Page 1


2

Setembro

Geral/Opinião

2018

Jô Nunes

Secretário de educação superior da SESu/ MEC, Paulo Barone, palestra na Unisc Josemar Santos

Palavra da Reitoria A Nova Era e seu Impacto na Universidade Alguns pensadores têm proposto a divisão da história da humanidade em três grandes eras: a agrícola, a industrial e a da informação. Nas duas primeiras eras, o pensamento linear foi importante, pois permitiu que evoluíssemos até a era da informação (Mattos, 2017). Contudo, o pensamento linear, repetitivo e segmentado da era industrial, que até hoje determina o mindset, não cabe mais. E por que não cabe mais? Basta olhar ao redor para ver um mundo diferente, não linear, conectado, multidisciplinar e imprevisível. E a produção do conhecimento nesse contexto complexo valoriza habilidades diferentes e multidisciplinares. Enquanto geradores de conhecimento, são necessários requisitos diversos, mas especialmente aprender e reaprender. O futurista Alvin Toffler menciona que os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não souberem ler e escrever, mas todos que não souberem aprender a desaprender. Associado a isso, as universidades deparam-se com mudanças relevantes e recentes que envolvem as tecnologias on-line de aprendizagem; as mudanças no perfil dos empregos no mundo do trabalho e a educação continuada (long life learning); e a terceira missão que prevê sua atuação como vetor do desenvolvimento econômico e social (Audy, 2017). Essas mudanças levam a refletir sobre a maneira como formamos, para que formamos e qual será o espaço de trabalho dos nossos egressos. Essa reflexão permeia tanto a formação na graduação, quanto na pós-graduação. Importante ressaltar que o objetivo da pós-graduação é a formação de mestres e doutores capazes de enfrentar os novos desafios científicos, tecnológicos, econômicos e sociais. Nesse contexto, as universidades assumem um papel relevante que se refere a uma mudança de paradigmas na sua estruturação, refletindo na formação de novos profissionais para a era da informação, cujo conhecimento torna-se muito mais vital que os bens tangíveis. Nesse sentido, é imprescindível que a universidade se comprometa em aprender e reaprender e que busque realizar a formação adequada para esse novo contexto, com o desenvolvimento científico e com a produção de conhecimentos que agreguem valor. O novo tipo de profissional, requerido para a era do conhecimento, nos motiva para mudanças, buscando construir uma formação mais humana, integral e generalista, que também dará conta de produzir conhecimento e inovação tecnológica. Essa formação só será possível mediante ações interdisciplinares que envolvam aprender e reaprender e que nos desafiem enquanto instituições formadoras. Assim, o conjunto das competências desenvolvidas permitirá abordar com a devida profundidade questões éticas, políticas, científicas e tecnológicas presentes na sociedade contemporânea. Esse novo contexto é desafiador, mas apresenta um rol imenso de oportunidades para consolidar o papel das universidades. *Andréia Rosane de Moura Valim, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

A Reitoria da Unisc promoveu, no dia 23 de agosto, no Anfiteatro do bloco 18, a palestra do secretário de educação superior da SESu/MEC, Paulo Barone (à esquerda na foto, ao lado da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e do vice-reitor, Rafael Frederico Henn), tendo como tema A Educação Superior no Brasil - cenários e perspectivas. Em sua fala de abertura, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer deu boas-vindas ao palestrante e aos presentes e reforçou a importância de se debater continuamente a educação. “Vivemos num tempo de constantes modificações e, diante disso, precisamos estar atentos às atualizações para que a educação superior continue sendo de qualidade”, salientou. Já o palestrante destacou a relevância que as universidades comunitárias têm e o seu papel frente à educação no país. “Por isso vejo com muita satisfação a oportunidade de dialogar com essas instituições e com sua comunidade gestora e acadêmica, assim como realizar visitas e conhecer realidades e estruturas diferentes, especialmente nesse momento de rápidas transformações, em que a adaptação é que gera a sobrevivência”, ressaltou. O evento foi dirigido à educação básica e superior, com a presença de gestores administrativos, chefes de departamentos e coordenadores de cursos e de programas de pós-graduação.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Rafael Frederico Henn

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas responsáveis: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: Aquarius Hotel Flat Residence,

Felipe de Queiroz Nopes, reg. prof. 12.320

Biblioteca Municipal, Escola Professor Luiz Dourado,

E-mail: imprensa@unisc.br

Escola Ernesto Alves de Oliveira, Escola Goiás, Escola Nossa Senhora do Rosário, Hospital Santa Cruz (HSC),

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Agência FGTAS/Sine, Unisc - Capão da Canoa,

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Montenegro, Venâncio Aires, Sobradinho e Santa Cruz do Sul (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Clínica

Revisão

de Odontologia, Reitoria, Piscina, Biblioteca, GAJ, SIS,

Roque Neumann

Escola Educar-se, Central de Atendimento, DCE e blocos 1, 5, 8, 12, 16, 18, 35, 42, 51 e 53).

*Este material é produzido em papel reciclável.


Setembro 2018

3

Ensino

AULA INAUGURAL COMPARTILHADA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO

Cursos de Computação da Unisc em Natal

Divulgação

Divulgação

Com o intuito de inovar e integrar os cursos do Departamento de Educação Física e Saúde, ocorreu, no dia 8 de agosto, no Auditório Central, a aula inaugural compartilhada dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição, com transmissão para o curso de Educação Física da Unisc Montenegro. A temática do evento, que contou com a participação de aproximadamente 300 estudantes, foi Os efeitos de um Programa Interativo de Exercícios Físicos no desenvolvimento cognitivo-motor de crianças obesas. O palestrante foi o profesAtividade integrou cursos da área da saúde sor Fabrício Bruno Cardoso, graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, com mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco, cursa doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é coordenador do curso de Educação Física e líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos LIEENP da Faculdade CENSUPEG (São Fidélis/RJ).

Engenharia Ambiental e Agrícola participam de Mostra de Profissões do Campo

No dia 22 de julho, a professora Viviane Müller representou os cursos de Computação da Unisc no 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), realizado em Natal (RN), onde participou do curso de Qualidade (CQ 2018). Durante o evento, foram debatidos temas sobre currículo e processos formativos na área da Computação, diretrizes e referenciais curriculares, projetos pedagógicos de curso, processos e metodologias de ensino e aprendizagem, tecnologias educacionais, novo instrumento de avaliação do MEC/Inep e referenciais de formação para cursos de graduação em Computação (RFs) elaborados pela SBC, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de graduação na área da Computação.

Divulgação

Representando os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Agrícola, os funcionários Ana Cristina Rabuske e Robson Schneider (foto) participaram, no dia 16 de agosto, da Mostra de Profissões do Campo, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e pela Comissão Municipal para o Desenvolvimento da Educação do Campo (Condec), de Cachoeira do Sul. Realizada no Ginásio Derli Steinmetz, a Mostra teve por objetivo oportunizar aos estudantes das escolas do campo da rede municipal de ensino o contato com profissões que têm sua área de atuação voltada ao meio onde vivem. Na oportunidade, estiveram presentes junto ao ginásio 21 expositores, representando universidades, escolas técnicas e empresas do agronegócio. Participaram do evento 12 escolas municipais do campo, totalizando aproximadamente 300 alunos.

Graduação Dinâmica realiza aula inaugural Divulgação

25 anos do curso de Psicologia Em comemoração aos 25 anos do curso de Psicologia da Unisc, ocorreu no dia 2 de agosto, no Auditório do bloco 18, a aula magna, tendo como tema Crise e direitos humanos: o que a Psicologia tem a ver com isso?, ministrada pela professora Carmem Oliveira. Além dessa atividade, também foi realizada uma festa comemorativa ao aniversário do curso, no dia 24 de agosto, na Adunisc, com a presença de professores, alunos e egressos. Divulgação

No dia 21 de agosto, os cursos de Graduação Dinâmica da Unisc realizaram a sua aula inaugural. A atividade ocorreu na sala 5338, com as palestras dos proprietários da cafeteria Quiero Café, Matheus Fell e Luis Felipe Ferreira, e da cervejaria Heilige, Henrique Eisenberger, que trouxeram para os estudantes suas experiências de criação, desenvolvimento e inovação dos seus negócios. O objetivo foi trazer aspectos relacionados com as tendências de mercado e inovação, além de permitir a troca de conhecimentos entre os participantes, contribuindo para o seu crescimento profissional. A Graduação Dinâmica conta com cinco cursos superiores de tecnologia: Processos Gerenciais, Marketing, Gestão Comercial, Logística e Gestão de Recursos Humanos. Trata-se de uma modalidade de graduação com enfoque prático totalmente voltado para as necessidades atuais do mercado de trabalho, tendo, por esse motivo, duração de dois anos, contando com uma metodologia de ensino totalmente inovadora (sala de aula invertida e metodologias ativas), professores altamente qualificados, salas de aula especiais e valor de mensalidade diferenciada. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail graduacaodinamica@unisc.br ou pelo fone (51) 3717-7550.


