2602 - TRIBUNA - Quarta-feira - 08.03.2023

Page 1

@tribunadosmunicipios

tribunadosmunicipios.com.br

Edição 2602

Tribuna dos Municípios

R$ ,001

Rio de Janeiro, Quarta-feira, 08 de Março de 2023

Na luta pela democracia, o Governo Federal reconhece o papel fundamental da imprensa como elo com a sociedade. Na tarde de segunda-feira, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), recebeu representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Pág. 3

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, defendeu que o combate ao extremismo e ao discurso de ódio deve se tornar política de Estado. A manifestação foi feita na segunda-feira (06), durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para apresentação de estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo. Pág. 3

Serviço de Abordagem Social com pessoas em situação de rua acontece toda semana em Búzios

O evento é uma realização da Paróquia Santa Rita de Cássia e a comunidade de São José e tem o apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. Pág.2

Micha é uma das cantoras no show “Sou Mulher”

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, por meio do CREAS de Armação dos Búzios, com a finalidade de assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento às pessoas em situação de rua do município, realiza abordagens todas as terças e quintas-feiras e aos sábados das 17h à 00:00h, com o objetivo de dar dignidade para quem mais precisa. Pág. 2

Pág. 8

As homenagens ao Dia Internacional da Mulher não param e o Projeto Soul da Casa prepara uma edição especial para celebrar as mulheres na quinta-feira (09), a partir das 20h, com um super show que vai reunir três cantoras da Região: Cida Garcia, Micha e Thaís Neon no palco do Teatro Municipal Joel Barcellos, com o show “Sou Mulher”. Pág. 5

Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo,
o Sol
morada o ano todo!”
ANO XXXII
“Onde
faz
Ricardo Stuckert Divulgação Divulgação Divulgação

Serviço de Abordagem Social com pessoas em situação de rua acontece toda semana em Búzios

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Armação dos Búzios, com a finalidade de assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento às pessoas em situação de rua do município, realiza abordagens todas as terças e quintas-feiras e aos sábados das 17h à 00:00h, com o objetivo de dar dignidade para quem mais precisa.

Uma equipe de técnicos entre assistentes sociais e psicólogos percorre os bairros e principalmente a área central onde pode haver maior incidência dessas pessoas.

Devido ao trabalho realizado, inúmeras pessoas em situação de rua são atendidas, onde a equipe na maioria dos atendimentos, consegue encaminhar essas pessoas para suas cidades de origem e para os seus seios familiares.

O serviço opera a referência com a rede de serviços socioassis-

tenciais da proteção social básica e especial e com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pú-

Encontro de Mulher para Mulher no Hospital Municipal

blica, Conselhos Tutelares, outras Organizações de Defesa de Direitos e demais políticas públicas,

Palestra com Dayane Azevedo - Psicóloga, promovido pela prefeitura de para as mulheres do município

A Prefeitura de Armação dos Búzios, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo mais uma iniciativa para fortalecer a saúde e o bem-estar da população local. Na quarta-feira (08), às 14h, o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) será palco de um Encontro de Mulher para

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria da Mulher, realizará um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Praça Tia Uia, bairro Rasa. Nos dias 8, 9 e 10 (quarta, quinta e sexta-feira), das 10h às 16h, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará presente para auxiliar as mulheres presentes com serviços gratuitos de saúde. Coleta de exame preventivo, aferição de glicose e pressão arterial, e cuidados com a saúde bucal estão entre os serviços oferecidos.

Além disso, na quinta-feira (09), o Senac promoverá uma apresentação do curso de Saúde e Beleza, ofere-

EXPEDIENTE

Mulher, com uma palestra ministrada pela psicóloga Dayane Azevedo.

A atividade tem como objetivo proporcionar um espaço de troca de experiências e informações relevantes para a saúde feminina. A palestra da psicóloga Dayane Azevedo abordará temas como autoestima, saúde mental e emocional, relacionamentos interpessoais, entre outros assuntos relevantes para a vida da mulher moderna.

cendo dicas e orientações sobre cuidados com a pele, cabelo e maquiagem. Já na sexta-feira (10), encerrando a programação com chave de ouro, a Banda Melim fará um show a partir das 19h para todas as participantes do evento e demais moradores. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Búzios busca incentivar a conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar das mulheres, oferecendo serviços de qualidade e atividades que promovem o autocuidado e a autoestima feminina. Todas as mulheres são convidadas a participar e celebrar essa data tão importante.

Fundado em 26/02/91

O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

CNPJ nº 26.753.088/0001-06

Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559

Presidente: Aloisio Santiago Monteiro

Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000

Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189

Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com

Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787

no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.

As pessoas abordadas são referenciadas e encaminhadas para o Cadastro Único, Detran para retirada de segunda via de documentos e Saúde Mental. Para os usuários que querem retornar para suas cidades de origem, são realizadas uma busca ativa dos familiares e os que não têm condições financeiras para arcar com as despesas de translado, a Pasta arca com os custos.

Balanço de atendimentos no mês de fevereiro:

- 45 Abordagens Sociais com Pessoas em Situação de Rua, dos quais:

- 36 eram homens;

- 6 eram mulheres;

- 3 crianças (duas de 8 anos e uma de 5 anos vendendo doces);

Para informar sobre pessoas em situação de rua ligue para o CREAS: (22) 2623-7639, de seg. à sex. das 9hs às 17hs.

Festejo de São José

Divulgação/PMAB Divulgação/PMAB

O evento é uma realização da Paróquia Santa Rita de Cássia e a comunidade de São José e tem o apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. A capela que leva o nome do Santo é a segunda construção católica no município buziano, construída em 1936. Com início na quinta-feira (09), a novena começará todos os dias com a Santa Missa às 19h. Abaixo segue o cronograma da programação:

09- Comunidade de São José;

10- Comunidade de Santa Rita e Encontro de Casais com Cristo;

11- Terço dos Homens;

12- Comunidade de São José (missa às 8h);

13- Comunidade de Sant’Anna;

14- Comunidade de Santo Antônio;

15- Comunidade de Aparecida;

16- Grupos de Oração da Paróquia;

17- Mãe Rainha e Três vezes admirável e Legião de Maria.

Sub 17 vence amistoso contra time de estrelas

No sábado (04), o time Sub 17 da Prefeitura de Rio das Ostras derrotou por 3 a 1 o time do ex-jogador Brito.

Hércules Brito Ruas, famoso pela conquista da Copa do Mundo de 1970 ao lado de Rivelino e Pelé, montou um time com jovens que se destacam no futebol de base para competir na Europa.

Antes de partir para o outro lado do Atlântico, o time fez uma breve turnê pelas cidades do interior promovendo jogos amistosos e de treinamento.

Em sua passagem por Rio das Ostras, o time enfrentou nossas estrelas do Sub 17, comandadas pelo treinador Felipe Cabral, e se surpreendeu com a qualidade técnica e excelência em futebol. Com a vitória, a Cidade pôde afirmar, mais uma vez, que futebol é a sua praia.

O time Sub 17 seguirá treinando durante todo o ano e se preparando para as copas de nível internacional, que serão realizadas no segundo semestre de 2023.

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense

Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.

Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.

Divulgação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé, obteve decisão na Justiça determinando que o Município de Casimiro de Abreu implemente, em até 40 dias, o cargo de “mediador” para o acompanhamento especializado aos alunos com deficiência nas escolas públicas.

