Jornal da Unisc 185

Page 1


2

Novembro 2018

Geral/Opinião Jô Nunes

Programa de Formação Continuada da Unisc oferece curso para professores Josemar Santos

Palavra da Reitoria Imenso desejo de mudar Ao longo da história, sempre registramos grandes transformações. Por muito tempo, foram lentas, gerações e gerações sequer chegaram a percebê-las. À medida que os séculos avançavam, tornavam-se cada vez mais rápidas, mas mesmo assim não fugiam muito ao controle da humanidade. A partir da segunda metade do século XX, no entanto, assumiram tal velocidade que parece terem fugido ao domínio ou mesmo à compreensão do ser humano. Sem barreiras ou questionamentos, atingiram todas as áreas e demandam urgentes adaptações. Por muito tempo, sempre reduto conservador, a educação, face a esse novo quadro, foi quase que ferida de morte em seus modelos tradicionais. Isso demanda algumas reflexões. A primeira delas remete a entender o novo aluno que frequenta a escola e a universidade. Em geral, ele chegou antes de o professor se dar conta das profundas mudanças. Esse aluno está inteiramente envolvido no universo informático, apagou linearidades, sua paciência está muito menor do que a de gerações anteriores, sua curiosidade é imensa e tem muitos tentáculos, seus projetos não cabem mais em fórmulas que antes davam plena conta de realizar seus sonhos. As novas gerações - e muitas pessoas que nelas não se enquadram - se contentam, muitas vezes, em ler a manchete, transformá-la em verdade acabada e disseminá-la em larga escala nas redes sociais. No confronto com o ensino e os conteúdos tradicionais, essas novas verdades acabam se sobrepondo e assumindo proporções ainda imensuráveis. Muitos professores foram surpreendidos por esse turbilhão e, de forma compreensível, ainda não encontraram os novos rumos a tomar. O contexto em que vive o aluno de hoje requer uma nova proposta de aula, novas provocações, um novo relacionamento. Não basta aprender novas metodologias, não basta minar a aula de tecnologia, não basta redesenhar o espaço físico da sala de aula. É preciso, antes de tudo, compreender os novos desejos e as novas necessidades da geração que está aí para ouvir também do professor, construir junto com ele, na sua universidade os caminhos de uma nova sociedade que, em síntese, se constitua em espaço de realização e felicidade. Os desafios são grandes e, de fato, exigem energia, coragem e imenso desejo de mudar. Mais do que nunca, o novo contexto educacional implodiu a zona de conforto, exigindo atualização permanente de todos aqueles que têm a linda e digna missão de ser professor. Refletir sobre essa contemporaneidade, preparar-se sem muitas restrições, qualificar-se o tempo todo não pode mais ser imposição institucional, deve ser um desejo a brotar no coração de todos. *Elenor Schneider, Pró-Reitor de Graduação.

Por meio do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Metodologias Ativas, resultante da parceria entre a Unisc e a Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, será ofertado o curso de Metodologias Ativas no Ensino da Área de Linguagens. A abertura oficial ocorreu no dia 18 de outubro, no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc. O curso tem o propósito de desenvolver as Metodologias Ativas no Ensino para reflexão, acompanhamento e registro do processo de aprendizagem efetiva de uma escola de qualidade para todos. Serão disponibilizadas 140 vagas, preenchidas por professores indicados pelas 3ª, 6ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação, as quais participam desta edição. O curso será ofertado de forma semipresencial, no período de outubro de 2018 a abril de 2019. Os dois momentos presenciais (abertura e encerramento) acontecerão no campus-sede da Unisc e o restante da carga horária ocorrerá a distância, por meio da Sala Virtual de Aprendizagem. A carga horária total é de 60 horas, sendo 16 horas presenciais e 44 horas a distância. O Programa de Formação Continuada é coordenado pelos professores Rudimar Serpa de Abreu, Liane Mählmann Kipper e Gilmar Weis. O curso conta, ainda, com a participação dos docentes Carlos Renê Ayres, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Cristiane Dall Cortivo Lebler, Ângela Cogo Fronckowiak, Ana Cláudia Munari Domingos e Karen Andresa Teixeira Santorum.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Rafael Frederico Henn

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas responsáveis: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: Aquarius Hotel Flat Residence,

Felipe de Queiroz Nopes, reg. prof. 12.320

Biblioteca Municipal, Escola Professor Luiz Dourado,

E-mail: imprensa@unisc.br

Escola Ernesto Alves de Oliveira, Escola Goiás, Escola Nossa Senhora do Rosário, Hospital Santa Cruz (HSC),

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Agência FGTAS/Sine, Unisc - Capão da Canoa,

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Montenegro, Venâncio Aires, Sobradinho e Santa Cruz do Sul (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Clínica

Revisão

de Odontologia, Reitoria, Piscina, Biblioteca, GAJ, SIS,

Roque Neumann

Escola Educar-se, Central de Atendimento, DCE e blocos 1, 5, 8, 12, 16, 18, 35, 42, 51 e 53).

*Este material é produzido em papel reciclável.


Novembro

2018

ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA REALIZAM AÇÕES EM SINIMBU Divulgação

Abordando a saúde bucal e buscando a promoção de saúde na escola, os acadêmicos do 10º semestre do curso de odontologia da Unisc, no Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva em Odontologia, realizaram atividades de educação em saúde bucal, escovação dentária supervisionada e avaliação das condições de saúde bucal na EMEI Criança Feliz e na EMEF Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu. Também foram organizadas rodas de conversa com pais/responAtividades se estendem até o mês de dezembro sáveis dos alunos. Na ocasião, foram enfatizados problemas de agravos bucais mais prevalentes nas avaliações. O intuito é promover a saúde bucal, evidenciando sua importância para a saúde integral, proporcionando melhor qualidade de vida. Os acadêmicos envolvidos nas atividades que iniciaram em agosto e vão até dezembro são: Bárbara, Desirèe, Gabriela, Hanna, Jeisson, Júlia, Luísa e Pedro e são orientados pela Professora Beatriz Baldo Marques. A equipe foi acolhida pela prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, e pela secretária municipal de Saúde, Sinara Cristina Klafke Dhiel.

2ª Semana Acadêmica do Curso de Biomedicina

Divulgação

Ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de outubro a 2ª Semana Acadêmica do Curso de Biomedicina. O coordenador do curso, professor Ediberto de Oliveira Machado, destacou a participação dos acadêmicos, a qualidade e a organização do evento produzido em sua totalidade pela diretoria do Diretório Acadêmico, composta pelas estudantes Julia Germansen, Gabriela Cristina Uebel, Mariana Carlos Batista e Maria Eduarda Puntel. De acordo com as organizadoras, as palestras se mostraram importantes para a construção do conhecimento profissional, além de serem bastante abrangentes quanto às áreas de atuação, envolvendo análises clínicas e estética. “Tivemos a oportunidade de contar com profissionais atuantes e de destaque na área da Biomedicina, pois entendemos que a área da estética não deve vender procedimentos e sim tratamentos e que biomedicina estética promove o empoderamento das pessoas, aumentando a autoestima e transformando vidas”, salientaram.

Semana Acadêmica da Arquitetura e Urbanismo O curso de Arquitetura e Urbanismo realizou, de 1º a 5 de outubro, a sua Semana Acadêmica. Ao todo, foram 30 palestrantes, vindos de Porto Alegre, Lajeado e Venâncio Aires. Houve a participação de escritórios conceituados de Arquitetura, bem como de profissionais da área que residem em Santa Cruz do Sul. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU) também esteve presente, ministrando a palestra Ética no Exercício da Arquitetura.

3

Ensino

Pós-Graduação em Gestão de Pessoas em viagem técnica

Divulgação

No dia 19 de outubro, os alunos do curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas (turma 2017) visitaram a empresa Randon, em Caxias do Sul, e a Cooperativa Aurora, em Bento Gonçalves. As visitas tiveram como propósitos conhecer as práticas de gestão de pessoas das referidas organizações. A coordenadora do curso, professora Leticia Schramm acompanhou o grupo.

Unisc desenvolve atividades em escolas de Montenegro Divulgação

Realizado de maio a outubro deste ano, o projeto Plantando o Futuro envolveu 75 alunos do 4º, 5º e 6º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Jorge Guilherme Moojen e do Colégio Estadual Ivo Buhler, ambos de Montenegro. Entre as atividades promovidas estiveram oficinas de marcador de páginas, de abajur e de composteira, palestra e jogos, coordenadas pela técnica administrativa da Unisc, Fabíola Moreira, com acompanhamento do bolsista Júlio Ávila. A promoção do projeto foi da Área Ambiental da Unisc e do Programa Unisc-Escola.

Dia C da Ciência em Montenegro Divulgação

Celebrado em 17 de outubro, o Dia C da Ciência, iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), promoveu uma mobilização nacional para a divulgação da ciência brasileira. A Unisc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, aderiu mais uma vez ao movimento e realizou diversas ações, entre elas a palestra Como reivindicar seus direitos, ministrada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, Clóvis Gorczevski, na Escola Estadual Técnica São João Batista, em Montenegro. Durante o encontro, direcionado aos alunos de Ensino Médio, o docente apresentou uma exposição sintética dos direitos fundamentais do cidadão brasileiro e as formas de reivindicá-los.