4

Setembro

360º

Divulgação

A coordenadora da Ouvidoria da Unisc, Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller, participou do 18º Encontro Anual do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino (FNOUH), realizado de 22 a 24 de agosto, no Auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HUUFPI). Na oportunidade, profissionais de vários estados brasileiros participaram das discussões e das palestras que abordaram temas de fundamental relevância para a atuação das ouvidorias do setor educacional e para o fortalecimento da democracia e da promoção do exercício da cidadania, no âmbito das Instituições de Ensino Superior públicas, privadas e comunitárias e de Hospitais Universitários. Segundo Ana Claudia, que entregou o cargo de vice-presidente, representando a região Sul do Brasil, após dois mandatos consecutivos, é indispensável pensar no papel do ouvidor como aquele que escuta, acolhe, dialoga e busca a harmonia entre as partes. “Então, os encontros do FNOUH são momentos ímpares para reafirmar essas práticas e para trocar experiências com as outras IES brasileiras”, salientou. Estiveram presentes diversas autoridades, como o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior; o presidente do FNOUH, Alan Santos de Oliveira; a ouvidora-geral do Estado do Piauí, Soraya Castello Branco; e o superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, José Miguel Luz Parente. O próximo encontro ocorrerá em setembro de 2019, em Curitiba (PR).

Eventos sobre micobactérias, saúde prisional e tuberculose na Unisc

Curso Técnico de Enfermagem de Montenegro Divulgação

Ouvidoria da Unisc participa de fórum nacional no Piauí

2018

No dia 18 de agosto, os estudantes do curso Técnico de Enfermagem da Unisc Montenegro participaram do Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A ação ocorreu na unidade móvel que esteve instalada na Praça Rui Barbosa.

Les Doctoriales 2018 O 3º Seminário Les Doctoriales está com as pré-inscrições abertas, até o dia 5 de setembro. O evento que acontecerá em Porto Alegre, na Fábrica do Futuro, entre os dias 22 e 23 de novembro, tem como objetivo aproximar os doutorandos de diferentes áreas do conhecimento ao mundo profissional e socioeconômico. A proposta do programa, inspirado no modelo francês, é capacitá-los a identificar suas competências como pesquisadores e confrontá-las às necessidades do mercado de trabalho. A Unisc vai selecionar doutorandos de quatro programas da Universidade que vão participar do seminário, juntamente com alunos de doutorado de mais 13 universidades gaúchas. Neste ano, o seminário, que tem como tema Tecnologias de Impacto Social, vai desafiar os estudantes, durante dois dias, em uma série de atividades, como o Desafio 24hInnov, a elaborar projetos inovadores e transdisciplinares, que respondam a grandes desafios enfrentados pelas organizações e empresas. Uma banca formada por empresários gaúchos irá julgar os projetos e premiar os três primeiros colocados. A pré-inscrição pode ser realizada pelo site www.afpoa.com.br/ doctoriales, acompanhada de uma carta que deve ser enviada para o email doctoriales@afpoa.com.br, explicando, em 8 a 10 linhas, qual a motivação para participar do Les Doctoriales. Nessa carta, deve constar também o link para o currículo Lattes atualizado.

Viva Unisc Capão da Canoa Divulgação

Serão realizados na Unisc, nos dias 22 e 23 de outubro, o 2º Workshop da Rede Sul de Micobactérias, a 2ª Mostra Estadual da Atenção à Saúde Prisional e o 4ª Encontro Regional de Tuberculose.

Professor de Relações Internacionais na Austrália O professor do curso de Relações Internacionais da Unisc, Bruno Mendelski (foto), participou do 25º congresso da Associação Internacional de Ciência Política, em Brisbane, na Austrália, entre os dias 22 e 25 de julho, em um dos mais importantes congressos na área de Relações Internacionais e Ciência Política do mundo. Na oportunidade, o docente falou sobre a islamofobia na Hungria dentro do contexto da crise imigratória enfrentada pela Europa, e ainda foi eleito membro do IPSA Research Committee ‘Politics and Ethnicity’.

Divulgação

A equipe da Unisc Capão da Canoa iniciou, no dia 27 de agosto, a divulgação do Viva Unisc 2018. Ao todo, serão visitadas 16 escolas estaduais e particulares de Ensino Médio, localizadas em nove municípios do Litoral Norte. O evento em Capão da Canoa ocorre no dia 17 de outubro, das 8h30 às 21h30, tendo como objetivo proporcionar valiosas experiências através da oferta de oficinas, voltadas para a atuação profissional, além de mostras dos cursos graduação. Durante a atividade, a taxa de inscrição para o Vestibular de Verão estará com valor promocional: R$ 20,00.


Setembro 2018

5

Geral

Farmácia recebe comissão de PICs do CRF/RS

ENCONTRO DEBATE A OUVIDORIA COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO

Divulgação

Divulgação

Numa promoção da Ouvidoria da Unisc e da Reitoria, foi realizado, no dia 17 de agosto, na sala 101 da Instituição, o evento A Ouvidoria como espaço de diálogo e participação social, comemorativo aos 20 anos da Ouvidoria da Unisc e aos 25 anos da Universidade. Entre as atividades, foi proferida a palestra As Ouvidorias como mecanismos de promoção da cidadania, democracia e participação política, ministrada pelo professor do Centro Universitário de Patos de Esq. para dir.: Caroline dos Santos, Gilberto Waller Jr, Minas (Unipam) e presidente do FóAlan de Oliveira e Ana Claudia Pfaffenseller rum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), Alan Santos de Oliveira. O docente falou sobre o histórico do trabalho em Ouvidoria e acerca da sistemática da atividade. Quem também esteve presente no encontro foi o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior. Na oportunidade, ministrou a palestra A Ouvidoria 3.0, quando frisou a importância de se unificar e facilitar os serviços de atendimento, buscando sempre a aproximação com o usuário que, no caso, é o cidadão. Estiveram presentes no evento ouvidores universitários das IES gaúchas, ouvidores de prefeituras da região e de outras entidades que possuem o serviço. Em seu pronunciamento, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou a trajetória da Ouvidoria na Universidade, criada em 1998. “Temos o orgulho de dizer que a Ouvidoria da Unisc foi a primeira instalada em uma instituição comunitária de ensino superior no país”, revelou.

O curso de Farmácia da Unisc recebeu, no dia 23 de agosto, a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do CRF/ RS. Na oportunidade, os alunos da disciplina de Fitoterapia participaram de uma conversa sobre Prescrição de Fititerápicos. Também foram realizadas rodas de conversa, de chá e de chimarrão, quando a Comissão explanou sobre atuação clínica do farmacêutico nas PICs e esclareceu dúvidas sobre assuntos relacionados à legislação, à implementação/implantação, à atuação na área e às necessidades.

Psicologia Montenegro Divulgação

NITT encaminha novo registro de software de trabalho do PPGSPI Divulgação

A Unisc Montenegro realizou, no dia 27 de agosto, na sala 206, a palestra do Dia do(a) Psicólogo(a), tendo como tema Ética e subjetivação: práticas de cuidado, práticas de liberdade. A atividade, em formato de aula aberta, integrou a disciplina de Ética Profissional do Psicólogo, do curso de Psicologia, mediada pelo professor Moisés Romanini.

SRFis: novos equipamentos Divulgação

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT) encaminhou o registro do programa Lean Green Synergy, plataforma on-line para estabelecer um nível de maturidade de organizações, quanto à integração dos sistemas produtivos Lean e Green, desenvolvido em parceria entre o Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais e a UniQuindío (Colômbia). Os autores são: Lucas Vinícius Reis (mestre pelo PPGSPI); Liane Mählmann Kipper (professora do PPGSPI); Nicholas Hoffmann (aluno de graduação); Rejane Frozza (professora do PPGSPI); Brunno José Fagundes (aluno do PPGSPI); Fáber Danilo Giraldo Velasquez (professor da UniQuindío); César Augusto Taborda Hernandez e Sofía Aldana Ocampo (alunos da UniQuindío). Através da entrada de dados da organização (indicadores de desempenho e questionário), o algoritmo da plataforma Lucas Reis e Liane Kipper realiza cálculos e retorna o nível de maturidade da empresa de acordo com um comparativo (benchmarking) entre dados de todas as organizações de um mesmo setor cadastradas na base de dados. Sua vantagem é apresentar uma análise completa da integração desses sistemas produtivos, necessitando, porém, que um conjunto de dados iniciais seja coletado para cada setor, para que o comparativo possa ser executado. Segundo explica a professora Liane Kipper, a plataforma foi desenvolvida para facilitar a avaliação do nível de maturidade de sistemas produtivos de empresas que usam ou têm interesse de utilizar o sistema enxuto e a produção mais limpa. “Com o monitoramento de indicadores de desempenho da empresa com foco em minimização de desperdícios (sistema enxuto) e/ou o aumento da eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração de resíduos do processo produtivo (produção mais limpa), a organização, seja ela de manufatura ou de serviços, terá lucro e poderá acompanhar as ações sustentáveis voltadas à implantação, como também à integração dos sistemas Lean/Green”, ressaltou. Já o estudante Lucas Vinícius Reis disse que o programa foi desenvolvido em parceria com estudantes de graduação da UniQuindío. “Foi realizado o levantamento dos requisitos de software e, então, os estudantes César Taborda e Sofia Aldana criaram o sistema que foi testado e revisado em conjunto com os alunos e professores da Unisc e com o professor Fáber Giraldo da UniQuindío”, revelou. O programa está acessível ao público, disponível para uso gratuito através do link http://www.leangreen.com.br/web/pr. Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT, pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1603, bloco 16, no campus de Santa Cruz do Sul.

