Polícia federal desarticula organização criminosa envolvida em fraudes por meio de pirâmide financeira
A Polícia Federal deflagrou na manhã de terça-feira (27), a Operação Tech nikós, com o objetivo de desarticular uma organização que praticava fraudes por meio de pirâmide financeira e outros crimes contra o Sis tema Financeiro Na cional. Pág. 4

Prefeito Alexandre Martins acompanha entrega de tomógrafo para o Centro de Imagens de Búzios

“Conseguimos o tão sonhado tomó grafo dentro do nosso hospital, e também em breve teremos funcionando no mes mo local a ultrassonografia e o raio-x, ampliando a ofertas de exames do hos pital e dando mais agilidade e conforto à população. A saúde é um compromisso, e estamos empenhados em tornar Bú zios referência no estado e no país”, dis se o prefeito. Pág. 2



O prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, encaminhou na terça-feira (27), dois Projetos de Lei ao Legislativo. O primeiro deles para garantir a revisão salarial do funcionalismo público muni cipal em 8,83% e outro, dando um aumento de 50% dos auxílios transporte e alimentação, que terão seus efeitos financeiros já a partir de 1º de outubro. Pág. 3


Acontece em Rio das Ostras a “Semana Caymmi – nas Ondas do Mar, nas Ondas do Rádio” onde a po pulação está tendo a oportunidade de entrar em contato com acervo históri co e pessoal da família do compositor baiano Dorival Caymmi (1914-2008) além de palestras, shows com suas composições e até cortejo.
Rio das Ostras é um grande poten cial turístico cultural em nossa região, mas foi muito afetada pela pandemia e pela falta de incentivo, principalmente por parte do setor público às classes artísticas locais. Muitos músicos e ar tistas em geral atualmente se encon tram desempregados ou tiveram que atuar em outra área para manter a sobrevivência.


Segundo Poggian, candidato a de putado estadual, é preciso desenvolver e apoiar por meio de políticas públicas os setores artísticos e culturais da região como forma de fortalecer o potencial turístico e gerar maior receita.

“A Semana Caymmi, assim como o Rio das Ostras Jazz &Blues Festival e os diversos festivais gastronô micos e culturais da região nos mostra que temos a capacidade de sediar de grandes a pequenos eventos dos mais diversificados gêneros e ser uma referência no Estado do Rio de Janeiro. Como deputado estadual, eu me comprometerei em apoiar os diversos eventos que são de grande importância


Aproveite



Prefeito Alexandre Martins acompanha entrega de tomógrafo para o Centro de Imagens de Búzios
nosso hospital, e também em breve teremos funcio nando no mesmo local a ultrassonografia e o raio-x, ampliando a ofertas de exa mes do hospital e dando mais agilidade e conforto à população. A saúde é um compromisso, e estamos empenhados em tornar Bú zios referência no estado e no país”, disse o prefeito.
A primeira Bíblia completa em língua brasileira de sinais já está disponível!
O CDI tem previsão para inauguração na primeira semana de outubro e contará também com aparelhos de ultrassom, raio-x e mamografia
Búzios está a poucos dias da inauguração do Centro de Diagnóstico de Imagens (CDI), instalado no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). O prefeito Alexan

dre Martins acompanhou, no domingo (25), a chegada do tomógrafo, que permitirá que os moradores de Búzios, não precisem mais ser desloca dos a outros municípios para a realização de tomografia computadorizada. A sala do CDI está na fase final de conclusão para a instalação do equipamento, e também dos aparelhos de ultrassom, raio-x e mamografia. A inau
guração está prevista para a primeira semana de outubro.
A tomografia computado rizada é um procedimento não invasivo de diagnóstico por imagem que combina o uso de raio-x com computa dores especialmente adap tados, criando imagens de talhadas dos mais variados tecidos do corpo humano.
“Conseguimos o tão so nhado tomógrafo dentro do
O HMRP atende cerca de 500 pessoas por dia, fora da alta temporada, e hoje reali za cerca de 150 tomografias por mês, que são encami nhadas, por meio do setor de regulação, para outros hospitais do estado. Com o CDI, além da realização dos exames na unidade, os equipamentos, de última geração, vão possibilitar o diagnóstico precoce de uma série de doenças e agilizar o início do tratamento dos pa cientes.
“Neste momento esta mos estruturando o novo setor, conforme as normas, para abertura com total se gurança, tanto para os pro fissionais quantos para os pacientes”, explicou a dire tora do HMRP, Priscila Gas paretto.
Prefeitura abre inscrição para participação de restaurantes e bares no Festival Gastronômico 2022, o “Degusta Búzios”

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Se cretaria de Turismo e da sub secretaria de Eventos, está com inscrição aberta para a participação de restaurantes e bares no maior Festival Gastronômico da cidade, o “Degusta Búzios”. O evento será realizado nas ruas das Pedras e Manoel Turíbio de Farias, Orla Bardot e Praça dos Ossos, nos três últimos finais de semana de outubro.