4

Novembro 2018

360º

Administração da Unisc Montenegro aborda as metodologias do coaching

Divulgação

O curso de Farmácia, representado pelo professor Ediberto de Oliveira Machado, juntamente com a farmacêutica da Farmácia-Escola da Unisc, Mênia Brandenburg Back, e com os acadêmicos da disciplina de Estágio I- Saúde Coletiva, realizaram uma palestra com o tema A prevenção e combate à hipertensão arterial. A atividade ocorreu no dia 17 de outubro, durante a Sipat da distribuidora de medicamentos Genésio A. Mendes – GAM, em Santa Cruz do Sul. Durante o evento, alunos do curso de Farmácia realizaram a aferição da pressão arterial dos colaboradores da empresa, além de incentivarem bons hábitos de saúde e alimentação. Já a farmacêutica da Farmácia-Escola ministrou palestra sobre o uso de chás no controle da hipertensão arterial. ”Atividades como essa consolida o compromisso da Unisc com a comunidade e proporciona aos alunos do curso de Farmácia a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação a partir do contato direto com os pacientes”, ressaltou o estudante Bayard Bizarro de Oliveira Santos.

Unisc discute os rumos da pesquisa em evento nacional

Divulgação

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Andréia Valim, e a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Fabiana Piccinin, participaram do 34º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa das Universidades Brasileiras, em Florianópolis, Santa Catarina, de 24 a 26 de outubro. Entre as discussões do encontro estiveram as políticas para a ciência brasileira, a avaliação da pós-graduação, a internacionalização e o financiamento público para as pesquisas, como bolsas de estudo e editais para infraestrutura das universidades. Segundo a pró-reitora, é fundamental participar desse debate e representar a Unisc em decisões que produzem reflexos nos cursos de Mestrado e Doutorado no Brasil.

Divulgação

Curso de Farmácia e Farmácia-Escola desenvolvem atividades em empresa

Os alunos da disciplina de Administração de Pessoas, ministrada pela professora Ione Sardão da Silva, dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as metodologias do coachings como parte do conteúdo constante no subsistema de treinamento e de desenvolvimento de pessoas. A palestra, realizada no dia 3 de outubro, foi ministrada pela administradora e coach Deise Freitas, que, além de apresentar os conceitos básicos sobre os princípios e as ferramentas, comentou sobre o papel do coach. Na oportunidade, a palestrante aplicou a ferramenta conhecida como Roda da Vida, que mede as quatro dimensões nos âmbitos Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida, permitindo analisar três fundamentos essenciais em cada uma das dimensões. Segundo a professora Ione, os resultados foram bem significativos para os acadêmicos, que puderam realizar sua autoavaliação pessoal e profissional, medindo o seu momento atual. “Os resultados podem ser trabalhados tanto para elevar, quanto para alinhar os níveis de satisfação em cada elemento de vida”, salientou.

Ciências Contábeis I

Fabiana Piccinin (E) e Andréia Valim

Inscrições abertas para o curso de especialização em Docência Universitária Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Docência Universitária na contemporaneidade. Com início previsto para março de 2019, o objetivo é proporcionar aos professores das universidades do Comung uma visão ampla e integrada sobre a docência no ensino superior no contexto das transformações educacionais mundiais, buscando promover o aprimoramento das competências e das habilidades didáticopedagógicas. Unisc, UCS, Univates, UPF, Unijuí, Unicruz, Urcamp, Unilasalle e PUCRS já adquiriram, cada uma, 15 vagas que serão distribuídas através de editais internos. Outras 90 vagas foram abertas para professores não contemplados pelos editais de cada IES ou para professores das demais IES do Comung. Os professores das IES que não adquiriram as vagas previamente, interessados no curso, deverão manifestar interesse pelo curso junto ao setor de apoio pedagógico da sua instituição. Esse setor, por sua vez, contatará a coordenação do curso para liberação do link de inscrição aos interessados. Mais informações: www.comung.org.br/pos

Os egressos do curso de Ciências Contábeis, Gustavo Pretto, da Unisc Santa Cruz do Sul, e Clênio Konzen, da Unisc Sobradinho, tiveram artigos aprovados no 9º Congreso de Costos del Mercosur, que acontece em novembro, na cidade de Montevidéu, no Uruguai. Ambos os artigos são resultado dos trabalhos de curso dos egressos. Além de Pretto, também participaram da produção do artigo Custos de captação de recursos financeiros: uma análise comparativa entre diferentes formas de captação de recursos para sociedades anônimas de capital aberto no Brasil os professores Elói Brandt e Melissa Kanitz. Já o artigo de Konzen, intitulado Custos e retorno: uma análise comparativa entre as variedades de tabaco Virginia e Burley em uma propriedade rural do Rio Grande do Sul, tem coautoria dos professores Elói Brandt e Fernando Fontoura.

Ciências Contábeis II As acadêmicas do curso de Ciências Contábeis, Natália Redin e Thaís Carolina Leissmann Fortes, tiveram artigos aceitos pelo Aurco, congresso internacional de custos que acontece em novembro, em Montevidéu, no Uruguai. Ambas as alunas estão fazendo o Trabalho de Curso e produziram os textos a partir de suas pesquisas. Natália escreveu o artigo Estrutura de localizações como instrumento de controle de ativos imobilizados e redução de custos em parceria com o professor Elói Almiro Brandt. Já o artigo Análise do retorno médio da atividade de transporte de carga rodoviária desenvolvida por um profissional autônomo tem coautoria de Thaís e do professor Eduardo Watte.


Novembro

2018

5

Geral

Felipe Nopes

Felipe Nopes

ESCOLA DE LAGOA BONITA DO SUL VENCE A MARATONA DO SABER Aproximar estudantes com o uso de alternativas científicas e tecnológicas para a resolução de problemas. Esse foi o principal objetivo da Maratona do Saber, atividade planejada e desenvolvida pelo Programa Unisc-Escola em parceria com diversos cursos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), incluindo também o Programa de Pós-Graduação em Letras – MesPremiação foi projetor multimídia e vale de R$ 500,00 trado e Doutorado e o Projeto Conexão. Desde o mês de junho, alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas das redes pública e privada, dos Vales do Rio Pardo, Taquari, Caí, Centro-Serra, Quarta Colônia e Litoral, estiveram envolvidos na competição. A fase final da disputa contou com 15 educandários. O desafio proposto consistiu na produção de seis vídeos que abrangessem as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas, Saúde e Comunicação Social, com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar e demais colaboradores do educandário sobre a relevância dos estudos e do diálogo a partir de temas atuais e importantes para a formação cidadã. Após criteriosa avaliação dos organizadores nos quesitos de captação de imagens, produção e criatividade, foi eleita vencedora a Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul. A entrega da premiação ocorreu no dia 17 de outubro, na sala 1304, bloco 13 da Unisc, com a presença de estudantes e de professores da escola campeã e de membros da universidade. O educandário ganhou um projetor multimídia e os alunos, um vale no valor de R$ 500,00. Segundo a coordenadora do Programa UniscEscola, Tânia Bernhard, a intenção da Maratona foi promover o protagonismo estudantil, com o apoio da universidade. “Queríamos mostrar que eles podem usar o celular para coisas boas e incentivar os professores a fazerem o mesmo”, destacou. A vice-diretora do turno da tarde, Cleiva Carniel, afirmou sentir um misto de emoção e de felicidade com a premiação recebida. “O que temos de melhor dentro de uma escola são os seres humanos. Esse prêmio chegou em boa hora. Tudo o que fazemos é voltado para os nossos alunos”, disse. Já o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, ressaltou tratar-se de um momento de muita satisfação para a Reitoria da Unisc. “Quero reconhecer os grandes protagonistas desse trabalho, que são os estudantes e os professores. Foi possível perceber que Lagoa Bonita do Sul tem talentos para transformar a realidade de lá e de outros lugares”, observou. Antes da entrega da premiação, os alunos participaram de diversas oficinas e atividades didáticas na Unisc, com o objetivo de aproximar a escola da universidade. A Maratona do Saber contou com o apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da Gazeta Grupo de Comunicações.

Jornada de Atualização em Computação promove atividades na Unisc Felipe Nopes

A 11ª edição da Jornada de Atualização em Computação iniciou no dia 8 de outubro, no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc. O evento foi aberto pela coordenadora dos cursos de Computação Licenciatura e de Ciência da Computação, professora Viviane Müller; pelo pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider; e pelo presidente do Diretório Acadêmico da Computação (DAComp), Wesley Arthur Batista. Costa falou sobre Internet das coisas e saúde Em seguida, o professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Cristiano André da Costa, ministrou palestra sobre o tema Internet das coisas e saúde: revolucionando a Medicina com smartphones, wearables e machine learning. A programação do evento seguiu até o dia 11 de outubro, com diversas atividades, como visitas às empresas Kopp Tecnologia e Imply Tecnologia Eletrônica e ao TecnoUnisc e palestras sobre as temáticas Game Dev com Godot, Design Thinking, Microeletrônica, Como o cérebro humano aprende: uma visão das neurociências, entre outras.

