Um policial militar foi preso em flagrante na noite de terça-feira (14), após atirar e matar um outro agente da corporação, em Irajá, na Zona Norte do Rio. O crime aconteceu dentro do bar de um condomínio residencial. Imagens feitas por câmeras de segurança mostram a vítima sentada em uma mesa ao lado de duas mulheres e uma criança (foto ao lado). O atirador chega no local e atira no agente, que não reage. Pág. 4
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), propôs, durante pronunciamento na quarta-feira (16) na COP27, no Egito, uma aliança global para combater a fome em todo o mundo. Ele também cobrou dos países ricos o cumprimento da promessa de recursos para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas nos países mais pobres. Pág. 3
onismo do Centrão no novo governo, dirigentes do MDB articulam blocos na Câmara e no Senado com partidos de centro-direita, como o União Brasil. O alvo principal é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), candidato à reeleição, além das comissões da Casa, por onde passam projetos de interesse do governo, como a de Constituição e Justiça e a de Orçamento. Pág. 3
De acordo com o secretário da Pasta e vice-prefeito Miguel Pereira, o recapeamento era uma antiga solicitação dos moradores. Pág. 2 Procon de Rio das Ostras orienta quiosques da orla
Edição 2525 R$ ,001 Rio
2022
26
de 1991 @tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br Tribuna dos Municípios Divulgação ANO XXX
Divulgação/PMAB
Reprodução
de Janeiro, Quinta-feira, 17 de Novembro de
Editor: Aloísio Santiago Monteiro Fundado em
de fevereiro
Aproveite e reserve dias incríveis, “onde o sol faz morada o ano todo!”
Bruno Pirozzi
MDB busca União Brasil para tentar barrar Lira na Câmara e minar poder do Centrão PÁG. 2
A Prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, por meio da Secretaria de Obras, Sa neamento e Drenagem ini ciou na segunda-feira (14) o recapeamento na Avenida José Gonçalves, principal rua do bairro de José Gon çalves.
De acordo com o secre tário da Pasta e vice-prefei to Miguel Pereira, o reca peamento era uma antiga solicitação dos moradores: “A Avenida José Gonçalves corta o bairro todo, sendo a principal via de acesso a outras ruas. Só neste bairro já pavimentamos 27 ruas, todas elas com obras de sa neamento básico”.
Rio das Ostras convoca novos permissionários para Feiras Livres
Em virtude da desistên cia de alguns permissioná rios, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secre taria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está convocando novos contem plados da Chamada Pública nº 014/2022 para as Feiras Livres do Âncora e Cidade Praiana.
Ao todo são 45 vagas – 21 para a feira do Ânco ra e 24 para a de Cidade Praiana. Os contemplados em segunda chamada de verão comparecer, até dia 6 de dezembro, à sede da Secretaria de Desenvolvi mento Econômico e Turis mo (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro s/nº - Extensão do Bosque), das 9h às 16h, para assinatura do Termo de Compromisso. É necessário
apresentar o documento de Identidade original, uma foto 3x4 do titular e uma foto do suplente, para confecção de crachá de identificação de feirante.
Os permissionários que irão trabalhar com qualquer tipo de produto alimentício,
pronto para consumo ou não, deverão apresentar, no ato da assinatura do Termo de Compromisso, o Atesta do Médico, no qual deverá constar que tanto o permis sionário quanto seu suplen te estão aptos à manipula ção de alimentos.
Banco de Empregos e Assistência Social firmam parceria para empregar população em Rio das Ostras
A parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por intermédio do Banco de Empregos com a Secretaria de Assistência Social, está mudando a vida de muitos moradores do Município com oportunidades de trabalho.
Por meio de parceria com di versas empresas, só no último mês, diversos assistidos pela Secretaria de Assistência Social (Casa do Sorriso, Creas, Ceam e Abrigo) conseguiram vagas de tra balho graças ao trabalho desen volvido pelo Banco de Empregos. Os novos contratados conquista ram empregos em diversas áreas, como construção civil, comércio, carpintaria, tecnologia e indústria.
Elton Cerqueira da Silva con seguiu uma vaga para Assistente de TI com a ajuda do Banco de Empregos. “O Banco de Empregos da Cidade realmente funciona. O acesso é muito tranquilo. Levei apenas meu documento de iden tidade e comprovante de residên cia. Os funcionários prontamente selecionaram a vaga que havia escolhido e passaram as informa ções.
Após o envio da carta para a empresa, no mesmo dia fui aciona do. Agradeço a ajuda da Prefeitu ra”, esclarece.
“É de suma importância a par ceria do Banco de Emprego com o dormitório Casa do Sorriso, pois uma das razões que levam muitos usuários da Casa do Sorriso à si tuação de rua é o desemprego ou o acesso ao mundo do trabalho de forma precária, o que impossibilita a manutenção de uma moradia e de alimentação. Também chegam
muitos imigrantes que buscam alternativas na Cidade para reco locação no mercado de trabalho”, explica o diretor da Casa do Sorri so, Felipe Aguiaro.
Neste projeto, já houve diver sos casos exitosos de usuários que puderam seguir a sua vida, alugan do seu espaço para morar e até mesmo contribuir financeiramente junto aos seus familiares.
“Em relação às pessoas que estão fora do mercado de trabalho, a grande preocupação do prefeito Marcelino Borba é o resgate da dignidade dos seus munícipes e daqueles que buscam Rio das Ostras para viver. O Banco de Em pregos hoje trabalha com um aten dimento humanizado, priorizando o que cada cidadão precisa. Tam bém detectamos necessidades da população e encaminhamos para os setores do governo que pode rão auxiliar cada demanda, dentro de sua respectiva área. Com essa parceria pontuada em amor, res peito e preocupação com o próxi
mo, temos assistidos do Creas, do Abrigo, do Ceam e Casa do Sor riso empregados e felizes com a oportunidade de uma nova vida”, explica o coordenador do Banco de Empregos, Erick Brandão.
SERVIÇOS – A Casa do Sorriso oferece alimentação, per noite, banho, higienização das rou pas (lavagem) e atividades socioe ducativas com a equipe técnica do Dormitório. Foi intensificada a abordagem social às pessoas em situação de rua para acolhê-los e encaminhá-los para a rede de pro teção, quando necessário.
