2545 - TRIBUNA - Quinta-feira - 15.12.2022

Page 1

Rio das Ostras tem mais um fim de semana com

natalina

Papai Noel visita Rocha Leão

Edição 2545 R$ ,001 Rio de Janeiro, Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022 Editor:
Fundado em 26 de fevereiro de 1991 @tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br Tribuna dos Municípios ANO XXX Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!” Divulgação/PMAB Divulgação
Aloísio Santiago Monteiro
Bandeira Azul resplandece majestosa pela primeira vez na Praia do Forno em Búzios Pela primeira vez na história de Armação
Búzios,
Região
Juarez Costa de Andrade, juiz da 2ª Vara Criminal do Fórum Regional de Santa Cruz, condenou dois delegados, nove agentes da Polícia Civil, dois policiais militares, um bombeiro e sete civis a penas que variam de três a 119 anos de prisão. A quadrilha exigia dinheiro dos alvos em troca da liberdade de pessoas envolvidas em atividades
ilícitas, configurando o crime de extorsão. Pág. 4
dos
na
dos
Lagos do Rio, o município conquistou o selo de qualidade ambiental Bandeira Azul. Na quarta-feira (14), a Bandeira Azul foi erguida majestosa na praia do Forno. Pág.
2
O Natal está iluminado em Rio das Ostras. Além das praças decoradas, árvores e a Casa do Papai Noel, no sábado (17), o projeto Natal Sesc trará à Cidade a Cantata Natalina “Viva a Esperança”, às 20h, na
-
Pág. 2 O novo
Wilton Junior/Estadão
programação
Praça José Pereira Câ
mara, no Centro.
ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou na quarta-feira (14) as primeiras viagens internacionais que o novo governo fará, ainda no primeiro trimestre de 2023. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontros bilaterais com os governos da Argentina, Estados Unidos e China. Pág. 3
Pág. 2

Bandeira Azul resplandece majestosa pela primeira vez na Praia do Forno em Búzios

Pela primeira vez na história de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, o município conquistou o selo de qualidade ambiental Bandeira Azul. Na quarta-feira (14), a Bandeira Azul foi erguida majestosa na praia do Forno.

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo cumpriu todos os 34 critérios específicos exigidos pelo Programa Bandeira Azul, para a temporada 2022/2023.

Em parceria com a Secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem, a Praia do Forno recebeu uma Intervenção Ambiental-Urbanística para realização de drenagem, pavimentação e acessibilidade do local. Também foram realizadas ações para recuperação vegetal da área, plano de gestão e ordenamento da praia, colocação de placa oficial e mapa de orientação.

Segundo o prefeito Ale-

xandre Martins, hoje é um marco histórico para o município: “Nunca tínhamos ouvido falar que Búzios teria uma Bandeira Azul algum dia.

Eu fico muito alegre quando vejo pessoas nativas de Búzios tendo um destaque na gestão pública, a oportunidade está aqui mesmo,

não precisa vir ninguém de fora para fazer acontecer. A oportunidade está aqui pra mim, pra vocês que moram aqui, que são funcionários

Rio das Ostras tem mais um fim de semana com programação natalina

O Natal está iluminado em Rio das Ostras. Além das praças decoradas, árvores e a Casa do Papai Noel, no sábado (17), o projeto Natal Sesc trará à Cidade a Cantata Natalina “Viva a Esperança”, às 20h, na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o Sesc RJ, que conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista – Sindicomércio.

Antes da apresentação, uma caravana de veículos iluminados percorrerá as ruas do Município, com saída da Praça da Baleia às 19h e chegada na Praça José Pereira Câmara para as apresentações. O percurso contempla a Avenida Heleno Nunes e Governador Roberto Silveira, em Costazul; parte da Rodovia Amaral Peixoto de Costazul até a Secretaria de Turismo e depois até a Praça José Pereira Câmara, no Centro.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS - O caminhão do programa de combate à fome e ao desperdício Mesa Brasil

Sesc

A

evento

públicos, e que só precisam de uma oportunidade. Hoje estamos começando a revisão do calçamento, minha prioridade é a via de acesso para chegar aqui na praia do Forno, que nesses últimos anos, nunca recebeu manutenção. Já inauguramos semana passada uma trilha daqui até a Gruta da Baleia.

A Secretaria do Ambiente já está com as trilhas oficiais prontas. Estamos avançando muito em preservação ambiental’.

O secretário da Pasta Evanildo Nascimento também comentou sobre a conquista e o hasteamento da Bandeira Azul: “Estou muito feliz por estar dando um passo muito importante na história da cidade. O processo Bandeira Azul tem grande relevância tanto no ponto de vista turístico, quanto ambiental, porque fala de critérios ambientais e de adaptações de acessibilidade.

Essa praia será modelo para as demais, o pontapé inicial para alcançarmos em outras praias do município. Inclusive a Azeda e Azedinha, também pleiteiam a Bandeira Azul para temporada 2023/2024. Os trabalhos de coleta das primeiras amostras da água já seguiram para análise. Quero agradecer todas as secretarias que nos ajudaram nesta conquista, em especial a parceria com a Secretaria de Obras, e aos colaboradores da nossa equipe que trabalharam incansavelmente. É um momento especial para nossa gestão, para a cidade de Búzios, para o trate turístico. Estamos avançando dentro dessa ótica da política pública ambiental para a cidade”.

O selo de qualidade ambiental Bandeira Azul precisa ser comprovado anualmente para que a bandeira permaneça hasteada.

Búzios realiza premiação para os melhores atletas do ano de 2022

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Lazer e do Esporte promoverá na sexta-feira (16) uma premiação para os melhores atletas do ano de 2022. Serão contemplados 100 atletas buzianos, incluindo todas as modalidades.

O evento será realizado no Fishbone Restaurante, na Praia de Geribá, às 18h, com a presença de várias autoridades municipais.

De acordo com o secretário da Pasta, Gugu Braga, a premiação será um marco e incentivo na vida dos atletas: “Tenho certeza que a premiação vai criar dentro deles um desejo muito grande de competir, de alcançar metas e foco para a conquista do pódio”.

-

“Vai ser mais um lindo

e Turismo.

Papai Noel visita Rocha Leão

O Bom Velhinho continua atendendo na Casa de Cultura

Aproveitando sua estada em Rio das Ostras, Papai Noel vai tirar a sexta-feira, dia 16, para visitar Rocha Leão e receber as cartinhas das crianças daquela localidade. A atividade também vai contar com intervenções circenses para animar o público que estiver com o Bom Velhinho.

De acordo com a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, a visita a Rocha Leão faz parte do processo de descentralização da

Cultura. “Nosso propósito é levar a Cultura em todos os cantos da Cidade. Este ano conseguimos que o Papai Noel arrumasse uma vaga na agenda dele para conhecer o Empório da Estação, nossa unidade cultural em Rocha Leão. Tenho certeza que será uma tarde inesquecível para todos!”, declarou.

CASA DO PAPAI NOEL – Papai Noel vai continuar recebendo as crianças na Casa de Cultura do dia 15 ao dia 23, das

Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

18h às 22h. A unidade também conta com intervenções circenses para entretenimento do público. A decoração tem inspiração marinha, com detalhes do fundo do mar como o polvo instagramável localizado no jardim para que os visitantes possam tirar foto. A Árvore de Natal também está enfeitada com o mesmo tema com adornos de conchas, estrelas do mar e água marinha.

O funcionamento da Casa do Papai Noel é de 18h às 22h

dos Búzios – RJ.

NFORMÇÕES: O edital encontra-se disponível no Portal Oficial da Prefeitura (https://buzios.rj.gov.br), podendo, também, ser retirado na sede da Prefeitura, no horário de 13:00 às 16:00, portando carimbo de CNPJ da firma, um pen-drive 1 resma de papel A4 de permuta. Maiores informações poderão ser prestadas pelo tel. (022) 2633-6000. DADA A REFORMULAÇÃO DOS EDITAIS, RECOMENDAMOS

SUA ATENTA E CUIDADOSA LEITURA. Esclarecimentos e impugnações poderão ser remetidos através do email licitacao@buzios.rj.gov.br. Recomenda-se a visitação diária ao portal de licitações para ciência de demais informações eventualmente publicadas e acompanhamento do desenvolvimento da licitação Armação dos Búzios, 14 de dezembro de 2022

Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022 O Franco Grafica e Editora Ltda - ME CNPJ nº 26.753.088/0001-06 Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559 Presidente: Aloisio Santiago Monteiro Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000 Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189 Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360 E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787 Circulação Fundado em 26/02/91 Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim. Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda. Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Man-
Divulgação/PMAB
Ronald Divulgação Estado
Janeiro Prefeitura
PROCESSO:
OBJETO: Aquisição de equipamentos eletroeletrônicos (computadores, impressoras, scanner, aparelhagem de rede Wi-Fi e ar condicionado) e serviço de remoção e instalação de aparelhos de ar condicionado, para atender às demandas da Coordenadoria Especial de Licitações e Contratos, da Secretaria Municipal de Administração, da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios DATA DO CERTAME: 26 de dezembro de 2022 - segunda-feira - 14:00 horas REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO VALOR GLOBAL: R$ 189.671,96(cento e oitenta e nove mil, seiscentos e setenta e um reais e noventa e seis centavos) LOCAL DO CERTAME: Sede da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, situado na Estrada da Usina nº600, bairro Centro, Armação
EXPEDIENTE Região
garatiba e Paraty.
Jorge
do Rio de
da Cidade de Armação dos Búzios Secretaria Municipal de Administração Coordenadoria Especial de Licitações e Contratos AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 078/2022
12810/2022
Paulo Henrique de Lima Santana PREGOEIRO RJ integrará o comboio com o propósito de despertar o espírito de solidariedade na população e estará recebendo doações de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão entregues a programas sociais do Município. Cantata será formada pelas Orquestras Sinfônicas Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga, formada exclusi vamente por meninas, Jovem Fluminense, Som+Eu e Coro Juvenil do Rio de Janeiro. em parceria com o Sesc RJ e o Sindicomércio. Queremos que o espírito de Natal chegue até as famílias de toda Rio das Ostras”, disse Aurora Siqueira, secretária de desenvolvimento Econômico

