Top Wedding Trends- Casamentos.com.br

Page 1

R E L ATÓ R I O

1


DESCUBRA QUAIS SÃO AS

TENDÊNCIAS FAVORITAS dos noivos que planejam seu casamento para 2021-2022 no mundo inteiro.

Informe realizado com respostas de 39 Wedding Planners e 6.585 casais do Brasil, Espanha, Itália, França e México. 2


ÍNDICE

Organização do casamento

4

Maquiagem

14

Espaços de celebração

5

Traje de noivo

15

Recepção

6

Lembrancinhas

16

Bolo e sobremesas

7

Foto e vídeo

17

Decoração, iluminação e flores

8

Carro

19

Buquê

10

Vestido de noiva

11

Penteado e acessórios

13

Música

Animação

20

21

3


O futuro dos casamentos é sustentável Os profissionais do setor, principalmente os wedding planners, vêm anunciando há anos que os casamentos são organizados cada vez mais com os aspectos ambientais em mente. Agora os casais sabem disso e querem que o grande evento seja o mais SUSTENTÁVEL possível.

Além de casamentos sustentáveis, os casamentos aos finais de semana terão um grande impacto nos próximos anos. Em países como a França, essa tendência já começa a surgir com grande força e mais de 44% dos casais a priorizam no seu grande dia. Um ano de preparação é muito tempo para que passe tão rápido. Os casais querem aproveitar mais!

4

Lara Coss

Ambientes com disponibilidade de hospedar alguns dos convidados e até o mesmo casal para poder curtir outro dia com mais tranquilidade!

O Q U E ESTÁ POR V I R:

Cerimonial Paula Borges Brasil


O QUE E STÁ P OR VIR :

O sucesso dos jardins e exteriores Espaços de festa com jardins e áreas ao ar livre sempre foram os favoritos, mas principalmente no ano passado, se tornaram obrigatórios para mais de 55% dos casais.

Embora os jardins e espaços exteriores sejam a primeira escolha em relação a outros espaços, não devemos perder de vista que casamentos em lugares de natureza ou em edifícios espetaculares com encanto arquitetônico ganham destaque.

Áreas externas mais relaxadas, mas com um toque chique e boêmio em harmonia com a natureza, mais palma, vime, linho, luzes... mais

boêmia, chic ou boho chic, folk, com fibras naturais.

Banquete y eventos Ale De Sosa México

Wow Wedding

5


Aperitivos e finger food para satisfazer todos os convidados Os clássicos menus de entrada - primeiro e segundo prato e sobremesa - dão lugar a uma refeição mais variada, composta por uma grande variedade de petiscos e pratos com os quais é impossível não agradar a todos os convidados.

Mille et Une Féeries

Estamos falando de um buffet muito mais descontraído, em que a criatividade é servida. Para quase 40% dos casais esta opção não pode faltar.

O Q U E ESTÁ POR V I R: Como já dissemos, os casamentos sustentáveis vieram para ficar, por isso a comida local, os menus com baixa pegada de carbono e alimentos orgânicos estarão muito presentes em buffets e caterings. Atualmente, 1 em cada 4 casais já o considera imprescindível em seus casamentos.

Silvercoast Evènement

6


Na mesa de sobremesas se encontrará o bolo do casamento com menos andares e decorado com o topo de bolo, além de uma variedade de sobremesas de diferentes sabores, que irão agradar a distintos paladares. Alguns casais até irão se atrever a servirem as sobremesas eles mesmos. Nada menos que 51% dos casamentos deste ano e de 2022 irão contar com uma mesa de sobremesas.

O momento de cortar o bolo é muito tradicional em casamentos, mas cada vez menos formal. Já é difícil escolher uma sobremesa para dividir em um jantar a dois, imagine então a dificuldade dos noivos para decidirem um bolo para cem convidados. Além disso, se considerarmos que há cada vez mais sensibilidade em adaptar os menus às possíveis alergias e intolerâncias a alimentos, não é de se estranhar que as MESAS DE SOBREMESA são opções que triunfam no momento.

Linda Negri Wedding and Event Planner

Na Espanha, os bolos individuais que replicam o bolo grande têm ganhado destaque nas mesas de sobremesas e 31,31% escolhem esse formato para o grande dia.

Buffet de sobremesas gourmet como complemento ou substituindo o bolo do casamento.

Impossível escolher só um bolo

Mille et Une Féeries França

EcoWedding Umbria

7


QUANTOS CASAIS ESCOLHEM PLANTAS NATURAIS POR PAÍS:

O que não pode faltar na decoração de um casamento: Plantas naturais, céus estrelados e espaços vintage

A natureza florescerá em cada canto no espaço do casamento e isso porque a decoração estará inspirada mais do que nunca no natural. Independentemente do espaço escolhido, para 55% dos casais é importante fazer com que os convidados sintam que estão celebrando o amor em plena natureza, mesmo em casamentos celebrados em ambientes internos. Na recriação da natureza, terão um papel importante as plantas vivas, as árvores e as flores preservadas. Incluir PLANTAS NATURAIS em vasos se tornou a opção favorita de decoração com flores para mais da metade dos casais em diferentes partes do mundo.

8

Espanha:

69,6%

França:

65,3%

Brasil:

61,6%

México:

46,8%

Itália:

41,2%

Mónica Planner


O Q U E ESTÁ POR V I R: Para os amantes das flores, “explosão floral”. Grandes montagens com flores, alcançando grandes alturas, ao estilo dos Jardins ingleses (English Gardens). A tendência é muito forte em países como Itália (44%) e México (36,76%).

Os CANTINHOS VINTAGE, com mobília e elementos decorativos próprios de locais fechados, mas colocados na parte externa da festa, são indispensáveis para 36,15% dos casais. Além de formar parte da decoração, eles são de grande utilidade. Seja como cenário para o photocall ou seating plan ou para colocar a lembrança dos convidados, existem mil funções para esses espaços, que chamarão a atenção de todos os convidados e podem ser até mais fotografados que os próprios noivos. Também darão um toque distinto ao entorno natural recriado nas tendências anteriores.

Falando ainda sobre elementos decorativos que recriam espaços de natureza, outra tendência que já podemos definir como um clássico de casamentos e que veremos muito em 2021 e 2022 são os CÉUS ESTRELADOS. Essa foi a escolha preferida de um a cada três casais (34%). París Berlín - Wedding planners

O QUE E STÁ P OR VIR : É importante levar em conta os elementos instagramáveis, já que a geração Z é sobretudo digital. Em países como México, 37,64% dos noivos incluirão um espaço assim no casamento, dedicado exclusivamente para que todos os convidados tenham o seu momento “influencer”.

9 Seven O’ Clock di Michela Peletti


O QUE E STÁ P OR VIR : O Petit Bouquet (pequeno buquê) está de volta.

Até o buquê é eco Flores preservadas no buquê, tal como temos visto nos casamentos desse ano, serão a escolha de mais de 30% das noivas. Estas flores, aparentemente vivas, passaram por um tratamento para durar à ação do tempo. Não precisam de água e são uma opção muito mais ecológica do que as flores artificiais. Isso as torna as rainhas de muitos casamentos e são incluídas não só nos buquês, mas também nas coroas de penteados e centros de mesa.

Depois de uns anos vendo grandes composições florais e buquês em cascata em casamentos, as noivas já começam a usar os pequenos buquês, dialogando com a tendência de propostas mais simples e naturais para os casamentos. Na França e México, os pequenos buquês são opções para 40% das noivas.

“ 10 EK Event Creator

El Botón Rosa Espanha

Buquês pequenos (não minúsculos) que não tirem o protagonismo da noiva. Buquês assimétricos e sobretudo muito naturais.


A CALÇA OU JUMPSUIT é uma opção para apenas 1,70% das noivas, mas é uma tendência que expressa personalidade e estimula a criatividade de estilistas nas suas coleções. As francesas estão na dianteira quando o assunto é calça para noivas.

O vestido de noiva: entre o simples e o elegante Existe um vestido para cada estilo de noiva, isso é claro. Mas atualmente existem duas claras tendências no mundo da moda nupcial. Por um lado, estão as noivas que buscam maior conforto e simplicidade e apostam por TECIDOS LEVES. Esta é a tendência favorita das noivas espanholas com aproximadamente 50% das escolhas. Na França, essa é a decisão de 35,13% das noivas e no Brasil, de 32,50%. Por outro lado, estão as noivas que querem um vestido branco, sóbrio e elegante. Esse é o caso das italianas: 31% delas decidem por um modelo assim, seguido por 30% das francesas.

PREFERÊNCIA DE TIPO DE VESTIDO

Tecidos leves

Branco, sóbrio e elegante

32,9%

29%

Ombros descobertos

20,1%

Marfim e flores bordadas

10,7%

Com toques de cor

5,7%

Calça / Macacão

1,7%

O Q U E ESTÁ POR V I R: Uma tendência que já chegou e que convive com as tendências já mencionadas são os OMBROS DESCOBERTOS. Esse é o modelo favorito para 32,84% das noivas mexicanas.

11


Guille del Castillo

Os vestidos curtos e os looks com calça vêm com tudo. El Botón Rosa Espanha

12 Mónica Planner

Erica Canova wedding designer Itália

No próximo ano ganharão destaque os tecidos leves e a presença de grandes laços ou borboletas aplicadas ao vestido


espanholas (48,52%), seguido pelas italianas (31,23%). No México e no Brasil, a tendência fica um pouco mais atrás e é a escolha de 20% das futuras casadas nos dois países.

Tranças, cabelos ao vento e coroas de flores As tendências para penteado de noiva são as que mais geram opiniões divididas no mundo da moda nupcial. Cada noiva busca ser a mais fiel possível a sua personalidade. Ainda assim, os SEMI PRESOS COM TRANÇAS seguem sendo o look favorito das noivas atuais para o grande dia. É um estilo de penteado muito versátil e romântico e por isso, se tornou a escolha de 29% delas nos países pesquisados. O estilo arrasa entre as noivas

O segundo estilo de penteado mais escolhido é o de CABELOS SOLTOS COM COROAS DE FLORES. Essa é a opção escolhida por 35,29% das noivas francesas. Já uma nova tendência é o uso de STRASS OU BRILHANTES. Essa tendência se posiciona como a terceira mais buscada pelas noivas. Entre as mexicanas e as brasileiras, é a opção favorita para 48,21% e 32,55% delas, respectivamente.

Kike & Jud Photo & Cinema

EcoWedding Umbria

13


O olhar da noiva ganha protagonismo

As noivas estão buscando potencializar a beleza natural e por isso a maquiagem effortless (menos esforço) é a escolha de 31,70% delas. Dentro dessa naturalidade, entretanto, vale ressaltar que o olhar ganha força. A tendência estrela da temporada são os ESFUMAÇADOS NUDES com mais de 33,7% das noivas optando por essa escolha. As espanholas (11,05%) e as brasileiras (10,89%) são também as mais ousadas no quesito maquiagem e estão animadas com as tendências do batom vermelho para os lábios. A pele iluminada com efeito “glow” é um “a mais” imprescindível no Brasil (21,42%).

Mónica Planner

O QUE E STÁ P OR VIR : Começamos a ver noivas e noivos com detalhes em GLITTER na maquiagem, dando um ar de fantasia ao look do casal. Ainda são poucas as noivas que se animam a usar esse toque extra, especialmente na Europa (6,5%). No entanto, vale ficar atento a essa tendência, logo o brilho será incorporado pelos casais no momento do “Sim, quero”!

14 Silvia Zardo Beauty Artist


À frente deste estilo, como não poderia deixar de ser, estão os noivos italianos, amantes da moda.

PREFERÊNCIA POR TERNO AZUL INTENSO

67,7%

Pouco azul para o céu que você é

Itália

46,2% Brasil

43%

França Se anos atrás a tendência forte era a dos looks mais relaxados para o noivo, atualmente o SMOKING é a escolha favorita. A maioria dos casais entrevistados - 52,51% - afirmou que esse será o estilo do look do noivo no grande dia. A opção leva ampla vantagem em relação ao segundo estilo mais votado: um look mais SMART CASUAL (19,65%), em que o terno continua presente, mas combinado com outras cores e materiais, dando frescor ao noivo, sem perder a elegância.

49,8%

Espanha

43,1% México

Mr & Mme Capture

O azul segue sendo a cor da moda no terno do noivo. O clássico é usado com alguns toques criativos como, por exemplo, jaquetas com lapelas brilhantes, coletes contrastantes ou gravatas-borboleta.

Silvia Carli Dream Event Creator Itália15


Seven O’ Clock di Michela Peletti

Lembrancinhas artesanais para os convidados Mais da metade dos casais (55,25%) darão uma lembrancinha artesanal para os convidados no seu casamento. Os franceses são os mais adeptos desta tendência, sendo a escolha de aproximadamente 70% dos entrevistados. No México (31,13%) e no Brasil (26,67%) o destaque fica para plantinhas como lembranças do casamento.

La Casa de los Alfajores

O Q U E ESTÁ POR V I R: Não é de se estranhar que em casamentos cada vez mais ecológicos e sustentáveis, no qual os noivos têm cada vez mais consciência social, as lembrancinhas solidárias e a contribuição à ONG’s estão começando a ganhar importância. À frente desta tendência estão Espanha (27,70%) e Itália (22,28%).

16

Pierluigi Marchesan


Como se fosse um documentário A fotografia e o vídeo são recordações eternas de um dia mágico que nunca mais se repetirá. Ao longos dos anos, o estilo escolhido pelos noivos para captar todos os momentos do grande dia foi mudando. Agora, eles já têm mais claro que o ESTILO DOCUMENTAL é o preferido. Um formato que se preocupa mais com a narração e a história do grande dia, buscando capturar todos os momentos, incluindo também aqueles momentos “por atrás das câmeras”, além de entrevistas com convidados. Um de cada dois casais escolheu ou escolherá esse estilo para o casamento.