A decisão do Juízo da Vara de Casimiro de Abreu também atendeu ao pedido do MPRJ para que seja realizado novo concurso público para provimento das vagas correspondentes no ano de 2024, com a consequente substituição dos servidores contratados temporariamente para a função. No início do mês, o MPRJ expediu uma Recomendação com esse teor à municipalidade, mas os gestores públicos rejeitaram o pedido da promotoria.

O MPRJ apurou a ausência de cargo específico de mediador apto para o acompanhamento de alunos com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades, superdotação e deficiência. Durante as investigações, a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé recebeu inúmeras representações, via Ouvidoria do MPRJ, informando que o município estaria efetuando contratações de servidores temporários para o cargo, na função de Professor “A”.

Em resposta, a administração municipal informou que a convocação de aprovados no Processo Seletivo Simplificado 001/2021, de maneira temporária, se daria para “atender alunos de inclusão na Rede Municipal de Ensino, considerando que os atendimentos para esses casos acontecem de forma rotativa e temporária, não havendo a necessidade de convocar professor”. A ACP, porém, destaca que a suposta rotatividade e temporariedade alegada pela Prefeitura não se confirma na realidade.

Na decisão, o Juízo da Vara de Casimiro de Abreu ressaltou que “não há qualquer cabimento em se nomear candidatos aprovados nos cargos de professor ‘A’ para exercerem função que é de suma importância para o regular e satisfatório desenvolvimento de crianças que necessitam de ajuda especializada”.

PROCESSO 99/2023

MARIA EVANGELINA CARNEIRO MACHADO, CPF nº 355.874.907-34 torna público que REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 07/03/2023 a CERTIDÃO AMBIENTAL DE REGULARIDADE (CAR) para o imóvel localizado no lote T quadra 10 Lot. Chácaras de Iguaba situado em Iguaba Grande - RJ. Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.

PROCESSO 2827/2023

ANDREY SALAZAR DA SILVA CPF 112.933.787-12 torna público que REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 07/02/2023 a CERTIDÃO AMBIENTAL (CA) para o imóvel localizado no lote 25 quadra J do Lot. Jardim Solare situado em Iguaba Grande - RJ.

Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.

PROCESSO 7671/2022

SILVIO ARAUJO FARIA, CPF nº 635.287.207-78 torna público que REQUEREU E RECEBEU da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 07/03/2023 a LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS) para o imóvel localizado na Rua do Amor, lote 13 da quadra 29 - Gleba E casas 01 à 04 do Lot. Parque dos Desejos situado em Iguaba Grande - RJ.

Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.

Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Quarta-feira, 08 de Março de 2023
Divulgação/PMAB
Cintia Rocha
Rodolpho Perissé

Ministro Paulo Pimenta reitera compromisso do governo com a transparência em reunião com jornalistas

Diretoria da Fenaj discutiu com o ministro a valorização dos profissionais da comunicação como forma de defesa da democracia

Na luta pela democracia, o Governo Federal reconhece o papel fundamental da imprensa como elo com a sociedade. Na tarde de segunda-feira (06), o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), recebeu representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

A reconstrução da imagem do jornalismo, desgastada nos últimos anos, passou pela pauta de debate e teve total apoio do ministro. “O comprometimento do governo com o jornalismo profissional e defesa dos próprios profissionais tem sido, reiteradamente, defendido pelo governo. Em especial após o dia 8 de janeiro, com empenho na proteção dos profissionais”, destaca Pimenta.

A defesa pelo reconhecimento profissional também foi discutida, porque a categoria sofre, hoje, com uma remuneração defasada. Além disso, o mercado jornalístico sofreu com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que em 2009 extin-

guiu a exigência de diploma para exercício da profissão de jornalista. Os dirigentes da Fenaj lançam o alerta sobre a desqualificação da mão de obra, hoje exercida até “por pessoas menores de idade que conseguem obter o registro profissional e passam a trabalhar com o jornalismo”, indica a presidente da institui-

É falso que Lula prometeu confiscar poupança e aumentar IR

Na verdade, promessa verdadeira do Presidente da República diz res´peito a reajustar tabela para isentar da cobrança quem ganha até R$ 5 mil

ção, Samira de Castro. Paulo Pimenta presta apoio à causa e garante que as demandas dos profissionais serão ouvidas e acatadas pelo Governo Federal. “Essa questão da regulamentação podemos avançar, eu imagino que no âmbito do Ministério do Trabalho”, disse o ministro. Fornecer segurança aos

profissionais no desempenho de suas funções também é uma prioridade do ministro, que sinalizou interesse em construir um debate sério com entidades internacionais, como a Unesco, para intervir na banalização da violência desferida contra jornalistas e profissionais da área.

A demanda de garantir

segurança aos profissionais é mundial. “No mundo inteiro vemos morte de jornalistas, até como resposta da prática da direita em desacreditar as instituições. Precisamos dar uma sinalização à classe de que vai mudar”, destaca a presidente da Fenaj.

EBC — A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também foi pauta da reunião. A

Fenaj apresentou pedido para que a empresa retome participação democrática na comunicação brasileira, lançando mão da participação popular dentro da instituição nas tomadas de decisão.

“A EBC é muito mais que uma TV pública, ela é uma agência de notícias importantíssima: tem rádio, tem a parte de comunicação institucional e cada uma com distinta configuração. Por exemplo, a Agência Brasil credito como a fonte de informação mais importante do Brasil – uma agência de notícias que ao mesmo tempo presta serviços ao governo”, salienta Pimenta. Pimenta conclui o debate com a priorização da defesa da democracia e da verdade. “Você não precisa ser do governo para defender a democracia e certos valores, que passam até pela Constituição. No caso da EBC, a empresa pública não é governamental, não foi constituída para defender o governo, mas para levar informação legítima à população”.

REUNIÃO — Participaram da reunião a presidente da Fenaj, Samira de Castro, o diretor José Carlos Torves, o secretário Moacy Neves, e o secretário de Mobilização, Rafael Mesquita.

Ministro dos Direitos Humanos combate discurso de ódio

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, defendeu que o combate ao extremismo e ao discurso de ódio deve se tornar política de Estado. A manifestação foi feita na segunda-feira (06), durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para apresentação de estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo.

O presidente Luiz Inácio

Lula da Silva não prometeu que iria cobrar 47,5% de imposto de renda de quem ganha acima de R$ 8 mil e nem que confiscaria poupanças acima de R$ 50 mil. Tem circulado nas redes sociais uma capa do Jornal do Brasil com essa informação falsa.

Uma busca no Google com as palavras-chave “Jornal do Brasil Lula confisco” direcionou a um texto publicado no site do jornal que desmente o boato que circula nas redes.

O veículo informou que a logo azul deixou de ser utili-

zada em 2010 e que seu departamento jurídico está tomando “as providências para responsabilizar os autores e disseminadores deste crime de uso indevido de marca, com pedido de indenização por danos materiais”.

A promessa verdadeira apresentada pelo presidente Lula em relação ao Imposto de Renda diz respeito a um reajuste na tabela para isentar da cobrança quem ganha até R$ 5 mil. Hoje a faixa de isenção é de até R$ 1.903,98. Ou seja, quem ganha pouco mais de um salário mínimo paga Imposto de Renda.

Criado no último dia 22, o GT reúne representantes do governo federal, pesquisadores, especialistas de várias áreas, comunicadores e influenciadores digitais, dentre outros, e tem como competência a proposição de políticas públicas em direitos humanos sobre o tema.

