cmyb
Quinta-feira
23 DE JULHO DE 2015
DIRETOR: BENEDITO FRANCISQUINI
ANO XXI - N0 2920 - R$ 1,00
www.tribunadovale.com.br
AGRICULTURA
Excesso de chuva deve afetar a qualidade do milho e do trigo Antônio de Picolli
O excesso de chuva que atingiu todo o estado do Paraná em pleno inverno, deve afetar o desempenho do milho e do trigo, culturas que estão em fase mais suscetível aos efeitos das chuvas. Por enquanto, não há indícios de perdas na produção, mas o principal receio é o da redução da qualidade dos grãos, o que pode impactar nos preços recebidos pelos produtores. “A situação é de alerta, As chuvas não são boas para o trigo, principalmente nessa fase”, diz Carlos Hugo Coutinho, engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Cerca de 40% da área plantada de trigo no Estado estão em fase de floração e frutificação. Com as chuvas, os produtores estão com dificuldade para aplicar defensivos agrícolas, que são importantes nessa fase para evitar a proliferação de doenças. De acordo com Coutinho, houve uma piora na qualidade das lavouras. “Estávamos com 4% das lavouras em condições médias. Esse número já está em 9%. Ainda 90% da área apresentam condições boas. Apenas 1% é considerada ruim. Mas a cada dia de chuva a preocupação aumenta”, acrescenta.
A chuva prejudicou a qualidade das lavouras de milho e trigo
PÁG. A5
AMUNORPI
Reunião define calendário de conferências estaduais
Representantes da Assistência Social de toda região se reuniram na manhã desta quarta-feira, 22, na sede da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), em Santo Antônio da Platina para um encontro técnico com integrantes do Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Jacarezinho. A pauta principal definiu as datas das conferências estaduais agendadas até o final deste ano.
PÁG. A4
SEGURANÇA
Morais deixa comando Regional da PM em Londrina
O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar em Jacarezinho, tenente-coronel Antônio Carlos Morais, deixa no dia 28, o 2º Comando Regional da PM, em Londrina. Ele havia assumido o cargo provisoriamente no dia 22 do mês passado, no lugar do coronel Fábio Luiz Rincoski, que se aposentou na mesma data. Assume a vaga em definitivo, o tenente coronel Marcos Antônio Wosny Borda. Morais continua comandando o 2º Batalhão da PM em Jacarezinho.
PÁG. A5
cyan magenta yellow black