6 minute read

Surto de hepatite C dá alerta para formas de transmissão da doença

Nove pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Campos foram diagnosticados com o HCV

Da redação

Advertisement

Um surto de hepatite C entre pacientes renais da Santa Casa de Misericórdia de Campos, atestado no último dia 28 pela Secretaria de Estado de Saúde em visita técnica à unidade, chamou a atenção para as possíveis formas de transmissão da doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, o vírus HCV, do gênero Hepacivirus, teria contaminado nove pessoas durante procedimentos de hemodiálise. A Santa Casa nega. De acordo com o Ministério de Saúde, a transmissão do HCV pode ocorrer de diferentes formas, incluindo durante a realização de procedimentos invasivos, como hemodiálise, cirurgias e transfusão, sem cuidados de biossegurança. Outras formas de contaminação mais comuns incluem: contato com sangue contaminado, pelo compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos; e reutilização ou falha de esterilização de equipamentos médicos, odontológicos, de manicure e de material para realização de tatuagem. A doença é caracterizada por um processo inflamatório persistente no fígado, que pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo esta segunda a forma mais comum. O surgimento de sintomas em pessoas com hepatite C é muito raro. Cerca de 80% dos pa- cientes não apresentam qualquer manifestação. Em geral, a doença é descoberta na fase crônica. Normalmente, o diagnóstico ocorre após teste rápido de rotina ou por doação de sangue.

O tratamento da hepatite C é feito com os chamados antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de mais 95% e são realizados, geralmente, por 8 ou 12 semanas.

Pessoas infectadas pelo HCV po - dem receber tratamento pelo SUS. O médico, tanto da rede pública quanto suplementar, poderá prescrever o tratamento seguindo as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções (PCDT Hepatite C). Os pacientes na fase inicial da infecção podem ser tratados nas unidades básicas de saúde, sem a necessidade de consulta na rede especializada para dar início ao tratamento.

"Muitas vezes a hepatite C se mantém assintomática por um longo período e acaba sendo diagnosticada por um exame de rotina ou por doação de sangue. Por isso, acaba frequentemente descoberta em sua fase crônica. Após o diagnóstico, o paciente deverá ser encaminhado para ambulatório de referência e iniciar terapia medicamentosa gratuita ofertada pelo SUS, buscando a cura e a involução da progressão da doença", diz a médica infectologista Andreya Moreira.

Posicionamentos — O diretor geral da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Cleber Glória, falou à imprensa sobre os casos de hepatite C. Ele negou que a contaminação tenha ocorrido na unidade, afirmou que os pacientes vêm do Hospital Ferreira Machado (HFM) e do Hospital Geral de Guarus (HGG) e que o tempo de incubação da doença é de até dois meses. A secretaria municipal de Saúde, no entanto, reforçou a conclusão da Secretaria de Estado de Saúde de que houve surto da doença no setor de Hemodiálise da Santa Casa e afirmou que continuará "monitorando e interferindo na assistência plena aos pacientes".

@assaf.caricanecas @vinhoepontocamposdosgoytacazes

Fotos: Arquivo do colunista

Foto: Rafael Ribeiro

Reality – Encerramento primeira fase

Já temos quatro semifinalistas: Felipe Donato, Graziele Souza, Andressa Ardo e Berck Nascimento. No programa desta semana a batalha traz a temática dos tubérculos e os competidores Marcele Azevedo e Jorge Mayconn Machado estão no fight das delícias. Vamos saber quem será o quinto e último competidor desta fase e seguir para a próxima. O programa da semana passa na TV em Campos e toda região e em tempo real no meu canal do Youtube e no do J3 News TV. Espero vocês, turma!

Para ler

Primeira Dama, Tassiana Oliveira e nossa "Prata da Casa" Binho Dutra no lançamento do projeto Automake - Foto: Rafael Ribeiro

Irmãos super bacanas: Fred e os gêmeos Gabriel e Victor Ribeiro

Hoje, depois de décadas de pesquisas científicas e questionamentos à indústria do fast-food, sabemos que os alimentos ultraprocessados são grandes promotores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, além de contribuírem para a destruição da natureza, já que se apoiam sobre monoculturas de commodities como soja, trigo, milho e cana-de-açúcar. Também sabemos que a comida de panela feita em casa com ingredientes frescos ou minimamente processados é a melhor opção para nutrir o corpo, fortalecer as culturas regionais e respeitar o meio ambiente. Mas, como questiona Bela Gil em seu novo livro “Quem vai fazer essa comida?”

A partir da pergunta, a chef, apresentadora e ativista relaciona alimentação saudável, feminismo e trabalho doméstico, complexificando um debate ignorado pelos livros de receitas e programas de culinária. É a dona de casa, a mãe, a avó, a esposa, a empregada doméstica migrante, a mulher pobre e preta da periferia que continuará tendo que pilotar o fogão? E quem fará a comida dela, da família dela? Em Quem vai fazer essa comida?, Bela Gil critica a histórica desvalorização do ato de cozinhar, com raízes escravocratas, e reivindica o pagamento de salários para o trabalho doméstico, tema da obra de pensadoras como Silvia Federici.

