2612 - TRIBUNA - Quarta-feira - 22.03.2023

Page 1

Rio de Janeiro, Quarta-feira, 22 de Março de 2023

Rio de Janeiro pode se tornar um dos maiores polos de energia do país nos próximos anos

O Estado do Rio de Janeiro, principal polo produtor de óleo e gás do país, registrou um crescimento de 13% nas suas reservas de petróleo em 2022, em relação ao ano anterior. Com isso, o volume das reservas provadas (reservatórios de petróleo com elevado grau comprovado de certeza de produção) no estado passou a representar 83% do total nacional. Ou seja, 83 de cada 100 barris do óleo produzido no país estão no Rio de Janeiro. As informações são da plataforma Dados Dinâmicos de Petróleo, do Anuário do Petróleo no Rio, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Pág. 3

Reservas de petróleo do estado cresceram 13% em 2022, em relação ao ano anterior

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, realizará, por intermédio do Programa Limpa Rio Comunidade, evento envolvendo atividades sobre a temática preservação ambiental.O evento acontece na praça em frente ao Centro de Referência de Assistência Social do Âncora, das 8h às 12h. Pág. 5

Paraty, Turismo, Cultura e Natureza

Paraty é um desse lugares do mundo onde é possível ter as melhores experiências em uma única viagem. É um lugar singelo, com ritmo próprio, onde culturas tradicionais convivem com a arquitetura colonial e o conforto da modernidade, em um cenário paradisíaco. Pág. 8

2ª Etapa de Teqball em Búzios acontecerá na Praça Santos Dumont

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Lazer e do Esporte, realizará no sábado (25) e domingo (26), a segunda etapa de Teqball em Búzios, que acontecerá na Praça Santos Dumont, a partir das oito da manhã. Pág.2

Promover igualdade racial é construir um país para todos. Com mais direitos, mais dignidade e mais compromisso, é possível resgatar a memória, preservar terras e transformar vidas. Pág. 3

Edição 2612 R$ ,001
ANO XXXII
e
o
Divulgação
Aproveite
reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada
ano todo!” SanMon
13ª edição do bourbon festival de PARATTY Pág. 6

2ª Etapa de Teqball em Búzios acontecerá na Praça Santos Dumont

Divulgação

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Lazer e do Esporte, realizará durante sábado (25) e domingo (26), a segunda etapa de Teqball em Búzios, que acontecerá na Praça Santos Dumont, a partir das oito da manhã.

De acordo com o Secretário da pasta, Gugu Braga, o evento contará com a presença de atletas de toda parte do Brasil e, inclusive, da atleta Natália Guitler, que é campeã mundial de futevôlei e teqball.

O torneio contará com disputas de duplas femininas, masculinas e mistas. Também haverá disputa nas categorias individual, masculino e feminino e duplas de parateqball, para amputados.

As inscrições para participar do evento estão abertas e podem ser realizadas na sede da Secretaria de Lazer e do Esporte, que fica localizada na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 884, sala 1, Vila Caranga.

Vila Verde receberá a 4ª edição do projeto CRAS no Seu Bairro

Obairro Vila Verde, em Armação dos Búzios, receberá o projeto Cras no Seu Bairro no sábado (25), das nove da manhã às dezesseis horas.

A equipe do Centro de Referência em Assistência

Social da Rasa atenderá os moradores locais e usuários

dos Cras, na Quadra da Escola Municipal Eva Maria da Conceição Oliveira, onde serão realizados os seguintes serviços:

•NAC - isenção de taxas para 2ª via de documentos;

•Cadastro Único (CadÚnico);

•Balcão de Empregos; •Supera RJ;

•Tarifa Social Enel e Prolagos;

•Armário Solidário;

•Universidade Estácio de Sá;

•Coordenadoria da Juventude;

•Coordenadoria da Criança e do Adolescente;

•Corte de cabelo;

•Massagem corporal;

A Constelação Familiar e suas respostas

•Aferição da pressão arterial e glicose;

•Aulas de Dança de salão, Hip Hop; Jiu-Jitsu e Alongamento.

O projeto Cras no Seu Bairro foi lançado em julho de 2021 e atendeu famílias dos bairros de Cem Braças, José Gonçalves e Baía Formosa.

MPRJ obtém interdição da arquibancada do Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, em razão de riscos estruturais

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve a interdição da arquibancada principal do Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, em razão de riscos estruturais. A decisão liminar da 4ª Vara Cível da Comarca de Petrópolis foi dada a partir de ação civil pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, na terça-feira (14), contra o Serrano Futebol Clube e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

Relatório elaborado pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) revelou que o estádio “não possui condições seguras para a utilização, haja vista a identificação de diversas patologias nas estruturas de concreto armado e o péssimo estado de conservação das estruturas metálicas, constatando-se elementos de sustentação das telhas (terças) com risco iminente de queda dentro da projeção do telhado”. De acordo com a ação, a Ferj vem permitindo a reali-

zação de partidas de futebol com presença de público em um estádio com riscos claros de desabamento, apesar de todas as considerações e recomendações feitas pelo MPRJ. A ação relata que a promotoria atua desde 2017 na tentativa de solucionar de maneira extrajudicial as inconformidades encontradas no local. Ao longo desse período algumas das questões foram resolvidas, no entanto outras permaneceram desatendidas, destacando-se, em especial, a precariedade

da arquibancada principal, o que coloca em grave risco a vida dos frequentadores.

Além dos pedidos liminares, o MPRJ requer que o Serrano Futebol Clube seja obrigado a fazer diversas melhorias no estádio, como mais saídas de emergência, iluminações de segurança, apresentação de Plano de Emergência, recuperação de trincas e fissuras, entre outras. O Juízo determinou multa de R$ 100 mil para o caso de descumprimento da decisão liminar.

Fiscalização do Detro-RJ autua duas empresas em Carmo

Divulgação

Após reclamações de usuários à Ouvidoria, fiscais do Detro-RJ estiveram, na manhã de terçafeira (21), no município do Carmo, no Norte Fluminense. Duas empresas que não prestavam serviço de acordo com as normas da autarquia foram autuadas.

Uma das empresas de ônibus, a Viação Carmense, fazia o transporte de passageiros utilizando um ônibus que não tinha autorização do Detro-RJ. A mesma empresa também foi multada porque havia

EXPEDIENTE

Fundado em 26/02/91

O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

CNPJ nº 26.753.088/0001-06

Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559

Presidente: Aloisio Santiago Monteiro

Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000

Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189

Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com

Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense

Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

paralisado a linha no percurso Carmo x Quilombo. Já a empresa Viação Teresópolis foi multada porque estava com o selo de vistoria do Detro-RJ vencido. As reclamações dos usuários à Ouvidoria do Detro-RJ norteiam as ações da fiscalização para que o serviço seja prestado de acordo com as normas da autarquia visando conforto e segurança. As reclamações devem ser feitas através do e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 3883-4141.

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.

Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.

Por

A Constelação Familiar surgiu no início da década de 80 com o filósofo e psicoterapeuta alemão, Bert Hellinger, e nos últimos anos tem se popularizado e ganhado notoriedade. Tanto que passou a ser usada pela Justiça desde 2012, em varas de Família, para auxiliar em casos de divórcio, decisões de guarda de filhos e violência doméstica. Ao longo da minha vida como terapeuta holística, e depois de muito tempo, trabalhando com astrologia, tarot, florais e outras técnicas, chegou até mim o conhecimento das Constelações Familiares.

Tudo começou quando eu mesma precisei buscar uma terapia para compreender a minha história familiar. Em pesquisas, encontrei uma escola que me interessou pelo profundo estudo da ancestralidade. Essa escola é dirigida por profissionais que aplicam as Ordens do Amor, teoria, desenvolvida por Bert Hellinger.

Em seus estudos, Hellinger, desenvolveu as Constelações Familiares, que é uma técnica onde se trabalha as inter-relações entre os membros de um clã familiar.

Esta é uma terapia sistêmica, fenomenológica, que funciona através do Campo Morfogenético ou mórficos.

Este campo é constituído de memórias onde estão armazenadas todas as experiências que não puderam ser completamente assimiladas e integradas pelos membros anscestrais de um clã familiar, e são deixadas para que as novas gerações possam lidar com essas questões.

Essa nova geração vai ter que lidar com essas demandas, fazendo escolhas conscientes a respeito dos padrões de comportamento vivenciados pelos ancestrais, entendendo que o fator determinante é o hábito.

São os hábitos ancestrais que originam os campos morfogenéticos.

Como o conteúdo do campo é inconsciente, a Constelação, geralmente, é aplicada sendo conduzida por um facilitador, que irá “interpretar” o conteúdo que emergirá do campo, propondo à pessoa constelada determinadas frases para que, esta, tome consciência do conteúdo emocional que estava determinando sua vida no presente. Quando compreendemos que a proposta da Constelação é a tomada de consciência e a busca da conquista de uma vida para além das repetições de hábitos do clã, vislumbramos novas possibilidades oferecidas através da Constelação Familiar.

Essencialmente, a Constelação é sobre ver, ver o que não foi visto por ninguém do clã.

A minha experiência, como Terapeuta Holística e Facilitadora de Constelação Familiar, tem me trazido respostas há muito tempo buscadas para questões profundas relacionadas aos conflitos familiares.

A partir disso, também venho constatando que há grandes melhoras na vida das pessoas que me procuraram para constelar e aliviar suas angústias da alma.

Mas é importante que se entenda que a Constelação não representa necessariamente uma cura, mas o entendimento dos hábitos de nossos antepassados que buscamos constelar. E quando acolhemos e aceitamos as descobertas feitas pela Constelação, entendemos que tudo foi como deveria ter sido e seguimos em frente.

Se você busca compreensão ou alívio para questões que estão ligadas a sua ancestralidade, a Constelação certamente pode lhe trazer essas respostas. Pense nisso.

Regina Medeiros

Facilitadora de Constelação Familiar e há 40 anos terapeuta holística (astrologia, tarot, entre outras)

PROCESSO 3213/2023

LUIZ ANTONIO BARROS DE FREITAS CPF 718.667.527-15 torna público que REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 21/03/2023 a CERTIDÃO AMBIENTAL PARA LIGAÇÃO DE ÁGUA E LUZ (CA) para o imóvel localizado na Rua do Amor, lote 01 Quadra 06Lot. Parque dos Desejos - Gleba E situado em Iguaba Grande- RJ. Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.

PROCESSO 3211/2023

ANTONIO DE MIRANDA BRAGANÇA CPF 573.823.527-49 torna público que REQUEREU E RECEBEU da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 21/03/2023 a CERTIDÃO AMBIENTAL PARA ÁGUA E LUZ (CA) para o imóvel localizado na Rua N. S. de Nazareth, esquina com Estr. da Capivara, lote 01 - Bairro Cidade Nova situado em Iguaba Grande - RJ. Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.

VENDO

Residencial Alpes de Jambeiro

Cidade vizinha de São José dos Campos - Vale do Paraíba - SP Lotes ao redor de 500 m2 Venha ver e viver com qualidade no Alpes de Jambeiro.

Contato: ( 12) 997146561/ ( 12) 997551841

Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Quarta-feira, 22 de Março de 2023

Rio de Janeiro pode se tornar um dos maiores polos de energia do

país nos

próximos anos

Reservas de petróleo do estado cresceram 13% em 2022, em relação ao ano anterior

O Estado do Rio de Janeiro, principal polo produtor de óleo e gás do país, registrou um crescimento de 13% nas suas reservas de petróleo em 2022, em relação ao ano anterior. Com isso, o volume das reservas provadas (reservatórios de petróleo com elevado grau comprovado de certeza de produção) no estado passou a representar 83% do total nacional. Ou seja, 83 de cada 100 barris do óleo produzido no país estão no Rio de Janeiro. As informações são da plataforma Dados Dinâmicos de Petróleo, do Anuário do Petróleo no Rio, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

– O setor de petróleo e gás é significativamente estratégico para o Estado do Rio. É responsável por mais de 35% das receitas do tesouro estadual, cerca de R$ 36,8 bilhões, entre royalties e participações especiais e ICMS das vendas

dos produtos relacionados.

O aumento das reservas representa mais arrecadação, maior potencial de atração de investimentos e geração

de empregos mais qualificados para os fluminenses. Além disso, o setor terá papel fundamental na transição energética para matrizes re-

nováveis – afirmou o governador Cláudio Castro. De acordo com o trabalho da Firjan, a produção média de petróleo no estado foi de

2,53 milhões de barris/dia, em 2022 – alta de 7,5% em relação a 2021. Desse total, 2,01 milhões de barris/dia foram provenientes do pré-sal. Cerca de 85% do petróleo produzido ano passado foi extraído no Rio de Janeiro, o que confirma o estado como o maior contribuinte para o desempenho nacional relacionado ao setor.

– Nossa secretaria atua para auxiliar o estado a se consolidar como hub energético e o crescimento das reservas de petróleo é um ponto que deve ser comemorado. Nosso objetivo é fomentar e garantir um ambiente de negócios com segurança jurídica e regulatória para atrair novos investimentos e gerar mais empregos para a população – afirmou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal.

O estudo da Firjan mostra que, no ano passado, 12 dos 17 novos poços exploratórios perfurados no país es-

Governo Federal anuncia pacote de medidas para combater o racismo e ampliar direitos para todos

Promover igualdade racial é construir um país para todos. Com mais direitos, mais dignidade e mais compromisso, é possível resgatar a memória, preservar terras e transformar vidas.

Na terça-feira (21), Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o Governo Federal lança um pacote de medidas abrangentes pela igualdade racial, envolvendo diversos ministérios.

A data também comemora os 20 anos de políticas públicas no âmbito federal pela igualdade racial — a SEPPIR (Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), criada em 2003, foi um marco no enfrentamento ao racismo no país.

No mesmo ano, Lula sancionou a lei nº 10.639/2003, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases e torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental. Sua aprovação foi resultado de anos de luta do movimento

negro contra o racismo institucional brasileiro.

Ao longo de seus governos, Lula e Dilma Rousseff implementaram uma série de políticas afirmativas e de promoção da igualdade racial, resultados do diálogo e das conquistas do movimento negro no Brasil.

Um dos resultados palpáveis é que, em 2021, mulheres negras eram o maior grupo nas universidades públicas do país, representando 27% dos estudantes. Considerando-se o universo total de universitários (somando instituições públicas e privadas), mulheres negras correspondiam a 29,3% do total de estudantes.