A casa está localizada na Ave nida Beira Canal, nº40, em Nova Aliança, atrás do Colégio Jacintho Xavier Martins.
CADASTRO – Para partici par da Casa do Sorriso, é preciso realizar um cadastro no Centro Especializado de Assistência So cial (Creas), na Rua Araguaia, nº 150, no Balneário Remanso. Esta unidade é a porta de entrada para pessoas em situação de rua.
Búzios realiza 5ª CMDCA
Na quinta-feira (17), a Prefei tura de Búzios, por meio da Secre taria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda sediará a 5ª Con ferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CM DCA), com apoio da Coordenado ria da Criança e do Adolescente. O evento será realizado no Geribá Tennis Park, das 8h às 17h.
Com o tema: “Situação dos di reitos humanos de crianças e ado lescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnera bilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, o evento tem o objeti vo de debater, elaborar e promover políticas públicas em conformidade com o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Procon de Rio das Ostras orienta quiosques da orla
A equipe de fiscais do Procon de Rio das Ostras, em parceria com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tu rismo, efetuou orientações a permis sionários de 26 quiosques das orlas de Costazul, Centro e Lagoa do Iriry.
Durante a operação, foram res saltadas proibições, como a cobran ça de consumação mínima para utilização das mesas e cadeiras e a cobrança dos 10% de taxa de servi ço sobre o valor da conta, que é fa cultativa ao consumidor. Nos casos em que o consumidor não for bem atendido, ele pode solicitar que seja retirada essa taxa.
Outras orientações, como a proibição de som alto e manutenção dos quiosques limpos e adequados ao uso, foram realizadas pela equi pe da Secretaria de Desenvolvi mento Econômico e Turismo.
“Essa operação se faz neces sária devido ao elevado número de denúncias que estamos recebendo sobre práticas abusivas com os consumidores. Mais uma vez, os permissionários foram orientados e, caso sejam flagrados descumprindo essas proibições, serão autuados”, afirmou o coordenador executivo do Procon, Rafael Macabu.
O coordenador executivo lem brou que o consumidor deve recu sar o pagamento da consumação mínima nos quiosques e denunciar essa situação no Procon, por meio dos canais de atendimento, falepro con@gmail.com ou (22) 2771-6581 (WhatsApp).
Skatista de Niterói na trilha dos Jogos Olímpicos em Paris
Virginia Fortes Águas, do pro grama Bolsa Atleta, está entre as dez no ranking mundial de street Rayssa Leal, Letícia Bufoni, Isabelly Ávila, Pâmela Rosa. Es sas atletas já brilham no cenário internacional do skate, mas um outro nome também tem se des tacado nas competições: Virginia Fortes Águas, que contou com o incentivo do Programa Bolsa Atle ta, do Governo do Estado.
A niteroiense de 16 anos, que faz parte da Seleção Brasileira de Street ocupa hoje a 10ª colocação no ranking mundial de Street, le vando o nome da “Cidade Sorriso” para o mundo.
Em março deste ano Virgínia foi campeã da Liga Pro Skate que aconteceu em solo português. A atleta também venceu o tradicional evento de Marisquinho, em Vico, e o Urban World Series, em Barcelo na e Madri, na Espanha.
Mas a sua vitória mais mar cante, aconteceu em abril deste ano, quando a jovem recebeu medalha de ouro na sua estreia nos Jogos Sul-Americanos da Ju ventude. A competição, tida como um aquecimento para os Jogos Olímpicos, reuniu 2.500 atletas de 15 países.
Na competição Virginia domi nou a disputa e se consagrou cam peã, após receber a nota 16.73 na fase final.
- Foi muito marcante para mim porque foi a primeira vez que eu representei o Brasil numa compe tição, com a camisa da seleção do Brasil, e junto de atletas de todo o país também competindo em vá rias modalidades – conta.
Com um currículo desses, a jovem é apontada como um dos grandes nomes da nova geração do skate nacional, e não é à toa que ela está focada em apenas um sonho.
- Meu foco agora é a Olim píada Paris 2024. Esse é o foco. Não vejo a hora de voltar a treinar – ressalta a atleta que está afasta da dos treinos por causa de uma lesão no joelho.
Virgínia é uma das atletas be neficiadas pelo Programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que possui um in vestimento de mais de 6 milhões de reais, e prevê um benefício de R$500 a R$ 5 mil para 600 atletas e paratletas cariocas.
O planejamento do programa de incentivo ao esporte é dividido em cinco categorias para atletas e paratletas. Entre elas, a Olím
- Eu fui uma das primeiras atle tas a receber o Bolsa Atleta. E é muito importante essa ajuda, por conta das nossas viagens – deta lha.
Incentivo em casa
Virgínia começou a praticar o skate aos 5 anos, incentivada pelo pai, Virgílio, ex-campeão mundial de Surf. Na ocasião, ele queria en sinar a filha as manobras da pran cha através do skate, mas a jovem acabou se apaixonando mesmo pela prancha de quatro rodas e de sistiu do mar.
- Eu comecei em uma escoli nha de skate de um amigo do meu pai. Era uma brincadeira de crian ça, mas eu sempre gostei muito e conforme fui participando das com petições eu me apaixonei – lembra.
Ao lado de amigas como Rays sa Leal, medalha de prata dos Jo gos Olímpicos de Tokyo e grande campeã da Liga Mundial de Skate Street realizada há duas semanas no Rio de Janeiro, é que Virgínia se viu ainda mais motivada e foca da em Paris. Ela disputa hoje uma vaga com mais outras duas atletas da modalidade.
Ainda falta mais de um ano para os Jogos Olímpicos, tempo suficiente para Virgínia cuidar da lesão no joelho.
Enquanto não pode voltar para as competições, Virgínia dá força para os pequenos aspirantes a atletas, como o Noah. O menino de apenas 6 anos, começou a praticar o skate há 6 meses e já está trei nando para participar de seu pri meiro campeonato. E neste caso, sua mãe, Fabiana Camargo é a sua grande incentivadora.
