Page 1


2

Março 2018

Geral/Opinião Jô Nunes

Cursos da Unisc recebem avaliação positiva no Enade Josemar Santos

Palavra da Reitoria Início de mais um ano letivo, com objetivos, energias e esperanças renovadas. Sejam todos bem-vindos. Que encontremos uns nos outros a força, a harmonia e a unidade para levarmos adiante as nossas metas. Em 2018 comemoramos 25 anos de Universidade, numa trajetória de Ensino Superior iniciada há 56 anos. A Unisc é uma Instituição que nos orgulha. É consolidada, tem uma trajetória exitosa, empreendedora e de muita criatividade. É exemplo para outras Instituições. Nosso trabalho é alicerçado na qualidade do ensino, na participação, na transparência, na sustentabilidade e na forte interação com a comunidade. A Unisc desempenha um papel proativo na realidade educacional econômica e política, em Santa Cruz do Sul e nas regiões onde atua. A educação superior modifica pessoas, paisagens e perspectivas. Não temos dúvida de que somos o maior patrimônio científico e educacional da região. Temos uma raiz forte na comunidade, somos a única universidade comunitária do Vale do Rio Pardo e, com muito orgulho, estamos entre as melhores do Rio Grande do Sul e do Brasil. Pertencer à Unisc nos motiva e nos move para sua continuidade e para o seu desenvolvimento. Em todas as travessias difíceis, o que sempre nos orientou foi e é a nossa capacidade coletiva de fazer o bem e fazer bem. Frente à crise que o mundo vivencia, temos que facilitar a transição para uma mudança de paradigma, que vise reconstruir a sociedade, com desejos e responsabilidades coletivas de conquistar um mundo melhor, mais humano e solidário para as futuras gerações. Cabe-nos fortalecer o propósito da educação de uma universidade, que é o de promover aprendizagens transformadoras, críticas, reflexivas, desenvolvendo em nós e nos estudantes a capacidade de fazer conexões entre os muitos e diferentes tipos de conhecimento e de convívio humano. Portanto, a dimensão formativa da Unisc tem que ser lembrada, pensada, praticada e fortalecida a cada dia. No novo ciclo da gestão 2018-2021 precisamos de novos movimentos e de novos aprofundamentos. Para seguir na construção de uma Unisc ainda mais sólida, mais aberta, mais contemporânea e interdisciplinar, que nunca deixa de sonhar e de seguir, que precisa continuar sua evolução, precisamos de muitas mãos, precisamos de todos que desejam fazer e viver o projeto Unisc. Que o ano de 2018 seja iluminado, seja pleno de aprendizagens, saúde, serenidade, união, tolerância e sabedoria, para que juntos possamos iniciar a história dos próximos 25 anos de compromisso com uma educação superior de qualidade e com o desenvolvimento científico, social, tecnológico e econômico da comunidade.

A Unisc teve um bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2016. O resultado foi divulgado no dia 1º de dezembro de 2017, pelo Ministério da Educação (MEC). Nesse ciclo do MEC, foram avaliados cursos da área da saúde, quando mais uma vez a Instituição manteve boa média e obteve nota 3 no Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC). A nota final advém de dois componentes básicos: da prova realizada pelo aluno e dos insumos vindos de cada curso (titulação, regime de trabalho, infraestrutura, entre outros). Em relação ao Enade, na classificação que vai de 1 a 5, os cursos com melhor desempenho foram: Estética e Cosmética, Farmácia, Medicina, Nutrição e Serviço Social, que obtiveram nota 4, enquanto os cursos de Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia receberam nota 3. “Esse resultado positivo confirma o investimento que a Instituição faz e também o envolvimento de professores e alunos que se inserem nesse processo que busca permanentemente uma educação de qualidade”, salientou o pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor Schneider. No próximo ano (ciclo) serão avaliados os cursos das Ciências Sociais Aplicadas. Cursos avaliados: Estética e Cosmética - 4; Educação Física (Bacharelado) - 3; Enfermagem - 3; Farmácia - 4; Fisioterapia - 3; Medicina - 4; Nutrição - 4; Odontologia - 3; Serviço Social – 4.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Rafael Frederico Henn

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas responsáveis: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: Aquarius Hotel Flat Residence,

Felipe de Queiroz Nopes, reg. prof. 12.320

Biblioteca Municipal, Escola Professor Luiz Dourado,

E-mail: imprensa@unisc.br

Escola Ernesto Alves de Oliveira, Escola Goiás, Escola Nossa Senhora do Rosário, Hospital Santa Cruz (HSC),

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Agência FGTAS/Sine, Unisc - Capão da Canoa,

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Montenegro, Venâncio Aires, Sobradinho e Santa Cruz do Sul (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Clínica

Revisão

de Odontologia, Reitoria, Piscina, Biblioteca, GAJ, SIS,

Roque Neumann

Escola Educar-se, Central de Atendimento, DCE e blocos 1, 5, 8, 12, 16, 18, 35, 42, 51 e 53).

*Carmen Lúcia de Lima Helfer, Reitora da Unisc e Presidente da Apesc.

*Este material é produzido em papel reciclável.


Março

2018

3

Ensino

AÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES PCDS A Instituição criou a Comissão de Acessibilidade que, por meio do Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac), empenha-se na formação acadêmica de alunos com deficiências

Escola Educar-se empossa diretoria Simoni Helfer

Divulgação

A Unisc vem discutindo em muitas instâncias a temática da Acessibilidade, assim como tem uma trajetória de ações praticadas na arquitetura de ambientes e no atendimento educacional especializado, tanto em sala de aula quanto em áreas de atendimento à comunidade acadêmica, tendo criado, em 2105, a Comissão de Acessibilidade. Dessa forma, a cada semestre, por meio do Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac), há um grande empenho com a formação acadêmica de pessoas com deficiências (PcDs) nos diferentes cursos, oferecendo melhores condições para o processo ensino-aprendizagem, identificando as necessidades de acessibilidade de todos os tipos (atitudinal, arquitetônica, comunicacional, programática e instrumental). Esse acompanhamento ocorre durante todo o transcorrer da graduação. Uma das ações dentro da política de acessibilidade teve início no segundo semestre de 2017, numa parceria entre o Naac e o Projeto de Extensão Arquitetura e Saúde. A estudante Eduarda Luisa Pagel do curso de Biomedicina, Eduarda Luisa Pagel, é cadeirante e recebeu apoio de infraestrutura para realizar suas aulas práticas nos laboratórios de Anatomia e de Microscopia. No laboratório de Anatomia foi disponibilizado à estudante uma plataforma de acesso junto às macas. No laboratório de Microscopia, a equipe do projeto extensionista, composta por professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Fisioterapia, criou um mobiliário adaptado (mesa adaptada), para permitir que o microscópio pudesse ser manuseado com facilidade e autonomia. “A bancada no laboratório tem facilitado muito, pois consigo ter melhor acesso ao microscópio óptico sem precisar me deslocar da minha cadeira de rodas. Também a plataforma facilita o acesso aos corpos que se encontram no laboratório de Anatomia, proporcionando melhor qualidade na aprendizagem, através de aulas e avaliações práticas”, salientou a estudante. Conforme a percepção das integrantes da equipe, a coordenadora do Naac, Raquel Ribas Fialho, e as professoras do Projeto Arquitetura, Rosane Backes e Patrícia Roveda, ações como essa, onde houve uma solução concreta e eficiente, motivam as equipes dos setores envolvidos a continuarem nessa caminhada para melhorar todos os tipos de acessibilidade na Instituição. “Também temos ciência de que os acadêmicos bolsistas envolvidos estão tendo a oportunidade de experienciar importantes ações que fazem a diferença na vida das pessoas”, disseram.

Da esq. para dir.: Cristiane, Valderez e Carmen Lúcia Em cerimônia realizada no dia 22 de dezembro de 2017, a diretora e a vice-diretora da Escola de Educação Básica Educar-se, Valderez Maria Kern e Cristiane Iserhard Machado, respectivamente, foram empossadas para mais um mandato. Ambas foram reeleitas para o quadriênio 20182021. O ato solene contou com a presença da reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, além de pró-reitores, professores, funcionários, membros do Grêmio Estudantil e da comunidade escolar. Em suas falas, as gestoras abordaram o trabalho realizado ao longo dos anos no educandário, agradeceram a confiança de todos e o apoio da Unisc e fizeram projeções para os próximos quatro anos, cujas ações serão realizadas em parceria com toda a equipe escolar.

Ações de conscientização no trânsito Taís de Moraes

Curso de Psicologia promove exposição de fotografias relacionadas ao trabalho Divulgação

Tendo como tema Um olhar para o trabalho: subjetividade e vivências, o curso de Psicologia da Unisc realizou, em dezembro de 2017, a 3ª Exposição de Fotografias, no saguão do bloco 35. As imagens foram captadas pelos alunos da disciplina de Psicologia do Trabalho II, ministrada pela professora Karine Perez. “A proposta da atividade foi ir além da teoria, pois buscou articular os conceitos e as temáticas estudados durante a disciplina ao real do trabalho, ao trabalho vivo”, explicou a docente. As peças apresentadas foram resultanTurma de alunos que desenvolveu a exposição tes de um trabalho a partir de olhares lançados a diversas profissões. Além de um estudo teórico e de campo, com o uso de entrevistas, propôs-se o uso da fotografia para compreender o modo como os sujeitos se constituem por intermédio da relação laboral, dando ênfase àquilo que é vivido no trabalho.

No dia 6 de dezembro, o Grupo de Jovens da Escola Educar-se realizou uma atividade de conscientização no trânsito por meio de parceria com o Programa Trânsito é Vida, da Associação Educação Positiva. Juntamente com os estudantes, o grupo formado por jovens voluntários mobilizou a comunidade escolar no início da manhã com a entrega de panfletos, que reforçavam a importância do uso da faixa de segurança tanto para o pedestre, que deve cuidar ao fazer a travessia, quanto para o motorista, que precisa estar atento às movimentações no tráfego. As turmas dos anos iniciais também participaram de alguns jogos que orientaram a utilização do cinto de segurança; as placas de sinalização; o significado das cores do semáforo; o uso das cadeirinhas nos veículos; a idade permitida para utilizar o banco da frente do passageiro; dentre outras situações. Desde 2003, o projeto realiza ações voltadas à educação no trânsito pelas ruas de Santa Cruz do Sul, em empresas e nas escolas.


