Page 1


2

Dezembro

Geral/Opinião

2017

Jô Nunes

Unisc recebe visita de professora Canadense Josemar Santos

Palavra da Reitoria Eis o termo de mais um ano! Encerramento de um ano para toda a comunidade acadêmica: estudantes, docentes, técnicos administrativos. Conclusão de curso para quase mil graduandos. Término de um biênio para a gestão básica e de um quadriênio para a gestão superior da Unisc. E, para mim especificamente, o findar de dois quadriênios. Fazer o balanço de um, dois, quatro ou oito anos não é tarefa simples, nem se pretende aqui fazê-lo. Todavia, algumas considerações se impõem. A Unisc chega ao limiar de seus 25 anos de Universidade mantendo-se fiel a sua origem e a sua missão. Mesmo diante da crise que assola o país e o cenário atual do ensino superior, que nos inflige desafios cada vez maiores, podemos assegurar que ninguém esmoreceu. Pelo contrário, a necessidade de superar problemas decorrentes da obstaculização do financiamento estudantil público aliado à perda de receita de boa parte da população e a uma verdadeira mercantilização da educação superior, que implicou redução de matrículas na Unisc, exigiu maior empenho e criatividade de seus gestores. Habituada a administrar uma Instituição que crescia ano após ano, a atual reitoria da Unisc passou a enfrentar o desafio de gerila no sentido de mantê-la o mais estável possível, sem comprometer sua sustentabilidade e a excelência acadêmica. Em face do contexto externo adverso e a necessidade de superar dificuldades, podemos afiançar que a reitoria não mediu esforços no sentido de buscar alternativas e soluções, mesmo quando elas poderiam não se mostrar simpáticas, o que, se, por um lado, exigiu maior agilidade na tomada de decisões, de outra banda, tornou seus integrantes um grupo alinhado, maduro, comprometido. Igualmente, a atuação e o apoio dos conselhos e dos colegiados da Unisc, tanto da administração superior quanto da básica, foram fundamentais para que a Instituição se mantivesse viável, democrática, humanista e comprometida com a comunidade, como é de sua essência. Merecem destaque, dentre outras, iniciativas e ações como a retomada do Crediunisc, a criação da Central de Atendimento e do Escritório de Projetos, a inauguração dos blocos 16, 19 e 55, com a implantação do TecnoUnisc, a criação dos cursos de Biomedicina, Engenharia de Controle e Automação e Medicina Veterinária, três novos doutorados, o incremento dos cursos de especialização na área do Direito, além do Minter e da dupla titulação, a par de um sem número de projetos, programas e melhoria de processos que o espaço aqui disponível não permite relacionar. Nos campi, o destaque fica para o novo espaço físico – com a criação da UNA – em Capão da Canoa, a ampliação do espaço físico e o novo curso de Psicologia em Montenegro, a doação de área para a edificação de novo prédio em Sobradinho e o encaminhamento de novos cursos em Venâncio Aires. Que a Unisc acompanhe as transformações que o mundo exige, sem jamais perder seu diferencial de comunitária, democrática, humanista e de excelência! *Eltor Breunig, Vice-Reitor.

Esq. para dir.: Rolf Molz, Cristiana Mueller, Elenor Schneider, Valerie Henitiuk, Fabiana Piccinin e Angelo Hoff

A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), recebeu, no dia 24 de novembro, a visita da professora da Concordia University of Edmonton, do Canadá (CUE), Valerie Henitiuk. A recepção oficial ocorreu na sala 2535, no prédio da Reitoria, pelos pró-reitores de Graduação e de Extensão e Relações Comunitárias, Elenor Schneider e Angelo Hoff, respectivamente; pela coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Fabiana Piccinin; pelo coordenador de graduação, Rolf Fredi Molz; e pela coordenadora da AAII, Cristiana Mueller. Entre as ações conjuntas previstas para serem realizadas entre a Unisc e a Concordia University of Edmonton estão as vindas à Instituição da regente da CUE para passar um tempo em atividades junto à Escola de Música e ao NAC; de um grupo de estudantes, em maio de 2018; e de uma comitiva de professores e de pró-reitores da CUE, em abril de 2018, para conhecer os ambientes de inovação.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Eltor Breunig

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas responsáveis: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: Aquarius Hotel Flat Residence,

Felipe Nopes, reg. prof. 12.320

Biblioteca Municipal, Escola Professor Luiz Dourado,

E-mail: imprensa@unisc.br

Escola Ernesto Alves de Oliveira, Escola Goiás, Escola Nossa Senhora do Rosário, Hospital Santa Cruz (HSC),

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Agência FGTAS/Sine, Unisc - Capão da Canoa,

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Montenegro, Venâncio Aires, Sobradinho e Santa Cruz do Sul (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Clínica

Revisão

de Odontologia, Reitoria, Piscina, Biblioteca, GAJ, SIS,

Roque Neumann

Escola Educar-se, Central de Atendimento, DCE e blocos 1, 5, 8, 12, 16, 18, 35, 42, 51 e 53).

*Este material é produzido em papel reciclável.


Dezembro

2017

3

Ensino

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INOVA E APRESENTA MUDANÇAS

Turma de Gestão de Pessoas na Mercur Divulgação

Os alunos do curso de pósgraduação lato sensu em Gestão de Pessoas - 10ª edição, sob coordenação da professora Leticia Schramm Arend, visitaram, no dia 17 de novembro, a empresa Mercur, em Santa Cruz do Sul. O grupo participou de uma roda de conversa com o facilitador da Mercur, Jorge Hoelzel, e conheceu um pouco mais sobre a proposta de valor da empresa, que é atuar sempre em razão das pessoas, ajudando-as no desenvolvimento do seu bem-estar. A visita ocorreu como atividade da disciplina de Gestão Estratégica de Pessoas, ministrada pela professora Ilsa Solka Lemos.

Banco de Imagens

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma formação profissional mais dinâmica, inovadora e próxima ao mercado de trabalho, o curso de Administração da Unisc foi reformulado e passa a oferecer, a partir do primeiro semestre de 2018, novidades na grade curricular. Segundo o coordenador do curso, professor Vanderlei Becker Ribeiro, a proposta é focar as disciplinas na inovação e no empreendedorismo, que são as tendências do mercado. “Exemplo disso é que o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, lançará o programa Instituição Amiga do Empreendedor, a fim de fomentar as características de empreender, tendo em vista que a inovação é dar utilidade à criação, à qualidade na solução de problemas e à superação de desafios”, aponta Ribeiro. Além disso, 64% da arquitetura curricular do curso será composta por módulos interdisciplinares e oficinas, com mensalidade reduzida se comparada ao valor atual. De acordo com o coordenador, haverá, ainda, interatividade com cases e o uso de recursos digitais, de jogos de simulação e de salas diferenciadas para a realização das aulas, assim como atividades em parceria com o Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc), a Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc), empresas e associações. “Pretendemos fazer com que os alunos tenham, cada vez mais, contato com casos e vivências reais”, salienta Ribeiro. O novo desenho curricular também prevê menos dias de aulas presenciais, com conteúdos que podem ser desenvolvidos fora da sala de aula. “Isso tem sido uma tendência, o que significa menos custos para os estudantes”, observa o docente. “Para que o acadêmico se desloque até a universidade, o curso deve apresentar algo que lhe seja diferencial. Caso contrário, pode realizar as atividades em qualquer lugar ou hora”, complementa o coordenador, que destaca o novo perfil do administrador. “O profissional está mais dinâmico, inovador, criativo e informado, preocupado em solucionar problemas reais e com acesso a diversos recursos digitais”, afirma.

Estudantes da Educar-se são finalistas de Concurso sobre a Paz Taís de Moraes

No dia 21 de novembro, a Escola Educar-se recebeu o Lions Clube Santa Cruz do Sul - Centro para a realização da cerimônia de entrega das gratificações aos estudantes que participaram do Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz. Nessa etapa realizada no município, os estudantes Gabriel Seidel Reckziegel, Gabrielle Luize Herzog Soder e Janaína Fernanda Garcia Rauber, todos do 7º ano, foram os finalistas em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. Com o tema O futuro da Paz, o concurso objetiva estimular jovens do mundo todo a expressarem sua visão sobre a paz. A cada ano, o concurso é trabalhado em uma instituição diferente. Os estudantes foram auxiliados pelas professoras Daniela Faccin, Janesca Wegner, Liliane Frantz e Silvia Wermuth, no decorrer do concurso. Dia da Carona Na mesma data, aconteceu na Escola Educar-se o Dia da Carona, quando estudantes, familiares, professores e funcionários compartilharam a participação dessa experiência com colegas e amigos. A ideia do Dia da Carona foi propor uma reflexão sobre o impacto causado ao planeta diariamente e, dessa forma, incentivar todos à otimização do tempo e à redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Essa ação contemplou o projeto permanente BioEducar-se, o qual desenvolve várias ações cotidianas e sistemáticas, propondo reflexões que levam o estudante ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.

Área Ambiental participa de encontro nacional

Divulgação

PPGA participa de simpósio em São Paulo O professor Flávio Brambilla e o mestrando Etierre Manhago, ambos do Programa de PósGraduação em Administração (PPGA) – Mestrado Profissional, participaram do 6º Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (Singep), realizado nos dias 13 e 14 de novembro, na Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo. Na oportunidade, Brambilla e Manhago apresentaram o artigo intitulado A cocriação de valor com atletas olímpicos como diferencial para imagem da marca.

