Via Saúde (J3News edição nº 328)

Page 1

VIAsaúde

Fisioterapia pélvica ajuda na Saúde íntima da mulher

Julia Neves e equipe explicam os benefícios

Médicos campistas fazem treinamento

qualificação ONA

mundo têm a visão

PÁGINA 05 12 A 18 DE MARÇO DE 2023
Foto: Silvana Rust

Mulheres que amamentam têm menor risco de desenvolver câncer de mama

Fundamental para a proteção e desenvolvimento do bebê, o aleitamento materno também é responsável por benefícios para a saúde da mulher. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o risco de surgimento de câncer de mama é 22% menor, comparado às mulheres que nunca amamentaram. Essa proteção aumenta de acordo com o tempo de alactamento, chegando a 26%, caso o período tenha sido de, pelo menos, um ano.

Os estudos ainda apontam que a doença, quando se manifesta em pacientes que amamentaram mais de 6 meses, apresenta uma redução no risco de morte, índice até 3 vezes menor, comparado àquelas que tiveram história

de amamentação inferior a este período. Do mesmo modo, mulheres que amamentam têm menor risco de desenvolverem câncer de endométrio e de ovário, principalmente se a amamentação for prolongada. Ainda de acordo com a SBP, estudos mostram que os riscos para o desenvolvimento do câncer de ovário caem 2% para cada ano de amamentação.

Outras doenças também são impactadas pelo ato de amamentar. As chances para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, conforme estudos, têm uma redução de até 9% para cada ano de amamentação.

Desenvolvimento infantil

A composição do leite materno é única, individual e atende às necessidades

nutricionais da criança de acordo com suas carências e conforme sua idade. Ele também protege contra doenças, tanto na infância, quanto na vida adulta. Além disso, o alimento auxilia no desenvolvimento cerebral e fortalece o vínculo entre mãe e bebê. Evidências científicas apontam que a amamentação nos primeiros mil dias de vida é fundamental para o desenvolvimento dos sistemas nervoso, imunológico, físico, emocional e cognitivo das crianças. O aleitamento materno protege o bebê contra enfermidades, como diarreias, afecções perinatais e infecções — principais causas de morte de recém-nascidos — além dos riscos de pneumonia e otite, alergias e, em caso

de adoecimento, a gravidade da doença tende a ser menor. Bebês alimentados exclusivamente com o leite materno até os 6 meses de vida apresentam menor probabilidade de desenvolverem desnutrição ou obesidade na infância e alguns tipos de câncer infantil, como leucemia. Além disso, a amamentação reduz os riscos de diabetes tipo 2 e asma na vida adulta.

A amamentação deve ser oferecida de forma exclusiva até os 6 meses de vida da criança e continuada até os dois anos ou mais, junto aos demais alimentos in natura ou minimamente processados, incluídos a partir do processo de introdução alimentar durante a primeira infância.

12 A 18 DE MARÇO DE 2023 2 PÁGINA VIAsaúde
Foto: Silvana Rust
Leite materno protege contra o desenvolvimento de doenças tanto na infância quanto na vida adulta

Médicos de Campos participam de treinamento na Alemanha

Da Redação

Médicos com atuação em Campos, os neurocirurgiões Eduardo Piassi e Leandro Alcy participaram, entre os dias 24 e 25 de janeiro, na cidade alemã de Knittlingen, de um treinamento para aprimorar o emprego de cirurgia endoscópica minimamente invasiva no tratamento da coluna vertebral. O objetivo é oferecer mais segurança, qualidade e resultados positivos aos pacientes.

A qualificação ocorreu no Laboratório Prima Vista, na sede da Richard Wolf, empresa líder no mercado de equipamentos para a área da saúde e especializada em instrumentos óticos. Na ocasião, os profissionais também puderam conhecer novos aparelhos.

