Page 1


2

Junho

Geral/Opinião

2018

Jô Nunes

Ouvidoria da Unisc no 5º Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas Divulgação

Palavra da Reitoria Estamos comemorando 25 anos do reconhecimento da Unisc como Universidade. São 25 anos ao longo de 54 anos de oferta de educação superior. Há 25 anos, em 25 de junho de 1993, estávamos comemorando esse reconhecimento com grande entusiasmo, esperança e alegria. Foi um dia muito intenso, de muita vibração pela conquista do credenciamento universitário. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), seguem orientadas por sua missão maior, direcionada à formação de profissionais cidadãos, livres, capazes de enfrentar os desafios da contemporaneidade, solidários, que possam contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Procuramos congregar a todos com respeito à pluralidade e às diferenças, aprimorando a capacidade de reflexão e de autocrítica, no sentido de propiciar um contínuo alinhamento com as demandas da sociedade. Sem dúvida, honramos e reafirmamos os valores e ideais concebidos na origem da Instituição. A ética, o humanismo, a participação, a cidadania, a solidariedade, a criticidade, a autonomia, a tolerância e a excelência estão presentes em todas as nossas práticas acadêmicas e administrativas. A Unisc nasceu com a concepção de ser a mola que impulsiona sonhos e projetos, ao mesmo tempo em que é impulsionada por todos quantos buscam crescimento intelectual e profissional. Ao completar 25 anos, a Unisc se consolida como uma universidade comunitária, de pesquisa, de ensino e de extensão, voltada para a promoção de uma educação de qualidade e de excelência. Nossa marca Unisc está impressa na história da região, faz parte da trajetória de sucesso de pessoas, empresas e comunidades que acreditaram e acreditam no conhecimento como fator de progresso e desenvolvimento social. No exercício diário, ao longo desses anos, ampliamos parcerias com diferentes segmentos, buscando alternativas para resolver problemas da sociedade, através do ensino, da pesquisa e da extensão, mantendo a qualidade dos serviços prestados. Não temos dúvida de que somos o maior patrimônio científico e educacional da região. Investimos em pesquisa e inovação, assumimos um papel de liderança local e regional na promoção do desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico. A força de uma universidade pode ser evidenciada pelo número de pessoas que ajudou a formar (36.900 diplomados), pelos conceitos e pelas ideias que ajudou a transformar, pelas empresas que ajudou a implantar e pelos sonhos que ajudou a conquistar. A marca de uma universidade simboliza sua força e sua capacidade de superar as barreiras do tempo e os próprios limites geográficos. Todos os nossos resultados, as conquistas e os reconhecimentos advêm de metas e estratégias construídas coletivamente e com forte presença de interesses comunitários. Parabéns a todos que estão participando dessa história. Parabéns à Unisc pelos seus 25 anos! *Carmen Lúcia de Lima Helfer, Reitora.

A Ouvidoria da Unisc participou do 5º Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas, que neste ano foi realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no dia 18 de maio. O evento contou com o apoio do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), representado pela sua vice-presidente - região Sul, a ouvidora da Unisc, Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller. O evento teve palestras com o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, que falou sobre Ética e Ouvidoria; com o professor Paulo César Nodari, que abordou o tema Educação para a Paz; e com a ouvidora da Unisc, Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller, apresentando o FNOU e o cenário sobre sistemas e processos no que se refere às Ouvidorias do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. Posteriormente, houve a apresentação de cases e relatos de experiências dos ouvidores e debates sobre os assuntos pertinentes à Ouvidoria no âmbito universitário.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Rafael Frederico Henn

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas responsáveis: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: Aquarius Hotel Flat Residence,

Felipe de Queiroz Nopes, reg. prof. 12.320

Biblioteca Municipal, Escola Professor Luiz Dourado,

E-mail: imprensa@unisc.br

Escola Ernesto Alves de Oliveira, Escola Goiás, Escola Nossa Senhora do Rosário, Hospital Santa Cruz (HSC),

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Agência FGTAS/Sine, Unisc - Capão da Canoa,

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Montenegro, Venâncio Aires, Sobradinho e Santa Cruz do Sul (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Clínica

Revisão

de Odontologia, Reitoria, Piscina, Biblioteca, GAJ, SIS,

Roque Neumann

Escola Educar-se, Central de Atendimento, DCE e blocos 1, 5, 8, 12, 16, 18, 35, 42, 51 e 53).

*Este material é produzido em papel reciclável.


Junho

2018

3

Ensino

CONTÁBEIS FAZ VIAGEM DE ESTUDOS A MONTEVIDÉU Fotos: Divulgação

Os cursos de Ciências Contábeis dos campi de Santa Cruz do Sul, Sobradinho e Montenegro realizaram mais uma viagem internacional de estudos, no período de 19 a 25 de maio. Neste ano, o destino escolhido foi Montevidéu-Uruguai. A turma de 36 alunos esteve acompanhada pelos professores Eloi Almiro Brandt e Ricardo André Machado e teve uma programação diversificada de visitas técnicas. Foram realizadas visitas à ZonaGrupo da Unisc viajou de 19 a 25 de maio mérica, à fábrica de alfajores Punta Ballena e ao porto de Montevidéu. Nos dias 23 e 24, o grupo esteve na Universidad Católica del Uruguay, no Colegio de Contadores Economistas y Administradores del Uruguay, na zona franca Parque de Las Ciencias e na Associação LatinoAmericana de Integração (ALADI). Além das visitas técnicas e culturais, a viagem também incluiu momentos de integração dos acadêmicos com city tour em Montevidéu, parada em Punta del Este e um jantar de confraternização.

Curso de Direito da Unisc realiza visitas orientadas em Porto Alegre Divulgação

No dia 17 de maio, um grupo de 48 estudantes do curso de Direito da Unisc participou de visitas orientadas em Porto Alegre. Os acadêmicos foram acompanhados pelo professor Vinícius Ferreira Laner e pela supervisora de estágios Márcia da Silveira Moreira, em atividade do Núcleo de Prática Jurídica. O grupo conheceu os espaços Atividade ocorreu no dia 17 de maio internos do prédio do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, com explanações sobre a rotina administrativa e cartorária. Após, o juiz presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, discorreu sobre a importância da justiça castrense e de seu Tribunal como instrumento de controle da disciplina e da hierarquia dos policiais da Brigada Militar e dos bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar. No plenário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, assistiram a uma sessão didática da 8ª Câmara Cível, especializada em Direito de Família, Sucessões, Registros Públicos e Direito da Criança e do Adolescente, presidida pelo desembargador Luís Felipe Brasil Santos. Devido à presença dos estudantes, os julgamentos foram feitos de forma diferenciada, com cada um dos julgadores escolhendo um processo para ser colocado em pauta, possibilitando que os acadêmicos pudessem compreender em sua integralidade os aspectos que cercam cada julgamento. Para o professor Vinícius Ferreira Laner, atividades como essa vêm contribuir para a formação acadêmica. “Tal atividade é de grande relevância para a formação prático-profissional dos alunos, pois se tem um contato direto com a forma de julgamento do Tribunal de Justiça”, afirmou. Estudantes participantes: Cristhian Machado de Souza, Bárbara Vendruscollo Alves, Lynda Katherine Pereira, Thaissy Balczarek, Laura Letícia Flôres, Helena Cristine Arnuti, Tarissa Callai, Carolina Motta, Helena Carolina Schroeder, Augusto Nöller Basso, Laura Tassinari Bandinelli, Taiane Brandt, Adriana Regina Mês, Greici Caroline Seidel, Mariana Port Marques, Matheus Boscaini, Fábio da Silva, Jeferson Luis Fischer, Kelren Cristiny da Silva Hoch, Eliziane Fardin Vargas, Eduardo Bechert, Lisandra Inês Metz, Paula Keller, Betinna Senger Amaral, Bianca Cavalheiro Moraes, Roberta Kohls Rodrigues, Anderson Roehde, Helena Schwantes, Helosa Lisboa Santos, Ana Paula de Andrade, Bruna Tamires Gaertner, Tauâni Schwengber, Luiza Wenkelmann, Gabriela Pires, Francieli Bach Leal, Cindy Lautert Dutra, Larissa Rodrigues dos Santos, Tiago Bittencourt Friedrich, Oscar Rabuske, Januar Garibaldi, Henrique Cassiano Vieira, Gabriela Barboza Vetoretti, Mariane Alves Goulart, Eveline Bernardy, Juliana Palma, Gabriele Scherer Figueiredo, Cassio Alves Peixoto.

