2605 - TRIBUNA - Sábado a Segunda-feira - 11 a 13.03.2023

Page 1

ANO

Editor: Aloísio Santiago Monteiro

Fundado em 26 de fevereiro de 1991

@tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br

Edição 2605

Tribuna dos Municípios

Governo e MPRJ discutem segurança em dias de jogos

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou de uma reunião com o governador do Rio e representantes do governo, do Judiciário e dos times participantes das semifinais do Campeonato Estadual de futebol, para tratar da segurança em dias de jogos. Pág. 2

MPRJ realiza nova operação para prender o bicheiro Bernardo Bello

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) deflagrou, na manhã de sexta-feira (10), após dois anos de investigação, a operação Banca da Vila. Em decorrência de denúncia oferecida em 10 de janeiro de 2023, o objetivo é cumprir mandado de prisão contra Bernardo Bello Pimentel Barbosa e nove mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada em Crime Organizado do TJRJ, em endereços ligados a ele e a integrantes da quadrilha voltada para a prática de crimes de lavagem de dinheiro, oriundo, sobretudo, da contravenção do jogo do bicho e da exploração de máquinas caça-níquel, envolvendo a Escola de Samba Vila Isabel, da qual Bernardo Bello foi presidente.

A operação contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). Além de Bernardo Bello, foram denunciados pelo MPRJ, Marina Ritter Forny, Marcio Passos Albuquerque, conhecido como “Emerson Sheik”, Suely de Oliveira Mendes, Marilda Aparecida Lisboa Bastos, o ex-presidente da GRES Vila Isabel Fernando Fernandes dos Santos, Thaysa da Costa Mendes, Rodrigo dos Santos Cunha e Sonia Maria Rossi, mãe de Bernardo Bello.

As investigações tiveram início em 2020, a partir do cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pelo I Tribunal do Júri da Comarca da Capital, em inquérito policial instaurado para apurar crime de homicídio tentado praticado contra Shanna Harrouche Garcia. De acordo com a denúncia, na época dos fatos, ao chegar à casa do denunciado Bernardo Bello, a equipe do MPRJ se deparou com uma residência extremamente luxuosa, absolutamente incompatível com a renda por ele declarada, razão pela qual foi instaurado procedimento investigatório criminal (PIC) objetivando apurar eventuais crimes de lavagem de dinheiro cometidos por ele e demais pessoas posteriormente identificadas.

Segundo a denúncia, a referida organização criminosa tem a finalidade de perpetrar o domínio da contravenção do jogo do bicho e a exploração de máquinas caça-níquel no Estado, além de todos os violentos e graves delitos daí decorrentes, como o extermínio de inimigos e opositores e a corrupção de policiais para garantir a perpetuação das infrações. Obviamente, diante da imensurável quantia movimentada pela organização, a lavagem do proveito dos ilícitos é consequência lógica do atuar criminoso.

A Justiça deferiu também a apreensão e bloqueio de bens dos denunciados. Bernardo Bello já havia sido denunciado pelo GAECO em 2022 nas Operações Tu Quoque e Fim da Linha.

R$ ,001

Rio de Janeiro, Sábado a Segunda-feira, 11 a 13 de Março de 2023

Dois homens morrem em tiroteio que feriu vereador em Iguaba Grande

Em reunião ministerial na manhã de sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da retomada de obras de infraestrutura que estão paralisadas para estimular o crescimento da economia, gerar empregos e melhorar a vida dos brasileiros que mais precisam. Pág. 3

Um ataque a tiros deixou dois mortos e três feridos em um bar de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio, na noite de quinta-feira (09). Entre os mortos estão Geraldo Mangela, que comemorava aniversário e é irmão do vereador Elifas Ramalho (foto), que também foi baleado; e o diretor do time Cruz Azul Futebol Clube, Rodney Ramalho. Pág. 5

Batizada de “Mãos à Obra”, a plataforma de monitoramento permitirá que prefeituras possam atualizar em um banco de dados os empreendimentos que estão paralisados ou inacabados em suas regiões e que são considerados prioritários para ter as obras retomadas na avaliação dos gestores locais. Pág. 4

Ministro recebe empresários chineses para impulsionar o investimento em mobilidade no Brasil

Paulo Pimenta lembrou que no fim do mês o presidente Lula estará na China e vai comandar encontro entre representantes dos setores econômicos brasileiro e chinês. Pág. 3

Rio das Ostras realiza repescagem de vacina bivalente

Município também segue ofertando repescagem de doses contra a Covid para população a partir de seis meses em todas as unidades vacinadoras. Pág. 6

Nova escala de vacinação contra Covid-19 em Búzios

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Clinica da Família de Armação dos Búzios, tem nova escala para a vacinação contra a Covid-19 a partir de terça-feira (14). Cada UBS agora tem dois dias na semana para aplicação do imunizante, O objetivo é facilitar a acelerar ainda mais o processo de imunização total contra o vírus na cidade. Pág. 2

XXXII
Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!” Reprodução
Allexandre Costa
Ricardo Stuckert/PR Divulgação Pág. 5 Ricardo Stuckert/PR

Nova escala de vacinação contra Covid-19 em Armação dos Búzios

Cada UBS aplicará os imunizantes em dois dias da semana: bivalente, Pfizer Baby, pediátrica e adulto

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Clinica da Família de Armação dos Búzios, tem nova escala para a vacinação contra a Covid-19 a partir de terça-feira (14). Cada UBS agora tem dois dias na semana para aplicação do imunizante, O objetivo é facilitar a acelerar ainda mais o processo de imunização total contra o vírus na cidade.

Basta que o munícipe, tendo em mãos cartão do SUS e a caderneta de vacinação, dentro do dia e horário estipulados na escala abaixo, procure a UBS do bairro onde reside.

Escala

Todas as unidades funcionam das 9h as 16h

• Terça: Clínica da Família Olavo da Costa, UBS:

José Gonçalves (José Gonçalves), João de Souza dos

Anjos (Arpoador/Cruzeiro), Antônio Elesbão dos Santos (Rasa), Benildo Motta (São José), Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa).

• Quarta: UBS: Deodorina Leite de Azevedo (Geribá), Dr° Paulo Acherman (Ferradura), Francisco Haroldo Ceravolo (Brava), Gregório A de Oliveira (Capão), Lilson M de Souza (Cem Braças).

• Quinta: Clínica da Família Olavo da Costa, UBS:

Governo e MPRJ discutem segurança em dias de jogos

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, na sexta-feira (10), de uma reunião, no Palácio Guanabara, com o governador Cláudio Castro e representantes do governo, do Judiciário e dos times participantes das semifinais do Campeonato Estadual de futebol, para tratar da segurança em dias de jogos. Durante o encontro, que contou com a participação do coordenador do Grupo Temático Temporário – Desportos (GTT-Desportos/MPRJ), Marcus Leal, foi definida a criação de um Grupo de Trabalho interinstitucional, que irá debater medidas de combate a atos violentos nos estádios e em seu entorno, com o objetivo de criar um plano de atuação permanente.