4

Março 2018

360º

Equipe da Escola Guilherme Hildebrandt vence o Mestre Cuca 2017

Curso de Licenciatura em Geografia no Chile Divulgação

Divulgação

Com a receita Mousse de Frutas, a equipe de alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Hildebrandt, formada por Jéssica da Rosa, Marielly Santos da Cruz e Larissa Oliveira de Carvalho, venceu a etapa final do projeto Mestre Cuca 2017 – Comidas do Bem, realizada no dia 6 de dezembro, nas dependências do curso de Gastronomia da Unisc. Ao todo, oito equipes de escolas da rede municipal de Santa Cruz do Sul participaram da final. Os pratos criados pelos estudantes foram avaliados por uma comissão julgadora. O Mestre Cuca é promovido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Programa Unisc-Escola e dos cursos de Gastronomia e de Nutrição da Unisc. As demais receitas concorrentes foram: Bolo de batata recheado com frango e legumes (EMEF Santuário) Escondidinho de aipim com legumes (EMEF Duque de Caxias) Lasanha de frango ao molho branco (EMEF Bom Jesus) Lasanha de mandioca (EMEF São Canísio) Nhoque de batata e aveia (EMEF Vidal de Negreiros) Nhoque do bem (EMEF Frederico Assmann) Torta de repolho (EMEF Emanuel)

O curso de Licenciatura em Geografia da Unisc realizou uma viagem de estudos a Santiago do Chile, tendo como responsáveis os professores Camilo Darsie de Souza e Ernesto Luiz Alves. A atividade ocorreu de 5 a 12 de janeiro e fez parte da disciplina Prática de Campo II. O objetivo foi oferecer aos alunos uma experiência de formação internacional prática acerca de temas, como a formação da cordilheira, aspectos geopolíticos chilenos e organização do espaço Latino-Americano. O grupo composto por 39 alunos, dois professores e uma funcionária participou de atividades na Universidad de Chile - Facultad de Arquitectura y Geografía, conheceu aspectos sociais e econômicos da cidade de Santiago e obteve informações geológicas sobre a Cordilheira dos Andes.

Unisc promove 9ª Viagem Internacional de Espanhol Divulgação

Professor do curso de Direito é homenageado na Comarca de Lajeado Divulgação

O professor do curso de Direito da Unisc, Luiz Egon Richter, foi homenageado na Comarca de Lajeado. A cerimônia ocorreu no dia 18 de janeiro, quando o docente recebeu do diretor do Foro de Lajeado, juiz de Direito Luís Antônio de Abreu Johnson, uma Portaria de Louvor por sua destacada atuação no desempenho de suas funções junto ao Cartório de Registro de Imóveis daquele município, tendo atuado interinamente de 5 de maio de 2008 a 18 de janeiro de 2018. Estiveram presentes na solenidade, pela Unisc, a professora Denise Bittencourt Luiz Egon Richter (E) e o juiz Luís Antônio Friedrich, representando a Reitoria, e os professores do curso de Direito, Elia Denise Hammes, Cassio Alberto Arend, Janriê Rodrigues Reck e Caroline Muller Bitencourt.

A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) e do Centro de Línguas e Culturas (Celinc), promoveu a 9ª Viagem Internacional de Espanhol a Valladolid (Espanha), de 3 a 17 de fevereiro. Esse foi o terceiro grupo encaminhado pela Instituição, decorrente da parceria com a Fundación de la Lengua Española de Valladolid, que oferece curso de Espanhol de forma gratuita. Participaram da viagem os estudantes: Betina Nunes Sampaio (Jornalismo), Jana Luisa Camara (Relações Públicas), Lucas Augusto da Cruz (Turismo), Lucimara da Silva dos Santos (Jornalismo) e Paloma Thaís Beise (Relações Internacionais). Além de oferecer aos estudantes de cursos de graduação, pósgraduação e extensão da Unisc, docentes e técnicos administrativos das instituições mantidas pela Apesc um curso intensivo de língua espanhola de 20 horas semanais na Fundación de la Lengua Española, a viagem também teve como objetivos ofertar programas de imersão cultural e promover a internacionalização das relações acadêmicas e interpessoais dos participantes nas atividades da viagem e a interação do grupo com comunidades da Espanha.


Março

2018

Geral

VESTIBULAR DE MEDICINA NA UNISC Processo Seletivo realizado na Instituição atraiu cerca de 1,5 mil candidatos Felipe Nopes

O seu Imposto de Renda em benefício de projetos realizados pela Unisc

Vestibulandos tiveram até três horas para realizar a prova de redação Na tarde do dia 13 de janeiro, cerca de 1,5 mil candidatos de diversos estados brasileiros realizaram o vestibular do curso de Medicina da Unisc, que ofereceu 40 vagas. O índice de abstenção foi de 17,61% (em 2017, no mesmo período, o índice foi de 24%). A prova consistiu em uma redação, que pôde ser feita em até três horas, com aproveitamento das notas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os vestibulandos tiveram que optar por um dos três temas propostos para a redação: Neonazismo, Água potável e Juramento Hipocrático (novo juramento proposto para o profissional de Medicina). Para os acompanhantes dos candidatos, houve a exibição do filme O vendedor de sonhos, na sala 101, bloco 1 da Unisc. O listão dos aprovados foi divulgado em 18 de janeiro, no site vestibular.unisc.br. Ainda no dia 13 de janeiro, nos campi da Unisc de Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Venâncio Aires, Capão da Canoa e Montenegro, foram realizados o Vestibular Complementar e o processo seletivo dos cursos de graduação dinâmica. No campus de Montenegro também ocorreu o vestibular do curso de Psicologia. Todos os processos foram compostos por uma prova de redação, com duração de até duas horas. A divulgação dos classificados foi no dia 16 de janeiro, no site www.unisc.br.

Você sabia que no Brasil há a possibilidade de o seu Imposto de Renda ser revertido para causas educacionais, sociais, esportivas e culturais? Os impostos que seriam pagos ao governo podem ser doados a projetos que beneficiem a comunidade! Como acontece: o Poder Público deixa de arrecadar parte de recursos para incentivar projetos. A participação nos diversos mecanismos de incentivos é uma decisão facultativa de cada empresa e pessoa física. Para utilizar os incentivos fiscais federais: - as empresas precisam necessariamente ser tributadas com base no lucro real. A empresa que recolher impostos por lucro presumido ou que for optante do Simples Nacional não poderá usufruir do mecanismo; - as pessoas físicas também podem fazer doações e para isso é necessário que a Declaração Anual de Imposto de Renda seja feita pelo modelo completo. Dois projetos na Universidade que se utilizam dos incentivos fiscais federais merecem destaque: o projeto da Orquestra, que aprovou três propostas no Ministério da Cultura. O primeiro projeto foi realizado em 2016, o segundo, em 2017, e o terceiro projeto, que prevê 11 apresentações da Orquestra em vários municípios da região, está aguardando parecer final para iniciar a execução em abril deste ano. O projeto Cestinha também recebe recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Em Santa Cruz do Sul, o Comdica é o órgão responsável pela aprovação e destinação dos recursos que são obtidos de doações de Imposto de Renda, através do FMDCA. Com os recursos recebidos, através das doações, o projeto Cestinha conseguiu comprar um Placar Eletrônico que está instalado no Ginásio Pedagógico da Unisc. Também foram adquiridos diversos materiais esportivos para os participantes que, além de aprimorar as atividades, proporcionam alegria, satisfação e fortalecem o convívio em grupo, facilitando a inserção das crianças e dos adolescentes na sociedade. Para o projeto Cestinha, a Apesc/Unisc está recebendo doações até 27 de abril de 2018. Aproveitando que estamos no período de realizar a Declaração de Imposto de Renda, convidamos a comunidade acadêmica a destinar parte do seu imposto ao Projeto Cestinha. Para obter outras informações e orientações, converse com o seu contador e contate o Escritório de Projetos, pelo fone (51) 3717-7316, com Rosane Weiss. *Rosane Maria Weiss, Escritório de Projetos.

5


6

Geral

Março 2018

PRIMEIRA TURMA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMEMORA 50 ANOS DE FORMATURA Felipe Nopes

Fotos: Felipe Nopes

Formados em 1967, integrantes da primeira turma do curso de Ciências Contábeis da Unisc – então chamada de Faculdade de Ciências Contábeis – estiveram reunidos, no dia 2 de dezembro, para comemorar os 50 anos de formatura. Num almoço descontraído, realizado no Salão Azul da sede campestre do Clube União, em Santa Cruz do Sul, os ex-colegas e amigos de longa data se reencontraram, confraternizaram e relembraram histórias da época em que eram estudantes. O 50º Encontro Anual da Turma Pioneira do Curso de Ciências Contábeis da Unisc também contou com a presença da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; dos professores Márcia Frey e Renê Seibert, do Departamento de Ciências Contábeis, e Susana Mueller, do Departamento de Biologia e Farmácia; e de familiares dos diplomados. “Para mim, é um privilégio participar deste encontro, pois 50 anos não é qualquer idade. Vocês foram pioneiros de um curso histórico e tradicional da nossa Universidade. Nós reconhecemos a história que vocês começaram a construir. Que vocês possam brindar por mais 50 anos. Brindem à vida”, ressaltou a reitora. Representando a turma de bacharéis, Guido Pauli homenageou os ex-colegas e os ex-professores, dos quais três estavam presentes. “Muitos fatos ocorreram desde Almoço reuniu ex-alunos (em pé) e ex-professores (sentados) do curso que ingressamos na faculdade e alguns deles nos levaram a mudar a forma de educar os nossos filhos”, disse. “É grande a nossa alegria por estarmos aqui reunidos. Nos encontramos ininterruptamente todos os anos desde a formatura”, complementou Pauli. Segundo o aposentado e um dos organizadores do encontro, Amyr José Rockenbach, os ex-colegas se reúnem há cinco décadas, sempre no primeiro sábado de dezembro. “Isso representa um recorde para qualquer turma de ensino superior”, apontou.

