
2 minute read
FARMACÊUTICO
A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO
FARMACÊUTICO E OS PROFISSIONAIS É NECESSÁRIA PARA ADEQUAR A PROFISSÃO À REALIDADE, COLABORAR, NO ÂMBITO DAS SUAS COMPETÊNCIAS, COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
FARMACÊUTICO NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA, PÓS-GRADUADA E CONTÍNUA.
Aconstante actualização de conhecimentos e desenvolvimento de aptidões profissionais são fundamentais para o bom exercício da actividade farmacêutica. Ao acompanhar a evolução das ciências farmacêuticas e médicas, o farmacêutico aperfeiçoa os seus conhecimentos técnicos e científicos, onde a excelência profissional, em toda e qualquer área de actividade farmacêutica, se traduz na qualidade do seu exercício.
O exercício da actividade farmacêutica tem como objectivo essencial o ser humano, pelo que comporta um elevado grau de responsabilidade. O conjunto de princípios que fundamentam o papel e a responsabilidade profissional dos farmacêuticos está no Código Deontológico.
A profissão é caracterizada pela vontade dos seus profissionais em cumprirem determinados padrões éticos que ultrapassam os requisitos mínimos legais. Os farmacêuticos são profissionais de saúde ao serviço das populações, na promoção da saúde e na prevenção da doença e, mais especificamente, na produção, distribuição, dispensa e utilização racional e segura dos medicamentos.
Perante o acto farmacêutico, todos os doentes são iguais, ao ter respeito pela vida e pela dignidade humana, ao não discriminar, dispensando igual dedicação a todos os doentes. Deve o farmacêutico colocar a saúde e o bem-estar do doente acima de quaisquer interesses pessoais, comerciais ou de qualquer outra índole.
Podemos dividir os profissionais farmacêuticos em três grupos, que são a Assistência, a Indústria e as Análises Clínicas. Assim, as principais áreas de atuação do profissional farmacêutico são:
• Alimentos;
• Análises clinico-laboratoriais;
• Educação;
• Farmácia;
• Farmácia hospitalar e clínica;
• Farmácia industrial;
• Gestão
• Práticas integrativas e complementares.
As principais áreas de atuação na saúde pública são:
• Assistência farmacêutica;
• Vigilância em saúde (vigilância sanitária e vigilância epidemiológica);
• Atenção básica.
O farmacêutico de indústria deve assegurar a qualidade dos produtos fabricados. O farmacêutico de distribuição grossista deve assegurar a qualidade do armazenamento, conservação e distribuição de produtos farmacêuticos e zelar pela sua segurança e condições de higiene e manutenção. O farmacêutico de oficina ou hospitalar deve assegurar a qualidade dos serviços que presta e muito, muito mais.
O farmacêutico e os cuidados farmacêuticos só são, e serão sempre, mais eficazes com a colaboração de todos os profissionais de saúde, promovendo junto deles e do doente a utilização segura, eficaz e racional dos medicamentos.
O prestígio e dignidade da profissão farmacêutica são valores a preservar em toda e qualquer circunstância que o exija, como agente de saúde para a divulgação de conhecimentos de higiene e salubridade.
Sabia que a indústria de saúde portuguesa está enraizada numa dinâmica de inovação e investigação?
É verdade. A indústria portuguesa de dispositivos médicos e farmacêuticos tem crescido mais rapidamente do que a média nacional nos últimos anos, com as exportações para países como os Estados Unidos, a Alemanha, a Grã-Bretanha, Angola, Espanha e França a aumentarem significamente. Um aumento de 94% face a 2008, é verdade…
Sabia que o CIMETOX—Centro de Investigação Informação de Medicamentos e Toxicologia, da Universidade Lueji A`Nkonde, existe? É verdade. É o 13.º dos existentes no continente africano, com a peculiaridade de garantir informação toxicológica com carácter permanente, todos os dias do ano e durante 24 horas, no desafio para a saúde, defesa e segurança nacional.

No mundo, regista-se um crescimento desenfreado de produtos químicos que, apesar dos seus benefícios, podem estar associados a efeitos prejudiciais. Por tal motivo, a Organização Mundial da Saúde orienta a criação de centros antitóxicos para mitigar os efeitos indesejáveis destas substâncias. O continente africano é o que reporta o maior número de intoxicações por substâncias químicas, é verdade...
Atenção que o CIMETOX não presta atendimento a casos de intoxicação por e-mail ou redes sociais. Procure um serviço de saúde próximo e saiba mais dos privilégios que esperam por si nesta jornada.
Nano toxicologia, toxicologia militar, existem, sim, e já estão bem avançadas, é verdade...
Toxicologia, um Desafio para a Saúde, Defesa e Segurança Nacional.