Duas décadas depois da criação da SEPPIR, e após anos de desmonte das políticas de igualdade racial, o Ministério da Igualdade Racial retoma e reafirma este compromisso.

Entre os anúncios do MIR na terça-feira (21), estão o programa Aquilomba Brasil, que vai atuar na promoção dos direitos da população quilombola nos eixos de acesso à terra, in-

fraestrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local, além de direitos e cidadania. Estima-se que cerca de 214 mil famílias e mais de 1 milhão de pessoas sejam quilombolas no Brasil.

Ao lado da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar a titulação de três territórios contemplando cinco associações quilombolas, que aguardam por quase duas décadas por este direito. Em Minas Gerais, a comunidade de Brejo dos Crioulos está com processo aberto há 20 anos. Em Sergipe são dois territórios: a Lagoa dos Campinhos, há 19 anos em busca da titulação, e a Serra da Guia, há 18.

Na solenidade, Lula também assinará decreto que cria o grupo de trabalho interministerial para formulação do novo Programa Nacional de Ações Afirmativas, visando a permanência de estudantes negros na graduação e pós-graduação de universidades, além de políticas de reservas de vagas

em órgãos governamentais.

O enfrentamento ao Racismo Religioso estará contemplado na criação de um grupo de trabalho interministerial com este fim e a participação de 13 órgãos e nove organizações da sociedade civil. Também instituído por decreto, o Plano Juventude Negra Viva irá formular ações para a redução de homicídios e vulnerabilidades sociais para esta fatia da população brasileira.

Por sua vez, memória e cultura estão representadas com o Grupo de Trabalho Interministerial do Cais do Valongo, que vai articular ações para a área portuária do Rio de Janeiro por onde passaram mais de um milhão de escravizados. Ali, será criado um centro de referência de herança africana para valorizar e promover a memória deste território, que é patrimônio histórico da humanidade.

Pela igualdade racial. Onde existe justiça e reparação, existe transformação. Brasil, união e reconstrução.

Vinte anos depois da histórica criação da SEPPIR

(Secretaria

Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), o Ministério da Igualdade Racial retoma e reafirma este compromisso com a sociedade brasileira

tavam no Estado do Rio. O levantamento aponta ainda que a perfuração pode gerar desdobramentos para a indústria, com a contratação de sondas, navios sísmicos e atividades de complementação de poços, entre outros.

Para Luiz Césio Caetano, vice-presidente da Firjan, o Rio de Janeiro reúne as condições necessárias para ser um dos grandes polos de energia do país. – O Estado do Rio vem ampliando seu potencial para se tornar o grande polo de energia do país, tendo o petróleo como importante catalisador da indústria. Os diferenciais do estado passam por seu vasto potencial energético, proximidade entre centros de oferta e demanda, grande carteira de novos projetos em segmentos diversos de energia, além de uma base industrial consolidada e de grande tradição de fornecimento ao mercado do setor – aponta Caetano.

Decreto assinado pelo presidente Lula oficializa o Minha Casa Minha Vida

É oficial. O Decreto n° 11.439, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (20), regulamenta a Medida Provisória nº 1.162/23 e oficializa a retomada do Minha Casa Minha Vida, um dos maiores programas habitacionais do mundo.

O MCMV foi criado em março de 2009 e retomado, com novas regras, em fevereiro de 2023. Em apenas três meses, o Governo Federal já entregou 4.785 unidades habitacionais, realizando o sonho da casa própria de milhares de famílias, e anunciou a meta de contratar, até 2026, dois milhões de moradias.

As principais mudanças tratam do aumento do valor máximo de renda dos beneficiários e da retomada da Faixa 1 como público prioritário do programa. Para essas famílias, a renda foi atualizada para R$ 2.640,000 men-

sais em áreas urbanas e R$ 31.680,00 anuais nas áreas rurais. Esse grupo engloba as pessoas que vivem em situação mais vulnerável e que correspondem a 74% do déficit habitacional urbano.

A Faixa 2 do programa engloba famílias com renda mensal de R$ 2.640,01 até

R$ 4.400, em área urbana, e renda anual de R$ 31.680,01 a R$ 52.800, para área rural.

Já a Faixa 3, compreende famílias com renda mensal de R$ 4.400,01 até R$ 8 mil, na região urbana, e com renda bruta anual de R$ 52.800,01 a R$ 96 mil, para área rural.

O programa prioriza famílias em situação de rua, em situação de risco ou vulnerabilidade, aquelas que têm mulheres como chefe, que têm pessoas com deficiência e crianças e adolescentes em sua composição.

O Governo Federal também aumentou a parte que

a União pode pagar em relação a moradias do para a Faixa 1. Agora, o subsídio pode chegar a 95% - R$ 140 mil nas cidades e R$ 60 mil

em áreas rurais. De acordo com o decreto, fica definida a responsabilidade dos ministérios das Cidades e da Fazenda de

estabelecer os critérios e periodicidade para a atualização das subvenções econômicas a serem concedidas às famílias, com recursos do

Orçamento Geral da União (OGU); as metas de contratação; e a remuneração dos agentes financeiros para atuação no programa.

Tribuna dos Municípios 3 - Política Quarta-feira, 22 de Março de 2023
Divulgação Divulgação
Lançamento do novo programa Minha Casa Minha Vida em Santo Amaro/BA Ricardo Stuckert/PR

PF deflagra Operação Libertatis e resgata 19

estrangeiros em condições análoga à escravidão

A ação identificou uma fábrica clandestina de cigarros falsificados na região da Baixada Fluminense

gatados 19 trabalhadores de origem paraguaia em situação análoga à escravidão. A referida fábrica possuía grande capacidade de produção, sendo responsável pela distribuição dos cigarros em todo o estado do Rio de Janeiro.

Na segunda-feira (20), a Polícia Federal deflagrou a Operação Libertatis com o objetivo de apurar e reprimir organização criminosa especializada nos crimes de tráfico de pessoas, redução a condição análoga à de es-

cravo, fraude no comércio, sonegação por falta de fornecimento de nota fiscal e delito contra as relações de consumo, sem levar em conta outros delitos por ventura desvendados no decorrer da investigação.

Na ação de hoje, policiais federais obtiveram sucesso em localizar, no município de Duque de Caxias/RJ, uma fábrica clandestina de cigarros paraguaios falsificados, em pleno funcionamento, na qual foram localizados e res-

Os estrangeiros estavam alojados na própria fábrica e trabalhavam em jornada excessiva: 12 horas por dia, sete dias por semana, em dois turnos - inclusive de madrugada - e sem descanso semanal. Além disso, os trabalhadores se encontravam em local sem as mínimas condições de higiene, convivendo com animais, esgoto a céu aberto e com os próprios resíduos da produção dos cigarros. Eles não recebiam qualquer remuneração pelos serviços prestados, tinham a liberdade de locomoção restrita e ainda eram forçados a laborar sem equipamentos de proteção.

Os trabalhadores resgatados afirmaram que foram trazidos do Paraguai com

Força-tarefa do estado para reprimir motos irregulares é ampliada e chega a 10

Desde julho do ano passado, já foram realizadas 1.385 operações, com 78.096 veículos abordados, 9.879 motos rebocadas e mais de 250 CNHs recolhidas

Para dar mais segurança à população, a força-tarefa do Governo do Estado, que reúne agentes do Detran.

RJ e do Detro, além de policiais militares e civis, com o objetivo de reprimir a circulação de motos sem placas e veículos irregulares, está ampliando suas ações. O número de operações chegou a dez, na terça-feira (21), em todo o estado, com ações em vários locais das Zonas Sul, Norte e Oeste da cidade, além de diferentes localidades da Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, e da Baixada Fluminense. As blitzes acontecem diariamente, incluindo nos fins de semana, em todos os turnos - de manhã, à tarde e à noite. E, em breve, chegarão a um total de 16 fiscalizações diárias em todo o território fluminense.

Os locais das blitzes são determinados por um planejamento estratégico realizado em conjunto com os órgão fiscalizadores, seguindo denúncias que chegam à Ouvidoria do Detran.RJ e estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) -, que vinham identificando um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam em motoci-

cletas para cometer delitos . Desde o início das atividades, em 18 de julho do ano passado, já foram realizadas 1.385 operações, com 78.096 veículos abordados, 9.879 motos rebocadas –sendo 2.760 por problemas de placas - e mais de 250 CNHs recolhidas por diversos motivos. As cinco principais infrações registradas nas operações de fiscalização de veículos irregulares são: licenciamento atrasado do

veículo; condução de veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir, veículo com sistema de sinalização ou placa alterada; veículo em mau estado de conservação; falta do cinto de segurança. Além dos dados acima, as operações também reúnem outros números bem expressivos: 4.499 automóveis foram removidos ao longo desses meses, com 12 motos roubadas sendo recuperadas e onze quadriciclos removidos, entre outros.

os olhos vendados, mediante a promessa de que iriam trabalhar na produção de roupas. Contudo, eles foram encaminhados para as instalações da fábrica, onde eram mantidos presos até o resgate de hoje. Os estrangeiros sequer tinham conhecimento acerca da localidade em que se encontravam. Além disso, eles também relataram que mantinham contato com apenas uma pessoa, a qual aparecia para

trazer mantimentos, armada e vestindo uma máscara que ocultava seu rosto.

A Operação contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Receita Federal, e objetivou o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, em diversas localidades do município de Duque de Caxias/RJ, na Baixada Fluminense.

Polícia Civil prende motorista que participou do sequestro para internação de idosa em clínica na região Serrana

SOBRE AS OPERAÇÕES:

Diariamente, são mobilizados mais de 20 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro em cada uma das operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares atuam com câmeras portáteis. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão também em busca de condutores com mandado de prisão em aberto.

Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O Detro, por sua vez, disponibiliza os reboques que transportam os veículos apreendidos para três pátios - localizados na Praça da Bandeira, em Vargem Grande e no município de Seropédica. Os agentes do Detro também reprimem o transporte clandestino durante as operações.

Policiais civis da 9ª DP (Catete) prenderam, na segundafeira (20), um homem acusado de participar do sequestro de uma idosa, na Zona Sul da capital, e interná-la à força em uma clínica psiquiátrica em Petrópolis, Região Serrana do estado. Ele foi capturado no Cachambi, na Zona Norte, no momento em que estava conduzindo a sua ambulância, após monitoramento do Setor de Inteligência da unidade. As investigações demonstraram que foi o acusado quem conduziu a ambulância de propriedade da sua empresa, no trajeto do Rio de Janeiro até a clínica psiquiátrica em Petrópolis. As investigações prosseguem para identificar e prender o outro indivíduo que participou do crime.

Polícia Civil deflagra operação contra organizações criminosas envolvidas em confrontos na Zona Oeste

Três

pessoas foram presas

Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) realizaram uma operação, na terça-feira (21), em Curicica. Três pessoas suspeitas de invadir a comunidade César Maia e por envolvimento nos recentes confrontos ocorridos em Jacarepaguá, na Zona Oeste, foram presas.

Durante a ação, um criminoso, conhecido como “Morte/ Açougueiro”, reagiu à ação, entrou em confronto com os agentes e morreu. Ele era investigado por cortar e desaparecer com corpos de rivais. Na última ação, durante uma invasão na comunidade César Maia, ele torturou um homem com uma faca.

Os agentes apreenderam granadas, roupas táticas utilizadas pelos criminosos, pistola e munições. As ações na Zona Oeste para identificar criminosos envolvidos na disputa territorial entre traficantes e milicianos continuarão.

Tribuna dos Municípios 4 - Polícia Quarta-feira, 22 de Março de 2023 Fotos: Divulgação/PF
Divulgação/Detro Divulgação
operações por dia

Durante a data, celebrada em 22 de março, serão ofertados em parceria com o CRAS Norte serviços de cunho social

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, realizará, por intermédio do Programa Limpa Rio Comunidade, evento envolvendo atividades sobre a temática preservação ambiental.O evento acontece na praça em frente ao Centro de Referência de Assistência Social do Âncora, das 8h às 12h.

O objetivo é o estimular a mudança de hábito em relação ao descarte do lixo doméstico lançado principalmente nos córregos e rios da região. Durante o evento do Programa Limpa Rio Comunidade serão distribuídas mudas de hortaliças, além

da realização de palestras sobre os 5 Rs da sustentabilidade: Reutilize, Recicle, Reduza, Recuse e Repense. Além das atividades so-

cioeducativas serão ofertados pelo CRAS Norte os seguintes serviços: atendimento para pessoas com sub-registro; orientações so-

Reunião inaugural da mentoria artística reúne mais de 30 artesãos

Encontro foi na sede administrativa da Fundação

Rio das Ostras de Cultura

A primeira reunião do Projeto de Mentoria Artística e Técnica de 2023, idealizado pela Fundação

Rio das Ostras de Cultura, para os artesãos e artistas plásticos do Município, aconteceu na manhã de segunda-feira (20), na Sala de Cinema da sede Administrativa, com o mentor do Projeto, Rodrigo Pontes, um dia depois do Dia do Artesão, comemorado no dia 19 de março.

O encontro reuniu mais de 30 artistas, entre habilitados e os que estão no quadro de reserva, e serviu para as primeiras explicações e definições de metodologias que serão aplicadas visando a história e a cultura de Rio das Ostras. O primeiro ponto abordado foi com relação à temática a ser abordada junto aos artesãos. As obras produzidas deverão ser referentes à Praça da Baleia, um dos pontos turísticos mais visitados na Cidade, tendo em vista que já foi feito um estudo sobre a Casa de Cultura.

Durante o período da mentoria serão estudados outros pontos turísticos e culturais do Município.

É importante lembrar que os trabalhos realizados serão expostos e vendidos na Loja do Artesão Vera Luzente, na Casa de Cultura Bento Costa Júnior.