Com o propósito de qualificar ainda mais os serviços prestados, o Serviço de Reabilitação Física Unisc (SRFis) adquiriu três novos equipamentos para auxiliarem no tratamento aos usuários. São dois alta frequência portáteis e um laser, que ajudam na cicatrização das feridas quando estas não precisam de enxertia.


6

Setembro

Geral

PROJETO ARQUITETURA E SAÚDE COMEMORA 10 ANOS Divulgação

Unisc Capão da Canoa participa da Semana Municipal da Juventude

Em 2018, o projeto de extensão Arquitetura e Saúde comemora 10 anos de existência. Inúmeras são as ações desenvolvidas nessa década na, com e para a comunidade local e regional. Atualmente, uma das entidades onde prioritariamente a equipe atua é o Asilo São Vicente de Paulo, de Rio Pardo, com projetos arquitetônicos para a criação de espaços novos Basquete em cadeira de rodas é uma das ações do projeto e acessíveis aos idosos residentes e atividades fisioterapêuticas. Em maio, também foi feita a doação de três cadeiras de rodas ao Asilo, provenientes do projeto Reabilitação Física – Nível Intermediário e da Clínica Fisiounisc. Os equipamentos auxiliam no deslocamento e na higienização dos idosos. Outra entidade de atuação do projeto é a Associação Santa-Cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede), com participação de bolsistas e de uma docente do curso de Fisioterapia nos treinos semanais do time de basquetebol em cadeira de rodas, além de organização e participação em eventos esportivos. A última atividade realizada foi a 2ª Copa Aspede de Basquetebol em Cadeira de Rodas, etapa do campeonato estadual, no dia 14 de julho, no Ginásio Pedagógico da Unisc, organizada pela Aspede, pela Universidade e pela Prefeitura Municipal e com a participação de seis equipes do estado. Além do grupo do projeto, o curso de Educação Física também auxiliou na organização do evento. “Foram muitos os momentos gratificantes de superação vivenciados”, ressalta a professora do curso de Fisioterapia e uma das coordenadoras do projeto, Patrícia Roveda. Segundo a docente, o Arquitetura e Saúde tem promovido, ao longo dos anos, um importante trabalho social de estímulo e de auxílio ao empoderamento e à maior autonomia à pessoa com deficiência (PcD) e às entidades filantrópicas, além de propiciar a professores, alunos bolsistas Probex e voluntários uma experiência única e diferenciada na formação acadêmica, pois envolve a multidisciplinaridade entre dois cursos de diferentes áreas – Arquitetura e Urbanismo e Fisioterapia. “A Unisc, enquanto Instituição Comunitária de Ensino Superior, vem abrindo novos caminhos de atuação para o crescimento e a qualidade de vida da comunidade”, salienta Patrícia.

Divulgação

A Unisc Capão da Canoa participou da 1ª Semana Municipal da Juventude, promovida pela Prefeitura de Capão da Canoa. As atividades ocorreram de 28 a 31 de agosto, na Casa de Cultura Érico Veríssimo. O objetivo principal foi mobilizar o poder público para que, durante uma semana do ano, volte seus olhares para as necessidades dos jovens. No dia 29 de agosto, a coordenadora administrativa da Unisc Capão da Canoa, Sandra Santos (foto), e os acadêmicos Tainá da Silva, do curso de Direito, e Rafael Copelli, do curso de Administração, realizaram a divulgação do Viva Unisc 2018 e a entrega de brindes aos participantes do evento. Além disso, a coordenadora do curso de Administração, professora Ione Sardão da Silva, palestrou sobre o tema Desafios no mercado de trabalho.

Estudantes das Engenharias da Unisc retornam de estágio na Argentina

Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo Divulgação

Fotos: Divulgação Três estudantes dos cursos das Engenharias da Unisc estiveram na Argentina, no período de 9 de julho a 7 de agosto, para a realização de estágios, bem como para visitas e outras atividades, desenvolvidas em parceria com a Universidad Tecnológica Nacional de San Rafael (UTN). Os acadêmicos Amanda Sehn (Engenharia Civil), Cássio Guilherme Battisti (Engenharia de Produção) e Gabriel Ribeiro Segatto (Engenharia Agrícola) participaram do intercâmbio resultante de um convênio firmado entre a Unisc e a UTN, que permite a mobilidade acadêmica para estágios. Amanda Sehn Para a chefe do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Letícia Diesel, estágios como esse são sempre importantes para a formação. “Esse processo de aprendizado em que o aluno vivencia experiências profissionais contribui para a fluência de outro idioma, além do amadurecimento, agregando conhecimento e se tornando importante para o seu futuro profissional e para a sua vida pessoal”, salientou. “Realizar um intercâmbio é ter a chance de se conhecer melhor, poder viver e crescer através das novas e distintas experiências. Nesses 30 dias que vivi outra cultura, conheci Cássio Battisti novas pessoas, me habituei a outra língua e pude obter experiências profissionais através do estágio, tenho a certeza de que cresci muito como pessoa e também como profissional”. (Amanda Sehn - Engenharia Civil) “A vivência em um outro país faz com que tenhamos a necessidade de nos adaptarmos a um novo idioma, a novas culturas e hábitos. Foi um período desafiador e de grande aprendizado. Tive o privilégio de estagiar em uma grande empresa, que me deu todos os suportes necessários para poder aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade e aliar com a prática. É gratificante saber que pude deixar minha contribuição nesse período de trabalho e voltar com uma experiência a mais”. (Cássio Guilherme Battisti - Engenharia de Produção)

2018

No dia 15 de agosto, na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc), ocorreu a Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo, com a coach e mentora Roberta Souza. O tema abordado foi Quanto vale o seu trabalho? Percepção de preço X Valor. Durante o evento, a palestrante apresentou pilares estratégicos para fazer a divulgação do próprio negócio. A atividade foi voltada aos estudantes de Arquitetura. Em seguida, houve uma homenagem à professora Rosane Jochims Backes, que se aposentou após 23 anos de atuação na Universidade. Os bolsistas do projeto de extensão Arquitetura e Saúde disseram algumas palavras em agradecimento ao tempo de dedicação da docente às atividades do curso. O evento foi encerrado com coquetel.


Setembro 2018

7

Fora de sede

UNISC SOBRADINHO NA CAMPANHA DO AGASALHO 2018 No dia 30 de julho, a Unisc Sobradinho fez a entrega dos donativos arrecadados durante a Campanha do Agasalho de 2018, promovida pela Instituição. A entidade beneficiada foi a Pastoral da AIDs, vinculada à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, de Sobradinho. No total, foram repassadas 234 peças, entre roupas e calçados.

Curso Técnico de Enfermagem na empresa TW de Montenegro Divulgação

Divulgação

No dia 14 de agosto, os alunos do curso Técnico de Enfermagem da Unisc Montenegro participaram da Sipat da empresa TW, localizada no Polo Petroquímico. Eles foram supervisionados pela Professora Luciana de Oliveira. Na oportunidade, verificaram a pressão arterial dos funcionários e também o índice de glicose.

Da esq. para a dir.: André Ecke (coordenador da Pastoral), Alaísa Jacob Alves (Biblioteca Unisc Sobradinho), Janete Kaufmann Carniel (vice-coordenadora da Pastoral), Ana Vallin Pimenta (membro voluntária) e Jocelaine Maieron (coordenadora administrativa da Unisc Sobradinho).