Divulgação

Professor Brambilla (esq.) e Manhago

A Área Ambiental da Unisc esteve presente no 2º Encontro Nacional de Gestão Ambiental em Estabelecimentos Assistenciais em Saúde, realizado no dia 24 de novembro, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre. O engenheiro ambiental Fabrício Weiss participou do evento representando a Unisc e o Hospital Santa Cruz (HSC). A promoção foi do Comitê de Gestão Ambiental do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa). O encontro reuniu profissionais de referência para tratar de sustentabilidade nas instituições de saúde e debateu questões como eficiência energética, sistemas de compras e descartes, segregação de materiais e inovação.


4

Dezembro

360º

2017

Baja de Galpão Unisc conquista 3º lugar no Baja SAE Brasil - Etapa Sul

Divulgação

Visita I

Divulgação

A turma do 10º semestre do curso de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro realizou, no dia 16 de novembro, uma visita técnica à Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Itunisc), localizada no bloco 16 do campus-sede. O professor Jairo Breunig, que ministra a disciplina de Empreendedorismo, acompanhou o grupo de acadêmicos. A apresentação da infraestrutura e do trabalho realizado na incubadora foi realizada pelo coordenador da Itunisc, Fernando José Stanck, no auditório do bloco 19 da Unisc.

De 17 a 19 de novembro, na Universidade de Passo Fundo (UPF), a equipe Baja de Galpão Unisc participou da 15ª Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sul e conquistou o 3° lugar geral. Este é o terceiro ano consecutivo que o grupo da Unisc sobe ao pódio, mantendo o posto de melhor equipe do Rio Grande do Sul. A primeira colocação ficou com a Udesc Velociraptor Baja SAE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e o segundo lugar foi conquistado pela Equipe UFSC Baja SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina. O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Cursos de especialização em EaD realizam provas presenciais Ocorreram, no dia 24 de novembro, as provas presenciais de seis cursos de especialização na modalidade Educação a Distância (EaD) da Unisc: Advocacia Criminal; Advocacia Penal Empresarial; Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial; Direito Processual Civil; Direito Eleitoral; e Advocacia Trabalhista e Previdenciária. Os estudantes realizaram as provas em 29 polos diferentes, distribuídos em 23 estados e no Distrito Federal. Os cursos são ofertados por meio de convênio entre a Unisc, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e a Escola Nacional de Advocacia (ENA).

Divulgação

Divulgação

Visita II

No dia 21 de novembro, a turma da disciplina de Laboratório de Custos, do curso de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro, visitou a empresa Germani, na cidade de Santa Cruz do Sul. Os acadêmicos, acompanhados pelo professor Fernando Fontoura, conheceram todo o processo produtivo e de custos da companhia.

Acadêmicos de Engenharia de Produção visitam a Philip Morris

Divulgação

Professor Jorge Larrosa palestra na Unisc O professor Jorge Larrosa esteve na Unisc, no dia 1º de dezembro, no Anfiteatro do bloco 18. Durante a palestra, também foi lançado o seu livro intitulado Elogio da escola. Na obra, o professor tenta trazer ao mundo aspectos da escola, do estar na escola, do ordinário da escola, de uma memória escolar em suas atualizações e de tudo o que ainda faz com que a escola exista como lócus para um espaço público e um tempo livre. A promoção foi dos Programas de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGEDu) e em Letras (PPGL), com o apoio do Núcleo de Apoio ao Professor (NAP) e do 6º Ciclo de Conferências da Unisc. Jorge Larrosa é professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, licenciado em Pedagogia e em Filosofia e doutor em Pedagogia. Seus livros foram publicados na Espanha, na Argentina, na Colômbia, no México, na Venezuela, na França e no Brasil. Entre a obras publicadas no Brasil destacam-se: Estudar/Estudiar; Linguagem e educação depois de Babel; Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença (com Carlos Skliar); Tremores: escritos sobre experiência; e Pedagogia Profana.

Acompanhados pelo professor Fernando Sansone, os alunos da disciplina de Gestão da Manutenção, do curso de Engenharia de Produção, realizaram uma visita à empresa Philip Morris, de Santa Cruz do Sul. A atividade ocorreu no dia 20 de novembro e teve como objetivo conhecer o setor de planejamento e controle de manutenção, bem como alguns equipamentos utilizados no processo.


Dezembro

2017

5

Geral

UNISC LANÇA CURSOS DE GRADUAÇÃO DINÂMICA Josemar Santos

Durante encontro realizado no dia 7 de dezembro, na sala 101, a Unisc reuniu representantes de diversas entidades para apresentar os cursos de graduação dinâmica e as possibilidades de convênios com empresas, associações e sindicatos para oferecer 30% de desconto nas mensalidades. Na oportunidade, o pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider, ressaltou que essa nova proposta de cursos foi criada no sentido de repensar o Professor Brites e os coordenadores dos cursos ensino superior, por meio de uma modalidade que já vem ocorrendo em diversos países. “Dessa forma, estamos acompanhando a evolução e, com certeza, esse é o primeiro passo para que outros cursos da nossa Instituição também comecem a pensar em refazer o seu currículo e a sua metodologia de ensino”, salientou. Já o pró-reitor de Administração da Unisc, Dorivaldo Brites, destacou os diferenciais dos cursos que estão sendo ofertados. “São cursos focados no mercado de trabalho, com uma duração menor, com aulas somente três vezes por semana e com preços reduzidos para facilitar o acesso dos estudantes”, frisou. As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de janeiro de 2018, pelo site www.unisc.br. A taxa é de R$ 35, sendo isenta ao candidato que utilizar a nota da redação do Vestibular da Unisc ou do Enem. O Processo Seletivo ocorre no dia 13 de janeiro de 2018, às 14h30 (mesmo dia da prova de Medicina e do Vestibular Complementar), constituído por uma prova de proficiência em Língua Portuguesa - redação. Também poderão ser utilizadas as notas do Enem (2010 a 2017) e da redação do Vestibular da Unisc (2016 a 2018). Cursos oferecidos: Gestão Comercial - o profissional formado terá a capacidade de articular e decidir sobre as vendas em negócios diversos, planejar pesquisas de mercado, desenvolver relacionamentos de pós-venda com clientes, definindo métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente. Gestão de Recursos Humanos - visa formar profissionais para atuar como gestores, consultores internos ou analistas da área de gestão de pessoas, integrados à gestão de negócios e orientados para resultados com visão multifuncional da empresa, otimizando os processos de planejamento e gerenciamento dos recursos humanos da organização. Logística - objetiva capacitar o discente para atuar em todos os campos de um processo logístico, contemplando atividades operacionais, táticas e diretivas, com conhecimentos e habilidades para analisar, avaliar, compreender, planejar e decidir sobre diferentes situações impostas diariamente em uma operação logística. Marketing – capacita o egresso para coordenar e assessorar equipes e dirigentes de marketing, bem como compreender o processo de tomada de decisão do comprador, entendendo a melhor forma de se comunicar com cada um desses indivíduos, através do planejamento, da execução e avaliação de pesquisas e estratégias mercadológicas. Processos Gerenciais - visa formar profissionais empreendedores para atuar na área de processos e sistemas gerenciais, analisando a dinâmica do ambiente organizacional e seus efeitos na estratégia e competitividade empresarial, bem como compreender conceitos essenciais, princípios, técnicas e processos dos modelos modernos de gestão no âmbito das organizações.

Primeiro Atlas de Desastres Naturais de Santa Cruz do Sul

Josemar Santos

O projeto Adaptação à Mudança Climática, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unisc, lançou no dia 8 de novembro, o primeiro Atlas de Desastres Naturais de Santa Cruz do Sul. Desenvolvida pelo professor Markus Erwin Brose, a publicação em forma de e-book reúne os mais impactantes eventos climáticos que aconteceram no município de 1991 a 2016. “O objetivo é levantar o debate acerca da prevenção, fornecendo por meio desse apanhado históProfessor Markus Erwin Brose rico informações didáticas para escolas e comunidade em geral. Desastres naturais nunca são temas muito agradáveis, mas é necessário bater nessa tecla e fazer com que eles façam parte do planejamento urbano, principalmente porque têm se tornado cada vez mais recorrentes”, salientou o autor da obra. Para a elaboração do e-book, que ficará disponível para download gratuito na página da Edunisc, o professor utilizou informações disponíveis no Atlas Brasileiro de Desastres Naturais, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, e teve acesso aos registros da Defesa Civil do município e também aos arquivos de jornais locais. Também apoia a publicação o Núcleo de Gestão Pública da Unisc. Para culminar com o lançamento do atlas, o Projeto Adaptação à Mudança Climática realizou a palestra Sistema Estadual de Gestão de Riscos e Desastres Naturais, na sala 108 da Unisc. Dentre os presentes, estiveram o coordenador regional de Defesa Civil/Lajeado, tenente André Ricardo Pereira Silvério, e o coordenador de Defesa Civil Municipal/Santa Cruz do Sul, tenente José Joaquim Dias Barbosa.

A área de prospecção e negociação no Escritório de Projetos da Unisc O Escritório de Projetos é o setor da Universidade de Santa Cruz do Sul criado para centralizar o apoio administrativo aos projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, decorrentes de financiamento externo e com prestação de contas, desenvolvidos por docentes ou técnicos administrativos. O setor funciona por meio de três áreas de atuação: prospecção e negociação; gestão administrativa de projetos; e prestação de contas. Em textos anteriores, tratamos da gestão administrativa de projetos e da prestação de contas. A seguir, abordaremos a prospecção de editais e a negociação tocante a projetos submetidos às leis de incentivo. Dentre as atividades mais importantes da área de prospecção e negociação estão: a) detectar editais de órgãos de fomento referentes a projetos viáveis a serem executados pela Apesc/ Unisc, divulgando-os entre os docentes e técnicos administrativos, após autorização da pró-reitoria responsável; e b) acompanhar as Leis de Incentivo e encaminhar e acompanhar projetos nessa modalidade. A atividade de “detectar editais” compreende a busca por editais de financiamento para divulgação interna, com o intuito de atrair docentes ou técnicos administrativos aptos a submeterem projetos. Essa busca ocorre de variadas formas, tanto nos sites dos próprios financiadores como em sites de divulgação de editais nacionais e internacionais. A divulgação se dá através de e-mail enviado pelo Escritório direcionado ao público-alvo do edital e, preferencialmente, nas sextas-feiras. Os editais divulgados também podem ser acessados na página da Unisc (www.unisc.br), no link do Escritório de Projetos. Já a atividade “acompanhar as Leis de Incentivo” consiste na submissão e no acompanhamento dos projetos objetos da Lei de Incentivo e na negociação da destinação do imposto de renda de pessoa física e pessoa jurídica a projetos da Universidade submetidos e aprovados, principalmente pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Os projetos Cestinha, Memorial e Orquestra já receberam recursos oriundos das leis e são exemplos da utilização do imposto de renda em prol da comunidade. A área de prospecção e negociação está em destaque no Escritório de Projetos, pois é a que busca as oportunidades de financiamento externo para os projetos Institucionais. Fique atento ao e-mail de divulgação e verifique se o edital divulgado pode contemplar a sua atividade de ensino, de pesquisa ou de extensão!

*Michele Braun, Coordenadora do Escritório de Projetos/Gestora do Polo de Modernização Tecnológica (PMT-VRP).


6

Dezembro 2017

Geral

NAAC REALIZA 2º ENCONTRO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Para dar continuidade ao espaço de discussão sobre temáticas relacionadas à inclusão, à acessibilidade, à educação e à aprendizagem no ensino superior, o Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac) promoveu, no dia 13 de novembro, na sala 108, bloco 1 do campussede, o 2º Encontro de Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) da Unisc. Os objetivos foram: conhecer e dialogar com a Comissão de Acessibilidade – composta pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcelino Hoppe; pela assessora de Planejamento, Deise Breunig; e pela coordenadora do Naac, Raquel Ribas Fialho –; apresentar as barreiras mencionadas no primeiro encontro e pensar conjuntamente em soluções; e identificar temáticas para os próximos encontros. Segundo Raquel, diversos espaços da Universidade foram adaptados para os estudantes com NEE; entretanto, ainda há solicitações que precisam ser atendidas. “Necessitamos dialogar com outros setores, levar adiante as demandas que recebemos e provocar os colegas para esse novo olhar. O Naac está muito presente e em contato com os alunos. Sabemos que ainda há muitas barreiras e temos que pensar alternativas e trabalhar em conjunto. Isso é muito importante”, destacou. Hoppe ressaltou a relevância do encontro e da troca de ideias com os acadêmicos. “Se essas trocas ficarem registradas, o caminho será mais fácil e acessível para os próximos alunos que ingressarem na Unisc”, apontou o pró-reitor e presidente da Comissão de Acessibilidade. Atualmente, a Universidade conta com 25 estudantes com NEE.

Felipe Nopes

Comissão de Acessibilidade dialogou com o grupo de participantes

Entrega da premiação aos vencedores da Maratona Unisc de Computação (MUC) Felipe Nopes

Em solenidade realizada no dia 23 outubro, no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc, foram anunciados os resultados da 2ª edição da Maratona Unisc de Computação (MUC). Os vencedores foram os alunos Dionathan Iury Sehnem e Isabella Gressler Kaufmann, da Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta, de Vera Cruz. A dupla participou com outros 92 alunos de 12 escolas de Santa Cruz do Sul e mais uma instituição de Rio Pardo. Os alunos foram desafiados a decifrar um enigma com fragmentos de códigos de proPremiação ocorreu no Anfiteatro do bloco 18 gramação. Venceu quem conseguiu finalizar a tarefa primeiro. Na segunda colocação ficaram os estudantes João Vitor Tremea Laufer e Vinícius Nunes Kappke, da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul, e o 3º lugar foi para Vitor Potter dos Santos e Gabriela Policena Pfeifer, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Pardo. A Maratona Unisc de Computação 2017 foi promovida pelo Curso de Computação- Licenciatura, com o apoio do Núcleo de Socialização, Ciência e Tecnologia da Unisc. Participaram 14 escolas e 92 estudantes de ensino fundamental e médio, concorrendo à etapa final. No Dia do Código (etapa final), os estudantes foram desafiados a decifrar um enigma. Trechos de códigos foram distribuídos por blocos da Unisc. Os blocos poderiam ser localizados através da saída de Algoritmos. Após, os códigos encontrados deveriam ser implementados em linguagem Scratch 2.0. Vencia a dupla que finalizasse a tarefa em menor tempo e implementasse o código de forma correta.

Projeto de extensão Oficinas de Saúde na Hidroterapia

Divulgação

O projeto de extensão da Unisc Oficinas de Saúde na Hidroterapia, que está em sua 9ª edição, foi divulgado na 21ª Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizada em novembro. A acadêmica do 4º semestre do curso de Fisioterapia da Unisc, Andréia Haag, apresentou, em forma de pôster, as ações do projeto e os benefícios propiciados à comunidade local e regional, sendo considerado de grande relevância pelos avaliadores do trabalho. O referido projeto atende pessoas com alterações na coluna vertebral, através de sessões de fisioterapia aquática, sob a coordenação da professora Patrícia Roveda, com a participação de mais de 20 bolsistas voluntários, acadêmicos do curso.

Andréia Haag no evento

Aplicativo Photometrix é utilizado em diferentes regiões do Brasil

O Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc, liderado pelos professores Adilson Ben da Costa (Unisc) e Marco Flores Ferrão (Ufrgs), recebeu um feedback positivo sobre a utilização do Photometrix. O aplicativo para celular foi desenvolvido pelos professores Gilson Augusto Helfer (Departamento de Computação) e Adilson Ben da Costa (Departamento de Biologia e Farmácia) e permite o desenvolvimento de uma série de experimentos práticos de química analítica e de química ambiental, tendo como característica a rapidez e a facilidade de utilização. No mês de dezembro, o professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Edenir Rodrigues Pereira Filho, uma das referências nacionais em Quimiometria e análises de dados, enviou um depoimento informando que usa o aplicativo em suas aulas práticas para avaliação dos seus alunos. Por ter sido um parecer externo de usuários e de uma das universidades mais importantes do país, o professor da Unisc, Adilson Ben da Costa, disse que o retorno é bastante satisfatório. “Temos também recebido retornos de outras instituições que estão utilizando nossos aplicativos em diferentes regiões do Brasil, sendo algo que nos deixa muito felizes”, comentou. O Photometrix pode ser baixado gratuitamente pelo site http://www.photometrix.com.br.


Dezembro 2017

7

Fora de sede

UNISC MONTENEGRO PARTICIPA DO CAFÉ COM ASSOCIADO

O professor do Departamento de Ciências Administrativas da Unisc, Tiago Faria Dias, participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa Bepo Acessórios Componentes Automotivos, em Montenegro, e, no dia 22 de novembro, ministrou uma palestra sobre Finanças Pessoais.

Divulgação

Palestra em Montenegro

Divulgação

Na manhã do dia 7 de novembro, na Sala de Treinamentos da ACI Montenegro/Pareci Novo, foi realizada mais uma edição do Café com Associado. Na oportunidade, o professor Nicolas Furlan, acompanhado pela coordenadora do curso de Administração da Unisc Montenegro, professora Ione Sardão da Silva, apresentou o resultado da pesquisa Avaliação da satisfação das consumidoras do varejo feminino de Montenegro, realizada pelos acadêmicos Furlan apresentando pesquisa da disciplina de Pesquisa Mercadológica. Durante o encontro, também ocorreu a apresentação do produto Gold Flix Televisão, do Grupo Progresso de Comunicação, e do projeto Solidarizando – Unindo Pessoas – Reciclando Carinho, da empresa Montepel Reciclagem.

Viva Unisc Montenegro

Aluna tem artigo premiado em congresso de Controladoria e Finanças Divulgação

A acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro, Édina Kerber, apresentou um artigo no 4º Congresso Unisinos de Controladoria e Finanças (Cofin), realizado nos dias 9 e 10 de novembro, na Unisinos, em São Leopoldo (RS), pelo qual recebeu o certificado de Melhor Trabalho na Área Temática – Contabilidade e Finanças. Intitulado Adequações organizacionais para a implantação do eSocial: uma análise a partir de escritórios contábeis, o artigo é resultado do trabalho de conclusão da Édina Kerber (ao centro) estudante, orientado pela professora Clari Schuh. “Fico muito feliz pela premiação, pois vi que havia vários trabalhos de outras universidades orientados por doutores, a exemplo da Ufrgs. E o fato de o artigo da Édina ter sido premiado é muito bom para a Unisc”, destacou a docente.

Desirê Allram

Um dia especial, repleto de ricas experiências, conhecimento e novidades, com programação da manhã à noite, ininterruptamente. Assim foi o Viva Unisc Montenegro, que ocorreu no dia 5 de outubro, no campus universitário. Na oportunidade, estudantes e professores de escolas de Ensino Médio puderam conhecer de perto os cursos de graduação, a estrutura da Universidade e o ambiente acadêmico, por meio de estandes exclusivos e de oficinas voltadas para a atuação profissional, nas quais os visitantes participaram de atividades práticas em contato direto com docentes e alunos dos cursos de graduação e/ou setores de apoio. Durante o evento, também houve a realização do Dia do Raciocínio, competição que teve por objetivo aproximar a Universidade das escolas, por meio de tarefas de raciocínio lógico e de trocas de experiências entre os estudantes do Ensino Médio. Além disso, foi possível realizar a inscrição para o Vestibular de Verão 2018 com desconto promocional.