Os interessados devem se cadastrar até dia 03 de outubro pelo link: https:// docs.google.com/forms/d/e/

licitação
1FAIpQLSd2xTWD5lAGk 5c6RGHzCl2kGWDDg6zL NpYYQY3WqdzQTF1Oyg/ viewform
Regra:
- A participação dos res taurantes e bares, tem como base os restaurantes locali zados no circuito do evento.
- A antiguidade do esta belecimento é um dos crité rios para a seleção dos mes mos.
Documentação
- CNPJ da empresa e Al vará de funcionamento.
A tradução produzida pelas Testemunhas de Jeová foi um trabalho voluntário e qualquer surdo pode acessá-la gratuitamente.
O domingo (18) foi um mar co para a comunidade surda do Brasil. As Testemunhas de Jeová anunciaram a primeira tradução completa da Bíblia em língua brasi leira de sinais (Libras). A tradução também é a primeira na América Latina e a terceira no mundo a ser totalmente concluída em uma lín gua de sinais!
O trabalho teve início em 2006.
À medida que os livros da Bíblia eram traduzidos do português para Libras, iam sendo disponibilizados para o público no site jw.org, até a tradução do último livro bíblico, este ano. No total, mais de 200 mil horas de trabalho foram gastas para gravar todos os vídeos!
“Foi uma alegria vermos a con clusão desse projeto. Todo o traba lho de tradução, gravação e edição foi realizado por voluntários. O re sultado é uma tradução exata, que transmite de modo claro a mensa gem de consolo e esperança da Bíblia,” comenta Hamilton Vieira, que por muitos anos supervisionou o Departamento de Tradução das Testemunhas de Jeová no Brasil.
O evento especial de lança mento ocorreu na manhã do dia 18, na sede nacional das Testemu nhas de Jeová, em Cesário Lange, SP, e foi transmitido em tempo real pela internet para locais de reunião em todo o país. Ao todo, 36.303 pessoas assistiram ao evento, entre surdos, familiares e convida dos, que foram surpreendidos com o anúncio.

Paula, uma surda do estado do Ceará, comentou: “Às vezes, eu lia a Bíblia em português e não enten dia algumas palavras. Eu consulta va um dicionário para entender o significado... Com os vídeos da Bí blia em Libras no JW Library tudo ficou mais claro pra mim. Agora estou satisfeita e tranquila!”
Joana, uma surda que mora em Goiânia, Goiás, também ex pressou seus sentimentos por ter a tradução da Bíblia em língua de sinais: “Eu amo assistir a Bíblia em Libras. As informações são muito claras e valiosas. Elas me ajudam muito. Me sinto mais achegada a Deus.”
Qualquer pessoa pode assis tir ou baixar a Tradução do Novo Mundo da Bíblia em Libras no site jw.org. Basta escolher a opção de idioma: Língua brasileira de sinais.
Também é possível acessá-la gra tuitamente por meio do aplicativo JW Library Sign Language, de senvolvido pelas Testemunhas de Jeová para que os surdos tenham autonomia ao estudar a Bíblia e outros assuntos na sua língua.
O mês de setembro é especial para a comunidade surda. Ele é marcado pela campanha Setembro Azul, que busca dar visibilidade à população surda brasileira e cons cientizar o público em geral sobre a necessidade e importância da acessibilidade. Além disso, no dia 23 é comemorado o Dia Interna cional da Língua de Sinais. Apenas no Brasil, existem 10 milhões de pessoas com algum grau de perda auditiva — o que representa 5% da população. Desses, 2,7 milhões apresentam surdez total.

Os esforços para inclusão da comunidade surda estão bem presentes na história das Teste munhas de Jeová no Brasil. Des de 1982, elas realizam reuniões em língua brasileira de sinais e em 1997 começaram a produzir vídeos nesse idioma. Atualmente, elas têm 713 locais de reuniões em língua de sinais, em todas as regiões do Brasil.

A Bíblia, livro sagrado do cris tianismo, é a publicação mais tra duzida do mundo e está disponível inteira ou em parte em mais de 3 mil línguas. Os surdos no Brasil que apreciam a leitura da Bíblia se sentem felizes por agora terem acesso a sua tradução comple ta. Denize, uma senhora surda de Goiânia, explica o motivo: “Eu gosto muito da Bíblia em língua de sinais. Ela toca o coração dos surdos.”
Para muitos, a Bíblia completa em Libras é um verdadeiro presen te de Deus e indica que ele deseja levar sua Palavra a todas as pes soas, sem distinção!
Acesse a Bíblia em Libras no aplicativo JW Library Sign Language. Acesse a Bíblia em Libras no site jw.org/bzs.
Curiosidade!
A Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada em língua brasilei ra de sinais contém cerca de 220 horas de gravação em vídeo. Se assistir a 15 minutos por dia, você irá concluir sua leitura em 2 anos e meio ou, assistindo a 30 minutos por dia, você concluirá em 1 ano e 3 meses!
Porta-voz local do site jw.org: Fábio Pedrero.
E-mail: portavozcabofrio@ gmail.com