Eduardo Piassi elogiou a estrutura e os recursos disponibilizados aos participantes do treinamento pela Richard Wolf. O uso de tecnologia de ponta, capaz de transmitir cirurgias ao vivo, e a atenção dada a cada profissional chamaram a atenção. “A estrutura do local surpreende bastante, com equipamentos de última geração. O fato de o treinamento ter sido bem individualizado também foi um diferencial”, afirma. Já Leandro Alcy aponta o benefício de se praticar em circunstâncias que emulam uma cirurgia real. “No Brasil, é muito raro um treinamento com cadáveres humanos frescos, que possuem a mesma nitidez da cirurgia. Esse foi um dos diferenciais deste treinamento — e é importante registrar o nosso respeito aos indivíduos que doaram seu corpo para ciência”, conta.

Atualização para melhor atender

De acordo com Eduardo Piassi, o treinamento permite ao profissional da

Treinamento | Médicos explicam que atualização refletirá em um melhor atendimento

saúde prestar um melhor atendimento ao paciente que necessita de tratamento em uma área tão delicada quanto a coluna vertebral.

“Na área da cirurgia da coluna, a atualização do conhecimento e o aprimoramento técnico cirúrgico garantem um melhor resultado e uma segurança a mais para nossos pacientes”, diz, acrescentando:

“Devido à evolução constante no entendimento do corpo humano, das

doenças e, consequentemente, a evolução dos tratamentos, estar sempre se atualizando é dever de todo profissional”. Por sua vez, Leandro Alcy destaca os benefícios do emprego de técnicas inovadoras no tratamento de pacientes. “É importante adquirir conhecimento científico através de uma técnica cirúrgica atualizada, comprovada cientificamente, com resultados cirúrgicos positivos. Neste caso, quando indico a técnica endoscópica,

isso gera segurança no meu paciente e no seu familiar, favorece um pós-operatório de sucesso e uma recuperação rápida para ele retornar às suas atividades do cotidiano. Nas inúmeras etapas da abordagem cirúrgica, uma das que mais valorizo é sempre me colocar na situação do meu paciente e acredito que a dedicação leva à perfeição, essa é minha ideologia profissional e de vida”, revela.

Referências na neurocirurgia

Eduardo Piassi é neurocirurgião especialista nas patologias da coluna vertebral. Descreve-se como um entusiasta das cirurgias minimamente invasivas da coluna vertebral, em que há menos lesão dos tecidos e produz uma melhor recuperação após a cirurgia. Formou-se médico pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2002, e fez Neurocirurgia no Hospital Naval Marcílio Dias. Tem pós-graduação pela Universidade Claude Bernard, em Lyon, na França.

Leandro Alcy é neurocirurgião especialista em problemas de saúde relacionados à coluna vertebral. Oferece atendimento humanizado, com consultas personalizadas e estudos de caso para oferecer melhores soluções em problemas de saúde simples ou complexos. Formouse na Faculdade Medicina de Campos (FMC), em 2003, fez residência em Neurocirurgia no Hospital Servidores do Estado do Rio de Janeiro e cursou Neurocirurgia Funcional na Clínica Multidisciplinar da Dor.

12 A 18 DE MARÇO DE 2023 3 PÁGINA
Segundo os neurocirurgiões Eduardo Piassi e Leandro Alcy, objetivo foi aprimorar o emprego de cirurgia endoscópica no tratamento da coluna vertebral
Foto: Arquivo

Nutrimed renova selos de qualificação ONA

Serviço de Manipulação e Atenção Farmacêutica e de Serviço de Dietoterapia para a Saúde

Consecutivamente, desde 2021, a Nutrimed vem renovando seus Certificados de Qualidade ONA, através dos Selos de Qualificação de Serviço de Manipulação e Atenção Farmacêutica e de Serviço de Dietoterapia para a Saúde e, dessa forma, reafirma seu compromisso com clientes e parceiros. O selo foi homologado em fevereiro deste ano, com validade até 2025. O procedimento de Acreditação é voluntário, educativo e visa a melhoria contínua de processos, atestando que são cumpridos os padrões de qualidade e segurança definidos pela organização. Este processo motiva os colaboradores pelo fato de pertencerem a uma empresa que investe na excelência dos seus produtos e serviços, sendo o reconhecimento de seu trabalho evidenciado em forma de selo.

