British Texel

Page 1

BRITISH

TEXEL

O procriador mais popular do Reino Unido A British Texel Sheep Society é maior Associação de Pedigree Ovino do Reino Unido, com 2000 associados em todo o país. A Associação encontra-se próxima a Warwick, a sede do Centro de Exposições da Royal Agricultural Society, no coração da Inglaterra.

A

raça, famosa pelas qualidades excepcionais da carcaça, constituição e crescimento, é uma das mais populares para procriação no Reino Unido. Nos últimos anos, a robustez e adaptabilidade da raça foram reconhecidas por produtores em planaltos e colinas, que criam em clima árduo além de 350 metros acima do nível do mar. E, ao usar a raça Texel, obtêm-se a criação de ovinos de corte e fêmeas cruzadas que, cada vez mais, substituem raças tradicionais de colinas por um produto mais comercializável. A ovelha Texel tem origem em Texel, uma das ilhas a noroeste da Holanda ilha de Texel, onde é conhecida desde a época romana. No final do século XIX, a seleção, bem como uma infusão de sangue britânico, principalmente a partir da Lincoln, bem como um pouco da Border Leicester, Leicester e Wensleydale, têm melhorado seu potencial. Estudos abrangentes realizados por Institutos de Pesquisa no Reino Unido compararam a Texel com outros procriadores. O veredito foi que a Texel se sobressai na qualidade da carcaça e, em particular, em carne magra, e outros estudos realizados até o presente reiteram os benefícios da raça em todos os aspectos da cadeia de suprimentos, desde o produtor e processador até ao consumidor.

Carneiros Texel: l Vigorosos l Resistentes l Rápido crescimento l Musculosos l Magros Ovelhas Texel: l Resistentes l Férteis l Prolíficas l Excelentes leiteiras

A raça é muito conhecida na Europa, Austrália, África e América do Norte e do Sul como fornecedora de uma carcaça de alta qualidade com alta percentagem de abate. Ela também é conhecida em muitos países por transmitir suas qualidades a seus descendentes quando usada em intercruzamento. A raça é a escolhida por Produtores Comerciais, indicada por seu sucesso e popularidade em duas das maiores vendas comerciais de ovinos realizadas na Europa em meados de setembro. A Border Union Agricultural Society Ram Sale, em Kelso, fronteira Escócia-Inglaterra, e a National Sheep Association (NSA) Ram Sale em Builth Wells, País de Gales. Trinta por cento do total de ovinos vendidos nestas feiras são Texel. A sociedade tem a reputação de progressista, concentrando o desenvolvimento da raça no uso de tecnologias modernas, aumentando o conhecimento de ferramentas para melhoria da raça entre seus associados. Os atributos da raça para produção comercial são promovidos no setor como um todo. Há comercialização intensa da raça no Reino Unido e no exterior.

Qualidade SHEEPSOCIETY

desempenho

serviço

sucesso

British Texel Sheep Society, National Agricultural Centre, Stoneleigh Park, Kenilworth, Warwickshire, CV8 2LG, Reino Unido Tel: + 44 2476 696629, Fax: + 44 2476 696 472, Email: office@texel.co.uk


A Associação trabalha ativamente com institutos de pesquisa em todo o mundo para garantir que a raça mantenha o desempenho e as características funcionais desejáveis, vigor de cordeiro, robustez e índices de crescimento. A pesquisa e o desenvolvimento da raça concentram-se em garantir a qualidade, o sabor e a maciez, que são também administrados para beneficiar mais as indústrias de carne vermelha, o que garantiu o sucesso da raça no Reino Unido nas quatro últimas décadas. Os primeiros adeptos reconhecer o valor de registrar o desempenho e o primeiro teste de progenia ocorreu em 1974. O desenvolvimento de novas tecnologias reprodutoras e Best Linear Unbiased Prediction (Melhor Preditor Não Viesado – BLUP), um procedimento estatístico para determinar o quanto do desempenho do animal se deve a seus genes e o quanto ao ambiente, fizeram a diferença fundamental nos programas de teste de desempenho. A cada ano, 10% da faixa superior da safra de cordeiros podem ser examinados por tomografia. Com isso, os criados podem melhorar os índices gerais de ganho genético. As características maternas são registradas, com EVG (Estimated Breeding Values - Estimativas de Valores Genéticos) para tamanho da ninhada e a habilidade materna (produção de leite), apresentadas como EBV independente, não incorporado ao Índice Texel junto com os EBVs mais recentes de Facilidade de Parte e Peso ao Nascimento. As iniciativas de pesquisa compreendem a colaboração com pesquisadores para melhorar a resistência da raça a parasitas internos, pododermatite e mastite ao mesmo tempo em que mantém as características essenciais da carcaça e qualidade da carne.

Une Association progressive qui assiste ses membres dans le développement d’une race qui continue à évoluer et à répondre aux demandes de l’industrie.

Portuguese


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.