2562 - TRIBUNA - Sábado a Segunda-feira - 07 a 09.01.2023

Page 1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na sexta-feira (06) que o governo tem uma tarefa “árdua”, mas “nobre”, pregou boa relação com o Congresso e união para acabar com as “brigas familiares”. Ele também cobrou respeito ao meio ambiente, às leis e à Constituição. Lula deu as declarações durante pronunciamento na abertura da primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato como presidente. Pág.3

Edição 2562 R$ ,001 Rio de Janeiro, Sábado a Segunda-feira, 07 a 09 de Janeiro de 2023 Editor: Aloísio Santiago Monteiro Fundado em 26 de fevereiro de 1991 @tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br Tribuna dos Municípios ANO XXX Divulgação Chayeni Fiorelli Divulgação/PMAB Wilton Junior Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!”
defende a valorização da pesca artesanal como gerador de emprego e renda Jader Filho: prioridade será resgatar o Minha Casa Minha Vida Pág.3 Pág.3 Cláudio Castro implementa Tarifa Social ferroviária Para manter o valor da passagem dos trens em R$ 5 durante o ano de 2023, o governador do Rio de Janeiro vai implementar, via decreto, a Tarifa Social ferroviária, ainda em janeiro. Pág. 3 As praias estão inscritas na fase piloto do Programa Bandeira Azul, temporada 23/24. Pág. 2 A Secretaria de Fazenda de Rio das Ostras já emitiu as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que estão sendo entregues nos endereços dos contribuintes. Pág. 6 De 20 a 29 de Janeiro de 2023 em Cunha, de sexta a domingo - Pág. 6
André de Paula

Azeda e Azedinha recebem ações ambientais para conquistar o selo internacional do Programa Bandeira Azul 23/24

As secretarias do Ambiente e Urbanismo e Serviços Públicos realizaram na quinta-feira (05) ações ambientais nas praias Azeda e Azedinha em cumprimento aos 34 critérios necessários do Programa Bandeira Azul. As praias estão inscritas na fase piloto do Programa Bandeira Azul, temporada 23/24.

A fase piloto compreende um período de mudanças e adequações aos critérios do programa. As ações ambientais que as equipes das secretarias estão realizando no local, são: novas lixeiras, coleta diária do lixo e amostras de água para exames de laboratórios.

Além das ações ambientais no local, a equipe da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, também está promovendo conversas sobre educação ambiental entre os quiosqueiros da praia.

As secretarias de Serviços Públicos e Obras, Saneamento e Drenagem têm disponibilizado os apoios necessários para o cumprimento dos 34 critérios exigidos pelo Programa Bandeira Azul para a temporada 23/24.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Búzios tem nova diretoria

sidente a Srª. Elenice Martinet.

Na ocasião, a secretária Joice Costa desejou uma excelente gestão à nova presidente e vice-presidente da APAE-Búzios na condução dos trabalhos em prol da otimização das atividades realizadas pela Associação.

Também estiveram presentes na cerimônia os secretários de Saúde Leônidas Heringer, e de Serviços Públicos Marcus Vallerius, a coordenadora de Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Estadual, Elisandra Panchamé e representantes da sociedade civil.

Prefeitura abre processo seletivo para contração de profissionais para Secretaria do Ambiente e Urbanismo

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo abrirá na segunda-feira (09) o processo seletivo para contratação de profissionais com formação técnica em Arquitetura, Biologia e Engenharia Civil, objetivando o preenchimento adequado do seu quadro de funcionários. As inscrições estendem-se até dia 13 de janeiro.

Em função da crescente demanda de novos pedidos de construção e da recente aprovação da Lei de Mais Valia, considerou-se importante viabilizar uma adequada estrutura de funcionários que possam atender a demanda proveniente dos cidadãos.

A documentação necessária para realização da inscrição está no link: https://www.buzios.aexecutivo.com.br/processoseletivo.php?grup=91

Projetos levam música ao Centro neste fim de semana

A segunda edição do Projeto “Pôr do Som”, idealizado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura para movimentar o fim de tarde em vários pontos da Cidade, acontece no sábado (07), na Praia do Centro, a partir das 17h. No domingo (08), também às 17h, na Praça São Pedro, o já tradicional Projeto “Choro da Maria”, outra iniciativa da Fundação de Cultura, faz sua primeira edição de 2023 homenageando o compositor Waldir Azevedo e participação do flautista Alexandre Bittencourt como convidado.

Formado por alunos e ex-alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, os músicos que irão participar desta edição do “Pôr do Som” são: Cassio Acioli (percussão), Luiz Felipe (sax), Flavio Catarinozi (flauta transversa) e Eduardo Durães (sax). No repertório estão clássicos da MPB, passeando também pela Bossa Nova e pelo Jazz

A edição de estreia agradou ao público que estava curtindo a praia ou passeando pela orla. A moradora do Bosque, Cristina Peixoto, ficou encantada com a novidade. “Aproveitei o fim de tarde para caminhar na orla e contemplar o mar no primeiro dia do ano e me surpreendi com o show desses meninos talentosos. Muito boa essa iniciativa. Parabéns aos idealizadores”, elogiou.

O projeto é uma forma de abrir o mercado para os artistas locais, valorizar os talentos do Município, descentralizar as ações culturais e promover entretenimento para moradores e visitantes de Rio das Ostras.

CHORO DE MARIA – O Projeto “Choro da Maria” é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês, com o objetivo de valorizar um dos mais tradicionais ritmos brasileiros, o Chorinho, e prestigiar músicos da Região. A roda deste domingo terá como banda base Grupo Desata Nó, formado por André Bellieny (violão 7 cordas), Márcio Moraes (cavaquinho), Luiz Felipe Oliveira (flauta e sax) e Anderson Santos (percussão). Em caso de mau tempo, o evento pode ser adiado para uma nova data, que será amplamente divulgada nas redes sociais da Fundação de Cultura.

Apesar da produção do evento disponibilizar cadeiras para o público, as pessoas podem trazer a sua própria cadeira de praia ou sua esteira para curtir o show da melhor forma possível, tendo em vista que o público, a cada edição, tem aumentado muito.

CONVIDADO – O músico Alexandre Bittencourt é Bacharel em Música pela UniRio, iniciou o estudo da flauta transversal e saxofone aos quinze anos. Conta atualmente com mais de trinta anos de carreira como musico profissional. Tanto na música popular como erudita, tem trabalhado com vários grupos e em diferentes vertentes: tocou 10 anos com o grupo Casuarina e com a cantora Teresa Cristina. Atualmente se apresenta com os grupos GoEast Orkestar, Fanfarrada e o Sexteto Sucupira.

Fora do Brasil já tocou em concertos e festivais em Droux (França), Saint Pierre D’Oriac (França), Vic Fez’n Sac (França), Amsterdan (Holanda), San Juan (Porto Rico), Guca (Servia), Mercedes (Uruguay) e La Paz (Bolívia).

São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Sábado a Segunda-feira, 07 a 09 de Janeiro de 2023 O Franco Grafica e Editora Ltda - ME CNPJ nº 26.753.088/0001-06 Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559 Presidente: Aloisio Santiago Monteiro Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000 Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189 Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360 E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787 Circulação Fundado em 26/02/91 Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de
Janeiro (Alerj).
Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã;
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim. Médio Paraíba
EXPEDIENTE
Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty. Divulgação/PMAB Divulgação A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)) de Armação dos Búzios realizou na segunda-feira (03) a solenidade de posse da nova gestão. Foram empossadas como presidente a Drª Marta Carvalho e como vice-pre -

‘Não somos governo de pensamento único’, diz Lula em reunião ministerial

O presidente Luiz

Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na sexta-feira (06) que o governo tem uma tarefa “árdua”, mas “nobre”, pregou boa relação com o Congresso e união para acabar com as “brigas familiares”. Ele também cobrou respeito ao meio ambiente, às leis e à Constituição.

Lula deu as declarações durante pronunciamento na abertura da primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato como presidente.

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, todos os 37 ministros participam da reunião. O encontro, que começou pela manhã, deve avançar pela tarde.

No discurso, Lula disse que:

• O governo terá uma tarefa “árdua”

• A relação com o Congresso será “a mais importante” que já teve como presidente

• Não é Arthur Lira que “precisa” do governo, mas o governo que precisa do Legislativo

• Produtores rurais que desrespeitarem o meio ambiente serão responsabilizados

• Não vale ‘cidadão bandido’ achar que pode desrespeitar a Constituição

• Não deixará ministros ‘no meio da estrada’, mas quem fizer algo ‘errado’ será convidado a deixar o governo

‘Entregar o país melhor’

“Nossa tarefa é uma tarefa árdua, mas é uma tarefa nobre. A gente vai ter que entre-

Governo ‘precisa da boa vontade’ de Lira Durante o discurso, Lula destacou a importância de um bom relacionamento com o Legislativo.

Disse ter orgulho de ter montado uma equipe de políticos e que não adianta ter um governo composto por técnicos gabaritados, mas não conseguir votos no Congresso.

“É preciso que a gente saiba que é o Congresso que nos ajuda. Nós não mandamos no Congresso, nós dependemos do Congresso e, por isso cada ministro tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado, cada deputada, cada senador, cada senadora que o buscar”, afirmou.

Em outro momento, Lula foi mais específico e citou os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e

Cláudio Castro implementa Tarifa Social ferroviária

Para manter o valor da passagem dos trens em R$ 5 durante o ano de 2023, o governador do Rio de Janeiro vai implementar, via decreto, a Tarifa Social ferroviária, ainda em janeiro. A medida valerá para todos os passageiros habilitados no Bilhete Único Intermunicipal, a exemplo do que já ocorre no transporte aquaviário.

Assim, o governo do estado vai subsidiar a diferença de R$ 2,40 para que o valor da passagem permaneça em R$ 5, uma vez que a Agetransp homologou, em 20 de dezembro de 2022, a revisão para R$ 7,40.

- A maior parte dos usuários dos trens não tem condições financeiras de arcar com o reajuste, mesmo que previsto anualmente. O governo do estado honra os contratos, mas também zela pela população e, por isso, vou implementar a Tarifa Social como proteção social aos que mais precisam do transporte público – concluiu Cláudio Castro.

A implementação da Tarifa Social já estava prevista no Regime de Recuperação Fiscal e na Lei Orçamentária de 2022, como política pública de redução do impacto do aumento tarifário à população. O reajuste passará a valer a partir de fevereiro.

da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

“Não tem veto ideológico para conversar e não tem assunto proibido em se tratando de coisas boas para o povo brasileiro. Então, eu quero que vocês saibam que vocês contem comigo porque eu tenho consciência que não é o Lira que precisa de mim, é o governo que precisa da boa vontade da presidência da Câmara. Não é o Pacheco que precisa de mim, é governo que precisa de um bom relacionamento com o Senado. E assim nós vamos governar esses quatro anos”, afirmou.

Posse presidencial

O presidente também exaltou os eventos da posse presidencial do último domingo (1º).

“A nossa posse mostrou que é possível a gente fazer esse país voltar a sorrir. É possível fazer essas pessoas voltarem a sonhar e a nossa obrigação é de

transformar esse sonho em realidade. Esse é o compromisso de cada companheiro e de cada companheira que assumiu esse ministério”, disse.

“As pessoas pareciam que estavam se encontrando consigo mesmo. É preciso acabar com essas brigas familiares”, completou.

Respeito ao meio ambiente

Em outro trecho, o presidente citou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e disse que “empresários de verdade” do agronegócio sabem a “necessidade da produção sem precisar ofender ou adentrar a Floresta Amazônica ou qualquer bioma”.