A Nutrimed

Há 27 anos a Nutrimed vem empreendendo com

excelência no segmento de Terapia Nutricional, atuando no mercado do Rio de Janeiro e Espírito Santo na terceirização da manipulação de fórmulas infantis, nutrição enteral e parenteral, além de ser distribuidora de suplementos e dietas enterais industrializadas para grandes redes hospitalares, home cares e pessoa física. A equipe Nutrimed é composta por farmacêuticos e nutricionistas com experiência nesta área, além de equipe altamente capacitada e treinada continuamente. Os insumos e produtos utilizados nas fórmulas são fabricados por laboratórios de referência internacional. Os produtos da Nutrimed têm como objetivo ofertar um aporte nutricional mais efetivo em casos críticos da vida, como recém-nascidos pré-termos, que necessitam de cuidados intensivos, pré e pós-operatórios de grande porte e outras situações clínicas que necessitem de cuidados, principalmente aqueles que não se alimentam por via oral.

12 A 18 DE MARÇO DE 2023 4 PÁGINA VIAsaúde
Equipe | Há 27 anos, Nutrimed vem atuando nos mercado do Rio de Janeiro e Espírito Santo Fotos: Divulgação

Fisioterapia pélvica pode auxiliar na saúde íntima da mulher

No mês de março, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Via Saúde chama atenção para os benefícios da fisioterapia pélvica para a saúde íntima dessa parcela da população. A gestora da Fisioclínica Health e da Fisioclínica Mulher, Julia Neves, fala sobre como profissionais capacitados podem ajudar pacientes com disfunções na musculatura da pelve, prevenindo e tratando doenças.

O enfraquecimento dessa estrutura, que age como uma rede de sustentação para os órgãos pélvicos, pode ocasionar diversas disfunções. Julia Neves chama especial atenção para a incontinência urinária, que afeta pessoas das mais diversas idades.

“Todas nós, mulheres, podemos ter esse problema. Às vezes, a pessoa fica super envergonhada, porque ela tem 35, 40 anos de idade, e acaba tendo escapes urinários ao longo do dia. Não é normal tossir ou rir, por exemplo, e ter escape urinário. Então, é preciso fortalecer a musculatura pélvica para evitar que isso aconteça e possibilitar que a paciente só libere urina de forma

voluntária", afirma.

Outras disfunções podem se manifestar em diferentes etapas da vida da mulher, como o vaginismo, a queda da bexiga ou do útero (quando se deslocam de suas posições naturais e ficam muito próximos à vagina), e a flacidez da região pélvica.

“A fisioterapia pélvica atua em diversas disfunções e fases da vida da mulher. O vaginismo, por exemplo, é quando a musculatura perde o poder de contração correta e ocorrem dores durante a penetração e também escapes urinários. Outras disfunções tratadas são: incontinência fecal, falta de lubrificação vaginal, flacidez vaginal, entre outros. As gestantes são muito beneficiadas com a fisioterapia pélvica, ajudando à grávida durante a gestação, no parto e no pósparto", garante.

De acordo com Julia Neves, "tudo isso a fisioterapia está estruturada e equipada para resolver, contando com aparelhos capazes de auxiliar, inclusive, na parte estética da região íntima. O resultado é

imediato e traz conforto e bem-estar para o dia a dia das mulheres”.

Se conhecer para saber quando buscar ajuda

A gestora da Fisioclínica Health e da Fisioclínica Mulher, Julia Neves, ressalta que, apesar dos tabus que possam resistir na sociedade, é necessário que uma mulher cultive o conhecimento sobre o próprio corpo, para que seja capaz de identificar possíveis problemas de saúde e saiba quando buscar um profissional qualificado.

“É preciso compreender o que acontece com a gente. Ser capaz de se analisar, se olhar, se tocar, se entender, para, se for o caso, procurar ajuda. Não é necessário passar nenhum tipo de desconforto por vergonha”, diz.

Por fim, Julia Neves afirma que as equipes da Fisioclínica Health e da Fisioclínica Mulher estão prontas para oferecer tratamento especializado, com práticas e equipamentos de ponta.

