Skip to main content

1_9788491694960

Page 1

Actividad financiada con cargo al Proyecto I+D+I de la Generalitat Valenciana, referencia PROMETEO/2013/063 “Los objetivos del desarrollo sostenible tras la Conferencia de Río + 20: aspectos internacionales y europeos”

Directores

José Juste Ruiz Valentín Bou Franch Francisco Pereira Coutinho

ALTA CALIDAD EN INVESTIGACIÓN JURÍDICA

JOSÉ JUSTE RUIZ VALENTÍN BOU FRANCH FRANCISCO PEREIRA COUTINHO Directores

monografías

Este libro recoge los trabajos presentados en el sexto Encuentro luso-español de profesores de Derecho Internacional y Relaciones Internacionales sobre el “Desarrollo sostenible y Derecho internacional” celebrado en Valencia. Las contribuciones de los distinguidos profesores y juristas españoles y portugueses participantes en el Encuentro giran en torno a tres ejes fundamentales: el concepto de desarrollo sostenible como nuevo paradigma de la acción internacional y europea para el progreso de los pueblos, el desarrollo de los esquemas de gobernanza mundial y regional para la consecución de este ambicioso objetivo y la evolución del Derecho internacional y Europeo en la materia, con especial atención a los aspectos relativos a la sostenibilidad ambiental y a los esfuerzos para construir una economía verde. El libro comienza con una reflexión general del profesor Jorge Bacelar Gouveia sobre el Derecho internacional, el medio ambiente y la globalización, que sirve de marco para las diversas ponencias y comunicaciones presentadas. Los temas tratados abordan los principales aspectos vinculados al problema de la sostenibilidad en el mundo contemporáneo. Entre los temas tratados se abordan aspectos tan cruciales como el principio de responsabilidades comunes pero diferenciadas, la sostenibilidad ambiental y los derechos humanos, las nuevas estructuras para la gobernanza global del desarrollo sostenible, el cambio climático y la energía sostenible, las catástrofes industriales y ambientales, el papel de las patentes en la agenda del desarrollo sostenible y las propuestas sobre la llamada “economía circular”.

DESARROLLO SOSTENIBLE Y DERECHO INTERNACIONAL

monografías

monografías

DESARROLLO SOSTENIBLE Y DERECHO INTERNACIONAL


DESARROLLO SOSTENIBLE Y DERECHO INTERNACIONAL VI Encuentro luso-español de Profesores de Derecho Internacional y Relaciones Internacionales


COMITÉ CIENTÍFICO DE LA EDITORIAL TIRANT LO BLANCH María José Añón Roig

Catedrática de Filosofía del Derecho de la Universidad de Valencia

Ana Cañizares Laso

Catedrática de Derecho Civil Universidad de Málaga

Jorge A. Cerdio Herrán

Catedrático de Teoría y Filosofía de Derecho. Instituto Tecnológico Autónomo de México

José Ramón Cossío Díaz

Ministro de la Suprema Corte de Justicia de México

Eduardo Ferrer Mac-Gregor Poisot

Juez de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. Investigador del Instituto de Investigaciones Jurídicas de la UNAM

Owen M. Fiss

Catedrático emérito de Teoría del Derecho de la Universidad de Yale (EEUU)

José Antonio García-Cruces González

Catedrático de Derecho Mercantil de la UNED

Luis López Guerra

Juez del Tribunal Europeo de Derechos Humanos Catedrático de Derecho Constitucional de la Universidad Carlos III de Madrid

Ángel M. López y López

Catedrático de Derecho Civil de la Universidad de Sevilla

Marta Lorente Sariñena

Catedrática de Historia del Derecho de la Universidad Autónoma de Madrid

Javier de Lucas Martín

Catedrático de Filosofía del Derecho y Filosofía Política de la Universidad de Valencia

Víctor Moreno Catena

Catedrático de Derecho Procesal de la Universidad Carlos III de Madrid

Francisco Muñoz Conde

Catedrático de Derecho Penal de la Universidad Pablo de Olavide de Sevilla

Angelika Nussberger

Jueza del Tribunal Europeo de Derechos Humanos. Catedrática de Derecho Internacional de la Universidad de Colonia (Alemania)

Héctor Olasolo Alonso

Catedrático de Derecho Internacional de la Universidad del Rosario (Colombia) y Presidente del Instituto Ibero-Americano de La Haya (Holanda)

Luciano Parejo Alfonso

Catedrático de Derecho Administrativo de la Universidad Carlos III de Madrid

Tomás Sala Franco

Catedrático de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social de la Universidad de Valencia

Ignacio Sancho Gargallo

Magistrado de la Sala Primera (Civil) del Tribunal Supremo de España

Tomás S. Vives Antón

Catedrático de Derecho Penal de la Universidad de Valencia

Ruth Zimmerling

Catedrática de Ciencia Política de la Universidad de Mainz (Alemania)

Procedimiento de selección de originales, ver página web: www.tirant.net/index.php/editorial/procedimiento-de-seleccion-de-originales


DESARROLLO SOSTENIBLE Y DERECHO INTERNACIONAL VI Encuentro luso-español de Profesores de Derecho Internacional y Relaciones Internacionales

JOSÉ JUSTE RUIZ VALENTÍN BOU FRANCH FRANCISCO PEREIRA COUTINHO Directores

Valencia, 2018


Copyright ® 2018 Todos los derechos reservados. Ni la totalidad ni parte de este libro puede reproducirse o transmitirse por ningún procedimiento electrónico o mecánico, incluyendo fotocopia, grabación magnética, o cualquier almacenamiento de información y sistema de recuperación sin permiso escrito de los autores y del editor. En caso de erratas y actualizaciones, la Editorial Tirant lo Blanch publicará la pertinente corrección en la página web www.tirant.com. Actividad financiada con cargo al Proyecto I+D+I de la Generalitat Valenciana, referencia PROMETEO/2013/063 “Los objetivos del desarrollo sostenible tras la Conferencia de Río + 20: aspectos internacionales y europeos”

© José Juste Ruiz, Valentín Bou Franch, Francisco Pereira Coutinho y otros

© TIRANT LO BLANCH EDITA: TIRANT LO BLANCH C/ Artes Gráficas, 14 - 46010 - Valencia TELFS.: 96/361 00 48 - 50 FAX: 96/369 41 51 Email:tlb@tirant.com www.tirant.com Librería virtual: www.tirant.es ISBN: 978-84-9169-496-0 MAQUETA: Tink Factoría de Color Si tiene alguna queja o sugerencia, envíenos un mail a: atencioncliente@tirant.com. En caso de no ser atendida su sugerencia, por favor, lea en www.tirant.net/index.php/empresa/politicas-de-empresa nuestro Procedimiento de quejas. Responsabilidad Social Corporativa: http://www.tirant.net/Docs/RSCTirant.pdf


Índice Direito Internacional, Ambiente e Globalização................................................... 11 JORGE BACELAR GOUVEIA

PARTE PRIMERA

EL PARADIGMA DEL DESARROLLO SOSTENIBLE EN SU DIMENSIÓN INTERNACIONAL Y EUROPEA A insustentável leveza do “princípio do desenvolvimento sustentável”................. 21 CARLA AMADO GOMES

O princípio da responsabilidade comum mas diferenciada no âmbito do regime internacional sobre mudanças climáticas: a questão da diferenciação e sua importância na COP 21................................................................................................. 39 PATRÍCIA ANACHE MICHELE SOARES GARCIA

Notas sobre a natureza jurídica da obrigação de realizar Estudos de Impacto Ambiental transfronteiriços a propósito do Acórdão do Tribunal Internacional de Justiça de 16 de Dezembro de 2015..................................................................... 53 JOÃO FRANCISCO DIOGO

La progresiva mutación de una catástrofe industrial y ambiental en un crimen contra la humanidad: búsqueda de responsabilidades en el asunto de la Union Carbide en Bhopal............................................................................................... 67 JOSÉ ELÍAS ESTEVE MOLTÓ

O consumismo e os resíduos na ótica do desenvolvimento sustentável................. 85 ROBERTA FERNANDES DE FARIA

La dimensión del principio de responsabilidades comunes pero diferenciadas de los Estados en el Acuerdo de París en materia de cambio climático...................... 97 ROSA GILES CARNERO


