5 minute read

Em tempos de crise, somos aliados do crescimento

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO

EM TEMPOS DE CRISE, SOMOS ALIADOS DO CRESCIMENTO

Advertisement

Em um ano repleto de mudanças e desafios, o cooperativismo financeiro se superou. O setor enfrentou o primeiro ano da crise da Covid-19 mostrando, novamente, sua capacidade de crescer mesmo em contextos difíceis e complexos, como os vividos por todos nós durante 2020.

Assim como em 2008 — quando o mundo enfrentou a maior crise financeira global desde a quebra da bolsa de Nova York, em 1929 —, as cooperativas de crédito conseguiram crescer acima da média dos bancos comerciais e financeiras, tanto na captação de novos depósitos (crescimento de 46,54% em relação a 2019) quanto na concessão de crédito (alta de 36,16%, quando comparado ao ano anterior). Já os bancos comerciais e financeiras cresceram 38,42% e 38,87%, respectivamente, em igual período. Esses números são mais uma prova de que o cooperativismo financeiro é um grande aliado dos brasileiros, permanecendo forte e estável, especialmente em tempos de incertezas — fato diretamente relacionado à solidez e à confiança das cooperativas do setor, dois atributos que foram e são fortalecidos pela criação do FGCoop.

Desde o início de nossas operações, em 2014, oferecemos aos brasileiros associados às cooperativas financeiras as mesmas garantias dadas aos clientes dos bancos comerciais, ou seja, a garantia dos depósitos até o montante de R$ 250 mil, por CNPJ ou CPF. Ao fazermos isso, ajudamos a ampliar a segurança do SNCC, que hoje tem 98,99% do total de depositantes protegidos pelo FGCoop.

João Carlos Spenthof Presidente do Conselho de administração

Adriano Meira Ricci Diretor Executivo

NOVOS DESAFIOS

Para o FGCoop, 2020 foi um ano desafiador, mas fomos resilientes. Atravessamos bem o período, cumprindo as metas estabelecidas em nosso planejamento estratégico, aperfeiçoando os serviços de monitoramento, assistência financeira e garantia de depósitos.

Nossa atuação está focada na antecipação de riscos e na proposição de soluções que ajudem a fortalecer o setor. Uma maneira comprovadamente eficaz de fazer isso é apoiando, com linhas de assistência financeira, a incorporação e a fusão de cooperativas — tendência de impacto positivo para SNCC, que tem ajudado a ampliar a força, a boa imagem e a sustentabilidade do cooperativismo financeiro.

Vale destacar: as operações realizadas até aqui foram um sucesso, tanto que não houve processo de garantia de depósitos realizado em 2020, apesar da crise financeira provocada pelo novo coronavírus.

Outro projeto importante, que começou a ser desenhado em 2020, é a definição do tamanho ideal do FGCoop. Este projeto tem por escopo estabelecer, a partir de técnicas estatísticas, uma dimensão de excelência para o Fundo, isto é, que sejamos capazes de suportar as perdas esperadas e inesperadas — considerando cenários completamente incomuns — das cooperativas associadas. Esse estudo parte da avaliação da relação percentual entre as disponibilidades (Patrimônio social) e o volume de contas garantidas (VCG), e conta com a colaboração de representantes das associadas, do FGC e do Banco Central, ao compartilhar conosco suas experiências e percepções. Uma vez atingido o volume ideal, o passo seguinte será avaliar a possibilidade de revisão do atual modelo de mecanismo das contribuições ordinárias, considerando a classificação por riscos e a participação em fundos sistêmicos. Todo esse movimento tem o propósito de garantir que a nossa atividade continue sendo exercida com segurança, sustentabilidade e traga benefícios ao sistema cooperativista.

Também no último exercício, iniciamos o processo de transformação digital do FGCoop, com a automatização dos processos de nossos sistemas e o ingresso da instituição nas redes sociais. Em breve, quando concluirmos a reestruturação do site da instituição e do nosso novo banco de dados, teremos capacidade de suportar uma ferramenta de Business Inteligence (BI) que reunirá todas as nossas análises e estudos de forma inteligente, cruzando dados e entregando insights que facilitarão o processo de tomada de decisões no FGCoop e no próprio SNCC, além de proporcionar, aos interessados em entender melhor o segmento, um valioso material de estudo.

COMPROMISSO COM PESSOAS

Em 2020, o compromisso do cooperativismo financeiro e do FGCoop com as pessoas ficou ainda mais perceptível para a sociedade brasileira. Imbuídas da filosofia de cuidar bem das pessoas, elas ampliaram o acesso ao crédito e, mesmo com a pandemia, abriram 435 novos pontos de atendimento cooperativo (PAC), de norte a sul do Brasil. Com isso, elas atualmente possuem a maior rede de atendimento financeiro do país, com 7.238 Unidades de atendimento, e empregam 71,7 mil profissionais, gerando trabalho e renda para milhares de famílias brasileiras.

Para completar, as cooperativas financeiras deram lição de cidadania por todo o Brasil, cuidando da saúde física e financeira de seus associados e de milhares de outros brasileiros. Houve um esforço conjunto para cuidar da saúde das comunidades nas quais estão inseridas, por meio de doações de leitos, respiradores, máscaras, álcool gel e alimentos — itens de primeira necessidade em tempos de pandemia, que auxiliaram milhares de municípios brasileiros, cada vez mais pressionados pelos impactos do novo coronavírus.

Outro público que recebeu cuidado especial, em 2020, foram os dirigentes e colaboradores das singulares, centrais, dos bancos cooperativos e das instituições ligadas ao Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, assim como nós, do FGCoop.

Aqui, no Fundo, criamos condições para que nossa equipe pudesse trabalhar em segurança, seja em home office ou presencialmente — após a flexibilização do isolamento social. Quem precisou sair de casa encontrou em nossa sede, em Brasília, todas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As reuniões do Conselho de Administração e da Diretoria, por exemplo, passaram a acontecer virtualmente e foram cada vez mais produtivas.

Reforçando nosso compromisso de cuidar bem das pessoas, iniciamos um projeto de capacitação da equipe, oferecendo cursos de mestrado e pós-graduação em governança, cooperativismo, gestão de riscos, entre outros temas.

O QUE VEM PELA FRENTE

Além dos projetos iniciados em 2020 mencionados nesta mensagem, temos um novo e importante desafio para este ano: aprimorar a estrutura de governança do FGCoop, observadas as melhores práticas da Associação Internacional de Seguradores de Depósitos (Iadi) — instituição à qual somos associados desde 2016 e que representa os fundos garantidores de 86 países.

Ao fazermos essa revisão, além de ficarmos alinhados aos princípios da Iadi, estaremos cumprindo um dos desafios estabelecidos pela AgendaBC# para o cooperativismo financeiro: a melhoria de nossa estrutura de governança.

Por fim, gostaríamos de reafirmar nosso compromisso de fidelidade, apoio e cooperação com o SNCC, pois sabemos que, em 2021, o Brasil e o mundo seguirão navegando em águas turbulentas. Continuaremos a ser desafiados pela pandemia e pela crise econômica, mas não mediremos esforços para continuar realizando um bom trabalho, alicerçados nos princípios cooperativistas e nos principais diferenciais do nosso movimento: responsabilidade social, segurança e governança profissional.

Boa leitura!

João Carlos Spenthof Presidente do Conselho Administrativo Adriano Meira Ricci Diretor Executivo

RELATÓRIO ANUAL 2020 7 www.fgcoop.coop.br SOMOS QUEM