Jornal Terceira Via edição 310

Page 1

de

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 310CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022 A difícil tarefa
reunificar o país ENTREVISTA PÁGINA 09 Parlamentar conquistou no último pleito a confiança de 68.455 eleitores. Segundo ele, foi um reconhecimento da po pulação pelo trabalho desenvolvido também no Executivo, quando foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Bruno Dauaire Deputado Estadual reeleito Foto: Divulgação PÁGINA 03 Foto: Divulgação Autoridades, empresários, sindicalistas, religiosos e intelectuais campistas falam sobre o desafio de restaurar a harmonia política do Brasil Dentista fundou um instituto para garantir o melhor da Odontologia para Campos Rodrigo Cerqueira Longa-metragem conta a história da lenda do rock brasileiro, que estará em Campos, em novembro, A fama em um filme Fotos: Divulgação Erasmo Carlos... Wladimir Garotinho Cláudio Castro Francimara Rangel Fátima Pacheco Clarissa Garotinho Edson Braga Tezeu Bezerra Maria das Graças Rangel Fernando Loureiro Edvar Júnior José Fernando Rodrigues Renan Siqueira Dom Fernando Rifan José Luis Vianna Jefferson Manhães saúde DE OUTUBRO 05 DE NOVEMBRO DE 2022 VIAsaúde De clínica nova na PelincaPaloma Miguel e Érika Guerra Divulgação PÁGINA 07 CAPA Tabloide PÁGINA 03 PÁGINA 07 Jovem campista monta computadores do lixo Horto de portões abertos para a comunidade PÁGINA 06 Meningite preocupa órgãos da Saúde Dra. Isabella Ballalai alerta para a importância da imunização PÁGINA 11 Patrick Soares Foto: DivulgaçãoFoto: Silvana Rust
PATROCÍNIOS Logotipo Vaccini + Slogan HORIZONTAL RJCampos dos Goytacazes

Especial

Após eleição, surge o maior desafio, de reunificar o país

Em Campos, lideranças políticas, sindicais, religiosas e intelectuais comentam sobre o que esperam do presidente eleito para o próximo mandato

O Brasil volta às urnas neste domingo (30) para decidir se o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) continuará a governar o país ou se o ex -presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assumir o cargo a partir de 2023. Não há dúvida de que as eleições deste ano entram para a história como uma das mais disputadas e acirradas des de a redemocratização do país, em 1985. Independen temente de quem vencer, constata-se que a polari zação e a radicalização en tre bolsonaristas e lulistas deixam marcas em um país rachado e fraturado. São 156.454.011 eleitoras e elei tores que podem sentir (ou não) que o Brasil espalhou cacos pelo chão do país, e que estes precisam ser co lados novamente após o pleito.

As duas poderosas corren tes políticas de direita e de esquerda defendidas pelos candidatos Jair Bolsonaro e Lula da Silva têm mobilizado e afetado, de algum modo, os brasileiros de todas as idades, classes sociais, pro fissões, religiões, níveis de escolaridade e etnias. Após o resultado das urnas ser definido e concluído, fica a questão sobre o que acon tecerá no país em seguida.

Se ambos os lados aceitarão a vitória e a derrota de cada um dos candidatos à Pre sidência da República para o mandato nos próximos quatro anos. Há setores da sociedade que defendem a pacificação do país, inde pendentemente de quem vença e de quem perca as eleições em 2022. Como fa zer?

A reportagem ouviu repre sentantes de diferentes seg mentos da sociedade flumi nense sobre o que esperam do próximo presidente do Brasil, e como o mandatá rio e os representantes no Congresso Nacional pode rão auxiliar na reunificação do país dividido por paixões violentas no que diz respeito aos processos político e elei toral. São reflexões do go vernador do Rio de Janeiro, de prefeitos, sindicalistas, empresários, lideranças reli giosas e intelectuais. Eles ar riscam dizer sobre o futuro do Brasil pós-eleição.

POLÍTICOS DA REGIÃO

Wladimir Garotinho Prefeito de Campos Temos que respeitar as escolhas individuais de cada um. Acho que determinar o que as pessoas pensam com rótulos, se elas são de direita, de esquerda, de centro, é limitar as pessoas e o que elas pensam e podem fazer pela sociedade. Da mesma forma, o equilíbrio e o diálogo devem pautar as relações políticas e institucionais, independentemente do resultado.

Claudio Castro Governador do RJ Em primeiro lugar, é preciso aceitar o resultado da eleição. Precisamos entender que nós precisamos ser um Brasil só para crescer. O respeito à democracia passa por aceitar e apoiar o vencedor.

SINDICATOS E ENTIDADES

Francimara Barbosa Lemos Prefeita de São Francisco de Itabapoana É preciso que os poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário, trabalhem com harmonia, respeitando a independência de cada um deles e, principalmente, a Constituição Federal, garantindo a preservação do Estado Democrático de Direito. Cabe ao cidadão acompanhar permanentemente a atuação dos representantes eleitos para os Poderes Executivo e Legislativo, fiscalizando e cobrando.

Fátima Pacheco Prefeita de Quissamã

É necessário que o presidente tenha uma postura respeitosa e democrática com todos.

Não há espaço para brigas, individualismo e preconceito. A postura do presidente reflete no comportamento da sociedade e também na visibilidade do país no exterior. O país precisa dialogar com os setores e classes, unificando estados e prefeituras.

Só assim vamos conseguir avançar em pautas importantes.

Deputada federal

O presidente Bolsonaro conseguiu fazer maioria no Congresso Nacional. Temos congressistas de maioria conservadora, o que vai contribuir muito para a paz e a reunificação do País após as eleições.

Vivemos um momento crítico, em que é preciso repensar o país que queremos para os próximos quatro anos. Temos que ter políticas que liguem os entes federativos nessa reconstrução do país e também agir a favor das minorias, dos mais pobres e fragilizados. Temos que ter experiência, competência, boa vontade e coragem para tentar um país melhor.

O primeiro passo para pacificar e reunificar o país é o presidente eleito ter o reconhecimento do seu opositor, de que ele foi vitorioso na eleição. Nenhum dos dois que ganhar pode ter como base a mentira. É necessário que o presidente eleito converse com todos os partidos, as correntes políticas de todos os estados, sentar com todos que foram eleitos nas urnas e ver qual é a prioridade do povo.

Maria das Graças Rangel Presidente do Simec

Temos que reunir o futuro presidente, o Congresso Nacional, representantes da população para restabelecermos o marco civilizatório no Brasil. Isso tudo tem gerado um grande conflito porque as pessoas não estão respeitando a democracia. Nós temos que respeitar a civilização dentro do nosso país, respeitar a democracia, respeitar a opinião dos outros.

RELIGIOSOS E INTELECTUAIS

Fernando Loureiro Presidente da ACIC Todo brasileiro de bom senso, que pensa no futuro do país e da nação, não tem que continuar atrelado a rusgas, problemas políticos menores. Vamos unir forças porque o Brasil precisa crescer, se desenvolver, gerar emprego, gerar renda, gerar tudo o que nós precisamos para nossa sobrevivência. As divergências têm que ter um ponto final após as eleições.

O presidente eleito terá, certamente, que lidar com o imprevisível, pois ainda não sabemos os efeitos e as sequelas de uma guerra em curso na Ucrânia, o que assusta a economia mundial. Existem problemas de ordem social, cujas soluções terão que ser encontradas. O eleito terá que avançar em reformas diversas para não frustrar o ambiente de empreendedorismo e de empregabilidade almejado por todos.

Historiador e analista político Independente de quem vencer, vai precisar adotar um modelo de coalizão. O modelo presidencialista brasileiro é de coalizão. Ainda que nós tenhamos uma gama de partidos com espectro à direita e outros à esquerda, há um grupo de partidos que não se definem desta maneira. São partidos de formação de coligação. O presidente eleito terá que fazer composição, e, talvez, mais composição do que nunca.

O Brasil é um país que tem tudo para se tornar a maior potência do mundo, pois suas riquezas são incontáveis em todos os níveis. O próximo presidente, juntamente com o Congresso Nacional e a sociedade, precisará se unir em torno do bem-estar do cidadão, da família e da nação brasileira.

É tempo de pensarmos na paz. Mesmo que pensemos diferente, não devemos nos odiar. O fanatismo cega e leva ao ódio. Devemos sempre querer a paz, acima de quaisquer diferenças. Quem vencer a eleição deverá pensar sempre no Brasil como um todo, pensar em governar para todos os brasileiros. Com a eleição, acabou a divisão. Que Deus nos dê a sua paz.

A reunificação da nação, não tenho dúvida, somente com um pacto. Isto ocorreu na Espanha, em Portugal e em outros países.

Lá, a elite e as classes mais altas aceitaram abrir mão de seus privilégios. Será preciso ceder e fazer um pacto de programa mínimo que unifique a nação. Não sei se o Brasil é capaz de fazer isto formal e institucionalmente.

Eu acho que o caminho passa, primeiro, por respeitar o resultado das urnas. Segundo: despersonalizar os debates e fortalecer as instituições democráticas. Terceiro: olhar para o diferente como uma possibilidade de aprender. A diversidade enriquece o nosso convívio. São pontos de vista diferentes, são propostas diferentes que podem, na interação, se aprimorarem. É assim que a gente avança.

03PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
Clarissa Garotinho Edvar Júnior Presidente da CDL Campos José Fernando Rodrigues Renan Siqueira Pastor e presidente da Associação Evangélica de Campos Dom Fernando Rifan Bispo tradicionalista da Igreja Católica José Luis Vianna Cruz Cientista político Jefferson Manhães Reitor do IFF

Liceu de Campos, que comemora 142 anos, poderá ganhar de presente 40 anos do passado e ter, na verdade, 182 anos

O Liceu de Humanidade de Campos, que no próximo dia 22 com pletará 142 anos, poderá ganhar de presente um passado de 40 anos. Então poderia ter 182 anos. Esses 40 anos teriam se perdido no tempo, mas pesquisa de um ex-aluno pode ter resgatado essa história. A diretora da escola, professora Margareth Monteiro, con firma o assunto e vai se reunir com a diretora do Arquivo Público, Rafaela Machado, para uma pesquisa aprofundada sobre o passa do do Liceu.

Sicredi realiza “Invest Talk” com economista falando sobre investimentos para 2023

O Sicredi realizou em Campos, na se mana passada um “Invest Talk”. Com toda propriedade em meios gráfi cos e argumentos, o gaúcho Felipe Campos Iturriet Albaini atualizou uma platéia de associados e con vidados sobre a economia internacional e nacional. Foi uma aula de economia que arrancou aplausos. Em seguida foi servido um jantar.

Prumo vai investir R$ 22 bilhões nos próximos cinco anos em energia eólica no litoral de Campos e SJB

O Porto do Açu começa a investir pesado em energia eólica offshore. A companhia Prumo Logística realizará in vestimentos bilionários ao longo dos próximos cinco anos para tornar o comple xo em uma referência no mercado da energia. O investimento será de R$ 22 bilhões energia eólica.

Pesquisa mostra que bares e restaurantes do Estado do Rio saíram finalmente da crise gerada pela pandemia

Os donos de bares e restaurantes do Es tado do Rio estão animados com a reto mada do setor nos úl timos meses de 2022. Segundo levanta mento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ), 45% dos estabelecimentos pretendem realizar con tratações até dezembro deste ano. Enquanto isso, outros 51% têm a expectativa de manter o time atual e apenas 4% dizem que irão realizar demissões.

Empregos temporários gerados para a Copa do Mundo e festas de fim de ano

Os índices refletem a expectativa do setor – bares e restauran tes - para o período que compreende a realização de novembro e dezembro. Entre os empresários que pretendem contratar, 63% apontam como motivo o aumento de demanda prevista para a Copa do Mundo e as festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo.

Tudo pronto para a XI Bienal do Livro que, pela primeira vez, será realizada em Guarus

A XI Bienal do Livro de Campos, que acontecerá de 2 a 9 de novem bro, no Guarus Plaza Shopping, vem com força. A Bienal contará com atrações de projeção nacional, como a cantora Zélia Duncan. Estarão disponíveis 90 diferentes selos literários e 200 mil livros, sendo 3.500 inéditos.

Campos terá Dia Municipal do Atirador Desportivo

Campos vai ganhar o “Dia Municipal do Atirador Des portivo”. Por força de lei, o dia 3 de agosto será a data comemorativa. O objetivo da lei é estimular ações e campanhas voltadas para os atiradores desportivos, colecionadores de armas e caçadores, além de promover debates e outros eventos públicos para valorizar, divulgar a prática e apoiar a atividade.

Contra os riscos da automedicação

A lei nº 9.216, de 11 de outubro de 2022, torna obrigatório, em Campos, a afixação de placa informativa em drogarias e farmácias advertindo aos clientes quanto aos riscos da automedicação. A orientação é: “A automedicação é um perigo para sua vida. Não adquira medicamentos sem prescrição médica ou sem orientação do farmacêutico”. Em caso de descumprimento, o proprietário po derá ser multado e até ter o alvará de funcionamento suspenso por três meses. A lei ainda será regulamentada pelo Poder Executivo e entrou em vigor este mês.

Quatro gigantes do petróleo oferecem vagas offshore para São João da Barra e Macaé

O Grupo Priner, a Engeman, JG Engenharia, a Oceânica Engenha ria, empresas brasileiras que atuam em diversas frentes, estão com vagas de empregos offshore para candidatos com e sem experiên cia em São João da Barra e Macaé. Somando todas, passam de 400 postos de trabalho.

Um presidente para todos

A reportagem especial desta edição, assinada pelos jornalistas Ocinei Trindade e Clícia Cruz, é um combo de reflexões de lideranças políti cas, empresariais, sindicais, religiosas e intelectuais, sobre o que espe ram do presidente eleito.

São certamente opiniões divergentes, mas que convergem para um ponto em comum: a unificação dos brasileiros, independentemente de quem venha a vencer as eleições mais polarizadas da história da chamada Nova República.

Este ponto de convergência parece ser o ponto de partida para quem irá conduzir o país nos próximos quatro anos, seguido de uma agenda socioeconômica ampla com prioridades sob a ótica de cada um dos entrevistados.

Foram ouvidos o governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Cas tro; os chefes dos Executivos de Campos, São Francisco do Itabapoana e Quissamã, respectivamente Wladimir Garotinho, Francimara Barbo sa Lemos e Fátima Pacheco; a deputada federal Clarissa Garotinho; o coordenador do Sepe-Campos, Edson Braga; o coordenador do Sindi petro NF, Tezeu Bezerra; a presidente do Simec, Maria das Graças Ran gel; o presidente da ACIC, Fernando Loureiro; o presidente da CDL, Ed var Júnior; o historiador e analista político José Fernando Rodrigues; o pastor e presidente da Associação Evangélica de Campos, Renan Siqueira; o bispo tradicionalista da Igreja Católica, Dom Fernando Ri fan; o cientista político José Luis Vianna Cruz e o reitor do IFF, Jefferson Manhães.

São reflexões colhidas antes do pleito. O leitor pode, no ato da leitura, estar a caminho da votação, ou comemorando ou ainda decepciona do com o resultado da eleição. E é exatamente por isso que vale a pena ler importantes opiniões que foram formadas antes do resultado, e que convergiram pelo respeito à democracia e à pacificação do país.

Consulado dos Estados Unidos em Campos para certificar os “Jovens Astros do Amanhã”

A cerimônia de encerramento do projeto Jovens Astros do Amanhã – desenvolvido pelo Clube de astronomia Louis Cruls, com apoio do Sistema de Comunicação Terceira Via – foi assunto de destaque na semana passada. Aconteceu no auditório do Sesc, e o projeto foi financiado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, que identificou talentos em meio a 1.800 estudantes de escolas públicas de seis municípios da região. Nove deles foram selecionados e elaboraram produções em animação em 2D e em 3D. Mais um ponto para o astrônomo e professor Marcelo Oliveira.

Eliane Brum ganha o Jabuti na categoria de livro-reportagem, falando sobre a Amazônia

A jornalista gaúcha Eliane Brum, que já ro dopiou por Campos ao tempo em que tra balhava no jornal O Globo, foi a vencedora do Prêmio Jabuti de literatura na categoria de livro -reportagem, com seu “Banzeiro òkòtó: uma viagem à Amazônia Centro do Mundo”, editado pela Companhia das Le tras. Dona de um texto delícia, ela é hoje uma das principais penas da literatura brasileira.

As Eleições Gerais devem ser analisadas

“Cuidado com as Eleições, que tratam da formação de Novos Go vernos, porque elas podem ter um cunho de Silogismo Dialético”. - Armando Monteiro, então professor da FDC. Tenho muito cuidado com as Manifestações Políticas desenvolvi das pelo Silogismo Dialético, pois as suas premissas são apenas prováveis, como esclarecia Aristóteles. Porém, não desacredito das Manifestações Políticas levadas a efeito pelo Silogismo Dialé tico. É que o Silogismo Dialético se distancia fortemente do Silo gismo Erístico, isto é, do Sofisma. Tenho, assim, todo respeito às nossas Eleições Gerais. Procurando acompanhar o seu desenvol vimento.

O que me levou a ficar espantado, nas nossas Eleições Gerais, com a forma violenta do desencadeamento dos debates, em que as agressões verbais foram a tônica. Algo que eu abomino, pois entendo que os debates das Manifestações Políticas devem, principalmente, nos levar aos problemas que afetam o nosso povo com o propósito de socorrê-lo do que está passando, so bretudo da fome que avassala os pobres. Todavia, o que escutei com grande força não passou da crítica ferrenha aos adversários políticos. E, com isso, me veio à mente a advertência do Dr. José Ferrater Mora, autor de um admirável Dicionário de Filosofia, nos alertando que “não devemos deixar de lado no confronto político o que é fundamental”.

Na verdade, as Eleições Gerais bem-sucedidas são aquelas em que não ocorrem o violento ataque verbal dos adversários polí

ticos, mas, sim, o respeito mútuo. Sim, a conformidade real do êxito que se procura deve ter como alicerce o bem-querer. Sem deixar de revelar a coragem que nos leva a não esconder o que pensamos. O que nos faz acompanhar as pessoas, que estão voltadas para uma possível arte de bem-governar. Daí eu jamais escondi o que penso dos candidatos à Presidência do nosso País e do dever que eles têm de lutar em defesa do meio ambiente. E, com isso, impedindo a morte do ser humano. Mesmo assim, todo cuidado é pouco, pois alguns estrangeiros querem o que é nosso na Amazônia.

Parece-me oportuno dizer neste momento em que vivemos, para amigos e possíveis inimigos, que optei por dirigir mais uma vez, como Presidente do nosso País, o querido político Jair Messias Bolsonaro. E fui além afirmando, que o meu empenho para ele vencer novamente as Eleições ganhou proporções ciclópicas quando acompanhei pela televisão o equilíbrio que Bolsonaro teve ao receber e se defender de algumas críticas ferrenhas e injustas. Momento em que Bolsonaro nos deu uma aula admirá vel de como proceder nas Eleições Gerais. Logo, com tal atitude, merecendo os nossos parabéns e a conquista de votos dos que estavam contra a sua segunda permanência na direção de nossa Pátria. Vejo, assim, que é de bom alvitre valer-se cordialmente do Silogismo Dialético acrescido do Silogismo Apodictico, que cons trói as premissas verdadeiras que buscamos. É que com a verda de abrimos a nossa alma.

www.jornalterceiravia.com.br \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Elton Nunes - Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47 Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo AloysioBalbi 04PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022 Opinião
AGÊNCIA CRIATIVA
O
conteúdo
dos
artigos são
de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via
Com Girlane Rodrigues
Fernando da Silveira - Jornalista, advogado e professor universitário

O VOTO PELO BRASIL

Ahora é de silêncio. De reflexão.

Depois de inúmeras páginas que cobriram a sucessão presidencial – todas buscando trazer ao leitor as múltiplas vertentes que assunto de tamanha relevância enseja – o espaço praticamente abre mão do texto em favor de algumas poucas imagens que, de forma minimalista, mostram um pouquinho do Brasil.

O apelo do espaço é para que o leitor-eleitor vote pelo Brasil. Duas propostas estão colocadas. Infelizmente, o caráter conflituoso das campanhas apequenou a disputa a nível sem precedente. Mas, é o que temos. E, seja como for, são distintas o suficiente para que o eleitor, na hora de votar, reflita qual candidato reúne melhores condições

de comandar o país.

A proposta que, sem sofisma e falácia evasiva, tem projetos definidos de desenvolvimento e prosperidade – pré-condições para que o Brasil cresça, gere empregos e eleve a qualidade de vida do povo.

Os investimentos na indústria, no agronegócio e demais setores produtivos é que irão viabilizar melhorias na Infraestrutura, Segurança, Educação, Habitação, Saneamento básico, Saúde e demais serviços essenciais à população.

O Brasil precisa fechar o ciclo de pobreza que há décadas assola nossa gente. É um país gigantesco. Tem o dever de dividir com o povo suas riquezas e seguir o caminho que porá fim à injustiça social.

Vote com sua consciência. Vote pelo Brasil.

05PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
05PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022

Campos

As belezas do Horto Municipal

Reaberto, o local oferece diversos serviços e funciona todos os dias

O Horto Municipal de Campos, que fica localizado na avenida Al berto Lamego, historicamente é uma das opções de lazer para os moradores da cidade. Após ficar dois anos fechado devido às res trições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus, o espaço foi revitalizado e rea berto em 2022. O Horto recebe visitantes das 8h às 16h, durante toda a semana.

A técnica em meio ambiente Ana Luiza Pecly Marçal, res ponsável pelas visitas guiadas ao local, acompanhou a repor tagem do Jornal Terceira Via e mostrou as belezas naturais do Horto. A funcionária apresen tou algumas das 153 espécies de árvores, plantas ornamen tais, animais, os projetos e serviços oferecidos. De acordo com Ana, o espaço recebe cerca de 50 visitas por dia e o público é diversificado.

“Recebemos desde estudantes mais jovens até a terceira idade.

Considero o Horto um patrimô nio histórico da nossa cidade e penso que a população enxerga assim também, apesar de não

Diversos serviços são ofereci dos para a população

O Horto Municipal é definido por Ana Luiza como um “espaço mul tifuncional”, já que recebe visitas de escolas diariamente, além de ser um ponto de realização de aniversários, piqueniques e fotos

de casamento, por exemplo.

O local também mantém estrutu ras e iniciativas voltadas para visi tantes e para a comunidade, como: Coleta de óleo: o Horto é um dos postos de recolhimento do óleo de cozinha utilizado para frituras em residências, restaurantes, ba res e outros.

Visita guiada: os visitantes rece

bem informações sobre o local e suas espécies de árvores, entre frutíferas e nativas. Também são apresentadas as espécies de plan tas ornamentais, os projetos exis tentes no local e todo o restante do ambiente.

Espaço verde: conta com livros e brinquedos doados e uma biblio teca que oferece lazer e aprendi zagem. É um dos pontos atrativos para crianças e adolescentes.

Jardim sensorial: é uma forma de inclusão, usando materiais reciclá veis, ensinando aos deficientes vi suais os diferentes tipos de solo, de vegetação e das mudas, para uma educação ambiental inclusiva.

Ecoponto: nele, visitantes podem trocar materiais recicláveis por mudas.

Desapego literário: recebe doa ção de livros, que ficam disponí veis para quem for visitar o Horto. Além disso, o Horto possui áre as de lazer para crianças com brinquedos, espaço para cami nhadas, bancos ao ar livre e uma grande exposição de plantas e árvores.

Ambiente familiar

Para quem visita o Horto, é co mum se deparar com diversas famílias no ambiente. Graciliano de Paula, de 35 anos, afirma que o espaço é destino obrigatório para seus dois filhos.

“Sempre venho aqui. Esse lugar é uma floresta pra gente. Traz uma paz inexplicável e as crianças se esbaldam aqui. Ainda mais nós,

que moramos em apartamen to. Ter esse momento aqui é uma rotina, somos visitantes assíduos”, explica.

Regras

O Horto Municipal de Campos é um lugar aberto ao público, que pode realizar atividades no local sem aviso prévio, desde que seja dentro do horário de funcionamento. No entanto, apesar desta liberdade, o lo cal possui regras de boa con vivência. Não é permitido, por exemplo, o consumo de bebida alcoólica dentro do local, a reti rada de plantas do parque ou a mudança de bancos e assentos de lugar. Além disso, todo o lixo tem que ser colocado no reci piente correto. Para os animais também exis tem restrições. Por exemplo, cachorros que têm episódios de agressividade ou estranha mento com terceiros devem ir

ao local com focinheira e toda sujeira deixada pelo pet tem de ser tirada pelo dono.

Alguns visitantes reclamam da estrutura

Leitores do Jornal Terceira Via que visitam o Horto queixaram -se à reportagem da estrutura, especialmente do estado dos banheiros e de alguns bancos e assentos. As reclamações fo ram acompanhadas de fotos. Em resposta, a secretaria muni cipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente informou que “está em elabo ração um projeto de reformu lação geral do Horto Municipal.

O projeto está na fase inicial e é muito amplo, precisando, in clusive, de um levantamento de toda área em questão. Quando concluído, será orçado, licitado e seguirá todos os trâmites ne cessários para a realização de qualquer serviço público”.

A

Ambiental (AMEGSA)” no Nível III e conquistou o Troféu Quíron Platina. Em 2022, como evolução do processo, a categoria AMEGSA, em seu Nível III, passou a contar com o selo ESG, passando a se chamar AMEGSA/ESG.

O prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Enge nharia Sanitária e Ambiental (Abes). O anúncio foi feito em uma cerimônia virtual apresentada pelos executivos da en tidade. Esta é a quarta vez em que a concessionária recebe a premiação, arrematando em anos anteriores os troféus de Bronze e Ouro nos Níveis I e II da mesma categoria.

O troféu, que é considerado o “Oscar” do saneamento, será entregue aos representantes da concessionária em um even to, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, reunindo as

melhores empresas e profissionais do setor no Brasil.

“A participação de Águas do Paraíba neste ciclo do PNQS foi um grande desafio, pois a AMEGSA/ESG era um modelo novo para todos. Aprendemos muito, crescemos e percebemos que fazer gestão é ter equilíbrio e maturidade para entender a necessidade das pessoas, do negócio e do mundo. Estamos na era das mudanças, da inovação e do social. Agradeço a todos que nos apoiaram nesse processo. Receberemos com muita satisfação o Troféu Quíron Platina”, afirma Juscélio Azevedo, diretor da concessionária.

Águas do Paraíba assumiu, em setembro de 1999, os serviços de saneamento de Campos dos Goytacazes. Hoje, 100% da população conta com água tratada e 93% de esgoto coleta do e tratado. Os serviços estão entre os melhores do Rio de Janeiro, de acordo com Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil.

06PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
Fotos: Silvana Rust Visitas
| Horto permanece aberto durante toda a semana, das 8h às 16h
ser tombado”, afirmou. Ana Luiza | Há 153 espécies de árvores e plantas no Horto, diz técnica Para os pequenos | Espaço recebe diariamente alunos de Campos
ÁGUAS DO PARAÍBA CONQUISTA O TROFÉU QUÍRON PLATINA DO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE EM SANEAMENTO
concessionária Águas do Paraíba, empresa do Grupo Águas do Brasil, ganhou o Prêmio Nacional de Qualidade em Sanea mento 2022 (PNQS) na categoria “As Melhores em Gestão No Saneamento
Foto Divulgação

Destaque

Campista monta computadores e vídeos games com peças de lixo

lecionadores e converso com eles sobre esse universo mara vilhoso que é o mundo gamer”, complementa.

O futuro já chegou com os eSportes

Existe um ditado popular que diz: “quem não sabe, compra pronto”. Mas para o jovem Pa trick Soares Perciliano, de 23 anos, essa lógica é inversa. O campista, ex-aluno do Colégio Estadual José do Patrocínio, sempre gostou de vídeo games, mas não podia comprar. Então, montou o próprio. Atualmente, ele tem um perfil nas princi pais redes sociais, onde fala de suas experiências, de curioso a profissional e de admirador de jogos eletrônicos a gamer, cria dor de conteúdo digital e pod caster, chegando a alcançar até 100 mil pessoas na grande rede.

“Quando eu era criança tive meu primeiro contato com ví

deo game e fiquei apaixona do. Sabe aquela criança que cria um desejo louco por algo?

Mas, por não ter condições, eu só podia jogar quando era de algum primo ou amigo da rua.

Em 2016, consegui comprar meu primeiro PS2 e me apaixo nei ainda mais por esse mundo.

Em 2017, enquanto estudava e fazia algumas montagens de computadores, decidi procu rar e tentar restaurar todos os itens relacionados a games que eu encontrava, indo de manete a PC gamer”, disse o jovem de 23 anos.

O que era uma brincadeira para

atender a uma necessidade foi tomando mais forma e conquis tando pessoas. “Quando criei o meu perfil no Instagram, a ideia era apenas postar foto das coisas que eu encontrava, mas o pessoal começou a gos tar e achar interessante. Não era sempre que se via alguém que pegava vídeo game no lixo e tentava consertar sem gastar dinheiro nenhum. A cada vídeo que postava nos stories, mais o pessoal gostava e abraçava a ideia, até que eu decidi co meçar a criar conteúdo assim. Comecei a gravar as caçadas, filmava entrando no lixão, an

dando no ferro velho”, conta. Patrick construiu as ferramen tas que precisava para fazer o que realmente gostava e segue dividindo suas experiências e engajando pessoas. “Cada item que eu encontrava, eu res taurava e filmava o processo para o pessoal. Minha ideia era mostrar que nem sempre você precisa ter muito dinheiro para conseguir realizar seu maior sonho. Hoje tenho um público formado, parceria com algumas lojas que gostaram da ideia e apoiam o perfil. Também criei um podcast, onde procuro tra zer criadores de conteúdo, co

Para a maioria das pessoas da Geração X — nascidas em 1960 até o início da década de 1980 — as possibilidades da Internet e dos jogos eletrônicos são, no máximo, um hobby. Mas quem nasceu entre o final dos anos 1990 até o início da primeira década do novo milênio, a cha mada Geração Z, não é raro que jogos eletrônicos e a rede mun dial de computadores sejam forma de ganhar dinheiro.

“Hoje em dia, uma pessoa que tem um computador ou um ce lular em casa consegue treinar, participar de campeonatos, entrar no mundo competitivo e muitas das vezes essa mes ma pessoa que treina em casa, acaba se dando bem e começa a receber por isso”, diz Patrick.

O jovem acredita que a pro fissionalização do eSporte vai desmistificar o assunto para as gerações mais antigas. “A cada dia que passa, novos jogado res entram nesse mundo e com mais pessoas abraçando, como

um esporte, também acaba di minuindo a visão errada que tinham antigamente, de que os jogos eram violentos ou que não era possível aprender coi sas boas jogando video game. Ninguém imaginava antiga mente que poderia acontecer isso que acontece hoje: uma pessoa trabalhar com os jogos. Na minha opinião, isso é muito bom”, finaliza.

Números da internet e eSpor te no Brasil

Atualmente uma transmissão ao vivo de partidas de jogos online alcança milhões de in ternautas. Dados do Twitch, plataforma geralmente usada para as transmissões, no ano passado, a média foi de 27 mi lhões de visitantes diários. A audiência fechou em 2021 com 474 transmissões de eSportes e é avaliada em US$ 15 bilhões. Popular no Brasil, o League Of Legends (LOL) — jogo eletrô nico online por equipes —teve a quinta maior premiação dos eSports no ano passado, pa gando U$S 2.225 milhões ao vencedor. A premiação mais alta foi a do jogo Dota 2, no The International 10, que pagou US$ 40.018.195 à equipe Russa.

Quissamã sedia Feira Literária entre os dias

3 e 6 de novembro

Da Redação

A área central de Quissamã vai se tornar um dos principais pon tos de valorização da leitura do Estado do Rio entre os dias 3 e 6 de novembro. A Feira Literária de Quissamã (Fliq), realizada pela Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, terá a presença dos mais de quatro mil alunos da rede municipal de ensino, além de es tudantes de municípios vizinhos. A abertura será na quinta-feira (3), às 13h, na Praça Central.

Além da grande estrutura, com praça de alimentação e integra ção da sede da Prefeitura, Praça Central, pátio da Igreja do Matriz Nossa Senhora do Desterro e Cen tro Cultural Sobradinho, objetivo também é promover um evento com discussões que atraiam di ferentes tipos de público e faixas etárias e que receba diversos ti pos de livrarias e que tenham va lores acessíveis nos livros.

Para incentivar a leitura, a Prefei tura de Quissamã montou uma

programação especial e total mente gratuita, com destaque para atrações infantis. Neste seg mento, se apresentam no Palco Oficial, no dia 3, às 15h, Três Pa lavrinhas, maior canal cristão in fantil do YouTube. No dia 4, 18h, haverá musical infantil com Bia Bedran. No sábado, acontece es petáculo circense e música com o Le Peppe Circus, às 11h e 17h. No domingo, às 18h, Mundo Bita, faz show feito de músicas, cores, aprendizado e alegria.

Entre as apresentações, a Feira Literária vai contar com teatro, dança, música, artes visuais, ativi dades circenses, palestras, rodas de conversa, oficinas de turban tes, tranças, dobraduras e tendas culturais, além de participação de escritores locais e regionais, e grandes nomes da literatura e música brasileira, como Nando Reis, Melim e Diogo Nogueira.

“Quando meus amigos da escola me falaram que teria Melim fiquei muito feliz. Gosto bastante e es tou muito ansiosa para conhecer

eles. A Feira vai ser muito legal e vou aproveitar bastante, conhe cer livros, comprar também”, con tou a pequena Alexia Dutra, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Tânia Regina Paula.

Sua amiga de turma, Sofia Silva, de 8 anos, também está ansiosa para a Fliq. “Vou com a escola nos primeiros dias e vou voltar com meus pais nos outros dias. Nossos colegas de turma só falam disso porque vamos ter oportunidade de conhecer muita coisa legal.

Gosto muito de ler sobre animais e histórias. Gosto de ler porque na Parada Pedagógica aprendi que é importante”, disse.

Para os alunos regularmente matriculados na rede pública municipal, além de professores e profissionais em exercício na Se cretaria Municipal de Educação, a Fliq conta com outra grande novi dade: um Vale Livro com valor de até R$ 120. Será exclusivamente para aquisição de livros, com va lor de R$ 70 para alunos e R$ 120 para professores e profissionais.

07PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
Foto: Divulgação Foto Divulgação
Patrick Soares, de 23 anos, também é gamer e criador de conteúdo digital, que tem mais de 100 mil seguidores nas redes sociais
Do lixo | Sem condições de comprar um computador Patrick montou o seu do lixo, e hoje tem 100 mil seguidores
Atrações incluem Nando Reis, Melim e Diogo Nogueira, além de Três Palavrinhas, Bia Bedran e Mundo Bita para as crianças Público | Prefeitura espera presença de quatro mil alunos da cidade

Deputado Estadual eleito

A caminho do terceiro mandato Bruno Dauaire

O deputado estadual Bruno Dauaire (União Brasil) completará 38 anos em 20 de fevereiro de 2023. Ele estará em seu terceiro man dato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Nascido em Ni terói, ele é advogado e pós-graduado em Administração Pública. Há décadas, o sobrenome da família é relacionado à política em São João da Barra e Campos dos Goytacazes. Depois de disputar três eleições consecutivas e vencer todas, um novo desafio surge a partir do ano que vem, segundo o parlamentar.

Bruno Dauaire conquistou no último pleito a confiança de 68.455

O senhor se considera um polí tico de direita, progressista ou de centro?

Não consigo me conceituar em um rótulo único porque defen do diversas bandeiras e pautas que se confundem no imagi nário como de direita, centro ou progressista. Por exemplo: implantei o maior programa de transferência de renda da história do Rio de Janeiro, com crédito ao pequeno empresário, reabri restaurantes populares, fiz a Casa de Direito da Mulher Daniella Perez, levo a bandeira dos que sofrem de doenças ra ras. Enfim, são muitas dezenas de pautas que defendo que não têm fronteiras. A prova disso é que recebo o reconhecimento de eleitores dos diversos perfis.

Qual a importância de um par tido político para um candida to?

Para um candidato, ter um par tido composto de integrantes

Não me vejo em um rótulo único, pois defendo bandeiras e pautas que se confundem no imaginário como de direita, centro ou progressista

com grande representatividade e consistência eleitoral, para que tenha uma legenda alta. E para o mandato, é um porto seguro para que as bandeiras que defendemos pela popula ção tenham força política e se jam potencializadas através da legenda. Quando um partido é forte, facilita a atuação do par lamentar.

Há algum político que admira ou que inspira em sua carreira?

Meu avô Alberto Dauaire é a ori gem de tudo para mim. Até hoje, quando estou nas ruas, escuto alguém contar algo positivo so bre ele. Meu pai é um líder inspi rador com uma experiência que me ajuda. Mas fora da família, não posso deixar de citar esse talentoso jovem, uma máquina política que é o Wladimir Garo tinho.

O senhor atuou no Executivo como secretário de Estado. Há possibilidade de voltar ao go verno ou pretende cumprir teu novo mandato exclusivamente na Alerj?

Quem escolhe secretário é o governador e quem escolhe de putado é o povo. Tenho muito orgulho de ter ocupado a Secre taria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O governa dor Cláudio Castro (PL) me deu

condições de fazer um trabalho produtivo e de muito resultados, com várias entregas. Estarei sem pre à disposição para contribuir. O meu lugar será sempre onde eu possa exercer melhor o meu ofício de homem público.

Cogitaria se candidatar à Prefei tura de São João da Barra ou de Campos futuramente?

Acabei de sair das urnas com uma votação histórica que me foi dada pela população. Foram quase 70 mil votos, recorde em Campos, onde recebi o apoio do meu amigo e irmão Wladimir Garotinho. Tam bém tive ao meu lado o grupo do saudoso deputado João Peixoto e de diversas lideranças. Fizemos só em Campos mais de 47 mil vo tos e ganhamos em todas as zonas eleitorais. Fora de Campos, foram mais de 21 mil votos. Fui o segundo mais votado em São João da Bar ra. Seria uma realização ocupar o Executivo Municipal, mas tudo tem o seu tempo. O meu, agora, no início do próximo mandato, é retri buir com trabalho os votos que recebi desses municípios. Sobre eleição municipal, vamos deixar

eleitores. Segundo ele, foi um reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido também no Executivo, quando foi secretá rio de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Nes ta entrevista, o deputado estadual fala sobre influências familia res, projetos para a Alerj, especulações sobre disputar a prefeitura de São João da Barra futuramente, além das eleições polarizadas e tensas para presidente do Brasil.

O sobrenome Dauaire é conhecido há décadas no meio político da região. Isto ajuda ou atrapalha em uma disputa eleitoral?

São 70 anos emprestando o nome da família Dauaire para a vida pública, em benefício da nossa região. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história, que começou com o meu avô, o ex -deputado Alberto Dauaire, teve prosseguimento com meu pai, o ex-prefeito de São João da Barra, Betinho Dauaire, e que, comi go, chega à sua terceira geração. São décadas de trabalho, com um legado de lutas, 16 mandatos consecutivos e três passagens por secretarias de Estado. O sobrenome Dauaire sempre abriu portas.

Costumo dizer que não há de senvolvimento do estado do Rio de Janeiro sem o desen volvimento do interior. Grande parte do PIB fluminense passa por aqui, com a produção de petróleo e gás natural. Porém, nos acostumamos a ver a esma gadora concentração de inves timentos do Governo do Estado apenas na capital e na Região Metropolitana. Esse panorama mudou nos últimos anos com o governador Cláudio Castro. Ele entende a importância e as necessidades do interior e está colocando em prática o maior pacote de obras e investimen tos da história do Rio. Temos que aproveitar esse momento. Vamos continuar lutando pelo desenvolvimento regional. Precisamos pensar nos jovens em todos os aspectos. Vamos continuar trabalhando para ampliar as oportunidades de qualificação e de emprego,

Seria uma realização ocupar o Executivo Municipal, mas tudo tem o seu tempo. O meu, agora, no início do próximo mandato, é retribuir os votos que recebi

um pouco mais para frente. Entre tanto, a possibilidade de disputar a Prefeitura de São João da Barra está, sim, no meu radar.

Como avalia a conquista da ree leição para a Alerj?

A minha votação foi um reconhe cimento da população pelo traba lho que realizei tanto no Executivo, quando fui secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, como enquanto parla mentar. Fizemos uma campanha prestando contas nos bairros e municípios e ela foi bem entendida no estado inteiro. Apresentamos

nossas propostas, mas também mostramos que fizemos muito pela população.

O que considera por parte do eleitor decidir por sua candida tura?

O eleitor está muito mais atento e não se deixa enganar. Com acesso à internet, existe uma facilidade maior de fiscalizar os deputados e conferir se o que os candidatos falam é verdade. Acredito que essa enorme votação, principalmente em Campos, onde recebi 47.542 votos e me tornei o deputado es tadual mais votado da história do município, seja um reconhecimen to da população ao trabalho em parceria comigo, do meu irmão, amigo e prefeito Wladimir Garo tinho e do governador Cláudio Castro. Sem esquecer de diversas outras cidades onde também fica mos bem colocados. Em São João da Barra, fui o segundo mais vota do.

Mostramos nesses últimos anos que é possível fazer a política do bem, a favor da população e sem picuinhas. Temos serviços presta dos. Essa parceria é responsável,

por exemplo, pela reabertura do Restaurante Popular, da reforma do HGG, do Bairro Legal do Par que Saraiva, do início do Café do Trabalhador e muito mais, além de diversos equipamentos impor tantes em outros municípios. As urnas não mentem.

Quais suas expectativas para o novo mandato?

Nossas expectativas são as me lhores possíveis. Da mesma for ma como a população reconhe ceu nosso trabalho na última eleição, ela quer que façamos mais. Ainda com 37 anos, sou um dos deputados estaduais mais novos da Alerj, mas chego com experiência para o terceiro man dato. A exigência vai ser maior, mas estou preparado para con tinuar representando o nosso interior e brigar por mais investi mentos na região. A votação que tive me dá mais força política e representatividade.

Quais são os projetos que levará para a Alerj em favor dos flumi nenses, sobretudo os da região de seu domicílio eleitoral?

também pensando na melho ria da infraestrutura. Isso tudo sem esquecer das questões sociais que são fundamentais. Também não há desenvol vimento pleno enquanto as pessoas passam fome ou são vítimas de violência. Por isso, vamos trabalhar por mais um Restaurante Popular em Gua rus, pela ampliação dos pro gramas de defesa da mulher para todo o estado e para in teriorizar mais equipamentos que melhorem a vida da popu lação.

O Brasil elege um presidente neste dia 30. Independente mente de quem vença, sabe mos que o país está dividido.

O que fazer para reunir os brasileiros após as eleições e a partir do ano que vem?

O Brasil vai dividido para as ur nas. Acredito eu que a necessi dade de gerar empregos, movi mentar a economia, manter a inflação caindo, como aconte ceu nos últimos três meses, pro mover o reajuste real do salário mínimo, são ações que vão unir a população. A disputa ficará para trás, o povo vai se unir nes sas bandeiras e caberá ao eleito entender a voz das ruas. O povo quer apenas que seus represen tantes trabalhem sério para me lhorar a vida deles.

Político especula se candidatar à Prefeitura de SJB, fala de influências familiares e sobre o Brasil dividido
Ocinei Trindade
09PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
Foto: Divulgação
Ainda com 37 anos, sou um dos deputados estaduais mais novos da Alerj, mas chego com experiência para o terceiro mandato

Meningite: doença preocupa autoridades de saúde

Especialista reforça a importância da imunização para evitar o surto

A volta de atividades ao ar livre e o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras fizeram com que os bra sileiros voltassem a conviver com outros problemas de saúde que vão além do coronavírus. Entre eles, está a circulação do meningo coco, principal bactéria por trás da meningite.

Considerada uma doença endê mica no Brasil, que circula o ano todo, a meningite acomete princi palmente bebês, crianças e ado lescentes, mas pode ocorrer em pessoas de todas as idades. Uma em cada cinco pessoas que con traem a meningite meningocócica morrem, segundo a diretora mé dica da Vaccini e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imuni zações (SBIm), a médica pediatra Isabella Ballalai. Para ela, além da alta letalidade, preocupa, tam bém, o fato de que uma em cada cinco pessoas que sobrevivem à doença apresenta sequela grave, como amputação dos membros.

Por isso, a especialista ressalta a importância da vacinação. Mas, o que é, exatamente, a me ningite? Por que a meningite me ningocócica é considerada uma das mais graves? Quais os tipos, causas, sintomas, gravidade e consequências? A médica pedia tra explica que a doença, além de grave, é causadora de surtos, e, com as coberturas vacinais baixas, mantém autoridades de Saúde em alerta no Brasil.

“A meningite é uma doença cau sada por vírus, fungos e bactérias. Aquelas causadas por bactérias são as mais graves. Dentre as bac térias, a que mais causa doença no nosso país é a chamada meningo coco. Ela vive no nariz e na gargan ta de algumas pessoas. Cerca de três a cada 10 adolescentes e jo vens de até 24 anos carregam essa bactéria na sua garganta e no nariz e, sem saber, transmitem a doen ça. É claro, qualquer pessoa pode

carregar, inclusive crianças, apesar de ser mais raro, mas esse público dos jovens são mais transmisso res”, explica. A médica ressalta, ainda, que são cinco tipos do me ningococo: A, C,W, Y e B. Por isso, existem vacinas específicas contra cada um deles.

País em alerta O recente aumento no número de casos e mortes por meningite na cidade de São Paulo fez com que

governos estaduais despertassem a atenção da população para a prevenção à doença, para que ela não saia do controle. Para isso, a vacinação é de extrema importân cia.

“A meningite meningocócica preo cupa as autoridades públicas. Por isso, desde 2010, o Ministério da Saúde vacina as crianças menores de 5 anos com a vacina menin gocócica do tipo C, que era o que mais causava a doença naquela

Saúde

época. Desde então, o meningo B tem sido causa de 60% dos casos da doença entre crianças e adoles centes, seguido pelo meningo W. Hoje, o número de casos do me ningo C em crianças e adolescen tes caiu por conta da vacinação. Mas, o meningo C ainda circula en tre nós e a gente tem visto, como em São Paulo agora, um surto de meningo C por conta da baixa pro cura vacinal”, aponta.

Importância da vacina e a preo cupação com o surto As sociedades brasileiras de Pedia tria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam as vacinas contra os tipos ACWY e contra o tipo B para crianças e adolescente de até 19 anos de idade. Além disso, des tacam a necessidade de reforços para a vacina ACWY — ou mesmo a C — aos 5, 11 e 16 anos de idade. O Ministério da Saúde oferece, hoje, a vacina contra o meningo C para crianças menores de 5 anos de ida de e a vacina ACWY para os adoles centes de 11 a 14 anos.

Apesar dos avanços obtidos pela saúde pública nos últimos anos, a meningite é uma doença que causa muitas mortes. Isso sinaliza a importância do conhecimento das pessoas sobre como prevenir a doença. A vacinação é a principal ferramenta para evitar epidemias de meningite meningocócica.

“A gente hoje não vive o surto da doença no país. A gente viveu no início do ano no Espírito Santo e agora vive em uma região de São Paulo. O número de casos au menta porque voltamos a circular com as crianças e adolescentes, muitos não vacinados. Não pode mos deixar acontecer o surto. As famílias de nossas crianças e ado lescentes precisam levá-los para se vacinarem. Todos, a partir dos três meses de idade e, até pelo menos, os 19 anos precisam ser

imunizados contra a meningite meningocócica. O número de ca sos no Estado do Rio aumentou, mas não é um surto. Temos que vacinar, para não deixar que isso ocorra!”, falou.

Transmissão

A transmissão da meningite bac teriana ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta expelidas durante a fala, espirro ou tosse. Algumas pessoas podem transportar as bactérias causa doras da doença em seus corpos mesmo se não estiverem doentes, como explica a médica pediatra.

“A meningite pega no silêncio. Você não vê, não precisa encontrar uma pessoa com a doença, por que muitos carregam a bactéria sem apresentar nenhum sintoma e transmitem conversando, be bendo no mesmo copo, da mesma forma que a gente pega tantas ou tras infecções transmissíveis por vias respiratórias. Quando a gente estava na pandemia, em casa, ou mesmo saindo de máscara, o nú mero de casos de meningite me ningocócica caiu muito, porque não dava para saber quem estava transmitindo. Por isso é importan te vacinar”, finalizou.

11PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
Fotos: Agência Brasil Médica | Isabella Ballalai
Recomendações para a vacinação contra Meningite Meningocócica: Recomendações da SBP e SBIm Recomendações do Ministério da Saúde Logotipo Vaccini + Slogan | HORIZONTAL MenACWY MenB duas doses com intervalo de 2 meses para adolescentes não vacinados na infância 3 meses 3 meses 5 meses 5 meses 12 meses 12 meses 5 meses 11 meses 16 meses MenACWY MenC uma dose entre 11 e 14 anos de idade 3 meses 5 meses 12 meses

Moda para eles

O efeito do di álogo criativo entre Kim Jones e o designer ERL rendeu a cole ção cápsula Dior Men’s Spring 23, pensada para alinhar o estilo descontraído da Califórnia e a típica elegância parisiense. Para retratar todo o conceito, a L’Officiel Hommes Brasil convidou o empreendedor social Enzo Ce lulari em rápida passagem pela capital da moda, para ser estrela da capa e do edito rial full Dior. A L’Officiel Hommes pode ser encontrada nas bancas de todo o Brasil, e também nos aplicativos do GoRead, Claro Banca, Pressreader e Revistaria S.

Em crescente É consenso que o futuro da mobilidade passa pela eletrificação, mas os veículos não poluentes ainda são itens raros, es pecialmente nas ruas e estradas brasilei ras. A razão é essencialmente econômi ca, já que a tecnologia embarcada tem custos altíssimos. O mercado, porém, começa a se tornar um tanto mais con vidativo, e por um motivo bastante cla ro: o aumento da oferta de usados. Por se tratar de um mercado embrionário, não há números consolidados apurados pelas associações, mas basta um breve passeio por lojas físicas de revendedores ou por plataformas online para perceber o movimento.

Passeio ecológico

A ONG Campos + Verde estará promoven do um passeio ambiental para o Parque Estadual do Desengano, no espaço Mata Maga. Esse passeio tem como objetivo levar a comunidade até a Mata Atlântica e apreciar a beleza natural da nossa região e assim conscientizar a população sobre a preservação de nossas árvores urbanas promovendo a educação ambiental como um todo. O encontro serás às 06h:30m na rodoviária Shopping Estrada, o ônibus sairá às 07h em ponto, saída do local às 16h Chegando ao local estará disponível: Café da manhã, Trilha de 4km (ida e vol ta), Banho de cachoeira, riacho e piscina natural, Almoço, Vôlei, Passeio a cavalo e Pescar no tanque de peixes. O paga mento do valor pode ser dividido em 2x, sendo que a última parcela terá que ser paga até dia 10/11. O evento não tem fins lucrativos. Uma forma de incentivar o mo vimento ecológico no município. Contato: (22)99865-8696.

Caiçara

“CAIÇARA” é o mais novo artfilm do empresário visionário Oskar Met savaht. O curta-me tragem faz parte da antologia “INTERACTIONS”, realizada pela marca do empresário, a Osklen Brasil. O curta discute a impor tância do conhecimento ancestral na preservação do oceano e do consumo responsável da fauna marinha, além de abordar a questão da pesca predatória versus a pesca artesanal. O persona gem principal do curta ficcional de 8 minutos, é um jovem caiçara que detém o saber da pesca artesanal de subsis tência, um conhecimento que vem de muitas gerações. Esse menino entende o papel desse conhecimento ancestral na relação de equilíbrio com o mundo e com o oceano. Para assistir é só entrar no canal da Osklen no YouTube.

Dá-lhe Excess!

O empresário Sergio Ribeiro, presidente do Grupo Excess Pro duções está a todo vapor na produção de mega eventos por todo Brasil. Após a Expo Agro de Campos, Macaé, Cabo Frio, chegou a vez de Araruama, terra natal do empresário ganhar a sua mega exposição agropecuária. Dos dias 03 a 06 de novembro, Léo Santana, Michel Teló, Pitty e Mumuzinho estarão abrilhantando a festa da localidade, no Parque de Exposições, com entrada fran ca. Não para por aí, no dia 19 do próximo mês “O Embaixador” Gusttavo Lima se apresenta com o seu novo show, em Macaé às 20h, no estacionamento do Centro de Convenções da cidade. Bombando, mesmo! Agora, um spoiler… Aguardem o verão 2023 promovido pela empresa. Vem que vem com força!

Bienal chegando!

Foi lançada na se mana passada, a programação ofi cial da XI Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes, que acontece de 02 a 09 de novembro, no estacionamento do Guarus Plaza Sho pping. O evento é realizado pela Prefeitura de Campos, em parceria com o Sesc-Rio. A Bienal contará com atrações de projeção nacional, como a cantora Zélia Duncan, por meio de parceria com o SESC-RJ. Outra parceira importante será a Associação Bra sileira de Difusão do Livro (ABDL), que levará 18 expositores para a feira, trazendo 90 dife rentes selos literários e 200 mil livros, sendo 3.500 inéditos. A entrada é franca!

Nosso show!

O cantor e com positor Erasmo Carlos está de volta aos palcos com força total. O artista deu início à sua nova turnê, intitulada “O futu ro pertence à jo vem guarda”. Um mega show é esperado por toda sociedade campista marcado para acon tecer dia 29 do próximo mês, terça-feira, às 20h, no Teatro Municipal Trianon, promovido para marcar os 10 anos de sucesso do Sistema de Comunicação Terceira Via. E os convidados podem esperar além de um verdadeiro espe táculo eletrizante , várias surpresas prepara das com muito carinho e afinco para todos os presentes. Uma noite memorável com toda certeza. O evento será transmitido ao vivo pela Terceira Via TV e on-line em todas as nos sas plataformas digitais. Patrocínio de: MPE, Ases, Chevrolet/Nissan, Rodrigo Cerqueira, Olívia Assed, Casa das Telhas, Fabiana Werne ck, Sun Rocha, Aport Corretora, Norte Saúde, Francine Bellei, Vaccini, Rogério Venâncio, Lui za Diniz, Trindade, Marial Eucaliptos Madeiras, Nutrimed, Rede Mariana, Ponto e Vinho, Rede Atlântica, Vilarejo, Mara Jóias, Criador e Cia e Dreams Store. Apoio Rosiléia Rocha.

No Brasil

O Coldplay anunciou novas datas para as oito apresentações da turnê “Music Of The Spheres” no Brasil. Os shows que aconte ceriam em outubro deste ano, serão reali zados em março do ano que vem. As apre sentações em São Paulo que aconteceriam no Allianz Parque, agora serão realizadas no Estádio do Morumbi nos dias 10, 11, 13, 14, 17 e 18 de março. Já as apresentações no Rio de Janeiro irão permanecer no Estádio Nilton Santos e serão realizadas nos dias 25 e 26 de março. Quem já possui os ingressos comprados anteriormente, fiquem tranqui los que eles serão válidos.

12PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022 Fotos: Arquivo do colunista @graudistribuidora @vitalemoveisedecor
Um show de mulher! Eletrizante, elegante e gatíssima! Bárbara Caroline Prefeito de Campos, Wladimir Garotinho festejando
novo
tempo da
filhota linda,
Gabi Na
Disney com os anfitriões de
Orlando,
Mickey & Minie: Heitor, Renata e Fernanda Passos Buziando in love: Milena Dodde e Rodrigo Barbosa
Na
beca,
o casal bacana Karlise Silva e Elias Viana
Aquele relax de responsa, o camarada
Rick Paes
Linda e competente: Dra. Sumara Valinho gravando meu programa Relax capixaba, a querida
Soraya Alexim Menezes
Aquele
amigo de todas
as horas sempre:
Felipe
Quintanilha Vibrando
com o Tetra do Mengo, o Governador do RJ, Cláudio Castro com o deputado Thiago Rangel Só no pedal de lei minha querida Anelis Brum Aniversariante queridaça: Michelle Mayrink
Em convenção
de moda
o casal
super
querido:
Ronaldo Félix Bia Azeredo Casal incrível: Joana Mambreu e Rafael Bieli Da melhor qualidade o mano Anderson Assis Acorda Pedrinho Bernardez! Só na sinuquinha
Ela
é luz pura! Minha amada Fátima Castro Salve Salvador! A gata Janaina Valentim No Macara o cara que é mengo “roxo”: Thiago Cantarino Outubro Rosa em ação: Martha Henriques e Patrícia Abud em evento do Grupo IMNE Querida Janine Raposo comemorando os 15 anos da filhota Branca

Erasmo Carlos...

A fama em um filme

Aloysio Balbi

O filme “Minha Fama de Mau”, roteiriza do a partir do livro homônimo do cantor e compositor Erasmo Carlos, faz sucesso na plataforma de streaming Globoplay, produção considerada o melhor relato de um dos mais importantes movimen tos da música brasileira, a Jovem Guarda, que viralizou nos anos 60/70, influencian do costumes – do vocabulário ao vestuá rio – de seguidas gerações.

A obra do diretor Lui Farias é fiel à auto biografia do artista em uma linguagem moderna de cinema. Começa a ser am bientada na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde Erasmo nasceu, criado por mãe solo, que morava em um cortiço, onde todos os moradores dividiam, não só o único banheiro, mas também suas dúvi das e amarguras.

Erasmo, que ainda não era Carlos, e sim

bouças era uma mera expectativa. En quanto o sonho não se realizava, Erasmo, com um grupo de amigos, roubava fios de cobre para conseguir os trocados. Fazia parte desse grupo um jovem pre to e já com sinais de obesidade que se chamava Sebastião, mas atendia pela abreviatura de Tião. Porém, Erasmo in sistia em chamá-lo de “Tim” e Tião não gostava. – “Poxa, eu sou Tião! Não Tim”. Pois é, Erasmo, que nem sabia que iria precisar de um sobrenome artístico, acabou despretensiosamente dando o nome de fama a outro monstro da mú sica brasileira. O Sebastião ou Tião, que Erasmo chamava de Tim, viria a ser Tim Maia. Foi Tim, que nessa época, ensinou a Erasmo os três primeiros acordes do violão. Três únicos acordes que muda ram tudo no jovem Erasmo e em milha res de outros.

Erasmo era fã de Elvis Presley, o que era

Tim, dono de um ouvido absoluto, era um músico completo e decidiu sair da Ti juca, não para a Zona Sul, mas, sim, para Nova York.

Antes de partir, Tim disse para Erasmo que rock tinha vida curta, e que ele gos tava mesmo era de jazz. Discordaram, mas concluiu-se que para aquela época ambos estavam certos. O rock ainda era novo no mundo e não tinha a textura e a sofisticação do jazz, este bem mais próximo da Bossa Nova, que começava a surgir.

Se a Bossa Nova nasceu na Zona Sul do Rio, o filme sugere que a Jovem Guarda nasceu na Tijuca. Foi bem isso. Ele co nhece Roberto Carlos, que já cantava em rádio e, sentados em um ônibus, acabam compondo a primeira música.

O filme vai unindo todas as pontas que ligam Erasmo a Roberto Carlos. No meio disso tudo tinha Wanderléa, a garota

Jovem Guarda”, exibido pela TV Record.

O sucesso fez o país tremer, talvez, por isso, Erasmo tenha recebido o apelido de “Tremendão”. Também, naquela épo ca, era chamado de “O terrível”. A partir daí, expressões como “bicho”, “morou?”, “broto”, entre muitas outras, virariam gírias obrigatórias nos lábios dos desco lados.

Essa história ainda incluiu um terceiro Carlos, que não era nem Erasmo, nem Roberto, mas, sim, o Imperial. Fazer su cesso naquela época puramente analó gica era praticamente impossível sem a mentoria imperativa de Imperial, que já tinha um pensamento quase digital.

E o filme vai narrando os primeiros pas sos desse caminho de sucesso que pa rece que não tem mais fim. Embora o “calhambeque” já buzinasse, Erasmo se locomovia de Rolls-Royce, e Roberto em um Mustang cor de sangue. “Meu carro é

rainha da Inglaterra”, dizia Erasmo. Seus carros eram vermelhos e eles não tinham espelhos para se pentear e usa vam sapatos sem meias. Cabelos na tes ta, eles passaram a ser os donos da festa, pertencendo aos 10 mais. Definitivamen te, eles arrombaram a festa, fizeram fes tas de arromba.

E são os detalhes importantes dessa época que o filme conta. Agora, é preciso colocar na conta do tempo mais de 500 canções que os dois compuseram em parceria. Um recorte dessas estradas, em retas e curvas fechadas até os dias de hoje, que os convidados para o show de Erasmo Carlos, evento de fim de ano do Sistema de Comunicação Terceira Via, verão e ouvirão no Teatro Trianon, em 29 de novembro. Enquanto isso, “Minha fama de Mau”, no Globoplay, é um bom aperitivo.

Longa-metragem conta a história da lenda do rock brasileiro, que estará em Campos, em novembro, para show do Terceira Via
Fotos: Divulgação

Rodrigo Cerqueira,

um cirurgião especialista em mudar vidas através do sorriso

Dentista fundou um instituto para garantir o melhor da Odontologia para Campos

Rodrigo Cerqueira tem 42 anos, 19 deles dedica dos à profissão. Formado pela antiga Faculdade de Odontologia de Campos, hoje Centro Univer sitário Fluminense (Uniflu), ele leciona em cursos de pós graduação, como o do Instituto da Face, no Shopping Guarus, e o Instituto Dentalis, em Itaperuna, e se empenha de maneira incansável na busca de inovações e soluções que possam trazer melhores resultados para a sua área. Foi com esse pensamento que trouxe para Campos o

que há de mais avançado, por meio do Instituto Ro drigo Cerqueira.

Casado e pai de três filhos, o cirurgião dentista apos ta na qualidade de vida e no equilíbrio entre mente, corpo e espiritualidade. Ele acredita que é possível transformar a vida das pessoas através dos sorrisos.

“Eu acordo cedo todos os dias, faço musculação to dos os dias. Gosto de esportes, de bike, gosto de na tação, de futebol. Sou apaixonado por Jesus Cristo, que traz equilíbrio para o espírito, para o coração e para o corpo. A paz que é ser apaixonado por Deus, por Jesus Cristo, pela família e pelos amigos. Tento

sempre o equilíbrio de tempo, tanto com a profissão e os estudos, quanto com a minha família, minha es posa. Eu sempre falo que o sucesso é equilíbrio, é fa zer o que você gosta todo dia. Eu me considero uma pessoa de sucesso porque venho trabalhar todo dia e trabalho muito, mas naquilo que eu amo fazer, que é a Odontologia, e, através dela, a outra coisa que eu amo fazer é transformar a vida das pessoas e fazer pessoas melhores”, diz ele, que também atua fazen do missões.

Rodrigo se formou aos 23 anos e atuou como cirur gião em hospitais, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Mas, sentia que faltava algo. A vontade de ver o sorriso satisfeito do paciente, como resulta do do seu trabalho, foi o que o levou a fundar o Insti tuto Rodrigo Cerqueira. “Minha formação é cirúrgica. O cirurgião buco maxi lo atua bastante em hospital. Eu fazia cirurgias e isso é uma coisa que transforma vidas, resolve proble mas. Mas, eu queria fazer a cirurgia, o implante, e ter a satisfação de ver o paciente voltar a sorrir. Era só mesmo a parte cirúrgica. Comecei a entrar na área de estética também, de reabilitação, próteses, lentes e coroas, para melhorar a autoestima do paciente e ver o resultado do trabalho. A cirurgia é muito im portante, mas, o paciente, quando nos procura, não é para fazer a cirurgia, para colocar um parafuso. Ele nos procura para ter um dente. É isso que nos move, essa transformação. Quando eu falo transforma ção, falo das pessoas que têm dificuldade de sorrir, de mastigar e se torna, muitas vezes, uma pessoa infeliz. Mas, quando sai daqui com um sorriso per feito, com a mastigação perfeita, você vê que até a personalidade da pessoa muda para melhor’, diz o cirurgião.

Para garantir um atendimento completo em um só lugar, Rodrigo não foi atrás somente de especializa ções e especialistas para integrarem o time do Ins tituto. Ele está conectado com os avanços da área. “Nossa clínica tem tudo. Eu sou um amante também da tecnologia e tudo aquilo que melhora a Odonto logia nós temos aqui, desde aparelhos com corte ul tra-sônico, a scanner, fresadora e sedação conscien te com óxido nitroso, por exemplo. Temos máquinas para trabalhar com o sangue do paciente, tanto para enxerto ósseo quanto para estética facial. Temos ozonioterapia, para garantir uma assepsia perfeita do consultório e que também estimula o crescimen to ósseo. O que tem de ponta na Odontologia, e pos

so até dizer, no mundo, nós temos aqui no Instituto Rodrigo Cerqueira”, acrescenta.

O cirurgião explica que, atualmente, a busca mais constante no Instituto é relacionada à estética dos sorrisos.

“Nosso Instituto tem todas as especialidades, mas, o que mais tem aparecido é na área da implanto dontia e reabilitação, pacientes com dentadura que querem trocar por implante. São pacientes que buscam a estética perfeita e também uma mastigação perfeita, para se alimentar melhor. O que nos dá muita satisfação é o chamado protoco lo dentário, porque nos permite ver a reação do pa ciente que chega com uma dentadura, que é uma prótese total removível e nós reabilitamos com um implante

isso,

fica com uma ponte

que muda muito a vida das pessoas e,

uma das coisas que eu mais gosto de fazer”,

profissional.

03PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
Fotos: Arquivo Pessoal
e
fixa. É um procedi mento
por
é
finaliza o
Rua: DR. Siqueira,139Ed. Lumina - Sala 910 Tel.: 22-99808-0809 drrodrigocerqueira Dr. Rodrigo Cerqueira

Mãe Moderna aborda preparação para vestibulares

O programa Mãe Moderna desta semana, apresentado por Luiza Diniz recebe as convidadas Priscila Monken e Raquel Nogueira. O tema abordado foi a preparação para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa inédito vai ao ar toda quarta-feira, às 14:30, na telinha da 3a Via TV e também através do nosso canal do YouTube. Você não pode perder!

Jornal Terceira

Via, ao vivo, de segunda a sexta sob o comando de Fernanda Lisboa

De segunda a sexta-feira você acompanha no Jornal Terceira Via os principais fatos do dia, de Campos e região. A apresentadora Fernanda Lisbôa e toda a equipe de reportagem abordam temas ligados à política, economia e os mais variados assuntos que mexem diretamente com a vida da população. O Jornal Terceira Via é transmitido ao vivo, pela TV 3ª Via, redes sociais e canal do YouTube, a partir das 18h30.

Bom dia, companheiro de viagem!

Que sejamos felizes em nossa jornada!

Lembro aqui o que nos foi ensinado há milhares de anos: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu os amei” . João 15:12

Há vários caminhos e direções até chegarmos ao fim-começo de um outro percurso. Uns dobram à direita, outros dobram à esquerda e há aqueles que desembarcam bem cedo. Há também os que mudam de direção no meio do caminho e outros que simplesmente não fazem escolhas. Ficam no centro ao sabor dos ventos e seus diferentes sentidos. Terceirizam suas posições ou mesmo as vendem. Felizmente a maioria segue tocando em frente, deixando sua marca, escrevendo suas memórias como um rio que inexoravelmente desaguará no mar.

Dobrar em direções opostas não significa que sejamos inimigos. Quer dizer que temos ideias contrárias, mas que devemos defendê-las com civilidade, urbanidade, honradez... Quer dizer que somos diversos, que o contraditório nos leva a refletir e que vivemos numa sociedade plural. Entretanto precisamos ter sempre presente que somos feitos do mesmo barro independente de cor, credo, etnia, território, gênero e ideologia. Nesse retorno, na nossa bagagem, levaremos apenas o que construímos na alma de bom, de ruim e/ ou de omissão. Não levaremos dinheiro, luxo, ostentação... Tudo isso nada representará. A história já terá sido escrita e ela é nossa bagagem. Muito menos as armas nos defenderão de nossos feitos.

A mala precisa ser leve, fluida, cheia de partilhas com os irmãos de estrada, os irmãos de vida vivida, de sonhos sonhados coletivamente. O individualismo empobrece. Não nos leva longe. É preciso ir tocando em frente numa Comitiva da Esperança.

O que é isso, companheiro? Tanto desamor, crimes, mentiras, desafetos, barulho, roubos, desrespeito, gritaria, ganância, maldade...?

O que é isso, companheiro? Ainda há tempo de corrigir as velas, remar em outra direção.

O que é isso, companheiro? A história é feita de escolhas, de opções! Somos corresponsáveis por ela.

(Título do filme do filme de Fernando Gabeira – Direção de Bruno Barreto – O texto não foi baseado na história do filme. )

04PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
Fotos: Carlos Grevi

Prejuvenation e Rejuvenation

Esteja você com vinte e poucos anos começando a fazer um peeling químico su perficial ou com quase cinquenta anos lançando mão de injetáveis anti-rugas, os tratamentos estéticos são feitos por adultos de todas as idades. Mas, dependendo da sua, há realmente uma diferença entre os efeitos que os tratamentos terão em sua pele. Intrigado? Deixe-me falar sobre prejuvenation versus rejuvenation.

O que é prejuvenation?

O conceito surgiu recentemente nos Estados Unidos devido à forte tendência com portamental dos jovens adultos em iniciar cada vez mais cedo os tratamentos com a pele.

Está é uma mistura elegante entre prevenção e rejuvenescimento - um termo rela tivamente recente para entrar no mundo da estética e se refere a cuidar de nossa pele antes que o envelhecimento agarre as rédeas e assuma o controle. Cada vez mais popular entre os millennials, pessoas na faixa dos 20 e 30 anos estão vendo os benefícios de cuidar da pele desde cedo, enquanto ela ainda é jovem, para au mentar o colágeno, a elastina e o volume. E o objetivo, em última análise, é pre servar a pele e evitar as rugas, em vez de tratar os sinais atuais de envelhecimento, para que haja menos necessidade de rejuvenescer mais tarde. É como cortar o en velhecimento pela raiz.

O objetivo do Prejuvenation é mostrar que com atitudes preventivas, obtemos re sultados mais bonitos e naturais a longo prazo. Então, muitas pessoas de vinte a trinta e poucos anos estão adotando o Preju venation , que varia desde simplesmente um skincare adequado , a tratamentos minimamente invasivos como Botox preventivo para afastar linhas de expressão - e tudo mais (como preenchimentos, bioestimuladores ,lasers, peelings químicos, etc.).

E uma das principais razões pelas quais as pessoas estão recorrendo a tratamen tos estéticos desde os seus vinte e poucos anos é para armazenar o seu colágeno - optando por tratamentos que aumentam a produção dessa proteína para que sejam menos suscetíveis às perdas futuras.

Os tratamentos são feitos com o objetivo de estimular o organismo a produzir novo colágeno, criando assim o chamado “Banco de Colágeno”.

Triângulo da beleza e os Beauty Defyners

Quando mais jo vens, normalmente, os rostos possuem a forma de um tri ângulo invertido. Na medida que enve lhecemos, as estru turas faciais cedem e esse triângulo muda de posição.

Nestes casos é possível observar o “triângulo reverso”, com o ápice do triângulo no alto.

Esse novo arranjo facial que vai ocorrendo com o passar do tempo deve-se a uma série de alterações que tem na queda e na perda de volume de algumas estruturas do rosto suas principais causas. O uso de estimuladores do colágeno e o preenchimento facial com ácido hialurônico podem resgatar o aspecto jovial da face. O “triângulo da beleza” ou triângulo invertido é a proporção entre bochechas, mandíbula e queixo e representa o equilíbrio facial. Já os Beauty definers são os definidores da beleza, onde identifi camos as chamadas «áreas da juventude do rosto» e as preenche mos com resultados naturais e harmônicos.

As regiões ao redor dos olhos, em volta do nariz e ao redor da boca são os três complexos que mais merecem atenção. Nós indicamos três áreas faciais como definidoras da beleza. Elas são chamadas de complexos – periorbital (ao redor dos olhos), perinasal (em vol ta do nariz) e perioral (ao redor da boca) – e representadas por de senhos de triângulos na face. Então, cabe ao médico especialista definir qual complexo deve ser tratado prioritariamente. Lembre-se que se a opção for por procedimentos estéticos, o ob jetivo deve ser sempre ressaltar a sua beleza natural, sem exage ros. Esse, talvez seja o melhor parâmetro para um resultado mais harmônico.

O que é rejuvenation?

Rejuvenescimento, por outro lado, é uma palavra com a qual provavelmente estamos todos familiarizadosdescreve o efeito que normalmente associamos a produtos como preenchimentos, botox e tudo mais para tra tar os efeitos do envelhecimento. No momento em que iniciamos o caminho para o rejuvenescimento (aproxi madamente a partir do final dos anos 30), estamos tentando desfazer alguns dos efeitos do envelhecimento em nossa pele, como linhas, rugas, pele enrugada, papada (e, infelizmente, a lista continua). Nesta fase, trata-se de reverter, em vez de preservar.

E há muitos motivos pelos quais as pessoas podem recorrer a tratamentos de rejuvenescimento aos 40, 50, 60 anos e assim por diante. Pode ser para tratar uma insegurança, aumentar sua confiança ou simplesmente res taurar o brilho da juventude.

E se você está no estágio de prejuvenation ou rejuvenation de sua jornada estética, quem realmente se impor ta?! Contanto que você esteja feliz e confiante em sua pele, isso é o que vale.

Botox virou commodity?

Contrário do que muitos pensam, em razão da po pularização deste procedimento, o botox não é uma commodity, que você conseguirá os mesmos benefí cios independente da forma que faça.

Muitos tem essa falsa impressão, que os resulta dos deste procedimento independem de alguns fatores.

Há diferenças em sua aplicação, no resultado estéti co de cada um, no produto escolhido, precisão, co nhecimento anatômico e efeitos adversos.

Então o sucesso do tratamento, para que o resulta do não fique inestético (congelado, por exemplo), está totalmente relacionado a boa técnica executa da, inclusive para que ele dure mais tempo.

Dica da Dermato

As temperaturas mais quentes do verão exigem hidratação redo brada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a inges tão de líquidos e abusar da água, do suco de frutas e da água de côco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a man ter a quantidade adequada de água na pele.

Além do filtro solar, é importante usar chapéu e roupas de algo dão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior par te da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Se puder optar por materiais específicos de fotopro teção, melhor ainda. Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV, ou também específicas para fotoprotecao.

Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

Dr. Rodrigo Lira lança o livro: Accountability e Democracia local no dia 04/11 às 20h30min na Universidade Candido Mendes. Estarei na fila para o autógrafo! Dra. Tatiana Aquino, oftalmologista em recente atualização no XXII Congresso Internacional de Oftalmologia.
05PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022 oliviaassed_dermato Fotos: Arquivo Pessoal

O SHOW

O nosso Show de fim de ano, será uma noite para ficar na história. O famo so cantor Erasmo Carlos fará uma grande apresentação com os seus su cessos como: “Mesmo que seja eu”, “Mulher”, “Minha superstar”, “Gatinha Manhosa”, etc. Será no dia 29 de novembro às 20h30 no Teatro Trianon. Obrigatório o uso da pulseira que dará acesso ao evento. Patrocínio de: MPE, Ases, Chevrolet/Nissan, Rodrigo Cerqueira, Olívia Assed, Casa das Telhas, Fabiana Werneck, Sun Rocha, Aport Corretora, Norte Saúde, Francine Bellei, Vaccini, Rogério Venâncio, Luiza Diniz, Trindade, Marial Eucaliptos Madeiras, Nutrimed, Rede Mariana, Ponto e Vinho, Rede Atlântica, Vilarejo, Mara Jóias, Criador e Cia e Dreams Store. Apoio Rosiléia Rocha.

RAPIDINHAS

*Mara e Bruno Robaina organizaram um almoço no bonito apê para comemorar o aniversário da linda Gabi Simões Hen riques. Presença de familiares e amigos.

*Maria EdyrAlvarenga Vasconcelos pas sou o seu aniversário pelo Rio na última quarta-feira e saiu para jantar com os fi lhos Marcelo e Fernanda em um badalado restaurante.

*O aniversário de Edvar Jr foi muito ani mado. Sempre querido por todos, ele reuniu todas as tribos sociais, políticas e religiosas de Campos, o que deu um tom alegre e divertido no estilo Júnior de ser. A sua amada Sid e o filho Gabriel ajudavam a receber.

*Alexandre Kury Izar aniversariante de terça-feira, passa a data em Atafona sem maiores comemorações. A mãe Ariu zaKury Izar irápresenteá-lo com um belo anel da Bulgari. Mascom certeza será co memorado também pelos fiéis amigos.

*Adriana e Mário Filho construindo uma bela casa em Atafona para os futuros ve rões.

*Valéria e Luiz Alberto Pupe estiveram pelo Santuário de Aparecida na semana que passou.

*Viviane de Aquino recebeu em sua casa, para um delicioso almoço, Roseli e o De sembargador Francisco Pessanha no últi mo fim de semana em sua casa atafonen se.

*Chico de Aguiar acaba de chegar de uma temporada pela Europa. Amou o roteiro cultural já que ele domina bem o assunto.

*O grupo das amigas bailarinas se reuni ram em restaurante da cidade para co memorar as aniversariantes de outubro CyntiaMuylaert, Rita Bastos e Maria Edyr Alvarenga Vasconcelos.

*Soube que em Atafona agora tem um restaurante de comida japonesa. Para que gosta é uma grande pedida.

NIVER

Os parabéns de hoje vão para Leozinho Guimarães, Andreia Lya, Régia Targueta, Adriana Viana, Ruan Barros, Keller Souza Moraes, Marcela Rocha, Marcell Martins, Eleonora G Souza, Silvana Reis e Neide Martini. Amanhã para Nathália Pereira, Fábio Luíz, Mara Riscado, Anderson Si queira, Naiara Letícia de Miranda e Felipe Lemos. Terça-feira para Marlon Azevedo, Thais Sousa, Raquel Cabral, Alexandre Kury Izar, Luciano Barreto, Date Moll, Re nata Britto Brant Gabry, Pollyana Dutra Ribeiro, Marcelo Schimming, Luiz Felipe Goulart Marins e Kelly Peixoto. Quarta-fei ra para Conchita Mota, Margareth Corrêa, Luiz Carlos Barcelos Riscado e Irina Dayer. Quinta-feira Rute Liana Viana, Luciano Freitas, Adriana Jacyntho, Daniel Pagung, Claudio Silva, Tânia Terra e Victor Amaral. Sexta-feira para Arnaldo Vianna, Grace Ferreira, Lucio Pontual, Tatiana D’Avila, Erik Schunk, Chico Puret, Rodrigo Paes, Adriano Faria, Carina Viana, Paula Márcia Castelo Branco e Maria Eduarda Abreu. Sábado para minha irmã Maria Inês Mari nho Teixeira Póvoa Ribeiro, também para Karla Kury, Letícia Simões e João Vicente Gomes de Alvarenga. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

“O problema de ser alguém que cuida muito de todo mundo, é que, raramente, alguém olha para você e enxerga que você também precisa de cuidado.”
07PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
DO ANO
Fotos: Arquivo da colunista O querido aniversariante de terça-feira Alexandre Kury Izar Foto Vilson Correia O dono da noite Edvar Júnior com o amigo Mauro Silva Foto Vilson Correia Carol Aguiar curtindo a sua bela casa atafonense Toda a belezura de Cristiane Nascimento A festejada da semana Maria Edyr Vasconcelos Cledemilce Henrique de Souza e Fátima Raposo Rosana Waked comemorando o niver da nora LuiseLisieux Viana Waked Silvani e Fernando Loureiro brindando Edvar Jr. Foto Vilson Correia Martha Henriques prestigiando Edvar Jr. Foto Vilson Correia Fernanda Passos e Heitor na Disney Luise e Pedro Waked com Maria Vitória a caminho Nilo Marins e seu filho aniversariante da semana Luiz Felipe Goulart Marins Teresa Maria Paes na primeira comunhão do seu amado netinho Thor no Censa Ana Beatriz Basilio Maciel com o Frei Lázaro
PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022 09
Amor que não se mede, mamãe Camila Ribeiro com o seu Pedro Henrique Amor sem fim, Ravi recebendo todo amor dos papais Taysa Assis e Betinho Ganilho A gatinha Juliana Maria na sua linda festa Amor de irmão, Gabi com Anthony Neto A boneca, Lívia Lages Chrysostomo A estilosa, Gabi Ramos Henrique Vasconcellos todo todo no pedal A modelo Maria Luiza Barcelos O jogador Bento Soares Gabi Oliveira na sua linda festa Família abençoada, os papais: Tassiana e Wladimir Garotinho e o mano, Anthony Neto com a aniversariante Gabi. #gabifaz13 O gostoso Miguel Paes aproveitando o seu aniversário Foto: Carol Mothé

INTERINO

ENLACE

Sobem ao altar no próximo sábado, dia 05, em São Paulo, os jovens JULIA e ELIAS. Ela, filha de Tabajara Junior e Ana Fior e ele filho dos campistas Elias Alexandre Assed e Fátima Callado Assed. A cerimô nia e recepção acontecerão num lindo espaço de festas no bairro do Brooklin. Aos noivos, os votos de feliz união.

ARTE E CULTURA

Duas imensas e importantes exposições de arte vem arrastando multidões na cidade maravilhosa e atraindo um público de dife rentes idades, ávido por cultura, diversão e lazer.

Falo da “OsGemeos: Nossos Segredos” em cartaz no CCBB até 23 de janeiro de 23, onde estão expostos mais de 1000 itens dos irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo, considerados uns dos mais importantes artistas plásticos do mundo em suas áreas; A outra impactante mostra é a imersiva “Van Gogh Live 8k”, montada em 2800m² no estacionamento do Barra Shopping, um mergulho na obra de Vincent van Gogh, até 02 de novembro.

“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.

BEBÊ A BORDO

LUANA Albernaz Duarte e CAIO dos Santos Vianna estão grávidos e em contagem regressiva aguardando ansiosamente MATHEU, para quando dezembro chegar.

5.0

Começou a ser distribuído na semana passada o convite de aniversário da queri díssima amiga CRISTIANE Nascimento. Está escrito que será a comemoração dos 50 anos dela, mas acho que houve erro de digitação, não seria 40? Cris festejará a data no dia 26 de novembro a partir de 15h30 no Sítio Nascimento, linda proprie dade da família em São João da Barra. Aos amigos está sendo sugerido levar ali mentos não perecíveis para serem doados a entidades carentes. A festa promete ser de arromba, já que o astral dela e de seus convidados é lá nas alturas. Viva!!!!

BAL MASQUÉ

Outra festa que promete agitar a socie dade campista é também outra come moração de 50 anos. Esses amigos estão muito bem!!! FELIPE Marins, dono de um espírito jovem e empreendedor, estará recebendo no dia 19 de novembro para um Baile de Máscaras. O traje pedido é o clássico do tema, passeio completo e máscara. Será o máximo!!!

MAIORIDADE

JULIANA Ribeiro Gomes e LEONARDO

Barreto receberam a família no Sítio Três Irmãos para comemorar os 18 anos do filho INÁCIO, aliás um jovem campeão nacional de laço. Os irmãos Henrique e Valentina ajudaram nas atenções.

TREMENDO SHOW

Acontece no dia 29 de novembro, no Teatro Trianon, a grande festa do Grupo Terceira Via de Comunicação e terá como atração principal o grande show do Tremendão ERASMO CARLOS, um dos mais importantes nomes da nossa rica MPB.

O evento, que é somente para convidados, tem o patrocínio de: MPE, Ases, Chevrolet/ Nissan, Rodrigo Cerqueira, Olívia Assed, Casa das Telhas, Fabiana Werneck, Sun Rocha, Aport Corretora, Norte Saúde, Francine Bellei, Vaccini, Rogério Venâncio, Luiza Diniz, Trindade, Marial Eucaliptos Madeiras, Nutrimed, Rede Mariana, Ponto e Vinho, Rede Atlântica, Vilarejo, Mara Jóias, Criador e Cia e Dreams Store. Apoio Rosiléia Rocha.

Ô CABRUNCO DE FESTA BOA

A festa de aniversário de EDVAR Jr, acontecida semana passada no Casarão da CDL, foi um agito só, como era de se esperar! Carismático ao extremo, ele tem o dom de reunir e misturar todos os seguimentos e tribos de nossa sociedade em um só lugar. Era prefeito, bispos, padres, sociali tes, sambistas, empresários, funcionários, todos numa só energia onde a tônica da noite foi a alegria e descontração. Detalhe: mais de 2000kg de alimentos foram levados pelos amigos convidados e serão distribuídos a entidades carentes. Acho que esta foto resume bem a noite do “Cabrunco/ Lamparão”.

FESTIVAL GASTRONÔMICO

Após um hiato de 2 anos, volta a acontecer em nossa cidade o já tradicional Festival Gastronômico. Esta é a 4ª edição, que tem como objetivo valorizar, promover e divulgar a culinária local. Com a participação de vários restaurantes, o festival será entre os dias 16 e 27 de novembro, é promovido pela Prefeitura, com apoio da CDL e do Sebrae e tem o patrocínio do Sicoob. Vamos prestigiar?!

ALMA BRASILEIRA

A soprano ANGÉLICA de la Riva, essa incrível cantora lírica que saiu das terras daqui de Baixa Grande e ganhou os maiores e mais importantes palcos do mundo, continua a nos encher de orgulho. Hoje, domingo, ela se apresenta no Centro Nacional de Ópera em NY juntamente com o pianista Max Barros duran te a exposição de arte de Paulo Gouvea. No programa, brasilidades, Villa-Lobos e Carlos Gomes, uma homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna. Bravo, bravíssimo!!!

NELSON HENRIQUE de Souza Oli veira, esse cara que entende tudo de vinho, completou mais um ano de vida no último 21 e partiu para festejar a data juntamente com a esposa Paloma e o filho Pedro Hen rique e o casal Paula e Gugu Oliveira mais os filhos Bernardo e Rafinha para fim de semana de relax em Guarapari. Entre família, brindou a vida, as conquistas e a saúde. Viva!!!

AMIGOS X POLÍTICA

Hoje o Brasil terá sua eleição mais polarizada de todos os tempos. A imprensa e as redes sociais estão fervendo em alta temperatura e no meio desse contexto estamos vendo muitas relações familia res e de amizade sendo colocadas em cheque, ou até mesmo se desfazendo.

Será que vale a pena?

O candidato que será eleito não é e nunca será um “salvador da pátria” e sim o Presidente do Brasil nos próximos 4 anos. Então, não compartilhe nem avalize opiniões que gerem sentimen tos ruins, tenha cautela, respire fundo, conte até 1000, se preci sar. Discorde com elegância e serenidade, discuta ideias. Muitas vezes, visões diferentes nos fazem refletir sobre as nossas próprias opiniões e nos enriquecem, afinal somos todos brasileiros e acima de tudo não se esqueça que “política é ponto de vista e amizade é conquista”.

10PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
MÁRIO CRUZ @mariocamposcruz
Fotos: Arquivo colunista Aconteceu no último dia 22, o casamento de LARISSA e LUIZ FELIPE, com cerimônia e recepção no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. Na foto, os noivos estão ladeados pelos pais dela José Fernandes e Cláudia Saboya com a irmã Thalita e Luiz Carlos Chicri com Maria Christina e a irmã Maria Fernanda. Felicidades!!! ANA CRISTINA Bastos participou e concluiu com sucesso os 7,5km da prova de corrida “Lagoa Night Run”, no entorno da Lagoa Rodrigo de Frei tas, no Rio de Janeiro. Parabéns!!! ADAHIRZINHA Moll retornou esta semana feliz e realiza da de uma linda viagem a Europa. LÉO Zanzi e a cantora que en canta MARIANGELA Honorato Em Iriri, colocando o bronze em dia, EDIMILSON Leandro.
ANDRÉ Braga sob um lindo ipê amarelo

Red

é a

Mundial de Construtores da

em 2022 e quebra a hegemonia de 8 anos da Mercedes

GP dos Estados Unidos

No dia 23 de outubro aconteceu a 19ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, foi o GP dos Estados Unidos, no Circuitodas Américas, em Austin, no estado do Texas. O primeiro GP de Fórmula 1 neste circuito foi em 2012. A pista tem 5,513 km de extensão e 20 cur vas.A corrida teve 56 voltas para chegar a um total de 308,405 km de prova. O recorde da corrida é de Charles Leclerc, pela Ferrari, em 2019, quando fez a volta no tempo de 1min 36s 169.O público do final de semana foi de 440.000 pessoas, o novo recorde da história da Fór mula 1.

O grid de largada da corrida ficou: Na pole position largou Carlos Sainz, da Ferrari, com o tempo de 1:34.356; na 2ª posição, veio Max Verstappen, da Red Bull; na 3ª, Lewis Hamilton, da Mercedes; na 4ª, George Russell, também da Mercedes; na 5ª, Lance Stroll, da Aston Martin; na 6ª, Lando Norris, da McLaren; na 7ª, ValtteriBottas, da Alfa Romeo; na 8ª, Alexander Albon, da Williams; na 9ª, Sérgio Pérez, da Red Bull- largaria da 4ª posição, mas foi penalizado por mexer no motor - e na 10ª posição, Sebastian Vettel, da Aston Martin. Na 11ª posição, veio Pierre Gas ly, da AlphaTauri; na 12ª, Charles Leclerc, da Ferrari - largaria da 2ª posição, mas foi penalizado por mexer no motor -; na 13ª, Kevin Magnussen, da Haas; na 14ª, Fer nando Alonso, da Alpine - largaria da 9ª posição, mas foi penalizado por mexer no motor -; na 15ª, Da niel Ricciardo, da McLaren; na 16ª, Mick Schumacher, da Haas; na 17ª,Nicholas Latifi, da Williams; na 18ª,ZhouGuanyu, da Alfa Romeolargaria da 14ª posição, mas foi pe nalizado por mexer no motor -; na 19ª, YukiTsunoda, da AlphaTaurilargaria da 15ª posição, mas foi pe nalizado por mexer no motor - e na 20ª posição, largando dos boxes, EstebanOcon, da Alpine - largaria do 18º lugar, mas fez alterações no carro no período de parque fecha do.

Na largada, Verstappen passou Sainz e assumiu a liderança. Logo depois Sainz recebeu um toque de Russell, que acabara de fazer de 0 a 200 km/h em míseros 5,02 segundos,Sainz rodou e retornou em penúltimo lugar, já Russell foi penalizado em 5 segundos. Vet tel, Tsunoda e Pérez foram os que mais ganharam posições na larga da: cinco, cinco e três, respectiva mente, com Vettel indo para a 5ª, Tsunoda indo para a 14ª e Pérez para a 7ª colocação.No fim da 1ª volta, os 10 primeiros colocados eram: em 1º, Verstappen; em 2º, Hamilton; em 3º, Stroll; em 4º, Rus sell; em 5º, Vettel; em 6º, Norris; em 7º, Pérez; em 8º, Gasly; em 9º, Albon e em 10º, Leclerc. Na volta 2, Sainz, com problemas

no carro, abandonou a corrida. Na volta 3, Pérez ultrapassou Norris e foi para o 6º lugar e Leclerc passou Albon, indo para a 9ª posição. Na volta 5, Pérez ultrapassou Vettel e foi para a 5ª colocação; Gasly pas sou Norris, indo para o 7º lugar; Bottas ultrapassou Albon e foi para a 10ª posição; Russell passou Stroll e assumiu a 3ª colocação; Leclerc ultrapassou Norris e, depois, Gasly, indo para o 7º lugar e Pérez passou Stroll e foi para a 4ª posição. Latifi rodou sozinho, saiu da pista, mas retornou em último. Na volta 11, Bottas que estava em 10º lugar, foi trocar os pneus, voltando na 14ª posição. Na volta 12, Gasly foi para a troca de pneus, retornando na 13ª colocação eLeclerc passou Vettel, indo para o 6º lugar. Na vol ta 13, Hamilton trocou os pneus, voltando na 7ª posição. Na volta 14, foi a vez de Verstappene Russell trocarem os pneus, retornando na 2ª e 9ª colocação, respectivamen te e Leclerc ultrapassou Stroll, assumindo o 3º lugar. Na volta 15, Pérez e Norris foram para a troca de pneus, voltando na 6ª e 14ª po

sição, respectivamente. Na volta 16, Stroll foi trocar os pneus, retor nando na 8ª colocação; Hamilton passou Vettel, indo para o 3º lugar; Russell ultrapassou Alonso, ga nhando a 6ª posição e Ocon pas sou Schumacher, indo para a 9ª colocação. Na volta 18, Bottas ro dou sozinho, saiu da pista e aban donou a prova. Bandeira amarela, safetycar na pista. Na volta 19, Le clerc, Vettel, Alonso e Ocon foram trocar os pneus, voltando em 4º, 6º, 9º e 12º lugar, respectivamente.

Na volta 20, os 10 primeiros eram: em 1º, Verstappen; em 2º, Hamil ton; em 3º, Pérez; em 4º, Leclerc; em 5º, Russell; em 6º, Vettel; em 7º, Stroll; em 8º, Gasly; em 9º, Alonso e em 10º, Norris.

Na volta 21, a corrida recomeçou, Alonso ultrapassou Gasly e assu miu a 8ª posição e Tsunoda passou Norris, indo para a 10ª colocação.

Na volta 22, Alonso bateu forte na traseira de Stroll, a frente do seu carro subiu, ele foi para fora da pista, bateu no guard-rail e vol tou para a corrida; Stroll bateu no guard-rail do outro lado e aban

donou a prova. Bandeira amarela, safetycar na pista. Alonso foi para o box, trocou o bico do carro e os pneus e retornou para a corrida em último. Na volta 26, a corrida recomeçou. Na volta 29,Leclerc ultrapassou Pérez, saiu da pista na curva e Pé rez recuperou o 3º lugar. Na volta 30, Leclerc voltou a atacar e pas sou Pérez, indo para a 3ª posição. Na volta 35, Hamilton foi trocar os pneus, retornando na 6ª coloca ção; Schumacher, Norris, Tsunoda e Gasly também foram trocar os pneus, voltando em 15º, 13º, 12º e 14º lugar, respectivamente. Na volta 36, Verstappen e Leclerc fo ram para o box trocar os pneus, Verstappen teve problema com uma das pistolas na troca de pneu e acabou sendo ultrapassado por Leclerc nos boxes, voltando no 6º e 5º lugar, respectivamente; Pérez assumiu a liderança da corrida. Na volta 37, Russell foi trocar os pneus, retornando na 7ª posição, logo depois, Russell passou Mag nussen e ganhou a 6ª colocação. Na volta 39, Pérez foi trocar os pneus, voltando no 5º lugar eVettel passou a liderar a prova; Versta ppen ultrapassou Leclerc, este deu um X no Verstappen e recuperou a 3ª posição, Verstappen atacou de novo e passou Leclercmais uma vez, indo para a 3ª colocação; Rus sell ultrapassou Pérez, mas este recuperou o 5º lugar. Na volta 41, Hamilton passou Vettel e conquis tou a liderança da corrida. Na volta 42, Vettel foi para a troca de pneus, teve um problema semelhante ao do Verstappen, perdeu tempo e re tornou na 13ª posição. Na volta 44, Latife e Schumacher se tocaram, saíram da pista e retornaram; La tife foi punido em 5 segundos. Na volta 46, Norris ultrapassou Ocon, indo para a 8ª colocação, em se guida, Ocon foi trocar os pneus, voltando no 14º lugar. Faltando 10 voltas para o final, a classifica ção dos 10 primeiros estava: em 1º, Hamilton; em 2º, Verstappen; em 3º, Leclerc; em 4º, Pérez; em 5º, Russell; em 6º, Magnussen; em 7º, Alonso; em 8º, Norris; em 9º, Albon e em 10º, Guanyu.

Na volta 49, Alonso passou Mag nussen, indo para a 6ª posição. Na volta 50, Verstappen ultra passou Hamilton e assumiu a liderança da corrida. Na volta 52, Vettel, que tinha passado Guanyu, passou Albon, indo para a 9ª colocação. Na volta 55, Rus sell trocou os pneus e retornou no mesmo 5º lugar. Na última volta, Vetteltinha passado Mag nussen e ido para a 8ª posição, Magnussen ultrapassou Vettel, mas, à frente, Vettel passou Mag nussen de novo e recuperou a sua 8ª posição. Vettel foi escolhi do o piloto do dia e Russell fez a volta mais rápida da corrida com o tempo de 1:38.788 e a velocida de média de 200,902 km/h.

Final de prova, Verstappen foi o vencedor; em 2º lugar, chegou Hamilton; em 3º, Leclerc; em 4º, Pérez; em 5º, Russell; em 6º, Nor ris; em 7º, Alonso; em 8º,Vettel; em 9º, Magnussen e em 10º, Tsu noda. Em 11º lugar, chegou Ocon; em 12º, Albon; em 13º, Guanyu; em 14º, Gasly; em 15º, Schuma cher; em 16º, Ricciardo eem 17º, Latifi. Não completaram a prova: Sainz,Bottas e Stroll.

@rodrigovianarodrigoviana 11PÁGINA 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2022
Após a 19ª etapa das 22 programadas para o ano, ou seja, 86% já concluída, a classificação do campeonato ficou: Classificação do campeonato mundial de pilotos: 1º Max Verstappen Red Bull 391 pontos 2º Charles Leclerc Ferrari 267 pontos 3º Sérgio Pérez Red Bull 265 pontos 4º George Russell Mercedes 218 pontos 5º Carlos Sainz Ferrari 202 pontos 6º Lewis Hamilton Mercedes 198 pontos 7º Lando Norris McLaren 109 pontos 8º Esteban Ocon Alpine 78 pontos 9º Fernando Alonso Alpine 71 pontos 10º Valtteri Bottas Alfa Romeo 46 pontos 11º Sebastian Vettel Aston Martin 36 pontos 12º Daniel Ricciardo McLaren 29 pontos 13º Kevin Magnussen Haas 24 pontos 14º Pierre Gasly AlphaTauri 23 pontos 15º Lance Stroll Aston Martin 13 pontos 16º Mick Schumacher Haas 12 pontos 17º YukiTsunoda Alpha Tauri 12 pontos 18º Zhou Guanyu Alfa Romeo 6 pontos 19º Alexander Albon Williams 4 pontos 20º Nicholas Latifi Williams 2 pontos 21º Nyck De Vries Williams 2 pontos (1 corrida) 22º Nico Hulkenberg Aston Martin 0 pontos (2 corridas) Classificação do campeonato mundial de construtores: 1º Red Bull 656 pontos 2º Ferrari 469 pontos 3º Mercedes 416 pontos 4º Alpine 149 pontos 5º McLaren 138 pontos 6º Alfa Romeo 52 pontos 7º Aston Martin 49 pontos 8º Haas 36 pontos 9º Alpha Tauri 35 pontos 10º Williams 8 pontos A próxima corrida será o GP da Cidade do México, no Autódro moHermanos Rodriguez, no dia 30 de outubro. Até lá!
Bull
Campeã
F1
Com 440.000 pessoas, o GP dos EUA bateu o recorde de público da história da Fórmula 1 Fotos: f1.com e arquivo pessoal
Logo após a largada, a rodada de Carlos Sainz, que abandonou a corrida. A equipe Red Bull comemorando o título de Campeã Mundial de Construtores da temporada 2022 da F1. A troca de pneus da equipe Red Bull no carro de Max Verstappen 440.000 pessoas lotaram o Circuito das Américas, nos EUA, batendo o recorde de público da história da F1 Charles Leclerc chegou no 3º lugar Max Verstappen logo depois de ultrapassar Hamilton e assumir a ponta para ganhar a corrida Christian Horner, Chefe da equipe Red Bull, Campeã de Construtores da F1 de 2022 Sérgio Pérez e Leclerc separados por apenas dois pontos, a favor do segundo, na disputa pela vice-liderança Yuki Tsunoda ganhou 9 posições na corrida Charles Leclerc e Tsunoda foram os que mais ganharam posições na corrida, 9 cada um Max Verstappen vence mais uma corrida nesta temporada

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.