Segundo Lula, esses produtores serão “muito respeitados pelo governo”, mas os que agirem fora da lei serão responsabilizados.

“Aqueles que quiserem teimar e continuar desrespeitando

a lei, invadindo o que não pode ser invadido, usando agrotóxico que não pode ser usado, esse a força da lei imperará sobre eles e nós vamos exigir que a lei seja cumprida. Porque, neste país tudo vale, a única coisa que não vale é o cidadão bandido achar que pode desrespeitar a boa vontade da sociedade brasileira, a nossa Constituição e a nossa legislação”, disse.

Lula diz que não deixará ministros ‘no meio da estrada’

Sem mencionar nenhum ministro especificamente, Lula afirmou que não deixará nenhum dos titulares das pastas “no meio da estrada” ao longo do governo.

Ele disse respeitar as indicações políticas que levaram os ministros ao governo.

“Estejam certos que eu estarei apoiando cada um de vocês nos

momentos bons e nos momentos ruins. Não deixarei nenhum de vocês no meio da estrada, não deixarei nenhum de vocês. Vocês foram chamados porque têm competência, vocês foram chamados porque foram indicados pelas organizações políticas que vocês pertencem, e eu respeito muito isso”, afirmou.

Lula acrescentou que tratará os subordinados como filhos, apoiando mas exigindo “muito trabalho”.

Reportagens divulgadas nesta semana apontam uma suposta relação da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), com um ex-militar apontado como integrante de milícia com atuação na cidade de Belford Roxo (RJ).

A cidade na Baixada Fluminense é governada pelo marido da ministra, Waguinho (União Brasil). Em imagens da campanha eleitoral de 2018, Daniela aparece ao lado do homem, que já foi condenado por homicídio.

Coordenação dos ministérios

A audiência com os ministros, segundo o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tem o objetivo de “dar a partida” à nova gestão petista.

Entre os temas que serão discutidos, estão a coordenação do governo, a situação das obras de cada ministério e as ações a serem tomadas, além da relação com estados e municípios.

André de Paula defende a valorização da pesca artesanal como gerador de emprego e renda

O novo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, defende a retomada de serviços como a emissão de licenças para embarcações pesqueiras e a carteira profissional para pescador. “A ineficiência nessas ações levou prejuízos econômicos e excluiu pescadores e pescadoras artesanais do acesso às políticas públicas”, disse, durante discurso de transmissão de cargo, realizado na terça-feira (03), em Brasília (DF).

Segundo ele, o novo ministério sinaliza o apoio ao desenvolvimento mais amplo da pesca artesanal, da aquicultura e da pesca industrial, cujo equilíbrio entre a produção de alimentos saudáveis, a geração de renda e trabalho, participação e justiça socioambiental devem caminhar juntos. “É preciso compreender o papel do estado como indutor do desenvolvimento dos setores econômicos, mas em sintonia com a inclusão das comunidades tradicionalmente excluídas. Defendemos a sustentabilidade como vetor das políticas públicas com participação social e o exercício pleno da cidadania”, afirmou.

Pesca e Aquicultura até ano passado era uma secretaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mas, anteriormente, no segundo governo do presidente Lula, foi criado com status ministerial.

Participaram da cerimônia de transmissão de cargo, os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Turismo, Daniela Carnei-

ro; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos e o ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolin, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres e o líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antônio Britto, entre outras autoridades e representantes do setor produtivo.

Responsabilidade

André de Paula disse que que é “uma responsabilidade é muito grande” a missão que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Garanto que farei de tudo que estiver ao meu alcance para estar à altura dessa responsabilidade”.

Em sua opinião, a recriação do Ministério de Pesca e Aquicultura expressa um decisivo momento para o Brasil e um gesto valioso do governo Lula que guarda consonância com as demandas históricas e populares da sociedade. Representa uma relação direta com o resgaste da cidadania, da defesa da biodiversidade, do combate à forme, da valorização do protagonismo das mulheres, do respeito ao modo de vida tradicional, singular e sobretudo do resgaste das comunidades pesqueiras artesanais, um contingente de mais de 1 milhão de pessoas. Tem relação, ressaltou, sobretudo com o enorme potencial econômico do Brasil nessa atividade.

O país, segundo ele, reúne condições para se projetar no cenário mundial como protagonista de uma aquicultura praticada com sustentabilidade social e ambiental. Dono da maior reserva de água doce do mundo, de uma extensa costa, de um clima favorável, de espécies nobres,

entre outros atributos, o país tem condições para avançar na produção aquícola, gerando renda e emprego em todo o território nacional.

O estímulo aos aquicultores familiares também constituirá uma das estratégias de combate à fome, que deverá ser apresentada ao presidente Lula para melhorar a oferta de alimentos saudáveis e gerar renda para as comunidades. O segmento industrial da pesca, importante pela relevância econômica, também terá espaço relevante no ministério.

Imagem no exterior

Melhorar a imagem do Brasil no exterior e estimular fortemente a abertura dos mercados, especialmente o europeu também será outra frente de trabalho a ser desenvolvida na nova gestão.

Na agenda internacional, além de reforçar o papel nos tratados e acordos sobre pesca, o ministro disse que estará atento a oportunidades de captação de recursos junto a diversos fundos internacionais. Um movimento, segundo ele, motivado não somente pela necessidade de recomposição orçamentária, mas também como sinalização do compromisso brasileiro com a agenda ambiental e climática do mundo.

Ao finalizar o discurso, o ministro disse que a pasta está conectada com as agendas do governo Lula como combate à fome, o respeito à natureza e o avanço da produção e do desenvolvimento da atividade econômica com sustentabilidade ambiental. “O novo ministério compreende o chamamento histórico

desse importante setor e o resgate das políticas públicas voltado às necessidades reais da sociedade brasileira”, afirmou.