Aula inaugural do Direito Montenegro

Divulgação

Aula inaugural de Administração e de Ciências Contábeis de Montenegro Divulgação

Ocorreu no dia 16 de agosto a Da esq. para a dir.: Caroline Kothe, aula inaugural dos cursos de AdmiGuilherme Massena e Ione Sardão nistração e de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro. A atividade ocorreu na sala 206, com a palestra intitulada Empreendedorismo Inovador - A arte de inovar, ministrada pelo cofundador da empresa Dobra, Guilherme Massena, organização listada como case de sucesso pelo Facebook e pelo Instagram. Os professores acompanharam os alunos no evento, que foi aberto pela coordenadora do curso de Administração, professora Ione Sardão da Silva.

Palestra no Hospital Montenegro

Divulgação

Divulgação

Alunos de Administração da Unisc Capão da Canoa em visita à John Deere Tratores

O curso de Direito da Unisc Montenegro realizou sua aula inaugural no dia 10 de agosto, com a palestra Corrupção, democracia e mercado: horizontes turvos, ministrada pelo desembargador Rogério Gesta Leal. Estiveram presentes no encontro, que ocorreu na sala 206, a coordenadora do curso, Karina Meneghetti Brendler; o professor Eltor Breunig; o presidente da OAB - subseção Montenegro, Sepé Tiarajú Rigon de Campos; o prefeito de Montenegro, Carlos Eduardo Muller; entre outras autoridades.

No dia 15 de agosto, alunos do curso de Administração da Unisc Capão da Canoa, acompanhados pelo professor Gilson Gilmar Holzschuh, visitaram a empresa John Deere Tratores, com sede em Montenegro. Na ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção, desde o início da linha de montagem até o produto final. Também participaram de minipalestras sobre o programa de inclusão das mulheres em funções de liderança dentro da empresa e do programa de estágios ofertada semestralmente. “Os alunos ficaram maravilhados com os processos totalmente automatizados, com os robôs operando em linha e a tecnologia de ponta, como a produção dos modelos de tratores 8R”, salientou o professor Gilson Holzschuh.

No dia 9 de agosto, o professor do curso de Psicologia da Unisc Montenegro, Marcus Vinicius Castro Witczak, participou da Sipat do Hospital Montenegro. Na oportunidade, o docente ministrou uma palestra intitulada Segurança Psicológica do Trabalhador.


8

Setembro

Geral

2018

4º EDIÇÃO DO COMVIVA UNISC MARCA O DIA DO ESTUDANTE Luiza Klein

Em comemoração ao Dia do Estudante, a Unisc promoveu, no dia 9 de agosto, a 4ª edição do ComVIVAUnisc, encontro cultural aberto à comunidade acadêmica. A ideia foi levar ao pé da letra o que diz o nome do evento: Com (estar junto, conviver) + Viva (sentir, experimentar, viver as escolhas) + Unisc = ComVIVAUnisc. Na programação, teve feira de estudante no Centro de Convivência (CC), abertura da Biblioteca, sessão de cinema, jogos e karaokê, caça ao tesouro e café da manhã para os participantes. Na foto, está a turma que passou a madrugada no campus participando das várias atividades oferecidas no ComVIVAUnisc.

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) realizou, no dia 2 de agosto, na sala 108 da Unisc, durante a reunião do Conselho de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Relações Comunitárias (Conppex), a entrega do segundo certificado de registro de patente da Universidade. A certificação é referente à criação do eletroflotador/eletrocoagulador, equipamento destinado ao tratamento de efluentes, que alcança a redução de custos para as empresas Andréia Valim, Ênio Machado e Isabel Grunevald que utilizam extensivamente produtos químicos floculantes e coagulantes, sendo os agentes oxidantes gerados no local. O equipamento foi idealizado pelo professor do Departamento de Química e Física e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, Ênio Leandro Machado; pelo egresso do curso de Química, Jorge Matheus Hoeltz; e pela mestre em Tecnologia Ambiental, Daniela Mazzarino Jachetti. Segundo os autores, a invenção pode ser utilizada por diversas empresas do ramo têxtil, hospitalar, de papel e celulose, postos de lavagem de veículos, postos de combustíveis, restaurantes, condomínios e águas residuárias com coloração aparente e real e materiais coloidais agregados. “A utilização de barras de ferro/aço como eletrodos horizontalmente dispostos, dentro de compartimentos do tanque de eletroflotação/eletrocoagulação, proporcionam efetivo contato para anodização. A geometria do tanque permite fluxo ascendente e descendente sem turbulência excessiva, preservando os agregados formados. Além disso, a concepção de raspador mecanizado possibilita a retirada de lodo na parte superior do tanque para posterior deságue e secagem”, explica Machado. De acordo com o NITT, em 2017 o pedido de registro de patente aderiu ao programa Patentes Verdes, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), cujo objetivo é contribuir para o combate às mudanças climáticas globais e acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente. Com essa iniciativa, o INPI também possibilita a identificação de novas tecnologias que possam ser rapidamente usadas pela sociedade, estimulando o seu licenciamento e incentivando a inovação no país.

Professor ministra palestra sobre desafios do federalismo Divulgação

Felipe Nopes

NITT entrega segundo certificado de registro de patente da Unisc

Professor Ricardo Hermany (terceiro da esq. para a dir.) A Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS) realizou, por meio da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional (Pidap), a palestra Desafios do federalismo cooperativo nos 30 anos da Constituição, ministrada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unisc, Ricardo Hermany. O evento ocorreu no dia 1º de agosto, no auditório da PGERS. O coordenador da Pidap, Ernesto José Toniolo, conduziu a mesa, composta também pela procuradora assessora do Gabinete, Lívia Deprá Camargo Sulzbach. Toniolo saudou o convidado, destacando que ele vem desenvolvendo “uma luta por um federalismo efetivo, cooperativo e de lealdade, em que entes públicos não prejudiquem outros, como no caso da Lei Kandir”. Hermany afirmou que a principal crise vivida no país é de engenharia institucional, com uma fragilidade na distribuição de competências. O evento teve apoio da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs) e da Escola Superior de Advocacia Pública da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Esapergs), tendo sido transmitido para procuradorias regionais e para a procuradoria junto aos Tribunais Superiores.


Setembro 2018

9

Geral

UNISC É HOMENAGEADA NA CÂMARA DE VEREADORES PELA PASSAGEM DOS 25 ANOS

Josemar Santos

Josemar Santos A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul prestou uma homenagem à Unisc pela passagem dos seus 25 anos. A sessão solene, proposta pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), foi realizada no dia 20 de agosto. A mesa de honra foi composta pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Bruno César Faller (PDT); pela reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; pelo secretário da Câmara, vereador Alexander Knak (MDB); pelo representante do Ministério Público, Jéferson Dallagnol; e pelo vice-presidente da Apesc, Jacob Braun. Em seu pronunciamento, o vereador proponente, Francisco Carlos Smidt, fez um histórico da caminhada da Universidade, desde a época de faculdade, dos primeiros cursos, da dificuldade e dos méritos ao longo dos 25 anos. Lembrou dos reitores que comandaram a Unisc, Wilson Kniphoff da Cruz (in memoriam, representado pela esposa Leocádia Kniphoff da Cruz), Luiz Augusto Costa a Campis, Vilmar Thomé e Carmen Lucia de Lima Helfer. “É um momento de alegria, de celebração de todas as conquistas. E Da esq. para a dir.: Rafael Frederico Henn, Bruno César Faller, de valorização de todos que fizeram e fazem parte desta magnífica história. Carmen Lúcia Helfer, Francisco Carlos Smidt e Jacob Braun Não é menos verdade que é um momento de avaliação, de reavaliação e de projeção do futuro com muito equilíbrio para tornar a Unisc cada vez mais forte em função das mudanças meteóricas no Ensino Superior”, destacou. De sua parte, a reitora ressaltou que a Unisc e a sua mantenedora, a Apesc, seguem sua missão que é direcionada para formar profissionais livres e solidários, capazes de enfrentar os desafios da contemporaneidade, e que possam contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. “Ao longo dos 25 anos, a Unisc seguiu o seu legado. Ela nasceu com a concepção de ser uma mola capaz de impulsionar sonhos e projetos. Ao completar 25 anos, a Unisc é uma Universidade consolidada, focada no ensino, na pesquisa e na extensão”, salientou Carmen. A sessão contou com a presença de representantes da Orquestra de Câmara da Unisc e da Banda do 7º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz), além de convidados.