8

Índice

El acceso a la justicia y la responsabilidad de las multinacionales por las violaciones a los derechos humanos: reflexiones sobre la aportación de los SDGs............ 111 MARIA CHIARA MARULLO LORENA SALES PALLARÉS

Sustentabilidade Ambiental sob o prisma de um novo dever fundamental na União Europeia: uma discussão axiológica e normativa.................................................. 123 MICHELLE SOARES GARCIA PATRÍCIA ANACHE

PARTE SEGUNDA

LA GOBERNANZA MUNDIAL Y REGIONAL EN EL ÁMBITO DEL DESARROLLO SOSTENIBLE La gobernanza global del desarrollo sostenible: el foro político de alto nivel sobre el desarrollo sostenible......................................................................................... 139 ÁNGEL J. RODRIGO

Evolución del marco institucional internacional para el desarrollo sostenible en materia de género. Propuestas y Prioridades para el Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo para América Latina y el Caribe.............................................. 161 MAITE ALEMANY JORDÁN

La denegación indebida de la asistencia jurídica gratuita a las ONGs medioambientales como incumplimiento por parte de España del artículo 9 del Convenio de Aarhus............................................................................................................. 169 JORGE ANTONIO CLIMENT GALLART

A Adaptação como mecanismo jurídico essencial na promoção do desenvolvimento sustentável....................................................................................................... 185 TIAGO DE MELO CARTAXO

Desarrollo sostenible y salud en el marco de la Unión Europea............................ 199 ANA CRISTINA GALLEGO HERNÁNDEZ


9

Índice

Mar Báltico: restrições de enxofre nos navios “A mudança para o LNG”............ 213 PATRÍCIA SUSANA MACHADO E JORGE

El Estrecho de Gibraltar y la política medioambiental de la Unión Europea......... 229 RABÍA M’ RABET TEMSAMANI

Desenvolvimento sustentável e terrorismo-presente e futuro: As Nações Unidas e a União Europeia no Sahel................................................................................... 249 SOFIA SANTOS

La participación pública en la construcción social del riesgo en Derecho internacional y europeo del medio ambiente................................................................... 267 MARGARITA TREJO POISON

A arbitragem internacional nos novos acordos comerciais da União Europeia e a proteção ao meio ambiente.................................................................................. 279 LUCILA VILHENA

PARTE TERCERA

EVOLUCIÓN DEL DERECHO INTERNACIONAL Y EUROPEO EN EL ÁMBITO DEL DESARROLLO SOSTENIBLE: ECONOMÍA VERDE Y MEDIO AMBIENTE Avances hacia una conceptualización del desarrollo sostenible............................. 293 JUAN MANUEL DE FARAMIÑÁN GILBERT

A emergência do direito humano À água na perspectiva do desenvolvimento sustentável................................................................................................................ 313 GERMANA AGUIAR RIBEIRO DO NASCIMENTO MARÍLIA AGUIAR RIBEIRO DO NASCIMENTO

Desarrollo sostenible, seguridad alimentaria y agroecología: la protección de la biodiversidad agrícola en la normativa internacional y europea........................... 325 ADRIANA FILLOL MAZO


10

Índice

Retos del “rechazo en frontera”: ¿hacia un acuerdo de readmisión entre la Unión Europea y Marruecos al estilo del de Turquía?..................................................... 341 DANIEL GRACIA PÉREZ

Las patentes en la Agenda de desarrollo sostenible: encuentros, desafíos y perspectivas de la transferencia de tecnología................................................................... 359 ERNESTO GUEVARA FERNÁNDEZ

Protecção ambiental: o despertar global e comunitário para o desenvolvimento sustentável............................................................................................................ 381 DANIEL TAVARES DA SILVA

Energy Union. Um espaço energético sustentável a uma só voz?.......................... 399 RICARDO RODRIGUES DE OLIVEIRA

La apuesta de la Unión Europea por el desarrollo sostenible: de la economía circular al Acuerdo de París...................................................................................... 411 XIRA RUIZ CAMPILLO

El acaparamiento de los recursos medioambientales: las nuevas formas de protección del medio ambiente como derecho humano.................................................. 423 LORENA SALES PALLARÉS Mª DEL PILAR MOLERO MARTÍN-SALAS