Professora Liana Borges participa de aula do curso de Pedagogia Divulgação

Docente falou sobre Concepções de Educação Popular Durante o 10º encontro deste semestre da disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do curso de Pedagogia, ocorrido no dia 11 de maio, a professora Liana Borges participou da aula com o tema Concepções de Educação Popular e suas intersecções com a Educação de Jovens e Adultos. Na oportunidade, a docente, que também é uma das autoras do livro Paulo Freire no Rio Grande do Sul: legado e reinvenção, organizado pelos professores Cheron Zanini Moretti, da Unisc; Danilo Romeu Streck, da Unisinos; e Sandro de Castro Pitano, da UFPel, respondeu a questionamentos dos estudantes sobre o capítulo Mova-RS no Governo Democrático e Popular do Rio Grande do Sul: gênese, práxis e protagonistas. A participação de Liana nessa atividade reforçou a importância da EJA para a sociedade brasileira e a situou nos diferentes contextos históricos da educação. A partir do que ela chama de “ciclos” da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular, ressaltou as conquistas coletivas para essa modalidade de ensino e as perdas mais recentes com o avanço das contrarreformas. Liana também apresentou as diferentes concepções de educação e a sua relação com a EJA, estabelecendo um diálogo com os alunos presentes. O encontro da disciplina de EJA, realizado na sala 1002, bloco 10 da Unisc, foi aberto e contou com a participação de acadêmicos das disciplinas de Sociologia da Educação e de Currículo, ambas do curso de Pedagogia, além de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unisc. A obra Paulo Freire no Rio Grande do Sul: legado e reinvenção foi lançada no dia 4 de maio, durante o 20º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, na Unisinos, que abordou o tema Legado e presença de Freire no Rio Grande do Sul. Currículo Liana Borges possui graduação em Filosofia (1984), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação (2009) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente tem contratações sem vínculo com prefeituras, governos estaduais e diversos movimentos sociais. Possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos temas Movimentos de Alfabetização (Mova), Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Currículo, Avaliação e Gestão Democrática. Foi cedida à Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) para elaboração do Plano Político-Pedagógico (PPP), do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Sistema de Gestão da Rede Escola de Governo. Trabalhou como docente no curso de Pedagogia da Unilasalle (Canoas) e assumiu a representação dos Movimentos de Alfabetização de Adultos do Ministério da Educação (MEC), atuando na Comissão Nacional de Alfabetização de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Em fevereiro de 2014, firmou contrato com a Unesco para realizar consultoria na região do Xingu.


4

Junho

360º Mesa-redonda discute o trabalho do assistente social nas empresas Felipe Nopes

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca do trabalho do assistente social nas empresas junto aos docentes, alunos, egressos e demais profissionais da área atuantes na região, o curso de Serviço Social realizou a mesa-redonda O trabalho do assistente social em empresas: fundamentos e práticas. O evento ocorreu no dia 14 de maio, na sala 101, bloco 1 da Unisc, e também foi alusivo ao Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. As palestrantes foram a professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Ana Lúcia Suárez Maciel; a assistente social do setor de tabaco, Elisângela da Silva; e a assistente social da Unimed de Lajeado, Melissa Bozzetto Capra. A mediadora da palestra foi a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Marta von Dentz.

HSC desenvolve projeto Bem na Tampa

Cepru inscreve para Técnico em Prótese Dentária O Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) está com inscrições abertas para o curso Técnico em Prótese Dentária. Os interessados devem preencher, até o dia 19 de julho, o formulário disponível no site www.unisc.br/cepru ou comparecer na Central de Atendimento da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no bloco 5. As vagas são limitadas e podem se inscrever alunos que estejam cursando o Ensino Médio ou que já tenham concluído o mesmo. Ao final do curso, o estudante estará capacitado para atuar na fase de confecção de próteses dentárias e de aparelhos ortodônticos removíveis, planejando-os e confeccionando-os por solicitação do cirurgiãodentista; gerenciar laboratório de próteses e a sua logística; e operar e zelar pela utilização adequada dos equipamentos e dos instrumentos específicos. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h20, no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7327 ou pelo e-mail cepru@unisc.br.

Palestra na Unisc Montenegro III Divulgação

Um projeto do Hospital Santa Cruz (HSC) visa promover a conscientização ambiental por meio da reciclagem de plásticos e metais, desenvolvendo atitudes para a preservação. O Bem na Tampa é uma iniciativa que consiste na coleta de tampas plásticas de qualquer tipo e de lacres metálicos de latinhas para, com sua venda, reverter fundos para a casa de saúde, com prestação de contas periódica à comunidade. Para participar basta recolher as tampas plásticas e depositá-las nos coletores que estarão disponíveis em diferentes pontos da cidade, além do próprio Hospital. Os lacres metálicos devem ser acondicionados em garrafas pet de dois litros para facilitar o envio à reciclagem. A primeira etapa do projeto foi desenvolvida internamente no HSC. Em junho, estendeu-se à Unisc e à Escola Educar-se. A ideia, agora é firmar parcerias com escolas e empresas, entre outros, visando conscientizar a população de que esse material pode ser reciclado, diminuindo o lixo ambiental, além de contribuir com a perspectiva institucional de sustentabilidade.

Palestra na Unisc Montenegro I No dia 2 de maio, a turma 2 do curso Técnico em Enfermagem da Unisc Montenegro recebeu as enfermeiras Ana Carina Kaipper de Vargas e Luize Caroline Beskow. Elas falaram sobre assuntos relacionados ao controle de infecção dentro do ambiente hospitalar e à lavagem de mãos, segundo as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde, além de esclarecer dúvidas dos alunos. Segundo a coordenadora do curso, professora Alessandra Moreira Fortes, a palestra encerrou as atividades da disciplina de Higiene e Profilaxia.

Divulgação

2018

No dia 15 de maio, acadêmicos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro participaram de duas palestras, realizadas na sala 206 do campus. A professora Ardala Marta Corso, mestre em Direito pela Unilasalle, falou sobre A tutela administrativa do consumidor no CDC. Em seguida, o professor Luciano Franco Machado, mestre em Avaliação de Impactos Ambientais pela Unilasalle e doutorando em Desenvolvimento Regional pela Unisc, palestrou sobre o tema Uma abordagem sobre as noções gerais do CDC na teoria e na prática.

Palestra na Unisc Montenegro IV

Divulgação

Palestra na Unisc Montenegro II Divulgação O gerente comercial da SCI - Sistemas Contábeis e acadêmico do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista (IPA), de Porto Alegre, Guilherme Do Canto, ministrou uma palestra para os alunos da disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais, dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro. A atividade ocorreu no dia 8 de maio, no auditório do campus. Segundo o professor da disciplina, André Kohl, o palestrante demonstrou a interatividade dos sistemas contábeis, explanou sobre as novas normas do e-Social e esclareceu todas as dúvidas dos estudantes referentes à operacionalização e à integração de um sistema de contabilidade, tanto para o contador quanto para o gestor e os colaboradores das empresas.

Dentro da programação da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Montenegro, ocorreu no dia 17 de maio, na sala 206 da Unisc Montenegro, a palestra Violência doméstica: abordagem psicológica e dos estudos de gênero, ministrada pelo professor do curso de Psicologia, Eduardo Saraiva.


Junho

2018

5

Geral

GRADUAÇÃO DINÂMICA: EVENTO DEBATE TENDÊNCIAS DE MERCADO Divulgação

No dia 24 de maio, os cursos de Graduação Dinâmica da Unisc realizaram o evento intitulado Dinamize e potencialize sua carreira: como ser dinâmico no meio empresarial. Estiveram reunidos, na Instituição, acadêmicos, empresários, futuros estudantes e comunidade em geral, com o objetivo de debater aspectos relacionados às tendências de mercado. Os palestrantes foram Daniela Metzer, supervisora de Pessoas & Cultura na Philip Morris, que destacou as novas Encontro apontou mudanças no mercado de trabalho práticas envolvendo desafios e oportunidades de recursos humanos na atualidade; e Claudir Dullius, sócio-proprietário da rede de lojas Dullius, que falou sobre sua trajetória empresarial com foco em empreendedorismo e dinamismo. Os coordenadores dos cursos, André Kohl, Andréa Konzen e Tiago Scarano, juntamente com os próreitores de Administração, Dorivaldo Brites de Oliveira, e de Graduação, Elenor Schneider, fizeram a abertura do evento. Segundo eles, a ideia foi mostrar as mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho e como esses novos profissionais podem contribuir para o crescimento das organizações. A Graduação Dinâmica da Unisc conta com cinco Cursos Superiores de Tecnologia: Processos Gerenciais, Marketing, Gestão Comercial, Logística e Gestão de Recursos Humanos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail graduacaodinamica@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7550.

Trote Solidário da Fisioterapia Para marcar os 25 anos da Unisc, comemorados em 2018, o tradicional Trote Solidário beneficiou neste ano, por meio da comunidade acadêmica, 25 entidades de caráter social e educacional. O curso de Fisioterapia também participou da ação e fez a coleta e a entrega de produtos de higiene pessoal para o Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. O repasse foi realizado no dia 23 de março (foto).

