Page 1

relatório anual de comunicação


APRESENTAÇÃO Aqui relatamos as principais ações da Gerência de Comunicação Integrada (Gecin) ao longo de 2018, mostrando os dados mais expressivos relacionados à área, além de alguns fatos importantes para a empresa como um todo. A Gecin faz a gestão dos diversos canais de comunicação e relacionamento da Trensurb e os utiliza estrategicamente no sentido de construir, solidificar e reforçar a imagem positiva interna e externamente. Além das atividades-base do setor, desempenhadas diariamente, foi um ano de muita arte, cultura, relacionamento com a comunidade e com o público interno. Houve também momentos de crise, onde a Gecin fez a gestão da repercussão junto aos veículos de mídia. A atuação da assessoria de imprensa mantém a Trensurb como fonte de informações, tendo suas sugestões de pauta e press releases veiculados com boa frequência, no todo ou em parte, pelos meios de comunicação. Você irá encontrar informações sobre o trabalho de assessoria de imprensa, redes sociais, ações de relacionamento com a comunidade e relacionamento interno e atividades realizadas nos espaços culturais da Trensurb. Caso tenha alguma demanda ou sugestão para a área de comunicação, fale conosco por meio de nossos contatos.

GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA Equipe Gerente: Jânio Ayres (Jornalista MTb 7760)

CANAIS DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Equipe: Antônio Leonardo da Luz, Carlo Martins,

trensurb.gov.br

Diana da Rosa, José Renato Freitas, Juan Oliveras

facebook.com/trensurboficial

(Publicitário MTb 2268), Kauê Menezes (Jornalista

instagram.com/trensurb/

MTb 14490), Leonardo Oliveira Marion

twitter.com/trensurb

(Relações-públicas, Conrerp RS/SC 3795)

flickr.com/photos/trensurb

Estagiários: Gabrielli Zanfran, Wellington Marques

issuu.com/trensurbrs

(Jornalismo); Daniella Wolff, Gabriel Vacaro (Publici-

youtube.com/user/TrensurbOficial

dade e Propaganda); David Lima, Hyago de Oliveira

facebook.com/biblioteca.sobretrilhos

(Ensino Médio)

instagram.com/livrosobretrilhos/

CONTATO sgecin@trensurb.gov.br biblioteca.trilhos@trensurb.gov.br


ASSESSORIA DE IMPRENSA Atividades: produção e envio de releases aos veículos de comunicação; elaboração do informativo interno Notícias Trensurb (NT), com periodicidade mensal, e do jornal-mural Notícia na Linha; produção de conteúdo e controle editorial do site institucional e da intranet; colaboração na gestão dos perfis da empresa nas redes sociais; atendimento de briefings (publicidade e criação gráfica); produção e acompanhamento de eventos; clipping de notícias referentes à Trensurb, Ministério das Cidades e assuntos de interesse.

notícias na linha

3 163

briefings recebidos notícias trensurb releases distribuídos

12 311 citações nos veículos de comunicação

aproveitamento de mídia*

total: r$ 42.335.713,00 *Valor que seria pago para a publicação de matérias positivas. O Fator Crítico de Sucesso deste indicador é buscar gerar citações positivas por meio de propostas de pauta e eventos.


redes sociais

twitter

76.867

SEGUIDORES TWEETS TOTAIS: 22.133

fACEBOOK

IMPRESSÕES: 7.682.000

99.881

CURTIDAS na página publicação de MAIOR ALCANCE: 93.751 PESSOAS

6.454

iNSTAGRAM

BLOG

SEGUIDORES CURTIDAS: 14.600

POSTAGENS: 96

54.593

VISUALIZAÇÕES POSTAGENS: 47


relacionamento com a comunidade futuro usuário Realizado desde 1984, o programa sensibiliza e orienta jovens estudantes para o uso correto do sistema Trensurb, visando a formação dos futuros usuários do trem. Os estudantes recebem todas as informações e orientações necessárias para a realização de uma viagem segura, além de cuidados para preservar o metrô e suas estações.

4

edições

3

1

instituições participantes

visita especial*

66

jovens atendidos

operação: feira do livro Em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, a Trensurb oferece isenção da tarifa para estudantes da rede pública participarem da Feira do Livro de Porto Alegre. A ação acontece desde 2013 e é vinculada ao programa Futuro Usuário.

12

7

passeios

instituições participantes

401

estudantes atendidos

historiando Criado em 2017 em parceria com o Sesi-RS e Banco de Livros, o projeto realiza contação de história nas estações Mercado e Rio dos Sinos para estudantes da rede pública e crianças atendidas por entidades assistenciais nos municípios que fazem parte da linha do trem.

10

7

SEssões

instituições participantes

230

estudantes atendidos *Adaptada para pessoa com autismo


relacionamento com a comunidade passeios escolares Por meio de um programa destinado a escolas da rede pública e entidades assistenciais, a Trensurb oferece isenção da tarifa para realização de passeios de caráter educativo, cultural e social. A empresa também realizou acompanhamento no embarque/desembarque de outras instituições, porém sem isenção de tarifa.

32

29

passeios

instituições participantes

1.052

estudantes atendidos

espaços culturais Galeria Mario Quintana Localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado, a Galeria apresentou quatro exposições em 2018: Olhares diversos sobre 33 anos da Trensurb, exposição de imagens enviadas por usuários do metrô e colaboradores da Trensurb; Efêmera, do artista visual e ex-estagiário da Trensurb Marco Prass; O Gaúcho - Imagens do cotidiano dos anos 40, promovida pelo Museu Julio de Castilhos a partir de fotografias do alemão Wolfgang Hoffman Harnisch e Finício, do artista plástico Ale Maia e Pádua.

4

Exposições


espaços culturais Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona desde 2008 na plataforma de embarque da Estação Mercado. No local há uma biblioteca e também um espaço para eventos, como exposições, oficinas, saraus e lançamento de livros. Em setembro de 2018 foi criado o Estação Cultural, que promove atividades diversas para divulgação do Espaço Multicultural e democratização do acesso à cultura.

8.520 acervo total

4

1.245

Doações recebidas

sócios

6.525

Empréstimos em 2018

3

Exposições

oficinas

3

1

saraus

5.943

clube de leitura

relacionamento interno sexta curta Com 12 anos de atividade, o programa nasceu da necessidade por um espaço de lazer e cultura na empresa, identificada em pesquisa de clima organizacional. A atividade integra funcionários, estagiários e terceirizados em uma programação diversificada, com foco na valorização do cinema nacional e principalmente gaúcho.

27

SEssões

39

curta-metragens exibidos

763

espectadores

9

convidados Atividades do projeto Estação Cultural


momentos de destaque

Lançamento da Campanha do Agasalho 2018

Estação Esteio durante a Operação Expointer 2018

Formatura dos aprendizes do Programa Estação Educar

10 anos do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos

Visita do Programa Futuro Usuário

Posse da gestão 2018-2019 da CIPA

Inauguração de obras com Ministro das Cidades Alexandre Baldy

12 anos do Sexta Curta Trensurb

Profile for Trensurb

Relatório Anual de Comunicação 2018  

Relatório Anual de Comunicação 2018  

Profile for trensurb
Advertisement