Reitora Carmen Lúcia também participou do encontro

Alegria e gratidão Em sua fala, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Márcia Frey, manifestou a alegria e a gratidão em compartilhar o momento histórico com os diplomados. “A turma de vocês é única. Temos o compromisso de manter viva a trajetória que vocês iniciaram. O curso se renova a cada ano e é ofertado pela Unisc desde o seu surgimento, em todos os processos seletivos. Isso só acontece graças a vocês, que foram visionários e acreditaram no sonho de levar o curso adiante”, salientou. Em seguida, os ex-alunos e seus representantes receberam uma bandeja da Unisc alusiva aos 50 anos de formatura, entregue pelos professores Márcia e Seibert, além de um certificado de participação no encontro, confeccionado pelos organizadores do evento. Para encerrar, o grupo de diplomados cantou o tradicional hino da turma.

APL VRP assina convênio para criação de rede de comercialização Divulgação

A agricultura familiar do Vale do Rio Pardo poderá ter um incremento importante para a comercialização de seus produtos nos próximos meses. O Arranjo Produtivo Local da Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo (APL VRP), através da entidade gestora Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), assinou com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sdect) um convênio para a criação de uma rede de comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. O documento foi assinado no dia 11 de janeiro pelo pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, e pelo gestor do APL VRP, Jesus Edemir Rodrigues, junto à Sdect. Os recursos são oriundos da Consulta Popular de 2016/2017 e totalizam R$ 465.531,68. O objetivo dessa rede de comercialização é ter um sistema de estoque de mercadorias para integrar todas as unidades produtivas, como agroindústrias familiares, cooperativas e associações de agricultores familiares produtores de alimentos, gerenciados pelo APL VRP, a fim de buscar novos mercados institucionais e o mercado final de cliente pessoa física. O pró-reitor explica que, para tanto, será necessário o desenvolvimento de uma plataforma de gerenciamento para atender à rede de comercialização de alimentos do APL VRP e outra plataforma de comercialização capaz de apurar o estoque de alimentos, controle de fluxo de mercadorias e atributos fiscais entre comerciantes e fornecedor, Jesus Rodrigues (esq.) e Angelo Hoff (centro) que já está em andamento com a finalização do Daqui Alimentos. Ainda serão necessários o cadastramento dos comerciantes de alimentos do APL, a disponibilização e a capacitação da equipe gestora atuante na rede de comercialização, a aplicação do plano de marketing para o APL VRP e a identificação de novos mercados institucionais e de consumidor final para os alimentos do APL. Metas Entre as metas estabelecidas no plano de trabalho estão a criação de um sistema gerencial e de estoque (para integrar as organizações de agricultores, as cooperativas e as associações à rede de comercialização, a fim de atender, pelo menos, a nove municípios do Vale do Rio Pardo) e a realização de visitas às unidades produtivas de alimentos da agricultura familiar no VRP, para estruturar e organizar a produção de alimentos com a rede de comercialização. Também estão previstos a promoção de cursos de capacitação de, no mínimo, quatro horas de duração, com pelo menos 25 agricultores familiares em cada um, nas áreas de produção, agroindustrialização e comercialização de alimentos produzidos pelo APL VRP; a criação de uma carteira de clientes com, pelo menos, 20 pessoas jurídicas cadastradas, para adquirir alimentos produzidos pela agricultura familiar no VRP e servir de modelo para prospectar novos clientes; a elaboração de um manual de normas e procedimentos para a comercialização de alimentos; e o mapeamento de todas as feiras rurais e pontos de venda de alimentos produzidos pela agricultura familiar nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo, identificando a origem e a procedência desses mantimentos.


2018

7

Fora de sede / Geral

Divulgação

UNISC CAPÃO DA CANOA RECEBE O PAINEL RBS NOTÍCIAS No dia 11 de dezembro, na Unisc Capão da Canoa, foi realizado o Painel RBS Notícias, mediado pelo jornalista e apresentador Elói Zorzetto. O evento foi um bate-papo informal, no qual foram discutidos temas como a infraestrutura, a segurança e as novidades no Litoral Norte para o veraneio de 2018, sendo aberto para o público interagir com os debatedores. Os painelistas convidados foram o diretor de Turismo da Secretaria Estadual de Cultura, Bate-papo informal reuniu painelistas e público em geral Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel), Abdon Barretto Filho; o presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Construtores e Incorporadores da Construção Civil de Capão da Canoa, Lindomar Batista dos Santos; o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Capão da Canoa, Augusto César Roesler Smaniotto; a presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte, Ivone Ferraz; e a professora do curso de Administração da Unisc, Ione Sardão da Silva.

Curso de Fisioterapia comemora 20 anos O curso de Fisioterapia da Unisc completa 20 anos em 2018, dedicado à formação de qualidade de profissionais e seguindo as Diretrizes Curriculares estabelecidas como norteadoras da categoria. De acordo com a coordenadora do curso, Ana Cristina Sudbrack, e a subcoordenadora, Andréa Lúcia Gonçalves da Silva, os serviços oferecidos pelo curso beneficiam diretamente a comunidade. “São mais de 80 atendimentos por dia na Clínica Fisiounisc, além de atuar junto ao Hospital Santa Cruz e nas ESF’s. Também oportunizamos aos nossos alunos a prática efetiva através dos projetos de pesquisa e de extensão”, salientam. O curso já formou 675 profissionais fisioterapeutas que atuam na região, em outros estados e fora do país. “Mais do que uma tradição, o curso se mantém firme no que se refere à formação presencial, marcando a qualificação ética e o compromisso profissional para com os sujeitos que recebem sua assistência”, acrescentam as docentes.

Viagem internacional de estudos para docentes da Unisc na Inglaterra A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), promoveu uma Viagem Internacional de Estudos, voltada especificamente para professores. A atividade para curso de Inglês ocorreu em Oxford (Inglaterra), de 20 de janeiro a 17 de fevereiro, tendo sido organizada para contemplar tanto os objetivos do Plano de Internacionalização da Unisc, que considera o docente um importante ator desse processo na Universidade, quanto pela necessidade de formação em língua inglesa enquanto base para ações internacionais acadêmicas, científicas e interculturais. “Os docentes que participaram dessa viagem poderão atuar de forma diferenciada na sala de aula, tanto pela aprendizagem da língua inglesa que tiveram, quanto pelas habilidades culturais e globais oriundas da experiência internacional vivida”, disse a coordenadora da AAII, Cristiana Mueller. Os objetivos foram oferecer aos docentes da Instituição um curso intensivo de língua inglesa na escola British Study Centres - Oxford; promover a internacionalização por meio do aprimoramento do conhecimento da língua inglesa; propiciar a ampliação das relações acadêmicas e interpessoais decorrentes da participação da viagem; e promover a interação com a comunidade britânica. Os professores que participaram da viagem foram: Analídia Rodolpho Petry (Enfermagem e Odontologia), Cristiano Benites Oliveira (Ciências Humanas), Cristina Manera Dorneles (Biologia e Farmácia), Flávio Lucas Goettert (Ciências Contábeis) e Leticia Diesel (Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias).

Contábeis realiza Feira de Empreendedorismo Divulgação

Março

O curso de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro realizou, no dia 30 de novembro, mais uma Feira de Empreendedorismo, com a prática de negócios desenvolvidos com o uso do Canvas e do Plano de Negócios. Nas dependências do campus universitário, os estudantes comercializaram bolo de brigadeiro e cachorro-quente, entre outros produtos. A atividade fez parte da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Jairo Breunig.

Posse do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí Divulgação

No dia 30 de janeiro, a Unisc Montenegro participou da posse das instituições eleitas para o biênio 2017-2019 do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí. A Universidade, representada pela coordenadora do campus de Montenegro, Caroline Kothe, é titular do Grupo II – Representantes da População, pela categoria Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Canela e a eleição foi realizada em novembro de 2017. Divulgação

Da esq. para dir.: Cristiano Oliveira, Cristina Dorneles, Analídia Petry, Leticia Diesel e Flávio Goettert


8

Março 2018

Geral

REUNIÃO GERAL 2018

Ciências Contábeis na Unisc Venâncio Aires

Josemar Santos

A Unisc realizou, no 22 dia de fevereiro, a sua Reunião Geral 2018, conforme determina a Resolução nº 53, de 13 de dezembro de 2012. O evento ocorreu no Auditório Central da Instituição e contou com a presença de professores e de técnicos administrativos da Unisc Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. Ao abrir o encontro, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer ressaltou que 2018 representa um marco histórico para a Unisc, que completa 25 anos. “Que seja um ano iluminado, pleno de aprendizagem, de saúde, de serenidade, de união, de tolerância e de sabedoria, para que, juntos, possamos iniciar a história de mais 25 anos de compromisso com uma educação superior de qualidade e com o desenvolvimento científico, social, tecnológico e econômico da comunidade”, salientou. Também participaram da reunião o vice-reitor, Rafael Frederico Henn, e os pró-reitores de Administração, Dorivaldo Brittes de Oliveira, de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, de Graduação, Elenor José Schneider, de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Fabiana Piccinin, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcelino Hoppe.

A Unisc recebeu, no 19 de fevereiro, a visita de dois deputados da região. Primeiramente, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e o vice-reitor Rafael Frederico Henn receberam o deputado federal Heitor Schuh e o presidente do PSB em Santa Heitor Schuh: visita de cortesia Cruz do Sul, Fabiano Dupont. Na oportunidade, o parlamentar veio fazer uma visita de cortesia e cumprimentar os gestores pela posse, tendo em vista que não pode estar presente na cerimônia ocorrida em 20 de dezembro. Após, a reitora, o vice-reitor e o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, receberam o deputado estadual Edson Brum (PMDB), a prefeita e o secretário de planejamento de Serafina Corrêa, Maria Amélia Arroque Gheller e Paulo Roberto Carpenedo, respectivamente. A comitiva procurou a Unisc para verificar a possibilidade de futuras parcerias Comitiva de Serafina Corrêa com a Instituição, nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. “A nossa região possui uma boa diversificação, especialmente na área de alimentos e do agronegócio, e por isso precisamos ampliar o leque de possibilidades em nosso município”, salientou a prefeita Maria Amélia.

