@tribunadosmunicipios
tribunadosmunicipios.com.br
Tribuna dos Municípios
Rio de Janeiro, Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2023
![]()
@tribunadosmunicipios
tribunadosmunicipios.com.br
Tribuna dos Municípios
Rio de Janeiro, Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2023
A reforma tributária é a grande prioridade do governo no Congresso este ano. Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), é possível aprovar um texto de reforma até o final deste ano. A negociação está sob comando do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os vice-líderes que dominam a área vão ajudar. Pág. 3
A classificação positiva, mesmo com alto nível de chuvas durante os últimos meses, é resultado do trabalho permanente da Prefeitura, por meio dos Agentes de Controle de Endemias, e o apoio da população. Pág. 2
Servidores de Rio das Ostras já podem celebrar! Mais uma parceria de sucesso entre o Sistema S e a Prefeitura vai proporcionar que os funcionários da administração municipal tenham direito aos serviços das 30 unidades do Sesc do Estado do Rio de Janeiro. Pág. 2
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou com as vítimas dos terremotos que atingiram a região central da Turquia e o noroeste da Síria, na segunda-feira (06). Mais de 2,7 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas com os tremores, que derrubaram prédios e causaram mais destruição em cidades sírias já devastadas por anos de guerra. Pág. 3
Ministério da Justiça analisa 102.407 denúncias enviadas por e-mail sobre os atos antidemocráticos - Pág. 4
Operação integrada das Forças de Segurança em Armação dos Búzios
A classificação positiva, mesmo com alto nível de chuvas durante os últimos meses, é resultado do trabalho permanente da Prefeitura, por meio dos Agentes de Controle de Endemias, e o apoio da população
Em Búzios, o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) para o Aedes Aegypti em janeiro é de apenas 0,9%, dando ao município a classificação ‘baixo risco’ para contaminação por dengue e outras arboviroses. A classificação positiva, mesmo com alto nível de chuvas durante os últimos meses, é resultado do trabalho permanente da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde com os Agentes de Controle de Endemias (A.C.E), na busca e eliminação de criadouros do mosquito.
As visitas domiciliares diárias, e ações de bloqueio em casos suspeitos,
Servidores de Rio das
Ostras já podem celebrar!
Mais uma parceria de sucesso entre o Sistema S e a Prefeitura vai proporcionar que os funcionários da administração municipal tenham direito aos serviços das 30 unidades do Sesc do Estado do Rio de Janeiro.
O presidente do Sindicomércio de Rio das Ostras, Marcelo Ayres, esteve no encontro em que o Secretário de Administração Municipal, Geovanni Zaror, e a Secretária de Desenvolvimento
Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, além da subsecretária de Desenvolvimento
Econômico e Turismo, Lara Velho, que entregaram a solicitação ao gerente de relacionamento com clientes e empresa do Sesc-RJ, Pedro Paulo de Toledo Gagemi.
Os servidores terão di-
controle de pontos estratégicos, e atendimentos a reclamações, de segunda a sexta-feira, são feitas regularmente ao longo de todo o ano. Divido por zonas, que
Bruno Pirozi
seguem um cronograma montado a partir dos dados obtidos por meio do LIRA e o Índice de Infestação Predial (IIP), as equipes percorrem bairro por bairro do município, e os agentes visitam todas as casas, com auxílio dos moradores, fundamentais no combate à endemias.
As arboviroses são doenças típicas do período do verão, sendo o maior risco de contaminação entre janeiro e março, com tendência a diminuição no mês de abril.
Em Búzios, os casos notificados ficaram abaixo da média, mesmo no período de maior risco. Até o momento
PROCESSO 7796/2022
foram registrados apenas três casos suspeitos de arboviroses, sendo apenas um confirmado.
*Os cuidados*
Os locais de maior incidência são reservatórios de água de geladeira, caixas d’água ligada a rede, vaso sanitário, ralinhos de banheiro e bebedouros de animais, e, principalmente, em bromélias de jardim. Outra questão são os chamados “materiais rolantes”: pneus, pratinho de plantas, tampa de garrafas, tonéis, bacias ou baldes com água de chuva. Por isso o apoio da população é fundamental.
ROZIANE DOS SANTOS SAMPAIO CPF 108.543.337-46 torna público que REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 06/02/2023 a LICENÇA AM-
BIENTAL SIMPLIFICADA (LAS) para o imóvel localizado na Rua 3, lote 16 quadra A do Loteamento Jardim Solare situado em Iguaba Grande - RJ. Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.
PROCESSO 7554/2022
ANDREY SALAZAR DA SILVA, CPF 112.933.787-12 torna público que REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 06/02/2023 a (LAS) LICENÇA
AMBIENTAL SIMPLIFICADA, localizado na Rua Oito, lote 25 quadra J Lot.
Jardim Solare situado em Iguaba Grande - RJ.
Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.
À esquerda Geovanni Zaror, Lara Velho, Aurora Siqueira, Pedro Paulo Gagemi, Marcelo Ayres e Alexandre Couto (Sesc) reito a descontos em hotéis, shows, aulas de esporte, academias, entre outros.
“Em breve Rio das Ostras terá a primeira unidade
híbrida Sesc-Senac. O Sindicomércio tem articulado diversas parcerias com o Município como o Sesc Verão, por exemplo. Começamos a
cadastrar os comerciários de Rio das Ostras e agora, se tudo der certo, com os servidores municipais”, disse Marcelo.
O ano de 2023 começou com a Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizando no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP); cirurgias de frenectomia, hérnia, cabeça e pescoço, plásticas, vesícula, mastologia e outras.
O município mantém o fluxo regular para procedimentos cirúrgicos eletivos desde que as filas foram zeradas no ano passado. Este ano já foram realizadas 22 cirurgias de hérnia.
Com a retomada das cirurgias eletivas em fevereiro de 2022, que até então não podiam ser realizadas devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, foram executados mais de 2000 procedimentos cirúrgicos em Búzios. Números superiores aos alcançados por hospitais públicos no restante do estado.
A porta de entrada para
EXPEDIENTE
as cirurgias eletivas é a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde, após avaliação clínica, o munícipe pode ser
Fundado em 26/02/91
O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
CNPJ nº 26.753.088/0001-06
Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559
Presidente: Aloisio Santiago Monteiro
Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000
Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189
Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360
E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com
Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787
encaminhado à policlínica para consulta com o especialista. Sendo constatada a necessidade do procedi-
Circulação
Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Norte e Noroeste Fluminense
Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
mento cirúrgico, com o pedido médico, o paciente agenda a data da cirurgia na sede da Secretaria de Saúde.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.
Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou com as vítimas dos terremotos que atingiram a região central da Turquia e o noroeste da Síria, na segunda-feira (06). Mais de 2,7 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas com os tremores, que derrubaram prédios e causaram mais destruição em cidades sírias já devastadas por anos de guerra.
“Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu Lula, nas redes sociais.
O terremoto de magnitude 7.8, que ocorreu no início da manhã, foi o pior a atingir a Turquia neste século. Também foi sentido no Chipre e no Líbano. Equipes de resgate que operam em um inverno rigoroso retiravam vítimas dos escombros em toda a região.
O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que 912 pessoas morreram, 5.383 ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram. Erdogan afirmou que não poderia prever quanto o número de mortos aumentaria à medida que os esforços de busca e resgate continuassem. Segundo Erdogan, 45 países se ofereceram para ajudar nos esforços de busca e resgate.
Na Síria, já devastada por mais de 11 anos de guerra civil, o Ministério da Saúde informou que mais de 326 pessoas morreram e 1.042 ficaram feridas. No noroeste controlado pelos rebeldes sírios, as equipes de resgate afirmaram que 147 pessoas morreram.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilômetros e relatou uma série de terremotos, um de magnitude 6.7. A região atravessa falhas sísmicas.
“A combinação de grande magnitude e profundidade rasa tornou esse terremoto extremamente destrutivo”, disse Mohammad Kashani, professor associado de engenharia estrutural e sísmica da Universidade de Southampton.
Foi o terremoto mais grave da Turquia desde 1999, quando um de magnitude semelhante devastou Izmit e a densamente povoada região oriental do Mar de Mármara, perto de Istambul, matando mais de 17 mil pessoas.
A reforma tributária é a grande prioridade do governo no Congresso este ano. Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), é possível aprovar um texto de reforma até o final deste ano. A negociação está sob comando do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os vice-líderes que dominam a área vão ajudar. “Começamos na segundafeira (06), a dialogar sobre o conteúdo dela e o que podemos fazer antecipadamente para termos uma reforma tributária robusta que dê conta dos problemas”, disse.
Haddad - que já declarou que o governo pretende votar a reforma tributária sobre o consumo no primeiro semestre deste ano e a reforma sobre a renda no segundo semestre - também deve participar de reuniões sobre o assunto na semana que vem. “Já vamos ter as primeiras conversas no início da semana com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a gente buscar a curto prazo, no máximo até abril, como o ministro quer, nós apresentarmos, o governo apresentar uma boa e consistente proposta de reforma tributária a partir das duas PECs que estão tramitando”, disse Guimarães .
Em mais um esforço no sentido de consolidar a base de apoio no parlamento, na quarta-feira (08) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá lideranças e presidentes de partidos que apoiam o governo, desta vez, para um café da manhã. Para dar mais agilidade à discussão, de acordo com Guimarães, a ideia é que a sugestão a ser apresentada pelo governo tome como base as duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema que já tramitam no Congresso.
Congresso
A importância da aprovação de uma reforma tributária e de um novo paradigma fiscal também foi destacada pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). “Não tenho dúvidas de que a simplificação do nosso sistema tributário terá efeitos positivos na arrecadação e na justiça social. O Brasil há muito clama por uma solução definitiva para esse desafio”, destacou. Além da reforma tributária, o presidente do Congresso e do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acrescentou que a saúde pública, o crescimento econômico e o desenvolvimento social deverão ser prioridade do Parlamento em 2023. Outro ponto destacado por Pa-
checo foi a necessidade de pacificação da sociedade a partir da atuação harmônica das instituições. Ele lembrou os ataques golpistas de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes e afirmou que as autoridades devem dirigir a sociedade para o caminho do respeito às divergências. “Neste momento, assumo meu comprometimento com o pacto democrático com as instituições, com o diálogo, com a cooperação. O Senado Federal e a Câmara dos Deputados não se omitirão em nenhum momento perante as ameaças ao processo democrático, às eleições livres e diretas e à integridade e à confiabilidade das urnas eletrônicas”, disse.