“Nós precisamos fazer com que o combate ao discurso de ódio e ao extremismo se torne uma política de Estado, esse é um ponto muito importante. Que esse seja o início de uma construção política das mais relevantes, que seja o início de uma prática política calcada na teoria e que não se distancie da prática. Que esse seja o início de um trabalho que traga políticas públicas efetivas para toda a população do nosso país”, disse o ministro.

O grupo deverá concluir

os seus trabalhos ao fim de 180 dias. Pelo cronograma, previsto para ocorrer em três etapas, haverá primeiro um diagnóstico sobre a temática, depois proposição de medidas e, por último, elaboração de um relatório final, a ser encaminhado ao ministro para avaliação. Eixo temático Entre os eixos temáticos a serem abordados pelo GT, estão temas como intolerância religiosa, discurso de ódio na internet, racismo e xenofobia, violência contra mulheres e misoginia,

LGBTfobia [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero] e violência política.

No encontro, Silvio Almeida também afirmou que os trabalhos do GT não deverão assumir conduta punitiva ou de regulação da mídia ao longo da atuação.

Para o gestor, o grupo deverá primar por uma atuação educativa e propositiva.

Para a presidenta do GT, Manuela d’Ávila, o grupo promoverá esforços para a reflexão sobre o discurso de ódio no Brasil. “Esse GT, vinculado ao ministério, ex-

pressa muito do propósito e desse caminho a ser trilhado por todos e todas nós coletivamente. Juntos e juntas representamos, talvez, um esforço do Brasil para refletir sobre esse processo de crescimento do ódio e, também, para buscarmos um caminho para enfrentá-lo. É preciso resultar em um padrão de sociedade em que ela mesma refute o discurso de ódio”, afirmou. A participação no GT é considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

Tribuna dos Municípios 3 - Política Quarta-feira, 08 de Março de 2023
Divulgação/Secom José Cruz/Agência Brasil Divulgação Jornalista Chicco Mazola
Grupo de trabalho reúne representantes do governo e da sociedade

Polícia Civil do DF e Interpol prendem três brasileiros em Portugal por esquema de golpe financeiro

Até o momento, cinco pessoas foram presas; Grupo criminoso fez, pelo menos, 945 vítimas

Com apoio operacional da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu três brasileiros na terça-feira (07), em Portugal, durante uma operação contra uma organização criminosa que aplicava golpes financeiros em brasileiros. Segundo as investigações, os suspeitos atuavam há, pelo menos, quatro anos. Até o momento, cinco pessoas foram presas, os brasileiros, uma portuguesa e o líder do grupo. Os presos serão extraditados para o Brasil.

Na ação, são cumpridos seis mandados de prisão preventiva com bloqueio de contas bancárias em Lisboa, além do sequestro de criptoativos e derrubada de websites. O chefe da quadrilha foi detido no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, ao tentar fugir. O sexto investigado fugiu para a Áustria, onde a Interpol realiza buscas.

De acordo com as investigações, um tcheco morador de Lisboa montou um escritório de fachada em Portugal, registrado como

empresa de publicidade. Os brasileiros que viviam no país — em sua maioria ilegalmente — eram empregados em call centers, que faziam ligações para pessoas no Brasil. Eles ofereciam as vítimas falsos investimentos na bolsa de valores, por meio de empresas fantasmas de corretagem.

Polícia Civil fecha escritórios especializados em golpe do empréstimo consignado em São Gonçalo

Oito pessoas foram presas durante a ação

Policiais civis da 72ª DP (São Gonçalo) fecharam, na segunda-feira (06), dois escritórios especializados em aplicar golpes em aposentados e pensionistas. Oito pessoas foram presas durante a ação.

Os agentes localizaram os escritórios, no Centro de São Gonçalo, após um trabalho de inteligência e informações do Disque Denúncia. Os policiais encontraram uma central de atendimento funcionando nas empresas.

Em uma delas, quatro mulheres trabalhavam e ofereciam empréstimos consignados e renovação de contratos fraudulentos por meio de contatos telefônicos. Em uma segunda sala onde também eram aplicados os golpes, as equipes encontraram um homem e três mulheres.

Segundo as investigações, a fraude consistia em consultar um banco de dados de clientes bancários, analisar empréstimos e margem disponível e fazer contatos com as vítimas.

Os criminosos enganavam os clientes com supostas vantagens, como refinanciamento do valor do empréstimo com juros menores, que diminuíam a cada parcela. Porém, um novo empréstimo era contratado sem autorização da vítima. Os valores não eram creditados nas contas dos clientes ou quando eram, os mesmos aceitavam devolver o valor e ficavam com uma parte pequena do empréstimo. O escritório firmava o compromisso de pagar as parcelas. Entretanto, após duas ou três prestações, a empresa deixava de quitar os valores e a vítima ficava com toda a dívida, que aumentava conforme juros e correção monetária.

Durante a ação, os agentes recolheram anotações sobre a movimentação financeira e uma espécie de roteiro com o modo de operação da quadrilha para convencer as vítimas a aceitarem os empréstimos. As investigações continuam para identificar empresas envolvidas no esquema fraudulento e os chefes da organização.

A contratação era exclusiva de brasileiros pela necessidade de pessoas que falassem português fluentemente, pois o grupo assediava e buscava alvos exclusivamente no Brasil. As vítimas enganadas começavam a investir nas ações indicadas pelos criminosos, mas sempre perdiam tudo. Desesperadas, elas eram

incentivadas a fazer novos investimentos, na esperança de reverter o prejuízo. Os investimentos feitos por elas iam direto para as contas dos suspeitos. Pelo menos, 945 vítimas foram identificadas. Algumas delas chegaram a perder R$ 1,5 milhão. “Ocorre que os novos investimentos também ge-

ravam outras perdas, alimentando uma bola de neve. Depois de (fazerem as vítimas) perderem todas as economias e se endividarem ainda mais em bancos, quando não tinham mais um centavo para aplicar, os criminosos cortavam os contatos telefônicos, e elas ficavam sem a quem recorrer”, afirma o delegado Erick

Sallum.

Os suspeitos usavam mecanismos que mascaravam os números internacionais e simulavam ligações com o DDD do Distrito Federal. Assim, conseguiam com que as vítimas atendessem as ligações. Os investigadores apontam que os investigados acreditavam que as autoridades brasileiras teriam maior dificuldade de desarticular o esquema do que polícias de países como Estados Unidos e de Portugal.

Entre as empresas falsas, estavam Paxton Trade, Ipromarkets, Ventus Inc, Glastrox, Fgmarkets, 555 Markets, ZetaTraders. Ainda de acordo com a polícia, durante as investigações, foi constatado que havia premiações para os melhores “vendedores”. Em grupos de WhatsApp, os “gerentes” incentivavam que os funcionários envolvidos assistissem o filme “O Lobo de Wall Street”, protagonizado pelo ator Leonardo DiCaprio.

No longa-metragem, os personagens participam de um esquema para enriquecer rapidamente. Além disso, o lema na empresa era “Pensem em vocês e em suas famílias, esqueçam as vítimas”.

Polícia Civil apreende armas de fogo e prende nove integrantes de organização criminosa que explora jogos de azar

Agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) prenderam, na segunda-feira (06), nove integrantes de uma organização criminosa que explora jogos de azar. A ação aconteceu no bairro Barra Olímpica, na Zona Oeste do Rio, por meio de informações de inteligência, investigação e monitoramento. Oito armas de fogo também foram apreendidas.

