
1 minute read
Introdução
08
O Ã Ç U D O R T N I
Advertisement
No ano de 2022, no Brasil, infelizmente ainda vivemos os reflexos de uma sociedade patriarcal¹ , machista² e misógina³ , onde as principais consequências são a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher. Essa violência muitas vezes origina-se através do machismo estrutural, — onde a mulher é vista e reduzida a um objeto de posse — tão enraizado na sociedade que está sujeito a ser praticado e sofrido, independentemente de gênero, classe social, orientação sexual ou até mesmo proximidade entre agressor e vítima.
Os primeiros sinais podem começar com parceiros afastando-as de sua família e círculo de amizades, passam a proibir determinadas vestimentas, controlam suas redes sociais, violentam fisicamente, sexualmente e psicologicamente. O que causa danos a curto e longo prazo, diminuindo a autoestima da mulher, tornando-a dependente emocional e muitas vezes financeiramente, impedindo-a de sair do relacionamento abusivo. E em casos extremos, mas de grande ocorrência, matam as parceiras ou ex-parceiras.
Considerando toda a violência e crueldade sofrida por essas mulheres, surge a necessidade de um local para que elas se sintam seguras, acolhidas e se libertem dos agressores. Assim como também auxiliar no desenvolvimento da independência e autoconfiança de mulheres que nunca tiveram acesso ao conhecimento ou orientação sobre o papel que nos é imposto na sociedade. O projeto Renascer dá a elas a chance de reconstruir sua história.
Um programa que vai além do arquitetônico, mas abrange também o social, para aliviar a dor daquelas que não tem para onde fugir ou que perderam suas forças.
Um projeto que vem sobretudo para acolher e curar.
¹PATRIARCAL: sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança; ²MACHISMO: ideologia que defende a supremacia do homem; atitude de dominação do homem em relação à mulher baseada na não aceitação da igualdade de direitos; ³MISOGINIA: ódio ou aversão às mulheres.
09
"Não sou livre enquanto outra mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas.
Audre Lorde.