De acordo com Rodrigo Pontes, a reunião foi bastante produtiva e a adesão dos artistas superou as expectativas. “Esse primeiro

contato foi muito bacana porque já deu para sentir que os artesãos estão interessados não só em se profissionalizar, como também em saber da história da cidade para que possamos criar uma identidade cultual própria”, explicou. Com relação ao trabalho, Rodrigo informa que a mentoria vai respeitar o estilo e o material usado por cada artista. “Como queremos criar uma identidade cultural, precisamos estudar a história de Rio das Ostras porque, desta forma, os artistas terão mais ferramentas para produzir o seu material. Dessa forma, agregamos valor aos produtos que vão contar essa história. Além disso, a mentoria vai servir para orientar sobre o uso de novos materiais e a paleta de cores a ser utilizada, por exemplo. A

ideia é termos um artesanato onde possamos ver o mesmo assunto, o mesmo tema, mas com linguagens diferentes”, explicou Rodrigo. Para a artista Monique Poubel, que já participa do grupo há quatro anos, esse projeto de mentoria é muito importante. “Posso dizer que o que sou hoje, como artista, é reflexo do que aprendi na mentoria. Além da qualidade técnica que nós artistas temos, percebi que é importante criarmos uma identidade própria e isso foi o que aconteceu. Esse Projeto abre um horizonte de possibilidades e conhecimento para os artistas”, declarou Monique. As reuniões da mentoria ocorrerão sempre às segundas-feiras, às 10h, na sede da Fundação Rio das Ostras de Cultura, de forma presencial.

Inscrições para Festival de Curtas Flávio Migliaccio

A Fundação Rio das Ostras lembra que o prazo para inscrições do I Festival de Curtas Flávio Migliaccio, organizado e produzido pela Frankfurt Produções, termina no sábado (25). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.frankfurtproducoes.

com.

Para concorrer, as obras não precisam ser inéditas e devem ser realizadas com duração mínima de 3 minutos e máxima de 30 minutos, em conformidade com a definição de curtas metragens. Os proponentes podem inscrever seus trabalhos nas categorias animação, documentário, ficção e experimental, realizados ou finalizados a partir de 2016, com tema livre.

Os filmes selecionados para o I

PROCESSO N° 7200/2022

Festival de Curtas Flávio Migliaccio, além de disputarem troféu em cerimônia na Cinemateca do MAM Rio, vão também ser exibidos nas cidades de Rio das Ostras e Conservatória. As obras selecionadas serão informadas via e-mail nas redes sociais da Frankfurt Produções no dia 1 de junho de 2023. O Festival terá lugar na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, de 26 a 27 de agosto de 2023. É importante frisar que a inscrição de uma obra somente será validada se acompanhada de link para Pré-Seleção; cópia da Identidade ou CPF. Além disso, não serão pagos direitos de exibição dos filmes inscritos e dos filmes selecionados para Competição. Entre as categorias estão Filme de Ani-

JOSE MANOEL TEIXEIRA DE LIMA JUNIOR CPF 103.219.067-13, torna público que REQUEREU e RECEBEU da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Iguaba Grande, em 20/01/2023, LAS –LICENÇA AMBIENTAL SMPLIFICADA para o imóvel, situado na Rua da Casuarinas, Lote 06 – Quadra D do Loteamento Residencial Verde Iguaba – Iguaba Grande – RJ.

Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.

bre o Cadastro Único, Centro Especializado em Atendimento à Mulher, do Direito do Consumidor; aferição de pressão; cortes de cabelo; e

recreação infantil. Serão feitos o cadastro habitacional e a emissão da carteirinha municipal à gratuidade no transporte público. Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente.

No sábado (25), as comemorações continuam na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Serão distribuídas sacolas de lixo para automóveis e divulgação dos horários de coleta de resíduos domiciliares.

“A ação busca sensibilizar a população sobre a questão dos resíduos e a importância de colaborar para que os resíduos sejam descartados de forma correta”, conta Nestor Prado Junior, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

O Dia Mundial da Água, em Rio das Ostras, tem o apoio da Rádio Energia, Embapel, Rio Mais Saneamento e TV Band.

CADASTRO HABITACIONAL – Para o cadastro habitacional é obrigatório a

apresentação dos documentos originais para todos os membros da família: maiores de 18 anos devem levar CPF, identidade, Certidão de nascimento ou Casamento, comprovante de Residência atualizado, comprovante de renda e NIS. Pessoas menores de 18 anos devem apresentar a Identidade ou Certidão de Nascimento e CPF (se possuir). No caso de pessoas com deficiência é obrigatório mostrar atestado ou laudo médico.

GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO – Em relação à emissão da carteirinha que garante o direito à gratuidade no transporte público, os idosos a partir de 65 anos devem apresentar comprovante de residência atualizado no nome do requerente, RG, CPF e uma foto 3x4. Pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam mostrar laudo médico atualizado, comprovante de residência, RG e CPF.

Escritora lança livro infantil na Biblioteca Municipal

Na quinta-feira (23), a partir das 15h, a Biblioteca Municipal Professora Íris Galvão recebe a escritora Débora Oliveira que vai lançar o livro: “Língua Doce - A Carta de uma Abelha sem Ferrão”. Alunos da Escola Municipal Célio Sarzedas vão participar do lançamento e ter a oportunidade de conhecer a autora.

A história, publicada pela Editora Ases, acompanha a jornada de uma abelha sem ferrão que viaja em busca de plantações de tomates e descobre um mundo desarrumado. Ela enfrenta as diferenças sociais entre as abelhas na cidade e luta para se adaptar às mudanças climáticas, decidindo ajudar.

O livro nasceu da pandemia, com a autora buscando introduzir, de forma lúdica, temas importantes, como mudanças climáticas, descarte inadequado de plásti-

cos e microplásticos e sua influência em pessoas com autismo e transtornos sensoriais. De acordo com a autora, a amizade e a esperança

são temas-chave da história, assim como o despertar do conhecimento sensível e a importância da integração consciente das crianças e com o meio ambiente.

mação, Ficção, Documentário e Filme Experimental.

O Edital, com regulamento e todos os procedimentos para participar do Festival, estão disponíveis no site da Frankfurt Produções. Todas as eventuais dúvidas e omissões deste Regulamento serão resolvidas pela Organização segundo regras de equidade e bom senso.

Na sexta-feira (24), é comemorado o Dia Mundial de Prevenção e Combate à Tuberculose. Em Rio das Ostras, o tema da campanha deste ano escolhido pela equipe do Programa de Controle da Tuberculose é “Tuberculose: Prevenção, Tratamento e Cura - Tudo o que você precisa saber”. O tema tem como base o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública, do Ministério da Saúde, cujo objetivo é a redução da incidência dos casos da doença em 90% e diminuição das mortes por tuberculose em 95% até o ano de 2035.

As equipes de Rio das Ostras distribuirão materiais informativos em ações educativas nas salas de espera das unidades de saúde para sensibilização da população, diagnóstico precoce e quebra de preconceito.

A importante data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose.

A OMS estima que um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença.

TUBERCULOSE - Doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. TRANSMISSÃO – A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

SINTOMAS MAIS FREQUENTES - Os sintomas mais frequentes são tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, acompanhada de febre, geralmente ao entardecer, cansaço excessivo e prostração, suores noturnos, falta de apetite e emagrecimento acentuado.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO - A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois pro-

tege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento e, se o exame de escarro for negativo, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

CAPACITAÇÃO ENFERMEIROS - Considerando o último Concurso Público de Rio das Ostras e a necessidade de capacitar os novos profissionais enfermeiros nos fluxos e rotinas do Programa de Controle da Tuberculose, os profissionais enfermeiros da Rede de Atenção Primária em Saúde passarão por uma capacitação nesta quarta- feira, dia 22, no auditório do Parque dos Pássaros, no Jardim Mariléa.