Os policiais foram ao local verificar informações que indicavam a existência de homens armados circulando em veículos pela região do Parque Olímpico. Os agentes abordaram um veículo parado em um posto de gasolina e encontraram quatro ocupantes. Após vistoria, quatro pistolas foram encontradas no automóvel. Ainda durante as diligências, as equipes seguiram para outro endereço e interceptaram um carro com quatro ho-

mens. Uma pistola e dois revólveres foram localizados no veículo.

Minutos depois, os policiais abordaram um automóvel saindo de um condomínio. O motorista estava com uma pistola. Ao consultar o registro da arma, os agentes constataram que está registrada em nome de um contraventor, apontado como chefe de uma organização criminosa que explora jogos de azar e investigado por envolvimento no homicídio de um rival.

Exames periciais revelaram que um dos veículos apreendidos era roubado e que o motor de outro carro estava adulterado. Os criminosos foram autuados por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e receptação. A ocorrência foi acompanhada pela Corregedoria da Polícia Militar.

Tentativa de assalto contra família de PM termina com dois suspeitos mortos

Crime aconteceu em Tomás Coelho, na Zona Norte

Uma tentativa de assalto terminou com dois suspeitos mortos, na segunda-feira (06), em Tomás Coelho, na Zona Norte. De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar, um PM, de folga, estava na porta de casa quando presenciou sua mulher e o filho chegando de carro. Pouco tempo depois, o policial viu dois bandidos armados retirando a mulher e a criança do veículo. O militar então reagiu ao assalto e atirou contra os homens, que morreram no local. Com os suspeitos foram apreendidos duas pistolas e um rádio transmissor. O policial e a sua família não se feriram, ainda de acordo com a PM.

A UPP Adeus/Baiana, no Complexo do Alemão, foi acionada às 19h15 para a ocorrência. Em seguida, a área foi isolada para o trabalho dos agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), que vai investigar o caso.

As identidades dos mortos não foram divulgadas.

Tribuna dos Municípios 4 - Polícia Quarta-feira, 08 de Março de 2023
Divulgação Divulgação

Soul da Casa tem edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Procon Rio das Ostras realiza Mutirão de Negociação Enel

A Coordenação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Rio das Ostras, junto com a empresa Enel, irá realizar o “II Mutirão de Negociação” no Centro da Cidadania, no Âncora. O evento acontece nos dias 13 e 14 de março, das 9h às 16h.

Nesta ação, os consumidores residenciais e rurais de Rio das Ostras que estiverem com, no mínimo, uma fatura de energia elétrica com prazo superior a 90 dias de atraso poderão negociar e pagá-las em até 24 vezes sem juros e multas.

Micha é uma das cantoras no show “Sou Mulher”

As homenagens ao Dia

Internacional da Mulher não param e o Projeto Soul da Casa prepara uma edição especial para celebrar as mulheres na quinta-feira (09), a partir das 20h, com um super show que vai reunir três cantoras da Região: Cida Garcia, Micha e Thaís Neon no palco do Teatro Municipal Joel Barcellos, com o show “Sou Mulher”.

De acordo com Micha, a ideia do show é reunir grandes artistas para apresentar o melhor da Música Popular Brasileira. “Neste show, vamos homenagear nossas influências musicais com sucessos de Cássia Eller, Sandra de Sá, Rita Lee, Ivete Sangalo e muitas outras cantoras”, contou.

SOUL DA CASA – O

Projeto Soul da Casa, desenvolvido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, tem o objetivo de valorizar os artistas da Região, dando oportunidade para que possam apresentar seus espe-

táculos autorais ou tributos para o grande público Todas as apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 20h.

Os ingressos custam R$40 (inteira) ou R$ 20 (meia).

SERVIÇO

SOUL DA CASA – “ESPECIAL SOU MULHER”

Dia: 9 de março

Local: Teatro Municipal

Joel Barcelos

Endereço: Avenida Amazonas, s/nº, Centro (Rua da Feirinha)

Horário: 20h

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia e antecipado).

P.S: Os ingressos podem ser comprados via Pix com o CNPJ 35.814.823/000135. Em seguida, enviar o comprovante para o número (22) 997999176 com o nome completo. Para quem optar por essa forma de compra, os ingressos ficarão disponíveis para retirada na bilheteria do Teatro Popular, meia hora antes do início do show.

Sábado é dia de tributo a Milton

Nascimento no Teatro Municipal

Esta é mais uma ação do Procon em benefício dos consumidores. Os clientes devem comparecer ao Centro de Cidadania com documento de identificação, CPF, número do cliente e as contas em aberto.

“O II Mutirão de Negociação é mais um evento no mês de comemoração ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. O Procon vem preparando um pacote de ações e eventos para valorização dos consumidores riostrenses”, destacou o coordenador executivo do Procon de Rio das Ostras, Rafael Macabu.

CONDIÇÕES DE PARCELAMENTO – As condições de parcelamento oferecidas são muito vantajosas para os consumidores do Município. Confira:

– Nas dívidas no valor de até R$ 10.000,00, valor de entrada de 0% ou valor oferecido pelo devedor.

– Nas dívidas de R$ 10.000,00 a R$ 15.000,00, os clientes da Enel terão valor de entrada de 5% ou valor oferecido pelo devedor.

– Nas dívidas acima de R$ 20.000,00, o valor de entrada é de 10% ou valor oferecido pelo devedor. O restante da dívida pode ser paga em até 24 cotas sem encargos (multas e juros) e sem correção monetária e juros de financiamento. REQUISITOS – Para participar do mutirão, é preciso seguir requisitos de elegibilidade do devedor, a saber:

• Classe de consumidores residencial e rural;

• No mínimo uma atura atrasada com mais de 90 dias;

• Não estar com parcelamento vigente e celebrado nos últimos 90 dias;

• Não ter realizado parcelamento em órgão de defesa do consumidor nos últimos doze meses.

Froc divulga listagem da 2ª Chamada para matrícula no Centro de Formação Artística

A Fundação Rio das Ostras de Cultura divulgou, na Edição nº 1541 do Jornal Oficial, de 3 de março, a listagem de segunda chamada dos alunos aprovados no processo seletivo para ingressar em um dos cursos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro. Os candidatos convocados devem comparecer à secretaria da Unidade, localizada na Praça José Pereira Câmara, s/nº, no Centro, das 9h às 19h, entre os dias 13 e 17 de março, para efetivarem suas matrículas. O início do ano letivo da segunda chamada está previsto para o dia 20 de março.

A documentação a ser apresentada é a mesma dos candidatos que se matricularam na primeira chamada. Os alunos aprovados menores de 18 anos devem, no ato da matrícula, apresentar a documentação exigida na Chamada Pública: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF, da Certidão

AULAS PODEM SER DE FORMA PRESENCIAL OU ONLINE

Com o objetivo de formar atores e artistas de uma forma geral, o Espaço palco Azul abre vagas para nova turma do curso de Teatro com a professora Letícia Guimarães Perez para todos os estilos e idades, iniciantes ou não, de forma presencial ou online.

A Companhia Musical Acorde Maior está preparando para este sábado (11), no Teatro Municipal Joel Barcellos, a partir das 20h, um tributo ao cantor Milton Nascimento com o espetáculo “Encontros e Despedidas”.

O musical celebra vida, carreira, obra e arte do grande mestre Bituca, relembrando grandes clássicos da música brasileira compostos e cantados por Milton. O espetáculo visa homenagear o artista que, em 2022, encerrou sua carreira nos palcos brasileiros e do mundo, onde foi ovacionado por tão grande relevância na música, inclusive internacionalmente.

A Companhia Musical Acorde Maior tem a honra de contar genuinamente com seu corpo de artistas da cidade de Cabo Frio e Região dos Lagos, em uma grande celebração da Música Popular Brasileira (MPB).

SERVIÇO TRIBUTO MILTON NASCIMENTO –ENCONTROS E DESPEDIDAS

Sábado – dia 11 de março – 20h

Teatro Municipal Joel Barcellos

Avenida Amazonas, s/n – Centro

Produção: Acorde Maior Produções

Ingresso: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia)

Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (22) 998171007 ou na bilheteria do Teatro.

As aulas acontecem de março a junho com dinâmicas, jogos teatrais e participação no Sarau Palco Azul. Os alunos da forma presencial vão se reunir no Espaço, que fica localizado na Rua Cantagalo, 410 – casa 1, Jardim Marilea. Para os estudantes que optarem pela modalidade online, as aulas acontecem pela plataforma Google Meet. Todos os alunos recebem certificado.

Graças a parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura, os interessados que possuírem o Cartão

de Nascimento, de um comprovante de residência, uma foto 3x4, Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio ou comprovante de matrícula no Ensino Médio (para Curso Técnico); atestado Médico de aptidão física, atualizado (para os

cursos das habilitações de Dança e Arte Dramática); comprovante do tipo sanguíneo e fator RH para todos os cursos (facultativo, pela Lei Estadual 7608/2017); e laudo de Videolaringoscopia, atualizado, para os estudantes matriculados no compo-

nente curricular de Canto, do Curso de Instrumento Musical e para alunos do Curso Técnico em Arte Dramática. Caso o aluno seja maior de idade, a documentação é a mesma, além do Certificado Militar, para o sexo masculino, a partir de 18 (dezoito) anos de idade (cópia). A documentação para o responsável do aluno menor é original e cópia da Carteira de Identidade (dentro do prazo de validade); CPF; comprovante de residência atualizado; termo de guarda ou tutela. Todos os alunos deverão, no ato da matrícula, fazer a contribuição de R$ 50.

É importante lembrar que o Atestado Médico de Aptidão Física deverá possuir os seguintes requisitos: ter data de expedição não superior a 30 (trinta) dias; ter validade de 1(um) ano; e estar exposto de forma clara a condição apta do candidato para o exercício das aulas do curso pretendido.

Sou Cultura terão desconto na mensalidade, desde que estejam com o mês vigente carimbado.

LETÍCIA PEREZ – Fundadora do Espaço Palco Azul, Letícia Guimarães Perez, além de professora, é também atriz, graduada em Cinema, roteirista, produtora e preparadora de elenco. “Serão quatro meses de curso com uma dinâmica diferenciada para aqueles que estão pensando em come-

çar uma carreira no teatro, como também para aqueles que já têm experiência e que querem dar uma reciclada em técnicas. É importante falar que também podemos oferecer aulas avulsas”, explicou Letícia.

PALCO AZUL – Além do curso de teatro, o Espaço Palco Azul também funciona como produtora de espetáculos, eventos e escola de cinema. “Aqui promovemos a cultura e a arte de forma

geral. Além dos cursos e oficinas de teatro, também contamos com oficinas de fantoches, pintura de mão, musicalização e diversos personagens vivos”, informou Letícia Perez. Os interessados em fazer o curso devem entrar em contato pelo telefone 22 99206-8259 ou pelas redes sociais no perfil @ palcoazul para mais informações com relação a valores e pacotes.

Tribuna dos Municípios 5 - Cidades Quarta-feira, 08 de Março de 2023
Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação O cantor e compositor Milton Nascimento é o grande homenageado As matrículas devem ser realizadas no Prédio da Onda, na praça José Pereira Câmara
PROCESSO Nº 2305/2023 MICHELE RAMOS GOULART CPF: 057.632.197-40, torna público que REQUEREU E RECEBEU da Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Iguaba Grande, em 02/05/2022, a CERTIDÃO AMBIENTAL - CA, REFERENTE AO ACEITE E HABITE-SE DA CONSTRUÇÃO RESIDENCIAL APROVADO PROCESSO 1734/2022 - , sito a Rua Copacabana, L- 20, Qd- H, Lot. Boa Vista, Iguaba Grande – RJ. Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas de instrução de licenciamento da SEMMA.
O curso de Teatro pode ser presencial ou online

Quem visita a cidade de Ipatinga (MG) se impressiona com a sua área verde, uma das maiores do Brasil. Uma das últimas reservas de Mata Atlântica envolve a cidade e proporciona para os residentes e visitantes uma experiência única diante de rica biodiversidade. Muitos turistas de negócios, atraídos pela Usiminas - que integra o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo - e diversas empresas do setor industrial, retornam depois para aproveitar parques, cachoeiras, lagoas e uma série de pontos turísticos dessa rica região da Bacia do Rio Doce.

Situada no Vale do Aço, região Leste de Minas Gerais, está a 217 km de Belo Horizonte. A cidade é cortada pelas BR’s 381 e 458, que ligam-na às principais estradas e corredores do transporte rodoviário brasileiro. Sua vocação industrial exige vias que possam escoar a produção para os principais destinos do país, além dos portos usados para exportação.

Outro destaque de Ipatinga é a sua infraestrutura urbana. Com 97% de esgoto tratado, o saneamento básico chega a quase toda a população. A urbanização das vias públicas já abrange 77.8% e a arborização atinge 88,5% de todas as vias. O cidadão conta ainda com ruas iluminadas por LED em todas as regiões e 97,75% das moradias são atendidas pela coleta de lixo. São recolhidas cerca de 640 ton/dia e a varrição atinge 100% das ruas pavimentadas.

Uma cidade nos trilhos Com a construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas, começaram a vir os primeiros habitantes da primitiva cidade de Ipatinga e da Região Metropolitana do Vale do Aço. Através dos trilhos da estrada de ferro, fixaram-se na região, além dos operários, viajantes de várias partes de Minas Gerais e até de diferentes lugares do Brasil que vieram tentar a sorte na cidade. Em 22 de agosto de 1922, foi inaugurada a Estação Pedra Mole, a primeira da cidade. O primeiro a fixar pouso foi José Fabrício Gomes, explorador de matas, que se apossou de uma área onde hoje está situado o município de Ipatinga, com a intenção de explorar madeira. Pouco tempo depois, as terras foram repassadas a José Cândido de Meire, tendo este aumentado a atividade de extração de madeira. Logo após, Alberto Giovannini transformou o local numa fazenda de gado, tendo construído ainda no terreno uma boa casa e, aproveitando o solo fértil, ocupou-se do cultivo de lavoura, atraindo colonos para o trabalho na fazenda. No ano de 1930, o trajeto da EFVM foi alterado. A Estação de Ipatinga (atualmente Estação Memória) foi construída para substituir a de Pedra Mole, que desabou em virtude da instabilidade do terreno junto a dois cursos hídricos. Suas ruínas ainda restam na beirada do rio Piracicaba, perto da confluência com o rio Doce. Tudo o que resta desta estação – alvo de projetos de revitalização – é uma parede, suas fundações e um poço abandonado na região dos bairros Castelo e Cariru. Ao redor da Estação Ipatinga, o povoado continuou crescendo e se desenvolvendo.