Lula vai a Argentina, Estados Unidos e China no primeiro trimestre

O novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou na quarta-feira (14) as primeiras viagens internacionais que o novo governo fará, ainda no primeiro trimestre de 2023. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontros bilaterais com os governos da Argentina, Estados Unidos e China.

“Essas visitas ocorrerão brevemente, no início de seu mandato, nos primeiros três meses, no máximo, eu imagino”, disse Mauro Vieira, acrescentado que a prioridade é “restabelecer mecanismos de contato” com vizinhos da América Latina, além de “reconstruir pontes” com países como os Estados Unidos e China, além da União Europeia e África.

O chanceler destacou que outra prioridade será retomar atividades do Brasil em fóruns internacionais, como a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos Celac) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul). “Teremos uma volta a esses organismos, mas com olhar novo, porque o mundo mudou, será olhar novo, construtivo, com solidariedade, visando sempre a colaboração entre países em desenvolvimento.”

Mauro Vieira afirmou que o Brasil vai, de fato, se apresentar para sediar, na Amazônia o encontro da

Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), conforme Lula já havia sinalizado durante a COP27, no Egito, e que o País pretende sediar a COP30 no Brasil, que ocorrerá em 2025. “Vamos tomar todas as medidas para que seja o Brasil o País sede”, disse o ministro.

O chanceler confirmou que escolheu a embaixadora do Brasil na Romênia, Maria Laura Rocha, como secretária-geral do Itamaraty, que é o cargo mais alto da carreira diplomática. “A embaixadora não precisa de apresentações, é uma diplomata experimentadíssima e

já foi chefe de gabinete de ministros, foi embaixadora da Unesco e da FAO”, comentou o ministro.

Questionado se o Brasil vai continuar a buscar seu ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países mais ricos do mundo, Mauro Vieira disse o tema ainda será examinado.

“Vamos examinar, eu acabo de chegar. É um processo que já vem que está adiantado. Eu tenho certeza de que há pontos muito positivos e importantes, que serão examinados. Terei reuniões ainda sobre esse as-

pecto, não tenho mais nada a avançar neste momento.” Venezuela

O futuro governo também pretende retomar as relações diplomáticas com a Venezuela. O governo do presidente Jair Bolsonaro havia rompido com a gestão de Nicolás Maduro. Mauro Vieira afirmou que o governo Lula vai reconhecer Maduro como o presidente, de fato, do país vizinho.

“O presidente (Lula) me instruiu que restabelecêssemos as relações com a Venezuela, o que faremos a partir do dia primeiro de janeiro, enviando, em um primeiro momento, um en-

carregado de negócios para retomar os prédios que temos lá, e reabrir a embaixada. Posteriormente, também vamos indicar um embaixador junto ao governo venezuelano.” Questionado se o governo Lula deixará de reconhecer o governo de Juan Guaidó, o ministro disse que Lula vai reconhecer “o governo que foi eleito e que está lá, que é o governo do presidente Maduro”.

Perguntado sobre o convite para que Maduro compareça à cerimônia de posse de Lula, o embaixador Fernando Igreja, que apoia a organização da posse, disse que o presidente venezuelano foi convidado, mas que sua presença ainda não está definida, devido ao impedimento de entrada de Maduro no Brasil e de outras autoridades da Venezuela, por decisão do governo Bolsonaro.

“Nós ainda não sabemos se o presidente da Venezuela poderá estar presente, mas está sendo feito contato pelo governo do presidente Maduro”, disse Igreja, acrescentando que ainda não foi discutida pelo Itamaraty a possibilidade de emitir um “salvo conduto” para que Maduro entre no Brasil.

Posse de Lula

Ao todo, presidentes de 17 países confirmaram presença na posse de Lula, em 1 de janeiro de 2023. Segundo Fernando Igreja, respon-

sável pela cerimônia de posse, estarão presentes no ato de posse os presidentes de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, GuinéBissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.