Como direcionar seu imposto de renda para ações educacionais, culturais, sociais e esportivas

Você sabia que no Brasil há a possibilidade do seu imposto de renda ser direcionado para causas educacionais, culturais, sociais e esportivas? Os impostos que seriam pagos ao governo podem ser doados a projetos que beneficiem a comunidade! Como acontece: o Poder Público deixa de arrecadar parte de recursos para incentivar projetos. A participação nos diversos mecanismos de incentivos é uma decisão facultativa de cada empresa e pessoa física. Para utilizar os incentivos fiscais federais: - as empresas precisam necessariamente ser tributadas com base no lucro real. A empresa que recolher impostos por lucro presumido ou que for optante do Simples Nacional não poderá usufruir do mecanismo; - as pessoas físicas também podem fazer doações e para isso é necessário que a Declaração Anual de Imposto de Renda seja feita pelo modelo completo. Dois projetos na Universidade que se utilizam dos incentivos fiscais federais merecem destaque: o projeto da Orquestra de Câmara da Unisc, que aprovou três propostas no Ministério da Cultura - o primeiro projeto foi realizado em 2016, o segundo, em 2017, e o terceiro projeto, em 2018, tendo este último realizado cinco apresentações no ano, e que poderá continuar realizando apresentações em 2019 se captadas as doações necessárias. O recurso captado através da Lei Rouanet é utilizado para custear o transporte até os locais das apresentações, sonorização, iluminação, refeições dos músicos, material de divulgação, conserto e manutenção de instrumentos e eventualmente para cachês de músicos convidados. O outro é o projeto Cestinha que recebe recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Em Santa Cruz do Sul, o Comdica é o órgão responsável pela aprovação e destinação dos recursos que são obtidos de doações de Imposto de Renda, através do FMDCA. Com os recursos recebidos, através das doações, o projeto Cestinha conseguiu comprar um Placar Eletrônico que está instalado no Ginásio Pedagógico da Unisc. Também foram adquiridos diversos materiais esportivos para os participantes que, além de aprimorar as atividades, proporcionam alegria, satisfação e fortalecem o convívio em grupo, facilitando a inserção das crianças e dos adolescentes na sociedade. Convidamos a comunidade acadêmica a destinar parte do seu imposto ao Projeto da Orquestra e ao Projeto Cestinha. Para ambos os projetos, a Apesc/Unisc está recebendo doações até 27 de dezembro de 2018. Para obter outras informações e orientações, converse com o seu contador e contate o Escritório de Projetos, pelo telefone (51) 3717-7316, com Rosane Weiss.

*Rosane Maria Weiss, Escritório de Projetos.


6

Novembro

Geral

Unisc participa do 12º Encontro Anual do Fortec Arquivo pessoal

UNIVERSIDADE OFERECE 12 NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE EAD Oferta ocorre nos cinco campi da Instituição, localizados em Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Sobradinho, Montenegro e Venâncio Aires Felipe Nopes

Cursos ofertados Administração (bacharelado) Ciências Contábeis (bacharelado) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira Curso Superior de Tecnologia em Logística Curso Superior de Tecnologia em Marketing Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Letras Português (licenciatura) Pedagogia (licenciatura) Serviço Social (bacharelado)

Nos dias 16 e 17 de outubro, a encarregada pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Unisc, Isabel Grunevald, representou a Instituição no 12º Encontro Anual do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), realizado de 15 a 19 de outubro, na Escola Superior de Guerra (ESG), na cidade do Rio de Janeiro. Isabel Grunevald A Unisc teve selecionada a tecnologia Bioativo emoliente para área cosmética, tendo sido uma das quatro universidades do Estado a ter tecnologias eleitas para a atividade Balcão de Negócios, a qual possibilitou o contato com empresários, empreendedores, investidores e provedores de recursos para empresas e empreendimentos inovadores. O bioativo desenvolvido pela Unisc é de origem animal e apresenta excelentes resultados para o uso em produtos criados para atender ao segmento de cosméticos. Além disso, tem apresentado resultados satisfatórios para o uso em formulações tópicas, devido ao alto grau de hidratação que proporciona.

Unisc recebe representantes do Regional English Language Office Josemar Santos

Membros da Reitoria apresentaram os cursos durante entrevista coletiva A Unisc divulgou a oferta de 12 cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EaD). O lançamento ocorreu no dia 16 de outubro, na sala 2535, no bloco 25, durante entrevista coletiva concedida por membros da Reitoria da Instituição. Todos os cursos a distância serão ofertados nos cinco campi da Unisc, localizados em Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Sobradinho, Montenegro e Venâncio Aires, com exceção do curso de Letras Português, que não ocorrerá no campus-sede nesta primeira oferta. De acordo com a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, os cursos oferecidos são os mais procurados nessa modalidade, nas regiões onde a Universidade atua. “Vamos primar pela mesma qualidade dos cursos presenciais, pois entendemos que a Unisc tem tradição e confiabilidade. Com essa oferta, atingiremos ainda mais o compromisso com o desenvolvimento da região”, destacou. Entre os diferenciais, o estudante poderá usufruir de toda a infraestrutura da universidade, como, por exemplo, a biblioteca e os laboratórios, e enriquecer ainda mais o seu aprendizado. Também poderá interagir com os professores e os demais alunos do próprio campus, vivendo e compartilhando experiências reais. Além disso, os docentes possuem alto nível de qualificação e são os mesmos dos cursos presenciais. “Há, ainda, grande chance de empregabilidade para o estudante, tendo em vista o reconhecimento que a marca Unisc tem no mercado”, apontou o vice-reitor Rafael Frederico Henn. “Vamos colocar no mercado profissionais capacitados para atuar em diferentes áreas”, salientou Henn. Para ingressar em um dos cursos, o candidato pode realizar o vestibular agendado, constituído por uma redação. A prova será aplicada todas as quartas-feiras, às 19h, e todos os sábados, às 8h30, nos campi da Unisc, mediante agendamento a partir do dia 24 de outubro. Outra opção de ingresso é participar do processo seletivo do Vestibular de Verão, no dia 24 de novembro. O valor das mensalidades varia entre R$ 269,00 e R$ 290,00. O início das aulas está previsto para 18 de fevereiro de 2019.

2018

Esq. para dir.: Rafael Frederico Henn, Jennifer Uhler, Cristiana Verônica Mueller e Kerley Tolpolar A Unisc, por meio da para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), recebeu a visita da diretora de Programas de Língua Inglesa do Regional English Language Office da Embaixada dos EUA, em Brasília, Jennifer Uhler, e da Public Affairs Assistent do Consulado dos EUA, em Porto Alegre, Kerley Tolpolar. A recepção oficial ocorreu no dia 24 de outubro, na sala 2535, com as presenças do vice-reitor, Rafael Frederico Henn, e da coordenadora da AAII, Cristiana Verônica Mueller. O objetivo da visita foi aproximar ainda mais a Unisc do Regional English Language Office (Relo) e estudar possibilidades de atividades conjuntas. Para tanto, foi apresentada a Instituição e alguns aspectos de Santa Cruz do Sul, como forma de criar futuras oportunidades de cooperação. Jennifer e Kerley também participaram de um encontro com stakeholders da Unisc, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Línguas e Culturas (Celinc), do curso de Letras e do Programa Unisc-Escola.


Novembro2018

7

Fora de sede Palestra sobre Business Intelligence na Unisc Montenegro

UNISC SOBRADINHO E CURSO DE DIREITO PROMOVEM JÚRI SIMULADO NO ENSINO MÉDIO

Divulgação

Magali Drachler

Unisc Montenegro participa do Passeio Ciclístico Solidário Divulgação

No dia 14 de outubro, integrantes da Unisc Montenegro participaram da terceira edição do Passeio Ciclístico Solidário, com espaço para distribuição de informações institucionais. A promoção foi dos Supermercados Mombach. O passeio saiu do Parque Centenário e seguiu pelas ruas Buarque de Macedo, Santos Dumont e Ramiro Barcelos até a beira do Rio Caí. Lá, em frente à Câmara de Vereadores, ocorreu uma parada para a distribuição de água e barrinhas de cereal. O grupo de ciclistas seguiu até o Grêmio Gaúcho, acessando a rua Bruno de Andrade até o estacionamento do Mombach Timbaúva. No local, houve recepção com brinquedos infláveis, sorteio de brindes, músicas e expositores das entidades apoiadoras do evento, como o Sesc e a Prefeitura Municipal. O objetivo do passeio foi o incentivo à solidariedade, com a doação de alimentos, e ao uso dos meios de transporte sustentáveis.

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro participaram, no dia 16 de outubro, na sala 107 do campus, da palestra A importância de um Business Intelligence no processo de gestão. Os palestrantes foram o diretor de Tecnologia e o gerente comercial da empresa Sadig, Luiz Fernando Ohlweiler e Pedro Steffens, respectivamente.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Divulgação

A Unisc Sobradinho e o curso de Direito promoveram uma prática de Júri Simulado no Ensino Médio. A primeira edição foi realizada no dia 17 de outubro, na Câmara de Vereadores. Participaram estudantes concluintes do Ensino Médio das Escolas Estaduais: Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho; Escola Estadual de Ensino Esq. para dir.: Caroline Bitencourt, Greice Kellen, Jocelaine Médio Arroio do Tigre (EEEMaieron e Ricardo Hermany MAT); Catarina Bridi, de Ibarama; Padre Afonso Diehl, de Segredo; e Cristo Rei, de Passa Sete. De acordo com o coordenador do curso de Direito em Sobradinho, professor Ricardo Hermany, a proposta foi levar, a partir de um caso emblemático do Direito, O Caso de Exploradores de Cavernas, de Lon Fuller, um trabalho simulado, mas que mostrou um pouco da atividade do profissional de Direito. A ideia foi envolver as escolas da região, ficando uma responsável pela acusação e outra pela defesa. Estudantes de outros educandários estiveram no corpo de jurados, cujo sorteio foi realizado na hora. Hermany destacou a participação dos alunos. “Queremos registrar a grande satisfação do plenário lotado e da qualidade do preparo dos estudantes. Essa é uma das atividades do profissional de Direito, e ele tem um conjunto de campos de atuação. Mas, ao invés de irmos nas escolas divulgar o curso, propusemos algo diferente, ou seja, trazer o aluno para dentro da realidade do dia a dia do profissional de Direito”, comentou. De sua parte, a coordenadora do Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ), Greice Kellen, disse ter sido importante a participação efetiva do Direito, no caso defesa e acusação, e como isso reflete na nossa vida. “Além de conhecer os professores, os estudantes participaram de algo ativo, que é um júri. A Universidade mostrou como funciona o judiciário e a ideia é realizar a atividade em outros municípios”, salientou. A coordenadora Administrativa da Unisc Sobradinho, Jocelaine Maieron, avaliou o evento de forma positiva. “Estamos empolgados. Mobilizamos cinco escolas da região. Os alunos se concentraram, prestaram atenção e receberam muito bem a nossa ideia. Houve muita interação. Foi um ano desenvolvendo o projeto, que é inédito na Unisc, ainda é o primeiro, mas que já trouxe resultados”, ressaltou. Já a chefe do Departamento de Direito, professora Caroline Bitencourt, mencionou a integração entre as escolas. “Essa união que a gente buscou entre a Universidade e as escolas, descobrindo talentos, podendo fomentar o debate e questões críticas e fazer esse caminho tão necessário das escolas com o ensino superior, foi uma experiência enriquecedora, com a participação de alunos, professores e comunidade acadêmica envolvida. Todos saíram ganhando desse momento tão rico para Sobradinho e a região Centro-Serra”, sublinhou a docente.

No dia 16 de outubro, a Unisc Montenegro realizou palestras alusivas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida de 15 a 21 de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Com o tema Ciência para redução das desigualdades, as atividades no campus foram voltadas aos professores das escolas de educação infantil e contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Montenegro.

Direito de Montenegro recebe defensor público O curso de Direito da Unisc Montenegro promoveu, no dia 8 de outubro, na sala 205 do campus, a palestra O papel do defensor público e da Defensoria Pública na defesa dos direitos fundamentais. O tema foi abordado pelo defensor público da Comarca de Montenegro, Rodrigo Ribeiro. Divulgação


8

Novembro

Geral

Por meio de integrantes do Programa Terceira Idade na Unisc e do projeto Universidade do Adulto Maior (Uniama), a Universidade de Santa Cruz do Sul esteve presente no 9º Fórum Gaúcho de Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano e no 13º Encontro Estadual de Alunos Idosos, ocorridos nos dias 18 e 19 de outubro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento contou com mais de 500 participantes no UCS Teatro, com delegações de

diversas instituições do Rio Grande do Sul. As atividades, de cunho científico, reuniram especialistas, profissionais da área, idosos e acadêmicos, com o objetivo de articular estudos e ações de ensino, pesquisa e extensão que favorecessem o envelhecimento humano ativo e saudável, respeitando a diversidade e promovendo a inclusão. Com o tema Envelhecimento e aprendizagem ao longo da vida, debates através de conferência, palestras, oficinas, apresentações artísticoculturais, filó italiano, sessões de pôsteres e apresentações orais de trabalhos pontuaram o evento. O Uniama participou com 83 idosos e os professores Nestor Pedro Roos, do curso de Enfermagem; Silvia Virginia Coutinho Areosa, do curso de Psicologia; Úrsula Muller, do curso de Educação Física; e Sâmara Bittencourt Berger, coordenadora do Programa Terceira Idade na Unisc e do Uniama, além de estagiários e bolsistas dos cursos de Enfermagem e de Psicologia, que participaram das apresentações de pôsteres. Já o curso de Educação Física foi responsável pelo musical apresentado pelos alunos do Uniama. As estudantes do Uniama, Nadir Bortolini (turma 4) e Hilária Vaz (turma 5), ministraram as oficinas de Fotografia e de Medicina Caseira (chás), respectivamente. Mais informações sobre o Programa Terceira Idade na Unisc e o projeto Uniama podem ser obtidas no Núcleo de Ação Comunitária (NAC), na sala 510, bloco 5 do campus-sede, pelo telefone (51) 3717-7344 ou pelo e-mail nac@unisc.br.

No dia 17 de outubro, foi realizada mais uma edição do Viva Unisc no campus de Capão da Canoa. Cerca de mil visitantes, entre alunos e professores de escolas de Ensino Médio, foram recepcionados por acadêmicos e docentes da Instituição. O público presente participou de diversas atividades, como oficinas dos cursos de Administração e de Direito; júri simulado (foto); jogos na biblioteca; e palestra sobre o tema Bullying no contexto escolar, ofertada para os professores visitantes. O evento também contou com estande de divulgação dos cursos EaD, cabine fotográfica e a possibilidade de inscrição para o Vestibular de Verão com valor promocional de R$ 20,00, além da distribuição de brindes.

Viva Unisc Montenegro Divulgação

Claudia Velho

Programação ocorreu na Universidade de Caxias do Sul

Viva Unisc Capão da Canoa Divulgação

INTEGRANTES DA UNISC PARTICIPAM DE EVENTOS VOLTADOS À TERCEIRA IDADE

2018

Alunos dos cursos de Química visitam a ETA de Vera Cruz Divulgação

Os acadêmicos da disciplina de Química Ambiental Experimental, dos cursos de Química Industrial e de Química Licenciatura, acompanhados pelo professor Ênio Machado, visitaram, no dia 22 de outubro, a unidade da Estação de Tratamento de Água (ETA), de Vera Cruz. A cidade é referência nacional de qualidade nos serviços municipalizados de saneamento ambiental no pais, tanto nos projetos para água de abastecimento, quanto para o Professor Ênio Machado (ao centro) acompanhou o grupo tratamento de esgotos. Com acompanhamento da bióloga graduada pela Unisc, Tanise Etges, foi possível observar que a ETA aplica conceitos de tecnologias limpas com substituição do sulfato de alumínio e barrilha com o policloreto de alumínio, tornando o controle de clarificação das águas de captação mais eficiente, econômico e com maior ganho ambiental. Também é destaque na unidade o processo de geração local do produto de cloração, onde a eletrólise do cloreto de sódio produz o agente de desinfecção necessário ao tratamento das águas de abastecimento, o que é novo para a maioria das ETAs no Brasil. Segundo o professor Machado, a configuração da ETA também é de conceito moderno, pois agrega o perfil de unidade compacta, com desenho circular de misturadores hidráulicos e decantadores, sendo o operacional de filtros muito bem controlado. “O planejamento do abastecimento de água para o município é muito bem gerenciado com o Serviço Municipal de Água e Esgoto, sendo excelente oportunidade, aqui no Vale do Rio Pardo, para conhecermos o quanto é possível ver saneamento ambiental com responsabilidade e desenvolvimento tecnológico, além de aprendermos ações efetivas para a sustentabilidade do uso das águas”, salientou o docente.

Mais de mil estudantes do Ensino Médio participaram do Viva Unisc, realizado no dia 10 de outubro, no campus de Montenegro. O evento, que ocorreu das 8h30 às 21h30, atraiu alunos das escolas de Montenegro, Brochier, Maratá, São José do Sul, Capela de Santana, Pareci Novo, Harmonia, Triunfo, Tabaí e São Sebastião do Caí. Além de visitar os estandes de cada curso da Instituição, os estudantes puderam participar de diversas oficinas oferecidas pelos cursos durante todo o dia, além de receber informações sobre valores, bolsas de estudo e financiamentos. O Viva Unisc também contou com uma cabine de fotos, que presenteou os visitantes com uma recordação do evento.

Palestra na empresa Bepo A coordenadora do curso de Administração da Unisc Montenegro e da Unisc Capão da Canoa, professora Ione Sardão da Silva, ministrou uma palestra na empresa Bepo, localizada no Polo Petroquímico, sobre o tema A importância do relacionamento interpessoal. A atividade integrou a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2018 (Sipat) e foi direcionada aos funcionários da empresa. Segundo a docente, foram desenvolvidos, com os participantes, aspectos sobre a necessidade de se criar uma ótima relação interpessoal em todos os ambientes frequentados, especialmente no trabalho, para que, além de se ter um melhor rendimento na empresa, a convivência seja agradável o máximo possível.


Novembro2018

9

Geral

Divulgação

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado, Cláudio José de Oliveira, desenvolveu atividades durante o 8º Congresso Internacional sobre Formacion de Profesor de Ciencias: para lá construcción de sociedades sustentables, realizado de 10 a 12 de outubro, na Universidade de La Salle, em Bogotá, Colômbia. No evento, o professor apresentou o trabalho A formação de professores que ensinam matemáProfessor Cláudio de Oliveira no congresso em Bogotá tica nos anos iniciais em cursos de Pedagogia, na modalidade de apresentação oral, categoria 2, em parceria com colegas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Além disso, Oliveira participou de uma reunião de trabalho com professores da Unijuí, da Unipampa e da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia. No encontro, ocorrido no dia 11 de outubro, na UPN, os docentes discutiram a possibilidade de aproximação entre o grupo de pesquisadores de Educação Matemática do Brasil, das instituições Unijuí, Unisc e Unipampa, e acordaram ações de fortalecimento de redes de investigação acerca da formação de professores de matemática na América Latina, tendo como parâmetro atividades a curto, a médio e a longo prazo.

Homenagem póstuma à professora Miria Burgos Divulgação

COORDENADOR DO PPGEDU REALIZA VIAGEM À COLÔMBIA

Esq. para dir: Ruan Perrone, Rafael Burgos, Cézane, Eduardo, Leandro, Silvia Franke, Letícia e Jane Renner O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS) prestou, no dia 31 de outubro, no Anfiteatro do bloco 18, uma homenagem póstuma à professora Miria Suzana Burgos, falecida no dia 19 de novembro de 2017. Na oportunidade, foi entregue uma placa, em reconhecimento por suas inúmeras contribuições ao Programa, ao esposo Leandro Tibiriçá Burgos, aos filhos Rafael, Eduardo e Letícia, às noras Cézane Reuter e Greice Moraes, ao genro Ruan Perrone e aos netos Eduarda, Fernando, João Victor e Pedro. Também foi apresentado um filme com algumas das imagens que registram sua intensa participação no Programa. Placa PROFESSORA DRA. MIRIA SUZANA BURGOS O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) reconhece e agradece as inúmeras contribuições da professora Dra. Miria Suzana Burgos, desde a criação deste Programa até os dias de hoje, pois o trabalho iniciado pela Dra. Miria mantém-se vivo e fortalecido por meio da continuidade que foi dada pelos seus admiradores. “Se a morte física é inevitável, sobrevivemos em nossos descendentes, não só no sangue e nos genes, mas principalmente, quando somos lembrados por eles” (Diego Moreira). Miria, você faz parte da nossa história e permanecerá eternamente em nossos corações!

Professora da Unisc participa de congresso de Ciências do Desporto e Educação Física no Ceará Divulgação

Seminário internacional e mostra de trabalhos Felipe Nopes

A professora do Departamento de Educação Física e Saúde e coordenadora do Projeto Piracema: Natação para Pessoas com Deficiências, Sandra Mara Mayer, participou do 17º Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. O evento foi realizado de 25 a 28 de setembro, em Fortaleza (CE), na Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como tema Cuidar da Casa Comum: da Natureza, da Vida, da Humanidade. Oportunidades e responsabilidades do Desporto e da Educação Física. No encontro, a docente da Unisc apresentou dois projetos extensionistas da Universidade: Projeto Piracema: Natação para Pessoas com Deficiência, realizado realizado juntamente com a professora Heloísa Elesbão, por meio de uma parceria entre a Unisc e a Professora Sandra Mara Mayer APAE, que atende alunos com diversas deficiências, com o apoio de professores do Departamento de Educação Física e Saúde, de dois bolsistas (Probex) e do professor Laudemiro Volmar Cunha Trindade, representante da APAE. Outro Projeto foi o Educação Física em Questão, que tem como público-alvo alunos egressos do curso de Educação Física que atuam nas redes estadual, municipal e privada dos Vales do Rio Pardo e Taquari e retornam à Universidade para uma atualização no projeto, que também conta com a parceria da Unisc e do professor Gilmar Weis. Além disso, outros dois temas foram apresentados pela professora Sandra Mara Mayer durante o Congresso. Um deles, sobre Bullying, relatando uma pesquisa realizada com 257 escolares, na faixa etária entre 11 e 17 anos, do município de Anta Gorda, pesquisa essa realizada juntamente com a professora Letícia Borniati. Outro tema foi a Educação Física Escolar e a inclusão de crianças com deficiência nas aulas de Educação Física, realizado em parceria com a professora Letícia Borfe. Participaram diversos especialistas e profissionais da área de Educação Física, assim como pesquisadores de países de Língua Portuguesa (Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Macau), que compartilharam informações e conhecimentos, no sentido de promover discussões sobre disciplinas que contribuem para a ciência e para a prática da psicologia do esporte e disciplinas relacionadas. Foram enviados 170 trabalhos (artigos) para o evento, sendo que apenas 15 foram premiados para serem publicados na renomada revista Motricidade.

Promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, o 15º Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e a 11ª Mostra Internacional de Trabalhos Científicos iniciaram as atividades no dia 25 de outubro, com minicursos temáticos e apresentação de trabalhos, no bloco 53, e palestra magna, no auditório do Memorial, bloco 46, sobre o tema Políticas Públicas no Estado Democrático de Direito. A palestrante foi a professora da Universidade de Salamanca (Espanha), Antonia Picornell Lucas. No dia 26 de outubro, também no auditório do Memorial, ocorreu o painel Limites da Judicialização da Política, ministrado pelo professor da Universität Salzburg (Áustria), Stephan Kirste. Já no bloco 53, houve apresentação de trabalhos científicos. A finalidade dos eventos foi oportunizar à comunidade acadêmica em geral e aos alunos de graduação e de pós-graduação a reflexão e a ampliação do debate sobre Direitos Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea.


10

Novembro

Geral

1ª Semana Acadêmica do Curso de Psicologia na Unisc Montenegro

Alunas do PPGL iniciam doutorado sanduíche no exterior Divulgação

Rosiene Haetinger (E) e Aline Pereira

Duas alunas do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unisc iniciaram, neste mês, suas pesquisas no exterior, por meio do Edital n.º 47/2017 – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes) 2017/2018. A seleção das candidatas ocorreu em janeiro deste ano, tendo como critérios a qualidade dos projetos de pesquisa, o conhecimento da língua estrangeira, a qualidade dos pesquisadores e das universidades

estrangeiras de destino e a qualificação dos orientadores da Unisc. As bolsas de doutorado no exterior têm duração de seis meses, visto que o adjetivo “Sanduíche” se refere ao fato de o doutorando iniciar o curso no Brasil, realizar estágio de pesquisa em uma instituição estrangeira e voltar ao Brasil para finalizar a pesquisa e defender a tese. A estudante Rosiene Almeida Souza Haetinger realiza seu estágio na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, com o projeto Da formação do docente leitor para a formação do aluno leitor: um olhar para o curso normal/magistério, sob orientação da professora Rosane Maria Cardoso (Unisc) e tutoria do professor Gustavo Horacio Bombini (UBA). Já a aluna Aline Elisabete Pereira frequenta a The Ohio State University (OSU), em Ohio, Estados Unidos, com o projeto A leitura compartilhada na infância e seus efeitos na aprendizagem da leitura, orientado pela professora Rosângela Gabriel (Unisc) e com tutoria da professora Laura Justice (OSU). Para a coordenadora do PPGL, professora Rosane Maria Cardoso, o estágio de doutorado no exterior ampliará, sobremodo, a experiência em pesquisa das estudantes. “Será, sem dúvida, uma oportunidade de, ao estudarem com especialistas reconhecidos em nível internacional, conhecerem também novas realidades de trabalho relacionadas à leitura, foco do PPGL/Unisc”, salienta. Segundo Rosane, encaminhar alunos para intercâmbios de pesquisa no exterior, sempre que possível, é uma das metas do Programa, visando ao aprimoramento tanto acadêmico, quanto social e cultural. “Os professores do PPGL/Unisc desejam uma excelente jornada a nossas alunas ao longo desse período que se inicia. Certamente, Rosiene e Aline, profissionais competentes no âmbito do ensino e da leitura, não só descobrirão caminhos, mas terão muitas chances para compartilhar o conhecimento que levam consigo”, ressalta a docente.

Divulgação

DOUTORADO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE É APROVADO PELA CAPES A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a aprovação do doutorado em Promoção da Saúde da Unisc, que agora passa a contar com seis doutorados e oito mestrados. Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Capes examina sob padrões rigorosos as propostas de novos cursos de mestrado e de doutorado das universidades de todo o país. O mestrado em Promoção da Saúde, que ofereceu as condições para a construção da proposta de doutorado, começou a funcionar em 2010, com foco interdisciplinar na área, procurando atender à demanda de profissionais de medicina, odontologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem, farmácia, biomedicina, estética, psicologia, educação física, entre outras. O programa alcançou a nota quatro na última avaliação quadrienal da Capes, conquistando o requisito fundamental para o envio da proposta de doutorado. “Estamos muito felizes com essa notícia, que confirma a qualidade do trabalho que vem sendo feito em termos de pós-graduação stricto sensu na Unisc, já bastante consolidada, além de oferecer mais uma oportunidade de qualificação aos nossos alunos que, por extensão, se tornarão profissionais da saúde ainda melhores no atendimento à nossa comunidade”, destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim. O cronograma de inscrições, bem como do processo seletivo para o doutorado em Promoção da Saúde, será divulgado em breve. Os mestrados e os doutorados da Unisc contam com diferentes naturezas de bolsas de agências públicas de fomento e de financiamentos especiais junto a instituições financeiras.

2018

Com o tema Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos, a 1ª Semana Acadêmica do Curso de Psicologia foi realizada de 22 a 24 de outubro, na sala 206, na Unisc Montenegro. A palestra de abertura foi ministrada pela professora, psicóloga, psicanalista e escritora Adriana Bandeira, que falou sobre Políticas Públicas e espaços de escuta. Na oportunidade, Adriana também lançou o livro Escritos de calabouço, de sua autoria. No dia 23, a roda de conversa A inserção da Psicologia nas Políticas Públicas: desafios e possibilidades na saúde, na assistência social e na educação foi conduzida pelos psicólogos Guilherme Bulcão Manica, Jaqueline Porto, Melissa Araújo e Rosineia Luiza Gass. No dia 24 ocorreu outra roda de conversa, desta vez sobre a temática A Psicologia e a defesa dos Direitos Humanos. Os convidados foram a presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), Manuele Montanari Araldi, e o psicólogo, especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais e mestrando em Psicologia Social pela PUCRS, Jean Ícaro Pujol Vezzosi. O evento foi organizado por um grupo de alunos e pelo coordenador do curso de Psicologia, professor Moisés Romanini.