Curso de Administração de Capão da Canoa visita instituto em Porto Alegre Divulgação

No dia 22 de maio, um grupo de alunos do curso de Administração da Unisc Capão da Canoa visitou o Instituto de Pesquisas Fidedigna, no Bairro Floresta, em Porto Alegre. Os acadêmicos estavam acompanhados pela subcoordenadora do curso, professora Daniela Colussi, e pelos professores Gilson Gilmar Holzschuh e Guilherme Machado Guimarães. Na oportunidade, além de visitar os espaços do Vila Flores, que consiste num complexo que contempla empreendedores dos mais diversos segmentos, os estudantes também receberam explicações sobre a realização de pesquisas sociais e de mercado, os seus aspectos metodológicos e questões que devem ser observadas, fornecidas pela sócia-proprietária do Instituto, Aline Kerber, acompanhada por sua equipe de funcionários. “Foi um momento muito proveitoso ao verificarmos, na prática, empreendimentos com apelos cultural e social, assim como as explicações sobre pesquisas variadas e seus resultados”, apontou a professora Daniela.

O Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP) completa 25 anos em 2018 O Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP) é resultado do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, criado em 1989 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS), com o intuito de estimular a integração entre Universidades e o Setor Produtivo, objetivando o desenvolvimento de tecnologias adequadas às diferentes regiões do Estado. O PMT/VRP nasceu em 1993, após assinatura do Protocolo de Intenções que data de 10 de dezembro de 1993, entre o Estado do Rio Grande do Sul, Municípios da região do Vale do Rio Pardo, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), dentre outros parceiros. Neste ano, o PMT/VRP completa vinte e cinco anos de existência em benefício do desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo. O Programa de Polos conta hoje com a parceria de 27 Polos regionais, vinculados aos respectivos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que realizam a proposição de projetos de pesquisa e de extensão, e visam desenvolver as vocações produtivas locais. Ainda, esse Programa costuma ser prioridade nas votações de Participação Popular Cidadã - PPC (Consulta Popular) para o desenvolvimento das regiões. A Universidade de Santa Cruz do Sul é Unidade Executora do PMT/VRP desde a sua criação, funcionando o Polo junto ao Escritório de Projetos da Unisc, utilizando-se da infraestrutura física e de pessoal desse Escritório e da Universidade. Nesses 25 anos, por meio de Editais ou da Consulta Popular, o PMT/VRP já foi contemplado em 41 projetos, num total aproximado de R$ 4 milhões de reais de financiamento da SDECT/RS para o Vale do Rio Pardo, em suas seis áreas de atuação (Alimentos, Meio Ambiente, Materiais, Tecnologia da Informação, Biotecnologia e Saúde). Também, o PMT/VRP auxilia na execução de projetos vinculados aos Programas de Incubadoras, de Parques, e em prestações de serviços para a comunidade. Desde janeiro de 2018, a Unisc está executando um projeto de pesquisa selecionado por meio do Edital DCIT nº 1/2017, do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, denominado Desenvolvimento e implantação de novas tecnologias para análise foliar e de solos, sob coordenação do professor Adilson Ben da Costa, que pretende ampliar a capacidade de atendimento da Central Analítica da Unisc ao setor produtivo, a partir da implantação da metodologia de análise foliar e do desenvolvimento e da implantação de metodologia limpa para determinação de argila e matéria orgânica em amostras de solos. São objetivos específicos do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, e consequentemente do PMT/VRP, o estímulo à pesquisa que proporciona o aumento do valor agregado nas cadeias produtivas gaúchas; o fomento a ambientes de inovação nas diferentes regiões; e o incentivo à transferência de tecnologia entre Universidades e empresas. Assim, o PMT/VRP e o Escritório de Projetos da Unisc estão de portas abertas para o recebimento de demandas por meio de projetos de pesquisa ou de extensão que visem suprir exigências regionais para o desenvolvimento local. Parabéns ao PMT/VRP! A Universidade tem orgulho de fazer parte desta tão importante política pública incentivada pelo Estado do RS. *Michele Braun, Gestora do PMT/VRP e Coordenadora do Escritório de Projetos da Unisc.


6

Junho 2018

Geral

AEAD UNISC FIRMA PARCERIA COM AS COORDENADORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO

Cursos gratuitos de formação pedagógica para professores

Divulgação

Uma das demandas eleitas na Consulta Popular na Região JacuíCentro foi a educação. A partir disso, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SPGG) e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) vão oferecer um curso gratuito de Formação Pedagógica para professores e gestores de escolas públicas (ensinos Fundamental e Médio) e para representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). As atividades serão desenvolvidas pela Unisc, que irá atender a região Jacuí-Centro, nos municípios de Cachoeira do Sul e Cerro Branco; juntamente com a Unifra, que ficará responsável pelos participantes dos municípios de Paraíso do Sul, Novo Cabrais e São Sepé. As formações são gratuitas e têm o objetivo de proporcionar espaços individuais e coletivos de aprofundamento teórico-metodológico sobre temáticas relativas à ação pedagógica na Educação Básica, por meio da ação-reflexão-ação e do protagonismo docente e do gestor escolar no processo formativo.

Psicologia da Unisc Montenegro debate a cultura manicomial Divulgação

Foi realizada no dia 10 de maio, na sala 1503 da Unisc, a reunião técnica entre a Assessoria para Educação a Distância da Unisc (AEaD) e as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para finalizar o planejamento e o estabelecimento do cronograma de uma formação continuada para professores da rede pública estadual de ensino, através de um convênio entre Convênio para formação continuada de professores Unisc e Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O Programa EaD Unisc de Formação Continuada de Professores da Educação Básica promoverá o curso Metodologias Ativas no Ensino da Área de Linguagens para professores do Ensino Fundamental e Médio que atuam com Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa e Educação Física, lotados nas 3ª, 6° e 24ª CREs. O curso será desenvolvido para 140 participantes, de agosto a outubro de 2018, com carga horária de 60 horas. De acordo com o coordenador da Assessoria para Educação a Distância da Unisc, Rudimar Serpa de Abreu, o curso está estruturado em momentos presenciais e a distância, procurando aproximar teoria e prática. “Além do estudo e da aplicação de metodologias ativas, busca, ainda, desenvolver o conceito de rede de aprendizagem, autonomia e protagonismo docente”, salientou. Também integra o processo de formação a publicação de um e-book, com o registro das práticas docentes vivenciadas a partir do curso. Estiveram presentes no encontro os coordenadores do curso, Rudimar Serpa de Abreu e Gilmar Fernando Weis; e os representantes da 6ª CRE, o coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura, Helena Maria Gassen Etges e Maria de Fátima Fabres Castro; da 24ª CRE, o coordenador Adjunto Geraldo Reck Fogliarini e Ediléia Lemos Nunes; e da 3ª CRE, a coordenadora Greicy Weschenfelder e Fábio Luis Mallmann.

Divulgação

Oficina da Unisc Capão da Canoa aborda o impacto da separação do lixo A Unisc Capão da Canoa promoveu, no dia 17 de maio, nas dependências do Instituto Estadual Riachuelo, em Capão da Canoa, uma oficina sobre o impacto social e econômico da separação do lixo. A atividade foi coordenada pela professora Lígia Mallmann e pelos alunos bolsistas do curso de Administração, Mariane Pezzi e Cristian Machado. Na Ação objetivou conscientizar alunos do Ensino Médio oportunidade, também estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Jorge Alberto de Cabral Arbello, e o gestor ambiental do Departamento de Meio Ambiente, Ivair Bedendo. O objetivo foi conscientizar os alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre a importância social e econômica quanto à separação do lixo (seco e orgânico). Durante a oficina, foram apresentados aos estudantes a Unisc e o projeto Capacitação e assessoria para os líderes do trabalho dos catadores/recicladores de resíduos sólidos no município de Capão da Canoa, desenvolvido junto à comunidade daquela cidade.

Workshop sobre Gestão Estratégica Municipal O curso de Administração, em parceria com o curso de Ciências Contábeis, ambos da Unisc Montenegro, realizou a 2ª etapa do Workshop sobre Gestão Estratégica Municipal, no dia 21 de maio, nas dependências do campus. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre elas o prefeito e o procurador-geral de Montenegro, Carlos Eduardo Müller e Marcelo Augusto Rodrigues, respectivamente; secretários municipais; e diretores de setores e de escolas, que estavam acompanhados por seus vice-diretores. Os participantes foram divididos em dois grupos e um deles assistiu à palestra A importância dos controles internos na gestão municipal, ministrada pela auditora interna da Prefeitura de Venâncio Aires, Juliana Luiza Marcuzzo. O outro grupo, formado por diretores e vice-diretores de escolas, participou da palestra conduzida pela coordenadora do curso de Administração, professora Ione Sardão da Silva, sobre o tema O papel da motivação dos líderes.

