
14 minute read
Pág
Prefeitura de Macaé e Nupem fazem pesquisa em pacientes pós-Covid
Desde que teve Covid, em fevereiro de 2021, o aposentado José Joeliton de Souza Santos, 67 anos, morador na Praia Campista, disse que passou a sentir fadiga, falta de disposição, sono e perdas leves de memória. Mas qual é a correlação desses danos neurológicos com a pós-Covid? Para chegar a este resultado, uma equipe com 10 professores pesquisadores e 15 alunos de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica passará três anos fazendo pesquisa nos pacientes do Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós-Covid (Carp). O trabalho acontece em parceria da prefeitura com o Nupem/ UFRJ e começou na quarta-feira (19).
Advertisement
José Joeliton foi o primeiro voluntário da pesquisa. Para compreender o que de fato acontece no organismo humano após o processo inflamatório gerado em resposta à infecção pelo novo coronavírus, os pesquisadores vão coletar o sangue dos pacientes que diariamente recebem atendimento no
Divulgação
Carp. Em seguida, todas as amostras passarão por análises para tentar correlacionar as informações com os danos neurológicos após a infecção.
O projeto é intitulado “Avaliação da Imunidade e de Marcadores Neurológicos de Pacientes com Afecções Pós-Covid”, financiado pelo “Programa de Apoio à Pesquisa Clínica de Afecções Pós-Covid-19 – 2021”, do Fundo de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com apoio da Prefeitura de Macaé através do Carp.
“Já sabemos que a Covid é uma doença inflamatória. Agora queremos saber se este processo inflamatório exacerbado permanece nos pacientes pós-Covid”, explicou a coordenadora do projeto, a professora pesquisadora do Nupem/UFRJ Cíntia Monteiro de Barros.
Ela disse que grande parte desses pacientes têm perda de olfato, falta de atenção, de memória e outros danos que precisam ser estudados para que possam ser utilizados pela clínica como diagnósticos. A pesquisadora enfatizou que o Nupem/UFRJ tem colaborado com os estudos da Covid desde o início, já realizou 15 mil testes moleculares em Macaé e vem desenvolvendo estudos sobre a eficácia da vacinação.
A equipe é composta por médicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais pesquisadores, além dos alunos de diversos cursos da área envolvidos em todas as etapas da pesquisa. Para iniciar a pesquisa, o projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e os pacientes assinam o Termo de Consentimento para participarem como voluntários. Em contrapartida, eles recebem o retorno dos pesquisadores em forma de laudo expedido gratuitamente.
No mesmo projeto, os pesquisadores fazem a Vigilância Genômica Funcional, ou seja, avaliam a mutação do vírus.
Conheça o Carp
O Carp é referência no atendimento a pacientes com sequelas da Covid-19 em toda a região e faz parte da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, coordenada por Nichollas Augusto Ribeiro. Ele falou da importância da pesquisa para a população. “O Carp não se limita ao trabalho das sequelas da doença. Hoje produzimos pesquisa em parceria com universidades públicas e privadas”, ressaltou. Ele informou que, além da UFRJ, a prefeitura tem parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF de Macaé e Rio das Ostras) e com a Faculdade Salesiana para este trabalho.
O coordenador destacou que a maior demanda de atendimento no Carp é de especialidades não-médicas como fisioterapia respiratória, nutrição e psicologia. Em relação às especialidades médicas, a maior procura é pneumologia, angiologia e cardiologia que respondem, juntas, por 75% dos atendimentos da unidade, localizada no Centro de Especialidades Dona Alba, no Centro da cidade. Esses dados são relativos à variante Delta.
ITALVA RECEBE CAMINHONETE DOADA PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
Divulgação

A Prefeitura de Italva recebeu na quarta-feira (19) a doação de um novo veículo que será destinado à Secretaria de Agricultura. A superintendente do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Stella Romanos, e sua equipe estiveram na cidade para concretizar a doação da caminhonete.
O evento contou com a participação do prefeito Léo Pelanca; o Secretário Municipal da pasta, Bruno De Nango; representantes do escritório local da EMATER-RIO; representantes das Associações Rurais de Italva, entre outros.
Projeto “Rua Iluminada” leva serviços de iluminação pública ao distrito de Raposo
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Obras) de Itaperuna, através do projeto “Rua Iluminada”, está levando iluminação pública aos bairros e distritos da cidade.
Na terça-feira (18), uma equipe esteve no distrito de Raposo, principal região turística da cidade, para realizar a troca de lâmpadas queimadas.
