
1 minute read
2.1. Análise S.W.O.T. (F.O.F.A.) do Território em Estudo e dos Dados Levantados
Fonte: Produzida pelo grupo.

Advertisement
A Análise F.O.F.A. consiste em um mapeamento gráfico de fatores intenos e externos a um objeto estudado que se dividem em fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Sobre a pesquisa da equipe e apontamentos dentro da análise, conclui-se que a região possui como fortalezas um grande potencial econômico por sua diversidade de áreas de interesse do desenvolvimento econômico em níveis municipais, estaduais e até nacionais; uma rede viária muito rica, que também influencia em sua economia e um patrimônio histórico/cultural muito bem conservado, visto a quantidade de terras indígenas bem vastas, que também implica em uma resistência cultural étnica muito importante e positiva.
Como fraquezas, pontua-se um zoneamento muito subdividido em muitas áres de usos, o que dificulta e impede muito o desenvolvimento de centralidades por exemplo; ausência de infraestrututras urbanas, como pavimentação, transporte público e abastecimento; ocupação dos leitos hídricos, expondo parte da população à possíveis enchentes ou até mesmo desabamentos e degradando o meio ambiente e barreiras físicas de expansão urbana, como relevo e a via férrea.
Em oportunidades, observa-se uma rica diversidade de naturezas de solos na região, positivas para a agricultura e interessante para o desenvolvimento econômico; a possibilidade de fortalecer a mobilidade urbana com outros municípios, visto que Imperatriz tem infrasestruturas utilizadas por cerca de 42 outros municípios da região e, ainda relacionado a mobilidade, a BR 010 como grande vetor para essa mobildade até em âmbito nacional.
Por fim, as ameaças pontuadas foram resumidamente o risco às Áreas de Preservação Permanente e à população residente das proximidades do aeroporto, em razão da proposta em vigência de ampliação do aeroporto e a clara ausência de fiscalização ambiental, ao observar os registros de ocupação sobre APPs e leitos de rios, principalmente do Rio Cacau.