Currículo

Nascido em Recife (PE), o deputado federal André de Paula (PSD-PE), 61 anos, é formado em direito Universidade Federal de Pernambuco. Foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 1998 tendo sido reeleito outras cinco vezes para o cargo. Foi secretário de Produção Rural e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco e Secretário de Estado das Cidades do Estado de Pernambuco. Também presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

Tribuna dos Municípios 3 - Política Sábado a Segunda-feira, 07 a 09 de Janeiro de 2023
Reprodução CNN José Cruz/Agência Brasil Divulgação
Fonte: G1
gar esse país melhor”, disse Lula.

Jader Filho: prioridade será resgatar o Minha Casa Minha Vida

Ministro também afirmou que vai levar investimentos de acordo com a realidade de cada região do país e que incentivará a participação da iniciativa privada no saneamento

Resgatar o programa Minha Casa Minha Vida será uma das prioridades do Ministério das Cidades, disse, na terça-feira (03), Jader Barbalho Filho durante cerimônia de transmissão de cargo, em Brasília (DF).

“Um programa tão importante, mas que foi descontinuado. Todo gestor quer deixar a sua marca de alguma forma. A minha será a das reconquistas na área social. Nela, o destaque mais que especial fica para o Minha Casa Minha Vida”, afirmou. “O déficit habitacional se tornou ainda mais crítico após a pandemia. O desmonte do Minha Casa Minha Vida sobre os mais carentes foi desastroso”, completou ele, que estará à frente de um órgão responsável por políticas públicas e ações federais também voltadas ao saneamento ambiental, mobilidade, trânsito urbano e territórios periféricos.

“Estou lisonjeado pela missão recebida do presidente Lula. A maior da minha vida. Precisaremos reconstruir um dos ministérios mais importantes da Esplanada. Ele alcança o dia a dia das pessoas, chega onde as pessoas moram, vão ao trabalho, levam os

filhos nas escolas. O nome diz tudo, Ministério das Cidades”, destacou o ministro. “Vamos levar investimentos e recursos de acordo com a realidade de cada região.

Serei o ministro do país inteiro. Para tanto, precisa ter diálogo sempre”, enfatizou.

Jader Filho destacou, ainda, o trabalho que será realizado na área do saneamento básico. “Vamos incentivar o investimento privado no saneamento, mas, em muitas áreas do país, áreas mais pobres, não há interesse da iniciativa privada em investir”, observou.

“O poder público precisa agir e vamos agir. Vamos entender as necessidades de cada região, somar for-

ças, investir, resolver o que pudermos e avançar no que pudermos, porque saneamento é saúde e precisa ser levado a sério”, apontou.

Sobre o ministro Jader Filho

Nascido em Belém, no Pará, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, é formado em Administração pela Universidade da Amazônia e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Pará, coordenou, em 2022, as campanhas do MDB no estado, que reelegeram Helder Barbalho, seu irmão, a governador de es-

tado, com a maior votação proporcional de todo o País (70,41%), além de eleger nove deputados federais, 13 deputados estaduais e um senador.

O ministro administrou, até 2022, o grupo RBA de Comunicação, um dos maiores do Norte do Brasil. Sob sua gestão, o Jornal Diário do Pará se transformou no maior periódico em circulação na Região Norte, segundo o IVC, com mais 600 mil exemplares impressos por mês, em média. O jornal é o único do Norte do Brasil a ganhar os prêmios nacionais Libero Badaró de Jornalismo e Vladimir Herzog, em 2012 e 2013, por reportagens especiais sobre

Justiça nega pedido de prisão a lutador de MMA que agrediu ex-mulher

A Justiça negou o pedido de prisão para o lutador de MMA Wallace Carvalho Lopes, que é acusado de ter espancado a ex-mulher com o filho de sete meses no colo, no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio, na quarta-feira (04). A decisão, que também determinou o uso de tornezeleira eletrônica pelo suspeito, foi publicada na noite de quinta-feira (05).

No pedido de medida protetiva, encaminhado ao 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital, a juíza Flávia Fernandes afirmou não estar convencida de que a liberdade dele apresente perigo a ex-companheira.

Segundo a juíza, não está “evidente a periculosidade do acusado, haja vista não haver notícia de outras agressões físicas anteriores, nem que represente grave ameaça para a sociedade se permanecer em liberdade ou que possa dificultar a instrução criminal por intimidação das testemunhas”.

Porém, para garantir a proteção de Maria, a magistrada determinou uma série de medidas cautelares como o impedimento de aproximação da ex-mulher, com limite de 300 metros entre ela e o agressor, além da proibição de contato com a vítima, com os familiares dela e com testemunhas do caso.

A juíza ainda determinou

a suspensão da visitação ao filho do casal e autorizou o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência de Wallace, para encontrar uma arma de fogo que ele supostamente possuiria.

com a boca ensanguentada devido às agressões, enquanto o filho teve a roupa suja de sangue. A criança não ficou ferida. O ex-marido foi denunciado pela mulher na 10ªDP (Botafogo).

Segundo ela, antes de chegar às vias de fato, o ex-

-marido teria praticado repetidos episódios de ameaças e agressões verbais, além de possuir um revólver em casa, como consta no inquérito do processo.

O caso foi remetido à 9ª DP (Catete), que está realizando as investigações.

a Guerrilha do Araguaia e a luta pelos direitos humanos na Amazônia.

Jader Filho pertence a uma família tradicional na política nacional e paraense. É filho do senador Jader Barbalho (MDB/PA) e da deputada federal reeleita Elcione Barbalho (MDB/PA) e irmão do governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB).

