
2 minute read
Estruturas temporárias para ativação do espaço urbano
estrutura temporária para ativação do espaço urbano
O projeto se localiza na Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP), em frente ao Instituto de Artes (IA) e ao lado do Teatro da Arena. É uma estrutura temporária que consiste em uma cobertura para realizar os ensaios e espetáculos dos alunos do Instituto de Artes da Universidade. Serão destinados para os estudantes dos cursos de Dança, Música, e Artes Cênicas. Foram considerados os principais fluxogramas destes estudantes, tanto por meio de carros, como a pé para decidir onde o projeto será implantado.
Advertisement
Foi pensada em uma forma fluida e paramétrica, sem ângulos e linhas retas, com o intuito de estimular a criatividade dos artistas.
Seu layout garante uma maior flexibildiade na disposição do mobiliário, para se adaptar a qualquer tipo de ensaio e apresentações.
Sua implantação está alinhada com o sentido Norte-Sul com aberturas nesses sentidos, para garantir uma boa iluminação e uma ventilação cruzada, já que os ventos predominantes de Campinas se originam do Sudeste e seguem para o Noroeste. Foi evitado aberturas nas faces Oeste e Leste do projeto, para garantir uma barreira sonora contra o Teatro de Arena e uma casa de máquinas que está localizada próxima a obra.









Estrutura e materiais
O projeto consiste em uma estrutura de Madeira Laminada Colada (MLC) paramétrica, encapada por uma cobertura também paramétrica de Ethylene Tetra Flouro Ethylene (ETFE), um polímero plástico.
A MLC garante o vencimento de grandes vãos sem apoio intermediário, consegue suprir grandes cargas e tem baixo peso próprio, o que garante a manipulação de formas não convencionais. Além disso apresenta uma alta resistência ao fogo e de substância quiímicas e não necessita uma grande manuntenção e pintura
O ETFE é um material translúcido, leve e de alta resistência mecânica, principalmente à tração. É muito elástico, podendo aumentar até três vezes de tamanho, tem uma baixa inflamabilidade e apresenta um baixo coeficiente de atrito. Através de um sistema pneumático, caracterizado por almofadas pressurizadas com bombas de ar, garante um isolamento térmico e acústico.