Jornal da Unisc 184

Page 1


2

Outubro

Geral/Opinião

2018

Jô Nunes

Unisc e curso de Direito serão homenageados no Baile dos Destaques do Rotary Santa Cruz Josemar Santos

Palavra da Reitoria O medo do desconhecido é a fonte do preconceito Alguém sabiamente um dia escreveu que o resultado mais sublime da educação é a tolerância. Em tempos de hiperconectividade, quando as pessoas se expressam como nunca, paradoxalmente temos a sensação de que a intransigência e a incompreensão se multiplicam na mesma velocidade. Não é difícil perceber que um substantivo feminino, de origem do latim educare, com sentido amplo de guiar, instruir e conduzir, precisa ser exercitado. Definitivamente, não vivemos o melhor dos tempos, sendo a educação a chave libertadora dessa chaga social que é a intolerância. Nesse sentido, o respeito à diversidade é cada vez mais necessário e o convívio com a pluralidade e com as diferenças precisa ser cotidianamente aperfeiçoado. Em uma sociedade onde cada vez mais os intercâmbios culturais afloram e as distâncias geográficas são reduzidas, a aceitação consciente da diversidade é uma barreira intransponível para a maléfica incompreensão e para a inclemência. A Unisc, tradicionalmente, está atenta a esse fenômeno. Com uma trajetória longa na defesa dos direitos humanos, com ações a favor da diversidade cultural, biológica, étnica, linguística e religiosa, a nossa Universidade emitiu mais um sinal luminoso nesse blecaute de preconceitos percebidos. De 9 a 11 de outubro, a Unisc promoveu a Semana da Diversidade e Promoção da Igualdade. Com uma programação muito bem construída pelo Comitê de Direitos Humanos para a Promoção da Diversidade Cultural, da própria Universidade, o evento contou com o apoio de entidades igualmente respeitadas, como a Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, da Fundação da Escola Superior da Defensoria Pública e da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, tendo sido um marco importante nessa travessia coletiva rumo à humanização das relações. Nunca é demais ressaltar que as temáticas desenvolvidas nas palestras, nos painéis e nas atividades culturais da Semana da Diversidade e Promoção da Igualdade foram muito ecléticas. A inclusão das pessoas com deficiência, o enfrentamento à violência doméstica, os crimes de racismo e injúria racial, a educação e a inclusão de indígenas e a proteção aos quilombolas, imigrantes e refugiados são exemplos dessa diversidade debatida durante o evento. A Unisc deu mais uma prova incontentável de que a defesa dos direitos humanos e a promoção da igualdade são valores universais, acima de qualquer interdição ideológica, literalmente um verdadeiro compromisso com a vida. O medo do diferente e do desconhecido é, sem dúvida, o principal alimento dos pré-julgamentos e dos preconceitos. É preciso muito que todos nós conheçamos e reconheçamos cada vez mais essa pluralidade. Que a educação e o aprendizado constante sobre essas temáticas nos iluminem nesse caminho. *Angelo Hoff, Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias.

Rafael Frederico Henn, Caroline Bitencourt, Cássio Arend, Elia Hammes, Nedi Weber Fontoura, Carmen Lúcia de Lima Helfer e Fabiano Luís da Silva A presidente do Rotary Club Santa Cruz do Sul, Nedi Weber Fontoura, e o presidente do Baile dos Destaques 2018, que ocorre no dia 17 de novembro, Fabiano Luís da Silva, formalizaram convite à Unisc como uma das entidades homenageadas pelos seus 25 anos e ao curso de Direito, pelos 50 anos. O encontro ocorreu no dia 27 de setembro, no Gabinete de reuniões da Reitoria. Estiveram presentes a reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer; o vice-reitor, Rafael Frederico Henn; a coordenadora do curso de Direito, Elia Hammes; o subcoordenador, Cássio Arend; e a professora Caroline Bitencourt.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Rafael Frederico Henn

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas responsáveis: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: Aquarius Hotel Flat Residence,

Felipe de Queiroz Nopes, reg. prof. 12.320

Biblioteca Municipal, Escola Professor Luiz Dourado,

E-mail: imprensa@unisc.br

Escola Ernesto Alves de Oliveira, Escola Goiás, Escola Nossa Senhora do Rosário, Hospital Santa Cruz (HSC),

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Agência FGTAS/Sine, Unisc - Capão da Canoa,

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Montenegro, Venâncio Aires, Sobradinho e Santa Cruz do Sul (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Clínica

Revisão

de Odontologia, Reitoria, Piscina, Biblioteca, GAJ, SIS,

Roque Neumann

Escola Educar-se, Central de Atendimento, DCE e blocos 1, 5, 8, 12, 16, 18, 35, 42, 51 e 53).

*Este material é produzido em papel reciclável.


Outubro

2018

3

Ensino Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Geografia e História

Estão abertas, até o dia 16 de outubro, as inscrições para a 3ª Maratona Unisc de Computação (MUC), promovida pelo curso de Computação Licenciatura e pelo Projeto Unisc Inclusão Digital. O objetivo é fomentar a introdução da Computação na Educação Básica, incentivando todos os segmentos sociais a observarem a importância da área. Pretende-se, ainda, identificar e premiar talentos na área da Computação e incentivá-los a seguir carreira. Escolas dos vales do Rio Pardo e Taquari e das demais regiões podem participar, inscrevendo equipes de três a cinco alunos, juntamente com um professor responsável. Serão selecionadas cinco equipes do Nível de participação 01 (Ensino Fundamental - 5º ao 7º ano); cinco equipes do Nível de participação 02 (Ensino Fundamental - 8º ao 9º ano); e cinco equipes do Nível de participação 03 (Ensino Médio), por escola. A MUC será composta por duas etapas: a primeira (Pensamento Computacional) é dedicada às atividades on-line que serão enviadas às escolas. As equipes de alunos terão entre os dias 16 e 26 de outubro para a resolução. Cada escola receberá um endereço virtual com atividades a serem resolvidas. A segunda etapa (Dia do Código) é dedicada à atividade na Unisc para as equipes de alunos classificadas na Etapa do Pensamento Computacional. Os alunos classificados comparecerão à Unisc para a resolução dos desafios finais no dia 1º de novembro, no Auditório do Memorial, das 13h30 às 16h, quando ocorre a premiação. O regulamento está disponível no site www.unisc.br/site/muc. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inclusaodigital@unisc.br, pelos fones (51) 3717-7393 e 3717-7397 ou na fanpage https:// www.facebook.com/mucevento.

Felipe Nopes

COMPUTAÇÃO LICENCIATURA PROMOVE A MUC 2018

De 24 a 26 de setembro, ocorreu na Unisc a Semana Acadêmica Integrada – Geografia e História, em comemoração aos 50 anos de implantação dos dois cursos na Instituição. A programação teve início na noite do dia 24, no auditório do bloco 19, com o evento O ensino de História e Geografia na Unisc – Relatos de uma trajetória. Contaram sua caminhada na Universidade as professoras Maria Hoppe Kipper e Virginia Elisabeta Etges; o egresso do curso de História e aluno do Doutorado em Educação da Unisc, Rafael de Brito Vianna; e a egressa do curso de Geografia e docente da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, Luciana Trevisan. A mediadora foi a professora Érica Karnopp. As atividades seguiram no dia 25, no mesmo local, com a palestra Educação do campo – Territórios em processo, ministrada pelos professores da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), João Paulo Reis Costa e Cristina Luisa Bencke Vergutz. O mediador foi o professor José Antônio Moraes do Nascimento. Já no dia 26, ocorreu a Festa dos 50 Anos dos Cursos de História e Geografia, na Choperia HBier Garten, em Santa Cruz do Sul, reunindo docentes, acadêmicos e egressos das duas graduações.

Curso de Farmácia realiza visita técnica ao Presídio Regional de Santa Cruz Divulgação

Professor da Espanha na Unisc Montenegro Divulgação

No dia 13 de setembro, os estudantes da turma de Fitoterapia do curso de Farmácia realizaram uma visita técnica ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, acompanhados pela professora Chana Medeiros da Silva, juntamente com integrantes do projeto Pró-Saúde. Na oportunidade, o diretor do Presídio, Aledson Picollini, apresentou a estrutura da casa prisional e explanou sobre o sistema carcerário. Em seguida, os estudantes visitaram o Horto medicinal, que foi implementado em parceria com o curso de Farmácia e com a Afubra. Durante a visita, os alunos realizaram a colheita de plantas medicinais para serem beneficiadas na Universidade e, posteriormente, distribuídas à comunidade durante palestras educacionais sobre o uso da Fitoterapia Racional.

