Page 1

ABRIL-MAIO / 2013 Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br JORNAL

UNIVERSO UNINORTE C E N T R O

U N I V E R S I T Á R I O

D O

1

Edição nº 7 Abril-Maio / 2013 N O R T E

Alunos fazem trabalho de resgate do centro histórico

FOTOS: DIVULGAÇÃO

| PG 03

Alunos dos cursos de Marketing e Gestão de Qualidade realizam um trabalho de resgate histórico e cultural de locais no Centro Histórico de Manaus. Com a temática “Centro Histórico de Manaus: Educação, História e Valorização do Patrimônio”, eles vão produzir portfolios audiovisual e fotográfico, exposição de cartazes, além de uma pesquisa acadêmico-científica. Os trabalhos serão apresentados durante a 1ª Mostra de Projetos de Pesquisas Interdisciplinares (Mospin) e 3ª Mostra de Atividades Interdisciplinares.

PROJETO

Idosos relatam experiências de vida | PG 08 Promover a troca de saberes e vivências entre os idosos e os jovens é o foco do projeto “Relatar é viver”, do curso de Letras – Língua Portuguesa, que está sendo realizado na área comunitária do Prosamim.

AJUDA

Atendimento psicopedagógico nos NAPP’s | PG 02 Alunos e professores da UniNorte interessados em obter auxílio psicopegagógico já podem agendar atendimento no Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAPP) das Escolas de Humanas, Exatas, Saúde e Licenciaturas. O agendamento é on line.

RESPONSABILIDADE

Mais de 13 mil atendidos em projetos de extensão | PG 04 e 05 A UniNorte atendeu mais de 13 mil pessoas em projetos de responsabilidade social realizados em 2012, com a participação de professores e alunos de todos os cursos.

SOCIAL

Mostra de profissões e paródias no Teatro UniNorte | PG 07 Confira fotos da apresentação de paródias musicais do curso de Administração e da Mostra de Profissões da Escola de Exatas.


ABRIL-MAIO / 2013

2

Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

Palavra do Reitor

Projetos de Extensão O Centro Universitário do Norte (UniNorte) conseguiu atender mais de 13 mil pessoas em 2012, nos projetos sociais que desenvolve junto às comunidades. O número expressivo de atendimentos mostra o compromisso da instituição com a sociedade. São vários projetos de extensão executados pelos alunos e professores, que refletem a preocupação com uma formação mais ampla, mais crítica e que alia prática à teoria. Nesta edição do Jornal Universo UniNorte, o projeto que ganha destaque é o “Relatar é Viver”, desenvolvido por alunos de Letras - Língua Portuguesa junto aos idosos do Prosamim. Os estudantes estão ouvindo as histórias de vida dos mais velhos para, depois, apresentá-las em um livro, que vai reunir todos os relatos.

Outro importante trabalho está sendo executado pelos alunos de Marketing e Gestão de Qualidade, que estão desenvolvendo uma atividade de resgate histórico e cultural de locais no Centro de Manaus. Preservar a história do Amazonas deve estar presente na formação de todo cidadão, que assim mantém viva também parte de sua história.

Vicente Nogueira Reitor da UniNorte

NAPP’s oferecem auxílio psicopedagógico Alunos e professores da UniNorte interessados em obter auxílio psicopegagógico podem agendar, por e-mail, atendimento no Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (Napp) das Escolas de Humanas, Exatas, Saúde e Licenciaturas. Os núcleos atendem demandas específicas referentes aos acadêmicos e professores de cada escola. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento qualitativo das práticas docentes e discentes, melhorando as atividades acadêmicas junto às ações de orientação e apoio às dificuldades de aprendizagem.

