Page 1

Nas bancas por R$ 1,50

NÚMERO 155

Fotos: Divulgação

CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

mão Tudo na palma da

Terceira Via App já está disponível na Google Play

2020, o ano que já começou

Principais lideranças já se movimentam na disputa pela prefeitura

PÁGINA 03

AloysioBalbi BYE BYE SANTOS DUMONT CAPA

A partir do próximo dia 28 os voos da Azul que decolam de Campos com destino ao Rio não terão como pista de pouso mais o Santos Dumont e sim o aeroporto do Galeão.

Brigada de Incêndio agora é lei para muitas empresas

Desinformação é o grande desafio

O Brasil vive um momento de transição que tanto pode avançar em estrada segura – como se espera – como enveredar por caminhos de recrudescimento. PÁGINA 05 Foto: Leandro Latyki

Presidente da Sicredi

Santo Cappellari

A Lei é de autoria do vereador Marcelo Perfil

Cappellari diz em entrevista que são vários os diferenciais da Sicredi, mas destaca um em especial: o de não ser apenas um endereço fixo e de se pautar para permanente contato com os clientes. Isso acontece na forma de assembleias de prestação de contas entre outras ações da Sicredi.

& estilosos

Looks básicos PÁGINA 03

PÁGINA 07 IMNE cumpre à legislação implantando brigada de incêndio

PÁGINA 06

Advogado campista em Brasília para debater juros Desde 2015, a PEC está parada no Congresso

Advogado Salatiel Pizelli

Na terça-feira (8), o advogado Salatiel Pizelli, especialista em operações de crédito, se apresenta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para defender o limite de juros cobrados no Brasil, considerados abusivos e um dos mais elevados do mundo. Salatiel integra equipe de especialistas em economia e em direito para a retomada de Proposta de Emenda Constitucional (PEC 160), de 2015, cujo objetivo é tratar do limite da taxa de juros no país. PÁGINA 06

Contagem regressiva para o Festival da Colheita: evento acontece nos dias 5 e 6 na Praça do Liceu Para quem curte o chopp artesanal da Cerveja Praya , o sake gaseificado e saborizado GÀZ Sake e a mistura delícia de mate com limão e vodka prontinho pra beber da Mate Shine e, também para os curiosos em provar e conhecer essas e outras opções do cardápio, o Festival da Colheita promete surpreender os visitantes do evento neste final de semana na Praça do Liceu. Sejam as opções do bar ou das várias possibilidades entre comidas, doces, salgados da culinária vegana e vegetariana, o festival que acontece nos dias 05 e 06 tem uma programação que inclui palestras, shows musicais, oferece a possibilidade de se poder adotar um pet, adquirir mudas e das crianças se divertirem no espaço kids idealizado especialmente para elas.

Grupo Outside selou parceria com o Americano Futebol Clube no último dia 03 Na última quinta-feira, dia 03 o Grupo Outside selou uma parceria com o Americano Futebol Clube para o desenvolvimento de marketing, estratégia de comercialização e patrocínio para o Alvinegro.

Novos programas na 3ª Via TV

O Grupo Outside também faz parte da empresa de assessoria esportiva Talent Sports e até o final do ano terá ainda mais novidades disse Edvaldo Mendonça, diretor do grupo. “Para nós do Grupo Outside é uma grande satisfação fazer parte desta nova fase do Americano Futebol Clube. Sobretudo, por poder contribuir para que o time alcance seus objetivos esperados para o ano de 2020” revela Edvaldo.

Dentre as novidades, teremos um programa de jornalismo, apresentado pelos jornalistas Ocinei Trindade e Girlane Rodrigues. E Moda com Priscyla Bezerra e Lohana Ernandes.

Para os representantes do Americano Futebol Clube, a parceria com o Grupo Outside é umas das portas para o clube ter mais crescimento e visibilidade. “A nova vertente do Americano com a parceria com grandes empresas como o Flamengo e o Grupo Outside, que tem toda a expertise é resgatar o Alvinegro e proporcionar mais crescimento, dar mais visibilidade e torná-lo mais forte. 2020 é o meu último ano como presidente, neste mandato, e quero deixar o clube com as condições mais favoráveis possíveis”, destaca Carlos Abreu, presidente do Americano Futebol Clube.

PÁGINA 14

MEU LOOK PÁGINA 06

Lingerie

à mostra PÁGINA 09

O técnico do Americano Futebol Clube Josué Teixeira destaca que os anos de 2020 e 2021 trazem grandes novidades para o clube, entre elas a inauguração do estádio. “É muito importante para o Americano fechar parcerias com empresas que agregam valor ao clube. O Grupo Outside chega no momento em que estamos com os olhares voltados para a 1ª Fase do Campeonato Carioca, focados em conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro. Tem também a inauguração do nosso estádio em 2020. Parceiros fortes como a Outside chegam para fazer a diferença neste processo”, revela Josué.

Diretor do Grupo Outside, Edvaldo Mendonça, e Presidente do Americano, Carlos Abreu.

Luiza Diniz Treinador do Americano, Josué Teixeira e Diretor do Grupo Outside, Edvaldo Mendonça.

Os pets da criançada


PÁGINA

Alexandre Tadeu pode ser opção do Republicanos à Prefeitura

03

Especial

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

Caio Vianna foi candidato em 2016 e pode repetir a dose

Gil Vianna foi ungido comandante do PSL na região

Rafael Diniz acha que ainda não é o momento para debater eleições

Rodrigo Bacelar fala em sonho e deixa porta aberta para candidatura

Wladimir Garotinho afirma que vai bem nas pesquisas

Contagem regressiva pela prefeitura

Faltando um ano para as Eleições Municipais, principais lideranças começam a se posicionar

Regras e datas para o pleito Data: O primeiro turno acontece no dia 4 de outubro de 2020 e o segundo, dia 25 do mesmo mês, se houver. Cargos: Serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Partidos: Para participar, deverão registrar seu estatuto no TSE até seis meses antes do pleito.

Marcos Curvello As eleições de 2020 serão um teste para os políticos que hoje estão no poder, seja no Município, no Estado ou na União. Serão escolhidos prefeito, vice-prefeito e vereadores, o que torna o pleito uma prova de capital político tanto de quem caminha para o fim de seus mandatos e pretendem a reeleição, como para aqueles que chegaram ao poder com forte apoio popular e pretendem consolidar um projeto político. O primeiro turno acontece no dia 4 de outubro, e o segundo, caso seja necessário, no dia 25 do mesmo mês. Nos bastidores, aspirantes a pré-candidatos se movimentam pelo menos desde a segunda metade de 2018. Encomendam pesquisas, sondam alianças e fazem gestos em direção ao seu eleitorado. Entre os nomes mais citados, porém, somente Gil Vianna, do PSL de Jair Bolsonaro, assume a intenção de disputar a sucessão de Rafael Diniz (CDN). Ungido “comandante” da legenda no Norte e no Noroeste Fluminense pelo filho “01” do presidente, o senador Flávio Bolsonaro, que preside o diretório estadual da sigla, Gil Vianna afirma sem rodeios: “sou pré-candidato a Prefeito da cidade de Campos”. Ex-militar e parte importante da estratégia de consolidação do PSL no Estado, Gil apresenta sua ficha: “Tenho experiência na vida pública. Fui eleito vereador por duas vezes. Fiquei um ano e meio na Assembleia Legislativa do Rio

Coligações: Candidatos a prefeito poderão formar coligações, mas não candidatos a vereadores. Cota: Cada partido deverá reservar a cota mínima de 30% para as mulheres. Candidatura avulsa: Está proibida mesmo que o candidato seja filiado a um partido. Idade mínima: Para prefeito ou vice-prefeito, é de 21 anos. Para vereador, é de 18 anos. Limites de gasto: Serão iguais aos de 2016, corrigidos pela inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). (Alerj) como suplente. Esse ano, iniciamos uma nova Legislatura, um mandato participativo, ouvindo a sociedade e conversando muito com as pessoas, pois acredito que o diálogo é muito importante para que possamos construir e solidificar, com verdade e transparência, uma história para a cidade de Campos”, reflete. No estilo direto que fez do PSL um fenômeno nas eleições de 2018, Gil alfineta potenciais adversários. “Tenho vida própria, não nasci em berço político. Meu pai era garçom. Cuidou de cinco filhos. Não tenho parente na política, não sou sombra de ninguém”, diz o herdeiro natural do movimento conservador que se destacou nas urnas do país em 2018, reforçando seu perfil outsider. Mesmo não citando nomes, o recado tem endereço certo: quatro aventados com frequência entre os prováveis pré-candidatos vêm de famílias profundamente relacionadas à política campista. O

prefeito Rafael Diniz, que deve tentar reeleição, é neto do ex-prefeito Zezé Barbosa e filho do ex-deputado estadual Sérgio Diniz. Deputado federal, Wladimir Garotinho (PSD) é filho dos ex-prefeitos de Campos e governadores do Rio Anthony e Rosinha Garotinho. O deputado estadual Rodrigo Bacellar é filho do ex-vereador Marco Bacellar (SD). Já Caio Vianna (PDT) é filho do ex-prefeito Arnaldo Vianna. A um ano da Eleição Ainda que a preparação para o pleito ganhe ritmo cada vez mais acelerado e as lideranças políticas atuem há meses com olhos em 2020, a palavra “eleição” parece provocar algum desconforto. Para o prefeito Rafael Diniz, tocar no assunto agora “antecipa o debate eleitoral” e pode provocar desunião em um momento em que políticos de todas as cores e ideologias prometem atuar juntos contra o novo modelo de repartição dos royalties, cuja

INSTITUTO MUNICIPAL DE TRANSITO E TRANSPORTE - IMTT AVISO DE LEILÃO PTN09/2019 O Instituto Municipal de Transito Transporte (IMTT), sediado na Rua Barão da Lagoa Dourada nº 197, Centro – Campos dos Goytacazes, através de seu Presidente, no exercício de suas atribuições legais, a empresa MHA DOS SANTOS PARQUEAMENTO E REMOÇÕES DE VEÍCULOS LTDA – PÁTIO NORTE, tendo seu escritório central localizado na Av. 28 de Março nº: 13 - loja: 24 (Shopping Turfecentro), Pq. Fazendinha (22)27233245, escritório do setor de leilões localizado na Av. 28 de Março nº: 13 - loja 27 (Shopping Turfecentro), Pq. Fazendinha (22)27259602, e pátio centralizado localizado na Rodovia BR-101 Km 78, Ururaí, todos localizados no município de Campos dos Goytacazes; e o Leiloeiro Público Christiana Costa Mendes da Silva, matriculado na JUCERJA sob o nº 227, levam ao conhecimento dos interessados que, na forma da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, da Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 e suas alterações posteriores, da Resolução CONTRAN nº 623, de 06 de setembro de 2016, e da Lei Estadual nº 6.657, de 26 de dezembro de 2013, realizarão o LEILÃO DE VEÍCULOS CONSERVADOS (destinados a circulação) E SUCATAS INSERVÍVEIS (destinados a prensa e reciclagem), cuja venda será igual ou superior à avaliação, a ser conduzido pelo referido Leiloeiro, dos veículos automotores listados no EDITAL DE LEILÃO que está disponível na sede do IMTT e nos escritórios do PÁTIO NORTE, bem como de forma digital no portal da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (http://www.campos.rj.gov.br) e site do PÁTIO NORTE (www.pationorte.com.br). O Leilão será realizado, simultaneamente, sob a forma Presencial e Online no dia 24 de outubro de 2019, a partir das 10 horas, o pregão presencial acontecerá no auditório do CDL- CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, Av. Sete de Setembro 274/280, Centro – Campos dos Goytacazes/RJ, e o virtual através do sítio eletrônico: www.brbid.com no mesmo horário. JOSÉ FELIPE QUINTANILHA FRANÇA PRESIDENTE

constitucionalidade será analisada pelo Supremo Tribunal Federal em 20 de novembro. “Acho cedo — e até perigoso — falar em eleições agora. Trará mais prejuízos do que benefícios diante do risco de perder os royalties. Todos precisamos estar do mesmo lado. Uma derrota no STF não vai prejudicar apenas meu governo. Será uma tragédia para a cidade, independente de quem seja o prefeito. É hora de trabalhar, e não de pensar em eleições”, pondera Rafael. O prefeito vem de uma vitória em primeiro turno, em 2016, e já assumiu publicamente a intenção de tentar mais um mandato, mas enfrenta rejeição devido a um mandato lembrado pelo caixa apertado e por uma série de cortes. A avaliação de Rodrigo Bacellar é semelhante à de Rafael. “O que menos importa nessa reta final de 2019 é a antecipação do tabuleiro eleitoral de 2020. Especulações eleitoreiras nesse momento servem apenas para alguns grupos acirrarem os ânimos e insuflarem seus cabos eleitorais, visando criar um clima de ‘guerra’ na nossa planície goitacá”, opina. Mesmo assim, o deputado estadual conta com apoio do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), e deixa a porta aberta para uma candidatura, ao mesmo tem em que critica “administrações anteriores”. “Não decido nada sozinho. Nomes importantes do meu grupo acham que seria um bom momento para uma candidatura. Outros, pensam que esse passo deveria esperar um pouco mais. Quem na política não sonha governar sua cidade? Mas, sonho nunca pode se sobrepor à realidade. E o momento é ruim na economia. O município passa por uma asfixia financeira, culpa de desastradas administrações anteriores”, diz Bacellar, eleito pela primeira vez em 2018, com 26.135 votos. Polarização Ao contrário de Rafael e Bacellar, Wladimir Garotinho admite mais abertamente a intenção de uma candidatura dentro de seu grupo político, que comandou a cidade por dois mandatos até a eleição de Diniz, em 2016. Mesmo assim,

Financiamento: O candidato poderá se autofinanciar em até 10% do limite de gasto para o cargo. Pessoas físicas poderão fazer doações, limitadas a 10% dos seus rendimentos no ano anterior à eleição. A partir do dia 15 de maio de 2020, pré-candidatos poderão arrecadar recursos por meio de vaquinha eletrônica, mas dinheiro só será liberado com o registro da candidatura. Propaganda eleitoral: Será permitida após o dia 15 de agosto de 2020, desde que não haja pedido explícito de voto. Até a antevéspera das eleições, pode haver divulgação paga na imprensa escrita, com reprodução do jornal impresso na internet. Propaganda gratuita é permitida nos 35 dias anteriores à antevéspera das eleições. É permitida campanha na internet, por meio de blogs, redes sociais e sites. Partidos e candidatos poderão impulsionar conteúdos, mas não pessoas físicas. É proibida propaganda paga em rádio ou TV. o deputado federal não se coloca como pré-candidato, mesmo mantendo uma agenda que aponte de maneira clara nesse sentido. “Acredito em projeto coletivo. Estou dialogando com vários segmentos da sociedade para discutir a cidade que temos e a cidade que queremos. Desse processo de diálogo, nascerá uma candidatura, que não necessariamente será a minha”, garante Wladimir, que vem se destacando na defesa da manutenção das regras de distribuição dos royalties do petróleo. Como Bacellar, o deputado federal também se elegeu pela primeira vez em 2018. Recebeu 30.785 votos e foi o candidato à Câmara dos Deputados mais votado em Campos. Questionado se isso o cacifa a disputar a Prefeitura, ele atribuiu essa capacidade à “vontade popular”, com a qual afirmou contar. “O que cacifa qualquer postulante é a vontade popular e meu nome tem liderado todas as pesquisas informais de que se tem notícia. Isso é reconhecimento do trabalho, fico motivado para trabalhar ainda mais”, encerra. Wladimir é próximo do deputado estadual Bruno Dauaire, líder do PSC na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e pode vir a contar com apoio do partido, que abriga, também, o governador Wilson Witzel. Ele polariza diretamente com Rafael as discussões em torno de 2020, já que o atual prefeito encontrou evidência e se elegeu como um político de oposição a Rosinha e os Garotinho — sobrenome que carrega sua própria cota de rejeição na planície.

