cmyb
Segunda-feira
TRIBUNA DO VALE 04 DE OUTUBRO DE 2010
DIRETOR: BENEDITO FRANCISQUINI
210
150
ANO XV - N0 1746 - R$ 1,00
www.tribunadovale.com.br
Divulgação
BETO RICHA
Vou retribuir a confiança com muito trabalho
Governador eleito do Paraná com 52,4% dos votos válidos com (99,99% das urnas apuradas), Beto Richa (foto) afirmou no início da noite de ontem que fará um governo para todos os paranaenses, com diálogo e respeito. “Enfrentamos as máquinas do governos do estado e federal.
Nos dedicamos de sol a sol e as pessoas acreditaram em nossas propostas e compromissos. Não acreditaram nos boatos, nos ataques e nas ofensas. Felizmente, não guardo mágoa, tenho fé e Deus no coração. Sou da conciliação, do entendimento. Vou retribuir a confiança dos
Votos em paraquedistas foram decisivos, avalia Schmidt Com 21.038 votos, metade do necessário para se eleger, o candidato a deputado estadual pelo PT, Celso Schmidt, lamenta que o Norte Pioneiro tenha perdido a chance de fortalecer sua representatividade na Assembléia Legislativa. Para ele, a evasão de votos para candidatos de localidades distantes foi o principal motivo de sua derrota nas urnas. A consequencia, na avaliação do petista, é aumentar a dificuldade para se conseguir os recursos necessários para o desenvolvimento da região. “Mas a vida a continua”, diz Celso Schmidt.
PÁG. A4
Pedro Claro diz que evasão de votos prejudicou região O candidato a deputado estadual mais votado pelo platinense, o ex-prefeito Pedro Claro de Oliveira (DEM), apesar de ter ficado longe de conseguir uma cadeira na Assembléia legislativa, saiu fortalecido da campanha. Com 8.184 votos no total, ele conseguiu 6.815 somente em Santo Antônio da Platina, o que para ele, comprovou que seu trabalho como prefeito ganhou o reconhecimento da população. “Quero agradecer o povo platinense pela confiança e reconhecimento do trabalho que fiz na cidade”, disse. Para Pedro Claro, a quantidade de candidatos que a cidade apresentou não atrapalhou a eleição de ninguém.
PÁG. A4
paranaenses com muito trabalho e dedicação”, afirmou Beto.Beto agradeceu a dedicação de sua família, do vice-governador eleito, Flávio Arns, e parabenizou os candidatos ao Senado, Ricardo Barros e Gustavo Fruet, pela votação expressiva obtida em todo o Estado.
PÁG. A5
Antônio de Picolli
Gleisi e Requião garantem as duas cadeiras no Senado O Paraná elegeu ontem como senadores Roberto Requião (PMDB), com 24%, e Gleisi Hoffmann (PT), com 29%. Requião, 69, governou o Estado do Paraná até este ano, mas renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado. O vice-governador Orlando Pessuti assumiu como governador. Ele também já foi deputado estadual no Paraná, em 1981, e prefeito de Curitiba, em 1985. Ele foi eleito governador do Estado em 1991, e senador pelo mesmo Estado em 1994. Em 2002, ele voltou ao governo do Paraná, e se reelegeu em 2006.
Já Gleisi, 50, é a atual ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ela já foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão Pública em Londrina, no Paraná. Gleisi integrou, em 2002, a equipe de transição de governo do presidente Lula, ao lado de Dilma Rousseff e Antonio Palocci. Em 2008, ela se candidatou à prefeitura de Curitiba, mas ficou em segundo lugar nas eleições. Ela também foi nomeada a Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado.
PÁG. A5
Dilma e Serra disputam 2º turno e apoio de Marina Os c and i d ato s D i l m a Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) vão disputar o segundo turno para a eleição à presidência da República, que irá ocorrer no dia 31 de outubro. Com 94,31% dos votos apurados até o fechamento desta edição, Dilma obteve 46,23% (cerca de 44.617.311 votos) e
Serrra com 32,93% (com 31.776.887 votos). Em terceiro lugar veio a candidata do PV, Marina Silva, com 19,70%. Plínio Arruda (PSOL) obteve 0,89%, Eymael (PSDC) 0,09%, Zé Maria (PSTU) 0,08%, Levy Fidelix (PRTB) 0,06%, Ivan Pinheiro (PCB) 0,04% e Rui Costa Pimenta (PCO) 0,01%.
Eleitores sofrem para votar em urna eletrônica Os eleitores menos esclarecidos e com problemas de alfabetização sofreram para usar a urna eletrônica ontem. Algumas sessões demoraram para encerrar as atividades por conta da dificuldade que algumas pessoas tiveram para
se entender com a grande quantidade de candidatos que era preciso votar. Nem a famosa “colinha” ajudou. A escola Vilma Longo, de Santo Antônio da Platina, foi uma das que mais concentrou esse tipo de eleitor. Mesmo
assim, as eleições na cidade foram tranqüilas, segundo a juíza eleitoral Joana Biazus. No Fórum Eleitoral, a maior movimentação aconteceu no encerramento da votação, quando os presidentes das sessões entregaram o relatório final.
PÁG. A7
Antônio de Picolli
PÁG. A3
Chico da Princesa Hermas faz 53 mil votos, Júnior é eleito mas não se reelege deputado estadual PÁG. A4
PÁG. A4