O presidente do Senado falou ainda da necessidade de investimentos em educação como arma contra a polarização política. “A educação é fator essencial para a propagação do respeito e da tolerância, para o desenvolvimento do espírito de cidadania, solidariedade e união”, defendeu. Na avaliação de Rodrigo Pacheco um “país dividido não cresce”. Nesse sentido ele defendeu o aprimoramento de ferramentas de transparência e combate às notícias falsas. “A tranquilidade política, a segurança jurídica e a estabilidade institucional são elementos indispensáveis à confiança externa no país e ao desenvolvimento nacional”, ressaltou.
Reprodução/Estadão
Estado após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial. O diretório catarinense do PDT, partido de Conrad, determinou um processo ético-disciplinar contra ele e a suspensão de suas atividades partidárias enquanto o processo estiver em tramitação.
Giovana Mondardo afirmou que irá registrar um B.O. pessoalmente e depois levará o conteúdo ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ao Ministério dos Direitos Humanos. A parlamentar também pedirá segurança pessoal ao Estado.
CASSAÇÃO
Maria Tereza Capra teve o mandato cassado na sexta, 3, por dez votos a favor e apenas um contra, o dela própria, sob alegação de quebra de decoro parlamentar. Segundo a acusação, a vereadora teria propagado notícias falsas e atribuído aos cidadãos de São Miguel do Oeste o crime de saudar o nazismo e de ser berço de uma célula neonazista.
No mesmo dia em que foi cassada por denunciar o que considerou um gesto nazista supostamente praticado por dezenas de bolsonaristas em frente à base do Exército de São Miguel do Oeste (SC), em novembro do ano passado, a vereadora Maria Tereza Capra (PT) foi ameaçada de morte em mensagem enviada por e-mail. O texto afirma que a cassação de seu mandato era só o primeiro passo, “Vou cassar sua vida”, diz a mensagem. Outras duas parlamentares de legislativos municipais do Estado também foram alvo de ataques de morte e de racismo pela internet.
Na mensagem enviada a Ana Lúcia Martins (PT), de Joinville, os principais insultos são racistas. A parlamentar é chamada de “macaca imunda” e o autor diz que ela deveria morrer porque é uma mulher negra e, em seu lugar, deveria assumir um homem branco. O mesmo e-mail contém xingamentos a Maria Tereza e também à vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), de Criciúma.
Ana Lúcia, que defendeu Maria Tereza em seu processo de cassação em publicações nas redes, registrou um boletim de ocorrência e uma manifestação no Ministério Público do Estado pedindo investigação do episódio e a identificação do autor. Não é a primeira vez que Ana Lúcia, a primeira mulher negra eleita para o Legis-
lativo da cidade, recebe ataques racistas e outras intimidações. Quando assumiu o mandato, a parlamentar afirmou ter recebido uma ameaça de morte e, de 2020 pra cá, outros ataques racistas. Neste caso, o autor foi identificado e a investigação ainda está em andamento. “São pessoas intolerantes, racistas, que não aceitam a presença de uma mulher negra na Câmara. E também é óbvio que há a questão de gênero. Homens negros não costumam ser atacados dessa forma”, disse Ana Lúcia. “Somos eleitas, temos o direito de exercer o nosso mandato. Não podemos ter a dignidade atacada por pessoas que nem conhecemos. Estamos sendo xingadas de macacas neste século. Nós estamos regredindo”, afirmou.
Assim como Ana Lúcia e Maria Tereza, a vereadora de Criciúma foi ameaçada na semana passada. Giovana Mondardo recebeu o mesmo e-mail enviado à parlamentar cassada na madrugada de sexta-feira, 3. Ainda mais violenta e ofensiva, a mensagem a cita como uma “prostituta”. Em seguida, o autor diz que vai matá-la, assim como Maria Tereza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Giovana condenou o gesto considerado nazista em São Miguel
do Oeste e o ato quase lhe custou o mandato, já que colegas da Câmara Municipal de Criciúma tentaram abrir, sem sucesso, um processo de cassação.
No texto há ainda a afirmação de que o gesto praticando pelos bolsonaristas em frente ao quartel não era nazista. “Não devia ter denunciado os patriotas por fazer a Saudação Romana diante do quartel Maria Tereza. São Miguel do Oeste não é uma cidade nazista, é uma cidade NACIONALSOCIALISTA”, escreveu, supostamente, o ex-presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste (SC) Vanirto Conrad (PDT), que nega a autoria. Seria ele também o autor dos ataques a Ana Lúcia. O termo nazismo nasce de uma abreviação da palavra nacional-socialismo.
Nos três casos, as mensagens foram enviadas pelo JitJat, um provedor de endereços eletrônicos que garante anonimato aos usuários e, assim, facilita autorias apócrifas. Conrad negou ter enviado os e-mails. “Sou uma pessoa de bem, nunca fui racista. Não sei nem mandar um e-mail”, afirmou, complementando que registraria também ele um boletim de ocorrência sobre o caso.
A Polícia Civil de Santa Catarina apontou Conrad como um dos possíveis líderes das manifestações antidemocráticas no
A defesa da parlamentar apontou para possível parcialidade do então presidente da Câmara, Vanirto Conrad (PDT), e de dois dos três membros da Comissão de Inquérito, Ravier Centenaro (PSD) e Carlos Roberto Agostini (MDB).
