Skip to main content

1_9786586093445

Page 1

Fundamentos

LEI MARIA DA PENHA: ASPECTOS CRIMINAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO Diretora Coordenador Autora

Aline Gostinski Fauzi Hassan Choukr Alice Bianchini


Copyright© Tirant lo Blanch Brasil Editor Responsável: Aline Gostinski Capa e Diagramação: Renata Milan

CONSELHO EDITORIAL CIENTÍFICO: EDUARDO FERRER MAC-GREGOR POISOT Presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Investigador do Instituto de Investigações Jurídicas da UNAM - México JUAREZ TAVARES Catedrático de Direito Penal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil LUIS LÓPEZ GUERRA Magistrado do Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Catedrático de Direito Constitucional da Universidade Carlos III de Madrid - Espanha OWEN M. FISS Catedrático Emérito de Teoria de Direito da Universidade de Yale - EUA TOMÁS S. VIVES ANTÓN Catedrático de Direito Penal da Universidade de Valência - Espanha É proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, inclusive quanto às características gráficas e/ou editoriais. A violação de direitos autorais constitui crime (Código Penal, art.184 e §§, Lei n° 10.695, de 01/07/2003), sujeitando-se à busca e apreensão e indenizações diversas (Lei n°9.610/98). Todos os direitos desta edição reservados à Tirant Empório do Direito Editoral Ltda.

Todos os direitos desta edição reservados à Tirant lo Blanch. Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2909 - sala 44 Jardim Paulista, São Paulo - SP CEP: 01401-002 www.tirant.com/br - editora@tirant.com.br Impresso no Brasil / Printed in Brazil


LEI MARIA DA PENHA: ASPECTOS CRIMINAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

alice biaNchiNi

São Paulo, 2020


Contendo as leis 13.505/2017 13.641/2018 13.718/2018 13.772/2018 13.827/2019 13.836/2019 13.871/2019 13.880/2019 13.882/2019 13.894/2019 13.931/2019 13.984/2020

5


Faz algum tempo que recebi de Luiz Flávio Gomes um sábio conselho: ir fundo (muito fundo) em um tema acadêmico. Seguindo suas orientações embarquei em uma profunda análise da violência de gênero, o que me rendeu as informações que fazem parte da presente obra. Além de ótimo conselheiro, Luiz Flávio é um companheiro atento às reivindicações feministas e que está permanentemente fazendo do meu mundo e de todos os que o cercam um lugar melhor para se viver, mesmo quando a sua vida passa por inimagináveis reveses. Sua capacidade de superação, sua força, sua determinação contagiaram minha alma e fizeram de mim uma pessoa ainda mais determinada a continuar na luta pela realização da tão necessária igualdade entre homens e mulheres. A ele dedico esse livro. P.S.: Tudo o que foi dito acima continua válido, embora, no dia 01/04/2020, o destino o tenha tirado de nossa convivência, deixando uma infinita saudade. Seu espírito aguerrido e sempre incentivador, no entanto, continuará nos servindo de guia para os bons combates, sempre AVANTE!


Sumário PARTE I . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17 1. Objetivo e objeto da Lei Maria da Penha - arts. 1º e 5º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19 2. Critérios específicos de hermenêutica: fins sociais e condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar - art. 4º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23 3. Os três contextos da violência de gênero: doméstico, familiar ou em uma relação íntima de afeto – art. 5º . . . . . . . . 25 3.1.  No âmbito da unidade doméstica – art. 5º, I . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 3.2.  No âmbito da família – art. 5º, II . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26 3.3. Em qualquer relação íntima de afeto – art. 5º, III . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28 3.4. Contextos de violência de gênero não contemplados pela Lei Maria da Penha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29

4. Formas de violência de gênero previstas na Lei Maria da Penha – art. 7º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31 4.1.  A violência física – art. 7º, I . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32 4.2.  A violência psicológica – art. 7º, II, redação dada pela Lei 13.772/2018 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33 4.3.  A violência sexual – art. 7º, III . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35 4.4. A violência patrimonial – art. 7º, IV . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37 4.5. A violência moral – art. 7º, V . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38 4.6. Outras formas de violência de gênero contra a mulher . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39

5. Requisitos e consequências do conceito legal de violência doméstica e familiar contra a mulher . . . . . . . . . . . . . 45 9


Lei Maria da Penha

6. Destinatários da Lei Maria da Penha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47 6.1. Vítimas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47

a) Vítima mulher . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47 b) Vítima transexual ou transgênero . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47 c) Vítima homossexual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50 d) Outras vítimas hipossuficientes: idosos, crianças e adolescentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51 e) Vítima homem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53

6.2. Familiares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56 6.3. Testemunhas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56 6.4. Agressor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57