Professor Moisés Romanini mediou o debate Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, o curso de Psicologia da Unisc Montenegro e o projeto de extensão Encontros dialógicos sobre drogas, saúde e educação na comunidade de Montenegro/RS promoveram no dia 15 de maio, na sala 210 do campus, a roda de conversa Saúde Mental e Cultura Manicomial. A atividade iniciou com a exibição de um trecho do documentário O holocausto brasileiro, baseado no livro homônimo da jornalista Daniela Arbex. Em seguida, o coordenador do curso de Psicologia, professor Moisés Romanini, mediou o debate com o público presente sobre a cultura manicomial e os atuais desafios das políticas de saúde mental no Brasil.

Unisc Montenegro presente em evento do município A Unisc Montenegro esteve presente no evento que finalizou o cronograma de atividades em comemoração aos 145 anos de Montenegro, realizado no dia 6 de maio, na Estação da Cultura. Num estande montado no local, colaboradoras da Universidade distribuíram ao público presente material institucional com informações sobre os cursos oferecidos pela Instituição. O evento contou ainda com food trucks e diversos estandes. No palco, a animação ficou por conta do show de Paulinho Mixaria.


Junho

2018

7

Fora de sede

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM TEM INÍCIO EM VENÂNCIO AIRES

Unisc Montenegro recebe o Top Ibiá de Preferência 2018

Divulgação

No dia 7 de maio, na Unisc Venâncio Aires, tiveram início as atividades do curso Técnico em Enfermagem. A aula inaugural foi marcada pelo relato prático e pessoal de sete técnicos em Enfermagem que atuam nas diversas áreas do Hospital São Sebastião Mártir e na saúde pública. Após as falas dos painelistas e da apresentação do corpo docente, alunos e autoridades foram convidados a conhecer Público presente conheceu as instalações do curso as instalações do curso e participar de um coquetel de integração. Estiveram presentes no encontro o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber; a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Alice Theis; o administrador do Hospital São Sebastião Mártir, Jornas Kunrath; a coordenadora do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), Luci Elaine Krämer; a coordenadora da Unisc Venâncio Aires, Andréia Haas; e a coordenadora do curso Técnico de Enfermagem, Tatiana Kader Rajeh Ibdaiwi.

Divulgação

Caroline Kothe (E) e Dora Cristina Griebeler Em sua 20ª edição, o Top Ibiá de Preferência 2018 destacou as 44 organizações de diversos segmentos comerciais e de serviço mais lembradas pela comunidade montenegrina. O evento, promovido pelo Jornal Ibiá, ocorreu no dia 5 de maio, no Clube do Comércio, em Montenegro. Os vencedores foram definidos por meio de pesquisa online e de campo, que envolveu 653 cidadãos. Entre os agraciados esteve a Unisc Montenegro, representada pela coordenadora e pela funcionária do campus de Montenegro, Caroline Kothe e Dora Cristina de Souza Griebeler, respectivamente. A diretora do Jornal Ibiá, Maria Luiza Szulczewski, destacou os extremos que os tempos atuais apresentam e o desafio que isso representa aos gestores das empresas premiadas. “Vocês estão aqui porque souberam enfrentar os obstáculos apresentados por estes tempos complicados na economia. Porém, vocês fizeram muito mais do que sobreviver. Conquistaram a preferência e o carinho de centenas de pessoas. Isso é um feito que poucos conseguem. Parabéns”, salientou.

Divulgação

Unisc Capão da Canoa realiza palestra sobre drogas no Instituto Riachuelo

Encontro da Família Rural em Montenegro Divulgação

A Unisc Capão da Canoa promoveu, no dia 8 de maio, uma palestra sobre drogas para cerca de 270 alunos do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo. O tema escolhido partiu de uma demanda apontada durante a reunião realizada no dia 21 de março entre a coordenadora administrativa da Unisc Capão da Canoa, Sandra Ricardo dos Santos, e a direção da escola. “Nosso objetivo foi contribuir com informações sobre atitudes preventivas e alertar sobre os perigos e as consequências quanto ao uso de drogas, instigando, assim, os estudantes a refletirem sobre o assunto”, apontou Sandra. A palestra foi ministrada pelo advogado criminalista e docente da Unisc Capão da Canoa, Diego Romero.

Alunos de Administração da Unisc Montenegro visitam a cervejaria Heilige Divulgação

Estudantes do curso de Administração da Unisc Montenegro, das disciplinas de Gestão de Operações e Logística III e de Filosofia, realizaram uma visita técnica à cervejaria Heilige, em Santa Cruz do Sul. A atividade ocorreu no dia 16 de maio e contou com a presença dos professores Cícero Nei Eisenberger e Renato Nunes. Um dos sócios da empresa, Henrique Léo Eisenberger, guiou o grupo de alunos durante a visita. Os acadêmicos puderam conhecer um pouco sobre a história da Heilige, sua trajetória de crescimento e todas as etapas do processo de produção e de distribuição das cervejas artesanais. Ao final da visita, os estudantes degustaram um pouco da variedade da cerveja Pilsen.

O professor Guilherme Holderbaum e acadêmicos do curso de Educação Física da Unisc Montenegro participaram do Encontro da Família Rural de Montenegro, realizado no dia 28 de abril. O docente ministrou palestra sobre o tema Importância da atividade física na saúde e os estudantes prestaram atendimento ao público presente sobre Índice de Massa Corporal (IMC), frequência cardíaca e pressão arterial, além de realizarem atividades de dança.


8

Unisc 25 anos

Junho 2018

DA APESC À UNISC: A TRAJETÓRIA DO ENSINO SUPERIOR Jô Nunes

Caminhos após a conquista do status de Universidade

A expansão para fora do campus-sede Júnior Garcez

Atendendo às propostas de parceria de alguns municípios gaúchos, a Universidade implantou o primeiro campus fora de sede na cidade de Sobradinho, inaugurado em 1998. Depois, o processo de expansão fora de sede prosseguiu com a criação do campus de Capão da Canoa, inaugurado em 2001; de Venâncio Aires, inaugurado em 2004; e de Montenegro, inaugurado em 2010. Fotos: Divulgação

Os anos seguintes, após conquistar o status de Universidade, foram marcados por um rápido processo de desenvolvimento em todos os aspectos. Assim, as obras no Campus foram aceleradas, o que permitiu que até 1997 todos os cursos pudessem ser transferidos para esse local. Em decorrência, novos cursos foram criados, com significativo aumento do número de estudantes. Em 1994, a Unisc implantou o seu primeiro curso de pós-graduação stricto sensu, o Mestrado em Desenvolvimento Regional que, a partir de 2002, também passou a oferecer curso de Doutorado. Atualmente, a Instituição também oferece Mestrado e Doutorado em Direito, em Educação, em Letras e em Tecnologia Ambiental, além dos Mestrados em Sistemas e Processos Industriais, em Promoção da Saúde e em Administração. A partir de então, o desenvolvimento da Apesc também foi direcionado para outras áreas. A saúde, por exemplo, contou com a criação dos cursos de Psicologia, de Enfermagem, de Fisioterapia, de Odontologia, de Nutrição, de Farmácia, de Medicina, de Biomedicina e de Medicina Veterinária. A expansão da área das Engenharias ocorreu por meio dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e de Controle e Automação.

Sobradinho

Capão da Canoa

Venâncio Aires

Montenegro

Arquivo pessoal

A trajetória da Unisc está diretamente ligada à história da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), sua mantenedora. Os esforços da Associação para contar com uma Universidade iniciaram após a sua fundação, em 1962. Assim, em 1964 foi criada a Faculdade de Ciências Contábeis. Em 1967 tiveram início os cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1968, surgiu a Faculdade de Direito e, dois anos depois, a Escola Superior de Educação Física. Como a Apesc não possuía patrimônio próprio, as faculdades iniciaram suas atividades em salas de aula cedidas pelos colégios locais. Em1973, passaram a ocupar o Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, sendo, a partir de 1977, transferidas para um prédio próprio, na rua Coronel Oscar Jost (foto). No início da década de 70, a área onde hoje se localiza o campus-sede da Unisc foi transferida para a Apesc. Em 1980, a mantenedora obteve a aprovação do MEC para criar as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc), que passaram a oferecer cursos de licenciatura em regime especial de férias e cursos de pós-graduação lato sensu em nível de especialização. Em 1982, o campus-sede da Unisc começou a ser edificado, tendo sido para ele transferidas, em 1984, a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas e a Faculdade de Direito. A Carta-Consulta, com vistas à criação da Universidade, foi aprovada em 1991 pelo então Conselho Federal de Educação (CFE), dando início a um processo de transição em que foram extintas as faculdades, com reorganização de seus departamentos, que passaram a ligar-se Carmen Lúcia de Lima Helfer diretamente à Administração Superior. Em 1993, o processo de criação da Universidade chegou ao fim com pleno êxito, passando a entidade a denominar-se Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).Atualmente, a Associação é presidida pela reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer. “Pertencer à Unisc e fazer parte desta história nos motiva e nos move para sua continuidade e seu desenvolvimento. Que a Unisc continue sua construção de universidade com solidez, com abertura para o novo, com um futuro de excelência e de credibilidade acadêmica, buscando sempre o melhor para o conjunto, com qualidade e eficiência, atendendo às expectativas de toda sua coletividade e colocando educação, ciência e tecnologia a serviço da melhoria da cidade e de seu povo. Que continue sua evolução universitária e sua vocação para o desenvolvimento comunitário. Que Jacob Braun continue a brilhar, intensa, humana, sendo, para sempre, um excelente lugar para estudar, trabalhar e ser feliz”, ressaltou a reitora. “Nesses 25 anos, quero parabenizar a Unisc pelo estágio em que chegou e pelo que representa para Santa Cruz do Sul e região. Eu que assim como muitas pessoas faço parte dessa história, me sinto bastante lisonjeado por ver todo esse crescimento. É algo significativo e de muito orgulho para todos nós, principalmente para aqueles que estiveram juntos no início da caminhada”, salientou o vice-presidente da Apesc, Jacob Braun.


