
4 minute read
Cadernos de ações ambientais
Plantando Natureza – Conhecer para Cuidar
As práticas ambientais, apresentadas no caderno de atividades Plantando Natureza, ao mesmo tempo em que provocam o interesse pela pesquisa, também instigam a participação efetiva em ações simples e objetivas para repensarmos a nossa forma de viver e estar no mundo.
Advertisement
A observação mais criteriosa sobre nossas escolhas e mudanças de hábitos no dia a dia é proposta de forma lúdica e divertida. Em um folder estão disponíveis links de acesso a conteúdos complementares para aprofundamento de conhecimentos, curiosidades e dicas, a fim de propiciar novos interesses e descobertas.
Plantando Natureza – Semear e Cultivar
Incentivamos também a preparação de sementeiras e viveiros nas escolas e nos ambientes residenciais, para o plantio de espécies nativas ampliando a cobertura verde e a manutenção dos ecossistemas locais, na perspectiva de mobilizarmos mais colaboradores numa teia coletiva de cuidado e retornos à Natureza que nos nutre e protege.
Sugerimos que o cultivo das mudas seja iniciado junto à programação do ano letivo, para ser acompanhado pelas crianças durante todo o período. Ao final, aquelas que já estiverem aptas a serem transferidas para os locais definitivos de plantio serão encaminhadas às residências, escolas ou ainda poderão ser entregues para uma instituição que atua na recuperação de áreas degradadas.
As ações desenvolvidas certamente contribuirão para uma maior consciência ambiental, ultrapassando a perspectiva especificamente didática de apontar atitudes de preservação descontextualizadas de uma experiência empática e sensível.
Outros conteúdos que integram o Projeto
Guias de Mediação de Leitura das Obras
Para ampliar diálogos e proporcionar experiências a serem vivenciadas a partir do contato e apreciação das obras da Coleção, foram organizados os Guias de Mediação de Leitura. Escritos para valorizar a condução de mediadores conscientes do papel de formar leitores literários, os Guias poderão ser úteis para servir de consulta e possibilitar o incentivo ao desenvolvimento pessoal e à participação cidadã das crianças. Um material para ser posto em prática de forma singularizada ao contexto de cada criança, cada sala de aula, cada escola e cada realidade.
Em anexo, estão inclusos folders com dicas e mais de 50 links para consultas de conteúdos com aprofundamento das pesquisas, músicas, vídeos temáticos e curiosidades.
Pensando nos vínculos entre criança, escola e Natureza, idealizamos experiências criativas e inovadoras que propiciam a ampliação do olhar sensível para o mundo que nos rodeia.
Projeto Viva Natureza – Cultura e Criança – Práticas Artísticas
Abrindo espaços para que as crianças possam exercitar a livre expressão do potencial criativo, sugerimos uma imersão em atividades mediadas por vivências artísticas a partir de experiências com múltiplas linguagens.
As oficinas e vivências convidam a se divertir, criar, inventar e aprender pela interação com artistas, arte-educadores e educadores ambientais, e com as trocas entre o próprio grupo, sempre acompanhadas de percepções e reflexões sobre o meio em que habitamos.
Atividade 1 – Prática de contemplação da Natureza (6 a 10 anos)
Atividade 2 – Oficina de desenho de observação (6 a 10 anos)
Atividade 3 –Oficina de pintura com pigmentos naturais (6 a 10 anos)
Atividade 4 – Atividade caixa de tesouros da Natureza (6 a 10 anos)
Atividade 5 – Oficina de argila com elementos naturais (6 a 10 anos)
Atividade 6 – Oficina de Fantoches teatrais (6 a 10 anos)
Atividade 7 – Oficina de materiais recicláveis e/ou com elementos da Natureza (8 a 10 anos)
Atividade 8 – Novos significados para “o lixo criativo” (8 a 10 anos)
Atividade 9 – Oficina de prática de Antotipia e Cianotipia (8 a 10 anos)
Atividade 10 – Oficina de câmera escura para observar imagens da Natureza (6 a 10 anos)
Atividade 11 – Despertar do olhar criativo – oficina fotografia para iniciantes (7 a 10 anos)
Atividade 12 – Sensibilização – Apresentação de obras e de artistas tendo a natureza como temática, com a visita de um artista (6 a 10 anos)

Atividade 13 – Sensibilização pelos sentidos (através da música) (6 a 10 anos)
Atividade 14 – Performance teatral ou dança com os 4 elementos da Natureza (6 a 10 anos)
Atividade 15 – Cineclube ambiental (6 a 10 anos)
Atividade 16– Roda de conversa com um(a) educador(a) de uma comunidade de Povos Originários (6 a 10 anos)
“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível; traduz o intraduzível.”
Leonardo da Vinci
Para concluir
Após o término das atividades, sugerimos uma culminância com a realização de uma exposição com o tema “Somos Natureza”, apresentando os trabalhos produzidos ao longo das vivências. As ilustrações, os textos e os projetos artísticos serão utilizados na construção de um conceito coletivo de exibição dos resultados, em que o grupo de crianças expressa como querem ser vistas e apreciadas em suas criações.
A implementação do Projeto Viva Natureza foi planejada para proporcionar uma jornada enriquecedora e transformadora, permeada pela arte e pela alegria de viver em conexões com nós mesmos e com o mundo.
“Procedemos da Terra, somos da Terra, estamos na Terra. Pertencemos à Terra que nos pertence.”

Edgar Morin
O ciclo completo do PROJETO VIVA NATUREZA inclui apresentação com base teórica, apoiada em diretrizes pedagógicas e metodológicas, práticas culturais e ações ambientais, finalizando as atividades com a participação integrada dos colaboradores, agentes, mediadores e as crianças.

Organizamos esses conteúdos para que as experiências com o ambiente em que vivemos sejam cada vez mais interessantes, divertidas e prazerosas. Propiciar espaços e construir conexões que contemplem a Educação Ambiental, pautada também em vivências estéticas e na arte-educação durante a infância, é essencial ao desenvolvimento de um sujeito crítico, ativo e sensível aos conhecimentos e relações construídas em nossa sociedade.
Fazemos um convite para seguirmos com os cuidados e estarmos mais atentos(as) com as nossas ações. Desejamos motivar a todos(as) a encantar-se cada vez mais com a nossa casa planetária. Um lugar fascinante, diverso e ainda cheio de mistérios a serem desvendados!
Sem ter foco no alarmismo ou nas condições limites de uma catástrofe ambiental, optamos por trazer um programa pautado pela ação solidária e pelas conexões participativas, nutrindo laços de afeto com todos os seres e com a Natureza.
Esperamos que essa trajetória possa nos inspirar a plantar novos futuros.