Jornal da Unisc 162

Page 1


2

Agosto

Geral/Opinião

2016

Jô Nunes

Coordenadora do Secretariado Executivo participa de encontro nacional Divulgação

Palavra da Reitoria Ao buscar a inspiração necessária para a redação de um texto que aborde as questões da pesquisa, da pós-graduação e da inovação na Unisc, nos reportamos à trajetória dessa Instituição. Essa é a história de uma construção coletiva para uma universidade de qualidade, que tem a missão e a visão de, por meio de sua ação, contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país. Os investimentos institucionais à pesquisa e à inovação tecnológica, realizados via destinação de recursos financeiros para horas de docência, para infraestrutura e para bolsas de iniciação científica, têm contribuído para o desenvolvimento de uma pesquisa de reconhecido mérito científico. Os resultados da dimensão da pesquisa na Unisc têm sido demonstrados por meio de publicações científicas, ações dos grupos de pesquisa, desenvolvimento de projetos em parceria com a sociedade e com órgãos de fomento e da consolidação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Preocupada com a otimização das atividades de assessoria à comunidade acadêmica, a atual gestão da reitoria recentemente implementou o Escritório de Projetos, cujo objetivo é potencializar as estruturas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino, desde a prospecção e a captação de recursos até a prestação de contas. Ações como essa, nesses tempos, em que a simples aritmética de publicações e citações começa a declinar, são importantes, além de ser necessário recuperar os argumentos humanistas - que sustentam a nobreza da busca constante pelo conhecimento - e os pragmáticos - que indicam que a pesquisa é a base da inovação, essencial ao desenvolvimento econômico e à geração de riqueza. A Universidade vem se consolidando como um mecanismo de transformação na vida das pessoas, fazendo a diferença para seus colaboradores e estudantes. Ao fazer parte da Unisc, incorporamos também o espírito científico e o de busca constante, proporcionados por meio de várias oportunidades, como na participação em projetos de pesquisa ou extensão, via formação continuada por meio de cursos de extensão, ou de especialização, ou cursando mestrado ou doutorado em nossos Programas de Pós-Graduação, além de poder empreender, registrar patente, montar uma empresa ou ainda associar-se ao Parque Científico e Tecnológico. São inúmeras as possibilidades ofertadas pela Universidade e que potencializam uma nova sociedade mais solidária e capaz de um desenvolvimento sustentável. Os nossos formandos saem da Unisc, mas levam consigo a transformação para a sua vida, para as suas famílias, para a sua comunidade, para suas cidades e regiões. “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo” (Paulo Freire). *Andréia Valim, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

A coordenadora do curso de Secretariado Executivo, professora Andréa Aparecida Konzen, participou da 8ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado (Enesec). O evento ocorreu entre os dias 29 de junho e 1º de julho, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Centenas de graduandos, professores e representantes sindicais reuniramse para debater assuntos pertinentes à área e participar de atividades específicas. O tema central foi O DNA do Secretariado: competências, inovação e gestão. Comemorando os contatos fortalecidos e as parcerias firmadas para o 7º Congresso do Profissional de Secretariado Executivo, que ocorrerá em setembro, na Unisc, Andréa enfatizou a importância de prestigiar iniciativas como essa. “Fui muito bem recebida e os organizadores estão de parabéns. Fiquei impressionada com a qualidade dos trabalhos apresentados e com a disposição dos estudantes para participarem do evento”, elogiou a docente. Além disso, a coordenadora apresentou um case do curso no evento e finalizou com o vídeo institucional. As imagens surpreenderam os participantes pela infraestrutura da Unisc, considerando que já sabiam da qualidade do ensino. Entre as palestrantes confirmadas para o 7º Congresso, Andréa antecipa os nomes da docente da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Eliane Wamser, e da presidente do Sindicato das Secretárias e dos Secretários do Estado de São Paulo (Sinsesp), Isabel Cristina Baptista.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Eltor Breunig

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: A Banca, Aquarius Hotel Flat

Felipe Nopes, reg. prof. 12.320

Residence, Biblioteca Municipal, Casa das Artes, Colégio

E-mail: imprensa@unisc.br

Luiz Dourado, Escola Ernesto Alves, Escola Willy Carlos Fröhlich, Escola Goiás, Escola Nossa Sra. do

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Rosário, Hospital Santa Cruz, Iluminura Livraria Café,

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Shopping Santa Cruz, Agência FGTAS/Sine, Zaffari, Campus de Venâncio Aires, Campus de Sobradinho,

Revisão

Campus de Capão da Canoa, Campus de Montenegro e

Roque Neumann e Beatriz Menezes Sperb

Campus de Santa Cruz (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Reitoria e blocos 5, 8, 12, 18 e 53).

*Este material é produzido em papel reciclável.


Agosto

2016

3

Ensino

COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNISC Alunos do curso produzem material de divulgação para a Efasc

Arquitetura e Urbanismo promove viagem de estudos Divulgação

Luísa Pretzel

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) promoveu, no dia 12 de julho, o Ciclo de Debates sobre Agroecologia e Cooperativismo na Agricultura Familiar, durante a 12ª Semana dos Alimentos Orgânicos. Na oportunidade, a nutricionista do Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia (Capa), Melissa Lenz, falou sobre a importância nutricional dos alimentos orgânicos. Já o agrônomo da Uergs/SCS, José Schmitz, trabalhou sobre a saúde do solo. O dia foi finalizado com os reDisciplina é ministrada pelo professor Rudinei Kopp latos de experiências de produção de alimentos saudáveis pelos egressos da Efasc, Anderson Richter, Micaela Hister, Luisa Staatz e Daniel da Silveira. A programação da Semana dos Orgânicos da Efasc também serviu para o lançamento do material de divulgação da Feira Pedagógica, produzido pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social da Unisc, Márcio Mayer, Luisa Pretzel e Aline Pacheco. A proposta surgiu por meio da disciplina de Direção de Arte II, ministrada pelo professor Rudinei Kopp, quando a turma formada por 26 alunos foi dividida em grupos e desenvolveu 11 propostas de marca, embalagens, etiquetas, peças de pontos de venda e material para redes sociais da Feira Pedagógica da Efasc. O grupo vencedor foi escolhido através de uma comissão avaliadora. “Foi um trabalho que aliou a teoria com a prática, assim como contribuiu de forma concreta, através das aulas, para projetos como o da Feira Pedagógica da Efasc, por exemplo”, salientou o professor. Já a estudante Luisa Pretzel explicou que o processo teve início com os representantes da Efasc, vindo até a sala de aula para explicar como funcionava a escola. “Além disso, o que me encantou é que trouxeram histórias de vida. Senti que precisávamos criar uma identidade visual nova e pensar ‘fora da caixa’, como o professor Rudinei sempre nos instiga. E foi isso que tentamos colocar em nosso trabalho: a essência deles de uma forma simples e objetiva”, revelou. O material de divulgação é composto, nesta primeira fase, por faixa, cartaz de indicação, ímã de geladeira, tarjetas explicativas e material virtual para ser utilizado na página da Feira Pedagógica nas redes sociais. A proposta caracteriza a entrada da Efasc, assim como o espaço da Feira Pedagógica, e também identifica os alimentos oferecidos sempre nas segundas-feiras, das 17 às 19 horas. “Esse material vai ser de grande utilidade para divulgar à comunidade a proposta da Feira Pedagógica que desenvolvemos desde 2014 na escola”, pontuou o monitor da área agropecuária da Efasc, Evandro Silveira.

Atividade ocorreu em Ilópolis e alto do Vale Taquari Um grupo formado por 29 pessoas, entre alunos, ex-alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc, participou de uma viagem de estudos a Ilópolis e alto do Vale Taquari. A atividade ocorreu no dia 1º de julho e foi organizada pelo professor Alex Brino. Foram visitados quatro lugares relacionados ao Caminho dos Moinhos, com o objetivo de estudar a arquitetura trabalhada ao longo do semestre, assim como proporcionar um momento de integração no final do semestre. O Museu do Pão (foto), projetado por Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci em 2004 e inaugurado em 2007, foi o destaque da viagem. Esse conjunto foi o vencedor de inúmeros prêmios de arquitetura no Brasil e no mundo. Outro projeto dos mesmos arquitetos é o Museu da Cerâmica, em Arvorezinha, onde foi feita, pela turma, a primeira visita técnica da obra. Ainda foram visitados o moinho Fachinetto e a Madeborg, também em Arvorezinha, e o moinho Dallé, em Anta Gorda, o qual também possui uma proposta de intervenção feita pelo mesmo escritório de arquitetura.

Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional Divulgação

Alunos de Computação participam de congresso nacional Divulgação

Liderado pela professora do Departamento de Computação e atual representante institucional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Andréa Aparecida Konzen, um grupo de alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Licenciatura em Computação participou da 36ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Neste ano, o evento ocorreu entre os dias 4 e 7 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A docente ressaltou a importância de incentivar os estudantes a participarem de Grupo da Unisc durante o evento na PUCRS eventos como esse. “Assistimos a palestras interessantíssimas, participamos de sessões técnicas de acordo com o interesse de cada um e tivemos contato com pesquisadores de diferentes áreas de pesquisa da Computação, tornando uma experiência enriquecedora para a turma e fazendo com que o grupo desperte o interesse pela pesquisa desde cedo”, avaliou Andréa. Segundo ela, a expectativa é de que a participação no evento contribua significativamente na formação profissional dos alunos. A professora também agradeceu aos cursos o subsídio do transporte diário ao evento para os acadêmicos. “Que isso desperte o interesse de outros colegas nas próximas edições”, frisou.

A 3ª edição do curso de pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional terá início no dia 27 de agosto, no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul. Os encontros serão mensais – sábado e domingo, das 8h às 12h e das 13h às 18h. O curso tem carga horária de 360 horas distribuídas em três semestres. A especialização é destinada a graduados em Fisioterapia. O objetivo é desenvolver competências ao fisioterapeuta, a fim de que construa o conhecimento necessário para uma abordagem terapêutica na área da fisioterapia dermatofuncional, possibilitando ao paciente melhora em seu quadro (alterações estéticas e funcionais), em sua autoestima e na qualidade de vida. Segundo a coordenadora do curso, professora Claudia Maria Schuh, “ao final das atividades, o pós-graduado será um especialista com formação humanista, crítica e reflexiva, com visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, sendo um profissional voltado ao desenvolvimento técnico/científico necessário para o exercício da profissão com qualidade”, salienta.


4

Agosto

360°

Palco Unisc A quarta edição do projeto Palco Unisc ocorreu no dia 14 de julho, no auditório do Memorial. O músico gaúcho Cardo Peixoto foi recebido pelo cantor Felipe Fontoura. O espetáculo ainda contou com o acompanhamento da pianista santa-cruzense Angela Karl e do percussionista Heron Oliveira. Cardo Peixoto é natural de Pelotas e atualmente reside em Caxias do Sul. Possui dois trabalhos independentes gravados: Rota da Estrela (2002) e Canções de a®mar e desa®mar (2007). Desde 2008, participa da rede social do Clube Caiubi de Compositores. Também promove encontros autorais no Rio Grande do Sul, em nome do Clube Caiubi, e participa de outras iniciativas coletivas, como o Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques. As influências musicais de Peixoto são bastante diversas, passando pela música regional gaúcha e brasileira, música folclórica e popular latino-americana, samba, bossa nova, MPB e as estrangeirices do blues, do rock e do jazz. Já Felipe Fontoura é um cantor, compositor e produtor que começou a surgir no cenário musical local. Anteriormente estudante de Engenharia, hoje dedica-se ao estudo de piano, teoria musical, técnica vocal e produção fonográfica. Com planos de lançar sua primeira música de trabalho até o final de 2016, ele tem participado de eventos locais apresentando versões acústicas e intimistas de suas composições, além de covers de artistas que o influenciam.

Viena e suas estratégias urbanas O curso de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), promoveu a palestra Viena, suas estratégias urbanas e o ensino do urbanismo na Tuwien. O encontro ocorreu no dia 15 de agosto, no auditório do Memorial da Unisc. A atividade foi ministrada por Markus Tomaselli, arquiteto com doutorado em Architechture – Technical University Vienna (Tuwien) e diretor do Institute of Urban Design - Techinical University Vienna.

Arquitetura e Saúde participa dos jogos abertos em Caxias Divulgação

O Projeto de Extensão da Unisc Arquitetura e Saúde esteve representado, por parte de sua equipe, nos Jogos Abertos de Basquete em Cadeira de Rodas, no dia 30 de julho, na UCS, acompanhando a equipe de basquetebol em cadeira de rodas da Associação de Portadores de Deficiência Física de Santa Cruz do Sul (Aspede). O grupo conquistou o 3º lugar. O Projeto vem acompanhando muitas das ações da Aspede, em especial neste ano, através de professores e bolsistas Probex e de voluntárias da Fisioterapia. Os treinos do time de basquetebol em cadeira de rodas ocorrem semanalmente sob a responsabilidade do técnico João Batista dos Santos Guia, campeão brasileiro de basquetebol. Em decorrência, a equipe vem melhorando seu desempenho nos jogos amistosos e nos campeonatos disputados.

Unisc e Prefeitura firmam parceria para atendimento odontológico na UBS Arroio Grande

Divulgação

Seis meses após o início das atividades da UBS Arroio Grande, no bairro homônimo, a estrutura passou a oferecer também o atendimento clínico em odontologia, através do Programa PróSaúde. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado no dia 4 de agosto, pelo secretário municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, Henrique Hermany, e pela presidente da Apesc e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer. Nos mesmos moldes do serviço recentemente inaugurado no Complexo de Saúde Hospitalzinho, o atendimento para a população residente no território de abrangência da unidade será prestado diariamente, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, com exceção das tardes de segunda e sexta-feira, em um primeiro momento. São dois consultórios odontológicos, com duas cadeiras cada, ou seja, com capacidade para quatro consultas simultâneas. Estudantes do curso de odontologia da Unisc, com acompanhamento direto de professores, prestarão o atendimento que inclui restauração, profilaxia, extração, tratamento de canal e de problemas crônicos de gengiva, cirurgia e procedimentos em odontopediatria. A equipe é composta por quatro acadêmicos e dois auxiliares de consultório dentário. As consultas não ocorrerão por agendamento, mas a partir de inscrição em lista de espera. Cerca de 50 pessoas já estão aguardando pelas consultas e os primeiros atendimentos foram realizados no dia 9 de agosto. O diferencial é que, ao invés de uma simples consulta, o paciente contará com um plano de tratamento completo e somente quando estiver com a saúde bucal em dia será liberado, abrindo a vaga para um novo usuário. Durante o ato de assinatura do convênio, a presidente da Apesc e reitora da Unisc mencionou os avanços na área da saúde no município, e afirmou que a parceria com a prefeitura é uma grande oportunidade de qualificação para os futuros profissionais da odontologia, hoje alunos da universidade. Já o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, destacou o bom entendimento entre o poder público municipal e a Unisc no estabelecimento de parcerias que proporcionam mais qualidade na prestação dos serviços de saúde à comunidade santa-cruzense.

2016

Encerrada a campanha Guardaroupa Solidário Encerrou-se no dia 22 de julho a 3ª edição da campanha institucional Guarda-roupa Solidário. Desde 12 de maio, pontos de coletas nos cinco campi da Unisc recolheram agasalhos – em especial roupas e calçados – para atender, de forma emergencial, pessoas em vulnerabilidade social. Mais uma vez, um grande volume de donativos foi obtido. Em Santa Cruz do Sul, a entidade Voluntários da Paz, que atua no bairro Dona Carlota, recebeu e repassou os donativos a moradores do Residencial Bem Viver. Nos demais campi, as entidades parceiras foram as seguintes: Capão da Canoa - Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceacria); Montenegro - Abrigo Menino Jesus de Praga e Cáritas da Paróquia São João Batista; Sobradinho - Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho; e Venâncio Aires - Escola Estadual de Ensino Fundamental Leo João Fröhlich. A campanha foi organizada pela Núcleo de Ação Comunitária (NAC), pelo Gabinete da Reitoria, pelas coordenações dos campi, pela Assessoria de Comunicação e Marketing, pela Escola Educarse, pelo Cepru e pelo DCE, com apoio dos departamentos, cursos e demais setores da Universidade. Para esclarecimento de dúvidas ou complementação de informações, pode-se contatar o NAC pelo telefone (51) 3717-7344 ou pelo email nac@unisc.br.

Inscrições para a Escola de Música O Núcleo de Arte e Cultura da Unisc está com inscrições abertas para a Escola de Música 2016/2. Os instrumentos oferecidos são: violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, flauta transversa, flauta doce, saxofone, clarinete, piano, teclado, canto, acordeon, bateria e percussão sinfônica. Há vagas disponíveis para quase todos os instrumentos. Para os alunos inscritos na Escola de Música há a possibilidade de participação na Orquestra da Escola. As aulas práticas ocorrem uma vez por semana e o valor da mensalidade é de R$ 180,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 37177346 ou pelo e-mail nuac@ unisc.br.


Agosto

2016

5

Geral

Comung debate a oferta de SECRETARIADO EXECUTIVO cursos de EaD em rede PROMOVE OFICINAS NAS ESCOLAS

Divulgação

Divulgação

Integrantes das IES comunitárias estiveram no encontro

Projeto percorreu escolas de Vera Cruz, Rio Pardo, Passo do Sobrado e Candelária

Na região, mais de 400 alunos do 3º ano do ensino médio já participaram da Oficina de Inserção no Mercado de Trabalho. O projeto, realizado pela coordenação do curso de Secretariado Executivo em parceria com o Escritório Experimental do curso, com estudantes voluntários da graduação e com o programa UniscEscola, tem como objetivo ensinar sobre elaboração de currículo, entrevista de emprego e postura no mercado de trabalho. Até o momento, os professores e os acadêmicos do curso foram recebidos nas escolas Vera Cruz, Ernesto Alves (Rio Pardo), Alexandrino de Alencar (Passo do Sobrado), Guia Lopes (Candelária) e João Habekost (Rio Pardo). Para Martina Fensterseifer, aluna do 3º semestre de Secretariado Executivo e bolsista do Escritório Experimental, trata-se de uma experiência que vai agregar valor tanto agora, quanto futuramente. “Esse desafio de estar diante dos outros estudantes fazendo uma apresentação é um treinamento importante de dicção e oratória. É útil para os trabalhos em sala de aula e situações semelhantes que, provavelmente, vou enfrentar como secretária executiva”, avalia. Conforme a coordenadora do curso, professora Andréa Aparecida Konzen, a iniciativa é promovida desde 2008, visto que, a cada ano, passa por atualização. Neste ano, ganha força com a antecipação do período de realização. Andréa observa que as oficinas são de significativa importância para os estudantes do 3º ano do ensino médio, pois estão num momento de transição, ou seja, o ingresso na universidade e a necessidade de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. No que diz respeito à organização do cronograma junto às escolas, a docente destaca a excelente parceria com o Unisc-Escola. “Nossos alunos e professores também estão empenhados no projeto, pois entendemos que isso fortalece o curso de Secretariado”, comenta, ao frisar ainda o agradecimento às turmas visitadas. “Estamos sendo muito bem recebidos, com atenção e carinho das instituições de ensino. É maravilhoso esse contato”, afirma.

Santa Cruz do Sul recebe o 2º Startup Weekend Santa Cruz do Sul sedia a 2ª edição do Startup Weekend, um dos eventos mais renomados de empreendedorismo do mundo. O evento ocorre nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no TecnoUnisc, nas dependências da Universidade de Santa Cruz do Sul, com início às 18 horas. O encontro é organizado pela Empresa Júnior da Unisc (UniJr), apoiado pela Semana do Empreendedor, Bergamota Design, Espaço 42 Hub, Santa Cruz Novos Rumos e Unisc. O objetivo é promover a integração e o desenvolvimento de liderança empreendedora, pensando no desenvolvimento da região central do Rio Grande do Sul, tornando-se a oportunidade perfeita para desenvolver pessoas e empreendedores, aprimorando ideias e as colocando em prática. A segunda edição do evento em Santa Cruz do Sul visa proporcionar o ensino de metodologias e cultura das startups, propondo a construção de uma sociedade empreendedora. O Startup Weekend é uma jornada de 54 horas, em que os participantes são assessorados por mentores das mais diversas áreas, como negócios, tecnologia e marketing para executarem suas ideias. O primeiro lote de ingressos já está no ar, sendo as vagas limitadas e os lotes liberados conforme necessário. Mais informações em https://www.facebook.com/swsantacruzdosul.