Ele é aluno do projeto social Instituto Skate Cuida, do campeão mundial de skate e atual campeão da megarampa, Bob Burnquist. Para Fabiana, além do apoio dos pais, projetos que incentivam o esporte são fundamentais para o crescimento dos atletas.
- Ele me levou para o esporte, e estou praticando por ele. Incen tivo porque a gente vê que é isso mesmo que ele quer. Ele vai par ticipar deste primeiro campeonato, e a medida que ele for ganhando a gente também vai tentar um Bol sa Atleta, porque realmente esses apoios são muito importantes prin cipalmente para quem está come çando – conclui.
Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022 O Franco Grafica e Editora Ltda - ME CNPJ nº 26.753.088/0001-06 Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559 Presidente: Aloisio Santiago Monteiro Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000 Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189 Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360 E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787 Circulação Fundado em 26/02/91 Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópo lis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédi ca;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cam buci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncu la; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. EXPEDIENTE Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim. Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Pi raí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda. Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engen heiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Perei ra; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Man garatiba e Paraty. PROCESSO 252/2018 EDMAR DE PAULA DA SILVA CPF nº 341.990.477-00 torna público que REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambien te da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 16/11/2022 a CERTI DÃO AMBIENTAL DE REGULARIDADE (CAR) para o imóvel localizado na Avenida Antonio Sotero Braga, lote 18 - Ponto 43 situado em Iguaba Grande -
RJ. Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instru ções de Licenciamento da SEMMA.
Divulgação
Divulgação
Claudio Pacheco
pica e Paralímpica, Internacional A, Internacional B, Nacional A e Nacional B.
Divulgação/PMAB
A Elecnor do Brasil empregou diversos canditados do Banco de Empregos na construção de subestação na localidade de Rocha Leão
Lula propõe aliança global contra fome e cobra de países ricos recursos contra mudança climática
De acordo com o petista, “a luta contra o aquecimen to global é indissociável da luta contra a pobreza e por um mundo menos desigual e mais justo.”
Lula criticou gastos com guerras enquanto milhões de pessoas passam fome no mundo. E fez apelo por uma união para enfrentamento da “tragédia climática”.
“O planeta que a todo momento nos alerta de que precisamos uns dos outros para sobreviver. Que sozi nhos estamos vulneráveis à tragédia climática. No en tanto, ignoramos esses aler tas. Gastamos trilhões de dólares em guerras que só trazem destruição e mortes, enquanto 900 milhões de pessoas em todo o mundo não têm o que comer.”
Ele apontou que “nin guém está a salvo” das mu danças climáticas, mas que os efeitos do aquecimento global recaem “com maior intensidade sobre os mais vulneráveis.”
A Cúpula do Clima serve para que os países possam discutir as mudanças climá ticas e propor medidas para a redução de gases do efeito estufa.
Mais cedo nesta quarta, Lula disse que pedirá à Or ganização das Nações Uni das (ONU) para a Amazônia sediar a Conferência do Cli ma (COP) em 2025.
Novo governo e Amazônia
Lula afirmou também no discurso que “o Brasil está pronto para se juntar nova mente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável” e de “um mundo mais justo.”
Ele afirmou que não ape nas “a paz e o bem estar do povo brasileiro, mas também a sobrevivência da Amazô nia e, portanto, do nosso pla neta” estavam em jogo nas eleições presidenciais de 2022, em que ele derrotou o presidente Jair Bolsonaro.
O presidente eleito disse que os crimes ambientais cresceram “de forma assus tadora” durante o governo Bolsonaro, mas no governo dele serão “combatidos sem trégua.”
“Vamos fortalecer os ór gão de fiscalização e os sis temas de monitoramento, que foram desmantelados nos últimos quatro anos. Va mos punir com todo o rigor os responsáveis por qual quer atividade ilegal, seja garimpo, mineração, extra ção de madeira ou ocupa ção agropecuária indevida”, afirmou ele.
De acordo Lula, na luta para frear o desmatamento o Brasil estará aberto à coo peração internacional. En tretanto, segundo ele, essa ajuda será “sempre sob a liderança do Brasil, sem ja mais renunciarmos à nossa soberania.”
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), propôs, durante pronuncia mento na quarta-feira (16) na COP27, no Egito, uma aliança global para comba ter a fome em todo o mundo. Ele também cobrou dos paí ses ricos o cumprimento da promessa de recursos para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas nos países mais pobres.
O presidente eleito de sembarcou no Egito na se gunda-feira (14) para par ticipar da COP27. Ele foi convidado pelo presidente do Egito, Abdel Fatah alSissi.
Esta é a primeira viagem de Lula ao exterior desde a vitória nas eleições de 2022 contra o presidente Jair Bol sonaro, que não viajou para a COP27.
No discurso, Lula: • Criticou gastos de
trilhões de dólares em guer ras, enquanto 900 milhões passam fome;
• Cobrou países ricos pelo cumprimento dos acor dos climáticos e o financia mento de ações ambientais dos países pobres;
• Sem citar Bolsona ro, criticou o governo atual pela devastação do meio ambiente;
• Pediu a inclusão de mais países no Conselho de Segurança da ONU e o fim do privilégio do veto de al guns países;
• Prometeu esforços para zerar o desmatamento até 2030 e punir garimpo, mineração, extração de ma deira e agropecuária indevi da;
• Anunciou a criação do Ministério dos Povos Ori ginários;
Propôs uma Alian ça Mundial pela Segurança
Alimentar, pelo fim da fome e pela redução das desigual dades;
• Ofereceu o Bra sil como sede da COP 30, em 2025, em algum estado amazônico;
• Afirmou que o agro negócio será aliado estraté gico na busca por agricultura sustentável;
• Propôs a Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica, com Brasil, Bolívia, Colôm bia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
“Este é um desafio que se impõe a nós brasileiros e aos demais países pro dutores de alimentos. Por isso estamos propondo uma aliança mundial pela segu rança alimentar, pelo fim da fome e pela redução das desigualdades, com total responsabilidade climática”, disse Lula no discurso.
Por isso, cobrou dos paí ses mais ricos o cumprimen to da promessa de aplicação de recursos para ajudar os países em desenvolvimento a superarem os problemas causados pelas mudanças climáticas.