TURISMO

Ateliê Feito a Mão- Ipaneminha

Ateliê Feito a Mão faz parte do Ipatinga Roteiro Rural Turístico e está situado na zona rural de Ipatinga (Ipaneminha). Tem como proposta ofertar oficinas de quitanda e de artesanato. Ambiente acolhedor e agradável, num clima de montanha. Venha prestigiar esse atrativo turístico!

Árvore Ficus Elástica

A figueira (Ficus Elástica) localiza-se no Cariru e já estaria no lugar, antes da construção do bairro que abrigaria funcionários da Usiminas. Referência para a comunidade, nos anos 80 surgiu a possibilidade de sua derrubada, mas os moradores se mobilizaram e impediram tal ini-

ciativa. Localizado em Ipatinga, onde se encontra a planta siderúrgica da Usiminas, o Instituto Cultural Usiminas foi construído em 1998 e tem a singularidade de estar integrado ao Shopping Center da Cidade. Sua localização permite fácil acesso aos moradores de Ipatinga, região e demais localidades do Estado. O Instituto Cultural Usiminas é constituído pelos espaços: Teatro, Foyer, Galeria de Artes, Biblioteca Central de Ideias, Jardins e Entreatos Café. Os espaços foram desenvolvidos para satisfazer as expectativas de artistas, produtores e do público em geral.

Clube Parque das Cachoeiras Conheça este paraíso que enche de orgulho a população de Ipatinga, do Vale do Aço, de Minas e do Brasil. Situado entre os ribeirões Ipaneminha e Tribuna, que formam o rio Ipanema, o Parque é cercado por montanhas , que dão sequência à Serra do Cocais e da Cumieira. É composto por cachoeiras exuberantes, piscinas naturais e artificiais, bosques suntuosos e pedras esculturais, onde adultos e crianças compõem um cenário de integração com a natureza.

O clube ainda possui área de churrasqueiras, campos de futebol, chalés, espaço para eventos, restaurante e playground.

Empório da Serra

O Empório da Serra é uma queijaria artesanal que prima pela qualidade de seus queijos em todas as etapas de produção. Atualmente, oferece ao mercado consumidor uma linha com mais de 15 produtos fabricados artesanalmente.

Situado na zona rural de Ipatinga (Ipaneminha), possuí uma paisagem exuberante, rodeado de matas e lagoa. O Empório da Serra hoje faz parte do Roteiro Turístico Rural de Ipatinga. Nos domingos, seu restaurante está aberto ao público e nos sábados e feriados funciona com agendamento. Venha conhecer mais essa atração tutística de Ipatinga.

Estação Ferroviária Pedra Mole

As Ruínas da Estação Ferroviária de Pedra Mole foram tombadas pela Prefeitura Municipal de Ipatinga-MG por sua importância cultural para a cidade. A Estação Ferroviária de Pedra Mole teve sua fundação em 1º de agosto de 1922, às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo. O terreno onde a estação foi erguida possuía rochas de calcário que se quebravam com facilidade, popularmente chamadas de “pedra mole”. Suas ruínas conservam parte da edificação. Projetada pelo engenheiro Pedro Nolasco, com grandes dificuldades, entre elas a presença do mosquito transmissor da febre maleita, responsável pela morte de muitos homens que ali trabalharam.

Estação Memória Zeza Souto

A Estação Ferroviária foi construída em 1930 para substituir a Estação Pedra Mole. Além de favorecer o escoamento do carvão vegetal produzido na região, propiciava o transporte de passageiros e da pequena produção agrícola local. Foi desativada em 1951 e restaurada a partir de 1991. Oficialmente inaugurada em 28 de dezembro de 1992, passou a abrigar atividades culturais e atualmente guarda documentos importantes sobre a história da cidade.

Estação Pouso de Água LimpaMaria Fumaça Tombada como patrimônio cultural de Ipatinga, a Maria Fumaça deve voltar a funcionar nos moldes de um trem turístico. De origem alemã, a locomotiva foi fabricada em 1937 e é movida a vapor. A proposta da associação juntamente com o Departamento de Cultura é que ela funcione com pessoas unifomizadas e tenha rituais comuns de uma estação. Ou seja, tudo que tem direito para ela não virar um mero passeio de vai e volta. A ideia é vender um pacote completo do passeio que será como uma entrada no tú-

nel do tempo.

Após onze anos sem circular regularmente e muitas promessas de retomada, a Maria Fumaça volta a criar expectativas. Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Ipatinga e a Associação Brasil Arte Cultura e Cidadania, foi destinado uma verba para a restauração da caldeira da locomotiva.

O passeio da Maria Fumaça de Ipatinga era de 5,2 km , onde consta de 2,6 quilômetros de trilhos. O trajeto do passeio é da estação ao Parque Ipanema, ida e volta.

Lamegão

O Estádio Municipal João Lamego Netto, o Lamegão, é um estádio do estado de Minas Gerais, com capacidade para 16.120 espectadores, com expectativa de chegar a 27.500. Foi construído em 1982 pelo arquiteto Epaminondas Mendes Brito.

O estádio possui 25 cabines para imprensa (rádio, TV, jornais), 20 lugares na Tribuna de Honra, 200 lugares nos camarotes, 15.780 cadeiras numeradas, 4 vestiários para clubes com hidromassagem, 1 vestiário para árbitro, 2 placares eletrônicos, departamento médico, salas para polícia militar e para Federação Mineira de Futebol e restaurante para jogadores. Fica localizado em frente ao Parque Ipanema, nas proximidades do centro da cidade e ao lado da BR 381.

Fazenda do Zaca

A Fazenda do Zaca oferece contato direto com a natureza, com variedade de fauna e flora. Funciona como um Centro Educacional Ambiental. É uma área preservada da Mata Atlântica.

Fazendinha

Reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural do município desde setembro de 1996, o imóvel foi tombado em função do seu grande valor histórico, arquitetônico e simbólico para a população, o bem conhecido como “Fazendinha” refere-se à antiga sede da “Fazenda do Barbeiro”. Seu restauro nos reforça a relembrar uma época anterior relacionada à cidade industrial de Ipatinga, visando efetuar a recuperação do imóvel de forma a manter, suas características originais e manter a memória social representativa da “Fazendinha”, devido o local ter sido cenário de evento histórico conhecido como “Massacre de Ipatinga”. Conta-se que neste lugar guardavam-se armas e tanques de guerra usados pelas autoridades de segurança. O terreno possui 11.760,00 m² de área total, sendo 152,38 m² de área construída.

Igreja Católica Nossa Senhora da Esperança

A Paróquia Nossa Senhora da Esperança “Igreja do Horto”, foi fundada no dia 15 agosto de 1960 pelo arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, quatro anos antes da emancipação política de Ipatinga.

No altar-mor da igreja há uma raiz de peroba rosa. Essa raiz –quase ninguém sabe – é uma raiz enorme que foi arrancada do lugar onde está situado o primeiro alto-forno da Usiminas. A raiz de peroba foi levada para dentro da igreja após ser preparada e envernizada. Muito bonita, ela foi colocada no altar ao contrário – com a raiz para cima. A interpretação é esta: “assim como a raiz suga da terra a vida, a seiva que vai para o tronco, as folhas e os frutos, aquela raiz virada para cima suga do céu proteção e as bênçãos para os moradores da nossa região”.

