
1 minute read
AULA V ESPORTE TÉCNICO COMBINATÓRIO

Nossa quinta aula que será veiculada na rádio escolar será dividida em alguns momentos:
Advertisement
O primeiro momento será voltado para uma explicação sobre os esportes técnico combinatórios que são modalidades nas quais o resultado da ação motora dos competidores é comparado em relação à qualidade de movimento segundo padrões técnico-combinatórios, ou seja, os atletas seguem um padrão definido de movimentos e esses são julgados em relação a execução e a precisão dos movimentos. Exemplos: (ginástica artística, ginástica rítmica, nado sincronizado, patinação artística, saltos ornamentais etc.). E para exemplificar com um dos esportes técnico combinatórios, explicar sobre a ginástica artística.
Essa modalidade é muito antiga, acredita-se que os gregos praticavam diversos movimentos e acrobacias inclusive em alguns aparelhos. Essa ginástica grega era uma preparação para a prática de outros esportes e para o treinamento militar. A ginástica artística só se tornou uma modalidade esportiva no início do século XIX. Atualmente na ginástica existem aparelhos da competição masculina (cavalo com alças, argolas, barras paralelas e barras fixas) e competição feminina (barras assimétricas e trave de equilíbrio), no solo tanto homens quanto mulheres competem. O segundo momento será voltado para a prática de alguns movimentos básicos que estão presentes em todas as modalidades ginásticas como o andar, correr, saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar. Nesse momento pedir para os participantes experimentarem livremente possibilidades desses movimentos de forma rápida, devagar, em um pé só, em dois pés, sozinhos, em grupos etc. Após esse momento, cada participante pode montar sua sequencia coreográfica com alguma música que goste.
O terceiro momento será voltado para a apresentação dos movimentos experimentados em uma brincadeira de apresentação de solo, os participantes podem revezar nas funções de juízes e competidores. Esse momento será para a apresentação das sequências coreográficas com os movimentos que experimentaram e para vivenciar a em forma de brincadeira como é um solo de ginástica artística.