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou no dia 4 de julho, em Caxias do Sul, um encontro para o início do diálogo sobre a possibilidade de ofertar cursos de Educação a Distância (EaD) em rede entre as universidades que integram o Consórcio. Estiveram presentes reitores e assessores para a educação a distância das seguintes IES comunitárias: Unisc, UCS, Unijuí, Feevale, Univates, Unicruz, UPF, Unisinos, PUCRS e Urcamp. O presidente do Comung, Martinho Luís Kelm (Unijuí), foi quem coordenou os trabalhos, quando cada instituição apresentou como tem desenvolvido a modalidade de Educação a Distância (EaD) referente à metodologia e ao ambiente virtual, bem como sobre os cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão que estão sendo oferecidos atualmente. A Unisc foi representada pela reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e pelo assessor para Educação a Distância (EaD), Rudimar Serpa de Abreu. “É de extrema importância pensarmos ações em rede, pois cada instituição tem sua trajetória na utilização da modalidade, tanto como apoio ao ensino presencial como na oferta de cursos a distância. Com o somatório de todas essas experiências e com as abrangências territoriais onde estão inseridas as IES comunitárias, será possível planejar cursos de qualidade e que atendam às necessidades regionais”, salientou a reitora.

Pinac inscreve para oficinas de aprendizagem O Programa Institucional de Nivelamento Acadêmico (Pinac) está com inscrições abertas, até o dia 21 de agosto, para oficinas a distância (EaD), que abordarão conteúdos nas áreas de Biologia, Física, Informática, Leitura e Produção de Textos, Matemática e Química, além da oficina de Orientação para os Estudos. As oficinas são gratuitas e a carga horária total de cada uma é de 32 horas por semestre, tendo direito a um certificado o estudante que cumprir o requisito de, no mínimo, 75% de frequência e for aprovado. As horas obtidas nas oficinas não poderão ser computadas como atividades complementares nos currículos de curso. As inscrições devem ser feitas pelo site www.unisc.br/portal/ pt/cursos/pinac. Cada aluno poderá se inscrever, no máximo, em três oficinas. Podem participar estudantes dos cursos de graduação da Unisc. A realização das oficinas será de 24 de agosto a 18 de outubro. As atividades utilizarão a nova sala virtual, designada Salas Especiais (www.virtual.unisc.br). O Pinac desenvolve conteúdos do ensino médio em oficinas de aprendizagem para estudantes no início da vida acadêmica ou no decorrer da graduação, oferecendo a oportunidade de suprir lacunas e qualificar a sua formação. Mais informações podem ser obtidas na sala 401, bloco 4 do campus de Santa Cruz do Sul; pelo telefone (51) 3717-7458; pelo site www.unisc.br/naac; ou pelo e-mail naac@unisc.br.


6

Geral

Agosto

2016

DOCENTE É A PRIMEIRA SANTACRUZENSE A RECEBER DISTINÇÃO Jacson Miguel Stülp

Professora Lissi Azambuja foi homenageada Pela primeira vez uma santacruzense recebeu o prêmio Distinção Imigração Alemã RS. A professora e subcoordenadora do curso de Letras da Unisc, Lissi Bender Azambuja, foi agraciada com o prêmio na noite do dia 18 de julho, em solenidade com jantar típico no Centro Cultural 25 de Julho, de Porto Alegre. Além de Lissi, representante do interior, o presidente do sistema OcergsSescoop/RS, Vergílio Frederico Perius, foi homenageado como representante da capital, Porto Alegre. O evento de entrega da premiação contou com a participação de autoridades e de pessoas ligadas aos homenageados, dos cônsules da Alemanha e da Áustria, de secretários de Estado, de representantes da cultura germânica de Santa Cruz do Sul, da Unisc e da Câmara de Vereadores. O trio Luiz Eduardo Kaufmann, Eduardo Frey e Jutta Christine Drögemüller fez uma bela apresentação musical a todos os presentes.

Lissi destacou que ser lembrada para receber a distinção é importante para a defesa da língua alemã na região. “Esta não é uma premiação pessoal e, sim, o reconhecimento pela importância do trabalho. É preciso que as entidades e instituições culturais sigam preservando nossas tradições germânicas, em especial, a língua alemã. Dedico este prêmio à Universidade, que aposta neste trabalho de preservação”, enfatizou. Ela lembrou também as iniciativas na área de educação, como as aulas de língua alemã que acontecem em algumas escolas da rede municipal, como formas de se preservar a cultura. Em nome da Unisc, o próreitor de Graduação, Elenor José Schneider, lembrou o belo trabalho realizado por Lissi em prol da preservação da cultura da língua alemã na região. “Trata-se de um legado que fica para a cultura de todo o Estado”, observou. A cada dez anos, a etnia alemã no Rio Grande do Sul e no Brasil

celebra, de forma especial, a imigração alemã. No pós-guerra, a primeira grande comemoração aconteceu no chamado sesquicentenário da Imigração Alemã no Brasil, isto é, os 150 Anos da chegada da primeira leva de 39 imigrantes alemães à então Feitoria do Linho Cânhamo, futura cidade de São Leopoldo, berço da imigração alemã. Eles chegaram ali em 25 de julho de 1824 e foram alojados numa fazenda de produção de cordas para navios, chamada Feitoria do Linho Cânhamo, tocada com braço escravo, mas que tinha falido. Com os novos moradores, que receberam terras, animais e utensílios para trabalhar, surgiu São Leopoldo. Santa Cruz do Sul ocupa um lugar de destaque dentro da história da imigração alemã no Estado. A Colônia Santa Cruz inaugurou a segunda fase, promovida não mais pelo governo imperial, mas pelo então governo da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. O evento foi promovido pela Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (Fecab), pela Comissão das Comemorações da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e pelo Centro Cultural 25 de Julho, de Porto Alegre. Doutorado Em maio deste ano, a professora Lissi concluiu o doutorado em Antropologia Social pela Universidade Eberhard Karls de Tübingen, na Alemanha. Ela obteve o título de doutora com sua tese sobre a presença cultural alemã em Santa Cruz do Sul.

Educação Física de Montenegro homenageia a Olimpíada Divulgação

Visto o momento único que o Brasil está passando com a organização e a realização da 31ª Olimpíada, no Rio de Janeiro, o curso de Educação Física da Unisc de Montenegro homenageou os Jogos Olímpicos acendendo uma pira no campus, que permanecerá acesa todas as noites, de 5 a 21 de agosto, período em que os povos confraternizam participando das diferentes modalidades olímpicas. Integrantes do curso em frente à pira “Tivemos a oportunidade de participar da passagem oficial da tocha olímpica em Santa Cruz do Sul, conduzida pelos atletas de destaque da região Fabiano Peçanha, do atletismo; Natalia Eidt, da ginástica rítmica; e Maurício Scota, atleta paralímpico de natação da Unisc”, salientou a professora do curso de Educação Física, Ursula Müller.

Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP) O Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos foi criado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia, atualmente denominada Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), em 1989, para estimular a integração entre Universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo, objetivando o desenvolvimento de tecnologias adequadas às diferentes regiões do RS. O Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP) foi criado em 1993, tendo como Unidade Executora a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Atualmente, o estado conta com 27 polos tecnológicos, nas mais diversas regiões, que buscam suprir gargalos regionais, através da proposição de projetos de pesquisa que visem beneficiar as comunidades onde estão inseridos. Para isso, o PMT/VRP tem contribuído, suprindo necessidades regionais, em especial nas áreas de Alimentos, Meio Ambiente, Materiais, Tecnologia da Informação, Biotecnologia e Saúde. Esse trabalho tem se desenvolvido com a união de esforços de diferentes frentes, em especial do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). Pelas atividades que desenvolve, o PMT/VRP vem assumindo posição de interação entre as demandas tecnológicas da comunidade regional e as atividades de pesquisa, extensão e prestação de serviços da Universidade. Trabalhando em alinhamento com o Corede Vale do Rio Pardo que, desde 1991, tem participado na definição de estratégias de desenvolvimento regional, foi realizada, em maio de 2016, uma pesquisa junto aos seus membros, buscando identificar as áreas que possuem maior demanda para desenvolvimento. Em junho, a SDECT lançou o Edital de Chamada Pública DCIT nº 01/2016, para que as unidades Executoras dos polos tecnológicos apresentem seus projetos. O resultado da pesquisa serviu como subsídio para a decisão de quais projetos seriam submetidos pelo PMT/VRP em sintonia com as áreas do Polo e com a competência em pesquisa instalada na Universidade. Um dos projetos encaminhados, liderado pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, está relacionado à saúde dos adolescentes e buscará propor novas metodologias para determinação de parâmetros de avaliação metabólica. O outro projeto a ser submetido, na área de meio ambiente, vinculado ao Departamento de Biologia e Farmácia, busca propor novos métodos de controle biológico para as principais pragas na cadeia produtiva do tabaco, projeto de extrema relevância, considerando a região onde está inserido. Assim, o PMT/VRP busca cumprir o papel a que se propõe, promovendo o elo entre demandas regionais e as pesquisas produzidas na Universidade, reforçando cada vez mais sua visão: promover ações voltadas à melhoria da qualidade de vida regional através de atividades envolvendo a ciência e tecnologia como ferramentas de desenvolvimento social e dos setores produtivos. *Danúbia Maria de Oliveira, Funcionária do PMT/VRP.


Agosto

2016

7

Fora de sede/Geral

DOCENTES PARTICIPAM DE FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM MONTENEGRO

Campanha do Agasalho na Unisc de Venâncio Aires Divulgação

Divulgação

Donativos foram destinados à Escola Léo Fröhlich

Evento foi realizado na Estação da Cultura de Montenegro As professoras Ione Sardão e Viviane Müller, coordenadoras dos cursos de Administração e de Desenvolvimento e Análise de Sistemas, respectivamente, participaram, a convite da Secretaria Municipal de Educação de Montenegro, do Fórum Municipal de Educação, evento que ocorreu no dia 30 de junho, na Estação da Cultura de Montenegro. Na oportunidade, foram revisadas: as competências do Fórum Municipal de Educação constantes no Regimento Interno e na Lei nº 6.132, do Plano Municipal de Educação (PME); as ações já realizadas frente ao cumprimento das metas do PME 2015/2016 e sobre o estudo diante da Nota Pública do MEC/CNE, de 1º de setembro de 2015; e as alterações nas metas 8, 10 e 11 do Plano Municipal de Educação de Montenegro.