REUNIÃO GERAL 2018

Graduação dinâmica: novos convênios

Divulgação

Fotos: Josemar Santos

Unisc recebe visita de deputados da região

A Unisc Venâncio Aires vai oferecer mais um curso de graduação. O Ministério da Educação (MEC) autorizou, no dia 22 de fevereiro, a implantação do curso de Ciências Contábeis. A graduação se soma aos cursos de Direito e Administração, e será o primeiro dos 11 cursos anunciados, em 2017, em um projeto de expansão da unidade.

Esq. para dir.: André Kohl e Tiago Scarano (Unisc) e Mariana de Oliveira (Metalúrgica Mor) A Unisc assinou, no mês de fevereiro, convênios com a Metalúrgica Mor e com a JTI Empresa de Tabaco de Santa Cruz do Sul. Por meio dos acordos, serão oferecidos descontos de 30% nas mensalidades dos cinco cursos de graduação dinâmica ofertados pela Instituição – Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo site www.unisc.br.

Nepi realiza capacitações para empresários

Divulgação

Estudante coloca em prática a paixão por histórias em quadrinhos O acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda da Unisc (PP), Márcio Meyer, é um apaixonado por histórias em quadrinhos. Atualmente no 8º semestre do curso, vem se aprimorando nessa atividade. Como resultado, já lançou dois livros sobre o assunto, sendo o primeiro Babadas Tiras (uma coletânea das tiras dos personagens) e Deu um Branco (um livro de colorir em quadrinhos, que começa colorido). Concorreu ao troféu HQ Mix, em 2015, e recebeu elogios de editores da Maurício de Sousa Produções e do Universo HQ, portal especializado em quadrinhos no Brasil. Além disso, suas criações já fizeram crossover em tiras com outros personagens nacionais. Meyer também promove exposições, visita escolas, ministrando oficinas e palestrando sobre o tema, e é um dos organizadores do Bah! Quadrinhos + Cultura, evento apoiado pela Unisc. “O processo de criação do universo dos meus personagens foi se aperfeiçoando conforme o decorrer das matérias, tanto que o laboratório onde amadureci minhas ideias com relação aos quadrinhos de EDImania foi no curso de PP, tendo um viés totalmente acadêmico”, revelou.

Divulgação

O Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação do Vale do Rio Pardo (Nepi), proposta executada pela Unisc, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, realizou capacitações dirigidas a empresários participantes do projeto. Em janeiro, a primeira foi sobre Planejamento Estratégico: estabelecendo as bases para o futuro da sua empresa, realizada dia 16 e ministrada pela professora Letícia Diesel; e a segunda foi sobre Marketing Digital: como trazer resultados para sua empresa, dia 23, ministrada pelo especialista convidado Cícero Lima. Em fevereiro, ocorreram mais duas atividades. Nos dias 20 (Como melhorar resultados com a melhoria de processos) e dia 27 (Liderança e Gestão de Pessoas na Prática). O Projeto de Extensão Produtiva e Inovação promove consultorias gratuitas para pequenas e médias indústrias do Vale do Rio Pardo, nas áreas de Redução de Perdas, Planejamento Estratégico, Inovação e Produção Mais Limpa. Interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelo e-mail doege@unisc.br ou pelo fone (51) 37177663.


Março

2018

9

Institucional

ANO LETIVO 2018: AULAS TIVERAM INÍCIO EM FEVEREIRO Como em 2018 a Unisc completa 25 anos, o trote solidário terá 25 ações em 25 entidades de caráter social e educacional Felipe Nopes

Josemar Santos Tendo como novidade os cursos de Medicina Veterinária e de graduação dinâmica (Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Processos Gerenciais), os estudantes da Unisc iniciaram, no dia 26 de fevereiro, as atividades relativas ao primeiro semestre de 2018, nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. A recepção aos novos alunos ocorreu no dia 6 de março, na sala 101 (pela manhã) e no Auditório Central (à noite), com a presença da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; do pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider; da presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Marcelly Machado; e dos demais integrantes da Reitoria. “Agradecemos por terem escolhido a Unisc para realizarem suas formações profissionais, pessoais e cidadãs. Vocês vão encontrar aqui um lugar de estudos, de produção de conhecimento, de interações e de vivências. Que a trajetória de vocês na Unisc seja feliz e de muitas transformações. Coloquem energia nos estudos, sejam protagonistas”, disse a reitora. Para Schneider, os calouros estão inaugurando uma fase Carmen, Schneider e Marcelly deram boas-vindas aos alunos muito importante em suas vidas. “Vocês estão chegando a uma grande etapa e ao grande sonho de suas vidas, que é entrar na universidade. Quando se começa uma nova etapa é preciso estabelecer metas, e a grande meta aqui dentro é tornar-se um profissional. É importante viver a universidade e não só passar por ela”, pontuou o pró-reitor. Após a recepção, houve a tradicional Festa dos Bixos, no Centro de Convivência, destinada aos estudantes calouros e veteranos. Como em 2018 a Unisc completa 25 anos, a Comissão de Recepção de Estudantes definiu como acolhida e trote solidário a realização de 25 ações em 25 entidades de caráter social e educacional, envolvendo também os demais campi da Unisc, no período de 19 a 24 de março. Todos os estudantes, funcionários, professores, diplomados e comunidade estão convidados a participar como voluntários. Infraestrutura Em termos de infraestrutura para os estudantes, algumas ações que iniciaram em 2017 estão totalmente concluídas, como o aplicativo Minhas Turmas, a plataforma Google, o sistema de soluções de videoconferência, a transmissão da Unisc TV via internet, o diário on-line para os professores, a utilização do PayPal e a solicitação e expedição de documentos no portal do aluno. Para 2018, está em processo de implantação a disponibilização de Chromebooks para empréstimo na Biblioteca, o término da migração de todos os e-mails corporativos da Apesc para o Google, a adoção de novas tecnologias para a rede sem fio, a nova versão do Moodle para todas as turmas, melhorias nos processos institucionais de inscrições e matrículas para estrangeiros, reserva on-line de salas e equipamentos de áudio e vídeo, novo ajuste de matrícula on-line e inscrições e matrículas da Escola Educar-se pelo Sistema de Matrículas da Unisc. Outros ambientes estão passando por reformulação, como as salas 5338 (Graduação Dinâmica); 5211 (Laboratório de Inovação); 208 (curso de Administração); e 307 (licenciaturas). EaD As aulas dos cursos de pós-graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) iniciam em 18 de abril. Os polos de apoio presencial são em Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Capão da Canoa, Sobradinho, Montenegro e Venâncio Aires, além de um polo em cada estado do país. Educar-se Na Escola Educar-se, os mais de 500 estudantes iniciaram o ano letivo no dia 19 de fevereiro. Diversas atividades de acolhimento foram preparadas para o primeiro dia de aula. Cepru No Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), as aulas dos cursos que estão em andamento reiniciaram no dia 26 de fevereiro. Já para as novas turmas, as atividades começaram em 5 de março. Os cursos Técnicos oferecidos são de Enfermagem, de Informática, de Transações Imobiliárias, de Segurança do Trabalho, de Radiologia, de Jogos Digitais, de Desenvolvimento de Sistemas, de Recursos Humanos e de Gerência em Saúde. Pós-Graduação As atividades para os cerca de 2 mil estudantes dos mais de 30 cursos de pós-graduação Lato Sensu já estão em andamento. As aulas para as turmas 2018 dos cursos de pósgraduação stricto sensu do Mestrado em Administração iniciaram no dia 1º/03; em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, no dia 1º/03; em Direito, para o Doutorado, no dia 05/03 e para o Mestrado, no dia 08/03; em Educação, para o Mestrado, no dia 22/02 e para o Doutorado, no dia 23/02; em Letras - Mestrado e Doutorado, no dia 05/03; em Sistemas e Processos Industriais - Mestrado, no dia 1º/03; em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado, no dia 1º/03; e em Promoção da Saúde - Mestrado, no dia 08/03.

Unisc inaugura a Secretaria-Geral Acadêmica

Josemar Santos

Em solenidade realizada no dia 21 de fevereiro, no saguão do bloco 5, a Unisc inaugurou a Secretaria-Geral Acadêmica. A implantação do espaço é resultado do projeto de reestruturação da Secretaria-Geral da Graduação e da Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, visando à transformação e à otimização de processos, à inserção e à proposição de novas tecnologias e ao melhor aproveitamento das tecnologias existentes e à consequente adequação de custos. Durante a cerimônia, a subcoordenadora da Secretaria-Geral Acadêmica, Rita Rodrigues da Silva, ressaltou a importância da unificação dos ambientes. “Estamos entrando em uma nova fase que vem modificar a nossa forma de pensar, de nos relacionarmos com as interfaces, de sermos mais criativos e colaborativos, contribuindo ainda mais para que a qualidade da Unisc continue sendo uma de suas principais referências”, observou. De sua parte, a coordenadora da Secretaria-Geral Acadêmica, Nelci Gauciniski, disse se tratar de Solenidade de inauguração ocorreu no saguão do bloco 5 um momento histórico para a Universidade, pois irá trazer benefícios para toda a comunidade acadêmica. “O contexto atual exige a necessidade de acompanharmos a evolução e apresentarmos proposições inovadoras. Precisamos comemorar essa entrega, mas também é preciso termos a consciência da missão desafiadora e de responsabilidade que está sendo colocada diante de nós”, revelou. Já a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer destacou que a entrega desse espaço para a comunidade acadêmica faz parte da política de projetos integrados propostos pela Instituição, que iniciou em 2014, com a inauguração da Central de Atendimento, e que terá continuidade com outras propostas de unificação que estão em estudo. “Reunir várias atividades em um único lugar antes de iniciarmos o ano letivo é bastante satisfatório. Propor melhorias tem sido a nossa marca nesses 25 anos de universidade”, enfatizou.


