
4 minute read
Cultura do Estado divulga resultado do
Concurso Cultural de Contos
Cerca de 500 candidatos se inscreveram e foram avaliados
Advertisement
No Dia Mundial do Livro (23), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) traz uma boa notícia para a literatura fluminense: está no ar o resultado final da primeira edição do Concurso Cultural de Contos. A lista com os 20 selecionados que vão representar as dez regiões administrativas do Rio de Janeiro pode ser conferida no site http://cultura.rj.gov.br/.
Os vencedores da chamada pública, promovida em parceria com a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro e apoio da PublishNews, receberão uma premiação no valor de mil reais e terão os textos publicados em um livro, com edição física, no formato de antologia (obra composta por uma coleção de textos).
- Premiar a literatura é também agradecer aos escritores pela companhia que seus textos proporcionam aos que procuram refúgio nas páginas dos livros. Poder contemplar esse segmento tão importante, que nos abraça em vários momentos da nossa vida, é um orgulho muito grande - ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. Os textos inéditos foram criados dentro da temática “Um Olhar Sobre o Amanhã”, na modalidade “Conto”. Para atender de forma igualitária e democrática todas as regiões administrativas do estado, foram selecionados dois candidatos de cada uma delas. A iniciativa busca evidenciar as diferenças de cada lugar, particularidades e regionalidades.
- A Imprensa Oficial embarcou nesse projeto com muita alegria e entusiasmo.
A realização da primeira edição do concurso é motivo de muito orgulho para esta empresa pública, que sempre teve como lema servir a sociedade - destaca Patrícia Damasceno, presidente da Imprensa Oficial.
SOBRE O TEMA
Inspirados pelo centenário de morte do escritor francês Marcel Proust, a temática escolhida para nortear todos os contos surge da ideia de temporalidade presente na sua icônica obra “Em Busca do Tempo Perdido”. O modelo dialoga com o conceito de “escrevivência”, que é de autoria da grande escritora Conceição Evaristo. Nele, a autora propõe uma escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência da vida do próprio autor e do seu povo. Uma escrita que nasce da vida que se vive e da vida que se deseja.
- O concurso nasce com o objetivo de reconhecer, proteger e valorizar a pluralidade dos conhecimentos, funcionando como caminho de pulsão e fomento para que autores do Estado do Rio de Janeiro, tanto os que já se entendem assim como os que vão se descobrir ao longo do processo, encontram meios de se colocar no mundo. E para celebrar o nosso primeiro concurso, escolhemos um tema que une e reverencia dois grandes autores, Marcel Proust e Conceição Evaristo - explica Yke Leon, superintendente de Leitura e Conhecimento.
Feridas em pets: conheça as causas e como tratá-las corretamente
As feridas em cães e gatos podem surgir por diversas causas. Além disso, variam em termos de gravidade e nem sempre são fáceis de tratar. “Apesar disso, a boa notícia é que muitas vezes se diagnosticadas de maneira assertiva, as chances de sucesso no tratamento são altas, prevenindo inflamações graves e complicações”, explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, analista técnica de marketing da Syntec do Brasil.
A veterinária esclarece que “as feridas são comuns na rotina clínica e cirúrgica dos pets, as causas principais são mordidas, acidentes de trânsito, lacerações por objetos pontiagudos, lesões térmicas e lesões cirúrgicas são fatores que causam esses machucados.”
Os tratamentos podem variar de acordo com o nível de contaminação da ferida.
“As feridas limpas são feitas em cirurgias, em condições assépticas. As feridas contaminadas são aquelas que entraram em contato com algum agente contaminante, nelas é possível observar a presença de reações inflamatórias. As feridas infectadas, por sua vez, apresentam características visíveis de infecção. A identificação do tipo de ferida é essencial para a escolha do tratamento adequado”, explica Stefanie.
A veterinária alerta para o surgimento de feridas que podem estar também relacionadas à má higiene do ambiente onde o pet vive, ou até mesmo devido a infecções causadas por contato com fungos, ácaros, mofo ou bactérias. “Além disso, as feridas podem indicar que algo está errado com a saúde do animal, como em algumas raças que apresentam predisposições a dermatites”, esclarece.

Um cuidado importante que os tutores devem tomar é manter o local das feridas limpo conforme as recomendações do veterinário.
“Ao limpar as feridas devese usar luvas para evitar contaminações, usar gaze, pois não deixam fibras na ferida como o algodão e não se deve deixar os pets lamberem ou coçarem os ferimentos. Proteger as lesões também é muito importante para evitar complicações”, explica a analista. A cicatrização de feridas é um processo complexo, que requer acompanhamento Médico veterinário.
Para auxiliar no processo de cicatrização das feridas, a Syntec do Brasil oferece Cikadol, pomada formulada à base de Benzilpenicilina Benzatina, Benzilpenicilina Procaína, Diidroestreptomicina, Óleo de Citronela e Ureia. A associação desses ativos amplia o espectro bac-
Desde agosto de 2021, a Unidade Básica de Saúde Lilson M. de Souza, no bairro Cem Braças, em Búzios, aderiu ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, e passou a oferecer horário de atendimento médico estendido.O funcionamento é das 7h às 18h, duas horas a mais do que antes da iniciativa. A iniciativa foi bem-sucedida e, por isso, outras duas unidades também foram contempladas: a UBS Antonio Elesbão dos Santos, no bairro Rasa, e a Clínica da Família Olavo da Costa, na Vila Verde, ambas já em funcionamento. Além dessas, a UBS Benildo Motta, no bairro São José, também está funcionando com horário estendido.

A iniciativa visa possibilitando um atendimento mais amplo e de qualidade. Com o horário estendido, os pacientes podem ser atendidos fora do horário comercial, evitando a aglomeração de pessoas e tornando o atendimento mais ágil e eficiente.
As demais unidades de saúde de Búzios funcionam das 8h às 17h, com exceção das vacinas, que são sempre a partir das 9h em todas as unidades. São elas: Unidade Básica de Saúde Arpoador (Arpoador/Cruzeiro), Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão), Unidade Básica de Saúde Haroldo Francisco Ceravolo (Brava), UBS de José Gonçalves (José Gonçalves), UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá), UBS Dr. Paulo Acherman (Ferradura) e UBS Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa).
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca oferecer um serviço de saúde mais eficiente e humanizado para a população, garantindo o acesso aos serviços básicos de saúde para todos.
Divulgação