J3 NEWS EDIÇÃO 323

Page 1

Centro novo esbarra em legislação antiga

Comércio pede mudança no Código de Obras e no Plano Diretor

Campos tem áreas verdes ociosas que são pouco utilizadas para lazer

Prefeitura diz que tem projeto de revitalização PÁGINA 06

Prazo para quitar IPTU com 7% de desconto até 15 de fevereiro

Imposto pode ser dividido em até 10 vezes PÁGINA 06

Desfiles de Carnaval voltam a SJB depois de espera de dois anos

Escolas vão se apresentar dias 19, 20 e 21 PÁGINA 09

Aulas retornam com novidades nas redes estadual e municipal

Ano letivo começa no dia 6 de fevereiro, tanto para as 234 unidades da rede municipal quanto para as 49 da estadual em Campos. Mudança na grade curricular e implantação de projetos são novidades.

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 323 CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023 J3NEWS
Kitesurf em alta nas praias da região
Flávia Andretti na coluna de Carlos Frederico PÁGINA 10 Em estudo | Prédios antigos podem ganhar nova função
Foto: Arquivo Pessoal Foto:
Poluição visual | Fios expostos deixam Centro histórico menos atrativo Praça Tiradentes | Segundo Prefeitura, espaço passará por melhorias
Arquivo Colunista
Foto: César Ferreira/Divulgação PÁGINA 03
PÁGINA
07
Educação | Escolas municipais vão receber cerca de 54 mil estudantes

Revitalização do Centro aguarda mudanças em leis

Para

atender demandas das entidades de

Engavetada há pelo menos seis anos, a revitalização do Centro Histórico de Campos voltou às discussões na última semana, depois que o prefeito Wladimir Garotinho autorizou estudos internos para a implementação de um novo projeto. Entidades do setor produtivo, como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa) apresentaram uma lista de reivindicações que passam, principalmente, por mudanças no Plano Diretor e no Código de Obras, além de reclassificação que especifique, junto ao Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), o que é considerado histórico ou simplesmente antigo. Segundo essas entidades, a legislação atual traz exigências que tornam o Centro de Campos ‘inviável’ para quem quer investir em comércio ou habitação.

Para CDL, Acic e Carjopa, qualquer tentativa de revitalizar o Centro passa, necessariamente, por essas questões. A revitalização, que foi iniciada no governo Rosinha Garotinho, ficou parada durante os quatro anos da gestão passada e nos dois primeiros anos da administração atual.

O presidente da CDL, Edvar Chagas Júnior, apontou problemas que, segundo ele, precisam ser resolvidos para o que chama de repovoamento da área central.

“Hoje o gabarito do Centro [regra que limita a altura das construções], se não me engano, vai até 13 metros. Podemos dobrar esse gabarito para 26 metros, que vão dar de cinco a seis andares para um imóvel. Isso é interessante para o investidor imobiliário poder construir na área central, o que já ocorre no Centro do Rio de Janeiro. A não exigência de vagas de garagem também é interessante.

Nós precisamos tornar o Centro mais atrativo, da mesma forma que a Pelinca e que Goitacazes e a Nazário Pereira Gomes, em Guarus, são interessantes. Esses locais têm vida o dia inteiro porque existem moradores. Precisamos de uma permissão específica para o Centro de Campos, no Código de Obras, para que incentive os moradores”, disse.

Fernando Loureiro, presidente da Acic, também apontou a necessidade de mudanças no Plano Diretor e no Código de Obras, além de outras a serem implantadas, que dependem da Prefeitura e da Câmara.

“É preciso dar habitabilidade ao Centro, isentando toda a área, em um raio de cerca de 1km a 1,5km, ao redor da necessidade de garagem. Em toda essa área, quem quiser construir não vai precisar de garagem. Atualmente, dependendo do terreno, para construir, tem que colocar vagas. Com quatro vagas na frente do estabelecimento, se colocar dois ou quatro carros, quem passa na rua não vê o comércio. Se for antigo então, piorou, porque cai em um processo no Coppam”, aponta.

Tanto Loureiro quanto Edvar apontam, ainda, a necessidade de padronização das calçadas de algumas ruas, como foi feito na Carlos Lacerda, João Pessoa, Andradas e outras; a reestruturação do transporte público,

classe, projeto vai precisar de alterações no Plano Diretor e Código de Obras

com repressão ao transporte clandestino, que ainda acontece no Centro; o incentivo ao uso de bicicletas, complementando a malha de ciclovias e ciclofaixas; recuperação do chafariz da Praça São Salvador; a manutenção da estética com a remoção das fiações, conforme previsto no primeiro projeto, dentre outras medidas.

Carjopa A Carjopa também apresentou sugestões. Há um projeto em estudo que prevê a sublocação de lojas fechadas e criação de boxes internos. A ideia, que já foi aprovada pelos pares de outras entidades e ainda está sendo avaliada, inicialmente prevê que a Prefeitura alugue os imóveis, após análise completa do mesmo e subloque a permissionários.

A medida reorganizaria o comércio ambulante na área central e abriria mais vagas e possibilidades para pequenos comerciantes. A primeira sugestão de implantação seria no início da Rua Sete de Setembro, no Centro, onde há uma série de imóveis comerciais fechados.

O antigo e o histórico

As entidades apontam, ainda, que alguns entraves, com relação à classificação de imóveis antigos e históricos, no Centro de Campos, tem interferido em novos negócios e na manutenção desses prédios pelas famílias.

“Existe uma grande confusão entre o que é histórico e o que é velho e, às vezes, a pessoa herda um prédio antigo, sem características históricas e é obrigado a mantê-lo daquela forma. O que vale, manter o patrimônio histórico inabitado ou dar função a ele?”, questionou Loureiro.

A sugestão dos representantes da Acic e da CDL, assim como ocorre no Rio de Janeiro e outras cidades, é que se possa manter as fachadas, flexibilizando completamente a parte in-

terna para intervenções. A ideia é semelhante ao conceito de Retrofit, técnica arquitetônica reivindicada pelo comércio para ser implantada na área central. O estudo já foi autorizado pelo prefeito. Em nota, a presidente do Coppam, Auxiliadora Freitas, lamentou a falta de entendimento e disse que os casos são analisados individualmente. “É lamentável que o desperdício do encanto oferecido pelo visual da arquitetura eclética inserida na área central não sensibilize os proprietários dos imóveis como deveria. Por que desfigurar ou

demolir o que já existe? Se levar ao chão hoje um prédio e em seguida construir um outro, daqui a algum tempo ele já será também velho. Não há como fugir do tempo. Qualquer intervenção em imóveis tombados ou inseridos na Área Especial de Interesse Cultural deverá ter um projeto detalhando o que se pretende fazer. O Conselho analisa e emite um parecer sobre o projeto. Quanto à flexibilidade em caso de reformas, ela sempre esteve presente nas decisões do Coppam. Cada caso é um caso.”

O arquiteto, membro do Conselho de Arquitetura e Urbanis -

fechados podem dar espaço a boxes compartilhados

mo (CAU) e ex-conselheiro do Coppam, Humberto Neto das Chagas, reafirmou que qualquer mudança vai passar pela vontade política de alterar algumas regras. “Essas iniciativas têm que partir primeiro, e muito, do poder público. Uma das opções para o Centro da cidade é o fomento e a implantação de construções residenciais. Tudo vai da intenção do governo [Executivo e Legislativo], se ele quiser, vai flexibilizar a garagem, o gabarito e todo o resto. Além disso, o Coppam carece de um corpo técnico. Tem pessoas que são interessadas e bem-intencionadas, mas é necessário um corpo técnico para apontar soluções às demandas, porque nós precisamos avançar nesse assunto”, disse o arquiteto.

Prefeitura e Câmara

A Secretaria de Planejamento, Mobilidade e Meio Ambiente informou, em nota, "que estão sendo orçadas as obras de revitalização de três praças do Centro: Praça Elias Vieira de Vasconcelos (ao lado do Campos Shopping), Tiradentes (em frente ao Hotel Flávio) e a praça ao lado da Catedral (onde será um espaço para a Terceira Idade). Para dar continuidade ao projeto, a pasta tem realizado

reuniões para alinhar as solicitações do empresariado - CDL e Carjopa - e desenvolver iniciativas para dinamizar o Centro e o comércio da região”. O presidente da Câmara de Vereadores, Marquinho Bacellar, disse que a reunião ocorrida na última semana com representantes de entidades de classe é o início de uma proximidade que tem que existir. Em nota, ele informou, ainda, que “a Câmara vai seguir ouvindo o setor produtivo e, como foi acordado em reunião, todas as demandas serão discutidas internamente no Legislativo e também com o governo municipal. Seguiremos dando todos os passos de forma transparente e em sintonia com todas as partes envolvidas”.

Retrofit

O próprio estudo de Retrofit, autorizado pelo prefeito, vai passar pela necessidade de mudanças na legislação para ser implantado. A técnica é uma tendência mundial para recuperar prédios antigos, surgida na Europa e implantada em muitos países, inclusive o Brasil. Nela, construções antigas são preservadas, com adequação da legislação, mas permitindo toques de inovação enquanto preserva o estilo original.

03 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023 Especial
Foto: Silvana Rust
CDL | Edvar Chagas Júnior
Sugestão | Imóveis comerciais Estética| Retirada das fiações consta no primeiro projeto de revitalização
Acic | Fernando Loureiro
Recuperação | Área central é repleta de imóveis antigos precisando de reforma

AloysioBalbi

Rodada de Negócios quer capacitar comércio de Campos como fornecedor de produtos para empresas do Porto do Açu

Será realizada no próximo dia 8 de fevereiro, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Rodada de Negócios das empresas instaladas no Porto do Açu, em São João da Barra, com o comércio de Campos. O projeto é uma parceria da GNA, CDL e Sebrae. Segundo o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, o objetivo é capacitar o comércio de Campos para fornecer produtos para as empresas do Açu. Hoje o comércio de Itaperuna fornece mais para o Açu do que Campos.

Empresa de transporte de helicóptero ganha contrato com a Petrobras e aumentará base no aeroporto de Campos

Uma empresa de transportes aéreos assinou cinco contratos multimilionários exclusivos com a Petrobrás para transporte offshore. Um desses contratos é o transporte de passageiros e pequenas cargas na Bacia de Campos. Vai utilizar como base o aeroporto Bartolomeu Lisandro em Campos. As operações vão começar no segundo semestre deste ano.

Para cumprir o contrato de transportar passageiros e cargas para a Bacia de Campos, empresa terá 10 novos grandes helicópteros

A empresa aumentou sua frota para 10 aeronaves de médio e grande porte, o que a fez se tornar apta para o contrato. Vai operar com helicópteros Leonardo AW139 em Campos e em Vitória (ES).

Revitalização da Bacia de Campos será intensifica ao longo de 2023 e mira o campo de Marlim

O projeto de revitalização da produção de petróleo e gás natural da Petrobras no pré-sal da Bacia de Campos segue a todo vapor. A plataforma flutuante de armazenamento e descarga (FPSO) Anita Garibaldi, da japonesa MODEC, já está pronta para começar a operar. A embarcação será essencial no projeto de revitalização do Campo de Marlim ao longo dos próximos anos.

OPINIÃO

A velha revitalização do Centro

Cedae vai tirar água do Rio Paraíba do Sul para a Baixada Fluminense e insegurança hídrica aumenta em Campos

Essa coluna alertou que estava em curso uma nova sangria no Rio Paraíba do Sul, para abastecer áreas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o que vai gerar mais insegurança hídrica em Campos e outros municípios. A nova sangria será para captar água para três milhões de moradores da Baixada Fluminense, que serão beneficiados pela Estação de Tratamento de Água do Novo Guandu (ETA Novo Guandu), cujas obras do reservatório Nova Marapicu começam no próximo mês.

Comitê já alertava que nova sangria no Paraíba coloca em risco Campos e a região

No início do ano passado, o Comitê dos Rios Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana alertava que essa intervenção da Cedae vai resultar na diminuição do volume do Paraíba do Sul em Campos e em São João da Barra, que já é quase insuficiente na maior parte do ano.

Preço dos ovos choca o consumidor e os de chocolate para a Páscoa serão ainda mais amargos

O aumento do preço dos ovos foi o assunto da semana passada em se tratando de economia popular. Se o preço dos ovos convencionais subiu a ponto de chocar o consumidor, imaginem quando a Páscoa chegar. As grandes empresas atacadistas já estão comprando ovos de chocolate e o preço, digamos assim, está bem amargo.