Junho

2018

Unisc 25 anos

9

SÍNTESE CRONOLÓGICA DO HISTÓRICO DA UNISC 1962 - Fundação da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc).

1998 - Inauguração do prédio da Unisc em Sobradinho e dos Blocos 13, 17, 20 e 45.

1964 - Início da Faculdade de Ciências Contábeis.

- Criação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). - Implantação do curso de Ciências Contábeis e Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em Sobradinho. - Implantação do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em Venâncio Aires. - Oferta do Mestrado em Direito. - Implantação dos cursos de Odontologia e de Fisioterapia e da Habilitação Português/Espanhol, do curso de Letras.

1967 - Início dos cursos de Letras e Pedagogia. 1968 - Início dos cursos de Ciências Sociais e Direito. 1969 - Início do curso de Educação Física. 1970 - Início do curso de Ciências - 1º Grau.

1999 - Inauguração do Bloco 32. 1972 - Início do curso de Administração. 1973 - Transferência das Faculdades para o Parque da Fenaf. 1974 - Fundação do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (CEPA). 1976 - Início das Habilitações Plenas do curso de Ciências: Matemática, Física, Química e Biologia. 1977 - Criação do Gabinete de Assistência Judiciária Gratuita (GAJ). - Abrigo dos cursos em prédio próprio, na Rua Coronel Oscar Jost. 1980 - Implantação da Pós-Graduação lato sensu . 1984 - Inauguração do Campus Universitário - Blocos 1, 2, 3, 4, 22, 26 e 27. - Criação da Escola de Educação Básica Educar-se. 1985 - Implantação das Habilitações Plenas de História e Geografia, do curso de Estudos Sociais, e do curso de Ciências Econômicas. 1988 - Oferta do curso de Bacharelado em Química. 1989 - Realização do 1º Concurso Público de Docentes. 1991 - Inauguração do Ginásio Pedagógico. - Aprovação da Carta-Consulta para a futura Universidade. 1993 - Reconhecimento da Unisc. - Criação das Pró-Reitorias: de Ensino, de Pesquisa e Extensão e de Administração. - Criação do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP). - Inauguração dos Blocos 5 e 6. - Início dos cursos de Psicologia e de Ciência da Computação. 1994 - Início da oferta do Mestrado em Desenvolvimento Regional. - Oferta dos cursos de Enfermagem e de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda. - Fundação do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (Cedopeh), que em 1996 passou a denominar-se Centro de Documentação (Cedoc). 1995 - Inauguração do Bloco 9 - Biblioteca Central. - Implantação do curso de Engenharia Agrícola. 1996 - Inauguração dos Blocos 7 e 8. - Implantação dos seguintes cursos: Engenharia de Produção, Filosofia, Relações Públicas, do curso de Comunicação Social, e Magistério em Educação Especial Deficiência Mental, do curso de Pedagogia. - Criação da Unisc TV. 1997 - Inauguração dos Blocos 11, 12, 14,15, 23, 24, 25, 28, 31 (Serviço Integrado de Saúde - SIS) e 38. - Oferta do curso de Turismo e da Habilitação em Educação Infantil, do curso de Pedagogia.

- Oferta dos cursos de Nutrição, de Arquitetura e Urbanismo, de Licenciatura em Computação, de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Boqueirão do Leão e Rio Pardo, e do curso Técnico em Enfermagem em Venâncio Aires. - Criação do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru). 2000 - Oferta dos cursos de Serviço Social e Farmácia; Matemática e Administração, em Sobradinho; de Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em Capão da Canoa; e de Pedagogia - Educação Infantil, em Venâncio Aires. - Inauguração dos Blocos 18, 21, 34 e 51. 2001 - Inauguração da Clínica de Fisioterapia (FisioUnisc), do prédio da Unisc em Capão da Canoa, do Bloco 52 e do Gabinete de Assistência Judiciária Gratuita (GAJ) Venâncio Aires. - Oferta do curso de Automação de Escritórios e Secretariado, atual Secretariado Executivo. 2002 - Aprovação pelo MEC do Campus da Unisc no município de Sobradinho, com os cursos de Administração, Matemática e Letras Português/Inglês. - Desmembramento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão: PROPPG e PROEXT. - Oferta dos novos cursos de Geografia e de História. - Assinatura de convênio com a Prefeitura de Venâncio Aires para implantação do Campus da Unisc naquele município. - Inauguração do Gabinete de Assistência Judiciária em Rio Pardo e dos Blocos 35 e 42. - Oferta do curso de Engenharia Ambiental e da Habilitação: Radialismo - Produção em Mídia Audiovisual, do Curso de Comunicação Social. 2003 - Implantação dos cursos de Direito e Sistemas de Informação, em Capão da Canoa; do curso Técnico de Informática, em Santa Cruz do Sul e em Sobradinho; dos cursos de Ciências Sociais e de Tecnólogo em Refrigeração e Ar Condicionado, em Santa Cruz do Sul; e dos cursos de Direito e de Administração, em Venâncio Aires. - Inauguração da Farmácia-Escola. 2004 - Início dos cursos de Educação Física - Bacharelado; Candelária: Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental; e Rio Pardo: Pedagogia Séries Iniciais e Matemática Licenciatura. - Inauguração do prédio da Unisc no Campus de Venâncio Aires. - Inauguração do Bloco 53. - Oferta do Curso Superior de Tecnologia em Assistência e Segurança Prisional. 2005 - Início dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação. - Criação da Orquestra Jovem Unisc, atualmente Orquestra de Câmara Unisc. - Oferta do Mestrado em Tecnologia Ambiental, do Mestrado em Letras e do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais. - Lançamento do Programa Voltare.


10

Unisc 25 anos

Junho

2018

Demais acontecimentos marcantes para a Instituição até os dias atuais 2006 - Inauguração do Laboratório Farmacêutico de Controle de Qualidade - LFCQ da Unisc, no Bloco 35, do bloco 54, do Gabinete de Assistência Judiciária gratuita (GAJ), em Capão da Canoa, e do centro de Visitantes da RPPN.

- Conclusão da construção do Bloco 10 para Qualificação dos Ambientes de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – Doutorados. 2014 - Início do curso de Educação Física em Montenegro.

- Implantação do curso de Medicina. 2007 - Inauguração do novo espaço dos Laboratórios de Tecnologia Química, de Biotecnologia e de Biodiversidade da Unisc, nos Blocos 12 e 13, da Itunisc em Venâncio Aires, e do Bloco 02, de Capão da Canoa. - Implantação dos cursos de Engenharia Civil, Geografia-Bacharelado e do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia; curso de Direito, em Sobradinho. 2008 - Inauguração da ampliação do Bloco 42 do Campus Universitário - Educação Física. - Lançamento oficial da modalidade EaD para cursos de pós-graduação lato sensu da Unisc: nas áreas do direito, da gestão e da educação. - Início do curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética. - Inauguração da Central de Tratamento de Resíduos (Ceter).

- Inauguração dos Blocos 16 e 55 - TecnoUnisc. - Inauguração do GAJ em Sobradinho. - Início dos cursos de Engenharia Química e de Física-Licenciatura. - Instalação da Central de Atendimento. - Inauguração das obras de ampliação em Montenegro. - Inauguração de ampliação da infraestrutura física locada em Capão da Canoa: GAJ, Extensão, Polo. - Publicação no DOU do Convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Município de Rio Pardo, tendo como interveniente a Apesc, através da Unisc, para a implantação do Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura no Vale do Rio Pardo (CVT). - Início dos Cursos Superiores de Tecnologia em Eventos, Gestão Comercial e Negócios Imobiliários - EaD. - Publicação da Portaria qualificando a Unisc como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).