Há ainda confirmações de outras autoridades de países como Costa Rica, Panamá, México, Palestina e Turquia. O embaixador Fernando Igreja disse que a posse deve ter o maior número de chefes de Estado já feita.

A respeito da utilização do Rolls-Royce pelo presidente Lula, veículo que, segundo a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, teria sido danificado, o embaixador disse que a situação do carro vai ser verificada pela Polícia Federal. “O carro deverá estar à disposição da Polícia Federal em breve, que fará uma avaliação, se o presidente poderá usá-lo ou não”, comentou.

Igreja não deu detalhes sobre novas medidas de segurança para a posse, após os atos criminosos e de violência praticados por bolsonaristas radicais nesta semana, em Brasília, mas afirmou que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir um evento sem qualquer tipo de intercorrência.

Lei das Estatais: Haddad diz que, com fiscalização adequada, tanto faz se diretores ‘são da carreira ou vêm de fora’ Futuro ministro da Economia comentou alteração que a Câmara aprovou na lei. Pelo texto aprovado pela Câmara, critérios para nomeação de diretores de estatais ficariam mais flexíveis.

O futuro ministro da Economia, Fernando Haddad, comentou na quarta-feira (14) a mudança aprovada pela Câmara na Lei das Estatais. A alteração facilita nomeações políticas para as empresas do Estado. Segundo Haddad, se houver fiscalização e controle adequados, tanto faz se um diretor de estatal seja um funcionário de carreira ou chegue de fora.

“Se você tiver compliance, se tiver controladoria, uma governança corporativa decente... Se você escolher um cara da carreira ou uma cara de fora, que entenda do assunto, vai fazer pouca diferença”, disse Haddad em entrevista à GloboNews.

A mudança aprovada em votação relâmpago na Câmara determina:

• que uma pessoa que tiver trabalhado em partido político ou campanha eleitoral pode ser nomeada para cargo de direção em empresa estatal, desde que comprove 30 dias de desligamento do cargo anterior

• atualmente, o prazo é de 36 meses

• com isso, fica mais fácil para os governos nomearem aliados e pessoas ligadas a partidos políticos

Para valer, a alteração ainda tem que passar pelo Senado.

A mudança na lei evita, por exemplo, contestação à indicação de Aloizio Mercadante

para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A indicação foi anunciada nesta terça (13) pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Críticos ao nome de Mercadante disseram que ele trabalhou na campanha de Lula, o que o ex-ministro nega.

A alteração na lei pode beneficiar também o senador Jean Paul Prates, cotado para a Petrobras. Ele foi candidato no Rio Grande do Norte, e não poderia assumir cargo em estatal antes de 36 meses da campanha.

A mudança na Lei das Estatais também é um desejo antigo do Centrão.

Tribuna dos Municípios 3 - Política Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022
Wilton Junior/Estadão Divulgação Divulgação

Juarez Costa de Andrade, juiz da 2ª Vara Criminal do Fórum Regional de Santa Cruz, condenou dois delegados, nove agentes da Polícia Civil, dois policiais militares, um bombeiro e sete civis a penas que variam de três a 119 anos de prisão. A quadrilha exigia dinheiro dos alvos em troca da liberdade de pessoas envolvidas em atividades ilícitas, configurando o crime de extorsão.

O delegado Rodrigo Santoro e o policial civil aposentado Delmo Fernandes, de acordo com a sentença, eram os chefes de organização criminosa, especializada na prática de crimes como extorsão mediante sequestro, usurpação de função pública e corrupção. Santoro e Fernandes terão que cumprir pena de 16 anos e quatro meses e 53 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, respectivamente.

O outro delegado apontado como integrante da quadrilha é Thiago Luis Martins da Silva. Sua pena foi de 15 anos de reclusão em regime fechado. O magistrado determinou também que todos os funcionários públicos

perdessem o cargo público. Só Fernandes, que, por ser aposentado e inativo, não teve seus proventos cassados devido à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que veta tal punição aos aposentados.

Na decisão, Andrade ressalta que: “como esclareceu a denúncia, tratavase de estrutura organizada, com hierarquia e comando estável e persistente. Sintoma maior disto é que os policiais componentes do núcleo duro da organização acompanhavam o delegado Rodrigo Santoro e o chefe Delmo Fernandes”.

De acordo com as investigações do Ministério Público e da Corregedoria de Polícia Civil, os crimes foram praticados pela organização criminosa entre 2016 e 2017, quando seus integrantes ficaram à frente da 34ª DP (Bangu), 36ª DP (Santa Cruz) e, por último, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói. Em setembro de 2017, os investigadores desencadearam a Operação Quarto Elemento para combater a organização crimi-

nosa que usava a estrutura da Polícia Civil do Rio para a prática de extorsões.