Coreto da Praça do Liceu, área de convivência cultural, será restaurado

Uma das primeiras obras de revitalização de equipamentos da cidade será a restauração completa do Coreto do Jardim do Liceu, que virou espaço de convivência com shows de música e outras manifestações culturais. (FOTO)

CDL vai comemorar seus 60 anos com livro sobre a entidade, exposições e pesquisa sobre o comércio de Campos

Em 30 de maio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) completará 60 anos. Graziela Escocard será responsável por um livro contanto essa história de seis décadas, enquanto Genilson Soares Fernandes fará um conjunto de painéis para uma exposição iconográfica. Já Rafaela Machado irá identificar ligações históricas do comércio da área do Centro e a importância dos imigrantes na consolidação do segmento.

A revitalização do Centro de Campos é um assunto antigo. A novidade é que, pela primeira vez, observações divergentes e antagônicas buscam uma conta que encontre um denominador comum, com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e entidades representativas de classe, que parecem decididas a encarar o problema que envelhece.

Já em primeiro momento, existe um consenso de que intervenções necessárias sejam antecedidas de mudanças no Plano Diretor e no Código de Obras do município. Ao mesmo tempo, também, tudo esbarra em conceitos estabelecidos pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam).

A Prefeitura mostra interesse em fazer, a Câmara de Vereadores acena para aprovar e sobram sugestões de projetos por parte das entidades que representam o comércio, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa).

Parece que o ponto de partida para a necessária revitalização passa por mudanças na legislação. Um exemplo clássico disso é o gabarito imposto para prédios na área central (que determina a altura das construções), o que não estimula o mercado imobiliário para novas habitações.

Um dos principais pontos desta equação, cuja conta não fecha, é exatamente levar vida para o Centro, seguindo a receita de muitas cidades que enfrentam o mesmo problema. Nesta conta é preciso somar esforços para que benefícios possam ser divididos. O Centro tem que passar do estágio da intenção para ser centro de atração, e a revitalização deixar de ser um velho problema.

Estado licita obras de estradas em Vila Nova e Morro do Coco

Será realizada no dia 28 de fevereiro pelo governo do Estado licitação para obras de terraplanagem, pavimentação e sinalização da RJ-204 no trecho entre Vila Nova de Campos e rodovia BR-101 (Morro do Coco). Serão ao todo 11,20 quilômetros e a obra vai custar R$ 43.472.810,32.

Estradas de acesso ao Porto do Açu serão recuperadas

Outra obra que será licitada pelo governo do Estado também em 28 de fevereiro é a restauração das rodovias municipais SB-24 e SB-32 do acesso ao Porto do Açu, em uma extensão de 10,42 quilômetros. O custo será de R$ 19. 112.546,77.

Adido do consulado dos Estados Unidos recebe jovens do projeto Astros do Amanhã de Campos

O Consulado Geral dos Estados Unidos, no Rio de Janeiro, recebeu a equipe do Projeto Jovens Astros do Amanhã, desenvolvido em Campos pelo astrônomo Marcelo Souza, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A equipe foi recepcionada pelo adido para Educação e Cultura dos Estados Unidos, Mark Carr.

Prefeitos da região terão agenda com André Ceciliano, que assumiu a Secretaria de Assuntos Federativos, em Brasília

Os prefeitos da região Norte/Noroeste vão participar em fevereiro de uma agenda com André Ceciliano, que assumiu a Secretaria de Assuntos Federativos, do Ministério da Secretaria de Relações Institucionais. Um dos temas será o Censo 2022 do IBGE, que encolheu o número de habitantes de vários municípios, o que resultará em perda de repasses de verbas federais. A informação foi dada à coluna pela prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.

O povo sumiu: os desafios das cidades com o Censo 2023

Temos acompanhado nas últimas semanas o resultado parcial do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que pegou os (as) gestores (as) municipais de surpresa. Isso porque conforme os dados divulgados pelo IBGE no dia 28 de dezembro, alguns municípios integrantes do Consórcio Público Intermunicipal do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) registraram diminuição no número de habitantes. Dos 17 municípios consorciados, apenas um registrou crescimento populacional, em comparação ao resultado do censo demográfico estimado em 2021.

A cada 10 anos, o IBGE realiza esse diagnóstico completo da população brasileira, com informações que orientam as políticas públicas voltadas para a melhoria dos problemas enfrentados pelos municípios. Essa discrepância no resultado deste ano, que altera o coeficiente, faz com que os recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sejam reduzidos,

sendo essa uma das maiores preocupações que impacta diretamente na continuidade de importantes políticas públicas planejadas e aplicadas em diversas áreas dos municípios, além de também afetar o orçamento público.

Com esse anseio, algumas prefeituras se mobilizaram ao entrar com uma ação contra a decisão normativa do Tribunal de Contas da União (TCU), que já resultou numa determinação de que a distribuição tenha como parâmetro mínimo os coeficientes de distribuição do ano de 2018, além de auxiliar no fechamento do censo, com integração de agentes nas visitas e na disponibilização de dados já registrados em cadastros nos municípios. Todo esforço é válido para dar continuidade nas políticas públicas trabalhadas e planejadas, mas para que isso seja efetivado, vale ressaltar a participação de todos, sejam eles os recenseadores, os agentes municipais e os munícipes, que são peças fundamentais nesse processo.

O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via

www.j3news.com \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Luiz Fernando Vicente e Aldir Gama | Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47 Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo
04 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023
Vinícius Viana - Secretário Executivo do Cidennf

Ede carnaval cai em 25 de fevereiro, com mais quatro dias de ‘choro’ para quem puder esticar a semana e fechar o mês.

29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023

Isso porque não obstante o período escolar retorne em fevereiro e a maioria das pessoas tire férias agora em janeiro, na prática é o término do carnaval que sentencia o fim da temporada. Tanto que nos anos em que os Dias de Momo aparecem mais cedo no calendário, as coisas andam em marcha lenta, prevalecendo a tradição de que o ano comercial começa, pra valer, em março.

promete ser o mais movimentado desde 2015, gerando otimismo na rede hoteleira, nos restaurantes, bares, transportes, bebidas, roupas de época e toda linha de consumo própria da estação.

Preços salgados – Interessante observar que apesar das projeções apontarem que 2020 deverá registrar o maior volume de negócios desde a crise de 2015/16, quando o setor de turismo experimentou períodos amargos, particularmente na rede hoteleira os preços cobrados pelas diárias estão muito acima daqueles

Começa a 2ª parte do verão

Lugares mais procurados pelo campista

Estes últimos dias de janeiro, somados aos 28 de fevereiro, completam os 30 da temporada do verão 2023. O carnaval mais curtinho – 4ª feira de cinzas cai no dia 22 – na prática não faz diferença.

As aulas voltam, mas ninguém leva muito a sério – para não dizer que muitos já passaram dessa fase. O trabalho... dá-se sempre um jeitinho.

Vale lembrar que num janeiro chuvoso como o deste ano, fevereiro ganha espaço. Via de regra, a diária na rede hoteleira fica mais em conta, da mesma forma que os aluguéis por temporada.

Evidente que da praia aqui ‘ao lado’, a roteiros mais distantes ou viagens ao exterior, o cardápio de opções é vastíssimo. Num único exemplo, só o litoral do Nordeste contempla centenas de lindas praias.

Além do que, com a Covid registrando média móvel na faixa de 400/500 óbitos por dia – a maior desde outubro do ano passado –aeroportos e aviões não são os mais recomendáveis.

Balneários de SJB – As ‘nossas’ praias, as de SJB em particular, são disparadas as mais prestigiadas. Estão no coração do campista. Por isso, os lugares mais aprazíveis, os ótimos restaurantes e pousadas são de todos conhecidos e dispensam descrição.

Contudo, em se tratando de costume, a preferência do campista é pelas praias de SJB, seguida pela divisão igualitária entre a Região dos Lagos e o litoral capixaba.

Mas, infelizmente, os maus tratos persistem. Como exemplo irrefutável, em agosto esta página publicou matéria com título “Ações que favorecem...”. Na época foi registrado, com foto, que a areia acumulada na beira-mar de Atafona estava sendo retirada com frequência, o que facilitava os motoristas e o movimento dos bares e restaurantes.

Contudo, de lá para cá, a despeito do vento intenso, os trabalhos de remoção se mostram ineficientes para acompanhar a demanda e, em cinco meses, a areia avançou muitos metros no asfalto, causando prejuízo para as casas e veículos. Evidente, o trabalho não é executado no ritmo que deveria.

Por tradição, Grussaí e Atafona figuram no topo, seguidas pelas também sanjoanenses Santa Clara, Guaxindiba e pela campista Farol. As três últimas guardam similaridade de público, mas nos últimos anos a praia do Farol vem conquistando mais visitantes.

De resto, a sujeira dos terrenos baldios facilita a proliferação de mosquitos, animais doentes e cobras; enquanto o mato alto serve de esconderijo para criminosos que se escondem para praticar furtos e roubos. A reposição de lâmpadas queimadas é o que se aproxima do razoável, mas ainda assim deficiente e favorecendo a insegurança.

De toda sorte, o amor do campista por essas praias é incondicional e fica a esperança de que a prefeita, com dois anos de mandato pela frente, corrija o que é absolutamente inaceitável.

Entre dezenas de pousadas e hotéis, a média de preço varia de R$ 160,00 a R$ 200,00, para casal. Mas vale lembrar que por aqui existe grande preferência por casas, sendo que uma residência média, de 3/4 quartos, com varandas, churrasqueira e piscina, gira na faixa de R$

Litoral capixaba e Região dos Lagos

Assim, a página faz um resumidíssimo apanhado de praias relativamente próximas, – num raio de 200 km – que sem dúvida contemplam a 2ª opção dos campistas: Região dos Lagos e litoral Capixaba.

Ressalve-se, a escassez de espaço obriga que muitos balneários fiquem de fora o que, nem por isso, sejam menos apreciados.

Vale salientar que a pandemia impôs que muitos hotéis afeitos às épocas de verão, Brasil afora, recuassem na qualidade; outros mantivessem o padrão e, em menor número, alguns conseguissem investir.

Trata-se de breve e despretensioso roteiro, onde os não citados são em número maior que

Guarapari

os mencionados.

Iriri – Em Iriri, distante 160 km de Campos, o Hotel Espadarte é hoje o que oferece melhor acomodação, inovando com atendimento ao hóspede na beira da praia e lançando seis categorias de apartamentos. Mas, nem por isso, a Pousada das Rochas, Portal da Lula, Maringá, Recanto das Pedras e outros não sejam considerados ótimas opções.

Da mesma forma, Marataízes, Lagoa do Siri, Itaoca, Itaipava, Piúma... tentam retomar o destaque de outrora, antes que o avanço do mar e a erosão causassem os lamentáveis danos. Mas, seja como for, os que criaram vínculo com os referidos balneários, não os trocam ‘por nada’.

A Praia de Guarapari é sem dúvida a mais procurada no litoral do Espírito Santo. Bacutia, Areia Preta, Castanheiras, Namorados, Virtudes, Praia do Morro... lideram o ranking. Para citar apenas dois, entre muitos outros, os hotéis Atlântico Sul e Porto do Sol estão entre os mais prestigiados.

Vale lembrar a gastronomia do entorno, onde a famosa Muqueca Capixaba é atração à parte. No Curuca, o destaque é a muqueca que leva o nome do restaurante: entrada, peixe, camarão, lagosta e acompanhamentos, por R$ 658; no Gaeta, o prato principal é a Muqueca Três Ilhas, mesmas especificações, a R$ 495,) – ambos em Meaipe. Em Ubu, a Muqueca do Garcia está entre as melhores do Espírito Santo, igualmente com os mesmos frutos do mar, a R$ 396, servida para cinco pessoas. Em Iriri, o Restaurante Português é muito procurado. Oferece frutos do mar no sistema refeição – o que sai mais em conta

Búzios e Cabo frio

Conhecido como um dos litorais mais bonitos do Brasil, a Região dos Lagos é formada por inúmeras praias, cada qual mais bela: Peró, Praia das Conchas, Ilha do Japonês, Foguete, Dunas Sudoeste, Arraial do Cabo, etc. Mas, para que se mantenha a coerência mencionada, vamos restringir à duas que são disparadas as preferidas: Cabo Frio e Búzios.

Impossível citar os hotéis e restaurantes – centenas – vamos nos restringir ao mais tra-

10 a 12 mil, de janeiro até o domingo pós-car-

O campista é apaixonado também por Guarapari, líder absoluta na preferência entre as opções do litoral capixaba. O conjunto harmônico de areia, grandes pedras e mar, formando piscinas naturais e visual deslumbrante, é a principal atração. Ali destacam-se as praias de Areia Preta, Castanheiras, Namorados, Virtudes, Praia do Morro e Bacutia.

Meaipe ocupava a 2ª posição, mas com os recentes problemas de avanço do mar em sua orla, vem perdendo espaço para Iriri – repaginada nos últimos anos.

A muqueca capixaba é uma atração à parte, sendo famosas as culinárias do Curuca e Gaeta (Meaipe), Garcia (Ubu), Recanto das Pedras e Português, em Iriri.