O Programa de Controle da Tuberculose funciona no Centro de Saúde, na sala 26, no endereço Avenida Guanabara, s/nº, Extensão do Bosque, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações sobre o programa também podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-4170.

Tribuna dos Municípios 5 - Cidades Quarta-feira, 22 de Março de 2023
Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação Allexandre Costa A reunião com os artistas aconteceu na Sede Administrativa da Froc Débora Oliveira é a autora do livro
Rio das Ostras chama a atenção da população para a prevenção e combate à tuberculose

13ª edição do Bourbon Festival de

Considerado um dos eventos mais importantes e queridos do calendário artístico, cultural e turístico do Estado do Rio de Janeiro e da cidade de Paraty, o Bourbon Festival Paraty - www.bourbonfestivalparaty. com.br –apresenta programação da sua 13ª edição nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2023, sexta a domingo. Durante os três dias do Bourbon Festival Paraty, mais de 30 apresentações de artistas nacionais e internacionais passarão pelos dois palcos principais e em buskers, também tem jazz itinerante na Kombi e música dentro da igreja. Tudo feio com amor, para espalhar mais de doze horas de música de graça todos os dias, para todos os públicos. Além de uma exposição de fotografia e workshops.

•Jane Monheit convida Ivan Lins - B.Negão & Blackmantra – Hermeto Pascoal

•Kevin Gullage & The Blues Groovers - Ana Cañas canta Belchior

Com muito orgulho da história que construiu, com os fãs que conquistou e com a música que transborda em clima de festa e harmonia pelas ruas de pedra da maravilhosa cidade histórica, o Bourbon Festival Paraty é reconhecido por ser um dos eventos que mais movimenta a economia e o turismo da região. Realizado pela Prefeitura de Paraty, através de sua Secretaria de Turismo, em parceria com o Bourbon Street Music Club, a 13ª edição do Bourbon Festival Paraty conta com o patrocínio da Repsol Sinopec Brasil, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

SEGUE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

PALCO MATRIZ

Sexta-feira 14/04

20h00 - Orquestra Sinfônica de Paraty

22h00 - Jane Monheit convida Ivan Lins

23h30 - Blackmantra

00h00 – Tim Maia Racional - B.Negão & Blackmantra

01h00 – Dj Crizz

Sábado 15/04

20h30 - Hermeto Pascoal

22h00 – Diunna Greenleaf com Marcelo Naves & The

Tigermen

23h30 - Kevin Gullage & The Blues Groovers

01h00 – Dj Crizz

Domingo 16/04

20h30 - Ana Cañas canta Belchior

22h00 - Fernando Rosa

00h00 –Dj Crizz

PALCO SANTA RITA

Sábado 15/04

14h30 - Orquestra de Violões da Casa de Cultura

15h30 - Favela Brass

16h00 - Tributo a Roy Hargrove por Lucas Oliveira

17h30 - Nina Plays The Blues com Voodoo Woman

19h00 - Dj Bebeto

Domingo 16/04

14h30 - Favela Brass

15h00 - Rhandal Oliveira Sexteto 16h30 - Silibrina 18h00 - New Orleans Sounds | Kevin Gullage & The Blues Groovers

PALCO QUADRA

14/04

- Jes Condado

- Plínio Blues Trio Sábado 15/04

- Jes Condado

- BibbaChuqui

- Alma Nouche Trio

- Vasco Faé

- Alma Nouche Trio

- Vasco Faé

– BibbaChuqui

– Bibba Chuqui

NA KOMBI

Sexta 14/04

19h00 - Pça Chafariz

Sábado 15/04

11h00 - Jabaquara

14h00 - Pontal

19h00 - Ponte do Pontal

Domingo 16/04

11h00 - Pça Bandeira

14h00 - Pontal

19h00 - Praça Chafariz

Pelas Ruas do Centro Histórico

Sexta, Sábado e Domingo

Orleans Street Jazz Band

Sábado e Domingo

Favela Brass

MÚSICA NA IGREJA

IGREJA DO ROSÁRIO

Sábado 15/04

11h00 – Aqua Bienta “Asas de Paraty”

Domingo 16/04

11h00 - Jazz à Capela | Bibba Chuqui

WORKSHOPS

WORKSHOP Sexta 14/04

16h00 – Aqua Bienta | Música & Sustentabilidade

Domingo 16/04

11h00 - Tom Ashe | Favela Brass

EXPOSIÇÃO

PRAÇA DA MATRIZ De Sexta a Dom

Exposição de Fotos | Giancarlo Mecarelli

Realizado pela Prefeitura de Paraty, através de sua Secretaria de Turismo, em parceria com o Bourbon Street Music Club, a 13ª edição do Bourbon Festival Paraty conta com o patrocínio da Repsol Sinopec Brasil, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Tribuna dos Municípios 6 - Cidades Quarta-feira, 22 de Março de 2023 Rádio SIGA-ME BRASIL JORNAL TRIBUNA DOS MUNICÍPIOS
15h00
Domingo
13h00
15h00
17h00
PALCO
Sábado 15/04 12h00
14h00
16h00
18h00
Domingo
12h00
14h00
16h00
JAZZ
JAZZ
BUSKERS
Sexta-feira
17h00
19h00
13h00
17h00
19h00
16/04
ROSÁRIO
- Alma Nouche Trio
- Vasco Faé
- Plínio Blues Trio
16/04
- Vasco Faé
- Orleans Street Jazz Band
- Alma Nouche Trio
ITINERANTE

A situação de violência no Rio de Janeiro já não é novidade e tem tomado uma crescente nas rodovias do Estado, principalmente no acesso para a Região dos Lagos. Nas duas últimas semanas, as vítimas foram o deputado estadual Pedro Ricardo (PP) e o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP); os crimes foram na Niterói-Manilha. O parlamentar foi assaltado e teve o carro roubado; já o chefe do executivo buziano sofreu uma tentativa de assalto. O caso envolvendo Alexandre ocorreu no dia 8 de março, quando o prefeito, a esposa, Daniele, e a filha, Alícia voltavam do Rio para Búzios, após uma partida do Fla-Flu no Marcanã.

Pacote de igualdade racial

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Novo arcabouço fiscal

ORAÇÃO AO SANTO Santa Léia

SANTA LÉIA

Senhor Jesus, vós nos disseste: “Eu vim para servir e não para ser servido”. Rogamos, pelo exemplo de Santa Léia, que embora fosse superiora colocou-se como escrava das outras religiosas, saibamos também nós encontrar alegria em servir e sempre exercer a verdadeira caridade. Amém!

Para você subir na vida, dois degraus existem de suma importância. São representados por dois verbos: AMAR e SERVIR. Jamais desanime na escalada dos valores da alma, e procure em todas as circunstâncias Amar e Servir a todos e a tudo, para ajudar ao máximo o progresso do planeta que o recebe tão generosamente, auxiliando- lhe a evolução.

Explicação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou, na tarde de terça-feira (21), um pacote de medidas pela igualdade racial durante solenidade promovida pelo Ministério da Igualdade Racial, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Esse anúncio também faz parte de uma série de ações afirmativas promovidas nestes primeiros cem dias de governo. Entre as medidas anunciadas na solenidade, está a instituição de um grupo de trabalho de enfrentamento ao racismo religioso, com a participação de 13 órgãos e nove organizações de sociedade civil.