Henrique de Lima Santana PREGOEIRO
Circulação
Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cam buci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncu la; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim. Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Pi raí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engen heiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Perei ra; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Man garatiba e Paraty.
Prefeitura encaminha à Câmara Projetos de Lei de revisão salarial e aumento dos benefícios para servidores
Reajustes vão injetar R$ 4,5 milhões mensais na economia do Município
O prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, encaminhou na terça-feira (27), dois Projetos de Lei ao Legislativo. O primeiro deles para garantir a revisão sala rial do funcionalismo público municipal em 8,83% e outro, dando um aumento de 50% dos auxílios transporte e ali mentação, que terão seus efeitos financeiros já a partir de 1º de outubro.


Depois de zerar as per das salariais, que chegaram a acumular 24,90%, com a reposição de 10,69% em maio último, a Administração Municipal usou o índice ofi cial do INPC/IBGE - Índice Nacional de Preços ao Con sumidor, acumulado nos últi mos 12 meses, para calcular a revisão promovida na data base dos servidores.
O segundo Projeto de Lei garantirá o aumento de 50% no valor dos auxílios transpor te e alimentação, que passa rão de R$ 12 para R$ 18 ao dia. Esses benefícios estão há


do Município.


A revisão salarial e au mento no valor dos benefí cios faz parte da política de valorização e reconhecimen to ao trabalho dos funcioná rios municipais desta Admi nistração, que no dia 28 de outubro já pagará os salários dos servidores com o reajus te de 8,83%. Os aumentos dos benefícios somente se rão incorporados aos pro ventos pagos no último dia útil de novembro.
“Temos o compromisso de valorizar os servidores públicos, responsáveis pelo bom andamento da Admi nistração. Primeiro zeramos as defasagens acumuladas, agora conseguimos uma revisão salarial justa e o au mento dos benefícios que estavam congelados desde 2012. O que tivermos que fazer para beneficiar os ser vidores, faremos!”, disse o prefeito Marcelino Borba.


A revisão salarial e o au mento dos benefícios são re sultado de estudos e ações que possibilitaram a redução de despesas e ampliação de receitas do Município.
Eleitores não podem ser presos
Medida vale até 48 horas depois da votação

De terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no pró ximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em fla grante delito ou condenado por crime inafiançável.
A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo con duto (direito de transitar) de outro cidadão, prejudicando assim o livre exercício do voto. Quem for pego pratican do o delito poderá ser preso pela autoridade policial.
A regra e as exceções constam no Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A lógica do dis positivo, herdado de normas eleitorais antigas, é impe dir que alguma autoridade utilize seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições. O artigo é o mesmo que veda a prisão de candidatos, fiscais eleito rais, mesários e delegados de partidos nos 15 dias que antecedem o pleito.
A vedação não se aplica a quem for pego cometen do crime, ou logo depois de
cometê-lo. Isso inclui crimes eleitorais. No dia da votação, por exemplo, poderá ser detido quem desrespeitar algumas proibições, como fazer propaganda de boca de urna, tentar arregimentar eleitores, usar equipamento de som na rua e promover comícios, entre outros.
Neste ano, o Tribunal Su perior Eleitoral (TSE) decidiu proibir a presença de armas de fogo num raio de 100 me tros de qualquer seção elei toral. As poucas exceções incluem apenas agentes de segurança. A regra vale mesmo para quem possui permissão para o porte e vigora nas 48 horas que an tecedem o pleito até as 24 horas que o sucedem.
A polícia também não está impedida de prender quem já tenha sido condena do por crime hediondo – por exemplo, tráfico, homicídio qualificado, estupro, roubo a mão armada, entre outros (Lei 8.072/1990). A proibição de prisões também só atin ge quem for eleitor, ou seja, quem tiver gozo do direito político de votar.

PF desarticula organização criminosa envolvida em fraudes por meio de pirâmide financeira
Estima-se que mais de 400 pessoas tenham sido lesadas financeiramente
A Polícia Federal defla grou na manhã de terça-feira (27), a Operação Technikós, com o objetivo de desarti cular uma organização que praticava fraudes por meio de pirâmide financeira e outros crimes contra o Sis tema Financeiro Nacional.