FORA DA CURVA | Não por acaso a praia de Iriri e o Hotel Espadarte ganham destaque no espaço. A praia, por ter sido repaginada nos últimos anos, inclusive em toda a extensão da rua principal. A segurança foi elevada a outro nível. Já o Hotel Espadarte investiu pesado em instalações e inovou em serviços personalizados. Com seis tipos de acomodações, passou a ser o melhor hotel de Iriri.

Menos procuradas estão Castelhanos, Ubú,

AREIA AVANÇA | Devidamente descrita na matéria à esquerda desta página, as imagens falam por si. Na foto de cima, tirada em agosto, a areia que cobre o asfalto na beira-mar de Atafona está bem atrás (distante) do que a imagem feita esta semana, que mostra o quanto a areia ‘caminhou’ face à ‘lerdeza’ dos trabalhos de remoção. Deveria ser ação constante, ininterrupta - diferente do que é feito. Enfim, as fotos dispensam explicação. Basta olhar.

GUARAPARI | Vista aérea da Praia da Areia Preta, há longas datas a mais frequentada pelos campistas

dicional da Praia do Forte, o Malibu; à Pousada do Leandro e Ondas do Forte, pela localização. A orla do Canal é atração à parte. Búzios – A sofisticada Búzios dispensa comentários. A praia João Fernandes é tida como a mais prestigiada, com seus resorts ultra sofisticados. Mas citar outras e incorrer em omissões, seria pior. Da mesma forma, as lojas de grifes da Rua das Pedras e o ‘conjunto da obra’ da disputada Orla Bardot.

BÚZIOS IMBATÍVEL | Observação de caráter subjetivo – afinal, cada um com suas preferências – a bela João Fernandes

mencionadas. Levou-se em conta que no próximo fim de semana os preços poderão sofrer mudanças. Logo, o mais seguro é consultar os inúmeros sites especializados.

05 PÁGINA
Vista parcial da Areia Preta, Guarapari Praia de Iriri Serviço de praia Polo Gastronômico de Grussaí é tida como a mais requisitada de Búzios. FORTE | Em Cabo Frio, a Praia do Forte é a mais diversificada: hotéis, apartamentos, restaurantes, casas noturnas, bares, shoppings e por aí vai. O Hotel Malibu segue como referência e point da extensa praia. * OBS: Por se tratar de virada de temporada, as tarifas cobradas pelos hotéis não foram
05 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023

Áreas verdes de Campos à espera de bom aproveitamento

Espaços ociosos da cidade seriam opções de lazer e entretenimento, mas há abandono e subutilização

Ocinei Trindade

Maior município do estado do Rio de Janeiro, Campos ainda carece de mais áreas verdes para conservação e turismo e lazer. No trecho urbano, por exemplo, praças, bosques e parques são pouco ou nada aproveitados. Há um número limitado de opções estruturadas disponíveis e parte das que existem são criticadas por moradores devido à falta de segurança. Arquitetos e urbanistas afirmam que não há planejamento por parte do Poder Público. A Prefeitura, no entanto, diz que tem projetos para investir e melhorar esses espaços.

De acordo com o arquiteto e urbanista José Luis Puglia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda no mínimo 12 metros quadrados de área verde por habitante. “Considerando só a população urbana em torno de 380 mil habitantes, temos necessidade de 4,5 milhões de m2 de áreas verdes. Hoje, há pouquíssimas áreas destinadas ao lazer. As poucas que

têm vão sendo invadidas por bares com venda de bebidas alcoólicas, o que é proibido”, explica.

A gestão de áreas verdes e espaços de lazer em Campos também recebe críticas do arquiteto e urbanista Fabricio Escáfura. “Falta interesse do poder público em transformar áreas ociosas em bem-estar verde para o cidadão; para que áreas abandonadas sejam transformadas em espaço de

uso comum. É preciso infraestrutura adequada, o que envolve vários fatores. Quando isso ocorre, a população vai incorporando o local ao seu dia a dia. A população campista tem essa necessidade, e, muitas vezes, procuram espaços que não foram pensados para este fim, como o campus e o estacionamentos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)”, comenta.

Projetos não têm continuidade Investir, criar e preservar áreas verdes e de lazer na área urbana de Campos não costumam figurar entre as prioridades dos gestores municipais nos últimos governos. Há projetos que até hoje não saíram do papel ou que foram esquecidos ao longo dos anos. “Temos ótimas opções como o parque previsto na Avenida Togo de Barros (Arthur Bernardes), com uma área de cinco alqueires. O IseCensa já fez um projeto gratuito para a Prefeitura e nada foi feito. O poder público deveria assumir a responsabilidade de cuidar e manter esses espaços com segurança e manutenção permanente”, diz Puglia.

Em Campos, nos anos 1990, às margens do Rio Paraíba e da BR356, no bairro Fundão, em Guarus, foi cultivado um bosque de pau-brasil, árvore que é símbolo nacional e que deu nome ao país. Mais de 30 anos depois, o lugar se tornou um dos mais bonitos e des-

conhecidos da cidade. Apesar do acesso fácil ao lado da ponte General Dutra, o local é considerado inseguro, pois costuma ser ocupado por usuários de drogas e serve de esconderijo para assaltantes.

O auxiliar de produção Vinicius Santana já foi vítima. “Lamento o estado de abandono do bosque. Acho perigoso. Já fui assaltado duas vezes nas imediações. À noite, este trecho fica ainda mais preocupante para quem passa a pé ou de bicicleta. O lugar é bonito, mas acaba não tendo serventia, pois ninguém usa para lazer”, diz.

Áreas ociosas Outro bosque, em frente ao quartel do Exército, é quase desconhecido. Além de árvores nativas, cresceram várias espécies frutíferas. É comum colher goiaba, manga, abricó e coco no local. Apesar das belezas naturais, a área não costuma ser utilizada para lazer ou descanso pela população. A inse-

gurança afasta as pessoas. Nas últimas décadas, muitas árvores cresceram naturalmente nas duas margens do Rio Paraíba do Sul, na área central da cidade. Ventos e pássaros se encarregaram de espalhar sementes tornando o trecho urbano mais arborizado. Há flamboyants, sibipirunas, ipês, quaresmeiras e outras espécies que melhoram o ar e a qualidade de vida. Apesar da beleza, a região não é usada pela comunidade. Quem chega a Campos pela BR101 se depara com uma enorme praça arborizada no cruzamento das avenidas Nilo Peçanha, Arthur Bernardes e do Contorno. O local é conhecido como Trevo do Índio, pois houve ali, em 2006, um monumento ao povo goitacá. Apesar da imensa área verde, o local precisaria passar por adaptações para ter condições de uso, devido à falta de acesso para pedestres e ao trânsito pesado no entorno. Diante dessas áreas ociosas, Puglia reforça a necessidade de locais arborizados que possam ser aproveitados pela população. “O campista carece demais de espaços verdes”, diz o arquiteto e urbanista. Prefeitura planeja ampliação A Prefeitura de Campos emitiu uma nota para falar das questões abordadas pela reportagem, na qual a subsecretaria municipal de Meio Ambiente informou que "tem planos para revitalização e ampliação das áreas verdes no município. Entre eles, existe um projeto de plantio de espécies nativas no trecho da lagoa Taquaruçu, em Guarus. A Secretaria de Planejamento, Mobilidade e Meio Ambiente acrescenta que está sendo orçado o Parque Urbano, projetado em uma parceria público-privada com o Isecensa, responsável pela arquitetura e planejamento do espaço de 330 mil m², sendo 100 mil com exemplares de mata atlântica, na Avenida Arthur Bernardes. A pasta ressalta ainda que está mapeando outras áreas para desenvolver outras ações", conclui.

IPTU: desconto de 7% para pagamento até 15 de fevereiro

Guias podem ser emitidas por meio dos sites da Prefeitura e da secretaria municipal de Fazenda

Da redação

A Prefeitura de Campos segue com as emissões online de guias para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023, com desconto de 7%. O desconto alcança os contribuintes que optarem por pagar o tributo em cota única até o dia 15 de fevereiro. A expectativa do da secretaria municipal de Fazenda é de que as emissões de guias para o pagamento do imposto em cota única vão se intensificar a partir da próxima semana.

Para os contribuintes que optarem por pagar até o dia 10 de março, o desconto será de 3%.

As guias poderão ser requeridas remotamente pelos endereços eletrônicos www.campos.rj.gov. br e www.fazenda.campos.rj. gov.br.

A secretaria municipal de Fazenda começou a emitir essas guias na segunda-feira (23). A liberação originalmente aconteceria no dia 25, mas foi antecipada

pelas equipes técnicas, com o objetivo de oferecer maior capacidade de planejamento e comodidade para o contribuinte. Além do pagamento em cota única, o IPTU 2023 também pode ser parcelado em até 10 vezes, com parcelas mínimas de R$ 78,36, conforme Decreto 05/2023. Neste ano, o IPTU não foi reajustado. Incidirá sobre o valor

apenas a correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), que desta vez, será de 5,90%, conforme publicação oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice deste ano, de acordo com a Secretaria de Fazenda de Campos, é quase 50% menor do que o do exercício de 2022, que foi de 10,42%.

Veja abaixo a tabela com as datas para pagamento em cota única, com os descontos, e das parcelas do IPTU

IPTU 2023 – Cota Única

Cota Única Percentual de desconto 1º - 15/02/2023 -------> 7%

2º - 10/03/2023 ------->3%

Para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cotas ao longo do ano, e sem descontos, o recolhimento deve observar o calendário abaixo:

IPTU 2023 – Cotas ao longo do ano (Parcelado)

Atendimento presencial

A secretaria municipal de Fazenda mantém o atendimento presencial, em sua sede na rua 13 de Maio, 129, no Centro. O contribuinte deve preferencialmente agendar a sua presença, para ordenar o fluxo de atendimento e evitar filas. O agendamento prévio do atendimento pode ser feito por meio do 0800-6025343 ou pelo e-mail centralatendimento. smf@campos.rj.gov.br.

Cota 1 10/03/2023

Cota 2 10/04/2023

Cota 3 10/05/2023

Cota 4 12/06/2023

Cota

06 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023 Campos
Imposto | A secretaria de Fazenda começou a emitir as guias de pagamento no dia 23 de janeiro
5
6 10/08/2023 Cota 7 11/09/2023
8 10/10/2023 Cota 9 10/11/2023 Cota 10 11/12/2023
10/07/2023 Cota
Cota
Foto: PMCG/Divulgação Próximo à BR-101 | Tráfego intenso é risco para uso de área verde Quase desconhecido | Bosque em frente ao quartel do Exército Fotos: Silvana Rust Foto: Hellen Souza

Aulas retornam em fevereiro com novidades para o ano letivo

Na rede municipal, alunos do 6º ao 9º ano vão permanecer por mais 7 horas na escola semanalmente

Thábata Ferreira

Se para pais e alunos o início da volta às aulas significa adaptação de rotina, aquisição de itens escolares e correria para cumprir prazos de matrícula, para as unidades escolares os desafios também acontecem, mas por outros motivos. Neste ano de 2023, escolas públicas estaduais e municipais anunciam para o dia 6 de fevereiro o início do período letivo. Com relação às escolas particulares, segundo calendário sugestivo do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Norte/Noroeste Fluminense (Sinepe), as unidades podem iniciar as aulas no dia 2 de fevereiro.

As novidades são muitas, mas os protocolos de segurança para evitar contágio da Covid-19 permanecem como orientação para todas as unidades. Nas 234 unidades de ensino municipais, a divulgação da relação dos alunos alocados na pré-matrícula/2023 já foi feita no início de janeiro e pais e responsáveis pelos alunos devem conferir para onde os estudantes foram encaminhados, no mesmo site onde realizaram a pré-matrícula - educação.campos.rj.gov.br. A matrícula na rede municipal deve ser feita até o dia 31 de janeiro, presencialmente, na unidade em que o aluno está relacionado. Até o fechamento desta matéria não havia indicação de que haveria uma prorrogação desta data, contudo, a orientação é que pessoas que possivelmente perderem este prazo devem ‘aguardar o término do processo e, a partir de fevereiro, entrar em contato com o telefone do setor de matrícula da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) - (22) 98131-0317- para verificar onde o aluno pode ser alocado, de acordo com a oferta de vagas’, como informado pelo órgão municipal. O contato pode ser feito via WhatsApp. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com cerca de 54 mil alunos.

“Para efetivar a matrícula, os pais deverão levar todos os documentos exigidos no ato da pré-matrícula, conforme publicação no Diário Oficial. As secretarias das unidades estão abertas mesmo durante o período de férias escolares, de segunda a sexta-feira, por 6h diárias. Por isso, eles devem se informar quanto ao horário de atendimento ao público diretamente nas unidades”, informou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.

Para o ano letivo de 2023 na rede

municipal, algumas novidades são esperadas, como a execução de um novo projeto chamado Biblioteca em Casa: (Re) construindo Saberes. O projeto da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia visa atender

estudantes do Pré-escolar II ao 9º ano de escolaridade. Através dele, a Prefeitura oferece maletas contendo 18 ou 19 exemplares de diferentes livros paradidáticos da Literatura Brasileira que poderão ser levados para casa, permitindo

a leitura não somente pelos alunos, mas também por seus familiares e professores.

Outra novidade já anunciada pelo prefeito Wladimir Garotinho diz respeito aos estudantes do 6º ao 9º anos de escolaridade perma-

necerem por mais 7 horas na escola semanalmente. Trata-se de uma mudança na matriz curricular do segundo segmento do Ensino Fundamental (anos finais) da rede municipal de ensino. "Uma pauta muito importante foi debatida, entre várias outras, que é a mudança na matriz curricular de 23h para 30h dos nossos alunos do 6º ao 9º ano. Com isso, eles vão ganhar mais tempo na escola e terão uma melhor aprendizagem. Estamos pavimentando caminho para o tão sonhado ensino de tempo integral", informou o prefeito Wladimir Garotinho. Na prática, os alunos vão cumprir as cinco horas diárias e um dia da semana será horário integral, ou seja, estudarão de manhã à tarde. Marcelo Feres acrescenta que, além das reformas e manutenções, a secretaria seguirá entregando, este ano, novos mobiliários, playgrounds, kits de robótica, kits de laboratórios de matemática e ciências, laboratórios de educação infantil. “Continuaremos ofertando bolsas de estudo visando o apoio à ciência e tecnologia, à economia criativa, às startups; projetos de recuperação da aprendizagem; e dezenas de outros projetos serão colocados em prática visando à melhoria da qualidade do ensino em Campos, e garantindo o cumprimento do PAE [Programa de Aprendizagem Eficiente]”, destacou Feres.

Rede estadual

Já nas 49 unidades de ensino do Governo do Estado, em Campos, alunos que não participaram da primeira fase de matrícula, tiveram a chance de se inscrever a

partir do dia 26 de janeiro, através do sistema Matrícula Fácil (matriculafacil.rj.gov.br). A partir do dia 30 de janeiro, os alunos já matriculados na rede podem solicitar transferência para outras unidades, conforme disponibilidade nas redes de ensino. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) ressalta, em nota, que ‘ao concluir a inscrição online, o responsável deve comparecer à unidade alocada para confirmação da matrícula em até dois dias úteis após a inscrição’. A Seeduc-RJ também alerta que este processo de segunda fase ‘perdura durante todo o ano’. O órgão foi questionado, mas até o fechamento desta edição não havia enviado o número de alunos que integram a rede estadual. A Seeduc-RJ informou que este ano o órgão dará prosseguimento à ampliação das Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs). As E-Tecs são escolas dotadas de alta tecnologia como uso de lousas digitais, impressoras e canetas 3D, chromebooks, energia solar, sustentabilidade e outros. Foram entregues 25 até o final de 2022 e outras 25 serão entregues ainda este ano. Outra novidade informada pela Seeduc-RJ é a ampliação das escolas interculturais, que têm como objetivo a integração de estudantes e professores brasileiros com os alunos e professores de outros países. Protocolos da Covid Quanto aos cuidados para evitar contágio da Covid-19, escolas municipais seguem os decretos vigentes como recomendação do uso de máscaras e álcool em gel. E, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), vai continuar com testagem e vacinação contra Covid itinerantes, com busca ativa, nas unidades escolares. A Secretaria informou que todas as unidades escolares são higienizadas periodicamente e que suas equipes estão atentas junto da Secretaria de Estado de Saúde. Já o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino disse que apesar do quadro mais tranquilo em relação às medidas de segurança devido à disponibilidade da vacina, não se pode deixar de ter cautela. “Continuamos evitando determinados comportamentos, mantendo uma certa distância e evitarmos aglomerações”, alertaram. No município de Campos, há 151 escolas privadas associadas ao Sinepe.

Retorno | Aulas nas escolas municipais recomeçam em 6 de fevereiro Fotos: César Ferreira/Divulgação
07 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023
Destaque
Município | Rede pública municipal de Campos aguarda retorno de mais de 50 mil alunos às escolas Estadual | Em Campos há 49 unidades do Estado, que também deve voltar a receber alunos do dia 6 Secretário | Marcelo Feres diz que manutenção nas escolas seguirá Foto: Silvana Rust

SJB retoma desfiles de escolas de samba após dois anos

O Carnaval é a principal atração turística do município com as tradicionais Congos e Chinês

Ocinei Trindade

Após dois anos sem desfiles, por causa da pandemia, é grande a expectativa para o Carnaval de São João da Barra, apontado como o mais famoso do interior fluminense. Em fevereiro, a abertura da festa será na quinta-feira (16), com a inauguração da decoração da Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, local das apresentações das escolas e blocos carnavalescos. A programação completa de eventos será divulgada no início do mês. No domingo (19) e na terça-feira (21) de Carnaval, desfilam as tradicionais escolas Congos e Chinês. Na segunda-feira (20), quem se apresenta é a Vila Imperial. O evento é considerado a maior atração turística de SJB. A prefeita Carla Caputi afirma que a festa popular deste ano é muito aguardada por todos. “O Carnaval é nosso mais importante evento turístico, pro -

porcionando diversão para os sanjoanenses e visitantes que tanto nos orgulhamos em receber, atraídos pela nossa alegria e pelo talento da nossa gente. Este ano a expectativa é ainda maior, depois do período sem Carnaval por causa da pandemia da Covid-19. Estamos nos preparando para que São João da Barra tenha mais um Carnaval inesquecível, com segurança e toda a logística necessária”. Além dos desfiles de blocos e escolas de samba na área central de São João da Barra, haverá eventos também nas praias e distritos, incluindo shows, trios elétricos e blocos de abadás. A programação contará também com concurso de mascarados e muitas outras atrações tradicionais do maior Carnaval de rua do interior do Estado do Rio. A festa atrai foliões de várias regiões do país. A Prefeitura se prepara com estrutura de segurança e logística para comportar o grande público que frequenta o município nos dias de Momo. Há mais de 90 anos, as grandes atrações são as escolas de samba rivais, Congos e Chinês. No entanto, outras agremiações começam a se destacar, como a escola Vila Imperial.

Congos

No dia 20 de março, a escola de samba Congos completa 91

CONVOCAÇÃO

FUNDAÇÃO CDL-CAMPOS PARA O DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA DO JOVEME DO IDOSO. AV Sete de Setembro,275- Centro- Campos dos Goytacazes-RJ.

O presidente da Fundação CDL-Campos, no uso de suas atribuições conferidas pelo artigo 22 do Estatuto da Fundação CDL Campos – CONVOCA os membros do Conselho Fiscal e Deliberativo da Fundação CDL –para se reunirem na sede da CDL no dia 06/02/2023, às 18h, em única convocação, para aprovação e Deliberação das Contas Ano 2021, referente a gestão 2021/2022.

Campos Dos Goytacazes, 27de janeiro de 2022

Roberto Teixeira Escudine Junior Presidente

O Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) vem convocar "Todos os alunos, inclusive os que estão com Pendências para a finalização de seu Curso de Pedagogia", para realização da Renovação de Matrícula, a fim de tomar ciência da Nota Técnica ISEPAM 01/2022 que estabelece as condições de regularização da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e finalização e/ou integralização do Curso. Cabe ressaltar que a não realização da Renovação de Matrícula no prazo estabelecido abaixo, acarretará automaticamente no cancelamento de matrícula. O aluno com matrícula cancelada, só terá a possibilidade de finalização de seu curso após realização de um Novo Vestibular e matricular -se no 1º período, a fim de obter sua análise curricular”

DATA PARA

anos. No Carnaval de 2023, a agremiação quer celebrar as nove décadas de samba com muita alegria e colorido na avenida. O tema “Nesta noite sob a luz do luar, Congos canta uma festa no arraiá” vai homenagear as festas juninas, os santos casamenteiros e as festas nordestinas. A escola tem Ian Machado como presidente e Luiz Felipe Souza como vice. O samba-enredo deste ano foi composto por Diego Nicolau. Mais de 300 pessoas estarão nos desfiles de domingo (19) e terça-feira (21). “Estamos numa correria muito grande na escola. O público pode esperar um grande desfile após anos de pandemia. Desde 2020, parou tudo. Para nós, é um desafio voltar a fazer Carnaval. Os amantes e torcedores do Congos serão impactados com cor e alegria. Queremos trazer de volta essa essência para a avenida. De tristeza já bastou o que passamos”, diz Ian Machado.

Chinês

O tema da escola Chinês este ano é “Sou nobre e guerreiro nesse Brasil festeiro”. As principais festas do Brasil, além de eventos religiosos como a lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, na Bahia, estão no samba-enredo entoado pela dupla Dito e Renato Azevedo. De acordo com o pre -

sidente e mestre de bateria da escola, Daniel Santos, cerca de 600 pessoas devem se apresentar na avenida no domingo (19) e na terça (21). A Comissão de Carnaval formada por artistas contribui com muitas ideias para fantasias e adereços.

“Nossa escola este ano completa 90 anos de história. Depois de dois anos sem a nossa cultura maior, a Chinês vem para a avenida mostrar a alegria do povo brasileiro em nossas festas culturais; a garra e a superação dos guerreiros que tentam manter essa tradição em nossa cidade. As pessoas podem esperar mais um belíssimo Carnaval. Que venham cair no samba com a gente”, diz Daniel Santos.

Vila Imperial

A Escola de Samba Acadêmicos da Vila Imperial, fundada em 26 de abril de 2018, ainda é pouco conhecida no Carnaval sanjoanense, se comparada às decanas Congos e Chinês. Presidida por Jackeline Pereira, a agremiação tem como carnavalesco Luís Fabiano e compositor de samba Gilberto Júnior. Mais de 150 integrantes se apresentarão na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, palco da festa na cidade, na segunda-feira (20). O tema deste ano envolve a defesa do meio ambiente e da sustentabilidade.

Regiões 09 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023
Chines | Agremiação vai completar 90 anos de história em 2023 Foto:
TURMA ATUAL DATA RENOVAÇÃO HORÁRIO 1º Período- 102 B1 24/01/2023 14h às 18h 2º Período – 201 202,203 A1 26/01/2023 14h às 18h 3ºPeríodo – 301 e 302 - Z 31/01/2023 14h às 18h 4º Período – 402 y 24/01/2023 14h às 18h 6º Período -601, 602,603 – X 01/02/2023 14h às 18h 7º Período – 701,702,703 V 02/02/2023 14h às 18h 8º Período – 801,802,803 U 31/01/23 a 02/02/23 ONLINE DATA PARA A RENOVAÇÃO DE MATRICULA DE TCC LETRAS A a D 06/02/2023 14h às 18h30 LETRAS E a I 07/02/2023 14h às 18h30 LETRAS J a L 09/02/2023 14h às 18h30 LETRAS M a P 13/02/2023 14h às 18h30 LETRAS Q a Z 14/02/2023 14h às 18h30 Atenção aos Dias e horários especificados Diretora Geral: Rosanea O.L. Martins – ID.4331968-8 CONVOCAÇÃO Visite nosso site: c a m a ra c a m p o s . r j .g ov. b r @ c a m a r a c a m p o s Digite: Co m i n d e p e n d ê n c i a e t ra n s p a rê n c i a , e s t a m o s antenados às demandas do município econectados a você pelas redes sociais
de
Um novo tempo de liberadade!
A RENOVAÇÃO DE MATRICULA ISEPAM PEDAGOGIA 2023.1
Câmara Municipal
Campos
Congos | Escola levará para a avenida enredo sobre festas populares Vila Imperial | Mais de 150 integrantes desfilarão pela escola dia 20

Casos positivos de HIV continuam crescendo

Em 2022, levantamento do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias contabilizou 259 novos registros

Gabriela Lessa

Nos últimos dois anos, o levantamento do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) registrou um aumento no número de casos positivos de HIV em Campos dos Goytacazes. Entre os meses de janeiro e dezembro de 2022, foram diagnosticados 259 novos casos.

Já em 2021, foram 248 casos. Diante dos números, a Frente LGBTQIA+ do Norte Fluminense lançou a “Carta da sociedade civil”, pela ampliação do acesso à política de prevenção, tratamento e não discriminação alusiva ao HIV/Aids. Segundo o psicólogo e membro da Frente LGBTQIA+ do município, Salvador Corrêa, o índice de mortalidade por complicações da Aids, em Campos, é preocupante. ”Precisamos ampliar a prevenção, aumentando a testagem, o acesso aos insumos de prevenção, o serviço da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e, principalmente, enfrentar com firmeza o estigma e a discriminação que geram abandono do tratamento e mortes sociais e físicas”, alerta Salvador. De acordo com o psicólogo, as campanhas intensas de

conscientização e prevenção são tão necessárias, porque, mesmo conhecendo sobre a realidade e existência do vírus, muitos se descuidam. Este foi o caso dele, conforme compartilhou:

“No início dos anos 2000, época em que as escolas não tinham medo de falar sobre prevenção, visitei a Associação Irmãos da Solidariedade para entrevistar Fátima Castro (presidente da associação). Minha admiração foi imediata, pela coragem de trazer o tema desde a década de 1980, quando o preconceito matava ainda mais do que hoje. Apesar de todo cuidado com a prevenção, tive um descuido e, por não ter usado preservativo em uma situação, me descobri com HIV em 2011”, relata Salvador.