Silêncio e nota Outro nome citado constantemente entre possíveis pré-candidatos a Prefeito de Campos é o de Caio Vianna. Terceiro colocado nas eleições municipais de 2016, com 31.360, o pedetista teve Gil Vianna como vice na ocasião, quando disputava pela primeira vez um cargo público. Com apoio do pai, Arnaldo, que não teve no último pleito, Caio se encontrou em agosto com o ex-companheiro de chapa. Mas, deve tentar outros caminhos. Procurado pela reportagem do Jornal Terceira Via, chegou a concordar em receber perguntas sobre o tema, mas não respondeu aos questionamentos até o fechamento da reportagem. A lista de principais possíveis pré-candidatos se encerra com uma adição recente. Ex-vereador, o apresentador Alexandre Tadeu (REP) viu seu nome ressurgir no final de setembro, após ser cotado para encabeçar candidatura própria da legenda à Prefeitura em 2016. Procurado, Tô Contigo, como é mais conhecido, orientou a reportagem a buscar o partido, cujo presidente emitiu a seguinte nota: "O partido Republicanos está avaliando em quais cidades brasileiras é viável a disputa para o executivo municipal. Onde for, lançará candidatura própria. Em Campos, o nome forte do partido é do apresentador do Balanço Geral, Tadeu Tô Contigo." Alexandre Tadeu disputaria com Gil Vianna a preferência do eleitorado que busca um nome de fora da política tradicional e familiar comumente associada aos demais pré-candidatos.


AloysioBalbi Com Girlane Rodrigues

Contra o câncer de mama No dia 16 de outubro acontece o desfile #elasderosa, no Boulevard Shopping, organizado pelo Oncobeda, Hospital Dr. Beda e Instituto do Câncer do Norte Fluminense. O evento reúne a equipe multidisciplinar das unidades para promover união, cuidado e autoestima às pacientes oncológicas em tratamento do câncer de mama. Já no dia 31, das 9h às 13h, a programação de conscientização ao câncer de mama prossegue com a ‘Manhã Rosa’, no jardim do Hospital Dr. Beda, unidade 2. Havan em Campos 1 Conforme essa coluna anunciou em primeira mão em sua edição online, um grupo precursor de executivos das lojas Havan, passou duas semanas em Campos com objetivo de identificar e negociar uma área para a instalação de uma filial aqui. Os executivos chegaram a pensar na BR-101 em Guarus, mas depois bateram o martelo de que seria mais viável próximo a Estrada do Contorno, na área do Shopping Boulevard. Havan em Campos 2 A futura Loja da Havan em Campos vai gerar mais de 200 empregos diretos em um primeiro momento. Uma fonte da rede informou que não foi identificada ainda a área para a negociação. É regra nesta empresa não alugar espaços físicos e, sim, comprar e construir. Existem pelo menos duas negociações em curso. É política da rede de lojas primar pela localização sempre próximo a estradas, em trechos urbanos. A Estátua da Liberdade passou a ser um dos símbolos da rede. No entorno do CEPOP A Cofranza, uma empresa da área de Construção Civil tocada por dois jovens empresários vai construir um loteamento em áreas próximas ao CEPOP, por que não dizer sambódromo? A área física era objeto de um embaraço judicial, mas todos os problemas teriam sido sanados. O lançamento do empreendimento está previsto para o ano que vem. Morar x MRV E por falar em construção, a Morar que é do Espírito Santo, decidiu fincar bandeira em Campos. Vai lançar uma série de projetos imobiliários. Ela opera nos moldes da poderosa MRV. Pelo menos parece que

Opinião A

no próximo ano o mercado da construção civil em Campos vai ser inevitavelmente reaquecido. Justa homenagem O jornalista e radialista de Campos Jorge Luís Pereira dos Santos, falecido este ano, está sendo homenageado pela Lei nº 8.933, de 26 de setembro de 2019. Ele está dando nome a uma avenida no parque Rodoviário. A avenida era conhecida como Projetada, com início na Estrada das Palmeiras e término na Rua José Naked, no entorno do Boulevard Shopping, no Parque Rodoviário. Consideramos justa a homenagem. Justa homenagem II O saudoso professor, empresário e escritor Ralph Machado Manhães – pai do juiz Ralph Manhães - também virou nome de rua, em uma lei sugerida pelo vereador Álvaro Oliveira. Ralph Machado Manhães vai dar nome à antiga Rua F, no Residencial Veredas, no Parque São Benedito. Uma campista ouviu Há uma semana, uma campista que jantava no restaurante Porcini Tratoria, na rua Buenos Aires, no bairro do Batel em Curitiba, acidentalmente sentou-se em uma mesa ao lado de Chico Buarque e sua namorada, a advogada curitibana Carol Proner. Ela passou a informação de que o artista foi festejado por todos e ao ser perguntada sobre os R$ 250 mil que o governo Bolsonaro terá que dar a ele pelo prêmio Camões, Chico disse a seguinte e lapidar frase: “Se eu precisasse de R$ 250 mil não teria ninguém para dar”. Parece uma frase solta, mas faz sentido. Base de combustíveis Dentro da obra de ampliação do Aeroporto Bartolomeu Lizandro, o local vai ganhar um posto de abastecimento para aeronaves. Serão construídos três tanques aéreos, com bacia de contenção. Dois desses tanques terão capacidade de 100 mil litros de querosene de aviação e um outro, 20 mil litros de gasolina de aviação. A licença de instalação já foi concedida a empresa Base Combustíveis S/A pelo município. Só no Galeão A partir do próximo dia 28 os voos da Azul que decolam de Campos com destino ao Rio não terão como pista de pouso mais o Santos Dumont e sim o aeroporto do Galeão. Levando-se em conta que o Galeão está a 15 quilômetros do Centro do Rio e a Linha Vermelha cruzas todo o completo da favela da Maré, é melhor pedir ajuda aos Céus.

As eleições de 2020

reportagem Especial desta edição trata das eleições municipais de 2020 que, embora relativamente próximas, estão longe de serem definidas como paroquiais. Os resultados delas vão mexer com a tabuleiro político, não somente dos municípios, mas do Estado e da cena nacional, pois mostrarão o poder de fogo dos governadores eleitos e do próprio presidente da República. No caso específico de Campos, o maior colégio eleitoral do interior do Rio, a expectativa é grande. O prefeito Rafael Diniz é candidato a reeleição, mas todos os partidos vão lançar candidatos. Coligações somente em um segundo turno. De forma clara, a reportagem mostra que faltando um ano para o primeiro turno da eleição do ano que vem, somente o deputado estadual Gil Vianna, além do prefeito, diz claramente que será can-

didato sob a capela do seu partido, o PSL do presidente Bolsonaro. Ele conta com o apoio já declarado do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). Mas existe uma galeria de nomes que não bateu ainda o martelo, mas claramente mostra a intenção de disputar a prefeitura de Campos. É o caso, por exemplo, de Caio Vianna, que disputou as eleições passadas. O deputado federal Wladimir Garotinho, não descarta e é peça chave de sua família para voltar ao poder em seu berço eleitoral, de onde caiu na eleição passada. Fato é que logo após o primeiro bimestre do ano que vem, assim que o verão passar, a temperatura política vai esquentar. O período pré-eleitoral terá início e será possível fazer uma avaliação mais detalhada. Por enquanto é possível alguns retorces para o leitor e o eleitor ter uma ideia de quem vem por lá.

De onde vem a inspiração? Outro dia uma amiga me fez as clássicas perguntas: “De onde você tira tantas ideias para escrever? De onde vem a inspiração? Como acontece? É difícil? Alguns poetas já disseram que o trabalho com as palavras exige transpiração. Realmente não é uma revelação que surge de repente, um insight. É muito mais fruto de suor, de várias reescritas, de leitura, inclusive leitura do cotidiano. É o resultado de um exercício diário de observação atenta do mundo e seus movimentos, das pessoas e suas escolhas. Segundo o poeta português Fernando Pessoa, “A realidade é inspiradora, desde que haja sensibilidade para captar a riqueza das coisas que parecem insignificantes.” Um outro aspecto importante é ter uma boa bagagem de conhecimentos diversos, ter um repertório mais amplo. Nesse ponto, volto ao início de tudo que considero primordial. Quando estava aprendendo a ler, tive uma professora muito especial, Dona Conceição. Ela gostava de ler histórias e poesias para a turma. As poesias preferidas eram as de Cecília Meireles e Henriqueta Lisboa: “Troc... troc...troc...troc.../ ligeirinhos, ligeirinhos,/ Troc...troc...troc...troc.../ vão cantando os tamanquinhos...”(Cecilia Meireles). Tive também exemplo de leitor em casa. Mamãe lia sempre a Revista do Rádio e, mais tarde, acrescentou a leitura do jornal. Eu ganhava revistas em quadrinhos. Esse foi o momento em que fui afetada pelo universo das letras que, na verdade, é o interesse pelo outro transformado em palavras. A folha em branco, muitas vezes, aflige o escritor em busca de uma ideia criativa para escrever a crônica da semana, o capítulo da novela ou mesmo os originais para a editora. Essa ansiedade pode bloquear o fluxo criativo, por isso é necessário aguardar o melhor momento, pois não ficamos vinte e quatro horas com o nível de criatividade elevado. Quem escreve, quem cria precisa estar estimulado, buscando “janelas de inspiração” como denomina o cartunista Dahmer. Essas “janelas” podem ser encontradas durante uma caminhada, numa rede na varanda, assistindo a um bom filme ou mesmo fazendo uma omelete. É sempre bom ter papel e lápis por perto, pois corre-se o risco de perder a ideia por não ter registrado. Uma sugestão é anotar tudo o que vier à mente, como um brainstorm. Espero ter respondido a pergunta da minha amiga, embora haja outras questões a considerar. O assunto está longe de estar esgotado. Temos que considerar também que além de ler muito, acumular conhecimentos, ser um observador atento da vida, anotar ideias, aguardar o melhor momento para escrever e estimular a criatividade com exercícios e cursos, estar aberto a novas experiências e a olhar a vida com olhos novos, bem abertos, livres de preconceitos e cheios de empatia é muito importante. Enfim, escrever é fazer alquimia com as palavras com ingredientes ora quentes, ora frios, ora mornos assim como a vida. Chego a pensar que isso se aprende mesmo com outros bruxos por meio do caldeirão da leitura.

Candidatos ou olheiros de plantão? Cláudio Andrade - Vereador de Campos dos Goytacazes

E

stamos há menos de um ano das eleições municipais e a corrida já não é velada e, sim, expressa. Afinal, tem centenas de pessoas querendo ser vereador. Nesse afã tem gente que já disse que é candidato, outros dizem que os amiguinhos imaginários que irão decidir. Alguns, já se consideram eleitos e, no discurso, não cravam menos de três mil votos. O problema desses que antecipam o processo eleitoral será com a Justiça, que está acompanhando os chamados ‘animadinhos’ apressados. A questão mais grave são os agentes públicos que estão preocupadíssimos em realizar seus sonhos eleitorais, mas não conseguem descer do muro em que subiram na primeira tempestade do governo Rafael Diniz. Os caras estão tontos, pois não querem abrir mão de seus desejos de estarem ocupando uma cadeira no antigo Forum Nilo Peçanha, mas também não querem dizer por aí, que são governo. Eles querem o poder (que já não é muito grande), mas se expor, não! Isso, definitivamente, NÃO! Não acredito em muitas candidaturas vindas de secretários. Mesmo assim, o fato de estarmos na fase das articulações, faz com que muitos se achem garantidos no pleito e, convictos disso, dificul-

www.jornalterceiravia.com.br

\ jornalterceiravia

Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47

tam a vida administrativa do governo que, por si só, já tem milhares de problemas para serem sanados. Nesse contexto, tem agente público e aí, não estou falando propriamente de alguns secretários, que já pularam, mas não são loucos a ponto de entregar suas funções, pois além da necessidade econômica, são olheiros de pré-candidatos de oposição. Nesse artigo não estou fazendo nenhuma análise espetacular, nem mesmo levantando um assunto inédito. No final do governo Rosinha aconteceu o mesmo. A tropa do pula-pula começou a fazer cena de revolta e aos poucos foram migrando para a candidatura de Rafael. Hoje, há muitas pessoas no governo atual que já pularam e já articulam com postulantes da oposição. Natural? Para muitos, sim. Contudo, não é ético ser remunerado por um gestor e estar arquitetando a sua queda com opositores. Não estou aqui defendendo os erros da gestão do Prefeito Rafael Diniz, nem mesmo discorrerei sobre seus acertos. Apenas entendo que há uma necessidade de identificarmos quem é quem no processo eleitoral que já bate a nossa porta. Os lobos em pele de cordeiro precisam ser identificados e liberados para sonharem de forma verdadeira. Eles possuem o direito de migrarem para onde entenderem melhor. Esses espertalhões são muito parecidos com aquele marido que não

quer mais ficar casado, mas não libera a mulher para novos voos. Ser secretário municipal ou agente público de uma prefeitura é ter ônus e bônus. O que não pode é usar o pouco do bônus em proveito próprio e as mazelas como forma de desculpa para milhares de pessoas que batem nas secretarias atrás de um serviço público e recebem um sonoro não. Faltam alguns meses para a eleição e o governo precisa identificar quem é real e quem é abstrato para que, lá na frente, dependendo do clima, calmaria ou tempestade, seja possível nominar, um a um, os oportunistas.

Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Direção Executiva Martha Henriques - Diretor Geral Fábio Paes Diretor de Jornalismo Aloysio Balbi Chefes de Reportagem Girlane Rodrigues e Roberta Barcelos - Projeto Gráfico Estúdio Ideia Diagramação Elton Nunes - Departamento Comercial (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Globo. Tel: (21) 2534-9579/ comercialpg@infoglobo.com.br


05

06 06 AA 12 12 DE DE OUTUBRO OUTUBRO DE DE 2019 2019

Quando falamos em ‘anos 20’, logo nos vem à mente os calhambeques da época, os salões requintados palcos de festas grandiosas, os penteados de ondas vincadas com muito laquê e os filmes de Marlene Dietrich. Pode parecer estranho, mas a década de 1920 ficou conhecida como “anos loucos”, marcada por mudanças de valores, grande consumo de álcool e cabarés. Alguns a denominaram de “a década perdida”, por considerar o modo de vida superficial, de excessos e

muita boemia. Mas rapidamente se aproxima o tempo em que a menção à década de 20 não vai estar mais ligada ao passado, mas ao futuro – quase presente – com todos os desafios, incertezas e incoerências dos dias atuais. Logo – e agora, sim, entrando na proposta do texto – deixemos de lado os velhos anos 20 e seus companheiros de século e tratemos dos anos vinte deste século, que estão logo ali na esquina.

PÁGINA PÁGINA

I

ndo direto ao ponto, convém advertir que parte do mundo, incluindo o Brasil, vive um período de transição, com forte inclinação ao sempre perigoso recrudescimento. Ver os Estados Unidos, o país que sempre liderou a luta em prol dos direitos fundamentais e da liberdade, eleger uma figura como Donald Trump, é motivo de reflexão. Simples: da mesma forma que com Obama o pêndulo subiu muito para um lado, ao voltar fez o sentido contrário com a mesma intensidade. E no Brasil aconteceu, parcialmente, a

mesma coisa. Mas se desta questão a política terá que se incumbir e resolver, no horizonte mais amplo os passos iniciais caberão ao simples do povo, que nos ambientes familiar e de trabalho – nas relações interpessoais e na sociedade como um todo – terá que virar a chave para vencer as adversidades que se impõem, entre elas a intolerância, o preconceito, a falta de respeito ao próximo, o desprezo pela coisa pública e, em especial, a desinformação. Logo, cada um de nós e todos somos nosso maior desafio.

Você é o seu desafio

Entender, primeiro, que é preciso entender Se em vários índices o Brasil exibe posição de ‘país em desenvolvimento’, no âmbito social é drasticamente subdesenvolvido. A compreensão desse fato é précondição para qualquer avanço: consciência do próprio desconhecimento e necessidade de informar-se. Má vontade, incapacidade, burocracia, fazer questão de manter o excesso de exigências e regulamentos quando dispensáveis, inclinação em livrar-se daquele que legitimamente solicita antes mesmo de inteirar-se da solicitação.... enfim, a negativa pela negativa – ‘característica-mor’ do inútil.

Sensibilidade Numa lista quase interminável do que não é produtivo, ao jovem que caçoa de seus avós, ou de seus pais, por não saberem navegar na internet, cabe lembrar que foram eles que lhe ensinaram a andar e usar o garfo. Aos mais velhos, que lançam severas críticas ao mundo virtual, em particular às redes sociais, vale considerar que, antes de falarem mal, devem procurar entender a tecnologia, dominar suas ferramentas, para que então digam, à luz do conhecimento, se aprovam ou não. Rejeitá-las sem esclarecimento, é uma rejeição sem qualidade.

O exemplo Sarah Palin Candidata à vice-Presidência dos Estados Unidos na chapa John McCain (2008), a então governadora do Alasca, Sarah Palin, foi escolhida para trazer popularidade à campanha do Partido Republicano. E trouxe. E ajudou. Mas junto com o carisma, veio também o desconhecimento, logo revelado nos primeiros pronunciamentos e entrevistas, que no final das contas zerou os benefícios. Conforme mostra o filme ‘Game

Change’, que encena algumas das passagens da campanha, a enorme ignorância de Palin, para quem disputava tão elevado cargo, foi sintetizada por um jornalista ao final de uma entrevista ao vivo da candidata. “Não é que ela não saiba a resposta; ela nem entende a pergunta”. Não fosse pela falta de respeito à exgovernadora, o episódio bem que poderia virar uma cartilha alertando que não bastam os sorrisos.

‘Caminhante sobre o mar de névoa’ De Gaspar David Friedrich (Pintura a óleo de 1818)

Quando a vida imita a arte e deixa lições

É interessante observar que até mesmo da ficção dos filmes é possível tirar algum ‘aprendizado’. No clássico “Scarface” (1983) vemos que ao contrário do que imaginava o personagem Tony Montana, o mundo não era seu. Vivido por Al Pacino, Montana é um refugiado cubano que chega a Miami com a roupa do corpo e logo ingressa no submundo do crime. Ousado, não tarda para montar um mega esquema de venda de cocaína, fazer fortuna e construir um império com base no tráfico. Destemido e implacável, desde o começo acreditava que sua coragem e determinação o levariam ao topo. Antes do auge, já havia adotado, como espécie de lema de vida, que “O mundo é seu” – algo como a demons-

trar que tudo estava a seu alcance. No apogeu de sua trajetória de crime, decorou a sala de sua mansão com uma escultura onde aparecia o globo envolto na frase “The world is yours”. Desfecho – Mas Tony Montana e todo seu entorno desmoronaram antes mesmo que percebesse que o mundo não era seu. Porque, quer nas vielas escuras do crime, quer nos cenários iluminados pelas normas legais que a todos impõem direitos e deveres, o mundo nunca é seu; não é de ninguém. Tira-se, portanto, a seguinte lição: o mundo não gira ao redor de ninguém, e ninguém é melhor que seu próximo, ainda que verdadeiros abismos sócio-econômico-culturais possam existir entre ambos.

O personagem Tony Montana, – do “lema” exibido em escultura à ruína


PÁGINA

06

Campos

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

IMNE adere à Brigada contra incêndios Lei municipal faz aumentar oferta de empregos para o cargo de bombeiro civil para atuar em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas Foto: Silvana Rust

Priscilla Alves Já está em vigor a lei municipal que obriga a presença de uma brigada profissional, composta por bombeiros civis, em determinados estabelecimentos de Campos como shoppings, hospitais, casas de shows, hipermercados, universidades, espaço de eventos, entre outros. De autoria do vereador Marcelo Perfil (PHS), a lei nº 8.890 teve sua regulamentação publicada em Diário Oficial em 19 de setembro de 2019. Alguns estabelecimentos, como o Grupo IMNE, já fazem ações para garantir o cumprimento do dispositivo. Para o autor da lei, esta é uma conquista importante e que tem como objetivo proporcionar ainda mais segurança para a população. “Tivemos uma ocorrência recentemente no restaurante em um shopping aqui de Campos, que se não fosse a atuação rápida e eficaz da brigada de incêndio do local, poderia ter se transformado em mais uma tragédia. Infelizmente, as tragédias como da Boate Kiss, do Museu Nacional, e recentemente do Hospital Badim no Rio de Janeiro, nos leva a conclusão de que as pessoas estão expostas a esse tipo de desastre caso haja negligência dos estabelecimentos e cabe a nós, legisladores, criarmos leis que visem dar maior segurança à população. Essa foi a minha principal motivação para a criação dessa lei”, explicou Perfil. A partir da publicação, os estabelecimentos passam a ser

Grupo IMNE cumpre à legislação e está implantando brigada de incêndio para atuar em todas as suas unidades

obrigados a seguir o que determina a regulamentação e o não cumprimento pode ocasionar multa de 200 uficas (cerca de R$ 25 mil). Mas, antes mesmo da regulamentação, o Grupo IMNE já havia percebido a necessidade de garantir maior segurança às pessoas que circulam em suas dependências. Segundo Amanda Santos Ribeiro, enfermeira do Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente IMNE, a instituição vem ajustando algumas medidas voltadas para este fim, dentre elas a contratação de uma empresa quae irá preparar os colaboradores para situações como essas. “Nossa programação inclui ciclo de palestras de conscientização para todos os colaboradores objetivando adequar, instruir e orientar o corpo de funcionários,

no que tange às necessidades em tela de rota de fuga, evasão e mapa de risco. Além do ciclo de palestras, estamos trabalhando para a formação de uma equipe de brigadistas, com profissionais devidamente treinados para conduzir o plano de fuga em situações de emergência”, explicou. Ainda segundo a enfermeira, outras ações também estão em andamento. “Estes profissionais estarão sob a supervisão de um Bombeiro Civil por turno - também contratados para garantir a segurança em circunstâncias de risco. Vamos promover ainda simulados de socorro de múltiplas vítimas. O objetivo maior é manter as equipes alertas e sempre preparadas para qualquer grande intercorrência”, explicou. Além de garantir a segurança das pessoas em possíveis situa-

ções de riscos, a lei, mesmo que de forma indireta, também trouxe outros benefícios, como, por exemplo, o aumento no número de empregos para os profissionais que atuam nestas áreas. É o que conta Henrique de Souza,

administrador de uma empresa que oferece o curso em Campos. “A procura aumentou consideravelmente após a lei, que também está ajudando a colocar no mercado quem já está formado. Enxergo isso de forma muito positiva, porque o que era comum acontecer antes em muitos estabelecimentos era a pessoa comprar um extintor, colocar na parede e não saber nem usar”, explicou. Aluno recém-formado do curso, o bombeiro Carlos José de Souza Rabello viu nesta formação a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho após ficar meses desempregado. “Eu recebi uma oportunidade de fazer este curso logo que fiquei desempregado e não desperdicei. Concluí em maio e, desde então, trabalho em eventos como bombeiro civil. Agora, depois da lei, sei que os estabelecimentos vão começar a contratar mais profissionais dessa área e minha

Curso de Primeiros Socorros Lei está fazendo crescer oferta de empregos

Advogado campista faz palestra no Congresso

expectativa é a melhor possível de arrumar um emprego fixo como bombeiro civil. Já sei de várias empresas abrindo vagas e eu acredito que isso vai gerar muitos empregos para todos nós”, comemorou. Com a busca por este tipo de curso aumentando, o Corpo de Bombeiros de Campos alerta em relação aos locais autorizados a oferecer estes serviços. “Os interessados na formação de brigadista ou bombeiro civil devem procurar empresas credenciadas ao Corpo de Bombeiro que prestam serviço na formação e certificação destes profissionais. A atenção do interessado deve ser quanto ao credenciamento da empresa junto ao Corpo de Bombeiros”, destacou em nota. Fiscalização Segundo a lei, “a fiscalização do cumprimento desta ficará a cargo da Superintendência de Postura, da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal e de uma Comissão de Fiscalização, criada exclusivamente para esta finalidade e sem ônus para a municipalidade”. Também em nota, a Prefeitura de Campos informou que o superintendente de Postura, Victor Montalvão, manteve contato com representantes de entidades ligadas ao setor lojista se colocando à disposição para esclarecer dúvidas. Porém, não confirmou se a fiscalização já está acontecendo, conforme dispõe a lei em sua publicação. Outros detalhes sobre a lei estão disponíveis no D.O. de 19 de setembro de 2019. Foto: Silvana Rust

Foto: Divulgação

Salatiel Pizelli vai à Comissão para defender limite de juros no Brasil Ocinei Trindade Na terça-feira (8), o advogado Salatiel Pizelli, especialista em operações de crédito, se apresenta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para defender o limite de juros cobrados no Brasil, considerados abusivos e um dos mais elevados do mundo. Salatiel integra equipe de especialistas em economia e em direito para a retomada de Proposta de Emenda Constitucional (PEC 160), de 2015, cujo objetivo é tratar do limite da taxa de juros no país. Salatiel Pizelli foi convidado para fazer a defesa da limitação de juros no Brasil como advogado. Porém, como cidadão, ele também é defensor da proposta. “Os juros praticados no Brasil são absurdos. Quando a Constituição Federal de 1988 foi promulgada, estabeleceu-se o limite de juros de 1% ao mês ou de 12% ao ano como limite. Porém, não houve lei que regulamentasse a proposta constitucional. Isto contrariava interesses do setor bancário”, comenta. A PEC 160 pretende acrescentar um parágrafo ao artigo 192 da Constituição Federal, para estabelecer limite às taxas de juros. Desde 2015, a Proposta de Emenda Constitucional está parada no Congresso Nacional. Há cerca de 10 anos, lobistas do setor financeiro conseguiram que o texto fosse retirado da Constituição. Sem lei regulamentar, o limite de juros não poderia ser praticado. Existe quem defenda e

Há quase dois meses o Buffet Hermann é responsável pela cantina da Ucam e toda renda é revertida para o projeto

Advogado Salatiel Pizelli é especialista em operações de crédito

quem seja contra a limitar os juros no país. A audiência pública na CCJC serve para ouvir os setores interessados. Na justificativa do relator e deputado Fábio Schiochet “para o setor financeiro, o tabelamento de juros poderia trazer consequências sistêmicas ao setor, tais como impacto negativo na inclusão financeira; redução da quantidade de crédito disponível, gerando redução do consumo e desaquecimento geral da economia, bem como o crescimento de práticas ilícitas de agiotagem”. Além de Salatiel Pizelli, estarão na audiência pública em Brasília o economista Rogério Sacchi, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Elpídio Donizetti, e o advogado Cândido Sá, especialista em direito do consumidor. A proposta é que o limite da taxa de juros para operações bancárias e financeiras no Brasil seja de no máximo três vezes maior que a taxa Selic. “O ideal seria que chegasse a 10% ao ano ou no máximo até 30% ao ano, caso a emenda constitucional e a lei regulamentar sejam aprova-

das”, comenta Salatiel Pizelli. Atualmente, os juros no Brasil se aproximam de 400% ao ano. A taxa Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, criado em 1979, com objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos no país. “Países desenvolvidos como Estados Unidos, Holanda, Reino Unido e Portugal cobram juros muito baixos, o que impulsiona a economia desses países. Juros baixos e limitados possibilitam oferecer crédito ao cidadão comum. Por meio de legislação adequada, é preciso retomar a confiança no cidadão e na prosperidade alcançável com crédito razoável”, diz Salatiel. A volta da discussão para limitar os juros no Brasil é oportuna, segundo Salatiel. Entretanto, ele não acredita que em pouco tempo se consiga chegar a um acordo dentro do Congresso Nacional, pois há vários setores da economia com fortes interesses representados dentro da Câmara e do Senado Federal.

Campos pode ganhar um lar para idosos e crianças Candido Mendes é um dos parceiros na realização desse sonho Roberta Barcelos Através da caridade e do amor ao próximo, o Grupo Espírita Dr. Hermann, há 26 anos ajuda os mais necessitados do município de Campos. Diante do sonho da construção do “Lar da Esperança Benedita Fernandes”, que visa acolher idosos que não têm famílias com leitos fixos e ainda crianças de 8 a 10 anos, o grupo percebeu a dificuldade da realização desse sonho, apenas por meio de doações voluntárias. “Nós temos muitas dificuldades com projetos sociais. São anos cuidando de pessoas. Cuidar

dos idosos exige mais. Em nossa concepção, queremos ter leitos fixos para quem não têm família e não têm como sobreviver, além de oferecer leitos móveis para acolhermos quem pudermos com banho, descanso e alimentação. Temos um terreno, mas dependemos de obras futuras. Queremos oferecer conforto e acessibilidade para idosos”, explica Alda Ribeiro, presidente do Grupo Espírita Dr. Hermann. Foi então, que surgiu a ideia da criação do Buffet Hermann, que oferece coffee breaks, salgados, refeições e lanches para todos os tipos de eventos. A Candido Mendes abraçou a causa nobre do Dr. Hermann e há quase dois meses o espaço da cantina está sob o comando do grupo, que garante lanches deliciosos e refeições para estudantes “Temos duas funcionárias na cantina que atendem de segunda a sexta-feira com carinho, acolhendo nossos clientes. Toda

renda da lanchonete na Ucam é para o nosso projeto Lar da Esperança. Nós não queremos apenas mais uma casa para abrigar idosos. Queremos um lugar que dê dignidade a essas pessoas que trabalham a vida inteira”, acrescenta Alda. O grupo já tem um terreno para a construção do Lar e está buscando parcerias com o poder público e privado para além da construção, conseguir manter o projeto. Um requerimento também foi entregue ao prefeito Rafael Diniz para que ele conceda uma área maior para a construção do Lar. O grupo ainda aguarda resposta. Enquanto isso está a todo vapor oferecendo aos campistas os serviços do Buffet Hermann com muita qualidade e sabor. O endereço do Buffet é o mesmo da sede grupo. Rua Múcio da Paixão, 485, Parque Jardim das Palmeiras/Alphaville.O contato de telefone é o (22) 99790-9081.


PÁGINA

07

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

Presidente da Sicredi

Santo Cappellari

Um agente de negócios e valores Depois das agências de Campos e de Itaperuna, Sicredi vai montar outras em Bom Jesus e São Francisco Aloysio Balbi / Girlane Rodrigues O Sicredi Centro-Sul com 35 anos é vertente de uma instituição financeira de cooperativa de crédito que completa ao término de 2019 nada mais nada menos que 117 anos. Nas Regiões Norte/Noroeste Fluminense a Sicredi tem duas agências; Campos e Itaperuna. Porém, em 2020 estará inaugurando outras duas agências- a de São Francisco de Itabapoana e Bom Jesus do Itabapoana.

A cooperativa de crédito não destaca a possibilidade de instalar em curto prazo outras agências nos 48 municípios dessas duas Regiões. Um dos segredos do sucesso é a permanente aproximação com os associados, os incluindo em eventos diversos da sociedade onde atua, e promovendo cursos como o de educação financeira. As duas novas agências devem ser inauguradas no pri-

meiro bimestre do ano que vem e o Sicredi continua prospectando novos espaços para futuras agências. Santo Cappellari diz que são vários os diferenciais da Sicredi, mas destaca um em especial: o de não ser apenas um endereço fixo e de se pautar para permanente contato com os clientes. Isso acontece na forma de assembleias de prestação de contas entre outras ações da Sicredi. Foto: Leandro Latyki

O Sicredi já tem 116 anos de atuação e a Sicredi Centro-Sul está completando 35 anos. Há muito o que comemorar, não? Ao final deste ano de 2019, estaremos completando 117 anos de atuação e, com isso, estamos inseridos nessa história do sistema Sicredi. Com certeza têm muitas coisas a serem comemoradas e vibradas desde que a nossa regional foi inaugurada em 1984. Foi um trabalho muito árduo, mas hoje percebemos que todos, ou grande parte desses desafios, foram superados a cada ano que se passou. Quais os desafios da cooperativa para os próximos 35? Dentro do nosso trabalho, começamos há um ano, a abertura de duas agências no Norte e Noroeste: Campos e Itaperuna e já estamos em 48 municípios. Os próximos desafios são em busca da continuidade do crescimento. Vamos inaugurar, muito provavelmente em janeiro do ano que vem, duas cooperativas, sendo uma em São Francisco de Itabapoana e outra em Bom Jesus do Itabapoana. Qual é a filosofia do Sicredi na relação com os seus clientes? Temos uma relação bastante diferenciada com nossos clientes em comparação às demais instituições financeiras. Buscamos aproximação com nossos associados. Parte desse contato com o nosso quadro social, se dá através das nossas assembleias, reuniões de prestação de contas e eventos como um todo. Destaco as demais programações que também realizamos ao longo do ano, como o Outubro Rosa, Novembro Azul, Comitê Jovem, Comitê Mulher, Dia de Cooperar (Dia C), eventos de Educação Financeira, almoços, jantares e outros. Soube que pessoalmente o senhor gosta de estar à frente deste contato direto com esses associados. Qual o efeito disso? Me orgulho de poder fazer parte desta cooperativa e estar a frente de um grande trabalho. Temos o Programa Crescer, que nos auxilia na nossa base de associados. É quando podemos formar pessoas e lideranças para contribuir com a cooperativa. Mas acima de tudo não ficar restrito a uma agência física. O senhor já tem uma avaliação sobre o desempenho das agências do Sicredi em Campos e em Itaperuna, as duas maiores cidades da região Norte/Noroeste?

O que diferencia o Sicredi de agentes do mercado convencional de instituições financeiras, com os bancos e as financeiras? Nossa diferença é que o associado pode entrar na agência e ter a sua identidade, ter sua identificação dentro das nossas estruturas. O Sicredi tem alguém que o atende e responde as suas perguntas. Isso a gente não vê de forma tão proativa por parte dos bancos. Temos também as assembleias, prestação de contas, damos a eles a oportunidade de votar e de ser votado. Os bancos não geram essa oportunidade que o Sicredi gera. Com o senhor vê hoje a economia tanto do estado do Rio de Janeiro quanto a do país como um todo? No estado temos muito interesse de continuar crescendo, tenho esperança e convicção de que no passar do tempo (curto), possamos ver a economia do nosso país se recuperando.

Esse é um trabalho fruto de muitas mãos, de muitas pessoas que se envolveram e se dedicaram na busca dessa expansão. Dentro desse trabalho, começamos há um ano, a abertura de duas agências no Norte e Noroeste: Campos e Itaperuna. Com isso, estamos em 48 municípios e estamos dando muito certo na nossa relação com esses associados. Mas parece que o Sicredi não para por aqui, já que existe um planejamento para instalar agências em Bom Jesus e São Francisco do Itabapoana. Isso é fato? Sim. Já temos os locais definidos e as equipes de trabalho já estão se preparando para começarem as edificações para que na sequência, em janeiro de 2020, pro-

vavelmente, possamos estar inaugurando mais essas duas agências da nossa regional.

Neste projeto de expansão existe a médio ou longo prazo outras praças em vista na região? Sim. Até o fim de 2021 estaremos em mais um ou dois municípios,, com o objetivo de elevar o cooperativismo de crédito para todo o nosso O Sicredi tem alguém país. Não é um trabalho que concluiremos em pouco temque o atende e po. Vamos procurar fazer com responde as suas que as pessoas conheçam esse nosso modelo. Temos ofereciperguntas. Isso a do a melhor tecnologia para o gente não vê de forma nosso associado, mas sempre em nos aproximar tão proativa por parte pensamos e tentar entender e atender a necessidade deles. dos bancos.

O Sicredi investe em educação de crédito, o chamado crédito consciente? Fazemos inúmeras reuniões e palestras sobre educação financeira e falamos que podemos ganhar dinheiro, fazer investimentos que necessitamos, como ter carro, terrenos, mas devemos saber que existem momentos bons e também de dificuldades. Sempre procuramos orientá-los sobre o gasto consciente de dinheiro e reforçar que a reserva de dinheiro é fundamental para suprir necessidades que possam surgir pela frente. Hoje o Banco Central incentiva que as cooperativas trabalhem bastante a respeito disso, tanto pela parte de tomar crédito como usar o seu recurso para que você não tenha dificuldades desnecessárias. Sem querer ser repetitivo, dentro destes conceitos, o Sicredi, o senhor diria que essa é uma instituição financeira cooperativa que é socialmente responsável? Somos uma cooperativa e falamos bastante disso porque as pessoas confundem muito. Temos produtos e serviços bem parecidos com os bancos, mas trabalhamos totalmente com responsabilidade social. O Sicredi atende somente a pessoas físicas ou também a empresas? Não fugimos da nossa essência, que é o setor agrícola/ agropecuário, principalmente no Paraná e Santa Catarina. Mas estamos no meio urbano também, gerando muitas oportunidades de negócios tanto para pessoas físicas, como jurídicas. Temos 38 mil associados em nossa regional e mais de 4 milhões em todo o Brasil.


PÁGINA

08

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

VIAsaúde


Contagem regressiva para o Festival da Colheita: evento acontece nos dias 5 e 6 na Praça do Liceu Para quem curte o chopp artesanal da Cerveja Praya , o sake gaseificado e saborizado GÀZ Sake e a mistura delícia de mate com limão e vodka prontinho pra beber da Mate Shine e, também para os curiosos em provar e conhecer essas e outras opções do cardápio, o Festival da Colheita promete surpreender os visitantes do evento neste final de semana na Praça do Liceu. Sejam as opções do bar ou das várias possibilidades entre comidas, doces, salgados da culinária vegana e vegetariana, o festival que acontece nos dias 05 e 06 tem uma programação que inclui palestras, shows musicais, oferece a possibilidade de se poder adotar um pet, adquirir mudas e das crianças se divertirem no espaço kids idealizado especialmente para elas.

Grupo Outside selou parceria com o Americano Futebol Clube no último dia 03 Na última quinta-feira, dia 03 o Grupo Outside selou uma parceria com o Americano Futebol Clube para o desenvolvimento de marketing, estratégia de comercialização e patrocínio para o Alvinegro. O Grupo Outside também faz parte da empresa de assessoria esportiva Talent Sports e até o final do ano terá ainda mais novidades disse Edvaldo Mendonça, diretor do grupo. “Para nós do Grupo Outside é uma grande satisfação fazer parte desta nova fase do Americano Futebol Clube. Sobretudo, por poder contribuir para que o time alcance seus objetivos esperados para o ano de 2020” revela Edvaldo. Para os representantes do Americano Futebol Clube, a parceria com o Grupo Outside é umas das portas para o clube ter mais crescimento e visibilidade. “A nova vertente do Americano com a parceria com grandes empresas como o Flamengo e o Grupo Outside, que tem toda a expertise é resgatar o Alvinegro e proporcionar mais crescimento, dar mais visibilidade e torná-lo mais forte. 2020 é o meu último ano como presidente, neste mandato, e quero deixar o clube com as condições mais favoráveis possíveis”, destaca Carlos Abreu, presidente do Americano Futebol Clube.

Diretor do Grupo Outside, Edvaldo Mendonça, e Presidente do Americano, Carlos Abreu.