La Bohème

La Bohème

O Q U E ESTÁ POR V I R: Um VIDEOCLIP que resume os melhores momentos do casamento com uma música especial para os noivos é a pedida de cada vez mais casais. Este formato é ideal para compartilhar nas redes sociais e mostrar o quão incrível foi esse dia. No Brasil, mais de 55% dos casais consideram um item obrigatório para o casamento.

17


18 Luca Bottaro Fotografia

El Buixo eventos Espanha

Os noivos pedem sobretudo que seja mais uma reportagem de casamento tradicional. Querem ver a naturalidade do momento, a emoção e fugir das poses forçadas e rígidas dos estúdios tradicionais.


Um clássico sempre será um clássico Neste ponto se mantém a tradição. Quase a metade dos noivos deseja um carro de época ou clássico para uma entrada triunfal. Mais de 45% deles escolheram essa opção, seguida dos carros luxuosos.

O Q U E ESTÁ POR V I R: Os veículos ecológicos são destaque especialmente na França (15,60%) onde os noivos levam muito a sério a organização de casamentos ecológicos.

Estefanía Fredes

Seven O’ Clock di Michela Peletti

OPÇÃO DE VEÍCULO PARA A ENTRADA DOS NOIVOS

45,2%

Carro antigo

36%

Carro de luxo

11,9%

Veículos ecológicos

7%

Moto

19


a performance preferida seja mais a do estilo Lounge. Para a festa ou baile, a porcentagem de noivos que contratam um DJ chega a 64,48%. Os franceses se destacam em primeiro lugar, com mais de 84% dos casais optando por esse profissional, seguido pelos espanhóis, com cerca de 79%.

O DJ não pode faltar A música não pode faltar em nenhum casamento. Especialmente para os noivos da geração Z, para quem o som é considerado algo muito importante nos seus eventos. Por essa razão, a música já não só faz parte do fim da festa, mas sim permeia o roteiro do evento. Da a entrada ao momento do baile, a tendência preferida pelos casais é o DJ. Essa é a escolha de 43,34% dos que optam por um coquetel de entrada, ainda que nesse caso

20 P2G Event

O QUE E STÁ P OR VIR : Os grupos de covers e as bandas ao vivo estão ganhando destaque. Cada vez mais os noivos contam com esse tipo de música nos casamentos, mas sem abrir mão do DJ.


cada dois casais com casamentos marcados para 2021 ou 2022 terá algum tipo de diversão, mais comumente encontrada em espaços de cultura. À frente dessa tendência estão os noivos franceses, seguidos pelos brasileiros e os espanhóis.

Nunca se é muito velho para brincar Os casamentos são uma festa, uma celebração e um evento para aproveitar e passar bem. Os noivos, que querem que os seus convidados se divirtam como crianças, aderiram à moda de contar com ATRAÇÕES CULTURAIS E JOGOS RETRÔ. Um de

ATRAÇÕES CULTURAIS E JOGOS RETRÔS COMO ANIMAÇÃO

França:

66,4%

Brasil:

59,8%

Espanha:

54,4%

Itália:

46,3%

México:

44,8%

Os mágicos, acrobatas e outros personagens de circo também estão participando de alguns casamentos. 25% dos casais consideram contratar esses profissionais para o grande dia.

21 París Berlín - Wedding planners


22 La Madrina


AGRADECIMENTOS

Adriana Lopes Assessoria - Brasil

Lu Larré Eventos - Brasil

Agence Fairytale - França

Mgc Wedding & Events - Itália

Ale De Sosa - México

Mille et Une Féeries - França

Além do Sim Assessoria Afetiva - Brasil

Mínimo Detalhe Assessoria de Eventos - Brasil

Aline Silva Assessoria e Cerimonial - Brasil

Miraci Dourado - Brasil

Cérémonie de A à Z - França

Monica Gobbi D’Alò - MGDA - Itália

Cerimonial Paula Borges - Brasil

Mónica Planner - México

Ciel mon amour ! - França

París Berlín - Wedding Planners - Espanha

Claudinne Eventos - México

Plano Cerimonial & Eventos - Brasil

E&D Wedding - Espanha

Sereventi2005 - Itália

EcoWedding Umbria - Itália

Seven O’ Clock di Michela Peletti - Itália

El Botón Rosa - Espanha

Sfumature di Luce - Itália

El Buixo eventos - Espanha

Sheila Santos Assessoria - Brasil

Entre lavanda y romero - Espanha

Silvercoast Évènement - França

EK Event Creator -Itália

Silvia Carli Dream Event Creator - Itália

ETMA Events - Espanha

VMCom. - França

Gabriella Esposito - Itália

WOW Wedding di Francesca Batori - Itália

La Alquimista Eventos - Espanha

Yahaira Figueroa - Event Consulting & Design - México

Linda Negri Wedding and Event Planner - Itália Lo scrigno dei desideri - Itália

Zelebra eventos - México

23