Durante a sessão, que durou mais de nove horas, o advogado de defesa, Sérgio Graziano, afirmou que o processo foi todo baseado em uma perseguição política. “Não há qualquer fato jurídico, político ou social que justifique a cassação. Em 31 anos do exercício da advocacia nunca vi tamanha injustiça”, afirmou. Ele lembrou ainda que não é comum que as pessoas ergam os braços durante a execução do Hino Nacional e que nem mesmo os membros das Forças Armadas têm esse ritual. Dois dias antes da cassação, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, recebeu a vereadora Maria Tereza Capra, tratada pela pasta como vítima de violência política. Ela será incluirá no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), para ter garantida sua “proteção e a dignidade da parlamentar”.
A página Judeus pela Democracia também se manifestou, após a cassação, declarando solidariedade à vereadora e dizendo que as ações da Câmara são motivo de vergonha para a cidade de São Miguel do Oeste.
Balanço foi organizado pela Secretaria de Acesso à Justiça e enviado à Polícia Federal para colaborar nas investigações
A Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Saju/MJSP) fez um balanço dos e-mails recebidos no endereço eletrônico denuncia@mj.gov.br, criado em 9 de janeiro passado, um dia após os atos antidemocráticos que vandalizaram os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). O estudo analisou 102.407 e-mails das mais de 107 mil mensagens recebidas e constatou que esses e-mails foram encaminhados por 27.457 denunciantes com 121.588 arquivos anexados e mais de 62 mil links presentes, com menção, inclusive, a vários nomes de pessoas que participaram das ações no dia.
O trabalho feito pela Secretaria foi o de organizar esses e-mails, inclusive em relação a temas, para que fossem encaminhados à Polícia Federal (PF). “Alguns dados chamaram a atenção, como a frequência com que alguns nomes apareceram, como a Ana Priscila, que era uma das lideranças dos atos terroristas e que, inclusive, foi presa pela PF. A gente viu aqui pelo menos em 450 e-mails o nome dela como alguém que estava mobilizando e chamando as pessoas para os atos terroristas”, explica o secretário Marivaldo Pereira.
De acordo com ele, as informações foram encaminhadas à Polícia Federal que vai usar os dados ao longo das investigações.
Outro nome que foi frequente nas denúncias foi o de Ramiro dos Caminhoneiros, uma das lideranças que também foi presa. “Ele apareceu em pelo menos 25 e-mails que apresentaram imagens, vídeos e links com mobilizações que essa liderança fez em relação aos atos terroristas. Outra que apareceu com muita frequência foi Fátima Tubarão, também presa pela Polícia Federal. Ela aparece citada por 56 denunciantes em 86 e-mails, com anexos e links, mostrando o papel dela na mobilização”, diz o titular da Saju. “Espero que esses dados contribuam com as investigações que já vêm sendo conduzidas pela Polícia Federal de modo muito eficiente”, afirma. No balanço também aparecem muitas denúncias de nomes de autoridades públicas que convocaram para os atos que atentaram contra as sedes dos Três Poderes. São exatas 7.003 mensagens com denúncias acerca de deputados, governadores, vereadores e prefeitos.
O volume de informações é grande, são mais de 100 gigas de dados. Segundo Marivaldo, o chamado ‘relatório bruto’ foi entregue para a Polícia Federal, mas a Secretaria ainda vai trabalhar para melhorar ainda mais a organização dos anexos e vídeos e seguir ajudando a investigação.
Pix
Um ponto importante percebido nos e-mails foram os Pix, ferramenta muito utiliza-
da para levantar recursos no financiamento dos atos, segundo as denúncias. Foram, pelo menos, 559 e-mails denunciando o uso de Pix.
E mais de 300 denunciantes mandaram mensagens relatando que os Pix, de alguma forma, estavam envolvidos com a mobilização.
“O mapeamento é interessante porque, por meio do Pix, é possível chegar a uma pessoa que provavelmente estava na organização dos atos”, acredita o secretário.
Outro aspecto interessante do estudo da Saju é relacionado às denúncias ligadas aos veículos que transportaram os participantes dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. São mais de 3.700 e-mails men-
cionando ônibus ou caravanas. Há, ainda, as menções a financiadores. Foram mais de 2.600 e-mails apontando possíveis financiadores, encaminhados por mais de 1.500 denunciantes.
Todo esse trabalho é baseado no e-mail colocado à disposição dos cidadãos para receber as denúncias. “A gente não investiga. Quem investiga é a Polícia Federal, que é muito eficiente nisso. Ela vai cruzar com outras bases de dados e fazer o trabalho de detalhamento das denúncias”, afirma o secretário Marivaldo.
Estado Democrático de Direito
“O que aconteceu no dia 8 de janeiro foi muito triste
As Secretarias de Segurança e Ordem Pública e do Ambiente e Urbanismo realizaram na sexta-feira (03) uma operação que contou com ações da Polícia Militar, por meio do PROEIS, da Guarda Civil Municipal de Armação dos Búzios, da Coordenadoria de Trânsito e Transporte (CTT) e da ROMU.
A ação teve o objetivo de coibir a circulação de motos barulhentas e veículos irregulares, além de combater o tráfico de drogas.
A Prefeitura de Armação dos Búzios está trabalhando para garantir cada vez mais segurança a todos os moradores da cidade e aos turistas. Ações como esta continuarão e serão intensificadas no período de carnaval.
No dia 01 de fevereiro, o Prefeito Alexandre Martins
esteve reunido com representantes das forças de segurança que atuam no muni-
cípio justamente para tratar da questão da segurança na cidade e deixou claro que a
meta é garantir uma cidade cada vez mais segura para todos.
Policiais civis da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ) deflagraram, na segunda-feira (06), a operação Ameaça Aérea. O objetivo é combater a fabricação e a venda de produtos ligados à soltura de balões, que representam um grande risco à segurança da aviação.
Os agentes cumpriram oito mandados de busca e apreensão em locais que seriam utilizados como uma fábrica clandestina de balões. Ao todo, cinco pessoas foram presas em fla -
grante. As investigações apontaram para oito locais que seriam utilizados para fabricar e vender balões nos bairros
de Campo Grande, Sulacap, Vila Valqueire, Taquara, Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Ramos, na Zona Norte. Os agentes apreenderam obje-
para todo mundo que tem apego à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito. A Secretaria de Acesso à Justiça é uma secretaria nova, que vem sendo construída e que tem como essência o Estado Democrático de Direito. Qualquer tentativa de ruptura institucional vai ter como vítimas as mulheres, a população negra, a população LGBTQIA+, os povos indígenas, enfim, a população historicamente excluída”, explica o titular a Saju. De acordo com o secretário é importante contribuir de alguma forma para reagir ao ataque que foi feito às instituições. “A Saju está envolvida e dedicada a ajudar outras ins -
tituições que estão empenhadas para esclarecer o que aconteceu no dia 8 de janeiro e para que aqueles que atentaram contra o Estado Democrático de Direito respondam nos termos da lei para que a gente nunca mais tinha de presenciar uma situação dessas. Qualquer tipo de avanço civilizatório institucional só é possível dentro da democracia” garante. A próxima fase do trabalho será a de identificar buscas mais relevantes; abrir anexos para identificar provas; organizar perfis denunciados para bloqueios; identificar CPFs, telefones, Pix e endereços; e transcrever conteúdos de áudio e vídeo.
Polícia Civil prende homem que matou marido da tia para receber dinheiro de seguro de vida
Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) prenderam, no domingo (05), um homem acusado de matar o marido da tia. Ele foi capturado em uma unidade de saúde em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde está internado sob custódia.
O crime aconteceu em outubro do ano passado, quando a vítima foi encontrada morta por espancamento dentro de casa, em Sepetiba. Além do detido, a tia dele já havia sido presa por envolvimento no caso. As investigações apontam que a motivação do crime teria sido o valor de um seguro de vida, que eles pretendiam receber.
Contra o autor, foi cumprido um mandado de prisão preventiva. Após a formalização dos procedimentos de praxe, ele ficará à disposição da Justiça.
tos relacionados aos crimes investigados e, ainda, diversos dispositivos eletrônicos e celulares, que poderão auxiliar na identificação dos autores.
A ação conta com o apoio operacional da Delegacia de Defraudações (DDEF), Delegacia de Proteção ao Meio-Ambiente (DPMA), Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) e da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD).
Policiais civis da 146ª DP (Guarús), com apoio de policiais militares, prenderam dois homens em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, no sábado (04). Eles foram capturados na Comunidade Canaã, em Campos dos Goytacazes, após ação integrada de inteligência. Segundo os agentes, com os autores foram encontrados entorpecentes, material para endolação, balanças de precisão, R$ 188 em espécie, rádios de comunicação e um coldre. Após as formalidades de praxe, eles foram encaminhados ao sistema prisional.
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar na segunda-feira (06) o patamar do juro básico da economia e a política monetária definida pelo Banco Central. Em cerimônia no Rio de Janeiro para marcar a posse do ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula afirmou que o Brasil tem uma “cultura” de juros altos que “não combina com a necessidade de crescimento” do país. Presidente disse que empresários precisam ‘aprender a reclamar’ do Banco Central, que ganhou autonomia em 2021. Atual presidente do BC, Campos Neto, tem mandato até dezembro de 2024.
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou o desbloqueio das contas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nas redes sociais. Os perfis da parlamentar em várias plataformas estavam desativados desde novembro do ano passado em razão de postagens que continham desinformação sobre o processo eleitoral e apologia à intervenção militar. A decisão de Moraes de reativação das contas é da última quarta-feira (1º). No despacho, o magistrado afirma que “houve a cessação de divulgação de conteúdos revestidos de ilicitude e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral”. Segundo Moraes, a deputada pode voltar a utilizar seus canais desde que atue dentro da legalidade.
RECEITA
Deus de misericórdia derramai sobre nós a graça santificante que nos permite contemplar sua face, e concedei-nos, pelos méritos de são Ricardo, o ânimo para evangelizar os mais sofredores. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Você está sofrendo? Supere sua dor com heroísmo, porque só os vencedores conseguirão o prêmio que se encontra à espera deles. Não se apresse, mas também não desanime. Supere sua dor com heroísmo, busque alegria, e viva com a sensação otimista daquele que sabe lutar sem desfalecimento. E verifique que sua vida se transformará num hino de ação de graças ao Pai Todo-Bondade.
Vestindo uma camiseta com os dizeres “Na violência contra a mulher, nós metemos sim a colher”, a governadora em exercício, Celina Leão, anunciou uma força tarefa do Governo do Distrito Federal (GDF) para prevenção do feminicídio. O anúncio aconteceu durante a participação da chefe interina do Executivo na cerimônia de assinatura do decreto de nomeação de novos servidores da Secretaria de Saúde do DF, na manhã desta segunda-feira (06).