Divulgação

Acadêmica de Medicina é pioneira em estágio no HGO de Portugal Recentemente, a Unisc firmou convênio que possibilita que os alunos do curso de Medicina realizem estágios no serviço de pediatria do Hospital Garcia de Orta (HGO), na cidade de Almada, em Portugal. O acordo foi viabilizado pela Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) com intermdiação da professora do curso de Medicina, Clarissa Aires Roza. Paula Nunes (primeira da esq. para a dir., atrás) A acadêmica do 10º semestre com a equipe de pediatria do HGO de Medicina, Paula Bibiana Müller Nunes, foi a pioneira. “O primeiro intercâmbio entre as duas instituições foi um sucesso e a Paula permaneceu no serviço de pediatria do HGO de 20 de agosto a 14 de setembro, passando por setores como: Urgência Pediátrica, Internação Pediátrica e Ambulatório de Especialidades Pediátricas”, conta a professora Clarissa.

Da esq. para dir.: Karina Brendler, Ione Sardão da Silva, Carlos Cano e Caroline Bitencourt O curso de Direito da Unisc Montenegro recebeu, no dia 4 de setembro, o professor de Direito Administrativo e secretário-geral da Universidade da Corunha (Espanha), Carlos Ignacio Aymerich Cano, que ministrou palestra sobre o tema Contratação Pública e Corrupção. O evento, realizado na sala 206 do campus, foi uma ação de internacionalização do curso de Direito, com organização da professora Caroline Bitencourt. A palestra contou com a presença dos estudantes e da coordenadora do curso de Direito, professora Karina Meneghetti Brendler, além dos acadêmicos de Administração, acompanhados pela coordenadora do curso, professora Ione Sardão da Silva.


4

Outubro

360º

2018

Egressos da Unisc no Congresso Brasileiro de Custos

Baja de Galpão Unisc na Univates

De 12 a 14 de novembro, em Vitória, no Espírito Santo, acontece o 25º Congresso Brasileiro de Custos, principal evento ligado à área de custos empresariais do país. Egressos de cursos de pós-graduação (MBA) da Unisc, Mathias Wartchow e Fabiano Brixner tiveram trabalhos aprovados para o evento. Wartchow apresentará o artigo Análise e comparação do desempenho de diferentes investimentos de renda fixa e renda variável, fruto de seu trabalho de conclusão no MBA em Finanças Empresariais. Já o artigo Aumento dos custos tributários para as famílias brasileiras decorrente da não atualização monetária da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física será apresentado por Brixner, baseado no seu trabalho de conclusão do MBA em Controladoria. Ambos os trabalhos foram produzidos em conjunto com os professores Elói Almiro Brandt, Eduardo Watte e Melissa Kanitz.

Divulgação

De 3 a 6 de setembro, ocorreu a Semana Técnica Baja, na Univates, em Lajeado, e a equipe Baja de Galpão Unisc esteve presente no evento, promovido pela equipe Baja Univates. Temas como dinâmica veicular, sistemas embarcados e gerenciamento eletrônico em motores de alta performance foram abordados nas palestras. Os integrantes da Unisc agradecem o convite e parabenizam a equipe pelo empenho e pela dedicação durante a realização do evento.

Computação Licenciatura apresenta artigo no Ciclo de Palestras Cinted Os estudantes de Computação Licenciatura da Unisc, Bruna Queiroz, James Schulz e Sheila Geraldo, acompanhados pela professora Marcia Kniphoff da Cruz, participaram do Ciclo de Palestras do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (Cinted/Ufrgs). Na oportunidade, apresentaram artigos científicos relacionados à Maratona Unisc de Computação (MUC) e à oficina de Informática com idosos, que realiza atividades de Ginástica Cerebral, ofertadas pelo projeto Unisc Inclusão Digital. As apresentações foram realizadas nas dependências do Campus do Vale, no dia 19 de setembro, e os anais estão disponíveis no endereço www.ufrgs.br/ cinted/eventos/ciclo/xxvi.

Divulgação

Divulgação

Curso de Farmácia realiza palestras em Vera Cruz

Nos dias 19 e 26 de setembro, os acadêmicos da disciplina Estágio em Saúde Coletiva, do curso de Farmácia, realizaram palestras para os alunos do 4º, 7º e 8º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraguaçu, de Vera Cruz, sobre as temáticas verminoses, pediculoses e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os estudantes da Unisc foram orientados pelo professor Ediberto de Oliveira Machado e acompanhados pela farmacêutica da Farmácia-Escola da Universidade, Mênia Brandenburg Back. Nos dois encontros realizados, mais de 155 alunos da escola puderam sanar suas dúvidas a respeito dessas patologias, além de receber mais esclarecimentos sobre hábitos saudáveis de higiene e prevenção da saúde.

Direito visita o Tribunal de Justiça Estadual

Divulgação

Divulgação

PPGDR recebe professor chileno O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGDR) recebeu, de 22 de setembro a 3 de outubro, a visita do professor do Centro de Estudos Regional de Políticas Públicas - Ceder ULagos do Chile, Marcel Thezá. Durante sua estada na Instituição, o pesquisador chileno participou de diversas atividades no Programa, incluindo a realização do curso Políticas públicas e Desenvolvimento Territorial no Chile: perspectivas e desafios atuais.

O curso de Direito da Unisc Capão da Canoa realizou, no dia 23 de agosto, uma visita ao Tribunal de Justiça Estadual, em Porto Alegre, a fim de que os estudantes do 10º semestre conhecessem a infraestrutura e a rotina de trabalho do local. A professora Aline Burin Cella acompanhou o grupo de acadêmicos.


Outubro

2018

5

Geral

COMITIVA DE CANADENSES EM VISITA À UNISC

Josemar Santos

Pesquisa com fauna, flora e/ou microrganismo? Fique atento, a lista não para por aí!

Representantes da Lakehead University estiveram na Unisc no final de setembro A Unisc recebeu, nos dias 28 e 29 de setembro, a visita de representantes da Lakehead University, do Canadá. A comitiva foi composta pelo pró-reitor International, James Aldridge, pelo gestor de Relações Internacionais para a América Latina, Pierre Sved, e pela assistente Internacional de Recrutamento, Amanda Mejía. O objetivo foi apresentá-los à Unisc e mostrar alguns aspectos importantes da cidade de Santa Cruz do Sul, com o intuito de criar futuras oportunidades de cooperação e atividades em áreas de comum interesse. A recepção oficial ocorreu no dia 28 de setembro, na sala 2535, no prédio da Reitoria. “Sejam todos bemvindos à nossa Universidade! É sempre um momento importante receber visitantes de outras instituições, pois um dos direcionamentos estratégicos da Unisc é o fortalecimento da política de internacionalização”, salientou o vice-reitor, Rafael Frederico Henn. A acolhida contou, ainda, com as presenças dos pró-reitores de graduação, Elenor Schneider, de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim; e dos coordenadores de Pesquisa, Adilson Ben da Costa, de Pós-Graduação Stricto Sensu, Fabiana Piccinin, e da AAII, Cristiana Verônica Mueller.

Docente do PPGPS recebe prêmio ABC de Publicação Científica

Divulgação

A docente do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Cézane Priscila Reuter, foi premiada durante o 13º e 14º Prêmio ABC de Publicação Científica, na categoria Artigo Mais Citado, entre os anos de 2016-2017. Cézane teve seu artigo publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, sob o título Dislipidemia Associa-se com Falta de Aptidão e Sobrepeso-Obesidade em Crianças e Adolescentes. “Essa premiação representa muito, pois o artigo trata Cerimônia de premiação ocorreu em Brasília de uma questão importante, como a presença elevada de dislipidemia (alteração no perfil lipídico), identificada em 42,1% das crianças e adolescentes de Santa Cruz do Sul, e a associação dessa desordem com sobrepeso/obesidade e baixos níveis de aptidão cardiorrespiratória. Os dados são preocupantes, uma vez que esses escolares podem desenvolver futuras complicações à saúde cardiovascular na fase adulta”, salientou. O estudo é resultante do trabalho de conclusão do curso de Educação Física da Unisc, desenvolvido por Priscila Tatiana da Silva (também egressa do PPGPS), da qual a docente foi orientadora. O trabalho tem coautoria de duas docentes do PPGPS, Andréia Rosane de Moura Valim e Jane Dagmar Pollo Renner; da egressa do PPGPS, Luiza Pasa; da egressa do curso de Farmácia, Rafaela da Silva; e da professora do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Ufrgs, Elza Daniel de Mello. A cerimônia de premiação ocorreu no 73º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Brasília, no dia 14 de setembro. O artigo está disponível no site https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26885973.

