribuição de chás e temperos, com a finalidade de substituir os condimentos industrializados. O auxílio em ações terapêuticas torna-se essencial, visto que do paciente, durante o tratamento, cobra-se perseverança, motivação e educação continuada.

No dia 25 de maio, seis docentes (pesquisadores do curso de Enfermagem e do Mestrado em Promoção da Saúde) e oito bolsistas (alunos da Graduação de Enfermagem, Nutrição e do Mestrado em Promoção da Saúde) do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Unisc (Geps) participaram do 3º Seminário Internacional: Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde e da 10º Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria. Os cinco trabalhos completos apresentados foram: Utilização de equipamentos de proteção individual por agricultores na exposição a agrotóxicos no cultivo do tabaco - Morgana Pappen; Participação social na perspectiva da gestão do sistema único de saúde - Ariane Hoppe; Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: a visão dos enfermeiros - Amanda Luisa Kessler; Concepções de acadêmicos sobre fertilização in vitro na formação da enfermagem e da saúde - Daiane Raquel Kist; Saúde do Trabalhador na Atenção Primária em Saúde - Luciane Schmidt Alves.


Contracapa

UNISC, ENA E IRIB REALIZAM PROVA PRESENCIAL EM DIVERSOS POLOS Cerca de 500 advogados realizaram, no dia 19 de maio, a prova presencial final dos cursos de pósgraduação lato sensu em Direito, na modalidade Educação a Distância (EaD), ofertados pela Unisc em parceria com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Escola Nacional de Advocacia (CFOAB/ENA). A avaliação ocorreu simultaneamente em 16 polos no Brasil, localizados nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. “A formação continuada é uma recomendação necessária para todas as categorias profissionais e, neste caso, para a carreira jurídica, a pós-graduação capacita e qualifica profissionais de forma avançada. Isso confere aos estudantes o indispensável suporte teórico e instrumental, aprimorando as suas habilidades”, observou o coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da Unisc, professor Ricardo André Machado. Para o coordenador da Assessoria para Educação a Distância da Unisc, professor Rudimar Serpa de Abreu, das várias etapas que envolvem a realização de um curso a distância lato sensu, o momento presencial é muito significativo, pois consolida a expansão da instituição para outros territórios, além daqueles já conhecidos. “Além disso, o estudante se aproxima ainda mais da universidade, não somente por meio de um ambiente virtual, mas de forma física”, salientou. “Esse momento é o resultado da convergência de ações entre a ENA, as Escolas Superiores de Advocacia (ESAs) e a Unisc para a qualificação da advocacia em todo o país”, ressaltou o chefe do Departamento de Direito da Unisc, professor Ricardo Hermany. Também no dia 19 de maio, cerca de 165 notários e registradores realizaram a prova presencial final do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Imobiliário, Notarial e Registral, na modalidade EaD, ofertado pela Unisc em parceria com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). A avaliação ocorreu concomitantemente em seis polos no país, nas cidades de Manaus, Salvador, Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. Segundo o coordenador do curso, professor Jorge Renato dos Reis, a especialização contou com professores portadores de titulação acadêmica e de renomada e efetiva experiência na área de suas respectivas disciplinas, muitos dos quais são referência nos seus campos de atuação e autores de doutrina nas mesmas áreas. “Temos a firme convicção de que o curso propiciou aos alunos habilidades fundamentais ao exercício das funções notariais e registrais, permitindo respeito e consideração ainda maiores do que já possuem, o notário e o registrador, junto às suas comunidades de norte a sul do Brasil”, destacou Reis. O próximo encontro presencial dos estudantes ocorrerá de outubro a novembro deste ano, quando terão início as apresentações dos trabalhos de conclusão dos cursos de pós-graduação em Direito.

Professor da Unisc lança livro sobre Descentralização na América Latina O professor e chefe do Departamento de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ricardo Hermany, lançou no dia 16 de maio, juntamente com outros autores, o livro Municipalismo: perspectivas de descentralização na América Latina. O lançamento ocorreu durante o Congresso Internacional Municipalista, na 20ª Marcha a Brasília. O tema do livro também foi aprofundado em um dos painéis internacionais do evento, no dia 17 de maio, reunindo especialistas e representantes de países como Chile, Equador, Portugal, Dinamarca, República Dominicana, entre outros. A intenção foi debater os processos de descentralização da região, identificando os avanços alcançados nos diversos países e os desafios enfrentados, assim como a proposição de ações a serem realizadas nos âmbitos nacionais e regionais para fortalecer os municípios. Durante o congresso, os gestores puderam observar como a descentralização vem sendo trabalhada nos demais países latino-americanos. Na sua fala no painel, Hermany relatou alguns dos entraves vivenciados pelos municípios brasileiros. Entre eles, citou o acúmulo de atribuições, desproporcional aos recursos recebidos. Hermany destacou ainda alguns dos pleitos do movimento municipalista nacional que lutam por mais autonomia aos municípios em um novo modelo de pacto federativo. A obra, de coordenação conjunta com o professor António Cândido de Oliveira, da Universidade do Minho em Portugal, é resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisc (PPGD), Universidade do Minho, Universidade da Coruña, Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma), Associação Chilena de Municípios, Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), com apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e dedicada ao presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Participam, além dos coordenadores António Cândido e Ricardo Hermany, Carlos Aymerich Cano (Espanha), Mário Rosales (Chile), Pedro Silva, Joana Gomes e Joaquim Rocha (Portugal), Elena Garrido e Guilherme Giacobbo (Brasil).

Junho

2017

Pedagogia promove a Semana Mundial do Brincar Felipe Nopes

Painel sobre bebês e crianças ocorreu no dia 31 de maio

O curso de Pedagogia realizou, de 26 de maio a 1º de junho, a Semana Mundial do Brincar, cujo tema deste ano foi Crianças, Brincadeiras e Natureza. A cerimônia de abertura ocorreu no Auditório Central da Unisc, com a apresentação do Musical da Pedagogia, coordenado pela professora Dulcimarta Lino. Em seguida, teve início o painel Formação pedagógica: trajetória e experiência profissional. As brincadeiras foram destaque na programação do dia 29. No anfiteatro do bloco 18, a palestra A brincadeira convida a pedagogia reuniu alunos escolares e acadêmicos do curso. No dia 30, no mesmo local, ocorreram brincadeiras promovidas pelo Diretório Acadêmico (DA) do curso de Pedagogia e o painel sobre o tema Os desafios da Educação Ambiental. Já no dia 31, também no anfiteatro do bloco 18 da Unisc, integrantes do DA do curso envolveram o público presente em um momento de descontração alusivo ao Dia do Desafio, com música e alongamentos. Logo após, o painel da noite abordou a temática Bebês e Crianças: brincar e interagir como modo de experimentar e interpretar o mundo. A Gincana do Brincar foi o destaque no encerramento da programação, no dia 1º de junho, na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc). A Semana Mundial do Brincar foi promovida pela coordenação e pelo DA do curso de Pedagogia, com apoio do Setor Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc. O evento também fez parte da programação alusiva aos 50 anos do curso.

Vice-presidente do CRCRS palestra na Unisc Montenegro Divulgação

Na noite do dia 25 de maio, a contadora, professora e vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Ana Tércia Lopes Rodrigues, ministrou a palestra sobre o tema Ética como fator de sucesso nos negócios, direcionada aos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unisc de Montenegro. A atividade ocorreu na sala 206 do campus universitário.

Jornal da Unisc 170  

Jornal da Unisc Nº. 170, junho de 2017.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you