RECEITA

Torta especial de creme de

Ingredientes: 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de farinha de milho, 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 ovo, margarina e farinha de trigo para untar.

Recheio: 2 latas de milho com a água, 1/2 cebola picada, 1 cubo de caldo de legumes, 1 xícara (chá) de leite, 1 copo de requeijão cremoso (200g), 3 colheres (sopa) de maisena, 2 xícaras (chá) de bacon em cubos e sal a gosto.

Modo de preparo: Para o recheio, bata no liquidificador, 1 lata de milho, a cebola, o caldo de legumes, o leite, o requeijão e a maisena por 2 minutos.

TRIBUTO

Um dos melhores cantores do Brasil de todos os tempos, o carioca Emílio Santiago (6 de dezembro de 1946 – 20 de março de 2013) deixou discografia que totaliza 30 álbuns lançados entre 1975 e 2012. A fase de maior sucesso comercial veio com a série Aquarela brasileira, que compreende sete álbuns editados entre 1988 e 1994.

Vencedor de diversos festivais de música, Emílio iniciou a carreira na década de 70 e gravou grandes sucessos como Saygon, Lembra de Mim e Verdade Chinesa. O último disco do cantor foi “Só danço samba (ao vivo)”, lançado em 2012, junto com um DVD.

Paixão pela música

Emílio Santiago nasceu em 1946 na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, mas a paixão pela música fez com que ele

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se reuniu na segunda-feira (20) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir as linhas gerais da proposta do novo arcabouço fiscal, que será encaminhada pelo governo ao Congresso para substituir o teto de gastos (Emenda Constitucional 95). Após o encontro, Pacheco afirmou em suas redes sociais que o novo arcabouço fiscal deve assegurar investimentos e garantir a sustentabilidade das contas públicas. “Temos de promover uma ampla discussão no Congresso no sentido de assegurar os investimentos que precisam ser feitos nas áreas da saúde, da educação, da segurança e da infraestrutura, além dos projetos sociais, mas sem deixar de lado a sustentabilidade das contas públicas”, disse o senador Além do ministro Haddad, estiveram presentes na reunião, que ocorreu na residência oficial do Senado, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, e o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado.

Desligue e reserve.

Aqueça uma panela, em fogo médio e frite o bacon na própria gordura até dourar. Retire metade, deixe escorrer e reserve.

Despeje na panela com a outra metade do bacon, o creme de milho batido no liquidificador, a lata de milho restante e cozinhe até engrossar. Tempere com sal, desligue e reserve.

Para a massa, em uma tigela, misture a farinha de trigo, a farinha de milho, a manteiga e o ovo até formar uma massa lisa e macia.

Unte uma fôrma grande de fundo removível e forre com a massa. Cubra com o recheio e polvilhe o bacon frito reservado.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar. Retire, deixe amornar, desenforme e sirva em seguida.

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou na terça-feira (21) convite ao ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, para explicar sobre o uso de sistema de monitoramento de localização na gestão anterior do órgão. A solicitação foi feita pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) por meio de um requerimento (REQ 1/2023 - CSP). Para Kajuru, a repercussão na imprensa de que a Abin teria usado a ferramenta FirstMile, destinada a rastrear a localização de brasileiros por meio de dados de telefonia móvel, merece esclarecimento.

Emílio Santiago, o grande cantor do Brasil

Carlos. Cedoc/Funarte

tado para a música romântica, a MPB e o samba. Em 1988, lançou “Aquarela brasileira”, o primeiro disco da série criada por Roberto Menescal e Heleno Oliveira. O álbum trouxe a releitura de 20 clássicos da música brasileira, como “Sampa” (Caetano Veloso), “Anos dourados” (Chico Buarque e Tom Jobim) e “Eu sei que vou te amar” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).

iniciasse sua carreira participando de diversos festivais de música, sendo vencedor de muitos deles.

“Transas de amor”, seu

primeiro compacto, saiu em 1973. A estreia em um álbum cheio aconteceu dois anos mais tarde. Autointitulado, o trabalho tra-

zia interpretações de canções de nomes como Ivan Lins, Gilberto Gil, Nelson Cavaquinho e Jorge Ben. Conhecido pelo tom de

voz ao mesmo tempo grave e suave, o cantor apresentou diferentes gêneros durante sua carreira, mas esteve especialmente vol-

O cantor Emílio Santiago morreu aos 66 anos no dia 20 de março de 2013. Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade hospitalar. O sambista morreu em função de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC) que sofreu no dia 7 de março.

Tribuna dos Municípios 7 - Variedades Quarta-feira, 22 de Março de 2023
Atentado
Divulgação
Pedro Gontijo/Senado Federal Reprodução Roque de Sá/Agência Senado Guia da Cozinha

Paraty: turismo, cultura e natureza

A cidade histórica de Paraty é Patrimônio Mundial pela Unesco devido à sua cultura e biodiversidade excepcionais.

Paraty é um desse lugares do mundo onde é possível ter as melhores experiências em uma única viagem. É um lugar singelo, com ritmo próprio, onde culturas tradicionais convivem com a arquitetura colonial e o conforto da modernidade, em um cenário paradisíaco.

Aqui tem: História, Cultura, Gastronomia, Praia, Cachoeiras, Aventura, Música, Diversão, Passeios, Artesanato, Eventos, Arquitetura, Tradição… Paraty é uma festa para os sentidos.

Paraty recebe bem aos amantes da natureza, da cultura e da gastronomia com opções incríveis de hotelaria, restaurantes, turismo e compras. Experimente Paraty!

Curta Paraty! Vivencie Paraty!

O município de Paraty fica a apenas 4 horas de viagem do Rio de Janeiro. Vale a pena conhecer suas praias, centro histórico, igrejas e muito mais!

Museu do Forte Defensor Perpétuo foi erguida em 1793, no primeiro núcleo de povoamento da cidade de Paraty, então chamada Vila de São Roque. O forte foi construído com o intuito de proteger o escoamento do ouro da Estrada Real, bem como a produção de açúcar da região. Com o declínio econômico de Paraty, o Forte ficou em ruínas até 1822, quando foi reconstruído e recebeu o nome atual em homenagem a Dom Pedro I, Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil.

Chafariz do Pedreira

O Chafariz do Pedreira encontra-se na Praça do Chafariz na entrada do Centro Histórico.

Ele foi construído em mármore no ano de 1851 e inaugurado pelo Conselheiro Conselheiro Luiz Pedreira do Couto Ferraz, em visita à cidade.

Dizem que ele bebeu das águas desta fonte em copo de ouro. Passos da Paixão

Considerado um dos municípios mais charmosos do Brasil, Paraty é um lugar de extrema beleza, possui inúmeras pousadas para você descansar e, claro,

Como ir: Saindo do Rio de Janeiro as opções são duas: Rio-Santos até Paraty – 248 km sem pedágios.

Dutra / Barra Mansa-Angra / Rio-Santos – 258 Km com um pedágio. Em ambos os casos a viagem é bem curtinha, mas na segunda

opção a estrada está mais bem conservada e, na primeira, você tem como companhia a beleza da estrada Rio – Santos o tempo todo. Então a escolha fica por conta dos ocupantes do carro! De qualquer forma, a viagem do Rio de Janeiro a Paraty não passa dos 260 km e 4 horas de duração.