Divulgação

Unisc participa do evento Future Talks

Palestra aborda o tema Cidades Inteligentes Divulgação

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unisc Montenegro promoveu o CaféPalestra Cidades Inteligentes. O evento, realizado no dia 16 de novembro, na sala 206 do campus universitário, foi organizado pelo professor Jacques Nelson Corleta Schreiber, tendo como palestrante o professor Eduardo Kroth. O objetivo foi apresentar para a comunidade de Montenegro a melhoria da qualidade de vida da população, com melhores serviços e uso mais inteligente dos recursos; a integração entre os serviços da cidade; a participação popular na tomada de decisões do município; o uso de Tecnologia da Informação; o incentivo à indústria de tecnologia; e a melhora do ambiente de negócios.

Os professores do curso de Direito da Unisc, Neimar Santos da Silva, Maurício Krieger e Simbard Jones Ferreira Lima, foram os convidados para a palestra sobre o tema Reforma Trabalhista, realizada no dia 8 de novembro, na Sala de Treinamentos da ACI, em Montenegro. O evento foi promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento Humano da ACI Montenegro/Pareci Novo. Também participaram Simone Inês Drescher, da Unisc; Alexandre Röder, do Jornal Ibiá; Jussieli Aline Nonnemacher, da Unimed; Paula Mota, da HGM Sistemas; e Rose Lima, da Sky Informática.

Divulgação

Docentes palestram sobre Reforma Trabalhista

Com a proposta de proporcionar conexões para construir o futuro, além de muita interação e networking, o Future Talks foi realizado no dia 11 de novembro, no River Club, em Montenegro. A promoção foi de WTF! School, Dobra, Futuro Exponencial, Lupa, Easy Life e River Club, com participação da Unisc por meio de palestra e divulgação do Vestibular de Verão 2018. Durante o evento, foram abordados os seguintes temas por seus respectivos palestrantes: Empreendedorismo – Dudu Hommerding e Gui Massena; Big Data – Mine Caxeiro; Impacto Positivo – Daniel Mattos; Futuro do Consumo – Pietra Scheffel; Futurismo – Gui Kubaszeiski; Zero to Hero – Remi Owadokun; Futuro da Aprendizagem – Bruno Franco (funcionário da Unisc); Interfaces Invisíveis – Taís Bellini; Design Thinking – Bruna Haubert; e Cultura Maker – Felipe Menezes. Além das palestras, foram oferecidos aos participantes café da manhã de boas-vindas e churrasco ao final do evento.


8

Dezembro 2017

Geral

UNISC TEM NOVA GESTÃO PARA O PERÍODO 2018-2021 Josemar Santos

Carmen Lúcia de Lima Helfer – reitora

Fotos: Jô Nunes

Foi empossada no dia 20 de dezembro, no Auditório Central, a nova Reitoria da Unisc para a gestão 2018-2021. A reitora reeleita, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, é mestre em Educação, licenciada em Formação Pedagógica e graduada em Direito e foi pró-reitora de Graduação. Em seu segundo mandato consecutivo, terá como vice-reitor, Rafael Frederico Henn, e como próreitores, Dorivaldo Brites de Oliveira, na Pró-Reitoria de Administração; Angelo Hoff, na Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias; Elenor José Schneider, na Pró-Reitoria de Graduação; Andréia Rosane de Moura Valim, na Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação; e Marcelino Hoppe, na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Rafael Frederico Henn – vice-reitor Possui graduação em Engenharia Mecânica e em Administração, especialização em Gestão Empresarial, mestrado em Administração e Negócios (área de concentração Marketing). Foi Coordenador de Orçamento e Finanças. É professor do Departamento de Ciências Administrativas da Unisc em cursos de graduação, especialização e MBA. Sua atuação profissional e acadêmica prioriza as seguintes áreas: engenharia da produção, gestão de operações, gestão da qualidade, logística, sistemas de informações gerenciais e planejamento estratégico. Marcelino Hoppe (pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional) Possui graduação em Agronomia, mestrado em Fitotecnia Melhoramento Vegetal e doutorado em Agronomia - Produção. Atualmente é professor adjunto da Unisc, ministrando disciplinas de Agrometeorologia, Experimentação Agrícola, Lavouras Comerciais, Nutrição e Produção de Alimentos, e Topografia. Tem experiência na área de Agronomia. Atua, principalmente, nos temas: agrometeorologia, agroecologia, adubação orgânica, biomassa, energia, plasticultura e radiação solar.

Equipe de pró-reitores Dorivaldo Brites de Oliveira (pró-reitor de Administração) Possui graduação em Administração e mestrado em Engenharia de Produção. Foi coordenador de Orçamento e Finanças. Atua no Departamento de Ciências Administrativa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira.

Angelo Hoff (próreitor de Extensão e Relações Comunitárias) Possui graduação em Fisioterapia, especialização em Gestão Universitária e mestrado em Desenvolvimento Regional. Atua na área de fisioterapia e terapia ocupacional e como professor de cursos de graduação da Unisc. Antes de assumir a função atual foi chefe de gabinete.

Elenor José Schneider (pró-reitor de Graduação) Possui graduação em Letras e mestrado em Teoria da Literatura. É professor titular da Unisc. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente como professor de língua portuguesa, literatura (com ênfase na literatura sul-rio-grandense) e metodologia de textos científicos (monografia e textos acadêmicos em geral). Antes de assumir a função atual, foi coordenador do curso de Letras. Também é coordenador da equipe de avaliação das redações de vestibular da Unisc.

Andréia Rosane de Moura Valim (próreitora de Pesquisa e Pós-Graduação) Possui graduação em Farmácia, mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica e doutorado em Biologia Celular e Molecular. É professora adjunta e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado, da Unisc. Realiza pesquisa na área de Biologia Molecular, com ênfase em doenças infecciosas e em doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, sobrepeso, dislipidemias).


Dezembro 2017

9

Geral

CERIMÔNIA MARCA POSSE DA REITORIA DA UNIVERSIDADE Fotos: Felipe Nopes

Reitora Carmen Lúcia com os pró-reitores empossados

Da esq. para dir.: Rafael Henn, Carmen Lúcia e Eltor Breunig

Felipe Nopes Na presença de autoridades, convidados e comunidade acadêmica, foi realizada no dia 20 de dezembro, a cerimônia de posse da Reitoria da Unisc para a gestão 2018-2021. Durante o evento, que ocorreu no Auditório Central da Instituição e contou com a participação da Orquestra de Câmara Unisc, foram empossados a professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, como reitora reeleita, e o professor Rafael Frederico Henn, como vice-reitor. Também tomaram posse os pró-reitores, os coordenadores das pró-reitorias, a chefe de gabinete, os chefes e subchefes de departamentos, os coordenadores e subcoordenadores dos cursos de graduação e os coordenadores e coordenadores adjuntos dos programas de pós-graduação stricto sensu. Encerrando a gestão de dois quadriênios, o vice-reitor, professor Eltor Breunig, fez agradecimentos e reconhecimentos pessoais aos gestores e aos técnicos administrativos da Unisc e do Hospital Santa Cruz (HSC). “A atuação e o apoio dos conselhos e dos colegiados da Unisc foram fundamentais para que a Instituição se mantivesse viável, democrática, humanista e comprometida com a comunidade, como é de sua essência. Que a Universidade acompanhe as transformações que o mundo exige, sem jamais perder seu diferencial de comunitária e de excelência”, destacou. Em seu pronunciamento, o presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, afirmou que a cerimônia estava carregada de emoção. “Esse momento significa assumir compromissos cada vez maiores com as nossas comunidades. O Comung se orgulha em poder contar com uma instituição como a Unisc. Desejo muito sucesso nessa nova etapa que se inicia”, salientou. O vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e reitor da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Ney José Lazzari, desejou muito trabalho à reitora da Unisc. “Se tivermos isso, estaremos fazendo coisas boas, coisas certas e para o bem da comunidade”, frisou. Em sua fala, a professora Carmen Lúcia fez agradecimentos especiais ao vice-reitor Eltor Breunig e aos próreitores e desejou boas-vindas ao novo vice-reitor, Rafael Henn. “Será importante contarmos com os colegas que continuam e com os que assumem novas funções. Para que possamos fazer a gestão da Universidade, precisamos de vocês no futuro da Unisc”, ressaltou. A reitora também apontou a necessidade de novos movimentos para o ciclo 2018-2021. “A equipe que assume hoje ofertará o que há de melhor. A evolução precisa continuar, precisa de muitas mãos, precisa das nossas mãos. A Unisc do futuro recomeça agora e nós recomeçamos já”, finalizou.

