BRASIL 2 X 0 SÉRVIA
Na estreia do Brasil na Copa do Mundo, o Pombo não deu chan ces para a zebra. Com um gol oportunista de canela, e outro lindo de voleio, Richarlison marcou duas vezes e garantiu a vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, válido pelo Grupo G. Com o resultado, a seleção fecha a pri meira rodada na lide rança.
A vitória brasileira coroou uma equipe que soube ser pa ciente no primeiro tempo e, sobretudo, ousada no segundo. Venceu quem se pro pôs a atacar e quem tinha os jogadores certos para isso.
Na véspera da es treia, Tite dissera em entrevista coletiva que, em relação à Copa do Mundo da
Prefeitura faz parceria com o Sebrae para fortalecimento do artesanato e economia criativa
Pág. 3
Na quinta-feira (24), a Administra ção Municipal se reuniu com empre sários e comercian tes do Município, na Escola Francis co de Assis Medei ros Rangel. O en contro teve como objetivo apresentar a campanha de conscientização sobre a importân cia de a popula ção completar o esquema vacinal contra a Covid-19.
Edição 2531 R$ ,001 Rio de Janeiro, Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022
Fundado em 26 de fevereiro de 1991 @tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br Tribuna dos Municípios ANO XXX Aproveite e reserve dias incríveis, “onde o sol faz morada o ano todo!” Reprodução/G1 Divulgação/Gov.Rio Divulgação/PMRO
Editor: Aloísio Santiago Monteiro
Divulgação/PMAB
Brasil de Richarlison supera ferrolho da Sérvia e estreia com vitória na Copa do Mundo do Catar
Rússia, havia tido um “aprendizado teóri co, mas fundamen
talmente prático”. E, ao menos para a par tida desta quinta, o
treinador demonstrou que um ensinamento ele trouxe de fato da
quele Mundial: joga dor que está em me lhor momento deve
ir a campo, indepen dentemente de con vicções táticas.
Governo do Rio marca presença na 20ª edição da Feira Literária Internacional de Paraty
A Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) está completando 20 anos e o Governo do Estado, mais uma vez, apoia o evento. Até o próximo domingo (27), serão promovidos painéis diários, debates, rodas de conversa, lançamentos literários, contação de histórias, oficinas e outras atividades com a presença de autores brasileiros e internacionais. Pág. 2
Na pauta, a proposta de consultoria para fortalecimento do artesanato e a economia criativa do município de Arma ção dos Búzios. Pág. 2
Pág. 6
A cada dia que passa, artistas de Rio das Ostras vão conquistando mais espaço no cenário nacional e ganhando o mundo. Pág. 2
Governo do Rio marca presença na 20ª edição da Feira Literária Internacional de Paraty
Com apoio do Estado, atividades presenciais do evento retornam após dois anos
A Feira Literária Interna cional de Paraty (Flip) está completando 20 anos e o Governo do Estado, mais uma vez, apoia o evento. Até o próximo domingo (27), serão promovidos painéis diários, debates, rodas de conversa, lançamentos lite rários, contação de histórias, oficinas e outras atividades com a presença de autores brasileiros e internacionais.
Representando o go vernador Cláudio Castro, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, esteve pre sente na abertura do even to, na quarta-feira (23), que volta a ser realizado presen cialmente após dois anos de edições remotas em razão da pandemia da Covid-19.
- A Flip é um grande exemplo e inspiração para as ações que o Governo do Estado vem fazendo no inte rior do Rio de Janeiro, com a democratização do acesso à leitura. É importante dizer que nos últimos anos nós investimos R$ 8 milhões em ações literárias por meio da Lei de Incentivo, trabalhan do na difusão da cultura, permitindo e participando de projetos de todos os portes, sejam eles de pequeno porte e até mesmo as grandes fei
ras literárias já consolidadas no Estado – declarou a se cretária.
Belita Cermelli, uma das fundadoras da Flip, desta cou a importância da feira como um meio de impulsio nar a procura pelo município de Paraty. Duas décadas após a concepção da ideia em parceria com os cofun dadores Mauro Munhoz e Liz Calder, o festival literário fez a cidade renascer e con tinua a tornar o local uma re gência para os apaixonados por literatura.
- Aqui as pessoas têm a oportunidade de estar numa cidade onde é gostoso pas sear, se encontrar para ouvir
Prefeitura faz
O Secretário interino de Turismo, Maycon Siqueira participou na terça (22) de uma reunião com represen tantes do Sebrae Nacional e Regional, no viveiro do empreendimento Aretê, por meio da Masterplan Consul toria.
Na pauta, a proposta de consultoria para fortale cimento do artesanato e a economia criativa do municí pio de Armação dos Búzios.
Além do secretário de tu rismo Maycon Siqueira, esti veram presentes a Coorde nadora de Turismo Patrícia Chaves, Cláudia Rodrigues da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico e repre sentantes do Sebrae.
o outro, tomar uma cachaça e conversar sobre as impres sões que teve, das emoções que sentiu nas mesas literá rias. É um evento que deu muito certo, a Liz Calder nos mostrou esse caminho e há 20 anos que a gente está fazendo a Flip ininterrupta mente. Mas essa aqui é uma Flip de reencontro - reco nheceu Cermelli.
Ao lado dos fundadores da Flip, a secretária Danielle Barros também foi recepcio nada pelo prefeito de Paraty, Luciano Vidal, e o deputado estadual Gustavo Tutuca. Vidal destacou as obras rea lizadas para a melhoria da infraestrutura do município.
- Fica aqui minha grati dão ao governador Cláudio Castro e à secretária por todo esse trabalho de in fraestrutura na cidade. Ao fazermos uma festa como essa, trazendo turistas, é importante fazermos inves timentos e melhorias para a população - disse o prefeito de Paraty.