Novo campus da Unisc em Sobradinho O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) concedeu, a título precário, ao município de Sobradinho, o Atestado de Viabilidade de Acesso ao terreno recém-doado à Unisc, às margens da rodovia RSC-481, próximo ao trevo do Acesso Elói de Oliveira Brito, no bairro Baixada. O projeto, conforme o Daer, deve iniciar pelo cadastramento topográfico da área, contendo, no mínimo, 300 metros para cada lado dos limites laterais do imóvel e, partindo do tráfego previsto para veículos e pedestres, deverá considerar a distância de visibilidade mínima necessária para todos os movimentos pertinentes ao local, como, por exemplo, parada de ônibus e travessia de pedestres, tudo com passeios contínuos. Com a liberação do Atestado de Viabilidade de Acesso, a Unisc de Sobradinho, a partir de agora, deverá elaborar o seu projeto de implantação num prazo de até 90 dias para avaliação técnica. Tão logo seja aprovado, a Universidade poderá dar início às obras do seu novo campus em Sobradinho.

Programa Inserção Comunitária da Unisc recebe inscrições O Programa Inserção Comunitária da Unisc recebe inscrições de estudantes de graduação interessados em participar de interações diretas com a realidade social, por meio do engajamento em iniciativas em prol da comunidade. O objetivo é contribuir na formação cidadã dos estudantes e também para o desenvolvimento de uma sociedade humanista, solidária, coerente com a visão e missão da Universidade enquanto instituição educacional comunitária. O estudante deve ter disponibilidade de 48 horas em um semestre, das quais 44 em atividades na entidade parceira e as outras quatro horas em ações de orientação e monitoramento de experiência. O Programa atua nos municípios de Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, junto a entidades, programas e projetos voltados ao desenvolvimento social e ao atendimento de demandas comunitárias, especialmente de populações em situação de vulnerabilidade social. As inscrições podem ser realizadas de 22 a 31 de agosto, pelo site http://www.unisc.br/site/ insercaocomunitaria/index.html. Mais informações podem ser obtidas junto ao Núcleo de Ação Comunitária (NAC), sala 2710, bloco 27, ou pelo telefone (51) 3717-7344.

A Campanha do Agasalho realizada na Unisc de Venâncio Aires arrecadou mais de 250 itens, como peças de roupas, calçados, acessórios, mochilas, bolsas, lençóis, edredons, travesseiros e alimentos. Os donativos foram entregues pelo funcionário Jordan Fernando dos Santos Kist à diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Léo João Fröhlich, de Linha 17 de Junho, Maria Cristina Possebon. O repasse ocorreu em três etapas, nos dias 3 e 23 de junho e 20 de julho.

Cursos de Extensão em Informática O Centro de Extensão em Informática (CEI) da Unisc está com inscrições abertas para os Cursos de Extensão em Informática, com a seguinte programação para o mês de agosto: AutoCAD 2D Carga horária: 40 horas Período de realização: 13/08 a 22/10 Horário: sábados, das 8h às 12h Investimento: R$ 552,00 (3x de R$ 184,00) AutoCAD 3D Carga horária: 32 horas Período de realização: 23/08 a 15/09 Horário: terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30 Investimento: R$ 576,00 (3x de R$ 192,00) Excel 2013 - Nível Básico Carga horária: 20 horas Período de realização: 27/08 a 24/09 Horário: sábados, das 8h às 12h Investimento: R$ 239,00 (2x de R$ 119,50) Excel 2013 - Nível Avançado Carga horária: 28 horas Período de realização: 27/08 a 08/10 Horário: sábados, das 8h às 12h Investimento: R$ 513,00 (3x de R$ 171,00) As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento da Unisc, no bloco 5, ou pelo site http://www.unisc.br/portal/pt/extensao/ cursos-em-aberto.html. Mais informações no Departamento de Computação, sala 1717, bloco 17, ou pelo telefone (51) 3717-7393.

Grupo de Gestantes O curso de Enfermagem realizou mais um encontro para gestantes e acompanhantes. Intitulada Chegou a hora, a atividade ocorreu no dia 11 de agosto, no SIS/Unisc, tendo como tema E agora? Sinais de trabalho de parto. Quem ministrou a palestra foi a enfermeira Alessandra Bergamo. Mais informações sobre os encontros podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7480.


8

Geral

CURSO DE FOTOGRAFIA TRAZ PALESTRA DE NEI BERNARDES Divulgação

O curso superior de tecnologia em Fotografia da Unisc promoveu, no dia 15 de agosto, a palestra A fotografia fora da zona de conforto, com o premiado fotógrafo Nei Bernardes. O evento ocorreu no Anfiteatro do bloco 18, abrindo a 4ª Semana Acadêmica do curso, que terá o restante da programação de 22 a 26 de agosto. Natural de Rolante, interior do Rio Grande do Sul, Nei Bernardes se tornou referência ao fotografar ensaios ao ar livre, que apresentam linhas e composições que fogem do clichê. Em 2013, esteve no Top 50 da Associação Internacional Fearless Awards. Em 2014, foi eleito fotógrafo revelação pela Inspiration Awards, e no ano seguinte levou o prêmio de fotógrafo do ano pela mesma associação. Em 2015, palestrou no Núcleo de Tecnologia do Wedding Brasil, e no ano posterior retornou ao palco principal do maior Nei Bernardes congresso de fotografia de casamento da América Latina para compartilhar sua experiência. Nei Bernardes é casado com Beth Esquinatti, também sócia e mãe de seus dois filhos, Pedro e Mateus, e com quem mantém uma parceria de mais de 20 anos na fotografia. Para o fotógrafo, uma boa fotografia precisa ser carregada de emoções e histórias. Por isso, considera seu trabalho uma brincadeira de muita responsabilidade. Mais informações sobre o trabalho do fotógrafo podem ser obtidas pelo site www.beth.fot.br.

Estudantes organizam campanha de doação de fraldas para o HSC Divulgação

O Hospital Santa Cruz (HSC) recebeu uma doação de fraldas arrecadadas por meio de campanha organizada pelo doutorando de Medicina, Diorgnes Silva de Queiroz, e pelos estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Unisc, Renan Fagundes de Oliveira e Micael Bulsing Alves, respectivamente. A ação teve o apoio e o incentivo da coordenação do curso de Medicina da Universidade e contou também com a participação das secretárias Renata, Aline e Gilsa. Fraldas serão destinadas a pacientes internados pelo SUS As fraldas doadas serão destinadas a pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Pediatria e no setor de Neonatologia do HSC, que se encontram em condição de vulnerabilidade social e/ou com vínculos familiares rompidos. A entrega foi feita pelo grupo às enfermeiras das unidades. Pessoas ou empresas interessadas em doar qualquer material para o Hospital Santa Cruz podem entrar em contato com o Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (Siap) da Instituição pelo telefone (51) 3713-7443.

2º ComVIVA movimenta a Unisc Desirê Allram

Em comemoração ao Dia do Estudante, a Unisc promoveu no dia 11 de agosto a 2ª edição do ComVIVAUnisc. A atividade cultural seguiu com programação especial durante toda a madrugada e foi aberta à comunidade acadêmica. A ideia foi levar ao pé da letra o que diz o nome do evento: Com (estar junto, conviver) + Viva (sentir, experimentar, viver as escolhas) + Unisc = ComVIVAUnisc. A maratona de atividades teve batalha dos DJ’s; festa dos bixos; cinema no DCE; jogos; karaokê; caça ao tesouro; momento da pipoca; caçada Pokémon; e café da manhã no DCE para os participantes.

Agosto

2016

Unisc promove corrida e caminhada solidárias Neste semestre, o Trote Solidário, atividade de integração entre os cursos da Unisc, vai trabalhar o incentivo ao esporte, à saúde e à qualidade de vida. A ação consistirá em uma corrida e caminhada de integração entre os estudantes calouros e veteranos e a comunidade. Promovida pela Comissão de Recepção aos Novos Estudantes da Unisc, a atividade ocorrerá no dia 21 de agosto (domingo), às 10h, nas dependências do campus, iniciando a concentração a partir das 8h30, com DJ e mateada. Serão realizados os percursos de corrida ou caminhada de 2,1 km, 4,2 km e 6,3 km no anel viário da Unisc. A categoria adulta receberá medalhas de premiação por modalidade. Para incentivar as famílias, haverá, também, categoria infantil, na qual todos serão premiados com medalhas. As inscrições estão abertas e, para a modalidade de corrida, encerram-se uma semana antes da prova. Já para a categoria de caminhada, as inscrições podem ser feitas até as 9h do dia 21 de agosto. Os interessados devem se inscrever pelo site http://www.unisc.br/ trotesolidario. A inscrição é gratuita mediante a doação de um alimento não perecível, que deverá ser entregue no local do evento, no dia da prova. Toda a comunidade está convidada a participar e representar, na inscrição, um dos cursos de graduação da Universidade. O Diretório Acadêmico do curso que obtiver o maior número de pessoas inscritas e presentes no dia da prova ganhará um tablet 7". Os primeiros 200 inscritos adultos, independente da categoria, receberão uma camiseta.

Alunas participam de Congresso de Pediatria Divulgação

Acadêmicas do curso de Medicina e médicas pediatras do corpo clínico do Hospital Santa Cruz (HSC) estiveram presentes, de 1º a 4 de junho, no 9º Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria e 7º Simpósio Sul-Americano de Pediatria, realizados em Porto Alegre. Ao todo foram apresentados cinco trabalhos pelos docentes e alunos membros da Liga de Pediatria, coordenada pela pediatra e professora Tatiana Kurtz. Os trabalhos apresentados foram: Dacrioestenose congênita: um relato de caso; Perfil de nascimentos em Centro Obstétrico no interior do RS a partir da idade materna no ano de 2014; Síndrome de Guillain-Barré em criança pós-apendicectomia: um relato de caso; Relação do Apgar dos RN em Centro Obstétrico no interior do RS a partir do número de consultas pré-natais nos anos de 2013, 2014 e 2015; e Correlação entre idade materna e número de consultas de pré-natal realizadas em pacientes admitidas em Centro Obstétrico de município do interior do Rio Grande do Sul. Também participaram do congresso as médicas pediatras Fabiani Waechter Renner, Marília Bastos, Vanessa Kampf, Alexaiva Santos e Fátima Souza.


Agosto

2016

CENTRAL ANALÍTICA RECEBE ACREDITAÇÃO DO INMETRO Felipe Nopes

Reitora recebeu o certificado de acreditação

Felipe Nopes Em encontro realizado na tarde do dia 10 de agosto, na sala 2535, no prédio da Reitoria da Unisc, a equipe da Central Analítica da instituição entregou à reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer o certificado de acreditação concedido ao setor pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre). O reconhecimento, que seguiu os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, refere-se aos Laboratórios de Fertilizantes e Corretivos e ao Laboratório de Fitopato-

9

Geral

logia da Central Analítica, ambos credenciados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o coordenador da Central Analítica, Paulo Roberto Theisen, a acreditação é um feito muito importante, tanto no que diz respeito ao sistema de gestão quanto pela abrangência da norma e o consequente reconhecimento em nível mundial. “É como se fosse uma profissionalização ao extremo daquilo que nos propomos”, apontou. Para a reitora, o trabalho realizado pelo setor é motivo de orgulho e de satisfação. “Vimos a Central nascer e crescer, sempre buscando ofertar serviços de qualidade. A acreditação demonstra o

processo de maturação e dará mais credibilidade aos clientes que procuram o setor”, ressaltou Carmen. Também participaram do encontro o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, e a coordenadora da Assessoria de Prestação de Serviços, Patricia Konzen Klamt. Hoff comparou o certificado ao recebimento de um Oscar. “A Central está muito bem estruturada e isso é resultado do trabalho feito por uma equipe alinhada. Quando participamos de eventos, o setor é referência no estado e no país”, observou. ISO/IEC 17025 Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma norma para a implementação do sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaio e de calibração. Os laboratórios que desejam demonstrar sua competência devem implantar os requisitos da norma e se submeter à auditoria do acreditador. O atendimento da norma ISO/IEC 17025 atende a ISO 9001, pois os requisitos gerenciais são similares. Essa creditação constitui expressão formal do reconhecimento de sua competência para realizar atividades de ensaio.

Visita técnica na Itunisc Divulgação Um grupo de estudantes do curso de Ciências Contábeis realizou, no dia 10 de agosto, uma visita técnica na Itunisc. Participaram os alunos da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Jairo Breunig. Durante o encontro, foram apresentados conceitos de empreendedorismo, startup e inovação. Os estudantes tiveram contato com as empresas incubadas e conheceram as estruturas e o funcionamento dos blocos 55 (Centro Alunos conheceram os blocos 16 e 55 de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos) e 16 (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras). Interessados em conhecer a Itunisc (visitas em grupo, individuais ou turmas de alguma disciplina) podem agendar pelo e-mail incubadora@unisc.br.

Unisc confirma início da Pós-graduação em Gestão de Pessoas para Montenegro A Unisc confirmou para o dia 26 de agosto o início do curso de Pós-graduação em Gestão de Pessoas em Montenegro. O curso é voltado para graduados que atuam ou desejam atuar com gestão de pessoas nas empresas. O pós-graduado em Gestão de Pessoas será capaz de atuar nas diversas áreas das empresas, com visão sistêmica, estratégica e inovadora voltada para a evolução dos indivíduos e das equipes, com senso humano e ético capaz de utilizar metodologia interdisciplinar e multidisciplinar, com a finalidade de assegurar o desenvolvimento organizacional. Conforme a coordenadora do curso, professora Ione Sardão da Silva, atingir sucesso é a meta de toda organização. “Portanto, através desse programa, o especialista na área de gestão de pessoas desenvolverá competências e habilidades para alcançar os objetivos organizacionais”, salientou.

Volta às aulas 2º semestre Fotos: Desirê Allram

Recepção aos novos estudantes

Festa dos Bixos no Centro de Convivência Mais de 12 mil estudantes de 53 cursos de graduação da Unisc iniciaram, no dia 2 de agosto, as atividades relativas ao segundo semestre de 2016, nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. No dia 11 de agosto, no Anfiteatro do bloco 18, o pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider, juntamente com os demais integrantes da Reitoria, deu as boas-vindas aos novos estudantes. Na mesma data, 11 de agosto, ocorreu a Festa dos Bixos, no Centro de Convivência, das 20h às 22h, obedecendo à mesma diretriz adotada pela Instituição, no sentido de extinguir a cultura dos chamados trotes violentos ou humilhantes. Durante a festa, foi oficialmente lançada a atividade solidária e de integração, envolvendo alunos calouros e veteranos e toda a comunidade em benefício de instituições da região.

Docente representa o PPGA em evento na Grécia Divulgação

Professor Flávio Brambilla no evento em Atenas O professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Mestrado Profissional da Unisc, Flávio Régio Brambilla, participou do 4th Annual International Colloquium on Branding (2016), em Atenas, na Grécia. O evento ocorreu entre os dias 25 e 28 de julho e foi realizado pelo Athens Institute for Education and Research (Atiner). Na oportunidade, o docente apresentou o artigo Co-creation in the Media Sector: An Important Tool to Generate Business for Communication Vehicle Brands, elaborado em conjunto com a aluna do PPGA da Unisc, Ana Flávia Hantt. Além disso, Brambilla também atuou como coordenador de trabalhos na sessão Development and Production Processes.


10

Agosto

Geral

2016

UNIVERSIDADE CELEBRA O DIA DO PESQUISADOR COM PALESTRA DA PROFESSORA WRANA PANIZZI A fim de celebrar o Dia do Pesquisador, a Unisc realizou a quinta palestra do 6º Ciclo de Conferências Unisc. A atividade compõe o Programa Pedagogia Universitária e o Programa de Capacitação para Bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação à Extensão Universitária. Para conduzir o momento de reflexão, no dia 7 de julho, a professora Wrana Panizzi falou sobre o papel da pesquisa na universidade e a interdisciplinaridade entre ensino e extensão, no Memorial da Unisc. Compuseram a mesa de honra da solenidade, ao lado da palestrante, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Rosane de Moura Valim. Conforme a reitora da Instituição, o Ciclo de Conferências tem sua importância destacada por caracterizarse como um momento de formação e reflexão, que instiga e instrui a comunidade acadêmica como um todo. Além disso, destacou que o momento em questão possuía caráter especial por ter como finalidade também homenagear os pesquisadores. “Essa é uma ocasião especial, pois faz alusão ao Dia do Pesquisador, comemorado em 8 de julho, data que marca a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade que veio para valorizar o trabalho dos pesquisadores brasileiros”, Professora Wrana Panizzi durante a palestra enfatizou a reitora. Após a fala de Carmen, iniciou-se a explanação de Wrana, que trouxe para o debate uma reflexão sobre o momento atual que vive a academia. “Vivemos um momento de esgotamento do modelo pedagógico-acadêmico vigente. Esse esgotamento se deve ao fato de que esse modelo não corresponde mais à realidade. Para mudar isso, é preciso buscar as causas que levaram até esse quadro”, pontuou. Nesse sentido, conforme a professora, é preciso trabalhar o modo de produção e apropriação do conhecimento, levando-se em conta a tríade pesquisa, ensino e extensão. “Temos que refletir sobre como o ensino tem a ver com a realidade. Pensar em outro modelo pedagógico-acadêmico, voltado para o aspecto stricto, mas também para a prática”, disse. Conforme a palestrante, a relação entre conhecimento e extensão encontra dificuldades no método como concebe o conhecimento. “Nossa atividade vive sob a égide da multidisciplinaridade, onde cada disciplina é vista de forma isolada. A grande transformação da ciência ocorrida recentemente promoveu a ultraespecialização. Mas, nós precisamos ter uma visão global das coisas”, ressaltou. Wrana acredita que é preciso repensar a forma de produção do conhecimento, com o intuito de este ser mais eficiente e mais eficaz socialmente. “Temos que fazer com que as pessoas consigam se entender no singular, mas também no plural, fazer com que elas consigam encontrar a forma de estar no mundo”, finalizou.

Coro realiza apresentações de forma solidária

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) ocupa o 39° lugar do ranking de pedidos de registro de programa de computador no ano de 2015, elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com relação aos depositantes residentes no país. Neste ano de 2016, em que o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT/Unisc) completa 10 anos de existência, o reconhecimento obtido consagra o trabalho feito pelo setor até então. “Para a Unisc é uma satisfação ter esse reconhecimento, que reflete o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores e o empenho em registrar a propriedade intelectual do que é elaborado no meio acadêmico. As atividades desenvolvidas pelo NITT e apoiadas pelo Comitê Assessor de Avaliação para Viabilidade de Propriedade Intelectual (CAAPI) estimulam cada vez mais nossos acadêmicos e docentes a desenvolverem produtos inovadores”, pontuou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Andreia Valim. Sobre as atividades do NITT No Brasil o registro dos programas de computador é feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para saber mais sobre o trabalho do INPI visite: www.inpi.gov.br/menu-servicos/programa-de-computador/ guia-basico-de-programa-de-computador). Na Unisc, o trâmite do registro de um programa de computador passa pelo NITT. Primeiro, o aluno ou professor procura o NITT para realizar o preenchimento de uma documentação específica e para receber a recomendação do Comitê Assessor de Avaliação para Viabilidade de Propriedade Intelectual (CAAPI) para seu registro. Uma vez a recomendação sendo positiva, o NITT faz o preparo da documentação formal e técnica e encaminha o protocolo junto ao INPI. Após ser feito o protocolo, o NITT faz a gestão do pedido, acompanhando todo o processo até que o registro seja concedido e o certificado de registro emitido. “Temos trabalhado na Universidade para que os alunos e professores percebam a importância que o registro de um programa de computador possui, mesmo ele sendo facultativo. Somente o registro garante a autoria do programa, sua titularidade e resguarda a originalidade do trabalho desenvolvido. Além disso, para o meio acadêmico, o registro do programa de computador se torna uma relevante produção científica que merece ser valorizada”, destacou a encarregada do NITT, Isabel Grunevald.

Divulgação

Unisc está entre as entidades com mais registros de programas

Músicos levam conforto aos enfermos e seus familiares O Coro da Unisc realizou uma série de apresentações de caráter solidário. A primeira ocorreu no dia 7 de julho, no Hospital Santa Cruz, e a segunda no dia 13 de julho, no Hospital Ana Nery. Uma terceira apresentação está prevista para o mês de agosto, no Asilo Municipal. O objetivo do grupo é levar conforto aos enfermos e seus familiares por meio da música. As canções entoadas passam ao público mensagens de ânimo e de bênção. O maestro Leandro Schaefer e os cantores conversam com os enfermos e seus familiares, a fim de alegrá-los e estimar melhoras. A experiência tem tocado tanto os que estão hospitalizados quanto os cantores. “Como foi emocionante ver pessoas com um sorriso e lágrimas nos olhos apreciarem nossa apresentação e mostrarem gratidão, mesmo neste momento de tanto sofrimento”, disse Gastão, um dos integrantes do Coro. Segundo Schaefer, cantar com o intuito de levar conforto para quem precisa proporciona um momento de paz e de leveza para enfermos e para cantores, reafirmando a irmandade entre ambos.


Agosto

2016

11

Geral

Pela primeira vez, a Unisc sediou o 13º Encontro Estadual de História, cujas atividades ocorreram de 18 a 21 de julho. O evento foi organizado pela Associação Nacional dos Professores Universitários de História – Seção Rio Grande do Sul (Anpuh-RS) e acontece bianualmente, nos anos pares, cada vez em uma universidade, com uma equipe local dos respectivos cursos de História. A abertura oficial foi realizada na noite do dia 18 de julho, no anfiteatro do bloco 18, com a presença da reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; do presidente da Anpuh-RS, José Iran Ribeiro; do chefe do Departamento de História e Geografia, Olgário Paulo Vogt; do coordenador do curso de História, José Antônio Moraes do Nascimento; de professores; e de estudantes de diversas instituições. Neste ano, o tema do encontro foi Ensino, direitos e democracia. A comissão organizadora optou pelo assunto por considerar que essa tríade representa o delicado e complexo momento político contemporâneo. A palestrante da

Felipe Nopes

UNISC SEDIA O 13º ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ocorreram, ainda, o lançamento de livros e o Baile Histórico do Chope Anpuh – Fest. Temas das mesas-redondas: Formação de professores; Educação afro-brasileira e ações afirmativas; Democracia e movimentos sociais contemporâneos; Políticas públicas e ensino de História; Epistemologia e teoria da História; Religião, política e (In)tolerância; Educação indígena e políticas públicas; Esquerdas e democracia; e Migração, deslocamentos e direitos humanos.

Abertura oficial ocorreu no dia 18 de julho, no Anfiteatro do bloco 18

noite foi a professora da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Circe Maria Fernandes Bittencourt. Para Ribeiro, o amadurecimento democrático vivido nos últimos anos obriga à reflexão dos historiadores e demais cientistas

sociais sobre os riscos e as fragilidades de tal processo e as formas de mantê-lo e aprofundá-lo. “Passamos, nos últimos anos, por várias mudanças na sociedade brasileira e elas fizeram emergir uma série de questões antes sufocadas ou inviabilizadas”, destacou. O evento contou com partici-

pantes de todo o Rio Grande do Sul e 11 palestrantes de fora do Estado, vindos do Pará, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais. A programação foi composta por conferências, mesasredondas, apresentação de trabalhos em simpósios temáticos, minicursos, oficinas e exposição de pôsteres. Durante o encontro

Anpuh Fundada em 19 de outubro de 1961, na cidade de Marília, em São Paulo, a Associação Nacional dos Professores Universitários de História (Anpuh) buscava a profissionalização do ensino e da pesquisa na área de História. Atuando desde seu aparecimento nesse ambiente profissional, a Anpuh foi aos poucos se ampliando e, no ano de 1979, a associação criou um núcleo no Rio Grande do Sul, o qual possui, desde 2008, uma sede própria localizada no Centro de Porto Alegre.

Reitora participa de seminário na Univates Elise Bozzetto

Convidados durante o segundo dia de atividades do evento

No dia 14 de julho, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, participou do segundo dia de atividades do Seminário Institucional da Univates, em Lajeado. O evento teve como palestrante o membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e recém-nomeado secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, que debateu sobre inovação no ensino superior. Também foram convidados reitores de diversas universidades, que representaram importantes enti-

dades das Instituições de Ensino Superior Comunitárias (Ices). A mesa oficial do seminário deu visibilidade à pluralidade do ensino comunitário no país. Além do reitor da Univates, Ney José Lazzari, que presidiu o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) de 2008 a 2015, estiveram presentes a segunda vice-presidente do Comung, Carmen Lucia de Lima Helfer, representando a entidade; o vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e reitor da Universidade

do Vale do Itajaí (Univali), Mário Cesar dos Santos; o presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e reitor da Unilasalle, Irmão Paulo Fossati; e o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates) e vice-reitor da Univates, Carlos Cyrne. Integrado por 15 instituições de ensino, o Comung é o maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul. As instituições que formam o Comung representam uma verdadeira rede de educação, ciência e tecnologia que abrange quase todos os municípios do Estado. O Consórcio atende a mais de 50% dos universitários gaúchos, oferecendo 1.489 cursos de graduação e de pós-graduação. São 202 mil alunos atendidos por mais de 9 mil professores e mais de 11 mil funcionários. Fazem parte do Comung: Feevale, IPA, PUCRS, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI.

Unisc-Escola inscreve para o 9º Dia do Raciocínio O Programa Unisc-Escola, em parceria com os cursos de graduação da Unisc, está com as inscrições abertas, até o dia 16 de setembro, para o 9º Dia do Raciocínio. Podem participar alunos do 3º ano do ensino médio das escolas de Santa Cruz do Sul e da região. O Dia do Raciocínio tem como finalidade promover a vivência e a troca de experiências entre alunos do 3º ano do ensino médio, desenvolver o espírito de solidariedade e de equipe, incentivar a criatividade e proporcionar a vivência de atividades lúdicas. A primeira etapa compreende uma tarefa social, na qual as equipes deverão arrecadar brinquedos e alimentos não perecíveis e realizar a doação dos mesmos a alguma entidade beneficente, até o dia 12 de outubro, e a segunda etapa será presencial, no Auditório Central da Unisc, no dia 19 de outubro, envolvendo questões de raciocínio lógico. A equipe campeã receberá como prêmio a inscrição para o Vestibular de Verão 2017 e um tablet para cada aluno da equipe, além de HD externo para o professor coordenador da equipe. A segunda equipe colocada levará uma caixa de som estéreo portátil com USB para cada aluno da equipe, e a terceira colocada um headphone para cada integrante da equipe. A escola das equipes que mais arrecadarem alimentos e brinquedos será premiada com kit bolas esportivas (futebol, basquete e vôlei). As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.unisc.br/portal/ pt/escola/atividades/unisc-escola-dia-do-raciocinio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail uniscescola@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7686.


12

Extensão

SRFIS LANÇA NOVA PROPOSTA DE REABILITAÇÃO A AMPUTADOS Divulgação

O Serviço de Reabilitação Física Unisc (SRFis) lançou uma proposta inovadora para ser aplicada a amputados de membros superiores, por meio dos atendimentos de Terapia Ocupacional disponibilizados via Sistema Único de Saúde (SUS). Através desse projeto-piloto, todos os amputados de membro superior que receberam próteses serão chaInovação é voltada a amputados de membros superiores mados para uma reavaliação e para a proposição dessa atividade de reabilitação funcional pós-protetização. Esse trabalho está sendo realizado pela terapeuta ocupacional do SRFis Unisc, Cristina Fank. Conforme a coordenadora do SRFis Unisc, Angela Cristina Ferreira da Silva, o SUS, via tabela, somente dispensa próteses de membro superior funcional, excluindo as mioelétricas que, por natureza, são mais aprimoradas no quesito função. “Dessa forma, o SRFis entende que a prótese mecânica funcional precisa ser bem adaptada e ter aderência do usuário ao processo de desenvolvimento de suas habilidades com a referida prótese, para então atender às necessidades específicas de cada sujeito em suas funções básicas da vida diária e laboral”, salientou.

3ª Reunião do Comitê Pardo em Herveiras Divulgação

No dia 19 de julho, na Câmara de Vereadores de Herveiras, ocorreu a 3ª reunião ordinária do Comitê Pardo, com a presença de 48 pessoas, entre representantes das entidades da plenária do Comitê Pardo e membros da comunidade do município. A pauta contemplou a aprovação da ata Extraordinária 02/2016; comunicados e representações do Comitê Pardo no período; análise de instituições para ingressarem na plenária do Comitê Pardo fora da Segunda Chamada; nivelamento da plenária referente às ações da etapa C da SubEncontro ocorreu na Câmara de Vereadores Bacia do Pardinho; Ação 6 - (atualização) Sistema de Tratamento de Esgotos de Santa Cruz do Sul e pontos de monitoramento; Ação 7 - Controle de Atividades Poluidoras em Áreas Urbanas (Vera Cruz e Sinimbu); Ação 8 - Controle de Atividades Poluidoras de Origem Humana em Áreas Rurais; criação de um Grupo de Trabalho do Comitê Pardo sobre Monitoramento das Águas da Bacia e assuntos gerais. A próxima reunião ordinária está agendada para o dia 27 de setembro, ainda sem local definido.