7. Atores da Lei (arts. 3º, § 2º, e 27 a 32) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61 7.1. Capacitação dos atores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61 7.2. Atores não jurídicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62 a) Equipe multidisciplinar - art. 29 a 32 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62 b) Peritos(as) judiciais – arts. 10, A e 35, III . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 64

7.3. Atores jurídicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 65 a) Advogado(a) - art. 27 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66 b) Defensor público - art. 28 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66 c) Delegado(a) de Polícia - arts. 10 a 12 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68 d) Magistrado - art. 9º, §§ 1º e 2º, I, e art. 20 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68 e) Ministério Público - arts. 25, 26 e 37 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 69

8. Medidas protetivas de urgência - arts. 18 a 24 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77 8.1. Medidas protetivas de urgência que obrigam o agressor – art. 22 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78 8.1.1. Aplicação dos institutos da tutela inibitória - art. 22, § 4º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80 8.1.2. Monitoramento eletrônico aplicado a casos de violência doméstica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82

8.2. Medidas protetivas dirigidas à mulher – art. 23 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83 8.3. Medidas protetivas dirigidas à proteção patrimonial dos bens da sociedade conjugal ou daqueles de propriedade particular da mulher. . . . . 85 8.4. Medidas protetivas que incidem na relação laboral da vítima – art. 9º, § 2º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86 a) Garantia de acesso prioritário à remoção quando servidora pública - art. 9º, § 2º, I . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87 b) Garantia de manutenção do vínculo trabalhista a funcionárias - art. 9º, § 2º, II . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 88

10


Sumário

8.5. Outras medidas protetivas que podem ser aplicadas à mulher em situação de violência doméstica e familiar – art. 13 . . . . . . . . . . . . . . 92 8.6. Medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e medidas cautelares previstas no Código de Processo Penal . . . . . . . 93 8.7. Cumulação de medidas e possibilidade de substituição e capacidade postulatória - art. 19, § 2º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93 8.8. A quem se dirigem as medidas protetivas de urgência? - art. 23 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 94 8.9. Procedimento das medidas protetivas de urgência - art. 18 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 8.10. Natureza jurídica das medidas protetivas de urgência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 96 8.11. Prazo de vigência das medidas protetivas - art. 19, §§ 2º e 3º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97 8.12. A prisão preventiva como espécie de medida protetiva de urgência - art. 20 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98

9. Prova e medidas protetivas de urgência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109 10. Recurso cabível contra a decretação de medidas protetivas de urgência - arts. 13 e 22 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 111 11. O crime de descumprimento de medida protetiva de urgência - art. 24-A, inserido pela Lei. 13.641/2018 . . . . . . 119 12. Fase pré-processual: atuação destacada da autoridade policial - arts. 10, 10-A, 12 e 20 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123 13. Rito processual das ações penais que envolvem violência doméstica e familiar contra a mulher: deve seguir as previsões contidas no CPP . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131 13.1. Termo circunstanciado, suspensão condicional do processo e transação penal podem ser aplicados para as s contravenções penais praticadas com violência de gênero? – art. 41 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131

14. Extensão das normas do CPC, do ECA e do EI ao processo, julgamento e execução das causas cíveis e criminais - art. 13 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137 15. Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: competência, âmbito de criação e horário de funcionamento - arts. 14, 14-A e 33 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 139 11


Lei Maria da Penha

15.1. Horário de funcionamento - art. 14, par. ún. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140 15.2. Exceções à competência dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - art. 14 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141 a) Crimes de competência da Justiça Federal ou Militar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141 b) Crimes de competência do Tribunal do Júri . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142

15.3. Competência das varas criminais enquanto não estruturados os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - art. 33 . . . . 144 15.4. Deslocamento de competência nos crimes com violação dos direitos humanos - CF, art. 109, V-A e § 5º, c/c art. 6º da Lei Maria da Penha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145

16. Competência para os processos cíveis - art. 15 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 149 17. Representação nos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher - arts. 16, 12, I, e 41 . . . . . . . . . . 151 17.1. Retratação (erroneamente denominada renúncia pela Lei Maria da Penha) da representação em audiência especialmente designada para tal fim - art. 16 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152

18. Vedação da condenação à cesta básica e à prestação pecuniária e de substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa - art. 17 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155 18.1. Motivações das vedações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155 18.2. Extensão e alcance do vocábulo “pena” contido no art. 17 – art. 17 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 157 18.3. As vedações atingem crimes e contravenções penais? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158

19. Notificação da ofendida de todos os atos processuais relativos ao agressor, especialmente dos pertinentes a sua saída e ingresso no sistema prisional - art. 21 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161 20. Proibição de entrega de notificação ao agressor pela mulher - art. 21, parágrafo único . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163 21. Direito de preferência, nas varas criminais e cíveis – art. 33, parágrafo único . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 165 12