Chegando em Paraty Paraty é assim: tranquila, bo-

nita, bucólica… Um verdadeiro cenário colonial em meio à mata Atlântica. Paraty fica localizada numa região de preservação nacional, tanto pelas suas construções, como pela natureza riquíssima. A cidade surgiu em 1667 em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira, e teve dois períodos de extrema importância para a economia nacional: a época dos Engenhos de Cana e a época do Ouro. Era por meio dos seus portos que muitos carregamentos de ouro vindos de Minas, partiram para Portugal.

No entanto, foi somente na década de 70 que Paraty se tornou um destino tradicional na lista viagens do brasileiro, assim como para as pessoas que vêm de fora nos visitar. Vejamos alguns dos passeios imperdíveis de Paraty!

Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico de Paraty foi considerado pela UNESCO “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” do Brasil. Carros não podem passar pelas ruas do Centro Histórico de Paraty, ajudando a preservar o local, então, para visitar a parte histórica, você pode acessar de carro as ruas que apenas dão passagem ao centro, são elas: Patitiba, Domingos G. de Abreu, Aurora e Rua Fresca.

No Centro Histórico de Paraty, além de encontrar um bom comércio e poder comprar recordações da cidade, você poderá observar também os traços geométricos de algumas construções de época, legado da maçonaria. Há outros locais importantes como a Praça Presidente Pedreira, construída no Morro do Forte em 1703, com a finalidade de proteger a cidade dos Piratas.

Há também um chafariz de 1851, na época, a principal forma de abastecimento de água da cidade. Ainda no Morro do Forte está a Casa da Pólvora, construída originalmente para armazenar o material bélico. Atualmente, a casa recebe exposições artísticas e históricas, além de contar com uma bela vista da Praia de Jabaquara.

A Casa da Cultura de Paraty é outro local que merece sua visita. Lá estão expostos diversos documentos sobre a história de Paraty, detalhes sobre as construções e comércios, além de uma exposição permanente para os visitantes que desejam saber mais sobre a história

da região. A data da primeira construção da Casa é de 1754.

Igreja de Santa Rita

Eterno cartão postal de Paraty, a Igreja de Santa Rita hoje abriga o Museu de Arte Sacra de Paraty

Igreja Nossa Senhora das Dores (Capelinha) Localizada na Rua Fresca, foi construída no ano de 1800 por mulheres da aristocracia paratiense. É também conhecida como Capelinha.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Matriz)

Igreja Matriz, localizada no centro histórico. Com estilo neoclássico data de 1873

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

A Igreja está localizada na Rua do Comércio, de frente para a Rua Samuel Costa, no lugar mais central do Centro Histórico. Hoje é conhecida simplesmente como Igreja do Rosário e sua construção iniciou-se em 1725. Destinava-se aos pretos escravos que ajudaram na sua construção.

Capela da Generosa Localizada no Beco do Propósito, à margem do Rio Perequê-Açú. Foi construída a mando de uma senhora de nome Maria Generozza em memória de um escravo liberto que se afogou no rio em uma sexta-feira santa.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Esta igreja está construída junto à Praia do Paraty Mirim, sede do Segundo Distrito do Município, cerca de 15 km da cidade e foi edificada em 1720.

Igreja da Penha Esta igreja encontra-se na Estrada Paraty-Cunha guardando a entrada da trilha para a Cachoeira do Tobogã e no começo do Caminho do Ouro

As Praias de Paraty Paraty tem praias bem conservadas e de natureza intacta. Algumas são mais acessíveis que outras, que você só pode chegar de barco, mas todas elas, sem exceção, valem o passeio.

No litoral Norte estão as Praias de Tarituba. Lá encontra-se um pequeno centrinho onde você pode conhecer e degustar a culinária e artesanatos locais. A região se divide em dois principais pontos, chamados de São Gonçalo e São Gonçalinho. A maior delas, São Gonçalo, mantém-se entre a agitação e a tranquilidade, além disso, tem passeios de barcos que levam à outras praias e também à Praia de Jabaquara, famosa pelas barraquinhas, bares e pela lama medicinal.

No litoral Sul as opções também são muitas, como a Ilha do Algodão, maior praia de Paraty, ideal para mergulho, contato com a Mata Atlântica e para provar os frutos do mar da região. Outra opção muito boa para mergulho é a Praia de Ilha Comprida, com seus costões rochosos e águas claras, que facilitam a observação da vasta vida marinha do local. Paraty possui mais de 50 praias

e também o Saco do Mamanguá, um braço do oceano que confere a Paraty, além de muita beleza, 33 praias habitadas por 8 comunidades caiçaras. Se tiver a oportunidade de conhecer algumas destas comunidades, aproveite e veja como é o dia a dia delas. É muito interessante!

Passeios radicais em Paraty

Além de estar cercada por belas praias, Paraty é um corte em meio a Mata Atlântica, sendo assim, possui diversos parques, reservas e muitas cachoeiras. Se estiver com um bom condicionamento físico, aproveite para fazer as trilhas da região, sendo algumas com até 6 horas de duração. Lembre-se sempre de desbravar essas maravilhas naturais acompanhado de um guia, principalmente no caso das trilhas maiores.

As dicas aqui são: aproveite para nadar no Poço das Andorinhas, fazer o Caminho do Ouro e conhecer a Cachoeira da Pedra Branca.

Forte Defensor Perpétuo Este é o único Forte que ainda existe em Paraty. Chega-se a ele subindo o morro a pé num agradável caminho cercado de mata. No percurso e já no alto do Forte é possível se ter uma belíssima vista de Paraty e a sua Baía.

A construção onde funciona o

sapercebidos pelos visitantes. Os Passos localizados na Rua do Comércio e na Igreja Santa Rita são originais. Os demais foram reconstruídos pelo IBRAM, após terem sido demolidos em 1929.

As procissões da Semana Santa passam pelos Passos, fazendo paradas para orações.

Antiga Cadeia de Paraty

A Antiga Cadeia de Paraty está localizada no largo Santa Rita, ao lado da igreja, que hoje abriga o Museu de Arte Sacra.

O prédio, do século XVIII, fez parte do Forte da Patitiba e hoje é sede do IHAP, Instituto Histórico e Artístico de Paraty e frequentemente abriga exposições e eventos.

Em suas janelas, que permanecem com grades, podem ser vistas a largura das paredes de construção colonial.

No largo Santa Rita, de frente para o mar, ainda estão alguns canhões da época do Forte da Patitiba.

Os 6 Passos da Paixão, localizados no Centro Histórico de Paraty, representam momentos da Paixão de Cristo, rumo à sua crucificação. Eles servem como oratórios durante a Semana Santa, única época do ano em que são abertos. Nas outras épocas do ano, os Passos ficam fechados, passando depraias lindíssimas.

Cais de Paraty

O Cais de Paraty está localizado no Centro Histórico e é o local de onde partem os famosos passeios de escuna e traineiras. Trata-se de um local com uma linda vista da Baía de Paraty.

Recentemente foi batizado como Cais de Turismo Amyr Klink em homenagem ao famoso navegador, que sempre divulga Paraty em seus livros.

8 - Turismo Tribuna dos Municípios Quarta-feira, 22 de Março de 2023
Fotos: SanMon

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.