2009 - Criação oficial da Reserva Particular do Patrimônio Natural da Unisc (RPPN). - Implantação dos cursos de Engenharia Elétrica e de Relacões Internacionais. - Inauguração do Posto Médico Legal de Santa Cruz do Sul (Hospital Santa Cruz). - Instalação do GAJ da Unisc em Sobradinho. 2010 - Início da oferta do Mestrado em Promoção da Saúde e do Doutorado em Direito. - Implantação do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia. - Inauguração do Bloco 01 do futuro Campus da Unisc Montenegro e do Bloco 50, na sede.

2015 - Inauguração da ampliação dos Blocos 16, 19 - TecnoUnisc, e ampliação do Bloco 10. - Instalação do Núcleo de Apoio ao Professor (NAP). - Reativação do CrediUnisc, em virtude de problemas com o Fies, para financiamento de 50% da mensalidade de alunos aprovados no processo de financiamento. - Cerimônia de Formatura do Mestrado em Direito em regime de dupla titulação, parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da Unisc e a Escola de Direito da Universidade do Minho (UMinho), situada em Braga, norte de Portugal, realizada na Unisc, com a presença do vice-reitor da UMinho. - Doação pelo município de Sobradinho de uma área de terras de 50.000 m² (05 hectares) à Apesc/Unisc para instalação do novo Campus.

2011 - Implantação do Mestrado Profissional em Administração. - Recredenciamento da Unisc pelo MEC por 10 anos.

2016 - Credenciamento da Unisc como Posto Aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras, por meio do Centro de Línguas e Culturas (Celinc).

2012 - Inauguração da Praça do Cinquentenário da Apesc. - Início da oferta do Doutorado em Educação e em Tecnologia Ambiental. - Implantação dos Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Sistemas para Internet, em Montenegro. - Inauguração do Auditório do curso de Medicina no Hospital Santa Cruz. - Lançamento do TecnoUnisc.

- Criação/implantação do Escritório de Projetos. - Inauguração do Bloco 19 - TecnoUnisc. - Instalação do Núcleo de Apoio ao Professor (NAP).

2013 - Inauguração do Bloco 33. - Recomendação do Programa de Doutorado em Letras pela Capes - Credenciamento da Unisc para oferta de cursos superiores na modalidade a distância (EaD). - Homenagem na Assembleia Legislativa pelos 20 anos de criação da Universidade, em reunião solene proposta pelo Deputado Heitor Schuh. - Homenagem na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul pelos 20 anos de criação da Universidade, em sessão solene proposta pelo Vereador Francisco Carlos Smidt. - Solenidade de anúncio da localização e implantação da área das futuras instalações externas do TecnoUnisc e do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo, na Expoagro, em Rio Pardo. Promoção: Unisc, Afubra e Prefeitura Municipal de Rio Pardo.

- Inauguração da Ampliação do Bloco 10. 2017 - Inauguração da Recepção do Prédio da Reitoria. - Implantação dos cursos de Biomedicina e de Engenharia de Controle e Automação. - Implantação dos cursos de Graduação Dinâmica e de Medicina Veterinária. 2018 - Implantação dos cursos de Direito e Psicologia em Montenegro e do Curso Técnico em Enfermagem na Unisc Venâncio Aires. - Inauguração do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT), em Rincão Del Rey - Rio Pardo. - Inauguração da Secretaria-Geral Acadêmica. - Entrega de quatro salas multifuncionais para a comunidade acadêmica, nos blocos 02, 03, 52 e 53.


12

Extensão

Felipe Nopes

2018

Pró-Saúde promove ação de prevenção e combate à Hipertensão Divulgação

Felipe Nopes

PROJETO RE_INVENTAR INCENTIVA ALUNOS AOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNISC

Junho

Vinculado ao curso de Engenharia de Produção da Unisc, o projeto de extensão Re_inventar visa incentivar o interesse dos alunos dos ensinos fundamental e médio pelos conhecimentos em engenharia, desenvolvendo habilidades relacionadas às Ciências Exatas. As atividades ocorrem nas segundas e quartas-feiras à tarde, nos laboratórios do bloco 51 da Atividades ocorrem nos laboratórios do bloco 51 Unisc, planejados para experimentação e descoberta dos princípios tecnológicos. Durante as oficinas, os participantes montam kits com diversas peças, que possibilitam a simulação de objetos do mundo real, animados pela ação de motores, lâmpadas, engrenagens e sensores, podendo ser controlados por computador. As aulas são ministradas pelos técnicos administrativos e engenheiros mecânicos Cássio Dênis de Oliveira e Ítalo Rosa Policena, que atuam como tutores juntamente com os bolsistas do projeto. “Desenvolvemos os conceitos de todos os cursos de engenharia e verificamos se os alunos têm aptidão para seguir nessa área”, destaca Policena. Segundo ele, os estudantes também participam de aulas teóricas e de visitas técnicas a todos os laboratórios dos cursos de engenharia da Unisc, a empresas da região e a locais específicos, nos quais as aplicações das técnicas de engenharia se fazem presentes, como o museu da PUCRS, o Laboratório de Gravidade Zero, o Complexo Eólico de Osório, entre outros. O grupo está dividido em quatro turmas, que passam pelos módulos Básico, Avançado e Avançado 2. Cada módulo tem duração de um ano. O projeto está em andamento desde 2013 e é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Jorge André Ribas Moraes, e pelo professor do Departamento de Química e Física, Bachir Hallouche. “A proposta é promover a troca de experiências e de conhecimentos entre os bolsistas do projeto e os alunos das escolas sobre os cursos de graduação da Unisc, valorizar o comprometimento com o trabalho em equipe e favorecer a socialização dos participantes”, explica Moraes. Para o estudante Frederico Costa Mueller, 12 anos, as oficinas têm sido bastante educativas. “As atividades e os professores são muito legais. Até agora, o que mais gostei foi aprender sobre suspensão de veículos, porque adoro carros”, afirma. Quem também está empolgado com as aulas é o aluno Sebastian Biguelini Ferrari, 11 anos. “Gostei muito de montar um trator em miniatura e saber como funciona o sistema de direção”, aponta.

Alusivo ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, os integrantes do projeto de extensão Pró-Saúde, juntamente com os cursos de Farmácia, Enfermagem, Estética e Cosmética e Psicologia, e em parceria com a Farmácia-Escola e a Prá-Vida, realizaram, no dia 27 de abril, atividades interativas com as comunidades de Vera Cruz (Posto Central) e de Santa Cruz do Sul (Praça Getúlio Vargas). Houve a participação de aproximadamente 100 pessoas que, durante todo o dia, puderam participar de atividades, como identificar e indicar em sequência as medidas de prevenção, os fatores de risco, os tipos de fitoterápicos para auxiliar na redução da pressão arterial, os tipos de temperos para combater a hipertensão, além de promover a utilização de práticas integrativas e complementares na redução e no controle da pressão arterial, como a musicoterapia, em especial a música clássica e a massagem relaxante. No final da sequência e da sessão de massagem e musicoterapia, foi verificada a pressão arterial dos participantes.

Reunião do Comitê Pardo em Boqueirão do Leão Divulgação

Visitas às escolas A cada início de ano letivo, o coordenador e os técnicos administrativos do projeto fazem visitas às escolas Educar-se, Ernesto Alves, Goiás e Mauá para apresentá-lo aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. “Levamos alguns kits desenvolvidos por estudantes de outros anos para mostrar a eles, além das possibilidades que terão caso participem do Re_inventar”, salienta Moraes.

Projeto Rumos apresenta ações em escola de Montenegro Divulgação

O Projeto Rumos, vinculado ao Programa Unisc-Escola, foi apresentado aos alunos da Escola São João, em Montenegro, no dia 22 de maio. As palestras, voltadas para as turmas do 3º ano do Ensino Médio, foram ministradas pelas funcionárias Cássia Andrada de Paula e Juliane Pedroso. O projeto visa à aproximação e à interação com as escolas de Ensino Médio dos municípios da região de abrangência da Universidade, por meio do planejamento de oficinas com os estudantes, para apresentar as diferentes áreas do conhecimento, e da criação e divulgação de materiais contendo informações sobre os cursos oferecidos pela Unisc e as formas de ingresso vinculadas a bolsas e financiamentos. No dia 24 de maio, o projeto percorreu educandários da região de Sobradinho, entre eles a Escola Cristo Rei, em Passa Sete.

Foi realizada no dia 15 de maio, no auditório da Prefeitura de Boqueirão do Leão, a 2ª reunião ordinária do Comitê Pardo. Após aprovação da ata extraordinária 01/2018, houve a avaliação do Comitê Pardo quanto à proposta de minuta para definição de Vazão Remanescente nas Alças de Centrais de Geração Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (GT Vazão Remanescente), solicitada pela Câmara Técnica de Águas Superficiais do Conselho de Recursos Hídricos. Para esse ponto de pauta, a plenária contou com o auxílio do diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul, Fernando Meirelles, e do técnico da Fepam, Diego Carrillo. A reunião contou com a presença de 40 participantes. A 3ª reunião ordinária acontece no dia 17 de julho, no auditório do Sindicato Rural de Candelária. As reuniões do Comitê Pardo são abertas à comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7460 ou pelo e-mail comitepardo@gmail.com.