“O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) reconhece a relevância do tema e, exatamente por isso, nós criamos, em meu primeiro mandato, uma estrutura própria para tratar do tema desportivo, que é o GTT-Desporto/ MPRJ. Além disso, estamos realizando um evento nacional, com a presença de PGJs dos estados e de conselheiros do CNMP para discutir o assunto. Temos debatido constantemente ideias com o objetivo de encontrar posições convergentes que possam apresentar soluções para o problema da violência nos jogos”, destacou o PGJ.

José Gonçalves (José Gonçalves), João de Souza dos Anjos (Arpoador/Cruzeiro), Antônio Elesbão dos Santos (Rasa), Benildo Motta (São José), Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa).

• Sexta: UBS: Deodorina Leite de Azevedo (Geribá), Dr° Paulo Acherman (Ferradura), Francisco Haroldo Ceravolo (Brava), Gregório A de Oliveira (Capão), Lilson M de Souza (Cem Braças).

Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios participa de reunião com a Presidente do Instituto Brasileiro de Museus em Brasília

O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, participou na quinta-feira (09) de uma reunião com a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Fernanda Castro, no Ministério da Cultura em Brasília.

Na pauta da reunião, diversos assuntos como o Museu da História Buziana, a Salvaguarda da História dos Povos Tradicionais de Armação dos Búzios e a diversidade cultural do município. Michel Correia, Assessor de Relações Insti-

tucionais da Presidência do IBRAM, também participou da reunião.

Na ocasião, o secretário da Pasta, Luiz Romano, disse que: “A presidente do IBRAM, Fernanda Castro, estará presente no lançamento do projeto ‘Caminhos do Povo Preto’ em Búzios, um roteiro cultural que tem por objetivo gerar renda as comunidades quilombolas através da cultura. Ela também virá a cidade para conhecer o imóvel que abrigará o Museu da História Buziana”.

Búzios recebe Projeto “Verão #tônoRio” em praça na Ferradura

A cidade de Armação dos Búzios receberá na quinta-feira (16), o estande instagramável e van do Artesanato do projeto “Verão #tônoRio” da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio) em parceria com a Prefeitura de Búzios, por meio da subsecretaria de Eventos. O evento será realizado gratuitamente de quinta a domingo (16 a 19), das 14h às 20h na Praça Dona Dita, na Ferradura. Durante a ação, haverá atrações musicais gratuitas, com a participação de artistas da região.

A van do Artesanato, loja itinerante que expõe peças de artesãos da cidade e região, também estará no local apresentando os trabalhos dos artífices. A iniciativa do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Setur-RJ/TurisRio, tem como objetivo fomentar a atividade geradora de renda e desenvolvimento regional.

O projeto “Verão #tônoRio” é um sucesso em todas as cidades por onde passa. O estande contará ainda com espaço ao ar livre, além de um balcão de informações turísticas, onde é possível conhecer mais sobre as 12 regiões turísticas que compõem o RJ.

EXPEDIENTE

Fundado em 26/02/91

O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

CNPJ nº 26.753.088/0001-06

Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559

Presidente: Aloisio Santiago Monteiro

Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000

Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189

Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com

Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense

Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Após a reunião, o governador destacou que, além da criação do Grupo de Trabalho para avaliar medidas para garantir a segurança dos torcedores e da população em dias de jogos, os clubes concordaram em não ceder ingresso para as suas torcidas organizadas. Cinco torcidas (Jovem Fla, Raça Rubro-Negra, Força Jovem, Young Flu e Fúria Jovem) estão proibidas de frequentar os estádios por tempo indeterminado, e a Polícia Civil irá instaurar inquérito policial para enquadrar quem pratica violência nos estádios como integrantes de organização criminosa. Além disso, Cláudio Castro afirmou que a Procuradoria-Geral do Estado irá arguir a constitucionalidade do artigo da Lei 6.118/22, aprovada pela Alerj, e que anistiou as principais torcidas organizadas do estado.

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.

Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.

Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Sábado a Segunda-feira, 11 a 13 de Março de 2023
Divulgação Divulgação (Rua atrás das Casas Bahia)

“Dinheiro bom é dinheiro transformado em melhoria da qualidade de vida do povo”, diz Lula

Em encontro ministerial para definir obras de infraestrutura prioritárias, presidente diz que economia vai crescer e gerar empregos para melhorar a vida de todos

Em reunião ministerial na manhã de sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da retomada de obras de infraestrutura que estão paralisadas para estimular o crescimento da economia, gerar empregos e melhorar a vida dos brasileiros que mais precisam.

“Nós temos que colocar esse país em funcionamento. A gente não pode ficar chorando o dinheiro que falta, temos que utilizar bem o dinheiro que a gente tem”, disse, delegando aos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) a missão de viabilizar os recursos para os investimentos necessários e destacando o papel dos bancos públicos para financiar projetos de empresas, cooperativas, estados e municípios com capacidade de endividamento.

De acordo com o presidente, os investimentos para construir ativos que vão aumentar o patrimônio do país

e melhorar a qualidade de vida do povo não podem ser proibidos. “Dinheiro bom é dinheiro transformado em obra, em melhoria da qualidade de vida do povo, em saúde, em educação e, sobretudo, em emprego, que é o que dá dignidade ao povo

brasileiro”.

Em fala na abertura da reunião, na qual ouviu as prioridades das pastas para retomada das obras, o presidente afirmou não ser possível aceitar a ideia de que o PIB não vai crescer por que alguém disse que não vai

crescer. “Nós vamos fazer o PIB crescer por que vamos gerar emprego e vamos gerar emprego com pequenas coisas”.

Lula lembrou da importância dos Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conduzido em par-

ceria com estados e municípios em seus governos anteriores, e lamentou o fato de hoje cerca de 14 mil obras, de diferentes áreas, inclusive 186 mil casas do Minha Casa Minha Vida, estejam paralisadas. Ele defendeu a retoma-

da e citou especificamente a ponte entre Juazeiro e Petrolina, no Rio São Francisco, na divisa de Pernambuco com Bahia, cuja obra foi executada só em parte porque faltou alinhamento com um dos municípios. “É chamada de ponte picolé porque ficou igual a um picolé de palito. Vamos ter que terminar esse picolé, vamos fazer a parte que falta”.

O presidente afirmou que depois que voltar de viagem à China, no fim deste mês, quer voltar a viajar pelo Brasil para inaugurar as obras que forem retomadas.