Com a entrada em vigor da Lei nº 13.123/2015, conhecida como a Lei da Biodiversidade, e do Decreto nº 8.772/2016, novas regras para acesso ao patrimônio genético, acesso ao conhecimento tradicional associado e repartição de benefícios foram estabelecidos no Brasil. Todas as pesquisas, sejam elas atividade, experimental ou teórica, realizadas sobre o patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado, com o objetivo de produzir novos conhecimentos, estão contempladas por essa legislação. No que se refere especificamente ao patrimônio genético, inclui-se expressamente a informação de origem genética de espécies vegetais, animais, microbianas ou espécies de outra natureza, incluindo substâncias oriundas do metabolismo desses seres vivos, sejam eles em condições in situ, ex situ ou in silico. A legislação implantou o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado - SisGen, que exige o cadastro prévio de acesso realizado, seja para pesquisa ou desenvolvimento tecnológico, ou, ainda, outra finalidade, anterior a qualquer divulgação, seja ela parcial ou final. Além disso, é através do SisGen que os usuários devem cadastrar os seus acessos não regulares realizados no período de junho de 2000 até a entrada em vigor da lei, ou seja, 2015. Ainda devem ser regularizadas as pesquisas iniciadas em 2015 e que já estejam finalizadas neste momento. O prazo para regularização das pesquisas se encerra no início do mês de novembro de 2018, e é de suma importância que as atividades sejam cadastradas, pois uma das mudanças trazidas pela legislação é responsabilização conjunta do pesquisador e da instituição no que diz respeito aos acessos realizados sem o devido cadastro e autorização. Outras mudanças também foram trazidas, que incluem em seu escopo a necessidade de cadastro de pesquisas realizadas nas áreas de taxonomia, epidemiologia e filogenia, por exemplo. Os conceitos inseridos pela legislação exigem uma leitura ampla das pesquisas realizadas, sendo necessária muita atenção ao que se exige. Ao longo de 2018, algumas Resoluções foram aprovadas pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, facilitando a compreensão e fornecendo diretrizes sobre alguns pontos da legislação ora em tela. Os pesquisadores, professores, alunos e funcionários da Unisc podem encontrar apoio junto ao Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), que está atento às mudanças trazidas pela legislação em questão. Para informações adicionais, entre em contato com o NITT, no Bloco 16, Sala 1603, ou através do e-mail nitt@unisc.br. *Isabel Grunevald, Responsável pelo NITT.


6

Outubro

Geral

2018

UNISC SEDIA SIMPÓSIO E SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE Felipe Nopes

Mauro Negruni palestrou sobre o tema do evento

Transmitir uma visão interdisciplinar da tecnologia da informação no contexto da contabilidade em diferentes organizações, colaborando para o aprimoramento do processo de gestão frente aos desafios de um mercado cada vez mais em transformação. Esse foi o objetivo do 7º Simpósio de Contabilidade do Vale do Rio Pardo e Seminário de Contabilidade & Negócios do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), que iniciou no dia 25 de setembro, no Auditório Central da Unisc, com o tema Os desafios da Tecnologia da Informação no contexto da contabilidade. A abertura do evento contou com a presença de autoridades do município e do Estado, de membros da Reitoria da Unisc, de docentes e de estudantes. “Queremos que a contabilidade seja vista por todos os segmentos da sociedade. Percebo que os profissionais estão cada vez mais orgulhosos e satisfeitos, e isso coloca a nossa profissão num patamar de destaque. Estamos preparados para enfrentar os desafios que estão por vir e que não são poucos”, apontou a presidente do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues. Em seu pronunciamento, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, elogiou a proposta do evento de aproximar as áreas contábil e empresarial. “Sou muito realizada por trabalhar numa coletividade que atua para o bem da sociedade, e, aqui, estamos atualizando conhecimento em prol da comunidade. A velocidade da mudança é o que inquieta todos os profissionais, fazendo com que se modernizem. Tenho certeza de que será um evento excelente e muito produtivo”, salientou a reitora, que também destacou os 54 anos de implantação do

curso de Ciências Contábeis da Unisc. Logo após, o diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT S.A., Mauro Negruni, deu início à palestra sobre o tema do evento, seguido do auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Ely Eduardo Lemes de Azevedo, que abordou a temática O eSocial: situação atual. Mais tarde, também no Auditório Central, ocorreu o painel Decisões empresariais e o papel da contabilidade. A programação seguiu no dia 26 de setembro com a entrega da premiação da 5º edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania, do Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul; reunião-almoço; apresentação de artigos científicos; e palestras. A promoção do evento foi do Centro de Estudos Contábeis (CEC) do curso de Ciências Contábeis da Unisc; do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp); e do CRCRS.

PPGDR presente em seminário no Tocantins

No dia 27 de agosto, o curso de Odontologia recebeu a visita dos doutores Edela Puricelli, Mário Morganti e Renan Langie, que participaram do 1º Encontro Interdisciplinar de Odontologia, evento que antecede a semana acadêmica de Odontologia. O encontro proporcionou aos participantes um curso teórico sobre cirurgia bucomaxilofacial integrado à ortodontia. Foram detalhadas as disfunções dentoesqueléticas e da articulação temporomandibular (ATM) e a integração ortocirúrgica no tratamento de pacientes pediátricos e adultos. No encontro, foram abertas as inscrições para a 20ª Semana Acadêmica de Odontologia, que ocorrerá de 2 a 5 de outubro, no Auditório Central da Unisc. Durante a visita a Santa Cruz do Sul, Edela e sua equipe conheceram a infraestrutura do curso na Universidade e o Hospital Santa Cruz (HSC). “A plateia do evento foi brilhante em presença e acolhimento. Tive a oportunidade de reconhecer a qualidade e a responsabilidade com que a Odontologia da Unisc desenvolve sua missão de educação em saúde, comprometida com todos os níveis de ensino e com estrutura diferenciada para o seu desenvolvimento, além de contar com professores que abraçam a profissão e a responsabilidade de educar, integrando os estudantes às ações sociais”, salientou Edela. Currículo dos visitantes Edela Puricelli é doutora pela Universidade de Düsseldorf (Alemanha); professora titular do Departamento Cirurgia e Ortopedia, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); docente do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); e coordenadora do Centro de Odontologia-Cirurgia e Reabilitação Bucomaxilofacial da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (SCMPA). Mário Morganti é doutor pela University of Southern California (EUA); mestre e especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Faculdade de Odontologia da PUCRS; e doutor em CTBMF pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Faculdade de Odontologia da Ufrgs. Renan Langie é mestre e doutor em Odontologia - ênfase em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Faculdade de Odontologia da Ufrgs, com período sanduíche na Universitätsklinikum Düsseldorf, Heinrich-Heine-Universität, Düsseldorf (Alemanha).

Divulgação

Divulgação

Profissionais de Odontologia participam de evento na Universidade

Patrícia Klamt (E), Taciane da Silva (C) e Natacha John O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – Mestrado e Doutorado da Unisc esteve presente no 4º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres) – Democracia e Desigualdades Regionais, realizado de 4 a 6 de setembro, em Palmas, Tocantins. Participaram do evento, com apresentação de artigos, os alunos de Mestrado, Jaime Weber e Patrícia Konzen Klamt, e os de Doutorado, Camila Froehlich, Elias Rodrigues, Fernando Fontoura, Luciano Franco Machado, Natacha John e Taciane Laís da Silva, acompanhados pelos professores Silvio Arend e Rogério da Silveira (coordenador do PPGDR). Também teve trabalho apresentado a professora Rosí Silveira. O evento teve como conferencistas grandes pesquisadores na área, como os professores Adolfo Sánchez Almanza (Universidade Nacional do México), Peter Roebeling (Universidade de Aveiro – Portugal); Gutiérrez Chong Natividad (IIS/Unam – México) e Rainer Randolph (Ippur/UFRJ), entre outros. Este é um dos maiores eventos na área do Desenvolvimento Regional e ocorre a cada dois anos, intercalado com o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, realizado na Unisc.