Até o momento, estima-se que mais de 400 pessoas teriam sido lesadas, em va lores que podem ultrapassar R$30 milhões.
A organização é compos ta por um conglomerado de 15 empresas e atuou entre os anos de 2017 e 2020, baseada em Santa Catarina
cumpridos nove mandados de busca e apreensão ex pedidos pela Justiça Federal nos municípios catarinenses de Rio do Sul, Itapema, Por to Belo e Videira e ainda nas cidades paulistas de Paulí nia e Osasco.
Até o momento, 11 pes soas foram indiciadas pela prática dos crimes de inte grar organização criminosa, falsificação de documento particular, falsidade ideoló gica, uso de documento fal so, fazer operar instituição financeira sem a devida au
torização, emitir, oferecer e negociar valores mobiliários sem registro prévio de emis são junto à autoridade com petente, além de estelionato e de lavagem de dinheiro.
Resultados
Até o fechamento desta edição, foram apreendidos veículos, documentos, joias, telefones celulares, relógios e recolhidos os passaportes dos dois principais investiga dos. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

e São Paulo, tendo captado clientes para supostos inves timentos em criptoativos e outros negócios, prometen do lucros além dos existen tes no mercado. No entanto, o grupo operava na forma de pirâmide financeira, median te a negociação de valores mobiliários sem a devida au torização do Banco Central ou da Comissão de Valores Mobiliários.
Além do bloqueio e se questro de veículos e de bens, direitos e valores man tidos em instituições finan ceiras e em corretoras de criptomoedas, estão sendo
PM reforça patrulhamento na Maré após operação com sete mortos
A Polícia Militar reforçou o patrulhamento no Comple xo da Maré, na Zona Norte do Rio, na terça-feira (27), um dia após uma operação ter deixado sete suspeitos mortos e outros 26 presos nas comunidades da Vila do João, Vila dos Pinheiros e Baixa do Sapateiro. Equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) também estão atuando em pontos estratégicos das Li nhas Vermelha e Amarela, que chegaram a ser fecha das na segunda-feira (26) durante intenso confronto e protestos na região. Até o momento, não há relatos de ocorrências.
Na manhã de terça-feira (27), viaturas da PM patru lham os acessos das comu nidades e um veículo blinda do da corporação circula pelo Morro do Timbau, também na Maré. A ação emergen cial de ontem, realizada pe los Batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Ações com Cães (BAC), junto com a coordenadoria Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polí
cia Civil, teve como objetivo impedir uma invasão de tra ficantes da Maré à favelas dominadas pelo Comando Vermelho. Diversas trocas de tiro foram registradas du rante toda a operação.
Ao longo do dia, o Hos pital Federal de Bonsucesso recebeu 15 feridos vindos
duas foram transferidas para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, mas ainda não há informações sobre os qua dros clínicos delas.
Os confrontos ainda fi zeram com que motoristas que trafegavam pela Linha Vermelha precisassem se abrigar atrás de muretas
Polícia Federal combate crimes de moeda falsa

A Polícia Federal efe tuou na segunda-feira (26), no centro da cidade de Divinópolis/MG, prisão em flagrante de um sus peito de receber moeda falsa pelo correio.
O homem foi abordado no momento que fazia a retirada de uma encomenda contendo mil reais em cédulas falsas de R$ 50 e de R$ 100 tarefa nacional que in vestiga a venda de cé dulas falsas pela internet. Foi identificado que, nos dois casos, o remetente das cédulas foi o mes mo. As investigações es tão sendo conduzidas no sentido de identificar quem está produzindo o dinheiro falso.
O homem foi aborda do no momento que fa zia a retirada de uma en comenda, contendo mil reais em cédulas falsas de R$ 50 e de R$100. Ele confessou que comprou as notas falsas pela inter net e pretendia repassá -las no comércio.
Na sexta-feira (23), uma mulher já havia sido presa, em Divinópolis, por ter recebido uma en comenda com o mesmo valor em numerário falsi ficado.
A PF possui uma força
O indivíduo, preso na segunda-feira (26), foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Di vinópolis, onde foi lavra do o auto de prisão pelo crime de moeda falsa, com pena prevista de 3 a 12 anos de reclusão. Após, ele foi encaminha do ao Presídio de Divi nópolis, no qual ficará à disposição da Justiça Fe deral.
de contenção da pista para se proteger dos tiros. O 22º BPM (Maré) e o BPVE che garam a realizar um blo queio na via, como forma de resguardar quem passava pelo local. A interdição só foi desfeita no fim da manhã de ontem. A Linha Amarela tam bém teve os dois sentidos fechados por conta de um incêndio no sentido Fundão, durante um protesto de mo radores.
Ainda na ação, crimi nosos chegaram a inva dir uma casa na Baixa do Sapateiro e fizeram uma família refém no local. O momento foi transmitido ao vivo nas redes sociais pe los bandidos, como forma de garantir que eles não fossem feridos em uma su posta rendição. No vídeo, é possível ouvir um trafi cante dizendo que quer se entregar à polícia e uma outra voz, que seria de um morador, fazendo uma pre ce. “Olha como o morador está aqui assustado”, co menta o traficante.
A operação também afe tou a rotina dos moradores
das comunidades, que não puderam ir à aula, já que 35 escolas da rede municipal e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspenderam as atividades para garantir a segurança de alunos e funcionários. Além disso, um Centro Municipal de Saúde e três Clínicas da Família da Maré precisaram acionar o protocolo de aces so mais seguro e não pres taram atendimento à popu lação. A ação foi encerrada por volta das 18h.
Além das prisões, fo ram apreendidos sete fuzis; oito pistolas; uma réplica de arma de pressão/ar compri mido; uma granada; aproxi madamente uma tonelada de maconha e 50 pés da planta; 48 frascos de lança -perfume; além de 20 carros e motocicletas roubados, recuperados. Após o fim da ação, não houve relatos de novos confrontos. Segundo as secretarias municipais de Educação e Saúde do Rio, tanto as escolas, quanto as unidades de saúde da Maré funcionam normalmente nesta terça-feira.
Assaltantes de caixas eletrônicos e carrosforte são presos durante ação integrada
Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em ação integrada com as polícias Federal e Rodoviária Federal, prenderam, na segunda-fei ra (26), dois assaltantes acusados de roubar empresas de transporte de valores e caixas eletrônicos.
Um dos presos foi localizado em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, ele integrava a quadrilha res ponsável pelas recentes explosões em agências bancárias de Vila Isabel e Taquara, na capital do Rio; Niterói e São Gonçalo, na Região Metropoli tana; e em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. De acordo com os agentes, ele teria participado de pelo menos três dos ataques.