Sumário

22. Curadorias e serviço de assistência judiciária - art. 34 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 167 23. Vedação dos institutos despenalizadores da transação penal e da suspensão condicional do processo - art. 41 . 169 24. Aumento da reprimenda penal em razão de violência doméstica - arts. 43 e 44 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171 25. Comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação e reeducação - art. 45 . . . . . . . . . . . . . . 173 26. A aplicabilidade das imunidades penais nos casos de crimes patrimoniais cometidos contra a mulher no âmbito doméstico e familiar - CP, arts. 181 e 182 versus art. 7º, IV . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175 27.  Transitoriedade da Lei . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179 28. Princípio da insignificância e violência de gênero . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181 29. Súmulas do STJ e “Jurisprudência em Tese” aplicáveis à violência doméstica e familiar contra a mulher . . . . . 187 Parte 2 – DAS POLÍTICA PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO PREVISTAS NA LEI MARIA DA PENHA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 191 1. Políticas públicas assistenciais voltadas à mulher em situação de violência doméstica e familiar . . . . . . . . . . . . . 193 1.1. Medidas integradas de proteção - art. 8º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195 a) Da integração operacional dos órgãos públicos - art. 8º, I . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195

13


Lei Maria da Penha b) Da promoção de estudos e pesquisas - art. 8º, II . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 196 c) Dos meios de comunicação - art. 8º, III . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 197 d) Do atendimento policial especializado - art. 8º, IV . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 199 e) Das campanhas educativas - art. 8º, V . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202 f) Dos convênios e parcerias - art. 8º, VI . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 205 g) Da capacitação permanente - art. 8º, VII . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206 h) Da promoção de programas educacionais - art. 8º, VIII . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206 i) Dos currículos escolares - art. 8º, IX . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 208 1.1.1.  A criação de Coordenadorias das Mulheres em Situação de Violência – Resolução 128 do CNJ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 208

1.2. Medidas de assistência à mulher - art. 9º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 210

a) Políticas públicas de proteção, em especial de assistência social, de saúde e de segurança - art. 9º, §§ 1º e 4º a 8º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 211 b) Normas de proteção no trabalho - art. 9º, §2º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214 b.1) Garantia de acesso prioritário à remoção quando servidora pública - art. 9º, § 2º, I . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 215 b.2) Garantia de manutenção do vínculo trabalhista a funcionárias - art. 9º, § 2º, II . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 215 c) Políticas públicas especiais de proteção à saúde, relacionadas à violência sexual - art. 9º, §3º . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 215 1.2.1. Outras medidas assistenciais - art. 35 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 216 1.2.2. Diretrizes e princípios das medidas assistenciais - art. 36 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 217

1.3. Medidas voltadas ao atendimento assistencial pela autoridade policial - arts. 10 e 11, 12-A e 12-B . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 218

2. Políticas públicas voltadas ao autor de violência doméstica e familiar - arts. 35, V e 45 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 229 2.1 Centros de Educação e de Reabilitação para os Agressores – art. 35, V . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 229 2.2 Programas de Recuperação e Reeducação – art. 45 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 232

3. Defesa dos interesses e direitos transindividuais pode ser exercida concorrentemente pelo Ministério Público e por associação com atuação na área – art. 37 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 235 4. Dotação orçamentária específica para a implementação das medidas estabelecidas na Lei Maria da Penha – art. 39 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 237 5. Extensão de obrigações a outras decorrentes dos princípios adotados pela Lei Maria da Penha – art. 40 . . . . . . 239 14


Sumário

6. Documentos internacionais de proteção dos direitos das mulheres . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 241 a) A Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher – CEDAW (1979) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 241 b) A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher – Convenção Belém do Pará (1994) . . . . . . . . . . . . . . . . . 243 c) Recomendação da Comissão Interamericana no caso n. 54/01 – Maria da Penha Maia Fernandes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 244

7. Outras iniciativas relevantes que serviram de inspiração e de recomendação para a elaboração de políticas pública voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 247 a) Conferência Mundial sobre os Direitos Humanos – Declaração e Plataforma de Ação de Viena (1993) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 247 b) Declaração sobre a Eliminação da Violência contra a Mulher (1993) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 247 c) Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento – Programa de Ação do Cairo (1994) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 247 d) Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher – Declaração e Plataforma de Ação de Beijing (1995) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 248 e) ONU Mulher . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 248 f) Corte Penal Internacional – Estatuto de Roma (1994) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 249 g) Dia internacional pela Não Violência contra a Mulher . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 249