A ação melhora a qualidade de vida dos moradores, permitindo o uso dos espaços urbanos no período noturno, além de aumentar a sensação de segurança e melhorar imagem da cidade, favorecendo o turismo e o comércio.
Mais de 90% das solicitações que chegam à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Obras) são atendidas em até 24 horas.
Então, se você conhece algum endereço com problema de iluminação como falta de lâmpadas, nos avise. Mande uma mensagem de WhatsApp para (22) 998896388 com o local e um ponto de referência para facilitar a localização ou entre no link ( https://itaperuna.vemluz. com.br/itaperuna.aspx ) e abra uma ordem de serviço.
Termina prazo para inscrição no Show de Talentos
Termina nesta sexta-feira (21) o prazo para inscrições do Show de Talentos - Cultura em Ação, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de São Fidélis, em parceria com o Conselho de Cultura do Município. Incentivando e apoiando a cultura local e seus fazedores, a secretaria realizará o evento nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2022.
O regulamento prevê 30 vagas, todas serão simbolicamente premiadas no ato da participação. Para além, haverão premiações para as três primeiras colocações.
As inscrições deverão ser realizadas presencialmente e exclusivamente na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, impreterivelmente entre os dias 19 e 21 de janeiro, mediante apresentação de todos os documentos exigidos no edital. O evento contemplará todas as linguagens artísticas, desde que o fazedor esteja em total acordo com os critérios apontados também em edital.
Quissamã divulga edital do Programa de Bolsas de 100% do Ensino Médio

A Prefeitura de Quissamã publicou na quinta-feira (20) edital do processo seletivo de Bolsas de Estudos do Ensino Médio. A concessão será de bolsa de 100%. As inscrições serão realizadas de 24 a 27 de janeiro, no CIEP 465 Amilcar Pereira da Silva, de 8h às 11h e 13h30 às 16h30 e sexta de 8h às 11h30. São 100 vagas distribuídas entre 1º (40), 2º (30) e 3º (30) ano em instituições de ensino, situadas no Município.
“Esse programa é mais um importante investimento que faremos na Educação dos nossos jovens, numa etapa tão importante da vida deles, que se aproximam da profissionalização para entrada no mercado de trabalho. Em breve, vamos lançar mais um edital do Programa de Bolsas Universitárias. Estamos cuidando do quissamaense desde o maternal, com construção de novas creches, reforma de escolas e investimentos em tecnologia na rede municipal”, frisou o prefeito em exercício, Marcelo Batista.
Os candidatos vão concorrer nas modalidades de reserva de vagas: pessoas com deficiência (PcD), negros e índios, alunos de escolas públicas e alunos de escolas privadas. No dia 29, serão publicadas as inscrições deferidas e locais de provas que serão aplicadas no dia 31 de janeiro. Serão 30 questões de múltipla escolha (15 de Português e 15 de Matemática).
O gabarito será divulgado no dia 2 de fevereiro. O prazo para recurso será nos dias 3 e 4 e a divulgação do resultado e homologação, no dia 8. A assinatura do termo será de 9 a 16 de fevereiro.
O coordenador do Departamento de Bolsas de Estudos da Secretaria Municipal de Educação, Germano Machado, reforça que os candidatos devem ler com atenção o edital e seus anexos. - Toda documentação, ficha e termos devem ser entregues devidamente preenchidos no prazo de inscrição, pois em caso de falta de algum deles o candidato será eliminado – destacou o responsável pela seleção.
Documentação
No ato da inscrição, além da ficha de inscrição preenchida (modelo no edital), o candidato deve apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento do estudante; Cópia do RG e CPF do representante legal do estudante; comprovante de residência no município de Quissamã pelo período de quatro anos, , a contar da data do pedido da bolsa – comprovante anual; cópia do histórico escolar; uma foto 3x4 colorida; cópia do último contracheque ou documento de todos os membros da família que possuam vínculo empregatício ou exerçam atividade remunerada; comprovante em nome do aluno de frequência e conclusão dos anos finais (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) em estabelecimento localizado no município de Quissamã; comprovante em nome do responsável legal de quitação com o Tesouro Municipal; e Termo de Responsabilidade e Declaração de Reserva de Vagas (Cotas) preenchidos (modelo no edital).
O Mundial de Clubes da FIFA só começa no dia 3 de fevereiro, mas o Palmeiras já pode dizer que é o melhor time do planeta. Isto porque a Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS, sigla em inglês) elegeu o Alviverde como o vencedor do seu ranking de 2021. Em 16 edições, esta foi a primeira vez que um clube brasileiro conquistou o prêmio.