PPGEdu oferta curso de mestrado no Maranhão A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) homologou, no dia 8 de outubro, o curso de Mestrado Interinstitucional (Minter) promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unisc e pela Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP). O Minter consiste na abertura de turmas de mestrado acadêmico por uma instituição promotora nacional (Unisc), nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora (FAP). As turmas levam as instituições a atuarem em regiões afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa. A intenção é promover maior grau de qualificação dos recursos humanos, tendo por objetivo principal viabilizar a formação de mestres para atuação na docência e/ou na pesquisa, assim como promover a constituição de grupos de pesquisa, favorecendo a cooperação entre instituições acadêmicas de Ensino Superior e de Educação Básica na região em que se situa a instituição receptora. As aulas do Mestrado em Educação, na modalidade Minter, iniciam em janeiro de 2019 e serão ministradas na FAP, localizada no município de Chapadinha, no Maranhão. O processo seletivo dos candidatos foi aberto no dia 9 de outubro. A seleção está prevista para ocorrer no período de 19 a 22 de novembro de 2018 e será realizada por profissionais da Unisc, na sede da FAP.


Novembro 2018

11

Geral

EAD UNISC REALIZA BANCAS DE TCC DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM 25 POLOS NO PAÍS Objetivo da formação continuada é capacitar e qualificar profissionais de forma avançada Divulgação

Nos dias 16 e 17 de outubro, em Santa Cruz do Sul, 28 estudantes fizeram a defesa dos seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) para os cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Direito, na modalidade Educação a Distância (EaD), ofertados pela Unisc, em parceria com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Escola Nacional de Advocacia (CFOAB/ENA). Durante o mês de outubro, aproximadamente 165 estudantes defenderam seus trabalhos em 25 polos no país. Em Brasília, nos dias 1º e 2 de outubro, as estudantes estrangeiras Lenina e Marisia foram recepcionadas pelo Presidente do CFOAB, Cláudio Lamachia. As estudantes de Cabo Verde, bolsistas da União dos Advogados de Língua Portuguesa (Ualp), vieram ao Brasil prestar as provas e a defesa de TCC para o curso de Pós-graduação Advocacia Imobiliária, da parceria CFOAB/ ENA e Unisc. “Neste momento, estamos realizando mais uma etapa dos cursos em Parceria com o CFOAB/ENA e Unisc. Com o apoio da ENA, das Escolas Superiores de Advocacias (ESAs) e dos campi Unisc, aproximadamente 165 advogados de todo o país estão se encaminhando para a conclusão de um curso de especialização na área Jurídica. A formação continuada capacita e qualifica profissionais de forma avançada”, destaca a coordenadora de Pós-graduação Lato Sensu da Unisc, professora Denise Bittencourt Friedrich.

Bancas Brasília (esq. para a dir.): Denise Bittencourt Friedrich, Claudio Pacheco Lamachia, Lenina Melany de Freitas Pires Martins dos Santos e Marísia Helena Campinha Soares

Estados As defesas de TCC ocorreram nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Cursos previstos para 2019 Em 2019, a Unisc e o CFOAB/ENA oferecerão seis cursos de pós-graduação EaD: Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial; Arbitragem; Direito Ambiental, Urbanístico e Agrário; Direito Material e Processual: Família e Sucessões; Direito Material e Processual: Trabalho e Previdenciário; e Processos Administrativos Especiais: Tributário, Trânsito, Previdenciário e PAD. Até dezembro, as matrículas estarão abertas em www.unisc.br/ead.

Mestrandas do PPGPS apresentam trabalhos em São Paulo Mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) apresentaram trabalhos no 3º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde, em Franca (SP), que teve como tema Trinta anos da saúde como direito. Diene da Silva Schlickmann apresentou o trabalho intitulado: Avaliação da adequação do consumo de macronutrientes por praticantes de academia de Santa Cruz do Sul-RS, que avaliou a adequação do consumo de macronutrientes por praticantes de musculação em academias de Santa Cruz do Sul. Janaina Chiogna Padilha apresentou dados da pesquisa Internações hospitalares por neoplasias e o custo financeiro para o Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar o número de internações hospitalares por neoplasias na 28ª região de saúde do RS e o custo destas para o SUS. Mariana Portela de Assis divulgou resultados relacionados com a pesquisa Pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico oral e contato com agrotóxicos em sua atividade ocupacional. O objetivo foi identificar pacientes em tratamento antineoplásico oral que relataram contato prévio com agrotóxicos durante sua atividade ocupacional. Mariana apresentou, ainda, um relato de experiência sobre Oficinas de trabalho cooperativo voltadas à atenção à saúde da pessoa com deficiência, com o objetivo de relatar sobre oficinas de trabalho cooperativo, focando os processos de trabalho voltados à atenção à saúde das pessoas com deficiência (PcD), a partir da realização de um levantamento de necessidades com as equipes de saúde de municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Raquel Cristine Barcella apresentou a Série histórica da cobertura vacinal de um município de pequeno porte do interior do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo analisar a cobertura vacinal de crianças menores de dois anos de idade do município de Vera Cruz e propor estratégias para melhoria dos índices. Para as mestrandas a participação no congresso foi de suma importância para a divulgação dos seus projetos de pesquisa, sendo esse, um momento de interação com diferentes temas relacionados com a saúde. “Busca-se, através de pesquisas, o conhecimento em relação à promoção da saúde, sendo que a divulgação desses resultados de pesquisa apresentados no congresso amplia os desafios propostos pelo PPGPS”, salientaram.

Divulgação

Esq. para dir.: Raquel Cristine Barcella, Janaína Chiogna Padilha e Mariana Portela de Assis


12

Extensão/Geral

4º ENCONTRO REGIONAL DE TUBERCULOSE NA UNISC

Novembro

2018

Atividade alusiva ao Setembro Azul na Unisc Divulgação

Josemar Santos

Josemar Santos Profissionais da saúde dos municípios que compõem a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde participaram do 4º Encontro Regional de Tuberculose, de 22 a 23 de outubro, no Auditório Central da Unisc. A programação incluiu painéis, workshops, palestras, apresentação de trabalhos, mostra de experiências e mesa redonda. Em seu pronunciamento, o secretário Estadual de Saúde, FrancisEvento reuniu profissionais da saúde co Zancan Paz, salientou a importância de se realizar ações para prevenir o índice ascendente de tuberculose no Rio Grande do Sul. “A tuberculose, junto com as doenças sexualmente transmissíveis, tem sido uma grande preocupação do governo do Estado. Esperamos que esse evento sirva para melhorarmos nossa luta antituberculose e termos maior resolutividade no enfrentamento da Aids e de doenças associadas”, afirmou. Pessoas que apresentarem sintomas de tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, cansaço, sudorese noturna, febre baixa à tardinha ou à noitinha e emagrecimento devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer o exame de escarro. Em caso positivo, elas serão encaminhadas para o Ambulatório da Tuberculose e terão acesso a consultas, exames e medicação gratuitos enquanto durar o tratamento. O acompanhamento mensal é feito por pneumologista e infectologista. A solenidade de abertura contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, Francisco Zancan Paz; do secretário de Saúde de Santa Cruz, Régis de Oliveira Júnior; do Superintendente da Susepe, Angelo Carneiro; do presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, Júlio Croda; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Andreia Valim; da professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Lia Possuelo; e da delegada da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis.

Alunas de Engenharia Ambiental apresentam trabalhos no Encontro SulBrasileiro em Foz do Iguaçu (PR) Fotos: Divulgação

As alunas do curso de Engenharia Ambiental Bruna Sins e Manuela Gassen estiveram presentes no 2º Encontro Sul-Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 24, 25 e 26 de outubro. O evento contou com a participação de mais de 400 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental de todo o país. Na ocasião, as estudantes apresentaram parte Manuela Gassen de seus trabalhos como bolsistas de Iniciação Cientiífica. A bolsista Fapergs Bruna Sins, orientada pela professora Adriane de Assis Lawisch Rodriguez, apresentou o trabalho intitulado Análise do Ciclo de Vida de Sistemas de Aquecimento Solar de Água, e a bolsista CNPq Manuela Gassen, orientada pela professora Rosana de Cassia de Souza Schneider, apresentou o trabalho Otimização da Hidrólise ácida de resíduos agrícolas de tabaco: Matéria-prima para produção de etanol. Bruna Sins

Semana Acadêmica do Serviço Social discute gênero e sexualidade Felipe Nopes

De 16 a 18 de outubro, na sala 101, bloco 1 da Unisc, ocorreu a Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social, com o tema Gênero, sexualidade e Serviço Social na contemporaneidade. No dia 16, a professora Gabriela Maia palestrou sobre Envelhecimento, masculinidades e vulnerabilidades: políticas de saúde sexual e de gênero. No dia 17, Serviço Social e as questões de gênero foi a temática da palestra ministrada pela pesquisadora Mariana Marques. Já no dia 18, a palestrante foi a pesquisadora Daniela Ramcy, que encerrou as atividades falando sobre Gênero, juventude e políticas públicas.