Direito Internacional, Ambiente e Globalização1 JORGE BACELAR GOUVEIA2

1. É para mim um grande prazer esta aqui em Valência pela primeira vez, nesta Espanha irmã de Portugal. Gostaria de cumprimentar o Professor Valentín Bou, que comigo partilha esta mesa da sessão inaugural, além de cumprimentar todos os colegas, em particular os do comité organizador, na pessoa dos Professores José Juste, Valentim e o Francisco Pereira Coutinho. Não tendo tido ocasião de participar em anteriores encontros por questões de agenda, finalmente posso estar neste, que já é o VI Encontro Luso-Espanhol de Professores de Direito Internacional e Relações Internacionais. Por isso, desejaria homenagear os Professores que têm sido os seus grandes animadores, os quais tiveram esta ideia, em especial, da parte de Portugal, o Professor Wladimir Brito, da Universidade do Minho, que é o mais antigo professor português de Direito Internacional Público em exercício de funções. Fica aqui a minha gratidão de estar hoje em Valência e discutir o tema geral que aqui nos convoca —o “Desenvolvimento Sustentável e o Direito Internacional”. 2. Não tenho tido ocasião de me dedicar com profundidade ao Direito Internacional do Ambiente. De facto, hoje, o Direito Internacional Público tornou-se ciclópico, abrangendo praticamente todas as áreas da Vida Humana, desde o Ambiente à Segurança, do Direito do Espaço aos Direitos Humanos.

1

2

Intervenção na Conferência Inaugural do VI Encontro Luso-Espanhol de Professores de Direito Internacional e Relações Internacionais, conjuntamente organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de Valência e pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, sob o tema “Direito Internacional, Ambiente e Globalização”, proferida em Valência, em 24 de junho de 2016. A conferência pode ser vista e ouvida no vídeo constante do link https://www.youtube.com/ watch?v=C9V5VbdsUPY Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Autónoma de Lisboa. Presidente do Instituto de Direito Público e Diretor da Revista de Direito Público. Investigador do CEDIS-Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa: Campus de Campolide, 1099-032 Lisboa-Portugal (www.jorgebacelargouveia.com-jorgebacelargouveia@live.com).


12

Jorge Bacelar Gouveia

Assim sendo, não fugindo ao tema, obviamente falarei do Direito Internacional do Ambiente, ainda que não o tenha trabalhado especificamente. 3. Apraz-me frisar com grande agrado a circunstância de este encontro incluir Professores de Relações Internacionais, e não ser apenas de Professores de Direito Internacional. A tradição portuguesa mais antiga e obsoleta era a que separava os Jusinternacionalistas dos outros Cientistas da Política e das Relações Internacionais. Eram dois mundos que entre si não comunicavam. Hoje, ainda bem, isso já não sucede, também graças, do lado de Portugal, ao surgimento de uma nova Faculdade, a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, que vai fazer 20 anos e que tem no seu ADN como uma das linhas a interdisciplinaridade e a aproximação dos saberes nas áreas mais conexas com o Direito. Fica esta referência específica que muito me agrada. Ainda antes de começar estas minhas breves palavras, faço uma oferta ao Professor Juste e enviarei um exemplar à Biblioteca da sua Faculdade da minha mais recente edição —a 4ª— do “Manual de Direito Internacional Público”: que seja útil para si, Senhor Professor, e para os seus alunos, além de assim fazer a divulgação entre vós das matérias de Direito Internacional Público tal como são versadas por um jurista luso. 4. Em relação ao tema que nos traz aqui, que é da relação do Desenvolvimento Sustentável com o Direito Internacional, cumpre dizer que é importante e atual porque as questões ambientais estão na agenda pelos descuidos e exageros em matéria ambiental, sendo verdade que tem havido progressos significativos e as políticas ambientais razoavelmente foram sendo incorporadas nas políticas internas e no próprio Direito Estadual. Porém, isso não significa que o Direito do Ambiente tenha deixado de ter razão de ser —pelo contrário— porquanto à medida que o desenvolvimento humano progride, vamos descobrindo novos usos, que implicam problemas, designadamente os que determinam a perturbação dos ecossistemas. Daí que este tema geral do VI Encontro tenha sido muito bem escolhido, em particular porque o princípio do desenvolvimento sustentável é porventura a mais bonita “flor do jardim” do Direito Internacional do Ambiente, constituindo um conceito recente e com largo significado, ainda que podendo ser entendido de diversos modos. 5. Igualmente falarei disso, mas não sem que antes possa enquadrar o estado atual do Direito Internacional do Ambiente numa breve evolução histórica. Se pensarmos bem, verificaremos que no momento do nascimento do Direito Internacional do Ambiente o Direito Internacional Público em geral muito se distanciava do Direito Internacional Público do tempo da sua origem, correspondente ao período clássico.