Contábeis premia destaques acadêmicos Fotos: Divulgação

Em evento de recepção aos estudantes, realizado no dia 8 de agosto, no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc, o curso de Ciências Contábeis premiou aqueles que se destacaram pelo desempenho acadêmico no primeiro semestre de 2018. Os alunos de quatro disciplinas, que obtiveram as melhores médias, receberam o certificado de Mérito Acadêmico e um livro. Os contemplados e as respectivas disciplinas foram: Nadine Frantz – Contabilidade Introdutória; Luise Radaelli Piovesana – Metodologia da Pesquisa em Contabilidade; Deise Regina Mahl – Auditoria Contábil; e Ana Flavia Zuge da Silva – Teoria da Contabilidade. Também foram entregues as medalhas de ouro e de prata para as duas equipes que obtiveram o melhor desemprenho na disciplina de Laboratório de Simulação Gerencial, em 2018/1. Em primeiro lugar ficou a equipe formada pelos acadêmicos Maria Karina dos Santos, Thais Carolina Leismann Fortes e Vinícius André Thiesen. Já os alunos Cristiani Elisa Stumm, Dionatam Costa dos Santos e Franciele Adiles Finger foram premiados pela segunda colocação na turma. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Márcia Rosane Frey, considera esse tipo de atividade um incentivo aos estudantes. “Há alguns anos, realizamos essas premiações como forma de reconhecimento à dedicação e ao bom desempenho dos alunos, e buscamos valorizar isso”, disse. Nesta edição, o evento de recepção aos acadêmicos contou com a participação dos contadores Roberta Salvini e Jandir Dickel, vice-presidente e diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon-RS), respectivamente, que dialogaram com os alunos sobre o Sescon-RS Universitário e o mercado de trabalho do profissional de contabilidade. O auditor fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) e delegado da Receita Federal de Santa Cruz do Sul, Leomar Padilha, apresentou informações nacionais e internacionais sobre os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs), o qual foi formalizado para o curso de Ciências Contábeis da Unisc. O NAF da Universidade estará sob a responsabilidade dos professores Ricardo André Machado e Daniel Wartchow, com início das atividades neste semestre.

Biomedicina desenvolve atividades na Escola Paraguaçu de Vera Cruz Divulgação

O curso de Biomedicina da Unisc realizou atividades de extensão, no dia 30 de agosto, para alunos da 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraguaçu, de Vera Cruz. Na oportunidade, foi proferida uma palestra abordando a importância da doação de sangue e foram realizados testes de tipagem sanguínea. Participaram da ação o coordenador do curso de Biomedicina, Ediberto de Oliveira Machado; a subcoordenadora, Jane Dagmar Pollo Renner; e as alunas Ana Carolina Wendt, Bianca Schroeder, Caroline Machado, Gabriela Cristina Uebel, Karoline da Silva, Letícia Clauhs, Maria Eduarda Puntel e Mariana Batista Carlos da Silva.


10

Geral

Setembro

2018

PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA INICIAM ATIVIDADES Os dois programas são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Divulgação

Uma cerimônia realizada no dia 16 de agosto, no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc, marcou o início das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica, que se estenderão até janeiro de 2020. O encontro contou com a presença de representantes da Reitoria, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, das secretarias de Educação de Santa Cruz do Sul e de Sinimbu, de diretores das escolas envolvidas e de professores e estudantes da Universidade que integram os programas. Financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os programas têm como propostas valorizar o magistério e apoiar estudantes dos cursos de licenciatura. Entre os principais objetivos estão propor o aumento da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação de professores dos cursos de licenciatura, promover a inserção qualificada e planejada dos licenciados no cotidiano das escolas públicas, além de integrar a educação superior com a educação básica. Durante o evento, o pró-reitor de Graduação da Unisc, professor Elenor José Schneider, destacou a importância dos programas para a Universidade. “São ações de extrema relevância, uma vez que, por meio delas, a Instituição cumpre seu compromisso de atuação para o desenvolvimento da região”, salientou. De sua parte, o coordenador institucional do PIBID, professor Eder da Silva Silveira, lembrou do planejamento que foi feito para a implantação das atividades. “O cumprimento dos editais Eder da Silva Silveira (E) e Rudimar Serpa de Abreu da Capes foi um trabalho intenso que iniciou em março e envolveu toda a Universidade, isso para garantir a nossa habilitação nesses dois programas tão significativos”, comentou. Já o coordenador institucional do Residência Pedagógica, professor Rudimar Serpa de Abreu, disse ser motivo de alegria poder compartilhar a aprovação dos dois programas. “É interessante ressaltar que, juntas, essas duas propostas irão disponibilizar um total de 204 bolsas, beneficiando 174 estudantes das licenciaturas, nove professores da universidade e 21 professores das 19 escolas das redes públicas”, salientou. O PIBID atuará nas seguintes escolas: Alfredo Kliemann, Duque de Caxias, Ernesto Alves, Estado de Goiás, Felippe Jacobs, Frederico Assmann, Menino Deus, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário, Petituba, Sagrada Família, São Canísio, Vera Cruz e Willy Carlos Frohlich. Já o Residência Pedagógica será implantado nas escolas Bom Jesus, Estado de Goiás, Professor Luiz Dourado e Santa Cruz.

Comitê Pardo visita Programa Microbacia Hidrográfica Cândido Brum

Unisc entrega doações do Trote Solidário à Copame Josemar Santos

Divulgação

No dia 30 de agosto, membros do Comitê Pardo e alunos da Unisc visitaram o Programa Microbacia Hidrográfica Cândido Brum, de Arvorezinha. O programa é realizado pela Emater/RS-Ascar; UFSM; Ufrgs; Sinditabaco; Afubra e Prefeitura Municipal de Arvorezinha. Inicialmente, os participantes visitaram uma Estação Meteorológica e uma das Calhas Coletoras de Sedimentos do Programa. Após, a programação foi desenvolvida na propriedade de Vandro Carlos da Silva, com explanações sobre armazenagem de grãos, certificação orgânica, cobertura do solo e camalhões e práticas de manejo e conservação de solo.

Unisc Sobradinho divulga o Viva Unisc na região Centro-Serra Divulgação

A Unisc Sobradinho iniciou, no dia 30 de agosto, a divulgação do Viva Unisc 2018 na região Centro-Serra. A primeira visita ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul. Na oportunidade, foram repassadas informações sobre o Vestibular de Verão, cujas inscrições ocorrem de 1º de outubro a 18 de novembro, bem como orientações acerca de bolsas e financiamentos. As demais escolas da região serão visitadas durante os meses de setembro e outubro. O Viva Unisc ocorre no dia 13 de novembro, em Santa Cruz do Sul.

Esq. para dir.: Juliana Leal, Deise Lamb e Jéferson Lima A Unisc entregou, no dia 27 de agosto, os donativos arrecadados durante a ação Trote Solidário 2018/2, em prol da Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame), de Santa Cruz do Sul. Na oportunidade, os representantes da Unisc, Juliana Leal e Jéferson Lima, repassaram as doações à supervisora técnica da Copame, Deise Lamb. A campanha foi aberta para toda a comunidade acadêmica, tendo sido recolhidos cerca de dois mil itens. Para o coordenador de Graduação, professor Rolf Fredi Molz, ações como essa representam o objetivo primeiro do Trote Solidário. “Com a implantação dessa forma de recepção e integração dos estudantes, todos são incentivados a realizar ações junto à comunidade, reforçando o caráter comunitário da nossa Instituição. E nos sentimos muito bem percebendo que todas as ações organizadas e realizadas nesse contexto são bem valorizadas pela própria comunidade”, salientou. “Obrigada à Unisc, aos estudantes e a todos aqueles que se envolveram nessa ação em prol da nossa Instituição. Essas doações serão de extrema relevância para atender às nossas necessidades”, disse a supervisora técnica da Copame, Deise Lamb. A escolha pela entidade decorreu do fato de a Associação estar realizando um apelo urgente junto à comunidade, devido à falta de materiais de higiene pessoal infantil para as 48 crianças, de bebês a adolescentes (zero a 15 anos) em situação de abandono, residentes no local.