Em 2020, o Palmeiras tinha ficado na segunda colocação, atrás do Bayern de Munique. O maior vencedor é o Barcelona (cinco vezes), seguido de Real Madrid (quatro) e Liverpool (três). Manchester United, Sevilla, Milan, Inter de Milão e Juventus levaram duas vezes. Roma, Ajax, PSG, Valencia, Atlético de Madrid e Atlético Club Nacional foram eleitos em uma oportunidade.
De acordo com a entindade, o ranking pretende estabelecer qual a equipe mais forte do mundo entre todas as competições, nacionais e internacionais. O resultado é definido pela soma de todos os pontos em cada competição, de janeiro a dezembro. O Palmeiras venceu duas Libertadores em 2021, a da edição de 2020, contra o Santos, no Maracanã, e a edição 2021, contra o Flamengo, em Montevidéu. Além disso, também levantou a Copa do Brasil de 2020, com final disputada contra o Grêmio em março de 2021.
Além do Palmeiras, outros brasileiros aparecem entre os primeiros da lista. O Atlético-MG, campeão brasileiro e da Copa do Brasil, foi o segundo colocado. O poderoso Manchester City, de Pep Guardiola, ficou em terceiro. Chelsea e Flamengo empataram na quarta posição. Destaque também para o Athletico-PR, que conquistou a Copa Sul-Americana e terminou na décima colocação. Confira o ranking completo da IFFHS.

Presidente da CBF apresenta propostas durante reunião com representantes da UEFA
Divulgação

O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, apresentou duas propostas durante reunião com representantes da UEFA em Luque, no Paraguai. Estiveram presentes o Presidente da confederação europeia, Aleksander Ceferin, os VicePresidentes Sandor Csanyl e Fernando Gomes e o Chefe de Futebol da UEFA, Zvonimir Boban. Aproveitando o encontro com o Conselho da CONMEBOL, Ednaldo Rodrigues propôs o reconhecimento da Licença PRO de Técnicos da CBF Academy pela UEFA. O Presidente da CBF também levou a proposta de um jogo entre as seleções principais masculinas de Brasil e Inglaterra, vice-campeões continentais em 2021.
A ideia de um duelo entre Brasil e Inglaterra foi levada pela CBF para os presidentes da CONMEBOL e da UEFA. A partida seria em junho, aproveitando o encontro entre Argentina e Itália, campeões da Copa América e da EURO, respectivamente. Houve uma sinalização positiva por parte das duas entidades continentais. A realização da partida ainda depende de ajustes de calendário das duas seleções, que entrarão em estudo por parte das federações nacionais.
Também foi apresentada à cúpula da UEFA a proposta de reconhecimento da Licença PRO da CBF Academy no Velho Continente. O pedido foi um pleito da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF), e foi acolhida positivamente pela entidade europeia. A partir de agora, as equipes técnicas da UEFA e da CBF irão fazer os alinhamentos necessários para a medida entrar em vigor.
As duas propostas foram apresentadas pessoalmente pelo Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Ele esteve na Conmebol acompanhado por Gustavo Feijó e Fernando Sarney, vice-presidentes da entidade.
Copinha: Em jogo tumultuado, São Paulo bate Cruzeiro e vai à semifinal
O clássico Choque-Rei, entre São Paulo e Palmeiras, decidirá um dos finalistas da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na quarta-feira (19) à noite, o Tricolor venceu o Cruzeiro por 2 a 1 no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP), pelas quartas de final. O duelo foi marcado por imprevistos que atrasaram o jogo antes da bola rolar e durante a partida.
A semifinal será disputada neste sábado (22), às 19h (horário de Brasília), na Arena Barueri. Como ocorre nos clássicos paulistas do profissional, a partida terá torcida única, seguindo a determinação das autoridades estaduais, para evitar confrontos entre torcidas organizadas.
Por ter melhor campanha (sete vitórias, contra seis triunfos e um empate do Verdão), o São Paulo será o único a poder levar torcedores no jogo que decidirá um dos classificados à final de terça-feira (25), ainda sem local e horário definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O outro finalista sairá do confronto entre Santos e América-MG, que se enfrentam nesta sexta-feira (21), às 20h, em São Caetano do Sul.
O Tricolor busca o quinto título na Copinha. A última conquista foi em 2019, com o atacante Antony, hoje no Ajax (Holanda), integrando o elenco campeão. Coincidentemente, aquele time também eliminou o Cruzeiro nas quartas de final.