2018

7

Fora de sede

PALESTRA EM CAPÃO DA CANOA MARCA O DIA DO ADMINISTRADOR Divulgação

O curso de Administração da Unisc Capão da Canoa realizou, no dia 11 de setembro, palestra sobre o tema A importância do empreendedorismo e seus reflexos no desenvolvimento das cidades, alusiva ao Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro. O evento contou com a presença de acadêmicos e das professoras Ione Sardão da Silva (coordenadora do curso), Daniela Evento contou com a presença de alunos e de docentes Colussi (subcoordenadora do curso) e Rose Borba de Lima. A palestrante foi a professora e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Capão da Canoa (Acicc), Lisiane Soares, especialista em Gestão Comercial e consultora empresarial nas áreas de marketing e vendas. Ela destacou o Empreendedorismo Plural e o Empreendedorismo Corporativo ou Intraempreendedorismo, que, na sua visão, podem fortalecer e aprimorar as empresas e os profissionais; o Empreendedorismo Social, com foco no impacto social positivo na defesa de grupos ou de causas desassistidas ou em situação de risco; e o Empreendedorismo de Negócios, focado no lucro financeiro e na responsabilidade social, onde uma ideia pode ser transformada em uma atividade empresarial. Segundo Lisiane, o empreendedorismo pode gerar emprego e renda, além de promover a educação e a inovação, estimulando a competitividade e a concorrência e possibilitando o crescimento econômico, o desenvolvimento socioambiental, a criação de soluções para a sustentabilidade e o estímulo às políticas públicas. “O evento, com toda certeza, oportunizou aos acadêmicos uma visão mais ampla sobre a competência do empreendedor, destacada no Projeto Pedagógico do Curso de Administração da Unisc Capão da Canoa”, apontou a professora Ione.

Unisc Sobradinho realiza a 5ª Tertúlia Gauchesca Divulgação

Outubro

Foi realizada, no dia 17 de setembro, a 5ª Tertúlia Gauchesca da Unisc Sobradinho, tendo a adesão e a integração de todos os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, assim como coordenadores dos cursos, professores, funcionários, alunos egressos, ex-professores e convidados especiais. Na ocasião, o saguão do campus recebeu ornamentação especial para ressaltar e valorizar as tradições gaúchas. O comando da parte artística do evento ficou por conta do professor Fernando Batista Bandeira da Fontoura, que conduziu os talentos acadêmicos do campus com canções tradicionalistas, nativistas e declamações. Também foi servido o tradicional salsipão e houve o sorteio de kits chimarrão entre os presentes. Os ganhadores foram: Kit Chimarrão do Campus de Sobradinho (professora Alba Regina Zacharias); Kit Chimarrão dos cursos de Administração e Ciências Contábeis (acadêmico Elias Bernardi de Carvalho); e Kit chimarrão do curso de Direito (acadêmico Guilherme de Oliveira Bernardini). O evento já é tradicional da Unisc Sobradinho e a cada ano vem incorporando mais atrações e adesões de toda a comunidade acadêmica.

Curso de Direito promove noite de palestras Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA/ RS) e a Comissão Especial do Jovem Advogado (Ceja) de Capão da Canoa, o curso de Direito da Unisc Capão da Canoa promoveu, no dia 23 de agosto, uma noite de palestras no auditório do campus. Os palestrantes e os respectivos temas abordados foram: Antônio Zanette - O protagonismo do jovem advogado no combate à corrupção; Tiago Santana de Lacerda - Empreendedorismo na advocacia – 7 dicas práticas; Leonardo Barcelos de Oliveira - Advocacia 4.0 e a adaptação do advogado ao mercado; e Darci Guimarães Ribeiro - Postura do advogado em audiência.

Divulgação

Com a perspectiva de que a internacionalização tem sido considerada uma das principais tendências do desenvolvimento da educação de ensino superior, o curso de Direito da Unisc Capão da Canoa recebeu, no dia 3 de setembro, no auditório do campus, o professor da Universidade da Corunha (Espanha), Carlos Ignacio Aymerich Cano. O docente abordou o tema Corrupção e Contratação Pública, fazendo comparativos entre processos corruptivos no Brasil e na Espanha. Na oportunidade, o curso também recebeu o professor Evandro Weisheimer, que apresentou a temática Compliance, ou seja, o conjunto de mecanismos utilizados para evitar, detectar e tratar a corrupção nos ambientes institucionais e corporativos. As palestras foram mediadas pelos professores Elia Denise Hammes e Eltor Breunig, com organização da professora Caroline Muller Bitencourt.

Divulgação

Palestras na Unisc Capão da Canoa debatem a corrupção

Feira de Empreendedorismo na Unisc Montenegro

No dia 17 de setembro, no Centro de Convivência da Unisc Montenegro, acadêmicos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis promoveram a Feira de Empreendedorismo, constituída por empresas criadas pelos estudantes para a comercialização de produtos alimentícios. A atividade fez parte da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Jairo Breunig. As empresas presentes na feira foram: Aero Burguer (hambúrguer); Batata das Gurias (batata frita); Dá-lhe Entrevero (entrevero no pão); Divina’s Pipocas (pipoca); Entrevero Farroupilha (entrevero no pão); Felicidade no Pote (bolo no pote); Gosto Caseiro (risoles e bolo de chocolate); NaturEBAA! (suco natural de frutas); Pop Unisc (pipoca); Pré-Exames (pastel, café e refrigerante); e Uni Burguer (hambúrguer).


8

Outubro

Geral

2018

VESTIBULAR DE VERÃO 2019 COM INSCRIÇÕES ABERTAS Inscrições para o Processo Seletivo podem ser realizadas pelo site www.unisc.br Josemar Santos

Josemar Santos A Unisc está com inscrições abertas, até 18 de novembro, para o Vestibular de Verão 2019, exceto para o curso de Medicina, cujo prazo vai até o dia 6 de janeiro de 2019. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.unisc.br. No total, são 2.935 vagas oferecidas, sendo 2.290 para o campus de Santa Cruz do Sul, 110 para Capão da Canoa, 220 para Montenegro, 155 para Sobradinho e 160 para Venâncio Aires. O valor da inscrição é de R$ 40 para os demais cursos e R$ 100 para Medicina. Durante o Viva Unisc, que ocorre no dia 17 de outubro em Capão da Canoa e dia 13 de novembro em Santa Cruz do Sul, o valor da inscrição, para todos os cursos, será R$ 20. O Processo Seletivo para os demais cursos ocorre no dia 24 de novembro, das 14h30 às 18h30, em todos os campi, constituído por uma prova de Proficiência em Língua Portuguesa - Redação e 45 questões objetivas, distribuídas nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O gabarito oficial será divulgado às 20 horas, e a lista dos classificados será disponibilizada no dia 27 de novembro, a partir das 15 horas, no site www.unisc.br e para os veículos de comunicação. Já para o curso de Medicina, o Processo Seletivo permanece no formato híbrido, composto pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais a nota da Redação da Unisc, que será realizada no dia 12 de janeiro de 2019, das 14h30 às 17h30, no campus de Santa Cruz do Sul. A lista dos classificados será divulgada no dia 22 de janeiro, às 15 horas.

Cursos oferecidos para 2019 Santa Cruz do Sul Administração (Noite) Arquitetura e Urbanismo (Tarde/Noite) Biomedicina (Manhã/Tarde/Noite) Ciência da Computação (Noite) Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura (Noite) Ciências Contábeis (Noite) Ciências Econômicas (Noite) Computação - Licenciatura (Noite) Direito (Manhã) Direito (Noite) Educação Física - Bacharelado e Licenciatura (Noite) Enfermagem (Manhã/Tarde/Noite) Engenharia Agrícola (Noite) Engenharia Ambiental (Noite) Engenharia Civil (Noite) Engenharia de Computação (Noite) Engenharia de Controle e Automação (Noite) Engenharia de Produção (Noite) Engenharia Elétrica (Noite) Engenharia Mecânica (Noite) Engenharia Química (Manhã/Tarde) Estética e Cosmética (Tarde/Noite) Farmácia (Tarde/Noite) Física - Licenciatura (Noite) Fisioterapia (Manhã/Tarde/Noite) Fotografia (Noite) Gastronomia (Noite) Geografia - Licenciatura (Noite) História - Licenciatura (Noite) Jornalismo (Noite) Letras Português - Licenciatura (Noite) Letras Português/Espanhol - Licenciatura (Noite)

Letras Português/Inglês - Licenciatura (Noite) Matemática - Licenciatura (Noite) Medicina (Diurno) (Prova em 12 de janeiro de 2019) Medicina Veterinária (Manhã/Tarde/Noite) Nutrição (Noite) Odontologia (Manhã/Tarde/Noite) Pedagogia - Licenciatura (Noite) Produção em Mídia Audiovisual (Noite) Psicologia - Formação de Psicólogo (Tarde/Noite) Publicidade e Propaganda (Noite) Química - Bacharelado e Licenciatura (Noite) Relações Internacionais (Noite) Relações Públicas (Noite) Serviço Social (Noite) Capão da Canoa Administração (Noite) Direito (Noite) Montenegro Administração (Noite) Ciências Contábeis (Noite) Direito (Noite) Psicologia (Noite) Sobradinho Administração (Noite) Ciências Contábeis (Noite) Direito (Noite) Venâncio Aires Administração (Noite) Ciências Contábeis (Noite) Direito (Noite)



10

Outubro

Geral

Curso de Administração de Montenegro destaca as melhores médias

CURSO DE DIREITO PROMOVE CICLO DE ATIVIDADES

Divulgação

Alunos participam do 2º Circuito de Primavera em Pareci Novo

Divulgação

Josemar Santos

O curso de Direito da Unisc, juntamente com o Projeto Conexão e com o Comitê de Direitos Humanos para a Promoção da Diversidade Cultural, promoveu no dia 2 de outubro a palestra A luta por direitos e igualdades em defesa dos 30 anos da Constituição. Após palestra e visita guiada para alunos do Ensino Médio, os professores Caroline Bitencourt e Edison Botelho conduziram a atividade no Anfiteatro do bloco 18. Professores Caroline Bitencourt e Edison Botelho conduziram a atividade Seguindo a série de eventos, no dia 4 de outubro, no Anfiteatro do bloco 18, ocorreu a 3ª edição na Unisc da Sessão didática da 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, com as presenças dos desembargadores Rogério Gesta Leal, Mauro Borba e Sérgio Blattes, e do procurador de Justiça, Sílvio Miranda Munhoz. No dia 8 de outubro, no Auditório Central, aconteceu a palestra Consenso e pluralidade no Estado Constitucional, com o desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Leandro Paulsen. Ambos os eventos foram destinados a estudante e à comunidade em geral. Já de 9 a 11 de outubro, foi realizada a Semana da Diversidade e Promoção da Igualdade.

2018

Em comemoração ao Dia do Administrador (09/09), a coordenadora do curso de Administração da Unisc Montenegro, professora Ione Sardão da Silva, realizou a entrega dos certificados aos alunos com as melhores médias do primeiro semestre de 2018. A atividade ocorreu no dia 10 de setembro, na sala 206 do campus, e contou com a participação dos professores Tiago Farias Dias, Luiz Antônio Morais do Nascimento, Jairo Breunig e Daniel Wartchow.

Acadêmicos do curso de Educação Física da Unisc Montenegro participaram do 2º Circuito de Primavera, na Praça Central de Pareci Novo (RS), realizado no dia 29 de setembro. O evento contou com diversas atrações para toda a família, como dança, caminhada na trilha, exercícios funcionais ao ar livre, feira de artesanato e agroindústria familiar, exposição industrial e comercial, comércio de flores, plantas e frutas, torneio de vôlei, jogos de futebol, food trucks e praça de alimentação, encontro de cervejas artesanais da região, apresentações musicais, brinquedos para as crianças, entre outras.

Divulgação

1ª Mateada em Montenegro

Graduação Dinâmica promove oficinas nas escolas Divulgação

Com a participação de alunos, professores, técnicos administrativos e da comunidade, foi realizada, no dia 19 de setembro, a 1ª Mateada da Unisc Montenegro. Durante a noite, a Instituição distribuiu ervamate e água quente para o público presente. No intervalo das aulas, o menino Fábio tocou várias músicas gaúchas com sua gaita.

Palestra na Computação Licenciatura

Divulgação

Os coordenadores dos cursos de Graduação Dinâmica da Unisc, Andréa Konzen, André Kohl e Tiago Scarano, em parceria com o Programa Unisc-Escola, estão desenvolvendo oficinas para estudantes do Ensino Médio das escolas da região. Os objetivos são contribuir para o crescimento e a preparação desses estudantes quando ingressarem no Ensino Superior, aproximá-los da Universidade e colaborar para que conquistem seus espaços no mercado de trabalho. Essas oficinas, ministradas pelos próprios coordenadores, envolvem temas como: Inserção no Mercado de Trabalho, Gestão Financeira e Empregabilidade. Trata-se de um projeto contínuo oferecido para as escolas através do Programa Unisc-Escola.

No dia 11 de outubro, o curso de Computação Licenciatura promoveu a palestra intitulada Como o cérebro humano aprende: uma visão das neurociências. A atividade ocorreu no Anfiteatro do bloco 18, tendo sido ministrada pelo professor Diogo Losch de Oliveira.


Outubro

2018

11

Geral

UNISC TEM BOLSAS E FINANCIAMENTOS PARA MESTRADOS E DOUTORADOS A qualidade dos oito Mestrados e cinco doutorados tem permitido à Unisc a conquista e manutenção de um grande número bolsas de estudo para esses cursos. E além do financiamento governamental, a própria Instituição também disponibiliza bolsas oriundas de recursos próprios para a Pós-Graduação Stricto Sensu, o que contribui decisivamente para que muitos mestres e doutores viabilizem seus estudos. O resultado dessas ações permite que a cada 10 estudantes de Mestrado ou Doutorado da Unisc, quatro tenham algum tipo de auxílio para financiar suas mensalidades. Os alunos contam ainda com linhas de financiamento especiais para Mestrado e Doutorado, resultantes de convênios com cooperativas de crédito como Sicredi e Unicred. Nesse tipo de convênio, o mestrando ou doutorando pode financiar até 100% do curso e começa a pagar 30 dias após a assinatura do contrato parcelado em 60 meses. “Atualmente, possuir um mestrado ou um doutorado se revela em um grande diferencial, tanto do ponto de vista da empregabilidade quanto da remuneração. Por esse motivo, esses cursos são cada vez mais procurados”, salientou a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Fabiana Piccinin. Para 2019, a Unisc está com inscrições abertas para os Mestrados - sete de natureza acadêmica e um profissional - e cinco Doutorados oferecidos nas diferentes áreas do conhecimento. As inscrições podem ser feitas no site de cada Programa, até a data apresentada no quadro abaixo: Programa Mestrado Profissional em Administração Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional Mestrado e Doutorado em Direito Mestrado e Doutorado em Educação Mestrado e Doutorado em Letras Mestrado em Promoção da Saúde Mestrado em Sistemas e Processos Industriais Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental

Inscrições 09/11 25/10 05/11 05/11 14/11 14/11 13/11 05/11

Site www.unisc.br/ppga www.unisc.br/ppgdr www.unisc.br/ppgd www.unisc.br/ppgedu www.unisc.br/ppgl www.unisc.br/ppgps www.unisc.br/ppgspi www.unisc.br/ppgta

Para saber mais sobre os Mestrados e Doutorados da Unisc

Projeto de extensão Corrente do Bem Rio Pardo completa 10 anos

Divulgação

O Mestrado Profissional em Administração tem como referencial a formação de indivíduos aptos a transformar a realidade em que atuam com a criação de inovações, como solução de problemas. O Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional busca formar profissionais para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, de assessoria e consultoria, de avaliação e planejamento estratégico, em instituições públicas e privadas. O Mestrado e Doutorado em Direito centra os estudos na discussão de questões fundamentais para o Direito, para o Estado e para a Sociedade. O Mestrado e Doutorado em Educação objetiva qualificar pesquisadores a partir do diálogo entre as diversas perspectivas científicas e filosóficas. O Mestrado e Doutorado em Letras busca propor investigações nas áreas da Leitura, dos Processos Linguísticos, Literários e Midiáticos, a fim de qualificar recursos humanos para atuarem na docência, na pesquisa e em atividades profissionais relacionadas ao trabalho com a linguagem. O Mestrado em Promoção da Saúde propõe a capacitação e a qualificação de pesquisadores e profissionais para produzir e difundir conhecimentos de forma interdisciplinar, no campo da promoção da saúde e bem-estar de indivíduos e populações. O Mestrado em Sistemas e Processos Industriais objetiva a geração de novas tecnologias, bem como a formação e a qualificação de recursos humanos através da implementação e consolidação da pesquisa e extensão na área de Controle e Otimização de Processos Industriais. O Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental busca capacitar o estudante para lidar com problemas ambientais de forma proativa, através do conhecimento e domínio de ferramentas de gestão e tecnologias. Equipe na ESF onde ocorrem os atendimentos

