
5 minute read
PF investiga comércio ilegal de armas de fogo
Operação contou com apoio de militares do Exército Brasileiro
Na manhã de quarta-feira (15), a Polícia Federal, em conjunto com o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar do Exército Brasileiro (SFPC), deflagrou a operação Desarmada visando apurar supostas operações de comércio ilegal de armas efetuadas por responsáveis de duas lojas de armas de fogo situadas no município de Nova Iguaçu/RJ.
Advertisement
A ação policial e fiscalizatória foi fundada em informação indicando a venda ilícita de material bélico através de lojas que tiveram suspensa a autorização de comercializar armas de fogo, acessórios e munições (Certificado de Registro), em desconformidade com as normas que disciplinam a matéria.
A operação mobilizou equipes de policiais federais e militares do Exército Brasileiro, que realizam diligência no local e conferem a regu- laridade ou não das vendas efetuadas pelas lojas e do depósito do material bélico no estabelecimento comer- cial.
As eventuais irregularidades constatadas podem caracterizar o crime de comér- cio ilegal de armas de fogo, munição e acessório; crime de posse ilegal de armas de fogo, munição e acessó-
Idoso é preso com arsenal dentro de casa em Miguel Pereira
Quatro espingardas, seis armas de fabricação caseira e munições de diversos calibres foram encontradas na residência
Agentes da Operação Segurança Presente em Miguel Pereira apreenderam, na terça-feira (14), 10 armas de fogo e 49 munições em uma residência no município do Sul Fluminense. Adriano Martins Lopes, de 66 anos, foi preso por porte ilegal de armas, mas liberado após pagamento de fiança.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Governo (Segov), a ação foi realizada em conjunto com o 10º BPM (Barra do Piraí) e a delegacia da cidade, após uma denúncia sobre a existência de um arsenal em uma casa na Estrada do Tinguá.
No local, as equipes encontraram quatro espingardas, seis armas de fabricação caseira (trabuco) e 49 munições de calibres 12, 16, 22, 31 e 36, que estavam em um quarto de ferramentas.
O suspeito autorizou a entrada dos policiais e negou a denúncia inicialmente. No entanto, após a descoberta das armas, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à 96ª DP (Miguel Pereira).
Na delegacia, o idoso prestou esclarecimentos, pagou fiança de um salário mínimo e foi liberado.
MPRJ denuncia homem que matou mulher trans a facadas em Vigário Geral
A 3ª Promotoria de Investigação Penal Especializada denunciou na quarta-feira (15), por homicídio triplamente qualificado, um homem que matou uma mulher trans em Vigário Geral, na madrugada do dia 5 de janeiro de 2023. De acordo com a denúncia, Thiago Salgado dos Santos matou a golpes de faca Taila Santos, nome social de Marcos Antonio Cruz dos Santos, após a realização de um programa sexual na residência do denunciado.
A vítima Taila Santos trabalhava como garota de programa por meio de um site de acompanhantes. Após contratar a vítima para a realização de um programa sexual em sua casa, Thiago se desentendeu com Taila, oportunidade em que pegou um facão e desferiu diversos golpes contra regiões variadas do corpo da vítima, que faleceu na hora.
Segundo a denúncia, o crime foi praticado por motivo fútil, em razão de desentendimento ocorrido entre a vítima e o denunciado, mediante emprego de meio cruel, em razão de Marcos Antonio ter sido golpeado rio de uso restrito; e o crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido (todos previstos no Estatuto do De- sarmamento), cujas penas podem chegar, respectivamente, a 12 (doze), 6 (seis) e 3 (três) anos de prisão, além de multa.
Operação DESARMADA - Balanço Final
- 4 (quatro) presos, responsáveis e funcionários das lojas, dentre eles um policial federal aposentado.
- 68 (sessenta e oito) fuzis;
- 12 (doze) revólveres, de calibres restritos;
- 204 (duzentos e quatro) carregadores de fuzis.
- milhares de munições de diversos calibres (restritos e permitidos);
Total de 80 (oitenta) armas apreendidas. Trata-se da maior apreensão de armas da história da Polícia Federal no Rio de Janeiro. A operação contou com o apoio técnico do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar do Exército Brasileiro.