Junho 2018

13

Pesquisa

PPGD PROMOVE O 14º SEMINÁRIO NACIONAL DEMANDAS SOCIAIS

NITT encaminha registro do Aplicativo PhotoMetrix

Felipe Nopes

O auditório do Memorial da Unisc foi palco da abertura oficial do 14º Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e 4ª Mostra Nacional de Trabalhos Científicos, ocorrido na noite de 24 de maio e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, da Unisc. A mesa de honra Palestras foram realizadas no auditório do Memorial foi composta pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, que representou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; pela coordenadora do PPGD, Mônia Hennig Leal; pelo coordenador adjunto do PPGD, André Viana Custódio; e pela chefe do Departamento de Direito, Caroline Müller Bitencourt. A palestra magna, que abordou o tema Políticas Públicas no Estado Democrático de Direito, teve como convidadas as professoras Maria de Fátima Schumacher Wolkmer, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Santa Catarina, e Gina Vidal Marcílio Pompeu, da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ceará. O debatedor foi o professor André Custódio e a mediadora, a professora Marli Moraes da Costa, ambos da Unisc. As atividades do evento iniciaram na manhã do dia 24, no mesmo local, com o painel Limites da Judicialização da Política, ministrado pelos professores Saulo de Oliveira Pinto Coelho, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Matheus Felipe de Castro, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e Antônio Carlos Wolkmer, da Unesc e do Centro Universitário La Salle (Unilasalle), tendo como debatedora e mediador os professores da Unisc, Caroline Müller Bitencourt e Hugo Thamir Rodrigues. Já no dia 25 de maio, também no Memorial da Unisc, os professores Roger Raupp Rios, do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre/RS, e Francisco Lima Júnior, da Universidade Regional do Cariri (Urca), Ceará, conduziram o painel Desafios do Constitucionalismo Contemporâneo. O debatedor e o mediador foram os professores Jorge Renato dos Reis e Clovis Gorczevski, respectivamente, ambos da Unisc. Nas dependências do bloco 53 da Universidade ocorreu a 4ª Mostra Nacional de Trabalhos Científicos.

Josemar Santos

Professores Adílson (E) e Gilson

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT) encaminhou o registro do aplicativo PhotoMetrix - Quimiometria para Android (Chemometrics for Android), de autoria dos professores Adilson Ben da Costa (Departamento de Biologia e Farmácia e dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais Mestrado e Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado) e Gilson Helfer (Departamento de Computação), desenvolvido em parceria com a Ulbra. A Quimiometria é a ciência de extrair informações a partir de dados de sistemas químicos. É inerentemente interdisciplinar, usando métodos frequentemente empregados em disciplinas de análise de dados, como estatística multivariada, matemática aplicada e ciência da computação, para abordar problemas na Química, na Bioquímica, na Medicina, na Biologia, na Psicologia, na Economia e nas Engenharias. O PhotoMetrix é uma ferramenta móvel e gratuita que faz uso da câmera principal do dispositivo para adquirir imagens, que são analisadas e decompostas, gerando gráficos para reconhecimento de padrões, empregando métodos não supervisionados como PCA (Análise por Componentes Principais) e HCA (Análise de Agrupamento Hierárquico). Além disso, é possível também executar Calibração Univariada (seleção de um componente de cor) ou Multivariada - PLS (seleção de múltiplos componentes de cor), por meio dos sistemas RGB, HSV, HSI e HSL. O aplicativo foi premiado nas últimas duas edições da Escola de Inverno de Quimiometria, realizadas em São Paulo. A ferramenta está sendo utilizada em diferentes instituições de ensino e pesquisa no país, podendo ser baixada gratuitamente pelo site http://www.photometrix.com.br.

Divulgação

1º Encontro de Educação Permanente em Tuberculose e HIV para Servidores Penitenciários

Aula Magna do PPGA Divulgação

Com o objetivo de sensibilizar Auditório do Palácio do MP, em Porto Alegre servidores penitenciários sobre a importância da identificação e do controle da Tuberculose e do HIV/Aids nos estabelecimentos prisionais, ocorreu no dia 7 de maio, no auditório do Palácio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o 1º Encontro de Educação Permanente em Tuberculose e HIV para Servidores Penitenciários. Na oportunidade, os palestrantes convidados explanaram sobre a preocupação que se deve ter com a disseminação de doenças como HIV/Aids e Tuberculose dentro do sistema prisional. O painel Enfrentamento da Tuberculose e HIV no Sistema Prisional: Desafios para os Servidores Penitenciários foi apresentado pela médica sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e do município de Viamão, Maria Letícia Ikeda; pela coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Rio Grande do Sul, Carla Adriane Jarczewski; e pela enfermeira do Hospital Sanatório Partenon, Priscila Tadei Nakata. No período da tarde, o painel Boas Práticas e as Políticas de Saúde no Sistema Prisional ficou a cargo dos integrantes da Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg), sendo a mesa coordenada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPGPS) - Mestrado da Unisc, Lia Possuelo. O encontro foi organizado pela Divisão de Saúde Prisional do Departamento de Tratamento Penal, pela Escola do Serviço Penitenciário, pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Unisc, com o apoio da Escola de Saúde Pública, do Ministério Público, do Hospital Sanatório Partenon, do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do RS e do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Seminários como esse serão realizados em todas as nove Delegacias Penitenciárias Regionais da Susepe. Ao final do ciclo de encontros, os dados serão compilados para elaboração de um plano estadual de combate à Tuberculose e ao HIV no sistema prisional.

Palestra foi ministrada por Antonio Carlos Maçada No dia 26 de abril, na sala 207 da Unisc, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Mestrado Profissional realizou a sua Aula Magna, intitulada A importância das associações no ensino da pós-graduação e pesquisa em Administração no Brasil. O tema foi abordado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e diretor-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), Antonio Carlos Gastaud Maçada.


14

Junho

Variedades

Área Ambiental da Unisc é parceira do Programa AABB Comunidade Divulgação

Divulgação

INICIA NA UNISC A CAMPANHA GUARDA-ROUPA SOLIDÁRIO A edição de 2018 da campanha Guarda-roupa Solidário teve início no dia 28 de maio. Como nos anos anteriores, a ação visa angariar roupas e outros agasalhos de inverno, envolvendo estudantes, docentes, técnicos administrativos e demais pessoas que frequentam os campi da Unisc em Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Venâncio Aires, Montenegro e Sobradinho. Há caixas coletoras em vários pontos, que receberão Doações podem ser feitas até o dia 21 de julho os donativos até o dia 21 de julho. Focada numa perspectiva emergencial e não assistencialista, a solicitação é de que as pessoas repassem apenas peças em boas condições de uso – e não “rejeitos”, dentro do “espírito de compartilhar o melhor que temos”. A distribuição das doações será feita para entidades e projetos parceiros da Unisc, buscando garantir um destino correto e transparente para as peças compartilhadas, divulgando-se todas as informações no site www.unisc.br/guardaroupasolidario. O Guarda-roupa Solidário é uma iniciativa que congrega em sua organização o Núcleo de Ação Comunitária (NAC/Proext), o Gabinete da Reitoria, as coordenações dos campi, a Assessoria de Comunicação e Marketing, a Escola Educar-se, o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e o Diretório Central de Estudantes (DCE), com o apoio de departamentos, cursos e demais setores, programas e projetos da Universidade. Em caso de dúvida ou sugestão, o contato pode ser feito com o NAC, na sala 510, bloco 5, no campus de Santa Cruz do Sul; pelo telefone (51) 3717-7344 (ramal interno 7344); pelo e-mail nac@unisc.br; ou ainda na página www.facebook.com/guardaroupasolidariounisc.

2018

A parceria construída entre a Área Ambiental da Unisc, o Programa Integração AABB Comunidade – Santa Cruz do Sul, o Programa UniscEscola e a Secretaria Municipal de Educação tem levado a educação ambiental para cerca de 300 crianças e adolescentes, entre sete e 16 anos, oriundos da rede municipal de educação de Santa Cruz do Sul, no turno inverso das aulas. As atividades do projeto Plantando o Futuro, da Área Ambiental da Unisc, acontecem na AABB – Santa Cruz do Sul e incluem palestras e oficinas práticas, as quais destacam a preservação do meio ambiente por meio do consumo consciente – descarte correto de resíduos, reciclagem de materiais, compostagem e plantio de hortaliças orgânicas. O resultado esperado é contribuir para a formação de jovens conscientes ambientalmente e, também, alertar para o consumo de alimentos saudáveis. Na foto (da esq. para dir.): o presidente da AABB – Santa Cruz do Sul, Fabio André Schimitt; a secretária de Educação de Santa Cruz do Sul, Jaqueline Marques; e o gestor da Área Ambiental da Unisc, Fabricio Weiss.