“Eu queria lembrar a vo cês que em 2009 os países presentes na COP 15, em Copenhagen, se compro meteram em mobilizar 100 bilhões de dólares por ano a partir de 2020 - portanto, já passaram-se dois anospara ajudar os países menos desenvolvidos a enfrentarem a mudança climática. Então, eu não sei quantos repre sentantes de países ricos têm aqui, mas eu quero dizer que a minha volta também é para cobrar aquilo que foi prometido na COP 15. É tris te, mas esse compromisso não foi nem está sendo cum prido”, afirmou Lula.
O petista criticou o atual governo e afirmou que, com a volta dele à presidência, o Brasil irá “reatar os laços com o mundo e ajudar no vamente a combater a fome no mundo.” Ele também afir mou que a defesa do meio ambiente será prioridade em seu futuro governo.
“Não há segurança climá tica para o mundo sem uma Amazônia protegida. Não mediremos esforços para ze rar o desmatamento e a de gradação de nossos biomas até 2030, da mesma forma que mais de 130 países se comprometeram ao assinar a Declaração de Líderes de Glasgow sobre Flores tas. Por esse motivo, quero aproveitar esta conferência para anunciar que o comba te à mudança climática terá o mais alto perfil na estrutura do meu governo. Vamos prio rizar a luta contra o desma tamento em todos os nossos biomas”, disse Lula.
O presidente eleito anun ciou ainda que irá propor a realização da Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica, que reúne Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezue la, para discutir “a promoção do desenvolvimento integra do da região, com inclusão social e responsabilidade climática.”
Ele propôs ainda que o Brasil seja sede da COP 30, que acontecerá em 2025.
Lula ainda defendeu a construção de “uma ordem mundial pacífica, assentada no diálogo, no multilateralis mo e na multipolaridade” e de uma “nova governança global.”
“O mundo de hoje não é o mesmo de 1945. É preciso incluir mais países no Con selho de Segurança da ONU e acabar com o privilégio do veto, hoje restrito a alguns poucos, para a efetiva pro moção do equilíbrio e da paz”, disse.
MDB busca União Brasil para tentar barrar Lira na Câmara e minar poder do Centrão
zar um movimento para enfrentar Lira, que é o principal líder do Cen trão. Na prática, o petista avalia que, atualmente, é difícil derrotá-lo e não quer ter um inimigo no co mando da Câmara, capaz de levar adiante um processo de impeach ment para tirá-lo do poder, como ocorreu com a então presidente Dilma Rousseff.
Na tentativa de conter o pro tagonismo do Centrão no novo governo, dirigentes do MDB articu lam blocos na Câmara e no Sena do com partidos de centro-direita, como o União Brasil. O alvo prin cipal é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), candidato à reeleição, além das comissões da Casa, por onde passam projetos de interesse do governo, como a de Constituição e Justiça e a de Orçamento.
A negociação, no entanto, sofre resistências de uma ala do União Brasil, partido que pode inte grar a base do governo de Luiz Iná cio Lula da Silva no Congresso. O deputado Elmar Nascimento (BA), líder do União, disse ter sido procu rado por integrantes da equipe de transição e que vai discutir o apoio a Lula com as bancadas nos pró ximos dias. Atualmente, a legenda faz parte da base de sustentação do governo de Jair Bolsonaro (PL).
Com o partido rachado, o pre sidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), é um dos que almejam comandar a Câmara e tem procurado a ajuda de Lula desde o primeiro turno da eleição. A sigla abriga muitos aliados de Lira, como Elmar, o vice-presiden te da legenda, Antonio Rueda, e o presidente da Comissão Mista de Orçamento, Celso Sabino (PA).
“Ninguém está contra a reeleição de Arthur Lira. Ao contrário”, disse Elmar ao Estadão.
O próprio Lula resiste a avali
Divisões
O União Brasil é fruto da fusão entre o DEM e o PSL. Passado mais de um ano após o casamen to, as divergências permanecem e ficam cada vez mais evidentes entre Bivar, que também era presi dente do PSL, e um grupo oriundo do DEM, como o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e o deputado Mendonça Filho (PE).
Outro ponto de discordância é em relação a ser ou não base de Lula. Interessado em comandar a Câmara, Bivar tem agido para que o partido faça parte da aliança do petista. Alguns integrantes do anti go DEM, no entanto, querem que a legenda seja “independente”, ava liando caso a caso o alinhamento ou não com o governo.
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) chegou a conversar com ACM Neto, Bivar e deputados do União Brasil, mas há queixas de dirigentes do partido de que o PT não é claro sobre qual seria o tipo de participação no futu ro governo. Integrantes da Execu tiva Nacional do União reclamam da repetição de ex-ministros do PT em cargos importantes na equipe de transição e dizem que, se o fu turo governo quiser mesmo apoio, terá de ouvir indicações do partido para cargos em ministérios.
Além do PP, o núcleo duro de apoio a Lira está no Republicanos e no PL, que também fazem par te do Centrão. O presidente da
Mesmo assim, aliados de Lula no MDB ainda mantêm a intenção de apresentar um nome para de safiar Lira. “Por que o MDB não pode ter um candidato (a presi dente da Câmara)? Vamos fazer um bloco grande e o MDB pode ter candidato, sim”, afirmou ao Estadão o deputado eleito Euní cio Oliveira (CE). Além de Bivar, Eunício é um dos nomes desse grupo que discute a possibilidade de lançar candidatura ao comando da Câmara.
Costura
O MDB não dirige a Câma ra desde 2016, quando Eduardo Cunha, hoje no PTB, era o pre sidente da Casa. Adversário de Lira, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) diz que os aliados de Lula precisam costurar uma “base ampla” e enfrentar o Centrão.
Há uma semana, no mesmo dia em que o presidente eleito se reuniu com Lira, Renan participou de um encontro com Bivar, ACM Neto e os líderes do MDB na Câ mara, Isnaldo Bulhões (AL), e no Senado, Eduardo Braga (AM), para tratar da negociação sobre a aliança entre os dois partidos.
Renan disse que Lira “flertou com o fascismo” ao ter se aliado a Bolsonaro. “O objetivo é costurar uma base ampla que possibilite eleger o presidente da Câmara e do Senado, aprovar as reformas necessárias e garantir a governa bilidade. Esse bloco inicialmente tentaria atrair algumas dissidên cias, mas não priorizaria a atração de quem flertou com o fascismo”, afirmou o senador.
A presidente do PT, Gleisi Hof fmann, teve, recentemente, uma reunião com o deputado Baleia Rossi, que comanda o MDB. Após o encontro, Baleia disse que o par tido será “colaborativo” com o futu ro governo Lula.
Em um sinal da aproximação do MDB com o futuro gover no, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) já está na equipe de transição do petista na área de Desenvolvimento Social. Simone ficou em quarto lugar na disputa presidencial e apoiou Lula no se gundo turno. A presença da sena dora no Ministério é dada como certa, embora o cargo não esteja definido. Renan e o senador Ja der Barbalho (MDB-PA) também estão na transição e integram o Conselho Político.
O PT ainda não decidiu como
se comportará na disputa pela presidência da Câmara, mas Lula já disse que o partido não terá candidato próprio e, no últi mo dia 9, repetiu isso ao próprio Lira. Eleito para o comando da Casa com a ajuda de Bolsonaro, em 2021, Lira não demorou para acenar ao petista.
Em 30 de outubro, minutos após a vitória de Lula, o deputa do do PP fez um pronunciamento e o parabenizou, mostrando-se disposto a colaborar com o fu turo governo. O deputado José Guimarães (PT-CE) foi escalado pelo presidente eleito para con versar com Lira. O deputado Neri Geller (PP-MT), que apoiou Lula desde o primeiro turno, também tem feito essa aproximação.
Eunício minimizou os sinais de Lula. “Você acha que o presi dente vai ficar com o Arthur Lira ou vai ficar com um candidato da base dele? Tem que ter calma com isso”, afirmou.
Renan, por sua vez, recla mou da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) negociada pelo futuro governo com o Cen trão, que deve romper o teto de gastos para permitir a liberação de aproximadamente R$ 175 bi lhões. O ex-presidente do Sena do avalia que negociar a aprova ção da PEC da Transição – como ficou conhecida a iniciativa que quer abrir espaço para pagar o novo Bolsa Família de R$ 600, além de outros benefícios sociais – é dar muito poder a Lira, que deseja manter o orçamento se creto. O esquema de compra de apoio político no Congresso foi revelado pelo Estadão.
Medida Provisória
Tanto Renan quanto Eunício já disseram que o melhor é não se comprometer com o Centrão
e tentar resolver o assunto edi tando uma Medida Provisória. A iniciativa, de atribuição do pre sidente, tem validade imediata, mas é necessária a aprovação pelo Congresso, em até quatro meses, para virar permanente.
“O governo mudou. Democra cia é assim: entram uns, saem outros. Não faz sentido nego ciar essa história do orçamento secreto até porque, pelo que eu conversei com o pessoal do gru po de orçamento do Senado, e até perguntei a algumas pessoas do TCU, não precisa de PEC para tapar esse buraco que o Bolsona ro deixou”, afirmou Eunício.
No Senado, há uma aproxi mação do PT com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PS D-MG), e a meta é impedir que um bolsonarista seja eleito para comandar o Congresso. “Vamos costurar uma base ampla que possibilite escolher os presiden tes da Câmara e do Senado, aprovar as reformas necessárias e garantir a governabilidade”, dis se Renan. A disputa para a esco lha da cúpula do Congresso está marcada para fevereiro de 2023.
“Já conversei com o Pacheco, eu e o senador Randolfe (Rodri gues), e vamos voltar a conversar. Essa questão (de definir nome para candidatura a presidente do Senado) é um detalhe menor. O fundamental é uma frente com conteúdo político, institucional e programático para colocar no lu gar desse fisiologismo, que signi fica a relação do atual Congresso com o governo”, insistiu Renan.
O senador admitiu não ha ver unanimidade no MDB para o apoio a Lula, mas avaliou que, de qualquer forma, o partido estará próximo do governo. “Todos os partidos terão dissidências”, jus tificou ele.
Tribuna dos Municípios 3 - Política Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022
Reprodução
COP 27
Ahmad Gharabli/AFP
LUCIANO BIVAR, RENAN CALHEIROS E EUNÍCIO OLIVEIRA QUEREM IMPEDIR REELEIÇÃO DE ARTHUR LIRA, MAS ACORDO ENFRENTA DIFICULDADES; UNIÃO NEGOCIA APOIO A FUTURO GOVERNO LULA EM TROCA DE CARGOS
Câmara recebeu, ainda, sinais de adesão do PSD.
Policial militar é preso em flagrante pela morte de outro agente na Zona Norte do Rio
Um policial militar foi preso em flagrante na noi te de terça-feira (14), após atirar e matar um outro agente da corporação, em Irajá, na Zona Norte do Rio. O crime aconte ceu dentro do bar de um condomínio residencial.
Imagens feitas por câmeras de segurança mostram a vítima senta da em uma mesa ao lado de duas mulheres e uma criança. O atirador chega no local e atira no agen te, que não reage. Outras pessoas que estão no bar correm com a ação do policial. De acordo com a Polícia Militar, equipes do 41º BPM (Irajá) foram acionadas para a ocor rência. A vítima já foi en contrada sem vida.
O policial acusado pelo crime foi encami nhado para a Delegacia de Homicídios da Capital, onde foi autuado em fla grante. Ainda segundo a Polícia Militar, a Correge doria da corporação foi acionada. A motivação do crime é investigada.
Mulher de PM morto por colega de farda acredita que desavença motivou crime: ‘Vingança calculada’
pa”, contou a esposa, que acredita que o crime foi moti vado por vingança. “Eu acre dito que foi uma vingança calculada. Eu acredito que ele (Jonas) não tenha feito nada anteriormente, porque talvez não estivesse arma do, talvez estivesse com o filho, talvez estivesse em um local como uma feira muito movimentada. Então, ele foi frio e calculista, ele esperou encontrar o Sandro num mo mento vulnerável para agir”.