Direito Internacional, Ambiente e Globalizaçâo

13

O Direito Internacional Público começou, ao contrário do que sucede hoje, não para criar, vincular, limitar e disciplinar os Estados, antes para os Estados se tornarem plenamente independentes na ordem internacional. Nós costumamos referir sempre a Paz de Vestefália (1648) como momento fundador do Direito Internacional Público, com razão, porque foi a partir desse momento que surgiu a Idade Moderna. Foi ainda a partir desse momento que os países, do ponto de vista prático, assumiram a totalidade das suas independências e se verificou a perda de poder das estruturas supraestaduais que caracterizavam a Idade Média. 6. Mas o Direito Internacional Público que nasceu da Paz de Vestefália —e que perdurou até ao início do seculo XX— já se metamorfoseou num outro Direito Internacional Público, oposto àquele que hoje já não existe e que foi progressivamente desaparecendo. Atualmente observamos uma outra coisa bem diferente do Direito Internacional inicial e que tinha como traço fundamental ser um Direito de tipo arbitral. Esse Direito Internacional Público, não interferindo na soberania dos Estados, visava estabelecer um padrão de resolução dos conflitos interestaduais, e cada Estado tinha a sua própria soberania incólume. Os Estados não interferiam na soberania dos outros, tinham entre si relações amigáveis reguladas pelo Direito dos Tratados, pelo Direito Diplomático e Consular ou, ainda, pelo Direito da Guerra, este disciplinando as relações de conflito que porventura existissem. Até fins do século XIX e início do século XX, este Direito Internacional Público não era um Direito limitador da soberania. Era um Direito que apenas disciplinava a conduta dos países numa lógica de concertação político-diplomática. De resto, no século XIX, foram múltiplas as teorias hegelianas (ou nem tanto) que precisamente defendiam a conceção da soberania absoluta dos países, com implicações óbvias na incorporação e na validade do Direito Internacional, criando complicações na relação deste com o Direito Interno e com o fenómeno das Constituições estaduais. 7. A passagem ao século XX veio mudar radicalmente as coisas: mudou tanto que não sei se a palavra apropriada é ainda chamar-lhe um “Direito Internacional”. É capaz de ser algo diferente, neste momento, de um mero Direito Internacional… O século XX trouxe coisas muito importantes e boas —a sugestão da mudança do nome não seria, nesta linha, pejorativa. O mais evidente e o que mais nos preocupa é a questão da proibição do uso da força, que com as Nações Unidas —e depois de duas terríveis guerras mundiais, com implicações fulminantes na Europa— finalmente o Direito Internacional Público conseguiu estabelecer um sistema de proibição da guerra, apesar das suas