Setembro 2018

Geral

11

PROGRAMA DE ESTUDOS PROPORCIONA IDA DE ALUNAS E DOCENTES AOS EUA PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS Fotos: Divulgação Dentro da proposta de fortalecer a política de internacionalização da Unisc, duas acadêmicas e duas professoras da Instituição, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), foram contempladas com bolsas de estudo pelo governo americano para participar do programa Study of the U.S. Institutes (SUSI), nos Estados Unidos. Camila Thomé e Caroline Castilhos Rezende, alunas do curso de Engenharia Civil, fizeram parte do SUSI for Student Leaders, que tem por objetivo debater, entre os meses de julho e agosto, o tema Questões Ambientais Globais com estudantes líderes de todo o mundo. “Com o intuito de desenvolver jovens líderes quanto a questões ambientais globais e fornecer uma compreensão mais profunda acerca dos Estados Unidos, o programa SUSI contou com representantes de cinco países diferentes (Brasil, Índia, Rússia, China e Japão), proporcionando uma série de palestras, leituras, debates, desenvolvimento de projetos, trabalhos voluntários e viagens técnicas. Por sermos um grupo multicultural, cada um trouxe sua realidade e tornou o aprendizado ainda mais amplo e enriquecedor. Durante as primeiras quatro semanas estivemos na University of Montana, localizada na cidade de Missoula, no estado de Montana. Na quinta semana, estivemos em San Antonio, no Estado do Texas, e em Washington D.C. Durante essas viagens, tivemos um contato maior com a política e a cultura ameCaroline Rezende ricanas, além de aprender sobre como questões ambientais são trabalhadas nos EstaCamila Thomé dos Unidos. A experiência foi, sem dúvida, inesquecível e transformadora”. (Caroline Rezende - Engenharia Civil) “A experiência no programa SUSI (Study of the US Institutes) foi extremamente valiosa, tanto considerando os aspectos de desenvolvimento profissional quanto pessoal. Foram cinco semanas intensas de palestras, visitas a empresas e trabalho voluntário focado no assunto Problemas Ambientais Globais, em um grupo multicultural de 20 pessoas vindas do Brasil, da China, da Índia, do Japão e da Rússia. Também tivemos que desenvolver um projeto voltado à gestão ambiental que deverá ser implementado no Brasil, sendo o assunto escolhido pelo time brasileiro (constituído por duas gaúchas, uma paulista e um brasiliense), a respeito do empoderamento dos catadores de materiais recicláveis”. (Camila Thomé - Engenharia Civil) Já as professoras Fabiana Quatrin Piccinin, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), e Grazielle Betina Brandt, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), participaram do SUSI for Scholars and Secondary Educators, cujas atividades ocorreram de junho a agosto. Grazielle realizou trabalhos na área de Cultura e Sociedade Americana, e Fabiana, na área de Mídia e Jornalismo. “O Instituto Jornalismo e Media do programa SUSI oportunizou uma programação de alta qualidade para nosso grupo, composto de jornalistas e de professores de jornalismo. Nessas seis semanas, pude frequentar aulas numa das melhores faculdades de Jornalismo dos Estados Unidos, a E.W. Scripps School of Journalism, que fica na Universidade de Ohio, na cidade de Athens, no estado de Ohio. A programação oferecida pela escola nos possibilitou discutir grandes temas relacionados especialmente à cobertura jornalística de conflitos, bem como as questões a isso relacionadas, como o drama dos refugiados e dos migrantes. Tivemos ainda uma intensa programação cultural e visita a veículos de mídia em cinco cidades de diferentes estados americanos. E toda essa experiência se tornou ainda mais rica e transformadora porque éramos um grupo multicultural, formado por representantes de 18 países com suas línguas, práticas e universos, inclusive midiáticos, diferentes. Uma oportunidade inesquecível”. (Fabiana Piccinin - PPGL) “As atividades desenvolvidas por mim no Programa SUSI foram realizadas no Instituto U.S. Culture and Society, na New York University, no Centro de Pesquisa em Cultura, Desenvolvimento e Educação. Atualmente é considerado um centro de referência em pesquisa sobre sociedade e cultura nos EUA, estando o Departamento da NYU/Steinhardt classificado no ranking das cino melhores instituições de educação dos EUA. Durante seis semanas, tivemos aulas teóricas e viagens técnicas, onde foram analisados os contextos étnicos, raciais, sociais, econômicos, políticos e religiosos, nos quais as várias culturas se manifestam na sociedade dos EUA. As viagens para Nova Inglaterra (Boston, Lowell), Novo México (Santa Fé e Albuquerque) e Washington nos possibilitaram uma compreensão sobre como as diferentes culturas influenciaram os movimentos sociais e a constituição da identidade norte-americana. O programa teve uma base interdisciplinar e as diferentes atividades desenvolvidas permitiram construir uma visão mais profunda da sociedade e cultura nos Estados Unidos. A experiência forneceu uma atualização teórica e metodológica e possibilitou Grazielle Brandt Fabiana Piccinin aproximação e interação acadêmica com pesquisadores em diferentes áreas de pesquisa nos EUA”. (Grazielle Brandt - PPGDR)

SUSI for Student Leaders Programa acadêmico intensivo de curto prazo, com o objetivo de fornecer a grupos de estudantes de graduação considerados líderes uma compreensão mais aprofundada dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, aprimorar suas habilidades de liderança. Durante os encontros houve uma série de discussões, leituras, apresentações em grupo e palestras. O curso e as atividades em sala de aula foram complementados por viagens educacionais, visitas, atividades de liderança e oportunidades de voluntariado dentro da comunidade local. SUSI for Scholars and Secondary Educators Programa acadêmico intensivo de pós-graduação com viagens de estudo integradas, cuja proposta é fornecer ao corpo docente de universidades estrangeiras a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre a sociedade, a cultura, os valores e as instituições dos Estados Unidos. O objetivo final é fortalecer os currículos e melhorar a qualidade do ensino sobre os Estados Unidos em instituições acadêmicas no exterior.


12

Extensão

CVT TEM PARECER TÉCNICO APROVADO PELO MCTIC Jacson Stülp/CaseMKT

Inaugurado em março durante a Expoagro Afubra, o Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT VRP) teve a mudança do foco de atuação pré-aprovado pelos técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ainda são necessários mais dois passos para que as alterações do plano de trabalho encaminhado ao Ministério, em janeiro, possam ser aplicadas e o local passe a funcionar na prática. Inicialmente, o CVT atuaria na pesquisa Reunião foi realizada na Prefeitura de Rio Pardo de produção de biocombustível e de extração de óleos vegetais. Mas, em dezembro de 2017, a governança, formada por entidades regionais, aprovou a alteração do seu foco de atuação para a promoção de ações aos produtores de tabaco e diversificação da produção da agricultura familiar para a produção de alimentos. A solicitação para a readequação do plano de trabalho e de estrutura foi encaminhada em janeiro para que possa inclusive abrigar o APL de Agroindústria e Produção de Alimentos do Vale do Rio Pardo. As obras do Centro foram iniciadas em 2014, com recursos federais por intermédio do MCTIC. O empreendimento teve investimento de R$ 2.502.503,00 e possui mais de 900 m² de área construída, com salas de aula, auditório, salas para produção e manipulação de alimentos industrializados, sala de central de informática, área administrativa, centro de convivência, cozinha e banheiros. Algumas instalações ainda carecem de adequação, previstas no novo plano de trabalho. Uma reunião no dia 9 de agosto, no gabinete do prefeito de Rio Pardo, Rafael de Barros, com as presenças do secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Diego Dressler; da coordenadora de Central de Projetos, Deizemara Ana de Souza; e de uma comitiva da Unisc, fomada pelo pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, pela assessora de Prestação de Serviços, Patrícia Maria Konzen Klamt, e pelo gestor do APL de Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo, Jesus Edemir Rodrigues, discutiu as próximas ações referentes ao CVT. O prefeito Rafael de Barros destacou a importância dessa alteração no plano de trabalho, para que possam ser finalizadas as adequações na estrutura. “É preciso receber o aval para que possamos dar fim a essas adequações e colocar o CVT em funcionamento, o que é essencial para a nossa região”, destacou. Com as novidades, a expectativa da equipe de gestão é de que o centro entre em funcionamento ainda neste segundo semestre. Entre as atividades planejadas para o CVT VRP estão o atendimento às famílias rurais com um conjunto de ações de extensão. Estão previstos cursos nas áreas de Boas práticas de produção primária de olericulturas, piscicultura, fruticultura; Dietas e melhoramento genético da produção de leite; Boas práticas de beneficiamento de alimentos de origem vegetal e animal; o de Gestão da unidade de produção familiar, associativismo e cooperativismo; e o de Produção orgânica, agroecológica e certificação.

Audiência na Unisc debate agrotóxicos

2018

Pró-Saúde e Estética e Cosmética na AAPECAN Divulgação

No dia 14 de agosto, o projeto Pró-Saúde da Unisc, em parceria com o curso de Estética e Cosmética, através da disciplina Saúde na Comunidade, realizou atividades na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, de Santa Cruz do Sul (AAPECAN). Participaram da atividade 50 pacientes oncológicos e seus familiares, vinculados à Associação. O projeto Saúde e Beleza, vinculado ao Pró-Saúde, busca levar às pessoas a melhora da autoestima, através da realização de procedimentos estéticos, visando ao bem-estar e à promoção da saúde. Foram realizadas 26 quick massage (massagem relaxante rápida), 17 atendimentos para cuidados faciais, que incluíram hidratação e limpeza de pele, seis maquiagens e 10 avaliações faciais de manchas solares (lentigos), oleosidade, ressecamento, olheiras e sardas.