A programação da Secre taria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECECRJ) na Fei ra Literária Internacional de Paraty está voltada para as atividades da Casa da Leitu ra e do Conhecimento. Con fira a programação para os próximos dias:
Sexta-feira (25)
PROGRAMAÇÃO
10h – Roda de conversas: Encontro de mestres da cultura fluminense, com o Inepac; 11h – Mesa “História, Memória e Patrimônio”; 12h – Apresentação sobre os Povos Tradicionais Presen tes; 13h – Contação de histórias com Flávia Justen; 14h – Oficina “Com que cor eu pinto o rosto?”, com Sandra Lima; 15h – Apresentação performática do livro “O Silêncio das Margaridas”, de Dumard Poeta;
16h – Lançamento do livro “ECOPoesia”, com Jaqueline Brum;
17h: Poesia Nacional – Lançamento do Livro Carla Bessa; 18h – Apresentação do livro “Vovó Biló de Pitó – Contos de Cabocla Ribeirinha”, com Emiliana Moraes; 19h – Exibição do curta “Último Domingo”, de Renan Bar bosa Brandão; 19h40 – Show multilinguagem com Almir Chiaratti; Sábado (26)
10h – Roda de conversa: Preservação do Patrimônio Cul tural Material e Natural de Paraty
11h – Matrizes do Forró: Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
12h – Narrativas indígenas: “Cantar e contar para acordar”, com Chay Torres
13h – Contação de histórias pela diversidade, com Juliana Gouveia
14h – A experiência da Revista Traços e a Casa Amarela, com Pedro Gerolimich
15h – Apresentação da obra “Tucumã” e diálogos sobre a literatura indígena, com Lucia Morais Tucuju
16h – Contação de histórias “A Leitura é uma Aventura”, com Dani Fritzen
17h – Apresentação dos livros “Dalva, minha vó e eu!” e “50 Sons de Crônica”, da atriz e cantora Mona Vilardo 18h – Mesa “O Papel do audiovisual nas lutas da mulhe res”, com Sissa Aneleh e Ingrid Gerolimich
19h – Exibição do média metragem “Ìyálewá”, de Joana Marinho 20h – Pocket Show com Dueto Laura Gabriela e Tauã de Lorena, do grupo Os Acalantos.
Prefeitura de Búzios realiza sanitização em sua sede
A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Ad ministração, realizou na terça-feira (22) a sanitização nas dependên cias da sede municipal, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As apli cações consistem na pulverização de quaternário de amônio de quinta geração. O produto atua na eliminação de vírus, fungos, bactérias e outros microrganismos, incluindo o SARS-CoV-2, o coronavírus causa dor da Covid-19, principalmente em ambientes fechados.
O maior benefício da sanitização no combate ao coronavírus é dei xar o ambiente “desinfectado”, ou seja, livre de qualquer agente pató geno que possa estar depositado nas superfícies. Assim, diminui-se o risco de novos contágios a partir do toque.
Segundo o secretário de Administração, Anderson Chaves, a saniti zação foi realizada em todos os setores da sede da Prefeitura.
EXPEDIENTE
Região
Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cam buci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncu la; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022 O Franco Grafica e Editora Ltda - ME CNPJ nº 26.753.088/0001-06 Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559 Presidente: Aloisio Santiago Monteiro Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000 Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189 Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360 E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787 Circulação Fundado em 26/02/91
Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim;
Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópo
Niterói; Nova
Paracambi; Queimados;
Gonçalo;
Meriti; Seropédi
Itaboraí;
lis;
Iguaçu;
São
São João de
ca;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim. Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Pi raí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda. Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engen heiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Perei ra; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Man garatiba e Paraty. Divulgação/Gov.Rio Divulgação/PMAB Divulgação/PMAB PROCESSO 6838/2022 ALESSANDRO OLIVEIRA VIEIRA, CPF 037.187.647-84 torna público que REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 24/11/2022 a CERTIDÃO
BIENTAL DE REGULARIDADE (CAR)
AM
para o imóvel localizado no lote 10 da quadra 10 - Loteamento Santa Clara II situado em Iguaba Grande - RJ. Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instru ções de Licenciamento da SEMMA.