Outro autor foi capturado na Ilha do Governador, na Zona Norte. Am bos possuíam mandado de prisão pendente pelo crime de roubo majorado.
Os dois homens foram identificados como autores de um assalto ocor rido no dia 28 de junho, em Padre Miguel. Eles renderam funcionários de uma empresa de transporte de valores, que realizavam o conserto do caixa eletrônico de uma farmácia. Na ocasião, os criminosos utilizaram fuzis, pistolas, luvas e toucas-ninja. A ação durou menos de um minuto e os bandidos levaram mais de R$ 380 mil.
Ao analisar as imagens de câmeras de segurança do circuito interno do local e de estabelecimentos próximos, os policiais descobriram que quatro dias antes do assalto, um homem simulou uma operação no termi nal de autoatendimento e aplicou uma cola no dispositivo, que provocou o defeito do caixa eletrônico e, consequentemente, a necessidade de con serto.
O criminoso já havia trabalhado como vigilante, abastecendo caixas de autoatendimento em uma grande empresa de transporte de valores. Ele foi preso em julho deste ano por policiais militares.
Divulgação/PF Reginaldo Pimenta/Agência O Dia Blindado circulou pelo Morro do Timbau na Maré dos tiroteios no Complexo da Maré. De acordo com a unidade de saúde, além dos sete suspeitos, todos ho mens, que morreram, uma pessoa permanece interna da na unidade, com estado de saúde estável; cinco fo ram atendidas e liberadas pela equipe médica; e outrasNa tarde de segunda-feira (26), o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, recebeu os fundadores do Projeto Lázaro em seu gabinete. Durante a reunião, foram discutidas formas de implementação do projeto socioeducativo na Cidade, e parcerias público-privadas que visam melhorar a qualidade de vida da população. O Projeto Lázaro foi fundado pelo pai do jogador de futebol Lázaro Vinícius Marques, Wanderson Ferreira - mais conhecido como Barão - com o objetivo de criar 10 competências gerais, unindo a Educação e o Esporte no desenvolvimento das crianças. Lázaro, que cresceu em Rio das Ostras e jogou com a camisa dos times da Cidade, ganhou fama no Flamengo, e atualmente está jogando no Almería, na Espanha.

Prevenção
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Superintendência de Políticas Públicas de Prevenção às Drogas, promove a partir de quarta-feira (28), às 14h30, o projeto “Prevenção às Drogas nas Escolas”, que inicia pela Escola Municipal Vereador Lea quim Schuindt. O público-alvo são os alunos do 6º ao 9º ano e o encontro terá como tema “Os desafios de ser adolescente no século XXI”. A atividade é uma iniciativa da Superintendência, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social, em parce ria com a Secretaria Municipal de Educação. O mediador será o psicoterapeuta Roberto Rocha. De acordo com os organiza dores, o tema abordará ainda questões como crise de pânico e de ansiedade, depressão, suicídio e automutilação.
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

REDUZIDO
São Venceslau
Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero en contrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Que ro viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o manda mento do amor. Amém.