Orquestra de Câmara da Unisc se apresenta na Capela do HSC Divulgação

Josemar Santos

Foi realizada no dia 24 de agosto, no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc, uma audiência pública para debater os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, no meio ambiente e para o consumidor. A promoção foi do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), iniciativa do Ministério Público Federal (MPF/RS), do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) e do Ministério Público do Estado (MP/RS). Na abertura do evento, que reuniu cerca de Evento ocorreu no Anfiteatro do bloco 18 200 pessoas, o coordenador do FGCIA, procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira, relatou a origem e a atuação do Fórum, destacando que essa foi a 9ª audiência pública realizada no Estado. “O objetivo primordial desta é ouvir a sociedade, a população, os trabalhadores e produtores rurais, a fim de conhecer a realidade e os problemas do uso de agrotóxicos na região”, afirmou. Já o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, citou a importância desse movimento do Fórum Gaúcho na perspectiva de debate acadêmico, que ajuda a jogar luzes nessa importante temática. “Nesse sentido, colocamos a Universidade à disposição para colaborar nesse complexo e relevante assunto de saúde pública”, frisou. A primeira palestra esteve a cargo da professora Neice Müller Xavier Faria, médica e Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), intitulada Os efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde humana. A segunda palestra foi dos engenheiros agrônomos Sighard Hermany e José Antônio Schmitz, também coordenador do curso de pós-graduação em agroecologia e produção orgânica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), da Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP), sobre o tema Rastros de Agroecologia no Vale do Rio Pardo.

Setembro

No dia 29 de agosto, a Orquestra de Câmara Unisc se apresentou, pela primeira vez, na Capela do Hospital Santa Cruz (HSC), na rua Fernando Abott esquina com a rua Marechal Deodoro. O repertório teve a seguinte composição: Pequena Serenata Noturna, de W. A. Mozart; Quarteto em Fá Maior Op. 3 Nº 5, de Joseph Haydn; Prelúdio da Bachiana Nº 4, de Villa Lobos; e Sonata para Cordas - O Burrico de Pau, de Carlos Gomes. Vinculada ao Núcleo de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc (Proext), a Orquestra de Câmara da Unisc é composta por 14 instrumentistas e conta com a regência do maestro Leandro Schaefer.


13

Pesquisa

NITT ENCAMINHA REGISTRO DO PROGRAMA DE MAPEAMENTO DA ROTA DE ESTUDO

Professoras do PPGPS em congresso no RJ Divulgação

Setembro 2018

A ferramenta MaRE permite que o aluno utilize a web como espaço de estudo, concentrando a atenção nos conteúdos de seu interesse Luiza Klein

A Universidade de Santa Cruz do Sul, através do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), encaminhou o registro do programa de computador MaRE - Mapeamento da Rota de Estudo, de autoria da professora Daniela Duarte da Silva Bagatini (Departamento de Computação) e dos graduados em Ciência da Computação, Kelvin Schmaltz Teixeira e Rodrigo Araujo Saldanha. A ferramenta permite que o aluno utilize a web como espaço Daniela Bagatini e Rodrigo Saldanha de estudo. O estudante informa seus objetivos e, durante o percurso, o agente inteligente MaRE acompanha a navegação, mapeia as rotas traçadas pelo aluno e utiliza-se de estratégias de gamificação no intuito de mobilizá-lo a manter o foco nos conteúdos de seu interesse. De acordo com a professora Daniela, dentre as contribuições do MaRE, está o fato de que o mesmo serve como plataforma para investigações que visam compreender o processo de navegação dos estudantes que utilizam a web como espaço de estudo. “Além disso, o projeto associa áreas de pesquisa da computação que podem trazer contribuições significativas sobre métodos, técnicas e, principalmente, coloca em pauta a discussão da relação do estudante com a tecnologia em situações de estudo”, salientou. De sua parte, Rodrigo Araujo Saldanha relatou que a motivação para trabalhar com o MaRE foi a ideia de acompanhar o aluno enquanto ele estuda, auxiliando o mesmo para que possa refletir sobre seus estudos. ”Foi muito divertido e gratificante desenvolver a extensão para navegador do MaRE. Com esse projeto, tive a oportunidade de desenvolver novas habilidades e aprimorar o conhecimento que fui adquirindo durante todo o curso”, ressaltou. Mais informações podem ser obtidas no NITT pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1603, bloco 16, no campus de Santa Cruz do Sul.

Edna Linhares (E) e Suzane Krug As professoras do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) - Mestrado da Unisc, Suzane Beatriz Frantz Krug e Edna Linhares Garcia, participaram do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado no Campus da Fiocruz (Rio de Janeiro), de 26 a 29 de julho. As docentes, juntamente com a egressa do Mestrado, Camila Dubow, apresentaram trabalhos no formato comunicação oral, referentes ao projeto Estratégias de Educação Permanente em Saúde na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, desenvolvido pela Unisc e pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e premiado no InovaSUS/ 2015 do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Também apresentaram trabalhos oriundos de outras pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Saúde (Geps), do qual são integrantes. O evento contou com 7.500 congressistas, entre sanitaristas, epidemiologistas, cientistas políticos e sociais, comunicadores, especialistas em políticas públicas, profissionais e trabalhadores da saúde, gestores e técnicos da saúde, movimentos sociais e entidades da sociedade civil atuantes na área da saúde. “Trata-se de um dos mais importantes fóruns científicos da área em todo o mundo, que discute a ciência produzida pela Saúde Coletiva, através do Sistema Único de Saúde (SUS), na conexão com a defesa da vida e do bem-estar”, destacaram as professoras.

Mestrandas do PPGPS em Gramado

Divulgação

Aluna colombiana defende dissertação na Unisc em regime de dupla titulação Divulgação

O Mestrado em Sistemas e Processos Industriais da Unisc (SPI) e o Mestrado em Engenharia com ênfase em Engenharia de Software da Modalidade em Pesquisa da UniQuindío (Colômbia) promoveram conjuntamente, no dia 3 de agosto, a defesa de dissertação em regime de dupla titulação da aluna Mónica Lorena Tobón Clavijo. A estudante colombiana realizou parte de suas pesquisas e disciplinas na Unisc durante o segundo semestre de 2017 e no início de 2018. A defesa ocorreu na sala 5328, bloco 53, com o tema Portafolio de servicios en usabilidad para soportar la visión estratégica de un parque tecnológico estándar. A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores doutores: William Joseph Giraldo Orozco (orientador - UniQuindío), Mónica Tobón Clavijo Rejane Frozza (orientadora - Unisc), María Lilí Villegas (avaliadora - UniQuindío), Julián Esteban Gutíerrez Posada (avaliador - UniQuindío) e César Collazos (avaliador - UniCauca). O duplo diploma é possibilitado por meio do convênio de cooperação firmado entre os dois programas, desde fevereiro de 2016. O primeiro aluno a titular-se no Mestrado em SPI simultaneamente ao Mestrado em Engenharia - UniQuindío foi Lucas Vinícius Reis, que, após permanecer por seis meses realizando disciplinas e parte de sua pesquisa na UniQuindío, defendeu sua dissertação na Unisc em fevereiro de 2018. A cada ano, o Mestrado em SPI possibilita aos seus alunos participar do convênio de duplo diploma.

Lilian Abentroth (E) e Sonimar de Souza Foi realizado nos dias 16 a 18 de agosto, em Gramado, o Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs), no qual a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Sonimar de Souza, apresentou o resumo intitulado Associação da pressão arterial alterada em escolares e fatores de risco cardiovasculares dos pais. Esse estudo integra o grupo de pesquisa Saúde dos Escolares, sob orientação das professoras Cézane Priscila Reuter e Jane Dagmar Pollo Renner, sendo selecionado como segundo melhor tema livre na categoria interdisciplinar. Além disso, a mestranda Lilian Regina Lengler Abentroth, também do PPGPS, participou do Simpósio de Fisioterapia e apresentou, através de pôster, o resumo intitulado Comportamento da força muscular de quadríceps em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: estudo-piloto, que pertence ao Ensaio Clínico Randomizado da mestranda Thais Ermelinda Schulz Benelli, sob orientação da professora Dulciane Paiva.


14

Setembro

Variedades

2018

PRIMEIRA TURMA DE DIREITO DA Projeto Cestinha se destaca UNISC MONTENEGRO INICIA AULAS no sul-americano de basquete Divulgação

Divulgação

No dia 1º de agosto, a primeira turma do curso de Direito da Unisc Montenegro deu início às atividades do semestre. Os estudantes foram recepcionados pela coordenadora do curso, professora Karina Meneghetti Brendler, que deu as boasvindas aos calouros e explicou o funcionamento da graduação.