Dentro daquela igreja só se

usou madeira de lei. A madeira simboliza a vida, a eternidade... Mesmo destruída pelas mãos do homem ela continua preservada pelas mãos do artista! A Igreja Católica Nossa Senhora da Esperança foi tombada pelo patrimônio público no dia 30 de dezembro de 1981.

ral na igreja, com substituição de toda a parte deteriorada. Novos reparos foram feitos em 1991, com manutenção no foro e no telhado. E em 2012 foi realizada uma reforma total da capela. Kartódromo Emerson Fittipaldi

O Kartódromo Emerson Fittipaldi - Kart Clube Ipatinga (KCI) - foi inaugurado em outubro de 1982. Seu nome é uma homenagem ao piloto brasileiro bicampeão da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi. Com traçado veloz, área de escape em todo circuito e desenho seletivo, a pista do KCI está qualificada entre as melhores do país, onde já foram realizados cinco campeonatos brasileiros e 19 campeonatos mineiros.

Parque das Samambaias Reserva ambiental de 131,7 mil metros quadrados, constituída por lago, nascente e uma mata nativa remanescente da Mata Atlântica. A área do Parque Samambaia foi desapropriado pela Prefeitura atendendo a pedido dos moradores do bairro Bom Jardim, interessados em preservar a área verde. Considerado como um refúgio natural dentro da cidade. Parque Ipanema O projeto do Parque Ipanema foi elaborado pelo arquiteto e paisagista Burle Marx, aliando lazer e meio ambiente. É a maior área verde urbana de Minas Gerais, é um espaço aberto, possui fácil acesso e tem se constituído em palco de várias manifestações culturais, religiosas, esportivas e de lazer, entre outras. Abriga o Estádio Ipatingão, o Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, o Kartódromo Emerson Fittipaldi, o Horto Municipal e área de lazer, com lugar para caminhadas, lago com ilha, cataventos, brinquedos, anfiteatro, quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de cooper, ciclovias e quadras de peteca. Pontilhão de Ferro Ponte metálica em treliça, construída em 1930 para permitir a passagem do trem. Em 1986 foi adaptada para tráfego de veículos, tornando-se o principal elo de ligação entre o centro da cidade e o bairro Veneza. A partir do Projeto “Novo Centro” foi substituída por uma ponte de concreto e utilizada apenas para passagem de pedestres.

Praça dos Três Poderes Localizada no centro de Ipatinga, a Praça dos Três Poderes é composta pela Prefeitura Municipal, Camara Municipal e pelo Fórum. É uma das poucas cidades que abriga os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) em um único espaço.

Viveiro Municipal O Viveiro Municipal é mais uma das unidades da Prefeitura de Ipatinga desenvolve um projeto de revitalização do espaço, com ampliação da produção de mudas e recomposição das matrizes cultivadas no local.

Igreja do Ipaneminha

A capela do povoado do Ipaneminha foi construída de pau-a-pique, em substituição a uma construção improvisada com palha de coqueiro. A missa de inauguração foi celebrada em junho de 1954. Em 1986 foi realizada uma reforma ge-

Clube Parque das Cachoeiras Conheça este paraíso que enche de orgulho a população de Ipatinga, do Vale do Aço, de Minas e do Brasil. Situado entre os ribeirões Ipaneminha e Tribuna, que formam o rio Ipanema, o Parque é cercado por montanhas , que dão sequência à Serra do Cocais e da Cumieira. É composto por cachoeiras exuberantes, piscinas naturais e artificiais, bosques suntuosos e pedras esculturais, onde adultos e crianças compõem um cenário de integração com a natureza.

O clube ainda possui área de churrasqueiras, campos de futebol, chalés, espaço para eventos, restaurante e playground.

Tribuna dos Municípios 6 - Turismo Quarta-feira, 08 de Março de 2023 Fotos: Divulgação

‘Necessidades do país’

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse na segunda-feira (06), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve levar em consideração as ‘necessidades do País’ na hora de escolher quem vai ocupar a vaga aberta na Corte com a sua aposentadoria. Lewandowski deixará o STF até maio, quando completa 75 anos e é obrigado a se aposentar. A aposentadoria compulsória por idade para os ministros do Supremo está prevista na Constituição. A saída abrirá espaço para a primeira indicação de Lula ao tribunal em seu terceiro mandato.

Copa do Mundo

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O governo brasileiro pretende apresentar candidatura para país-sede da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. A informação foi dada na segunda-feira (06) pela ministra do Esporte, Ana Moser, à TV Brasil. Segundo a ministra, a proposta está em construção entre governo e organizações do esporte, como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A sede do Mundial é definida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Poder esvaziado

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ganhou sobrevida no cargo, mas seu posto está esvaziado. Indicado por seu partido, o União Brasil, para compor o primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado do Maranhão recebeu uma Pasta com menos poderes. O ministro não participa, por exemplo, de uma das principais discussões no setor de comunicações: a regulação das big techs. A Secretaria de Política Digital, que sempre esteve vinculada ao ministério, foi transferida para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A Secom está sob o comando do petista Paulo Pimenta.

RECEITA

São João de Deus

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Reconhecimento

Deus Pai de bondade, que desejas a cura espiritual para os que praticam a caridade e para os que a recebem, dai-nos a graça de, por intercessão de São João de Deus e como ele, sermos os Vossos braços no zelo pelo cuidado dos irmãos, no corpo e na alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e Nossa Senhora. Amém.

Saiba viver os belos momentos de sua vida. Aproveite os minutos de alegria, sem pressa de novamente mergulhar nos trabalhos agitados. Goze amplamente seu repouso espiritual. Olhe a paisagem, contemple as estrelas, aprecie os caprichos da natureza, colha em todos os canteiros as flores da alegria! Saiba viver integralmente os belos momentos de sua vida!

Investigação

Em pronunciamento em Plenário na terça-feira (07), o senador Jayme Campos (União-MT) ressaltou a necessidade imediata de aperfeiçoar a legislação de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Ele destacou o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e afirmou que dar o devido reconhecimento à classe feminina é uma agenda urgente da sociedade ao redor do mundo. — A violência contra a mulher, sabemos todos, não será vencida em uma só batalha, pelo efeito mágico de uma medida legal. É trabalho desafiador, que se trava todos os dias, em todos os espaços. Mas é dever do Congresso Nacional cumprir o seu papel, aprimorar as garantias e os instrumentos de amparo a integridade física, psíquica e emocional das mulheres brasileiras, disse o senador.

Lasanha à bolonhesa com massa de pastel

Ingredientes:

1 xícara (chá) de bacon em cubos

1 cebola picada

4 dentes de alho amassados

1 folha de louro

1 cubo de caldo de carne

300g de carne moída

1 lata de tomate pelado em cubos

1/2 xícara (chá) de água

Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto

500g de massa para pastel

300g de queijo muçarela fatiado

Queijo parmesão ralado e bacon frito em cubos para polvilhar

Molho branco

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola ralada

TRIBUTO

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de creme de leite Sal e noz-moscada ralada a gosto Modo de preparo: Leve uma panela ao fogo médio com o bacon e frite-o na própria gordura até dourar. Junte a cebola, o alho, o louro e refogue por 3 minutos. Acrescente o caldo de carne e refogue por 2 minutos. Em seguida, adicione a carne e refogue por 4 minutos ou até dourar. Junte o tomate, a água, sal, pimenta, orégano, cozinhe em fogo baixo por 10 minutos e então reserve. Enquanto isso, leve uma panela ao fogo médio com a manteiga e frite a cebola por 3 minutos. Polvilhe com a farinha e frite por 2 minutos. Adicione o leite, aos poucos, mexendo até engrossar. Junte o creme de leite, sal, noz-moscada e desligue. Em um refratário médio, espalhe um pouco do molho de carne e, por cima, intercale camadas de massa de pastel, molho de carne, massa, muçarela e molho branco, terminando em molho branco. Polvilhe com parmesão, com bacon e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, pediu na terça-feira (07) que a Polícia Federal investigue o vereador Sandro Fantinel (sem partido), de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. O político fez acusações sem provas contra um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ligando o magistrado ao crime de pedofilia.