Apesc recebe certificação no Prêmio Responsabilidade Social 2017 Divulgação

Em cerimônia realizada no dia 30 de novembro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, foi entregue o Prêmio Responsabilidade Social 2017. Parlamentares, autoridades e agraciados participaram da solenidade de distinções para organizações que investem na cultura da responsabilidade social no Rio Grande do Sul. A Associação Pró-Ensino de Santa Cruz (Apesc) foi certificada na categoria Instituições de Ensino Superior, com o projeto de extensão da Unisc, intitulado Esq. para dir.: Juliane, Camila e Angelo Enfrentamento da violência doméstica, que foi classificado entre os 10 finalistas do Troféu Destaque RS 2017, tendo como tema norteador Equidade de Gênero. Representando a Instituição, estiveram presentes na cerimônia de premiação o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, a bolsista de extensão e acadêmica do curso de Direito, Camila Conrad, e a assistente social, Juliane Pedroso. Os 10 cases finalistas foram apresentados à Comissão Avaliadora do Destaque RS em um Seminário realizado no dia 25 de outubro, na sala Adão Pretto, na Assembleia Legislativa, quando o coordenador do Projeto, professor Eduardo Ritt, mostrou o trabalho desenvolvido. Na ocasião, também estiveram presentes a professora Caroline Ritt, que coordenou o Projeto em 2013 e 2014, as bolsistas e acadêmicas do curso de Direito, Camila Conrad e Julia Staud, e a assistente social Juliane Pedroso. O Projeto Enfrentamento da violência doméstica é desenvolvido em uma parceria com a Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul. Os atendimentos são realizados em salas na Delegacia de Pronto Atendimento e na Delegacia da Mulher. A temática Equidade de Gênero foi definida pela Comissão Avaliadora por ser objeto de interesse da sociedade na busca pela justiça social. Pela relevância do tema, o presidente da Comissão, Marcelo Gazen, homenageou, em seu discurso, as 10 Instituições finalistas, reconhecendo o trabalho que cada uma desenvolve.

Curso de Medicina da Unisc é o 3ª melhor do Estado Divulgação

A Unisc tem o 3º melhor curso de Medicina do Rio Grande do Sul, de acordo com a avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), divulgada no dia 27 de novembro. O Índice Geral de Cursos (IGC) aponta a graduação com conceito na faixa 4 - em uma nota de 1 a 5, com pontuação de 3,2. De acordo com o coordenador do curso de Medicina, professor Dennis Baroni Cruz, o conceito na faixa 4 foi conquistado a partir de uma série de medidas institucionais, aliadas ao trabalho e à capacitação do Hospital Santa Cruz (HSC) e ao resultado divulgado pelo Enade. “Os últimos quatro anos foram de trabalho para buscar esse resultado”, salientou.


10

Geral

Dezembro 2017

GRUPOS DE PESQUISA DO PPGD PARTICIPAM DO MAIOR EVENTO DE DIREITOS AUTORAIS DO PAÍS Divulgação

O Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação, liderado pelo professor Luiz Gonzaga Silva Adolfo e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado, da Unisc, esteve presente no 11º Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (Codaip), realizado nos dias 6 e 7 de novembro, na UniCuritiba, em Curitiba (PR). O evento foi realizado pelo Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (Gedai), ligado ao Programa de PósGraduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Ministério da Cultura (MinC), e contou com a participação de palestrantes nacionais e estrangeiros. Trata-se de um encontro internacional aberto ao público, cujo intuito foi estimular uma visão crítica quanto aos aspectos legais, sociais, culturais e econômicos dos Direitos Autorais e promover o debate sobre a eficácia da atual legislação na sociedade da informação. Nesse evento, em um momento próprio e aberto ao diálogo entre os diversos grupos de pesquisas presentes, o grupo Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação foi apresentado pelos alunos e componentes do grupo, doutorando Eduardo Pires e mestrandas Laís Michele Brandt, Lindiara Antunes Nascimento e Tatiane Pessoa, servindo como um excelente momento para o intercâmbio acadêmico e a formação de parcerias para pesquisas e projetos futuros. A coordenadora do Escritório de Projetos da Unisc e também componente do Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação, Michele Braun, também participou do congresso. Integrantes da Unisc durante o congresso em Curitiba (PR) Na sequência, o grupo de pesquisa também marcou presença no 11º Seminário Internacional sobre Sociedade da Informação e Propriedade Intelectual, ocorrido nos dias 8 e 9 de novembro, também na UFPR, onde foram tratados temas atuais envolvendo a relação entre Sociedade da Informação, Ambiente Digital e Direito. Nesses outros dois dias de reflexão estiveram presentes novamente os alunos da Unisc Eduardo, Laís, Lindiara e Tatiane. O seminário é um evento vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Direito Empresarial Comparado, do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizado pelo Gedai/UFPR e organizado pelos professores Marcos Wachowicz, Marcia Carla Pereira Ribeiro e Sérgio Staut Júnior, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, do Ministério da Cultura, por meio da Diretoria dos Direitos Intelectuais (DDI), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para a aluna do primeiro ano do Mestrado em Direito da Unisc, Laís Brandt, foi uma satisfação e um privilégio participar dos eventos. “Tive a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e de ouvir e conhecer profissionais e pesquisadores brilhantes. Parabenizo toda a equipe que organizou os eventos e também os palestrantes pela relevância dos temas abordados”, salientou. No 11º Codaip, também esteve presente o Grupo de Pesquisas Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado, da Unisc, liderado pelo professor Jorge Renato dos Reis. O grupo participou, ainda, do momento de diálogo com outras dezenas de grupos de pesquisa do país, oportunidade na qual apresentou as pesquisas desenvolvidas na Unisc. Reis enfatizou a relevância de a Universidade estar presente em um evento internacional consolidado e com publicações de significativa qualidade científica. Acompanhou o professor Reis em Curitiba o mestrando Ismael Silveira de Ávila.

Residência Multiprofissional em Saúde do HSC promove simpósio Divulgação

O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Hospital Santa Cruz (HSC) promoveu, nos dias 23 e 24 de outubro, o seu 1º Simpósio, abrangendo a área de urgência, emergência e intensivismo. O evento ocorreu no auditório do curso de Medicina da Unisc e contou com a participação de alunos da graduação da área da saúde, de residentes e de profissionais do HSC e do Hospital Ana Nery (HAN). Segundo a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e do Programa de Residência Multiprofissional, professora Dulciane Paiva, o simpósio foi organizado pela comissão dos residentes do ciclo II (R2) e atingiu seu objetivo no que tange à oferta de educação continuada e capacitação aos presentes, além de ter possibilitado ampla discussão das ações multiprofissionais e interdisciplinares, tão necessárias à nova era de atuação integrada ao paciente. Para a representante da Comissão Organizadora do Simpósio, a R2 cirurgiã-dentista Rita Gomes, o evento foi uma experiência ímpar e pautada por vários desafios, porém com resultados gratificantes que superaram as expectativas. “Encerramos com a Evento foi realizado no auditório do curso de Medicina da Unisc sensação de dever cumprido, cultivando o sonho do trabalho multiprofissional”, apontou. Já a diretora de Ensino e Pesquisa do HSC, professora Giana Sebastiany, afirmou que eventos dessa natureza propiciam encontros para questionar e problematizar as práticas em saúde. “Tais encontros, de cunho pedagógico, operam contra práticas homogeneizadoras, com trocas entre domínios de saberes e fazeres dos participantes, construindo, desse modo, um universo de processos educativos em ato, em um fluxo contínuo e intenso de criatividade e de inovações”, destacou. O evento foi composto pelas mesas-redondas Relato de experiência do atendimento multiprofissional às vítimas do incêndio da Boate Kiss, ministrada pelo médico Carlos Dornelles e pelo enfermeiro José Carlos Pereira e mediada pela fisioterapeuta Dulciane Paiva; Atendimento inicial ao paciente vítima de traumatismo crânio-encefálico e trauma de face – do Samu à emergência hospitalar, conduzida pela enfermeira Cátia Carvalho, pelo médico Tiago Fortuna e pelo cirurgião bucomaxilofacial José Luiz Piazza, sendo mediada pelo cirurgião-dentista Edilson Castelo; e Atendimento multiprofissional ao paciente com insuficiência respiratória aguda, ministrada pelo médico Rui Dorneles, pela fisioterapeuta Michele Saldanha e pelo enfermeiro João Nunes (HSC) e mediada pela enfermeira Iara Moura. O evento foi finalizado com a Roda de Conversa Manejo do paciente crítico: desafios e limites da equipe multiprofissional, que contou com a participação da enfermeira Mari Ângela Gaedke, dos médicos William Rutzen e Rafael Foergens, da fisioterapeuta Janice Soares, da nutricionista Priscila Borges San Felice, da assistente social Marliza Lopes, da psicóloga Larissa Dutra Azambuja Magalhães e da farmacêutica Daiandy Silva, com mediação da psicóloga Aline Bach Rosa. O simpósio teve o apoio da Unisc, da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz o Sul (Apesc), do HSC e do Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc. Também foram apoiadores: Unicred, Sicredi, Unimed, Mercur, Xalingo, Cristália, Supermercado Miller, Doce Encanto e Feito com Amor Acessórios.


Dezembro 2017

UNISC INTEGRA COMITIVA DO COMUNG EM MISSÃO A PORTUGAL Divulgação/UPF Reitores e gestores de instituições vinculadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung), presidido pelo reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, participaram de missão internacional em Portugal, para conhecer ambientes de inovação em instituições de ensino. A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, integrou a comitiva. O grupo esteve em agenda com o reitor da Universidade de Málaga, José Ángel Narvárez Bueno, em Lisboa, no dia 18 de novembro, e em Reitora Carmen Lúcia participiou da viagem visita ao Instituto Politécnico de Leiria, no dia 20 de novembro, onde foram recebidos pelo reitor Nuno André Oliveira Mangas. Na oportunidade, o grupo também conheceu o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, no município de Marinha Grande. No dia 21, a comitiva conheceu a Escola Superior de Artes e Design, na cidade de Caldas da Rainha, e visitou a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e o Centro de I&D – Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo, junto ao Porto de Pesca de Peniche. No dia 22 de novembro, a comitiva seguiu a agenda na Universidade do Porto, sendo recebida pelo reitor Sebastião Feyo de Azevedo, conhecendo também Porto Inovação. Já no dia 23 de novembro, o grupo conheceu o UPTEC TECH – Polo Tecnológico e Centro de Inovação. Divulgação

Eleições na Escola Educar-se Com o total de 439 votantes, entre estudantes, pais/responsáveis, professores e funcionários, a diretora e a vice-diretora da Escola Educarse, Valderez Maria Kern e Cristiane Iserhard Machado, respectivamente, foram reeleitas com 82,03% dos votos. As eleições para a nova gestão da direção, quadriênio 2018/2021, ocorreram no dia 14 de novembro, nas dependências do educandário. O pleito foi composto pela chapa única da atual gestão.

