3 minute read

Búzios realiza II Seminário da Abolição da Escravatura na Câmara Municipal

Inadimplência subiu de 28,9% para 29,6% em um mês Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita com 327 empresários do comércio de bens, serviços e turismo, entre os dias 3 e 10 de abril, mostra que a expectativa geral aumentou em relação a março. A elevação foi provocada pela situação futura, apesar de o indicador presente ainda preocupar.

A situação futura, que mede o sentimento do empresariado em relação aos próximos três meses, subiu de 113,9 pontos para 117,3, puxado pelo emprego, com 98,8 pontos contra 94,7 de março. Esse desempenho foi o principal responsável pela elevação do índice geral de abril (102,5 pontos) para o mês passado (101,6).

Advertisement

ASecretaria de Educação, Ciência e tecnologia realizará na quarta-feira (03/5), o II Seminário da Abolição da Escravatura na Câmara Municipal de Búzios, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

O II Seminário da Abolição da Escravatura visa estabelecer um debate sobre políticas educacionais antirracistas, e possibilitar reflexão e conscientização da importância da reparação da igualdade étnica, a valorização das expressões culturais afro-brasileiras e propiciar ferramentas para a construção de identidade da população negra, ampliando a participa- ção das comunidades quilombolas no contexto escolar dentro do município.

O evento conta com a participação de professores e estudantes da rede, dispostos a refletir sobre a temática, bem como aprofundar as discussões sobre os significados da liberdade, do abolicionismo e lutas históricas por direitos sociais. Os desafios do pós-abolição, como a persistência do colonialismo, do racismo, da repressão e opressão talvez nunca tenham sido tão comentados como ultimamente.

A Prefeitura de Búzios repudia veementemente qualquer tipo de discriminação racial e social.

Acompanhe a progra- mação completa do Seminário:

Manhã

8h30 - Abertura (135 Anos da Abolição da Escravatura).

9h - Prof.a Marta da Costa, Representante da Comunidade Quilombola da Rasa, Gerente da lgualdade

Racial: “Valorização das Comunidades Quilombolas”.

9h20 - Prof. Dr. Luiz Guilherme Scaldaferri: “135 anos após a abolição da escravidão Negros não são descendentes de escravos”.

10h10 - Dr. Guilherme Teixeira: “Reflexões sobre as legislações brasileiras que envolvem o Movimento

Negro. Progresso ou retrocesso?”

11h - Encerramento.

Tarde

13h30 - Abertura.

13h50 - José Ricardo Bem Querer (Presidente da Comunidade Quilombola da Baia Formosa): “Valorização das Comunidades Quilombolas”

14h10 - Elizabeth Fernandes (Presidente de honra do Quilombo da Baia Formosa): “Memórias e Narrativas Quilombolas”

14h40 - Prof. Me. Acioli Gonçalves da Silva Júnior: “Seria a Princesa Isabel de fato protagonista no processo de Abolição da Escravatura?”

16h - Encerramento.

Praça da Tia Uia recebeu nesta quinta-feira a segunda edição do Bibliocine, Cinema de Graça

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico em parceria com Cineclube Sal na Vista (IFFRJ), realizou na quinta-feira (27), na Praça da Tia Uia (Inefi), a segunda edição do Bibliocine, Cinema de Graça.

O evento contou com a exibição do premiado filme “Que Horas Ela Volta?, dirigido por Anna Muylaert. O filme é protagonizado por Regina Casé e trata dos conflitos que acontecem entre uma empregada doméstica do Brasil e seus patrões de classe média alta, criticando as desigualdades da sociedade brasileira. Além do filme, também teve leitura e roda de conversa entre os participantes.

O Projeto Sal na Vista é uma extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Arraial do Cabo e tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e ao patrimônio audiovisual, além de promover encontros que gerem emoção, fortaleçam ideias e estimulem o espírito coletivo.

A Prefeitura e a secretaria reforçam seu compromisso com a democratização cultural de peças audiovisuais e de promover encontros que divirtam, emocionem e fortaleçam a inserção da sociedade ao mundo audiovisual.

A situação presente ainda preocupa. Seu índice caiu de 83,2 pontos em março para 80,3 agora em abril. De acordo com a pesquisa, a inadimplência na situação presente exige cautela. Neste mês, 29,6% ficaram inadimplentes ou muito inadimplentes, contra 28,9% de março. Os poucos inadimplentes na nova sondagem são 21,7%. No mês anterior, o percentual era 20,2%. Já os que ficaram sem dívidas o percentual caiu de 51% (março) para 48,6% (abril).

“A situação futura voltou a ser destaque positivo em abril e fez com que o indicador geral de expectativa dos empresários do comércio apresentasse alta. Porém, no presente a inadimplência preocupa e exige cautela”, explica o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.

Sobre A Fecom Rcio Rj

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

Rádio SIGA-ME BRASIL

This article is from: