
1 minute read
UBC NO MUNDO
Por mais transparência na comunicação e uma melhor governança corporativa
por_ Geraldo Vianna ■ de_ Quito
Advertisement
Representantes da UBC se reuniram com membros de outras sociedades de autores latino-americanas em Quito, no último mês de setembro, para debater melhores práticas de governança corporativa no universo da gestão coletiva. O encontro foi promovido no âmbito do Comitê Latino-Americano e do Caribe da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac). Estiveram presentes diretores do comitê, presidentes e diretores de sociedades, além de diretores executivos e advogados.
Uma série de recomendações saiu dos debates, tendo como base, entre outros, aspectos éticos, responsabilidades do conselho diretivo das sociedades, questões acerca de tomadas de decisões sobre tarifas, licenças, arrecadação e estratégia.
Um ponto crucial defendido por nós, da UBC, e apresentado pelo advogado Sydney Sanches foi a “Responsabilidade na formação dos sócios e nos recursos profissionais e técnicos da sociedade”. Tema muito bem conduzido e debatido, mostrando claramente a posição da
UBC no cenário brasileiro e latino-americano, como uma das sociedades mais modernas e comprometidas com a causa dos autores em todos os âmbitos.
Os temas foram debatidos coletivamente, com argumentos claros e francos sobre a necessidade de uma gestão voltada para a competência na administração dos direitos dos autores e a necessidade de modernização nas práticas de comunicação com as novas gerações. A presença de autores foi de total importância para direcionar o escopo das discussões técnicas, que necessitam da visão do criador para sua efetiva implementação.
Participaram representantes de Argentina, Uruguai, Peru, Costa Rica, Bolívia, Panamá, Colômbia, México, Guatemala, República Dominicana e Equador. Organizadora do evento, a sociedade local Sayce nos recebeu brilhantemente através do seu presidente, Juan Fernando Velasco, e do seu diretor executivo, David Checa.