O adolescente de 16 anos estava com 200 buchas de maconha, 72 pinos de cocaína, 65 pedras de crack, R$ 30 em espécie, um aparelho celular e um caderno com anota ções do tráfico
Um adolescente de 16 anos foi apreendi do com uma carga de drogas na tarde de terça-feira (15) no bairro Fazendinha, em Araruama, na Região dos Lagos.
Conforme a Polí cia Militar, os agen tes receberam uma denúncia de que um elemento estaria ven dendo entorpecentes na Rua Itamarandiba.
Em diligência no local, o menor foi capturado com 200 buchas de maconha, 72 pinos de cocaína, 65 pedras de crack, R$ 30 em espé cie, um aparelho celu lar e um caderno com anotações do tráfico.
Ele foi encaminha do para a 118ª De legacia de Polícia (118ª DP), autuado e apreendido por crime análogo ao tráfico de drogas.
Sargento Sandro da Rocha Mariano foi baleado no peito pelo cabo Jonas Barreto Santos, dentro de bar em condomínio de Irajá
A morte do sargento da Polícia Militar Sandro da Rocha Mariano, pelo tam bém cabo da corporação, Jonas Barreto Santos, pode ter sido provocada por uma desavença que ocorreu há três anos entre eles. O PM foi morto com um tiro no peito, disparado pelo colega de farda, na noite desta ter ça-feira (15), dentro do bar do condomínio residencial Hannibal Porto, em Irajá, na Zona Norte do Rio. A vítima morreu no local e o colega de farda foi preso em fla grante por homicídio.
De acordo com a esposa da vítima, a consultora ban cária Juliana Silva, há três anos, o cachorro da mulher do cabo estava solto pelo condomínio e avançou sobre ela, que estava com o filho, um bebê de colo à época. Na tentativa de evitar um ataque, Sandro teria coloca do o pé na frente do animal, momento em que Rafaela, como foi identificada, pas sou a xingá-lo. Houve uma discussão entre eles e o filho de Jonas o chamou. O PM então esteve no local e tam bém brigou com o sargento, mas não houve agressão.
“Passaram-se três anos, nesse tempo, nós já encon tramos com ele na feira, em shopping, na rua, no condo mínio, ele jogava bola lá no condomínio toda quinta-feira,
o filho deles está sempre lá na quadra do condomínio. Infe lizmente, ontem, ele cometeu esse crime. Ele (Jonas) olhava muito, encarando e, por vezes, o Sandro nem olhava. Eu já não estava afim de fazer con fusão, ficava na minha para evitar uma nova desavença. Eu já reparei ele olhando para o Sandro algumas vezes, mas eu nunca podia imaginar que depois de tanto tempo, sem trocar uma palavra, sem direi to de defesa, porque o Sandro estava sentado, ele não dei xou o Sandro falar um “ai”. Ele simplesmente falou e atirou”, afirmou Juliana.
Ainda segundo Juliana, Jonas não mora, mas estava frequentemente no condo mínio. Na noite do crime, ela afirmou acreditar que esposa dele estava em uma festa no
local e chegou a comentar com o marido que a mulher estava olhando de forma es tranha para a mesa deles, onde estavam também uma tia do sargento e o filho do casal, de 3 anos. Nesse mo mento, a vítima teria dito para a consultora não dar impor tância, já que a desavença entre eles ocorreu há muito tempo. Cerca de 40 minutos depois, o policial militar entrou no bar e atirou contra Sandro.
“Nós estávamos senta dos no bar do condomínio, esse rapaz passou, olhou para o Sandro e falou: “lem bra de mim?”. Na hora do “mim”, ele já deu um tiro no peito do Sandro, na frente de todo mundo, na frente do meu filho de 3 anos. Um úni co tiro, ele deu para matar, deu no peito, à queima rou
De acordo com Juliana, os dois sabiam que eram policiais militares e não tra balhavam juntos. Enquanto o cabo é lotado no Batalhão de Policiamento em Vias Ex pressas (BPVE), o sargento integrava o 41º BPM (Irajá). Jonas passou a noite na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) e seguiu para o Batalhão Especial Prisio nal da Polícia Militar (BEP), em Niterói, na Região Metro politana do Rio, na manhã desta quarta-feira (16). O caso foi encaminhado para a especializada e para a Cor regedoria da Polícia Militar.
O corpo do sargento foi levado para o Instituto Médi co Legal (IML), onde a espo sa esteve na manhã de hoje para fazer a liberação. Ainda não há informações sobre o sepultamento da vítima, que deixa a mulher, um filho de 3 anos e outros dois adultos.
“Meu marido era maravilho so. Um mega pai, amigo, conselheiro, companheiro. Eu não sei como vai ser da qui para a frente a vida do meu filho. Ele pergunta: “Ma mãe, e o papai?”, eu digo que o papai foi na rua, que o papai foi trabalhar. Eu não tenho o que falar para ele. Eu acho que talvez eu nunca tenha coragem de falar isso para ele”, lamentou Juliana.
Operação da PM em comunidades da Zona Oeste tem tiroteio e clima de guerra
Escolas e unidades de saúde da região tiveram que ser fechadas
Equipes da Polícia Mili tar realizam, na manhã de quarta-feira (16), uma ope ração de combate ao crime na Comunidade da 48 e na Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Em decorrência da ação, es colas e unidades de saúde da região tiveram que ser fechadas em meio ao clima de guerra. Até o momento, foram apreendidos um fuzil, uma pistola e um rádio co municador.
De acordo com infor mações da assessoria de comunicação da corpora
Polícia prende homem com mais de 3kg de maconha em São Pedro da Aldeia
Um homem de 20 anos foi preso com mais de 3kg de maconha na noite de ter ça-feira (15), no bairro Morro dos Milagres, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio.
A Polícia Militar recebeu informações de que elementos estariam reunidos para fazer a distribuição de entorpecentes para serem vendidos na comunidade. Em diligência no endereço da denúncia, os agentes capturaram um criminoso que ten tou fugir ao perceber a chegada da viatura. Com ele foram arrecadadas 160 buchas de maconha, pesando aproximadamente 3,8kg, e um rádio transmissor.