112 anos de Maria Bonita: Rainha do Cangaço faria aniversário no Dia da Mulher

Maria Bonita (1911-1938)

foi a companheira do chefe do cangaço Virgulino Ferreira da Silva o Lampião. Foi a primeira figura feminina a ingressar no principal bando de cangaceiros do Nordeste, em meados de 1930.

Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, nasceu numa pequena fazenda no povoado de Malhada da Caiçara, município da Gloria, atual cidade de Paulo Afonso, na Bahia, no dia 8 de março de 1911. Filha dos pequenos lavradores José Gomes de Oliveira e Maria Joaquina Conceição Oliveira.

Com 15 anos foi obrigada a se casar com o sapateiro José Miguel da Silva, mas as brigas eram constantes e o casamento não deu certo. Depois de cada briga, Maria Bonita buscava abrigo na casa dos pais. Em 1928 resolveu se separar do marido – numa época em que a separação era algo inaceitável.

Em 1929, morando na casa dos pais, conheceu Lampião, que em suas andanças passava com seu

bando pelas fazendas da região. A atração foi recíproca. Baixinha, com olhos e cabelos castanhos, era uma mulher bonita e determinada, o que chamou a atenção do cangaceiro.

Maria Bonita e Lampião

Em meados de 1930, Maria bonita passou a fazer parte do bando de Lampião – foi a primeira mulher a ingressar no cangaço. A partir daí, mais de 30 mulheres participaram da vida do bando. A Bahia foi o Estado que forneceu o maior número de moças ao banditismo do Sertão nordestino, seguida por Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

As mulheres que aderiam ao cangaço tinham que se adaptar à nova vida, sem chance para arrependimento. Levavam uma vida de nômade, muitas vezes mal alimentadas, tendo que caminhar quilômetros sob o sol e a chuva, além de enfrentar os combates violentos contra as forças policiais. Nos jornais da época, as mulheres eram chamadas

de bandoleiras, megeras e amantes. Muitas eram estereotipadas como masculinizadas, mas as fotos de Maria Bonita mostram seu cuidado com o traje, o cabelo e a postura.

Os papéis sociais no cangaço eram bem definidos: ao homem cabia zelar pela segurança e sustento dos bandos. À mulher, ser esposa e companheira. Durante a gestação elas ficavam escondidas. Depois do nascimento do bebê, eram obrigadas a entregar a criança a amigos e retornar ao cangaço. Maria Bonita teve três filhos durante esse período.

Morte

As ações de Maria Bonita, Lampião e seu bando duraram até 1938, foram oito anos convivendo juntos e praticando o banditismo social, até que o comerciante Pedro Cândido revelou à polícia, depois de ser torturado, o esconderijo de Lampião. Agindo de surpresa, uma tropa da polícia desbaratou o bando encontrado na Grota de Angicos, em Poço Redon-

do, Sergipe. Onze deles não conseguiram escapar, entre eles, Lampião

de julho de 1938. Em 1982 a TV Globo

TV Câmara Caxias/Reprodução
Reprodução Benjamin Abrahão/Wikimedia Commons
produziu a série “Lampião e Maria Bonita”, quando foram protagonizados por Nelson Xavier e Tânia Alves.
ORAÇÃO AO SANTO
Tribuna dos Municípios 7 - Variedades Quarta-feira, 08 de Março de 2023
Guia da Cozinha e Maria Bonita, que foram mortos e decapitados. As cabeças das vítimas foram mumificadas e ficaram
Reprodução
expostas no Museu Nina Rodrigues, na Bahia, até serem enterradas em 1968. Maria Bonita morreu na Grota de Angicos, em Poço Redondo, Sergipe, no dia 28 Waldemir Barreto/Agência Senado

ODia Internacional da Mulher foi oficialmente criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1977. No entanto, o dia 8 de março já era utilizado por movimentos femininos como uma data para celebrar a luta pelos direitos das mulheres desde o início do século 20. Vários eventos influenciaram a criação da data, mas dois entre eles são lembrados como determinantes para sua oficialização.

O primeiro - o incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York, em 1911 - foi uma tragédia que levou às capas dos jornais as terríveis condições de trabalho a que as mulheres eram submetidas. O segundo - um marco da

História Contemporânea, a marcha das mulheres russa por pão e paz em 1917 - iniciou uma revolução de efeitos globais que reverberam até hoje.

Tragédia

Em 25 de março de 1911 um incêndio atingiu a fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, nos Estados Unidos. Foi o mais mortal acidente industrial da cidade de Nova York, matou 146 pessoas; 23 homens e 123 mulheres. Quem estava no prédio teve pouca chance contra o fogo, pois as saídas estavam trancadas. A prática de fechar as portas das oficinas, para impedir a saída para pausas durante o turno, era uma das ações arbitrárias contra as trabalhadoras.

O noticiário também revelou as péssimas condições de trabalho das vítimas. Cargas horárias extenuantes, que podiam chegar a mais de 16 horas diárias, salários incrivelmente baixos e locais insalubres eram alguns dos fatos da dura realidade vivida pelas operárias.

Revolução

Desde o final do século 19, organizações socialistas e sufragistas feministas defendiam a criação de um data para lembrar a luta das mulheres por direitos. A marxista alemã Clara Zetkin é lembrada como principal idealizadoras da proposta. Em 1910, durante a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, Zetkin defendeu a criação de uma mobilização anual.

A revolta diante da tragédia na tecelagem

Triangle se transformou numa bandeira por melhores condições de trabalho para as mulheres e acabou arregimentando mais ativistas para as diferentes causas femininas defendidas no Dia Internacional da Mulher.

Naquele 8 de março, mulheres saíram às ruas de São Petersburgo para pedir por pão, melhores condições de vida e pela saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial. Em fevereiro, operários russos já haviam começado a organizar uma série de protestos e greves. No dia 7 de março operários pararam a Putilov, maior fábrica da capital russa.

No dia seguinte, uma onda de insatisfação irrompeu entre as mulheres nas filas de racionamento de pão, elas se juntaram aos comícios do Dia Internacional da Mulher e a mobilização tomou conta das ruas de São Petersburgo. O movimento operário aderiu à manifestação e cerca de 50 mil trabalhadores entraram em greve. O evento marcou o início da chamada Revolução Russa de 1917. As demonstração também fortaleceram a causa do sufrágio feminino no país.

Oficialização

A ONU declarou o ano de 1975 o Ano Internacional da Mulher. Ações e jornadas por todo mundo foram desenvolvidas pela entidade para promover a igualdade de gêneros e a proteção dos direitos das mulheres. Em 1977, a ONU oficializou a data 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Reprodução/The Illustrated London News Claudinê Petroli /Estadão 8 - Especial Tribuna dos Municípios Quarta-feira, 08 de Março de 2023
Mulheres fazem comício pró-diretas, São Paulo em 16.4.84

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.