10

Geral

Março

2018

UNISC E MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ Governador recebe convite de lideranças da região DO SUL ASSINAM CONVÊNIO

Divulgação

Acordo foi firmado para a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico em Santa Cruz do Sul Josemar Santos

Josemar Santos Em solenidade realizada no dia 8 de dezembro de 2017, no Palacinho, a Unisc e o Município de Santa Cruz do Sul firmaram contrato para a prestação de serviços da Universidade, por meio do Núcleo de Gestão Pública (NGP), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), para elaboração da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Santa Cruz do Sul. O Acordo foi assinado no Palacinho da Prefeitura trabalho será coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Felipe Krüger Leal, e terá duração de seis meses. O documento foi assinado pela reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e pelo prefeito municipal, Telmo Kirst. Durante o encontro, a reitora agradeceu a confiança que o município deposita no trabalho da Instituição. “Considero da mais alta relevância esse trabalho conjunto entre a Unisc, por meio do Núcleo de Gestão Pública, e a Prefeitura Municipal. Realmente, esse é mais um passo para uma parceria importantíssima, pois sabemos o quanto esse assunto é relevante para a comunidade, e nós, dessa forma, cumprimos nossa missão de desenvolvimento comunitário”, salientou. Já o prefeito Telmo Kirst destacou a qualidade das ações desenvolvidas pela Unisc. “Somos conhecedores da competência da equipe da Unisc e por isso estamos firmando esse convênio, em uma parceria que visa melhorar o atendimento à comunidade na área do saneamento básico”, sublinhou. O primeiro encontro para debater o início das atividades ocorreu no dia 27 de fevereiro, na sala 101, da Unisc.

APL TI firma acordo com a Ativales Jacson Stülp

As empresas de tecnologia da informação dos Vales do Taquari e do Rio Pardo vão ter um incremento de ações neste ano de 2018. A Ativales, entidade que congrega as empresas do setor, por intermédio da Unisc, que é a entidade gestora do APL de TI, assinou convênio com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SDECT). O montante de recursos que serão aplicados no APL de TI será de R$ 124.596,24, no período de 12 meses. O montante de recursos será de R$ 124.596,24 O objetivo do convênio será desenvolver os recursos comerciais das empresas associadas, qualificando-as através de consultorias direcionadas, workshops de aprimoramentos e missões comerciais em feiras especializadas, a fim de aumentar as áreas geográficas de atuação e o faturamento das mesmas. A assinatura do convênio foi realizada pelo pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, com a presença do gestor do APL de TI, Jesus Edemir Rodrigues. Segundo o presidente da Ativales, Eduardo Bittencourt, as razões do surgimento da associação são a qualificação dos produtos e serviços, as parcerias estratégicas e a representatividade local. Entre as ações está a interação com o mercado e a comunidade local, através de eventos sobre tecnologia. “Durante esse período, as ações da Ativales conseguiram reduzir essa diferença, fazendo com que as empresas associadas se tornassem conhecidas, para formar produtos consistentes e, também, para montar estruturas comerciais para atender ao mercado local”, explica Bittencourt. Esse trabalho levou ao reconhecimento estadual do arranjo como APL de Tecnologia da Informação nos Vales do Rio Pardo e Taquari e à posterior aprovação de um projeto no Edital 05/2016. Eduardo explica que um novo passo se dará com esse projeto, cujo objetivo está direcionado ao aprofundamento da estruturação comercial das empresas, bem como à qualificação dos seus recursos (estudo de novos mercados, modelos de negócios, formas de atuação, ações comerciais articuladas, uso de redes sociais, entre outros). A ideia é capacitar e qualificar as empresas do APL, implementar a sistematização comercial nas empresas e realizar uma missão a uma Feira de Referência Internacional. As metas previstas no convênio são a capacitação de colaboradores do setor de TI sobre Produtividade em Vendas e Pitch Persuasivo de Alto Impacto e a implementação do sistema de formalização do processo comercial, com o objetivo de aprimoramento da empresa sobre o sistema comercial. Além disso, será realizada a promoção de uma missão empresarial internacional, em uma feira do setor, para promover ações de negócios e mercadológicas.

Da esq. para dir.: Dorneles, Brum, Werner, Kassab, Hoff, Dressler, Martins e Sartori Uma comitiva de lideranças de Santa Cruz do Sul e da região esteve, no dia 19 de janeiro, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para fazer o convite oficial ao governador do Estado, José Ivo Sartori, e ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, para participarem da cerimônia de abertura da Expoagro Afubra 2018 e da inauguração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Diversificação da Agricultura. Ambos os eventos ocorrerão no dia 20 de março, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Os recursos investidos na construção do CVT são oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Participaram do encontro com Sartori e Kassab o senador Lasier Martins; o deputado Edson Brum; o presidente e o vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner e Marco Antonio Dorneles, respectivamente; o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff; e o secretário do Planejamento, Indústria e Comércio de Rio Pardo, Diego Dressler.

Cursos de Engenharia em intercâmbio na Argentina Divulgação

Um grupo de 29 acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unisc, acompanhados pelos professores Rafael Guedes de Azevedo, Silvio Cesar Ferreira da Rosa e das funcionárias Daniele Roesch e Taismara Diana Scherer, participaram, de 27 de janeiro a 8 de fevereiro, de um intercâmbio na Universidad Tecnológica Nacional de San Rafael (UTN), em Mendoza (Argentina). Entre as atividades, foram realizadas visitas técnicas em Secadero de Frutas, Bodegas, Fábrica de Azeite de Oliva, Plantação de Oliveiras, Distintas Usinas Hidrelétricas (Los Reyunos, Nihuiles), assim como aulas temáticas/teóricas em língua espanhola, frutas secas, usinas hidrelétricas, astronomia, engenharia e gestão, critério de decisão, sistemas de irrigação, desenvolvimento econômico, infraestrutura e patrimônio cultural. O convênio entre a Unisc e a UTN iniciou em 2007 e vem se fortalecendo a cada ano, proporcionando aos alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul e da UTN conhecimentos e vivências culturais de relevância à formação acadêmica e cidadã pelas relações criadas durante a viagem. Esse intercâmbio técnico é organizado anualmente pelos cursos de Engenharia da Unisc.


2018

11

Geral

COMITIVA DE VENÂNCIO AIRES VISITA OS AMBIENTES DE INOVAÇÃO DA UNISC

Projeto Pupilo realiza formatura da 10ª turma Divulgação

Março

Josemar Santos

Uma comitiva do município de Venâncio Aires, liderada pelo prefeito Giovane Wickert (PSB), esteve na Unisc no dia 5 de dezembro de 2017. O grupo atendeu ao convite da Instituição para conhecer os ambientes de inovação da Universidade de Santa Cruz do Sul. A recepção oficial ocorreu no bloco 19, quando a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer deu as boas-vindas aos visitantes e entregou ao prefeito o projeto para a implantação do Centro Vocacional Tecnológico de Venâncio Aires (CVT). Recepção oficial ocorreu no bloco 19 Na sequência, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, e o coordenador do Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc) e da Incubadora Tecnológica (Itunisc), Fernando Stank, apresentaram os ambientes de inovação e tecnologia da Universidade. A atividade seguiu com visitas aos laboratórios e setores que abrigam empresas hospedadas e incubadas. “Sempre é interessante reforçar essas relações que são muito importantes para o desenvolvimento das regiões. A Universidade é um ambiente rico em pesquisas e produção de conhecimento. Por isso, procura colaborar para promover o desenvolvimento e atender às demandas das empresas”, salientou a reitora Carmen Lúcia. Para o prefeito Giovane Wickert, a atividade foi de extrema importância para o fortalecimento do vínculo entre a Instituição e a Administração Municipal, que nesse ano assinaram um protocolo de intenções para o crescimento do Campus de Venâncio Aires. “A Unisc é a nossa Universidade de referência e para nós é muito importante esse vínculo e essa aproximação entre os órgãos. Isso facilita e propicia novos ganhos para a comunidade do nosso município”, destacou o gestor que ainda ressaltou a importância tecnológica da Universidade que impulsiona novos caminhos na região. Também estiveram presentes, pela Unisc, os pró-reitores de Administração, Dorivaldo Brites de Oliveira, de Graduação, Elenor Schneider, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcelino Hoppe; o coordenador de orçamento e finanças e vice-reitor eleito, Rafael Frederico Henn; a chefe de gabinete, Carla Pacheco; o professor do Departamento de Computação, Eduardo Kroth; e a coordenadora administrativa da Pró-Reitoria de Administração, Simone Pradella. Na comitiva de Venâncio Aires também estiveram os secretários de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, de Cultura, Saul Zart, de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Batisti, e de Educação, Joice Gassen; a procuradora jurídica, Marion Kist; o chefe de gabinete, Marcelo Haas; o técnico da secretaria de Agricultura, Gérson Antoni; e o vereador Chico Rech (PSD).

A equipe do Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac) da Unisc esteve representada pela coordenadora Raquel Ribas Fialho no 11º Seminário de Educação Especial e 2º Seminário LatinoAmericano de Educação Especial - Espaços e Tempos de Aprendizagem na Educação Especial, ocorrido de 22 a 24 de novembro de 2017, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento, promovido pelo Centro de Educação, pelos cursos de Educação Especial e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, proporcionou um espaço de interação entre acadêmicos, docentes e pesquisadores no contexto

nacional e latino-americano. A coordenadora do NAAC, juntamente com as funcionárias do setor, Daiana Luiza Kleinert Rehbein, Fernanda Guedes Porto e Patricia de Souza Nunes, expôs o pôster produzido a partir do resumo intitulado Acessibilidade no ensino superior: adaptações para estudantes com deficiência visual (DV). O trabalho destacou os recursos de acessibilidade que são prestados desde o vestibular para garantir a inclusão do aluno com deficiência visual, assegurando as condições de acesso, a permanência e a participação na Universidade. A Unisc tem promovido ações em prol da inclusão e das diferentes acessibilidades e o Naac se configura no espaço que elabora adaptações e práticas de apoio para minimizar as barreiras encontradas na trajetória acadêmica, visando à autonomia e à independência dos estudantes. “O evento era voltado para a área da educação especial, mas profissionais de outras áreas também participaram, buscando fazer trocas e discutir como superar os desafios e traçar caminhos para uma inclusão plena nos espaços educacionais”, destacou Raquel.