Não pretenda que todos pensem como você. Cada pessoa está num grau diferente de evolução, num degrau diverso da grande subida. Ninguém possui a verdade total, porque a Verdade Absoluta e total é Deus, o Infinito. Nenhum ser finito pode conter o infinito. Busque a Verdade para si mesmo, mas não obrigue ninguém a pensar como você, tanto quanto não gosta que os outros lhe controlem o pensamento.
Pessimistas
O Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) poderá ter seus limites reduzidos em aproximadamente 12,18 hectares, na Vila do Abraão, em razão da existência da ocupação urbana consolidada. É o que estabelece o Projeto de Lei 6.268/22, de autoria dos deputados Jorge Felippe Neto (Avante) e An dré Ceciliano (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (27/09), em discussão única. O texto segue para o governador Cláu dio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo. Com a alteração, a nova área do parque passaria a ter 11.919 hectares.
EMPADÃO DE FRANGO COM CREME DE MILHO
Ingredientes
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de manteiga
1 ovo
1 colher (café) de sal
3/4 de xícara (chá) de água gelada
Farinha de trigo para enfarinhar
1 gema para pincelar Recheio
1 lata de milho escorrido
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de maisena

3 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1 cenoura ralada
3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
TRIBUTO
1 xícara (chá) de azeitona verde picada Sal e cheiro-verde picado a gosto Modo de preparo: Para o recheio, bata o milho, o leite e a maisena no liquidificador por 2 minutos. Reserve. Aqueça uma panela com o azeite e frite a cebola até murchar. Adicione a cenoura, o frango, a azeitona, sal e cheiro-verde e refogue por 3 minutos. Acrescente o creme do liquidificador e cozinhe por 3 minutos ou até engrossar levemente. Acerte o sal, misture e desligue o fogo. Reserve e deixe esfriar. Em uma vasilha, coloque a farinha, a manteiga, o ovo, o sal e misture até formar uma farofa úmida. Junte a água e misture até formar uma massa homogênea. Embrulhe em um saco plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Divida a massa em 2 partes e abra, com a ajuda de um rolo, em uma superfície enfarinhada. Forre o fundo de uma forma de 24 cm de aro removível com uma parte da massa e espalhe o recheio por cima. Cubra com a massa restante, apertando as laterais para selar. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Retire, desenforme e sirva em seguida.
Mais de 80% dos jovens brasileiros afirmam que vão votar nas próximas eleições, mas quase 7 a cada 10 estão pessi mistas em relação ao comprometimento dos políticos com a sociedade. É o que mostra a pesquisa “Juventudes e a Pan demia: E agora?”, que ouviu mais de 16 mil jovens de 15 a 29 anos de todo o país. O levantamento apontou que 9 a cada 10 jovens defendem a democracia. Já 8 a cada 10 concordam que a pandemia deixou as pessoas mais atentas à política. Além disso, os entrevistados defendem que os candidatos de vem priorizar a educação (63%), a saúde (56%) e a economia, trabalho e renda (49%) e a redução das desigualdades (25%).
ADHEMAR FERREIRA DA SILVA: PRIMEIRO BICAMPEÃO OLÍMPICO DO BRASIL
Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) foi um atleta paulista, o pri meiro bicampeão olím pico, em salto triplo do país. Sua primeira competição foi o Tro féu Brasil, quando ob teve a marca de 13,05 metros. Foi tricampeão pan-americano e pen tacampeão sul-ame ricano. Foi dez vezes campeão brasileiro e colecionou mais de 40 títulos internacionais.
Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) nas ceu na cidade de São Paulo, no bairro da Casa Verde, no dia 29 de setembro de 1927. Filho de um ferroviário e de uma cozinheira começou a trabalhar cedo para ajudar nas despesas domésticas.
Adhemar Ferreira da Silva entrou pela primei ra vez em uma pista de atletismo, com 18 anos, levado por um amigo. Entusiasmou-se e ini ciou os treinamentos, na hora do almoço, no
intervalo do trabalho. Sua primeira compe tição foi o Troféu Brasil em 1947, obtendo a marca de 13,05 metros.
Adhemar Ferreira da Silva destacou-se no salto triplo, modalida de da qual se tornou recordista sul-ameri
cano e mundial. Re presentou o Brasil nas Olimpíadas de Helsin que, na Finlândia, em 1952, quando con quistou a medalha de ouro. Numa mesma tarde bate quatro ve zes o recorde olímpi co, chegando a saltar
16,22 m, marca que su pera em 21 cm o recor de anterior, de 16,01 m. Foi pentacampeão sul americano e tricam peão pan-americano (1951,1955 e 1959). Em 1956, em Melbourne, na Austrália, ficou outra vez com o ouro e esta

beleceu novo recorde de 16,35 m. Venceu o campeonato luso bra sileiro em Lisboa no ano de 1960.
Adhemar foi atle ta do São Paulo Fute bol Clube e do Clube de Regatas Vasco da Gama. Encerrou sua

carreira, na prova rea lizada no Complexo Es portivo do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 1 de outubro de 1960. No mesmo ano, tuberculoso, é desclas sificado nos Jogos de Roma e desde então, não participa mais de Olimpíadas.
Formou-se em Edu cação Física na Es cola do Exército, em Direito na Universi dade do Brasil e em Relações Públicas. Entre 1964 e 1967 foi adido cultural na Em baixada Brasileira em Lagos, na Nigéria. Depois de anos traba lhando para o Estado, em atividades ligadas ao atletismo, assumiu, em 1996, o cargo de coordenador da área de esportes das Facul dades Santana, em São Paulo.
Adhemar Ferreira da Silva morreu em São Paulo, São Paulo, no dia 12 de janeiro de 2001.