Estrada da Usina Velha nº 600 – Centro, Armação dos Búzios/RJ – CEP 28950-000 licitacao@buzios.rj.gov.br Estado do Rio de Janeiro Prefeitura da Cidade de Armação dos Búzios Secretaria Municipal de Administração Coordenadoria Especial de Licitações e Contratos AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 072/2022 PROCESSO 30/2022 OBJETO: Registro de preços para aquisição de material (insumos hospitalares e correlatos) para atendimento da demanda da Secretaria Municipal de Saúde. DATA DO CERTAME 07 de dezembro de 2022 - quarta-feira - 10:00 horas REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VALOR GLOBAL: R$ 17.185.775,00(dezessete milhões, cento e oitenta e cinco mil, setecentos e setenta e cinco reais) LOCAL DO CERTAME: Sede da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, situado na Estrada da Usina nº600, bairro Centro, Armação dos Búzios – RJ. INFORMÇÕES: O edital encontra-se disponível no Portal Oficial da Prefeitura (https://buzios.rj.gov.br), podendo, também, ser retirado na sede da Prefeitura, no horário de 13:00 às 16:00, portando carimbo de CNPJ da firma, um pen-drive 1 resma de papel A4 de permuta. Maiores informações poderão ser prestadas pelo tel. (022) 2633-6000. DADA A REFORMULAÇÃO DOS EDITAIS, RECOMENDAMOS SUA ATENTA E CUIDADOSA LEITURA. Esclarecimentos e impugnações poderão ser remetidos através do email licitacao@buzios.rj.gov.br. Recomenda-se a visitação diária ao portal de licitações para ciência de demais informações eventualmente publicadas e acompanhamento do desenvolvimento da licitação Armação dos Búzios, 24 de novembro de 2022 Paulo Henrique de Lima Santana PREGOEIRO Estado do Rio de Janeiro Prefeitura da Cidade de Armação dos Búzios Secretaria Municipal de Administração Coordenadoria Especial de Licitações e Contratos AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA PÚBLICA 004/2022 PROCESSO: 1815/2022 OBJETO: Construção da nova Câmara de Vereadores DATA DO CERTAME: 29 de dezembro de 2022 - quinta-feira - 10:00 horas REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, SANEAMENTO E DRENAGEM VALOR GLOBAL: R$ 13.956.085,52(treze milhões, novecentos e cinquenta e seis mil e oitenta e cinco reais e cinquenta e dois centavos) LOCAL DO CERTAME: Sede da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, situado na Estrada da Usina nº600, bairro Centro, Armação dos Búzios – RJ. INFORMÇÕES O edital encontra-se disponível no Portal Oficial da Prefeitura (https://buzios.rj.gov.br), podendo, também, ser retirado na sede da Prefeitura, no horário de 13:00 às 16:00, portando carimbo de CNPJ da firma, um pen-drive 1 resma de papel A4 de permuta. Maiores informações poderão ser prestadas pelo tel. (022) 2633-6000. DADA A REFORMULAÇÃO DOS EDITAIS, RECOMENDAMOS SUA ATENTA E CUIDADOSA LEITURA. Esclarecimentos e impugnações poderão ser remetidos através do email licitacao@buzios.rj.gov.br. Recomenda-se a visitação diária ao portal de licitações para ciência de demais informações eventualmente publicadas e acompanhamento do desenvolvimento da licitação Armação dos Búzios, 24 de novembro de 2022
parceria com o Sebrae para fortalecimento do artesanato e economia criativa
LUIZ FERNANDO CAMPOS PRESIDENTE
O gabinete de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva buscou contato direto com oficiaisgenerais que passaram por cargos de chefia nas Forças Armadas, não só em gover nos petistas, mas também na antiga cúpula militar da gestão de Jair Bolsonaro. Interlocutores do presidente eleito já estabeleceram ca nais com ex-comandantes, como Edson Leal Pujol, do Exército, e com o ex-ministro da Defesa Fernando Azeve do e Silva.
Um conselheiro de Lula que atua nas tratativas dis se ao Estadão que todos os demais ex-comandantes es tão sendo procurados. A lista inclui os últimos comandan tes-gerais da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Antônio Carlos Moretti Ber mudez, e da Marinha, almi rante Ilques Barbosa Junior.
O ex-ministro e os três oficiais-generais da reserva deixaram o governo Bolso naro em março de 2021, numa intervenção sem pre cedentes do Palácio do Pla nalto sobre a cúpula militar. Todos foram exonerados após cobranças de apoio político feitas por Bolsonaro. Na ocasião, Azevedo e Silva afirmou ter preservado as Forças Armadas como insti tuição de Estado.
O Estadão apurou que, embora os generais Pujol e Azevedo e Silva tenham se mostrado dispostos a opinar em consultas informais, a tendência é de que eles não aceitem ser efetivamente no meados na equipe da tran sição. Existe, porém, uma tentativa do futuro governo de articular ao menos uma reunião com os generais de quatro-estrelas.
Os antigos comandantes que chefiaram o Exército, a Aeronáutica e a Marinha nos governos do PT também vol taram a ser consultados por interlocutores de Lula. Entre eles estão o general Enzo Peri, o brigadeiro Juniti Saito e os almirantes Julio Soares de Moura Neto e Eduardo Bacellar Leal Ferreira.
Além dos militares, há outros nomes sugeridos que compõem uma lista já esbo çada, inclusive civis, como o
Impasse
Lula vive um impasse na formação da equipe que deverá se relacionar com as Forças Armadas, uma das únicas ainda não de signada. Como mostrou o Estadão na semana passa da, os ex-comandantes já estavam sendo consultados por emissários de Lula para opinar sobre a formação da equipe e temas da área, mas uma ala argumentava que os contatos deveriam se restringir apenas a ex-inte grantes de governos do PT. Outros defendiam apenas civis no núcleo da Defesa.
Coordenadores da tran sição de governo dizem que caberá a Lula arbitrar a for mação do grupo da Defesa, que terá civis e militares, como disse o vice-presiden te eleito, Geraldo Alckmin. Havia a expectativa de que Lula anunciasse os integran tes da equipe nesta semana, mas os planos foram altera dos porque ele não viajou a Brasília, por recomendação médica, para poupar a voz após cirurgia.
Um dos interlocutores do gabinete de transição é o
general da reserva do Exér cito Marcos Edson Gonçal ves Dias, que foi chefe da segurança presidencial du rante os mandatos de Lula. G. Dias, como é conhecido, tem sido a principal ponte de contato com os militares.
O general estava cotado para o grupo de Inteligência Estratégica, assim como o delegado da Polícia Federal Andrei Passos. Esse núcleo temático não chegou a ser anunciado ainda e já houve sugestões para que fosse integrado ao grupo da De fesa, também pendente. Há dúvidas, porém, sobre como seria o seu funcionamento e formato.
O próprio G. Dias avalia que não seria viável receber relatórios com informações sigilosas da Agência Brasilei ra de Inteligência (Abin) ou do Gabinete de Segurança Insti tucional (GSI). Mesmo assim, ele já recebeu um telefone ma do Palácio do Planalto para tratar da transição com a equipe do general Augusto Heleno, ministro do GSI.