Em rápido balanço sobre os primeiros dois meses de governo, Lula destacou a ação conjunta do governo na catástrofe climática que atingiu o litoral de São Paulo, no Carnaval, e lembrou de outras ações como viagens, reuniões bilaterais, obras já inauguradas e a retomada de projetos essenciais, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

Para ele, a reunião desta sexta, que define as prioridades de novas obras, é começo de fato do campeonato, depois de, segundo ter vencido a “Recopa”, com a aprovação da PEC da Transição antes mesmo de iniciar o mandato, no fim de 2022.

Ministro recebe empresários chineses para impulsionar o investimento em mobilidade no Brasil

Paulo Pimenta lembrou que no fim do mês o presidente Lula estará na China e vai comandar encontro entre representantes dos setores econômicos brasileiro e chinês

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, recebeu na quinta-feira (09) um grupo de representantes da CRRC, megaempresa chinesa do setor de transportes. Cerca de mil carros ferroviários fabricados pela CRRC operam atualmente no Brasil. O MetrôRio detém 100 destes vagões. Boa parte deles integra a Linha 4, construída para atender os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que teve o Rio de Janeiro como cidade-sede.

Na reunião, Pimenta se propôs a intermediar o diálogo entre os investidores chineses e os ministérios das Cidades e dos Transportes, responsáveis pelos eixos de mobilidade urbana e transporte de cargas.

O ministro ressaltou ainda que no dia 25 de março o presidente Luiz Inácio Lula

da Silva estará na China e comandará um encontro dos setores econômicos brasileiro e chinês. “Vamos encontrar um bom diálogo

na área do transporte, especialmente no setor ferroviário, em que a China tem um grande leque de investidores”, disse.

Pimenta mencionou que conversou com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo

Alckmin, sobre um encontro entre representantes dos setores de tecnologia, agronegócio e infraestrutura com investidores chineses, du-

rante a agenda presidencial no país asiático. “Posso colocar vocês em contato com quem está organizando essa missão para fazerem contato com nosso empresariado na China”.

Para o ministro Paulo Pimenta, o Brasil vive um bom momento para expandir investimentos no transporte. Uma mudança na legislação contratual do setor permitiu dar celeridade ao processo licitatório e desburocratizar concessões de serviços.

“Recentemente, o governo mudou a legislação ferroviária e abriu espaço para as empresas manifestarem interesse no investimento com um pedido de outorga para construir novos trechos ferroviários. A contrapartida é a promessa de que o trecho concedido seja integrado ao ramal nacional”, disse Pimenta.

Com 2 milhões de doses já aplicadas, movimento pela vacinação entra em nova fase

Músicos, atores, apresentadores e esportistas vão ajudar a ampliar a campanha que busca o resgate da confiança nos imunizantes e na cultura de vacinação do país Com aproximadamente 2 milhões de doses da vacina bivalente contra Covid-19 já aplicadas em dez dias, o Movimento Nacional pela Vacinação ganhou um novo reforço de mobilização. Na sequência da campanha que tem como embaixadores Xuxa Meneghel, Margareth Dalcolmo (médica e cientista) e Ivan Baron (influenciador e ativista PcD), mais 17 celebridades vão aderir à causa para elevar os índices de vacinação do país. São músicos, atores,

apresentadores e esportistas. O esforço conta com nomes como Beth Goulart, Emicida, Camila Pitanga, Camila Morgado, Mônica Martelli, Natália Lage, Nivea Maria, Paulo Betti, Caio Blat, Sheron Menezzes, Leandra Leal, Daiane dos Santos, Caio Braz, Douglas Silva, Hebert Conceição, Raíssa Machado e Vinícius Rodrigues. Na abertura dessa nova fase, a atriz Beth Goulart relata em tom emotivo a história dela com sua mãe Nicette Bruno, que faleceu de Covid-19 em 2020, um mês antes da chegada da vacina ao Brasil. “A dor não tem que ser motivo para vacinar. A vida, sim, tem que ser. Vamos nos unir ao Movimento Nacional pela Vacinação”, convida a atriz no vídeo.

Lançada oficialmente

em 27 de fevereiro, com a vacinação simbólica do presidente Lula em Brasília, a campanha prioriza nesse primeiro instante pessoas acima de 70 anos, indivíduos imunocomprometidos, acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Esse período inicial também é uma oportunidade para quem não faz parte do grupo prioritário, mas ainda não completou o esquema vacinal com duas doses, ou não recebeu a dose de reforço. Ter o esquema vacinal completo é fundamental porque, com o passar do tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus.

Estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com mais de 1,5

mil pessoas revelou que seis meses depois da segunda dose, os anticorpos haviam caído entre os pesquisados. Com o reforço na

uma das prioridades do governo brasileiro para a reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS) e para restabelecer a confiança nas vacinas e na cultura de vacinação. Os índices sofreram quedas drásticas nos últimos anos, agravadas com a falta de incentivo e de campanhas.

“Em 2015, o Brasil atingiu uma média de 95% de pessoas completamente imunizadas dentro do público-alvo de cada vacina do Programa de Imunizações, média que chegou a preocupantes 60,8% em 2021”, lembrou o presidente Lula no lançamento da campanha. “Depois de um triste período de negacionismo e descrença na nossa ciência, o Governo Federal e o Ministério da Saúde voltam a cuidar do povo brasileiro”.

Tribuna dos Municípios 3 - Política Sábado a Segunda-feira, 11 a 13 de Março de 2023
Ricardo Stuckert/PR Lucas Leffa/Secom Julia Prado/MS
imunização,
voltaram a subir consideravelmente. RETOMADA E CONFIANÇA – O Movimento Nacional pela Vacinação é
eles

Governo lança plataforma online para retomar obras em parceria com municípios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na sexta-feira (10), durante reunião online com prefeitos e representantes de municípios, uma ferramenta que vai auxiliar o Governo Federal a mapear e identificar as prioridades na retomada das milhares de obras atualmente paralisadas em todos os estados.

Batizada de “Mãos à Obra”, a plataforma de monitoramento permitirá que prefeituras possam atualizar em um banco de dados os empreendimentos que estão paralisados ou inacabados em suas regiões e que são considerados prioritários para ter as obras retomadas na avaliação dos gestores locais.

A lista a ser apresentada por prefeitos e governadores deve priorizar equipamentos sociais voltados a Saúde, Educação, Esporte e Cultura, como praças, escolas, creches e postos de saúde, além de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida e de projetos que integrem a carteira do Ministério das Cidades.

A partir daí, a Casa Civil, em parceria com os ministérios, analisa as obras e define, sob orientação da Presidência da República, quais serão retomadas de imediato. Assim, o Governo Federal impulsiona iniciativas focadas na geração de emprego, ao mesmo tempo que alinha ações com o desenvolvimento econômico e

social em todo o país.