Presidente do MIS visita Exposição
“Mergulho em Caymmi” na Casa de Cultura
A Semana Caymmi che gou ao fim, mas a Exposi ção “Caymmi – Nas Ondas do Mar, Nas Ondas do Rá dio” fica em cartaz até o dia 23 de outubro, na Casa de Cultura Bento Costa Jr. Na manhã de segunda (26), a mostra recebeu a visita do presidente do Museu da Imagem e Som (MIS), Ce sar Miranda Ribeiro, para conhecer o trabalho que foi contemplado pelo Edital EX POMIS - Cultura, Educação e Memória. A visita contou com a presença do Chefe de Gabinete e da produtora de Eventos da entidade, Ariston Moraes e Mona Vilardo, res pectivamente.

Recepcionada pela presi dente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, e pelos curadores do Projeto, Daniela Name e Leonardo Lichote, a equipe teve oportunidade de conhe cer e passear pelo ambiente praieiro montado no espaço dedicado ao artista baiano, cujo projeto expográfico foi assinado pela cenógrafa e design gráfico Karla Pessôa.
As peças expostas, que incluem quadros, reporta gens, vídeos, áudios, ban ners, partituras, rascunhos, bilhetes, manuscritos, cartas, postais, anotações e fotos, pertencem ao acervo do Mu seu da Imagem e do Som.



A exposição é dividida em setores, que represen
tam momentos da vida de Dorival. No espaço “Adal giza Mandou Dizer”, por exemplo, estão expostas as cartas e bilhetes encaminha dos para Dorival por gran des personalidades da arte brasileira. Nesse trecho da mostra, os visitantes tiveram a oportunidade de “deixar um recado” para o baiano, por meio de bilhetes.

De acordo com Cesar Mi randa, a exposição está ma ravilhosa e os proponentes souberam aproveitar bem o acervo do MIS. “Ficamos en cantados com o que vimos e posso dizer que foi além das expectativas. A exposição conseguiu interligar todas as peças ligadas a Dorival e, melhor, contou com o envol vimento de toda a Cidade. Isso mostra o fortalecimento
do Interior do Estado e a va lorização que Rio das Ostras dá à cultura como um todo, por conta da interatividade dos visitantes com tudo que foi apresentado”, declarou o presidente do MIS que ainda solicitou à presiden te da Fundação de Cultura, uma cópia do documentário “Caymmi - O poeta nas ter ras do Leripe”, realizado em Rio das Ostras, de Cezar Fernandes, Hugo de Paulo de Oliveira e Jorge Ronald.
SEMANA CAYMMI –Além da exposição, a Sema na Caymmi também apre sentou filmes sobre o artista, oficinas, palestras, shows e um cortejo à beira mar pela orla da Cidade. Na opinião da curadora e idealizadora da Semana Caymmi, Danie la Name, todas as atrações

foram um sucesso.
“Em todas as atividades que a Cidade foi convidada, a participação foi fantástica. O público prestigiou os fil mes, participou das oficinas e palestras, acompanhou o cortejo e marcou presen ça na exposição. Tudo foi feito com muito carinho e comprometimento para que a homenagem a Dorival Caymmi fosse um sucesso. Já estamos pensando em retornar no próximo ano com mais uma Semana Caymmi, com outras atrações devido ao sucesso desta e ao rela cionamento da Cidade com o cantor. Quem sabe, não conseguimos fazer com que esse evento faça parte do calendário permanente de eventos de Rio das Ostras”, torceu.
THE BRAZILIAN BLUES”
A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, se destaca pela retomada do calendá rio de eventos e durante os dias 30 de setembro a 09 de outubro, das 17h às 23h, na praça Santos Dumont, terá início o “Wine In Búzios”, Cir cuito Internacional de Pratos e Vinhos.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios e promete ser outro sucesso entre as ações que vêm sendo realizadas para atrair turistas e moradores. Estandes com exposição de deliciosos pratos poderão ser saboreados com a har monização de cada vinho


específico.
Vinhos de alguns dos paí ses produtores mais famo sos do mundo poderão ser degustados e restaurantes parceiros trarão um menu especial para a ocasião. Os restaurantes participantes e os valores de cada prato po derão ser acessados no site wineinbuzios.com/circuito -internacional.