Conscientização e prevenção Salvador Corrêa atua na Frente LGBTQIA+ do Norte Fluminense, que é formada por ONGs, coletivos, serviços públicos, universidades, ativistas e gestores que têm somado forças para pleitear políticas públicas para a população LGBTQIA+. Em dezembro do ano passado, a Frente lançou a “Carta da

sociedade civil”, pela ampliação do acesso à política de prevenção, tratamento e não discriminação alusiva ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ist’s) em Campos e região. “Na carta, reconhecemos os avanços coletivos nessa questão, como ações implementadas nesse último ano pela Prefeitura de Campos, como o agendamento da testagem pela internet e ampliação da equipe para busca ativa de abandono ao tratamento. No entanto, alguns passos importantes ainda precisam ser dados, para alcançar as metas globais relacionadas ao HIV, como a redução da mortalidade, ampliação da prevenção nas escolas e campanhas amplas sobre prevenção e não discriminação”, pontua o psicólogo. Segundo a Prefeitura de Campos, o serviço de testagem para HIV e outras Ist’s está à disposição da população por meio do o Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira, na Rua Conselheiro Otaviano, nº 241, Centro. Também é possível fazer o teste nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

“Ao longo de 2022, o CDIP prestou serviços aos munícipes com distribuição de preservativos e palestras educativas, quando solicitado. O programa também oferece o serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), onde trabalhamos para a descentralização do atendimento ao PEP (vítima de violência sexual, acidente biológico e exposição sexual consentida) nas UPHs. Ambos os métodos reduzem o risco de adquirir o HIV, a partir do uso de medicamentos antirretrovirais que impedem que o vírus se estabeleça e se espalhe pelo corpo. Em 2022, foram 111 usuários PrEP e 409 PEP”, disse a prefeitura por meio de nota.

Acolhimento

Além das ações do Município, Campos conta com a Associação Irmãos da Solidariedade, a primeira casa de apoio às pessoas HIV positivas. Este ano, a instituição completa 35 anos. De acordo com Fátima Castro, presidente da Associação, os residentes contam com apoio de infectologista, psiquiatra, psicanalista, psicologo, fisioterapeuta, dentista e nutricionista. Atualmente, a Casa está realizando o projeto “Mães solidárias”. “Devido ao aumento de gestantes com Ist’s na região, iniciamos esse projeto, em que fazemos palestras para gestantes em vulnerabilidade social, uma vez ao mês. Também realizamos

um trabalho geral de conscientização nas ruas com as trabalhadoras do sexo e entregamos preservativos. Realizamos palestras em escolas e empresas. No entanto, sinto falta de propagandas e publicidade mais efetivas na nossa cidade, abordando o assunto, que é preciso ser falado”, enfatiza Fátima. Para o psicólogo Salvador Corrêa, acima de tudo, falta mais acolhimento e aceitação da sociedade. “Hoje temos tratamentos que nos dão uma qualidade de vida muito maravilhosa. Infelizmente, o medicamento para o preconceito e o estigma não avançou da mesma forma. Precisamos eliminar todas as formas de preconceito das nossas mentes e de nossos corações”, finaliza.

Saúde 11 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023
Foto: Arquivo Psicólogo | Salvador Corrêa Casa | Irmãos da Solidariedade Foto: Facebook Luta | Fátima Castro

@lcaenergiasolar

Geração “nem-nem”

Pintando na coluna Wallace Barbosa e Júlia Venâncio

querida Bia Assed Azevedo aniversariante da semana. Beijos mil!

O Diretor do Sistema J3News,Fábio Paes em mais uma aventura, desta vez um passeio pelo Mercado De Las Brujas, Bolívia

Parabéns, querida Morena Mendes Carneiro

Linda mulher: Amanda Bianchini

No sol de Grussa Beach, a amiga Juliana de Siqueira Gusmão

Lindona da Denise Rangel, níver da semana

O competente consultor automobilístico Raul Borba

Linda e muito querida Bia Assed Azevedo aniversariante da semana. Beijos mil!

Agora noivos, em Noronha o casal bacana Luis Artur Viana e Camila Quitete

Minha querida Soraya Alexim Menezes curtindo a gastronomia capixaba

Casal top! Felipe Garcia e Marina Bechara

Meu mano Marlon Toledo curtindo Angra

Camarada Marcelinho Granato pelo mar de Guarapa

Em ritmo de cruzeiro: Luciano Freitas e Fernando Mesquita

Ela é um espetáculo! Luiza Castro na vibe carioca

Dinda querida Patrícia Abdu com a melanina ativada

Amiga especial Lalinha Paes apreciando nossa tradicional Caiapitanga

Casalzão massa: Karla e Toninho Abdu em Guarapari Camarada Caique Sardoux sempre naquele estilo

@vitalemoveisedecor

Os chamados “nem-nem“, são o grupo de pessoas que nem estudam, nem trabalham. Segundo a consultoria IDados, até o segundo trimestre de 2021, essa população representava 30% dos jovens do Brasil. Isso significa que 12,3 milhões de pessoas, cifra que supera a população da Bélgica, estão nessa situação no Brasil O número de nem-nem teve um salto durante a pandemia, em 2020. Em 2021, os números recuaram um pouco. O problema é que desde 2012 o número está em crescimento. Naquela época, os nem-nem eram 25% da faixa etária, ou seja, já era de 10 milhões de pessoas.

Gil no trio

Atendendo a inúmeros pedidos da população, o cantor Gil Paixão será a atração do Trio Elétrico, próximo domingo, dia 05 de fevereiro, na Praia do Farol de São Tomé. Gil é uma das atrações que mais lotam a orla da praia campista. Um repertório variado, músicas autorais que estão na boca do povo.

Realmente vai ferver!

Estética em alta

As aplicações de Botox com objetivo estético cresceram e se multiplicaram em ritmo frenético. Atualmente são 7 milhões por ano só nos consultórios de cirurgiões plásticos. Foram parar, até, em rostos perfeitamente lisos: adolescentes e jovens nos seus 20 anos estão aderindo à toxina antienvelhecimento.Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostram que o Botox é o procedimento mais realizado, inclusive, entre 18 e 30 anos, tendo sua procura aumentado em 300% nos últimos três anos.

Bar do Batman

Na Rua Buarque de Macedo, número 83ª, no Flamengo, RJ, você encontra o lugar mais descolado da Zona Sul. Um verdadeiro pedacinho de Gotham City no Rio de Janeiro.O Bar do Batman é aquele ambiente aconchegante, diferenciado pelo seu estilo único. É um bar temático com estilo inspirado na série do “homem-morcego” de 1966, sendo um verdadeiro tributo a Adam West, ator que interpretou o herói no seriado. A decoração traz Action Figures, poster's e um clima descontraído com interatividade do time de garçons. O cardápio traz pratos executivos no horário do almoço, sobremesas, drinks e petiscos perfeitos para o um happy hour bacana. O estilo exclusivo é uma experiência marcante. Eu conheci e adorei a experiência.

Saúde

Há crescente interesse em torno dos benefícios da psilocibina, substância presente em espécies de cogumelos que teria efeitos terapêuticos no tratamento da depressão, do alcoolismo e de outras patologias psiquiátricas. Embasadas por resultados que emergem dos novos estudos, autoridades de saúde pública começam a prescrever o composto como opção para pessoas que tentaram todas as outras medidas e fracassaram.Desde o primeiro dia de 2023, o estado americano do Oregon foi o primeiro dos EUA a autorizar a psilocibina para pessoas com depressão severa ou alcoolismo.No Brasil, a ANVISA ainda analisa a liberação do medicamento.

Mercado financeiro

O fundo de renda fixa do Nubank “Nu Reserva Imediata”, indicado na opção do Nubank para “Reserva de Emergência” e apresentado como de “baixo risco e alta liquidez”, teve rentabilidade negativa nos últimos 30 dias devido à queda acima de 57% nos papéis da Americanas no último mês.Indicado para investidores que não querem correr muitos riscos e com uma expectativa de retorno melhor que o da poupança”, o fundo rendeu na média 37% do CDI nos últimos 30 dias de acordo com informações do aplicativo do Nubank.

Navio da Xuxa

Um universo colorido em todos os cantos do navio, com shows, exposições, festas temáticas, gincanas, teatro, filmes e personagens.Xou da Xuxa, Glória Groove, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Junno Andrade, KLB, Sérgio Malandro e convidados especiais. Serão 3 dias e 3 noites de magia a bordo da nossa ‘’Nave’’ que acontecerá entre os dias 24 e 28 de março, no litoral brasileiro, a bordo do luxuoso MSC Fantasia.Um dos maiores e mais modernos transatlânticos de cruzeiro do mundo, conta com: 13 restaurantes e 10 bares, 4 piscinas, Área MSC YACHT CLUB,Ginásio e áreas poliesportivas, academias, espaço kids para os baixinhos e muito mais! A estrutura dos sonhos para comemorar o aniversário da rainha Xuxa em alto mar. Serão 72 horas de sonho e diversão celebrando a vida. Navegando rumo ao oceano em busca do Sol, da Lua, das estrelas e, certamente, do paraíso! Para comprar as cabines. www.naviodaxuxa.com.br

Comparação

Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, se revoltou por ser chamado de "bicha caricata" por Fred Nicácio no BBB 23. O médico afirmou que o público gosta de tal perfil de participante e ainda comparou o economista com Bruno Nogueira, atual participante da casa mais vigiada do Brasil. Gil não gostou nem um pouco do comentário de Fred e deu um esculacho arretado nele através de suas redes

12 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023
sociais. Fogo fora do parquinho! Linda e muito

Kitesurf em alta nas praias da região

Vittor Filho e Myrella Peixoto, jovens atletas campistas, falam sobre o boom do esporte

João Marcos Balthazar (estagiário)

Criado na França, na década de 80, o kitesurf vem conquistando um grande número de adeptos ao longo das últimas décadas. Pronto para estrear como modalidade olímpica em 2024, nos jogos de Paris, o esporte aquático é impulsionado, no Brasil, por condições geográficas propícias à prática. Na região Norte Fluminense, se destacam os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que compreendem praias como Atafona, Grussaí e Gargaú, cujos ventos constantes as tornam muito procuradas pelos atletas. Além disso, a formação de uma nova geração de jovens campeões, alguns deles de pouca idade, amplia o interesse e a procura. No kitesurf, os praticantes usam uma pipa, chamada de kite, e uma prancha para deslizar sobre as águas com a força do vento. Os atletas campistas Vittor Filho, o Vittinho, de 14 anos, e Myrella Peixoto, de 13, já colecionam títulos na modalidade e falam sobre o boom do esporte em São João da Barra e São Francisco.

“O potencial da nossa região é gigantesco e poucas pessoas se deram conta disso. Aqui é perfeito para prática do kitesurf e, principalmente, para o aprendizado. A posição do vento em relação às nossas lagoas torna mais seguro e rápido o aprendizado de quem está iniciando no esporte. Segu-

ramente é o melhor lugar para aprender kitesurf em toda Região Sudeste e assemelha-se à meca do kitesurf mundial, que é o Ceará”, explica Vittinho. Myrella explica que, além da posição, a constância dos ventos também torna a região atrativa. “As praias e lagoas da nossa região são excelentes para o kitesurf, pois há vento na maior parte do ano e a intensidade do vento colabora para a prática de qualquer modalidade de esporte a vela”, diz a atleta de 13 anos.

Presidente da Associação de Kitesurf do Norte Fluminense (AKNF), Tiago Rangel afirma, ainda, que a região oferece diferentes possibilidades para os praticantes do esporte, contemplando os mais diversos graus de habilidade. “Há rio, mar e lagoa para velejar. São três diferentes cenários, que admitem todos os níveis de velejadores, com paisagens paradisíacas e ventos constantes, na direção adequada”, descreve.

Esporte que cresce

Vittor Filho e Myrella Peixoto simbolizam a alta do esporte na região. Os dois jovens, que disputam torneios regionais e nacionais, vêm acumulando vitórias, apesar da pouca idade. Em comum, eles têm na influência familiar o pontapé inicial no kitesurf e uma grande conquista nacional.

Vittinho começou no kitesurf com oito anos de idade, por influência do pai e do tio. Desde então, vem acumulando títulos, entre eles no Campeonato Brasileiro, na categoria sub-19. O garoto afirma ser “apaixonado pelo esporte” e diz que tem como meta principal disputar as Olímpiadas.

Já Myrella começou aos 12 anos e também foi inspirada pelo pai a praticar o esporte. Ela conta que ele foi quem “praticante a ensinou”. A atleta já participou de diversas competições, e ganhou o Campeonato Brasileiro feminino de kitesurf. Ela pontua que o es-

porte também ajuda no seu dia a dia, trazendo “equilíbrio e disciplina”. Segundo a AKNF, hoje existem mais de 200 atletas associados e 400 praticantes do esporte na região. As praias de Guaxindiba, Santa Clara, Gargaú, Atafona, Grussaí e a lagoa de Iquipari têm escolas de kitesurf com instrutores certificados e materiais disponíveis para a prática da atividade.

Custos podem ser altos, mas associação sinaliza alternativas Embora o número de praticantes de kitesurf venha crescendo, o esporte ainda é considerado caro. Entre os principais custos envolvidos estão a compra de equipamentos e o financiamento da participação em eventos esportivos, para aqueles atletas que investem em competições. Levantamentos de sites especializados em kitesurf apontam que o conjunto completo de equipamentos — composto por trapézio, kite, barra, prancha e colete — custa, em média, R$ 21

mil. Rangel, no entanto, afirma que há alternativas mais acessíveis para quem pretende começar no esporte.

“Dá para baratear. Existem equipamentos que são produzidos no Brasil. Tudo depende do que a pessoa procura”, afirma.

Para as competições, no entanto, a falta de patrocínio e incentivos financeiros para atletas ainda pode ser uma barreira. “Infelizmente, o esporte tem um custo muito alto. Meu pai tem se desdobrado para que eu possa ir a algumas competições, mas, sem ajuda de custo, fica extremamente difícil. A maioria das competições é em outros estados e o custo fica alto para me deslocar”, explica Myrella Peixoto. Para Vittinho, investimentos públicos e privados no esporte podem estimular não só as carreiras de atletas, mas também trazer benefícios econômicos para a região. “O kitesurf é um esporte que tem grande potencial econômico, deixa um rastro de desenvolvimento onde passa. Pequenas comunidades e vilas de pescadores por todo o litoral

do Ceará foram totalmente modificadas por conta do turismo para prática do Kitesurf, que hoje movimenta a economia do estado. Temos condições de fazer isso aqui em nossa região”, opina. Rangel afirma que a AKNF trabalha atualmente para garantir melhores condições a quem pratica o esporte em todas as faixas da sociedade. “Estamos em tratativas com o Poder Público visando divulgar e expandir o apoio no esporte que mais cresce na nossa região que representa excelentes condições de prática anualmente. Temos vários planos, dentre eles mostrar ao país nossa vocação regional , trazer um campeonato nacional com atletas nacionais e internacionais, demarcar regiões para pousos e decolagens dos kites e realizar projeto social para os mais carentes para inserir no esporte. Inclusive estamos programando a vinda do atleta de kite adaptado, Fernando Fernandes, para simbolizar o início de um projeto inclusivo”, finaliza.

Fotos: Arquivo Pessoal J3NEWS
Foto: Arquivo Myrella Peixoto| Atleta foi inspirada pelo pai a praticar esporte Tiago Rangel | Praias da região oferecem cenários variados São João da Barra | Faixa litorânea do município é procurada pelas condições adequadas à prática do esporte Vittinho | Apaixonado pelo esporte, começou aos 8 anos de idade

Posso fazer botox no verão?

Apesar dos mitos e receios dos pacientes, não há nenhuma contraindicação em fazer o tratamento de toxina botulínica no verão. A recomendação é apenas utilizar protetor solar sempre que for sair ao sol e mesmo em ambientes internos, fazendo sua reaplicação de 3 em 3 horas. Esse cuidado ajuda a preservar os efeitos do toxina botulínica por mais tempo e também faz parte das indicações gerais para prevenir o envelhecimento facial.

OFUTURO CHEGOU!

Agenda aberta!

Abrimos a agenda, agora para todos.

No mês de janeiro priorizamos os pacientes da clínica e realizamos uma campanha interna para todos que já haviam realizado o tratamento do antigo ultraformer pudessem conhecer a eficiência e alta tecnologia do novo aparelho.

Só que agora, todos poderão desfrutar desta tecnologia com preços e condições especiais de lançamento.

O Novo Ultraformer ou Ultraformer IV simplesmente entrega 3x mais resultados que o antigo (Ultraformer III).

É a verdadeira revolução na dermatologia moderna!

Estou muito feliz e realizada em poder proporcionar isto para os meus pacientes.

O novo Ultraformer, o UltraformerMPT é a evolução do que já era bom…

É a inovação de todos os ultrassons em um só!

A nova geração de ultrassom chegou ao Brasil destronando todas outras tecnologias! No passado, muitos concorrentes surgiram para fazer frente ao Ultraformer comum, como o Atria, Vzet, Liftera, e eles realmente estavam pareando com o Ultraformer III, mas agora a MedSystems bateu na mesa e trouxe essa evolução do Ultraformer , o novo Ultraformer(MPT) e deixou o mercado de cabeça para baixo com o lançamento dessa tecnologia super avançada, que tornou todos os outros obsoletos.

Ultraformer MPT estreia a nova categoria de ultrassom – mais segura, mais rápida, mais eficaz, avançada e exclusiva.

Para vocês terem uma ideia, enquanto o Ultraformer comum e todos seus concorrentes fazem disparos mais ralos (17 pontos de coagulação), o novo aparelho, pasmem, faz 417 pontos de coagulação. Então, se já tínhamos excelentes resultados com

os ultrassons comuns, imagina com este agora?

O seu disparo é contínuo e linear, entregando uma densidade e energia muito maior que qualquer outra tecnologia existente, e claro, entregando também muito mais resultado.

E não apenas isto; além de mais rápido; mais potente, de estimular mais colágeno, ser mais seguro e indolor, temos também a possibilidade de tratar novas áreas, como em volta dos olhos, ao redor da boca, nos contornos, mas com uma entrega energética muito maior que qualquer outro aparelho… são inúmeras as aplicações e tratamentos!

Com esta nova tecnologia podemos trazer resultados até nos casos mais desafiadores, quando o grau de flacidez é muito alto e que antes tinha pouco resultado com o Ultraformer comum, mas agora tratamos todos os graus de flacidez de ma-

neira muito eficaz.

O mercado dermatológico está em polvorosa com todas estas possibilidades e essa super novidade. Uma verdadeira revolução está acontecendo neste momento na dermatologia mundial. E eu estou muito feliz em trazer esta inovação aqui para nossa cidade e região.

E lembrem-se sempre: O aparelho é operador dependente. Por isso, na clínica, faço questão de fazer pessoalmente todo o procedimento com as melhores técnicas disponibilizadas para médicos pela MedSystems, ou me faço substituir por colegas médicos, sempre da melhor forma. Pois não adianta ter acesso a melhor tecnologia, se o profissional não souber aplica-la.

E a nossa agenda já está aberta para quem quiser aderir a essa nova revolução da estética com condições especiais de lançamento!

Aproveitem!

Os resultados da aplicação da toxina botulínica começam a aparecer entre 2 e 5 dias após o tratamento e tornam-se mais evidentes cerca de duas semanas depois. Os efeitos do procedimento duram em média 4 meses, sendo recomendada a realização de uma nova aplicação após um período para manutenção dos resultados.

A substância é responsável pela interrupção dos comandos neurais na musculatura na qual é aplicada, dessa forma, promove um relaxamento no músculo evitando a contração, a chamada mímica facial.

A toxina botulínica é recomendada para o tratamento de rugas dinâmicas, que são aquelas resultantes dos movimentos da face, como ao sorrir, comer, falar ou concentrar-se. As linhas de expressão e rugas que podem ser amenizadas com o procedimento incluem as rugas da testa, na glabela (entre as sobrancelhas) e os pés de galinha que surgem no entorno dos olhos.

Apesar dessas recomendações, o uso da toxina botulínica no rosto pode ter diferentes motivações, como ser preventivo ou reparativo.

• Preventivo: indicado a partir dos 30 anos e tem como obietivo suavizar as linhas de expressão evitando a formação de rugas ou a intensificação do envelhecimento facial;

• Reparativo: recomendado para pacientes mais velhas e nas quais a presença de rugas dinâmicas já é mais intensa, amenizando essas marcas e promovendo uma face mais elástica e lisa. Portanto, a indicação do procedimento pode variar de acordo com as condições da paciente sendo importante uma avaliação.

03 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023 oliviaassed_dermato
Fotos: Arquivo Pessoal Dra. Patrícia Pandolfi e Dra. Janaína Salgado desfrutando da boa comida e da nova Décor do Piccadilly Al Mare: Dra. Sandra Rangel e o seu amado Arthur Marinho.No detalhe Dra. Sandra usando o nosso presente de verão para os pacientes da clínica Curtindo as férias em Portugal: o anestesista Dr. Rafael Abud e Natália Assed com seus filhos Rafael e Mariana e os sogros Ricardo Bastos e Maria Helena Assed

Programa Fábio Abud vem cheio de novidades

Domingão chegou e é dia de quem? Fábio Abud, na telinha da J3News TV, com o Programa Fábio Abud. E esta edição, que é reprisada ao longo da semana, está imperdível. Atenção veganos e vegetarianos, pois Abud esteve com o empresário Felipe Garcia e traz dicas incríveis. Sabiam que existem Feijoada e risoto vegano? No quadro de saúde Fábio recebeu a nutricionista Jéssica Kruschewsky. A consultora de imagem, Gisela Sarmet traz uma matéria inspirada na renomada grife Pacco Rabane. E um som de primeira qualidade com a banda Cântarus, que dá um show e ainda lança a primeira música de trabalho do novo álbum.

Radar Regional, ao vivo, de segunda a sexta-feira

As principais notícias do dia, de Campos e região, estão no Radar Regional. Apresentado pelos jornalistas Cíntia Barreto e Júlio Tinoco. O programa aborda temos como saúde, economia, entretenimento, entrevistas, esporte e muita prestação de serviço. O telejornal vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na J3News TV.

Tchau, férias!

O mês de janeiro é essencialmente o período de férias de grande parte dos brasileiros. Verão, praia, campo, chinelos, bermudas, água de coco, mais leituras, nada de despertador e viagem para quem pode. Nessa lista, poderíamos acrescentar outros itens que caem bem nas férias, mas esse é o kit básico para quem quer mesmo é ficar um tempo de papo pro ar. Ninguém merece trabalhar os doze meses do ano. Diria meu pai: muita sombra e água fresca.

A palavra férias vem do latim feriae que significa dias consagrados ao descanso, festas, repouso, folga. Já no latim vulgar (feria), significa mercado, feira. Essa extensão de sentido se deu pelo fato de nos dias de festas populares era comum a montagem de barracas onde se vendiam comes e bebes. Dessa palavra derivaram-se as palavras feriado, festa, festivo e até nefasto. E por falar em feriado, o ano de dois e vinte e três terá nove feriados nacionais. Destes, quatro serão prolongados pois caem em segundas ou sextas-feiras, emendando com o final de semana. Daí dizermos que esses feriados são férias estendidas. Podemos então, antecipadamente desejar “Bons feriados!” ou “Felizes férias curtas!” Lembrando de que férias é uma palavra pluralística, isto é, que só deve ser usada no plural e que o adjetivo que a acompanha deve concordar também no plural.

Uma coisa que eu detestava quando estava no Ensino Fundamental era quando, no primeiro dia de aula, a professora mandava fazer uma redação como título “Minhas férias”. Invariavelmente ela dizia: Coloquem o título, pulem uma linha, parágrafo. Ah! O tal parágrafo que só fui aprender a fazê-lo realmente muito tempo depois.Que terrível! Os dias livres já tinham acabado, eu tinha voltado para o internato e o que queria, naquele momento, era conhecer os colegas e professores novos, começar a escrever no caderno novo e nada de contar o que já tinha passado.

Posso garantir que, na minha vida profissional, não me lembro mesmo de pedir aos meus alunos que escrevessem sobre as férias ou mesmo dado títulos insossos como “Um dia de chuva”.

Algumas pessoas dizem que nunca saem de férias e sim que entram em ócio criativo. Realmente, nessa pausa da rotina, podemos ter aquela ideiabrilhante para colocarmos em prática no trabalho ou mesmo bolarmos um projeto bacana. A criatividade pode fluir melhor nesses momentos de descanso. Acabou o milho, acabou a pipoca. Acabaram as férias, acabou a folga e agora é encarar o “corre”, como dizem, com determinação e boa vontade. Nada de procrastinação e desânimo. Bom retorno! Tchau, férias!

04
29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO
2023
PÁGINA
DE
Fotos: Divulgação

Jair Araújo com a amada aniversariante Tânia e o neto

Beth Landim com o seu lindo netinho Benjamim

RAPIDINHAS

* Arthur Marinho e Sandra Rangel felizes coma aprovação para Medicina da linda Sophia Marinho. Comemoraram velejando com a família por belas águas azuis.

* Simone Mayerhofer e Marcos Carvalhal passando dias maravilhosos de verão com as filhas, genros e netas em Guarapari, hospedados no tradicional Hotel Coronado.

* Nosso diretor atleta Fábio Paes foi em busca de mais uma montanha. Esta fica no pico da Cordilheira dos Andes localizado na Bolívia. Ficou por 7 dias na região se preparando para a altitude. É a quinta vez que ultrapassa os 5 mil metros de altitude. O objetivo desta vez foi o majestoso Huayna Potosí com 6.088m,onde passou 3 dias lá até chegar ao cume.

* Sasha Alves Carneiro e Marquinho Veloso felizes da vida com a chegada da linda bonequinha Betina. Feliz e emocionado também está o irmão mais velho Davi.

* A aniversariante de hoje Paula Marsicano comemorou essa semana com o marido Hugh Honorato de Souzaas Bodas de Safira, pelos 16 anos de casados.

* Hugo Aquino Filho, aniversariante de domingo passado, passou a data em família sem maiores comemorações.

* Patrícia Crespo Henriques e Luiz Geraldo Henriques receberam grupo de amigos em sua bela casa de Chapéu de Sol, para comemorar Aluísio

* Helena Dias recebeu um grupo para uma deliciosa caranguejada em torno de Valéria Sampaio Peres, que passou o último fim de semana por Atafona.

* Casa de Lia Mírian Aquino Cruz em Atafona cheia de hóspedes. Entre eles: Eliana Martins Xavier, Carlos Frederico Silva e mais os amigos do neto João Pedro.

* Felipe Tamy curtindo os finais de semana pelo Rio sempre muito bem acompanhado.

* Rosane Tinoco hospedou a amiga Darcy Amorim no final de semana em sua casa atafonense.

Atafona: A sempre linda Mariana Dias Bousquet Faria

Bacutia Beach: Renata Passos, Renata Jorge Estefan e Flávia Barroso Bittencourt

* Claudia Barroso em ritmo de férias passando uma temporada em Guarapari.

* Tânia Araújo aniversariante do último fim de semanaganhou festa surpresa organizada pela amiga Maria Cristina Ferreira Miranda Lima, que combinou com a família. Teve mesa de doces e bolo nos tons de vermelho e branco.

* Renato Moreira Ramos aniversariante da última semana foi comemorado por filhos e netos.

* Tânia Terra e José Carlos Alves deixaram um pouco a amada praia de Atafona e passaram a última semana no condomínio da Aldeia da Praia em Guarapari. Chiquérrimo!

NIVER Os parabéns de hoje vão para Paula Marsicano, Francisco Wanziler, Lidiane Amorim, Cleyse Silva, Rosane Barreto. Amanhã para Carlos Eduardo Pereira, Agn Netto, Leandro Castelo, DibsHauaji, Denise Fuly, Cláudio Nogueira, Vinny Moraes. Terça-feira para Laila Póvoa, FrancineKleme Laura Araújo. Quarta-feira para EliandraArêas, Wanderson Barcelos, Raquel Carvalho Maia, Jocilene Valentim, Rafael Lontra Rocha e Antônio Cruz. Quinta-feira para André Ricardo da Silva Rodrigues e Maria Júlia Tavares. Sexta-feira para Cenilde Nascentes, Alana Portal e Lívia Marchi. Sábado para Nazareth Queiroz, Maria Helena Machado, Malu Castro, Lobão Marcelo e Neuza de Freitas Rodrigues. Da

05 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023
Fotos: Arquivo da colunista coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.
“Você atrai o bem que deseja aos outros.”
Sophia Marinho a belíssima caloura de Medicina Flávia Trindade Chalita, Rosane Trindade e Lila Trindade Chalita enfeitando o Dubai MiracleGarden Guarapari: Laura Terra e Abdu Neme com Abdu Filho na Aldeia da Praia. Foto Maria Flávia Farah e EmilsonAnselme felizes com a princesa Luísa Maria Abdu Neme linda e charmosa na Aldeia da Praia Antônio Luma Marques em Portugal Sheila Bragança sempre maravilhosa Eliana Martins Xavier curtido Atafona A aniversariante da semana Thaís Teixeira Assed com seus amores Pedro Assed e a linda Maria Sofia Antônio Carlos de Miranda Junior com seu filho João Pedro Leblon: A aniversariante de quarta-feira é a nossa eterna Garota de Ipanema Raquel Maia

Um bumbum redondinho é uma das coisas mais desejadas pelas clientes da minha clínica.

E todas ficam encantadas com o poder que temos de tornar isso realidade em tão pouco tempo.

Temos o tratamento que você precisa para dar mais volume ao seu bumbum, deixando a pele uniforme, tonificando os músculos e combatendo flacidez e celulite.

Ainda dá tempo de ter o bumbum perfeito do verão.

PROTOCOLOS DE 2 SEMANAS, 3 SEMANAS E ATÉ MESMO 4 SEMANAS

estão dando um show de resultados.

AGORA NÃO TEM DESCULPA!

BORA MUDAR A SUA REALIDADE?

SOS CARNAVAL

Não deu tempo de ficar com o corpo que queria para o Carnaval?

Foi com tudo nas férias?

Viagens, família reunida, doces, comidas diversas, nada de treino, nada de tratamento estético. PRONTO! Acha mesmo que não vai dar tempo?

ASSIM SURGIU EM 2018 O SOS VERÃO para aquelas pessoas que não conseguiam se cuidar o ano todo e precisavam de uma mãozinha no final do ano, porque, afinal, quem não quer se sentir bem nas festas de fim de ano?

Mas esse ano resolvemos lançar o SOS CARNAVAL, justamente para ajudar a todas aquelas pessoas que chegam das férias já se sentindo péssimas por terem perdido o controle na alimentação em janeiro e já vão encarar o Carnaval nas próximas semanas. Ainda dá tempo de você conquistar a sua melhor versão para o Carnaval! Montamos protocolos com tratamentos personalizados de 2, 3 ou 4 semanas para te entregar o melhor resultado e você curtir os dias de folia em grande estilo.

SOS BUMBUM

SOS CELULITE SOS GORDURA

Atuando nas principais queixas com resultados rápidos! Você que escolhe.

Muitas pessoas abusam nas férias e chegam com alguns quilos a mais, roupas apertadas, dobrinhas que não tinham. Observamos que em boa parte é edema, mas a gordura adquirida não foge dos nossos olhos e do maquinário pesado que temos para exterminá-la em poucos dias. SIM! POUCOS DIAS! Desenvolvemos técnicas e mexemos em alguns protocolos já prontos para acelerar o processo de gordura para o Carnaval!

DICA DE VERÃO

Paula Martins proprietária do ateliê aqui , especialista em decoração de interiores

Dra.Luciana Hiel e Dr Neto sócios proprietários da Vita Oral, clinica de odontologia em Campos, com longa e vasta expertise no ramo.

Curtir o final de semana pode ser sinônimo de uma cervejinha gelada e petiscos. O problema é que todo esse clima de descontração pode levar você a beber mais do que deveria e sofrer as consequências no dia seguinte como dores de cabeça, enjoo e mal estar. Para te ajudar a se sentir melhor, seguem abaixo algumas dicas: O que é bom para curar a ressaca?

Para curar a ressaca mais rápido,é preciso ingerir bastante água, chás diuréticos, como chá verde e de cavalinha, comer frutas ricas vitamina C, castanhas e até o próprio cacau. Outra dica importante é não pular

Só quem é mulher sabe que as celulites às vezes causam aquele incômodo e insegurança, né?

Ao caminhar na praia de biquíni, ao usar um short mais apertado... E tratamentos estéticos específicos para atuar nessa insatisfação são aliados poderosos para resolver isso. Aqui na clínica nós temos um protocolo para tratamento de celulites com resultados expressivos entre 2, 3 e 4 semanas de tratamento. Você que escolhe!

Em tempo ainda para aproveitar os dias que estão por vir com mais segurança e se cuidando e se amando mais.

as refeições do dia, buscando se alimentar adequadamente. O que fazer para tirar o álcool do corpo?

Para desintoxicar o organismo e curar a ressaca rápido, aposte em uma água de coco, que ajudará a eliminar as toxinas do álcool. Além de isotônicos, ou seja, bebidas ricas em minerais vão contribuir para a reposição de eletrólitos, sódio e potássio no organismo. Como prevenir a ressaca?

A hidratação é fundamental para prevenir a ressaca. Então, durante a “bebedeira” a pessoa deve a cada copo/latinha, tomar um copo de água, além de fazer uma refeição, antes e

após, rica em carboidratos de baixo índice glicêmico e manter um bom consumo de proteínas.

Dra Lilian Tinoco, nutricionista Especialista em nutrição clínica, modulação intestinal, emagrecimento e alergias alimentares.

06 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023 bk. bekind.loja MODA FEMININA
Fotos: Arquivo da colunista
PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023 07
CURTINDO João Lucas e o papai Bruno Trindade FOFA Maria Antônia Faes PARABÉNS Nathan Damasceno SEREINHA Sophia Menna Barreto Paiva GOSTOSA Sarah Xodó da vovó Joana Mambreu AO SOL Maria Adu Neme FÉRIAS Lucas e os pais Laura Damian e Maurício Santos FAMÍLIA Bento e os pais Maria Teresa e Gilberto Oliveira Curtindo o por do Sol Elisa a tia Graziela Aquino e o papai Guilherme Cassiano FÉRIAS Lucas, Luísa e Rafael com a mamãe Giseli Kury (Giovana) CURTINDO Júlia, Huguinho e o papai Hugo Louvain TORCEDOR Guilherme Fraga GATINHA Nic Borges FOFURA Ana Liz Trindade

Fotos: Arquivo pessoal e BMW

BMW M8 GRAN COUPÉ COMPETITION

Fomos conhecer o Top de Linha da BMW

Apresentação

O M8 Coupé existe há quase 30 anos. No início da década de 1990, os engenheiros da BMW desenvolveram um protótipo BMW M8 com um motor de 12 cilindros (V12) baseado no E31 Coupé, mas este carro nunca entrou em produção para vendas. Demorou até 2019 para que os primeiros BMW M8 Conversível (F91), Coupé (F92) e GranCoupé (F93) aparecessem nos showrooms. Criados pelo designer Marcus Syring, estes bólidos são produzidos na fábrica da divisão M da BMW, em Dingolfing, na região da Bavária, na Alemanha.

O modelo GranCoupé, o último a ser lançado, em outubro de 2019, é o único que veio para ser comercializado oficialmente no Brasil.

De acordo com a BMW, entre as opções de rodas (três, sempre de 20 polegadas), do acabamento interno (três: de fibra de carbono, black piano ou madeira), do revestimento dos bancos (sete, sempre de couro Merino) e da pintura do carro (81 cores diferentes), são

5.103 combinações distintas para o M8 GranCoupé.

O motor, denominado S63B44, com dois turbocompressores paralelos e de mesma dimensão (twin), possui 8 cilindros em V, com

4,4 litros,e uma potência de 600 cv e 76,5 kgfm de torque na versão normal e 625 cv e o mesmo torque,na versão Competition, a mais apimentada, escolhida para esta apresentaçãoe que é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em míseros

3,3 segundos, 0 a 200 km/h em incríveis 10,6 segundos e alcançar os 305 km/h de velocidade máximacom o pacote opcional M Driver.

O motor do M8 é compartilhado, com menos potência, com os modelos M5, X5M e X6M, e também é o mesmo do modelo M850i, porém, neste ele desenvolve “apenas” 530 cavalos de potência, 95 cv a menos que o M8 Competition, o top de linha da divisão BMW M e o mais potente da produção em série da marca. Mais potente do que ele, só a série limitada do BMW M5 CSCompetition Sport - que foi extinta recentemente e entregava 635 cavalos de potência. O único câmbio disponível para o M8 é uma transmissão automática ZF 8HP76, fabricada pela ZF Friedrichshafen, que possui 8 marchas, conversor de torque e é chamado de M-Steptronic pela BMW.

A nova série esportiva M8 acabou chegando para substituir a antiga série M6. Impulsionados pelo automobilismo, os automóveis BMW

M mais do que cumprem os mais altos padrões de agilidade, dinâmica e potência. Motores potentes combinados com um design expressivo, acessórios exclusivos e alta funcionalidade permitem que você sinta quanta paixão existe em cada peça desses automóveis de alto desempenho. Com 50 anos completados no ano passado, em 2022, a divisão M da BMW, criada em 1972, comemora o seu sucesso e crescimento no mercado, conforme o relato de Franciscus van Meel, Presidente do Conselho de Administração da BMW M GmbH: “O entusiasmo da comunidade M pelo desempenho emocionalmente poderoso na estrada e na pista nos manteve durante todo o ano do aniversário. Isso também se expressa em um novo recorde de vendas para os automóveis BMW M, o que nos dá uma perspectiva positiva para 2023”. No final de seu ano de aniversário, a BMW M GmbH mais uma vez alcançou resultados recordes. As vendas globais de carros de desempenho e alto desempenho aumentaram para 177.257 veículos durante o ano fiscal de 2022. Isso representa um aumento de 8,4% em relação ao ano anterior, apesar das contínuas condições desafiadoras na área de logística e cadeias de suprimentos.

O mercado único mais importante em 2022 foi novamente os EUA, com a segunda região de vendas mais importante sendo novamente o mercado doméstico alemão, seguido pelo Reino Unido. Como concorrentes diretos, o BMW M8 GranCoupéCompetition encara o Mercedes-AMG GT 4-door, o PorschePanamera e o Audi RS7 Performance Sportback.

Equipamentos O M8 GranCoupéCompetitiontem o teto de fibra de carbono todo

forrado internamente em Alcantara, os bancos são em couro Merino quetambém reveste as portas e consoles centrais. Os bancos da frente possuem regulagem elétrica com memória, ajuste lombar, ventilação e aquecimento - só não dispõe de massagem, item já visto em alguns modelos deste porte -, além do símbolo “M8 Competition” em LED personalizável. Inclusive, a iluminação interna do carro é toda em LED personalizável. O sistema de som Bowers& Wilkins Diamond com amplificador de 10 canais, de 1.400 watts, conta com 16 alto-falantes e 2 subwoofers. O modelo tem uma grande e tecnológica lista de equipamentos de série que inclui recursos como:ar-condicionado de 4 zonas com regulagem também pelo banco traseiro, DrivingAssistant Professional (sistema de condução semi-autônoma), ReversingAssist (sistema que registra e refaz, se necessário, os últimos 50 metros percorridos, em marcha a ré), o Parking Assistant Plus (sistema de estacionamento automático que funciona em conjunto com o Surround View, que capta imagens de 360° no entorno do veículo), Live Cockpit Professional (sistema auxiliar de condução que obedece comandos por voz), Head-up Dis-

play colorido (sistema que reflete no para-brisa as principais informações do painel), Night Vision (sistema para reconhecimento de pedestres e animais em ambientes escuros), o BMW Connected Drive (sistema que agrega serviços de teleservices que informa, entre outros, a necessidade de revisão, realiza chamada de emergência em casos de colisão, abre e liga o carro através do iPhone, acessa aplicativos com notícias, clima... e conta com o serviço de concierge com suporte 24 horas e informações de trânsito em tempo real), Android Auto e Apple CarPlay - este com conexão sem fio -, faróis a laser, quadro de instrumentos digital, central multimídia de 12,3”com atualização remota de softwaree inteligência artificial capaz de aprender os hábitos do motorista.

Detalhes Técnicos O BMW M8GranCoupéCompetition possui uma série de regulagens para a adequação do carro para o seu uso específico num determinado momento, assim, pode-se ajustar o chassi e o seu sistema de tração, o motor, o câmbio, a suspensão, a direção, os freios, as assistências eletrônicas ao motorista e até o ronco do motor. Vamos às principais:

Modo M: O botão M MODE no console central pode ajustar a intensidade de controle dos sistemas de assistência ao motorista. O modo ROAD oferece toda a gama de funções dos assistentes eletrônicos. Na configuração SPORT, eles apenas avisam, mas não intervêm. Selecionando o modo desejado, a interface do painel de instrumento mostra as informações de direção escolhida.

M xDrive: O M xDrive com diferencial M ativo garante máxima tração e dinâmica de condução tanto para o uso na cidade, como na estrada ou na pista. A tecnologia específica M combina a agilidade típica de uma tração traseira com o controle de uma tração integral. O motorista pode escolher a distribuição de potência do M xDrive de acordo com as suas preferências pessoais: Existe uma escolha entre as variantes de tração 4WD (tração nas quatro rodas com inclinação para trás), 4WD Sport (mais torque para o eixo traseiro, permite drifting) e - no modo DSC off - 2WD (somente com tração traseira para uso na pista).

Suspensão adaptativa M: A suspensão Adaptive M vem de série e permite ajustar as características do amortecedor para se adequar a qualquer situação de direção, au-

mentando a dinâmica de direção e o conforto. Além da configuração padrão COMFORT para maior conforto ao dirigir, o programa SPORT oferece configurações de amortecimento mais diretas e SPORT+ para uso na pista.

Sistema de escape esportivo M: O sistema de escape M Sport vem como padrão e oferece um som dinâmico que pode ser modificado por meio do mecanismo integrado de válvula de escape. Os programas SPORT e SPORT+, que podem ser selecionados através dos botões de dinâmica de condução, são acentuados por um som do motor ainda mais intenso, enquanto o programa voltado para o conforto oferece um som esportivo mais discreto.

Freio de cerâmica de carbono M: O freio de cerâmica opcional M Carbon oferece potência de frenagem ainda mais direta. O freio não é corrosivo e tolera ainda mais calor. Impressiona pelo desgaste extremamente mínimo e contribui para um menor peso do veículo, o que tem um impacto positivo na agilidade, dinâmica e aceleração. O sistema tem a sensibilidade do pedal do freio regulável eletronicamente em dois níveis. O freio especial é visível através de pinças na cor dourada com o logótipo M no exterior.

Especificações Técnicas BMW M8 GranCoupéCompetition

MOTOR: Código S63B44, dianteiro, longitudinal, 4,4 l (4.395 cc), DOHC, 8 cilindros em V, 32 válvulas, biturbo (twin turbo), à gasolina.

Potência máxima: 625 cavalos a 6.000 rpm

Torque máximo: 76,5 kgfm de 1.800 a 5.800 rpm

TRANSMISSÃO

Câmbio: Código ZF 8HP76, M-Steptronic, automático, 8 marchas compaddle shift eDrivelogic, com conversor de torque.

Tração:Integral (4x4) sob demanda.

SUSPENSÃO

Dianteira:Independente, braços triangulares com barra estabilizadora e molas helicoidais.

Traseira: Independente, braços sobrepostos,multibraços (multilink) com barra estabilizadora e molas helicoidais.

FREIOS Dianteiros e traseiros:Discosventilados de carbono-cerâmica e pinças douradas na versão Competition.

DIREÇÃO Assistência: Elétrica

PNEUS

Dianteiros: 275/35 R20

Traseiros: 285/35 R20

AERODINÂMICA Área frontal: 2,31 m²

Coeficiente aerodinâmico (Cx): 0,34

DIMENSÕES Comprimento: 5.098 mm

@rodrigovianarodrigoviana 08 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023
Largura: 1.943 mm Altura: 1.420 mm Entre eixos: 3.027 mm Vão livre do solo: 130 mm PESO E CAPACIDADES Peso: 2.055 kg Porta-malas: 440 litros Carga útil: 460 kg Tanque combustível: 68 litros DESEMPENHO Velocidade máxima: 305 km/h (com o pacote opcional M Driver). Aceleração 0 a 100 km/h: 3,3 segundos Aceleração 0 a 200 km/h: 10,6 segundos Preço:
R$1.247.827,00 (Tabela FIPE)

QUE É BOM VER POR AÍ

GENTE NOSSA

Nossa Paula Gicovate, campista, escritora e roteirista, orgulho de nossa terra, filha da saudosa Laurinha Pereira Pinto e de Maurício Gicovate reeditou seu livro "Este é um livro sobre amor”, que foi publicado em 2014 e agora ganhou novo projeto gráfico. Seu lançamento aconteceu no Rio, na Janela Livraria, no Jardim Botânico, com suas quase 100 páginas, com narrativa sobre o amor que surge como uma espécie de jogo de encaixes em que, por destino ou capricho, não existe peça ideal.

COPACABANA PALACE

Viva o Copa! No dia 13 de agosto o icônico hotel carioca Copacabana Palace, o mais famoso brasileiro em todo o mundo, completa 100 anos de vida e glamour. Sofisticado como ele só, ganhará detalhes numa nova fachada e um tom pérola, além de uma nova iluminação cênica, projeto do arquiteto Ivan de Sá Rezende, aprovado pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Serão vários eventos e momentos para homenageá-lo como merece. De propriedade da família Guinle, o Copa, na intimidade, é um edifício em estilo eclético projetado pelo francês Joseph Gire, e já recebeu personalidades de todo o mundo, como Madonna, Walt Disney, Princesa Diana, Nelson Mandela, e por aí vai...

COMES E BEBES

Dulce e Waltinho Godoy, que são anfitriões nota 10 e comandam uma das agradaveis e movimentadas casas de Atafona, receberam grupo grande de amigos no sábado, para drinks e comida da melhor qualidade.

CUME

Nosso diretor do grupo J3News, Fábio Paes, acaba de colocar em prática mais uma de suas proezas. Apaixonado por aventuras pelo mundo, absorvendo as melhores experiências de momentos únicos e muito bem vividos, chegou com louvor ao cume do Pico Áustria, na Bolívia, quando atingiu a sua meta subindo 5.300 metros do lugar. Tudo registrado em sua rede social e acompanhado por todos os seus seguidores, família e amigos, vibrando com ele cada passo dado, cada vitória percorrida e o prazer da realização do desejo atingido.

PRAIA VIP

Lia Mirian Aquino Cruz com a filha Graziela, o neto João Pedro e o genro Guilherme, acolheram no fim de semana na casa de Atafona os amigos Jaqueline e José Renato Aversa Venâncio, Suzana Ferreira Paes e Eliana Martins Xavier que veio de Niterói curtir uns dias entre nós. Graziela e Guilherme, depois seguiram por uns dias pela esfera carioca. No apartamento da Epitácio Pessoa uma visita muito especial, a filha dele Elisa, que veio de Minas Gerais passar uns dias com eles.

FASHION

Dois super-modelos da cidade, Hugo Rocha e Flávia Andretti, foram contratados pelo Daniel Leça para vestirem de corpo e alma a sua nova coleção. Estão na campanha da tradicional Slake, que foi para estúdio para criar imagens de mídia e marketing clicadas pelo fotógrafo Vitor.

CALMA AÍ!

Bebeth Martins quer um destino longe dos confetes e serpentinas no período de carnaval. Está esquematizado uma viagem para São Pedro da Serra, com natureza viva ao redor, banhos de piscina com água natural, pé no gramado, ar puro e ao invés dos tamborins vai escutar apenas o canto dos pássaros.

BAZAR

Um número grande de peças de roupa estão no bazar do Asilo Monsenhor Severino, tomando conta de espaço enorme para a livre escolha dos que amam uma peça de segunda mão com preços incríveis. As doações não param de chegar e os que quiserem adquirir essa moda, basta comparecer na sede deles na Beira Valão, fazer suas escolhas e contribuir com a entidade que necessita dessa arrecadação financeira para contribuir com as obras assistenciais da casa. O diretor do asilo, Ricardo Araújo agradece.

PET

Adotar um pet é um ato de amor, aquele amor incondicional. Para quem deseja ter um filho de quatro patas, o Centro de Controle de Zoonoses, o CCZ está disponibilizando mais de 40 pets, entre cães e gatos, adultos e filhotes, para adoção.

TERMÔMETRO

Era chuva que Deus dava! Minha nossa! Tempos incertos esses que estamos vivendo. São muitas surpresas de uma hora pra outra. Tem as ruins, mas também tem as boas. Oremos!

USA

Arimatéia Duarte não queria 2023 igual a aquele que passou, ou aqueles que passaram. Resolveu arrumar bagagem e partir para uma longa temporada fora do Brasil. Foi aprimorar o inglês e buscar novas experiências de vida, tendo como destino a Flórida. Está amando apesar do frio estar castigando os americanos nesta época.

CHEGA PRA CÁ

Larissa e Luiz Felipe (Luli) Salles curtindo a casa de Atafona com direito a receber os amigos para momentos ótimos para curtirem juntos, para ter graça na vida. Eles amam estar em ótimas companhias e oferecerem delícias em forma de comes e bebes e as águas azuis da piscina com área externa muito agradável. A estrela da casa é Laura, a filha linda deles, que além de fazer graça distribui simpatia para todos os lados. No Carnaval eles seguem com um grupo de amigos para Trancoso.

10 PÁGINA 29 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2023
Fotos: Arquivo colunista Os primos João Pedro Cruz Soares e Hugo Aquino Neto, por Atafona Ana e Jorge Luciano Jacyntho em tarde elegante de verão Foto: Vilson Correia Se uma Flávia Andretti encanta muita gente, várias, encantam muito mais

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.