11

Geral

Alunos do curso de Gestão de Pessoas visitam a empresa Todeschini Divulgação

Os alunos do curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas da Unisc, juntamente com alguns estudantes da disciplina de Gestão de Pessoas do curso de graduação em Administração, participaram de uma viagem técnica à empresa Todeschini, de Bento Gonçalves. Durante a visita, o grupo conheceu os projetos que a organização desenvolve em prol de seus colaboradores, relacionando os assuntos estudados em sala de aula com a prática, já que a Todeschini possui excelentes práticas de gestão. Também foi visitada a fábrica da empresa para visualizar como são produzidos os móveis e o showroom. Os estudantes estiveram, ainda, na Vinícola Aurora, quando observaram como funciona a gestão de pessoas em uma cooperativa.

Docente do PPGL participa de atividades na PUCRS Valderez (E) e Cristiane Divulgação

Vilmar Thomé recebe Medalha Mérito Legislativo no Congresso Nacional Divulgação

O diretor-geral do Hospital Santa Cruz (HSC), Vilmar Thomé, recebeu, no dia 22 de novembro, a Medalha Mérito Legislativo 2017, uma das maiores honrarias concedidas pelo Congresso Nacional. A solenidade foi realizada no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília, e teve como agraciados 40 nomes indicados pelos partidos que compõem a Câmara, incluindo personalidades como a ministra presidente do Supremo Tribunal Esq. para dir.: Mariana Carvalho, Rodrigo Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, a Maia, Vilmar Thomé e Sérgio Moraes Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, e o CEO da rede social Facebook, Mark Elliot Zuckerberg, entre outros. Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a distinguir e condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A indicação de Thomé partiu do deputado federal Sérgio Moraes (PTB/RS) e levou em conta o relevante trabalho do homenageado em sua trajetória como ex-reitor da Unisc, ex-presidente da Apesc, ex-presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) e atualmente como diretor-geral do Hospital Santa Cruz. “Essa medalha é uma homenagem a todos os integrantes da Apesc, da Unisc, do Hospital Santa Cruz e das demais mantidas, assim como da Abruc, que confere um reconhecimento ao trabalho em defesa do modelo comunitário de atuação nas áreas da educação e da saúde”, agradeceu Thomé. Conforme destacado em comunicado da mesa diretora da Câmara dos Deputados, os agraciados com essa medalha escrevem seu nome em certo momento da história do país pela realização de trabalho alvo de repercussão e admiração do povo brasileiro. A Medalha Mérito Legislativo 2017 foi entregue pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. “Hoje foi o dia em que os papéis se inverteram, e a casa do povo brasileiro escolheu, dentre os membros da sociedade, aqueles que representam o ideal de cidadania”, salientou Maia.

Professora Ana Claudia Domingos (esq.), da Unisc No dia 8 de novembro, a professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) – Mestrado e Doutorado da Unisc, Ana Claudia Munari Domingos, participou do 14º Seminário Internacional de Comunicação (Seicom), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A docente foi mediadora da última conferência do evento, juntamente com a professora Juliana Tonin, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, tendo como conferencista o professor de Literatura Comparada da Linnaeus University (Suécia), Lars Elleström. O tema debatido foi Coerência e credibilidade na área da comunicação. Durante o Seicom, Ana Claudia também lançou o livro de traduções de autoria de Elleström, intitulado Midialidade – Ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade; coordenou um Grupo de Trabalho (GT), do qual participaram quatro estudantes do PPGL da Unisc; acompanhou dois de seus alunos na apresentação de trabalhos no GT de Iniciação Científica; e participou do curso ministrado pelo professor Elleström.


12

Extensão/Geral

CURSO O EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Dezembro 2017 Pró-Saúde Unisc realiza ações no Dia Mundial da Diabetes Divulgação

Divulgação

Em cerimônia realizada no dia 22 de novembro, na sala 101, da Unisc, ocorreu o encerramento e a entrega de certificados aos conselheiros da assistência social, representantes de entidades e técnicos da Secretaria Municipal de Políticas Públicas de Santa Cruz do Sul (Sepop), participantes do curso O Exercício do Controle Social na Política de Assistência Social, promovido pela Sepop, com recurso do Curso teve o apoio da Unisc Ministério Público e apoio da Unisc. A capacitação teve carga horária de 20 horas e ocorreu em cinco encontros, nos meses de outubro e novembro. Compuseram a mesa de honra o próreitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff; o secretário municipal de Políticas Públicas de Santa Cruz do Sul, Edemilson Cunha Severo; e a promotora de justiça, Catiuce Ribas Barin. Concluintes do curso: Aline Dinara Sculten Rodrigues, Astrid Inês Schuster, Carla Rosane Dutra Berny, Débora Hesse Machado, Deise Lamb, Dianifer Berté Schwendler, Gabriele Pires Lima, Grasiela Michels, Isabel Pereira, Jamila Mohammad Abdallah, Jaqueline Schaurich, Lauriana Lamb Ferreira, Liane Dittberher, Luciane Diehl Porto, Marcielli Lilian Trevisan, Maria Aparecida Bernardo, Maria Inês Wojahn, Maria Raquel Fagundes, Micheline Bergonsi, Miriam Etges, Paloma Goulart Bóezzio Silva, Paulo Aloisio Thessing, Reinaldo Carlos Kucharski, Rejane Wartchow, Rosane Maria Muller, Sônia Marisa Frantz Saldanha, Tatiane Calderaro e Wilson David.

Prefeitura de Rio Pardo assina convênio com o Programa Inserção Comunitária Divulgação

O prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, recebeu, no dia 23 de novembro, os representantes do Programa Inserção Comunitária da Unisc, o coordenador Iuri Azeredo e a assistente social Luciana Oliveira da Cunha, para assinatura de um convênio. Por Rio Pardo, passam a integrar o Programa Inserção Comunitária os secretários de Educação, Michelle Zawadski; de Saúde, Augusto Pellegrini; e de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Jane Franco. Com a assinatura do convênio, acadêmicos de graduação da Unisc poderão realizar atiEsq. para dir.: Iuri e Luciana, da Unisc vidades em áreas diversas, em tarefas de duração máxima de 44 horas, em um semestre, conforme demandas e capacidades da entidade conveniada ao Programa. Criado em 2010, o Programa visa oportunizar a interação do acadêmico com a realidade social, através do engajamento em atividades em prol da comunidade, colaborando com as entidades parceiras. É um projeto para estudantes da Unisc para complementar as horas necessárias para os respectivos cursos.

No dia 14 de novembro, bolsistas e professores do projeto de extensão Pró-Saúde Unisc promoveram ações alusivas ao Dia Mundial da Diabetes com estudantes e funcionários da Instituição. O grupo realizou uma atividade interativa no Centro de Convivência da Unisc, com distribuição de maçãs como incentivo a uma alimentação saudável; verificou a glicemia capilar e registrou dados dos participantes sobre os fatores de risco para a diabetes, bem como sintomas comuns dessa patologia. O objetivo foi conscientizar a população acadêmica sobre os fatores de risco para a diabetes e sobre sintomas frequentes dessa patologia. Com base nos dados e valores de glicemia capilar registrados de 200 participantes, entre funcionários e estudantes, apenas sete declararam ter diagnóstico de diabetes. Quando avaliados os fatores de risco (n=13) para a diabetes segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, apenas o consumo de álcool alcançou um percentual de 53% entre os participantes. Os demais fatores de risco apresentaram percentual de 1,0 a 12,0%. Quando avaliados os sintomas frequentes no diabetes (n=15) segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, destaca-se que aproximadamente 30% dos participantes declararam ter dificuldade de concentração, sentir de vez em quando o pé formigar e ter dificuldade para dormir e permanecer no sono. Para os demais sintomas frequentes no diabetes, os percentuais foram de 1 a 23,8%. A Diabetes é um problema grave de saúde pública no Brasil e no Mundo. Os valores de glicemia capilar foram de 72 a 226 mg/dL e o critério atual para diagnóstico de Diabetes é maior ou igual a 126 mg/dL.

PPGDR desenvolve ações de internacionalização na Argentina

Divulgação

Nos dias 13 e 14 de novembro, os professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado (PPGDR), Rogério Silveira e Grazielle Brandt, ministraram aulas no Seminário de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial: Enfoques Teóricos e Ferramentas de Aplicação para Cidades Médias, promovido pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Território, Economia e Sociedade (Cietes), da Universidade Nacional de Rio Negro, na cidade de San Carlos de Bariloche (Argentina). O Seminário reuniu cerca de 50 alunos entre estudantes da UNRN, técnicos da administração municipal de Bariloche e provincial de Rio Negro. O evento também contou com a participação de professores da Universidade Nacional de Rio Cuarto (Argentina). Professor Rogério Silveira Professora Grazielle Brandt Os professores do PPGDR-Unisc, Rogério Silveira e Grazielle Brandt, ministraram aulas sobre as temáticas das Cidades médias e desenvolvimento regional, Problemáticas migratórias em cidades médias, Planejamento e Desenvolvimento regional. Conforme os docentes, essa atividade de internacionalização é resultado do convênio de cooperação acadêmica entre a Unisc e a UNRN, e também integra as atividades do Projeto de pesquisa Redes de Cidades Médias e Desenvolvimento Territorial, financiado pelo governo Argentino, com a participação dos professores do PPGDR na equipe de pesquisa. “O evento possibilitou o intercâmbio teórico e metodológico sobre a temática das cidades médias e do desenvolvimento regional, bem como a troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e argentinos”, salientaram os professores.