Horários de atendimento dos NAPP’s NAPP da Escola de Ciências Humanas e Sociais Matutino Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h40 Vespertino Segunda a sexta-feira, das 14h às 17h40 Noturno Segunda a sexta-feira, das 18h30 às 20h10 E-mail: echs@uninorte.com.br Local: Anexo 3° andar da Unidade 6 NAPP da Escola das Licenciaturas Matutino segunda a sexta-feira, das 8h às 11h40 Vespertino segunda a quinta-feira, das 14h às 17h40 e sexta das 13h às 17h40 Noturno segunda a quinta-feira, das 18h30 às 20h10 e sexta-feira, das 18h30 às 21h10 E-mail: napp.lic@uninorte.com.br Local: Térreo da Unidade 11

Escola de Saúde Horários de Atendimento Matutino segunda a sexta-feira, das 9h às 11h Vespertino segunda a sexta-feira. das 14h às 17h Noturno segunda a sexta-feira. das 19h às 21h Contato: 3212-5198 Local: Unidade 1 NAPP da Escola de Ciências Exatas e Tecnologia Horários de Atendimento Matutino quinta-feira, das 10h às 11h40 Vespertino segunda e quarta-feira, das 16h às 17h40; terça-feira, das 14h às 17h40 Noturno segunda-feira, de 18h30 às 22h E-mail: napp.exatas@uninorte.com.br Local: Unidade 12

Presidente Milton Camargo Reitor Vicente Nogueira Diretor Financeiro Daniel Godoy (interino) Diretora de Planejamento e Suporte Acadêmico Izolda Barreto Diretor Administrativo Fábio Saunier Diretora de Recursos Humanos Edineida Gato Jornalistas Responsáveis Tereza Cidade MTb - 001- AM / Wilsa Freire MTb - 058 - AM Fotografia Assessoria de Comunicação e Arquivos UniNorte Repórteres Larissa Cruz / Emilly Guimarães Projeto Gráfico e Diagramação Harlison Costa Periodicidade Mensal Centro Universitário do Norte - Rua Dez de Julho, 873 - Centro - Tel: (92) 3212-5000 | www.uninorte.com.br | e-mail: assessoria@uninorte.com.br. As declarações consubstanciadas em artigos e matérias assinados não são de responsabilidade da UniNorte.


ABRIL-MAIO / 2013

3

Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

Trabalho quer promover resgate do centro histórico

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Alunos de Marketing e Gestão de Qualidade vão produzir material que será apresentado na 1ª Mospin. Os alunos dos cursos de Marketing e Gestão de Qualidade, do 1º e 3º períodos, respectivamente, estão realizando um trabalho de resgate histórico e cultural de locais no Centro Histórico de Manaus que nem sempre são devidamente valorizados pelos manauaras. A atividade interdisciplinar do semestre tem como temática “Centro Histórico de Manaus: Educação, História e Valorização do Patrimônio”. Os estudantes estão realizando visitas técnicas ao centro histórico e, a partir da coleta de informações, vão produzir portfolios audiovisual e fotográfico, exposição de cartazes, além de uma pesquisa

acadêmico-científica. Além de proporcionar visibilidade ao tema, os alunos querem apontar para a sociedade e seus representantes as causas e as soluções para que o ‘resgate’ do centro histórico seja efeti-vamente realizado. Os trabalhos resultantes das Atividades Interdisciplinares do primeiro semestre serão apresentados durante a 1ª Mostra de Projetos de Pesquisas Interdisciplinares (Mospin) e 3ª Mostra de Atividades Interdisciplinares, que acontecerão nos dias 6 e 7 de junho de 2013. Os alunos já realizaram duas visitas técnicas: na empresa Action Pesquisas de Mercado e no centro histórico.

Alunos aprovam projeto

TRABALHO Alunos durante visita ao centro histórico de Manaus.

Para os acadêmicos, participar de um projeto dessa relevância e das visitas técnicas provocadas pela pesquisa de campo necessária para a sua realização são excelentes oportunidades de pôr em prática o que estão aprendendo na sala de aula. “A UniNorte está nos proporcionando a oportunidade de não ficar apenas na relação sala de aula-professor-aluno e sim de termos contato com o mercado e com profissionais da área, o que nos ajuda na formação da nossa análise crítica e isso nos dá mais segurança como futuros profissionais”, afirma a aluna Ingrid Miranda, 19 anos, do 1º período de Marketing. O acadêmico Christian Alméstar, que tem 40 aos e já é um profissional

de fotografia e eventos, também aponta diversas vantagens em estar novamente estudando. “É importante dizer que temos sempre que estar nos atualizando. Até um profissional que se formou dez, vinte anos atrás, hoje em dia tem que estar atualizado e o caminho é o estudo. Eu atuo no mercado de forma empírica faz muitos anos e estar novamente em sala de aula, vivenciando exercícios práticos, tem sido uma experiência muito gratificante, porque sei que a minha técnica está sendo apurada e certamente eu terei mais resultados na minha atividade profissional.” Com informações de Franklin Thompson Jr., do 1º período de Marketing.


ABRIL / 2013

4

Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

Mais de 13 mil atendimentos em projetos sociais Mais de 13 mil pessoas foram atendidas em projetos de responsabilidade social realizados pela UniNorte em 2012. Todos os projetos foram desenvolvidos com a participação de alunos e professores. “A UniNorte desenvolve práticas responsáveis, tanto em relação ao meio ambiente quanto à sociedade. Essa sempre

foi uma preocupação da instituição”, afirma o reitor da UniNorte, professor Vicente Nogueira. Todos os cursos da instituição promovem atividades, ao longo do ano, voltadas à interação com a sociedade. “Muitas dessas atividades estão relacionadas à oferta de serviços, como o atendimento jurídico gratuito a pessoas carentes”, explica o reitor.

Direito atende mais de 600 pessoas em 2012

Conheça os projetos

O curso de Direito da UniNorte desenvolve quatro projetos de responsabilidade social: o Núcleo de Advocacia Voluntária (NAV); Meu Pai é Legal; Progressão de Regime e Tribunal de Júri. Os quatro projetos, juntos, representaram mais de 600 atendimentos realizados por alunos e professores através do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniNorte.

Projeto Nav

O Núcleo de Advocacia Voluntária é desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas. A UniNorte é a responsável pela defesa dos internos recolhidos na Unidade Prisional do Puraquequara. No ano de 2012, o NPJ fez análise de mais de 200 processos, referentes a 50 detentos.

Meu Pai é legal

Através de atividade interdisciplinar entre os cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, “Meu Pai é Legal” realiza o reconhecimento voluntário de paternidade. O público alvo são alunos que não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Em 2012, a UniNorte fez sozinha mais reconhecimentos voluntários que o Tribunal de Justiça

do Amazonas e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) juntos. Desde a implantação do projeto em 2012 foram realizadas 155 audiências no NPJ, com 52 reconhecimentos voluntários de paternidade. Nas viagens com a Justiça Itinerante foram realizados mais 136 reconhecimentos de paternidade.

Progressão de Regime

Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do Estado do Amazonas, tem como objetivo o atendimento jurídico dos internos condenados em regime fechado que já tenham condições de progredir para o regime semiaberto e que, por falta de defensor, ainda permanecem recolhidos em unidade prisional diversa daquela a

que teriam direito. No ano de 2012 foram beneficiados 42 internos.

Tribunal do Júri

Projeto desenvolvido através de um Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça. São realizadas sessões do Tribunal do Júri dentro da UniNorte, que fornece o advogado de defesa para os réus que não tenham condições de arcar com os honorários advocatícios. O projeto foi criado a partir da necessidade do TJAM de levar a julgamento processos em via de prescrição, tendo em vista que só possuíam um Plenário para as três varas do Tribunal do Júri. Em 2012 foram realizados quatro julgamentos semanais, chegando a um total de mais de 90 audiências.

Universidade na comunidade A Escola das Licenciaturas tem o projeto “Universidade na Comunidade”, que oferece diversas atividades aos moradores do Parque Residencial Manaus (Prosamim), durante os três turnos. O projeto envolve alunos e professores dos cursos de Letras, Pedagogia, Ciências (Matemática e Química), História, Geografia e Educação Física. Em 2012, foram atendidos 384 moradores. Entre as atividades desenvolvidas estão Reforço Escolar para Ensino Fundamental e Médio, Curso Preparatório para o ENEM, Oficinas de Redação e atividades desportivas. O curso de Pedagogia também construiu uma brinquedoteca, que recebe crianças nos três turnos.


ABRIL / 2013

5

Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

Saúde na comunidade A Escola de Saúde desenvolve um conjunto bastante amplo de atividades, por seus diversos cursos, em áreas distintas da cidade de Manaus, além de prestar atendimento gratuito em suas Clínicas de Odontologia, Psicologia e Fisioterapia. Foram 12.026 atendimentos em 2012.

Projetos realizados pelos cursos da Escola de Saúde Aleitamento Materno atendimentos

-

108

Importância do aleitamento materno para o recém nascido e para a mãe; ensinar a maneira correta da pega do Recém Nascido à aureola, posicionamento da criança para a amamentação.

Cuidados com Hipertensão e Diabetes - 270 atendimentos

Ensinar a comunidade sobre os cuidados com a nutrição, aferição da pressão arterial, sinais e sintomas da hipertensão e diabetes, e cuidados com os pés.

Conscientização sobre higiene corporal - 180 atendimentos Aborda a importância da prática do banho, cuidados com os cabelos, pescoço, braços, pernas e região íntima.

Conscientização sobre higiene dos alimentos - 270 atendimentos

Cuidados com os alimentos, como lavar e armazenar, ensinando o valor nutritivo das frutas e hortaliças.

Cuidados de Enfermagem aos Pacientes com Dengue - 180 atendimentos

Aspectos clínicos e epidemiológicos, complicações hemodinâmicas, cuidados de enfermagem aos pacientes com dengue.

Tuberculose: tratamentos e cuidados de Enfermagem - 282 atendimentos Abordagem dos conceitos, aspectos clínicos, sinais e sintomas, tratamento e cuidados de enfermagem.

Hanseníase - 252 atendimentos

Aborda os cuidados domiciliares com

os pacientes portadores das sequelas de hanseníase.

PCCU - Orientações de Enfermagem - 90 atendimentos

Importância do exame, cuidados prévios para sua realização, importância da busca do resultado do exame, orientações de enfermagem.

Anti-Drogas - 100 atendimentos

Projeto comunitário que visa combater o uso de drogas ilícitas em escolas públicas através da orientação e palestras.

Segurança Alimentar atendimentos

-

150

Projeto comunitário que promove treinamento e orientação para manipuladores de alimentos. Noções de higiene e manipulação de alimentos.

Conscientização sobre os riscos da automedicação - 50 atendimentos

Promove a orientação quanto ao uso racional de medicamentos, e previne quanto aos riscos da automedicação.

Farmácia Solidária atendimentos

-

30

Visa o recolhimento de medicações sub-utilizadas nas residências e o remanejo sistemático, organizado e orientado para pessoas necessitadas.

Fala - 81 atendimentos

Foram realizadas atividades de triagem, orientação, reabilitação fonoaudiológia, reabilitação vestibular e orientação vocal aos alunos do Projeto Cidadão, integrantes do curso de teatro e canto.

Responsabilidade social - 824 atendimentos Fomentar o despertar da consciência para a importância da responsabilidade social como fator do resgate a cidadania.

Projeto Aquaviários atendimentos

-

875

Contribuir para o fortalecimento da organização social da Cooperativa dos Aquaviários que atua na Marina do David e desenvolvimento de ações socioambientais e socioeducativas.

Plantão Psicológico na Fazenda da Esperança - 110 atendimentos

Serviço de atendimento emergencial de Psicologia aos residentes da Fazenda da Esperança.

UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade - 174 atendimentos Constituir equipe multiprofissional interdisciplinar para o desenvolvimento de atividades socioeducativas, interativas e de promoção do exercício de cidadania junto aos idosos.

Unigênero

Estabelecer relações entre a UniNorte, comunidade escolar e/ou grupos comunitários, por meio da inserção em sua realidade, de modo a problematizar suas práticas culturais relacionadas ao gênero para construir estratégias de intervenção.

Projeto: Dia da Beleza - 8.000 atendimentos

Proporciona atendimentos estéticos gratuitos nas áreas capilar, facial e corporal para comunidades de baixa renda.


MARÇO / 2013

6

Jornal UniNorte/Laureate | www.uninorte.com.br

Fonoaudiologia O curso de Fonoaudiologia da UniNorte comemorou, no dia 16. de abril, o Dia Mundial da Voz com a 2ª edição do evento “Você é a Voz”, no Teatro UniNorte Maria Hercília Tribuzy. O evento contou com uma competição de voz falada e cantada, entre outras atrações. O “Você é a Voz” foi aberto para a participação de todos os alunos da UniNorte.

2° Jogos Cefianos A 2ª edição dos Jogos Internos do curso de Educação Física começou no dia 20 de abril e vai até 1º de junho. As competições são realizadas na Unidade 13, na Vila Olímpica de Manaus e na quadra Renê Monteiro. O objetivo dos Jogos Cefianos é promover a integração de grupos e estimular a sociabilidade, o companheirismo e honestidade nas atividades desportivas.

Trabalhos no Expocom Os alunos do curso de Comunicação Social da UniNorte tiveram 90% de aprovação nos trabalhos enviados para a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que faz parte do congresso Intercom Norte 2013. Dos 19 papers submetidos, 17 foram aceitos nas categorias Jornalismo, Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda. Das edições em que a instituição participou, essa foi a que o curso teve maior aceitação sendo que, este ano, os dois eventos mais importantes da comunicação no país, Intercom regional e nacional, ocorrerão em Manaus.

Plantão fiscal A Empresa Júnior da UniNorte promoveu, em abril, atendimentos de Plantão Fiscal, oferecendo prestação de serviço especializado nas áreas fiscal e tributária, tais como: elaboração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas (IRPF e DIPJ), declaração de isentos, alterações contratuais, abertura e fechamento de firmas, dentre outros serviços na área contábil. Os contribuintes foram atendidos por consultores da Empresa Júnior, que participaram de treinamento específico.

Giro cultural do DCE UniNorte O DCE UniNorte (Diretório Central dos Estudantes da UniNorte) promoveu no dia 16 de abril, das 20 às 20h20, mais um Giro Cultural, dessa vez com o humorista Carlos Portta, no hall da Unidade 6. A iniciativa tem como objetivo tornar o intervalo dos acadêmicos da UniNorte mais divertido com atração musical, exposição de fotos, artes, stand up comedy e sorteio de prêmios.


ABRIL-MAIO / 2013

7

Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

Paródias musicais Alunos do 1º período do curso de Administração vespertino participaram de atividade da disciplina Comunicação e Expressão, no dia 22 de abril, no Teatro Maria Hercília Tribuzy. Eles fizeram apresentações de paródias de músicas famosas, trabalhando conceitos da administração, como trabalho em equipe, estratégia, organização, planejamento, logística etc.

Mostra de Profissões A Mostra de Profissões da Escola de Ciências Exatas foi realizada nos dias 22 e 23 de abril, no Teatro Maria Hercília Tribuzy, com o objetivo de divulgar as profissões de Engenheiro e Tecnólogo. O evento é realizado pelos cursos de Engenharia, Tecnologia em Gestão de Produção Industrial e Tecnologia em Petróleo e Gás.

CONECTADO Por Larissa Cruz*

Os recadinhos de amor invadem o Facebook Quando junho chegava, todos já se prepararam para as festas juninas. Além das guloseimas, claro, para os meninos significava brincar de “prender” quem estivesse na festa na pequena prisão improvisada com palha. Mas, para as meninas tinha o momento do “recadinho do amor”, em que você conseguia enviar sua declaração para aquele paquera sem que ele soubesse. Hoje, temos as redes sociais como

twitter, facebook, entre outras, com suas opções de curtir, mandar um tweet diretamente ou cutucar na forma mais aberta possível, sem aquela “pulga atrás da orelha” que só o anonimato permite. É um dos preços da vida virtual. Mas, de uns tempos para cá, surgiu a necessidade de se trazer um pouco das tradições da adolescência para dentro do virtual. Surgiu assim, no Facebook, as páginas “Spotted” que viralizaram entre os universitários. Mas o que seria o spotted (em tradução livre significa ‘marcado’)? São páginas no Facebook (geralmente feitas por universitários) em que você pode mandar aquele recadinho para um paquera, sem que ele saiba que é você. A regra é: gosta de alguém, mas não tem coragem de se declarar? Envie seu recado

que ele será publicado anonimamente. PUC, UFRJ, UNB entre outras universidades do país possuem uma página para os “chavecos” entre os alunos e até quem não é aluno. E os alunos da UniNorte não ficaram de fora da brincadeira. Assim, para aqueles que desejam enviar seus recadinhos, há duas páginas de “Spotted UniNorte”, no Facebook. Os endereços são: h t t p s : / / w w w. f a c e b o o k . c o m / SpottedUninorte h t t p s : / / w w w. f a c e b o o k . c o m / SpottedUninorteAm Mas, não esqueçam: tudo com bom humor e tranquilidade, sem agressões pessoais. * Larissa é analista de mídias sociais e egressa do UniNorte.


ABRIL-MAIO / 2013

8

Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

Idosos contam experiências de vida para alunos de Letras

FOTOS: ASSESSORIA UNINORTE

TRABALHO Os alunos estão colhendo o relato dos idosos que moram no Prosamim, que serão depois transcritos para se transformarem em um livro.

O projeto ‘Relatar é viver’ se propõe a valorizar o papel dos idosos, estimulando a troca de saberes e vivências com os mais jovens. As alegrias, dificuldades e lições acumuladas durante uma vida estão sendo relatadas pelos idosos que frequentam o Centro Comunitário do Prosamin para alunos do 3º período do curso de Letras - Língua Portuguesa. Todas as quartas-feiras, um grupo de 12 estudantes tem ouvido e registrado as histórias dos mais velhos. A atividade faz parte do projeto de extensão ‘Relatar é viver’, coordenado pela professora Ana Cristina Santos Duarte, que pretende transformar

todos os relatos em um livro. “A intenção do projeto é valorizar cada vez mais o papel do idoso, que passa a ter a oportunidade de compartilhar com os jovens seus saberes e vivências. A troca de experiência se dá a partir do relato dos idosos sobre fatos que marcaram suas vidas”, comenta. Segundo a coordenadora, o projeto é dividido em três fases: a coleta dos relatos, quando os alunos registram as experiências dos idosos; a transcrição

das histórias e a produção do livro. O projeto começou a ser executado no dia 10 de abril. Para a moradora do Prosamim Amélia Augusta da Silva, 69, a experiência de contar a sua vida está sendo muito interessante. “Achei essa ideia muito legal. Já contei muitas histórias da minha vida para os alunos e estou gostando de fazer isso”, conta. Amélia, ex-empregada doméstica, mora há três anos no Prosamim com sua filha.

“É muito gratificante, a experiência está sendo muito boa. Acho que todos nós, jovens, conseguimos tirar proveito das histórias contadas pelos mais velhos”. Juliana Gomes, 25, 3º período de Letras. “Estou gostando muito de ouvir os relatos. Cada um tem uma história diferente e você sempre aprende coisas novas. Acho que é uma experiência importante na área pedagógica”. Franciele Pesqueira, 19, 3º período de Letras ALUNAS Juliana e Franciele estão gostando da experiência.

Jornal Universo n.7  

Jornal produzido pelo Centro Universitáirio do Norte

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you