O técnico do Americano Futebol Clube Josué Teixeira destaca que os anos de 2020 e 2021 trazem grandes novidades para o clube, entre elas a inauguração do estádio. “É muito importante para o Americano fechar parcerias com empresas que agregam valor ao clube. O Grupo Outside chega no momento em que estamos com os olhares voltados para a 1ª Fase do Campeonato Carioca, focados em conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro. Tem também a inauguração do nosso estádio em 2020. Parceiros fortes como a Outside chegam para fazer a diferença neste processo”, revela Josué. Treinador do Americano, Josué Teixeira e Diretor do Grupo Outside, Edvaldo Mendonça.

Diretor do Grupo Outside, Edvaldo Mendonça, e Rodrigo Klem do Grupo CKF e da Talent Sports.

Diretoria da Talent Sports e do Americano Futebol Clube.


Saúde Causas da infertilidade masculina PÁGINA

11

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

Médicos especialistas comentam sobre este problema que tem tratamento e, na maioria das vezes, pode ser revertido Fotos: Silvana Rust

Letícia Nunes Já não pode ser um tabu falar sobre infertilidade masculina. Por mais preocupante e dolorosa que seja a dificuldade de um casal obter gravidez tendo relações sexuais sem o uso de nenhuma forma de anticoncepção, existe solução e tratamento para este problema. Dados do Ministério da Saúde mostram que a infertilidade atinge de 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva, independentemente de suas origens étnicas ou sociais. Ao todo, cerca de 150 milhões de pessoas em todo mundo podem ter problemas com fertilidade. Nesses casos, o diálogo aberto e uma consulta com um especialista é fundamental. Segundo o urologista, Dr. Gilberto Oliveira, para que uma concepção ocorra é necessária a participação do fator masculino e do feminino, de tal forma que o problema está relacionado ao homem em 20% das vezes. “Os espermatozoides são produzidos nos testículos através de estímulos hormonais e transportados para meio externo através do sistema reprodutor, logo, dividimos as causas de infertilidade em pré-testicular (distúrbios hormonais ou doenças sistêmicas), testiculares (varicocele, substâncias tóxicas e infecções),  pós-testiculares (distúrbios genéticos no desenvolvimento dos duetos jaculatórios) ou causas desconhecidas que são responsáveis por aproximadamente 25% dos casos. É importante lembrar que para atestar infertilidade é necessário um período de 12 meses de tentativa de concepção sem sucesso, onde o casal mante-

Tratamento

O urologista, Dr. Gilberto Oliveira ainda revela que o tratamento da infertilidade masculina ainda vai depender principalmente da causa base. “Podemos incluir desde estímulos medicamentosos dos testículos, passando por cirurgias (correção de varicocele, que é a principal causa reversível de infertilidade) chegando até as fertilizações induzidas. O tratamento é muito individualizado. Infelizmente, existem algumas situações em que os mecanismos intra-testiculares de espermatogênese (produção de novos espermatozoides) é afetada de forma irreversível, como na destruição celular alterada por alguns quimioterápicos ou oriundos de infecção testicular”, cita.  O médico especialista em reprodução assistida, Dr. Francisco Colucci

Prevenção

Entre as medidas necessárias está a adoção de um estilo de vida saudável, além da regularidade no acompanhamento com o urologista. “Os espermatozoides podem ser estudados a fundo, ao contrário dos óvulos da mulher. Se o casal está passando por dificuldade para engravidar, a sugestão é que o homem procure o médico primeiro. Deve-se também comentar sobre o interesse reprodutivo na consulta. É necessário que cheguem aos óvulos pelo menos 5 milhões de espermatozoides saudáveis para que se tenha a chance de formar um embrião e resultar em gravidez”, completa Dr. Francisco Colucci. ve relações sexuais sem a utilização de métodos contraceptivos. O casal deve procurar o especialista, antes de mais nada, pois ambos devem ser avaliados”, explica. O especialista em reprodução assistida, Dr. Francisco Colucci, afirma que embora frequente, a infertilidade masculina é mais fá-

cil de ser diagnosticada e também apresenta um arsenal maior de tratamento. A idade também no homem é um fator importante. “O diagnóstico de um homem estéril, impossibilitado de ter filhos, deve ser muito criterioso. O homem produz espermatozoides de forma contínua a partir da puber-

O urologista, Dr. Gilberto Oliveira, cita as alternativas de tratamento

dade. O ciclo de vida do espermatozoide dura de 70 a 90 dias. Isso significa que do ponto de vista do homem, se a esposa engravidou, quando ela fizer quatro meses de gravidez aqueles espermatozoides do grupo que participou da gestação não existirão mais. Se hoje o homem apresenta infertilidade, existe sempre a possibilidade de o tratamento melhorar o potencial reprodutivo”, frisa. Causas genéticas Ainda de acordo com Colucci, estudos recentes mostram a deteriorização do DNA dos espermatozoides com o avanço da idade, que afetam o propósito reprodutivo. Outro fator são os hábitos sociais como o uso do

tabaco, álcool, o sedentarismo e a obesidade, além do ambiente nocivo, com indivíduos expostos a agentes químicos e físicos, como a temperatura e radiação. “A varicocele também afeta a qualidade do DNA dos espermatozoides, às vezes sem sintomas e que nem sempre compromete a contagem e movimentação dos espermatozoides, o que pode dificultar o diagnóstico. Existem também as causas genéticas facilmente diagnosticadas com o estudo dos cromossomos e do cromossomo Y em específico, as de origem hormonal, as relacionadas ao uso de medicamentos e anabolizantes e o câncer cujo tratamento pode levar à infertilidade”, explica.

Reprodução assistida A reprodução assistida nasceu com o objetivo de tratar ou ajudar exclusivamente os casais com a infertilidade. Hoje, ela faz parte de grupo de medidas de tratamento e manutenção da saúde. “Os casos graves, aqueles onde o homem apresenta menos de 1 milhão de espermatozoides no exame de fertilidade (teste de capacitação), a fertilização in vitro com a microinjeção dos espermatozoides no óvulo (ICSI) é necessária. Nessa modalidade de reprodução assistida, basta um espermatozoide para cada óvulo para proporcionar a possibilidade de gravidez. Eles são colocados de forma ativa por um braço de robô dentro do óvulo”, ressalta o Dr. Francisco Colucci.


PÁGINA

12

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

VIAsaúde


PĂ GINA

13

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

@nataliamuniznutri

nataliamuniznutri@gmail.com

Rosa Outubro

O

movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos EUA na dĂŠcada de 90 com o objetivo de estimular a população no controle do Câncer de Mama. A data ĂŠ comemorada anualmente com o intuito de compartilhar informaçþes sobre a importância da detecção precoce do Câncer de Mama. Cada ano vem aumentando a adesĂŁo ao movimento, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnĂłstico precoce. Durante muito tempo, as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgaram a idĂŠia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectĂĄ-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendaçþes mudaram. O autoexame continua sendo importante, mas de forma secundĂĄria. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, jĂĄ nĂŁo estĂĄ mais no estĂĄgio inicial, e as chances de cura nĂŁo sĂŁo mĂĄximas. A mamografia ĂŠ o Ăşnico exame diagnĂłstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centĂ­metro. Com esse tamanho, o nĂłdulo ainda nĂŁo pode ser palpado. Mas ĂŠ com esse tamanho que ele pode ser curado em atĂŠ 95% dos casos. A mamografia ĂŠ um mĂŠtodo de imagem para o diagnĂłstico precoce (detecção precoce) da doença, porĂŠm o mais importante ĂŠ a PREVENĂ‡ĂƒO. O importante ĂŠ, na realidade, focar este sĂŠrio assunto nos 12 meses do ano, jĂĄ que a doença ĂŠ implacĂĄvel e se faz presente nĂŁo sĂł no mĂŞs de outubro. No entanto, este mĂŞs ĂŠ representativo para a causa, tornando-

-se especial e destacado dos demais. O câncer ĂŠ uma doença quem vem crescendo nos Ăşltimos anos e podemos observar o avanço rĂĄpido nos casos em todos os sexos e idades. Sabemos que o fator ambiental (estilo de vida) tem grande influĂŞncia na incidĂŞncia do câncer e que nossas escolhas diĂĄrias sĂŁo fundamentais para determinar saĂşde ou doença. GenĂŠtica nĂŁo ĂŠ destino. A alimentação ĂŠ um dos fatores que mais influenciam a nossa QUALIDADE DE VIDA. Infelizmente, nas Ăşltimas dĂŠcadas, nossa alimentação tem sofrido profundas mudanças, principalmente em relação ao uso abusivo de produtos industrializados e/ou processados/refinados (refrigerantes, biscoitos, “fast foodâ€?) e ao exagerado consumo de produtos de origem animal, frente ao baixĂ­ssimo consumo de frutas, legumes e verduras.

Os fatores de risco modificĂĄveis para o CĂ‚NCER incluem:

• Uso de tabaco; • Alimentação inadequada; • Inatividade física; • Obesidade; • Consumo de bebidas alcoólicas; • Radiação ultravioleta (solar) e ionizante (raio x); • Agentes infecciosos (HPV, Hepatite B e H. Pylori); • Exposição ocupacional a agentes tóxicos; • Poluição ambiental; • Comportamento sexual (fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do HPV).

Devemos prestar atenção no que comemos! Muitas vezes, um produto alimentar ĂŠ considerado “saudĂĄvelâ€? pela ausĂŞncia de gorduras, açúcar e calorias. Valoriza-se a ausĂŞncia e se paga mais caro por ela. Vamos valorizar a qualidade dos nutrientes naturalmente presentes nos alimentos. Comer comida de verdade.

Ouça seu corpo

VocĂŞ tira um tempo para ouvir seu corpo ou apenas toma uma pĂ­lula? Escute o seu corpo, ele estĂĄ conversando com vocĂŞ e a maneira que ele encontra de FALAR ĂŠ atravĂŠs de sintomas. Quando o seu corpo ‘â€?GRITAâ€? ĂŠ porque ele estĂĄ cansado de apenas falar. Esteja atento! Costumo bater sempre nessa tecla porque acredito na importância das escolhas conscientes. NĂłs, seres humanos temos o poder de escolher o que queremos para nossas vidas, diferente da semente que nĂŁo pode decidir que nĂŁo quer virar ĂĄrvore. A laranjeira nunca conseguirĂĄ dar manga. Por algum motivo a vocĂŞ foi dado o poder de escolher e acreditar no que quiser, portanto acredite em vocĂŞ e no seu poder de decisĂŁo sobre a sua vida. Alimente as suas possibilidades, nĂŁo suas limitaçþes. VocĂŞ jĂĄ conversou com algum fumante que nĂŁo

sabia que o cigarro faz mal para a saúde e pode causar câncer de pulmão? Provavelmente não! Porque todos sabem o mal que estão fazendo para seu corpo, mas por vårios motivos escolheram continuar fumando. Uma longa jornada começa com o primeiro passo. Mude seu modo de reagir à vida. Menos reclamação e procrastinação, mais ação e positividade. Cultive boas relaçþes, tenha atitudes e açþes positivas, não se esqueça de cuidar da mente. Não adianta comer alimentos orgânicos, fazer atividade física, cuidar do corpo e esquecer-se de cuidar dos pensamentos. Esteja alerta, presente e consciente, queira o bem para você e para todos. Somos todos um. Da mesma maneira que as emoçþes negativas criam doenças ou aumentam muito sua gravidade, as emoçþes positivas reforçam o sistema imunológico e evitam doenças. Dar muita ênfase as notícias ruins que vemos na TV não nos ajuda em nada, e piora a vida de muita gente. Não Ê fugir da realidade, mas criar uma nova realidade porque não estamos contentes com tudo que acontece. Para isso precisamos de um tempo para nós, para desintoxicar os pensamentos e açþes, para nos rodearmos de notícias boas, motivos para rir.

                                                  Â? Â?Â?Â?  ­€ Â?Â? Â?Â?Â? Â?‚ Â?   ‚ Â?ƒ„…Â? Â?ƒ   Â?   †‚Â?Â?‡ˆÂ?Â?­Â?€ Â?Â?Â…Â?Â? ‰Š‹ Â?Â?Â?‰ŒŽ‹Â? ˆ‘ Â?Â?’“”Â? 


Refrigerantes FYs

Você merece o novo!

@graudistribuidora

@espacoclaro

Fotos: Arquivo do Colunista

Eles Mandaram Ver no

Rock In Rio 2019 Igor Duarte e Mauricio Giamellaro o presidente da Heineken do Brasil

Aplicativo

Sempre buscando inovação o Sistema de Comunicação 3ª Via acaba de lançar o seu próprio aplicativo. Nele, os usuários tem acesso total a nosso conteúdo on-line do Jornal, assistam também nossa programação da TV, em tempo real. O 3ª Via Play já está disponível gratuitamente na Google Play e muito em breve na Apple Store.

Novos programas

Durante a festa de sete anos desta empresa, nosso Diretor Geral Fábio Paes, anunciou a chegada de novos programas. Hoje, nossa emissora conta com uma grande abrangência, em Campos e nas regiões Norte, Noroeste, Serrana e Lagos. Dentre as novidades, teremos um grande programa de jornalismo aos moldes do Fantástico, apresentado pelos competentes jornalistas Ocinei Trindade e Girlane Rodrigues. Moda com qualidade abordada por duas gatas que sacam tudo do assunto: Priscyla Bezerra e Lohana Ernandes. Sucesso, amigos. Já deu certo!

Beneficente

Asilo Nossa Senhora do Carmo promove, hoje mais uma edição de seu tradicional churrasco beneficente. O evento terá várias atrações musicais e está marcado para começar a partir das 11h. Os convites custam R$ 10 e já podem ser adquiridos na secretaria da instituição. Além do churrasco, quem for ao local poderá curtir os shows do DJ Diego Medina, Grupo Só Marrento, Loham Luz e Kamy do Forró. A entrada para pedestres será na Avenida 28 de Março e para carros pela Avenida Arthur Bernardes. O churrasco beneficente acontece há mais de 50 anos. O objetivo é arrecadar fundos para os idosos atendidos. Atualmente, o asilo do Carmo tem 50 idosos, que estão alocados provisoriamente no Monsenhor Severino por causa das obras no local.