Dicas de Leitura Livraria

Biblioteca

Narrativas Mercur - Práticas de uma Gestão em Constante Construção Preço: R$ 40

Um cavalheiro em Moscou, de Amor Towles Editora: Intrínseca Localização na estante: 813 T742c 2018

O livro foi lançado no ano em que a empresa completa 94 anos. Se olharmos à nossa volta, há uma multidão de pessoas se esforçando para construir um mundo mais próspero, justo, fértil e saudável para se viver. Muitas organizações e empresas já se juntaram a essa caminhada. Esse é o caso da Mercur, uma indústria de produtos para a educação e saúde que em 2018 comemora seus 94 anos com a publicação Narrativas Mercur Práticas de uma gestão em constante construção. A obra conta a história da empresa e aborda as mudanças na gestão estratégica que a tornaram uma indústria que hoje articula condições de mercado e objetivos de negócio com a valorização da vida e o equilíbrio do planeta.

Livro que permaneceu por quase um ano na lista de bestsellers do New York Times, com mais de um milhão de exemplares vendidos, apresenta com humor e leveza um elogio a valores e tradições deixados para trás pelo avanço da história. Nobre acusado de escrever uma poesia contra os ideais da Revolução Russa, Aleksandr Rostov, “O Conde”, é condenado à prisão domiciliar no sótão do hotel Metropol, lugar associado ao luxo e à sofisticação da antiga aristocracia de Moscou. Graças à personalidade cativante e otimista do Conde, ele soube lidar com a sua nova condição.

Edunisc A interdisciplinaridade na promoção da saúde para diferentes grupos populacionais. Organizadoras: Silvia Isabel Rech Franke, Cláudia Daniela Barbian, Priscila Tatiana da Silva, Miria Suzana Burgos (in memoriam) E-book A4: Download gratuito: https://www.unisc.br/pt/ home/editora/e-books?id_livro=467 “Esta quarta edição dá sequência a um trabalho idealizado há muitos anos pelo PPGPS e carrega muita emoção envolvida no processo de finalização, pois será a última produção, nesse formato, com a participação da nossa sempre lembrada e idealizadora dos e-books produzidos pelo PPGPS, professora Miria Suzana Burgos. A ela dedicamos essa obra”. (Silvia, Cláudia e Priscila).


Junho

2018

Geral

UNISC PRESENTE EM EVENTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NOS EUA

Curso de Enfermagem realiza encontro na Câmara de Vereadores Divulgação

Divulgação

Conferência ocorreu na cidade de Filadélfia, na Pensilvânia

15

A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), representada pela coordenadora Cristiana Verônica Mueller (foto), esteve presente na Nafsa Annual Conference, realizada de 27 de maio a 1º de junho, na cidade de Filadélfia, no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. O evento é reconhecido como o mais importante sobre internacionalização da educação superior no mundo e é promovido pela Association of International Educators (Nafsa). Anualmente, a conferência reúne cerca de 10 mil representantes de universidades, de agências e de entidades que promovem a internacionalização e o intercâmbio no ensino superior em mais de 100 países. Segundo Cristiana, o intuito da Unisc é estreitar os laços com as instituições já parceiras em outros países e estabelecer novos contatos e parcerias. Com o tema Diverse voices, shared commitment (Diferentes vozes, compromissos compartilhados), o evento permite o conhecimento de diversos desafios presentes no campo da internacionalização e da mobilidade acadêmica entre as nações. “É muito importante para a Unisc estar presente em uma conferência de tamanha relevância, podendo, assim, apresentar a Instituição e iniciar novas relações para formação de parcerias acadêmicas. Tudo isso contribui para o desenvolvimento acadêmico da nossa Universidade”, salienta Cristiana.

No dia 8 de maio, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, ocorreu o encontro sobre Sistematização Assistência de Enfermagem / Processo de Enfermagem, tendo como palestrante a professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Marcia Regina Cubas. O evento integrou a programação alusiva aos 25 anos do curso de graduação em Enfermagem da Unisc e à Semana da Enfermagem do Hospital Santa Cruz (HSC) e contou com a presença de acadêmicos, docentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem do HSC e de instituições da região.


Junho

Contracapa

2018

ESPORTES: UNISC RENOVA CONTRATO DE PARCERIA COM SOBRADINHO, ASSOEVA, ASSAF E AMO Fotos: Josemar Santos

Assinatura com Sobradinho e Assoeva

Encontro reuniu AMO e Assaf

Josemar Santos A Unisc renovou o contrato de patrocínio na área do esporte para a temporada 2018. As solenidades ocorreram na sala 2535, no prédio da Reitoria, com a presença da reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e do vice-reitor, Rafael Frederico Henn. No dia 22 de maio, foram assinados os contratos com a Associação Sobradinho e a com a Assoeva de Venâncio Aires. Assinaram o documento, os presidentes da Associação Sobradinho, Deoner Silvestre Franceschett, e da Assoeva, Engelberto José Henn. Também participaram do encontro, pela Unisc, o responsável pelo Setor Unisc Esporte, João Rauber; pela Assoeva o tesoureiro Vianei Hammes; e pela Associação Sobradinho, o gerente Leonardo Guimarães. Já no dia 24 de maio, foram renovadas as parcerias de patrocínio com a equipe de futsal da Assaf e com a Associação Medalha de Ouro de Santa Cruz do Sul (AMO) para a temporada 2018. Os contratos foram assinados pelo presidente da Assaf de Santa Cruz do Sul, Cléber Pereira, e pelo vice-presidente da AMO, Gustavo Schneider. Também estiveram presentes, pela Unisc, o coordenador da Assessoria de Comunicação e Marketing, Everson Carvalho de Bello; pela Assaf, o assessor Júlio Mello; e pela AMO, o treinador Fabiano Peçanha e a atleta Jaqueline Weber. “É uma satisfação para a Universidade reafirmar essas parcerias, pois o esporte é uma via pela qual podemos estar apoiando, através da oferta de bolsas, para que muitos jovens possam dar continuidade aos seus estudos”, enfatizou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Novo curso de Administração oferece mais tecnologia e empreendedorismo aos acadêmicos

Divulgação

Fotos: Felipe Nopes

Com foco no diferencial, o novo curso de Administração da Unisc oferece mais tecnologia e empreendedorismo aos estudantes. Salas de aula dinâmicas e interativas, oficinas de aprendizagem, conteúdos interdisciplinares e disciplinas que unem teoria e prática são algumas das novidades apresentadas aos alunos que ingressaram no primeiro semestre deste ano. De acordo com o coordenador do curso, professor Vanderlei Becker Ribeiro, o novo desenho curricular da graduação em Administração tem como base três pilares de sustentação. “O primeiro deles é a estrutura, segmentada em módulos, oficinas e projetos especiais; o segundo é o processo de aprendizagem, com metodologias ativas e participativas; e o terceiro pilar são os espaços dinâmicos e diferenciados”, enfatiza. Um desses ambientes é a sala 208, localizada no bloco 2 da Universidade, a qual foi totalmente reformulada para tornar as aulas mais atrativas. “O curso inovou e fugiu das salas de aula tradicionais. Estou aprendendo mais com essa nova didática, pois há conteúdos que já consigo aplicar no meu local de trabalho”, afirma Guilherme William Wink, estudante do primeiro semestre de Administração. Seu colega de curso, Nicolas dos Santos Bueno, também aprovou as novidades. “Quando li a grade curricular, achei genial, principalmente a Oficina de Português Empresarial e a disciplina de Gestão Estratégica de Negócios. Estou gostando bastante e as aulas têm sido muito boas”, aponta Bueno. Para as acadêmicas Nadine Scherer e Thais Oliveira, que também Sala 208 foi totalmente reformulada para as aulas do curso frequentam o primeiro semestre de Administração, a expectativa com relação ao novo curso foi superada. “A estrutura das salas foi uma novidade para mim. O fato de sentarmos em grupos durante as aulas aumenta a relação com os colegas e facilita o entendimento dos conteúdos”, observa Thais. Segundo Nadine, a didática das disciplinas vai além da teoria. “Temos várias atividades práticas que misturam aplicação e dinâmica, estimulando a criatividade dos alunos”, salienta. “O professor indica o caminho e cabe a nós buscarmos as informações sobre determinados assuntos”, complementa Thais. Os estudantes também assinalam como positivo não ter aula presencial nas sextas-feiras, o que permite que desenvolvam tarefas a distância (on-line), explorem a Biblioteca da Unisc e realizem trabalhos Acadêmicas Thais Oliveira (E) e Nadine Scherer Estudantes Guilherme Wink (E) e Nicolas Bueno em grupo.

Jornal da Unisc 180  

Jornal da Unisc Nº. 180, junho de 2018.

Jornal da Unisc 180  

Jornal da Unisc Nº. 180, junho de 2018.

Advertisement