14

Jorge Bacelar Gouveia

fragilidades, com uma vocação genérica, apenas havendo a exceção da legítima defesa dos Estados. Sistema que tem vindo a funcionar com as suas deficiências e violações, algumas delas muito flagrantes, sistema esse que, na sua essência, se mantém válido, sobretudo no âmbito das Nações Unidas. E lembrem-se que a questão da legitimidade da guerra era a mais central dos assuntos desde sempre no Direito Internacional Público, sem esquecer que este mesmo sector jurídico surgiu no fim de uma guerra, a Guerra dos 30 Anos. 8. Um segundo fenómeno no século XX muito importante —que do mesmo modo agora nos parece algo óbvio, mas que já tem 70 anos— é a proteção internacional dos direitos humanos, que começou com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, além dos vários sistemas de concretização desta proteção que se foram propagando. O Conselho da Europa foi quem pioneiramente organizou a proteção efetiva de tais direitos, ao que se seguiu depois, em termos universais, a Organização das Nações Unidas, com os pactos de direitos civis e políticos e de direitos económicos, sociais e culturais. Na verdade, esse foi um outro momento muito relevante na afirmação de um conjunto de valores da Humanidade, que —tal como na questão da segurança— estão em conflito direto com a soberania estadual. Trata-se em ambos os casos de uma competência negativa internacional que leva os países a não poderem intervir em opções de natureza de segurança ou de proteção de direitos humanos, que passam a ser comandadas a partir de um Direito Internacional superior, de teor supraestadual. Atualmente, dá-se mesmo uma interconexão curiosa entre os direitos humanos e a segurança —um tópico na moda— no tocante à ingerência humanitária ou à responsabilidade de proteger. O Professor Wladimir Brito publicará em breve, em Portugal, na Livraria Almedina, um valioso estudo sobre esta matéria. Eis um tema novo, que consegue romper o silêncio dos tratados sobre o assunto: fala-se dele, ele existe, só que não está nos tratados, está em resoluções, em relatórios, em documentos, na doutrina. 9. Há ainda outros domínios internacionais que acabam por reduzir a soberania dos países: a regulamentação dos espaços internacionais, o que é muito significativo, e aqui recordo o momento inaugural do Direito Espacial, com o Tratado sobre o Uso do Espaço Exterior de 1967. Eis uma questão nova e que levanta novas dificuldades. É-me muito querida e posso dizer que recentemente passei a integrar o subcomité jurídico das Nações Unidas para o uso pacífico do espaço exterior. Ora, aqui está uma área onde o Direito Internacional Público se afirma na sua pureza, na qual temos o princípio da liberdade do uso do espaço exterior e o princípio da não apropriação dos corpos celestes que venham a ser descobertos.


Direito Internacional, Ambiente e Globalizaçâo

15

Ou o novo Direito do Mar, com a Convenção de Montego Bay de 1982, em vigor desde 1994 após o acordo de Nova Iorque, a qual trouxe muitas inovações da maior candência para o Direito Ambiental Marítimo, embora nessa parte tal convenção mais programática do que precetiva. 10. Duas últimas referências: a primeira para o Direito Internacional Penal, pelas piores razões sobejamente conhecidas. É um importante avanço numa área muito espinhosa porque lida com a dificuldade da investigação criminal nos lugares mais remotos do Mundo. O Direito Internacional Penal só surgiu e teve grande avanço, infelizmente, por causa de grandes genocídios, o do Ruanda e da Ex-Jugoslávia. E, finalmente, o que poderia ser o primeiro tema de todos, mudando a face do Direito Internacional Público, o multilateralismo, que já vem dos fins do século XIX. As primeiras organizações regionais foram as comissões do Danúbio e do Reno e as relacionadas com a normalização administrativa, nos correios e nas telecomunicações. Já a primeira grande organização multilateral foi a Sociedade das Nações, modelo replicado pela Organização das Nações Unidas, ao qual não deixamos de reconhecer o pioneirismo de representar o interesse da Humanidade, que não é um mero somatório dos interesses dos Estados. Esta questão do interesse da Humanidade é já tão sofisticada que se põe a hipótese de a própria Humanidade ser um sujeito autónomo de Direito Internacional Público, não sendo o seu interesse igual à soma dos diversos atores, países e sujeitos de Direito Internacional Público. Numa palavra: estes elementos mudaram a face do Direito Internacional Público, tanto que ele é mais um Direito Supraestadual na medida em que se tem acentuado uma tendência da constitucionalização do Direito Internacional Público. Isso tem que ver com um consenso que vai fazendo o seu caminho: não só em relação à superioridade material do Direito Internacional Público, no caso dos direitos humanos, princípios inegáveis para os Estados, através do ius cogens, como numa superioridade organizatória, pois mal ou bem tem de se aceitar que a Carta das Nações Unidas faz as vezes de uma de Constituição Mundial. 11. Especificamente, agora, o Direito Internacional do Ambiente, que embora tenha começado por uma regulamentação transfronteiriça —para cada país se proteger dos fumos que vinham de outro país, ou da contaminação das suas águas— rapidamente se fundou na insuficiência de tal proteção. Daí que tivessem sido tomados vários passos —que não descreverei agora com minúcia— e destacando apenas o grande momento da Declaração de Estocolmo de 1972, e antes a do Conselho da Europa de 1968, que marcaram uma