Lula também vem sendo aconselhado pelos ex-minis tros da Defesa Jaques Wag ner, Celso Amorim e Nelson Jobim e por parlamentares com trânsito na caserna. O ex-ministro Aloizio Merca dante, filho do ex-general
Oswaldo Muniz Oliva, afir mou haver um problema institucional com as Forças Armadas, mas minimizou o adiamento na escolha da equipe.
Desde a campanha, Lula passa por dificuldades de acesso às cúpulas milita res, principalmente as da ativa. Enfrenta resistências ideológicas e reconhece nos quartéis uma simpatia por Bolsonaro, que foi capitão do Exército. Bolsonaro deu inédito protagonismo político aos militares, que ocuparam cerca de 6 mil cargos na Esplanada dos Ministérios. Lula já disse que pretende reverter o aparelhamento.
Saída antecipada
Além da indefinição sobre a equipe, Lula pode ter de lidar em breve com um ato poten cialmente polêmico. Como mostrou o Estadão, os atuais comandantes das Forças Ar madas já sinalizaram que pla nejam deixar os cargos às vés peras da posse de Lula. Não se trataria de uma renúncia coletiva, mas da passagem de comando, em datas e cerimô nias distintas. Essa saída ante cipada não ocorreu em trocas de governo anteriores.
O brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, co mandante da Aeronáutica, disse a integrantes de sua
equipe que deseja deixar o cargo em dezembro. Ele chegou a convidar oficiaisgenerais para sua futura passagem de comando, que deve ocorrer às vésperas do Natal, em 23 de dezembro. Seria dias depois de outra cerimônia importante da For ça Aérea: a entrega e entra da em operação de quatro caças novos Gripen ao 1º Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis (GO).
Oficiais-generais da ati va com conhecimento do assunto dizem que o gesto deve se repetir no Exército e na Marinha. As Forças não confirmam. Generais que trabalham com o coman dante Marco Antônio Freire Gomes alegam que “nada foi definido”. A assessoria do al mirante Almir Garnier Santos não respondeu.
A saída antecipada seria uma forma de prestigiar o mi nistro da Defesa, Paulo Sér gio Nogueira de Oliveira, para que ele fosse a autoridade a participar das cerimônias e recebesse homenagem. Se gundo um general, não seria um ato deliberado para atin gir Lula. A possibilidade ainda é vista com desconfiança na transição de governo.
Militares falam em pos sível pressão vinda dos Al tos-Comandos. Auxiliares
de Lula afirmam ver no caso uma jogada política do Pla nalto. A atitude demonstraria apoio a Bolsonaro, já mani festado pelos comandantes da FAB e da Marinha às vés peras da eleição, em posta gens nas redes sociais.
Nas palavras de um ofi cial da Defesa, eles “entra riam para a história” como militares que não quiseram transmitir o comando para colegas de farda, não para rivais políticos. É uma com paração com a recusa de Bolsonaro em se comprome ter a passar a faixa a Lula.
Embora as cúpulas mi litares se digam legalistas, os atuais comandantes-ge rais das Forças Armadas emitiram nota conjunta, re centemente, em defesa de manifestações, na frente dos quartéis, que tinham como principal pauta o protesto contra a eleição de Lula e um pedido de intervenção militar.
Caso a saída antecipada se confirme, o militar mais antigo de cada Força assu miria interinamente. Diante desse cenário, o Estadão ouviu de um dos mais impor tantes conselheiros de Lula, sob reserva, que o ideal seria a indicação, o quanto antes, de quem será o ministro da Defesa – um civil – e dos pró ximos comandantes-gerais. A aposta é a de que Lula es colherá quem está há mais tempo no topo da carreira.
Esse mesmo integran te da transição afirmou que transmissões de cargos de comando militar costumam demorar algumas semanas. Não seria ruim para o pre sidente eleito, portanto, ter os próximos comandantes já em atuação em 1.º de janei ro de 2023. Já a transição no âmbito político envolve ape nas o Ministério da Defesa.
Emissários do governo eleito ouviram de generais que não agradaria às cúpu las militares repetir na De fesa a fórmula de embaixa dores no comando da pasta. Além disso, eles também não veem com bons olhos a indicação de um nome oriundo do Supremo Tribu nal Federal (STF), que é, atualmente, alvo de críticas na caserna.
Fonte: O Estadão
Comissão de Orçamento da Alerj aprova contas de 2021 do Governo do Estado
Em maio, Tribunal de Contas já havia emitido parecer pela aprovação
A prestação de contas do Governo do Estado de 2021 foi aprovada, por maioria, na quarta-feira (23), pela Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O parecer ratifi ca a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), que, em maio, já havia apro vado o relatório por unanimi dade, o que não acontecia havia sete anos.
- Isso é fruto de uma gestão responsável, com foco no crescimento econô mico, geração de empregos
e valorização do serviço pú blico. A aprovação das con tas pela comissão mostra que, com transparência e seriedade, estamos no ca minho certo para o desen volvimento do Estado do Rio – declarou o governador Cláudio Castro.
Na audiência pública que avaliou a prestação de con tas e precedeu a votação, a Secretaria de Estado de Fazenda foi representada pelos subsecretários do Te souro, Stephanie Guima rães; de Assuntos Jurídicos, Vanessa Siqueira; de Con troladoria Interna, Rodrigo Neves, além da subsecretá ria adjunta de Política Fiscal,
Liliane Figueiredo.
A subsecretária do Te souro destacou a redução do número de apontamen tos feitos pelo TCE-RJ após a aprovação. Foram 14 nas contas de 2018 e nenhum nas do ano passado.