Através de uma parceria firmada em 2008 entre Unisc, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), Ministério Público, Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), está sendo desenvolvido, em Rio Pardo, o projeto de extensão denominado Corrente do Bem. A ação é coordenada pelo professor do Departamento de Enfermagem e Odontologia da Unisc, Roque Wagner, com a participação de estudantes e bolsistas. Semanalmente, o grupo presta atendimentos odontológicos gratuitos, principalmente ortodôntico, na ESF Higino Leitão, de Rio Pardo, para crianças em situação de vulnerabilidade social. Também são dadas orientações para os familiares quanto à importância da saúde bucal das crianças, fazendo os devidos encaminhamentos, quando indicado. “São 10 anos de um projeto de extrema relevância, pois atende pessoas que, normalmente, não têm acesso à saúde. Dessa forma, colabora para o bem-estar e para o desenvolvimento da comunidade, reforçando ainda mais o caráter regional e comunitário da Unisc”, disse o coordenador do projeto. Divulgação

Alunas de Medicina no Congresso Brasileiro de Computação em Saúde As alunas do curso de Medicina da Unisc, Maria Eduarda Drumm e Eliza Koch, durante a disciplina de Informática Médica, ministrada pela professora do Departamento de Computação, Andréa Konzen, produziram um trabalho voltado para Realidade Virtual e reabilitação de pacientes com déficit motor. Esse estudo foi aprovado no formato de artigo no Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS 2018, que ocorreu na primeira semana de outubro. A professora Andréa, que auxiliou as estudantes no desenvolvimento do artigo, se diz muito feliz e satisfeita com o resultado, porque um dos seus objetivos enquanto professora é fazer com que os estudantes de diversas áreas trabalhem de forma integrada com a computação, gerando resultados importantes na pesquisa, em produtos inovadores e no desenvolvimento de startups. “Além disso, é importante o desenvolvimento de projetos voltados para a área da saúde, no intuito de identificar necessidades e gerar soluções que contribuam de forma significativa na vida de profissionais, pacientes e instituições de saúde”, salientou. Já as estudantes relataram que aprenderam muito sobre vários assuntos interessantes e que estavam muito satisfeitas por terem participado de um evento interdisciplinar.

Eliza Koch (E) e Maria Eduarda Drumm


12

Extensão

5º CONCURSO DE REDAÇÃO DO COMITÊ TRIBUTÁRIO Participaram do concurso alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas estaduais, municipais e particulares

Outubro

2018

Pró-Saúde incentiva a inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS Divulgação

Josemar Santos

Premiação ocorreu durante solenidade no Auditório Central da Unisc

O Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul premiou os vencedores da 5ª edição do Concurso de Redação, que teve como temática Tributação e Cidadania, no dia 26 de setembro, em solenidade realizada no Auditório Central da Unisc. O evento ocorreu dentro do segundo dia de programação do 7º Simpósio de Contabilidade do Vale do Rio Pardo. O Comitê é composto pelas seguintes entidades: ACI, Assemp, Ajesc, Comdica, OAB Subseção de Santa Cruz do Sul, Prefeitura Municipal, Receita Federal, Receita Estadual, Seisc, Sincotec/Varp, Sinditabaco e Unisc, que se reúnem periodicamente para debater temas vinculados à tributação e à aplicação de recursos públicos. Também apoiaram o concurso o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Educação, as prefeituras municipais de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, por meio das suas secretarias municipais de Educação, a ONG João da Silva e o Comdica de Santa Cruz do Sul. Participaram 112 alunos do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) de escolas estaduais, municipais e particulares de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires e Vera Cruz. A lista com os nomes dos vencedores pode ser conferida em http://www.unisc.br/site/concurso.

Pró-Saúde e CVV promovem palestra na Escola Educar-se Divulgação

Como setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado de Setembro Amarelo, o Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde da Unisc (Pró-Saúde), juntamente com o Centro de Valorização da Vida (CVV), realizou, no dia 12 de setembro, uma palestra para os alunos do 8° e 9° anos da Escola Educar-se sobre a valorização da vida. O assunto ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais e na procura por ajuda, devido ao preconceito e à falta de informação. Com o intuito de valorizar a vida, a palestrante Pâmela Cristina Flores, graduanda em Psicologia pela Unisc e sobrevivente, contou a sua história e relatou como deu sentido à sua vida após tantas adversidades.

No dia 1º de setembro, o Núcleo de Apoio à Saúde Familiar - Atenção Básica (NASF AB), através da Secretaria de Saúde de Vera Cruz, organizou um evento chamado IntegraVC, para incentivar a inserção e sensibilizar a comunidade para as Práticas Integrativas Complementares no SUS (PICS). Foram realizados atendimentos para aproximadamente 160 pessoas, que puderam experimentar práticas integrativas, entre elas, meditação guiada, auriculoterapia, fitoterapia, florais de Bach, consciência e equilíbrio corporal, aromaterapia, reflexologia podal, biodança, orgonioterapia, cristalterapia, reiki, massagem relaxante, quick massagem e musicoterapia, além de exposição e orientações sobre chás, suplementos alimentares, produtos naturais, fitoterápicos e homeopáticos. Também foi aplicada uma pesquisa com os participantes que aprovaram o evento com nota máxima. “Estamos estudando a possibilidade de realizar uma nova edição. As avaliações foram excelentes e a população já questiona quando será o próximo”, disse a coordenadora do NASF AB, Inadjara Hickmann. O evento contou com a parceria de várias entidades: Projeto PróSaúde da Unisc, com docentes e bolsistas desenvolvendo práticas de quick massagem e orientações sobre fitoterápicos; Pra Vida Produtos Naturais, com produtos naturais, chás e orientações prestadas pela nutricionista Carla Adriana Franco; Farmácia Raízes, com produtos homeopáticos, aromatizantes e orientações dos farmacêuticos Daniel Garibotti e Manoele Theisen; Ponto do Equilíbrio, com práticas de auriculoterapia e biodança pelos profissionais Fábio Pimentel e Dorivani de Oliveira Ramos; Grupo Holístico Shanti Nillaya, com sessões de meditação guiada. Profissionais liberais: Kátia Veneziano, Ilson Veneziano, Cassineli Garske, Rodrigo Dorneles, Ana Zoé Schilling, Andréia Theisen, Marcelo Soares e Francine Theisen, que contribuíram com a oferta de diversas práticas à comunidade.

Egressa do PPGDR recebe Menção Honrosa da Capes A egressa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – Mestrado e Doutorado, Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto, receberá, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2018, da área de Planejamento Urbano e Regional / Demografia, pela tese A construção de saberes no Movimento de Mulheres Camponesas: uma análise a partir do Programa de Sementes Crioulas no Oeste de Santa Catarina – Brasil. O trabalho foi defendido no ano de 2017, sob orientação da professora Virginia Elisabeta Etges e coorientação da professora Érica Karnopp, ambas do PPGDR da Unisc. O evento de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 13 de dezembro, às 17h, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), em Brasília. Na oportunidade, os outorgados com Menção Honrosa serão destacados.


Outubro

2018

13

Pesquisa

PPGDR recebe pesquisador Marcel Andre Theza Manríquez

PPGD LANÇA LIVRO SOBRE COMUNITARISMO A obra, publicada pela Editora CRV, é composta por produções vinculadas a dissertações e teses de concluintes do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - Mestrado e Doutorado recebeu, de 22 de setembro a 3 de outubro, a visita do pesquisador Marcel Andre Theza Manríquez, da Universidad de los Lagos de Santiago do Chile (Ulagos). Entre as atividades, o professor ministrou um curso sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial no Chile: perspectivas e desafios atuais. No dia 27, proferiu a palestra sobre A justiça territorial e o sistema de proteção social no Chile: um olhar para o caso das cidades médias no âmbito dos Encontros Quinzenais sobre Desenvolvimento Regional, do PPGDR-Unisc. Essa atividade foi dirigida a alunos e docentes do PPGDR e dos demais PPGs da Unisc e à comunidade regional.