Na segunda feira (06), o Procon-RJ aplicou multa de R$ 4.511.783,11 à empresa de telefonia TIM por telemarketing ativo abusivo. A empresa descumpriu o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Estadual nº 4.896/06, ao promover ligações de telemarketing ativo fora dos horários permitidos, e mesmo após o consumidor cadastrar seu número telefônico em lista de privacidade. Para coibir essa prática abusiva, e garantir o cumprimento da Lei Estadual nº 4.896/06, o Procon-RJ ingressou com Ação Civil Pública, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Ingredientes:
1 pedaço de salmão de 800g
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de gengibre picado
Sal e noz-moscada ralada a gosto
4 colheres (sopa) de manteiga
Refogado:
2 colheres (sopa) de manteiga
2 talos de alho-poró fatiados
Sal a gosto
1 xícara (chá) de cream cheese
Jair Rodrigues Oliveira foi um dos grandes intérpretes da música popular brasileira.
O cantor nasceu em Igarapava (São Paulo) no dia 6 de fevereiro de 1939.
Origem
Quando ainda era criança, no interior de São Paulo, Jair cantava músicas religiosas na igreja que frequentava e o hino nacional na escola. Aos 14 anos se modou com a família para São Carlos.
Nascido no berço de uma família humilde, para conseguir sobreviver antes de se dedicar integramente à música, o artista trabalhou como pedreiro, alfaiate, mecânico e engraxate.
Jair se inscreveu com a irmã num concurso de calouros da Rádio São Carlos e venceu a competição - foi nesse momento que a sua carreira recebeu o pontapé inicial.
Carreira musical
Durante os anos 50, Jair
Modo de preparo:
Corte o filé de salmão em 4 partes iguais e tempere com o alho, o gengibre, sal e noz-moscada Aqueça uma frigideira com a manteiga, em fogo médio, e então grelhe os pedaços de salmão até dourar
Transfira para uma travessa e reserve
Enquanto isso, para o refogado, aqueça uma panela com a manteiga e refogue o alho-poró temperado com sal até murchar Desligue o fogo e misture com o cream cheese Espalhe sobre os filés e sirva em seguida.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou na segunda-feira (06) que estima a saída de 80% dos garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami até o fim da semana, antes da chegada das forças de segurança enviadas à região. Dino anunciou que 500 agentes da Polícia Federal (PF), da Força Nacional e das Forças Armadas irão atuar nas ações de combate ao garimpo.
começou a cantar canções populares em São Carlos tendo começado a carreira como crooner. No final dos anos 50 se mudou para Osasco e começou a cantar em barzinhos e casas noturnas.
Jair obteve o primeiro lugar depois de participar de um concurso musical no Programa de Cláudio de Luna, da Rádio Cultura.
Em 1962 gravou o seu primeiro trabalho com duas músicas que o ajudaram a projetar nacionalmente (Brasil sensacional e Marechal da vitória).
No ano a seguir, recebeu o prêmio Roquette Pinto de melhor cantor de samba.
Fez parte de uma série de programas de calouros e ganhou fama ao lado de Elis Regina depois de terem feito um programa de televisão juntos e terem lançado os discos Dois na Bossa três anos seguidos (1965, 1966 e 1967).
Em 1966 participou do Festival de Música Popular Brasileira com a música Disparada (ao lado de Geraldo Vandré e Théo Barros), que ficou em primeiro lugar junto com A Banda (de Chico Buarque).
Outra canção que lhe rendeu fama foi Deixa isso pra lá.
Músicas interpretadas por Jair Rodrigues
Algumas das músicas que ficaram eternizadas na voz de Jair Rodrigues
foram:
• Disparada
• Tristeza
• Deixa isso pra lá
• Majestade, o sabiá
• Boi da cara preta
• O cravo e a rosa
• Orgulho de um sambista
• O menino da porteira
• Depois do carnaval
• Triste madrugada
Relembre dois grandes sucessos de Jair Rodrigues: Jair Rodrigues - Programa Ensaio - “Deixa Isso Pra
Vida
Jair
dois filhos, os também cantores Luciana Mello e Jair Oliveira.
Morte
Jair Rodrigues faleceu
aos 75 anos, no dia 8 de maio de 2014, em casa (em Cotia, São Paulo). O cantor foi vítima de um infarto agudo do miocárdio.
Renato Alves/Agência Brasília Divulgação
Aracaju já se encontrava estabilizada nos anos 70. Cidade de porte médio, sem problemas de segurança nem infra-estrutura, boa densidade demográfica, belas praias e um povo simpático e de bem com a vida. Alguns turistas acidentais começavam a aparecer, muitos desembarcavam na cidade por curiosidade e acabavam ficando - há vários casos de estrangeiros morando em Aracaju após uma paixão arrebatadora pela cidade. O turismo não era explorado profissionalmente e somente em 1977 é criada a EMSETUR - Empresa Sergipana de Turismo. Até o início dos anos 80 pouca coisa havia sido feita em prol do desenvolvimento do turismo sergipano, mas uma grande guinada estava para acontecer.
O governo despertou para a grande indústria e as obras de infra-estrutura turística começaram a ser realizadas. Aracaju recebeu hotéis de nível e teve sua Orla na praia de Atalaia construída, hoje, o mais importante cartão-postal da cidade; rodovias foram implantadas para facilitar o acesso ás praias dos litorais sul e norte; outros equipamentos turísticos foram instalados e um grande trabalho de catalogação das potencialidades foi feito, aliado á divulgação nos principais veículos do pais.