- Além da melhoria na gestão, nós temos trabalha do nos apontamentos que vêm sendo feitos pelo Tri bunal de Contas nos últimos anos - afirmou Stephanie Guimarães.
O próximo passo é a apreciação das contas de 2021 pelo plenário da Alerj, por meio de projeto de de creto legislativo, o que acon tecerá até o fim deste ano.
Tribuna dos Municípios 3 - Política Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022 Tel.: (22) 2645-4673 Rua Casimiro de Abreu, 205 B Centro - Cabo Frio-RJ
Divulgação/Sefaz-RJ
atual presidente da Associa ção Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), Ro berto Alves Gallo Filho.
Reprodução
PF prende quase 150 foragidos por abuso sexual de crianças, até um ancião de 97 anos
Todos os alvos da Operação Guardiões da Infância têm condenações em aberto, algumas há mais de sete anos
A Polícia Federal (PF) prendeu quase 150 pessoas nas diferentes fases da Ope ração Guardiões da Infância. Os alvos são réus já conde nados por abuso sexual in fantil que estavam foragidos.
A força-tarefa vem cum prindo desde agosto os mandados de prisão em aberto, alguns há mais de sete anos, nos 26 Estados e no Distrito Federal. Há con denações que ultrapassam 30 anos. Pelo menos 21 pessoas foram presas só na terça-feira (22).
O coordenador-geral do setor repressão a crimes fa zendários da Polícia Fede ral, Cleo Matusiak Mazzotti, classificou a operação como ‘emblemática’ e ‘extrema mente complexa’.
O delegado afirma que, além do trabalho de locali zação dos foragidos, um dos principais desafios é mobili zar a logística das diferentes
etapas de uma ação com al cance nacional.
“Não é simples a localiza ção desses indivíduos. Essa operação, além de retirar abusadores e estupradores das ruas, efetiva o sistema penal. Não é fácil a integra ção com os Estados e os di retores da Polícia Federal”, disse em coletiva de impren sa nesta tarde.
Os presos têm idades entre 24 e 97 anos. Mazzotti lembra que os abusadores não têm “perfil definido”. “Não é um tipo de pessoa A ou B, quem trabalha com isso ou aquilo. Qualquer pessoa pode ser um abusa dor”, destaca.
A principal preocupação da Polícia Federal foi impe dir que réus já condenados por abusos sexuais contra crianças e adolescentes pudessem fazer novas víti mas.
Nos últimos dois anos, o serviço de repressão a cri mes de ódio e pornografia infantil da Polícia Federal prendeu 286 abusadores de menores e resgatou 169 crianças.
Operação Foco apreende mais de 500 pares de calçados na BR-040
Agentes da Subsecreta ria Especial de Controle de Divisas, Operação Foco, apreenderam na quinta-fei ra (24) 521 pares de calça dos sem nota fiscal e com indícios de falsificação. A apreensão aconteceu no iní cio da manhã, no posto de fiscal de Comendador Levy Gasparian, no km 6 da BR040.
O material era transpor tado em um veículo de car gas que havia saído de Nova Serrana, em Minas Gerais, e tinha como destino o municí pio de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A ocorrência foi apresen tada na sede policial de Três Rios (108ª DP) e a carga
ficou apreendida para perí cia.
O motorista também foi encaminhado para a dele gacia, onde prestou depoi mento e foi liberado. Ele po derá responder pelos crimes de descaminho e contra a propriedade industrial (falsi ficação).
Ligada a Secretaria da Casa Civil do Rio, a Ope ração Foco atua integrada com a Secretaria de Estado de Fazenda no combate à evasão de ativos. São cin co postos fixos em pontos estratégicos em Comenda dor Levy Gasparian, Itatiaia, Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Angra dos Reis, além das ações volantes.
PF deflagra a Operação Maputo para combater o tráfico internacional de drogas
A ação tem como objetivo a prisão de um traficante nigeriano responsável por uma carga de cinco toneladas de cocaína, apreendida em outubro do ano passado
A Polícia Federal deflagrou a Operação Maputo na quin ta-feira (24), com o objetivo de prender um nigeriano, de 33 anos, que seria o responsável por uma carga de cinco tone ladas de cocaína, apreendida no Porto do Rio de Janeiro, em outubro do ano passado, sendo a maior apreensão de cocaína já realizada no estado e uma das maiores já feitas no país.
A deflagração teve início ainda na madrugada, com o mandado de prisão expedido em desfavor do estrangeiro sendo efetivamente cumprido por policiais federais, no mo mento em que ele desembarcava no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
O preso havia sido incluído na Difusão Vermelha da IN TERPOL, que o havia localizado na semana passada em Barbados, uma ilha do Caribe, com o auxílio da DEA - a Agência Antidrogas dos Estados Unidos da América.
No âmbito da operação, também estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão no estado de São Pau lo, além de uma ordem de restrição de contas bancárias do preso no montante de R$ 2 milhões.
O estrangeiro será conduzido até a Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro para formalidades decor rentes da prisão judiciária e será encaminhado ao sistema prisional.
O nome da operação consiste na capital do Moçambi que, a qual seria o destino das cinco toneladas de cocaína apreendidas pela PF no Porto do Rio, em outubro de 2021.
Polícia Civil prende 18 pessoas por golpes em empréstimos em Nova Iguaçu
Policiais civis da 52ª DP (Nova Iguaçu) realizaram uma operação, na quarta -feira (23), contra uma or ganização criminosa que aplicava golpes em falsos empréstimos de consigna dos. Ao todo, 18 pessoas foram presas em flagrante, incluindo o chefe da qua drilha, em dois endereços, no Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. No momento da abordagem, dois criminosos tentaram es
capar pela janela do escritó rio, que fica no oitavo andar de um edifício, mas foram capturados pelos agentes.
De acordo com as in vestigações, os golpistas faziam contato com as vítimas se apresentando como representantes do INSS ou de uma instituição bancária. Eles diziam que poderiam renegociar dívi das de empréstimos ante riores, a juros menores, se as pessoas contratassem
um novo empréstimo. Os valores deveriam ser pas sados para uma conta da empresa.
O grupo já vinha sendo investigado há dois anos e assumia diferentes nomes de pessoas jurídicas para atrair menor atenção. Com a intenção de dificultar o tra balho policial, os golpistas passaram a fazer vítimas em outros estados, como São Paulo e Minas Gerais.
A operação foi possível
após informações de uma pessoa que participou de um treinamento promovido
pela quadrilha. Ao perceber que se tratava de um golpe, ela procurou a delegacia de
Nova Iguaçu.
Pelas apurações iniciais, sete pessoas que eram clientes de uma mesma ins tituição financeira tiveram prejuízo de cerca de R$ 60 mil. As investigações prosse guem para identificar outras vítimas e o faturamento total do grupo, bem como outros possíveis integrantes da quadrilha.
Os presos foram autua dos em flagrante por organi zação criminosa.
Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022 4 - Polícia Tribuna dos Municípios
Divulgação
Divulgação/PF
Fotos: Divulgação Divulgação/PF
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, na quarta-feira (23), o Projeto de Lei 5.143/21, da deputada Dani Monteiro (PSol), que pro põe a criação do Orçamento Temático da Igualdade Racial. O texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo. O texto prevê que, em todas as fases da elaboração do orçamento do Estado, o governo envie um relatório com os gastos orçamentários des tinados às ações e aos programas direcionados à promoção de direitos para a população negra, quilombola e indígena. O relatório deverá ser apresentado no primeiro Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias após a aprovação da medida.
Discriminação
A comissão de Defesa dos Direi tos da Mulher da Câmara dos Depu tados aprovou na quarta-feira (23), em Brasília, o PL 855/21, de autoria da deputada Ro sangela Gomes (Republicanos-RJ) que dispõe sobre as penalidades administrativas aplicáveis em razão de atos de discriminação ou ofensi vos contra a mulher praticados em estádios de futebol, ginásios e demais locais onde são realizados eventos esportivos no Brasil. A medida con sidera atos discriminatórios contra a mulher portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens de caráter violenta, constrangedora, intimidatória ou depreciativa, bem como entoar cânticos insultuosos e incitar ou praticar qualquer forma de assédio contra as mu lheres. As penalidades para torcedor ou membro do público identificado vai de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais) e em caso de clube ou agremiação o valor da sanção pode chegar até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
Auxílio Brasil
ORAÇÃO AO SANTO SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA
Ó Santa Catarina, sábia e fir me na fé, rogai a Deus para que nós tenhamos a coragem de buscar conhecer sempre melhor os ensinamentos de Cristo na Sua Igreja, e de testemunhá-los pelas nossas palavras e ações em qualquer ocasião, de forma a merecer mos o prêmio do Paraíso e a edificar os irmãos. Amém.
Não se deixe levar pelo extremismo. Nem exagero para mais, nem para menos. Saiba permanecer no meio termo. Se correr demais, cansará. Se ficar muito parado, acabará consumindo o terreno debaixo dos próprios pés, e dentro de pouco estará pisando uma cova. Não pare, mas também não queira correr demais. Caminhe firme e com segurança, sem pressa, mas não se detenha jamais na senda do progresso.
Disposição
Em novembro, o estado do Rio de Janeiro registrou o segun do maior número, da Região Sudeste, de pessoas assistidas pelo Auxílio Brasil. São 1.824.737 famílias contempladas no mês, ficando atrás somente de São Paulo, que contabilizou 2.627.104 pessoas beneficiadas pelo programa. Os dados fo ram divulgados pelo Ministério da Cidadania, responsável pela iniciativa. Todos os 92 municípios do Rio de Janeiro contam com beneficiários do Auxílio Brasil. Para o pagamento da par cela do programa, o Governo Federal investiu mais de R$ 1,1 bilhão. Cada família irá receber, em média, R$ 606,00 no mês.
GALINHADA TRADICIONAL
Ingredientes:
•1 kg de coxa e sobrecoxa de frango em pedaços
•1 envelope de tempero em pó para aves
•4 colheres (sopa) de óleo
•1 cebola picada
•3 dentes de alho picados
•2 xícaras (chá) de arroz parboilizado cru, lavado e escorrido
•2 tomates picados
•1 cenoura picada
•1 lata de milho verde escorrido
•5 e 1/2 xícaras (chá) de água fervente
•1 colher (chá) de açafrão
•Sal e cheiro-verde picado a gosto
TRIBUTO
Modo de preparo:
Tempere o frango com o tempero em pó. Em uma panela de pressão, em fogo alto, aqueça o óleo e frite o frango até dourar. Retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela, refo gue a cebola e o alho até dourar. Adicione o ar roz e refogue por 2 minutos. Acrescente o frango frito reservado, o tomate, a cenoura, o milho e refogue por mais 2 minutos.
Coloque a água, o açafrão, tempere com sal, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos, em fogo médio, após iniciada a pressão. Desligue e deixe sair a pressão naturalmente. Transfira para uma travessa, polvilhe com cheiro-verde e sirva.