No dia 27 de setembro, o Setembro Azul (mês dos surdos) foi lembrado na Unisc, por meio da disciplina Leitura e Produção de Textos, ministrada pela professora Rosane Maria Cardoso. Na oportunidade, os acadêmicos tiveram uma aula diferente sobre a aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita para alunos surdos. Os acadêmicos Henrique e Letícia trouxeram vídeos em Língua de Sinais, legendados, abordando questões sobre Ser Surdo e o Setembro Azul. Entre curiosidades, emoções e indignações, acadêmicos surdos e ouvintes fizeram uma grande roda de conversa e enriqueceram a aula de forma descontraída. Para fechar o momento, a professora selecionou e trabalhou um texto sobre Identidades Surdas. Essa atividade mostra que a Unisc vem honrando com seu compromisso de garantir a acessibilidade aos acadêmicos surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da presença do intérprete de libras em todas as disciplinas, palestras e eventos em que o estudante se faz presente. Atualmente, sete acadêmicos ocupam seus espaços na Universidade, acompanhados pelo Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac): Cláudia Petterson Barroso (Pedagogia e funcionária da Unisc); Guilherme Eduardo Alexsander Gonçalves (Educação Física e bolsista do projeto Luz Azul); Karoline Kist (Mestranda em Educação); Letícia Ribeiro Bauermann, (Ciência da Computação e funcionária do Hospital Santa Cruz); Henrique Matheus Budde de Oliveira (Ciência da Computação); e Bruna Faust (CEPRU). A disciplina de Libras conta há mais de oito anos com as aulas ministradas pela professora Cristiane Ramos Muller.

Semana da alimentação saudável na Unisc Numa promoção da 13 ª Coordenadoria Regional de Saúde, do curso de Nutrição da Unisc e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Cruz do Sul, foi realizada, de 16 a 18 de outubro, na sala 101 da Unisc, a Semana da Alimentação Saudável e da Prevenção do Sobrepeso e da Obesidade. A ações foram alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, e ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado em 11 de outubro.

Promoção da Saúde em Debate na Unisc O evento Promoção da Saúde em debate: 8º Fórum de discussão sobre drogas: Dialogando com adolescentes, proposto pelo Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc, ocorreu nas dependências da Unisc nos dias 18 e 19 de outubro. A atividade foi integrada ao 5º Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS) e à 1ª Mostra Regional de Práticas Integrativas e Complementares, que reuniu entidades como Conselho Municipal sobre álcool e outras drogas (Comad), Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal do Programa da Saúde na Escola (GTI-M PSE), 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), professores/pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, empresários, bem como profissionais de diversas áreas envolvidos na promoção da saúde.


Novembro 2018

13

Pesquisa

GEPS PROMOVE ATIVIDADE NO DIA C DA CIÊNCIA 2018

Divulgação

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Unisc (Geps) desenvolveu atividades no Dia C da Ciência 2018, em 17 de outubro. Coordenados pela professora Suzane Beatriz Frantz Krug, integrantes do grupo participaram da mobilização, desenvolvendo a Atividade Dia C da Ciência 2018: Movimentos de integração e equidade em diversos cenários. O objetivo foi promover a equidade, reduzir as desigualdades na escola e na comunidade por meio de uma dinâmica integrativa Dia C da Ciência é comemorado em 17 de outubro com estudantes e idosos, realizando um jogo de Mitos e Verdades, na forma de tabuleiro gigante, sobre a temática Pessoas com Deficiência. Na parte da manhã, a dinâmica foi desenvolvida nas dependências da Universidade, com um grupo de idosos do Sistema Integrado de Saúde da Unisc (SIS). Já na parte da tarde, ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário de Santa Cruz do Sul, envolvendo alunos do 7º ano da turma regular e turma de deficientes auditivos, além de professores da escola.

Pesquisa sobre perfil de frequentadores de academia de Santa Cruz do Sul é apresentada em São Paulo Divulgação

Os resultados da pesquisa realizada sobre o perfil de frequenEsq. para dir.: Gabriela Soares (bolsista Fapergs do tadores de academias de Santa Laboratório de Nutrição Experimental da Unisc e do Cruz do Sul foram divulgados no PPGPS Unisc), Thalia Gama (bolsista CNPq do Laboratório de Nutrição Experimental da Unisc e do 3º Congresso Brasileiro InterdisciPPGPS Unisc) e Diene da Silva (mestranda do plinar de Promoção da Saúde PPGPS Unisc) (CBIPS), na cidade de Franca (SP). Os dados foram divulgados em formato de pôster para pesquisadores, professores, alunos da graduação e da pós-graduação e profissionais da área da saúde e afins. Na ocasião, foram apresentados os seguintes temas relacionados com a pesquisa: avaliação da inadequação de cálcio dietético em mulheres praticantes de academias do município de Santa Cruz do Sul; relação entre consumo de álcool e gordura visceral em praticantes de academia; objetivo do uso de suplementos alimentares por praticantes de academias na cidade de Santa Cruz do Sul; avaliação da adequação do consumo de macronutrientes por praticantes de academia de Santa Cruz do Sul; e insatisfação corporal em praticantes de academias de Santa Cruz do Sul. Os resultados foram apresentados pela mestranda Diene Schlickmann, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado (PPGPS) e pelas bolsistas do Laboratório de Nutrição Experimental, Gabriela Soares e Thalia Gama da Silva. A coordenadora da pesquisa, professora Silvia Isabel Rech Franke, enfatiza que a divulgação desses resultados no congresso contribuiu para o fortalecimento da pesquisa, além de promover reflexões acerca dos temas apresentados, uma vez que a literatura carece de informações sobre o perfil de praticantes de academia. “Além do mais, foi um momento de divulgar e compartilhar uma pesquisa inédita que busca proporcionar, através dos seus resultados, estratégias para a promoção da saúde”, ressaltou.

Grupo de pesquisa do PPGEdu realiza viagem de estudos a Portugal Divulgação

O grupo de pesquisa Estudos e políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), liderado pelos professores Betina Hillesheim e Camilo Darsie de Souza, esteve em Portugal, de 10 a 19 de outubro. Entre as atividades desenvolvidas durante a viagem técnica e de estudos, houve reuniões na Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, com a equipe da professora Sónia Dias, para tratar de uma agenda comum de pesquisa (Brasil/Portugal), bem como de intercâmbios futuros e da possibilidade da vinda da professora à Unisc. Também foram realizadas visitas à Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e da Saúde (AJPAS) e ao Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes. O grupo de pesquisa vinculado ao PPGEdu tem por objetivo investigar, em uma perspectiva interdisciplinar, os modos de produção de sujeitos, mediante a articulação entre as políticas públicas e o que se tem denominado o imperativo contemporâneo da inclusão.

PPGPS participa de eventos em Franca Divulgação

Professora Silvia Rech Franke A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado (PPGPS), Silvia Isabel Rech Franke, participou, de 8 a 10 de outubro, em Franca (SP), da mesa Desafios e perspectivas dos Programas de Pós-graduação na área interdisciplinar, durante a 6ª Conferência Regional Latino-americana de Promoção da Saúde, 3º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS) e 3º Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista. A mesa contou também com a participação da coordenadora da Área Interdisciplinar da Capes, Adelaide Faljoni-Alario, e de outros coordenadores de Programas em Promoção da Saúde.


14

Novembro

Variedades

As equipes das categorias sub-12 e sub-15 do Projeto Cestinha Sesi/Unisc, de Santa Cruz do Sul, sagraram-se campeãs do Campeonato Sul-Brasileiro de Basquete, sendo a sub-15 tricampeã após vencer as disputas contra os times Ajab/Unimed/Secel (56x40 e 52x33) e ACB/Marechal Cândido Rondon (57x46). Já os atletas da categoria sub-12 também foram campeões invictos contra as equiEquipe da categoria sub-12 pes IBBC Florianópolis (41x27), Ajab/Unimed/Secel (41x20) e Adiee/Avaí/FME (50x16). Os jogos ocorreram de 12 a 14 de outubro, no Ginásio Rozendo Lima Vasconcelos, em Florianópolis, Santa Catarina. De acordo com o coordenador do Cestinha, professor Gilmar Fernando Weis, independentemente do resultado alcançado, a filosofia do projeto é pautada nos valores que o esporte agrega aos Equipe da categoria sub-15 alunos/atletas, como disciplina, respeito, companheirismo e autonomia, os quais terão alguma interferência positiva na vida dos jovens. Além dele, também acompanham os jogadores do Cestinha os técnicos Rodolfo Gilberto Thomas e Fernando Luiz Lawisch Júnior e a auxiliar administrativa Roberta Kliemann.

Festival Santa Cruz de Cinema Desirê Allram

Fotos: Divulgação

EQUIPES DO CESTINHA VENCEM O CAMPEONATO SUL-BRASILEIRO

2018

Primeira mostra competitiva de filmes do município, o primeiro Festival Santa Cruz de Cinema ocorreu entre os dias 22 e 26 de outubro. O evento foi aberto a todos os realizadores de filmes de curta-metragem do país. Em cada uma das três primeiras noites, foram selecionadas cinco produções, totalizando 15 filmes. Entre os cinco escolhidos, havia sempre um curta-metragem regional, estimulando, assim, a produção audiovisual local. Após as exibições houve debate com a participação de um realizador associado a cada um dos filmes selecionados pela comissão julgadora. As exibições competitivas aconteceram no Auditório Central da Unisc. Além disso, foram feitas projeções no Centro da cidade e no auditório do Colégio São Luís. O objetivo foi permitir que os filmes fossem assistidos por um público interessado em cinema, mas que não estivesse, necessariamente, participando do festival. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 26 de outubro, no Auditório Central da Unisc, com a entrega do troféu Tipuana. A produção O vestido de Myriam, de Lucas Rossi, do Rio de Janeiro, foi eleita o melhor filme. O trabalho também foi premiado nas categorias direção de arte, melhor ator e roteiro. O evento foi promovido pelo curso de Comunicação Social da Unisc, pelo Sesc e pela produtora Pé de Coelho Filmes.