Unisc inscreve para eventos de produção científica e acadêmica Estão abertas, até o dia 25 de agosto, as inscrições para o 22º Seminário de Iniciação Científica e o 7º Salão de Ensino e de Extensão, que ocorrerão de 24 a 28 de outubro, no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O objetivo é divulgar a produção científica e acadêmica de alunos da Unisc e de outras instituições de ensino superior (IES), promovendo integração e aproximação entre pesquisadores, extensionistas e bolsistas de Iniciação Científica das diferentes áreas do conhecimento. As inscrições devem ser feitas pelo site www.unisc.br/site/xxii-sic-vii-see. O custo é de R$ 30,00 para participantes da Unisc e de R$ 60,00 para integrantes de outras IES. No dia 24 de outubro, às 19h15, no Auditório Central da Unisc, será realizada a palestra de abertura dos eventos, sobre o tema Criar e ousar: a busca do conhecimento, ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Ramos Fragelli. As apresentações de trabalhos do 7º Salão de Ensino e de Extensão também ocorrerão nos campi da Unisc de Montenegro e de Venâncio Aires. Mais informações, como as normas para envio e apresentação dos trabalhos, podem ser obtidas no site dos eventos; pelos telefones (51) 3717-7330 (ensino), 3717-7342 (extensão) e 3717-7341 (Iniciação Científica); ou pelos e-mails see@unisc.br e sic@unisc.br. A promoção é das pró-reitorias de Graduação, de Extensão e Relações Comunitárias e de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc.

Agosto

2016

Comitê Pardo no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Divulgação

Ocorreu de 3 a 8 de julho, na cidade de Salvador, na Bahia, o 18° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), com o tema Comitês de Bacias: a gestão das águas acontece aqui. O encontro contou com a participação do vice-presidente do Comitê Pardo na Gestão 2016-2018, Adalberto Sidnei Adalberto Huve Huve. Com um público de mais de 700 pessoas e participação de representantes de todos os Estados, com destaque para as Regiões Norte e Nordeste, reuniu em torno de 145 Comitês de Bacias, dos 233 existentes no país. A 19ª edição do Encob ocorrerá em Brasília, no próximo ano.

Nepi-Vale do Rio Pardo promove workshop para empresas Felipe Nopes

Professor Everton de Borba foi um dos palestrantes O Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi) do Vale do Rio Pardo, por meio do Projeto Extensão Produtiva e Inovação, parceria entre a Unisc e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), realizou no dia 12 de julho, no auditório do Memorial da Unisc, o workshop Consultoria Jurídica e Registro de Marcas e Patentes. O evento teve como público-alvo as empresas atendidas pelo projeto, sendo um universo de 200 micro e pequenas empresas. Na abertura do evento, as boas-vindas foram dadas pelo pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff. Em seguida, o coordenador do Projeto, professor Maurício Henrique Lenz, saudou os empresários participantes e iniciou o ciclo de palestras. O workshop teve como palestrantes o professor Everton José Helfer de Borba, que abordou o tema Aspectos legais no meio empresarial, e a encarregada do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT/Unisc), Isabel Grunevald, que debateu a temática A importância do registro de marcas. Após as palestras, houve um coquetel de encerramento. Saiba mais O Projeto Extensão Produtiva e Inovação busca desenvolver a cultura de acesso, de geração e de oferta permanente de serviços de planejamento, pesquisa, tecnologia, inovação, financiamento e cooperação, como meios de a empresa assegurar sua sustentabilidade no mercado; aumentar a produtividade; tornar-se mais competitiva; e planejar-se para expandir, modernizar e inovar. Destina-se a indústrias e agroindústrias de pequeno e médio portes, participantes de Arranjos Produtivos Locais (APLs).


Agosto

2016

13

Pesquisa

SOFTWARE QUE AUXILIA A IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS SUSTENTABILIDADE É UTILIZADO NO ESTADO Yaundé Narciso

Yaundé Narciso O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT/Unisc) garantiu mais um registro de programa de computador, protocolado em junho deste ano pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Trata-se do registro do Modelo de Maturidade e Educação para a Sustentabilidade Organizacional (Meso), que busca auxiliar as organizações na implantação de métodos que colocam a sustentabilidade como pilar para melhorar resultados organizacionais. A partir da utilização do Meso, organizações podem avaliar seu estágio de maturidade relativo à sustentabilidade, permitindo a elas verificar se estão aptas a implantar formas de agir mais sustentáveis. O software é de autoria do mestre em Sistemas e Processos Industriais, Fábio Josende Paz, e da professora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Unisc (PPGSPI), Liane Mählmann Kipper. “O foco do sistema são as micro e pequenas empresas, porém, qualquer empresa pode utilizá-lo. O sistema oferece, além de um ambiente simples e intuitivo, uma avaliação do nível da maturidade sustentável da organização e sugere algumas ações práticas que podem melhorar seus resultados financeiros, ambientais Fábio Josende Paz e Liane Mählmann Kipper e sociais, promovendo a sustentabilidade”, explica Paz. O sistema é on-line e acessado por meio do site www.mesosoftware.com.br, utilizandose qualquer navegador ou plataforma, como computadores, tablets e smartphones, permitindo, assim, sua utilização por qualquer tipo de organização. A eficácia da tecnologia desenvolvida foi comprovada por diversas empresas no estado do Rio Grande do Sul. Para Jossimar Farias, proprietário da Padaria Soberana, empresa do município de Dom Pedrito, a utilização do software em seu negócio consistiu em uma ótima experiência. “É uma ferramenta de uso simples e amigável, pois, ao realizar perguntas de questões tidas como chave, ela possibilita que se realize uma autoanálise, além de mostrar o resultado gerado por ela. Eu a uso há pouco mais de um ano para acompanhar a evolução da minha empresa no âmbito da sustentabilidade”, relata. Conforme Jossimar, mesmo a primeira utilização já foi uma experiência reveladora, uma vez que as próprias perguntas elencadas pelo software servem como um uma direção a ser seguida. “Isto é, fornecem um caminho que seria o ideal e, a partir dele, pode-se então buscar, por meio de um planejamento, a proximidade com esse ideal”, explica. Além disso, o Meso fornece um mapa visual onde podem ser vistos os pontos fortes, e os pontos fracos que devem ser melhorados. “Os resultados obtidos com o uso do Meso apontam para aspectos como a falta de planejamento e a pouca atenção que geralmente é dada para a dimensão social. Nesse sentido, a minha empresa diferencia-se da média na dimensão ambiental”, expõe. De acordo com o empresário, há cerca de dois anos sua empresa vem dando maior ênfase às questões ambientais, como separar o lixo e fazer parceria com catadores; realizar um melhor aproveitamento da luz solar para iluminação interna; fazer a redução do uso de água para limpeza, utilizando equipamentos que consomem menos água; lavar os carros com água de coleta da chuva; dar preferência para a utilização de embalagens biodegradáveis; entre outras ações. “Com o Meso é possível traçar objetivos visando o crescimento sustentável da empresa”, conclui. Importância social Na avaliação do criador do Meso, Fábio Josende Paz, a baixa pontuação alcançada pela maioria das empresas ao utilizarem o software na área social revela a não existência de indicadores e ações nesta área. “Por isso a importância de a organização promover ações permanentes no âmbito social, como, por exemplo, projetos em colaboração com a sociedade do seu entorno, programas de qualidade de vida para seus colaboradores, entre outros”, disse. Paz explica que na área ambiental existem indicadores e ações que são realizadas sistematicamente, porém geralmente são decorrentes de leis e de fiscalizações existentes no âmbito ambiental. Em um estudo realizado com 29 microempresas do município de Dom Pedrito, que utilizou como ferramenta metodológica o Meso, cujo objetivo era identificar o conhecimento sobre sustentabilidade que essas empresas possuíam, o resultado médio obtido dessas organizações foi o estágio 2 - que é a iniciação à sustentabilidade, onde a organização não percebe a sustentabilidade como diferencial competitivo e não relaciona sustentabilidade com melhores práticas. Ainda nesse estudo, observou-se o foco predominante na esfera econômica, o que potencializa a relevância da utilização do Meso, que norteia as ações das empresas, tendo em vista o desenvolvimento sustentável. PPGSPI tem 5º software registrado em 2016 No ano de 2016 outros quatro softwares desenvolvidos pelo PPGSPI também obtiveram registro junto ao INPI. São eles: IQA Data 2015; EspectroData; M&J Transient Calculator for Cylinders; e Sistema de Informação para Análise Regional (Sireg). Para ter acesso a mais informações sobre o PPGSPI e sobre os softwares desenvolvidos disponíveis para download, acesse www.unisc.br/ppgspi.

Registro de software do PPGSPI encaminhado via NITT é concedido O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT/Unisc) ostenta mais um certificado de registro de programa concedido por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Trata-se do registro do EspectroData, um software de aplicação ampla, desenvolvido para capturar informações de equipamentos convencionais utilizados em laboratórios de análises químicas ou clínicas, tais como espectrofotômetro e potenciômetros. O software permite a utilização das informações capturadas para calibração e monitoramento dos resultados em tempo real. O sistema é de caráter universal, podendo ser homologado em diferentes equipamentos, sendo a versão disponível compatível com o Espectrofotômetro Femto, modelo 600 plus. Esse software foi desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Unisc - Mestrado (PPGSPI), com o apoio do Departamento de Biologia e Farmácia e do NITT. Atualmente, o software está sendo utilizado em aulas práticas no curso de Química da Unisc, bem como no desenvolvimento de dissertações de mestrado junto ao PPGSPI. Os autores do programa são o professor do PPGSI, Adilson Ben da Costa, e o mestre em Sistemas e Processos Industriais, Ederson Luis Posselt. Mais informações podem ser obtidas em www.unisc.br/ppgspi.