16

Jorge Bacelar Gouveia

viragem essencial na criação de um Direito Internacional do Ambiente. A partir daí, o Direito do Ambiente veio para ficar! Tudo isto se consolidou com a Globalização, que também é ambiental e que para além dos problemas clássicos do ambiente —como o da poluição marítima— convoca novos dilemas mais recentes, como o da camada do ozono, o da extinção das espécies, o da perda da diversidade biológica ou o das alterações climáticas. 12. A criação do Direito do Ambiente identicamente se transferiu para os Direitos Estaduais e para os nossos países. Aqui temos de ter orgulho —e não qualquer vergonha— nas nossas Constituições, portuguesa e espanhola, que consagram dois excelentes artigos neste assunto: os artigos 66º da CRP de 1976 e 45º da CE de 1978, que estabelecem a proteção ambiental. Além disto, temos uma enorme amplitude do Direito do Ambiente, que é um Direito transversal, no âmbito do qual se deve homenagear a Professora Carla Amado Gomes, especialista nesta matéria em Portugal e que muito lhe tem dado. Deve reconhecer-se a transversalidade deste setor do Direito, que também é Direito Administrativo, Fiscal, Penal, Civil. No fundo, o ambiente convoca uma multiplicidade de normas em matéria de proteção ambiental. Assim como este ramo misto do Direito tem uma fundamentação teórica obvia, através de vários princípios próprios: o princípio da prevenção (que se discute se é diferente ou não do da precaução); o princípio da racionalidade dos recursos; o princípio da responsabilidade; e o princípio do poluidor-pagador. Estes são os novos princípios que o Direito do Ambiente trouxe à nossa doutrina. E, caminhando já um pouco para o fim, só referir algumas áreas de discussão sobre os quais muito se tem discutido. 13. A primeira questão é a da definição do ambiente. Três grandes conceções de ambiente: – a mais antiga, a antropocêntrica, que define o ambiente como sendo tudo aquilo que o Homem quiser; – em contraponto radical, a visão ecocêntrica, que considera que o ambiente é o que existe sem intervenção humana; e – uma terceira, a biocêntrica, que define o ambiente como sendo a junção ou a relação entre a atividade do Homem e a própria Natureza. As diferentes conceções têm fortes implicações práticas: o que é a defesa do ambiente? É ficar como está ou ficar como se deseja daqui a 30 anos? Ou o que era 30 anos antes? 14. Outro problema —jurídico e menos filosófico— é o da justicialidade da defesa do próprio ambiente. As nossas Constituições consagram-no e o ponto de partida é sempre mais cauteloso: o de que o ambiente é um bem coletivo geral, não divisível, onde se


Direito Internacional, Ambiente e Globalizaçâo

17

pressente a difícil construção de um direito fundamental ao ambiente, no sentido em que não é um bem jurídico pessoal. Os juristas apontam para um interesse difuso, e sobretudo atribuindo direitos apenas de natureza processual e procedimental. Simplesmente, hoje já não é só assim entendido o direito ao ambiente porque há textos constitucionais que o assumem como um direito subjetivo individual e, mais do que isso, desagregam-no em subproteções, nuns casos com proteções coletivas com direitos difusos, noutros com direitos subjetivos específicos a uma parte desse mesmo ambiente. A questão ainda se coloca no tipo de intervenção dos tribunais, nas várias vertentes: contraordenacional, penal, civil. 15. Um terceiro tema é o da definição dos danos ambientais e que é muito complicado. Isso porque os danos ambientais se cruzam numa série de dilemas: danos futuros, presentes, emergentes, morais, de risco criado ou de risco previsível, etc. Há uma séria dificuldade na medida de todos esses danos. 16. A quarta questão —a do desenvolvimento sustentável— é nova e com uma dimensão económica nítida, implicando a ideia de que há uma escassez de recursos, a qual obriga a uma intervenção duradoura. Por outro lado, há uma durabilidade de natureza intergeracional, que toca a própria igualdade entre gerações, discussão recente em Portugal a propósito do Direito da Crise. O ambiente sustentável significa que a sua proteção possa durar para além das nossas gerações. Tudo isto se complica ainda mais porque há a dimensão científica, na terrível incerteza de soluções, numa pluralidade de caminhos com elevados custos económicos. 17. Por fim, importa referir alguns desafios futuros. Há um problema de base que o Direito do Ambiente não pode deixar de reconhecer: não é um Direito autossuficiente, só existe com os cientistas. Eu lembro-me de ter livros com 20 anos de vida em que se achava que não havia aquecimento do Planeta. Isso era uma mentira de certos governos para impedir que as empresas se desenvolvessem mais. Ou então era a conversa de alguns partidos radicais, os primeiros partidos verdes da Europa Ocidental criados pelos soviéticos para desestabilizar as suas democracias, sobretudo na Alemanha. Nós, os juristas e os politólogos, temos de ter a companhia de cientistas seguros, numa saudável dependência científica destes. 18. Outro desafio é o do papel das Organizações Não Governamentais —os atores não estatais— e que têm sido muito criticadas porque estão a fugir dos seus campos próprios de solidariedade internacional, representando por vezes uma longa manus dos países e dos seus serviços de informações, ao aparecerem


