2 minute read

Figura 02 –Layout convencional do Bunker ----------------------------------------------------16 Figura 03 –Implantação Centro Livsrum

“Não existe até o momento nenhuma prescrição para criar-se um ambiente, mas é importante levar em consideração os fatores que causam reação fisiológicas no corpo humano e que ajudam na recuperação dos pacientes, desta forma são apresentados fatores de humanização que são considerados atributos para esses ambientes, dentre eles estão, o controle do ambiente, suporte social, possibilitado pelo ambiente em si e distrações positivas”. (VASCONCELOS, 2005)

Ao realizar a humanização de um local, é necessário entender as necessidades do ser humano em relação ao ambiente, visando sempre solucionálas. Em um ambiente da saúde deve ser levado em consideração que muitos pacientes passam por momentos difíceis naquele local, então é de extrema importância reproduzir um ambiente que transmita relaxamento e aconchego. De acordo com Vasconcelos (2005), a sensação de privacidade é primordial para o ser humano, portanto, as intervenções devem agir de forma que não ultrapasse limites de interação social, para que não haja interferência na privacidade do paciente. O controle ambiental é uma proposta que agrada muitas pessoas, pois nos transmite a sensação de controle do ambiente, criando assim, um maior vínculo com o local. Como se trata de área da saúde, é necessário apostar em um mobiliário flexível e versátil, que possa ser integrado a diversos ambientes e ocasiões. Segundo Vasconcelos (2004) a utilização de distrações positivas no ambiente como um paisagismo atrativo e bem elaborado, tendem a causar sensações de bem-estar nos pacientes, os quais podem se esquecer por um tempo a doença e da situação em que se encontram, portanto, um ambiente bem planejado pode diminuir o estresse e causar sensação de paz.

Advertisement

4 REFERENCIAL PROJETUAL

Os materiais a seguir, serão utilizados de referencial projetual para a idealização da Clínica de Radioterapia defendida neste trabalho. Serão analisados os materiais e métodos a nível projetual e construtivo do projeto. As descrições abaixo serão opiniões do autor, com base no material estudado pelo mesmo.

4.1 Livsrum – Centro de Assessoria ao Câncer.

Segundo ArchDaiy (2014), Livsrum é um projeto realizado em 2013 pela equipe de arquitetos EFFEKT. Localizado na cidade de Copenhagen na Dinamarca,

o projeto surgiu com a proposta de um novo centro de tratamento contra o câncer com uma área de 740m², o qual foi relacionado ao já existente Hospital Naest-ved.

Figura 03- Implantação Centro Livsrum

Fonte: Centro de tratamento de câncer Livsrum (2013) EFFEKT Architects Archdaily

Conforme nota-se na Figura 03, a obra foi implantada em um terreno de esquina, tendo contato direto com uma via arterial de alto fluxo de veículos, perpendicularmente à uma via coletora. Portanto é um local de ampla facilidade de acesso, sendo possível acessar por mais de uma via. O local da implantação trata-se de um lote bem localizado e com curvas de níveis próximas de um plano, sendo possível realizar um projeto com baixa complexidade topográfica, dando mais liberdade ao projetista, pois questões como acessibilidade estão facilitadas devido a topografia existente.

Figura 04- Fachada do Centro Livsrum

This article is from: