Modelos geocêntrico e heliocêntrico

Page 1

FICHA DE TRABALHO CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 7.º ANO

Nome (n.º)_____________________________(_____) Em dezembro de 2005, sobre a costa de Tirreno de Santa Severa, em Fiumicino, Itália, o fotógrafo Danilo Pivato fixou a sua máquina fotográfica e tirou 43 fotografias durante o dia, registando dessa forma a posição do sol ao longo dia 21 de dezembro desse ano, conseguindo a fotografia que se pode observar seguidamente.

1 – Indiquem o motivo pelo qual a posição do sol na esfera celeste não é fixa.

2 – Leiam a seguinte notícia, adaptada de um jornal dedicado à ciência.

“Você Sabia? A Igreja reconheceu que errou ao condenar Galileu? No dia 31 de outubro de 1992, o papa João Paulo II reconheceu o erro cometido pelo tribunal eclesiástico que condenou há 350 anos atrás Galileu Galilei à prisão. Galileu não dependia dessa absolvição para receber o galardão dos maiores nomes da história, mas o ato simbólico procurou corrigir uma das mais históricas injustiças cometidas pela igreja. O motivo da discórdia? Galileu defendia a tese do século XVI de Copérnico, de que a Terra não ficava no centro do Universo. Copérnico defendia que todos os astros se moviam em torno do Sol, que se encontrava imóvel no centro do Universo. Os planetas rodavam também sobre o seu eixo e, no limite do modelo de Copérnico encontrava-se a esfera móvel das estrelas. Com uma interpretação literal da Bíblia, a Igreja Católica não aceitava que essa teoria fosse tratada como verdade. A Igreja Católica defendia a tese do século II d.c. do matemático grego, Ptolomeu, em que a Terra estava em repouso no centro do Universo e todos os astros giravam em esferas móveis em torno da Terra. Essas esferas transportavam a Lua, Mercúrio, Vénus, o Sol, os restantes planetas conhecidos na época e, finalmente, as estrelas. Assim, Galileu Galilei foi obrigado a negar suas ideias publicamente e viver confinado em uma espécie de prisão domiciliar. Esse é apenas um dos casos em que a religião colidiu com a ciência ao longo da história. O mito de Galileu e, sobretudo, da sua perseguição pela Inquisição é tão forte, que há gente que pensa que o astrônomo-físico-matemático-filósofo foi queimado pelos católicos (…). "Ele propôs a existência de outros planetas e possivelmente outras civilizações no Cosmos. O que gerou, para a Igreja, o curioso problema de ter de haver muitos Cristos", explica o coordenador do curso de Especialização em História da Ciência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFF) (…).” Tarefa elaborada por João Varandas dos Santos https://sites.google.com/site/maisquimicafisica/ Página 1 de 2


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.