Numa parceria entre a Unisc, o Instituto Pioneer Semear Amigos e a empresa Prato Feito, foi realizada no dia 30 de novembro, na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc), a formatura de 15 jovens da 10ª turma do Projeto Pupilo. Desde 2007, uma média de 20 jovens por edição participam de aulas, oficinas, visitações e outras ações de qualificação profissional, perfazendo cerca de 340 horas de atividades, incluindo estágio de um mês nas instituições parceiras. Na Unisc, em 2017, foram quatro estagiárias que atuaram no Núcleo de Ação Comunitária (NAC), na Central Analítica, no Núcleo de Gestão Pública (NGP) e na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão. Pela colaboração de uma década no Pupilo, as professoras Miriam Reckziegel e Hildegard Pohl foram homenageadas na cerimônia, junto com outros docentes e técnicos da Universidade e demais entidades. Os participantes do projeto, que visa facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho e prosseguir nos estudos, são concluintes do Ensino Médio e oriundos de famílias de baixa renda, selecionados em escolas públicas do município de Santa Cruz do Sul. Conteúdos como Marketing Pessoal, Gestão de Projetos, Informática, Contabilidade, Comércio Exterior e Cidadania fazem parte dos estudos, contemplando mais de 40 temas abordados por professores e instrutores voluntários no projeto. Vinculado ao NAC da Unisc, o Pupilo é uma iniciativa da empresa DuPont Pioneer. Mais informações podem ser obtidas na sala 510, bloco 5, no campus-sede, ou pelo telefone (51) 3717-7344.

Unisc e UniQuindío: primeira defesa de dissertação Divulgação

Divulgação

Raquel Ribas Fialho

Naac participa de evento sobre educação especial

Jovens foram diplomados na sede da Adunisc

O Mestrado em Sistemas e Processos Industriais da Unisc (SPI) e o Mestrado em Engenharia com ênfase em Engenharia de Software da Modalidade em Pesquisa da UniQuindío (Colômbia) tiveram, no dia 28 de fevereiro, a primeira defesa de dissertação em regime de dupla titulação. O duplo diploma é possibilitado por meio do convênio de cooperação firmado entre os dois programas, tendo o aluno Lucas Vinícius Reis, do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais, permanecido por seis meses realizando disciplinas e parte de sua pesquisa na UniQuindío, na Colômbia. A defesa ocorreu na sala 5328, bloco 53, com o tema Desenvolvimento de modelo de maturidade lean/green: avaliação da sinergia através de uma plataforma online. A banca examinadora foicomposta pelos seguintes professores doutores: Liane Mählmann Kipper (Orientadora - Unisc), Fáber Giraldo Velásquez (Coorientador UniQuindío), Rejane Frozza (Unisc) e Ana Julia Dal Forno (UFSC).


12

Março

Extensão

2018

COMITÊ GESTOR DO CVT DEFINE PLANO DE AÇÃO E CURSOS PARA 2018 Simoni Helfer

A Unisc sediou, em 12 de dezembro, uma reunião das entidades que compõem o Comitê Gestor do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT-VRP). O encontro, que contou com a participação da reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; do presidente do Cisvale e prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert; e do prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, teve como objetivo aprovar o plano de ação do CVT-VRP, além de definir os primeiros cursos a serem ministrados no local. A inauguração do centro, que fica localizado junto ao parque da Expoagro, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, vai acontecer durante a Expoagro Afubra, em 20 de março. O local foi concebido para ser um centro de formação voltado para a comunidade, com o objetivo de identificar e desenvolver alternativas de diversificação da produção agrícola agropecuária, com incremento de conteúdo tecnológico em produtos, processos ou serviços. As atividades planejadas para o CVT-VRP incluem o atendimento às famílias rurais com um conjunto de ações de extensão, com caráter multidisciplinar, educativo e cultural, para buscar soluções alternativas e complementares ao cultivo do tabaco como forma de diminuir a dependência econômica regional desta cultura. Encontro ocorreu na sala 2535, no prédio da Reitoria da Unisc Os primeiros cinco cursos a serem oferecidos em 2018 são: Boas práticas de produção primária de olericulturas, piscicultura e fruticultura; Curso básico, dietas e melhoramento genético da produção de leite; Boas práticas de beneficiamento de alimentos de origem vegetal e animal; Gestão da unidade de produção familiar, associativismo e cooperativismo; e Produção orgânica, agroecológica e certificação. Segundo a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, o CVT será um importante instrumento de capacitação para a agricultura familiar da região. “Trata-se de uma conquista importante para todos, e ver as entidades se unindo neste Comitê Gestor é fundamental para mantermos uma atividade pulsante”, observou. Entidades O Comitê Gestor do CVT-VRP é formado pelas seguintes entidades: Unisc, Prefeitura de Rio Pardo, APL VRP Produção de Alimentos, Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Associação Gaúcha de Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra), Consórcio Intermunicipal de Serviço do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Consórcio Vale do Jacuí, Emater/ RS – Ascar – Regional de Soledade, Embrapa Clima Temperado, Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – Unidade de Santa Cruz do Sul, SindiTabaco e Sindicato Rural.

No dia 15 de dezembro encerraram-se os encontros presenciais de 2017 do Grupo de Apoio a Refugiados e Imigrantes (GTari), que busca colaborar na recepção da população estrangeira que chega à Santa Cruz do Sul e à região. Vinculado ao Núcleo de Ação Comunitária (NAC) da Unisc, setor da Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), o grupo é coordenado pela professora do Departamento de Ciências Econômicas, Mariana Dalalana Corbellini, sendo composto por docentes, técnicos administrativos e acadêmicos da Universidade, mantendo-se aberto à participação de qualquer pessoa da comunidade externa. Durante os dois semestres de 2017, o GTari realizou encontros quinzenais, debatendo vários assuntos ligados à mobilidade humana, estando quase finalizada uma cartilha a ser distribuída a estrangeiros que chegam aos municípios do Vale do Rio Pardo. Também está em elaboração uma campanha cujo objetivo é sensibilizar a população regional para a necessidade de solidariedade a imigrantes. “Afinal, somos uma região que também se construiu pelo trabalho de milhares de pessoas vindas de países europeus em crise econômica e social no século 19”, explica o sociólogo e coordenador do NAC, Iuri Azeredo. Outro objetivo para 2018 é incorporar o GTari a um projeto de extensão universitária, agregando mais estudantes e ampliando as parcerias com setores, cursos e departamentos da Unisc, além de convênios com entidades locais, nacionais e internacionais. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas junto ao NAC, na sala 510, bloco 5 do campus de Santa Cruz do Sul; pelo e-mail nac@unisc.br; ou pelo telefone (51) 3717-7344.

Encontro com cooperados de Rio Pardo Foi realizado, no dia 1º de dezembro, na Cooperativa de Reciclagem de Rio Pardo (Cocamarp), um encontro para apresentação das ações desenvolvidas durante o ano de 2017 nos projetos de extensão e de pesquisa, denominados Aprendizagem Colaborativa em Cooperativas e Desenvolvimento de Práticas de P+L e a utilização da ferramenta ACV visando à sustentabilidade e à ecoeficiência nas organizações, coordenados pelos professores dos departamentos de Ciências Administrativas e de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Unisc, Leticia Schramm Arend e Jorge André Ribas Moraes, respectivamente. Na oportunidade, os cooperados debateram com os coordenadores dos dois projetos sobre as novas ações que serão realizadas em 2018 e fixaram os conhecimentos adquiridos durante esse ano; esclareceram dúvidas; e relataram o desejo de permanecer com a Unisc na realização de novas ações estratégicas para o crescimento da Cooperativa.

Fotos Leipelt

Grupo de apoio a imigrantes finaliza atividades e projeta 2018

UniAMa forma terceira turma na Unisc

O curso de extensão Universidade do Adulto Maior (UniAMa) formou a sua terceira turma no dia 2 de dezembro, em solenidade realizada no auditório do Memorial da Unisc. A cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, que representou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; do coordenador do Núcleo de Ação Comunitária, Iuri João Azeredo; e da coordenadora do Programa Terceira Idade na Unisc e do UniAMa, Sâmara Bittencourt Berger. Os 19 formandos haviam iniciado as atividades do curso em março de 2016, totalizando 540 horas/aula. O UniAMa é direcionado ao público a partir dos 60 anos de idade. Formandos: Afrânio Vaz Fernandes, Efali Regert, Elena Maria Kipper, Eli Tatsch, Eloisa Melo de Moraes, Eni Liane Wolf Unfer, Hilda Nicolini Worst, Irmtraut Carla Schuck, Isaura Maria Veloso Fernandes, Lori Beatriz Kahmann, Maria Aparecida Marchezan de Moura, Maria Emília Munhos, Mercedes Maria da Silva Schmidt, Norberto Raul Haas, Orfila Beatriz Ricalde de Freitas, Salomé da Fonseca, Santina Foleto Limberger, Valfredo Mueller e Yedi Bernadete Hameister.