MÁRIO LAGO COMPLETARIA 111 ANOS
Mário Lago foi um compo sitor, ator, poeta, radialista e advogado brasileiro. Entre suas músicas mais famosas estão “Ai que Saudades da Amélia” e “Atire a Primeira Pedra”, feitas em parceria com Ataúlfo Alves. A mar cha carnavalesca “Aurora” que ficou famosa na voz de Carmem Miranda foi feita em parceria com Roberto Roberti e “Nada Além” feita em parceria com Custódio Mesquita famosa na voz de Orlando Silva. Atuou em vá rias novelas, entre elas, “O Casarão”, “Pecado Capital” e “Brilhante”. Participou de peças de teatro e filmes como “Terra em Transe” de Glauber Rocha. Militante político foi preso várias ve zes.
Mário Lago (1911-2002) nasceu no Rio de Janeiro no dia 26 de novembro de 1911. Filho único do maestro Antô nio Lago e de Francisca Ma ria Vicência Croccia Lago. Desde cedo dedicou-se às letras, publicou seu primei ro poema aos 15 anos. For mou-se em Direito em 1933, exercendo a profissão por poucos meses. Foi casado com Zeli com quem teve
sete filhos. Militante político do anti go Partido Comunista Bra sileiro, foi amigo de Oscar Niemeyer e de Luís Carlos Prestes, a quem homena geou com o nome de um filho. Sua estreia como le trista de música popular foi com “Menina, Eu Sei de uma Coisa”, em parceria com Custódio Mesquita, gravada em 1935 por Mário Reis. Três anos depois, Or lando Silva realizou a famo sa gravação do fox “Nada Além”, da mesma dupla de autores. Entre suas músicas mais célebres estão “Ai que Saudades da Amélia” e “Ati re a Primeira Pedra”, ambas interpretadas por Ataúlfo Alves, “É Tão Gostoso, Seu Moço”, com Chocolate, que ficou conhecida na voz de Nora Ney, “Número Um” com Benedito Lacerda, o samba “Fracasso” e a mar cha carnavalesca “Aurora”, em parceria com Roberto Roberti, famosa na interpre tação de Carmem Miranda e “Amélia”, com seus versos: “Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade”, que ficou tão popular que o ter
mo se tornou sinônimo de mulher submissa, dedicada aos trabalhos domésticos e que não reclama.
Mário Lago ficou co nhecido do grande públi
co graças a seu trabalho como ator. Desde a época das novelas de rádio até a televisão, onde partici pou de novelas: “Casa rão”, “Pecado Capital” e
“Brilhante”, entre muitas outras. Também atuou em peças de teatro e filmes, como “Terra em Transe”, de Glauber Rocha. É autor dos livros “Na Rolança do Tempo” (1976), “Bagaço de Beira-Estrada” (1977) e “Meia Porção de Sara patel” (1986). Foi biografa do por Mônica Velloso em 1998 no livro “Mário Lago: Boêmia e Política”.
Desde o começo de 2002, Mário Lago lutava contra graves problemas de saúde, principalmente um enfisema crônico que sacrificava muito sua res piração e que já tinha sido responsável por sua inter nação em estado grave em janeiro, vítima de uma pneumonia bacteriana. Mais recentemente, para trabalhar em “O Clone”, ti nha de aspirar oxigênio no intervalo das gravações.
A importância do jo vem Mário, intelectual e politizado, no ambiente do incipiente teatro brasi leiro de revista pode ser medida pelo episódio em que o parceiro, na marcha Aurora, Roberto Martins o procurou na saída do tea
tro para lhe pedir um favor. Mário já estava acostuma do a ser procurado pelo amigo quando Martins tinha algum pedaço de música a espera de uma tirada poética ou comple mento melódico. Desta vez, porém, a conversa era outra. “Não trago mú sica nenhuma Mário, é que tem um cantor aí precisan do trabalhar e eu queria pedir para você ajudá-lo, que ele é muito bom...”, argumentou Martins. As sim começava a carreira de Carlos Galhardo, um dos mais populares can tores da era do rádio, pe las mãos de Mário, que já fazia sucesso com “Nada Além”, gravado por Orlan do Silva, e deu a Galhardo a oportunidade de gravar “Será?” e “Devolve”. ´ Sobre o tempo, Mário dizia: “Discordo quando as pessoas falam “no meu tempo...”. Meu tempo é hoje. Fiz um acordo com o tempo: nem ele me perse gue e nem eu fujo dele. Um dia a gente se encontra”. Mário Lago faleceu no Rio de Janeiro, no dia 30 de maio de 2002.
O ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, Nelson Barbosa, e o econo mista Guilherme Mello, membros da coordenação econômica do gabinete de transição, tiveram na quinta-feira (24) a primeira reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O encontro, que durou duas horas, serviu para a apresentação dos grupos, com Guedes pondo a atual equipe eco nômica à disposição do governo eleito.
Divulgação
Octacílio Barbosa
Valter Campanato/Agência Brasil
Douglas Gomes
Aprovado Tribuna dos Municípios 5 - Variedades Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022
Reprodução
RECEITA
Guia da Cozinha
Rio da Ostras amplia ações de divulgação para combater a Covid
Força-tarefa conta também com apoio dos comerciantes e empresários
Na quinta-feira (24), a Admi nistração Municipal se reuniu com empresários e comerciantes do Município, na Escola Francisco de Assis Medeiros Rangel. O encon tro teve como objetivo apresentar a campanha de conscientização sobre a importância de a popula ção completar o esquema vacinal contra a Covid-19.
A reunião apresentou os dados de vacinação e disponibilizou aos comerciantes material de apoio pu blicitário, que vão de cartazes até áudios, com informações sobre os novos locais de vacinação e horá rios.
Os estabelecimentos que con tam com o sistema de comunica ção poderão usar esse material oferecido para alcançar um maior número de munícipes que ainda não completaram o esquema va cinal.
O prefeito Marcelino Borba fa lou sobre a importância da união
entre a Administração Municipal e os comerciantes e empresários.