Auxiliados por PMs, um bombeiro, informantes e um comerciante, os policiais civis tinham como objetivo obter, direta ou indiretamente, vantagem econômica. Os policiais também permitiam que os informantes usassem distintivos e armas da Polícia Civil. Liberavam até os civis, travestidos de agentes da lei, de dirigirem os carros

da instituição para a prática de crimes.

OS CONDENADOS:

Rodrigo Sebastian Santoro Nunes – 16 anos e 4 meses e perda do cargo público de delegado da Polícia Civil Thiago Luis Martins da Silva – 15 anos de prisão e perda do cargo público de delegado da Polícia Civil Carlos Tadeu Gomes Freitas Filho – 119 anos de prisão

e perda do cargo público de policial civil

Xavier Fernandes Coelho –80 anos de prisão e perda do cargo público de policial civil Rafael Ferreira dos Santos –59 anos de prisão e perda do cargo público de policial civil

Ricardo da Costa Canavarro – 30 anos e 4 meses de prisão e perda do cargo público de policial civil

Anderson Pereira Ferreira –10 anos de prisão e perda do cargo público de policial civil

Rafael Berg de Carvalho – 6 anos de prisão e perda do cargo público de policial civil

Rafael Luz Souza – 3 anos e 4 meses de prisão e perda do cargo público de policial civil

Antônio Sérgio de Almeida Mazolli – 3 anos de prisão e perda do cargo público de policial civil

Delmo Fernandes Baptista Nunes – 53 anos e 10 meses de prisão, sem a perda do cargo público por ser policial civil aposentado

Valsi Câmara da Silva – 6 anos de prisão e perda do cargo de policial militar Márcio de Miranda – 3 anos de prisão e perda do cargo de policial militar

Luiz Felipe Freitas Maio – 21 anos e 4 meses de prisão –comerciante que desviava e negociava as mercadorias ilegalmente

Ricardo Vilas Boas dos Santos – 9 anos e 4 meses de prisão – informante que atuava nas operações como policial civil

Washington Aloísio Costa –8 anos de prisão – responsável pelo recolhimento do dinheiro obtido por meio de extorsões de vendedores ambulantes

Paulo Pinto – 6 anos, 2 meses e 20 dias de prisão –informante que atuava nas operações como policial civil Alessandro Alves Trindade – 6 anos de prisão – atuava nas ações como se fosse policial civil

Marcos Ricardo Gomes – 2 anos e 8 meses de prisão –informante que atuava nas operações como policial civil

Raphael Nonato dos Santos Lopes – 29 anos e 8 meses de prisão

Confronto com a PM termina com um morto na Ilha do Governador

AGENTES DO BATALHÃO DO BAIRRO FORAM ACIONADOS PARA IMPEDIR UM ROUBO DE CARGA E TROCARAM TIROS COM SUSPEITOS DURANTE A AÇÃO

Um homem morreu durante um confronto com policiais militares na manhã de quarta-feira (14), na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. A identidade dele não foi divulgada.

De acordo com a PM, agentes do batalhão do bairro foram informados sobre um roubo a um caminhão que estava acontecendo na Estrada do

Ministro Nunes Marques vota contra soltura de Sérgio Cabral; decisão cabe a Gilmar Mendes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques votou, na terça-feira (13), contra a suspensão da prisão preventiva do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, que está preso desde 2016 acusado de envolvimento no esquema de corrupção conhecido como Lava Jato. Agora, a decisão de soltura ficou na responsabilidade do ministro Gilmar Mendes.

A defesa de Cabral protocolou dois Habeas Corpus (HC) no STF. Os advogados alegam ilegalidade na prisão preventiva já que o cliente está preso há mais de cinco anos sem uma decisão final sobre sua condenação. Segundo o pedido, Cabral não possui mais influência política e é o único acusado da Lava Jato que não teve a prisão preventiva abrandada ou substituída por medida cautelar.

Os ministros André Mendonça e Ricardo Lewandowski já aprovaram este HC. Já o ministro Edson Fachin, relator do processo, votou contra. A votação para liberação de Cabral da cadeia estava 2 a 1 a seu favor até o voto de Nunes Marques nesta terça-feira (13), que empatou a sessão. Segun-

do o ministro, não há uma inércia do Poder Judiciário e a manutenção da prisão do ex-governador é necessária para manutenção da ordem pública.

“Observo que, no caso em exame, a necessidade da manutenção da prisão cautelar está justificada na garantia da ordem pública, em razão da gravidade concreta dos crimes, do papel destacado do paciente na complexa organização criminosa, do seu poder de influência demonstrado nos autos e no risco concreto e razoável de reiteração delituosa. A necessidade da custódia está justificada, ainda, na garantia da aplicação da lei penal, tendo em vista que a existência de va-

lores ainda não recuperados e de possível movimentação, inclusive no exterior”, disse Marques em sua decisão.

Agora a decisão de soltura cabe ao ministro Gilmar Mendes. Ele tem até sexta-feira (16) para realizar o seu voto ou pedir vista do processo. Essa é a última ordem de prisão que mantém Cabral na cadeia, ou seja, caso o habeas corpus seja aprovado, o ex-governador pode deixar a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, onde está preso atualmente.

Marques avalia competência da Vara Federal de Curitiba

A ordem de prisão que ainda mantém Cabral na ca-

deia é da Justiça Federal de Curitiba, expedida em 2016 pelo então juiz Sérgio Moro. A defesa do ex-governador também questiona a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba para analisar o caso. Nesta condenação, Cabral é acusado de receber propina em um contrato de terraplanagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), celebrado pela Petrobras e integrado pela construtora Andrade Gutierrez.

Assim como no primeiro Habeas Corpus, Nunes foi contra o segundo pedido da defesa, assim como os ministros André Mendonça e Edson Fachin. Ricardo Lewandowski votou a favor da soltura. Neste caso, o HC não será protocolado mesmo sem contar o voto de Gilmar Mendes já que o placar da votação consta 3 a 1 contra a soltura de Cabral.

A defesa de Cabral já conseguiu derrubar quatro dos cinco mandados de prisão. No início do mês de novembro, o Tribunal de Justiça do Rio revogou duas prisões preventivas nas quais Cabral é acusado de ter pago propina ao ex-procurador-geral de Justiça do Rio Claudio Lopes.

Galeão, próximo à Ponte Velha, na Ilha, e seguiram até o local.

Durante a tentativa de abordagem ao veículo de carga, criminosos armados que estavam em um carro notaram a aproximação da viatura e dispararam contra os policiais, que precisaram revidar.

Após o término do confronto, um homem, que segundo a PM seria um dos suspeitos da tentativa de roubo, foi encontrado ferido na via. Ele morreu no local antes da chegada do socorro. Os outros suspeitos conseguiram fugir e, até o momento, nin-

guém foi preso.

Durante a ação, os agentes apreenderam uma espingarda, munições, celulares e dois rádios comunicadores, além do veículo que era usado pelos suspeitos para praticar o crime.

Ainda segundo a corporação, os mesmos supostos criminosos responsáveis pela tentativa de roubo nesta manhã também estariam envolvidos em outro delito ocorrido na terça-feira (13).

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) realizou uma perícia no local e está investigando o caso.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/ MPRJ), em parceria com a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Itaperuna, realizou na manhã de quarta-feira (14), operação para cumprir mandados de busca e apreensão de documentos e aparelhos eletrônicos na sede da Prefeitura de Itaperuna, no gabinete do Prefeito Municipal, Alfredo Paulo Marques Rodrigues (“Alfredão”), seu filho, do deputado federal eleito, Murillo Gouvêa, e de secretários municipais. A operação tem como finalidade apurar possível ato de improbidade administrativa com lesão ao erário, cometido pelos agentes públicos e privados ao permitir a utilização da Administração Pública Municipal para favorecer a pré-candidatura de seu filho Murilo Gouvêa ao cargo de deputado federal, mediante a contração em massa de funcionários por RPA (recibo de pagamento autônomo).

Também são alvos da operação a Secretaria Municipal de Saúde e o gabinete da secretária da área, bem como o setor de pagamentos, contratos e recursos humanos da Secretaria Municipal de Saúde; a Secretaria Municipal de Administração e de Governo de Itaperuna, inclusive o gabinete do secretário Municipal das pastas; e o Setor de Pagamentos de RPA e Tesouraria da Prefeitura Municipal de Itaperuna.

Além disso, são realizadas buscas nas agências do Banco Bradesco em Itaperuna para obter cópias dos extratos bancários das contas do Município de Itaperuna e do Fundo Municipal de Saúde utilizados para pagamento das pessoas contratadas entre os anos de 2020 e 2022.

Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022 4 - Polícia Tribuna dos Municípios
Divulgação/PMERJ Divulgação
Essa é a última ordem de prisão que mantém o ex-governador do Rio na cadeia
Mauro Gomes de Souza – 6 anos de prisão e perda do cargo público de bombeiro militar
GAECO/MPRJ cumpre mandados de busca e apreensão no gabinete e em endereços ligados ao prefeito, deputado federal eleito e secretários de Itaperuna
Divulgação

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou na quarta-feira (14) que o destino dos recursos das emendas de relator, conhecidas como “orçamento secreto”, é “recoberto por um manto de névoas”. Rosa Weber é relatora de ações que contestam a regularidade dessas emendas e apontam suposta afronta à Constituição. A ministra é a primeira a votar no julgamento em plenário dessas ações.

Mutirão Nome Limpo

A segunda edição do Mutirão Limpa Nome, realizado pelo Procon de Cabo Frio, registrou o atendimento de 506 pessoas, na sede do órgão, no Braga, nos dias 7 e 8 deste mês. Ao todo, foram fechados 360 acordos para o pagamento de dívidas de consumidores junto às empresas credoras. As negociações foram fechadas com descontos de até 92% em relação aos débitos originais, o que vai devolver o crédito a muitos consumidores, às vésperas dos festejos de fim de ano. Entre os destaques do balanço do evento esteve a Prolagos, que teve 100% de acordos fechados, nos 46 atendimentos feitos pela concessionária de água e esgoto. Entre os bancos, somente o Itaú teve mais de R$ 193,5 mil renegociados, sendo que em apenas uma das operações realizadas, um consumidor refinanciou junto à instituição financeira o valor de R$ 45,9 mil.

RECEITA

SANTA CRISTIANA

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Ministro do Trabalho

Você, que é enfermeira, ame os doentes que a procuram e que lhe foram confiados, como se fossem seus próprios filhos e irmãos. Sua missão é grandiosa e sublime, embora difícil e espinhosa. Não se irrite jamais!

Os enfermos são exigentes, porque sentem mais necessidades de carinho do que as pessoas sadias. Seu carinho lhes apressará a cura, mais do que qualquer outro remédio.

Copa 2022

Lula convidou Luiz Marinho para o Ministério do Trabalho --e ele já aceitou. Ambos devem se encontrar nesta semana em São Paulo. Marinho foi ministro do primeiro governo Lula entre 2005 e 2008. O convite foi feito na semana passada. Josué Gomes da Silva é cotado para o futuro Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele é presidente da Fiesp e filho de José Alencar, vice dos dois primeiros governos de Lula.

PANETONE VEGANO SEM GLÚTEN E AÇÚCAR

Ingredientes

1 xícara de suco de laranja

1/2 xícara de tâmaras sem caroço

1/2 xícara de banana amassada

1/4 xícara de óleo

1/4 xícara de sementes de girassol

1 1/2 colher de chá de essência de panetone (opcional)

1 1/2 colher de chá de essência de rum (opcional)

1 1/2 xícara de farinha de aveia

1/2 xícara de farinha de sorgo

1/2 xícara de polvilho doce

1/4 colher de chá de goma guar, goma xantana ou CMC

2 colheres de sopa de fermento biológico seco instantâneo

Raspas de 1 laranja (opcional)

Pitada de sal

1/4 colher de chá de noz moscada ralada na hora (opcional)

Recheio 3/4 xícara de frutas secas e farinha de arroz suficiente para polvilhar as frutas Modo de preparo: Coloque o suco de laranja em uma panela e

TRIBUTO

adicione as tâmaras. Assim que ferver, desligue o fogo e comece a separar os demais ingredientes. Misture os ingredientes secos em uma bacia. Em seguida, separe 1 forma de panetone de 500 gramas ou 4 forminhas de panetone de 100 gramas e coloque sobre uma forma. Após separar os ingredientes secos e a forma, bata no liquidificador os ingredientes molhados, mas primeiro aqueça novamente as tâmaras para que elas entrem no liquidificador bem quentes. Esse calor vai ajudar a ativar o fermento e assim o panetone cresce mais rápido! Bata a banana, as tâmaras com o suco de laranja aquecido, o óleo, as sementes de girassol e as essências até formar uma pasta grossinha. Despeje a mistura sobre os ingredientes secos e mexa com uma colher até incorporar bem e formar uma massa grossa. (Obs: Com a goma xantana, a massa fica um pouco mais grossa). Em seguida, transfira a massa para a forma de panetone e deixe crescer até que o ele chegue no topo da forma. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 °C por uns 15 minutos. Quando o forno estiver aquecido a 180 °C, deixe o panetone assar por 30 a 35 minutos. Depois, faça o teste do palito e então quando ele sair limpo, está pronto. Para que esfrie de maneira mais uniforme, deixe o panetone vegano esfriar sobre uma grade. Pode ser a grade do fogão! Depois que ele estiver completamente frio, retire-o da embalagem de papel e decore-o como preferir.

Oscar Niemeyer: um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial

Oscar Niemeyer (19072012) foi um arquiteto brasileiro, responsável pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília, a capital do Brasil. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial, com mais de 600 obras pelo mundo. Sua principal característica é o uso do concreto, vidro, curvas e vãos livres, com seu estilo inconfundível.

Oscar Niemeyer Soares Filho nasceu no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907. Em 1928 casou-se com Anita Baldo, filha de imigrantes italianos, com quem teve uma filha. Para sustentar a família, trabalhava com o pai na tipografia da família.

Em 1929, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde concluiu arquitetura, em 1934. Iniciou-se na profissão como estagiário no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão.

Primeiros Trabalhos

Em 1936, Oscar Niemeyer foi designado para colaborar com o arquiteto franco-suíço, Le Corbusier,

idealizador da arquitetura moderna na Europa, que estava projetando a sede do Ministério da Educação e Saúde (hoje palácio Gustavo Capanema) no Rio de Janeiro. Em 1939, junto com Lúcio Costa, projetou o pavilhão brasileiro da Feira Internacional de Nova Iorque.

O Conjunto da Pampulha

Em 1940, Niemeyer teve a oportunidade de conhecer, o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Convidado pelo político realizou seu primeiro grande projeto, o Conjunto Arquitetônico para da Pampulha, bairro da capital mineira ainda em formação.

O projeto é formado por um Cassino (hoje museu), restaurante, clube náutico e a Igreja de São Francisco de Assis ou Igreja da Pampulha. O projeto contou com a participação de Joaquim Cardoso, Burle Marx, Bruno Giorgi entre outros.

Projeto da ONU

Em 1945, Oscar Niemeyer foi convidado para participar, com dez arquitetos de renome, do Comitê Internacional de Arquitetos para

projetar a nova sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque.

O desenho final do edifício combinou dois projetos: o que havia sido apresentado por Le Corbusier e o de Niemeyer. Nesse ano, filiase ao Partido Comunista Brasileiro.

Obras Projetadas em Brasília

Em 1956, Juscelino Kubitschek, então Presidente da República, encomendou ao arquiteto Oscar Niemeyer um projeto para a construção da nova capital do Brasil, a ser inserida dentro do estado de Goiás, no Planalto Central da Região Centro-Oeste do país.

O Plano Piloto de Brasília, que lembra o formato de um avião, foi elaborado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, que foi o vencedor do concurso realizado em 1957.

Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto de diversos edifícios públicos de Brasília, onde se destacam o concreto, o vidro, as curvas e os vãos livres, características de seus trabalhos.

Entre seus projetos destacam-se: o Palácio da

Alvorada (residência presidencial) e a capela anexa, o Palácio do Planalto (sede do poder executivo), os edifícios do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, a Catedral e o Teatro Nacional. A nova capital do Brasil foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960.

Exílio na França Com o golpe militar de 1964, Niemeyer, filiado ao Partido Comunista, se exilou na França. Em 1972, abriu seu escritório nos Champs Elysées, em Paris. Nesse mesmo ano, projeta o Centro Cultural Le Havre, França. Em 1980, retornou ao Brasil. Nessa época, projetou o Memorial JK em Brasília e o Sambódromo, no Rio de Janeiro.

Museu de Arte Contemporânea

Depois de Brasília, Niterói, no estado do Rio de Janeiro, é a cidade que tem um maior número de obras de Niemeyer, entre elas o Teatro Popular Oscar Niemeyer e o Museu de Arte Contemporânea, em estilo futurista, inaugurado em 1991.

Vida Pessoal Oscar Niemeyer foi casa-

do com Anita Baldo, durante 76 anos, ficou viúvo em 4 de outubro de 2004. Em 2006, casou-se com sua secretária Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos. Sua filha Anna Maria lhe deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos.

Oscar Niemeyer faleceu de insuficiência respiratória, no Hospital Samaritano de Botafogo, Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro de 2012. Foi velado no Palácio do Planalto, em Brasília e sepultado no Rio de Janeiro.

Reprodução Orçamento secreto
Uma boa semifinal de Copa do Mundo! A vitória da França por 2 a 0 em cima do Marrocos foi merecida para a equipe que foi melhor em campo. Os franceses abriram o placar com Theo Hernández aos cinco minutos do primeiro tempo, criou outras chances e até acertou a trave de Bono. Mas o Marrocos não deixou por isso, não. Primeiros africanos a chegarem numa semifinal, os marroquinos foram para cima e também levaram perigo - até chegaram a acertar a trave com uma bicicleta de um zagueiro. A França vai encarar a Argentina de Messi na grande final.
Tribuna dos Municípios 5 - Variedades Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022
Adriana Spaca/Estadão Conteúdo Divulgação Guia da Cozinha Divulgação Ó Senhor Deus, de inefável grandeza, que nos quisestes mostrar esta mesma grandeza nos servindo, concedei-nos por intercessão de Vossa serva, Santa Cristiana, a conversão das nossas almas, para que reconhecendo o nosso nada e o Vosso tudo, alegremente nos deixemos conduzir por Vossa vontade em nossas vidas. Por Jesus Cristo Vosso Filho, e Vossa Mãe e serva Maria Santíssima. Amém.
ORAÇÃO AO SANTO
6 - Mercado Tribuna dos Municípios Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.