Dicas de Leitura Livraria

Biblioteca

21 lições para o século 21, de Yuval Noah Harari Editora: Companhia das Letras Preço: R$ 54,90

Cartas da prisão de Nelson Mandela Editora: Todavia Localização na estante: 923 M272 2018

O novo livro do autor de Sapiens e Homo Deus explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorá-lo. Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos? Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. 21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade. Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face de mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?

Cartas da prisão de Nelson Mandela é uma obra histórica: a primeira e única coleção autorizada de correspondências que abarca os 27 anos em que o líder sul-africano esteve encarcerado. A publicação celebra o centenário de Mandela. Comoventes e sempre inspiradoras, as mais de duzentas cartas, muitas das quais nunca vistas pelo público, foram reunidas a partir de coleções públicas e privadas. O livro inclui um prefácio escrito por Zamaswazi Dlamini-Mandela, neta do grande líder. Um retrato íntimo de um ativista político que também era marido devoto, pai afetuoso, aluno dedicado e amigo fiel.

Edunisc E-book Uma pedagogia inventiva, de Edison Aran Nunes Krusser Download gratuito: https://www.unisc.br/pt/home/ editora/e-books?id_livro=474 Esse trabalho utiliza-se de questões de Identidade e Diferença numa perspectiva da Cultura e da Produção de Sujeitos para tentar ver a formação docente, o currículo, a escola e suas possibilidades de invenção. Objetiva entender como os pareceres descritivos, percebidos como currículo, podem constituir alunos e professores e que produzem determinados modos de ser aluno e docente. É inaugurada a suspeita de que o professor que emite sua opinião a respeito do aluno, posicionando-o, nomeandoo, de alguma forma, também está se anunciando nesse parecer (Edison Aran Nunes Krusser).


Novembro

2018

15

Geral

Divulgação

UNISC NO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL Realizado há mais de 20 anos na PUCRS, o Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental ocorreu entre os dias 2 e 4 de outubro, em Porto Alegre, oportunizando apresentações e discussões sobre os temas Meio Ambiente, Política e Economia. A Unisc esteve representada com 10 trabalhos, envolvendo tecnologias limpas, tratamento de águas residuárias e poluição atmosférica. Acadêmicos e docentes dos cursos de mestrado e de doutorado em Tecnologia Ambiental, de graduação de Química e de Engenharia Ambiental estiveram presentes, conIntegrantes da Unisc durante o evento na PUCRS siderando esse encontro como calendário efetivo de participações em eventos de destaque no cenário da América Latina para área ambiental. Na oportunidade, foram feitas discussões e propostas de alternativas para a implementação urgente de norma para reúso de águas residuárias no Brasil, a gestão de riscos na proteção ambiental e a inteligência artificial para análise toxicológica em ecossistemas complexos, bem como a economia circular para o gerenciamento de resíduos, especialmente os hospitalares. No último tema, foi destaque o estudo de caso do Hospital Moinhos de Vento, que apresentou quatro rotas de aplicação do conceito de economia circular: resíduos sépticos processados para uso como combustível a partir de processo de gaseificação; compostagem enzimática em apenas uma hora de tratamento, aplicando o adubo para o cultivo de alimentos para o próprio hospital; circuitos fechados para recuperação de embalagens plásticas, com retorno de sacos plásticos para coleta de resíduos; e recolhimento do papel dos setores administrativos para o retorno de papel higiênico ao hospital. Nesse exemplo, o retorno de capital investido foi recuperado em 18 meses de operação.

Cursos de graduação lançam e-book Divulgação

Envolvidos na obra participaram do lançamento No dia 24 de outubro, na sala 208, bloco 2 da Unisc, ocorreu o lançamento do e-book intitulado Estudos Acadêmicos em Administração, Contábeis, Economia e Relações Internacionais – Volume 4, da editora Edunisc. A obra, organizada pelos professores Rosa de Fátima Valentim, Mariana Dalalana Corbellini, Vanderlei Becker Ribeiro e Marcia Rosane Frey, reúne 16 artigos dos trabalhos de conclusão dos alunos dos referidos cursos. O evento contou com a presença dos coordenadores dos quatro cursos, dos estudantes que publicaram seus artigos e dos professores orientadores. A atividade integrou a programação do 24º Seminário de Iniciação Científica e do 9º Salão de Ensino e de Extensão da Unisc.


Contracapa

Novembro

2018

ADMINISTRAÇÃO E TURISMO PROMOVEM PALESTRA COM FUNDADOR DA EMPRESA CVC Divulgação

A parceria entre os cursos de Administração e de Turismo da Unisc promoveu, no dia 17 de outubro, no Anfiteatro do bloco 18 da Universidade, a palestra com o fundador da empresa CVC, Guilherme Paulus, que abordou o tema Empreendedorismo e o Mercado de Turismo. “Está na hora de parar de falar em crise, buscar novas oportunidades, sonhar e planejar”, observou. Paulus falou sobre o início da CVC no ano de 1972 e como a empresa se tornou a maior operadora turística da América Latina. Além da CVC, relatou também sobre sua atuação no setor hoteleiro por meio da GJP Hotels e Resorts, da qual é o presidente, e a importância do turismo para o desenvolvimento e o incremento da economia e para a geração de empregos. Diante de quase 300 pessoas, entre alunos, professores e empresários, Paulus lembrou que o turismo incentiva e move 52 setores da economia. E que “justamente no momento de crise, o turismo é uma arma muito importante, mas exige amor, planejamento e dedicação. Além disso, o empreendimento turístico exige que se pense grande, principalmente, porque pensar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho”, enfatizou. Paulus falou para alunos, professores e empresários Avaliação dos participantes A acadêmica do curso de Administração, Bárbara Crespon Immig, disse ter ficado admirada com a história de Paulus. “Ele é um homem visionário, que inovou o mercado do turismo no Brasil, soube atender às necessidades dos brasileiros e fez a empresa se destacar no mercado”, comentou. “Muito válida a vinda do palestrante. A partir do seu relato de vida profissional, nos motivamos a ir atrás dos nossos objetivos, além de aprender um pouco sobre como é empreender no ramo de turismo e hotelaria”, salientou a aluna do curso de Turismo, Priscila Faleiro. Para os intercambistas da Universidade de Cusco (Peru), Eric Andi Cruz Ramos e Ruth Milena Mamani Yanque, a palestra foi de grande importância para o empreendedorismo e o mercado do turismo. “Como estrangeiros e futuros turismólogos, achamos o evento muito interessante por abordar o mercado turístico em Santa Cruz do Sul, que deverá, nos próximos anos, ser fortalecido por uma sólida demanda, adicionando propostas emergentes e novos empreendimentos”, destacaram. “Além de uma bela lição de empreendedorismo ministrada por um autêntico self made man, ouvimos também uma profissão de fé no futuro do Brasil muito bem-vinda nestes dias conturbados”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Santa Cruz do Sul, César Cechinato.

Palestra reúne acadêmicos do curso de Ciências Contábeis

Produções científicas e acadêmicas em destaque na Universidade Luiza Klein

Divulgação

A convite da professora da disciplina de Ética e Legislação Profissional Contábil, Clari Schuh, Jorge Hoelzel palestrou para alunos do curso de Ciências Contábeis na noite do dia 29 de outubro, na sala 101, bloco 1 da Unisc. Também participaram do encontro as turmas das disciplinas de Controladoria e de Gestão Organizacional. O palestrante compartilhou com os estudantes experiências da empresa Mercur, na qual atua, e abordou temas como ética e responsabilidade social e ambiental nos negócios. Divulgação

Bolsista PNPD/Capes PPGL/Unisc apresenta trabalho em Coimbra

O bolsista pelo Programa Nacional de Pós-Doutoramento da Capes, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unisc, Pedro Nunes de Castro (foto), participou, de 8 a 10 de outubro, do Congresso Vinte anos com o Nobel. O evento foi promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), de Portugal , em comemoração à passagem de duas décadas que o escritor português José Saramago foi laureado com o prêmio Nobel em Literatura. O acadêmico apresentou a comunicação Ensaio sobre a morte de Ricardo Reis: estratos filosóficos na obra saramaguiana, temática principal da sua pesquisa no estágio de pós-doutoramento.

De 22 a 26 de outubro, estudantes da Unisc e de outras instituições de ensino superior participaram do 24º Seminário de Iniciação Científica e do 9º Salão de Ensino e de Extensão, no campus de Santa Cruz do Sul, com a apresentação de trabalhos de diferentes áreas do conhecimento. O objetivo dos eventos foi divulgar a produção científica e acadêmica dos alunos, promovendo integração e aproximação entre pesquisadores, extensionistas e bolsistas de iniciação científica e de extensão. Os seis melhores trabalhos de estudantes da Unisc, na categoria de Iniciação Científica, serão agraciados, no dia 8 de novembro, com o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, em cada uma das seguintes áreas: Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Biológicas e da Saúde. A Unisc também concederá o Prêmio Honra ao Mérito aos melhores trabalhos de acadêmicos de cursos de graduação da Instituição, independente da categoria de apresentação (EaD ou presencial) ou do tipo de trabalho (ensino ou extensão), sendo agraciadas as quatro melhores produções em cada área do conhecimento. A entrega da premiação será realizada no dia 12 de dezembro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.