Após todo este trabalho, Aracaju vai se consolidando como destino turístico - cidade caprichosa, vaidosa e acima de tudo, ousada. Banhada pelo oceano atlântico e cortada pelos rios Sergipe, Poxim e Vaza Barris, Aracaju se tornou a capital do estado em 17 de março de 1855. Seu nome é de origem tupi: ará (arara ou papagaio) + acayú (caju), significando Cajueiro dos Papagaios. Foi alçada à sede administrativa de Sergipe pelo presidente da Província, Inácio Joaquim Barbosa, e foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, com traçado de quarteirões quadráticos e simétricos lembrando um tabuleiro de xadrez, o conhecido quadrado de Pirro, em alusão ao engenheiro que projetou a cidade, Sebastião José Basílio Pirro. Possui excelente infraestrutura viária, de saneamento e de serviços; moderno sistema de transporte, cobrindo toda a cidade por meio de terminais de integração; e uma rede de atenção primária à saúde com 45 Unidades Básicas de Saúde, atendendo todos os bairros da cidade; 2 Unidades de Pronto Atendimento 24h, uma na zona norte (UPA Nestor Piva) e outra na zona sul (UPA Fernando Franco);
2 Centros de Especialidades, além de unidades de vigilância sanitária e epidemiológica.
Uma cidade com uma administração atenta às demandas dos seus cidadãos, limpa, organizada, com povo acolhedor e diversos atrativos culturais, arquitetônicos e gastronômicos.
Um dos destaques de Aracaju é sua exuberante faixa litorânea, oferecendo vários cartões postais ao longo dos seus quase 35 km de orla com uma qualificada rede de hotéis, bares e restaurantes, com sabores e gostos para todos os tipos de paladar.
Outro cartão postal é a Colina de Santo Antônio, onde nasceu a cidade. Localizada na zona norte, é uma das partes mais altas de Aracaju e onde se concentram os complexos de rádio e televisão de redes nacionais como a Globo e Record e a Igreja do Santo Antônio, o santo casamenteiro que oferece ao visitante uma vista extraordinária da cidade, do estuário do Rio Sergipe e da Ilha de Santa Luzia.
Uma cidade mágica, cheia de encantos.
De tirar o fôlego de quem a vê pela primeira vez e um orgulho para seus moradores.
Assim é Aracaju, a pequena notável, a Capital da Qualidade de Vida!
Cultura
As manifestações culturais de Aracaju transitam pela diversidade de ritmos, sons, cores e fé. Da famosa Caixa D’Água, localizada no Bairro Getúlio Vargas à Rua São João, a expressividade cultural dos Aracajuanos é contínua e envolvente. A presença do migrante negro compõe o cenário da Maloca onde as tradições afro-brasileiras ainda são mantidas pelos descendentes. Naquele cenário, com uma dinâmica cultural enriquecida de originalidade, a arte encontrou um porto de produção, onde há registros populares do folguedo que fora vivido em figuras como Mestre Euclides e Dona Melina; O
Quilombo e Criliber que são mantidos até aos dias de hoje, e tantas outras expressões que atravessam gerações. Os grupos folclóricos da Capital se destacam na história do Guerreiro que foi preservado durante anos pelo saudoso Mestre Euclides, nas festas de candomblé promovido pelos terreiros espalhados nos bairros, sem contar os emboladores, poetas populares e cantadores que fazem do Mercado, localizado no Centro da Capital, um cenário para mostrar suas obras.
A festa da Padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, comemorado no dia 08 de Dezembro transforma a Cidade num sincretismo religioso envolvente, onde a Orla de Atalaia se transforma num solo democrático de fé, tradição e festa, lembrando que um dos pontos altos do dia, acontece nas escadarias da Catedral Metropolitana de Aracaju, na realização da famosa lavagem, onde Oxum é consagrada, de acordo com a tradição africana mantidos por religiões como o candomblé e a umbanda.
Aracaju é uma terra que, de fato, surpreende com a alegria que contagia o seu povo. Vale destacar um dos mais belos espetáculos culturais realizados por sua gente, e que acontece nos meses de Maio e Junho, onde as quadrilhas juninas levantam a poeira nos ensaios, preparam figurinos e cenários cada vez mais criativos, e desenvolvem coreografias que já consagraram diversas delas, entre as campeãs do Nordeste.
E para surpreender ainda mais, tornando o mês de junho como um dos mais belos do ano no contexto cultural, o Forrocaju se transforma em um dos principais cenários do Brasil, recebendo as mais destacadas referências do forró destacando a presença de uma expressiva composição de forrozeiros sergipanos, reunindo mais de 100.000 pessoas por noite.
Aracaju é, portanto, um solo permanente onde a cultura popular tem espaço livre e independente para se desenvolver e se fortalecer, enquanto tradição.
O que fazer em Aracaju Em dois ou três dias, você consegue ver o básico de Aracaju, mas vale a pena investir em uma viagem por Sergipe de carro para fazer o roteiro completo pelas principais cidades do interior.
ORLA DE ATALAIA
Comece o seu dia com uma caminhada preguiçosa pelo calçadão da praia mais famosa de Aracaju.
Aproveite para dar um mergulho nas águas mornas que banham a cidade e para saborear uma refrescante água de coco avistando as plataformas de petróleo que se multiplicam no horizonte.