Bárbara e Guto Leite

Você merece o novo Mirna Rangel (Paparazzi)

Bia e Dudu Azevedo #teampaparazzi

Qual é o seu próximo novo? É ter a banda líder em ultravelocidade a o 4.5G até dez vezes mais rápido? É ter passaporte pra falar e navegar pelo mundo como se estivesse no Brasil? É ter o maior conteúdo pra assistir seus filmes e séries preferidos em todas as telas? Então venha para a Claro. Acesse claro.com.br/novo e saiba mais. Claro, Você merece o novo!

Ela só cresce

Pela primeira vez, a cantora Anitta assume uma responsabilidade executiva dentro de uma empresa parceira. Na fabricante de bebidas Ambev, ela passa a ser líder de criatividade e inovação da Skol BEATS. A parceria anunciada nesta segunda-feira, 30, pretende ter Anitta como uma das tomadoras de decisão de, pelo menos, um lançamento por ano. Para isso, ela vai discutir diretamente com a equipe da marca, a estratégia de marketing, de negócios e as próximas inovações. Palmas para ela!

Juninho Ferreira e Karina Boeschestain Ferreira

Para refletir Iago Duarte e Bruna Cordeiro

Maturidade espiritual é quando você aceita que erra, aprende a se desculpar e a não jogar no colo do outro o que é seu. É quando você percebe que já não precisa de tanta coisa assim para suprir suas necessidades, que estar em paz consigo mesmo (a) é melhor do que provocar instigar ou cutucar o outro com vara curta a troco de nada, a troco de mexer em feridas por vezes já cicatrizadas. É quando você passa a ser mais seletivo (a) internamente, é quando você sabe que pode contar com poucos, mas que são essenciais e que mantém uma boa relação de amizade e empatia sem exigir nada em troca. É quando você olha mais à volta e se coloca no lugar das pessoas e não mensura a sua dor, assim como não quer que mensurem as suas. É quando você não interfere nas escolhas de ninguém e vai aprendendo a digerir os embates da vida com mais nitidez e resiliência.

Luan Caldeira

Meu programa da semana #PROGRAMAFABIOABUD: Bia Azeredo gravando para o nosso programa de logo mais com Joana Abreu(Paparazzi), Fernanda Passos(Paparazzi), Dani Karla e Toninho Abdu curtindo Ferrugem em Macaé Neves e Viviane Rocha

Thais Chartuni e Breno Mota curtindo o niver dela em BH #teampaparazzi

Logo mais, tem mais um “Programa Fábio Abud” inédito na tela da nossa 3ª Via TV repleto de novidades e matérias variadas. “Vem florir” é a nova campanha da franquia Clube Morena Rosa Campos, com a nossa ação dos jeans promocionais. Ainda um bate papo muito legal do o design Fabiano Silva lançando o seu próprio gibi, nos Estados Unidos. Vem aí uma campanha solidária que precisamos da ajuda de todos, a Doação de Medula salva muitas vidas. O dia da criança já chegou na Elo de Ouro Jóias e vewm dicas incríveis. Encerrando eu recebo o camarada Dudu Azevedo que fala tudo sobre o tão esperado Baile do Dennis que acontecerá dia 23/11, no Cepop. Te espero na TV, On-line no site ou pelo aplicativo, ambos em tempo real.

Empreendimento chegando

O casal Nádia e Jober Brito está felize e ansioso para o lançamento de sua franquia. A Duckbill Cookies & Coffee foi fundada em 2016 por Rafael Naves. A inspiração veio durante uma viagem para Nova Iorque, onde conheceu modelos de negócios que operavam com muito sucesso no segmento de cookies e cafés especiais. Mas, para criar o cookie perfeito, ele teve que testar várias receitas. 42, para sermos mais exatos. A qualidade dos cookies e o sabor único são apenas dois diferenciais do negócio. Vocês irão conhecer tudo na telinha do nosso #programafabioabud. Sucesso, amigos queridos! Queridos: Rayssa Peixoto (Paparazzi) e Ronaldo Tripari em Vitória

Queridos: Matheus Sales e Aline No Maraca curtindo seu O empresário Gabriel Azeredo com Monteiro comemorando 1 ano de mengão Érika Nunes com a o cantor Ferrugem em Macaé casados em Búzios filhota Carol

Justiça

Finalmente a Record TV anunciou sua decisão a respeito da polêmica envolvendo o ator Phellipe Haagensen em A Fazenda 2019, e ele foi expulso do programa. O apresentador do reality, Marcos Mion anunciou que ele deixaria o programa por ter dado um beijo forçado em Hariany Almeida contra a vontade da peoa. Mais um caso de violência contra a mulher. Denuncie você também. O Ligue 180 é uma central telefônica que atua como um disque-denúncia. É um programa nacional que recebe denúncias de assédio e violência contra a mulher e as encaminha para os órgãos competentes.

Palmas pra ele

Camarada: Jonathan Elias, na cidade de Arequipa no Família linda: Laura e André Raeli (Pró Peru, onde faturou o título Reitor da Uniredentor) festejando mais um ano da gatinha Luisa, em Itaperuna de Mister Universe 2019

Gente boa Daniel Vasconcellos no maior Pedro Bernardez da relax em Guarapa melhor qualidade #tempaparazzi #teampaparazzi

Sempre elegante, o estilista Nelcimar Pires, no Peru #miss #mister

Mais uma vez nosso fotógrafo Binho Dutra é destaque nacional. Muitas celebridades já passaram por suas lentes, como: Sasha Meneghel, os atores: Sidney Sampaio, Fabiana Karla, Felipe Roque, Sílvia Pfeifer, a modelo Daniella Sarahyba, a cantora baiana Gilmelândia e atualmente o ator Rafael Infante, para a revista Vogue. Rafael interpreta o Érick na comédia “Vai que cola”. Parabéns, Binho! Você é um orgulho para nós, seus amigos e fãs de carteirinha


PÁGINA

01

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

Tudo na palma da

mão

Terceira Via App já está disponível na Google Play Da Redação

Mais uma vez o Sistema de Comunicação Terceira Via inova e lança o primeiro aplicativo de notícias e entretenimento da região. O Terceira Via App foi criado para atender a demanda dos leitores e espectadores que agora podem ter acesso a todos os serviços do sistema em um único canal. São dois aplicativos em um: de um lado, as produções jornalísticas atualizadas simultaneamente ao site e o jornal impresso semanal; do outro, todos os programas da grade da 3ª Via TV e a programação em tempo real por streaming que permite a transmissão do vídeo para SmartTVs ou dispositivos inteligentes, ou seja, para assistir à 3ªVia TV na televisão não é mais necessário ter assinatura da TV à cabo, basta o App. Também por meio do Terceira Via App é possível conferir os blogs e colunas, acessar todas as redes sociais e ainda conversar com a equipe de jornalismo via WhatsApp. O App já pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android na Google Play e, em breve, também estará disponível na Apple Store (para iOS). A ideia de criar o aplicativo surgiu da necessidade de confluir as três vertentes do Sistema de Comunicação Terceira Via — online, TV e jornal impresso — e, assim, facilitar o acesso

à informação e ao entretenimento em meio essa rotina cada vez mais agitada das pessoas. Visto que a tecnologia caminha para a migração e centralização dos produtos e serviços nos smartphones, o Terceira Via acompanha esse trajeto e garante informação e entretenimento de maneira simplificada. “As novidades vão acontecendo na velocidade em que se impõem. Sabemos que vivemos dias acelerados e percebemos que precisávamos acompanhar essa aceleração. Em um tempo em que somos bombardeados de informação por todos os lados, ter a certeza de que temos acesso a jornalismo e TV com a credibilidade do Terceira Via em um único local é fantástico”, pontuou Fábio Paes, diretor geral do Sistema de Comunicação Terceira Via na festa de aniversário de 7 anos no Teatro Trianon, quando aconteceu o lançamento do APP. A jornalista e editora de mídia online do Terceira Via, Ulli Marques, explica que a ideia de criar um app 2 em

1 é inovadora. “São duas interfaces diferentes em um único aplicativo. Essa foi uma ideia do nosso diretor geral que, no contexto de uma empresa multimodal como o Terceira Via, funcionou muito bem. De maneira intuitiva, o usuário consegue conferir todos os recursos do online, ler a versão digital do jornal impresso e ainda acompanhar toda a programação da TV. Tudo isso em um aplicativo que ocupa bem pouco espaço smartphone”, pontuou. Responsável pelo desenvolvimento do app, André Escocard, da Hesea Tecnologias, não há aplicativos na região que possuam tantos recursos como o do Terceira Via. “Nosso propósito foi criar um dispositivo simples, mas com elementos visuais e inovadores em sua essência. Alguns desses elementos são, por exemplo, o visualizador de fotos com zoom, o slideshow com matérias dos colunistas e o streaming que permite a t r an s mis s ã o

do vídeo ao vivo para SmartTVs. A parte mais desafiadora foi construir os elementos para a comunicação entre os sites do Jornal e da TV e o App, de forma que não gerasse impacto entre eles. E conseguimos!”, comentou o desenvolvedor. André adiantou ainda que, em breve, o Terceira Via App também terá novos recursos como: notificação push, que informará aos usuários quando notícias forem publicadas, scroll infinito, disponibilização de um app web progressivo ou PWA (similar ao site, mas que não necessita de download), acesso a recursos off-line, entre outros. A técnica em enfermagem Mayara Gomes Guimarães já baixou o app do Sistema Terceira Via em seu smartphone. Ela, que já acessava o site diariamente, gostou da interface e dos recursos disponíveis. “Assim como o jornal online, o aplicativo é bem clean e intuitivo. Qualquer pessoa consegue acessar, ler as notícias e assistir aos programas”, garantiu. Ela pontuou ainda a facilidade de encontrar os textos de cada editoria do site e de saber os horários de todos os programas da 3ªVia TV. “Quando disseram que todos os recursos estariam ali, pensei que não seria possível, mas é verdade. Nada falta. Quem baixa o app do Terceira Via, tem o sistema inteiro na palma da mão”, concluiu.

Como funciona Após fazer o download na Google Play, o usuário é direcionado à página principal do APP, semelhante ao Jornal Terceira Via online. Nessa seção, com fundo na cor branca, o leitor pode conferir todas as notícias que estão publicadas no site, bem como as fotos e os vídeos produzidos pela equipe de jornalismo. Ao clicar no menu lateral, ainda terá acesso às tags e às páginas dos colunistas e jornalistas. É também nesse menu que estão os ícones das redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp que direcionam o usuário ao respectivo aplicativo. Arrastando a tela, também estão disponíveis os blogs e colunas e a versão digital do Jornal Terceira Via impresso. Já na parte superior, quando o usuário clica no ícone da 3ªVia TV, o app se transforma: a cor de fundo passa a ser preta e, de cara, o espectador pode conferir o que está rolando naquele momento no canal televisivo. Mais abaixo, estão ainda os últimos vídeos dos programas da grade, divididos por programa. E no menu lateral, o espectador também poderá saber em quais horários do dia esses programas vão ao ar, bem como conferir a página específica de cada um deles.


@crisales_

& estilosos

Looks básicos

L

Mas se engana quem pensa que não recorro à combinações certeiras e acessórios infalíveis que deixam qualquer outfit minimalista mais cool de imediato. Para te provar que é possível - com a ajuda de truques de styling, sapatos e acessórios -, deixar uma produção basiquinha estilosa em segundos, juntei alguns outfits das look stealers que seguem essa proposta, vem comigo.

CRM:52530660

evanta a mão quem nunca optou por usar um look mais básico para poupar tempo, ou até mesmo porque estava sem ideia para montar uma produção com peças mais fashionistas! Te entendo muito bem e posso te afirmar que por aqui essa opção acontece quase todos os dias. Na real, as peças básicas fazem parte do meu próprio estilo pessoal.

Dra. Ana Maria Pellegrini

SMART TREATMENT É A SOLUÇÃO

O conceito Smart Treatment ou Tratamento Inteligente, na tradução para o português, associa diferentes protocolos para acelerar e potencializar os resultados dos procedimentos de forma mais inteligente sem downtime, com eficácia e resultados imediatos. Um exemplo muito eficiente é a aplicação do tratamento de ultrassom de última geração juntamente com bioestimuladores. A ideia do Smart Treatment é oferecer aos pacientes protocolos de regeneração da pele, de dentro para fora, preservando o tecido do paciente e resgatando a beleza natural em poucas sessões. O que você deve saber sobre os protocolos de tratamento corporal que seguem a tendência SMART Vale explicar que bioestimuladores são substâncias biocompatíveis e biorreabsorvíveis que, quando aplicadas na pele, estimulam profundamente a neocolagênese, responsável pela formação de colágeno, amenizando a  flacidez. Os mais conhecidos são o Sculptra (ácido polilático), Radiesse (hidroxiapatita de cálcio) No quesito ultrassom, o Ultraformer III é o que há de mais moderno no mercado e que está dentro do conceito SMART TREATMENT. Por meio do aquecimento de pele e músculos, ele promove pontos de coagulação nos locais de aplicação. Assim, beneficia-se o paciente com remodelação do colágeno e ancoragem muscular, que resulta no efeito lifting imediato, e destruição seletiva das células de gordura, promovendo o melhor contorno corporal.

Dra. Ana atende no edifício Medical Center, Rua 13 de Maio nº 286/512 Sala 12 Tel: 2733 4211.