PPGD promove seminário internacional e mostra de trabalhos científicos Nos dias 25 e 26 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado promove o 15º Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e 11ª Mostra Internacional de Trabalhos Científicos. O objetivo é oportunizar à comunidade acadêmica em geral e aos alunos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu) a reflexão e a ampliação do debate sobre o tema Direitos Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. As palestras do evento ocorrerão no auditório do Memorial da Unisc, no bloco 46, e a apresentação de trabalhos científicos e os minicursos, nas dependências do bloco 53. A abertura oficial será no dia 25 de outubro, às 19h, no auditório do Memorial, com a presença da professora da Universidad de Salamanca (Espanha), Antonia Picornell Lucas, que abordará o tema Políticas Públicas no Estado Democrático de Direito. As inscrições para palestras e minicursos estão abertas até o dia 15 de outubro, pelo site www.unisc.br. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3717-7394 e 3717-7667 ou pelo e-mail ppgdireito@unisc.br. Valores das inscrições - Apresentação de até dois trabalhos com palestras e minicursos: R$ 100,00 - Apresentação de até dois trabalhos sem palestras e minicursos: R$ 80,00 - Somente palestras e minicursos: R$ 40,00

O Projeto Cestinha Sesi/Unisc participou do 22° Encontro SulAmericano de Basquete, realizado em Novo Hamburgo. Na primeira semana do evento, de 15 a 20 de julho, foram realizados os jogos das categorias sub-12 e sub-13, nos quais o Cestinha conquistou o 4° lugar da Série Ouro, com a equipe sub-12, e o 3°lugar da Série Prata, com a equipe sub-13. Já na segunda semana de competições, de 22 a 27 de julho, ocorreram as disputas das categorias sub-14 e sub-15. Nesses jogos, o Cestinha ficou em 1° lugar na Série Prata (equipe sub-14) e em 5°lugar na Série Ouro (equipe sub-15). Acompanharam os atletas o coordenador do projeto, professor Gilmar Fernando Weis; o treinador Fernando Lawisch; o técnico Rodolfo Gilberto Thomas; o ex-atleta do Cestinha, Alisson Iago Mees; e a auxiliar administrativa Roberta Kliemann.

Dicas de Leitura Livraria A sutil arte de ligar o f*da-se - Uma estratégia inusitada para uma vida melhor, de Mark Manson Editora: Intrínseca Preço: R$ 29,90 Chega de tentar buscar um sucesso que só existe na sua cabeça. Chega de se torturar para pensar positivo enquanto sua vida vai ladeira abaixo. Chega de se sentir inferior por não ver o lado bom de estar no fundo do poço. Coaching, autoajuda, desenvolvimento pessoal, mentalização positiva - sem querer desprezar o valor de nada disso, a grande verdade é que às vezes nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita por parecermos otimistas o tempo todo. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. Ninguém pode fracassar simplesmente, sem aprender nada com isso. Não dá mais. É insuportável. E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o f*da-se.

Biblioteca Me chame pelo seu nome, de André Aciman Editora: Intrínseca Localização na estante: E892.73 A181m 2018 Esse foi o livro que inspirou o filme dirigido por Luca Guadagnino, aclamado nos festivais de Berlim, Toronto, do Rio, no Sundance e um dos principais candidatos ao Oscar de 2018. A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante.

Edunisc Cidadania, democracia e participação política: os desafios do século XXI, de Clovis Gorczevski e Nuria Belloso Martin Formato: E-book A4, download: https://www.unisc.br/pt/ home/editora/e-books?id_livro=471 O trabalho, que aqui apresentamos, tenta superar o enfrentamento – por vezes forçado - entre o eurocentrismo e os sistemas latino-americanos, principalmente andinos. Os autores, Nuria Belloso Martín, Catedrática da Universidad de Burgos, Espanha, que poderia representar o sistema eurocêntrico, e Clovis Gorczevski, professor de Política e Direitos Humanos da Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil, tentam estender pontes entre ambos os sistemas. Isso porque não se trata de realçar as diferenças e sim valorar as bases comuns que sustentam nossos sistemas.


Setembro

2018

15

Geral

CESTINHA SESI/UNISC É CAMPEÃO DA COPA RS 2018

Equipe sub-13: Alisson de Oliveira Hunger, André Felipe Leite, Guilherme da Silva Mueller, Luiz Marcelo dos Santos Dutra, João Paulo Swaroswsky Brand, Matheus Augusto da Silva, Murilo Koppe Freitas, Pedro Augusto Wagner e Rafael Ribeiro Peixoto Fernandes, Vitor Nedel Hermes Meili. Técnico: Fernando Lawisch.

Fotos: Divulgação

O Projeto Cestinha Sesi/Unisc ficou com o título da Copa RS de basquete de base, disputada no Grêmio Naútico União, em Porto Alegre. As finais das categoria sub-13 e sub-15 ocorreram no dia 25 de agosto, e da categoria sub-14 no dia 26 de agosto. Os adversários nos jogos finais foram Sogipa, Caxias do Sul Basquete/Recreio e Sogipa. As finais da categoria sub-12 estão marcadas para 27 de outubro, em Caxias do Sul. “O Cestinha Sesi/Unisc acredita no engajamento entre jogadores, família e comissão técnica, sendo a participação de todos importante e estando, assim, comprometido com a filosofia que o mesmo propõe”, revelou o coordenador do Projeto, professor Gilmar Fernando Weis.

Equipe sub-14: Arthur Augusto Weiss, Arthur Policena Muller, Alisson de Oliveira Hunger, Diogo Miguel da Silva, Eduardo Henrique Rusch Brandt, Matheus Rocha Chabat da Silva, Samuel dos Santos Melo, Vitor Hugo de Campos Freitas, Gabriel Rathke Bartholomay, Erik Alejandro Guedes de Andrade e Gabriel Perin Becker. Técnico: Rodolfo Gilberto Thomas.

Equipe sub-15: Renan Doebber Bublitz, Jhonathas Fernan Da Silva Ribeiro, Dhomini Alex Vieira, João Kroeff Mayer, Alexandre Hermes, Denis Eduardo Panke Da Silva, Arthur Policena Muller, Vitor Hugo de Campos Freitas, Arthur Augusto Weiss, Samuel dos Santos Melo, Eduardo Henrique Rusch Brandt, Matheus Rocha Chabat da Silva. Técnico: Rodolfo Gilberto Thomas.


Setembro

Contracapa

2018

HOMENAGEM AOS 50 ANOS DO CURSO DE DIREITO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Josemar Santos Em solenidade realizada no dia 6 de setembro, na sala Júlio de Castilhos, da Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, o curso de Direito da Unisc recebeu a Medalha da 54ª Legislatura pelo seu cinquentenário. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Adolfo Brito (PP), que entregou a Medalha à coordenadora do curso, Elia Denise Hammes, e ao vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, na presença de professores e estudantes do curso. Em sua fala, o parlamentar ressaltou a trajetória do curso e fez menção aos 25 anos da Universidade. “Estou feliz por poder ser protagonista deste momento, pois é imensurável a importância do curso de Direito e dessa Instituição de ensino em todos os municípios onde estão inseridos”, enfatizou. “Essa homenagem só foi possível porque essa história foi construída por várias mãos. O momento é de agradecermos a todos, mas, ao mesmo tempo, temos a consciência de que essa medalha nos coloca em frente de um grande desafio de continuarmos oferecendo ensino de qualidade em um momento de tantas transformações”, frisou a professora Elia Hammes. “A ocasião é de contentamento para todos nós que fizemos parte dessa Instituição. Receber esse reconhecimento revela o quanto importante foi e está sendo a trajetória da Universidade”, complementou o vice-reitor, Rafael Frederico Henn. Fotos: Josemar Santos

Elia Hammes, Adolfo Brito e Rafael Frederico Henn

Nos dias 1º e 2 de setembro, os alunos do curso Técnico em Enfermagem do Cepru/Unisc Venâncio Aires estiveram presentes no estande da Instituição na 19ª Feira do Livro de Venâncio Aires. Na oportunidade, fizeram aferições de pressão arterial e orientaram os participantes sobre as campanhas Setembro Amarelo, de combate ao suicídio, e Setembro Verde, de incentivo à doação de órgãos. Foram atendidas cerca de 300 pessoas que prestigiaram a Feira. Divulgação

Curso Técnico em Enfermagem Montenegro no Colégio Ivo Buhler Divulgação

Curso Técnico em Enfermagem na Feira do Livro de Venâncio Aires

No dia 25 de agosto, o curso Técnico de Enfermagem da Unisc Montenegro esteve na festa da comunidade, realizada pelo Colégio Estadual Ivo Buhler (CIEP). Durante o evento, os alunos verificaram a pressão arterial dos participantes, tendo sido supervisionados pela professora e coordenadora do curso, Alessandra Moreira Fortes.

Jornal da Unisc 183  

Jornal da Unisc Nº. 183, setembro de 2018.

Jornal da Unisc 183  

Jornal da Unisc Nº. 183, setembro de 2018.

Advertisement