Considerado um dos calçadões mais bonitos do país, tem boa infraestrutura para a prática de esportes ao ar livre.
PRAIA DE ARUANA
Essa praia fica logo depois da Praia de Atalaia, a mais famosa de Aracaju. Ela tem uma boa estrutura, com muitas barracas e o mar não é agitado, bom para quem viaja com crianças. Como é característico em Aracaju, a faixa de areia é extensa e o mar fica longe, por isso é bom ir com tempo para aproveitar o sol, o mar e as barracas.
PASSARELA DO CARANGUEJO
Esta área concentra muitos bares, restaurantes e é um bom lugar para experimentar o típico caranguejo sergipano. Turistas e moradores da cidade adoram essa área e, por isso, ela está sempre movimentada. Então, agora você já sabe onde vai ser o seu “sextou!”.
PRAÇA DOS LAGOS Se você procura um lugar tranquilo, perto do mar e com bastante verde, corra para esse lugar.
O azul do céu reflete nas águas calmas dos lagos onde nadam imensas carpas e dezenas de patos.
Aproveite para sentar-se em um dos bancos e relaxar por alguns instantes.
MARGENS DO RIO SERGIPE
Aracaju tem mais de 50 quilômetros de ciclovias e nessa área nobre da cidade você pode aproveitar para apreciar a vista pedalando.
ORLA PÔR DO SOL Outro programa imperdível para fazer em Aracaju é terminar o dia na Orla Pôr do Sol.
Um imenso deque de frente para o manguezal nos dá uma visão fantástica do que costumo
chamar de melhor momento do dia – o pôr do sol.
CROA DO GORÉ Do pier da Orla Pôr do Sol, partem os barcos que fazem o passeio para a Croa do Goré
A Croa é uma ilhota que se formou no delta do rio Vaza Barris, um dos lugares imperdíveis de Ara-
caju: a paisagem é linda, a água é quentinha e há barracas que vendem bebidas e petiscos.
Dá para passar uma tarde aqui, mas não se esqueça de consultar a tábua de maré antes.
ILHA DOS NAMORADOS
Essa pequena ilha também fica entre o rio Vaza Barris e o oceano
Atlântico, e aparece independentemente da maré.
Como o nome diz, é um ótimo lugar para declarações românticas e para impressionar o seu amor.
Dizem que dá certo.
OCEANÁRIO
Uma breve visita aos aquários do Projeto Tamar, na Orla de Ata-
laia, também é boa ideia – principalmente se você tiver com crianças.
É uma ótima oportunidade de aprender mais sobre tartarugas marinhas, tubarões e tantas outras espécies da costa sergipana e do Rio São Francisco.
CENTRO DE ARTE E CULTURA
Nesse imenso galpão, os artesãos cadastrados pela prefeitura expõem e comercializam os seus trabalhos.
Bem organizado, limpo e com ótimo atendimento, o Centro de Arte e Cultura é parada obrigatório para quem quer levar uma boa lembrança de Sergipe.
As peças em argila e a Renda Irlandesa são os grandes destaques.
O galpão funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos e feriados, das 15h às 21h.
MUSEU DA GENTE SERGIPANA
O Museu da Gente Sergipana funciona em um prédio às margens do Rio Sergipe e é o primeiro museu multimídia das Regiões Norte e Nordeste, no mesmo padrão do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Em cada uma das salas, há um educador que conta os detalhes da região, mas é a tecnologia nos ajuda a entender um pouco mais da rica cultura sergipana.
Os meus destaques vão para a culinária, o patrimônio histórico e os costumes, mas o Museu tem muito mais.
O museu ainda tem um café que funciona de terça a domingo, das 10h ás 20h.
As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 10h às 16h e aos domingos e feriados, das 10h às 15h. A entrada é gratuita.
MERCADO PÚBLICO Embora não pareça muito atraente quando visto de fora, o Mercado Municipal Thales Ferraz é um bom passeio, especialmente se você gosta de mergulhar na cultura local.
São centenas de barraquinhas onde são comercializados de tudo: cereais, frutas, verduras, queijos, doces, condimentos, artesanato, roupas e muito mais.
O Mercado abre de segunda a sábado, das 8h às 18h e aos domingos, das 8h às 11h30.
PALÁCIO MUSEU OLÍMPIO CAMPOS
Essa grandiosa construção se destaca por sua imponência e beleza arquitetônica.
Antiga sede do governo, hoje abriga um centro de memória que conta a trajetória desenvolvimentista do Estado, destacando os principais fatos históricos de Sergipe e do povo sergipano.
O Palácio abre para visitas de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Fecha nos feriados.
NA
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é muito bonita e cheia de detalhes.
Para chegar à catedral, você vai cruzar duas praças onde funciona uma feirinha com barracas que comercializam artesanato local.
Aproveite para comprar, a preços mais justos, peças em renda, por exemplo.
RUA DOS TURISTAS
Na quadra lateral à Catedral, você encontra o Centro de Artesanato e Culinária.
Cruzando os seus corredores você vai chegar à Rua dos Turista, que nada mais é do que um centro gastronômico e de artesanato.
Você também pode entrar pela Rua Nossa Senhora das Laranjeiras.
A Rua dos Turistas funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.
Se você gosta de história, eu sugiro ler “Cemitério dos náufragos: a triste memória da Segunda Guerra em Sergipe“.