Março

2018

13

Pesquisa

DOCENTE DO PPGEDU PARTICIPA DE EVENTO NA ARGENTINA

Unisc assina Termo de Colaboração com o Governo do Estado para execução de projeto de pesquisa Divulgação

A Unisc, por meio de sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), assinou em 21 de dezembro de 2017, um Temo de Colaboração com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Desenvolvimento O valor total do projeto é de R$ 818.886,84 Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), visando à conjugação de esforços e recursos, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, através da execução do projeto de pesquisa Desenvolvimento e implantação de novas tecnologias para análise foliar e de solos. O projeto foi elaborado pelo coordenador de Pesquisa e professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, Adilson Ben da Costa, e será executado neste ano de 2018, num valor total de R$ 818.886,84, sendo R$ 650.644,27 de repasse do Estado, por meio do Programa ProRedes - BIRD do Banco Mundial, e R$ 134.830,57 de contrapartida da Apesc/Unisc. Também participam do projeto docentes dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (Mestrado e Doutorado) e em Sistemas e Processos Industriais (Mestrado). O projeto tem por objeto a ampliação da infraestrutura da Central Analítica da Unisc e por objetivos aumentar a capacidade de atendimento a produtores rurais, através da inclusão de análise foliar por decomposição assistida por radiação micro-ondas, e realizar análises de solo com a utilização de métodos quimiométricos na determinação de matéria orgânica e argila. Ao final, será realizado um seminário sobre novas tecnologias analíticas para análise foliar e de solos para participantes do setor produtivo regional, como produtores rurais, agroindústrias e profissionais envolvidos no setor. O Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP) e o Escritório de Projetos da Unisc auxiliarão na execução administrativa do projeto, e a Central Analítica cederá técnicos e laboratórios para a realização das atividades contempladas no plano de trabalho.

Divulgação

De 4 a 7 de dezembro, a professora do Programa de PósGraduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado da Unisc, Ana Luisa Teixeira de Menezes, participou do 12ª Encontro de Antropologia do Mercosul, realizado na cidade de Posadas, na Argentina. Ela e as professoras Maria Aparecida Bergamaschi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e Maria Laura Diez, da Universidade de BueProfessora Ana Luisa (ao centro, de preto) durante o encontro nos Aires (UBA), coordenaram o GT 34: Interculturalidad y educación – Debates regionales sobre políticas públicas, experiencias formativas e identificaciones étnicas y nacionales. No mesmo Grupo de Trabalho (GT), Ana Luisa e Maria Aparecida apresentaram o trabalho Participação dos indígenas no ensino, na pesquisa e na extensão em duas universidades do Rio Grande do Sul: experiências formativas interculturais. O objetivo do evento foi discutir e aprofundar os modos em que a educação intercultural acontece dentro e fora das escolas, nos contextos urbanos e rurais. “Partimos considerando como a diversidade sociocultural e a desigualdade social atravessam as experiências formativas de crianças, jovens e adultos, em sua relação com as identificações étnicas e nacionais”, explica Ana Luisa. Segundo a docente, durante o encontro foi possível aprofundar e conhecer diversas práticas e pesquisas que abrangem aprendizagens interculturais no mundo, envolvendo uma visão transdisciplinar e um esforço de superação dos problemas sociais na educação. “Em nosso GT, tivemos muitos trabalhos, o que nos fez duplicá-lo, trabalhando três dias, nos turnos manhã e tarde, revelando a fecundidade dessa temática no campo da educação e da antropologia. Foram quatro dias de muito trabalho e comprometimento entre diversos profissionais do mundo. Tive a oportunidade de ver o quanto nossos pesquisadores estão trabalhando nesse campo, com uma visão mais avançada e humana, o que me ajudou a ter mais esperança e vontade de construirmos juntos pelos caminhos da investigação e da prática social”, conta Ana Luisa.

Diretores da Fapergs visitam laboratórios de Protótipos da Unisc Divulgação

Esq. para a dir.: Odir Dellagostin, Gilson Helfer, Adilson da Costa e Érico Flores

No dia 20 de dezembro de 2017, o diretor-presidente e o diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antônio Dellagostin e Érico Marlon de Moraes Flores, respectivamente, visitaram o laboratório de Protótipos da Unisc, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI), instalado no bloco 11. Eles foram recebidos pelos professores Adilson Ben da Costa (Departamento de Biologia e Farmácia), Gilson Augusto Helfer (Departamento de Computação), pela Bolsista PNPD/Capes do PPGSPI, Bruna Thisher, e pela Bolsista PIBIC/ CNPq, Cristiane Pappis. Na oportunidade, conheceram os trabalhos desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Quimiometria, particularmente o sistema PhotoMetrix®, que permite o desenvolvimento de métodos analíticos utilizando smartphones, bem como o sistema de análises de solos por espectroscopia molecular, tendo esse último sido selecionado para receber recursos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), através do edital 01/2017, do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos. O referido projeto iniciou em janeiro deste ano e está sendo desenvolvido em parceria com a Central Analítica da Unisc, com a colaboração da Fooze Tecnologia e da Ocean Optics.

PPGDR da Unisc promove aula inaugural O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR) promoveu a aula inaugural 2018, no dia 23 de fevereiro, na sala 101. A palestra teve como tema Desenvolvimento territorial: conexões entre o rural e o urbano, e foi ministrada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC (SP), Arilson da Silva Favareto. Sociólogo, com licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado em Ciência Ambiental, Arilson da Silva Favareto realizou estágio de estudos na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS/Paris) e diversos trabalhos de consultoria e pesquisa financiados por organismos e instituições multilaterais, como o International Development Research Centre (Canadá), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Institute of Development Studies (Reino Unido) e o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola. Também foi bolsista do CNPq e da Capes e atua na área de sociologia econômica, em temas relativos a instituições e políticas para o desenvolvimento territorial sustentável.


14

Março

Variedades

Professor do Direito assume Cartório de Registros Públicos de São Sebastião do Caí

PROJETO CESTINHA É CAMPEÃO ESTADUAL EM TRÊS CATEGORIAS Fotos: Divulgação

No início de dezembro, o Projeto Cestinha Sesi/ Unisc disputou em Candelária as finais do Campeonato Estadual de Basquete 2017, sagrando-se campeão nas categorias sub-13, sub-14 e sub-15. A equipe sub-13 venceu o Ceat/Bira, de Lajeado, por 67x35; a sub-14 marcou 80x58 contra o Caxias do Sul Basquete, de Caxias do Sul; e a sub-15 ganhou do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, por 79x68. De acordo com o coordenador do Cestinha, professor Gilmar Weis, os resultados alcançados pelos atletas mostram a seriedade, a competência e a organização de todos os envolvidos no projeto – a secretária Roberta Kliemann, os treinadores Rodolfo Gilberto Thomas e Fernando Luiz Lawisch Júnior e o próprio coordenador, todos profissionais de Educação Física. Weis ressaltou ainda que o que tem chamado a atenção são os fundamentos de defesa e de ataque, com destaque para o primeiro, que poderia ser melhor caso houvesse mais intercâmbio esportivo e maior frequência de treinamentos. “Atualmente, diante da bagagem adquirida através da participação em vários eventos no estado e fora dele, as equipes do Cestinha têm plenas condições de jogar de igual para igual contra qualquer time do Brasil”, assegurou Weis, lembrando que dois atletas do projeto, Daniel Dias e Arthur Luís Bernardy, foram contratados pelo Minas Tênis Clube, de Minas Gerais. O Cestinha tem como patrocinadores o Sesi e a Unisc e conta com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires.

2018

Divulgação

Equipe da categoria sub-13

Equipe da categoria sub-14 Professor Everton Helfer de Borba (C)

Equipe da categoria sub-15

O professor do curso de Direito da Unisc, Everton Helfer de Borba, assumiu o Cartório de Registros Públicos de São Sebastião do Caí. A nomeação foi publicada no Diário de Justiça do dia 8 de janeiro de 2018, tendo a posse ocorrido no dia 9 de janeiro. O Cartório abrange os registros de imóveis, de pessoas naturais, civil de pessoas jurídicas, de títulos e documentos, além do Centro de Registros de Veículos Automotores (CRVA).

Dicas de Leitura Livraria O banquete de Psique. Imaginação, Cultura e Psicologia da Alimentação, de Gustavo Barcellos

Biblioteca A Descoberta da Escrita, de Karl Ove Knausgård Editora: Companhia das Letras Localização na estante: 839.823 K67d 2017

Editora: Vozes Preço: R$ 29 Comer é um ato fisiológico, antropológico e cultural, mas é também emocional e simbólico. Num plano psicológico, o que cozinhar e comer revela sobre nós e sobre o mundo? Este livro de de Gustavo Barcellos é para aqueles que querem refletir sobre o ato cultural de alimentar-se em seu significado psicológico mais profundo, explorando as metáforas que esse gesto diário e seus processos originam para nos ajudar a entender melhor a centralidade da comida e da fome na vida de todos nós.

Aqueles que acreditam que o talento literário se resume a uma vocação inata não podem deixar de ler essa obra, quinto volume da série que ultrapassou as fronteiras da Noruega para ganhar o restante do mundo, consagrandose como um dos maiores sucessos literários dos últimos tempos. O autor percorre seus anos de estudante de escrita criativa na cidade universitária de Bergen. Com a honestidade que lhe é característica, explicita as dificuldades e frustrações que permeiam o caminho de todo aspirante a romancista: “eu sabia pouco, queria muito e não conseguia nada”, confessa o narrador.

Edunisc Etnografia, o espírito da antropologia: tecendo linhagens homenagem a Claudia Fonseca. Organizadores: Jurema Brites e Flávia de Mattos Motta E-book (download gratuito): http://www.unisc.br/pt/ home/editora/e-books?id_livro=464 A obra, além de reunir diferentes ensaios sobre o trabalho e a trajetória da antropóloga Claudia Fonseca, oferece ao leitor uma excelente contribuição para uma história mais inclusiva da antropologia no Brasil. O livro inaugura uma nova série de publicações da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), intitulada Trajetórias e Histórias da Antropologia no Brasil. O objetivo da série é refletir sobre o trabalho de antropólogas e antropólogos na construção desse campo disciplinar, ao mesmo tempo em que busca estimular uma apreciação crítica sobre suas obras.