18

Jorge Bacelar Gouveia

nos países em vias de desenvolvimento com uma pureza disfarçada, e sobretudo nada desinteressada. Isso também sucede no domínio do ambiente, e não apenas nos campos da segurança ou da religião. O Direito Internacional Público, indubitavelmente, abriu as suas portas à intervenção das ONG’ s, dando-lhes direitos processuais, podendo intervir em tribunais. Isso foi bom, mas o problema de controlar a fidedignidade dos seus fins persiste. 19. A criação de um tribunal internacional do ambiente —que convoca o tema paralelo de um tribunal de direitos humanos, que chegou a ser proposto na reforma recente das Nações Unidas— é assaz mais complexa. Todavia, não creio que haja qualquer impedimento para tal ao nível internacional e poder-se-ia partir do modelo do Tribunal Penal Internacional, um modelo bom ainda mais complexo, ao juntar vários códigos e harmonizando tradições jurídicas muito díspares (a romano-germânica e a anglo-saxónica). 20. Quinto ponto é o da necessidade de um caminho de maturidade, de que alguns podem não gostar, traduzindo-se no desmembramento da unidade do Direito do Ambiente. Aparece agora o Direito dos Animais, que é uma área diferente, com uma proteção autónoma, fazendo lembrar aquela que nos anos 60 aconteceu, quando o Direito do Ambiente se desagregou do Direito do Ordenamento do Território. 21. Aspeto complexo ainda é o da relação do ambiente com a segurança. Sabem que hoje os problemas da segurança se colocam no ambiente porque se pensa que as ameaças terroristas podem perigar o ambiente pela proliferação de armas químicas e biológicas, propagação de vírus e de doenças por via ar, mar ou terra. Estes são alguns dos desafios de futuro, permitindo aqui conciliar, numa perspetiva tanto política como jurídica, a nossa intervenção: cada um na sua área poderá contribuir para que possamos alcançar o objetivo comum, que é a necessidade de se proteger o ambiente. Não é por acaso que o próprio Papa Francisco, na sua última Encíclica Laudato Si’, dedicou-a à necessidade da proteção do ambiente, superando o dualismo radical e tradicional da doutrina católica entre o Homem a Natureza: a ideia de que o Homem não está sozinho, integra a Criação, tal como a Natureza. Não deve haver um dualismo radical entre o Homem e Natureza —o Homem deve protegê-la porque ela é uma obra da Criação. 22. Muito obrigado pela vossa presença e os meus parabéns por este VI Encontro, ao qual tive muito gosto em juntar-me. Em nome da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e em nome do Professor Doutor Francisco Pereira Coutinho, que é um jovem e brilhante Professor, faço votos por que vos possa encontrar no próximo ano, na NOVA Direito, no VII Encontro em Lisboa.


PARTE PRIMERA

EL PARADIGMA DEL DESARROLLO SOSTENIBLE EN SU DIMENSIÓN INTERNACIONAL Y EUROPEA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
1_9788491694960 by Editorial Tirant Lo Blanch - Issuu