É importante ressaltar que 417 obras prioritárias já apresentadas por governadores e governadoras das 27 Unidades da Federação estão em análise pela Casa

Civil. Desde a reunião do presidente Lula, no dia 27 de janeiro, com os chefes dos executivos estaduais, técnicos do órgão realizaram 27 reuniões individuais com representantes de cada unida-

Governo reajusta em até 39% o valor destinado à merenda escolar

de da federação.

Após o lançamento da plataforma Mãos à Obra, os gestores estaduais e municipais terão até 10 de abril para atualizar as informações. O retorno para as demandas

apresentadas levará em conta a ordem de envio. Assim, o município ou estado que alimentar as informações primeiro terá a demanda colocada em lugar equivalente na fila de análise.

Governo do Rio reforça o efetivo da PM com 314 novos soldados

Na gestão Cláudio Castro foram investidos mais de R$ 700 milhões nas forças de segurança do estado

A Polícia Militar ganhou um reforço na sexta-feira (10). Uma turma de 314 novos policiais se formou no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap. A primeira cerimônia de formatura de 2023 faz parte do processo de recomposição do efetivo da Corporação promovido pela gestão do governador Cláudio Castro, que participou do evento.

Luiz Henrique Marinho Pires, destacou os os investimentos técnicos realizados, como a operação de cerca de 9 mil câmeras portáteis nos 39 batalhões de área. - Hoje o CFAP está em condições de receber quatro turmas ao mesmo tempo, num total de 1.760 alunos. Estamos construindo uma nova companhia para ampliar essa capacidade e realizamos ainda esse ano um novo concurso para selecionar mais 2 mil candidatos - acrescentou o Secretário Estadual de Polícia Militar Coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Depois de cinco anos sem correção e com defasagem estimada em 35% diante da inflação acumulada no período, os valores dos repasses do Governo Federal a estados e municípios para o Programa de Alimentação Escolar – PNAE, para a compra da merenda escolar, serão reajustados em até 39% a partir deste mês.

A estimativa do governo é investir R$ 5,5 bilhões neste ano, o que vai beneficiar um contingente de 40 milhões de alunos de escolas públicas e, consequentemente, famílias que têm na escola um apoio importante para a alimentação saudável dos filhos.

Em encontro com prefeitos na sexta-feira (10), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva anuncia os novos valores e reafirma o compromisso com o combate à fome, a qualidade da comida servi-

da nas escolas públicas, a agenda dos municípios e o cuidado com os brasileiros que mais precisam.

O valor destinado por aluno do ensino fundamental e médio terá acréscimo de 39%, acima do IPCA do período. Nessa faixa, está concentrada a maior parte dos alunos da rede pública. São 24 milhões de estudantes, o correspondente a 60,5% do total.

Para os cerca de 3,6 milhões de alunos de pré-escola e da educação básica para indígenas e quilombolas, o reajuste será de 35%. No caso de 11,7 milhões de crianças em creches, alunos de escolas em tempo integral, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do atendimento especializado, que já têm hoje um repasse maior, a correção será de 28%. Nos últimos anos, os valores defasados criaram di-

ficuldades para que escolas servissem a merenda escolar com a qualidade necessária. Isso fez com que muitas trocassem a refeição por lanches e bolachas.

Na atual gestão, a merenda escolar é vista como ferramenta essencial na estratégia de combate à fome e à desnutrição infantil e de estímulo à alimentação saudável. A intenção é reforçar o papel do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), inclusive com a retomada da parceria com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), prevista para as próximas semanas.

Por meio do PAA, o Governo Federal apoia a compra direta de alimentos saudáveis produzidos pela agricultura familiar e redireciona para escolas, creches, restaurantes comunitários e para projetos sociais que trabalham a questão da insegurança alimentar.

COMBATE À FOME - O reajuste da merenda escolar se articula com outras ações recentes do Governo Federal em torno da questão da segurança alimentar e nutricional. Entre elas estão o relançamento do Bolsa Família, que passou a incluir um adicional de R$ 150 por criança de até seis anos dentro da estrutura familiar, além de R$ 50 reais por criança e adolescente entre sete e dezoito e gestantes; a retomada do Minha Casa, Minha Vida, com o compromisso de contratar dois milhões de unidades habitacionais até 2026 e gerar emprego e renda nas construções, além da política de valorização do salário mínimo e da reativação de entidades da sociedade civil essenciais para a superação da fome, como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Na próxima sexta-feira (17/03) será feita a cerimônia de formatura de uma nova turma de 250 soldados. Na gestão Castro foram investidos mais de R$ 700 milhões para proporcionar maior dignidade aos profissionais das forças de segurança.

- Estamos fazendo investimentos recordes na Polícia Militar do Rio de Janeiro com novos equipamentos, viaturas, reforma de batalhões para que o nosso policial tenha uma jornada digna durante seu dia de trabalho. Este é um caminho para melhorar cada vez mais a segurança para os cidadãos do nosso estado - afirmou o governador Cláudio Castro.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar aponta que além da formação teórica e prática oferecida pelos instrutores do CFAP, os novos policiais dessas duas turmas já estão habilitados para atuar em dois programas específicos de polícia de proximidade: Patrulha Escolar e Bairro Seguro.

O Secretário Estadual de Polícia Militar, coronel

Investimentos na segurança pública O uso de bodycams (câmeras corporais) é a maior licitação desse tipo de equipamento já feita no país. Além disso, o Governo do Rio está construindo o maior complexo de treinamento tático de tropas especiais e convencionais do Brasil. A unidade ocupa uma área de 200 mil m² em Ramos, na Zona Norte do Rio.

Também são feitos investimentos de R$ 167 milhões em obras de infraestrutura como reformas de 44 unidades operacionais; aquisição de novos veículos operacionais e aquisição de 33 mil pistolas Bereta e 20 mil coletes balísticos.

Entre as iniciativas de destaque e inovação da Secretaria da Polícia Militar, foi lançado em outubro de 2022 o aplicativo Rede Mulher para socorrer vítimas de violência. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no celular. O aplicativo tem um botão de emergência que permite contato eletrônico com o 190.

Tribuna dos Municípios 4 - Política Sábado a Segunda-feira, 11 a 13 de Março de 2023
Ricardo Stuckert/PR
Divulgação/MDS
Mãos à Obra permite que prefeituras e estados priorizem em um banco de dados os empreendimentos parados ou inacabados para retomada mais ágil

Dois homens morrem em tiroteio que feriu vereador em Iguaba Grande

Eles estavam no bar junto com o vereador e os amigos quando criminosos passaram atirando

Um ataque a tiros deixou dois mortos e três feridos em um bar de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio, na noite de quinta-feira (09). Entre os mortos estão Geraldo Mangela, que comemorava aniversário e é irmão do vereador Elifas Ramalho, que também foi baleado; e o diretor do time Cruz Azul Futebol Clube, Rodney Ramalho.