O festival contará, além da feira com estandes expo sitores, com a apresentação de shows durantes os dias do evento. Os apreciadores da bebida poderão fazer a junção entre vinho, cultura e gastronomia em um momen to de descontração e lazer.
Quarta é dia de contação de histórias na Biblioteca Municipal de Rio das Ostras
Divulgação
O Minis tério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), pela Promotoria de Justiça de Casimiro de Abreu, expediu recomendação para que o Mu nicípio de Casimiro de Abreu adote providências para adequação do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes. Vistoria realizada pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) constatou gra ves problemas de infraestrutura e desrespeito aos pa râmetros legais e aos marcos normativos de referência para o funcionamento de instituições de acolhimentos. O relatório do GATE/MPRJ avaliou a conservação e instalações prediais, a acessibilidade, os serviços e projetos socioassistenciais, entre outras questões.
A promotoria também levou em consideração o dever do Poder Público de assegurar às crianças e adolescentes, com absoluta prioridade, a efetivação de seus direitos, bem como as disposições do Es tatuto da Criança e do Adolescente e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). O documento destaca a importância da fiscalização e acompanhamento da unidade pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Crian ça e do Adolescente (CMDDCA), que é um órgão deli berativo e controlador das políticas de atendimento às crianças e adolescentes, com atribuição para a elabo ração da política municipal de proteção, promoção e defesa dos direitos delas.

Diante disso, o MPRJ recomenda a adequação, no prazo de 30 dias, dos itens apontados como ina dequados no relatório feito pelo GATE/MPRJ, além da elaboração e apresentação de Projeto Política Peda gógico e de Regimento Interno no abrigo municipal de Casimiro de Abreu. Entre outras medidas, a promoto ria também recomendou fornecimento de vestuário, calçados e brinquedos para uso pessoal das pessoas acolhidas. O documento é destinado ao prefeito, à secretária municipal de Assistência Social, à diretora da Casa Abrigo, ao presidente do CMDDCA e à coor denadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O cantor Luca Sodré, acompanha do da banda Brazillian Blues, sobe ao palco do Teatro Popular na quinta-fei ra (29), a partir das 20h, encerrando a programação de setembro do Projeto Soul da Casa, da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Neste projeto a banda traz relei turas de vários artistas e trabalhos que deixaram suas marcas no ce nário da MPB como Mutantes, Mar tinho da Vila, Benito Di Paula, Lulu Santos, Celso Blues Boy, Tim Maia entre outros.

Mencionando as manifestações musicais com características pró prias e específicas como a Jovem Guarda, Clube da Esquina, Tropi cália, Manguebeat, entre outros, e com inspiração no aclamado projeto “NOEL IN BLUES”, de Micha De vellard, a banda decidiu então unir a brasilidade de nossa música com o Blues de New Orleans. No show, é apresentando também a música “Corpo Mundano”, de Klinger Se bestyen.
A Banda The Brazilian Blues é formada por Luca Sodré (vocal), Stenius Oliveira (guitarra), Alexan dre Guimarães (teclados), Magno Silva (bateria), Cidi Jr (contra-baixo) e Xandy (gaita).
O Soul da Casa é um projeto desenvolvido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura que abre as portas do Teatro Popular para artis tas locais e regionais apresentarem trabalhos autorais, tributos e terem a possibilidade de se lançar.
SERVIÇO
SOUL DA CASA – “LUCA SODRÉ E
Dia: 29 de setembro
Local: Teatro Popular de Rio das Os tras
Endereço: Avenida Amazonas, s/nº, Centro (Rua da Feirinha)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia e antecipado).
Informações: (22) 99779-2132 – Mi cha Devellard / (21) 99240-7968 –Luca Sodré

P.S: Os ingressos podem ser comprados via pix com o CNPJ 34.052.105/0001-06. Em seguida, enviar o comprovante para o nú mero (22) 99779-2132 com o nome completo. Para quem optar por essa forma de compra, os ingressos fica rão disponíveis para retirada na bi lheteria do Teatro Popular, meia hora antes do início do show.
A primeira história se passa numa floresta onde todos os bichos viviam em plena harmonia, em paz e silêncio. Até que, certo vez uma Coruja não conseguiu dormir de tanto ba rulho que os animais faziam de madrugada. Muito intrigada e curiosa saiu perguntando e reclamando para dona girafa, que sempre sabia de tudo, o que estava acontecendo. Até que resolveu investigar e acabou descobrindo uma grande surpresa que a deixou muito feliz. O que será que ela des cobriu? Já “A Festa das Flores” é uma história para celebrar a chegada da estação mais florida do ano: a Primavera.
Divulgação Divulgação A Equipe do MIS ficou encantada com a exposição A Biblioteca Pública de Rio das Ostras volta a abrir suas portas, na quarta-feira (28), para mais uma atividade de con tação de histórias com crianças, a partir das 9h30. Desta vez, a atração vai ficar por conta da atriz Neila de Lucena (foto), que vai apresentar as histórias “A Coruja Fofoqueira” e “A Festa das Flores”. A entrada é gratuita e destinada para todo tipo de público. MPRJ recomenda que Casimiro de Abreu melhore o acolhimento de crianças e adolescentes