Março

2018

15

Geral

UNIVERSIDADE RECEBE PROFESSORAS DO PERU PARA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Felipe Nopes

Um grupo de 14 professoras de escolas públicas de Educação Básica do Peru participou do curso Escola de Verão – Educação, oferecido pela Unisc. As docentes foram recepcionadas no dia 24 de janeiro, na sala 626, bloco 6 da Instituição. As atividades, que ocorreram de 25 a 31 de janeiro, abordaram o tema Educação e aprendizagem intercultural. O objetivo principal foi a formação na área da educação. O curso foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado, pelos Departamentos de Educação e de Psicologia e pelo Núcleo de Educação Básica (NEB), em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc. A programação contou com atividades em sala de aula e visitas à Escola Educar-se, à Escola Goiás, à Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), ao município de Rio Pardo, à Aldeia Guarani e ao Rincão Gaia. Segundo a coordenadora do curso, professora Sandra Richter, o interesse em estudar na Unisc partiu das professoras peruanas após visitarem o estande da Universidade em uma feira realizada em abril de 2017, na cidade de Lima, no Peru. “Acolhemos a demanda e organizamos o curso a partir de uma das linhas de pesquisa do PPGEdu”, salientou. A docente destacou que as atividades do curso permitiram ampliar as interlocuções com a comunidade, além de divulgar as pesquisas realizadas pelo Programa. “É uma troca de conhecimentos que qualificou tanto a nossa Instituição e o PPGEdu, quanto as professoras participantes”, observou Sandra.

Docentes peruanas participaram de diversas atividades

Unisc inscreve para mais de 40 cursos de pós-graduação lato sensu A Unisc está com inscrições abertas para 41 cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), sendo 33 cursos presenciais e oito na modalidade EaD. Este ano estão sendo oferecidos 20 cursos novos, dentre eles sete cursos de Especialização na área da Odontologia. Os interessados podem se inscrever pelo site www.unisc.br/pos ou na Central de Atendimento da Unisc, no bloco 5. Egressos da Universidade recebem 10% de desconto nas mensalidades pelo programa institucional VoltarE, exceto nos cursos na área da odontologia, devido à carga horária diferenciada regulada pelo CFO. No pagamento do curso à vista, o desconto de 15% ocorre para todos os cursos. O destaque para os cursos de MBA e especialização, ofertados este ano, é o financiamento através da Instituição Financeira Cooperativa Unicred. O aluno que tenha graduação na área da saúde ou de engenharias ou arquitetura ou que tenha familiares - pais, filhos e/ou cônjuges, formados nessas áreas, pode financiar até 100% do curso em até 60 meses. Funcionários e docentes da Unisc e das demais mantidas da Apesc também podem ter acesso ao financiamento que está sujeito à análise de crédito. Informações pelos telefones (51) 3715-1017 e 99332-3611 ou através do site unicred.com.br/vtrpp Além de cursos em Santa Cruz do Sul, a Unisc está ofertando um MBA em Controladoria, para Venâncio Aires, e três cursos para o campus de Montenegro: Advocacia Trabalhista e Previdenciária, MBA em Controladoria e MBA em Gestão Empresarial, todos na modalidade presencial. Na modalidade EaD são ofertados os cursos em parceria com a Escola Nacional de Advocacia do Conselho Federal da OAB, na área do Direito, com oito cursos em diversas áreas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.unisc.br/pos, pelos telefones (51) 3717-7343 e 3717-7311 ou pelo e-mail posgrad@unisc.br.


Março

GRUPO DE ESTUDO DE INGLÊS VIAJA PARA OS ESTADOS UNIDOS

2018

Divulgação

Contracapa

Um grupo de seis estudantes da Unisc esteve na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos (EUA), participando da 10ª Viagem Internacional de Inglês. O intercâmbio ocorreu de 12 de janeiro a 11 de fevereiro. Este foi o segundo grupo de estudo de inglês que viajou para os EUA, mas o décimo que a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) organizou com o apoio do Centro de Línguas e Culturas (Celinc), ambos da Unisc. A primeira viagem foi realizada em 2010, mantendo, portanto, a oferta de mais de um grupo de estudo de inglês por ano. Para a coordenadora da AAII, Cristiana Verônica Mueller, a viagem demonstrou o compromisso institucional tanto com a oferta de oportunidades de aprendizagem do idioma em países nativos, quanto com o incentivo à experiência intercultural por meio do convívio com outras culturas. “Assim, a oferta dessas viagens faz parte do nosso compromisso com a internacionalização do saber e com a formação global da nossa comunidade Grupo da Unisc na escola EC San Francisco acadêmica”, observou. Cristiana destacou ainda que essa viagem possibilitou uma maior aproximação da Unisc com escolas de inglês e universidades dos EUA para futuras ações de internacionalização. Segundo a acadêmica do curso de Ciências Econômicas e participante da viagem, Ana Julia Saath, estar em São Francisco foi indescritível. “É uma cidade na qual o respeito prevalece e a mistura de culturas une o mundo todo em um só lugar", salientou. Durante a estada em São Francisco, o representante da Unisc e coordenador do grupo, André Luiz Maurer, também visitou a Berkeley University of California, onde conversou com a global engagement specialist, Ashley McDonald, para apresentar a Universidade e buscar novas parcerias. “A boa receptividade em ambas as instituições e o interesse pelo modelo comunitário demonstraram que há espaço para a ampliação de ações com os EUA”, apontou André.

Objetivos

Os participantes

A viagem consiste em um programa da AAII em parceria com o Celinc, que objetiva oferecer aos estudantes de cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão da Universidade, docentes e técnicos administrativos das instituições mantidas pela Apesc um curso intensivo de língua inglesa na escola EC San Francisco, na cidade de São Francisco; proporcionar programas de imersão cultural; promover a internacionalização das relações acadêmicas e interpessoais dos participantes nas atividades da viagem; e realizar a interação com a comunidade americana.

Ana Julia Saath – acadêmica de Ciências Econômicas Bruno Baccar de Carvalho – acadêmico de Engenharia de Produção Camila Kipper Roos – acadêmica de Matemática Francele Cristina Wildner – acadêmica de Administração Luciana Jaeger – estudante do Celinc Pâmela Coimbra Ferreira – acadêmica de Direito

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu o trabalho realizado junto às instituições penais para o diagnóstico e controle da Tuberculose, por meio de um projeto vinculado ao Programa de PósGraduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), em parceria com a 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde. A Tuberculose (TB), especialmente aquela resistente aos medicamentos, é um desafio de saúde pública em setores civis e penitenciários em todo o mundo. A estratégia Global End TB prevê medidas específicas a serem tomadas pelos Estados membros da OMS, em nível mundial, para enfrentar o problema. O Escritório Regional da OMS para a Europa desenvolveu o Plano de Ação de Tuberculose para 2016-2020. Esse primeiro compêndio de melhores práticas no controle da TB nas prisões é um documento essencial para a implementação da Estratégia, fornecendo exemplos de tratamento e atendimento seguindo as recomendações propostas para a OMS e seus parceiros. A experiência do Rio Grande do Sul, coordenada pela professora da Unisc, Lia Possuelo, foi publicada no compêndio Good practices in the prevention and care of tuberculosis and drugresistant tuberculosis in correctional facilities, que pode ser acessada no link http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0003/ 360543/TB-prisons-9789289052917-eng.PDF?ua=1. Na experiência relatada, algumas das ações do projeto foram descritas, tais como: cuidados centrados no paciente, intensificação de ações de rastreamento e tratamento diretamente observado, que resultou em diagnóstico precoce e interrupção da cadeia de transmissão da doença; organização da rede de saúde, incluindo a assistência, as gestões municipais e estaduais, a Unisc enquanto instituição formadora de recursos humanos para a saúde e o controle social representado pelo Conselho da Comunidade; e intensificação da pesquisa, embasando a tomada de decisão pela gestão local, regional e estadual. Os resultados do trabalho realizado apontaram para uma redução significativa no número de diagnósticos de Tuberculose no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul que, em 2013, registrou 32 casos da doença, sendo que esse número vem sendo reduzido gradativamente nos anos subsequentes. O número de casos de Tuberculose também diminuiu na população geral nesse período, mostrando a relação do cuidado dessa população específica, extrapolando os muros da prisão como fator protetor para toda a população. Esse trabalho já vem sendo desenvolvido em outras instituições penais e recentemente foi contemplado no edital do Programa de Pesquisa para o SUS (Fapergs/Capes/PPSUS-2017) para ampliação das atividades. Diante do sucesso do Projeto Prisões Livres de Tuberculose, o objetivo agora é ampliar as estratégias para todo o Estado do Rio Grande do Sul, expandindo também o rol de doenças infecciosas a serem monitoradas, incluindo HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais.

Ativales: integração de APLs de TI marca viagem a Caxias do Sul Jacson Miguel Stülp/CaseMKT

Projeto vinculado ao Programa de PósGraduação em Promoção da Saúde ganha visibilidade internacional

Uma comitiva de empresários de TI participou, no dia 1º de fevereiro, de uma missão na Serra Gaúcha, onde o grupo do APL de TI dos Vales do Taquari e do Rio Pardo conheceram as atividades desenvolvidas pelo APL Trino Polo, sediado em Caxias do Sul. Além do APL da Serra, o grupo ainda visitou a NL Suporte à Gestão, uma empresa com mais de 30 anos de atividade, e mais de 70 funcionários, com uma excelente estrutura. Segundo o presidente da Associação de Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Taquari e do Rio Pardo (Ativales), Eduardo Bittencourt, a troca de ideias entre os dois APLs foi muito importante, além de conhecer o trabalho desenvolvido na Serra. “É preciso olhar para a realidade do que é desenvolvido em outras regiões e a Serra já estruturada há mais tempo como arranjo produtivo local, servindo de referência para todos”, destacou. Entre os pontos que chamaram a atenção do grupo de empresários integrados à Ativales estão os eventos e os atrativos para que as empresas se associem ao Trino Polo. A Ativales foi criada há nove anos por empresas de tecnologia da informação dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, com o objetivo de aumentar a visibilidade das empresas da região. Atualmente, a entidade conta com 20 empresas associadas, a maioria de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado.

Profile for UNISC Santa Cruz do Sul

Jornal da Unisc 177  

Jornal da Unisc 177  

Profile for unisc
Advertisement