A Polícia Militar informou que policiais militares foram acionados para verificar ocorrência no bairro Estação, e que, no local, uma pessoa foi encontrada morta.

Outras quatro vítimas feridas pelos disparos foram encaminhadas para a UPA da cidade e transferidas para o Hospital Roberto Chabo, em Araruama. Geraldo Magela, que estava entre os feridos, morreu no hospital.

Segundo os bombeiros, na mesma noite, dois carros

foram incendiados próximo à Via Lagos, mas sem vítimas.

A Polícia Civil disse que foi instaurado Inquérito Policial e que as investigações estão sob sigilo.

A Prefeitura informou ao G1 que o vereador Elifas Ramalho passou por cirurgia na manhã de sexta-feira (10) e tem estado de saúde considerado estável. As outras duas vítimas já foram liberadas do hospital.

Uma nota de pesar foi publicada na página do Facebook do Cruz Azul Futebol Clube.

“Todos os que fazemos o Cruz Azul F.C., lamentamos profundamente o falecimento do Rodney Mello, Diretor do Cruz Azul. Desejamos conforto e força aos familiares, amigos e todos que fizeram parte da vida do nosso eterno Rodney. Descanse em paz!”

PF deflagra operação para combater crimes previdenciários

Na ação , foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva

A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP), deflagrou a Operação Bórgias, na manhã de sexta-feira (10), com o fim prender os membros e desestruturar organização criminosa, instalada no município de Codó-MA, especializada em cometer fraudes contra a Previdência Social.

Na ação, foram cumpridos 12 mandados judiciais, sendo oito de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, nos municípios de Teresina/PI e Codó/ MA, todos expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina/PI da Seção Judiciária do Piauí.

As fraudes ocorrem em sistemas do INSS, por meio da inserção de documentos falsos, alteração de dados e locais de pagamento de beneficiários falecidos (saque pós-óbito), fictícios e vivos, valendo-se de diversos idosos falsários para consecução dos crimes.

No decorrer das investigações foram identificados

Policiais civis da 74ª

DP (Alcântara) prenderam em flagrante, na quinta-feira (09), nove integrantes de um grupo de estelionatários especializados no golpe do empréstimo consignado, que tinham como vítimas aposentados e pensionistas. Eles foram localizados em um “call center” da quadrilha, em Alcântara, São Gonçalo, após denúncia e levantamento do Setor de Inteligência da delegacia.

Nove pessoas estavam trabalhando no momento da abordagem, distribuídas em três

PF prende russo procurado pela Interpol, no Rio de Janeiro

A Polícia Federal prendeu, na manhã de sexta-feira (10), no Rio de Janeiro/RJ, um russo que se encontrava na lista da Difusão Vermelha da Interpol e estava foragido da justiça de seu país há mais de 10 anos.

Segundo as autoridades russas, o preso é responsável por utilizar cartões públicos corporativos fraudulentamente e apropriar-se de dinheiro desviado. Caso seja condenado, o estrangeiro pode ser penalizado com até 10 anos de prisão.

O mandado de prisão preventiva para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal, na última quarta-feira (8/3), foi devidamente cumprido. O homem será encaminhado ao sistema prisional do Rio de Janeiro, onde permanecerá até a extradição definitiva para a Rússia.

Polícia Civil prende motorista de aplicativo suspeito de abusar sexualmente de adolescente

Agentes da 50ª DP (Itaguaí) prenderam um motorista de aplicativo, de 27 anos, na quinta-feira (09), suspeito de abusar sexualmente de uma adolescente, de 15 anos.

O crime aconteceu no dia 10 de fevereiro deste ano, quando a vítima e dois amigos solicitaram uma corrida com o autor. O grupo foi a um shopping, em Itaguaí, e decidiu chamar o transporte por aplicativo para voltar para suas casas. O motorista foi o mesmo que deixou o trio no centro comercial.

77 benefícios atrelados à referida organização criminosa, dos quais foi confirmada frauda em 32. Destes, oito benefícios de pessoas fictícias e 24 pertencentes a segurados falecidos.

Para os 32 benefícios com fraude comprova-

andares de um prédio comercial. De acordo com os agentes, a atuação dos golpistas ocorria por meio de contatos telefônicos e on-line. Nas trocas de mensagens, os policiais identificaram pessoas falando sobre a contratação do suposto serviço ofertado pela empresa, e também reclamando que foram vítimas de um golpe. Em quase todas as conversas, as vítimas relatavam que vinham sendo descontados valores mensais de suas contas, de forma indevida.

Durante as diligências no local, foi verifica -

da, constatou-se o prejuízo efetivo no valor de R$ 2.056.337,22. Estima-se que, com a posterior revisão administrativa dos benefícios por parte do INSS e cessação dos pagamentos, haverá uma economia aos cofres públicos no montante

de R$ 1.739.805,26. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica, uso de documento falso, apropriação de bens de pessoas idosas, lavagem de bens e valores.

Os dois amigos desceram nas suas respectivas residências, mas a adolescente continuou no carro com o motorista em direção até a casa dela. O autor perguntou se ela tinha namorado e passou a fazer elogios. A vítima ficou constrangida, disse que era muito nova, mas o homem insistiu na conversa.

A adolescente tentou descer do veículo, mas a porta estava trancada. O motorista levou a vítima até uma rua escura e abusou sexualmente dela, mediante violência. Em seguida, levou a jovem para a casa dela como se nada tivesse acontecido

O caso foi registrado na delegacia, os agentes coletaram informações e identificaram o autor. O homem foi preso no bairro Brisamar, em Itaguaí, na Baixada Fluminense. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva por estupro qualificado.

do também que havia diversos documentos de transferências bancárias e comprovações de empréstimos que as vítimas nunca recebiam. Nos computadores, os agentes encontraram arquivos com falsificações de boletos, registros de identidades e carteiras de habilitação. Ainda de acordo com os policiais, as operações da quadrilha eram bastante organizada, pois o escritório contava com folha de ponto e um manual de treinamento para os funcionários que estavam em fase de recrutamento.

O local contava ainda com um software de gestão de financiamentos, planilhas de controle mensal dos valores arrecadados e programas de atendimento digital que simulavam o atendimento personalizado de cada banco, inclusive com a mesma música de fundo. Foram apreendidos computadores e contratos, e o espaço foi periciado e depois interditado. Todos os integrantes foram levados à sede da 74ª DP, onde foram autuados pelos crimes de estelionato e organização criminosa.

Tribuna dos Municípios 5 - Polícia Sábado a Segunda-feira, 11 a 13 de Março de 2023 Reprodução Facebook
Divulgação/PF Divulgação Geraldo Mangela comemorava aniversário quando foi morto após ataque a tiros em bar de Iguaba Grande; Outra vítima é o diretor do Cruz Azul F. C., Rodney Mello

Município também segue ofertando repescagem de doses contra a Covid para população a partir de seis meses em todas as unidades vacinadoras

Rio das Ostras continua na próxima semana, de 13 a 17 de março, ofertando as doses das vacinas contra o Covid-19 em forma de repescagem para toda população a partir de seis meses. Para a vacina Bivalente, também terá repescagem para idosos de 60 anos e mais e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, com comprovação.

O Município oferece as vacinas contra o coronavírus em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30. As vacinas de rotina continuam sendo oferecidas nos postos, no turno da manhã, das 8h30 às 11h30.

No sábado, 18, o Polo da Secretaria de Turismo também vai funcionar das 8h às 18h.

BIVALENTE – Seguindo o Calendário de Vacina-

ção contra Covid-19 2023, Rio das Ostras começou a oferecer a vacina Pfizer Bivalente a idosos e pessoas imunossuprimidas (com comprovação).

QUEM DEVE SE VACI-

Em Rio das Ostras serão disponibilizadas 120 vagas presenciais, com aulas aos sábados das 9 às 18h

No ano em que completa 20 anos, o Pré-Vestibular Cecierj vai ofertar mais de seis mil vagas para o curso extensivo em 2023. São 4210 para as aulas presenciais, que vão acontecer em 36 polos em todo o estado, e 2000 vagas para o on-line.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de março pelo endereço https://www.cecierj. edu.br/pre-vestibular-social/ estude-no-pvs/ para quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Rio das Ostras serão disponibilizadas 120 vagas presenciais, com aulas aos sábados das 9 às 18h.

O projeto, que é desenvolvido pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, já teve mais de 250 mil pessoas matriculadas desde a sua criação. Os alunos têm acesso a material didático impresso, colorido e conectado com a plataforma de estudos, onde vão encontrar links nas pági-

nas dos livros, que indicam para atividade adicional na internet. O processo seletivo consta de duas etapas. A primeira é o envio da documentação: CPF, documento oficial de identificação (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e comprovante de escolaridade; já a segunda é o sorteio público, no dia 05 de abril. Candidatos inscritos no Cadastro Único contam com reserva de vagas e o comprovante será obrigatório para quem desejar concorrer a esta reserva de vaga.

Podem participar candidatos que, em 2023, estive-

NAR – Os primeiros a receber a Bivalente foram os idosos a partir de 70 anos. Nesta semana (de segunda a sexta, 13 a 17 de março), o Município oferece a aplicação da

Bivalente, em forma de repescagem, a idosos entre 69 e 60 anos e imunossuprimidos entre 59 a 12 anos. Pode receber a Bivalente quem estiver dentro

da faixa etária definida, desde que já tenha tomado ao menos duas doses das vacinas básicas contra a Covid-19 (CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer) e a dose única da Jans-

sen.

O intervalo mínimo para receber a nova vacina Bivalente é de quatro meses entre a última dose da vacina básica.

CRIANÇAS – A vacina Bivalente está liberada para pessoas a partir de 12 anos de idade.

Crianças de 6 meses a 11 anos devem ser imunizadas com as vacinas básicas (monovalentes) liberadas para cada faixa etária.

rem matriculados no último ano do ensino médio regular, em instituições públicas ou privadas de ensino, ou que já tenham concluído. Candidatos inscritos em outras modalidades, como Nova EJA, Encceja ou CEJA, também podem se inscrever. Todas as regras estão disponíveis no edital, publicado em https://www.cecierj.edu.br/ pre-vestibular-social/estude-no-pvs/ .

AS AULAS

A realização do Pré-Vestibular Cecierj conta com parceria da Secretaria de Estado de Educação. O

Pré-Vestibular Cecierj – Extensivo 2023 terá início no dia 15 de abril para os polos com aulas aos sábados. Já os alunos que optaram por aulas online vão receber, no dia 17 de abril, instruções para acessarem o ambiente virtual do curso. O local, dias e horários estão indicados na página Onde Estamos, em https://www.cecierj.edu. br/pre-vestibular-social/onde-estamos/ .

RIO DAS OSTRAS – O Polo da Cecierj em Rio das Ostras fica na Rua do Engenheiro, Lote 9C, Quadra F. ZEN – Zona Especial de Negócios.

CALENDÁRIO

DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 (13 a 17 de março)

Locais: Unidades Básicas de Saúde de Rio das Ostras

Horários: Segunda a sexta, das 13h30 às 16h30 Repescagem das doses contra a Covid-19 e da vacina Bivalente (reforço)

Sábado 18/03- Polo da Secretaria de Turismo

Horário: Das 8h às 18h. Repescagem das doses contra a Covid-19 e da vacina Bivalente (reforço)

Turismo reúne permissionários de quiosques para organizar as orlas de Rio das Ostras

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou uma reunião com os permissionários de quiosques do Município, na terça-feira (07), com o objetivo de reorganizar as atividades comerciais nas orlas.

Todos os permissionários foram convocados para o encontro e na pauta assuntos como o prazo para realizar a manutenção dos próprios, organização de mesas e cadeiras, música ao vivo e limpeza foram debatidos.

Os quiosqueiros que conseguiram comprovar tempo de trabalho e renovaram as permissões têm até o próximo dia 20 de março para concluir as obras de manutenção, sob pena de perderem o direito de permanecer nos próprios. Neste caso, a Administração Pública poderá realizar licitação para contemplar novos permissionários.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, cobrou mais eficiência na limpeza dos locais e o cumprimento da determinação de que cada quiosque pode usar 30 conjuntos de mesas e cadeiras, desde que sejam somente 10 conjuntos na areia e o restante na área de entorno do próprio. “A Administração tem a responsabilidade de manter as áreas públicas limpas, mas a manutenção e limpeza dos quiosques é de responsabilidade dos permissionários e eles estão deixando muito a desejar. Quanto às mesas e cadeiras, não podemos deixar que os mobiliários tomem toda a faixa de areia”, explicou.

MÚSICA AO VIVO – Outro ponto a ser organizado é a questão da música ao vivo nos quiosques. A Secretaria de Turismo está providenciando a alteração da Lei nº 2060/2017, que regula o assunto para que seja autorizada, desde que tenha um cronograma prévio aprovado pelo Município.

“Os quiosques terão que apresentar uma programação prévia a ser autorizada por nós, a fim de que os shows tenham data e horário predeterminados”, explicou Aurora.

Um novo encontro entre os quiosqueiros e Secretaria de Turismo deve ser realizado nos próximos dias, quando os permissionários apresentarão algumas propostas para análise da Administração Pública.

Tribuna dos Municípios 6 - Cidades Sábado a Segunda-feira, 11 a 13 de Março de 2023
Allexandre Costa Divulgação Jornalista Chicco Mazola
Inscrições abertas para o pré-vestibular presencial no Polo da Cecierj em Rio das Ostras, até dia 20

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu na quarta-feira (08), a condenação de Nelson Piquet, tricampeão mundial da Fórmula 1, em processo movido no último ano a partir coletivos sociais por falas racistas e homofóbicas dirigidas ao piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, durante entrevista a um canal do Youtube. O caso se deu em 2021, mas ganhou notoriedade somente no último ano. Piquet pode arcar com até R$ 10 milhões de multa, caso Justiça confirme a decisão. Ação ainda está na primeira instância. Na ocasião, Piquet menosprezou Lewis Hamilton, referindo-se a ele apenas como “neguinho”, quando comentou sobre acidente entre o piloto inglês sete vezes campeão do mundo e Max Verstappen no Grande Prêmio de Silverstone. Verstappen é, inclusive, namorado da filha de Nelson Piquet, Kelly.

Consulta pública

O Ministério da Educação (MEC) abriu consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de ensino médio. A portaria foi publicada na quinta-feira (09) no Diário Oficial da União e dá prazo de 90 dias para as manifestações, com possibilidade de prorrogação. A consulta será implementada por meio de audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com estudantes, professores e gestores escolares sobre a experiência de implementação do novo ensino médio nos 26 estados e Distrito Federal. As ações serão coordenadas pelo MEC, por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), com a colaboração do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

RECEITA

Bisteca com molho de mostarda

Ingredientes:

8 bistecas suínas

2 dentes de alho picados

Sal a gosto Óleo para fritar

Molho

1 cebola picada

1 colher (sopa) de manteiga

4 colheres (sopa) de mostarda

1/2 xícara (chá) de creme de leite

TRIBUTO

Eduardo Lages (1947) é um maestro, pianista, arranjador, compositor e produtor musical brasileiro. Tornou-se conhecido como o regente da orquestra RC9 e arranjador das canções de Roberto Carlos.

Eduardo Lages nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, no dia 11 de março de 1947. Começou a aprender piano aos 4 anos de idade e por algum tempo conciliou a música com a corrida – foi recordista brasileiro juvenil nos 100 metros. Integrou o Movimento Artístico Universitário como regente, arranjador e compositor.

Entre as décadas de 60 e 70, Eduardo Lages participou de diversos festivais de música, quando se destacou como compositor e teve diversas canções premiadas, entre elas.

Entre suas canções premiadas destacam-se: “Canto da Praia Grande”, em parceria com Pauli-

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

ORAÇÃO AO SANTO Santos Rufo e Zózimo

Senhor, pelos méritos de São Rufo e São Zózimo, nós vos pedimos a graça do entendimento de que nessa vida somos peregrinos rumo ao céu.

União compensará

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Amém!

“Quando você encontrar trevas diante de si, não esbraveje contra elas: ao contrário, procure acender uma luz”. Quando alguém errar, não o condene nem ataque: acenda uma pequenina luz diante dele, com seu exemplo. Nada melhor existe para ajudar aos outros do que mantermos nossa luz acesa; servindo nosso exemplo de farol para guiar o próximo, mostrando -lhe o caminho da subida.

Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou na quinta-feira (09), no Diário Oficial da União, portaria com novas regras para empréstimo consignado no âmbito do Programa Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família. O texto fixa em 5% o limite para desconto no benefício pago a famílias beneficiárias do Bolsa Família ou de outros programas federais. Além disso, o número de prestações não poderá exceder seis parcelas sucessivas e a taxa de juros não poderá ser superior a 2,5%. Em janeiro, a Caixa Econômica Federal anunciou a suspensão da oferta de crédito consignado para beneficiários do Bolsa Família. Em comunicado, o banco informou que o produto passaria por uma “revisão completa de parâmetros e critérios”.

Guia da Cozinha

Modo de preparo:

Tempere as bistecas com o alho e sal a gosto. Frite, aos poucos, em uma frigideira com óleo até dourar, em fogo médio.

Escorra sobre papel-toalha e reserve em uma travessa.

Para o molho, aqueça uma panela com a cebola e a manteiga, em fogo médio, e frite por 2 minutos.

Adicione a mostarda e refogue rapidamente.

Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture.

Despeje sobre as bistecas e sirva, se desejar, acompanhadas de salada de alface.

Eduardo Lages completa 76 anos

nho Machado, interpretada pelo grupo Momento Quatro - 1º lugar no Festival Fluminense da Canção Popular, em 1969 e a canção “Razão de Paz para Não Cantar”, em parceria com Aluízio de Barros, interpretada por Cláudia - 4º lugar no Festival Internacional da Canção (1969) e em 1º lugar no Festival Fluminense da Canção em 1971.

Eduardo Lages trabalhava em programas da TV Globo, entre eles, Globo de Ouro e Fantástico, quando teve a oportunidade de fazer um teste com Roberto Carlos, em 1978, para regente de sua orquestra a menos de um mês para a estreia do show “Palhaço”, dirigido por Luiz Carlos Miele e Ronaldo Bôscoli. Com a aprovação, era o início de uma parceria que já dura décadas. Em cada especial de Roberto para a TV cabe a Eduardo Lages preparar os convidados e escolher o repertório e só então le-

vá-los para o ensaio com o cantor.

se esmera nos improvisos. O musical estreou no dia 8 de março e se apresentou em diversas cidades brasileiras. Pelo reconhecimento de seu trabalho, Eduardo Lages já recebeu diversos prêmios, entre eles: Melhor Compositor Racismo

Eduardo Lages participou da produção e preparou arranjos para diversos artistas, entre eles: Cauby Peixoto, Ângela Maria, Milton Nascimento, Moacyr Franco, Alcione, Gilberto Gil, Marcos Valle,

do Ano (1970), da Associação Fluminense de Jornalistas, Honra ao Mérito (1979), do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil, Troféu Rádio Globo (1980) e Honra ao Mérito (1980), da Academia Internacio-

Marcello Casal Jr/Agência Brasil Divulgação nal de Música.
7 - Variedades Sábado a Segunda-feira, 11 a 13 de Março de 2023
Tribuna dos Municípios
Zezé di Camargo e Luciano, Daniel, Rick & Renner, entre outros. Em 2015, Eduardo Lages completou cinquenta anos de carreira e preparou o espetáculo Eduardo Lages & Orquestra – O Maestro do Rei, em que toca piano, faz piadas e Janos Marjai/AP
Após pouco mais de dois meses de negociações, a União e as unidades da Federação fecharam, por unanimidade, um acordo para a compensação das perdas de arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com a desoneração de combustíveis. O governo federal compensará os estados e o Distrito Federal em R$ 26,9 bilhões até 2026. O acordo foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad; pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, que representa os 27 governadores nas negociações. Segundo Ceron, dos R$ 26,9 bilhões, cerca de R$ 4 bilhões serão pagos pela União este ano, e o restante será pago em parcelas até 2025 ou 2026, dependendo do caso. Tomai-nos pela mão e conduzi-nos, iluminai nossos caminhos. Abençoa nossas famílias, nosso trabalho, nossa caminhada espiritual. Que saibamos, em todas as nossas atividades, viver na humildade, simplicidade e caridade. Por Cristo nosso Senhor.

Vale do Ribeira: natureza encanta São Paulo e Paraná

São Paulo e Paraná são

dois Estados que possuem a honra de ter o Vale do Ribeira com bacias hidrográficas, complexas naturais com espécies botânicas do tipo exuberante, entre outros elementos vegetativos. Em termos práticos está presente quase quarenta zonas municiais diferentes entre o solo de paulistas paranaenses. Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer um pouco do que ainda resta de Mata Atlântica no país que se encontra ameaçada ao risco de extinção por causa das atividades humanas e naturais que geram o aquecimento global.

Vale do Ribeira e Mata

Atlântica

De acordo com estimativas do governo federal o Vale do Ribeira tem por volta de sessenta por cento da Mata Atlântica que existem

Mananciais no Vale do Ribeira

Quando se trata de Vale do Ribeira não se pode ignorar o fato de existir conjuntos de mananciais que servem para abastecer os animais que moram nas florestas e as populações humanas que vivem no conjunto natural ou por perto. O destaque acontece não apenas por quantidade como também em virtude da qualidade que existe nas fontes de água doce e com estrutura a ser consumida. Especialistas também apontam aspectos positivos na quantidade alta de fauna aquática do local. Dentro do Vale os ecossistemas de água formam parte do visual que se mistura com árvores e vegetação de nível médio e com tendência tropical. Mares, rios e estuários, três

ta forma gerou espécie de degradação que até os dias de hoje não foi recuperada em termos ambientais. Europeus também trabalharam de forma ativa em explorar de modo aurífero.

em terras nacionais. São quase duzentos hectares que se dividem entre manguezais (terrenos repletos de mangues) e restinga (matagais pequenos que se estabelecem na margem de ribeiros e possuem solo fértil).

Vale do Ribeira: Patrimônio Mundial da Humanidade

Por causa do conjunto natural que existe no local e as espécies exuberantes que atrai não apenas público turístico como também cientista do mundo inteiro para estudar a flora a UNESCO concedeu título de Patrimônio Natural e Mundial dos Seres Humanos ao Vale do Ribeira no ano de 1999. De acordo com especialistas de renome internacional o conjunto de ecossistema está entre os líderes do mundo em termos de biodiversida-

recursos aquática que podem ser encontrados no Ribeira.

Recursos Terrestres:

Vale do Ribeira Vale do Ribeira não tem destaque apenas por causa dos recursos terrestres como também em virtude do ciclo terrestre. Existem dunas que se misturam no ambiente que também traz o mangue, além das vegetações rasteira e florestas densas. O conjunto de habitat favorece no sentido de aumentar a diversidade ecológica que representa ponto principal do local natural. Com quase dois milhões de hectares, cientistas apontam que representa o maior conjunto de diversidade em termos de ecologia em região contínua. As florestas são realidade no Vale do Ribeira e por esse motivo também consistem m lugar

no qual se estabelecem comunidades indígenas com o direto de uso à terra preservada. Não se pode ignorar o fato de que comunidades quilombolas que se estabeleceram na região na época das fugas dos escravos ainda permanecem de forma ativa sem maiores problemas na relação com comunidades de caiçaras e público estrangeiro que chegou ao país como imigrante.

Ciclos Econômicos no Vale do Ribeira

Desde que começou a ser explorado o Vale do Ribeira demonstrou o potencial como fonte de recursos naturais em consequência das condições climáticas e conjuntos de habitats naturais. Os colonizadores portugueses exploraram o local de forma principal para obter minérios, o que de cer-

Comunidades indígenas trabalhavam com o cultivo de arroz antes da chegada dos portugueses. Até os dias de hoje esse tipo de cultura faz parte das comunidades que residem no local. Destaque que começou a florescer depois do começado da República foi o café que representou potência em termos de commodities até a chegada do Crack de 1929. Banana e chá são outros tipos de culturas agrícolas que fazem sucesso no Vale do Ribeira. Com o potencial natural o local representa fonte de alimentos baratos para populações que moram nas proximidades.

Em São Paulo o vale está presente em 24 cidades, cada parte com conjuntos de belezas naturais distintas que ajudam de forma direta como atração turística entre visitantes que apreciam praticar ecoturismo. Consiste em local com belezas exuberantes e de destaque em nível estadual. De acordo com estimativas do governo existem dez mil espécies botânicas e de fauna reconhecida de forma mundial por ambiental natural de valor incomensurável de acordo com a UNESCO.

Populações no Vale do Ribeira O Vale do Ribeira também tem valor por causa da diversidade da população

que se encontra presente no ambiente desenvolvendo trabalhos para poder sobreviver de forma sustentável. Existem povos de diversos tipos de raças e que formam cidades populosas e desenvolvidas ao ponto de grande parte do povo viver no território urbano. Judeus, japoneses, portugueses, enfim, existem diversos tipos de descendência que de certa forma representa o respeito de etnias que existe na cultura e Constituição do Brasil.

Comunidades Caiçaras no Vale do Ribeira Entre as variedades de povos que existem no Vale do Ribeira vale o destaque paras as comunidades caiçaras, que representa os povos brasileiros gerados depois da relação entre brancos portugueses e indígenas que se estabeleceram na parte de litoral que existe no conjunto natural. Os caboclos caiçaras possuem

relação intima com a vida na natureza. Também possuem experiência em cultivar culturas agrícolas para sobreviver com os recursos naturais e não precisar dispor de valores financeiros para conseguir sobreviver. Grande parte dos especialistas aponta que os caiçaras estão entre povos com maior nível de simpatia entre os visitantes, inclusive entre demanda turística de fora do país. Ensinam como funciona parte dos costumes que valorizam a relação entre homens e meio ambiente.

O local tem economia que avança também por causa da procura por ecoturismo entre paulistanos que desejam escapar do agito de São Paulo para buscar ecologia e turismo no Vale do Ribeira. Porém, as principais atividades econômicas do povo estão na pesca e agricultura que acontece para o consumo doméstico.

8 - Turismo Tribuna dos Municípios Sábado a Segunda-feira, 11 a 13 de Março de 2023 Fotos: Divulgação
de.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.