MPRJ denuncia homem que matou mulher trans a facadas em Vigário Geral
A 3ª Promotoria de Investigação Penal Especializada denunciou na quarta-feira (15), por homicídio triplamente qualificado, um homem que matou uma mulher trans em Vigário Geral, na madrugada do dia 5 de janeiro de 2023. De acordo com a denúncia, Thiago Salgado dos Santos matou a golpes de faca Taila Santos, nome social de Marcos Antonio Cruz dos Santos, após a realização de um programa sexual na residência do denunciado.
A vítima Taila Santos trabalhava como garota de programa por meio de um site de acompanhantes. Após contratar a vítima para a realização de um programa sexual em sua casa, Thiago se desentendeu com Taila, oportunidade em que pegou um facão e desferiu diversos golpes contra regiões variadas do corpo da vítima, que faleceu na hora.
Segundo a denúncia, o crime foi praticado por motivo fútil, em razão de desentendimento ocorrido entre a vítima e o denunciado, mediante emprego de meio cruel, em razão de Marcos Antonio ter sido golpeado por, pelo menos, 30 facadas, e de modo a impossibilitar a defesa da vítima, devido à alta capacidade lesiva do instrumento utilizado para matar.
A Promotoria de Justiça também requereu ao 4º Tribunal do Júri da Capital a prisão preventiva do denunciado.
Processo nº 0003292-82.2023.8.19.0001
Polícia Civil prende integrantes de quadrilha especializada em golpe da venda de imóveis
Policiais civis da 14ª DP (Leblon) prenderam em flagrante, na quarta-feira (15), dez pessoas que faziam parte de uma quadrilha especializada na prática de estelionatos envolvendo a venda de imóveis.
As investigações começaram em setembro do ano passado. Segundo a 14ª DP, os presos seriam integrantes de uma organização criminosa, dividida em captadores (responsáveis por identificar possíveis compradores por meio de anúncios); negociadores (que firmavam os contratos) e recebedores (que recebiam os valores).
Com a estrutura montada, a organização identificava imóveis com valores até R$ 200 mil, replicava os anúncios e iniciava a captação de possíveis compradores, atraindo as vítimas com pequenos valores de entrada e financiamentos facilitados e com baixo custo. Em seguida, os criminosos suspendiam o contato com os clientes e deixavam com contratos sem validade e sem os imóveis.
Nesta quarta, após identificar que seriam assinados dois contratos, a equipe da 14ª DP foi até um dos escritórios utilizados pela empresa, localizado em um centro empresarial no bairro Todos os Santos, e localizou um dos integrantes da organização. Ele informou o endereço onde funcionava o “call center” da quadrilha.
Os policiais foram ao local e localizaram o grupo. Trinta e sete (37) pessoas foram conduzidas para a delegacia e dez foram presas em flagrante.
Polícia Civil apreende adolescentes envolvidos em latrocínio de farmacêutico na Zona Oeste
por, pelo menos, 30 facadas, e de modo a impossibilitar a defesa da vítima, devido à alta capacidade lesiva do instrumento utilizado para matar. A Promotoria de Justiça também requereu ao 4º Tribunal do Júri da Capital a prisão preventiva do denunciado.
Processo nº 000329282.2023.8.19.0001
Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) apreenderam, na quarta-feira (15), dois adolescentes, de 14 anos, por envolvimento no latrocínio - roubo seguido de morte - de Anderson Bruno de Almeida Matos, de 47 anos. O corpo foi localizado, no último sábado (11/02), em Realengo, na Zona Oeste, com sinais de tortura e enforcamento.
As investigações iniciaram após o crime. Os agentes levantaram informações e identificaram dois suspeitos, que foram vistos saindo da casa da vítima com alguns pertences e filhotes de tucano. A dupla também levou o carro de Anderson. Os policiais realizaram diligências nos municípios de Japeri e em Seropédica, na Baixada Fluminense, localizaram os autores e apreenderam os objetos roubados e os animais exóticos que o farmacêutico cuidava.
Contra os adolescentes foram cumpridos mandados de busca e apreensão decretados pela Justiça. O pai de um deles também acabou preso em flagrante, pois tentou ocultar os bens roubados que estavam guardados em sua casa.