Yaundé Narciso

Professor Adilson Ben da Costa


14

Variedades

Agosto

2016

UNISC FIRMA PARCERIA COM A LIFASC PARA A REALIZAÇÃO DO CAMPEONATO DE 2016 A próxima edição da categoria titulares da competição, que inicia em agosto, será denominada Copa Unisc Josemar Santos

Josermar Santos Em solenidade realizada no dia 19 de julho, na sala 2535, no prédio da Reitoria, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) assinaram contrato de parceria para a realização do campeonato de futebol 2016. Por meio do acordo, a 15ª edição da categoria titulares, que iniciou no dia 7 de agosto, está sendo chamada de Copa Unisc. Durante o encontro, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, reiterou a importância de prestigiar eventos de apoio ao esporte. “É sempre um motivo de satisfação para todos nós estarmos inseridos em iniciativas do esporte, porque esse também é o papel de uma instituição de característica comunitária como a Unisc. Esse momento representa bem mais do que um apoio em valores, porque o principal é estarmos presentes nas comunidades e nos campos de futebol do interior”, salientou. Já o coordenador geral da Lifasc, Décio Hochscheidt, disse que a Liga surgiu da necessidade de integração das comunidades. “Então, hoje é com alegria que estamos representados em diversas localidades do nosso interior, proporcionando momentos de lazer e de descontração para as comunidades envolvidas. Acordo foi assinado na sala 2535, no prédio da Reitoria Nesse sentido, o apoio da Unisc é sempre importante, e almejamos também ser úteis para outras ações previstas pela Universidade”, sublinhou. A edição 2016 da competição conta com a participação de 11 equipes: Aliança, Avante, Boa Vista, Guarani, Juventude/Cerro Alegre, João Alves, Linha Santa Cruz, Pinheiral, Rio Pardinho, São José/Rincão do Sobrado e União. Além da categoria titulares, a Liga também promove os campeonatos sub 18, de veteranos, de Vôlei e de Futsal. Também estiveram presentes no ato, pela Unisc, o vice-reitor, Eltor Breunig; o coordenador da Assessoria de Comunicação e Marketing, Éverson Bello; e o responsável pelo Unisc Esporte, João Francisco Rauber. Pela Lifasc, participaram ainda o coordenador adjunto, Jaime Bohnen (E.C. Juventude); o coordenador auxiliar, André Sehnem (AER Pinheiral); o fundador da Liga, Haroldo Hoffmann (AER Pinheiral); o vice-tesoureiro, Jorge Zimmer (AER Aliança); e o atleta do Linha Santa Cruz, Décio Hochscheidt Júnior.

Livraria

Biblioteca

A dieta grega, de Maria Loi e Sarah Toland

A caderneta vermelha¸ de Antoine Laurain

Editora: Harper Collins Br Preço: R$ 29,90

Editora: Alfaguara Localização na estante: 843 L377c 2016

Sinopse: O que caracteriza a Grécia e o Mediterrâneo além de suas lindas paisagens de praias paradisíacas, cavernas costeiras, arquitetura única e mar de azul intenso? Sua culinária magnífica e inesquecível, é claro! Mas, com tantas comidas deliciosas, como manter corpos de verdadeiros deuses e deusas gregos? Em “A dieta grega”, a famosa chef grega baseada em Nova York, Maria Loi, divide sua experiência de vida.Maria passou por uma mudança radical e emagrecedora. Sarah Toland, a coautora, é uma jornalista fascinada pelo tema saúde e bem-estar.

Caminhando pelas ruas de Paris em uma manhã tranquila, o livreiro Laurent Letellier encontra uma bolsa feminina abandonada. Não há nada em seu interior que indique a quem ela pertence. A bolsa contém, no entanto, uma série de outros objetos. Entre eles, uma curiosa caderneta vermelha repleta de anotações, ideias e pensamentos que revelam a Laurent uma pessoa que ele certamente adoraria conhecer. Decidido a encontrar a dona da bolsa, mas tendo à sua disposição pouquíssimas pistas que possam ajudá-lo, Laurent se vê diante de um dilema: como encontrar uma mulher, cujo nome ele desconhece, em uma cidade de milhões de habitantes?

Edunisc A última metamorfose de Zeus, de José Morais e Régine Kolinsky Preço: R$ 20 Régine Kolinsky, doutora em psicologia, e José Morais, também doutor em psicologia e doutor honoris causa, da Universidade de Lisboa. No dobrar do século, os dois autores passaram quase dois anos na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi então que ambos conceberam A última metamorfose de Zeus, em que os orixás e os deuses olímpicos contracenam em torno de uma questão de grande relevo, a da importância da leitura e a dos melhores caminhos da sua aprendizagem. Neste livro apresentado aqui pela Movimento e pela Edunisc, é de Zeus que se trata.


Agosto

2016

15

Geral

PROJETO RUMOS DESENVOLVE ATIVIDADES COM ESTUDANTES DE SANTA CRUZ DO SUL O Projeto Rumos promoveu uma manhã especial para os alunos da EEEM Nossa Senhora da Esperança, no dia 7 de julho. A iniciativa, chamada de Vivendo Rumos, consistiu em atividades lúdicas que visaram ao desenvolvimento sensorial, motor e expressivo dos estudantes. O objetivo da ação, segundo as coordenadoras do projeto, Cássia de Paula e Juliane Pedroso, foi proporcionar um momento de integração e consciência social entre as turmas do 9º ano e do ensino médio com os acadêmicos da Unisc. Ocorreram três oficinas simultaneamente, cada uma com dinâmicas únicas desenvolvidas e ministradas pelos bolsistas do projeto. A primeira se chamava Estação Expressão, na qual os alunos

Ítalo Corrêa

Iniciativa, chamada de Vivendo Rumos, foi realizada na Escola Estadual Nossa Senhora da Esperança

Oficinas proporcionaram integração e consciência social expressaram seus sentimentos através de técnicas artísticas enquanto ouviam músicas. Foram disponibilizados diversos materiais, como tintas, balões coloridos, argilas e giz de cera. Já na segunda parada, chamada de Estação Movimento, a funcionária

do setor de Recursos Humanos da Unisc, Edneia Seghno, realizou atividades físicas que estimulavam a coordenação motora, a confiança e a descontração. Na última oficina, Estação Sensação, grupos de estudantes com olhos vendados foram con-

duzidos por uma sala escura com som-ambiente, possibilitando tocar e sentir diversos objetos de texturas diferenciadas. Ao longo do percurso, eles foram estimulados a usar os outros quatro sentidos: tato, paladar, audição e olfato, tentando adivinhar do que se tratava. A aluna do 3º ano do ensino médio, Sara Daniela, 17 anos, participa do projeto desde 2014. Seu sonho, depois de concluir os estudos, é conseguir uma bolsa Prouni através do Enem para cursar Psicologia. O projeto lhe apresentou as possibilidades que o estudante da rede pública tem para obter bolsas no ensino superior. “Logo de cara gostei do projeto. Eles trouxeram várias informações e ampliaram meu horizonte a respeito do assunto”, contou. Sobre a manhã de

atividades, Sara disse que nunca tinha visto algo parecido. “Assim como os outros estudantes, achei o dia de hoje muito especial. Acredito que a escola precisava de uma atividade desse tipo e estou ansiosa para que aconteça outras vezes”, afirmou. A vice-diretora, Cláudia Vogt, disse que a proposta é válida para os alunos entenderem a importância da educação qualificada. “Muitas vezes, as circunstâncias que os nossos estudantes vivem fazem deles reféns de um futuro que, talvez, não seja promissor”, apontou. Cláudia ainda ressaltou a importância da educação pública no futuro do jovem estudante. “O objetivo da nossa escola é justamente esse, o de conscientizar os estudantes sobre o valor da vida”, salientou a professora.


Agosto

Contracapa

2016

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNISC 2016/2 As inscrições para os cursos de pós-graduação Lato Sensu podem ser realizadas pelo site www.unisc.br/pg. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7343 ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICATRIBUTÁRIA Santa Cruz do Sul Inscrições: até 21/08 CIÊNCIAS DA SAÚDE FARMÁCIA ESPECIALIZAÇÃO ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS Santa Cruz do Sul Inscrições: até 26/08 CIÊNCIAS DA SAÚDE FISIOTERAPIA E TERAPIAOCUPACIONAL ESPECIALIZAÇÃO FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL Santa Cruz do Sul Inscrições: até 21/08 CIÊNCIAS DA SAÚDE FARMÁCIA ESPECIALIZAÇÃO PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICAE FARMÁCIACLÍNICA Santa Cruz do Sul Inscrições: até 26/08

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL CIVIL: NOVO CPC Montenegro Inscrições: 22/08 a 16/10 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO ADVOCACIA CRIMINAL (EAD) Santa Cruz do Sul Inscrições: 25/08 a 05/10

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO ADVOCACIA IMOBILIÁRIA, URBANÍSTICA, REGISTRALE NOTARIAL(EAD) Santa Cruz do Sul Inscrições: 25/08 a 05/10 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO ADVOCACIATRABALHISTAE PREVIDENCIÁRIA (EAD) Santa Cruz do Sul Inscrições: 25/08 a 05/10

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO PENAL EMPRESARIAL (EAD) Santa Cruz do Sul Inscrições: 25/08 a 05/10 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL CIVIL: NOVO CPC (EAD) Santa Cruz do Sul Inscrições: 25/08 a 05/10 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO ELEITORAL (EAD) Santa Cruz do Sul Inscrições: 25/08 a 05/10 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO DAS FAMÍLIAS (EAD) Santa Cruz do Sul Inscrições: 25/08 a 05/10

Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu Administração, Ciências Contábeis e Turismo Administração/Mestrado ADMINISTRAÇÃO Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7687 www. unisc.br/ppga

Ciências Sociais Aplicadas/Direito Mestrado DIREITO Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7394 www.unisc.br/ppgd

Engenharias, Produção/Mestrado SISTEMAS E PROCESSOS INDUSTRIAIS Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7632 www.unisc.br/ppgspi

Ciências Sociais Aplicadas Planejamento urbano e regional/Doutorado DESENVOLVIMENTO REGIONAL Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7392 www.unisc.br/ppgdr

Ciências Humanas Educação/Doutorado EDUCAÇÃO Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7543 www.unisc.br/ppgedu

Engenharias, Sanitária/Doutorado TECNOLOGIAAMBIENTAL Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7545 www.unisc.br/ppgta

Ciências Sociais Aplicadas Planejamento urbano e regional/Mestrado DESENVOLVIMENTO REGIONAL Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7392 www.unisc.br/ppgdr

Ciências Humanas Educação/Mestrado EDUCAÇÃO Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7543 www.unisc.br/ppgedu

Ciências Sociais Aplicadas/Direito Doutorado DIREITO Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7394 www.unisc.br/ppgd

Linguística, Letras e Artes Letras/ Mestrado LETRAS Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7322 www.unisc.br/ppgl

Engenharias, Sanitária/Mestrado TECNOLOGIAAMBIENTAL Santa Cruz do Sul Inscrições: até novembro (51) 3717-7545 www.unisc.br/ppgta Multidisciplinar, Interdisciplinar/ Mestrado PROMOÇÃO DA SAÚDE Santa Cruz do Sul / Unisc Inscrições: até novembro (51) 3717-7603 www.unisc.br/ppgps


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.