Estrutura do Ministério das Cidades

A estrutura do Ministério das Cidades foi definida no domingo (1º), por meio do Decreto nº 11.333. A Pasta será responsável pelas seguintes áreas:

I - política de desenvolvimento urbano e ordenamen-

to do território urbano;

II - políticas setoriais de habitação, de saneamento ambiental, de mobilidade e trânsito urbano, incluídas as políticas para os pequenos municípios e zona rural;

III - promoção de ações e programas de urbanização, de habitação e de saneamento básico e ambiental, incluída a zona rural, de transporte urbano, de trânsito e de desenvolvimento urbano;

IV - política de financiamento e subsídio à habitação popular, de saneamento e de mobilidade urbana;

V - planejamento, regulação, normatização e gestão da aplicação de recursos em políticas de desenvolvimento urbano, urbanização, habitação e saneamento básico e ambiental, incluídos a zona rural, a mobilidade e o trânsito urbanos; e

VI - participação na formulação das diretrizes gerais para conservação dos sistemas urbanos de água e para adoção de bacias hidrográficas como unidades básicas do planejamento e da gestão do saneamento.

Histórico

O Ministério das Cidades foi criado em 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a proposta de formular uma política nacional de desenvolvimento urbano e dos marcos institucionais de habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana e resíduos sólidos. Em 2019, a Pasta foi extinta, sendo recriada em 2023.

Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) procuram as duas mulheres acusadas de matar o guia turístico Daniel Mascarenhas Xavier da Silva, de 31 anos. O crime ocorreu no Centro do Rio, na madrugada de quarta-feira (04).

Os agentes conseguiram imagens de câmeras de segurança da região que mostram o momento do latrocínio. Duas mulheres se aproximam da vítima em uma motocicleta e levam sua bolsa e pertences que ele tinha no bolso. O guia turístico tenta reagir e acaba sendo atingido por golpes de faca por uma delas.

Apesar de ferida, a vítima consegue recuperar seus bens e sai andando do local. Ele acabou morrendo pouco depois. O simulacro de arma de fogo e uma faca utilizados na ação foram apreendidos e enviados para perícia. Informações obtidas pelos agentes da DHC, durante diligências e depoimentos, dão conta de que as mulheres insinuaram para pessoas que se aproximaram que a vítima seria um criminoso e havia agredido as duas.

Se alguém tiver informações que levem à identificação das criminosas, pode fazer contato com a Delegacia de Homicídios da Capital (98596-7350 e 2333-6393) ou por meio do Disque Denúncia (2253-1177).

Sábado a Segunda-feira, 07 a 09 de Janeiro de 2023 4 - Geral Tribuna dos Municípios
Secom
Reprodução/TV Globo
Reprodução
POLÍCIA

A posse da nova defensora pública-geral do Rio de Janeiro, Patrícia Cardoso, que estará à frente da instituição no biênio 2023-2024, ocorrerá na terça-feira (10). Dentre as autoridades que participarão da cerimônia de transmissão, que será realizada na sede administrativa do órgão, às 10h, está o governador do estado, Cláudio Castro. Nomeada pelo governador em 16 de dezembro, Cardoso foi a primeira colocada em eleição interna realizada em novembro do ano passado, com 55,4% dos votos. Essa é a primeira vez que a chefia institucional será ocupada por uma mulher nos 68 anos de história da Defensoria do Rio.

Pfizer baby

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde o ano passado, realiza a imunização contra a Covid-19 em bebês com comorbidades ou não nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na segunda semana de janeiro a vacinação, em crianças de 6 meses a 4 anos, acontece, a partir das 9h: terça-feira (10) na UBS João de Souza dos Anjos (Arpoador/Cruzeiro), quarta-feira (11) na UBS Dr° Paulo Acherman (Ferradura) e Clinica da Família Olavo da Costa (Vila Verde), Quinta-feira (12) UBS Benildo Motta (São José), e sexta-feira (13) UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá).

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Obras prioritárias

ORAÇÃO AO SANTO

São Raimundo de Peñafort

Senhor, que destes a São Raimundo de Peñafort a virtude de uma admirável misericórdia para com os pecadores e os prisioneiros, dignai-Vos, por sua intercessão, quebrar as cadeias dos nossos pecados para podermos cumprir livremente a Vossa vontade. Por Cristo Nosso Senhor e Maria Santíssima. Amém.

Sua irritação não solucionará problema algum!

Medite na grande vantagem de não irritarse, para não prejudicar sua saúde. Se você não se irritar, seu interlocutor voltará aos poucos à serenidade, e todos poderão entenderse. Seja calmo. Pense bastante antes de falar.

Pagode em luto

O cantor Renatinho Bokaloka, vocalista do grupo de pagode Bokaloka, morreu na quinta-feira (05), aos 48 anos, de enfarte. O problema de saúde é a maior causa de mortes no País, segundo dados do Ministério da Saúde, com cerca de 300 a 400 mil casos anuais. O ataque cardíaco acontece quando um coágulo sanguíneo ou placa de gordura bloqueia o fluxo de sangue para o coração. Sem sangue, as células do coração começam a morrer, podendo levar a pessoa a óbito.

EMPADÃO DE ESTROGONOFE DE FRANGO

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de sal

4 colheres (sopa) de margarina

1 ovo

1/2 xícara (chá) de refrigerante de guaraná (aproximadamente)

Margarina para untar

1 gema para pincelar

Recheio:

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola ralada

2 xícaras (chá) de peito de frango em tiras finas

1 xícara (chá) de champignom picado

Sal a gosto

1/2 xícara (chá) de molho de tomate

1 xícara (chá) de ketchup

2 colheres (sopa) de mostarda

Modo de preparo:

Misture a farinha, o sal e a margarina até formar uma farofa.

Adicione o ovo, e o refrigerante, e se necessário acrescente mais refrigerante até que forme uma massa homogênea.

Depois, embrulhe e leve à geladeira por 30 minutos.

Para o recheio, em uma panela, derreta a manteiga e adicione a cebola, o peito de frango e o champignom e frite até dourar levemente.

Tempere com o sal, coloque o molho de tomate, o ketchup e a mostarda e cozinhe por 5 minutos.

Por fim, desligue e deixe esfriar.

Divida a massa em duas partes, abra com o rolo e reserve algumas tiras de massa para decorar.

Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível de 24cm de diâmetro untada com uma parte da massa, espalhe o recheio, cubra com a outra parte da massa, decore com as tiras reservadas, pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos.

Desenforme sobre um prato grande e sirva.

ELVIS PRESLEY – O MAIOR ÍDOLO DO ROCK’N ROLL MUNDIAL

Elvis Aron Presley nasceu em East Tupelo, Mississipi, Estados Unidos no dia 08 de janeiro de 1935. Filho de Vernon Presley e Gladys Presley, nasceu de um parto difícil, de gêmeos, onde seu irmão não sobreviveu.

Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor norte-americano, considerado o maior ídolo do rock’n roll mundial. Entrou para a história musical como o Rei do Rock. Entre suas músicas destacam-se: That’s All Right, Love Me Tender, It’s Now or Never e Kiss Me Quick.

Em 12 de setembro de 1948, sua família mudou-se para Memphis, Tennessee, onde passou sua infância.

Participava do coro da igreja evangélica local e recebeu influência do blues. Aprendeu a tocar guitarra e participou de concursos de música em sua cidade.

De família pobre, Elvis trabalhou como lanterninha de cinema e como caminhoneiro. Em 1953, concluiu seus estudos secundários.

Início da carreira

Em 1954, Elvis foi contratado pelo produtor musical de rhythm and blues Sam Phillips, então a procura de um cantor branco que cantasse um blue legítimo.

Em 1954 Elvis gravou seu primeiro disco, um compacto com as músicas “That’s all right” e “Blue Moom of Kentucky”. Suas apresentações encantavam as plateias. No dia 2 de outubro fez sua primeira apresentação fora de seu estado, em Atlanta, Geórgia.

Em 1955, foi contratado pela gravadora RCA Victor. Suas novas músicas “Mystery Train” e “Baby Let’s Play House”, logo ocuparam as paradas de sucesso.

Suas apresentações nos programas de rádio e televisão fascinavam o público. Em 1956, Elvis apresentou-se no programa de televisão dos irmãos Dorsey e logo seu álbum “Heartbreak Hotel” alcançou em um ano a marca de nove milhões de cópias vendidas.

Elvis Presley iniciu suas apresentações internacionais, encantando e escandalizando as plateias, com suas roupas estravagantes e sua maneira exagerada de rebolar.

Em 1958, foi convocado para servir o exército. No dia 14 de agosto, morreu sua mãe. Em outubro foi transferido para uma base militar dos Estados Unidos, na Alemanha, onde ficou até março de 1960.

De volta a sua cidade, retornou aos palcos e apresentou-se no programa The Frank Sintra Show.

O sinuoso movimento que executava com os quadris ao dançar, valeu-lhe o apelido de “Elvis the Pelvis”.

Elvis Presley participou de vários filmes, entre eles, “Love de Tender” (1956), “Fun in Acapulco” (1963) e “Viva Las Vegas” (1964).

No dia 1 de maio de 1967 Elvis casou-se com Priscilla Presley, em Las Vegas. No dia 1 de fevereiro de 1969 nasceu Lisa Marie Presley.

Durante os anos 70, Elvis realizou grandes shows e se apresentou em Las Vegas, em várias temporadas.

Elvis gravou novo disco, e as músicas “Suspicious Minds” e “In the Ghrtto”, despontam nas paradas. Com seu rebolado provoca reações histéricas nas plateias adolescentes.

Em janeiro de 1973, se-

para-se definitivamente de Priscilla Presley.

No auge de sua carreira, apresentou sérios problemas de saúde: estava acima do peso e viciado em remédios controlados evitava aparecer em público. No dia 21 de junho de 1977, Elvis Presley fez seu último show em Los Angeles.

No dia 16 de agosto de

1977 Elvis Presley faleceu em consequência de um ataque cardíaco.

Após sua morte em Memphis, em 16 de agosto de 1977, oito milhões de cópias de seus discos esgotaram-se em apenas cinco dias. Graceland, a suntuosa mansão do cantor na cidade, ainda hoje é local de peregrinação de seus admiradores.

Divulgação
Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandou na sexta-feira (05), no Palácio do Planalto, a primeira reunião ministerial de seu governo. Estiveram presentes todos os 37 ministros da nova gestão. O encontro começou por volta das 10 h, com um discurso do presidente, transmitido ao vivo, e depois a conversa seguiu a portas fechadas, com duração de quase cinco horas. Ao final do encontro, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre os principais pontos da reunião. Entre as deliberações, está um levantamento de obras e ações prioritárias que possam ter entregas ao longo das próximas semanas e meses, além de agendas com a presença do presidente.
Divulgação Defensoria
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Tribuna dos Municípios 5 - Variedades Sábado a Segunda-feira, 07 a 09 de Janeiro de 2023
tributo RECEITA
Guia da Cozinha

Guias de IPTU de Rio das Ostras já estão sendo entregues nos endereços dos contribuintes

guias de pagamento, o contribuinte deve enviar um e-mail solicitando a atualização dos dados para um dos seguintes endereços: cadastroimobiliariosemfaz@gmail.com ou cadastro.imobiliario@riodasostras.rj.gov.br.

A Secretaria de Fazenda de Rio das Ostras já emitiu as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que estão sendo entregues nos endereços dos contribuintes. Os carnês também podem ser acessados e impressos pelo Portal da Prefeitura, no endereço https://www.riodasostras.rj.gov.br/iptu/. Quem optar pelo pagamento em cota única garante 10% de desconto até 31 de janeiro.

Além da quitação em cota única, existe a opção de parcelar o IPTU em nove vezes. Caso não consiga acessar as

TRIBUTOS MUNICIPAIS – Até o dia 31 de janeiro, o valor será reduzido em 10% nos pagamentos em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública de Imóveis Não Edificados (CIP), Taxa de Coleta, Remoção e Destinação do Lixo e Taxa de Fiscalização de Localização, Controle e Vigilância.