Dezembro 2017

13

Pesquisa

Professor da Unisc desenvolve atividades em evento na Colômbia

Divulgação

PPGEDU PARTICIPA DE ENCONTRO DO COMUNG EM LAJEADO

Divulgação

Com o tema Como os programas de pós-graduação em Educação têm contribuído ou podem contribuir para a formação continuada dos professores universitários da sua IES e das demais instituições da Rede?, foi realizado, no dia 17 de novembro, na Univates, em Lajeado, o 4º encontro de 2017 da Rede de Formação de Professores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Evento reuniu a Rede de Formação de Professores A Unisc esteve presente e foi representada pela coordenadora pedagógica, Teresinha Klafke; pela coordenadora do Núcleo de Apoio ao Professor (NAP), Helga Haas; pela assessora do NAP e aluna do Doutorado em Educação, Joice Lanzarini; e pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado, Moacir Viegas, que participou do evento como convidado e falou em nome do PPGEdu. A Rede de Formação de Professores do Comung se reúne quatro vezes ao ano e é formada por representantes das unidades responsáveis pela formação permanente dos professores universitários nas 15 instituições do consórcio – Unisc, Univates, UCS, UPF, Feevale, Unijuí, Unicruz, URI, Urcamp, Unisinos, PUCRS, IPA, Unilasalle, UCPel e Unifra. Além dos membros permanentes da Rede, participaram do encontro os representantes dos Programas de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Unisc, da Unisinos, da Univates e da URI.

Professor Adilson Ben da Costa (E) O professor dos programas de pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) e em Tecnologia Ambiental (PPGTA), Adilson Ben da Costa, esteve na cidade de Armênia (Colômbia), entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro. Na oportunidade, participou da Semana Agroalimentar, promovida pela Faculdad de Ciencias Agroindustriales - Universidad del Quindío (Uniquindio), quando ministrou a palestra intitulada Quimiometría aplicada a los procesos agroindustriales, apresentando os principais estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc. O docente da Unisc também participou de reuniões com estudantes e professores dos diferentes cursos de graduação e de pós-graduação da Uniquindio, com o intuito de fomentar o intercâmbio de estudantes e professores das duas instituições, bem como o desenvolvimento de pesquisas em conjunto. Em março de 2018, uma estudante de Mestrado em Química da Uniquindio irá desenvolver parte da sua pesquisa junto ao Grupo de Pesquisa da Unisc. “Quimiometria é a ciência relacionada às medidas realizadas em um sistema ou processo químico, obtendo informações sobre o estado do sistema através da aplicação de métodos matemáticos ou estatísticos”, revelou o professor Adilson. Além dele, o grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc conta com a participação de outros cinco pesquisadores: Bruna Tischer (Unisc), Gilson Augusto Helfer (Unisc), Valeriano Antonio Corbellini (Unisc), Fábio dos Santos Grasel (Tanac) e Marco Flores Ferrão (Ufrgs), além de seis estudantes de pósgraduação. A Universidade de Santa Cruz do Sul e a Uniquindio firmaram, em 2016, um Acordo de Duplo Diploma, vinculado ao PPGSPI e que possui dois alunos realizando formação nesse regime. Além disso, as universidades possuem Acordo de Intercâmbio de estudantes que tem permitido a mobilidade regular de alunos de graduação.

Livro sobre descentralização na América Latina é apresentado na UDC da Espanha Divulgação

Visita ao TecnoUnisc Divulgação

A Universidade da Coruña da Espanha (UDC) recebeu, em 14 de novembro, a apresentação do livro editado pela Confederação Nacional de Municípios do Brasil, intitulado Municipalismo: perspectivas da descentralizaçao na América Latina, na Europa e no Mundo, coordenado pelos professores Ricardo Hermany (Unisc) e António Cândido de Oliveira (Universidade do Minho - Portugal). Na obra, o profesor de Direito Administrativo da UDC, Carlos Aymerich, desenvolveu o capítulo Unha aproximación ao Réxime Xurídico dos Municipios de España. Professor Ricardo Hermany (2º esq. para dir.) Durante a apresentação do volume, o reitor da UDC, Julio Abalde, sublinhou a colaboração internacional entre as três universidades para investigar temas relacionados à administracão local. “Trata-se de uma obra que apresenta diversos e importantes conteúdos de conhecimento de referência em nível nacional e internacional”, declarou. Para o professor António Cândido de Oliveira, o livro traz uma visão internacional comparada ao municipalismo. “A Europa possui uma democracia consolidada em termos de municipalismo e a América Latina, outra. Então, um dos desfios que o municipalismo enfrenta é a relacão entre as cidades e os conselhos, um problema evidente, especialmente pela existência de cidades cada vez maiores”, salientou. De sua parte, o professor de Direito da Unisc, Ricardo Hermany, também destacou a importância do livro. “Nessa obra, houve uma preocupação em produzir elementos que possam contribuir para o desenvolvimento e para melhorar as condicões de vida nos municipios”, ressaltou. A obra é resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Direito da Unisc (PPGD), Universidade do Minho, Universidade da Coruña, Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma), Associação Chilena de Municípios, Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), com apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e dedicada ao presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Participam, além dos coordenadores António Cândido e Ricardo Hermany, Carlos Aymerich Cano (Espanha), Mário Rosales (Chile), Pedro Silva, Joana Gomes e Joaquim Rocha (Portugal), Elena Garrido e Guilherme Giacobbo (Brasil).

No dia 27 de novembro, alunos do 6º semestre do curso de Administração da Unisc Montenegro visitaram o Parque Científico e Tecnológico Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc), localizado no campus-sede. O grupo foi acompanhado do professor da disciplina de Gestão de Operações e Logística II, Gilson Holzschuh.


14

Dezembro 2017

Variedades

Pela primeira vez em sua trajetória, a Orquestra de Câmara Unisc realizou um concerto no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. A apresentação ocorreu no dia 29 de novembro, com entrada franca. Sob regência do maestro Leandro Schaefer, o grupo apresentou duas das mais importantes serenatas do repertório para orquestra de cordas. A Serenata para Cordas em Mi maior op. 22, de Antonin Grupo apresentou serenatas para orquestra de cordas Dvorak, foi composta em apenas duas semanas, em maio de 1875, mesmo ano em que compôs a sua 5ª Sinfonia. A obra foi estreada em Praga, no ano de 1876, contribuindo para a ascensão de Dvorak enquanto compositor. Formada por cinco movimentos (Moderato, Menuetto: Allegro con moto, Scherzo: Vivace, Larghetto e Finale: Allegro vivace), a serenata combina um estilo cantabile, uma valsa lenta, estilo humorístico, beleza lírica e exuberância. Já a Serenata para Cordas em Dó maior op. 48, de P. Tchaikovsky, foi composta em 1880 e teve a sua estreia no ano seguinte, em São Petersburgo. É uma das obras mais conhecidas do compositor. Formada por quatro movimentos (Pezzo in forma di sonatina: Andante ma non troppo - Allegro moderato, Valse: Moderato - Tempo di Valse, Élégie: Larghetto elegiaco e Finale - Tema Russo: Andante - Allegro con spirito), a serenata tem uma mistura de imitação de estilo de Mozart e a musicalidade e a expressividade visceral da música russa. Tchaikovsky registrou a sua intenção de sonoridade da obra escrevendo na partitura que ela devia ser tocada pelo maior número de músicos possível. O concerto fez parte do projeto Circuito Orquestra da Unisc, aprovado junto ao Ministério da Cultura, e contou com a presença da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e do coordenador do Núcleo de Arte e Cultura da Unisc, Luiz Augusto Costa a Campis, entre outros convidados.

Atividades do UniAMa envolvem a terceira idade Felipe Nopes

Diego Soares

ORQUESTRA DE CÂMARA UNISC FAZ PRIMEIRA APRESENTAÇÃO NO THEATRO SÃO PEDRO

Palestra com Aline Schulz, no auditório do Memorial Coordenado pela professora Sâmara Bittencourt Berger, o curso de extensão multidisciplinar Universidade do Adulto Maior (UniAMa) promoveu diversas atividades no dia 29 de novembro, na Unisc. No início da tarde, os integrantes do curso participaram da palestra O verdadeiro sentido da vida, ministrada pela escritora e terapeuta holística Aline Elisângela Schulz, no auditório do Memorial. A palestrante possui formação em Psicoterapia Reencarnacionista, Radiestésica, Fitoenergética, Reiki Usui, Karuna Reiki, Seichim e Astrologia. É especialista no Método Acordos Espirituais; graduada em Educação Física e pós-graduada em Supervisão Escolar, ambos os cursos pela Unisc; e mestre em Educação pela Unisinos. Também é fundadora da empresa Caminho Solar Cursos e Treinamentos On-line. Em seguida, no Centro de Convivência, houve a Feira da Terceira Idade, com a participação de vários expositores, e apresentações culturais no palco, como cantos, danças, declamação de poema e gaita de boca, entre outras. Já no turno da noite, a terceira idade apresentou mais danças, teatro e música no Auditório Central, em parceria com a Unimed.