Apagão, ambulância e virada
Agendado para 21h30, o jogo desta quarta inicialmente seria adiado para 22h devido a uma queda de energia no estádio. Com o retorno gradual da iluminação, a FPF voltou atrás e decidiu manter o horário original. No entanto, a ambulância que prestava serviço no Anacleto Campanella teve de atender um incidente do lado de fora. Como a bola não poderia rolar sem o veículo ter retornado, a partida começou com meia hora de atraso.
O primeiro tempo começou morno e pareceu que esquentaria aos 30 minutos, quando o Cruzeiro saiu na frente. O atacante Vitinho cobrou escanteio pela direita e o volante Ageu, de cabeça, mandou para as redes. Cinco minutos depois, uma nova queda de energia no estádio deixou o jogo paralisado por mais 20 minutos. O São Paulo recomeçou a partida melhor e chegou ao empate nos acréscimos, precisamente aos 66 minutos. Caio foi lançado pela direita, às costas da defesa. Ele cruzou rasteiro, a bola desviou na zaga e sobrou para o também atacante Maioli concluir, deixando tudo igual.
O Tricolor retornou do intervalo em ritmo frenético e empilhou oportunidades. Aos sete minutos, Caio invadiu a área pela esquerda e acertou o travessão. Aos 14, o atacante Luiz Henrique recebeu de Vitinho na cara de Denivys, mas parou no goleiro celeste. Dois minutos depois, Caio arrematou cruzado e obrigou o arqueiro cruzeirense a outra defesa.
A pressão são-paulina não diminuiu. Aos 32, Denivys teve reflexo para salvar um desvio não intencional do zagueiro Matheus. Na sequência, não teve jeito. O volante Pablo abriu para o meia João Adriano, que entrou na área pela esquerda e cruzou rasteiro para Vitinho finalizar. O chute explodiu em Matheus e saiu do alcance do goleiro, decretando a virada no placar. O Cruzeiro se lançou ao ataque para buscar o empate, sem sucesso.
VASCO recebe palestra da Comissão de Atbitragem da FERJ
Divulgação/Agência FERJ

A Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, através dos instrutores Cláudio Soares e Gilmar Farto, fez palestra aos jogadores e comissão técnica do Vasco no CT Moacyr Barbosa.
Temas abordados: mãos, entradas e disputas, uso dos braços, faltas táticas, impedimentos e protocolo VAR.
O Departamento da Arbitragem da FERJ ressalta que está à disposição de todos os clubes para dirimir dúvidas sobre o Cariocão e também regras do futebol em geral.
Fábio acerta com o Fluminense após 17 anos na meta do Cruzeiro
Mailson Santana/Fluminense FC

Após 17 temporadas sendo o responsável pela meta do Cruzeiro, Fábio está de casa nova. Na quarta-feira (19), o experiente goleiro de 41 anos foi anunciado como reforço do Fluminense para 2022. O contrato tem validade até dezembro.
“A expectativa é gigantesca pela equipe que vem sendo formada, pelo planejamento que já vem desde o ano passado, com a conquista da vaga na pré-Libertadores. O torcedor com certeza está esperando muito dessa temporada e estou pronto para ajudar de todas as formas possíveis e fazer com que o ano de 2022 seja de muita alegria para a torcida tricolor. Que a gente possa comemorar bastante as conquistas”, disse Fábio ao site oficial do Fluminense.
O vínculo de Fábio com o Cruzeiro se encerrou em 31 de dezembro do ano passado. O ídolo pretendia renovar o contrato, mas não houve acordo com a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) que gerencia o futebol da Raposa e que tem o ex-atacante Ronaldo Fenômeno como gestor.
O goleiro defendeu a meta celeste em 976 oportunidades, conquistando dois títulos brasileiros (2013 e 2014), sete mineiros (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019) e três Copas do Brasil (2000, 2017 e 2018). No Vasco, onde atuou no início da carreira, o arqueiro ergueu as taças do Brasileiro e da Copa Mercosul de 2000 e do Campeonato Carioca de 2003.
Fábio é o oitavo reforço do Fluminense para 2022. Antes do novo camisa 12, o Tricolor acertou com os laterais Mario Pineida e Cris Silva, o zagueiro David Duarte, o volante Felipe Melo, o meia Nathan, os atacantes Germán Cano e Willian Bigode, além do técnico Abel Braga.
Nas Laranjeiras, Fábio disputa posição, principalmente, com Marcos Felipe (presente em 65 dos 69 jogos da equipe em 2021) e Muriel (que esteve em campo duas vezes na temporada passada e ostenta 70 atuações pelo Tricolor). A estreia na temporada será no próximo dia 27, às 21h (horário de Brasília), diante do Bangu pelo Campeonato Carioca.