8. Violência doméstica e familiar constitui uma das formas de violação dos direitos humanos – art. 6º . . . . . . . . . 251 9. Ação afirmativa ou medida especial de caráter temporário? Compromissos do Estado assumidos em tratados e convenções internacionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 257 10. Especificidades da violência de gênero que devem ser levadas em consideração no momento da promoção e realização das políticas púbicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 263 REFERÊNCIAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 271 Pesquisas consultadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 276

15


PARTE I Objetivo, objeto, contexto, formas de violência, destinatários, atores, instrumentos, aplicabilidade, características e aspectos criminais da Lei Maria da Penha


1. Objetivo e objeto da Lei Maria da Penha - arts. 1º e 5º Objetivo da Lei Objeto da Lei

coibir e prevenir a violência contra a mulher baseada no gênero no âmbito doméstico, familiar ou de uma relação íntima de afeto - art. 1º e 5º é a violência contra a mulher baseada no gênero, praticada no âmbito doméstico, familiar ou em uma relação íntima de afeto - art. 5º

Os objetivos da Lei Maria da Penha estão previstos nos seus arts. 1º e 5º, os quais, por sua vez, encontram-se ancorados no §8º do art. 226 da Constituição Federal (“A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. [...] § 8º O Estado assegurará a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações”), na Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, na Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e em outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil. Apesar de o art. 1º da Lei referir-se à “violência doméstica e familiar contra a mulher”, o seu art. 5º delimita o objeto de incidência, ao preceituar que “para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero”. E não é só. Nos incisos do mesmo dispositivo legal antes citado, a Lei restringe o seu objeto de atuação para apenas três dos vários contextos de violência de gênero contra a mulher. São eles: âmbito da unidade doméstica, da família ou em uma relação íntima de afeto. A Lei Maria da Penha, portanto, não trata de toda a violência contra a mulher, mas somente daquela baseada no gênero (art. 5º, caput) e que tenha ocorrido no âmbito doméstico, familiar ou em uma relação íntima de afeto. Quanto à violência de gênero, inicialmente convém compreender que toda violência de gênero é uma violência contra a mulher, mas o inverso não é verdadeiro. Caso concreto: mulher é baleada por seu companheiro. Motivo: ela iria delatá-lo à polícia. Não se aplica a Lei Maria da Penha, pois não há uma questão de gênero. 19


Lei Maria da Penha

O que é, então, violência de gênero? Veremos em breve, mas, antes de adentrar o tema, tente pensar sobre o assunto. Busque elencar algumas características que lhe são inerentes. Conseguiu? Vamos ver se elas coincidem com as definições trazidas a seguir. Os estudos de gênero surgiram nas décadas de 1960/1970 do século XX e tinham como objeto problematizar os diferentes valores culturalmente atribuídos às mulheres e aos homens, que vêm definindo os comportamentos e as expectativas sobre o papel de cada um dos gêneros em nossa sociedade. Quando se estabelecem diferenças, quem tem o poder estabelecê-las toma-se por referência neutra, e o diferente torna-se objeto de controle, para ser eliminado ou inferiorizado, e sobre ele incidirá a violência considerada eficiente para tal objetivo. Em se tratando de controle da mulher, essa violência incide quase como controle total, dada a situação de afeto, intimidade, convivência (em muitos casos) e continuidade que caracteriza a relação de poder desigual decorrente do sistema de desigualdade de gêneros. Os papéis sociais atribuídos a homens e a mulheres são acompanhados de códigos de conduta introjetados pela educação diferenciada que atribui o controle das circunstâncias ao homem, o qual as administra com a participação das mulheres, o que tem significado ditar-lhes rituais de entrega, contenção de vontades, recato sexual, vida voltada a questões meramente domésticas, priorização da maternidade. Resta tão desproporcional o equilíbrio de poder entre os sexos, que sobra uma aparência de que não há interdependência, mas hierarquia autoritária. Tal quadro cria condições para que o homem sinta-se (e reste) legitimado a fazer uso da violência e permite compreender o que leva a mulher vítima da agressão a ficar muitas vezes inerte e, mesmo quando toma algum tipo de atitude, a acabar por se reconciliar com o companheiro agressor, após reiterados episódios de violência. Pesquisa da Fundação Perseu Abramo (Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado : 2010.) conclui que é comum as mulheres sofrerem agressões físicas, por parte do companheiro, por mais de dez anos. Diversos estudos demonstram que tal submissão decorre de condições concretas (físicas, psicológicas, sociais e econômicas) a que a mulher se encontra submetida/enredada, exatamente por conta do papel que lhe é atribuído socialmente. 20


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
1_9786586093445 by Editorial Tirant Lo Blanch - Issuu