Dicas de Leitura Livraria Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar Preço: R$ 34,90 Editora: L&PM Para além das notícias de jornal, casal se divorcia após descobrir que marido e mulher flertavam pela internet ; cartão de Natal postado em 1914 chega a seu destino 93 anos depois; British Airways se desculpa por colocar cadáver na primeira classe. Você acha que essas manchetes são falsas ou verdadeiras? Totalmente verdadeiras. Nada mais impactante do que a própria realidade. Moacyr Scliar, de posse desse material extraído da Folha de São Paulo, manteve uma coluna por quase duas décadas no próprio jornal, onde exercitou o ofício de escritor: seus relatos começavam onde a notícia terminava. Ao desafiar a fronteira entre realidade e ficção, encontrou histórias esperando para serem contadas.

Biblioteca

Edunisc

Mauricio: a história que não está no gibi, de Mauricio de Sousa Editora: Primeira Pessoa Localização na estante: 927 S725m 2017

Trabalho infantil nos meios de comunicação: o espetáculo da violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes, de Suzéte da Silva Reis e André Viana Custódio Formato: E-book A4. Download gratuito no link http://www.unisc.br/pt/home/ editora/e-books?id_livro=460

“Tudo que está na minha biografia é verdade, aconteceu mesmo, ou eu acho que aconteceu”. “Ideias mudam o mundo – poucos chavões são tão verdadeiros e inspiradores. Não mudei o mundo nenhuma vez. Mas, à minha maneira, acho que o melhorei um pouquinho ao gerar bons momentos, diversão e entretenimento para milhões de brasileirinhos. Raros são os autores, no Brasil e no exterior, que podem dizer que foram lidos com o mesmo prazer por avós, filhos e netos. Depois que eu partir, não se esqueça de que ideias é que movem o mundo”.- Mauricio de Sousa.

A obra tem a difícil e necessária função de abrir a “Caixa de Pandora” do que se apresenta como o glamouroso mundo dos atores mirins e apresentar as múltiplas violações, os desrespeitos que ocorrem nos espaços dos meios de comunicação – e assim, o que deveria ser lúdico, criativo, espaço para o desenvolvimento de talentos, passa a ser, na realidade, um cenário dantesco de violações. - Professora Josiane Rose Petry Veronese, no Prefácio.


Dezembro 2017

15

Geral

ACADÊMICA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS É SELECIONADA PARA CURSO NOS EUA

Alunos do Técnico de Enfermagem visitam o Hospital Santa Cruz

Arquivo pessoal

A aluna do curso de Relações Internacionais, Laurine Orlandi, é uma dos cinco brasileiros e a única gaúcha selecionada para participar do programa SUSI for Student Leaders on U.S. History and Government, que será desenvolvido de 13 de janeiro a 17 de fevereiro de 2018, na cidade de Amherst, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Trata-se de um curso com foco no estudo da história e do governo americano, abrangendo seu âmbito político e social, com o objetivo de formar os futuros líderes das Américas. Laurine confessa ter ficado surpresa quando recebeu a notícia da Embaixada dos Estados Unidos. “Conseguir essa oportunidade tão importante para minha carreira e vida profissional traz, com certeza, uma sensação de trabalho bem feito”, comemora. Segundo a estudante, o Laurine Orlandi programa a atraiu principalmente pela proposta de desenvolver futuros líderes. “Liderança, para mim, é algo novo, porém muito importante nos dias de hoje. Independente de onde você trabalhar, necessitará lidar com pessoas e liderá-las de alguma forma, realçando suas qualidades e desenvolvendo suas fraquezas”, aponta. Para a coordenadora do curso de Relações Internacionais, professora Mariana Dalalana Corbellini, a seleção de Laurine significa o reconhecimento do sucesso do curso no compromisso assumido em preparar os seus alunos para atuarem como líderes em um mundo cada vez mais complexo e dinâmico. “Representa, ainda, o compromisso do curso de Relações Internacionais com o processo de internacionalização da Unisc, buscando preparar o futuro profissional também para a atuação na esfera internacional”, ressalta. De acordo com a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc, Cristiana Mueller, foram enviadas seis candidaturas de estudantes ao programa, tendo sido Laurine a única contemplada. “Essa seleção é uma mostra da qualidade de nossos alunos e do início de boas relações e oportunidades por parte do Consulado e da Embaixada dos Estados Unidos com a Unisc”, salienta.

Divulgação

No dia 24 de novembro, a turma do curso Técnico de Enfermagem, da Unisc Montenegro, visitou o Hospital Santa Cruz (HSC), em Santa Cruz do Sul. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Alessandra Fortes, Adália Pinheiro e Luciana de Oliveira. O objetivo da atividade foi conhecer, na prática, o funcionamento de um hospital no dia a dia.


Contracapa

Dezembro 2017

PROVA DO VESTIBULAR DE VERÃO 2018 DA UNISC Processo Seletivo ocorreu no dia 25 de novembro, em Santa Cruz do Sul e nos demais campi da Instituição, em Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires, exceto para o curso de Medicina, cujas inscrições seguem abertas até o dia 3 de janeiro de 2018 Fotos: Josemar Santos

O Vestibular teve mais de 3 mil inscritos e reuniu candidatos vindos de 145 municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Mato Grosso do Sul e do Ceará, com um índice de abstenção de 13,10%. A novidade para essa edição foi o curso de Medicina Veterinária. “Ocorreu tudo dentro da normalidade esperada. Novamente tivemos o maior índice de jovens entre 17 e 20 anos realizando a prova, que somaram 73% dos vestibulandos”, disse o pró-reitor de graduação, Elenor Schneider. A lista dos classificados foi divulgada no 28 de novembro.

Programa Unisc-Escola: interações entre universidade e escola

Fotos: Divulgação

Com o intuito de aproximar a Universidade da comunidade no que se refere ao segmento “escolas”, as ações e parcerias do Programa Unisc-Escola estão organizadas a partir da inserção de um princípio básico: a interação dialógica entre os diferentes segmentos da Universidade e da Comunidade. A conjunção de esforços promove o fortalecimento de ações e parcerias, incentivando o diálogo extensionista em todos os espaços da Unisc. Para 2018, busca-se ampliar parcerias e possibilidades de atuação. As ações do Programa estão organizadas da seguinte forma: Oficinas, visitas didáticas, palestras e afins para Educação Básica: as atividades são realizadas no ambiente da escola ou na estrutura física da Universidade. As vivências dessas atividades educacionais, planejadas e executadas a partir de demandas recebidas das escolas e/ou propostas pelos cursos de graduação/ tecnólogos, ações de ensino, pesquisa e extensão, proporcionam aos alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas a ampliação, a compreensão e o estabelecimento de relações de conteúdos abordados em sala de aula; Prestação de serviços relativos à formação continuada de professores: ações orçadas e estruturadas mediante solicitação por parte das escolas; Eventos: organizados a partir de aproximações com cursos de graduação/tecnólogos/doutorados. Destaca-se o Dia do Raciocínio, com foco nos alunos do 3° ano do Ensino Médio. Realizado na Unisc, que foi sede de 2008 a 2016, esse evento atingiu alunos de escolas das redes pública e privada. Sua última edição foi em 2017, no campus de Montenegro. A partir de 2018, passa a ser denominado Maratona do Saber, com Alunos participando das atividades do projeto Rumos abrangência estadual. O objetivo é estimular o uso de alternativas científicas e tecnológicas para a solução de problemas, com tarefas propostas a partir de temáticas vinculadas às disciplinas-base do Ensino Médio; Projeto Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho: iniciado em 2013, promove a interação entre a Unisc e os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Santa Cruz do Sul e da região. Uma das prioridades é criar atividades que estimulem os alunos a refletir sobre a importância da qualificação continuada. Inúmeras informações sobre formas de acesso ao ensino superior, programas de bolsas de estudo e de financiamento estudantil são abordadas em oficinas realizadas nas escolas. São atendidos estudantes em situação de vulnerabilidade social, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Parcerias: Projeto Mestre Cuca - Comidas do Bem: realizado desde 2016 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul (SEE) e com os cursos de Gastronomia e de Nutrição da Unisc, o projeto atua em escolas municipais de Santa Cruz do Sul. Busca oportunizar aos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental a prática culinária de forma saudável, despertando dons, habilidades e diferentes aprendizagens, além de trabalhar a importância da alimentação de forma criativa. Dessa forma, o projeto promove estratégias que contribuem efetivamente para a melhoria das condições e do modo de vida dos jovens atendidos. Projeto Plantando o Futuro: desenvolvido pela Coordenação do Campus, por meio da Área Ambiental, em escolas públicas de Santa Cruz do Sul, tem o objetivo de expor, despertar e executar a Educação Ambiental de forma sustentável, reutilizando os resíduos produzidos por todos. O projeto prevê palestras e oficinas para as turmas de Ensino Fundamental (anos finais) sobre temas relacionados à Educação Ambiental, como: Coleta seletiva, Reciclagem, Reaproveitamento, Compostagem e Horta. Palco do Saber: idealizado em 2014 pelo grupo Gazeta Grupo de Comunicações, é destinado a alunos de Ensino Fundamental, especificamente do 9º ano. Visa proporcionar entretenimento, interatividade e aprendizado aos educandos de todas as escolas da rede pública de ensino de Santa Cruz do Sul. Conta com apoio pedagógico do Programa Unisc-Escola, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Oficina de Reciclagem e Horta Escolar Mais informações sobre o Programa UniscEscola podem ser obtidas pelo site www.unisc.br/ unisc-escola, pelo e-mail uniscescola@unisc.br, pelos telefones (51) 3717-7340 e 3717-7686 ou diretamente na sala 2710, no bloco 27 da Unisc.

Profile for UNISC Santa Cruz do Sul

Jornal da Unisc 176  

Jornal da Unisc Nº. 176, dezembro de 2017.

Jornal da Unisc 176  

Jornal da Unisc Nº. 176, dezembro de 2017.

Profile for unisc
Advertisement