“É preciso que todos estejam engajados nesta campanha que reforça a importância da vacina ção. Precisamos unir as forças para conscientizar todos os muní cipes a comparecer nos polos para completar seu esquema vacinal. O
compromisso precisa ser de todos”, afirmou.
Marcelino ainda falou sobre a descentralização da imunização, que agora está sendo oferecida nos postos de saúde, conforme o calendário semanal, e também so bre o novo local de vacinação, que funcionará às sextas-feiras e sába
Banda Lopine lança single “Aquarelas” em Rio das Ostras
rições. Seu novo single, “Aqua relas”, não apenas marca o retorno de novas composições, mas também uma mudança no estilo e mood da banda, tra zendo energia e leveza, além de trazer novos instrumentos no processo de produção musi cal. “Aquarelas” é literalmente sobre sonhar. É sobre não que rer acordar do sonho bom que é fazer música por aí. Além de servir como um convite aos fãs, para que se juntem à banda e os ajudem a pintar esse quadro, que já está sendo feito desde o início da banda em uma mistu ra colaborativa de Luke, Pedro e Rodriguez
dos.
“Para facilitar ainda mais o acesso de toda a população, es tamos disponibilizando as vacinas nas unidades de saúde dentro das localidades. Precisamos aumentar os índices de cobertura vacinal no Município. Também começaremos a ofertar um novo local de vacina
ção, que funcionará em anexo à Secretaria de Turismo, às sextas e sábados. Essa é a única forma de evitar agravamentos da doença e medidas mais restritivas”, destacou o prefeito.
O secretário de Saúde, Denilson Santa Rosa, falou sobre os índices de cobertura vacinal e sobre o au mento de positivados com o vírus. “O Estado do Rio está sofrendo com o aumento de casos de Co vid-19. Por esse motivo é tão ne cessário que a população procure as unidades de saúde e complete o esquema vacinal para que casos da doença não sejam agravados. Na Cidade também tivemos um aumento de casos confirmados, fe lizmente, até o momento, somente sintomas mais leves”, falou.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Mesquita, disponibilizou a Casa Legislativa para a divulgação da campanha de conscientização. O vereador ainda ofereceu espaço no seu programa na rádio para contri buir com a chegada de informações a toda população.
Final de semana terá exposição e música no “Tardinha no Empório”
A cada dia que passa, artis tas de Rio das Ostras vão con quistando mais espaço no ce nário nacional e ganhando o mundo. A Banda Lopine, forma da por Luke (baixo e voz), Rodri guez (bateria) e Pedro (guitarra e teclados), é um bom exemplo por conta do destaque que vem alcançado em toda a re gião, principalmente depois do lançamento do single “Aqua relas”, ocorrido no início de no vembro.
O single “Aquarelas”, dispo nível nas principais plataformas digitais, foi planejado para le var ainda alegria e leveza aos
amantes da boa música, fazen do com que esse trabalho re presente e materialize o sonho dos três rapazes de conseguir fazer música independente mente do tempo e do lugar e possa ser considerado a marca de retorno e recomeço da Ban da Lopine.
Após hiato provocado pela pandemia, Lopine, que antes carregava o “the” em seu nome, retorna de cara nova, mais des pojada, bem-humorada e mais presente em suas redes sociais, anunciando novos trabalhos autorais e carregando criativi dade em seus anúncios e apa
LOPINE - É uma banda inde pendente brasileira de rock al ternativo criada em 2016 no inte rior do Rio de Janeiro, em Rio das Ostras. Desde sua criação sem pre deram atenção para pro jetos próprios e autorais. Até os dias presentes lançou um EP (Mir tilo, 2017) e um álbum (A Pressa e Seus Pensamentos, 2019). Lopine passou a ser conhecida pelas músicas autorais e a alta energia trazida nas apresentações ao vivo e também pelas releituras de grandes nomes da música brasileira que os inspiram. A Ban da também se inspira em gran des artistas que, além da sonori dade, compartilham a leveza no jeito de ser, como Men at Work, Hers, Mac Demarco e Boogarins.
No sábado (26), o Empório da Estação está com uma programa ção para lá de especial no Projeto “Tardinha no Empório”. Além da ex posição de trabalhos dos artistas de Rocha Leão, a partir das 14h, o Empório da Estação vai apresentar o show da cantora, compositora e multi-instrumentista Jac Esteves, que promete muita animação e mú sica de qualidade.
Com 30 anos de carreira, a ca rioca Jac Esteves leva à toda cida de de Rio das Ostras o seu talen to. Contemplada em vários editais culturais, tanto no Estado do Rio de Janeiro quanto do Município, a ar tista encanta com a sua voz em to dos os cantos do país. “Em Rio das Ostras tive grandes oportunidades na minha carreira e essa apresen tação no Projeto Tardinha no Em pório, é mais uma”, conta Jac.
EXPOSIÇÃO – Além das ativi dades para as crianças, o público
também vai poder conferir a expo sição de trabalhos dos artesãos da localidade, feitos nas mais va riadas técnicas. A cada semana um grupo diferente de artistas se apresenta no espaço, com peças únicas.
EMPÓRIO – Localizado na Praça do Trem, em Rocha Leão, o Empório da Estação é um espaço dedicado à arte e à cultura, utiliza do para a divulgação dos trabalhos dos artesãos e da gastronomia lo cal. A exposição acontece das 14h às 18h.
SERVIÇO
“TARDINHA
NO EMPÓRIO”
Atração: Jac Esteves
Local: Empório da Estação
Endereço: Praça do Trem S/N –Rocha Leão
Data: 26/11/2022
Horário: 14h30
Entrada Franca
Classificação Livre
6 - Cidades Tribuna dos Municípios Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022
Divulgação
Gabriel Sales
Divulgação