O acusado foi encaminhado para a 126ª Delegacia de Polícia (126ª DP), Central de Flagrantes do dia, autuado e preso.
ção, policiais militares do 14ºBPM (Bangu) e de ba talhões subordinados ao 2º Comando de Policiamento de Área, responsável pelas regiões das zonas Norte e Oeste do Rio, estão atuando nas ruas das comunidades para coibir movimentações criminosas relacionadas a roubos.
Ainda segundo a PM, agentes realizavam um vas culhamento na área, quan do homens armados dispa raram contra as equipes ao notar a presença dos poli ciais, que reagiram e houve confronto. Após o cessar fogo, um suspeito foi encon trado ferido. Com ele, foram apreendidos uma pistola e
um rádio comunicador.
O suposto criminoso foi levado ao Hospital Munici pal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste. A identidade e o estado de saúde dele não foram divul gados.
A Polícia Militar também informou que diversos ob jetos foram incendiados em vias da região, para tentar impedir o deslocamento das equipes. Os materiais estão sendo retirados pelos agen tes.
Nas redes sociais, mo radores das comunidades relatam sobre os intensos tiroteios. Até o momento, não há registro de feridos ou prisões.
HOMEM É PRESO POR AGREDIR E AMEAÇAR A COMPANHEIRA
Policiais civis da 129ª DP (Iguaba Grande) prenderam em flagrante, na segunda-feira (14), um homem que agre diu e ameaçou a companheira.
De acordo com as informações, os agentes interviram assim que perceberam que a vítima estava correndo, fu gindo do autor, evitando que o caso se agravasse.
Após o cumprimento das formalidades de praxe, o acu sado foi conduzido ao sistema prisional, onde permane cerá à disposição da Justiça. A mulher foi encaminhada para a UPA de Iguaba Grande, onde recebeu atendimento médico, e após passou por exame de corpo de delito que constatou a lesão corporal.
Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022 4 - Polícia Tribuna dos Municípios
Letycia Rocha/RC24h
Mulher de PM morto por colega de farda acredita que desavença motivou crime: ‘Vingança calculada’
O meio jurídico aposta que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá indicar três – e não apenas dois – ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF). Isso por que o ministro Luís Roberto Barroso já disse a amigos que pretende se aposentar antecipadamente, depois de finalizar seu período como presidente do tribunal. Ele assume o co mando da Corte em outubro de 2023, quando Rosa Weber se aposentar, e tem mandato de dois anos. Com os minis tros Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Antonio Anastasia, do TCU, esperou seguranças para sair de evento em Nova York, onde manifestantes protestavam.
Negociação
Aliados do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretendem apresentar a PEC da Transição nesta quarta-fei ra sem estipular um prazo no texto, o que deixa as despe sas do Auxílio Brasil fora do teto de gastos por tempo inde terminado. Articuladores políticos reconhecem que a versão deve ser modificada, mas querem ter margem de negocia ção com os parlamentares para chegar a uma proposta que contemple todo o próximo mandato do petista no Executivo. Ontem, durante encontro no Egito, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse a Lula que o limite de quatro anos é mais “real” e “factível” para garantir a apro vação da matéria no Congresso do que o prazo em aberto. Segundo presentes, o petista concordou. Pacheco designou líderes partidários para discutirem com o vice eleito, Geraldo Alckmin, um acordo para a PEC seguir direto ao plenário, sem passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
RECEITA
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
Relações Exteriores
ORAÇÃO AO SANTO
SANTA ISABEL DA HUNGRIA
Deus, nosso Pai, Santa Isabel foi um conforto para os pobres e defensora dos desesperados. A ninguém negava sua caridade e o apoio nas horas difíceis. Co locou a serviço dos necessitados todas as suas riquezas. Trans formai também o nosso interior, para que sejamos luz para o mundo de hoje, como Santa Isa bel o foi para o seu tempo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Procure corrigir com calma aqueles que erram, e saiba relevar as imperfeições dos outros, da mesma forma que espera a compreensão dos outros para os seus erros. A vida é um intercâmbio de boa vontade mútua, em que recebemos aquilo que damos. Dê tolerância, e receberá compreensão e amor, tornandose sua vida um paraíso sem dores nem sofrimentos.
Liberdade de expressão
Alckmin anunciou na quarta-feira (16) novos no mes que irão compor o gabinete de transição do governo de Lula. O grupo de trabalho das Relações Exteriores terá o ex-senador tucano Aloysio Nunes, que foi chefe do Ita maraty no governo de Michel Temer, e de Celso Amorim, que foi chanceler de Lula e ex-ministro da Defesa de Dilma Rousseff. Ex-senador e ex-ministro da Educação de Lula, Cristovam Buarque também fará parte do grupo.
A presidente do Su premo Tribunal Fe deral (STF), ministra Rosa Weber, afirmou em plenário que a liberdade de expres são prevista na Cons tituição e em pactos internacionais assina dos pelo Brasil “não abriga agressões e manifestações que incitem ódio e violên cia, inclusive moral”. Rosa Weber fez um discurso em refe rência ao Dia Internacional da Tolerância ao abrir a sessão de quarta-feira (16). “A liberdade de expressão, reafirme-se em absoluto, não abriga agressões e manifestações que in citem ódio e violência, inclusive moral”, afirmou.
MACARRÃO DE ABOBRINHA E CENOURA
Ingredientes:
2 abobrinhas italianas
2 cenouras
4 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Tomate-cereja e folhas de manjericão para decorar
Molho:
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola pi cado
1 xícara (chá) de creme de leite
Sal e noz-moscada ralada a gosto
TRIBUTO
Morreu na quarta-feira (16) a ex-jogadora de vôlei e vôlei de praia Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei, aos 62 anos. Na segunda -feira, ela havia sido incluída no grupo de transição do esporte. Naquele dia, já não estava bem. Ontem foi diagnosticada com uma bactéria no pulmão, e hoje faleceu de madrugada. A morte foi confir mada pela produtora de cinema Paula Barreto, em mensagem no grupo Esporte Pela Democracia. “Fiz um call com ela na segunda -feira. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid-19. Na segun da à noite foi dormir passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acor dou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detec taram uma bactéria que já tinha to mado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje”, escreveu Pau la. À coluna, a produtora informou que recebeu a informação da irmã da Isabel, Inês, que é figurinista de um filme que ela está rodando.