Li e amei! A coragem de ser imperfeito Uma das trágicas ironias da vida pós-moderna é que muitas pessoas se isolam umas das outras por causa de sentimentos que têm em comum, como o medo de fracassar e a sensação de não serem boas o bastante. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação, a empatia e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso se distanciam das experiências marcantes que dão significado à vida e acabam se sentindo frustradas. Por outro lado, aquelas que mais se expõem e se abrem para coisas novas são as mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de sentimentos como inveja e ciúme. É preciso lidar muito bem com os dois lados da moeda a fim de alcançar a felicidade de realizar todo o seu potencial. Em uma sociedade em que predomina a cultura do perfeccionismo, é comum recorrer à máscaras para minimizar o desconforto e as dores de não ser bom o bastante. Brené Brown descobriu que todos nós fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra essas sensações e explica em que consiste cada escudo e quais estratégias devem ser usadas nesse “desarmamento”. Ela também combate os mitos que afirmam que ser vulnerável é o mesmo que ser fraco. Brené Brown que se especializou nos temas vulnerabilidade e vergonha, relata como essas duas questões estão ligadas a viver com ousadia, ser criativo, aceitar e viver mudanças. E o mais legal, é que ela cita vários exemplos de como as pessoas evitam ficar vulneráveis, e é só uma questão de algumas páginas para nos enxergarmos em algum exemplo. Não é uma leitura fácil e agora após terminar eu até entendi a minha demora, são tantos temas que não falamos (porque o real é que não gostamos de falar das nossas vergonhas), que a cada verdade que Brené expõe, a gente precisa

de um tempo para refletir sobre tudo. E até difícil descrever esse livro, porque falar de algo que irá abordar nossos medos e frustações não parece muito agradável, mas eu juro que é! É um livro que eu gostaria que todos à minha volta lessem. Mas, para quem não gosta muito de ler (principalmente leituras como essas) ela tem uma palestra na Netflix. É um ótimo brief do que ela aborda no livro.

Citações que adorei:

“Somente quando temos coragem suficiente para explorar a escuridão, descobrimos o poder infinito da nossa própria luz.” – (pág. 46). “A vergonha detesta ser o centro das atenções. Se falarmos abertamente sobre o assunto, ela começará a murchar.” – (pág. 51). “Precisamos conversar conosco da mesma maneira que conversamos com alguém que amamos.” – (pág. 99). “A maioria de nós, se sente mais confortável com a raiva do que com a vulnerabilidade”. (pág 149). “Quando a gente se fecha para a vulnerabilidade, se fecha para as oportunidades.” (pág. 154). Deixe os preconceitos de lado quanto ao termo "autoajuda", pois esse livro é bem mais que isso, e se joga!


04 06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

candinhovasconcellos@gmail.com

CANDINHO VASCONCELLOS

PÁGINA

Uma noite indiscutivelmente perfeita, maravilhosa, divertida, elegante...

V

amos falar de três mulheres bem sucedidas nas suas profissões. Educadas, gentis, bonitas, Moema Mocaiber (dentista), Rafaela Venâncio e Paula Marsicano (dermatologistas) resolveram se unir em uma noite brilhante em torno das suas pacientes, debatendo o tema ‘harmonização facial’. Com a vida atribulada e corrida que vivenciamos, nada melhor que estar com a autoestima lá em cima, dotada de confiança e valorização de si mesmo. ‘Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?’ A mulher e os homens também, querem se sentir maravilhosas (os). Querem se olhar no espelho e ver refletida a sua beleza, o seu bem estar. Elas mostraram as suas convidadas, através de um vídeo, o resultado desse trabalho. A sortuda Micaela Albertini foi a convidada a passar por esse procedimento. Com depoimento do antes e depois, todas puderam se certificar de que nos dias atuais é possível transformar seu visual sem maiores traumas e sem perder sua

Morena Mendes, Rafaela Venâncio, Maria Lúcia Barbosa, Carla Magalhães e Loura Mendes

Márcia Valéria Venâncio, Rafaela Cinthya Cordeiro, Paula Marsicano, Moema, Fatima Vasconcelos e Venâncio e Kátia Godoy Moema Mocaiber e Rafaela Venâncio Deborah Casarsa

Cristiane Nascimento, Mayra Vilas Novas, Pa Marsicano e Laura Ferreira Paes

Simone Soares , Maria Lúcia Freire , Moema Mocaiber, Renata Sá e Márcia Louvaim

Renata Godoy, Rafaela Venâncio e Jeane Fagundes

identidade. O resultado é fantástico! Elas possuem clínicas bem montadas, utilizando tecnologia de ponta e, proporcionando assim, o que há de melhor e mais moderno nos procedimentos. Mas, o objetivo do encontro era mesmo se divertir, brindar, cantar e dançar com o eletrizante Sandro Moura e banda. Tudo isso regado a um delicioso buffet recheado de delícias e drinks. A marca ‘Face 3’ personalizou a festa. Na entrada um espaço para fotos, também poderia ser encontrada nos sabonetes líquidos, no telão, nos bolinhos de rolo e nas lembranças que todas levaram para casa. Um luxo! Todos os cuidados foram tomados para que as 180 mulheres, aproximadamente, que circularam na festa se sentissem à vontade e se divertissem muito. Os comentários e mensagens elogiosas não cessam. A festa aconteceu. O assunto continua em pauta em todas as rodas. Bombou!

Esta foi a lembrança personalizada que todas as convidadas receberam ao deixar a festa. Elas ficaram encantadas com o mimo elegante. Por acaso esta pertence a Lia Mirian Cruz.

Daniella Lannes e Paula

Cyntia Frique, Michelle Gazineu, Paula Marsicano, Carla Beatriz Rufino e Beatriz Rufino

Esse foi o clima da festa. Só alegria

Paula Marsicano e Priscyla Bezerra

Rafaela Venancio e Tatiana D’ávila

Gabriela Neves e Rafaela Venâncio

Natália e Mariana Mocaiber

Moema com Jô Portugal

Paula com Simone Jaber


PÁGINA

05

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

Paula Marsicano, Rafaela Venâncio, Micaela Albertini e Moema Mocaiber

Mara Robaina e Rafaela Venâncio

Valquiria Areas e Rafaela Venâncio

Ana Paula Félix e Rafaela Venâncio

Moema e Júlia Mocaiber

Moema e Renata Pontes

Eliane Brasil, Juliana Barbosa, Viviane Gandra, Carolina Magalhães, Rafaela Venâncio e Maria Lúcia Barbosa

Liz Marsicano, Angela Marsicano

Mariana Giacomini, Julia Giacomini, Rafaela Venâncio e Roseli Giacomini

aula Brum, Fernanda Vilas Novas, Paula Tassiana Oliveira e Rafaela Venâncio

Paula e Roberta Torres

Simone Jaber e Luciana Rangel

Cynthia Cordeiro e Paula

Andrea de Fátima , Paula e Yasmin Braga

Mariana Manhães e Moema Sara Beatriz Lourenço

Maria Lúcia Freire, Moema e Rafaela

Paula e Amanda Coutinho

Moema, Paula, Delma Tavares e Renicarla Areas

Lara Abreu, Ana Claudia Ferreira, Christiane Abreu, Tainá Rangel

Suzana Paes, Rafaela Venâncio e Laura Paes


PÁGINA

06

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

@priscylabezerra

FACE 3

MEU LOOK MARIA FILÓ

N

a última terceira feira Moema Mocaiber, Paula Marsicano e Rafaela Venâncio, mulheres belíssimas e profissionais dedicadas, movimentaram a sociedade campista com encontro bárbaro e exclusivo para suas pacientes - FACE 3 Tudo impecável e feito com muito carinho.

Av. Pelinca 104, Loja B Campos dos Goytacazes (RJ) Instagram: @mfcampospelinca Tel: 22 - 2734.8035

ELAS BRILHARAM

Ana Paula Siqueira

Luciana Rangel

Laura Cunha

Maria Izabel Pereira Pinto

Natalia Mocaiber

Maria Luiza Pereira Pinto Castelo Branco

Simone Jaber

Donas da NOITE | Rafaela Venâncio, Paula Marsicano e Moema Mocaiber

Micaela Albertini

Jeanne Fagundes

Herusa Dias

Mayra Villas Novas


PÁGINA

07

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

Open House Bar

@gabrieltrindads

@openhousebarpelinca Foto: Luanna Pacheco

#

MEU MOMENTO SUSHIBEER

Q

uem me conhece sabe que uma das minhas paixões é comer bem e como sou apaixonado por comida oriental. Em Campos tenho o prazer de ter como parceiro o SushiBeer, um restaurante de comida Japonesa que, quem não teve oportunidade de conhece deve ir correndo. Além do restaurante em si ser super aconchegante, com uma decoração super clean que te deixa a vontade para saborear as delícias que por lá encontramos, o atendimento é sensacional! Todo cliente se sente acolhido e por tudo de bom que o SushiBeer tem a oferecer não tem como não ser apaixonado e ser cliente assíduo. Foco no cardápio variados com opções para aqueles que estão adentrando ao mundo da comida oriental e ainda tem medo de degustar essas delícias, temos opções maravilhosas por lá e eu super recomendo o Hot de Doritos que é composto por salmão, creme cheese e arroz: maravilhoso! Para quem já é mega apaixonado como eu e mergulha fundo experimentando de tudo, uma super dica é, fora as opções doces que são sensacionais. Você não pode deixar de visitar o SushiBeer é, assim como eu, se tornar fã.

Pepinomaki com pate de salmão; atum com geleia de amora; sushi de salmão com creme CHEESE e manga; acelga com patê de salmão;

Sushi de salmão flambado #delícia

Kani com geleia de amora e pimenta

Aquele combinadinho que a gente baba!

Sushi de cenoura com cebola caramelizada e tomate seco (vegano)

Uramaki de tomate seco com salmão; uramaki de cenoura com creme cheese; uramaki Califórnia; uramaki de tomate seco.; Uramaki de kani com pimenta


PÁGINA

08

herminiasepulveda@yahoo.com.br

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

“Quando sair ore, e quando voltar agradeça. Você não faz ideia de tudo o que Deus te livrou nessa ida e volta.” 5º PASSEIO CICLÍSTICO Paulo Ricardo Vieira Ferrugem, o presidente do Lions Club Campos Tamandaré, está convidando todos os campistas para o 5º Passeio Ciclístico hoje às 8h com saída na Praça do Santíssimo Salvador. Inscrição 2 kg de alimentos que serão doados para ACAPEC- Associação Campista de Apoio a Pessoas com Câncer. Sorteio de uma bicicleta. 3º NIVER DE BIA A princesa Beatriz Selbach Kury comemorou a chegada dos 3 aninhos ontem no Rio de Janeiro onde mora, com uma linda festa organizada pelos seus pais Cris e Paolo Kury. A festa começou às 14h e terminou às 18h. De Campos foram os avós Mirza e Wady Kury. FORMATURA EM MEDICINA A bonita formanda do curso de Medicina Marina Paes Patrão deixando os pais Auxiliadora e Manoel Patrão super felizes e orgulhosos com a sua Formatura na Faculdade de Medicina de Campos. A família inteira está comemorando esta conquista. O Culto Ecumênico será no dia 23 de outubro às 19h e a Colação de Grau será no dia 25 de outubro às 18h.

Manuella Manhães na festa que preparou para comemorar os 5 aninhos do seu príncipe Pedro Ney

Face 3: As belas Moema Mocaiber e Rafaela Venâncio com Eliane Brasil Barbosa, Juliana Barbosa, Carol Magalhães Santos e Viviane Gandra.

A powerful Renata Machado arrasando no Leblon/RJ

BATIZADO No domingo passado aconteceu o Batizado do príncipe Kadu, filho do jovem casal Yasmim e Carlos Eduardo Henriques Leite na Igreja Matriz de São João da Barra. Os pais são proprietários de um restaurante bem charmoso na cidade, onde foi realizada a comemoração. FESTEJANDO Silvana e Ricardo Naked estiveram com toda a família em Raposo esta semana que passou para comemorar os 94 anos do pai dela, o Sr. Ernani. Os bisnetos dele Daniel e Matheus fizeram a festa na hora dos parabéns no restaurante, quando os garçons vieram cantando com o bolo saindo uma chuva de estrelas. BEBÊS *Chegou esta semana o lindo Benjamin para Ainy e Dario Marinho Teixeira. Veio para fazer companhia para as duas irmãs Íris e Helena. O Natal vai ser mais animado este ano, cheio de bebês. *Maria Edite e Otacílio Padrão Junior estão muito felizes com o nascimento da netinha Elis no RJ. Os papais Fernando e Carol estão radiantes com a irmãzinha do Vinícius. Elis chegou para completar a família. *As bonitas gêmeas Maria Antônia e Maria Helena Aguiar Lacerda chegaram na Lília Neves esta semana para os papais Betina Siqueira Aguiar e Fernando Araújo Lacerda. O avô paterno Benedito Araújo e os avós maternos Maria do Socorro Siqueira e Totonho Aguiar estão numa felicidade só. Assim como os bisavós Emilce e Carlinhos Aguiar e também Mariene Santos Siqueira.

Dra. Marina Patrão com seus pais Auxiliadora e Manoel Patrão

A princesa Isabela comemorando seus dois aninhos com seus pais Milena Vasconcelos e Frederico Almeida e o irmão Thomaz

Noite de inauguração: Letícia Viana e Giselle Gomes

EXPOSIÇÃO Cristiane Nascimento vai fazer uma mostra para as amigas das suas elogiadas mesas postas no estilo Primavera/Verão nos dias 9 e 10 de outubro, sempre das 14h às 21h na sua bela casa. Será muito gentil levar 1kg de alimento não perecível para ser doado aos carentes. NIVER Os parabéns de hoje vão para Beatriz Selbach Kury. Amanhã para Elizabeth Henriques Alves, Patrícia Cordeiro, Nélio Alves Junior, Fernandinho Patrão, Nilson Duarte Thomé Jr., Marcelo Aguiar Ribeiro e Nickolas Crespo. Terça-feira para Mariângela Honorato, Paulo André Chaves, Fernanda Siqueira Cardoso e Paula Farah Arueira. Quarta-feira para Elizabeth Netto Almeida, Laura Ferreira Paes, Patrícia Caetano Ferreira, Ana Luiza Andrade, Bonitona Gomes Barreto, Agnes Schneider, Erica Freitas, Ricardo Mendonça e Ricardo Frederico Alschefsky. Quinta-feira para Mario Terra Arêas Filho, Dyana Ribeiro, Júlia Almeida, Luiz Pereira e Deborah Cotrofe. Sexta-feira para Consuelo Chicralla Martins, Paulo Ferreira, Marianna Faria Siqueira. Sábado para Alda Ribeiro Gomes de Miranda e Mônica Saramago. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos. RAPIDINHAS *Cristina Sá está passando uns dias em São Paulo, para matar a saudade do filho Betinho Aquino que está residindo por lá. *Mary e Maron El Kik já tem o destino certo no período de Carnaval, a família toda irá ao Líbano visitar a família deles que ainda mora por lá. *Lúcia Assed recebeu o seu grupo chamado de “Amigas de Ouro” para um lanche em seu apê. Entre elas: Regina Machado, Ângela Felix Kury, Telma Rangel, Anídia Gusmão, Romilda Azevedo e Dilma Abreu. Tarde animadíssima!

Elegância de Paula Marsicano C. Vieira em noite de Face 3

Festa country: As belas Karine Marinho e Denise Rangel na comemoração do 3º Aniversário do Rancho JT Scyla Maria Martins dos Santos e Ana Paula Galvão Belezas de Suelen Guimarães e Fernanda Hessio em noite prestigiada

Batizado: Kadu com seus pais Yasmim e Carlos Eduardo Henriques Leite

A aniversariante de ontem Célia Cristina Aquino Gazineu de Barros com Denise Sá Aquino

Silvia e Carlos Otávio Rodrigues com a amiga Silvinha Azeredo

Roza Nunes Duarte de Almeida comemorando seus 94 anos

Alex Siqueira comemorando seu niver


PÁGINA

09

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

SUTIÃ RENDA E TULE R$ 159,00 hopelingerie.com.br

Lingerie à mostra J

á faz um tempo que as peças de lingerie vêm se destacando no street style. A trend é coordenar com a produção e exibi-lá. Calcinhas do tipo hot pants, sutiãs e corpetes agora são os protagonistas do look, aparecendo em destaque ou com outras peças em sobreposição.

BLUSA TULE MANGA R$ 89,00 duloren.com.br

A dica para o sucesso do look é combinar com peças mais compostas, que carreguem informação de moda, como calça jogging ou de alfaiataria. Para uma produção bem cool, aposte no minimalismo: shapes leves, tecidos fluidos e cores neutras são boas opções. Também vale apostar em transparências, tules, e rendas que dêem destaque à peça.

SANDÁLIA R$ 360,00 schutz.com.br

CALÇA ALFAIATARIA R$ 209,90 amaro.com


PÁGINA

11

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

GENTE BACANA que é sempre bom encontrar por aí

INCLUSÃO CORAÇÃO

As elegantes Renata e Kátia Godoy, mãe e filha, ambas maravilhosas de animal print.

Paula Olival, Deborah Casarsa e Fátima Vasconcelos

Simone Soares , Maria Lúcia Freire , Moema Mocaiber, Renata Sá e Márcia Louvain

BELEZAS 2019

BOM COMEÇO

Um evento para toda a família, com a finalidade de estimular a atividade esportiva integrada à conscientização ambiental aconteceu no sábado em Lagoa de Cima, gratuito e aberto a pessoas de todas as idades. Teve também caminhada ecológica, corrida e passeio ciclístico, ações recreativas, slackline, fit dance e oficina de frescobol, torneio de voley,... aproveitando muito bem do nosso patrimônio natural. Aumentar o numero de eventos como esse, é aumentar o amor pela cidade e seus cartões postais.

Quando a escola Ciep da Lapa produziu seu desfile elegendo o Garoto e a Garota Ciep da Lapa 2019, sairam vencedores Esaú Santos e Sabrina Rodrigues, que deixou a escola feliz pelo lindo casal e evento que envolveu alunos, professores, pais de alunos e amigos. O tema foi primavera verão e assim inspirou a decoração de flores e muito colorido na passarela.

CASÓRIO

Foi na Estância dos Lagos, dias atrás, que os noivos Carolina Nunes Barbosa e Leonardo Muniz Duarte, assumiram em cerimônias lindas, que agora na certidão de casamento constam como marido em mulher. Na foto eles com os pais Lívia e Rui Marcus Barbosa e Márcia Eleonor e Roberto Dias Duarte Jr. O vestido da noiva foi feito por Marilene Saldanha.

FEPE

Teve desfile de moda na Feira de Preços Especiais, a FEPE, comandado pelo Sebrae e coordenado pelas irmãs Loura e Morena Mendes, em plena 30ª edição do evento na Fundação Rural de Campos, onde ocorreram todas as edições anteriores. Mais de 120 estandes participando da maior promoção do comércio, com descontos que podem chegaram a 70%.

Muito legal a ação em prol do Comitê Paraolímpico Brasileiro por uma grife de moda inclusiva brasileira, criando e produzindo uniformes adaptados para a Delegação Fluminense de paratletas desde o ano de 2015. Todos os uniformes possuem etiquetas em braille, aberturas e design especiais para atendê-los em diferentes tipos de deficiências. Os uniformes adaptados são muito importantes para os paratletas terem mais confortos e autonomia.

SOCIEDADE ANÔNIMA

Estabelecimento comercial, no coração da Avenida Pelinca, onde funcionava franquia famosa de café e restaurante, está com suas varandas bem cobertas sendo aproveitadas por moradores de rua que ali se instalaram com colchões, cobertores e objetos de uso pessoal. Aliás as calçadas do metro quadrado mais valioso da cidade, estão dominadas por pessoas dormindo em seus colchonetes, dia e noite, sem nenhuma postura e alguns até sem compostura.

Gabriela Neves e Ana Paula Neves

ALIANÇAS

Roberta, filha de Selma e Roberto Moreira, e Anderson, filho de Jocélia e de Alan Rodrigues, se casaram no sábado com cerimônias religiosa e festiva, na Fazenda Pedra Santa, em São Diogo, próximo a Morro do Coco.

DONAS DO PEDAÇO

Há quem diga que a nossa Tânia Borges, apresentadora de TV, tem muito de Juliana Paes na pele da personagem Maria da Paz, na novela Donas do Pedaço. Ambas guerreiras, da TV, com grande tino para negócios, agradáveis e oferecem delícias para clientes que adentram seus estabelecimentos comerciais, onde pães, bolos, tortas,... ganham imediatos fãs.

BINGO

Mais um bingo solidário vai acontecer no dia 30 de outubro em benefício das obras sociais da UESC, União das Ex alunas Salesianas Campistas, coordenada por Katia Godoy e Márcia Valéria Venâncio Marins.

LUTO

Eliane Brasil

CONFUSÃO

Ana Paula Félix, Luciana Teixeira e Lu Bittencourt

Na confusão no Centro da cidade, com a explosão de um transformador de eletricidade, com direito a fogo e muita fumaça preta assustando muita gente, a equipe dos bombeiros teve temporariamente dificuldade de transitar na principal rua que levava ao ocorrido. Além do trânsito intenso de carros, um carro, daqueles das chamadas transporte de "lotadas", carregava seus passageiros sem querer permitir a passagem e nem deixar nenhum passageiro para trás. Salva-se quem puder!

Tristeza na sociedade com a noticia do falecimento de Beth Aquino Moreira de Sá, deixando lacuna e muita saudade entre amigos e familiares. Uma das mulheres mais elegantes nas vestes e nos gestos desta nossa sociedade, sempre foi notável, mesmo sendo discreta na sua vida pessoal, mesmo low profile na vida social, reservava sua intimidade para poucos e bons amigos. Gentil em todos os momentos, deixa uma família linda de coração partida com sua ausência. A Renato, seu parceiro de vida que formava com ela um casal dos mais bonitos de se ver, a Giulino e Rodrigo, filhos queridos, a Viviane, Douglas e Frederico, irmãos unidos, o pesar da coluna neste momento de dor. Que Deus a tenha em lindo lugar.

Ingrid, Izabel e Amanda Coutinho

NIVER

Carol e Deka Rodrigues vão comemorar os 4 anos de André Filho, no dia 19, com festa no tema Hot Whels no salão de festas do prédio bacana que moram.

Loura Mendes Cordeiro e Cicinha Chagas


Cuidados com o

ácido úrico B

oa semana meus amigos, hoje falaremos de um problema que afeta muitas pessoas. O ácido úrico é uma das substâncias produzidas naturalmente pelo organismo. No entanto, cerca de 30% desse composto pode ser ingerido através da alimentação. Durante o metabolismo, a purina, encontrada em vários alimentos da nossa dieta, é quebrada pela ação da enzima xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins. Quando os níveis de ácido úrico estão altos, podem surgir patologias decorrentes do seu acúmulo por isso temos que ter cuidado. Principais sintomas. Dor, o inchaço, a vermelhidão e a dificuldade em movimentar uma articulação, especialmente nos dedos das mãos, joelhos, tornozelos, calcanhar e dedos dos pés. Além disso, um sintoma comum e ácido úrico alto é o aparecimento constante de pedras nos rins.

Gisela Sarmet

Higor Mauler

Não consumir -Alimentos ricos em purinas: marisco, peixe pequeno, cogumelos, carnes de órgãos, ervilhas, lentilhas e espinafre. - Alimentos fritos e óleos de soja e de canola.

Carla faria

-Sódio – uma dieta rica em sódio pode causar inchaço do tecido e aumentar os sintomas da gota. -Álcool – aumenta o ácido úrico e a toxicidade do fígado.

Consumir:

-Fibras: frutas (com casca), legumes, cereais e sementes o que pode ajudar a reduzir o ácido úrico. -Potássio: abacate, água de coco, abóbora, bananas e damascos podem ajudar a equilibrar fluido intracelular aliviar a gota. -Omega 3: Salmão e sardinhas (evitar a industrializadas). -Líquidos- beba pelo menos 2 litros de água por dia; -Vitamina C: laranja, limão, acerola; alimentos ricos em vitamina C auxiliam na eliminação de ácido úrico pelos rins e previne o surgimento de cálculo renal; -Magnésio: é um mineral alcalino e também pode diminuir a formação de ácido úrico no corpo. Não existe mágica, nunca se esqueça que o equilíbrio entre a alimentação saudável, atividades físicas e rotinas são importantes para uma vida. Fiquem com Deus e até a próxima

Natalia Muniz

Rodrigo Ulrick


PÁGINA

14

06 A 12 DE OUTUBRO DE 2019

Para se pensar T

enho o costume de sempre que tenho que ir ao centro da cidade, estacionar o meu carro na Lapa, para ser vai exato, num recuou de vagas que fica em frente ao CIEPE da Lapa e hoje não foi diferente. Um espaço muito movimentado cheio de carros estacionados, sendo lavados e dos seus donos que ficam de 30 a 40 minutos esperando e é claro conversando sobre os mais variados assuntos entre si. A última conversa que presenciei, se tratava dos quiosques, dos que foram "entregues" pela antiga administração e os que de fato serão entregues pela atual nos próximos dias. As indagações de um para o outro, ambos cheios de duvidas me deixaram de fato encabulado e fui em busca de respostas. Quatro novos quiosques que foram "entregues" as vésperas das eleições de 2016 fechados e uma nova obra que entregará os novos equipamentos, porque da demora? Procurei pessoalmente o presidente da CODEMCA, Vinicius Viana, para saber de fato o por quê

de os quiosques já prontos ainda não ter sido entregues e para a minha surpresa, a primeira resposta foi que não tinha como entregar uma obra que não tinha sido de fato terminada ou seja, mais uma maquiagem. A Orla II era composta por quiosques e banheiros construídos ainda na década de 90 que com o descaso, a falta de manutenção e investimentos fez com que os equipamentos fossem abandonados e final restaram 03 permissionários que sofriam com banheiros totalmente interditados e a precariedade do local. Com vista para o Cais da Lapa, o espaço agora chega à fase final da construção de seis novos quiosques, playground cercado, nova iluminação e o novo polo que contará com espaços destinados à Guarda Civil Municipal e outros equipamentos que visam fomentar o turismo, cultura e assim a economia do local, aumentando comodidade e a segurança dos frequentadores e permissionários. Quando não faltava dinheiro, faltava vontade política e respeito a comerciantes e à população de modo geral.

Rio in Dias de Rock

A espera da princesa Laura, Catharina Bersot muda o visual e doa cabelo a projeto social

Cultura T

Diana Araújo

Thainá Paes e Nathália Souza Vale

Lana e Bebel Moreira

Lorran Aguiar

eatro de Bolso Procópio Ferreira movimenta a cena cultura no interior do estado. “O Mágico de Oz” em uma adaptação e direção de Rita Rangel, do Grupo Art & Cia. Recheado de músicas autorais, a obra conta com novos arranjos e gravações feitas por Tita Cordeiro. Em cartaz, nos dias 17 e 18, as apresentações serão às 10h e às 14h. Já nos dias 19 e 20, será às 15 e 17h. Todos os dias serão realizadas apresentações especiais para escolas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Para fechar o mês, “Ventos de Agosto” é apresentada de 25 a 27 de outubro, sempre as 20h. Os ingressos poderão ser adquiridos por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Depois de temporada no Trianon, a peça escrita pelo jornalista, poeta, ator e dramaturgo Fernando Leite chega ao Teatro de Bolso com a história de um homem com supostos transtornos de esquizofrenia, abandonado pela família, órfão de pai, também vítima da doença, que alimenta o desejo de vingança contra o que ele identifica como “uma conspiração internacional” que “assassinou” seu pai e o ameaça, impedindo que ele Sempre cheio de estilo e marra, um clik de Francis Virgílio deixe sua casa, já em ruínas.

Moda e Beleza

Isabella Pedroni e Davi Macedo

Bruno Prudêncio

Lud Crespo

Amanda Coutinho

Leila Félix

Profile for terceiravia

Jornal Terceira Via ed155  

Jornal Terceira Via ed155  

Advertisement