O contribuinte que escolher o pagamento em cota única até 28 de fevereiro terá 8% de desconto no IPTU, CIP e Taxa de Coleta, Remoção e Destinação do Lixo. A Taxa de Uso de

5ª Edição do Verão na Montanha Cunha Fest

De 20 a 29 de Janeiro de 2023 em

Cunha, de sexta a domingo

música

Cunha recebe pela quinta vez evento que traz no line-up a diversidade de estilos e vertentes musicais: Banda Black Rio com homenagem a Tim Maia; Tuia leva sucessos do folk e do rock rural; Izzy Gordon com o melhor sambarock e sambalanço, e de quebra uma homenagem a Elza Soares; Baile do Aparecido relembra Luiz Melodia e outras brasilidades; Serial Funkers e a participação especial da consagrada cantora Paula Lima; João Suplicy e Vitor da Candelária com seu Bloco Tins e Bens e Tais; Vanessa Jackson com a melhor da black music e Lud Mazzucatti com reggae, r&b e Amy Winehouse, estarão no programação.

A proposta visa projetar a cidade, nacional e internacionalmente, através de um festival de música, com poderosos shows e artistas renomados, inseridos numa das mais belas paisagens do Brasil!

A ideia de realizar o festival tem como objetivo movimentar também a cidade, com dias intensos, com muita música de qualidade fora da temporada de inverno.

O Verão na Montanha Cunha Fest tem como conceito apresentar ao público a riqueza de bandas nacionais e encontros inusitados. A escolha das atrações musicais não é aleatória, resulta de pesquisa, experiência e afinidades artísticas, sempre pensando na qualidade. O line-up foi cuidadosamente pensado e produzido pela Lucas Shows, com direção de Herbert Lucas, e as atrações escolhidas apresentam shows criativos, diferentes das apresentações habituais dos artistas convidados.

https://drive.google.com/drive/ folders/16GbtBlQFLxOheyQ4lmHBznCJmOVNVw-w?usp=share_link

PROGRAMAÇÃO

DO FESTIVAL

20/01 – sexta-feira

- 21h00 – Banda Black Rio em homenagem a Tim Maia e muito mais 21/01 – sábado

- 20h00 – Tuia, sucessos do folk e do rock rural + convidado local - 22h00 – Baile do Aparecido homenageia Luiz Melodia e toda nossa brasilidade

22/01 – domingo

- 14h00 banda local

- 20h30 – Vanessa Jackson – black music

27/01 – sexta-feira

- 21h00 – Lud Mazzucatti – reggae, r&b e Amy Winehouse 28/01 – sábado

- 20h00 – Izzy Gordon – sambarock, sambalanço e ritmos brasileiros - 22h00 – João Suplicy e Vitor da Candelária – Bloco Tins e Bens e Tais 29/01 – domingo

- 14h00 banda local

- 20h30 - Serial Funkers part. especial Paula Lima mostrando a tendência “neo soul” em sucessos nacionais e internacionais de várias épocas

Cunha Montanhas, vales, paisagem exuberante, cachoeiras, sossego, gastronomia, artesanato. Isso e muito mais é o que o turista encontra na Estância Climática de Cunha, que fica no Alto Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. A cidade é um ótimo destino para passeios, além das belezas naturais da Serra do Mar, tem a sua proximidade com Paraty (RJ), fica no eixo Rio-São Paulo e seu principal acesso é pela Via Dutra.

O centro urbano de Cunha traz em suas ruas marcas da história do Brasil, com construções muito antigas (algumas tombadas pelo Patrimônio Histórico), incluindo a Igreja da Matriz, que foi construída em 1731 e está passando por restauração. Essas evidências históricas remetem à época em que Cunha era rota dos tropeiros que percorriam a Estrada Real, levando o ouro de Minas Gerais até o porto de Paraty e de lá para o Rio de Janeiro e Portugal.

Suas principais e mais antigas igrejas são a de São José da Boa Vista (de 1724), a da Matriz (Nossa Senhora da Conceição - padroeira), que é de 1731; e a do Rosário (de 1793).

Outra herança tornou a cidade

o maior pólo de cerâmica de alta temperatura da América Latina. Na década de 1970, ceramistas de diversas nacionalidades escolheram a cidade para desenvolver seus trabalhos com o emprego de fornos que utilizam a tradicional e milenar tecnologia chinesa/japonesa chamada noborigama. Com o crescimento desse pólo foram formadas novas gerações de ceramistas e atraíram-se outros artistas que trouxeram diferentes técnicas de cerâmica. Quem visitar a cidade pode apreciar esta arte milenar, presenciar as aberturas de fornadas (que acontecem três ou quatro vezes por ano) e apreciar/comprar variadas peças dos diversos ceramistas da cidade.

Nos últimos anos, desenvolveu-se expressivamente no município o cultivo de lavandas, uma atividade que tem atraído a visitação de muitos turistas. Nesses plantios, além da plantação propriamente dita é extraído o óleo da lavanda, com o qual se produz sabonetes, aromatizantes e outros itens.

No passeio pela cidade, não se pode deixar de conhecer a sua gastronomia, que inclui pratos típicos da região e muitos outros elaborados pelos renomados chefs de cozinha de Cunha, que incluem receitas com truta, pinhão, queijos, mel, cordeiro, cogumelo shitake e muito mais.

A estância oferece ainda diversas opções de turismo rural, que inclui conhecer fazendas de cultivo de cogumelo/shitake, de truta e de

cordeiro, apiários, queijarias, pesqueiros e alambiques. A cerveja artesanal também está ganhando espaço na cidade e é possível visitar as cervejarias e degustar a bebida.