Multiprofissional | Fisioclínica Health e da Fisioclínica Mulher com a melhor equipe para atendimento aos pacientes

“Nossas duas unidades estão preparadas para receber as mulheres. Na Fisioclínica Health, temos a Drª. Sumara Valinho, uma super ginecologista que está lá para fazer todo um diagnóstico médico, além de uma equipe grande de profissionais pósgraduadas, especialistas em fisioterapia pélvica e uroginecológica, prontas para atender com carinho e atenção. Venha para a Fisioclínica, que eu tenho certeza de que a gente vai poder te ajudar a se conhecer e a cuidar melhor de sua saúde íntima”, encerra.

12 A 18 DE MARÇO DE 2023 5 PÁGINA
Fotos: Silvana Rust
Julia Neves fala sobre o tratamento de disfunçoes da musculatura pélvica, como a incontinência urinária
Julia Neves | Destaca os benefícios Fotos: Silvana Rust

Conheça as principais doenças oculares acompanhadas pelo SUS

As doenças oftalmológicas - ou doenças oculares - podem ocorrer por diversos motivos, desde causas genéticas até hábitos de vida. Algumas enfermidades, a médio e longo prazo, podem acarretar problemas na visão e, em diagnósticos mais graves, até levar à cegueira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderia ser evitada - entre 60% e 80% - ou dispõem de tratamento. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.

As principais doenças oculares acompanhadas pelo SUS são:

Erros de refração

Refração é o fenômeno em que um feixe de luz atravessa as diferentes estruturas do globo ocular, chegando até a retina, para a formação de uma imagem, que será enviada ao cérebro. O erro refrativo ou vício de refração acontece quando a luz não chega com nitidez à retina.

As causas conhecidas são: tamanho do globo ocular, irregularidades na córnea e opacidade dos meios ópticos. Entre os diagnósticos mais comuns, estão:

● Miopia - Quando os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não conseguem enxergar claramente os objetos que estão longe.

● Hipermetropia - Quando o olho é menor do que o normal, cria uma condição de dificuldade para que o cristalino (espécie de “lente” que está localizada atrás da pupila) focalize na retina os objetos próximos ao olho.

● Astigmatismo - Quando diferentes curvaturas na córnea formam a imagem em planos diferentes, o que ocasiona a distorção.

● Presbiopia - Também chamada de “vista cansada”, é mais comum após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe.

Catarata

Perda progressiva da transparência do cristalino (lente natural do olho) causada por uma “opacidade”. É responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, mas pode ser corrigida. O envelhecimento é a causa mais comum no surgimento da catarata no olho. O diagnóstico é clínico, realizado durante consulta oftalmológica e o tratamento é basicamente cirúrgico e bastante eficaz.

Glaucoma

É uma doença caracterizada por um grupo de condições relacionadas a danos ao nervo óptico e perda do campo visual, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular. É a maior causa de cegueira irreversível no mundo. O tratamento para o glaucoma é feito inicialmente com colírios que diminuem a pressão intraocular, mas ainda não existe cura.

Retinopatia diabética

É uma complicação da diabetes mellitus, sendo a maior causa de cegueira em pessoas ativas no mercado de trabalho.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

É uma doença degenerativa que atinge a mácula, uma pequena parte central da retina, responsável pela visão de detalhes.

Os principais sintomas para as doenças oculares, que devem servir de alerta assim que surgirem, são:

● Visão embaçada;

● Tremor nos olhos;

● Dificuldades de se adaptar à luz;

● Olhos vermelhos;

● Olhos lacrimejando.

Nem sempre esses sintomas estão relacionados a problemas graves, mas em caso de desconforto, é fundamental procurar auxílio médico especializado para tratar e prevenir possíveis complicações.

Alguns cuidados diários e hábitos saudáveis podem prevenir o desenvolvimento de possíveis doenças oculares. São eles:

▪ Cuidado com a exposição excessiva às telas de TV, computador e smartphone: ficar muito tempo em frente às telas pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono;

▪ Cuidado com o sol: o uso de óculos de sol reduz a exposição dos olhos aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta;

▪ Evite coçar os olhos: isso pode causar

irritações, lesões oculares ou até problemas na córnea. Em clima seco, hidrate os olhos com colírios lubrificantes;

▪ Cuidado com o uso excessivo de colírios: automedicação deve ser evitada. Corticóides são particularmente preocupantes pelo risco de induzirem ao glaucoma e à catarata;

▪ Durma no mínimo 8 horas por dia: dormir pouco pode causar irritação nos olhos e cansaço visual;

▪ Tenha uma alimentação balanceada: uma alimentação rica e diversificada, incluindo vegetais verdes escuros e legumes, peixes e sementes, fornece vitaminas benéficas para o funcionamento da retina;

▪ Cuidado com produtos muito próximos aos olhos: produtos químicos, maquiagens e tinturas podem causar irritação e alergias nos olhos e nas pálpebras;

▪ Sempre retire a maquiagem dos olhos antes de dormir.

▪ Procure ajuda médica caso perceba anormalidade na visão: o diagnóstico precoce evita complicações. Realize consultas regulares para avaliar a qualidade da visão e atualizar o grau dos óculos, se necessário.

12 A 18 DE MARÇO DE 2023 6 PÁGINA VIAsaúde
OMS alerta que 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada
Fotos: Divulgação

“As coisas nunca são uma linha reta, sempre tem altos e baixos, o importante é sempre estar aprendendo com as dificuldades, e sempre vendo nas dificuldades, uma oportunidade”.

Você conhece a PQQ?

PQQ é um potente antioxidante, 100 vezes mais eficaz que a vitamina C, é uma grande aliada contra o envelhecimento precoce.

É um nutriente essencial que não é produzido pelo organismo, sendo adquirido somente por meio da alimentação ou

Benefícios:

Combate envelhecimento celular;

Antioxidante;

Protege cabelos do embranquecimento;

Promove a formação de novas mitocôndrias;

Protege e aumenta as estruturas mitocondriais promovendo uma função celular

juvenil de 3 maneiras diferentes: poder antioxidante, favoravelmente modula a expressão genética, defesa mitocondrial;

Ajuda a saúde cardiovascular ao estimular a função do músculo cardíaco, estimula a utilização do oxigeno celular e protege as membranas celulares do estresse oxidativo;

Mantém a atividade do receptor neuronal e molecular na função mitocondrial estimula o fator de crescimento nervoso;

Recentes estudos demonstram que ajuda a facilitar o suporte mental; Contribui para o envelhecimento saudável;

Ação anti-aging;

Melhora a memória;

Estimula as funções cerebrais;

Fortalece o sistema imune;

Antioxidante 100 vezes mais potente que a vitamina C.

suplementação.

Foi descoberta em 1979 por pesquisadores japoneses, em Tóquio. É uma vitamina do complexo B com grande poder antioxidante.

Como PQQ promove um envelhecimento saudável

Essa vitamina é o único suplemento capaz de promover Booster mitocondrial (até 20% a mais) nas células existentes, incluindo células senescentes. Ou seja, garante por si só a proteção do DNA mitocondrial, o mais vulnerável e o mais exposto ao estresse oxidativo. Além disso PQQ age na melhora cognitiva. Sua suplementação estimula a produção e liberação de fatores de crescimento de nervos e células que sustentam os neurônios no cérebro, denominadas células neurogliais, um possível mecanismo para a melhora da função cognitiva e memória. Podemos nos beneficiar tanto com seu poder antioxidante que ela é conhecida como a molécula do rejuvenescimento. E com isso o resultado chega a ser visível, na textura e hidratação da pele e no cabelo. Contudo os benefícios variam de pessoa a pessoa, podendo ser sentidos tanto na parte física quanto mental. E não para por aí, os benefícios da PQQ ainda podem ser combinado com a Coenzima Q10, trazendo ainda mais melhoras no desempenho cognitivo e imunidade.

Cuide da sua saúde.

12 A 18 DE MARÇO DE 2023 7 PÁGINA
Fotos: Divulgação Diego Motta Médico e nutricionista Lyz Bartoloti Lilian Paes Julyana Valentim Frederico Gonçalves e Cida Jorge Luciano Jacyntho
12 A 18 DE MARÇO DE 2023 8 PÁGINA
VIAsaúde
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.