Atualização

Um ser humano incrível!

Aline Xavier

Amigão Durval Queiroz festejando seu níver com a esposa Gisela, filhos Alice e David

Que elegância esse amigo é! Alex Siqueira

Fábio, Humberto e Felipe Paes rumo a Pedra do Sino. #ferasnaadrenalina

A partir de agora, o WhatsApp passará a permitir que uma só conta se conecte a diferentes celulares. A funcionalidade começou a ser implementada nesta terça-feira e estará disponível tanto para aparelhos Android, quanto para IOS, nas próximas semanas. A atualização permitirá vincular o celular com até quatro outros aparelhos, o mesmo que acontece ao conectar o aplicativo em navegadores da web, tablets e computadores. A funcionalidade fará com que cada telefone se conecte a uma conta de forma independente.

O grande artista

A explosão de cores vibrantes de Romero Britto virou marca e rende um faturamento anual de “dezenas de milhões” (ele não revela o valor exato) com a venda de quadros a licenciamento de latinhas de refrigerante.

Casal super top! Rita Bicudo e Ralph Manhães

Casal muito top! Karina e Juninho Ferreira

Família linda e querida, meus amigos e eternos parceiros: João e Milena Dodde e Rodrigo Barbosa

Amigão Diego Motta já é sucesso com o PodDr., às terças, 13h ao vivo na J3news TV

Agora, a trajetória do menino pobre que hoje vive em Miami vai virar documentário, com estreia prevista para o segundo semestre, na Globoplay. Britto, aliás, faz 60 anos em outubro. Recentemente ele causou um alto burburinho na mídia que conta de um quadro mais recente do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Cuidado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou, nesta sexta-feira, a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos, de qualquer lote, produzidos pela Labornatus do Brasil. Após inspeção sanitária que identificou “falhas graves” na fábrica da cidade de Marataízes, no Espírito Santo, a agência determinou ainda o recolhimento de todos os mais de 120 produtos vendidos pela empresa.

Casal bacana demais: Gabriela Dal Molin e Ivan Azevedo

Graziely Peixoto comemorando mais um ano de vida! #parabens

A Labornatus é conhecida pela venda de suplementos alimentares, chás, shakes e outros alimentos semelhantes. A Anvisa orienta que a empresa possui produtos da marca própria, que podem ser identificados pelo logotipo da Lobornatus na parte principal do rótulo. Porém, destaca que ela também fabrica itens para outras empresas.

Causa bacana

Amiga querida da vida!

Renatinha Passos

Camarada bacana demais! Marcos Sales

Empresário visionário, Hugo Peixoto que em breve inaugura o Pet Park, no Boulevard Shopping, gratuito para todos os petlovers

O Diretor do CCZ, Carlos Morales, recebeu na semana passada o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Leon Gomes, para uma parceria de um projeto com equoterapia. Um método terapêutico que utiliza cavalos mansos, dóceis e bem treinados, como estímulo para o desenvolvimento da mente e do corpo. Serve como complemento no tratamento de adultos e crianças com deficiências ou alguma necessidade especial, informa Leon Gomes. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação para promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Dados da Associação Nacional de Equoterapia mostram que o método é indicado para doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas, sequelas de traumas e cirurgias, doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais e distúrbios de aprendizagem e linguagem. Palmas!

Projeto incrível

Festejando novo tempo, o queridão Felipe Garcia com os pais Eder e Magda

A super querida Aline Souza sempre elegante

Lucieni Galaxe é um espetáculo de mulher!

Competente e talentosa Giulia Sousa à frente do Vox PopCast, às 19h, ao vivo On-line e na TV

Querida Neiva Barreto, um luxo!

"Vô" Marilute Dumas, festejando seu novo tempo com a filha Patrícia Abdu na Canção Nova

Você sabia que a maquiagem desperta autoconfiança e autoestima, além de autoconhecimento? Com esse objetivo, a primeira-dama Tassiana Oliveira, em parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude e com o fotógrafo e maquiador Binho Dutra, idealizou o projeto Automake, com workshop inaugural na semana que passou. As aulas serão direcionadas às assistidas na faixa dos 13 aos 17 anos e 11 meses, do Lara, Portal da Infância, Renascer, Cativar, Aconchego e Despertar. O projeto permitirá que as jovens desenvolvam habilidades e aprofundem os conhecimentos de maquiagem para sua capacitação profissional. Na oportunidade, Binho vai, também, ensinar diversos estilos de maquiagem. Os encontros expositivos irão abordar os desdobramentos dos estilos de maquiagem, passo a passo e, ainda, como usar cada produto. O Workshop contará com um kit de maquiagem completo, bloquinho de anotações, apostila de conteúdo para tirar dúvidas e certificado de conclusão, além de visita a salões de beleza profissionais. Desta forma, as alunas irão conhecer como uma empresa funciona no ramo da beleza. Tudo isso gratuitamente para toda população. Muito bacana. Adorei!

This article is from: