1 minute read

Super-Ricos devoram o mundo

O sistema econômico atual é perverso. Um sistema que privilegia os mais ricos e coloca na miséria os pobres.

Também destrói o meio ambiente, enfraquece as democracias, descredibiliza a política e deixa o mundo refém de suas regras para que ricos ganhem ainda mais dinheiro.

Advertisement

Contribui muito pouco ou nada para o bem-estar das comunidades, de onde tira capital, trabalho, riquezas e recursos naturais.

Os avanços tecnológicos também agilizaram esse sistema nefasto, onde capitais transitam livremente disfarçados de investimentos.

E os países são subservientes, manipulados por ameaças do capital que, ao primeiro sinal de regras e controle, vai para outro lugar onde explore e não produza.

A lista dos bilionários mundiais aumenta a cada dia na proporção do aumento da miséria e aprofundamento da desigualdade.

Niara vê esses impactos todo o dia no Brasil quando se aprova o Teto de Gastos (EC-95) que congela por 20 anos recursos para saúde, educação, seguridade.

Quando o governo decide que a política da Petrobras deve privilegiar os acionistas e os combustíveis vão às alturas.

Quando não se tributa as grandes fortunas, o sistema fiscal cobra mais impostos dos pobres que dos ricos, os lucros e dividendos de acionistas são isentos, heranças pouco pagam, iates, jatinhos e outros luxos não são taxados.

Com governos que preferem os ricos, é ao mercado que servimos. A esse sistema para enriquecer ricos. Nações reféns de especuladores.