Maria Isabel Barroso Salgado Alencar, mais conhecida como Isabel Salgado, nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de agosto de 1960. Faleceu em 16 de novembro de 2022.
Carreira Isabel foi atacante desde os 11 anos de idade e já demonstrava ser uma exímia jogadora de vo leibol. Estudava no Colégio Notre
Modo de preparo:
Com uma faca afiada ou no mandolin, corte fatias fi nas da abobrinha e da cenoura. Corte tiras finas de cada fatia. Em uma panela grande, aqueça o azeite, em fogo médio, e refogue o alho por 3 minutos. Junte os legumes em tiras e refogue até amaciar, sem que brar. Tempere com sal e reserve.
Para o molho, em uma panela, derreta a manteiga, em fogo médio, junte o queijo gorgonzola e mexa até derreter. Adicione o creme de leite, tempere com sal e noz-moscada. Arrume os legumes em tiras cozidos em uma travessa e cubra com o molho. Decore com tomate cereja, folhas de manjericão e sirva em se guida.
Morre Isabel Salgado, ícone do vôlei
Dame, no bairro de Ipanema. Com apenas 12 anos de idade, foi es timulada a treinar em clube para se aprimorar na modalidade por seu treinador e também treinador do Flamengo, Enio Figueiredo, fu turamente seu técnico na Seleção Brasileira.
Formada nas divisões de base do Flamengo, jogou na categoria de base desde 1973 nesse clube. Em 1976, foi convocada para a Se leção Brasileira Juvenil, já titular na equipe do Flamengo, quando tal clube conquistou a terceira coloca ção do Campeonato Brasileiro de Voleibol. Pelo mesmo clube, con quistou dois títulos do Campeona to Brasileiro de Voleibol, nos anos de 1978 e 1980. Era uma das re presentantes do clube na Seleção Brasileira, que disputou duas edi ções de olimpíadas, a primeira nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e a outra nos Jogos Olímpi cos de Los Angeles, em 1984.
Disputou campeonatos em mais de dez clubes brasileiros, atuando também em algumas tem poradas no voleibol italiano e japo nês. Esteve na Seleção Brasileira nos campeonatos sul-americanos (juvenil e adulto), pan-americanos e mundiais. Posteriormente pas sou a disputar torneios de vôlei de praia.
Atuou como atleta do vôlei de praia e treinadora de vôlei, tendo exercido esta última função no Flamengo, nos anos de 1999 e 2000. No Vôlei de Praia, foi umas das pioneiras no torneio promovi
do pela FIVB em Almeria, Espa nha, formando dupla com Jackie Silva, campeã mundial e medalha de ouro em Atlanta, em 1996. Anos mais tarde, fez dupla com Roseli Timm e conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia de 1994, realiza do em Miami. Com Roseli, Isabel conquistou três medalhas de pra tas e duas de bronze até 1995. Por mais três anos, Isabel atuou com outras parceiras, encerrando a car reira em 1997.
Isabel Salgado foi mãe de seis filhos, três dos quais foram bem sucedidos jogadores de vôlei de praia. Maria Clara e Carolina Sol berg começaram em 2005. Isabel foi técnica da dupla pela primeira vez no Circuito Mundial em 2008, e ganhou sua primeira medalha de ouro em Myslowice. Já seu fi lho Pedro Solberg ganhou mais de dez torneios e foi eleito em 2008, com seu parceiro, a dupla do ano e campeão do Circuito Mundial. Após jogar por mais de trinta anos, ser técnica tanto na quadra quanto na praia, Isabel trocou de função e passou a trabalhar na gestão e supervisão da carreira dos filhos esportistas. Formou dupla com sua filha Maria Clara e, já próximo do fim da carreira, com Carolina, então com 17 anos.
Em 8 de novembro de 2022, seu nome foi anunciado pelo go verno de transição do presidente eleito Lula como integrante do gru po técnico do esporte, mas morreu oito dias depois.
Isabel foi a primeira estrela do vôlei feminino brasileiro. Carioca da gema, garota de Ipanema, ela começou a carreira nas catego rias de base do Flamengo. Com 16 anos, já era titular do clube ru bro-negro e não tardou a chegar à
seleção brasileira, levando o Brasil aos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e de Los Angeles, em 1984.
Ela foi pioneira quando se tor nou a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior,
ainda uma novidade em uma épo ca em que o vôlei começava a se profissionalizar no Brasil. Depois, ela abriu caminho para o vôlei de praia no Brasil, sendo pioneira no Circuito Mundial, quando a moda lidade chegava ao programa olím pico. Em 1994, chegou a ganhar, com Roseli, uma etapa em Miami. Naquela época, ela já era mãe. Seus três filhos tiveram carreira sólida no vôlei de praia. Carol Sol berg é uma das favoritas a ir aos Jogos de Paris — atualmente atua com Bárbara. Seu filho Pedro foi bronze no Mundial de 2015 e cam peão do circuito mundial em 2008. Maria Clara, a filha mais velha, de 39 anos, se aposentou. Na juven tude, ganhou três medalhas em Mundiais de base.
Vida pessoal e morte Foi casada com o ex-tenista Thomaz Koch.
Em 2012, Isabel Salgado rea tou seu casamento com seu ex -marido, o cineasta Ruy Solberg, irmão da filmmaker cinemanovista Helena Solberg, com quem foi casada até 15 anos antes. Ruy é pai dos seus filhos Carol e Pedro. [6][7] Já os pais das primogênitas Pilar e Maria Clara, até hoje, são desconhecidos do grande público, mas sabe-se que foram frutos de breves relacionamentos.
Isabel morreu na manhã de quarta-feira (16), aos 62 anos de idade, no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, com Síndrome Aguda Respiratória do Adulto (SARA).
Geraldo
Divulgação
STF/Reprodução
Reprodução/TV Globo
Guia da Cozinha
Aposentadoria Tribuna dos Municípios 5 - Variedades Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022
Divulgação
6 - Mercado Tribuna dos Municípios Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022