Depois disso, é preciso conhecer as belezas naturais que o lugar oferece, como as cachoeiras do Pimenta, do Desterro (na Estrada do Monjolo) e do Barracão (no Parque Estadual), entre as muitas outras. Tem também a Pedra da Macela, que em seu pico, a 1.840 m de altitude, é possível apreciar a paisagem deslumbrante que inclui Paraty, a baía da Ilha Grande e parte de Angra dos Reis e todas as montanhas e serras que ficam no entorno de Cunha, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha, onde o visitante também pode se banhar em suas cachoeiras e percorrer suas trilhas guiadas por monitores.

Como chegar Cunha está a 230 quilômetros da capital paulista. O visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) até o Km 65, em Guaratinguetá. Entrando na cidade, seguir pela Rodovia Paulo Virgílio (SP-171) até Cunha.

Quem for de ônibus, também deve ir até Guaratinguetá. Na rodoviária há ônibus intermunicipal até Cunha. Os horários das partidas devem ser checados no local.

Para mais informações acesse: www.cunha.sp.gov.br www.facebook.com/veraonamontanhacunhafest

Distrito Industrial de Rio das Ostras, a Taxa de Ocupação de Solo Público e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) – Trabalho Pessoal também podem ser pagos em cotas únicas, mas sem descontos.

Para o contribuinte que não puder pagar à vista, o IPTU, a CIP e a Taxa de Coleta, Remoção e Destinação do Lixo podem ser quitados em nove vezes. A Taxa de Ocupação de Solo é dividida em oito parcelas; a Taxa de Uso de Distrito Industrial de Rio das Ostras, em cinco parcelas; a Taxa de Fiscalização de Localização, Controle e Vigilância e o ISSQN – Trabalho Pessoal, em quatro, sendo que esse último tributo tem vencimentos trimestrais.

O Calendário Fiscal 2023 está disponível no link https:// www.riodasostras.rj.gov.br/calendario-fiscal/.

Alunos do Transporte Escolar de Rio das Ostras devem renovar cadastro até dia 10

Interessados em permanecer utilizando o serviço no ano letivo de 2023 deverão preencher o formulário via WhatsApp

O prazo para a renovação do cadastro para uso do transporte escolar gratuito da Prefeitura de Rio das Ostras termina na próxima terça-feira (10). Interessados em permanecer utilizando o serviço no ano letivo de 2023 devem preencher o formulário disponível pelo WhatsApp número (22) 2771-8100.

No formulário, o estudante ou o seu responsável legal deverão informar o endereço completo, telefone e nome da unidade escolar em que o aluno está matriculado.

NOVOS CADASTROSJá a etapa de inscrição para novos cadastros terá início na segunda-feira (16), permanecendo aberta durante todo o ano letivo. O procedimento também será realizado de forma on-line pelo WhatsApp.

É necessário informar endereço completo, RG e CPF do responsável legal,

RG ou Certidão de Nascimento do aluno e telefone.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A renovação ou novos cadastros dos alunos público-alvo da Educação Especial acontecerão no mesmo período, entretanto, as inscrições deverão ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, no Departamento de Veículo Oficial, sala 3.

Os documentos a serem apresentados são: comprovante de residência, RG e CPF do responsável legal, RG ou Certidão de Nascimento do aluno, laudo médico do aluno, telefone, foto 3x4 do aluno.

Os responsáveis que tiverem dificuldade de acesso ou perda de prazo para efetuarem a renovação de cadastro ou novo cadastro deverão acessar no sistema on-line, via WhatsApp pelo número (22) 2771-8100, no campo Fale Conosco, onde receberão as informações necessárias.

As novas carteirinhas para uso do transporte escolar serão entregues na unidade escolar em que o aluno estiver matriculado.

Artística

Quem quiser ingressar em um dos cursos básicos ou técnicos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro já pode começar a preparar a documentação. As inscrições para o processo seletivo de 2023 estarão abertas a partir de segunda-feira (09) e vão até sexta-feira (20). Estarão disponíveis mais de 500 vagas nas três áreas existentes na unidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma online. O candidato terá que preencher um formulário específico para a área que deseja cursar (música, dança ou teatro), cujo link estará disponível no site www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj. gov.br e demais redes sociais da FROC (Facebook e Instagram - @froc.oficial) e do Centro de Formação Artística (@onda.cfa).

Aqueles que não estiverem conseguindo efetuar a inscrição, devem se dirigir à sede da Unidade, que fica na Praça José Pereira Câmara s/nº – Centro, de 9h às 16h, que receberam instrução. É importante lembrar que só será permitida a inscrição para uma habilitação por candidato, no processo seletivo simplificado. Em caso de duplicidade, será considerada válida a última inscrição.

Para dar oportunidade a todos os candidatos e garantir chances iguais às pessoas que não têm nenhum conhecimento prévio, a metodologia de escolha utilizada será mais uma vez o sorteio público para os cursos básicos de Música e Teatro. Para o curso técnico dessas duas áreas serão realizadas provas práticas e teóricas. Para o curso de dança, os interessados irão fazer provas práticas.

Os alunos já matriculados na Escola que desejarem participar novamente deste processo com intuito de ingressar em um outro curso de seu interesse, primeiro deverão solicitar o cancelamento da sua matrícula atual, pelo e-mail centrofaro@fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br. Somente após receber a confirmação do pedido, poderão realizar a sua inscrição neste novo processo.

O edital completo, com todas as informações necessárias e o calendário do processo seletivo, foi publicado na edição 1524 do Jornal Oficial e também está disponível no site da Fundação de Cultura www.fundacariodasostrasdecultura.rj.gov.br

-

6 - Cidades Tribuna dos Municípios Sábado a Segunda-feira, 07 a 09 de Janeiro de 2023
Divulgação
Chayeni Fiorelli CALENDÁRIO FISCAL DE 2023, COM DATAS DE PAGAMENTO DO IPTU E OUTROS TRIBUTOS, JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO PORTAL DA PREFEITURA
Inscrições para o processo seletivo 2023 do Centro de Formação
Festival de invade o verão na montanha, com apresentações divididas em dois finais de semana

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.