Felipe Nopes

Felipe Nopes

Josemar Santos

Unisc recebe intercambista do Equador A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), recebeu o estudante de Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Internacional do Equador (Uisek), Lenin Stalin Bajaña Zajia. A recepção oficial ocorreu no dia 24 de setembro, na Reitoria, quando a pró-reitora de Pesquisa e PósGraduação, Andréia Valim, deu as boas-vindas ao intercambista. Esq. para dir.: Eveline Baier, Lenin Bajaña, Andréia O estágio de curta duração Valim, Lourdes Kist e Eduardo Lobo ocorreu junto ao Laboratório de Limnologia, vinculado ao Departamento de Biologia e Farmácia e ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA), onde permaneceu até o dia 10 de outubro. Bajaña está desenvolvendo sua dissertação de Mestrado intitulada Calibración del índice de Calidad del Agua (ICA) para la Cuenca Hidrográfica del Río Paute, región sur interandina del Ecuador, basado en el Acuerdo Ministerial 097-a/2015 del Ministerio del Ambiente, sob a orientação do professor Eduardo Alexis Lobo Alcayaga, que atua como docente convidado no Mestrado em Gestão Ambiental da Uisek. Esse intercâmbio é resultado do Convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural firmado entre a Unisc e a Uisek, em 2015, que apresenta como um dos seus principais objetivos a promoção do intercâmbio de pesquisadores e estudantes de ambas as instituições, bem como a elaboração de projetos de pesquisa em conjunto, visando à obtenção de recursos financeiros internacionais. “Um dos objetivos propostos é formar recursos humanos aptos a contribuir com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio científico, educacional e cultural da América Latina e Caribe (ALC)”, ressaltou o professor Eduardo Lobo, que esteve presente na acolhida oficial ao estudante, juntamente com a coordenadora do PPGTA, Lourdes Kist.

PPGD participa de evento internacional em Montevidéu Divulgação

O grupo de pesquisa Comunitarismo e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, lançou, no dia 14 de setembro, o livro Políticas Públicas, Cooperação e Comunidades. A obra, publicada pela Editora CRV, é composta por produções vinculadas a seis dissertações e duas teses de Esq. para dir.: Eliane Fontana, Isabel Grunevald, André concluintes do PPGD. Os organiCustódio, João Pedro Schmidt e Jacson Cervi zadores são o professor João Pedro Schmidt e as egressas do programa, Eliane Fontana e Isabel Grunevald. De acordo com Schmidt, que orientou todos os trabalhos presentes no livro, a produção dos grupos de pesquisa é elemento fundamental para o conceito atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos programas de pós-graduação stricto sensu. “A ideia principal é destacar a importância das comunidades e das organizações comunitárias na prestação de serviços de interesse público”, salientou. As investigações sobre políticas específicas incluem a atuação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR); a publicidade dirigida ao público infantil; a relação da Prefeitura de Xangri-lá com os contribuintes veranistas; a intersetorialidade na política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente em município cearense, entre outros assuntos. “Para o PPGD, a publicação é de grande importância, pois fortalece o impacto dos grupos de pesquisa da Universidade junto à comunidade. Além disso, a Unisc tem se colocado como referência no âmbito do comunitarismo”, destacou o coordenador adjunto do PPGD, professor André Viana Custódio. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Editora CRV, mas deve ser lido no aplicativo da mesma.

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado esteve presente, na condição de coorganizador, no Congreso Latino-Americano de Derechos de Autor y Derechos Culturales, realizado nos dias 10 e 11 de setembro, na Universidad de la República (Udelar), em Montevidéu (Uruguai). O Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação, do PPGD, esteve representado no evento pelo professor Gonzaga Adolfo e pelas mestrandas Fernanda Schwertner e Laís Michele Brandt. Também participaram e apresentaram trabalhos os mestrandos Carolina da Silva Ruppenthal Weyh, Daniélle Dornelles, Jonas Caron e Sebaldo Edgar Saenger Júnior. O professor Adolfo ainda atuou como membro da Comissão Organizadora e palestrou no congresso. A programação contou com pesquisadores uruguaios, brasileiros, argentinos e paraguaios.

Seminário internacional e mostra de trabalhos Nos dias 25 e 26 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado promove o 15º Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e 11ª Mostra Internacional de Trabalhos Científicos. O objetivo é oportunizar à comunidade acadêmica em geral e aos alunos da graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu) a reflexão e a ampliação do debate sobre o tema Direitos Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. As palestras do evento ocorrerão no auditório do Memorial da Unisc, no bloco 46, e a apresentação de trabalhos científicos e os minicursos, nas dependências do bloco 53. A abertura oficial será no dia 25 de outubro, às 19h, no auditório do Memorial, com a presença da professora da Universidad de Salamanca (Espanha), Antonia Picornell Lucas, que abordará o tema Políticas Públicas no Estado Democrático de Direito.


14

Outubro

Variedades

Heloisa Poll

Em comemoração aos 140 anos do município, estudantes da Escola de Educação Básica Educar-se elaboraram verdadeiros presentes repletos de conhecimento. Por meio do projeto Olhares para Santa Cruz do Sul, as turmas do 4º ano desenvolveram uma série de atividades ao longo dos últimos meses. No final de setembro, após a troca de conhecimentos com as turmas do 6º ano, os alunos começaram a elaborar revistas com a temática e maquetes sobre a cidade onde vivem. A inspiração para a construção das maquetes ocorreu durante o passeio realizado no fim de agosto. Na oportunidade, as crianças conheceram o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, a Praça Siegfried Heuser, o Santuário de Schoenstatt e o Parque da Gruta, acompanhados pelas professoras Sâmera Uebel e Caren Renata de Queiroz. Para aprender a técnica, os grupos também visitaram a Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc. Ao mesmo tempo, no saguão da escola é possível acompanhar um mural de curiosidades, notícias e lembranças de Santa Cruz do Sul. O painel é montado por toda a comunidade escolar ao longo do ano letivo. Para as professoras, as atividades são apenas algumas formas de promover conhecimento e despertar a valorização do lugar onde se vive. É um incentivo que tem motivado o surgimento, nas salas de aula, de expressões como: ”é uma cidade histórica, bem sinalizada e arborizada”, “tem boas condições de vida”, “tem uma cruz bonita que à noite brilha” e “é uma cidade que oferece uma gastronomia de boa qualidade”. São essas frases, também, que podem ser apreciadas no mural, onde toda a comunidade foi convidada a deixar sua mensagem pelos 140 anos de Santa Cruz do Sul.

Reitora da Unisc é eleita presidente do Comung Divulgação Comung

PROJETO DA ESCOLA EDUCAR-SE BUSCA VALORIZAR SANTA CRUZ

2018

Carmen Lúcia de Lima Helfer (quinta da esq. para dir.) O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou, no dia 5 de outubro, em Porto Alegre, a Assembleia Geral Extraordinária para a eleição da sua nova Diretoria Executiva e do seu Conselho Fiscal, com a participação das 15 instituições associadas. A chapa única para a Diretoria Executiva, composta pela reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer (presidente); pelo reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava (1º vice-presidente); pela reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Maria Herzer Quintana (2ª vice-presidente); pelo reitor da Universidade Feevale, Cleber Cristiano Prodanov (secretário); e pela reitora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Cátia Maria Nehring (tesoureira), foi eleita por unanimidade. Na oportunidade, também foi eleito o Conselho Fiscal, formado pelo reitor da Universidade La Salle (Unilasalle), Paulo Fossatti (presidente), e pelo reitor da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Ney José Lazzari (vice-presidente). O mandato da nova Diretoria e do Conselho Fiscal vigora até dezembro de 2020.

Dicas de Leitura Livraria

Biblioteca

Diálogo de Culturas, de Leandro Karnal Editora: Contexto Preço: R$ 37,00

Tempestade de Guerra, de Victoria Aveyard Editora: Seguinte Localização na estante: 813 A955t 2018

“Sempre achei fascinante ampliar a visão e pensar a realidade além da parede técnica do especialista. Espero que o leitor lance sobre mim o mesmo método que lanço sobre todos os textos que encaro: ler com atenção e analisar e destrinçar o que li. Escrever sobre muitos temas é um desafio curioso. Tenho uma formação profissional na área de História e um olhar treinado para questões específicas. Ao dirigir esse olhar para fora do meu gueto, compreendo coisas novas num processo recíproco de aprendizado. O cerne do que acredito (o diálogo, o combate ao preconceito, a crítica às exclusões sociais e culturais etc.) nunca muda. Este livro é fruto do desafio de considerar a possibilidade do diálogo entre áreas distintas e cruzamento de temas diversos” (Leandro Karnal).

No aguardado desfecho da série A Rainha Vermelha, descubra qual poder sairá vencedor depois que a tempestade de guerra passar. A autora do livro, Victoria Aveyard, virá ao Brasil para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2018. Mare Barrow aprendeu rápido que, para vencer, é preciso pagar um preço muito alto. Depois da traição de Cal, ela se esforça para proteger seu coração e continuar a lutar junto aos rebeldes pela liberdade de todos os vermelhos e sanguenovos de Norta. A jovem fará de tudo para derrubar o governo de uma vez por todas - começando pela coroa de Maven.

Edunisc E-book Estudos acadêmicos em Administração, Contábeis, Economia e Relações Internacionais - v. 4. Organizadores: Rosa de Fátima Valentim, Mariana Dalalana Corbellini, Vanderlei Becker Ribeiro e Marcia Rosane Frey. Download gratuito: https://www.unisc.br/pt/home/ editora/e-books?id_livro=472 O quarto volume do livro eletrônico evidencia o sucesso dessa obra, com os melhores trabalhos de conclusão dos alunos. No primeiro bloco, os trabalhos de Administração retratam temas atuais para a gestão de empresas. O segundo apresenta trabalhos de Ciências Contábeis. O terceiro apresenta um artigo de Economia, discutindo avanços e retrocessos do processo de integração no Mercosul. O último bloco apresenta estudos no âmbito das Relações Internacionais.


Outubro

2018

15

Geral

Estudantes de Farmácia realizam estágio no município de Sinimbu

Maria Guadalupe Elías integra o Programa de Pós-Graduação em Estudos Feministas da UAM Felipe Nopes

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado, por meio do Grupo de Pesquisa Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais, recebeu, de 27 a 29 de setembro, a professora e pesquisadora visitante do Programa de Pós-Graduação em Estudos Feministas da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM) – Unidade de Xochimilco, Cidade do México, Maria GuadaMaria Guadalupe ministrou palestra para alunos da Unisc lupe Huazcuz Elías. No dia 27 de setembro, na sala 101, bloco 1 da Unisc, a docente ministrou palestra para os integrantes do Grupo de Pesquisa do PPGEdu, sobre o tema Ética da pesquisa em violência de gênero e autoetnografia na metodologia feminista. A atividade foi comemorativa aos 10 anos de atuação do Programa. Mais tarde, na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), Maria Guadalupe participou do Círculo de Cultura: Mulheres, Música e Educação Popular no México. Já nos dias 28 e 29 de setembro, a professora visitou propriedades em Linha João Rodrigues (Rio Pardo) e em Boa Vista (Santa Cruz do Sul). A vinda da docente foi promovida pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Serviço Social da Escola de Humanidades e pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, com parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPel e da Unisc e apoio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc.

Divulgação

PPGEDU RECEBE PROFESSORA DE UNIVERSIDADE MEXICANA

No dia 26 de setembro, os estudantes do Estágio em Saúde Coletiva, do curso de Farmácia, acompanhados pela professora Ana Paula Helfer Schneider, realizaram a revitalização do horto medicinal da ESF Rio Pequeno, no município de Sinimbu. Atualmente, o local possui cerca de 15 plantas medicinais, que estão disponíveis à comunidade. Além da revitalização do horto, os acadêmicos têm realizado visitas domiciliares e estão previstas ações de saúde em escolas da cidade. Esta é a primeira vez que Sinimbu recebe os alunos para estágio. No início das atividades, o grupo foi recebido pela prefeita, Sandra Marisa Roesch Backes, e pela secretária de Saúde, Sinara Cristina Klafke Dhiel.


Outubro

Contracapa

EVENTO NA UNISC DISCUTE A DIVERSIDADE E A IGUALDADE Felipe Nopes

Curso de Estética e Cosmética festeja 10 anos

Proporcionar reflexões e informações acerca dos direitos das minorias e dos grupos de inclusão social, a fim de propagar a luta e a conscientização contra qualquer forma de discriminação e de exclusão. Esse foi o objetivo da Semana da Diversidade e Promoção da Igualdade, cuja abertura ocorreu no dia 9 de outubro, na sala 101 da Unisc. A promoção foi do Comitê de Direitos Humanos para a Promoção da Diversidade Cultural da Universidade. Em seu pronunciamento, a presidente do Comitê, professora Caroline Müller Bitencourt, ressaltou que a escolha do tema do evento foi motivada pela discussão de dois focos: a diversidade e a igualdade. “Uma sociedade que não é plural é uma sociedade doente”, disse. Segundo ela, até o dia 11 de outubro houve múltiplas atividades na Unisc, como palestras, oficinas, apresentação de trabalhos, concurso de fotografia e de redação, mostra de monografias, dissertações e teses, entre outras. De acordo com a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, a organização do evento envolveu diversos setores da Universidade. “Temos muitas atividades dessa semana que nos orgulham. Todos os envolvidos seguem a prática da Unisc, que é o compromisso com a inclusão social e com os direitos humanos. O respeito é básico e essencial na sociedade em que queremos viver. Que tenhamos dias melhores”, salientou. Em seguida, foram apresentados os painéis O papel das políticas públicas, da justiça distributiva e seus fundamentos teóricos: a luta pela igualdade como uma questão de direitos, ministrado pelo professor da PUCRS, Celso Rodrigues, e A tutela efetiva da igualdade e as políticas públicas: o Brasil entre avanços e retrocessos sociais, conduzido pelo mestre e juiz André Pinto. A debatedora foi a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unisc, professora Mônia Hennig Leal, e o mediador foi o defensor público e diretor-presidente da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (Fesdep), Alexandre Brandão.

Felipe Nopes

Com atividades iniciadas em agosto de 2008, o curso de Estética e Cosmética comemorou 10 anos de atuação na Unisc no dia 4 de outubro, em solenidade realizada no bloco 33 da Universidade. O evento contou com a presença da coordenadora e da subcoordenadora do curso, professoras Chana de Medeiros da Silva e Cláudia Regina Müller, respectivamente, e dos pró-reitores de Graduação, Elenor Schneider, de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, e de Pesquisa e PósGraduação, Andréia Valim, além de docentes, acadêmicas, egressas, funcionários e representantes das empresas parceiras. Em uma década, o curso diplomou 191 esteticistas e cosmetólogas, que confiaram sua formação profissional à Unisc e que levam consigo, para diferentes regiões e estados, a marca da Universidade. Atualmente, são 74 futuras profissionais em formação. O curso procura atender à demanda de uma importante área em grande expansão: a da estética e da cosmética. O papel importante do curso se efetiva na formação de profissionais das áreas da saúde, da beleza e do bem-estar com um perfil diferenciado, que vão substituir o profissional autodidata por um de alto nível, capaz de aperfeiçoar os dons naturais das pessoas atuantes neste campo.

Visita ao campus de Santa Cruz do Sul Divulgação

No dia 1º de outubro, os alunos da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Jairo Breunig nos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro, realizaram visita técnica ao bloco 19 do campus-sede da Unisc, em Santa Cruz do Sul. No local, o grupo assistiu à palestra Ambientes de inovação do TecnoUnisc, ministrada pela funcionária Ketlyn Souza de Moraes, que, em seguida, acompanhou os acadêmicos nas visitas às dependências dos blocos 19 e 22, nos quais estão localizados a Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc) e o Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc). Na sequência, os estudantes, acompanhados pela bióloga Valéria Louzada Leal, conheceram os laboratórios do TecnoUnisc no bloco 55, onde funciona o Laboratório Centro de Pesquisa e Treinamento em Biotecnologia (CPTBio). Divulgação

Curso de Italiano na Unisc Sobradinho

Divulgação

Administração da Unisc Montenegro aborda as metodologias do coaching

2018

Os alunos da disciplina de Administração de Pessoas, ministrada pela professora Ione Sardão da Silva, dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as metodologias do coaching como parte do conteúdo constante do subsistema de treinamento e de desenvolvimento de pessoas. A palestra, realizada no dia 3 de outubro, foi ministrada pela administradora e coach Deise Freitas que, além de apresentar os conceitos básicos sobre os princípios e as ferramentas, comentou sobre o papel do coach. Na oportunidade, a palestrante aplicou a ferramenta conhecida como Roda da Vida, que mede as quatro dimensões nos âmbitos Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida, permitindo analisar três fundamentos essenciais em cada uma das dimensões. Segundo a professora Ione, os resultados foram bastante significativos para os acadêmicos, que puderam realizar sua autoavaliação pessoal e profissional, medindo o seu momento atual.

No mês de agosto, na Unisc Sobradinho, iniciaram as aulas do Curso de Italiano – Básico 1. Por meio da parceria entre a Unisc Sobradinho, o Centro de Línguas e Culturas da Universidade e a Associação Fogolar Friulano de Sobradinho, o curso está sendo ministrado pela professora Fernanda Maieron Freitas do Carmo, às sextas-feiras, no prédio do campus. As aulas são ministradas através de uma abordagem comunicativa, permitindo que os alunos desenvolvam as cinco habilidades fundamentais. Também são propostas diversas atividades, como conversação, escrita, leitura e compreensão oral de textos e de canções.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.